Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 12 de junho de 2003 - Nº 801 Edições Anteriores

Cunhambebe vem ai... Ilha do Pontal Pousada Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Praias são mantidas sob monitoramento

Caraguatatuba:
   Dia do Sim em Caraguá
   Caraguá exporta Educação
   Boneca Emília é facilitadora de aprendizagem, em Caraguá
   Prefeitura promove cursos de geração de renda
   Caraguá sedia Campeonato Paulista de Pesca
   Alunos do Módulo Fazem Provão do MEC
   Professoras Paraguaias visitam a Câmara de Caraguá
   Aprovado apenas Conselho Tutelar
   Aluna de escola pública é destaque em concurso estadual de redação

Ilhabela:
   Ilhabela encerra hoje o fórum de ecoturismo
   Prefeitura investe em capacitação de funcionários
   Plantão Eleitoral acontece neste sábado
   Prefeitura adquire mais um veículo para transporte de munícipes

São Sebastião:
   Vereadores questionam Julião sobre contratos com empresa
   Delegação de educadoras Paraguaias visitam São Sebastião
   Secretário de obras acompanha pavimentação em Barra do Una
   Prefeita visita obras na Costa Sul e faz avaliação de seu mandato
   Provedora acredita que medicação causou morte de parturiente
   Hélice de rebocador corta cabo e adia a retirada da chata
   Vereador questiona número de acidentes com bicicletas
   Capitão Mota pede retorno de "blitz" policiais
   Escola de Surfe MP ensina crianças carentes de Maresias
   “Madonas Abstratas de Pedra de Beira Mar” acontece domingo
   A turma do ABCD vai estar em Camburi

Ubatuba:
   Itaguá é reurbanizado e cidade ganha mais ciclovias
   Briga por causa de mulher termina com desocupado baleado
   Metropolitano de futmesa termina neste Sábado

   Carta do Leitor



Praias são mantidas sob monitoramento

Litoral Norte - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e a Petrobras/Transpetro vão continuar monitorando por mais uma semana as nove praias e quatro ilhas de Caraguatatuba e Ubatuba, atingidas pelo vazamento de óleo ocorrido no dia 3. A ação pretende impedir que possíveis manchas do produto retornem às praias.
A Petrobras informou ontem que a operação de descarregamento de petróleo no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) de São Sebastião foi normalizada anteontem. As atividades estavam suspensas desde o dia do acidente, que aconteceu devido problemas de conexão no braço de descarregamento entre o navio e o terminal. Segundo a empresa, o equipamento passou por manutenção.
O Tebar deve divulgar laudo sobre a causa do acidente e o volume de óleo derramado nos proximos dias. A empresa havia divulgado que 15 mil litros de óleo vazaram do navio, mas foram recolhidos 15,9 mil litros.
As prefeituras do litoral estão analisando as penalidades contra a empresa, que já foi multada em R$ 344,7 mil e R$ 500 mil pela Cetesb e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), respectivamente.
O Tebar informou que tem de 20 a 30 dias para recorrer das multas. (Fonte: ValeParaibano)

Dia do Sim em Caraguá

Caraguatatuba - A Paróquia Santo Antônio de Caraguá realiza amanhã a 4º edição do Casamento Comunitário, com 75 casais. O casal Marcos Honorato e Jacqueline de Oliveira afirma que o casamento será uma oportunidade para abençoar a união. "Moramos juntos há quase dois anos e queremos receber o sacramento para completar a nossa felicidade", disse Jacqueline. A celebração vai acontecer a partir das 11h, na igreja Matriz. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá exporta Educação
Em entrevista coletiva, educadoras e representantes do Ministério da Educação do Paraguai declararam estarem maravilhados com o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Orsa, nos Centros de Educação Infantil de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Durante a entrevista coletiva realizada ontem, pela manhã na Secretaria Municipal de Educação de Caraguá, as educadoras e representantes do Ministério da Educação do Paraguai se pronunciaram sobre o Sistema de Supervisão Educativa de seu país e elogiaram o sistema aplicado em Caraguá. Estiveram presentes ao evento, entre autoridades e educadores, o prefeito Antonio Carlos da Silva, a Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, a coordenadora da área de Educação da Fundação Orsa, Dra. Vera Melis, e o Secretário do Ministério da Educação de Assunção no Paraguai, Alfonso Villalba Bareiro.
O grupo de 45 paraguaios chegou em Caraguá no dia 8 de junho e, desde então, tem visitado os Centros de Educação Infantil para conhecerem o trabalho realizado na cidade e levarem novidades do ensino infantil para seu país.
O evento se iniciou com a apresentação de um vídeo institucional de Caraguatatuba seguido dos pronunciamentos. A diretora do Departamento de Organização do Paraguai, Damiana Segovia, ressaltou a importância dada à Educação de Primeira Infância. "Acredito que a ênfase na Educação Inicial é importante para a formação pessoal e profissional dessa criança", disse. Em seguida, a técnica de educação inicial, Teresa Oviedo de Pico, agradeceu a recepção de Caraguá e disse que levará muito do que viu na cidade para o seu trabalho como educadora no Paraguai.
Vera Melis, da Fundação Orsa, apresentou algumas diretrizes do Progepi (Programa de Gestão Pedagógica para Educação de Primeira Infância) enfatizando a importância de educar cuidando. "Temos obtido resultados muito positivos com nosso trabalho no ensino infantil. Procuramos fundir duas funções: a de ensinar e a de cuidar. Aquele que ensina e cuida está educando", afirmou. Ela apresentou um vídeo sobre a Fundação, que atua nas áreas de Educação, Saúde e Promoção Social.
A diretora da Escola Básica Capitaín Baldomero Riquelme, Nélida Díaz de Stalder, declarou estar maravilhada com o sistema de Educação de Caraguá e desejou ter, em seu país, governantes que se proponham a investir no Ensino Inicial com pôde observar no município.
O prefeito Antonio Carlos da Silva se pronunciou agradecendo a presença dos visitantes e disse sentir muito orgulho da atuação da Secretária Roseli Morilla e sua equipe em parceria com a Fundação Orsa. "Graças a competência de vocês, tudo que era sonho se tornou realidade".
Após as explanações, houve uma apresentação de dança paraguaia e de canto em Guarani, que é o idioma nativo dos paraguaios. O prefeito, a secretária Roseli e a vereadora Prof. Dalva Santana receberam três sombreiros como lembrança dos educadores do Paraguai. (Fonte: PMC)

Boneca Emília é facilitadora de aprendizagem, em Caraguá
Expressão da metodologia cognitivista, Centros de Educação Infantil do município utilizam personagens infantis como mediadores da aprendizagem. O recurso permite à criança aprender brincando

Caraguatatuba - Personagem da obra de Monteiro Lobato, a boneca Emília é projeção da fantasia infantil de poder solucionar problemas. O mesmo se dá com o Pinóquio, a Bruxa, o Homem de Lata, personagens através das quais cada Centro de Educação Infantil estabelece vínculos afetivos que facilitam o processo ensino-aprendizagem.
Um dos pilares do projeto educacional desenvolvido em Caraguatatuba é o pleno desenvolvimento das linguagens expressivas da criança. As histórias contadas pelos personagens criam o contexto adequado para a efetiva construção do conhecimento.
O programa enfoca a interação do educando nos processos de aprendizado. Por meio da relação do ser humano com o mundo físico, social, lingüístico, cultural, entre outras, o conhecimento é construído. Assim, a interação com o ambiente, a relação com objetos e o constante diálogo estimulam a autonomia, a expressão e o raciocínio lógico das crianças, explica Vera Melis, coordenadora da área de Educação da Fundação Orsa. Desde a organização de espaços e ambientes até a definição de atividades diárias são feitas com a colaboração das crianças.
Parceria de Sucesso - A Secretaria de Educação Municipal de Caraguatatuba e a Fundação Orsa são parceiras, desde 2000, na gestão pedagógica, atendendo a 2250 crianças. Como exemplo da preocupação com o respeito fundamental aos direitos da criança, seguindo a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação, os CEI's contam com filtros de água na altura das crianças, banheiros adaptados, instituição das áreas expressas de literatura, teatro, casinha, brinquedos e outros espaços que refletem a autonomia destes meninos. Em relação a descoberta da valorização do papel profissional, o programa criou espaços de discussão e grupo de estudo para professores fora do horário de trabalho, possibilitando um desenvolvimento da auto-estima dos profissionais.
O Progepi garante o envolvimento da família e comunidade na arte de educar-cuidar, de forma prazerosa, sem que houvesse imposição de atuação, trabalhando sempre a necessidade das parcerias, do trabalho conjunto entre Família-Comunidade-CEI.
Fundação Orsa - Criada em 1994, a Fundação Orsa atua como "sementeira" de projetos e ações voltados à formação integral da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social. Ela estabelece modelos de propostas, dedica-se à pesquisa e ao desenvolvimento dessas "sementes" que, depois de testadas e aprovadas, podem ser disseminadas por ela e/ou por outras organizações, multiplicando assim o alcance e o impacto na sociedade.
Profundamente comprometida com a realidade social da região do rio Jari (Estados do Pará e do Amapá), realiza um trabalho social amplo e de longo prazo, com o objetivo de criar oportunidades profissionais e tornar possível o acesso ao conhecimento com possibilidades reais de inserção social e maior qualidade de vida.
"Somos um veículo de transformação para unir todas as pontas, entregando esperança à sociedade e soluções comprovadas ao governo", explica Sergio Amoroso, instituidor da Fundação Orsa e principal acionista do grupo Orsa, cujas destinam 1% do faturamento bruto anual para a Fundação Orsa.
Com sede em São Paulo e instalada, desde janeiro de 2000, em Monte Dourado, a Fundação Orsa - Unidade Norte recebe 1% do faturamento bruto anual da Jari Celulose para desenvolvimento de programas e projetos sociais de abrangência regional. (Fonte: PMC)

Prefeitura promove cursos de geração de renda

Caraguatatuba - Os cursos do projeto de Geração de Renda da Assistência Social de Caraguá já estão melhorando a vida de muitas famílias de Caraguá. Cerca de 50 famílias já são beneficiadas com a produção de pão artesanal e tempero caseiro. Até o final de julho, mais 70 famílias estarão produzindo o que aprenderam nos cursos, totalizando 120 famílias prontas para o trabalho.
Os cursos são monitorados pela equipe técnica do Espaço Cidadão Barranco Alto, onde está montada uma cozinha especializada neste trabalho. Lá também é feito o acompanhamento social das famílias envolvidas. Cada aluno recebe dois kits básicos de higiene pessoal e outro de ingredientes específicos para a fabricação dos produtos. O objetivo do projeto é fazer com que as famílias coloquem em prática o que aprenderam e gerem renda.
Após o curso, todas as famílias permanecem em contato com os monitores e a equipe técnica, recebendo orientações sobre margem de lucro, oportunidades de negócio, etc. Esta é mais uma iniciativa da prefeitura em busca de geração de renda e com isso a melhoria da qualidade de vida da população. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia Campeonato Paulista de Pesca

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar mais uma etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento no próximo domingo. É a 3ª etapa do campeonato e irão concorrer 8 clubes de pesca de todo o estado. Serão disputadas as modalidades Masculino, Feminino, Juvenil, Master, e Interclubes. Ao todo serão 150 atletas disputando quem pega a maior quantidade de peixe; cada 100 gr de peixe, garante ao atleta, um ponto, e, para cada peixe, mais dois pontos. Esta será a regra para esta competição que acontece das 8 às 14 horas na Praia das Palmeiras. Após esta etapa, a Federação Paulista de Pesca vai realizar mais 3 etapas, uma delas irá acontecer em São Paulo, uma em Ubatuba e outra e Caraguá. Segundo o vice-presidente do Clube de Pesca de Caraguá, cerca de 25 atletas representam o município nesta competição. (Fonte: PMC)

Alunos do Módulo Fazem Provão do MEC

Caraguatatuba - Domingo passado aconteceu em todo o Brasil o Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão). O Provão, como é conhecido, é um exame aplicado aos formandos com o objetivo de avaliar os cursos de graduação da Educação Superior, no que tange aos resultados do processo de ensino-aprendizagem. Foi aplicado pela primeira vez em 1996 para os cursos das áreas de Administração, Direito e Engenharia Civil.
Este ano, o Exame Nacional de Cursos (ENC/Provão) teve um índice de presença de 92,4% dos inscritos, segundo levantamento preliminar do MEC. Participaram da prova 435.810 alunos em 704 municípios de todo o País, num total de 6,5 mil cursos de 26 áreas: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, Fonoaudiologia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.
Segundo o Secretário Geral das Faculdades Integradas Módulo, João Evangelista Assis, 225 alunos foram inscritos pela Instituição para participarem do Provão deste ano. "Dos doze cursos superiores que oferecemos, por enquanto, somente os de Administração, Pedagogia, Letras e Ciências Contábeis são avaliados no Provão do MEC, por serem os mais antigos. Em breve, nossos cursos de Direito e Arquitetura farão parte do processo e posteriormente o de História e Biologia", explica Assis.
Historicamente os cursos do Módulo tem apresentado bom desempenho no Provão do MEC, chegando a superar grandes e tradicionais Universidades do Vale do Paraíba e Região Mogiana. No Provão do ano passado o curso de Pedagogia obteve conceito A, desempenho que colocou o curso da Instituição em igualdade com os melhores do País.
Além dos cursos citados as Faculdades Integradas Módulo oferecem os cursos de Turismo, Sistemas de Informação, Educação Física e Normal Superior. Em nível de Pós-graduação, a Instituição oferece os cursos de Psicopedagogia e Gestão Comercial.
Segundo a Direção do Módulo, ainda este ano, será oferecido o curso de Informática na Educação (nível de pós graduação) e em 2004 um novo curso de graduação, o de Computação. (Fonte: Módulo)

Professoras Paraguaias visitam a Câmara de Caraguá
Delegação veio conhecer sistema educacional de Caraguatatuba a convite da Prefeitura

Caraguatatuba - Caraguá está recebendo uma delegação de Professoras Paraguaias que vieram conhecer as unidades escolares da rede pública municipal de ensino. São 46 Professoras que chegaram no dia 8 e iniciaram o retorno ontem, 11 de junho. Na terça-feira a comitiva esteve visitando as dependência do Parlamento Municipal.
A vinda destas professoras ocorreu após a visita da técnica pedagógica de Educação Inicial, Norma Beatriz Berjarano de Benitez, com a Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla, intermediada pela Vereadora Dalva Ricardo Santana - Profª Dalva (PPS) em 22 de janeiro deste ano. Norma Beatriz já havia vindo outras vezes à cidade, juntamente com uma equipe de jogadores amadores de futebol, que costumeiramente visitam o município nas férias de verão.
Após as visitas a Técnica Pedagógica sentiu a necessidade de trazer outras colegas de trabalho e para isso solicitou uma autorização para a vinda da delegação.
A comitiva veio chefiada pelos representantes do Ministério de Educação do Paraguai, Damiana Segovia e Alfonso Villalba. As Professoras Paraguaias que aqui vieram pertencem a Educação Inicial da rede pública, que é dividida em 3 níveis e equivale ao maternal, pré-primário, jardim. Diferentemente do Brasil, a Educação Inicial no Paraguai pertence ao Ministério da Educação e não é municipalizado.
Na Câmara as educadoras assistiram ao Expediente da Sessão Ordinária semanal e durante a Tribuna dos Vereadores os representantes Damiana Segovia e Alfonso Villalba discursaram e agradeceram quanto a atenção e o carinho recebido. No intervalo fizeram um "tour" pelas dependências do prédio do legislativo e saíram logo após o início da Ordem do Dia.
Para a Vereadora Dalva Santana a visita foi o melhor do que as Relações Internacionais podem trazer. "Nunca imaginei que a simples visita da Norma Beatriz, junto com jogadores de futebol, pudesse resultar neste maravilhoso intercâmbio de conhecimentos, de idéias, experiências e de aprendizado pedagógico", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aprovado apenas Conselho Tutelar
Visita de delegação Paraguaia causa quebra de protocolo e reduz tempo de sessão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba recebeu a visita de uma delegação de 46 Professoras Paraguaias na noite da última terça-feira, dia 10 de junho, que vieram a convite da Secretaria Municipal de Educação, para conhecer as dependências das unidades escolares e o sistema de ensino aqui adotado. Devido a visita houve quebra de protocolo na hora da Tribuna dos Vereadores e a sessão acabou mais cedo.
As 46 Professoras Paraguaias pertencem a Educação Inicial de Assuncion, na capital do país, o que corresponde ao Pré-primário, Jardim e Maternal. No Paraguai a Educação não é municipalizada e pertence unicamente ao Governo Federal.
Devido a isso, foi aprovado apenas o Projeto de Lei do Executivo que fala sobre a composição e atribuição do Conselho Tutelar.
No Expediente foram lidos e encaminhados 8 projetos e aprovadas 2 Moções de Congratulações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aluna de escola pública é destaque em concurso estadual de redação

Caraguatatuba - A aluna Lilian Adriana Cabral Moreira, 16 anos, da E.E. Benedito Miguel Carlota, no Massaguaçu, recebe hoje, em São Paulo, um prêmio por sua redação pela paz. Realizado pelo World Trade Center de São Paulo e com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, o concurso destacou 10 trabalhos entre os alunos das quatro mil escolas da rede pública de ensino médio do Estado.
Para a premiação, três ônibus partirão hoje de Caraguá para a capital com 80 alunos, professores, supervisores, diretores de escola e parentes da aluna. A ansiedade sobre a classificação final da aluna é grande, pois somente na cerimônia o nome do vencedor será anunciado. O aluno autor da melhor redação ganhará uma viagem a Portugal, com direito a levar um professor e um acompanhante.
Para Lilian que tem a disciplina de língua portuguesa como sua preferida, estar na final de um concurso estadual é um reconhecimento pelo seu trabalho. “Eu sempre gostei de escrever.” Ela contou que escreve sobre diversos assuntos e que seus professores incentivaram sua participação. Tanta determinação já levou a adolescente a escolher uma profissão. Na faculdade quer fazer um curso de Produção Editorial e para isso vai iniciar no próximo ano um curso pré-vestibular para prestar vestibular na USP (Universidade de São Paulo) e na UNICAMP (Universidade de Campinas).
Segundo Waldemar Abel Filho, diretor da escola em que Lilian estuda, o resultado de uma aluna se destacar em um concurso estadual é, sem dúvida, o incentivo para que os demais colegas produzam outros trabalhos. “É motivo de satisfação e de incentivo para os demais alunos.”
Laércio Albaricci, diretor regional de ensino do Litoral Norte, também vai acompanhar Lilan na cerimônia de premiação. Para ele, o principal destaque é o fato de prêmios como esse provarem que o sistema de progressão continuada, tão criticado em época de campanhas eleitorais, não leva alunos para o ensino médio sem saber nada.
“Uma das primeiras atenções é o fato de terem dito que nossos alunos não sabem nada. Mas nós temos alunos que sabem ler e escrever. Foi colocado na mídia de um jeito que ficou a impressão de que os alunos chegam na 8ª série e não sabem nada.”
Ferramenta - Para quem gosta de escrever o computador é, sem dúvida, uma ferramenta importante. Mas Lilian, mesmo com todo seu interesse pela área, ainda não tem um em casa. Ela contou que costuma escrever seus textos e guardar numa pasta.
Quando pode ela utiliza a máquina da escola. Se ficar entre os três melhores trabalhos vai ganhar dois computadores, um para ela e outro para sua escola.
Concurso - O concurso de redação “Pela paz” faz parte da programação mundial do World Trade Center Association, que após os ataques de 11 de setembro de 2001, determinou a realização anual de um dia de ações pela paz em suas sedes espalhadas ao redor do mundo. Os dez alunos premiados receberão medalhas e terão suas redações expostas durante a semana em painéis do WTC São Paulo.
Além da premiação dos alunos, haverá um culto ecumênico, e o lançamento pelos Correios de um carimbo comemorativo do evento.
Redação: Paz – Base do comércio e desenvolvimento das nações
Certa vez, um homem decidiu se tornar um empresário de sucesso. Tinha determinação e boa vontade, sua intenção era fazer com que todos pudessem conhecer seu ótimo produto. Tinha tudo que precisava: auto-confiança, investimentos e um produto realmente bom. Mas algo estava errado. Porquê não alcançar o sucesso? Simples: ele insistia em um crescimento individual, na certeza de que seria capaz de entrar no mercado de renovações, opiniões, contribuições ou ajustes.
Sem precisar compartilhar suas idéias ou projetos com outros empresários e ele via como concorrentes. Tinha auto-confiança, mas não tinha confiança no próximo. Seu produto, não se tornou conhecido. Seu trabalho, não se tornou reconhecido. Seu sucesso, não obtido.
Assim como o sucesso, a Paz é um ideal a ser alcançado. Em bandeiras, é sempre simbolizada ou representada de alguma forma. E quando temos tudo para alcança-la, o próprio ser humano intervêm.
Para obtê-la é necessário o funcionamento de vários mecanismos. Mas dentre eles um considerado essencial que precisa ser desenvolvido e aprimorado cada vez mas. Chamado UNIÃO.
A Paz deve ser um lema para os governantes. Juntos, em função de todos, devem lutar por seus objetivos, visar seus ideais e nunca se esquecer do lema que têm em comum.
As pessoas, os países, todos precisam e dependem uns dos outros.
O mundo é um conjunto. Sem união, não há Paz. Sem Paz, não há mundo...
(Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela encerra hoje o fórum de ecoturismo

Ilhabela - Termina hoje no Hotel Itapemar, em Ilhabela, o 1º Fórum de Ecoturismo do município. Promovido pelo IEB (Instituto de Ecoturismo do Brasil), o evento é dirigido a empresários ligados ao turismo, guias e monitores ambientais, proprietários de meios de hospedagem, serviços de alimentação e transporte, Instituto Florestal, órgãos governamentais, representantes de ONGs (Organizações Não-Governamentais) e demais prestadores de serviços turísticos. Entre os palestrantes está a diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Kátia Regina Biagini Arean. As atividades terão início às 9h. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura investe em capacitação de funcionários

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria de Planejamento e Divisão de Recursos Humanos, iniciou esta semana, com um treinamento de dois dias, um projeto que visa o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos funcionários. Esta solicitação partiu do resultado depois de realizada uma pesquisa que diagnosticou a necessidade da realização do treinamento.
Entendeu-se que o fator mais importante para a produtividade da organização é centrado nas relações interpessoais, motivo pelo qual iniciamos a capacitação de chefes e encarregados dos setores que se inter-relacionam na Garagem Municipal, vindo de encontro ao entendimento da Administração de que nada adianta ter uma equipe operacional de boa qualidade sem a existência de uma coordenação eficaz.
Os principais tópicos abordados foram Noção do Campo Social, Princípio das Relações Solidarizantes, Adaptação do homem ao homem, O líder como um agente transformador entre outros. O treinamento foi ministrado pelo psicólogo Wladymir Ferraz De Camargo Lins, funcionário da rede estadual prestando, ha mais de 12 anos, serviço junto a esta municipalidade.
Visando incorporar conceitos modernos de gestão de recursos humanos, liderança, qualidade, valorização e crescimento do ser humano, este projeto tem como meta principal à capacitação de todos os funcionários do quadro.
A próxima etapa será o treinamento das unidades administrativas do paço municipal. (Fonte: PMI)

Plantão Eleitoral acontece neste sábado
O plantão será no Prédio da Vara Distrital de Ilhabela e realizará transferência de domicílio eleitoral, inscrição para título e 2ª via

Ilhabela - O Cartório da 132ª Zona Eleitoral de São Sebastião estará realizando um plantão eleitoral em Ilhabela no próximo dia 14 de junho, das 10h às 17h, para serviços de transferência de domicílio eleitoral, inscrição para título, 2ª via entre outros. Duas funcionárias do cartório estarão trabalhando com o auxilio de servidores públicos.
Para qualquer tramitação, os interessados devem ter em mãos o título de eleitor com comprovantes de justificativa - no caso de transferência - um documento original (RG, Carteira de Trabalho), se homem maior de 18 anos Certificado de Reservista e o mais importante, original do comprovante de residência em nome do interessado (com mais de três meses) e cópia que fica anexada ao processo. Todos os documento são muito importantes, portanto, devem estar em ordem para que a execução do processo seja completa.
Para aqueles que não votaram em algum turno (eleição) e não justificaram ou eleitores que completaram 18 anos até o dia 5 de outubro e não votaram deverão pagar uma multa de R$3,50 para que a situação seja normalizada e possa ser efetuado o pedido.
O plantão acontecerá no Prédio da Vara Distrital de Ilhabela, localizado a rua Sérgio Rodrigues, 11, no bairro do Perequê. (Fonte: PMI)

Prefeitura adquire mais um veículo para transporte de munícipes
O carro é destinado para o transporte de pacientes que precisam fazer consultas e exames específicos fora da cidade

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria da Saúde adquiriu esta semana mais um carro ambulância zero quilometro destinado ao transporte de munícipes que necessitam fazer exames ou consultas médicas específicas em outras cidades como São José dos Campos e São Paulo. Os recursos para a compra são do Programa Saúde da Família, convênio entre Secretaria Municipal da Saúde, Governo do Estado e Ministério da Saúde.
O veículo da marca Renault modelo Trafic custou R$29 mil e tem ar quente, direção hidráulica e bancos individuais. Segundo o secretário da saúde Antonio Colucci, tão logo tenha condições financeiras irá instalar um aparelho de ar condicionado que proporcionará ainda mais conforto aos usuários. Atualmente a prefeitura possui três veículos que fazem o mesmo serviço, duas peruas Kombi e um gol.
De acordo com o secretário da saúde Antonio Luiz Colucci, o veículo dará maior conforto aos munícipes que precisam deixar o município para consultas como oftalmologia, exames mais complexos como tomografia, ressonância magnética entre outros.
O prefeito Manoel Marcos disse estar contente por mais vez estar cumprindo mais um compromisso de campanha de dar mais conforto e segurança aos munícipes que necessitam deste tipo de serviço. (Fonte: PMI)

Vereadores questionam Julião sobre contratos com empresa

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião encaminhou um requerimento à prefeitura cobrando explicações sobre a empresa Eness Construtora e Serviço Ltda. que venceu seis licitações abertas pela prefeitura desde 2001, em um valor total de R$ 461 mil.
O requerimento questiona o prefeito Paulo Julião (PSDB) sobre as possíveis irregularidades na composição da empresa, reveladas pelo ValeParaibano na última semana.
No dia 2, o vigia Manoel Ferreira de Souza afirmou à reportagem do ValeParaibano que montou a empresa a pedido do empresário Eugênio Caldeira, pai de Marcos Caldeira, genro do prefeito.
O autor do documento que questiona a prefeitura é o vereador Sérgio Pereira de Souza (PV).
"Todas estas denúncias são muito graves. A Câmara não podia se furtar a pedir pelo menos explicações sobre o caso", disse o vereador.
A última licitação vencida pela empresa foi publicada na semana passada. A obra refere-se aos serviços de reforma no centro odontológico da região central da cidade, com contrato de R$ 87,8 mil .
OUTRO LADO- Paulo Julião não foi encontrado ontem para comentar o assunto. Em entrevista anterior, ele negou qualquer irregularidade nas licitações e disse que a empresa ganhou as concorrências por oferecer o menor preço.
Ele disse também que não existe qualquer tipo de favorecimento à empresa e vê o caso como 'perseguição política' da oposição.
O empresário Eugênio Caldeira não foi encontrado para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Delegação de educadoras Paraguaias visitam São Sebastião

São Sebastião - A delegação composta por educadoras da rede pública de Assunção, no Paraguai, que está na região desde semana passada realizando um intercâmbio educacional, estará hoje, quinta-feira, 12, em São Sebastião para conhecer o trabalho desenvolvido pelo município na área da educação.
As 45 mulheres são técnicas, supervisoras e diretoras de escolas que estão acompanhadas pela vereadora de Caraguatatuba e também professora Dalva Santana, que foi a idealizadora do intercâmbio.
As intercambistas já estiveram conhecendo o sistema de ensino em Caraguatatuba. Em São Sebastião, elas irão visitar a Secretaria Municipal da Educação, às 8h30 estarão no Teatro municipal, quando assistirão a apresentação de um institucional, às 9h farão uma visita ao Centro Histórico, com monitores da Secretaria de Turismo e Cultura e, às 11 horas, visitarão a escola Henrique Botelho.
Na parte da tarde a equipe visitará o Centro de Integração Infantil Meire Vasques dos Santos, a Escola Municipal Professora Iraydes Lobo Viana do Rego, o Centro Profissionalizante e a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. (Fonte: PMSS)

Secretário de obras acompanha pavimentação em Barra do Una

São Sebastião - O Secretário de obras públicas de São Sebastião, Ueneri Reich, visitou hoje, 11/06, o bairro de Barra do Una, Costa Sul de São Sebastião. Ele foi acompanhar o andamento da pavimentação da rua Itaipava, que deve ficar pronta em breve. A equipe que trabalha na obra já espalhou boa parte do agregado siderúrgico que é a base do asfalto. Na semana passada a empreiteira havia finalizado o processo de instalação de guias e sarjetas.
O vereador Wagner Teixeira também esteve no local, assim como Miguel Delgado, da regional de Maresias, Luiz Otávio, da regional de Juquehy e Vanderlei de Mattos, de Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Prefeita visita obras na Costa Sul e faz avaliação de seu mandato

São Sebastião - A prefeita interina de São Sebastião, Cláudia Batocchio Pinto Flausino, esteve hoje, 11, na Costa Sul, onde participou do programa apresentado pelo vereador Wagner Teixeira, na Rádio Comunitário Costa Sul FM.
Na ocasião, além de responder dúvidas de moradores da região, drª Cláudia também aproveitou para fazer uma avaliação do seu mandato que termina amanhã. Na sexta-feira, o prefeito Paulo Julião volta de sua licença e assume a Prefeitura Municipal.
Batocchio disse que ser vice-prefeita nessa gestão tem trazido muitas experiências novas, citando que a primeira delas foi o período em que atuou como Secretária da Saúde. “Fizemos uma revolução na saúde em um ano e meio de administração, pois a população recebeu inúmeras melhorias”.
De acordo com a prefeita interina, foi uma surpresa quando soube que Paulo Julião sairia de licença e ela deveria assumir a administração municipal. Ela diz que sua principal preocupação foi manter a mesma linha de trabalho de Julião, dando continuação ao mandato dele.
Para ela, o fato de ficar apenas um mês como prefeita possibilitou dar uma atenção especial a alguns setores. Desta forma, ela disse que identificou o que funciona e o que não funciona no município para apresentar um relatório com esse diagnóstico posteriormente ao prefeito.
“Além do que está sendo feito, pude ver algumas coisas que precisavam ser realizadas e liberar algumas coisas pendentes”. Um exemplo disso foi a liberação de obras de melhorias para Boiçucanga, como o guincho para os pescadores, a reforma do Ginásio de Esportes e a pista de skate, que deve ser construída no bairro.
Durante a participação de Cláudia Flausino, mais de 30 ouvintes ligaram para esclarecer algumas dúvidas em relação à Costa Sul. Uma delas envolve a iluminação da Vila Tropicanga. Neste caso, a prefeita disse que o processo não está parado, mas para que seja feita qualquer ação na região a Prefeitura precisa da liberação da justiça. Isso porque a área é embargada e não pode receber qualquer melhoria pública enquanto o processo não for liberado.
Quanto ao questionamento de alguns proprietários de imóveis estarem restringindo o uso de praias na região, ela garantiu que “nenhuma praia aqui é particular”. Ela diz que a prefeitura vai intervir nesses casos para que a liberação seja feita, caso esteja ocorrendo. Como existem áreas que foram interditadas pelo DER, estas só serão liberadas após a utilização do departamento.
A prefeita também garantiu que a Prefeitura está fazendo o máximo para melhorar o município. “As decisões e mudanças foram grandes e, como tínhamos inúmeras prioridades, tivemos que colocar algumas na frente”. Segundo conta, os três anos de governo até agora foram utilizados para colocar as coisas em ordem.
Entre essas mudanças, ela frisou o caso da saúde, que afirmou estar melhorando. “Apesar de muitos comentários, a saúde não está piorando. Ao contrário, já tivemos muitos avanços nesse período”. Ela enfatizou a questão do crescimento populacional, que acaba interferindo de forma significativa nesse setor. “É possível perceber as melhorias. Hoje, os pacientes podem fazer hemodiálise, mamografia, fisioterapia, exames de oftalmologia na cidade. Além disso, adquirimos uma ambulância UTI, os dois Prontos Socorros foram equipados e reformados e estamos para iniciar o serviço de fisioterapia na Costa Sul”.
A prefeita comentou que há dez anos, moravam em São Sebastião cerca de 35 mil. Esse número atualmente quase dobrou e, por esse motivo, o sistema tem dificuldades de acompanhar. A saúde também atende uma demanda bem maior na temporada.
Segundo ela, outra dificuldade é o turismo médico, onde muitas pessoas procuram a cidade para realizarem suas consultas e fazerem tratamentos. “Em Boracéia, por exemplo, 70% dos pacientes atendidos moram em Bertioga e um levantamento realizado no bairro da Topolândia mostrou que existiam cinco mil fichas avulsas que foram atendidas na unidade. Esse número equivale a 25% do total de população da região. Acredito que essa procura seja um sinal de que o sistema não está ruim, senão essas pessoas não deixariam suas cidades de origem para vir se tratar aqui”. (Fonte: PMSS)

Provedora acredita que medicação causou morte de parturiente

São Sebastião - A provedora da Irmandade Santa Casa Coração de Jesus, mante-nedora do Hospital de Clínicas, em São Sebastião, Elizabeth Chagas, considera que o medicamento Oxiton causou a morte de uma parturiente no hospital, no dia 2 de abril, além de demais 12 casos de hemorragia notificados a partir de 31 de março. “Até que me provem o contrário”, disse ontem durante uma audiência na Câmara.
A provedora, atendendo a pedido dos vereadores, expôs toda a situação do hospital e providências tomadas desde a morte da parturiente. Elizabeth citou aspectos que colocam o medicamento como causa principal da morte das reações nas demais mulheres.
O Oxiton, fabricado pelo Laboratório União Química Farmacêutica Nacional, é indicado para auxiliar a contração natural do útero após o parto. A provedora disse que todas as mulheres que receberam o medicamento apresentaram hemorragia cerca de três horas depois. O útero de todas voltou a relaxar, provocando hemorragia.
Segundo explicou, uma parturiente submetida a histerectomia (retirada do útero), não usou o medicamento e não teve problemas. Esta não apresentou qualquer reação à cirurgia. “Somente as parturientes que receberam o Oxiton tiveram problemas”.
Segundo Elizabeth, amostras do sangue das parturientes não revelaram infecção hospitalar. Cinco médicos realizaram oito dos partos, quatro equipes distintas de enfermagens atuaram nos procedimentos.
O Instituto Adolfo Lutz fez análise físico-química de amostras do Oxiton, não constatou problemas, mas não fez a análise microbiológica, solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde, por falta de amostras.
Essa análise pode checar contaminação por bactérias, vírus e fungos.
Elizabeth continua aguardando a análise completa do medicamento. “Acho que cabe à polícia saber quem ou quais são os culpados”, disse a provedora.
Ela também fez críticas a um relatório da DIR (Divisão Regional de Saúde) e Núcleo Regional de Saúde, sobre o Hospital de Clínicas que apontaram 126 irregularidades no prédio.
“No ano passado, quando a prefeitura investiu recursos para reformas do Centro Cirúrgico e do Centro Obstétrico, tivemos de excluir uma sala de descanso e lanche de médicos”. Segundo ela, a DIR quís realizar vistoria, mas a então secretária de Saúde, Cláudia Batocchio, não permitiu porque o município tem gestão plena em Saúde Pública.
“Nessa vistoria, autorizada pelo atual secretário (Aldo Conellian) os técnicos da Vigilância vieram com certa raiva, em razão do episódio do ano passado. A equipe procurou pêlo em casca de ovo”.
Ela justificou as falhas estruturais com base na legislação de 2002: não podem ser corrigidas em razão do prédio do hospital ter sido construído em 1963.
Quanto a medicações vencidas, apontadas no mesmo relatório, ela afirma que há divergências porque a Vigilância Estadual considera que todo medicamento com prazo de vencimento em abril, por exemplo, tem de ser descartado no primeiro dia do mês. “Nós entendemos que o vencimento é no dia 30”, diz.
Reação - Vários funcionários do hospital assistiram às exposições de Elizabeth e se manifestaram contra Wagner Teixeira, que teria dito que o hospital parecia um chiqueiro. Ele argumentou que usou a expressão com base no relatório da Vigilância Sanitária do Estado.
“O relatório não descreveu as condições do hospital com fidelidade, justiça, mas denegriu a imagem do hospital e da população que não tem condições de ser atendida em outras instituições. O Hospital de Clínicas tem 77 anos, não pode ter seu nome no lixo; há quatro anos não morria uma parturiente no hospital”, disse a provedora.
O vereador Sérgio Pereira de Souza considerou ser muito importante a realização do exame completo no medicamento Oxiton, uma vez que este seria o único elemento comum entre os 13 casos de hemorragia, um deles fatal.
O vereador Marco Antonio de Souza falou sobre uma carta do corpo clínico do hospital, onde se reclama da falta de participação nas decisões da administração do hospital. O documento não tem assinaturas. (Fonte: PMSS)

Hélice de rebocador corta cabo e adia a retirada da chata

São Sebastião - Mais uma vez a operação de retirada da chata “Batuta”, encalhada há pelo menos cinco anos na praia das Conchas, em São Sebastião, falhou. Ontem pela manhã, por volta das 11h, a Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil comandou a terceira tentativa.
O cabo utilizado pelo rebocador da Servemar acabou cortado pelo hélice e a operação foi cancelada. No dia 1º de junho, o cabo arrebentou. Um dia antes, a Capitania dos Portos tentou puxar com o barco “Pampo”, porém, a chata não se moveu.
Com um cabo ainda mais resistente, a Marinha faz hoje mais uma tentativa de retirada da “Batuta”. A chata será afundada próxima à Ponta das Canas, em Ilhabela.
Cada cabo utilizado no reboque custa em média R$ 22 mil, sendo que dois já arrebentaram. O gasto com os tambores, que tentam fazer a embarcação boiar, chega a R$ 15 mil.
Para o delegado da Capitania dos Portos, Paulo Rogério de Souza Almeida, tirar a embarcação da praia é “ponto de honra”. Além da Marinha, empresas marítimas da cidade estão apoiando este trabalho.
O proprietário da chata já foi notificado e deve R$ 5 mil em multas. Segundo a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, ele será acionado na Justiça para pagar todos os gastos da operação. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador questiona número de acidentes com bicicletas

São Sebastião - Saber o número de pacientes que deram entrada no pronto socorro municipal vítimas de acidentes com bicicletas, no último trimestre de 2.003. Esta é indagação do vereador Marquinho Souza, por meio do requerimento 338/03, protocolado na Câmara de São Sebastião.
No documento, ele também pergunta se houve algum óbito envolvendo ciclistas na cidade. O requerimento, aprovado por unanimidade na sessão desta 3ª feira, será encaminhado ao diretor do pronto socorro central, Marcelo Ferraz Coelho, e diretor do pronto socorro de Boiçucanga, Léo Jardim Alves de Souza, situado na costa sul.
A intenção do vereador é colher subsídios para apresentar um projeto de lei que discipline o trânsito de bicicletas no município. Praticamente, segundo ele, o mesmo conteúdo foi enviado à delegacia da Polícia Civil.
Marquinho argumenta que as autoridades estão ficando preocupadas com o aumento de acidentes envolvendo bicicletas, pois a maioria dos usuários é formada por menores ou pessoas que não conhecem a legislação, e que vêm cometendo "verdadeiros absurdos" no trânsito.
Ele informa que a bicicleta é uma alternativa cada vez mais válida para o transporte individual, cuja frota nacional está estimada em 45 milhões de unidade.
O vereador frisa, ainda, que o número de vendas poderá crescer, uma vez que há demanda reprimida por falta de condições adequadas para a sua circulação e de estacionamentos seguros. (Fonte: Correio do Litoral)

Capitão Mota pede retorno de "blitz" policiais

São Sebastião - Reativar as "blitz" policiais bem como os bloqueios em ruas e avenidas da cidade. Esta é a proposta do vereador Erwin Edson Aparecido da Mota (sem partido), encaminhada aos Comandantes do 20º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), Major PM Milton Pouza Júnior, em São Sebastião, e CPA/I - 1 (Comando de Policiamento de Área do Interior - 1) ,Coronel PM Sebastião de Souza Pinto, em São José dos Campos/SP, por meio de requerimento.
O objetivo da operação, segundo o autor, é verificar os documentos de veículos e seus ocupantes, além do porte de armas e pessoas com prisões decretadas, o que, conforme destaca, não vem ocorrendo há muito tempo no município.
Para ele, o comando da Polícia Militar deve criar situações para tentar intimidar e minimizar, mesmo diante da falta de efetivo em seu contingente, o crescimento no índice de crimes como roubos, furtos e homicídios.
"A polícia deve se fazer presente em todas as ocorrências criminais com o objetivo de prevenir, ao máximo, tais acontecimentos", argumenta.
Segundo Mota, a cidade está vivendo uma "grande" crise de insegurança. (Fonte: Correio do Litoral)

Escola de Surfe MP ensina crianças carentes de Maresias

São Sebastião - A escola de surfe MP de Maresias, Costa Sul, está desenvolvendo um trabalho filantrópico com as crianças carentes do bairro. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento.
As aulas são ministradas durante a semana e só podem participar crianças que estejam matriculadas na escola e que tenham boas notas no boletim. Foi o que informou o surfista e professor Marco Aurélio Pereira Corrêa.
Não é necessário ter prancha no primeiro momento, a escola oferece a estrutura necessária. Em uma hora de aula, dez minutos são de teoria e já no primeiro dia o aluno é capaz de ficar em pé na prancha. Pelo menos é o que garantiu o professor.
“Queremos treinar as crianças para que elas participem das competições regionais. Através do surfe, essas crianças têm uma perspectiva de um futuro melhor”, disse Patrícia de Oliveira, professora da escola e que tem no currículo títulos como campeã Sebastianense e duas vezes vice-campeã além de ser quarta colocada no circuito Volcom Surf Séries.
A escola está comemorando três anos de existência e já passaram por lá mais de 900 alunos, desde os quatro anos de idade até os surfistas de cabelo branco. Isso porque as aulas são individualizadas, um instrutor disponível para cada aluno. “Quem começa não pára mais. Os turistas sempre retornam”, disse Marco Aurélio.
Nos finais de semana e feriados a MP oferece aulas particulares aos turistas que aproveitam o tempo livre para aprender e também para relaxar porque o surfe não deixa de ser uma terapia, afirmou Marco Aurélio. “Surfe é uma meditação. O contato com o mar, com a natureza só faz bem. Já fiz vários esportes como o triatlon, por exemplo. Mas nada como entrar no mar com a prancha quando a gente está com problemas que tudo passa. Surfe é a minha vida”, desabafa o surfista que já foi top 16 no ranking brasileiro e campeão brasileiro e paulista pela categoria Master.
A escola MP tem o apoio da Fico, World Wave, Snowcat, Fu-wax, Fluid Energy, Colégio Objetivo- Rio Claro e Terral. (Fonte: Imprensa Livre)

“Madonas Abstratas de Pedra de Beira Mar” acontece domingo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da secretaria de Turismo e Cultura, realiza no domingo, dia 15, às 20 horas, a abertura da exposição de esculturas em pedra “Madonas Abstratas de Pedra de Beira-Mar”, da artista plástica Natali Caseiro.
A artista está em São Sebastião há um ano e meio confeccionando as madonas, que são montadas com pedras de beira-mar. Retiradas das praias do litoral norte em suas formas naturais, estas pedras conjugadas como num quebra-cabeça acabam por refletir esteticamente as imagens de madonas.
“A intenção é retirar as madonas da própria natureza sem esculpi-las, como se lá, em seu habitat natural, elas estivessem representadas pelas pedras, jogadas ao acaso à espera de que alguém as notassem”, explicou a artista.
Formada em Filosofia Pura e pós-graduada pela PUC-SP, Natali Caseiro dedicou-se às artes, participando de vários concursos, entre eles Salão de Artes de Santo André, 7o. Salão Brasileiro de Arte da Fundação Mokiti Okada, Salão de Artes de Jundiaí, Funarte SP - onde apresentou o projeto “Diagnóstico da Expressão da Paixão na Pintura Abstrata”. Autora do Projeto “Mãe Terra” (plantação de árvores frutíferas na cidade de São Paulo) e do Projeto “Fun Art”, educação através da arte para pichadores, lecionou Arte e Reciclagem na Funarte – SP para crianças carentes, como parte do Projeto “Vida”.
Trajetória - Desde 1987, Natali Caseiro vem participando de eventos artísticos e culturais em São Paulo, com exposições e apresentações como “21 trabalhos de pintura”, “16 óleos sem cartões”, “25 óleos sobre telas”, “Arte, Abstração e Esporte – artistas da Unearte” e “20 óleos sem cartões”, além de instalações como “Mares Polimorfos”, na Funarte, e mostras como “Retratos Teus – Palácio Nove de Julho”. Em seu acervo, possui obras como “Mulher Alada” e “Juliana”.
A artista também participou de um roteiro artístico em Portugal, em 1997 e 1998, nas categorias “Pintores e Fotógrafos Luso-brasileiros”, Pinturas Atuais de Tendência Impressionista” e “Pinturas Atuais do Brasil e Portugal”.
De 1992 a 1996, a artista expôs seus trabalhos nas praças públicas de São Sebastião. No ano passado, promoveu a exposição e instalação de “Retalhos do Cosmos” e “Objetos de Pedras de Beira-Mar”, na Semana do Meio Ambiente, no Arquivo Histórico do município. Em 2003, participou da I Mostra de Arte da Abolição – Luta de Conscientização do Racismo – na Secretaria de Turismo e Cultura.
A Secretaria de Cultura e Turismo fica na avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), 214, Centro. Maiores informações sobre a artista podem ser obtidas no site www.artecult.com/natalicaseiro - (Fonte: PMSS)

A turma do ABCD vai estar em Camburi
A terceira etapa do Maresia SP Contest rola neste fim de semana

São Sebastião - Será neste final de semana, dias 14 e 15 de junho, que os surfistas do Grande ABCD estarão na praia de Camburi, localizada em São Sebastião, litoral norte de SP, para a realização da terceira etapa do Circuito Maresia SP Contest 2003. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra conhecerão os campeões de surf nas categorias open, junior e longboard.
Quem irá defender o título de 2002 são: Daniel Jaques de Diadema e mais dois de São Bernardo. Fellipe Furtado na junior e Vitor Banys no longboard. Mas além do primeiro lugar no podium, os oito melhores da open, mais os quatro da junior e do longboard formarão a equipe do ABCD para o confronto final que está com data marcada para o mês de outubro.
Portanto, as disputas serão acirradas entre os competidores para garantir uma vaga na equipe que representará a região. No ano passado, a região da zona sul teve três campeões no confronto final e mais um da zona leste. A grande novidade para este ano é que haverá também a participação das equipes dos surfistas locais (onde acontecem os eventos). Sendo assim, os surfistas de Camburi, também terão chances de participar da última etapa do Circuito Maresia SP Contest 2003.
Entre a galera de São Bernardo do Campo está Clóvis Magalhães Moura, vice-campeão na categoria open. Aos 32 anos de idade e surfando aos finais de semana para manter o ritmo, ele diz que o circuito é uma excelente oportunidade de rever os amigos. Apesar da confraternização, Clóvis é um forte candidato ao título, já que conhece muito bem as ondas de Camburi. “Durante a semana, tenho que trabalhar e estudar, mas sempre desço para surfar em Camburi”, diz o coordenador de vendas.
Já na cidade vizinha, Santo André, mora o Carlos Gustavo Bello. Trabalhando como Corretor de Imóveis, Carlos, 24 anos, pretende construir um bom resultado nesta etapa na categoria longboard e para isso ele vem treinando na praia do Itararé, em São Vicente, além de manter o ritmo na academia e sempre que possível, joga um futebol.
Mas além das três categorias que estão em jogo, os surfistas do ABCD terão a chance de participar também da Tent Beach Expression Session que premiará o atleta que fizer a manobra mais radical. E enquanto as baterias estiverem rolando, o competidor que marcar a melhor nota durante o evento será premiado pela Styllos Best Wave.
Vale ressaltar que o critério de participação exige que o atleta seja morador da região, isto é, não basta ter um endereço familiar para se inscrever, é necessário que haja um comprovante de sua estadia. O valor da inscrição é de R$ 40,00, encerrando-se no dia 13 de junho (sexta-feira) às 12:00h. Os surfistas de Camburi devem entrar em contato com a associação local para se inscreverem. Informações pelos telefones: (0xx11) 6941-9902 ou 5058-2111
A terceira etapa do Circuito Maresia SP Contest 2003 tem o patrocínio da Maresia Boardtech. Apoio: Prorider; BHS; Fu-wax; Teccel; Universidade de Yôga; Bola de Neve; Tent Beach Mega Store; Akaloko; Jungle Beach; Styllos; Pacific Beach; Turco Loco; Prefeitura de São Sebastião; Governo do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; ASCAM - Associação de Surf de Camburi; ABC - Associação de Surf do ABC; ASSS - Associação de Surf de São Sebastião. Expression Session: Tent Beach. Best Wave: Styllos. Board Sponsor: Oficina Paulista de Surf. Divulgação: Venice Mag; Nuts; In Pocket Mag e www.waves.com.br . Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Federação Paulista de Surf e Associação de Surf Cidade de São Paulo.
Pontos de inscrições:
Tent Beach Mega Store: (11) 4994-4364
Akaloko: (11) 4541-4254
Jungle Beach: (11) 4519-6800
Styllos: (11) 4229-8233
Pacific Beach: (11) 4123-9285
Fonte: Marcos André Araújo - FAMA ASSESSORIA - Tels.: 55 13 3469-2527 / 9104-1819 - (Fonte fama.assessoria@terra.com.br)

Itaguá é reurbanizado e cidade ganha mais ciclovias

Ubatuba - A prefeitura iniciou as obras de reurbanização da praia do Itaguá, além da implantação de ciclovia entre os bairros Saco da Ribeira e Perequê-Mirim.
No bairro do Itaguá, as obras de urbanização no final da avenida Leovegildo Dias Vieira, entre a rua Capitão Felipe e o cais do Porto, no rio Acaraú, vão promover a mudança de local dos ranchos de pescadores de comum acordo com a categoria.
Os entendimentos serão mantidos entre a prefeitura e os pescadores, em decorrência da situação criada com o início das obras de urbanização na última segunda-feira.
O investimento é de R$ 274 mil, recurso liberado pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) e prazo para conclusão é de 12 meses.
São cerca de 800 metros da orla marítima que vão contar com ciclovia, calçamento, paisagismo e pedras em mosaico português. A obra se interliga com a estrada de acesso ao Cais do Porto.
A prefeitura anunciou ainda o início das obras da ciclovia ligando os bairros do Perequê-Mirim ao Saco da Ribeira, numa extensão de 800 metros, construída em paralela à orla do mar, com muros de arrimo e canteiros, incluindo ainda a construção de pequenos deques para pescadores, aproveitando os espaços em que a costeira avança para o mar. As obras, com prazo de 10 meses, estão orçadas em R$ 363,2 mil, e também serão feitas com verba do Dade. (Fonte: Imprensa Livre)

Briga por causa de mulher termina com desocupado baleado

Ubatuba - “Foi uma ‘parada’ errada com uma ‘vagabunda’”, respondeu o desocupado R.S.A., 21 anos, para Polícia Militar, que questionou o motivo do atentado contra ele. R. foi atingido com um tiro na madrugada de ontem, no Morro das Moças, bairro da periferia. Ele não quis revelar à polícia quem atirou.
A vítima levou um tiro próximo a virilha, quando estava na rua, próxima de casa. Uma pessoa de bicicleta passou e fez o disparo. A Polícia Militar atendeu o caso no pronto-socorro, onde R. contou que levou o tiro por briga envolvendo mulher. Ele não deu mais detalhes aos policiais e também não revelou a autoria.
R. já tem várias passagens pela polícia que o conhece desde os 14 anos. Na ocasião, ele chegou a ficar internado na Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor). Seus delitos são referentes a furtos e roubos.
A vítima foi submetida a intervenção cirúrgica na Santa Casa de Ubatuba, onde se encontra internado na enfermaria. Segundo a recepção do hospital, seu estado de saúde é regular. (Fonte: Imprensa Livre)

Metropolitano de futmesa termina neste Sábado

Ubatuba - Neste Sábado, 14 de Junho, termina o Campeonato Metropolitano de Futebol de Mesa, o mais importante promovido pela AUFM no 1º semestre. André Rafael, agora líder do ranking municipal, só precisa de 4 pontos em 3 jogos para ficar com o título sem depender dos resultados dos adversários Edu Macedo Jr e Ednelson Prado, os dois únicos que ainda podem lhe tirar a taça. Após 12 rodadas, André lidera com uma diferença de 5 pontos para Ednelson e 6 para Edu, e o fato de ter vencido os últimos 8 jogos lhe dá ainda mais confiança em conquistar pela primeira vez o título de campeão Metropolitano, apesar de ter que enfrentar nas rodadas finais, os irmãos Macedo, melhores botonistas de Ubatuba nos dois últimos anos. As 3 rodadas finais acontecerão na sede da AUFM, atrás do Ginásio de Esportes "Tubão", na avenida Prof. Thomas Galhardo, s/n, das 16:00 às 19:00 horas de Sábado. Os três primeiros colocados receberão medalhas e o campeão ganhará um time de futmesa profissional, no valor de R$ 50,00 (cor à escolha), oferecido pelo patrocinador do evento, a Pizzaria Tio Sam. A nota negativa fica por conta dos associados André Santos e Alexandre Augusto, que foram suspensos pela Comissão Disciplinar da entidade, por atitude anti-desportiva, não poderão comparecer à sede da associação para realizar seus jogos e os perderão por WO. O presidente da entidade, o jornalista Ednelson Prado, afirma que com a medida, espera que os associados "voltem a ter uma postura condizente com o esporte que praticam" e tumultos como o de Sábado passado, quando os dois envolveram-se em calorosa discussão, não voltem a ocorrer nos eventos promovidos pela associação. (Fonte:  www.futmesaubatuba.hpg.com.br)

Carta do Leitor

Derramamento de Óleo - Tenho lido sobre as multas aplicadas. A Petrobras vai recorrer, como já o fez todas as outras vezes. O detalhe é que nós nunca ficamos sabendo do desfecho da briga jurídica.
Peço que os orgãos de informação, se puderem, buscar informação sobre as outras multas aplicadas, se a Petrobras pagou-as ou não, bem como o que acontecerá com mais este caso de descaso.

Claudio Berttoti Marques
Caraguatatuba, SP


Nova Diretoria da AMOCIJA - Levamos ao conhecimento do Sr. Editor e seus leitores, que após eleiçao ocorrida em 1º de junho último, a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba/SP, para o biênio 2003/2005, passou a ter a seguinte constituição:
Presidente: Roberto Pereira Dias
Vice-Presidente: Renato Fonseca de Lima Rocha
Secretário: Orlando Ramos Siqueira
Tesoureiro: Aníbal Cesar Silva Lourenço Barbosa e demais diretores e Conselheiros.
Com o propósito de colaborar com esse conceituado veículo de comunicação e receber deste apoio na divulgação de nossos eventos, colocamos nossa entidade a disposição de vocês e de todos os leitores através do e-mail: amocija@uol.com.br,
Subscrevemos-nos,
Atenciosamente

Roberto Pereira Dias - Presidente
Orlando Ramos Siqueira - Secretário
AMOCIJA - Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim
Caraguatatuba, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Lagoa do Prumirim ©Roberto Russo

Ubatuba
Lagoa do Prumirim
© Roberto Russo


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Mykonos

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor