Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 05 de junho de 2003 - Nº 796 Edições Anteriores

Regisoft Anuncie Aqui! Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Óleo avança e atinge ilha em Caraguá
   Ibama avalia impacto de vazamento

Caraguatatuba:
   Voluntários de Caraguá atuam em brigada contra derramamento de óleo
   Empresário de Caraguá é assassinado
   Dois são executados em menos de 24 horas em Caraguatatuba
   Escolas de Caraguá apóiam a reciclagem
   Escola realiza projeto "Viver o Verde" na semana do meio ambiente
   Nathan Oliveira vence o Campeonato de Kart em Caraguá
   Aurimar quer o Ingresso Master em Caraguá
   Câmara discute e vota Requerimentos na quinta-feira
   Câmara aprova nova composição do Comus em Urgência

Ilhabela:
   Campeonato Universitário e Aberto de Travessias Aquáticas

São Sebastião:
   Cetesb e prefeitura definem multas hoje
   PF decide apurar causas de acidente
   Situação está sob controle, diz Petrobrás
   Oceanógrafa alerta sobre dano ambiental
   Polícia ainda apura autoria da morte de suspeito de tráfico
   Prefeitura repassa maquinário agrícola para Aldeia de Boracéia
   São Sebastião realizará palestra de prevenção às drogas
   São Sebastião se prepara para o Dia Nacional de Multivacinação

Ubatuba:
   Homem rouba carne e vai preso em Ubatuba
   Mata Ameaçada
   Comunicado Saúde - COMUS / Ubatuba
   Poupatempo identifica mais de mil alunos
   Projeto de urbanização da Iperoig está praticamente concluída
   Gilmar Rocha participa de reunião com mais de 200 moradores da Picinguaba
   Guarda Municipal comemora nove anos de existência
   Final de Semana de Ouro para a Equipe de Natação
   7ª Copa Litoral Norte de Natação
   Brincando na Comunidade
   Festa incentiva mandioca no Ubatumirim
   Circuito Ubatuba 2003

   Carta do Leitor



Óleo avança e atinge ilha em Caraguá
Pequena praia de Ubatuba também está poluída; mancha tem 16 km de extensão e pode chegar a mais praias hoje

Litoral Norte - A mancha de óleo resultante do vazamento do navio Nordic Marita atingiu no final da tarde de ontem uma parte da praia Ponta Aguda, em Ubatuba, e também teria chegado à Ilha do Tamanduá, em Caraguatatuba.
O petróleo pode atingir hoje outras praias da região como Tabatinga (Caraguá), e Lagoa, Mansa, Saco da Banana, Galheta e Figueira (Ubatuba).
O vazamento de 15 mil litros de petróleo aconteceu anteontem por volta das 11h durante a operação de descarregamento do navio no píer Sul do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Petrobras/Transpetro, instalada em São Sebastião.
O terminal negou na noite de ontem que os dois pontos foram atingidos e que, hoje pela manhã, equipes vão vistoriar os locais. No entanto, a informação foi confirmada por agentes ambientais que estiveram nos locais.
O secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, confirmou às 18h30 de ontem que a mancha teria encostado na ilha, no entanto, por volta das 10h, ele negou o aparecimento do óleo.
Segundo agentes ambientais que trabalham na contenção do petróleo, a ilha foi atingida do lado do mar aberto, mas ainda não havia dados sobre a extensão do dano ambiental. Próximo à ilha, existe uma criação de mexilhões que também corre o risco de ser atingida pelo óleo.
A prefeitura montou uma brigada com 50 voluntários e nove embarcações para atuar nas praias Martin de Sá, Cocanha e Tabatinga. As equipes ficarão de plantão em terra e no mar para casos de emergência. Uma avaliação será feita nos pontos atingidos.
O chefe da Defesa Civil de Ubatuba, Arly de Oliveira Cruz, disse que foi informado pela Petrobrás que havia manchas na Ponta Aguda.
"Estamos de plantão para qualquer emergência mas não sabemos qual é a situação no local. O trabalho de contenção ficará por conta do terminal", disse.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Fabian Alberto Pérez, o município não tem equipamentos e equipes treinadas para acidentes com vazamento de petróleo. Até as 18h, a prefeitura não havia encaminhado equipes para o local.
"Não temos estrutura para este tipo de acidente. A equipe da Defesa Civil não recebeu o treinamento de combate à poluição do mar", disse.
Segundo o gerente geral de Terminais Aquaviários da Petrobras, Antônio Lauro de Moura Campos, os ventos e a frente fria, que está chegando à região, afastaram ontem as manchas das praias de São Sebastião e Ilhabela. O óleo foi arrastado para mar aberto no sentido de Ubatuba.
VAZAMENTO - A Petrobras suspeita que o vazamento do petróleo ocorreu devido a problemas na conexão dos braços de carregamento entre o navio e o terminal. O navio norueguês transportava 108 mil toneladas de petróleo tipo Marlim vindos da Bacia de Campos (RJ). Cerca de 78 mil metros tinham sido descarregados e a operação foi interrompida após o acidente.
Campos afirmou que ainda não foi avaliada a quantidade de petróleo que ficou alojado na parte interna (convés) do navio. Ele disse que todos os equipamentos passam por manutenção periodicamente.
Os braços usados para o descarregamento de petróleo foram trocados há cerca de três anos a pedido da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental). "Não é comum este tipo de acidente. Suspeitamos que ocorreram falhas no sistema hidráulico dos braços pois as garras afrouxaram, causando o vazamento", disse o gerente. (Fonte: ValeParaibano)

Ibama avalia impacto de vazamento

Litoral Norte - Uma equipe de técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), de Brasília (DF), está fazendo uma avaliação do projeto de impacto ambiental do Tebar.
Segundo o chefe do Ibama de Caraguatatuba, José Roberto Sanguino, os projetos passam por uma análise antes da implantação.
Ontem, o Ibama realizou uma vistoria na região atingida pelo petróleo para avaliar os possíveis danos ambientais.
"O monitoramento será constante e após, as vistorias, poderemos avaliar as consequências provocadas pelo vazamento", disse Sanguino. (Fonte: ValeParaibano)

Voluntários de Caraguá atuam em brigada contra derramamento de óleo

Caraguatatuba - A Defesa Civil de Caraguatatuba informou que uma brigada de voluntários dirigiu-se nesta quarta-feira para os locais atingidas pelo vazamento de óleo de navio da Petrobrás. O óleo derramado passa pelo oceano na direção Norte do município. Segundo a Defesa Civil, parte do óleo derramado passa por trás da Ilha do Tamanduá.
Um grupo de 50 voluntários seguiu para as praias Martim de Sá, Cocanha e Tabatinga, onde ficarão prontos para atuar, caso haja necessidade. A equipe da Defesa Civil informou que a mancha de óleo passou pelas praias de Caraguá, levado pela maré na direção norte, passando próximo a Ilha do Tamanduá. O grupo foi preparado para combater a poluição e iniciar a limpeza da água, que se necessária, será feita por grupos de pescadores e seus líderes.
Os voluntários fazem parte de um grupo de 271 voluntários que fazem parte da Brigada de Combate a Poluição do Mar por Vazamento de Óleo. A Brigada do Litoral Norte conta também com pescadores voluntários de Caraguá, São Sebastião e Ilhabela. Eles participaram de um curso coordenado pelo Tebar-Terminal Marítimo Almirante Barroso, em abril deste ano. Ao todo participam 90 barcos, cerca de 30 barcos de cada município.
Os voluntários participaram de um treinamento prático no canal de São Sebastião. A finalidade desse treinamento foi orientar os pescadores para agir em caso de vazamento de óleo no mar. O treinamento ofereceu informações teóricas e práticas sobre cidadania, leis ambientais, resíduos de lixo e técnicas de ação para que os pescadores saibam conter o óleo nas barreiras montadas em caso de acidentes. (Fonte: PMC)

Empresário de Caraguá é assassinado

Caraguatatuba - O empresário Rogério Gatti Guerra, 54 anos, de Caraguatatuba, foi assassinado na madrugada de ontem. O corpo foi encontrado por policiais civis à margem da estrada municipal do Monte Valério, no bairro do mesmo nome, em Ubatuba, por volta das 8h de ontem, após denúncia anônima.
Ele foi atingido com dois tiros na cabeça e dois na mão esquerda. A polícia começou ontem a investigação para descobrir se houve latrocínio (roubo seguido de morte).
Ao ser encontrado pelos policiais, o empresário não tinha nenhum documento em seu poder e só foi reconhecido à tarde na Delegacia de Ubatuba por um ex-funcionário do empresário.
Guerra era um dos empresários mais conhecidos de Caraguatatuba. Ele era proprietário do Roger Garage, bar temático de motociclismo na região central, e do Frango Japa, loja de conveniência 24 horas localizada em um posto no bairro Massaguaçu. Ele também era proprietário de postos de gasolina na cidade.
"Ainda estamos investigando o caso e ainda não sabemos se foi homicídio ou latrocínio. Vamos ouvir os familiares e pessoas que possam nos ajudar nas investigações", disse o delegado de plantão de Ubatuba, Rodrigo Fernandes.
Até as 21h30 de ontem, o autor dos disparos ainda não havia sido identificado e nem localizado pela polícia.
Familiares de Gatti não foram localizados pelo ValeParaibano após as 21h para comentarem o assunto. O empresário deverá ser enterrado hoje à tarde em Caraguatatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Dois são executados em menos de 24 horas em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Caraguatatuba continua a registrar mortes violentas. Pelo menos mais de uma acontece por semana no município com maior índice de criminalidade do Litoral Norte, segundo estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Foram dois assassinatos na madrugada e manhã de anteontem. Ambos ocorreram na região sul da cidade, com vítimas executadas com mais de dez tiros.
O bairro Perequê-mirim registrou o primeiro caso. O presidiário Israel Fernandes dos Santos, 25 anos, foi assassinado na cozinha da casa do irmão, onde estava em visita. Ele recebeu mais de dez tiros, na cabeça, costas, braço, peito e pé, de armas calibres 38 e 12.
A vítima estava no quintal, quando foi surpreendida por três homens, que já chegaram atirando. Mesmo ferido, Israel correu para dentro da residência, onde os assassinos terminaram o "serviço". Ele caiu ao lado da pia.
O irmão, que estava no banheiro, ao ouvir os tiros correu para cozinha a tempo de ver o braço e a arma de um dos atiradores que fugia do local. Ele deu um chute na porta, chegando a fechar no braço do assassino, que teria ficado ferido.
Acerto de contas - O crime foi registrado no 1° Distrito Policial. Segundo o delegado Leon Nascimento Ribeiro, a polícia já tem pistas da autoria, mas não pode divulgar nada para não atrapalhar as investigações. O motivo do crime seria um acerto de contas.
Israel morava com outro irmão, no mesmo bairro. Ele era foragido, desde abril deste ano, do Presídio de Iperó, onde cumpria uma pena de mais de seis anos por roubo.
O segundo homicídio ocorreu no Travessão, vitimando o pedreiro Jonas Monteiro, 25 anos, que também foi executado com mais de dez tiros.
Ele morava sozinho em uma casa de um cômodo e foi encontrado caído em cima da cama. A vítima estava vestida, inclusive com sapatos, demonstrando que pode não ter sido morta enquanto dormia.
O corpo foi localizado por vizinhos por volta das 6 horas. Ao lado dele, a polícia encontrou várias cápsulas de pistola 9 mm. No cômodo também foi apreendido um cigarro de maconha. A ex-mulher seria moradora no mesmo bairro. Como o outro homicídio, a polícia também já tem pistas e desconfia de crime passional. (Fonte: Imprensa Livre)

Escolas de Caraguá apóiam a reciclagem

Caraguatatuba - Sob o título de Lixomania, projeto de reciclagem que gera emprego em Caraguatatuba passou a contar com o apoio das escolas municipais da cidade. Os estabelecimentos de ensino se transformaram em postos de arrecadação de materiais recicláveis.
O projeto é realizado no município há quase dois anos pelo Fundo Social e Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Caraguá "Arte de Viver" e conta com o apoio de outras secretarias municipais como a da Assistência Social, do Meio Ambiente, Educação, Saúde e Serviços Públicos, Com o objetivo de preservar o meio ambiente, todas as escolas municipais receberam os super bags (sacolas gigantes) que ficam instaladas no pátio para que os alunos e a comunidade deposite o material reciclável. Além disso, os pais também são envolvidos pela consciência de preservação.
O projeto Luxo do Lixo, de coleta e seleção de materiais recicláveis de Caraguá é um projeto mais que ecologicamente correto, porque a venda do material se transforma em geração de emprego e renda no município. "Quanto mais lixo recebermos, mais empregos vamos oferecer e mais famílias estaremos ajudando", afirma Cristina Marques, coordenadora da Associação "Arte de Viver", que emprega hoje 13 funcionários diretos e mais quatro catadores. "Quase todo o lixo produzido dentro de casa pode gerar renda, desde latas, vidro, papelão, plástico até aqueles saquinhos, garrafas, embalagens de perfumaria, leite, óleo, manteiga, iogurte, produtos de limpeza, etc)", afirma.
Quem quiser colaborar, deve separar os materiais recicláveis em sacos de 100 litros, depois é só levar para a escola mais próxima ou ligar para 3883-4310 ou 9722-1100, e solicitar que a Associação passe para recolher. (É preciso juntar, no mínimo, 2 sacos de 100 litros para que o lixo seja buscado em sua casa). (Fonte: ValeParaibano)

Escola realiza projeto "Viver o Verde" na semana do meio ambiente

Caraguatatuba - Alunos de Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, da Emef "Luiz Ribeiro Muniz", na Martim de Sá, em Caraguatatuba, participaram nesta terça-feira, 3 de junho, de uma ação para conservação e manutenção do Meio Ambiente. O projeto, chamado "Viver o Verde", teve início nesta semana mas está previsto para acontecer durante o ano todo, sob a orientação do inspetor de alunos Eric Arantes Bassi com o apoio da Polícia Florestal de Caraguá e equipe escolar.
Segundo a direção escolar, o objetivo da realização deste trabalho é comemorar a semana do Meio Ambiente juntamente com a necessidade de despertar nos alunos da rede municipal a conscientização sobre a importância da preservação das áreas verdes de nossa cidade.
O trabalho, que nesta primeira etapa envolveu alunos de diferentes anos escolares proporcionou aos participantes a oportunidade de reconhecer e compreender, de modo sistêmico, as noções básicas relacionadas à preservação do Meio Ambiente, e ainda a adoção de posturas em casa, na escola e na comunidade, que levem os alunos a interações construtivas e ambientalmente sustentáveis.
Para a viabilização do projeto "Viver o Verde", os alunos observaram e analisaram fotos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo positivo para a garantia de um Meio Ambiente Saudável e boa qualidade de vida para a comunidade local.
Nesta terça-feira 3, a Polícia Florestal realizou uma palestra sobre a conservação o Meio Ambiente, coma exibição de um vídeo, e em seguida os alunos foram à praça, em frente à escola, onde plantaram uma árvore de fruta nativa da mata atlÂntica.
Durante o ano letivo serão realizados trabalhos de manutenção desta área verde e os alunos, sob a orientação do inspetor da escola, realização um concurso que premiará a melhor redação sobre a conservação de nosso verde. (Fonte: SME/PMC)

Nathan Oliveira vence o Campeonato de Kart em Caraguá

Caraguatatuba - O piloto de apenas 12 anos, de Caraguatatuba, venceu as duas etapas do Campeonato Litoral Norte de Kart. Nathan Oliveira fez a pole-position e também foi o autor da melhor volta do circuito pela categoria V4 145kg. Danilo Pereira, São Bernardo do Campo, foi o vice-campeão seguido pelo paulistano Carlos César.
Danilo pressionou Nathan nas duas corridas do domingo. Na segunda, eles chegaram a bater, mas o piloto de Caraguá se livrou do adversário e faturou a prova.
No domingo foram realizadas duas corridas, uma pela manhã e outra à tarde. O Kart Summer Cup, que aconteceu no começo do ano, foi válido para este campeonato e contou como a primeira etapa.
Na categoria Parilla 160kg a briga foi boa. Nas duas corridas, Lúcio Pinto, de São José dos Campos, segurou o segundo colocado o tempo todo.
Lúcio terminou as duas etapas em primeiro lugar. Também foi dele a pole-position. O piloto que fez a melhor volta, Robert Landgraft, de São Sebastião, foi o segundo colocado. Marcelo de Souza, de São Paulo, ficou em terceiro lugar.
Já na Parilla 145Kg, Danilo Pereira, de São Bernardo do Campo, conquistou o primeiro lugar seguido pelo caragua-tatubense Rafael Camargo.
O lugar mais alto do pódio na categoria RD 135cc foi ocupado pelo piloto de Cara-guatatuba Amorozino. O paulistano Luiz Tonho, autor da melhor volta da corrida, foi o segundo colocado.
Na prova dos pilotos mirins, categoria cadete, Buchecha, de São José dos Campos, não treinou no sábado e mesmo assim venceu as duas etapas.
Ele também foi o autor da melhor volta da competição em sua categoria. Vitor Franzoni, de São Paulo, largou na primeira posição mas terminou a prova em segundo lugar. O troféu de bronze foi para o caraguata-tubense Dennis Canteruccio.
De acordo com os organizadores, tudo correu como planejado e a participação foi boa tanto no número de pilotos, cerca de 20, quanto na presença do público que encheu a arquibancada.
A próxima etapa do Campeonato Litoral Norte de Kart será no dia 3 de agosto, no Kartodromo de Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Aurimar quer o Ingresso Master em Caraguá
Parlamentar quer 50% de desconto para idosos em eventos culturais

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano, da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei que institui o "Ingresso Master" no município, favorecendo idosos em eventos culturais. A medida visa acompanhar a série de benefícios que os membros da Terceira Idade tem recebido na cidade e no país.
Segundo a proposta do Parlamentar, todo aquele que tiver mais de 60 (sessenta) anos de idade, terá direito a 50% (Cinqüenta Por Cento) de desconto em shows, eventos culturais, espetáculos e eventos esportivos que sejam realizados em Caraguatatuba. Mesmo que o promotor do evento tenha ingressos com desconto ou preço especial para venda antecipada, o maior de 60 anos gozará dos privilégios do desconto.
Para ter direito a lei, é necessário que o idoso apresente a sua carteira de identidade, comprovando ter mais de 60 anos e na propositura, considera-se ingresso o bilhete de entrada, convite, senha, caneco, carimbo, autorização ou qualquer outro nome ou modalidade que permita o acesso de seu detentor ao local do evento.
Entende-se por show no projeto, tudo aquilo que for promovido, autorizado, permitido ou que tenha concessão da Administração Municipal. Este desconto vale durante todo o ano civil, inclusive nas férias escolares.
Para que haja entendimento de ambas as partes e o cumprimento da lei, será afixado em local de fácil acesso e de visão ampla de todos o seguinte cartaz ou placa; "Ingresso Master - O idoso paga 50% do valor efetivamente cobrado no ingresso. LEI MUNICIPAL Nº /2003.", sendo que o Executivo, quando da autorização para a realização do show ou espetáculo, deverá informar ao concessionário a obrigatoriedade do desconto para os idosos.
O não cumprimento da lei acarretará multa equivalente de 5 mil VRMs (Valor de Referência do Município), com multa em dobro em caso de reincidência e o dobro do dobro, em caso de nova infração. A falta do cartaz implica em multa de 1 mil VRMs, tendo procedimento idêntico ao do não cumprimento, no caso da reincidência.
Sabedor das dificuldades enfrentadas pelos idosos no Brasil, o Vereador Aurimar Mansano quer dar um simples privilégio para quem já enfrentou anos de luta, trabalho e poucas alegrias. "Observamos que apenas os estudantes e menores tem desconto em shows e eventos. Porque não os idosos???", pergunta o Parlamentar. A propositura seguirá para as Comissões Permanentes e deverá ser votada em 3 semanas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute e vota Requerimentos na quinta-feira
Dezenas de Requerimentos entopem o Expediente e resultam em lentidão para a resposta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira, dia 5 de junho, a sua 7ª Sessão Extraordinária, unicamente para discutir Requerimentos parados no Expediente. A sessão terá início às 16 horas.
Estão parados no Expediente do Legislativo local 36 Requerimentos, alguns com data do início do ano e que deverão ser discutidos e votados na Sessão Extraordinária.
Os Requerimentos pertencem a diversos Vereadores e dos mais variados assuntos. Segundo a Lei Orgânica Municipal, o Chefe do Executivo é obrigado a responder o Requerimento de um Vereador no prazo de 15 dias, sob pena de responder nos trâmites da lei.
Esta ação conjunta que visa esvaziar os Requerimentos que entulham o Expediente, vai de encontro as pretensões do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que tem como meta frente a direção do Parlamento Municipal, reduzir o tempo que um projeto leva para ser protocolado e votado. Atualmente o prazo é de 30 a 45 dias e o presidente quer reduzir isso para até 15 dias. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova nova composição do Comus em Urgência
Projeto do Executivo dá nova composição, organização e competência para o Conselho Municipal de Saúde

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, em Regime de Urgência, durante a 18º Sessão Ordinária semanal, projeto do Executivo que dispõe sobre a nova organização, competência e composição do Comus (Conselho Municipal de Saúde). A propositura recebeu 2 (duas) emendas e foi aprovada por unanimidade.
O Executivo apresentou em Regime de Urgência, que foi votado nesta terça-feira, Projeto de Lei que altera a composição, organização e competência do Comus (Conselho Municipal de Saúde), em Caraguatatuba.
Pelo novo projeto não se alteram a competência e as obrigações do Comus, sendo que a sua composição, terá, segundo a proposta, 20 membros de diversas áreas da Sociedade Civil organizada e ambientes governamentais. Com a aprovação o novo Comus terá 90 (noventa) dias para se adequar as mudanças.
Foram apresentadas 2 emendas, ambas aprovadas e de autoria da Vereadora Madalena Fachini (PSB). Na primeira onde se lê que um dos representantes do Comus pode ser funcionário do sistema público estadual e/ou federal, a Parlamentar altera para estadual ou federal. Na segunda emenda a Vereadora especifica que um dos integrantes do Comus deverá ser representante dos Clubes de Serviços e Movimentos Comunitários.
Além do projeto do Executivo, foi aprovada propositura do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que oficializa o Festival do Camarão e do mesmo Vereador, a denominação do prolongamento das ruas Aristóteles Francisco de Sá e Benedito Jacinto do Prado, ambas no Perequê-Mirim.
Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 2 Projetos de Lei, além da discussão, votação e aprovação de 2 (Duas) Moções e 3 (Três) Requerimentos e a leitura de 19 Indicações. Como esta foi a primeira Sessão Ordinária semanal do mês, houve a Tribuna Livre, com as palavras do senhor José Benedito dos Santos, que falou sobre a conservação das vias públicas, o Sistema Único de Saúde (Sus) e o Ditran (Divisão Municipal de Trânsito). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Campeonato Universitário e Aberto de Travessias Aquáticas
Equipe de natação da Ilha vai participar com cerca de 30 nadadores

Ilhabela - O município de Ilhabela será sede no próximo dia 8 de junho da V Etapa do 15º Campeonato Universitário e Aberto de Travessias Aquáticas promovida pela Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). A prova terá inicio às 9h, com largada na praia do Pequeá, na Secretaria de Turismo, e previsão de término por volta das 14h30.
A prova reúne cerca de 700 atletas que competem em cinco categorias: de 1000 metros para todas as idades; de 3000 metros aberta a partir dos 12 anos; 3000 metros equipada somente para militares; categoria universitária; revezamento 4 por 250 metros em equipe. No total, o evento deve reunir cerca de 1500 pessoas entre nadadores e acompanhantes.
A prova de natação de longa distância é a modalidade que mais cresce no mundo pois envolve esporte, turismo e meio ambiente. Em Ilhabela já acontece o 2º Circuito de Maratonas Aquáticas “Troféu Eurípedes da Silva Ferreira”, que parte no próximo dia 21 para a sua 4ª etapa. O campeonato municipal reúne cerca de 70 atletas em cada prova, vindo de vários lugares de São Paulo. Mais de 30 nadadores de Ilhabela estarão participando desta 5ª etapa do Campeonato Universitário e Aberto de Travessias Aquáticas.
Estarão participando desta etapa atletas de nível mundial, campeões brasileiros e estaduais como o primeiro lugar no ranking mundial e recordista sul americano Glauco Rangel, quinto lugar no mundial e recordista de 2002, Alan Shira, medalhista em 2002 no mundial da Nova Zelândia, Celestino de Jesus, entre outros.
A 6ª etapa do campeonato acontece no dia 31 de agosto, na cidade de Santos.
Atenção ao regulamento:
- Poderão participar atletas a partir de oito anos completos;
- A data do nascimento para os atletas é o 1º dia do ano (ex: 01/01/2003)
- Pertencer a alguma agremiação esportiva, prefeitura, universidades ou militares e ter um técnico responsável;
- A divisão das categorias será feita por faixa etária pela Federação;
As inscrições acabam nesta quinta, dia 05 de junho até as 17h e deverão ser realizadas via faz pelo tel (11) 5575-4958. (Fonte: PMI)

Cetesb e prefeitura definem multas hoje

São Sebastião - A Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) e a Prefeitura de São Sebastião devem divulgar entre hoje e amanhã o valor das multas que serão aplicadas devido ao vazamento de petróleo no Tebar. A multa da prefeitura pode chegar a R$ 5 mil.
Ontem, o presidente da Cetesb, Rubens Lara, realizou uma vistoria nas áreas atingidas pelo petróleo. "O terminal vai ser multado mas vamos avaliar a gravidade do acidente", disse.
Ele afirmou que a Cetesb já emitiu 30 multas para a Petrobras/Transpetro, no valor de R$ 9.669.874,16. Deste total, somente R$ 335.558,50 foram pagos e a empresa tem um débito de R$ 9.334.315,60. O valor das multas foi calculado até 30 de abril deste ano.
Lara afirmou que na tarde de ontem a mancha de óleo que estava na região de Caraguatatuba teria 16 quilômetros de extensão e 2 de largura. Desde o início da operação, foram recolhidos 8 mil dos 15 mil litros de petróleo que atingiram o mar.
"A Cetesb está com uma equipe de emergência que vai atuar no terminal durante toda a operação", disse Lara.
FALHAS - O diretor do Meio Ambiente da prefeitura, Nivaldo Simões, disse que depois de três horas do início do vazamento, anteontem, somente 17 pessoas estavam trabalhando na contenção do óleo. Cerca de 40 funcionários estavam limpando o navio durante o operação.
Ele afirmou que alguns representantes da Defesa Civil e técnicos da Cetesb tiveram dificuldades de entrar no terminal devido à burocracia da empresa.
"A capacidade de reação da empresa para acionar a equipe emergencial foi falha. Vários voluntários, 1.500, foram treinados para atender às ocorrências em terra e no mar. A contenção do óleo poderia ter sido feita com mais facilidade", disse. (Fonte: ValeParaibano)

PF decide apurar causas de acidente

São Sebastião - A Polícia Federal de São Sebastião instaurou ontem inquérito para investigar as causas do vazamento de petróleo do navio Nordic Marita, no píer do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso).
Segundo o delegado da PF, Frederico Saldanha, peritos federais da capital foram acionados para acompanhar as investigações do acidente.
"Durante o inquérito, as pessoas que estavam acompanhando a operação de descarregamento do produto serão intimadas a prestar esclarecimentos", disse o delegado.
OAB - O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, disse que vai pedir hoje a participação do Ministério Público no caso.
"Vamos pedir que as causas do acidente sejam apuradas pois acreditamos que o volume do vazamento de petróleo possa ser superior ao anunciado pelo terminal", disse.
Segundo informação do Tebar, vazaram no acidente 15 mil litros de petróleo. (Fonte: ValeParaibano)

Situação está sob controle, diz Petrobrás

São Sebastião - O Tebar deve divulgar dentro de 15 dias as causas do vazamento de 15 mil litros de petróleo anteontem do navio Nordic Marita. Uma comissão da Petrobras/Transpetro avalia o acidente.
Segundo o gerente geral de Terminais Aquaviários da Petrobras, Antônio Lauro de Moura Campos, o navio Astro Ubarana, da Bacia de Guanabara (RJ), chegou na madrugada de ontem para auxiliar na contenção do óleo.
Cerca de 60 embarcações, quatro helicópteros e uma equipe de 439 pessoas, entre funcionários, pescadores, agentes ambientais e Defesa Civil estão trabalhando na operação (mar e terra). A contenção não tem data prevista para encerrar.
"A situação está sendo controlada e vamos trabalhar para evitar danos mais graves", disse Campos.
Em nota oficial divulgada na noite de ontem, a Petrobras informou que a situação está sendo controlada nas áreas afetadas pelo óleo. Não há petróleo no canal de São Sebastião e as manchas se encontram dispersas, segundo o Tebar.
Nesta madrugada, estava previsto o monitorando das áreas atingidas. As equipes de emergências também estão de plantão para atuar nas praias do município, em Ilhabela e Caraguatatuba.
PLANO - A assessoria de imprensa do Tebar informou que não ocorreram falhas no Plano de Contingência. Segundo a prefeitura, havia apenas 17 pessoas trabalhando na contenção do óleo após três horas do início do vazamento.
A assessoria informou que os voluntários são acionados aos poucos e que as equipes iniciaram a contenção do produto logo após o acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Oceanógrafa alerta sobre dano ambiental

São Sebastião - A oceanógrafa Shirley Pacheco, do Instituto Terra e Mar, de São Sebastião, disse que o vazamento de petróleo pode causar vários danos ambientais se o produto atingir as praias e costeiras.
Ela afirmou que as regiões da praia da Ponta Aguda (Ubatuba) e Ilha do Tamanduá (Caraguatatuba) são consideradas pontos de preservação.
"Nos locais, já registramos frequentes aparecimentos de grupos de golfinhos que procuram a região em busca de alimentos", disse.
Segundo a oceanógrafa, os golfinhos e as tartarugas correm menos risco de serem atingidos pelo petróleo pois respiram fora da água.
Ela afirmou que as aves que mergulham para se alimentar de peixes podem ser contaminadas.
"Esses animais (golfinhos e tartarugas) vão procurar outros pontos ao perceberem a poluição. As principais vítimas são os peixes e as aves que, ao contato com a água suja, podem ser atingidos pelo óleo", disse a oceanógrafa. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia ainda apura autoria da morte de suspeito de tráfico

São Sebastião - A Polícia Civil continua a investigar a autoria da morte de Paulo Sérgio Campos Silva, 49 anos, conhecido como "Paulinho Preto", ocorrida na tarde de segunda-feira, no Itatinga, em São Sebastião.
O setor de investigação já tem pistas, mas ainda não pode revelar para não atrapalhar a apuração. A vítima, que responde a processo por envol-vimento com drogas, foi atingida com três tiros na cabeça e um no ombro.
O corpo foi encontrado dentro de um Gol, placas BUC-1409, de São Sebastião, caído no banco do motorista. Os tiros à queima roupa estilhaçaram o vidro traseiro do carro e deixaram marcas na porta.
"Paulinho Preto" havia saído há 13 dias da cadeia de São Sebastião, onde ficou recolhido por acusação de porte de drogas. Após ficar 45 dias preso, ele conseguiu um alvará de soltura, no dia 20 de maio, para responder processo em liberdade.
Antes disso, ele já esteve preso no ano de 1993 por tráfico de entorpecentes. A vítima também tinha passagens policiais por corrupção de menores e porte ilegal de armas. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura repassa maquinário agrícola para Aldeia de Boracéia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião entregará na próxima segunda-feira, 9, às 14 horas, no estacionamento do Paço Municipal, equipamentos agrícolas para os índios guaranis da Aldeia Ribeirão Silveiras, em Boracéia.
As 71 famílias indígenas receberão um trator, um micro-trator, uma carreta basculante com capacidade para três toneladas de produtos, um arado e um desintegrador/triturador de forragem. Com estes recursos, os quase 300 moradores da aldeia terão mais condições para o desenvolvimento das suas produções.
Atualmente os índios cultivam o plantio de mudas ornamentais e do palmito pupunha.
Segundo Márcio Alvim, chefe do Posto Indígena de Boracéia, o maquinário possibilitará maiores condições para que os guaranis possam implantar os seus projetos. “Depois de conquistarmos atendimentos nas áreas da saúde e educação e de garantirmos a sua moradia, o nosso objetivo principal é proporcionar meios para que esta comunidade tenha recursos suficientes para sua subsistência”, disse Alvim.
No total foram investidos cerca de R$ 61 mil, provenientes de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Prodesa – Programa de Desenvolvimento Agrícola da extinta Secretaria Nacional de Desenvolvimento Rural, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Deste valor, cerca de R$ 16 mil foram destinados pela administração municipal e, o restante, pelo governo federal.
Na terça-feira, 10, as máquinas serão entregues na aldeia quando os índios receberão treinamento, que será ministrado por um funcionário municipal que realizou um curso oferecido pela empresa.
Outros projetos - O chefe do Posto Indígena, Márcio Alvim informou que hoje há implantado na aldeia outros projetos que possibilitam à comunidade indígena a retirada das suas terras dos produtos para sua subsistência.
“Temos três viveiros de mudas ornamentais e palmitos. Uma delas nos foi subsidiada pela Diocese de Caraguatatuba. Também estamos semeando o terreno para os 140 quilos de sementes que se tornarão mudas do pupunha até o final do ano”, explicou Alvim.
Ele também informou que, com o valor recebido com o projeto Jejy, um dos cinco vencedores do programa de gestão pública e cidadania, no ano passado, foi possível comprar um veículo que é utilizado para o transporte da produção da aldeia.
“Nos próximos dias também será implantado o projeto de criação de capivaras, com recursos da Diocese de Santos. Desta forma, eles estão tendo a oportunidade de sair do atendimento assistencialista e paternalista para dar início a um trabalho de subsitência, implantado, cultivado e executado pelos próprios índios”, concluiu Alvim. (Fonte: PMSS)

São Sebastião realizará palestra de prevenção às drogas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizará na próxima sexta-feira, 6, às 19 horas, no Teatro Municipal, uma palestra com Achilles Benedito de Oliveira, presidente da Condepol/Brasil - Confederação Nacional dos Delegados de Polícia de Carreira, que tratará sobre a prevenção e o combate ao uso de drogas.
O evento dará início a uma campanha que será implantada no município voltada à conscientização, sendo uma alternativa para chamar a responsabilidade da sociedade para esta questão.
O projeto consistirá, em princípio, em abranger a comunidade escolar e os pais dos alunos.
Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Gislaine Agostini, a primeira escola a desenvolver o trabalho será a Maria da Penha Frúgolli, na Enseada, que conta com ensino compartilhado, ou seja, os alunos de 1ª a 8ª séries, são de responsabilidade do município e 1ª a 3ª séries, do segundo grau, de responsabilidade estadual. Atualmente há cerca de 700 alunos matriculados na Frúgolli.
“Serão palestras de sensibilização ao grupo escolar e ao corpo docente e também teremos atividades culturais, a participação dos pais e gincanas”, disse ela, acrescentando que a ação será mais pontual, já que o objetivo é criar um programa de voluntariado na escola para tratar da conscientização, prevenção e combate ao uso de drogas. O programa se estenderá para toda a rede escolar do município.
Na palestra de sexta-feira, o presidente da Condepol falará sobre os conceitos das drogas, os seus efeitos, fatores para prevenção, a repressão, sinais de uso de drogas e o que fazer quando descobrir que parentes, amigos ou filhos estão usando drogas.
“Nós convidamos todas as entidades civis organizadas como, por exemplo, sociedades amigos de bairros, os conselhos municipais, representantes da educação e autoridades para participarem deste evento e contamos com a presença de todos, já que estamos tratando de um assunto que é o fator principal da violência no mundo”, explicou Luiz Felipe da Costa Santana, presidente do Comen – Conselho Municipal de Entorpecentes.
Este trabalho de conscientização será realizado numa parceria entre Comen e prefeitura, por intermédio das secretárias da Educação, Saúde e Assistência Social.
“Nós queremos fomentar a discussão do assunto na cidade com uma participação real de toda comunidade”, concluiu Santana. (Fonte: PMSS)

São Sebastião se prepara para o Dia Nacional de Multivacinação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião mobilizará no próximo dia 14, das 8h às 17h, os Postos de Saúde da Família, Postos Volantes, além de outros locais estabelecidos pela Secretaria da Saúde para a realização da primeira fase da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças com idade até cinco anos. No total serão 27 postos fixos e nove volantes.
Durante este sábado, 350 funcionários estarão empenhados na campanha, que no ano passado, durante a primeira fase, vacinou 6.207 crianças, representando uma cobertura de 99,3% do número estipulado pela Secretaria da Saúde. O percentual aumentou durante a segunda fase, passando para 104,67%, já que a secretaria tinha como público alvo 6.251 menores de cinco anos e foram atendidos 6.543 crianças.
A meta municipal para este ano é vacinar 7.673 menores.
Para atender a demanda municipal, foram encomendadas 11,5 mil doses da gotinha contra Paralisia Infantil, 150 doses de BCG, duas mil doses contra a Hepatite B e Tetravalente, 1,3 mil doses para Tríplice Viral e 1,5 doses de DPT, difteria e tétano.
A multivacinação serve também para atualizar as carteiras de vacinação das crianças de todo o município. (Fonte: PMSS)

Homem rouba carne e vai preso em Ubatuba

Ubatuba - O garçon Cláudio Paulo Xavier Pessoa, 29 anos, foi preso em flagrante na tarde de anteontem quando tentava roubar uma peça de picanha do supermercado Paulista, em Ubatuba. Pessoa alegou que estava passando por dificuldades. Segundo o delegado Fausto Cardoso, o suspeito escondeu a carne --1,4 kg, no valor de R$ 22,68-- dentro da calça e foi preso após ser surpreendido pelos fiscais do supermercado. Pessoa afirmou à polícia que é natural de Catunda, no Ceará, e estava de passagem por Ubatuba. Pessoa está preso na Cadeia Pública de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Mata Ameaçada

Ubatuba - Um incêndio destruiu 3.000 metros quadrados de área de preservação ambiental da Praia da Figueira, em Ubatuba, ontem de manhã. O incêndio durou cerca de seis horas. O Corpo de Bombeiros chegou ao local às 14h30 e apagou o fogo em duas horas. O sargento Aldemiro Caetano da Silva disse que a causa do incêndio não havia sido descoberta até ontem, mas a suspeita é que tenha sido acidental. (Fonte: ValeParaibano)

Comunicado Saúde - COMUS / Ubatuba

Ubatuba - Conselho Municipal de Saúde - COMUS / Ubatuba, realiza suas reuniões ordinárias na primeira segunda - feira de cada mês, as dezoito horas e trinta minutos na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde.
Convidamos toda comunidade a conhecer nosso trabalho. (Fonte: ACS-PMU)

Poupatempo identifica mais de mil alunos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria da Educação, deu início ao projeto de emissão de carteiras de identidade de cerca de 1.000 alunos das escolas da Região Sul. A iniciativa está inserida no projeto Poupatempo pretende fazer o trabalho nas demais escolas da rede municipal. Neste fase as escolas integrantes do projeto são EM Ernesmar de Oliveira, EM Lagoinha, EM Tereza Santos (Sertão da Quina), EM Sebastiana Luiza ( Araribá) e EM Virginia Lefreve ( Maranduba). Colaboram com o projeto o Conselho Tutelar, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Assistência Social e Guarda Municipal. Silvia Issa, coordenadora, diz que a identificação do aluno facilita sua vida e promove sua auto-estima. “ Alem disso, afirma Silvia, estamos dando ênfase a campanha do Poupatempo no sentido do reconhecimento do aluno como cidadão”. Para o preenchimento do cadastro é necessário a certidão de nascimento original, carteira de identidade do responsável bem como sua autorização e o registro escolar do aluno. (Fonte: ACS-PMU)

Projeto de urbanização da Iperoig está praticamente concluída

Ubatuba - A reformulação do projeto de paisagismo da avenida Iperoig está praticamente concluído pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo (SAU) da Prefeitura de Ubatuba. Segundo o secretário Gilmar Rocha, o próximo passo é encaminhar ao DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento às Estâncias) para a liberação de recursos da ordem de R$ 1,9 milhões e dar início à reurbanização de uma das principais avenidas turísticas do município. Para Rocha, esta obra é de significativa importância, não apenas para que possamos receber os turistas de uma forma mais agradável, mas também para oferecer mais e melhores espaços de convivência para a população do município.
No projeto reformulado consta estacionamentos em 45º em praticamente toda a avenida Iperoig, do lado dos estabelecimentos comerciais que também terão o calçadão que permanecerá com as mesmas medidas. A novidade fica por conta da via expressa para veículos com quatro pistas em mão única. Do lado da praia terá implantação de jardins e o calçadão sofrerá alterações com a colocação de pisos em mosaico português, seguindo o padrão da avenida Nove de Julho, o que será na verdade uma continuação. Para o prefeito Paulo Ramos (PFL), esta obra faz parte do projeto de modernização do município com mais e melhores atrativos turísticos. (Fonte: ACS-PMU)

Gilmar Rocha faz reunião com mais de 200 moradores da Picinguaba
Moradores vão definir se querem ou não a construção do caís

Ubatuba - O Secretário de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba, Gilmar Rocha, esteve na última sexta-feira, 30, na Vila da Picinguaba onde participou de uma reunião que teve a presença de mais de 200 moradores e representantes da Associação do Bairro. A reunião foi organizada pela Associação de Moradores e tinha como objetivo saber dos órgãos competentes e presentes, como Instituto Florestal (IF), Polícia Ambiental (PA) e Ministério Público, a razão dos embargos de construções que ocorreram recentemente e quais as providências para estes casos. Além do secretário Gilmar Rocha, participaram a promotora Elaine Taborda, a diretora do Núcleo Picinguaba, Eliane Simões, e o tenente Alexandre da PA.
O secretário Gilmar Rocha aproveitou para colocar na pauta de discussões a questão da construção do caís na Picinguaba, já que em reunião anterior realizada no Instituto de Pesca (IP) representantes da comunidade da Vila da Picinguaba manifestaram-se contrários à realização da obra. Rocha solicitou à comunidade que defina a posição, se quer ou não o caís. A comunidade se comprometeu em realizar um plebiscito no próximo feriado de Corpus Christi, quando haverá um número maior de moradores fixos e veranistas, e definir a questão. A construção do caís na Picinguaba é um projeto da Prefeitura de Ubatuba aprovado pelo DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), no valor de R$ 106 mil. (Fonte: ACS-PMU)

Guarda Municipal comemora nove anos de existência

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba comemorou no último sábado, 31 de maio, seus nove anos de existência com uma solenidade em frente a nova sede da corporação.
Com a presença de várias autoridades do município e cidades vizinhas como o Dr. João Barbosa (Delagado Seccional da Polícia Civil), Inspetor Roberto Felício Ramos (Chefe da 6.º Delegacia da Polícia Rodoviária Federal), os delegados de nosso município, oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental e muitas outras autoridades. Dentre elas destacamos a presença do Cônsul de Mônaco que esteve presente também em nossa solenidade.
Foi homenageado os guardas municipais Ademir, Dias, Salomão, Osieo, Darley, Lanes, Gisele, Lauro, Souza e Sérgio por ter nesta data completado seis anos sem sofrer nenhuma punição disciplinar, passando assim ao excelente comportamento.
Na seqüência da solenidade foram agraciados todos os que colaboraram com a Guarda Municipal durante o ano de 2002 a 2003.
Segundo o Comandante da Guarda, Major PM Reserva, José Antonio Macário de Faria, os homenageados são pessoas que nos ajudaram na construção da sede, autoridades como o Dr. João Barbosa que concedeu cinqüenta e cinco portes de armas aos guardas municipais já apto a portar arma. “Os amigos policiais Rodoviários Federais e Policiais Militares também dentre os agraciados por nos apoiar em várias ocorrências e incentivar os nossos guardas municipais passando para nós toda a experiência de serviço”, afirmou Macário. Estiveram presentes na solenidades os grupos de Escoteiros Mirins, Guardas Mirins e da Lira Padre Anchieta que tocou o hino nacional, da cidade de Ubatuba e da Guarda Municipal.
Nesta oportunidade foram apresentados a nossa população os novos equipamentos adquiridos neste mês como 30 coletes a prova de bala, 50 pares de coturno modelo cano longo, 40 calças culotes, 30 HT de marca Motorola, 20 capacetes novos e a entrega solene de 10 motocicletas NXR 125cc que devido ao prazo não deu tempo de ser entregue até a data da solenidade, mas já adquiridas e sendo aguardada por essa semana. O Comandante também salientou a importância das cidades possuírem a corporação para a defesa de sua população uma vez que a criminalidade em nosso país vem a cada dia crescendo e nós que fazemos parte da Segurança Pública, precisamos unir forças das polícias Federal, Estaduais e Municipais. Neste período a Guarda Municipal atendeu aproximadamente 1 mil ocorrências e suas viaturas rodaram mais de 157 mil km nas rondas em nosso município, destacando assim as ocorrências de roubo, furto, porte ilegal de arma, captura de foragido, homicídio e o atendimento a nossa população. Podemos ainda destacar os apoios ao Ministério Público, Defesa Civil e Secretárias que dependem de alguma forma de nosso apoio. É isso que faz a Corporação ser reconhecida pela população, por meio de seu lema de AMIGA, PROTETORA e ALIADA de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Final de Semana de Ouro para a Equipe de Natação

Ubatuba - O ultimo final de semana de maio foi de grande importância para a natação de Ubatuba, mesmo tendo que fazer uma correria para poder estar presente em dois eventos muito importante no cenário estadual, o Campeonato Paulista de Inverno que foi realizado em São Paulo e o Pró - Natação que foi realizando em Caraguatatuba .
A Federação Aquática Paulista realizou no ultimo final de semana 31 de maio, o Campeonato Paulista de Inverno, no qual a equipe SEL/PMU/Vale Saúde da escolinha municipal se fez presente. Contando com um total de 972 atletas e mais de 80 clubes de todo o estado de São Paulo o Campeonato contou com um altíssimo nível técnico dificultando assim qualquer possibilidade de medalha. Mais felizmente para a surpresa de todos, nossos atletas mais uma vês fizeram bonito não deixando a desejar a nenhuma outra equipe que lá estavam participando do evento. O primeiro a se destaca foi o Atleta Romulo Ayron Cabral dos Santos de apenas 11 anos da categoria petiz I, que em uma disputa eletrizante com um oponente travaram um duelo até os últimos metros na prova dos 400 m livre, com mais raça e uma grande vontade de vencer nosso atleta venceu a disputa estabelecendo a excelente marca de 5'36" sagrando-se assim campeão paulista. Outro que obteve um excelente resultado foi o atleta Antônio Pinto neto de 15 anos da categoria juvenil I que ficou como o vice - campeão paulista no 100 m peito com o tempo de 1'14", e o atleta Jorge Eduardo dos Santos Oliveira ( Dominíque ) que ficou com o terceiro lugar nos 400 m livre com o tempo de 4'39".
Já o atleta Maurici R. Pereira Filho (Assai/Oto Motos) de 14 anos abusou do talento e venceu os 100 m peito com o tempo de 1'10" e os 200 m medley com o tempo de 2'25" e não estando contente ele ainda obteve o vice - Campeonato nos 50 m livre com o tempo de 26"96 s, lembrando que a única representante feminina de nossa equipe , a atleta Natalia Lages do Nascimento conquistou o a Quarta colocação nos 400m livre, sendo assim , com apenas cinco atletas nossa equipe totalizou um saldo positivo de seis medalhas, três de primeiro , uma de segundo e uma de terceiro lugar, mostrando assim a força da natação de Ubatuba.
Já no Domingo 01 de junho aconteceu na cidade de Caraguatatuba a fase sub - regional do Pró Natação, nesta fase classificam - se os 16 primeiros de cada prova, contando com a presença das cidades do litoral Norte, o evento teve cerca de 150 atletas.
Mais uma vês nossos atletas mostram nossa força, conquistando não só a vaga para a próxima fase do campeonato como também vencendo quase todas as provas, não deixando nenhum atleta fora da fase regional que acontecerá no dia 04 de outubro na cidade de Guaratingueta. Com a evidencia desses excelentes resultados mais frutos devem ser colhidos e um futuro prospero para a natação de Ubatuba, sendo importante destacar o apoio da PMU através da Secretaria de esportes e Lazer, ao Vale Saúde patrocinador oficial da equipe e AMAN (associação de Mães e Atletas de Natação) que muito fazem para que conquistas como esta possam ser alcançadas e com tanto êxito, creditando confiança em nossos jovens talentos. (Fonte: ACS-PMU)

7ª Copa Litoral Norte de Natação

Ubatuba - Será realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio da Empresa PEDREIRA MASSAGUAÇÚ, no dia 15 de junho, ás 09:00 horas, na Piscina Municipal, a 2ª Etapa da “7ª Copa Litoral Norte de Natação”.
A Copa Litoral Norte de Natação é dividida em várias categorias, sendo que serão premiados com medalhas, os três primeiros de cada prova. Também será disputada pelas academias de natação de Ubatuba, Caraguatatuba , São Sebastião e Ilhabela, o titulo de campeã desta 2ª Etapa. (Fonte: ACS-PMU)

Brincando na Comunidade

Ubatuba - Será realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, em conjunto com a Sociedade Amigos de Bairro do Parque Guarani, no sábado, dia 08 de junho, a partir das 09:00 horas, no Campo de Futebol Bairro do Parque Guarani (ao lado da Escola Anchieta) , uma Manhã de Lazer, dentro do Projeto “Brincando na Comunidade”,
A organização do evento espera a presença das crianças que brincarão e se divertirão muito, com várias atividades recreativas e esportivas.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a parceria da confecção 100% BRASIL, que uniformiza todos os monitores do Projeto “Brincando na Comunidade”. (Fonte: ACS-PMU)

Festa incentiva mandioca no Ubatumirim

Ubatuba - A III Festa da Mandioca promovida pela Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim - SASU, no último final de semana, com apoio da Prefeitura, serviu para divulgar o produto atualmente responsável por 2 toneladas mensais de farinha que é comercializada no bairro e na Feira Livre, aos sábados. Produtos como pão, pudim e bolo e pratos derivados da mandioca foram consumidos na festa que contou com grande público. A Fundart organizou a apresentação do grupo de crianças da “Congada do Poruba”, capoeira do Mestre Jequié, Dança da Fita e Quadrilha do Itaguá. “ Estamos apoiando esta iniciativa da Associação de bairro que, além do aspecto festivo, é uma promoção de um produto de grande significado econômico para os moradores” disse o Prefeito Paulo Ramos presente no evento.
A banda “Chapados de Forró” encerrou a festa que contou ainda com participação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - SAAB e promete ser muito mais animada no próximo ano. (Fonte: ACS-PMU)

Circuito Ubatuba 2003

Ubatuba - A cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, estará realizando a partir do próximo dia 20 de Junho, a primeira etapa do seu já tradicional Circuito Municipal de Surf. No decorrer dos últimos três anos, o evento contou com uma média de 190 inscritos em 16 categorias, tornando-o o maior do gênero em todo o Brasil.
Conhecida internacionalmente como a capital do surf, Ubatuba também é considerada um dos maiores berços de novos talentos do surf nacional. Contando com muitos títulos, a cidade, que visa se manter como um celeiro de campeões, tem um foco específico para as categorias de base, contando hoje com 350 alunos na Escolinha Municipal de Surf da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura.
HISTÓRIA - Fundada em 1995, a Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba foi idealizada pela Prefeitura Municipal com o objetivo de ensinar os fundamentos básicos do surf. Contando com a coordenação do experiente técnico Alberto Jacob, a Escolinha de Ubatuba conta hoje com mais de 350 alunos, em sua maioria crianças carentes. Muitos alunos se destacaram a partir da escolinha, chegando a conquistar diversos campeonatos importantes. Nomes como Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Edgley Santos, Mateus Toledo, Luiza Romann e Hizunomê Bettero são alguns exemplos.
A VEZ DOS PRÓS - A participação da elite de Ubatuba em nossos eventos nem sempre é possível, uma vez que os atletas acompanham uma carregada agenda durante o ano. Visando motivar ainda mais a categoria, a premiação aos profissionais será o ponto alto do evento. "Até o ano passado só tínhamos alguns brindes, o que desmotivou a categoria a trocar os circuitos externos (com seus prêmios em dinheiro) pelo local. Agora sim temos uma boa condição para os profissionais", afirmou Edgar Bischof, atleta profissional de Ubatuba. Este ano o Circuito Ubatuba de Surf distribuirá R$ 2500,00 aos vencedores, envolvendo as categorias masculino e feminino.
O Circuito Municipal Ubatuba de Surf 2003 terá quatro etapas, a serem realizadas nas seguintes datas e locais: 20 a 22 de Junho (Praia Grande); 29 a 31 de Agosto (Vermelhinha); 24 a 26 de Outubro (Vermelha do Norte); 28 a 30 de Novembro (Itamambuca). Poderemos ter alterações neste calendário, lembrando que as praias estão sujeitas a mudanças em função do tipo de ondulação na data. O grande destaque dos últimos anos será repetido uma vez mais: contando com a aprovação total dos atletas que participam do Circuito, a cada etapa tem sido realizado um churrasco de confraternização durante a entrega de prêmios. Neste ano não será diferente, pois os eventos de encerramento já estão agendados para todas as etapas.
PATROCÍNIO - Neste ano o Circuito Municipal irá contar com o patrocínio decisivo do Governo do Estado de São Paulo. Graças a um trabalho executado pelo Secretário de Esportes local, Richard dos Santos, junto à Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Governo do Estado, teremos a presença de um patrocinador forte. De acordo com o diretor técnico da Associação Ubatuba de Surf (AUS), Alberto Jacob,o nível do circuito irá melhorar graças à presença do Governo do Estado no Circuito: "O primeiro reflexo deste patrocínio é que poderemos dar uma premiação mais consistente aos nossos atletas profissionais. Com este atrativo, com certeza teremos a presença de nomes ilustres do nosso surf prestigiando e abrilhantando o Circuito local", afirma Jacob.
APOIADORES - Além do Governo do Estado, a revista Alma Surf já confirmou seu apoio, com a criação e produção dos cartazes do evento. Diversos apoiadores também já manifestaram interesse em participar do Circuito neste ano: Localiza Rent a Car, Astrodeck, Bica do Curió, Sthill, Zecão Surfboards, Hotel São Charbel, Açaí do Diu e Bruzzi Sushi Bar, estão entre os que deverão colaborar com o Circuito. A supervisão ficará por conta da Federação Paulista de Surf, com realização da Associação Ubatuba de Surf. Inscrições e maiores informações na Secretaria de Esportes de Ubatuba, através do fone (012) 3833-3818.
O site oficial da Federação Paulista informará todas as notas das etapas: www.fpsurf.com.br .
Divulgação: www.ubatubasurfcam.com.br

Carta do Leitor

Combustíveis em Ubatuba - Prezado Senhor Radator. Falam dos desmandos da ação política em detrimento do progresso do turismo em Ubatuba. Nada a opor aos comentários. Mas, e quanto à atividade privada neste sentido negativo ???
É impressionante o preço dos combustíveis em Ubatuba, acima em mais de 15% em relação aos prêços de Taubaté. Deve ser conferida a notável coincidência dos altos prêços de combustíveis em todos os postos de Ubatuba. Indicariam 'cartel' ???.
Caso negativo (milagres existem), há que se reconhecer que a Lei das Probabilidades foi revogada aqui na terra de Cunhambebe... até como prova da continuidade da vigência da maldição a tantos séculos lançada, agora recaindo nas costas dos consumidores turistas, que procurarão outras plagas mais baratas e bem adminsitradas para seus próximos passeios.

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


Segurança - Olá presidentes e diretores das sociedades de amigos de bairros e todos os demais amigos que têm casa na Costa Sul de São Sebastião. Vai começar tudo de novo. Estamos novamente sem policiamento ostensivo, com duas viaturas apenas para toda a Costa Sul, sem recursos, outra vez na rua da amargura. Roubos e furtos aumentaram novamente na nossa região.
Será realizada na próxima 6ª feira, dia 6, ás 19 horas, em Boiçucanga, na sede do departamento de cultura da Prefeitura (antigo colégio Guapuruvu, rua do Boi) mais uma reunião do CONSEG (Conselho de Segurança do 2o. DP) que engloba os bairros de Boiçucanga, Camburizinho, Camburi, Baleia, Sertão do Camburi, Sertão do Cacau, Sertão do Piavu, Barra do Sahy, Juquehy, Juréia, Engenho e Boracéia.
As duas polícias - Militar e Civil - continuam se esforçando, mas faltam carros, falta munição, falta gente, falta tudo!
Será que vai ser necessário voltar ao movimento do ano passado, aquele no qual nos organizamos para fechar a Rio-Santos para chamar a atenção sobre nós?
Sei que se trata de atitude antipática, mas parece que vamos ter que voltar a ela.
Estou convocando todos para a reunião do 2º. DP na 6ª feira. Sozinhos, meia dúzia de pessoas não podem fazer nada. É preciso engrossar o coro dos que reclamam, é preciso gritar (novamente!), é preciso exigir (novamente!) é preciso mostrar união (novamente!) e principalmente é preciso que nos organizemos (novamente!)
Quero ver todos na 6a feira!
Não delegue a terceiros a responsabilidade de lutar pela segurança - a sua, a nossa segurança. Compareça!

Regina Helena de Paiva Ramos
Presidente da Federação Pró Costa Atlântica
São Sebastião, SP


Pesca Esportiva - Talvez eu tenha exagerado na tinta ao fazer essa crítica. É que me espantou o fato do site não tratar do esporte pesca, pois até onde sei o Litoral Norte é um dos locais mais privilegiados de nossa costa para essa prática. Fiquei muito feliz ao receber sua resposta pois, regra geral, as pessoas colocam um site no ar e depois se esquecem dele. Vejo que vocês tratam com extrema seriedade e carinho do Litoral Virtual. Ponto para vocês!!
Com certeza agora estarei repassando para vocês todos os eventos sobre pesca da região que eu tomar conhecimento para que vocês possam fazer a divulgação (apesar do total descaso das autoridades municipais, concordo com você!)
Um grande abraço e parabéns pelo site, pelo conteúdo (apesar da falta do assunto pesca... hehehe...) e pela agilidade em se comunicar com os internautas. Nota 10!!

Sergio Mitsuo Nagasaki
São José dos Campos, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio

a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Praia do Itaguá ©Emilio Campi

Ubatuba
Praia do Itaguá
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Ubatuba Fascinante Igreja Ágape

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor