Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 09 de junho de 2003 - Nº 798 Edições Anteriores

Litoral Virtual Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Contenção de mancha de óleo é criticada
   Petrobras nega falha em procedimento
   Ação deve ser integrada, diz especialista
   Navio é liberado; limpeza de praia continua

Caraguatatuba:
   Prefeito decreta oficialização do Festival do Camarão
   Caraguá documenta pesca artesanal
   Agentes conseguem limpar praias atingidas pelo óleo
   Aurimar quer Educação Integral em Caraguá
   Câmara aprova nova composição do Comus em Urgência
   Aurimar quer alterar a maioridade criminal dos jovens
   Aurimar quer o Ingresso Master em Caraguá

Ilhabela:
   Funcionários participam de treinamento para acolhimento e recepção

São Sebastião:
   Tentativa de assalto deixa seis feridos
   Policial fica ferido durante perseguição
   Prorrogadas as inscrições para o Concurso de Quadrilhas
   Índios de Boracéia receberão equipamentos agrícolas
   Prefeitura se reúne com Sociedade Amigos do Engenho

Ubatuba:
   Três são presos por morte de empresário
   Ubatuba vai cobrar taxa da Petrobras
   Livro “O Falar Caiçara” é lançado com sucesso na Câmara
   Vereador pede auditoria nas contas da Câmara
   Promotoria recusa pedido de afastamento de vereadores
   GM comemora nove anos de bons serviços
   Desrespeito ao patrimônio histórico
   Sede da Guarda poderá levar o nome do comandante Hércules

   Carta do Leitor



Contenção de mancha de óleo é criticada
Especialistas e prefeituras do Litoral Norte apontam falhas na operação para conter vazamento no Tebar; poluição atingiu 9 praias

Litoral Norte - O trabalho da equipe de contenção da Petrobras/Transpetro que atuou durante o vazamento de óleo no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), de São Sebastião, está sendo contestado por ambientalistas, sindicalistas e prefeituras do Litoral Norte.
As principais reclamações foram falhas na coordenação da equipe e a ausência de equipamentos e agentes especializados.
O vazamento, que atingiu nove praias e quatro ilhas, ocorreu na terça-feira durante a operação de descarregamento de 108 mil litros de petróleo do navio Nordic Marita, no píer Sul do Tebar.
A principal suspeita é problemas na conexão dos braços de carregamento entre o navio e o terminal.
Para o oceanólogo e mestre em Gestão Ambiental de Porto Alegre (RS), Marcelo Cabeda, a ação de contenção deve ser imediata e realizada por profissionais (leia texto nesta página).
Segundo o diretor de Meio Ambiente de São Sebastião, Nivaldo Simões, houve falhas na contenção do óleo no momento do acidente.
Ele afirmou que após três horas do vazamento apenas 17 pessoas estavam trabalhando no recolhimento do produto.
"A equipe de contenção somente estava completa seis horas após o acidente. Cerca de 40 pessoas que poderiam ajudar na retirada do produto, estavam limpando o navio. A empresa perdeu a oportunidade de conter o óleo no Canal de São Sebastião", disse.
Simões afirmou que no dia do acidente o mar estava tranquilo e não havia vento. A maior parte do óleo estava concentrada em volta do navio.
"O óleo não atingiu as praias do município e de Ilhabela pois o tempo estava favorável", disse.
Para o diretor do Sindicato dos Petroleiros de São Sebastião, Walterli José Castrisana, a falta de coordenação das equipes comprometeu o recolhimento do óleo, que atingiu outras cidades.
"Mas uma vez a Petrobras mostrou que não está preparada para este tipo de acidente", disse.
O secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, afirmou que algumas pessoas que trabalharam na contenção do óleo não estavam preparadas.
"A coordenação estava inadequada e alguns agentes não sabiam executar a retirada do óleo", disse.
Ele afirmou que faltaram barreiras de contenção que tiveram que ser solicitadas pela prefeitura.
"Vamos propor a realização de pelo menos dois simulados de vazamento de óleo por ano, para ocorrer o mínimo de falhas em casos de acidentes", disse.
Para o secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Virgílio Barroso, a contenção poderia ter sido mais eficaz, caso tivesse a participação de agentes do município e Defesa Civil.
"O trabalho de contenção contou apenas com agentes da Petrobras pois o município não tem pessoas especializadas", disse.
O Tebar treinou no início do ano cerca de 1.500 agentes de Ilhabela, Caraguá e São Sebastião.
Barroso afirmou que vai solicitar a realização do curso de contenção e três contêineres que vão servir de bases para auxiliar em caso de acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Petrobras nega falha em procedimento

Litoral Norte - A Petrobras/Transpetro negou que houve falhas no trabalho da equipe de contenção após o vazamento de petróleo no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), instalado em São Sebastião.
A fase de recolhimento do óleo foi concluída na sexta-feira, três dias após o acidente.
Até ontem, 15.900 litros de óleo haviam sido recolhidos. No dia do acidente, o terminal informou que 15 mil litros tinham atingido o mar.
A empresa informou que, após constatar o problema, acionou as autoridades ambientais como ANP (Agência Nacional de Petróleo), Capitania dos Portos e prefeituras. Os recursos técnicos e as equipes de contingência foram acionadas imediatamente.
Segundo a assessoria de imprensa do Tebar, após três horas do acidente cerca de 50 pessoas e 15 embarcações estavam trabalhando para conter o óleo.
No mesmo dia, uma equipe de 500 pessoas, 90 embarcações e quatro helicópteros já estavam atuando.
As manchas de óleo teriam atingido as praias de Caraguá e Ubatuba devido por causa do mau tempo e dos ventos fortes que arrastaram o produto rapidamente.
Segundo a Petrobras, a parceria com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e secretarias do Meio Ambiente, Defesa Civil e agentes ambientais do Litoral Norte 'foi fundamental para a realização do trabalho de contenção'. (Fonte: ValeParaibano)

Ação deve ser integrada, diz especialista

Litoral Norte - O oceanólogo e mestre em Gestão Ambiental de Porto Alegre (RS), Marcelo Cabeda, disse que a ação de contenção deve ser imediata e realizada por profissionais.
Cabeda afirmou que um plano de contingência adequado tem um responsável oficial, com boa comunicação e relacionamento interno com a direção da empresa e outras pessoas que atuariam na emergência.
Segundo o oceanólogo, no momento do acidente não há espaço para 'ações amadoras'. O recolhimento do produto deve ser imediato e seguido do plano de emergência. Ele disse que uma ação rápida exige treinamento dos agentes.
O líder deve conduzir uma equipe profissionalmente preparada e que tenha passado por simulados. É necessário contar com todos os equipamentos para a contenção do produto.
Para Cabeda, os riscos de impacto ambiental devido vazamento de óleo são elevados para o meio ambiente.
CAMPANHA - A APPRU (Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba) vai realizar hoje o lançamento da campanha SOS Atlântico, no píer do bairro Saco da Ribeira.
A partir das 8h, os agentes cadastrarão os voluntários para campanha, orientando os moradores e realizando um mutirão de limpeza.
A proposta da APPRU é orientar ainda os pescadores da região sobre os danos ambientais de despejar combustível das embarcações no mar. (Fonte: ValeParaibano)

Navio é liberado; limpeza de praia continua

Litoral Norte - O navio norueguês Nordic Marita foi liberado pela Petrobras/Transpetro após passar por vistorias da comissão que investiga o acidente e pela perícia da Polícia Federal.
A empresa informou ontem que o navio retornou para o Rio de Janeiro. Os 108 mil litros de petróleo trazidos pelo navio eram da Bacia de Campos (RJ). O relatório sobre as causas do acidente deve ser concluído até o dia 12.
A retirada do óleo que atingiu a Praia da Lagoa, na região sul de Ubatuba, deve terminar hoje, segundo o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), de São Sebastião. Cerca de 70 pessoas continuam a limpeza da área --a mais atingida pelo vazamento. Não haverá equipes no período noturno.
Ontem, a remoção das manchas finas de óleo que atingiram a praia Ponta Grossa e as ilhas do Mar Virado e Enseada do Flamengo também foi concluída. Durante a limpeza foi usado o sistema de batimento mecânico - quando usa a hélice de embarcações para dispersar a mancha.
A assessoria de imprensa do terminal informou que após a avaliação do acidente será divulgada a quantidade de petróleo que atingiu o mar e que ficou no convés do navio.
Até anteontem, a Petrobras havia recolhido 15.900 litros de óleo. No dia do acidente, a empresa informou que o vazamento era de 15 mil litros.
A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e as prefeituras de Caraguá, São Sebastião e Ubatuba estão aguardando o término da remoção do óleo para definir o valor das multas que serão aplicadas contra o terminal. A penalidade será de acordo com os danos ambientais. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito decreta oficialização do Festival do Camarão
O Prefeito Antonio Carlos da Silva assinou  durante a abertura do Festival do Camarão, a homologação da oficialização do evento em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A abertura do Festival do Camarão aconteceu sexta-feira, dia 6, a partir do meio-dia, e contou com a presença do prefeito Antonio Carlos da Silva, da presidente da Fundacc, Eloiza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, secretários municipais, vereadores, munícipes e visitantes. Durante a cerimônia, o prefeito assinou um decreto que oficializa o Festival do Camarão, tornando o evento parte do Calendário Oficial do Município. A festa acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho na Praia do Camaroeiro, atrás do entreposto de pesca do Centro, com várias atrações como exposições de artesanato e literatura, barracas com comidas típicas e shows musicais.
Ao discursar, o prefeito, vestindo um avental com o símbolo do Festival, agradeceu os presentes e ressaltou a importância de incentivar o resgate da cultura caiçara e de realizar eventos que promovam a valorização do pescador artesanal. “Para mim, realizar essa festa é algo de extrema importância para aumentar a auto estima dessa classe, que é tão querida por todos nós. É valorizando o pescador, que estaremos construindo a história do nosso município”.
A presidente da Fundacc, Eloiza Antunes, falou de sua satisfação em organizar uma festa que trate a pesca, não somente como um trabalho, mas também como uma verdadeira forma de arte. “Eu gostaria de agradecer o prefeito por confiar-nos sua credibilidade acreditando que nossa equipe pode realizar um evento que valorize a arte da pesca artesanal. Aos pescadores, que tanto nos ajudam, o meu muito obrigada”.
Após a cerimônia de abertura, os presentes puderam saborear um delicioso Camarão Caiçara, feito pelo mestre-cuca Joãozinho do Caiçaras, ao som da dupla Gisele e Zé Maria, que cantaram o melhor da música popular brasileira.
O Festival do Camarão 2003, terá hoje ainda, a partir das 20h30, a apresentação da Banda Carlos Gomes e do Grupo Musical Nosso Som de Caraguá. Amanhã, dia 7, o grupo Essência da Terra toca serestas e MPB a partir das 12h30. Às 20h, um trio de São Sebastião apresentará, contando causos, o cotidiano caiçara e, às 22h, haverá a apresentação do grupo musical Raízes, de Ilhabela. No dia 8, às 9h30 acontece a Corrida de Canoas e, às 12h30, o grupo Swing Brasil anima a festa com muito samba de raiz e MPB. Ãs 20h, Carlos Grillo e grupo cantam cançes regionais. Às 22h, o pagode rola solto com o grupo Moleque Atrevido.
O quilo do camarão sete barbas está sendo vendido no Entreposto Camaroeiro a R$3 (três reais) e o quilo do camarão branco a R$20 (vinte reais). (Fonte: PMC)

Caraguá documenta pesca artesanal

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural) de Caraguatatuba documentou em imagens os "últimos" pescadores artesanais do município.
A atividade, com uso de redes e canoas de madeira, corre o risco de ser extinta nos próximos cinco anos.
Segundo a presidente da Fundacc, Heloísa Andrade Antunes, a idéia é fazer um documento histórico dos últimos profissionais.
Os únicos núcleos de pesca da cidade estão localizados nos bairros Porto Novo, Massaguaçu, Centro e Tabatinga. Uma família de cada ponto foi fotografada e sua história apresentada em textos e vídeo.
"Esse será um registro inédito dos pescadores. Vamos contar sua história mostrando as emoções e desafios da profissão", disse.
Os pescadores foram fotografados desde a saída para a pesca até o momento da venda do produto. O material foi produzido pela equipe da Comissão de Cinema, Vídeo e Fotografia, da Fundacc.
A fundação está realizando ainda um levantamento oficial do número de pescadores artesanais existentes no município. O trabalho será concluído neste mês.
As fotos, os textos e o vídeo estão sendo apresentados na "Tenda das Artes", no 6º Festival do Camarão, que encerra hoje. O evento ocorre na avenida Arthur Costa Filho (avenida da Praia), no Centro. A entrada é franca. (Fonte: ValeParaibano)

Agentes conseguem limpar praias atingidas pelo óleo

Caraguatatuba - A praia do sul e a praia do centro da Ilha do Tamanduá em Caraguá, foram limpas na tarde desta sexta-feira, 6, de acordo com as últimas informações do secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano.
O óleo, derramado no Tebar em São Sebastião, atingiu em forma de bolotas, o marisqueiro da praia sul e a praia do centro da Ilha do Tamanduá, que fica a 600 metros da Praia da Tabatinga.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caraguá mobilizou 50 agentes e oito embarcações durante os últimos três dias para que fosse concluída a limpeza dos pontos atingidos. Segundo informações do Secretário de Meio Ambiente, as bolotas de óleo puderam ser totalmente retiradas das locais atingidos, mas com a diluição do óleo por sua característica extremamente biodegradável, parte dele acabou atingindo as áreas próximas às costeiras, causando um prejuízo à fauna e à flora marinhas (moluscos, mariscos, algas). Uma pequena criação de mariscos na região sul da ilha também foi atingida por este óleo diluído, prejudicando o pescador responsável pelo cultivo.
Auaracy Mansano informou que se reunirá com o Ministério da Agricultura e com o Instituto de Pesca do Litoral Norte para avaliar o prejuízo causado ao meio ambiente. Ele também afirmou que levará até os locais atingidos, técnicos do Estado e da União para que vejam, de perto, o que aconteceu. Em seguida será feito um relatório que será analisado e enviado para a Petrobrás.
Os agentes ambientais que atuaram na limpeza das praias contaram com o apoio da equipe de técnicos da Petrobrás, que segundo o secretário Mansano, não mediram esforços para prestar os serviços necessários. Segundo Mansano, as bolotas de óleo puderam ser retiradas graças ao esforço e às técnicas usadas pelos agentes. "Nossos agentes foram muito elogiados pela eficiência, organização e disciplina da equipe de Caraguá. Todos não mediram esforços para atingir o principal objetivo, que era eliminar o óleo que. O curso realizado por eles há alguns meses foi fundamental para o resultado", concluiu. (Fonte: PMC)

Aurimar quer Educação Integral em Caraguá
Parlamentar continua tentando projeto educacional integral das 7 às 18 horas nos Ciefi's do município

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB) continua lutando para que o seu sonho, o da Escola Integral Municipal, seja colocado em prática em Caraguatatuba. Esta nova tentativa educacional vem na forma de um Requerimento, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Aurimar Mansano vem lutando desde o final do seu primeiro mandato, em 2000, pela implantação da Escola em período Integral na rede pública municipal. Naquele ano, através do Requerimento 100/2000, conseguiu da Secretária Municipal da época, Maria do Carmo Ferreira, a alegação de que este projeto no futuro, "será uma realidade".
Ao mesmo tempo, demonstra conhecimento ao afirmar que a Secretaria Estadual da Educação pretende fazer projeto idêntico, mas isso demanda recursos inexistentes no momento. O mesmo problema aflige o município, mas segundo o Parlamentar a Prefeitura tem condições de fazer a implantação gradativa da proposta, mesmo porque todos os Ciefi's (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil" tem quadra poliesportiva que poderiam ser aproveitadas com atividades extra aula, fora do horário convenciona.
Em resumo, o Vereador quer saber se será implantado o Projeto de Educação Integral em Caraguatatuba e se o mesmo será efetivado ainda este ano. "A Educação Integral em Caraguatatuba é o meu maior sonho. Com ele posso tirar as crianças da rua, proporcionar uma melhor alimentação e formação aos alunos, além de tirá-los das ruas, afastando-os da criminalidade e das drogas", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova nova composição do Comus em Urgência
Projeto do Executivo dá nova composição, organização e competência para o Conselho Municipal de Saúde

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, em Regime de Urgência, durante a 18º Sessão Ordinária semanal, projeto do Executivo que dispõe sobre a nova organização, competência e composição do Comus (Conselho Municipal de Saúde). A propositura recebeu 2 (duas) emendas e foi aprovada por unanimidade.
O Executivo apresentou em Regime de Urgência, que foi votado nesta terça-feira, Projeto de Lei que altera a composição, organização e competência do Comus (Conselho Municipal de Saúde), em Caraguatatuba.
Pelo novo projeto não se alteram a competência e as obrigações do Comus, sendo que a sua composição, terá, segundo a proposta, 20 membros de diversas áreas da Sociedade Civil organizada e ambientes governamentais. Com a aprovação o novo Comus terá 90 (noventa) dias para se adequar as mudanças.
Foram apresentadas 2 emendas, ambas aprovadas e de autoria da Vereadora Madalena Fachini (PSB). Na primeira onde se lê que um dos representantes do Comus pode ser funcionário do sistema público estadual e/ou federal, a Parlamentar altera para estadual ou federal. Na segunda emenda a Vereadora especifica que um dos integrantes do Comus deverá ser representante dos Clubes de Serviços e Movimentos Comunitários.
Além do projeto do Executivo, foi aprovada propositura do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que oficializa o Festival do Camarão e do mesmo Vereador, a denominação do prolongamento das ruas Aristóteles Francisco de Sá e Benedito Jacinto do Prado, ambas no Perequê-Mirim.
Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 2 Projetos de Lei, além da discussão, votação e aprovação de 2 (Duas) Moções e 3 (Três) Requerimentos e a leitura de 19 Indicações. Como esta foi a primeira Sessão Ordinária semanal do mês, houve a Tribuna Livre, com as palavras do senhor José Benedito dos Santos, que falou sobre a conservação das vias públicas, o Sistema Único de Saúde (Sus) e o Ditran (Divisão Municipal de Trânsito). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar quer alterar a maioridade criminal dos jovens
Vereador quer modificar Código Penal, possibilitando que maiores de 16 possam responder em caso criminal

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, protocolou Requerimento pedindo alteração no Código Penal, para que os maiores de 16 anos possam ser responsabilizados criminalmente. Caso aprovado o Requerimento será enviado para o Executivo e o Legislativo Federal.
O Parlamentar baseia o seu pedido na previsão de reformulação do Código Penal e no artigo 27 da referida lei, que fala sobre a inimputabilidade dos menores de 18 anos. Ao mesmo tempo, o Vereador também se baseia no fato que os maiores de 16 anos poderão requisitar a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e que atualmente, o comportamento social, a globalização e internet avançaram a maturidade do jovem.
Com base nestes fatores o Parlamentar quer a modificação do artigo 27 do Código Penal, para que os menores de 18 anos possam responder criminalmente. "Atualmente os marginais adultos e os traficantes treinam os menores para agirem no crime e para receberem a culpa, pois são sabedores de que não haverá cadeia ou penalidade a eles", disse.
O Vereador pergunta no Requerimento se há possibilidade de fazer uma emenda, alterando o artigo 27 do Código Penal tornando responsáveis criminalmente os maiores de 16 anos. Em caso positivo Aurimar pergunta em quanto tempo será mudança esta mudança e no caso negativo, o que deve ser feito para protocolar a proposta na Câmara dos Deputados e no Senado, em Brasília.
O Requerimento deverá ser votado em Regime de Urgência na próxima semana e se aprovado, será enviado para a Presidência da República, o Ministro da Justiça e os Presidentes da Câmara e do Senado. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar quer o Ingresso Master em Caraguá
Parlamentar quer 50% de desconto para idosos em eventos culturais

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano, da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei que institui o "Ingresso Master" no município, favorecendo idosos em eventos culturais. A medida visa acompanhar a série de benefícios que os membros da Terceira Idade tem recebido na cidade e no país.
Segundo a proposta do Parlamentar, todo aquele que tiver mais de 60 (sessenta) anos de idade, terá direito a 50% (Cinqüenta Por Cento) de desconto em shows, eventos culturais, espetáculos e eventos esportivos que sejam realizados em Caraguatatuba. Mesmo que o promotor do evento tenha ingressos com desconto ou preço especial para venda antecipada, o maior de 60 anos gozará dos privilégios do desconto.
Para ter direito a lei, é necessário que o idoso apresente a sua carteira de identidade, comprovando ter mais de 60 anos e na propositura, considera-se ingresso o bilhete de entrada, convite, senha, caneco, carimbo, autorização ou qualquer outro nome ou modalidade que permita o acesso de seu detentor ao local do evento.
Entende-se por show no projeto, tudo aquilo que for promovido, autorizado, permitido ou que tenha concessão da Administração Municipal. Este desconto vale durante todo o ano civil, inclusive nas férias escolares.
Para que haja entendimento de ambas as partes e o cumprimento da lei, será afixado em local de fácil acesso e de visão ampla de todos o seguinte cartaz ou placa; "Ingresso Master - O idoso paga 50% do valor efetivamente cobrado no ingresso. LEI MUNICIPAL Nº /2003.", sendo que o Executivo, quando da autorização para a realização do show ou espetáculo, deverá informar ao concessionário a obrigatoriedade do desconto para os idosos.
O não cumprimento da lei acarretará multa equivalente de 5 mil VRMs (Valor de Referência do Município), com multa em dobro em caso de reincidência e o dobro do dobro, em caso de nova infração. A falta do cartaz implica em multa de 1 mil VRMs, tendo procedimento idêntico ao do não cumprimento, no caso da reincidência.
Sabedor das dificuldades enfrentadas pelos idosos no Brasil, o Vereador Aurimar Mansano quer dar um simples privilégio para quem já enfrentou anos de luta, trabalho e poucas alegrias. "Observamos que apenas os estudantes e menores tem desconto em shows e eventos. Porque não os idosos???", pergunta o Parlamentar. A propositura seguirá para as Comissões Permanentes e deverá ser votada em 3 semanas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Funcionários participam de treinamento para acolhimento e recepção

Ilhabela - No último dia 31 aconteceu na UBS Água Branca o Encontro de Recepcionistas com o tema “Acolhimento”, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde com apoio da Direção Regional de Saúde de São José dos Campos.
O evento contou com a participação de 45 pessoas entre funcionários do PSF, do Hospital Municipal Governador Mário Covas Jr. e da Secretaria da Saúde. O treinamento foi conduzido pelas educadoras Lídia Colombani, Zenaide Lessa e a psicóloga Ana Claudia Fedato.
Foram abordados os temas humanização do atendimento e acolhimento dentro da prosposta da secretaria da saúde de manter permanente capacitação a todos os integrantes do seu quadro de funcionários.
Noções de trabalho em equipe, as famílias como foco de assistência e não o indivíduo só, vinculo de co-responsabilidade entre os profissionais também foram assuntos tratados no encontro.
De acordo com o secretário da saúde, Antonio Luiz Colucci, os temas escolhidos para serem desenvolvidos no Encontro das Recepcionistas mostra a linha adotada desde o início da administração do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira. “Humanizar o atendimento e acolher o cidadão da maneira a prestas um serviço de qualidade dentro das condições existentes é nossa meta”, disse.
Em depoimento, a educadora Lídia Colombani, do núcleo de educação da DIR XXI, disse que realiza capacitações e treinamentos em Ilhabela com muita satisfação, pois todos os assuntos são tratados com muita seriedade e que sempre tem tido retornos positivos através dos indicadores das ações da saúde do município.
Acompanharam o encontro o diretor administrativo da secretaria da saúde, Márcio Tenório, a Coordenadora do PSF, Sônia Monteiro e a diretora de saúde coletiva Maria de Lourdes Salomão com o apoio da equipe de funcionários da Unidade Básica de Saúde da Água Branca. (Fonte: PMI)

Tentativa de assalto deixa seis feridos
Após troca de tiros, PM prende nove acusados de tentar roubar banco em Boiçucanga, costa sul de S. Sebastião

São Sebastião - Nove pessoas foram presas acusadas de participar de uma tentativa de assalto a uma agência do Bradesco, na manhã de sexta-feira, no bairro Boiçucanga, em São Sebastião. A ação foi frustrada pela Polícia Militar. Após troca de tiros e perseguição, seis pessoas ficaram feridas --uma dona-de-casa, três policiais civis e dois assaltantes.
O delegado Fábio Luis de Machado, o investigador Antonio Vicente Paula de Freitas Santos e o escrivão identificado apenas como Cleverson sofreram um acidente na rodovia Rio-Santos quando participavam da perseguição aos suspeitos (leia texto abaixo).
A ação começou por volta das 8h quando o gerente do banco, identificado como J.B.S., foi rendido por quatro homens armados quando chegava à agência, na avenida Walquir Vergani. Logo depois, policiais militares, acionados por meio de uma denúncia anônima, cercaram o banco.
Os policiais teriam sido recebidos a tiros, segundo informou em uma nota oficial o comandante interino do 20º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Milton Pouza Junior.
A mulher que passava pelo local foi baleada na perna. Segundo informações do Pronto-Socorro de Boiçucanga, ela precisou passar por uma pequena cirurgia para remover a bala e está fora de perigo. O nome da vítima não foi revelado pela polícia nem pelo hospital.
A Polícia Militar prendeu um suspeito perto da agência bancária e rendeu outros dois que ficaram dentro da agência, após trocarem vários tiros. O gerente teria se trancado no cofre do banco.
Um dos suspeitos conseguiu fugir mas foi perseguido pela PM e pela Polícia Civil e acabou preso no bairro Toque-Toque Pequeno.
QUADRILHA - O detido teria informado à PM que o restante da quadrilha, as cinco mulheres, estava em uma casa alugada no bairro.
No imóvel a PM teria encontrado dois HTs (rádio comunicador), um colete e um revólver. A ação mobilizou um total de nove carros da PM.
Segundo a polícia, foram presos Marcos Roberto dos Santos, 24 anos, Dorival Conceição da Silva, 27 anos, Fausto Gerônimo, 26 anos, e Roberto Padilha Nascimento, 27 anos. Na casa alugada foram detidas Luciana Moreira de Souza, 29 anos, Renata Teixeira Pereira, 22 anos, Edjane Silva, 19 anos, e as adolescentes C.S.F., 13 anos, e K.C.O.S., 16 anos.
Segundo a polícia, o grupo é de São José dos Campos e teria planejado a ação havia algum tempo.
A polícia não informou se os suspeitos têm antecdentes criminais.
Nenhum representante da agência do Bradesco foi localizado no final da tarde de sexta-feira para comentar o caso. O gerente mantido como refém não ficou ferido. (Fonte: ValeParaibano)

Policial fica ferido durante perseguição

São Sebastião - Um Santana da Polícia Civil, ocupado por um delegado, um investigador e um escrivão, bateu de frente com um caminhão-baú na rodovia Rio-Santos quando auxiliava a Polícia Militar na perseguição aos suspeitos.
Os policiais estavam indo para o 2º Distrito Policial para iniciar o turno e souberam do tiroteiro pelo rádio da polícia.
O investigador Antonio Vicente Paula de Freitas Santos ficou gravemente ferido e foi transferido, após o acidente, no helicóptero da Polícia Civil para o Hospital de Clínicas de São Paulo.
O delegado Fábio Luis de Machado, titular do 2º DP, foi levado para o Pronto-Socorro Central com ferimento no ombro direito e liberado no final da tarde. O escrivão identificado apenas por Cleverson sofreu escoriações e foi liberado após ser medicado.
O secretário de Saúde de São Sebastião, Audo Conelian Junior, disse que o investigador Freitas Santos teve complicações na área pulmonar e talvez precisasse passar por uma cirurgia ontem, em São Paulo. (Fonte: ValeParaibano)

Prorrogadas as inscrições para o Concurso de Quadrilhas

São Sebastião - A Prefeitura prorrogou as inscrições para os grupos que estiverem interessados em participar do concurso de quadrilhas que acontecerá entre os dias 13 e 22, quando a Praça de Eventos da Rua da Praia se transformará numa grande “Cidade Junina”, com 35 barracas, tablado para apresentação de dança e palco para shows.
As apresentações serão divididas em três categorias, sendo: 1ª Categoria - Ensino Fundamental, 1ª a 4ª séries; 2ª Categoria – Ensino Fundamental, 5ª a 8ª séries e; 3ª Categoria – Adulto, as inscrições podem ser realizadas na própria Setec – Secretaria de Cultura e Turismo.
Além das apresentações musicais e do concurso, haverá também muita pipoca, quentão, vinho quente e outras comidas típicas nas barracas que foram destinadas pela Setec para as entidades assistenciais, sociedades amigos de bairro, cooperativas, igrejas, escolas de samba, clubes de serviços, conselhos municipais e associações esportivas.
Acreditando numa previsão de cinco a 10 mil pessoas por noite, o secretário da Cultura José Cardim de Souza, diz que o evento irá reunir a comunidade e também movimentar a cidade na baixa temporada.
“Pretendemos criar uma alternativa de entretenimento e lazer para a população. Além disso, também estaremos reunindo as várias entidades do município numa grande festa, diferente do que acontecia antes quando cada um fazia a sua festa”, explicou. (Fonte: PMSS)

Índios de Boracéia receberão equipamentos agrícolas

São Sebastião - As 71 famílias de índios guaranis da Aldeia Ribeirão Silveiras, em Boracéia, São Sebastião, receberão na próxima segunda-feira, 9, equipamentos agrícolas que serão utilizados para o desenvolvimento das produções que já implantadas por eles no local.
A entrega será no estacionamento do Paço Municipal, às 14h30.
Os guaranis receberão um trator, um micro-trator, uma carreta basculante com capacidade para três toneladas de produtos, um arado e um desintegrador/triturador de forragem, num investimento estimado de R$ 61 mil. Deste valor, cerca de R$ 16 mil foram destinados pela administração municipal e, o restante, pelo governo federal, proveniente de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Prodesa – Programa de Desenvolvimento Agrícola da extinta Secretaria Nacional de Desenvolvimento Rural.
Segundo Márcio Alvim, chefe do Posto Indígena de Boracéia, o maquinário possibilitará maiores condições para que os guaranis possam implantar os seus projetos. “Depois de conquistarmos atendimentos nas áreas da saúde e educação e de garantirmos a sua moradia, o nosso objetivo principal é proporcionar meios para que esta comunidade tenha recursos suficientes para sua subsistência”, disse Alvim. (Fonte: PMSS)

Prefeitura se reúne com Sociedade Amigos do Engenho

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião esteve reunida, ontem, com um representante da Sociedade Amigos do Engenho, da Costa Sul, Richard Kappaz, para o esclarecimento de detalhes sobre o financiamento das obras de saneamento básico e abastecimento de água, que foram inauguradas, no final d o mês de maio, através do PCM - Plano Comunitário de Melhorias.
Estavam presentes a prefeita em exercício, Cláudia Batocchio, o secretário de Obras e Meio Ambiente, José Teixeira Filho, o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, o assessor para Assuntos de Segurança, Cel. Rui Nogueira, o diretor de Planejamento, Paulo colinetti, a assessora de Assuntos Comunitários, Rose Costa, a representante da empresa Enob, Tatiane Siqueira da Silva e o representante da Planvias (empresa que está gerenciando todo o sistema de implantação de esgoto na Costa Sul), Pedro Novaes.
Segundo Novaes, já há 60% de adesão ao PCM. Ele informou que já tem em mãos a ordem de serviço e que dentro de dez dias o trabalho será iniciado. Também foi discutida a possibilidade de instalação de uma agência da Nossa Caixa/Nosso Banco na Costa Sul e de construção de um escritório para abreviar ao máximo a implantação dos serviços.
Além deste, foram discutidos assuntos como limpeza da praia, construção de uma guarita, estabelecimento de multas para estacionamento irregular e sinalização , monitoramento e policiamento, manutenção de vias de acesso, calçamento de ruas, entre outros.
Em relação à limpeza da praia, ficou decidido que a comunidade será responsável por esse trabalho, e a Enob fornecerá, na próxima segunda-feira, dois containeres para o bairro, um para lixo, outro para sucata.
Quanto à construção de uma guarita, segundo a prefeita, isso pode ser feito desde que esta não obstrua as vias públicas ou o trânsito, e que o vigia seja treinado para o controle e monitoramento.
Em relação às multas e à sinalização, o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, disse que o Detraf (Departamento de Tráfego) fará um estudo no local para avaliar possíveis alterações.
Quanto ao policiamento na região, o Coronel Rui Nogueira disse que só há sete policiais cadastrados para atuar na Costa Sul. “O telefone da Associação de Proteção ao Cidadão é 0800 – 7725307. Qualquer problema em relação à fiscalização, esgoto na praia, enfim, qualquer denúncia ou reclamação deve ser feita nesse número”, ressaltou.
Em relação à manutenção dos acessos, para que seja possível o trafego dos ônibus, as ruas estão sendo melhoradas. Ficou resolvido que será usado um agregado da Cosipa, denominado escória, para a manutenção da pavimentação. Existem cerca de 50 crianças no Engenho, que estão em idade escolar e necessitam do transporte.
Obras de Saneamento Básico - As obras de Saneamento Básico também irão beneficiar os bairros de Barra do Una, Barra do Sahy, Baleia, Camburi, Maresias e Paúba. As obras, cujo valor total alcança R$ 20 milhões, serão feitas em parceria com a Sabesp, que irá participar com R$ 10,5 milhões, dinheiro repassado do governo estadual. Os R$ 9,5 milhões restantes serão financiados pela Prefeitura através do PCM. Nesse sistema o usuário pagará pela implantação do serviço. No total serão 23 estações elevatórias de esgoto, 4 estações de tratamento completas, 9.022 metros de linha de recalque, 60.118 metros de rede coletora, e 2.810 ligações domiciliares. A prefeita disse que esse é um beneficio importante e que após o termino das obras o município terá 90% de cobertura de rede de esgoto. “Teremos abrangência de 90% do município coberto pela rede de esgoto, mas o mais importante é que teremos 99% da população beneficiada com isso”, disse. (Fonte: PMSS)

Três são presos por morte de empresário

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba prendeu sexta-feira três suspeitos de terem assassinado na terça-feira o empresário de Caraguatatuba, Rogério Gatti Guerra, 54 anos.
Cristiano Souza, 19 anos, Franklin Silva, 18 anos, e o menor E.R.G., 17 anos, foram presos no bairro do Lázaro. Segundo a polícia, o amigo do empresário, Caio Santos, 21 anos, que teria atraído Gatti para o encontro em Ubatuba, está foragido. A adolescente P.G., 17 anos, foi ouvida ontem. Ela teria depositado em sua conta cheque de R$ 5.000 do empresário no mesmo dia do crime, o que levou a informação a localizar os suspeitos. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba vai cobrar taxa da Petrobras

Ubatuba - A poluição de três ilhas e oito praias de Ubatuba com o óleo derramado no Tebar esta semana abriu brecha para a prefeitura reivindicar o recebimento de royalties da Petrobras.
A cidade é a única do Litoral Norte que não recebe a taxa, paga a municípios que sediam ou têm próximo unidades da Petrobras como forma de compensação a possíveis acidentes ambientais.
Segundo a prefeitura, a taxa não era paga a Ubatuba sob a justificativa de ser pouco provável que a cidade sofresse danos por algum acidente.
O prefeito Paulo Ramos (PFL) disse ontem que, além dos royalties, o Executivo pretende aplicar multa à Petrobras/Transpetro pelos danos ambientais. O valor não foi definido.
"Agora existe a possibilidade de desencadear um processo legal para pedir o pagamento", disse o secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Virgílio Barroso.
A Petrobras/Transpetro informou ontem que a empresa não pode definir as cidades que têm o direito de receber royalties. A distribuição do repasse é feita pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). (Fonte: ValeParaibano)

Livro “O Falar Caiçara” é lançado com sucesso na Câmara

Carlos Rizzo em noite de autógrafos na Câmara de UbatubaUbatuba - Na última quinta-feira, dia 05, no plenário da Câmara Municipal de Ubatuba foi lançado e autografado o livro “O Falar Caiçara” de autoria de Carlos Rizzo e João Barreto. Alunos das escolas da rede estadual de ensino estiveram presentes prestigiando o lançamento. Dentre esses alunos estavam vinte do curso de Alfabetização Solidária da escola estadual Dr. Esteves da Silva, acompanhados pela professora Cristina, alunos do curso supletivo do 3º ano da escola estadual Idalina do Amaral Graça com os profesores Júlio César Mendes e Adilson Lopes, além de outros convidados.
Para a apresentação do livro e discussão da cultura caiçara estavam na mesa do plenário, o presidente da Câmara, Rogério Frediani, o secretário de educação Corsino Aliste Mesquita, professor Júlio Mendes, Flávio Girão, historiador e ex-presidente da Fundart(Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). Durante o evento, o presidente da Fundação, Cícero Assunção também se pronunciou. Os convidados falaram da importância cultural que o livro representa e sobre o resgate de nossa cultura. “Nós temos a intenção de criar um projeto de lei para se fazer uma Semana de Artes na Câmara, fazer o lançamento aqui foi o começo dessa idéia e a Câmara com certeza está aberta para divulgar e incentivar as tradições caiçaras”, disse Rogério Frediani. O autor do livro, Carlos Rizzo, durante sua explanação, elogiou a iniciativa. “Tive muita dificuldade para escrever o livro. Eu e meu companheiro João Barreto sabemos como é difícil o incentivo a qualquer forma de arte, principalmente a escrita, mas tivemos o apoio de muitos amigos e com certeza valeu a pena o esforço”, afirmou Rizzo. O historiador e ex-presidente da Fundart, Flávio Girão, parabenizou o projeto. “Como escritor sei das dificuldades que passamos e o que aconteceu aqui hoje foi um ato de amor a escrita e a cultura ubatubense, todos estão de parabéns”, concluiu.

Vereador pede auditoria nas contas da Câmara

Ubatuba - A falta de respostas às solicitações que fez à direção da Câmara Municipal quanto ao que ele chamou de “possível malversação de dinheiro público”, fez com que o vereador Ricardo Barbosa encaminhasse ao Ministério Público um pedido para que seja instaurada uma auditoria nas contas da Casa de Leis.
No texto da denúncia, o vereador alega ter protocolado na Câmara Municipal, nos dias 25 de fevereiro e 11 de maio, pedidos de cópias de documentos referentes aos gastos efetuados pela Câmara Municipal. Porém, de acordo com Barbosa, apesar de a Lei Orgânica do Município, em seu artigo 75, determinar um prazo máximo de dez dias para resposta e recebimento dos documentos requeridos, até o dia em que protocolou a ação não havia obtido resposta quanto às solicitações. Ele alega, ainda, que a falta de resposta fere também o direito que tem, enquanto vereador, de livre acesso à tais informações, previsto no artigo 21 da LOM.
Segundo o documento, para o vereador Ricardo Barbosa, não haveria por parte do presidente da Casa, Rogério Frediani, o interesse no fornecimento das informações e que essa atitude significaria o “descumprimento da Lei, caracterizando eventual infração político-administrativa, crime de responsabilidade e improbidade administrativa”.
Diante de todos esses argumentos, ele pede ao Ministério Público que sejam tomadas medidas apuratórias quanto ao que pode ser malversação do dinheiro público nos gastos da Câmara em prédio alugado, em uma referência às reformas que foram feitas recentemente no chamado prédio anexo, onde funciona a parte administrativa, e de superfaturamento em compras e contratação de serviços, além de perda de prazos para defesa.
Ministério Público
Em conversa com a reportagem do Jornal A Semana, o Promotor de Justiça, Márcio Alexandre de Oliveira, disse que ainda não foi possível analisar o pedido de auditoria feito pelo vereador Ricardo Barbosa. “Quartas e sextas são dias de audiência e como a representação foi protocolada na quarta-feira, ainda não tive tempo para apreciar e por isso não tenho uma posição sobre o caso”, disse.
Outras medidas - Enquanto aguada um posicionamento do Ministério Público sobre o caso, o vereador Ricardo Barbosa espera resposta a outros pedidos protocolados na Câmara Municipal e que poderão resultar em novas denúncias junto à promotoria.
Dizendo ter ouvido comentários pela cidade, ele fez uma solicitação para que seja apurada a possibilidade de que o vereador Samuel dos Santos esteja trabalhando com três assessores, enquanto a Lei só permite dois.
Barbosa solicita que a presidência da Casa instaure uma Comissão para apurar os fatos e argumenta que a não aceitação de seu pedido pode significar omissão e improbidade administrativa, sendo ainda uma forma de “evitar contratações irregulares, desvios de finalidade e função, nas dependências desta Casa(sic)”.
Outro vereador alvo de acusações por parte de Barbosa é Domingos dos Santos que, conforme documento protocolado na Câmara, também teria um número maior de assessores em relação ao que determina a lei. Neste caso, ao contrário de dois como prevê a legislação, ele possuiria quatro. Destes, dois seriam oficiais e dois extra-oficiais, por meio de contratações verbais.
O gasto com a conta telefônica do gabinete do vereador Charles Medeiros, durante as eleições do ano passado, quando ele disputou o cargo de Deputado Federal pelo PSDB, também é objeto de questionamento. Para Barbosa, o Medeiros teria ultrapassado o limite de R$ 150 estabelecidos para cada vereador, o que ele considera como resultado de gastos em campanha. Se for comprovado tal uso, Medeiros teria ferido o princípio de igualdade durante a campanha eleitora e poderia ser acusado, então, de crime eleitoral.
Também são alvos de pedido por parte do vereador Ricardo os documentos referentes ao contrato entre a Câmara Municipal e a Rádio Gaivota FM, para a transmissão das sessões ordinárias, realizadas às terças-feiras. (Fonte: Jornal A Semana)

Promotoria recusa pedido de afastamento de vereadores

Ubatuba - O Ministério Público indeferiu o pedido de afastamento de sete vereadores, solicitado na semana passada por Maria Aparecida Cunha. De acordo com o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira, a decisão de não acatar a solicitação para que fossem instaurados “procedimentos apuratórios contra os vereadores”, se deu por falta de embasamento no pedido. Segundo palavras do promotor, “a representação não tinha a mínima base”.
O texto alegava que os vereadores haviam cometido improbidade administrativa ao votarem contrários à denúncia apresentada por ela contra o prefeito, baseada no relatório da CPI da Comtur, que havia sido aprovado uma semana antes por 11 dos 13 vereadores. Na oportunidade, ela sugeria que os vereadores fossem ouvidos, pois a postura deles naquela votação demonstrou falta de transparência no encaminhamento do processo legislativo, já que, segundo Maria Aparecida, vários apontamentos que constam do relatório poderiam ser considerados como indícios de crime político praticado pelo Executivo.
O promotor fez questão de ressaltar que os vereadores têm o direito de votar da maneira que acharem correto, não cabendo ao judiciário definir o que eles devem ou não aprovar. “Trabalhamos com fatos e aceitaríamos a denúncia se fossem demonstrados fatos concretos, e nesse caso a base é só a posição dos vereadores, o que é muito pouco”, disse.
O posicionamento da promotoria vai ao encontro do que disse o vereador Gérson de Oliveira na última sessão ordinária, quando afirmou que a “Justiça pode julgar o ato do vereador, mas não o voto”.
Com a negativa do Ministério Público, caberá à Maria Aparecida aguardar respostas aos documentos e solicitações enviadas ao Ministério da Justiça e a várias lideranças políticas, como os senadores Eduardo Suplicy e Aloísio Mercadante; e o presidente Luis Inácio Lula da Silva. (Fonte: Jornal A Semana)

GM comemora nove anos de bons serviços

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba comemorou no último sábado, 31 de maio, seus nove anos de existência com solenidade que com a presença de várias autoridades civis e militares do município e cidades vizinhas, tais como delegados municipais e Seccional da Polícia Civil, Chefe da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental, grupos de Escoteiros Mirins, Guardas Mirins e também o chanceler do principado de Mônaco, Bernard Barrondon, convidado especial do Executivo.
Foram homenageados dez guardas municipais, em razão de terem completado seis anos sem sofrer nenhuma punição disciplinar. Também foram agraciados todos os que colaboraram com a Guarda Municipal durante o ano de 2002 a 2003.
Segundo o Comandante da Guarda, Major PM Reserva José Antonio Macário de Faria, os homenageados são pessoas muito ajudaram na construção da sede e autoridades policiais que apoiaram a GM em várias ocorrências, passando-lhe toda a experiência de serviço.
A Lira Padre Anchieta abrilhantou o evento, executando os hinos Nacional, Municipal e da Guarda Municipal, além de várias obras de autores diversos.
Na oportunidade, foi inaugurada a praça em frente a sede da Guarda, que passou a chamar-se “Hércules Barbosa Silva”, seu idealizador e primeiro comandante.
O prefeito Paulo Ramos (PFL) falou de sua satisfação por ter criado a Guarda Municipal, que, inclusive, incorporou o trânsito no município com o objetivo de educar os motoristas, conscientizando-os de seus erros. Pediu também que todos se unam pela segurança, pois uma imagem de insegurança pode destruir o comércio.
Foram apresentados os novos equipamentos adquiridos neste mês: 30 coletes à prova de bala, 50 pares de coturno cano longo, 40 calças culotes, 30 HT Motorola, 20 capacetes novos e a entrega solene de dez motocicletas NXR 125cc, que não deu tempo de ser entregues até a data da solenidade.
Desde a sua criação, a Guarda Municipal atendeu aproximadamente mil ocorrências e suas viaturas rodaram mais de 157 mil km nas rondas pelo município, atendendo a população e ocorrências de roubo, furto, porte ilegal de arma, captura de foragido, homicídio, etc., e apoio ao Ministério Público, Defesa Civil e Secretarias, fazendo a Corporação ser reconhecida pela comunidade, por meio de seu lema de “Amiga, Protetora e Aliada de Ubatuba”. (Fonte: Jornal A Semana)

Desrespeito ao patrimônio histórico

Ubatuba - Nesta semana, recebemos vários telefonemas de pessoas preocupadas com o descaso do poder público para com nossa história. A canoa caiçara, conhecida como Maria Cumprida, simplesmente está ao relento. Com a reforma da sede do Centro de Informações para abrigar a Secretaria de Turismo, aconteceu o descaso: simplesmente colocaram a canoa para fora, tomando sol e chuva, não tiveram nem o cuidado de colocar uma lona ou um plástico sobre ela.
A Maria Cumprida foi construída para competições, antigamente existiam muitas competições entre canoas, que iam de uma cidade a outra. Uma das últimas viagem desta canoa foi em 1973, quando os remadores Arthur Alexandrino, Nilo Vieira, João Correa (Jango) Antonio Barroso e Carlos Moraes fizeram uma viagem até Santos, num percurso aproximado de 245 km, em comemoração aos 410 anos da Paz de Iperoig. (Uma curiosidade: este ano comemoramos mais uma década da Paz de Iperoig, serão comemorados 440 anos).
A canoa ficou meio que abandonada até ser adquirida pelo Tamoios Iate Clube, na época já bastante danificada; foi cedida a Fundart e, no ano de 1997, o Comodoro José Magalhães doou-a à Fundação, que a reformou. Anos mais tarde, foi cedida à Comtur para ser exposta no Centro de Informações Turísticas.
A princípio, a responsabilidade pela canoa é da Comtur, mas com a mudança da finalidade do Centro de Informações para Secretaria de Turismo, não sabemos por ordem de quem ela se encontra ao relento, um desrespeito generalizado com a memória caiçara.
Outra coisa que chama muito a atenção é que o secretário de Turismo tem falado muito em preservação do patrimônio histórico e a falta de identidade da cidade, muito se fala em resgatar a cultura caiçara.
Se resgatar a cultura caiçara é colocar o patrimônio ao relento, é melhor não resgatar. (Fonte: Jornal A Semana)

Sede da Guarda poderá levar o nome do comandante Hércules

Ubatuba - Nesta semana, a Guarda Municipal comemorou mais um aniversário, mas o grande homenageado foi o tenente Hércules, seu primeiro comandante.
A Câmara Municipal, a pedido do Executivo, votou e aprovou o nome de uma praça no Perequê-Açu com o nome do comandante, mas o fato gerou muita polêmica, pois a praça em questão fica em frente à sede da Guarda. Na realidade, nem praça é, não passa de uma rotatória que divide três ruas.
Um outro projeto de lei que tramita na Câmara e foi adiado por uma sessão esta semana dá o nome do comandante à nova sede da Guarda, o que seria, no mínimo, homenagem justa a quem se dedicou tanto por uma corporação.
Mas o fato gerou discussão na última sessão, pois o vereador Gerson de Oliveira fez um comentário que até votava a favor, mas não seria muito justo homenagear uma pessoa duas vezes, e solicitou o adiamento para se discutir o projeto.
Parece que nesta história toda houve uma inversão dentro da Casa de Leis, pois o primeiro projeto que deveria ser votado seria o da sede e não o da praça.
Mas, depois das confusões, a homenagem justa deverá ser votada na próxima sessão, pois o mínimo seria agora a Câmara também votar que a sede da Guarda leve o nome do comandante Hércules. (Fonte: Jornal A Semana)

Carta do Leitor

Vazamento de Óleo - Faz muito tempo que tenho lido notícias sobre o famoso TEBAR. Multa... não multa; fecha... não fecha; está tudo em ordem... está tudo problemático; a prefeitura vai impedir o funcionamento... não vai impedir o funcionamento; etc. etc. etc..
Eu faço um apelo aos jornalistas que façam um levantamento de todo o processo TEBAR X PREFEITURA DE S. SEBASTIÃO para verificar E PUBLICAR quem são os responsáveis por mais este desastre com danos não mensuráveis e seguramente irreparáveis pelas mãos humanas.
Não podemos deixar que mais uma vez venha aquela notícia fajuta: problema no sistema de transporte do óleo. A petrobrás ganha muita grana para deixar de dar manutenção adequada a seus equipamentos. ALGUÉM AINDA SE RECORDA DA PLATAFORMA QUE EXPLODIU, MATOU E AFUNDOU???????
Quem sabe desta vez o público saberá QUEM SÃO OS REPSONSÁVEIS (TODOS!!!!!) E QUANTO VÃO PAGAR COM CADEIA E COM MULTAS.

Claudio Berttoti Marques
Tabatinga
Caraguatatuba, SP


Transparência na cidade - A política local tem sofrido, ao longo dos últimos seis anos, duros golpes. Quem conhece a história da cidade sabe que isso só havia ocorrido na época em que o prefeito era Ciccillo Matarazzo, que sofreu diversas perseguições políticas e enfrentou um processo de cassação.
Após esse período, tivemos muitos anos de paz, mas nos últimos tempos as bombas têm sido grandes. Na verdade, já perdemos as contas de quantas vezes ficaram estampadas na capa do “A Semana”, como manchetes, pedidos de cassação de prefeitos. Só não perdemos ainda as contas de quantas pessoas assumiram o cargo nestes últimos quatro anos: foram cinco os que sentaram na cadeira de prefeito. E quem perdeu com tudo isso foi a cidade, claro.
Agora, o que se vê é uma “enxurrada” de denúncias na Câmara Municipal, onde um dos pares, além de fazer denúncia na própria Casa de Leis, ainda encaminhou os documentos ao Ministério Público.
Tivemos também a CPI da Comtur, que deixou muita gente marcada e muita coisa veio à tona.
Ouvem-se pela cidade muitas histórias a respeito do prefeito, vereadores, Emdurb, Fundart, Santa Casa, PSF, entre outras. Não seria o momento de passar tudo a limpo? Não seria a hora de uma devassa em todas as contas dessas entidades? Seria o momento da verdade, pois de fofocas e histórias todos estão cansados.
Já que a porteira foi aberta com a CPI da Comtur, porque 2003 não poderia ser o ano da limpeza? O ano da verdade? Quem sabe desta forma teríamos em 2004, candidatos a prefeito e vereadores com toda a transparência do mundo. Afinal, quem não deve e faz tudo dentro da lei, não tem o que temer.
Quando uma cidadã como Maria Aparecida Cunha faz um pedido para uma intervenção de uma força tarefa contra a corrupção para a nossa cidade, ficamos a pensar se ela está correta. Quem sabe desta forma, a cidade passe a andar e a ter transparência em suas ações. Afinal, com uma força tarefa e a transparência nas ações administrativas e legislativas, os maus políticos e mal intencionados que pretendem se candidatar nas próximas eleições, com certeza, abandonarão a disputa, pois saberão do risco que estarão correndo. Além disso, a população, bem informada, cobrará, e muito, atitudes e posturas honestas dos políticos.
O administrador da coisa pública tem que ter a consciência que cuidar do dinheiro público não é brincadeira e requer um mínimo de atenção, pois quando lidamos com nosso dinheiro não temos de dar explicação a ninguém, a não ser que queiramos, mas como agentes políticos devemos satisfação e transparência ao povo, já desacreditado de tantas mazelas políticas ocorridas em nosso país.

Josias Saboia "Jija"
Editor do Jornal "A Semana"
Ubatuba, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio

a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Vermelhinha do Centro ©Emilio Campi

Ubatuba
Vermelha do Centro
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Ubatuba Fascinante Igreja Ágape

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor