Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 16 de junho de 2003 - Nº 803 Edições Anteriores

Vivenda do Flamboyant Ilha do Pontal Pousada Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   1º Procissão Marítima de Santo Antonio de Caraguatatuba
   Casamento coletivo leva 1.500 à Matriz em Caraguá

Ilhabela:
   Comunidade isolada ganha luz
   Prefeitura forma primeira turma de informática da Rede
   Manoel Marcos cumpre compromissos assumidos no "Fale com o Prefeito"
   Educadores paraguaios visitam escolas municipais de Ilhabela

São Sebastião:
   Família dará volta ao mundo em veleiro
   Aventura vai para as salas de aula
   Polícia quer novas análises de medicamento
   Sabesp terá que regularizar despejo de esgoto no litoral
   Mais 55 alunos formados nos cursos do Ceprom
   Pavimentação em Barra do Una deve ficar pronta na próxima semana
   Competições do Final de Semana - 14 e 15 de junho

Ubatuba:
   Sema participa de reunião em São Sebastião
   Sérgio Carvalho intensifica mobilização em bairros
   Projeto apoia ensino fundamental
   Estufa II em fase de recuperação
   Asfalto no centro e nos bairros
   Ubatuba vence prova pedestre em Ubatuba
   Capoeira contra drogas
   A EPAA Agradece
   Cooperativas de Ubatuba em ação
   André Rafael é campeão Metropolitano
   Mulher é assaltada em praia de Ubatuba

   Carta do Leitor



1º Procissão Marítima de Santo Antonio de Caraguatatuba
Emocionante! era a expressão de todos os que participaram da Procissão de Santo Antonio de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Com a presença de autoridades, estudantes das Faculdades Integradas Módulo, fiéis da paróquia de Santo Antonio e muitos, muitos barcos de pesca, lanchas e pequenas embarcações, enfeitadas de acordo com a festa, até crianças vestidas de anjinho, a Procissão Marítima de Santo Antonio de Caraguatatuba entra para a agenda de eventos da cidade.
Estiveram presentes dentre os associados da AHP, seu presidente Wilson de Oliveira do Hotel & Spa Carasol, Marcelo da Pousada Viamar na lancha de apoio da Associação de Marinas da Tabatinga, que ficou encarregado da organização e queima de fogos, Waldemar da Pousada do Gabriel o maior incentivador do evento, Emanuel da Pousada Arpoador fotografando todos os lances para depois colocar no site da AHP, Anselmo do Hotel Guanabara, que junto com Waldemar transportaram até o local de embarque o andor de Santo Antonio, Herman e Willy do Hotel Sol de Verão, Mirian da Pousada Mega-Rá, numa confraternização e alegria pelo sucesso, irradiantes.
Na escuna Tainã, gentileza do Nelsinho do ponto seis da Martin de Sá, estavam presentes o Secretário de Turismo Paulo Noronha, a vereadora Dalva, o bispo da Diocese de Caraguatatuba D. Fernando, padre Jacob da paróquia de Santo Antonio, padre Jacinto Krvszk, com apenas tres meses de Brasil, vindo da Polõnia, encantado com a facilidade de nossa confraternização, que chegou a exclamar "é por isto que todos gostam tanto do Brasil!", Tania representando a Sabesp, Mauro Medeiros gerente do Sebrae de Caraguatatuba, além de figuras de expressão do comércio local, representantes da Secretaria de Imprensa de Caraguatatuba e o pescador homenageado Sr. Benedito Vergílio Xavier. Na lancha cedida especialmente pelo Ramon da Marina Martin de Sá, estava a equipe de fotógrafos da Secretaria de Imprensa e outros meios de comunicação, capitaneados pelo Secretário André Procópio que deu um reforço significativo para que o evento tivesse sucesso. Ramon também colaborou com a escuna Santa Maria, que transportou na maioria dos seus lugares, os alunos das Faculdades Integradas Módulo, parceiros deste evento, sob a coordenação da professora Deise do curso de Turismo. A escuna Maria Bonita da Mikonos de Ubatuba, com seus cem lugares, esteve lotada com os fiéis da paróquia de Santo Antonio, que durante todo o percurso cantaram músicas em homenagem ao padroeiro.
A rádio Oceãnica, sempre junto com os grandes eventos de Caraguatatuba, enviou o reporter Celso Santana, que esteve todo o tempo entrando na programação ao vivo, entrevistando os convidados, contando para os ouvintes o que acontecia e as emoções da Procissão, com a participação de Waldemar e Mirian. A Fundacc participou com a apresentação da Banda Carlos Gomes, animando o ponto de encontro no Coreto ao lado da igreja da Cocanha. Digno de aplausos e agradecimentos foi a participação do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental, com suas viaturas em terra e suas embarcações navegando junto com a Procissão sempre solícitos para colaborar e garantir segurança de todo o evento.
Enquanto na Cocanha, a Banda Carlos Gomes tocava, os barcos se reuniam e os fiéis da paróquia de Santo Antonio embarcavam na escuna Maria Bonita da Mikonos, lá na Martin de Sá convidados, autoridades e estudantes de Turismo, embarcavam nas escunas Tainã e Santa Maria. Saindo da Martin de Sá, com o andor de Santo Antonio, o bom cristão que conversava com os peixes, foram acompanhados pelos golfinhos para o emocionante encontro, levando muitos ás lágrimas, com todas as embarcações que esperavam na Cocanha. De lá partiram em direção á praia do Camaroeiro, numa homenagem aos antigos pescadores que faziam esta rota para chegar até Caraguá. Depois de quase uma hora de trajeto, chegando no Camaroeiro, recepcionados com fogos, todos fizeram uma prece em homenagem ao padoreiro e D. Fernando abençoou as embarcações, que de lá dispersaram. A população em terra acorreu para as encostas do morro para ver e participar de momentos tão significativos para a vida religiosa e comunitária de Caraguatatuba. Já está marcada para o dia 13 de junho de 2004 a 2ª Procissão Marítima de Santo Antonio de Caraguatatuba. (Fonte: AHPSC)

Casamento coletivo leva 1.500 à Matriz em Caraguá
Evento gratuito formaliza união de 74 casais na Paróquia de Santo Antônio; emoção marca cerimônia

Caraguatatuba - A 4ª edição do Casamento Comunitário organizado pela Igreja Católica em Caraguatatuba atraiu ba sexta-feira 1.500 pessoas à Igreja Matriz de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
Na ocasião, 74 casais formalizaram a união religiosa em cerminônia que durou duas horas e foi celebrada por sete padres, liderados pelo pároco Jacob Putenkandam.
O bispo de Caraguá, dom Fernando Mason, foi responsável pela bênção dos noivos.
A maioria dos casais já morava junto ou possuía apenas vínculo matrimonial no civil.
"O cerimônia é uma oportunidade para o casal receber o sacramento do matrimônio. Muitos têm filhos na catequese e querem estar em dia com a Igreja", disse Putenkandam. No casamento comunitário, a Igreja banca todas as despesas.
Em razão da superlotação da igreja, foram instalados dois televisores na praça Cândido Motta, no centro, para que a população pudesse assistir ao casamento comunitário. Pelo menos 100 pessoas ficaram do lado externo do templo.
Os noivos que estavam vestidos a caráter receberam presentes dos "padrinhos do coração".
EMOÇÃO - O casamento religioso era o sonho da dona-de-casa Célia Neves Ribeiro, 53 anos. Ela que é viúva mora há três meses com o lavrador Antenor Ribeiro, 64 anos. Ontem, ambos puderam oficializar a união.
"Meu sonho era entrar de noiva na igreja pois casei somente no civil com o primeiro marido. Hoje (ontem) estou realizando a minha vontade pois usei vestido de noiva, véu e buquê", disse a dona-de-casa.
Ribeiro, que também é viúvo, disse se sentir realizado com a união. "Fiquei muito emocionado pois realizei o sonho de Célia", disse o lavrador.
Para o casal Santina Aparecida da Silva, 22 anos, e Clodoaldo dos Santos, 28 anos, o casamento comunitário é uma oportunidade para oficializar a união depois de vários anos de convivência.
"Moramos juntos há cinco anos e temos três filhos. Hoje (ontem) compartilhamos com os outros noivos esse momento de felicidade", disse Santina.
Depois de seis anos morando juntos, a dona-de-casa Sheila Andrade, 29 anos, e o motorista Alceu Tarcísio Neto, 29 anos, se emocionaram com a cerimônia.
"Sempre tive vontade de casar na igreja. Encontramos no casamento comunitário o momento de realizarmos esse sonho", disse Sheila. (Fonte: ValeParaibano)

Comunidade isolada ganha luz

Ilhabela - A comunidade isolada de Guanxumas na ilha de Búzios de Ilhabela recebeu pela primeira vez energia elétrica obtida por meio de um gerador movido a óleo. A energia será fornecida para 23 residências e vai beneficiar cerca de 60 pessoas.
A comunidade fica a cerca de 25 quilômetros de distância da região central do município.
O gerador custou ao Executivo cerca de R$ 7.600 e foi uma promessa de campanha do prefeito Manoel Marcos (PTB).
Segundo o diretor das Comunidades Tradicionais da prefeitura, Benedito Oliveira Doria, das 16 comunidades isoladas existentes no município somente duas tem energia como a Bonete e Praia Vermelha.
"O gerador vai proporcionar mais conforto aos moradores. Somente a escola da comunidade tem energia solar", disse.
O diretor afirmou que, com o gerador, os moradores poderão adquirir equipamentos eletrônicos como televisão, rádio e chuveiro. Atualmente, a única televisão que existe na comunidade é da escola onde os moradores se reúnem para acompanhar os programas.
"A energia vai garantir que os moradores tenham uma melhor condição de vida", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura forma primeira turma de informática da Rede
34 alunos recebem o certificado de conclusão de curso de iniciação a informática e mais 50 devem completar o curso em agosto deste ano

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria da Educação vai formar nesta segunda, dia 16, 34 alunos da primeira turma de Informática da Rede Municipal de Ensino. Os alunos das quartas séries das escolas municipais Eurípedes da Silva Ferreira e Mércia do Nascimento Dias iniciaram o curso em novembro de 2002 e tiveram cerca de três meses de curso (18 horas/aula) de iniciação a informática.
De acordo com a professora Luciane Leal os alunos aprenderam noções de como abrir programas, digitação de texto em Word, como imprimir, usar disquetes e cd-room além de realizar trabalhos com cds de jogos educativos de matérias específicas do currículo escolar. “Alternamos aulas de computação com aulas com cds educativos”, disse.
A atividade extra curricular é realizada uma vez por semana, fora do horário de aula e atualmente atende mais de 50 alunos das quartas séries da escola Eurípedes que deverão completar o curso em agosto deste ano.
Segundo o secretário da educação professor Antonio Cornélio o investimento na área de informática deve crescer este ano com a ampliação de outras escolas através da aquisição de mais micros computadores. “. Não podemos deixar nossas crianças atrasadas. O cidadão do futuro tem que ter noções de como descobrir o mundo através da informática”, afirmou o secretário. (Fonte: PMI)

Manoel Marcos cumpre compromissos assumidos no "Fale com o Prefeito"

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira entrega neste final de semana, 14 e 15, as comunidades da Praia Vermelha e Guanxumas de Búzios mais dois compromissos firmados dentro do programa “Fale com o Prefeito”. Deverão acompanhar as inaugurações o vice-prefeito Gilson Tangerino, o diretor das comunidades isoladas Dito Dória, o secretário de planejamento Norberto Batista além de vereadores.
No sábado, acontece a inauguração do rancho comunitário de 60 m² construído em parceria da prefeitura municipal e iniciativa privada. O local foi escolhido pelos próprios pescadores que acreditam ser o melhor lugar para guardar suas embarcações, redes e pescados.
A construção do Rancho Comunitário é uma indicação do vereador Almir Mariano e um dos pedidos dos moradores da Praia Vermelha quando o prefeito visititou o local em fevereiro deste ano dentro do programa Fale com o Prefeito. O rancho irá beneficiar cerca de sete famílias.
O prefeito Manoel Marcos e o proprietário do local Sérgio D' Andrada de Almeida assinaram a escritura de doação da área da praia Vermelha onde está localizado o rancho em abril deste ano.
Já no domingo é a comunidade de Guanxumas de Búzios (uma das quatro comunidades da Ilha de Búzios) que recebe o prefeito Manoel Marcos e autoridades municipais para inauguração da iluminação feita através do gerador. Esta foi a principal reivindicação feita pela comunidade quando o prefeito esteve lá em janeiro deste ano. Cerca 14 famílias serão beneficiadas.
O prefeito Manoel Marcos dá como cumprido mais um compromisso firmado dentro do programa Fale com o Prefeito, que também contou com a indicação do vereador Almir Mariano. (Fonte: PMI)

Educadores paraguaios visitam escolas municipais de Ilhabela

Ilhabela - As escolas municipais de Ilhabela receberam nesta sexta, dia 13, a visita de uma comitiva de mais de 40 educadores paraguaios de escolas estaduais da cidade de Assunción, Departamento Central. Antes de visitarem as escolas municipais ilhabelenses passaram pelas escolas de Caraguatatuba e São Sebastião.
A visita às escolas das cidades do litoral norte de São Paulo aconteceu através de um convite de uma vereadora de Caraguatatuba que acabou se estendendo para as outras cidades. A finalidade da visita foi conhecer as escolas de educação infantil, porque estão em fase de implantação do Plano Nacional de Educação Infantil.
De acordo com a representante da direção geral de educação infantil e básica da cidade de Assunción, Damiana Segovia, o intuito da visita foi de fortalecer o plano que estão desenvolvendo na cidade.
O secretário de educação professor Antonio Cornélio e a equipe da secretaria recepcionaram os educadores paraguaios com um café da manhã na escola do Reino. Depois de uma visita rápida por algumas escolas municipais foram recebidos na escola Eurípedes para o almoço. (Fonte: PMI)

Família dará volta ao mundo em veleiro
Casal de São Sebastião embarca com os dois filhos este mês; passeio pode durar até três anos

São Sebastião - O técnico em eletrônica naval e velejador Marcelo Ferreira Vicente, 42 anos, e sua mulher Maurinês Curci Vicente, 42 anos, estão prestes a realizar um sonho que já dura 15 anos: dar a volta ao mundo num veleiro, partindo da cidade de São Sebastião.
Durante os últimos dias, o casal, que levará a bordo os filhos Marcelo, 13 anos, e Mateus Vicente, 16 anos, está com todas as atenções voltadas aos preparativos da aventura. A partir da próxima semana, toda a família se mudará para o veleiro "Beethoven", um Farr de 38 pés, fabricado há 13 anos.
Marcelo Vicente conta que adquiriu a embarcação há um ano praticamente sucateada. Ela estava afundada em uma praia de Ubatuba.
"Vendi uma casa para comprar o 'Beethoven' e reformá-lo", disse.
Um veleiro como o adquirido por ele está avaliado em cerca de R$ 160 mil.
A aventura do casal está mobilizando o meio náutico, pois a viagem não conta com nenhum patrocínio. Muitos dos equipamentos que serão utilizados durante o trajeto foram doados por amigos.
"Estamos viabilizando o projeto, que batizamos de 'Viagem Compartilhada', na raça, sem nenhum apoio financeiro", afirmou Vicente, que, juntamente com sua esposa, veleja desde 1984.
Os filhos Marcelo e Mateus Vicente também são velejadores e estão contando os dias para a partida, prevista para ocorrer entre os dias 21 e 30 de julho, após a disputa da regata Alcatrazes por Boreste, que abre oficialmente a 30º Semana de Vela de Ilhabela.
A viagem pode durar entre dois e três anos. Se o calendário coincidir, a família participará ainda das regatas Vitória/Trindade (Eldorado Brasilis) e Refeno (Recife/Fernando de Noronha).
Marcelo veleja desde 95, mas, com a família, a partir de 97. Disputou campeonatos nas classes optimist, 420 e holder, onde acumulou vários títulos, representando a cidade de São Sebastião.
Já Mateus veleja desde 95, também na Optimist e Holder, na Escola de Vela mantida pela Prefeitura de São Sebastião. Durante a aventura, vão estudar pela internet.
TRAJETO - Após a partida do Canal de São Sebastião, a família Vicente realizará a primeira escala no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.
"Deveremos ficar durante um mês entre as cidades de Paraty, Angra dos Reis e também em Ilha Grande. Depois seguimos para Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE), e assim por diante. Após subir o litoral brasileiro, vamos seguir para a Venezuela e conhecer o nosso Caribe sulamericano", disse Vicente.
A travessia ainda não foi totalmente definida. "Somente durante a viagem vamos decidir. Ou atravessaremos o Canal do Panamá, no Pacífico, rumo à Polinésia ou à Califórnia, ou ainda atravessarmos o Atlântico, rumo à Europa. Se escolhermos esta segunda opção, vamos aproveitar e parar na Espanha para conhecermos Santiago da Compostela", afirmou.
Segundo ele, durante as paradas o casal tentará estabelecer um intercâmbio cultural e educacional com os povos de outros países. A aventura da família durante a "Viagem Compartilhada" vai se transformar em aulas extra-curriculares em escolas de São Sebastião.
O material coletado durante as paradas --fotos, vídeos, textos e relatos sobre a viagem-- deverá ser usado como conteúdo de estudo por alunos de escolas municipais. Segundo Maurinês Vicente, os estudantes também poderão entrar em contato com tripulação (leia texto nesta página). Reginaldo Pupo Especial para o ValeParaibano (Fonte: ValeParaibano)

Aventura vai para as salas de aula

São Sebastião - Por ser professora de História, Maurinês Vicente vai unir o útil ao agradável durante sua viagem.
Além de realizar um sonho e velejar pelo mundo, ela enviará, a cada 15 dias, fotos, vídeos, textos e relatos da viagem aos alunos das escolas municipais de São Sebastião, que terão acesso a esse material por meio de aulas extra-curriculares.
"Eles terão uma visão dinâmica sobre a viagem e vão acompanhar o cotidiano de uma família caiçara vivendo a bordo de um veleiro", disse.
Ela pretende realizar estudos e pesquisas na sua área para enriquecer o currículo dos estudantes. "Vamos manter contato com os moradores das cidades, verificar as dimensões geográficas, os costumes locais, as festas típicas, pontos turísticos e, além de conhecer a área educacional, verificar como funciona os mecanismos de saúde dos países pelos quais pretendemos visitar", disse.
Segundo Maurinês, em dias previamente agendados, os alunos poderão entrar em contato com a tripulação do "Beethoven" para um bate-papo. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia quer novas análises de medicamento

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião vai pedir novas análises laboratoriais do medicamento Oxiton 5-U, utilizado para contração do útero após as cesarianas. O objetivo é avançar na investigação que apura morte da dona-de-casa Eliana Félix Miranda, após um parto realizado no Hospital das Clínicas da cidade, há dois meses.
Segundo o delegado de São Sebastião, Odair Bruzo, ainda não está descartada a possibilidade de o medicamento ter sido o causador da morte Eliane. Ela tomou o remédio após realizar uma cesariana, a criança sobreviveu.
"Precisamos de exames mais detalhados para verificar as condições do medicamento ", disse Odair.
Logo após a morte da Eliane a Vigilância Sanitária recolheu o Oxiton 5-U e enviou o medicamento para análise no Instituto Adolfo Lutz. O exame verificou os aspectos físicos e da composição do medicamento. Nenhuma irregularidade foi encontrada.
A polícia quer agora uma análise microbiológica para verificar se existia algum agente infeccioso no remédio. A realização deste exame já havia sido solicitada pela Secretaria de Saúde de São Sebastião no mês passado ao Adolfo Lutz. O instituto aguarda amostras para análise.
O Laboratório União Química Farmacêutica, fabricante do Oxiton, informou que o medicamento está em perfeitas condições e descartou que a morte tenha sido causada pelo remédio. (Fonte: ValeParaibano)

Sabesp terá que regularizar despejo de esgoto no litoral

São Sebastião - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) será obrigada a regularizar o emissário submarino de esgoto em São Sebastião. A medida é uma determinação do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), que também aprovou na última quarta-feira que haja uma audiência pública com a empresa.
O emissário de esgoto opera irregularmente há 15 anos. Segundo o representante do Litoral Norte no Consema, Eduardo Hipólito do Rego, o EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) está tramitando na Secretaria Estadual do Meio Ambiente desde 1988.
"Pode estar causando problemas no ecossistema do canal de São Sebastião. Tem muita pesca artesanal e não se sabe até hoje se as pessoas estão comendo peixe contaminado", disse Eduardo. O emissário fica na região central, no Mangue do Araçá.
ESGOTO - O esgoto é lançado a uma distância entre 200 a 300 metros, em uma profundidade de cerca de 8 metros. O tratamento é preliminar, separando apenas corpos estranhos (objetos) do esgoto e adicionando clorogás.
A reação química entre a água do mar, o cloro e o esgoto forma a substância organoclorado, que é extremamente tóxico e permanece na musculatura dos peixes, segundo Eduardo.
"Dá para enxergar o esgoto. Ninguém sabe se está retornando para o mangue e praias. A Sabesp vai ser obrigada a assinar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) pela primeira vez depois de 15 anos", disse Eduardo.
O TAC será elaborado com a ajuda da comunidade onde a Sabesp terá exigências e prazos para serem cumpridos em relação aos possíveis danos ambientais causados na região.
O ValeParaibano procurou ontem à tarde representantes da Sabesp e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Mais 55 alunos formados nos cursos do Ceprom

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião – através do Ceprom (Centro Profissionalizante Municipal) -, com a parceria de empresários e comerciantes locais, realizou, na última quinta e sexta-feira, a formatura de mais 55 alunos.
Na quinta-feira, dia 12, em Barequeçaba, às 13h, 12 alunos do curso de Produtos Alimentares receberam certificados. No curso, os alunos aprendem a fazer licores, canapés, drinks, pizzas, azeite e vinagre aromatizados e a confeccionar cestas de café da manhã. A diretora do Ceprom, Maria Helena Norbiato Fredo, juntamente com o professor Arnaldo de Moraes e alunos, ressaltou e agradeceu o apoio da dona Lilila, que gentilmente cedeu o espaço de sua casa, onde os formandos passaram o dia colocando em prática o que aprenderam. Até o final do ano, serão formadas três turmas neste curso, totalizando 32 pessoas capacitadas para o mercado de trabalho
Ontem à noite, sexta-feira, 13 alunos do curso de Especialização em Confeitaria também receberam diploma na unidade I do Ceprom, localizado na Topolândia. Este curso é direcionado para os alunos que concluíram o Curso de Panificação e Confeitaria. Simultaneamente, no Hotel Canto do Rio, em Maresias, aconteceu a formatura de trinta alunos do curso de Jardinagem e Manutenção de Piscinas. Ministrado pelo professor Leandro Hadad, este curso foi realizado na casa da Dona Dircéia - que também apoiou bastante os alunos -, em Maresias.
O Ceprom, além de possuir convênio com o Senai, conta com a parceria do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador - e da Assessoria de Relações Comunitárias, além de outras parcerias. Os cursos do Ceprom também estão sendo encaminhados para alguns bairros das costas sul e norte do município. Para tanto, estão sendo realizados levantamentos, através da secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, para atender a demanda de cada bairro.
As inscrições para os cursos de jardinagem e manutenção de piscinas e o de qualidade máxima, direcionado exclusivamente aos ambulantes da região, podem ser feitas na regional de Maresias, pelo telefone: 3865-6547.
Também podem ser feitas inscrições para os cursos de Qualidade no Serviço de Camareira e Arrumadeira, Garçom, Informática e Recepcionista, pelo telefone 3892-4836. (Fonte: PMSS)

Pavimentação em Barra do Una deve ficar pronta na próxima semana

São Sebastião - A pavimentação da Rua Itapeva, principal acesso de Barra do Una, na Costa Sul, deve ficar pronta na próxima semana. Iniciada há pouco mais de um mês, a obra é pioneira no município, porque trata de um novo método de pavimentação. Nesse caso, ele substitui a forma convencional do asfalto, por uma base que é feita com agregado siderúrgico.
A obra está sendo realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da sub-prefeitura, que cedeu os maquinários e mão-de-obra para a execução. O sub-prefeito da Costa Sul, Benedito Ribeiro do Prado Filho, disse que solicitou a compra do material para que a comunidade de Barra do Una recebesse a melhoria em pouco tempo. Ele conta que essa pavimentação foi uma necessidade percebida pela administração da região devido a dificuldade do acesso ao local pela comunidade e visitantes.
De acordo com o secretário de Obras, Ueneri Reich, a Prefeitura optou por fazer a pavimentação por esse método, porque além de ter um custo mais baixo, apresenta ótimos resultados. Na quarta-feira, os representantes das regionais da Costa Sul, Vanderlei de Mattos, Luiz Otávio e Miguel Delgado acompanharam o andamento da obra, com Ueneri e o vereador Wagner Teixeira. Luiz Otávio e o assessor técnico, Áureo Olegário Leite, têm supervisionado a realização da obra.
Primeira etapa - A primeira etapa do processo, que foi a instalação das guias e sarjetas, terminou na última semana e teve um atraso devido às chuvas do último mês. Os funcionários também tiveram que dar um tratamento na rua, que apresentava muitos pontos problemáticos, como locais com acúmulo de água e umidade. Para Ueneri, o resultado vai ser compensador. “Estamos usando um material que já deu certo em outras cidades, como São Vicente, que foi toda pavimentada com o agregado”.
Para a doméstica Maria Irene de Oliveira, que trabalha no bairro, a obra é muito importante porque também traz muitos benefícios aos pedestres. “Era ruim passar por aqui tanto nos dias de sol, quanto nos dias de chuva, porque ou a rua estava cheia de lama ou tinha muita poeira”.
Para o morador Marcos da Silva, que reside há vários anos no local, “é bom saber que a rua está recebendo a melhoria, porque há tempos estavam precisando dela”. Ele conta que as casas estavam sempre sujas em decorrência das más condições da rua.
Agora, de acordo com o sub-prefeito, a Prefeitura já está providenciando a compra do material para dar continuidade à pavimentação de outras ruas na Costa Sul. Ele conta que as vias de maior acesso na região deverão receber a melhoria. O acesso no Areão, em Camburi, será o próximo a receber o agregado siderúrgico.
Ueneri comenta que o processo vai possibilitar que outras ruas sejam asfaltadas em todo o município. (Fonte: PMSS)

Competições do Final de Semana - 14 e 15 de junho

São Sebastião - Informações fornecidas por Prof.º J. Iran Péppe de Paula - Coord. informações eventos e marketing sejuv - departamento de esportes.

BASKETBALL - A equipe mirim sebastianense, dirigida pelo técnico Prof. Ricardo Rosa, joga neste sábado 14 de junho às 15:00 horas no ginásio municipal de esportes José de Souza “Gringo” em mais uma partida da Liga de Basketball do Vale do Paraíba e Litoral Norte contra a equipe de Caraguatatuba.
Esperamos contar com a ajuda da torcida para vencermos nosso tradicional e vizinho adversário.

JUDÔ - Os judocas sebastianenses ainda em uma boa fase, partem para São Paulo em busca de mais medalhas no Campeonato Estadual do Interior de Judô, Junior e Sênior e o Campeonato Paulista de Judô Infanto-Juvenil, depois de ter conquistado o 5º lugar na terceira etapa do circuito Shiram, disputada na cidade de Piquete (Mais detalhes abaixo).
As disputas acontecerão no sábado 14 de junho a partir das 09:00 horas em São Paulo e Santo André.
Técnico e judoca : Uátila Santos.

Na semana passada a equipe fez bonito em Piquete, com 60 atletas no total e entre eles atletas das escolinhas de esportes da prefeitura e judocas da equipe de competição que irão disputar os Jogos Regionais no mês próximo.
A classificação Geral ficou com as seguintes pontuações:
1º Academia Calazans Camargo - 260 pontos;
2º Associação Piquete - 190 pontos;
3º Tênis Clube de São José dos Campos - 170 pontos;
4º ADPM São José dos Campos - 110 pontos;
5º SINDSERV - São Sebastião - 103 pontos.
Com esta pontuação São Sebastião manteve-se no 2º lugar na contagem geral do circuito até o momento e faltam 3 etapas a serem disputadas.
Os judocas sebastianenses mais bem colocados foram:
CAMPEÕES: Vanderlei Cordeiro, Ane Caroline, Muriel Cravo, Rose Evangelistas, Bruno Araújo, Jéssica Pinto, Marino João, Moise Santos, Uátila Santos.
VICE CAMPEÕES: Jéssica Aparecida, Fernando Cordeiro, Alessandro Vicente, araceli Sato, Douglas Figueiredo, Ariadiny Souza, Fábio Porosi, Rgéria Cozendey.
TERCEIROS COLOCADOS: Marcelo Nóbrega, Diogo Figueiredo, Rinaldo Alexandre, Tarso Alexandre, Nelson Pinto e Wilber Cozendey.

KARATÊ - A equipe de karatecas sebastianenses viaja para americana no dia 14 de junho, sábado, para competir no IX Campeonato Paulista de Karatê, a partir das 09:00 horas, comandados pelo técnico faixa preta terceiro dan Luiz Paulo, que substitui o técnico Peralli.

DAMAS - Os damistas sebastianenses jogam em Pindamonhangaba em um torneio local no dia 15 de junho, domingo à partir das 09:00 horas.
Técnico: Oswaldo

BOCHA - A equipe de bocha de São Sebastião, disputa mais uma partida pela I Copa Regional de Bocha na cidade de Lorena contra o Clube Comercial de Lorena, a partir das 09:00 horas.
Técnico: “Seu” Manoel.

MALHA - Os campeões da malha, viajam mais uma vez para Jacareí em mais um torneio da Liga de Malha de Jacareí e jogam a partir das 09:00 horas contra a equipe do Ferroviário.
Técnico: “Seu” Zico (12 - 9771 4018).

FUTSAL - A equipe sebastianense vai jogar em Jacareí para disputar mais uma partida pela tradicional Copa Vanguarda de Futsal contra a equipe de Paraibuna a partir das 19:30 horas do sábado, 14 de junho.
Técnico: Prof. Aristachio.

FUTEBOL - Os atletas sebastianenses em plena preparação para os Jogos Regionais jogam no estádio municipal Otoniel Santos, mais uma partida amistosa contra a equipe de Caçapav, neste sábado às 14:00 horas..
Técnico : Prof. Áureo Rego.
Também a equipe feminina de futebol que se prepara para os jogos regionais de Pindamonhangaba no próximo mês, jogam no domingo, dia 15 de junho a partir das 10:00 horas no estádio municipal Otoniel Santos.
Técnico: Profº Alexandre Chagas (12) 9746-994. (Fonte: PMSS)

Sema participa de reunião em São Sebastião
Na próxima segunda-feira, Virgílio Barroso terá reunião na Petrobras

Ubatuba - O Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, Virgílio Barroso, participou nesta quinta-feira, 12, da reunião sobre Gerenciamento Costeiro no Litoral Norte, que aconteceu em São Sebastião. Participaram cerca de 30 pessoas e todos os Secretários do Meio Ambiente da região. Durante o encontro ficou acertada para a próxima segunda-feira, 16, uma reunião com representantes da Petrobras no terminal do Tebar, que receberá uma missão com todos os Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte.
Virgílio Barroso adiantou que na sua pauta constarão questões importantes para o município de Ubatuba, como solicitar que a Petrobras realize cursos no município de Agentes Ambientais e de Brigadas do Mar, além de pleitear dois containers especiais contendo equipamentos para situações emergenciais e que as demais cidades do litoral já possuem. Barroso e os demais Secretários da região farão uma vistoria do local e também irão discutir as questões do recente vazamento de óleo e consequentemente os prejuízos causados e o impacto ambiental. (Fonte: ACS-PMU)

Sérgio Carvalho intensifica mobilização em bairros

Ubatuba - Na última quarta-feira, 11, o Secretário Municipal de Turismo, Sérgio Carvalho, esteve reunido com os líderes dos grupos de trabalho do bairro do Itaguá, na sala de reuniões da Secretaria de Educação. O objetivo foi de definir as estratégias para realizar as propostas definidas na última reunião que aconteceu ontem, 10. Na noite de ontem, cerca de 50 pessoas do bairro realizaram a quarta reunião, na Pousada Porto Fino. Estiveram presentes pessoas da comunidade e da iniciativa privada que discutiram o desenvolvimento do turismo para o Itaguá. Os participantes foram divididos em quatro comissões de trabalho para discutir a regulamentação do setor turístico, organização, promoção e fiscalização para o bairro. Estes grupos estabeleceram o prazo até 10 de julho, para concluir todo o trabalho e apresentar a propostas.
Na segunda-feira, 9, foi a vez da comunidade do bairro do Ipiranguinha se reunir pela segunda vez com o Secretário Carvalho. Foram cerca de 25 pessoas que também se dividiram em grupos que irão desenvolver propostas para criar uma identidade visual para o bairro, organizar e estimular a questão do artesanato, identificar e potencializar produtos turísticos, definir o setor de ecoturismo e desenvolver ações de municipalização do turismo. Os grupos terão 60 dias para fechar todas as propostas. Três reuniões de acompanhamento estão agendadas para os dias 23 de junho e 07 e 21 de julho, sempre às 19 horas na escola Municipal Mário Covas. (Fonte: ACS-PMU)

Projeto apoia ensino fundamental

Ubatuba - A Secretaria da Educação implantou em caráter experimental, desde o início do ano, o Programa de Alfabetização “Alfa e Beto” voltado para as primeiras séries do ensino fundamental. O teste vem sendo realizado nas Escolas “Mário Covas”, no Ipiranguinha e
“ Maria Salete, no Perequê-Açu. De acordo com o relato dos professores alfabetizadores, o projeto proporciona aos alunos o manuseio de materiais de alta qualidade tais como cartazes, cartões de letras, fantoches, alfabeto emborrachado, livros com atividades diversas e dinâmicas, tudo muito colorido e estimulando os alunos no processo de aprendizagem. Segundo eles, tão importante quanto o material que os alunos recebem para o trabalho diário, são os livros com embasamento teórico. As aulas práticas desenvolvem sugestões de como desenvolver atividades de modo a não cansar os alunos e promover a atenção e participação deles durante todo o dia. Os professores afirmam que agora, passado o momento de adaptação ao “novo”, se sentem mais seguros quanto ao sucesso do projeto “Alfa e Beto” que enriquece a prática pedagógica e fortalece a união entre a família e a comunidade escolar. (Fonte: ACS-PMU)

Estufa II em fase de recuperação

Ubatuba - Limpeza, nivelamento, alargamento, colocação de aterro e cascalhamento com seixo das principais ruas da Estufa II já mudou o visual do bairro. Algumas ruas que estavam bloqueadas foram reabertas e o comércio de material de construção já registra um aumento de movimento com novas edificações e reformas. As ruas recuperadas são Internacional, Atlético Mineiro, 7 de setembro, Portuguesa, Comercial, Nacional , Ari Vieira, Jabaquara e as localizadas ao redor da Praça Maracanã. As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras que contou com apoio do empresário Silvio Graça que cedeu o aterro para os serviços.
A Secretaria anunciou ainda a construção de dois pontos de ônibus na BR-10l, na altura da rua Coritiba, que vão atender aos passageiros do bairro. O projeto será desenvolvido em material pré-moldado de concreto atendendo padronização já existente. Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores que, durante audiência pública, reiteraram o pedido ao prefeito Paulo Ramos. “ Estamos preocupados com o conforto e segurança dos moradores e vamos concluir a obra o mais breve possível”, diz o prefeito.
Um mutirão de limpeza incluindo capinação vem sendo realizado pela Prefeitura no trecho da BR-101, entre os trevos da Praia Grande e entrada para Taubaté. A Secretaria de Obras, atendendo solicitação da Polícia Rodoviária Federal - PRF, realizou ainda uma operação tapa-buraco na região norte onde a rodovia Rio-Santos apresentava alguns trechos em situação bastante precária. (Fonte: ACS-PMU)

Asfalto no centro e nos bairros

Ubatuba - A Secretaria de Obras inicia hoje, 12, a pavimentação da Rua da Educação, no Parque dos Ministérios, principal via de acesso ao conjunto de casas populares e a Escola Estadual “Madre Maria da Glória”. O trânsito naquela via tem aumentado e o asfaltamento vem resolver um problema crônico. Na sexta-feira, às 18 h, o prefeito Paulo Ramos estará entregando as placas de identificação das ruas do bairro. O projeto será complementado com as placas de sinalização de segurança das ruas tendo em vista principalmente os alunos.
A Prefeitura asfaltou os pontos críticos da estrada principal dos bairros do Perequê-Mirim ,Sertão da Quina e um trecho de acesso ao Sertão do Poruba até a capela. Na área central, a Prefeitura está recuperando as ruas que foram asfaltadas e estavam bastante prejudicadas. Receberam novo pavimento trechos das ruas Liberdade, Conceição, Cunhambebe, Maria Vitória Jean e, mais recentemente, rua Dona Maria Alves. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba vence prova pedestre em Ubatuba

Ubatuba - Foi realizada no final de semana passado, dia 07 de junho, a Prova Cross Country de Parati (Festa do Divino).
O grande vencedor foi o ubatubense Antonio Carlos de Jesus que foi patrocinado pela Academia Personal Fit e pela Ótica Alvorada,que conseguiu superar os 10 km com garra e determinação.
Segue abaixo a Classificação Geral:
1º - Antonio Carlos de Jesus - Academia Personal Fit/ Ótica Alvorada
2º - Ilson de Araújo - Paraty
3º - Leonardo da Silva de Souza - Paraty
Categoria Veteranos
5º - Nelson Domingos Batista - Ubatuba
6º - Janos Karoly - Ubatuba
A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba parabeniza o atleta pelo seu desempenho, levando o nome de nossa cidade no lugar mais alto do podium, e também as empresas que patrocinam o esporte em geral. (Fonte: ACS-PMU)

Capoeira contra drogas

Ubatuba - Capoeiristas de Ubatuba, Taubaté, Pindamonhangaba, Moreira Cesar, Caraguatatuba, Laranjeiras, além de São Paulo e Rio de Janeiro animaram no último sábado, 07, uma grande roda que teve como tema o combate as drogas. O evento foi coordenado pelo grupo de nossa cidade “Negros de Sinhá” tendo o “aulão” começado na Praça 13 de Maio e finalizado no Ginásio de Esportes Tubão. O professor de Educação Física, Anderson participou fazendo um depoimento pessoal como ex-dependente de drogas e quais as dificuldades para superar os desafios. Mestres como Tamanduá e Paraná (RJ) e o contra-mestre Menino de Rua, marcaram presença além dos meninos do Projeto Sol Nascente, Oficinas Culturais do Itamambuca e Perequê-Mirim, da Fundart. O professor Fábio ( Tubarão) agradeceu o apoio da Prefeitura, Secretaria de Assistência Social e dos colaboradores informando que o próximo evento, em novembro, terá como tema “Capoeirista Sangue Bom”, voltado para a doação de sangue. (Fonte: ACS-PMU)

A EPAA Agradece

Ubatuba - A equipe de prevenção e apoio aos portadores do vírus HIV, agradece a acolhida da população e a colaboração de profissionais de outras áreas da saúde municipal, que se uniram para ajudar alertar a população sobre os cuidados de prevenção contra a AIDS. Este dia é de grande importância pois foi criado em Ubatuba no ano de 1989 pela Secretaria Municipal de Saúde na outra gestão do Prefeito Paulo Ramos, para alertar nossa população especificamente.
No dia 1º de dezembro é o dia mundial de luta contra a AIDS. No carnaval também a equipe faz ações preventivas com a distribuição de camisinhas atingindo também os turistas . Mas na 1ª sexta feira do mês de junho as ações são dirigidas para nossa comunidade. A equipe e colaboradores estiveram no na tenda do calçadão distribuindo folhetos e informando as pessoas sobre o uso da camisinha tanto feminina quanto a masculina e tentando responder a todos questionamentos feitos pela população.
Foi possível notar que a cada ano as pessoas se aproximam e perguntam mais desconstraídos sobre um assunto. O que há algum tempo atrás era tabu hoje já é tratado como um problema sério, mas há o entendimento que é preciso esclarecimento sobre o assunto. Isso se deve a maneira como a equipe da EPAA desenvolve seu trabalho e também aos meios de comunicação, escrita e falada de Ubatuba que foram pontos chaves para o êxito do dia Municipal de luta contra AIDS.
Foram distribuídas no dia 06, uma quantidade bem grande de folhetos e 2000 camizinhas. A EPAA sob a nova coordenadoria Dra. Maria da Graça Gil Matos agradece a todos que colaboraram neste dia e espera que para o próximo ano tenha no mínimo o resultado deste ano e um número menor de pacientes contaminados em decorrência das ações preventivas. (Fonte: ACS-PMU)

Cooperativas de Ubatuba em ação

Ubatuba - Terminou nesta ultima quarta-feira dia 04 de junho o curso de “cooperativismo”, com a participação de 17 mulheres, interessadas em se associarem a segunda Cooperativa de Costureiras de Ubatuba “Cooperuba”, localizada a Rua Domingos Gonçalves de Oliveira, 65, Samambaia (fone: 3832-7390). Mais uma vez a Prefeitura Municipal e Ubatuba, através do premiado “Projeto Cidadão“ da Secretaria de Assistência Social, mostrou para que veio, capacitando, através de cursos e assessorando a evolução de novas cooperativas. O coordenador do projeto afirma que este grupo está com muita gana de vencer e mostrar para que veio, acredita no bom êxito da iniciativa e parabeniza os integrantes pela força de vontade e determinação em empreitar seu novo empreendimento, e convida a todos a ir conhecer esta cooperativa e sua produção artesanal.
A “Coomabem” cooperativa de alimentos promoveu junto a Prefeitura Municipal de Ubatuba – Fundo de Solidariedade, o curso de “Panificação” que aconteceu nesta ultima quinta-feira dia 05 de junho, as 14:00 horas na sede da cooperativa. Com a presença de 19 pessoas que obtiveram a oportunidade de aprender uma nova profissão, graças aos esforços do Fundo de Solidariedade que buscou este programa junto ao Governo Estadual. No final do curso os mesmos receberam o certificado de conclusão e se deliciarão com as guloseimas preparadas por eles.
Neste sábado e domingo dia 07 e 08 de junho, a “Coomabem” cooperativa de alimentos promoveu uma feijoada para arrecadar fundos para investir em seu próprio empreendimento. Com a venda de cerca de 250 convites, mostrarão sua capacidade, servindo uma feijoada de qualidade elogiada por todos os presentes. Entre os clientes o Vereador Ricardo Barbosa e amigos prestigiaram a refeição, elogiando a todos pelo bom atendimento e pela boa refeição.
A Coomabem promete repetir em breve o evento, fiquem em alerta. Para os interessados em conhecer a Coomabem, a mesma fica localizada a Rua Governador Abreu Sodré, nº 355, Perequê Açu (fone: 3833-0305). (Fonte: ACS-PMU)

André Rafael é campeão Metropolitano

Ubatuba - Terminou neste Sábado, 14 de Junho, o Campeonato Metropolitano de Futebol de Mesa 2003, o mais importante de Ubatuba neste 1º semestre. André Rafael, que liderava o torneio desde a 10º rodada, manteve-se firme na ponta e terminou com uma diferença de 8 pontos sobre o vice-campeão, Ednelson Prado, e 11 para o terceiro colocado, Fernando Macedo (melhor botonista de Ubatuba em 2002). Nas rodadas finais, enquanto André seguia vencendo, seus adversários perdiam pontos importantes, que fizeram falta no final. Na 4ª posição ficou Edu Macedo Jr e em 5º terminou a grande revelação do campeonato, o Dr. Adauto Júlio, estreante na entidade. Com o título, André disparou na liderança do ranking (já que seu grande concorrente até então, Daniel Gusmão, terminou o campeonato apenas na 6ª posição), ganhou um time profissional no valor de R$ 50,00 oferecido pela Pizzaria Tio Sam, patrocinadora oficial do evento, e garantiu vaga na Copa dos Campeões, em Dezembro, um evento restrito aos 8 melhores do ano. Os 16 participantes do Campeonato Metropolitano aprovaram o evento e ficam agora na espera da Taça Ubatuba, torneio eliminatório que se realizará dia 28 de Junho, o último antes da entidade entrar em recesso de 1 mês. Maiores detalhes no site da entidade ( www.futmesaubatuba.hpg.com.br ).

Mulher é assaltada em praia de Ubatuba

Ubatuba - A comerciante M.E.T., 58 anos, foi assaltada na manhã de sexta-feira no Bairro das Toninhas, em Ubatuba, por três homens armados de uma faca. Os três abordaram a comerciante enquanto ela caminhava e, com uma faca no pescoço, a levaram para um matagal. Segundo a polícia, os três homens bateram na mulher e roubaram a aliança, um relógio e uma pulseira de ouro que a vítima usava no momento do crime. Segundo a Polícia Militar, a comerciante não sofreu nenhum tipo de abuso, mas estava muito abalada com o ocorrido. Ela estava com hematomas pelo corpo e um pequeno corte no pescoço. Os três homens não foram identificados pela comerciante. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Rodovia dos Tampoios - Neste final de semana trafeguei pela Rodovia dos Tamoios para uma das minhas rotineiras visitas ao litoral onde cheguei com completamente estressado e indignado com o comportamento dos demais motoristas que utilizam esta rodovia. Verifica-se que os limites máximos estabelecidos são de 80Km/h na pista rápida e 60Km/h na pista alternativa; pois bem, ao obedecer estes limites principalmente por segurança e também para não ser multado a gente sofre a forte pressão de inúmeros motoristas mais afoitos que acabam proferindo palavrões, buzinando de maneira nada gentil e não raras vezes executam manobras arriscadas com seus próprios veículos de maneira a forçar que devamos desobedecer a normas estabelecidas.
Tenho notado ao longo de muitas anos que trafego por esta rodovia que a maior incidência infrações é de motoristas que possuem veículos importados principalmente. Parecem nos dizer que a rodovia é de propriedade particular deles ou que por estarem sentados ao volante de um veículo importado lhes cabe o direito de desobedecer todas as norma ou regras previamente estabelecidas sem importar com o risco que correm de morrer ou matar um inocente, apenas gostam transgredir as leis e isso é só o que importa.
No tocante à rodovia fica a dúvida, será que esta velocidades são mesmo adequadas? Há algum tempo atrás o limite de velocidade para uma só pista nesta mesma rodovia era de 100Km/h, hoje com duas pista o limite foi reduzido de forma a causar lentidão e um certo marasmo numa estrada que permite um pouco mais de fluidez no tráfego, com certeza.

Dirceu Astorga Emmã


Pontes em Ubatuba - Olá pessoal! Mais uma vez estou aqui para expressara minhas opiniões quanto a nossa cidade (Ubatuba). Li uma matéria no jornal A CIDADE do dia 14/06/2003 sobre o assunto Comunidades, quando os moradores questionam o valor da ponte no bairro bela vista que foi R$ 82,858,10, e que ficou quase pronta em 2 meses, contruida pela construtora J.M Moreira Construções ltda, e foi feita de material pre moldado> Bem a questão é a seguinte: por que a prefeitura constrói pontes em todo lugar e não constrói a ponte da maranduba na AV : dos Expedicionarios x AV: Alcides de oliveira? Pode ser pré moldado mesmo, só para carros pequenos, ficaremos muito felizes, e por que não FELIZES. E não concerta as pontes que estão uma vergonha no SERTÃO DA QUINA, como a ponte da laje, e a ponte do rio do boi que liga maranduba com Sertão da quina, que ao qual com mais de 750 assinaturas foi protocolado na Prefeitura e na Câmara municipal no dia 08 de Maio de 2003 pela minha pessoa , e que até agora nada nenhuma resposta deste serviço que nessicita ser executado com urgência na nossa região , para ate mesmo ter um maior desenvolvimento turistico por aqui .
Por favor, pelo amor de DEUS, alguém nos ajude! Não aguentamos mais a falta de interesse de tão fundamental importância para nos como a construção desta ponte,que estamos reivindicando a quase três anos no inicio da gestão do sr Paulo Ramos mas olha 2004 vem ai, e a região sul saberá pesar seu voto nas urnas.
Sr prefeito, secretário de obras, sei lá quem venham ver nossa necessidade de construir esta ponte e consertar as que estão caindo PELO AMOR DE DEUS. NÃO AGUENTAMOS MAIS OS AUMENTOS DE IMPOSTOS, MAS NENHUM RETORNO. Será que vamos ter que nos EMANCIPAR para que as pontes sejam contruidas por outro prefeitura. Obrigada por que sei que a pessoas coerentes nesta cidade vão lutar pela nossa causa e resolver nossos problemas que é muito seriooooooooo serioooooo mesmo tá tichau, não tem problema se ficar cara o que queremos e a ponte, desde que não seja super fatura das por que acredito que nossa prefeitura é muito seria neste aspecto.

David Lemos
Maranduba


Vide Bula! - Não tomo remédios sem prescrição médica. Muitos deles apresentam efeitos colaterais tão mais severos que os benefícios de suas indicações. Também, minha formação profissional não me habilita a falar de cátedra sobre macroeconomia, já que tive apenas contatos acadêmicos superficiais com a matéria. Mesmo assim, como minha vida, como a de tantos outros brasileiros, tem sido (negativamente) afetada com as políticas aplicadas na nossa “recuperação econômica”, me acho no direito, como nosso vice, de no mínimo “espernear”.
O que estamos assistindo, no Brasil real, é o sucateamento da grande maioria das micro, médias e pequenas empresas. Quando digo da maioria, excluo as que possuem certa reserva de mercado (através de produtos ou serviços exclusivos) e/ou as engajadas, por características próprias, ao mercado exportador. Sobram quantas milhares? Estas, fadadas a desaparecer, aplicam políticas de sobrevivência, e sua permanência no mercado, depende de malabarismos de seus empreendedores, nunca vistos em nenhum manual técnico.
A dependência de capital (caríssimo) de terceiros (bancos e outros) é um veneno fatal, que as tem levado a engrossar os índices de inadimplência e figurar na SERASA e no CADIN. Com a saúde financeira comprometida, por obvio não restam recursos para investimentos (de toda ordem) tão necessários a um mercado tão competitivo e inovador. Até quando? Muitos empresários têm desistido. Jogam a toalha e partem para outra (quando podem).
Outros, até mesmo por falta de opção ou por idealismo, morrerão abraçados no “canhão”. Triste sina, para aqueles que dedicaram a vida inteira a suas empresas. Estas empresas são aquelas que empregam 70% da força de trabalho do país. Se o tal índice oficial de desemprego é de 20% e, se este cenário aqui descrito, for verdadeiro, a permanecer a economia como está, (sem crescimento, e com o atual “modelo” de “desenvolvimento” atrelado ao mercado financeiro) para quanto iria o tal índice oficial de desemprego? Assustador! O que é muito pior, quando e se, aparecer o crédito com juros, também globalizados, quais destas empresas estariam aptas a ele? Quais instituições financeiras dariam credito a empresas com sua saúde financeira já comprometida? Teremos então um círculo vicioso?
Esta “doença” não tem cura. O destino do “paciente” é certo. Se isto é, ou será uma verdade, quem são, e onde estão, os novos, capitalizados e confiantes empresários, que empreenderão e, a que tempo, as novas micro, médias e pequenas empresas? Estamos, todos nós, por conta de uma equipe econômica (médica) absolutamente convencida da eficácia do tratamento (econômico) que nos impõe. A certeza que tem na aplicação do amargo “remédio”, que nos livrará de todos os males fantasmagóricos da inflação e das “exigências” do mercado financeiro, acabará nos matando. Morreremos sãos, dos efeitos colaterais!
Entre o núcleo brasiliano do poder (e seus bem remunerados “corpos clínicos”) e o Brasil real, tem um profundo abismo. Abismo em que vivemos, suportamos e assistimos ao show de peripécias políticas na aplicação de um modelo de administração pública, retrógrado e falido (muito mais que muitas empresas) incapaz de atender o mínimo (cobrando o máximo) das necessidades de uma sociedade. Só para variar, o “remédio” é caro (e ineficiente como placebo) e, o “laboratório” que o produz, não se mostra confiável.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Praia da Lagoinha - ©Emilio Campi

Ubatuba
Praia da Lagoinha
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Mykonos

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor