Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 13 de junho de 2003 - Nº 802 Edições Anteriores

Vivenda do Flamboyant Ilha do Pontal Pousada Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral se prepara para Campanha de Multivacinação
   Prefeituras vistoriam o Tebar na segunda-feira

Caraguatatuba:
   Caraguá terá sua 1ª Procissão Marítima em homenagem a Santo Antônio
   Caraguá faz casamento de 75 casais no dia de Santo Antônio
   Quadrilha anima abertura da Festa de Santo Antônio
   Valmir quer oficializar o "Azul Marinho"
   Vereador Zé Pedro vai para o PTB
   Pastor Anderson troca o PTB pelo PL

São Sebastião:
   Prefeitura reforma Abrigos de ônibus
   Abertas as inscrições para a regata de Canoas Típicas
   Escritório de arquitetura recebe prêmio em concurso internacional

Ubatuba:
   PMs acusados de morte são absolvidos
   Moradores protestam na Câmara
   Comerciantes do Itaguá discutem melhorias com Secretaria de Turismo

   Carta do Leitor



Litoral se prepara para Campanha de Multivacinação

Litoral Norte - O Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Saúde, realizará nesse sábado, dia 14, a primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação Infantil. Os postos funcionarão das 8h às 17h.

São Sebastião - a prefeitura mobilizará todos os Postos de Saúde da Família, postos volantes, além de outros locais estabelecidos pela Secretaria da Saúde para a realização da primeira fase da campanha.
Os postos fixos serão: PSF Jaraguá, PSF Enseada, Igreja Santa Rosa de Lima – Jaraguá, Creche Canto do Mar, UBS Morro do Abrigo, EEPG. Nair Ferreira Neves – São Francisco, PSF Pontal da Cruz, Clube de Malha – Porto Grande, Centro de Saúde, PSF Olaria, UBS Topolândia, PSF Itatinga e PSF Barequeçaba.
Já os postos volantes serão nos bairros Cigarras, Topo Varadouro e Guaecá, além da estrada da Limeira.
Durante o dia da vacinação, 350 funcionários estarão empenhados na campanha, que na primeira fase do ano passado vacinou 6.207 crianças, representando uma cobertura de 99,3% do número estipulado pela
Secretaria da Saúde - O percentual aumentou durante a segunda fase, passando para 104,67%, já que a secretaria tinha como público alvo 6.251 menores de cinco anos e foram atendidas 6.543 crianças. A meta municipal para este ano é vacinar 7.673 menores.
Para atender a demanda municipal, foram encomendadas 11,5 mil doses da gotinha contra paralisia infantil, 150 doses de BCG, duas mil doses contra a hepatite B e tetravalente, 1,3 mil doses para tríplice viral e 1,5 doses de DPT, difteria e tétano.

Caraguatatuba - Em Caraguatatuba, cerca de 8 mil crianças serão vacinadas neste sábado, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde.
O atendimento nos bairros da Costa Sul acontece no Perequê-Mirim (UBS), Pegorelli (EMEF Massako Sone), Porto Novo (UBS), Barranco Alto (CIEF João Benedito Marcondes), Morro do Algodão (UBS).
Na região central, o atendimento será no Centro de Saúde, Jaraguazinho (UBS), Indaiá (EMEF Carlos Rodrigues), Tinga (PSF) e Rio do Ouro (EMEI Honorina Pacheco Correa).
Já na região Norte, receberão vacina os moradores dos bairros Massaguaçu (PSF), Jardim Casa Branca (PSF e EMEF Oswaldo Ferreira), Jetuba (PACS) e Tabatinga (UBS).
Além desses postos, haverá um volante no Poço da Anta, nos bairros Pirassununga e Rio Claro.

Ilhabela - Além dos postos fixos, a prefeitura terá postos volantes nas regiões Norte e Sul. Nas comunidades tradicionais a campanha acontecerá em dias variados.
Neste dia, os postos deverão vacinar contra a paralisia infantil cerca de 2 mil crianças menores de cinco anos.
A vacinação será realizada nos seguintes postos fixos: PSF Armação, Centro de Saúde da Vila, PSF Itaquanduba, Prefeitura Municipal, EMEI Salvador Arena, PSF Barra Velha, PSF Água Branca, PSF Costa Sul.
Na região Sul, a vacinação acontece na Ponta da Septuba (8h30), Ponta do Frade (das 9h às 9h15), Borrifos (das 9h20 às 9h45), Itapecirica (das 10h às 10h15), Taubaté (das 10h20 às 11h15), Ponta da Sela Condomínio (das 11h20 às 12h30), Praça de São Pedro (das 11h40 às 12h30), Cambaraú (das 12h35 às 12h50), Veloso (das 13h às 13h25), Bexiga (das 14h30 às 14h45), Praia Grande (das 14h50 às 15h), Praça do Portinho (das 15h20 às 16h40) e ponto de ônibus do Ilhote (16h50 às 17h).
Já na região Norte, a vacinação acontece das 9h às 13h30, na praia de Jabaquara, Furnas, Pacuíba e Ponta das Canas; das 14h30 às 16h, no Arrozal, rua Albertina de Barros e Silva, Siriúba, Rua Leonor Amaral, Viana e Barreiros; e das 16h às 16h45, no Morro Santa Tereza.

Ubatuba - A cidade terá 17 postos de vacinação, sendo eles: Marafunda (E.E Profª Maria Alice Pereira), Praça 13 de maio (Comtur), praia Grande (no período da tarde na Imobiliária Tamoios), Toninhas (no período da manhã no Hotel Candeias), Ipiranguinha I (PAS Ipiranguinha) e Ipiranguinha II (E.M Governador Mário Covas), Horto (Salão do Horto, na Rodovia Oswaldo Cruz), Itaguá (PAS Itaguá), Estufa (Creche Francisquinho), Centro (Centro de Saúde), Saco da Ribeira (PAS Saco da Ribeira), Perequê Mirim I (PAS Perequê Mirim) e Perequê Mirim II (E.M Profª Maria da Cruz Oliveira), Perequê Açu (E.E Profª Dionísia Bueno Velloso), Sertão da Quina (PAS Sertão da Quina), Maranduba (Unidade Mista de Maranduba) e Sesmaria.
Além desses postos, a Secretaria da Saúde promove durante essa semana, a vacinação antecipada em diversos bairros da cidade, principalmente os de difícil acesso, através dos chamados postos volantes. A estimativa da cidade é vacinar mais de 5 mil crianças.
Poliomielite - A poliomielite ou paralisia infantil, como é comumente chamada, é uma doença grave que atinge geralmente os membros inferiores, podendo levar à morte. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeituras vistoriam o Tebar na segunda-feira

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte pretendem realizar na segunda-feira uma vistoria no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) de São Sebastião. As secretarias de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião vão vistoriar o píer Sul --local onde ocorreu o vazamento de óleo no último dia 3. O vazamento de mais de 15 mil litros de óleo atingiu nove praias e quatro ilhas de Caraguá e Ubatuba. O Tebar informou ontem que divulgará na segunda-feira o volume do vazamento e o laudo sobre as causas do acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá terá sua 1ª Procissão Marítima homenageando Santo Antônio
Para participar, é necessário inscrever-se com antecedência e reservar vaga nas escunas participantes. Além de um interessante passeio turístico, o percurso da procissão de Santo Antônio vai lembrar uma parte da história de Caraguá, relembrando trechos, como o que vai da Cocanha ao Centro da cidade, que era feito a pé pelos caiçaras da região norte

Caraguatatuba - Caraguá realizará, pela primeira vez, uma Procissão Marítima em homenagem a Santo Antônio, o padroeiro da cidade. Organizada pela AHP (Associação de Hotéis, Pousadas e Similares), Prefeitura, Fundacc, Paróquia Santo Antônio e Associação das Marinas da Tabatinga, a procissão acontece no próximo dia 14 de junho e deverá reunir cerca de 50 embarcações.
A saída da procissão está marcada para as 9 horas, em frente à Capela de Santa Cruz, na praia de Massaguaçu. Um barco, que estará à frente com a imagem do Padroeiro, guiará a procissão para a Praia do Camaroeiro, onde todos receberão bênçãos do bispo Dom Frei Fernando Mason.
O evento é aberto a todos. Para participar, é necessário inscrever-se com antecedência e reservar vaga nas escunas participantes. Até agora está confirmada a participação da Escuna Santa Maria, da Marina Martim de Sá; de onde sairão as embarcações em direção à capela da Santa Cruz; e a Maria Bonita, da Mikonos Turismo que também está participando do evento com uma escuna para 100 lugares. Um convidado especial desta embarcação é o pescador Benedito Cândido.
As inscrições podem ser feitas em dois locais: no Restaurante Golfinho, na Praia Massaguaçu e Pousada Viamar, na Tabatinga. O custo do passeio será de R$ 5,00 por pessoa.
A procissão de Santo Antônio vai lembrar um trecho da história de Caraguá, como o trajeto da Cocanha ao Centro da cidade, que era feito a pé pelos caiçaras da região norte.
Os hoteleiros associados de Caraguatatuba, que consideram a região sul de grande importância tuística para Caraguá, querem com esta realização, integrar-se não só aos eventos de Santo Antonio como também a outros eventos. "Queremos estar integrados às atividades sociais, culturais e religiosas do município", afirmou o hoteleiro Waldemar Rodrigues Filho. (Fonte: PMC)

Caraguá faz casamento de 75 casais no dia de Santo Antônio

Caraguatatuba - A Igreja de Santo Antônio, de Caraguatuba vai realizar pela quarta vez o casamento comunitário. Este ano, 75 casais celebrarão o casamento que será presidido pelo padre Jacob Putenkandam e concelebrado por mais seis padres.
A cerimônia dura uma hora e segue os moldes do casamento individual, sendo que o consentimento é feito individualmente. Os casais também têm de participar de um curso com cinco palestras antes do casamento.
O evento é realizado pela Igreja Católica, que vem atraindo cada vez mais os casais de namorados e pessoas que vivem juntas para a cerimônia religiosa. "É uma oportunidade que a igreja está oferecendo para os casais regularizarem o casamento perante a igreja. Nosso maior objetivo é resgatar os valores da família", comentou o Padre Jacob Putenkandam. (Fonte: PMC)

Quadrilha anima abertura da Festa de Santo Antônio

Caraguatatuba - Um grupo de dança irá apresentar uma quadrilha na abertura da parte profana da Festa de Santo Antônio, em Caraguatatuba. O evento acontece no próximo dia 13, sexta-feira, na Praça Dr. Cândido Motta, após a missa.
Junho é o mês de Santo Antônio e, para comemorar sua festa, Caraguatatuba está repleta de atividades. Na abertura, um grupo de dança da professora voluntária, Cristina Eras, formado por 32 pessoas, com idade entre 7 e 18 anos, irá apresentar uma quadrilha muito animada. Segundo a professora, os dançarinos estão preparados para o show. "Fizemos seis ensaios e, por sermos um grupo que já dança, há um ano, todos estão bem afinados para a apresentação", disse. Ela acrescentou que o grupo todo tem 87 alunos.
As comemorações da Prefeitura, em homenagem ao Santo Padroeiro de Caraguá, se iniciaram no último dia 05, quinta-feira, com a exposição "Santos e Arcanjos", do artista Vagner Aniceto, no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) e, agora, a partir do dia 13, a Praça Dr. Cândido Motta entrará no ritmo das festividades com shows musicais, barracas de comidas típicas e até um concurso de quadrilhas. Para se inscrever é preciso retirar uma ficha de inscrição na Fundacc até hoje, dia 12. A exposição acontece, de terça a domingo, até o dia 30 e a festa na praça até o dia 29.
Segundo o Secretário de Turismo, Paulo Noronha, doze barracas de gastronomia serão montadas no local no evento, sendo duas delas, de entidades assistenciais filantrópicas. "Essa festa tem um cunho turístico e social por vários motivos. Por exemplo, junho é considerado um mês fraco para o comércio, então, o evento poderá proporcionar um aumento nas vendas e, conseqüentemente, a geração de empregos. As barracas das entidades poderão arrecadar fundos em um período, que, antes, não era significativo para elas", afirmou.
Ele lembrou que Caraguatatuba, como boa cidade turística, comemora o dia de seu padroeiro no Dia do Turista. "É importante iniciar um evento num dia especial como esse, isso valoriza muito o nosso visitante. Nosso turismo tem se desenvolvido bastante dentro de um contexto também social, pois temos uma preocupação grande em gerar empregos atraindo turistas para cá".
Desde o dia 31 de maio, a Igreja vem realizando a festa religiosa, com a trezena do santo, e também a quermesse com bingo beneficente e comidas típicas.
Programação:
Todos os shows musicais acontecerão no Coreto da Praça Dr. Cândido Motta, às 21 horas, sempre após a missa.
Dia 13 – João Marcos e Juliano
Dia 14 – Cafezinho do Nordeste
Dia 15 – Banda Municipal Carlos Gomes
Dia 17 – Tribo Caiçara
Dia 18 – Puro Charme
Dia 19 – Bichos da Costeira
Dia 20 – Massala
Dia 21 – Violeiros de Caraguá
Dia 22 – Banda Municipal Carlos Gomes
Dia 24 – Clayton e Dennis
Dia 27 – Puro Sentimento
Dia 28 – Akará
Dia 29 – Banda Municipal Carlos Gomes (Fonte: PMC)

Valmir quer oficializar o "Azul Marinho"
Vereador resgata a história caiçara imortalizando prato típico dos pescadores

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Projeto de Lei que institui o "Azul Marinho" como o prato típico do município. O "Azul Marinho" é o tradicional prato de peixe com banana verde.
Sempre disposto a levantar polêmicas através de seus projetos de lei, desta vez o Vereador Valmir da Colônia quer resgatar a memória do povo caiçara, oficializando o prato típico da cidade, que é o "Azul Marinho", que nada mais é do que um prato de peixe com banana verde.
O nome "Azul Marinho" vem do cozimento de banana verde na panela de ferro, onde a oxidação reage na banana verde, produzindo a coloração azulada.
Para o Vereador é importantíssimo resgatar a memória do povo. "Sinto-me mais caiçara do que muitos que aqui nasceram e, sendo criado por caiçaras, tenho orgulho em imortalizar o prato que tanto comi quando era pequeno", disse.
Valmir espera que a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) abrace a idéia e faça até eventos ligados ao assunto, como a difusão do prato e sua receita ou um concurso, premiando o cozinheiro que melhor prepara o "Azul Marinho". Atualmente o projeto foi para as Comissões Permanentes e deverá ser votado nos próximos 30 dias. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Zé Pedro vai para o PTB
Troca de legenda visou retribuir apoio dado pelo prefeito municipal

Caraguatatuba - O Vereador José Pedro Lucas - Zé Pedro, da Câmara Municipal de Caraguatatuba acertou no final da tarde da última quarta-feira a troca de legenda, do seu partido, PRP (Partido Republicano Progressista), para o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Com essa são 2 (duas) as trocas de partido no Parlamento Municipal de Caraguatatuba nas últimas 48 horas.
A mudança de legenda foi definida no final da tarde de quarta-feira, dia 11 de junho, entre o Parlamentar e o Vereador Aurimar Mansano, líder do partido na Câmara.
Segundo Zé Pedro, o convite foi aceito na forma de retribuição à parceria entre ele e o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) no trato e apoio às reivindicações da comunidade da zona sul e como forma de reforçar o bloco governista local, da qual o PTB faz parte. "O Aurimar me convidou e entendi que se recusasse, o prefeito poderia pensar que estou contra ele", disse Zé Pedro.
Para Aurimar Mansano a vinda de Zé Pedro manteve o nível e um bom número de representantes do PTB no Parlamento de Caraguá. "Continuamos com 3 (três) Vereadores na bancada que apóia o prefeito e trouxemos para nossas fileiras um Parlamenta lutador, com garra e vontade de crescer, que se identifica com os companheiros e com o partido", frisou.
Com a mudança, a segunda, em 48 horas no Legislativo local são 2 os Vereadores que trocaram de legenda. Anderson Silva Bertoncini - Pastor Anderson, que foi para o PL e agora José Pedro Lucas - Zé Pedro, que mudou-se para o PTB. Com isso o PTB volta a ter 3 (três) Vereadores e o PRP fica sem representante no Parlamento Municipal.
Com a mudança, são pequenas as alterações no quadro de Parlamentares da Câmara de Caraguatatuba. O PL agora conta com 3 (três) Vereadores, o PSDB com 5 (cinco), o PPS com 4 (quatro), o PTB com 3 (três), 1 (hum) do PSB e 1 (hum) do PDT. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pastor Anderson troca o PTB pelo PL
Vereador alega que tem afinidade com novo partido e considera mudança estratégia política

Caraguatatuba - O Vereador da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Anderson Silva Bertoncini - Pastor Anderson, trocou na manhã de anteontem, terça-feira, 10 de junho o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) pelo PL (Partido Liberal). A mudança partidária, segundo o Parlamentar tem base em afinidade e em estratégia política.
Com a mudança o PTB fica com apenas 2 (dois) Vereadores e o PL aumenta sua bancada de 2 (dois) para 3 (três) Parlamentares.
Segundo o Vereador a mudança tem como base a afinidade de longa data pelo PL, além de ser uma estratégia política. É bom frisar que as eleições municipais estão marcadas para outubro de 2004 e pela Lei Eleitoral os políticos podem mudar de legenda até um ano antes do pleito.
Para o presidente do Diretório Municipal do PL, o Vereador Omar Kazon a mudança foi benéfica para a legenda. "Além de aumentarmos nosso contingente no Parlamento em Caraguá, trouxemos para nossas fileiras um Vereador atuante, determinado e com muita vontade de transformar a vida e a cidade de Caraguatatuba", disse.
O Pastor Anderson continua como líder do prefeito Antonio Carlos da Silva na Câmara. O líder anterior, o Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca, também é do PL. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura reforma Abrigos de ônibus

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da secretaria de Obras e Infra-estrutura, iniciou a reforma dos abrigos de ônibus. No total, serão mais de duzentas unidades que estarão recebendo melhorias e nova pintura. O primeiro a ser reformado (na foto) fica em frente a Petrobras, no centro.
Outra reivindicação da população que estará sendo atendida é a construção de um abrigo de ônibus em frente da concessionária Volkswagen.
As obras que iniciaram na região central, em breve, estarão acontecendo na costa norte e, em seguida, na costa sul. (Fonte: PMSS)

Abertas as inscrições para a regata de Canoas Típicas

São Sebastião - Após oito anos parada, a regata de Canoas típicas de Boiçucanga será reativada e já tem data marcada. Será realizada no dia 28 de junho.
Para participar da regata é preciso que a canoa seja típica e não de regata. As categorias em disputa serão: feminino de um e dois remos e masculino de um, dois e três remos.
“O objetivo da regata é resgatar a cultura caiçara. Porque com a falta de canoas, a cultura caiçara está indo embora. Daqui a pouco vamos ver as canoas só em fotos”, disse Lavínia de Matos, uma das competidoras e organiza-doras do evento e vice-presidente do Sindserv.
A sub-prefeitura da Costa Sul dará o transporte das canoas de Toque-Toque a Boracéia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (12) 3865-2804, no Centro Cultural Esportivo com Luiz Antônio de Sant’ anna, chefe de divisão de esportes ou com Lavínia Matos pelo telefone (12) 3865-1316, em horário comercial.
O evento tem o apoio dos Pescadores do bairro, Sociedades Amigos de Boiçucanga, dos vereadores Wagner Teixeira e Benedito Amâncio dos Santos e do restaurante Cheiro verde. A 6ª Regata de Canoas típicas é realizada pela Secretaria de turismo e Cultura e divisão de Esportes da Costa Sul. (Fonte: Imprensa Livre)

Escritório de arquitetura recebe prêmio em concurso internacional
Com projeto para a construção do novo museu do Cairo, Vigliecca Associados fica entre os dez melhores do mundo. Equipe concorreu com 1557 escritórios de 82 países

São Sebastião - O escritório de arquitetura Vigliecca Associados, sediado em São Paulo, na região dos Jardins, recebeu nesta semana, no Egito, a menção honrosa por sua participação no concurso internacional para a construção do novo museu do Cairo. A equipe, composta por dezoito pessoas entre arquitetos associados e consultores, concorreu com 1557 participantes de 82 países.
Este escritório é o mesmo que venceu as licitações em São Sebastião para fazer os complexos educacionais e esportivos nos bairros Topolândia, na região central, e na Enseada, na costa norte, também contarão com Centros Profissionalizantes e de Saúde.
O concurso, organizado pelo Ministério da Cultura da República Árabe do Egito, com o apoio da União Internacional de Arquitetos e o patrocínio da UNESCO, consumiu um ano de trabalho em duas etapas. Para a segunda fase foram selecionadas vinte equipes, sendo que o único escritório não europeu selecionado foi o Vigliecca. Hoje serão anunciados três vencedores e os sete que receberão menção honrosa.
O atual museu do Cairo, que possui um dos mais importantes acervos de arte antiga do mundo, foi projetado em 1902, portanto há cem anos, para receber anualmente 200 mil visitantes. Esse número hoje atinge a marca de 2,5 milhões de visitas por ano. O museu possui mais de 140 mil peças, sendo que estão expostas apenas cerca de 40 mil. As demais estão estocadas por falta de instalações adequadas.
O novo museu deverá ser construído no Platô de Giza, a dois quilômetros das pirâmides, em uma área de cinquenta hectares pertencente ao sítio arqueológico da UNESCO. Será projetado para 5,5 milhões de visitas anuais, com área total em torno de 400 mil m², e deverá abrigar peças com alturas que variam de 1cm a 8 m. Além de espaço para exposições, o novo museu do Cairo terá laboratórios, locais para pesquisa e treinamento científico, auditórios para conferências, centros comerciais e estacionamento para mais de 700 veículos. O valor previsto para investimento na construção do novo museu é de U$ 350 milhões. (Fonte: Imprensa Livre)

PMs acusados de morte são absolvidos

Ubatuba - A Justiça de Ubatuba absolveu anteontem quatro policiais militares acusados de matar Valderli José da Silva, 21 anos, em 1985. Segundo a denúncia, Silva, que era suspeito de ter furtado um veículo, foi morto quando estava algemado. Os PMs foram levados a júri popular. Segundo o advogado dos PMs, Jonas Alves, a tese apresentada foi homicídio culposo. Os policiais Luiz Carlos Dutra, 51 anos, Juraci Paulino da Silva, 53 anos, Pedro Custódio Vieira, 47 anos, e Manoel Pinheiro dos Santos, 47 anos, ficaram presos 40 dias em 2002. A família de Silva, que ainda pode recorrer da sentença, não foi localizada ontem para comentar o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores protestam na Câmara

Ubatuba - Um grupo de moradores esteve na última terça-feira, dia 10, na sessão da Câmara Municipal de Ubatuba para protestar contra a Santa Casa. Segundo eles a demora no atendimento era muito grande e alguns doentes não se sentiram bem durante a espera. O grupo dirigiu-se ao plenário da Casa de Leis e manifestou sua indignação. Imediatamente o presidente, Rogério Frediani(PTB) formou uma comissão composta por advogados do setor jurídico da Casa e uma jornalista para acompanharem o caso. Cerca de 30 minutos depois o problema havia sido resolvido e as pessoas foram atendidas normalmente.

Comerciantes do Itaguá discutem melhorias com Secretaria de Turismo

Ubatuba - Moradores e comerciantes do bairro Itaguá, em Ubatuba, tiveram a oportunidade de conversar na última terça-feira com o secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, sobre seus anseios e expectativas para a região.
Na avaliação do secretário, “o Itaguá é um forte atrativo e deve estar muito bem estruturado para receber os turistas”.
A reunião, que contou com cerca de 40 pessoas, foi realizada na Pousada Porto Itaguá. Por cerca de três horas foram levantadas várias questões de interesse público, como as praças abandonadas, a questão dos quiosques, a criação de um ponto de informações turísticas, entre outras. Além dos assuntos relacionados diretamente ao bairro, falou-se muito sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico elaborado pelo secretário.
O objetivo do encontro, que já aconteceu em outros bairros, foi formar comissões para elaborar projetos de melhoria no Itaguá. São quatro comissões, com seus respectivos líderes: Regulamentação do setor Turístico; Organização das atividades turísticas; Promoção e Marketing, e Fiscalização.
Cada comissão terá um mês para entregar as propostas para Carvalho, que deve apresentar até julho o orçamento necessário para 2004.
O foco dessas reuniões e da formação das comissões é fazer com que a comunidade participe ativamente das reformas na cidade. “As pessoas sempre reclamaram que não têm participação. Essa é a grande chance de isso mudar; qualquer morador poderá opinar e dar idéias que serão avaliadas com cuidado”, disse Carvalho.
Segundo ele, para dar certo, as decisões devem começar a ser tomadas “de baixo para cima”, ou seja, primeiro ouvir o que moradores têm a dizer e assim, reorganizar e estruturar o bairro em conjunto.
O projeto da ADENTUR (Agência de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo de Ubatuba), de autoria do secretário Sérgio Carvalho, foi protocolado esta semana na Câmara Municipal.
O projeto de lei foi elaborado para ser implantado com blindagem contra interferência política e amarrado para contar apenas com quadro de funcionários técnicos em turismo e nas demais funções.
A Adentur deverá trabalhar inicialmente com a receita orçamentária migrada da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), mas com o diferencial de poder buscar recursos e parceiros da iniciativa privada e até de organismos internacionais.
Com a criação da Adentur fica extinta a Setur e pára de funcionar a Comtur (Companhia Municipal de Turismo). O objetivo, de acordo com Sérgio Carvalho, é a profissionalização das atividades públicas do turismo de Ubatuba, com total autonomia e mais dinamismo nas ações para o desenvolvimento econômico e social. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

Salvem nossos oceanos - Temos assistido com frequência cada vez maior, atos de vandalismo e descaso promovidos por seres que se dizem humanos. Desde os mais remotos tempos, o homem tem sido seu próprio algoz e a natureza, complacente, perdoa-o e recompõe o necessário para garantir sua subsistência. Assim é com o meio ambiente, com as devastações observadas nas matas, com o descaso com que se manipulam produtos altamente tóxicos e com a poluição desmedida que já afeta todo o planeta.
Temos assistido impotentes, rios serem serem contaminados, petróleo derramado nos oceanos, vitimando a vida marinha. Aves, peixes e animais aparecem no Jornal Nacional mortos e sujos de óleo e nos limitamos a pensar..."pobrezinhos" . Que nada, pobres de nós mesmos, isto sim! Devemos sofrer de algum tipo de alienação que faz com que banalizemos as ações criminosas e inconsequentes.
A verdade é que esperamos que desta vez, a punição contra o vazamento no Tebar , com consequências desastrosas para as cidades vizinhas, seja punida exemplarmente. É o mínimo que se pode fazer para evitar que outros desastres aconteçam por irresponsabilidade de alguns que valorizam os interêsses econômicos acima dos valores morais e éticos pertinentes a qualquer cidadão de bem que queira continuar vivo por mais alguns anos.
A natureza já não suporta mais engolir pratos tão indigestos.

Selma Gallo
Jornalista
Caraguatatuba, SP


Desastre Ecológico - Estou acompanhando muito apreensivo o acidente ocorrido em São Sebastião (vazamento de óleo) e muito preocupado com os danos que ficarão na Natureza e ecossistemas da região, que compreende as áreas entre a Ilha Anchieta a Praia da Tabatinga.
Gostaria ainda de invocar a participação e manifestações das ONG´s e colaboradores que defendem tanto a região que foi afetada, pois até o momento não ví e não lí nada que demonstra uma movimentação destas entidades e pessoas em ajudar no ocorrido. Será que as mesmas só se manifestam quando tem que atacar o turismo náutico da região (Lanchas e barcos)?????
Nos trabalhos de recuperação das áreas, vejam abaixo quem ajudou muito nos trabalhos de recuperação:
"A Defesa Civil de Caraguatatuba informou que uma brigada de voluntários dirigiu-se nesta quarta-feira para os locais atingidas pelo vazamento de óleo..... O grupo foi preparado para combater a poluição e iniciar a limpeza da água, que se necessária, será feita por grupos de pescadores e seus líderes"...
..."A Brigada do Litoral Norte conta também com pescadores voluntários de Caraguá, São Sebastião e Ilhabela. Eles participaram de um curso coordenado pelo Tebar-Terminal Marítimo Almirante Barroso, em abril deste ano. Ao todo participam 90 barcos, cerca de 30 barcos de cada município."...
..."A prefeitura montou uma brigada com 50 voluntários e nove embarcações para atuar nas praias Martin de Sá, Cocanha e Tabatinga. As equipes ficarão de plantão em terra e no mar para casos de emergência."...
..."Ontem, a remoção das manchas finas de óleo que atingiram a praia Ponta Grossa e as ilhas do Mar Virado e Enseada do Flamengo também foi concluída. Durante a limpeza foi usado o sistema de batimento mecânico - quando usa a hélice de embarcações para dispersar a mancha."....
Vamos manifestar nosso desagrado ao ocorrido e pedir providências aos orgãos competentes para tornar seguro o descarregamento e movimentação de navios petroleiros na região.

Ysmail Almeida
Tabatinga
Caraguatatuba, SP


SACY Informa - A reunião do Conseg 2o DP, realizada na noite de sexta-feira mobilizou grande número de moradores da Costa Sul da cidade. Insatisfeitos com a falta de segurança nos bairros os moradores reclamaram de falta de policiamento preventivo e na dificuldade no atendimento das ocorrências.
A presidente da entidade, Éder Ávila Castanha Monteiro, abriu a reunião dizendo que a insegurança que mobilizou os moradores um ano atrás, estava de volta. “Temos falta de policiamento, o governo do estado prometeu 20 policiais a mais no nosso efetivo e mandou 12. Desses 12 cinco já não estão mais aqui. Estamos desprovidos de tudo”, reclamou.
O vereador Wagner Teixeira disse que tentou ligar para a Policia Civil quando soube do assalto a agencia do Bradesco na manhã de sexta-feira, mas a ligação não foi atendida. “É preocupante e triste, mas temos hoje uma falsa impressão de que temos delegacia em Boiçucanga”, disse.
A moradora de Toque-Toque Pequeno Eulália Lara de Oliveira deu um desabafo emocionado, contando do assalto a mão armada sofrido por ela, seu marido e filha na quinta-feira. Ele contou que três homens armados invadiram sua casa e além de levarem dinheiro, jóias e pertences da família, torturaram os moradores da casa. “Passei momentos de horror”, disse.
O tenente Alexandre Candido de Lima disse que o assalto à casa de Eulália foi realizado por três membros de uma quadrilha de assaltantes que atuam em Maresias. “Dois dos cinco membros já foram presos, precisamos pegar os outros três” O tenente Candido disse ainda que a identidade dos assaltantes e seus endereços são conhecidos. “É preciso que a Policia Civil peça mandado de prisão deles”, falou.
A presidente da Federação Pró Costa Atlântica, Regina Helena de Paiva Ramos, disse que a situação de criminalidade na Costa Sul precisa de uma ação enérgica da comunidade. “Nos só conseguimos alguma coisa no ano passado depois de ameaçarmos fechar a rodovia com um protesto. Precisamos fazer isso novamente, precisamos de um movimento violento, chega de sermos civilizados”, disse, sendo muito aplaudida. Regina disse que os moradores da Costa Sul irão formar um comitê para organizar um protesto, já que o Conseg, como órgão oficial, não pode fazer isso.
O presidente do Conseg de Maresias, Nélio Mendonça, também presente a reunião, pediu a palavra e disse que não se devia incitar as pessoas contra as autoridades durante as reuniões do Conseg. Regina Helena disse que não estava incitando ninguém contra os policiais. “Os policiais merecem todo o nosso respeito, mas eles precisam de melhores condições de trabalho. E nós precisamos cobrar isso do Governador, ele deve garantir nossa qualidade de vida”, falou.
A prefeita em exercício Claudia Batocchio Pinto Flausino, que chegou após o término da reunião, falou aos participantes que ainda estavam no local. Ela disse que conversou com a assessoria da Secretaria de Segurança Publica e garantiu que em breve haverá uma reunião com o Secretario. “Na outra reunião eles nos cobraram, cobraram parcerias da sociedade civil organizada e da prefeitura. Nós fizemos a nossa parte, agora vamos cobrar a parte deles”, disse.

SACY
São Sebastião, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Caraguatatuba - ©Emilio Campi

Caraguatatuba
Vista da Baia de Caraguá
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Mykonos

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor