Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 18 de junho de 2003 - Nº 805 Edições Anteriores

Cunhambebe vem ai... Ilha do Pontal Pousada Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral pode ter plano regional de combate a derrames de petróleo
   Região vacinou mais de 20 mil crianças contra a póliomielite
   Mães são responsáveis pelo sucesso da campanha em Caraguá

Caraguatatuba:
   Sucesso na 1ª Procissão Marítima de Santo Antonio
   Procissão de “Corpus Christi” acontece também nos bairros
   Fundespa fará análise dos mexilhões atingidos por óleo
   Caraguá ganha nova frota para Transporte Coletivo
   Ônibus ganha câmera em Caraguá
   Câmara participa da entrega de novos carros
   Festa de Santo Antônio anima Coreto do Centro
   Curso de pães artesanais oferece kit ao participante
   Grupo foge a pé após assalto em Caraguá
   Família acusa hospital de erro
   Comissão ouve irmãs da vítima em declarações
   Kazon consegue asfalto para o Morro do Algodão

Ilhabela:
   Atleta de Ilhabela vence prova no Guarujá
   4ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas acontece neste sábado
   Prova Internacional Gold Master de Natação 2003 Troféu “Almirante Barroso”
   ‘Fale com o prefeito’ atende Praia Vermelha e Guanxumas de Búzios

São Sebastião:
   Moradores reclamam de infestação de ratos em ruas da região central
   São Sebastião participa de reunião sobre reforma tributária em Cubatão
   Corrida da Paz: manifesto contra a violência dura 1 hora
   Gilmar Pulga conquista o título da Open local em Cambury

Ubatuba:
   Ubatuba será palco do “1º Rally Serra do Mar”
   Mutirão na Regional Sul eliminou três toneladas de caramujos
   Prefeitura antecipa 13º salário do funcionalismo público
   SEMA participa de reunião regional na Transpetro
   Guarda Municipal passa por estágio de requalificação
   Recanto Itamambuca ganha abastecimento de água
   Estrada do Camburi terá projeto emergencial
   Madrigal lota igreja da Matriz
   Palestra lota auditório da Fundart
   Ecoturismo é discutido em Ubatuba
   Agenda Setur desta semana
   Museu Caiçara rifa obras de artistas locais

   Carta do Leitor



Litoral pode ter plano regional de combate a derrames de petróleo

Litoral Norte - Um Plano Integrado de Atendimento a Emergências. Essa é a proposta apresentada por representantes das quatro secretarias municipais de Meio Ambiente do Litoral Norte, ontem, à Transpetro, subsidiária da Petrobras. A idéia básica é obter apoio da empresa para a capacitação e fornecimento de equipamentos de combate a derrames de petróleo no mar e na terra.
A reunião ocorreu nas dependências do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião. Estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente Auracy Mansano (Caraguatatuba), Virgílio Pinto (Ubatuba), Cássia Redó (Ilhabela), o diretor de Meio Ambiente Nivaldo Simões (São Sebastião), o coordenador regional da SMS (Secretaria de Meio Ambiente e Saúde) da Transpetro, engenheiro Rogério Migueis Picado, e Raimundo Vieira, também da SMS.
O plano prevê a criação de um grupo regional para a coordenação de ações nos mesmos moldes do Apell, sigla em inglês que significa Alerta e Preparo da Comunidade para Emergências Locais, programa recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), quanto a acidentes tecnológicos. São Sebastião já conta com um Apell voltado para acidentes em área urbana, explosões e incêndios provenientes do Tebar.
O novo “Apell do Mar e Terra” é destinado a derrames de petróleo a fim de combater a poluição das praias, costões e ilhas, como aconteceu recentemente, em Caraguatatuba e Ubatuba, após derramamento de petróleo no Canal de São Sebastião.
Os representantes das prefeituras pediram apoio da Transpetro para a capacitação, fornecimento de equipamentos básicos como rádio comunicação, barreiras de contenção de recolhimento de óleo, uniformes e logística. Cada cidade já tem agentes ambientais, pessoas da comunidade treinadas pela Transpetro, para limpeza das praias atingidas por óleo e apoio na contenção do poluente no mar.
O objetivo é implementar os recursos e criar o programa integrado.
Assim, os agentes poderão, inclusive, atuar em apoio a cidades vizinhas. Nivaldo Simões considera que a última operação da Petrobras/Transpetro contra o derrame de óleo demonstrou falhas, especialmente, em termos de agilidade.
Participação direta - Simões acrescenta que as prefeituras querem ter participação direta nas operações de contingência da Petrobras/Transpetro, incluindo poder de decisão. Também explica que a proposta apresentada à empresa abrange treinamento e apoio para outros tipos de ocorrências, como queimadas e deslizamentos de terra.
“Com a Apell estaremos mais bem preparados para os acidentes”, disse Mansano. Também evidencia que o trabalho dos agentes ambientais da brigada de mar, em Caraguatatuba, foi muito importante.
Rogério Picado afirma que a reunião ontem com os representantes da prefeitura foi muito produtiva. “A proposta dos quatro municípios é muito bonita, adequada, séria e demonstra grau de maturidade. Querem o apoio da Transpetro para capacitação, treinamento e estrutura. Inclusive, poderemos avaliar a possibilidade de fornecer palestras para a segurança nos lares”, ele conclui.
Os representantes das prefeituras observaram que em termos de meio ambiente não há limites territoriais, sendo o Litoral Norte um único ecossistema.
O engenheiro Rogério Picado considera que estender as ações de atendimento para casos de queimadas na mata e deslizamento de terras também é boa proposta, já que todas implicam emergências. “Os agentes ambientais bem preparados, também com aulas de primeiros-socorros, são recursos que ficarão à disposição das prefeituras”. Ele lembra que o “Apell do Mar” é reivindicação antiga de São Sebastião.
A Transpetro deverá apresentar respostas sobre a proposta das prefeituras até o próximo dia 30 deste mês. No dia 1º de julho haverá segundo encontro, com os representantes das prefeituras e da Transpetro. Ontem, eles fa-riam uma visita à área do Tebar, o que não ocorreu por falta de tempo. A visita foi adiada para o próximo dia 1º.
O ex-chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Luiz Figueiredo, que trabalhou na proposta do Apell de São Sebastião e também na fase ini-cial do Apell do Mar, com o engenheiro Picado, lembra que os agentes ambientais e a formação de pescadores são resultados deste processo. “A segunda fase seria fortalecer o projeto”, observa Figueiredo.
Figueiredo, hoje assessor do prefeito Paulo Julião, participou de evento na ONU, em maio, na Suíça, quando apresentou o Apell de São Sebas-tião para os casos de acidentes em terra no Tebar. Estavam presentes representantes de 28 países. Ele lembra que nenhuma das nações expôs algum plano regional de combate a derrames de petróleo. “O nosso Apell em terra já foi novidade muito elogiada, porque envolve a comunidade”.
Rogério Picado, que também esteve no evento na Suíça, afirma que não conhece prática de plano regional ligado ao Apell para derrames de petróleo. “A proposta do Litoral Norte poderá ser mais uma novidade e sugiro que seja comunicada à ONU por ser digna de aplausos”, completa o engenheiro. (Fonte: Imprensa Livre)

Região vacinou mais de 20 mil crianças contra a póliomielite

Litoral Norte - As secretarias de Saúde de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela comemoraram a 1ª etapa da Campanha Nacional de Multivacinação, que aconteceu no último sábado em todo o país. A justificativa para essa euforia foi em função das metas alcançadas e ultrapassadas. Em São Sebastião, a Secretaria de Saúde vacinou 97,57% das crianças, totalizando 6.285. A meta inicial para vacinação era de 6.441 menores.
Segundo o chefe de Vigilância Sanitária, Eduardo Eiras, a expectativa inicial era de chegar a 95% de crianças vacinadas. “Vacinamos mais do que o esperado. A meta para a segunda fase é atingir os 100%”, comenta.
Para atender a demanda municipal, foram encomendadas 11,5 mil doses da gotinha contra paralisia infantil, 150 de BCG, 2 mil doses contra a hepatite B e tetravalente, 1,3 mil doses para tríplice viral e 1,5 doses de DPT, difteria e tétano. Houve atendimento em 20 postos, além dos volantes.
Já em Caraguatatuba, 7.553 crianças, ou seja 95,5% do esperado, receberam vacinas contra paralisia infantil, tuberculose, hepatite B e haemophilus B. A previsão inicial era atingir cerca de 95% das crianças.
Foram 10 mil doses e o atendimento à população aconteceu em 16 pontos de vacinação. A região que mais vacinou foi a central.
Ilhabela foi a única cidade que conseguiu superar a meta inicial que era de vacinar 2.218 crianças. A cobertura atingiu 102%, vacinando 2.263 crianças, graças aos cerca de 30 postos.
Já em Ubatuba, a Secretaria de Saúde, assim como todas as cidades que não atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas, prorrogou por mais dois dias a campanha de vacinação. Na cidade, somente 91% das crianças receberam as vacinas, o que representa pouco mais de 5,9 mil crianças. A meta inicial era vacinar aproximadamente 6,5 mil crianças. (Fonte: Imprensa Livre)

Mães são responsáveis pelo sucesso da campanha em Caraguá
No último sábado, os pais de crianças compareceram responsavelmente nas escolas e postos de saúde da cidade

Litoral Norte - A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, comprovou o aumento no comparecimento da primeira etapa da Campanha Nacional, tanto que o número de crianças vacinadas dobrou, somando mais de 170, que tomaram as duas gotinhas da vacina.
Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac, órgão estadual ligado a Organização Nacional de Saúde, o último caso de poliomielite no Brasil aconteceu em 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Já em São Paulo, o último caso foi na cidade de Teodoro Sampaio em 1988.
O auxiliar de enfermagem, Elizelto dos Santos, explica que há também os países endêmicos como Afeganistão, Egito, Somália, e outros onde as campanhas não são regulares como em toda Europa e América que não apresenta casos de poliomielite.
Renato Luiz Ferreira, 31 anos, pai de Larissa Vitória Leite de 3 anos e 11 meses e Lucas Henrique Leite de 1 ano e seis meses é uma exceção por estar com as vacinas dos filhos em dia. A vacina da anti-polio só é eficaz com pelo menos três doses. O correto é tomar três doses no primeiro ano de vida, respectivamente aos dois, quatro e seis meses. A quarta dose, conhecida como primeiro reforço ocorre aos um ano e três meses e a última dose, o segundo reforço, ocorre aos cinco anos.
Zuléia Alves dos Santos, 24 anos, mãe de Brian Alves Abranches de 1 ano e 2 meses enfatiza a importância de levar o filho para tomar vacina em prol da saúde. “Não custa nada os pais trazerem os filhos para vacinar, afinal assim evitamos maiores problemas na saúde dos filhos”.
Números da primeira etapa no país - Ao todo, foram vacinadas mais de 17 milhões de crianças. O Ministério da Saúde aplicou R$ 27 milhões na campanha contra a pólio. Mais de 116 mil postos de vacinação funcionaram em todo o país, de 8h às 17h. Este ano, 443 mil pessoas, entre servidores e voluntários, estão engajados na campanha.
Nas áreas rurais e de difícil acesso, as crianças também puderam atualizar o cartão de vacinação. Foram oferecidas as vacinas BCG (que protege contra formas graves de tuberculose), DTP+Hib (difteria, tétano, coqueluche e doenças provocadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B), Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DT (difteria e tétano), SR (sarampo e rubéola), febre amarela e hepatite B. Do total investido na campanha (R$ 27 milhões), R$ 9,4 milhões foram aplicados na compra de 30 milhões de doses de vacina contra a pólio e R$ 12,6 milhões foram repassados, fundo a fundo, para os estados e municípios operacionalizarem as atividades do dia. Os R$ 5 milhões restantes foram destinados à campanha nacional de mobilização.
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no dia 23 de agosto. (Fonte: Imprensa Livre)

Sucesso na 1ª Procissão Marítima de Santo Antonio
O evento reuniu cerca de 20 embarcações. Organizadores começam com os preparativos para a Procissão de 2004, que já tem 30 lanchas inscritas

Caraguatatuba - A Procissão Marítima de Santo Antonio reuniu cerca de 20 embarcações no sábado, dia 14, em Caraguá. A primeira procissão marítima do padroeiro aconteceu com sucesso, reunindo três escunas, barcos de pesca, de lazer e também de apoio, através das equipes da Salvamar e do 3º Batalhão da Polícia Ambiental.
A Procissão de Santo Antonio teve início na praia Martim de Sá, com as escunas Tainá e Santa Maria, que seguiram até a praia Massaguaçu, onde encontraram-se com a Escuna Maria Bonita e outras embarcações e partiram no sentido centro da cidade. A solenidade da bênção de Deus aos barcos foi celebrada pelo Bispo Dom Fernando Mason, na Prainha, próximo à Pedra da Freira. O Padre Jacob Putenkandan, pároco da Matriz Santo Antônio e o Padre Jacinto Krisky, vigário da Paróquia, também participaram do ato religioso.
Os hoteleiros ficaram satisfeitos com o resultado da primeira procissão e já estão organizando a próxima, que deverá acontecer no mês de junho de 2004. Conforme informou o organizador Waldemar Rodrigues Filho, da Pousada Gabriel, 30 lanchas já estão inscritas para a procissão do ano que vem. “Todos ficaram muito satisfeitos pela oportunidade de participar de um forte momento de fé como a benção dos barcos e, também pelo passeio, no qual os participantes puderam apreciar as belezas da região norte da cidade por um ângulo quase nunca visto: do mar.”
Além do pescador Benedito Vergílio Xavier, que foi especialmente convidado dos hoteleiros, também participaram da procissão, inúmeros fiéis da Paróquia Santo Antônio, secretários municipais, a vereadora Dalva Santana e, a imprensa que deu grande apoio ao evento.
O evento foi realizado pela Associação de Hoteis e Pousadas, que tem hoje 16 hotéis associados, com o apoio da Prefeitura Municipal, Fundacc, Paróquia Santo Antonio, Associação das Marinas da Tabatinga e Marina Martim de Sá. (Fonte: PMC)

Procissão de “Corpus Christi” acontece também nos bairros

Caraguatatuba - As Paróquias de Caraguatatuba já estão organizando a procissão de “Corpus Christi”. Ao todo, são seis paróquias envolvidas na realização da procissão, neste feriado: a paróquia de Santo Antonio no centro da cidade; a paróquia Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá; a Paróquia João Batista, no Poiares e; a Capela de São José, no Morro do Algodão, todas estão preparando a procissão do centro da cidade. Outras duas paróquias, a de Nossa Sra. da Visitação, no bairro Massaguaçu e a paróquia de Nossa Sra. da Glória, no Travessão irão fazer a procissão no bairro.
A procissão do centro está marcada para às 19h30, logo após a missa das 17 horas. O percurso abrange a Praça Cândido Mota, com início na Rua São Benedito (esquina da Sorveteria Danilo), até a e Rua Sebastião Mariano Nepomuceno (lojas Colombo), segue até a esquina do Banco Banespa e segue pela Praça Cândido Mota até a igreja.
As ruas São Benedito, Paul Haris e Sebastião Mariano Nepomuceno, no centro da cidade, serão interditadas pela Ditran, devido ao percurso da Procissão da Catedral Santo Antonio, à partir das zero horas do dia 19 até o final da procissão.
Mais informações podem ser adquiridas na Paróquia Santo Antonio, pelo telefone 3882-1611. (Fonte: PMC)

Fundespa fará análise dos mexilhões atingidos por óleo

Caraguatatuba - O secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, informou que acionou a Petrobrás, que contratou a Fundespa, para que ela providenciasse a análise dos mexilhões das fazendas da Ilha do Tamanduá e da Praia da Cocanha para saber se o derramamento de óleo do último dia 03 deixou seqüelas graves para a fauna e flora local.
Na última sexta-feira, dia 13, a Fundação Estadual de Pesquisas Aquáticas de São Paulo recolheu amostras dos mariscos que sofrerão uma Análise de Hidrocarboneto Poliaromático (HPA) e deverá divulgar o laudo técnico em 30 dias.
O telefone da Fundespa é o (11) 3816-2737. (Fonte: PMC)

Caraguá ganha nova frota para Transporte Coletivo
A Praiamar Transportes adquiriu 10 novos ônibus Mercedez Benz de última geração para compor a frota de Caraguatatuba. Os veículos, além de possuírem uma tecnologia que os torna menos poluentes que uma motocicleta, terão câmeras de vídeo para monitoramento.

Caraguatatuba - Caraguá ganhou hoje 10 novos ônibus para o Transporte Coletivo Municipal. Segundo informações da Praiamar Transportes, empresa que detém a concessão para operar na cidade, os novos veículos, importados da Alemanha, terão câmeras de monitoramento com o objetivo de garantir a segurança de motoristas e usuários e também de inibir as ações de vandalismo.
Durante o lançamento da nova frota, o Prefeito Antonio Carlos da Silva falou sobre os índices de aprovação do Transporte Coletivo em Caraguá, que foram divulgados, recentemente, pelo Instituto Opinião Pesquisa, de São Paulo, lembrando que os bairros que tiveram restrições terão melhorias em breve. Os bairros são Poiares e Morro do Algodão. Ele acrescentou que irá fazer a pavimentação da linha Morro do Algodão, além de substituir o asfalto frio pelo quente em pontos que receberam este tipo de pavimento.
Em fevereiro de 1999, o Transporte Coletivo tinha 48% de aprovação e em maio de 2003, esse índice subiu para 60%. A desaprovação, que era de 30%, caiu para 19%. O melhor serviço foi a linha Massaguaçu. O instituto de pesquisa aplicou 421 questionários entre os dias 12 e 14 de maio.
Segundo informações da Praiamar, essa frota é a mais moderna em tecnologia de todo o Brasil. Cada veículo é menos poluente que uma motocicleta.
O prefeito Antonio Carlos parabenizou a empresa pelos seus 10 anos de atuação na cidade colaborando para o desenvolvimento econômico local. Após a cerimônia de lançamento, o prefeito desfilou pelas ruas de Caraguá dirigindo um dos ônibus. (Fonte: PMC)

Ônibus ganha câmera em Caraguá

Caraguatatuba - A empresa PraiaMar, responsável pelo transporte coletivo em Caraguatatuba, instalou câmeras de vídeo em todos os ônibus para evitar assaltos e vandalismo, aumentando a segurança dos usuários. O novo sistema de vigilância começa a operar hoje.
Ontem a empresa recebeu mais 10 ônibus, todos com câmeras. A PraiaMar tem uma frota de 52 veículos.
O sistema de vigilância eletrônica foi implantado em caráter experimental no final do ano passado e teria reduzido o número de roubos e a ação de vândalos.
"Os assaltos e atos de vandalismos eram freqüentes nas linhas no período noturno, inclusive durante a temporada. As câmeras inibem a prática dos delitos e garantem mais segurança aos funcionários e usuários", disse a gerente administrativa da PraiaMar, Simone de Oliveira Leal.
As fitas de vídeo com as gravações serão monitoradas diariamente por uma central instalada dentro da empresa. "Caso seja registrado algum delito a empresa e a polícia terão facilidade de identificar o autor", disse Simone.
Ela afirmou que a empresa não tem balanço dos roubos e atos de vandalismo ocorridos este ano. A Polícia Militar de Caraguá também não soube informar o número de assaltos em ônibus na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara participa da entrega de novos carros
Presidente da Câmara fala na cerimônia de entrega de 10 novos carros à cidade

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), participou da festa de entrega de 10 novos carros da empresa Praiamar Transportes Ltda., na manhã de ontem, 17 de junho, na sede da empresa. Com este lote são 48 o número de veículos da concessionária.
A Praiamar Transportes entregou ontem à população, na presença de autoridades políticas, civis e militares, 10 novos carros, de motor Mercedes Benz, carroceria Caio e capacidade para 41 passageiros sentados e 17 em pé. Os carros são dotados de bancos anatômicos, janelas panorâmicas e motor eletrônico ecológico, com 6 lugares reservados para idosos e gestantes. O investimento tem a parceria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) no valor financiado de R$ 1,5 milhões.
A empresa estará completando em agosto 10 anos de existência na cidade e conta com 16 linhas e transporta em média 350 mil pessoas/mês. A empresa tem agora carros com idade média de 4 (quatro) anos. A cerimônia de entrega foi feita com base num café da manhã, servido na garagem da concessionária, que fica no Jardim Gaivotas, zona sul da cidade.
Na ocasião o Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti sentiu-se honrado em participar do evento. "Sinto-me feliz por ser Vereador e Presidente da Câmara e poder participar de um evento de tamanho impacto para a melhoria de vida da população. Nada melhor do que ver uma empresa que cresce a sombra daqueles que ditam uma falsa crise, mostrando que com trabalho se consegue a plenitude do sucesso", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Festa de Santo Antônio anima Coreto do Centro
Comida típica, shows musicais, concurso de quadrilha e stands com produtos do projeto de geração de renda são as atrações

Caraguatatuba - A Festa de Santo Antônio de Caraguatatuba está animando o Coreto do Centro da cidade com atrações diárias. Iniciada com uma Missa Campal, no dia 13- dia do Santo Padroeiro da Cidade, a Festa estará acontecendo até 29 de junho, com barracas de comida típica, shows musicais e concurso de quadrilha, sempre à partir das 21 horas.
A Festa de Santo Antonio é realizada pela Secretaria de Turismo e pela Fundacc. Outras secretarias também estão participando do evento, como a de Assistência Social, que colocou à disposição do público os produtos do Projeto Geração de Renda. São temperos caseiros, bonecas de pano, pães artesanais, sabonetes, biscuit, chinelos bordados, etc. Os projetos de geração de renda em Caraguá atendem 400 famílias. Um novo grupo de alunos do Projeto de Pães Artesanais será formado no próximo dia 23, no bairro Barranco Alto. (Fonte: PMC)

Curso de pães artesanais oferece kit ao participante

Caraguatatuba - Os cursos do projeto de Geração de Renda da Assistência Social de Caraguá já estão melhorando a vida de muitas famílias de Caraguá. Cerca de 50 famílias já são beneficiadas com a produção de pão artesanal e tempero caseiro. Até o final de julho, mais 70 famílias estarão produzindo o que aprenderam nos cursos, totalizando 120 famílias prontas para o trabalho.
Os cursos são monitorados pela equipe técnica do Espaço Cidadão Barranco Alto, onde está montada uma cozinha especializada neste trabalho. Lá também é feito o acompanhamento social das famílias envolvidas. Cada aluno recebe dois kits básicos de higiene pessoal e outro de ingredientes específicos para a fabricação dos produtos. O objetivo do projeto é fazer com que as famílias coloquem em prática o que aprenderam e gerem renda.
Após o curso, todas as famílias permanecem em contato com os monitores e a equipe técnica, recebendo orientações sobre margem de lucro, oportunidades de negócio, etc. Esta é mais uma iniciativa da prefeitura em busca de geração de renda e com isso a melhoria da qualidade de vida da população. (Fonte: PMC)

Grupo foge a pé após assalto em Caraguá

Caraguatatuba - O vendedor Moiséis Santos Rodrigues ficou refém de assaltantes na noite de anteontem dentro de sua residência no bairro Jardim Aruan, região central de Caraguatatuba. Segundo a Polícia Militar, três homens armados invadiram a casa. Os bandidos levaram a carteira do vendedor com documentos pessoais, cerca de R$ 60 em dinheiro e um aparelho de celular. A ação durou 20 minutos. A suspeita é que os criminosos tenham fugido a pé ou de bicicleta pois não levaram nenhum produto de grande porte. Até as 18h de ontem, os suspeitos do roubo não haviam sido localizados. (Fonte: ValeParaibano)

Família acusa hospital de erro

Caraguatatuba - A família da dona-de-casa Dilcilene Francisco Pimenta, 26 anos, que morreu de parada cárdio-respiratória no último dia 6, acusa a Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguá, de omissão de socorro e negligência.
Segundo a irmã da dona-de-casa, a estudante Michele Pimenta, 19 anos, Dilcilene começou a sentir dores por volta das 13h40 e foi para o hospital.
"Chegamos no pronto-socorro e um funcionário alegou que tinha que fazer a ficha do paciente antes do atendimento. Cerca de uma hora depois ela foi atendida por uma médica que deu medicamentos e tirou raio-x do tórax", disse.
Michele afirmou que sua irmã foi atendida pela médica Cleci Casais, que teria afirmado que Dilcilene ficaria em observação devido aos medicamentos.
"Ela disse que minha irmã estava bem. Minutos depois ela (Dilcilene) desmaiou e dois enfermeiros prestaram o socorro. Ela foi levada para emergência e depois fomos avisados da morte", disse.
A médica não foi localizada pelo ValeParaibano na tarde de ontem para comentar o assunto.
Outra irmã da vítima, Adilma Pimenta, 32 anos, disse que família vai entrar com uma ação na Justiça pedindo punição dos possíveis culpados. Dilcilene fazia tratamento para epilepsia.
"Deixaram a minha irmã morrer sem um atendimento adequado", disse.
A Comissão Temporária de Saúde da Câmara está investigando o caso e vai encaminhar a denúncia ao Ministério Público e ao CRM (Conselho Regional de Medicina). A família fez um boletim de ocorrência no dia 10.
OUTRO LADO - A direção do hospital informou ontem que não recebeu oficialmente a denúncia e que somente após receber a queixa formal poderá abrir um processo administrativo para investigar possível falha no atendimento. (Fonte: ValeParaibano)

Comissão ouve irmãs da vítima em declarações
Vereadores vão investigar o que houve na morte de Dilcilene

Caraguatatuba - A Comissão Temporária de Saúde ouviu ontem, por volta das 15 horas, as declarações de Adilma e Michela Pimenta, irmãs de Dilcilene Francisco Pimenta, falecida na Casa de Saúde Stella Maris em 6 de junho. Os Vereadores Aurimar Mansano e Agostinho Lobo de Oliveira irão encaminhar os autos para as providências cabíveis.
De acordo com as declarações, Dilcilene Francisco Pimenta faleceu na Casa de Saúde Stella Maris em 6 de junho, por volta das 17 horas, vítima de complicações cardíacas. Segundo sua irmã Michele, por volta das 14 horas levava Dilcilene para o dentista, quando sentiu-se mal, com fortes dores no peito. Michele por sua vez achou melhor levá-la para a Casa de Saúde Stella Maris. Dilcilene era epilética e tinha uma filha.
No local as irmãs Michele Adilma reclamaram do mal atendimento praticado pelo hospital, que acabou vitimando-a por volta das 17 horas. A vítima foi atendida pela médica Drª. Cleci Casais.
Adilma garante que irá até o fim para que seja feita justiça no caso de sua irmã. Além da Comissão de Saúde Adilma fez reclamações na rádio local e disse que irá para os jornais e outros meios de comunicação.
O Vereador Aurimar Mansano, Presidente da Comissão, disse que irá tomar as providências cabíveis. "Estas declarações e as providências que iremos tomar fazem parte do trabalho iniciado pela Comissão de Saúde há 2 anos, para melhorar cada vez mais o setor", disse.
Mansano vai encaminhar as declarações para o Ministério Público, Delegacia de Polícia Civil, à direção da Casa de Saúde Stella Maris e o Conselho Regional de Medicina (CRM). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Kazon consegue asfalto para o Morro do Algodão
Conquista veio após insistentes pedidos ao prefeito, intermediando a comunidade

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL) conseguiu junto ao prefeito municipal de Caraguatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), a pavimentação do bairro do Morro do Algodão, na zona sul da cidade. A conquista veio após insistentes pedidos daquela comunidade, intermediados pelo Parlamentar.
O Morro do Algodão, bairro da zona sul de Caraguatatuba é eminentemente residencial e distancia-se cerca de 5 quilometros do centro, no sentido São Sebastião.
A primeira e única pavimentação feita naquele local ocorreu entre 93 e 96, na gestão do ex-prefeito José Sidney Trombini (PMDB) e de lá para cá nada mais foi feito.
Os moradores reclamaram insistentemente ao Vereador Omar Kazon, pois passados 7 (sete) anos a pavimentação asfáltica apresenta buracos e depressões necessitando de reparos ou até de uma nova pavimentação.
Com base nisso e nas reclamações da população, o Parlamentar Omar Kazon empreendeu esforços junto ao prefeito Antonio Carlos da Silva, que autorizou recentemente, em reunião, a obra a partir de julho, com a troca do asfalto frio que foi colocado por asfalto quente e a colocação do mesmo material onde as vias públicas são de terra ou cascalho.
Para o Parlamentar esta é uma vitória embasada em muita luta. "Há muito aqueles moradores desejam uma melhor pavimentação e lutamos muito junto ao Executivo para que isso fosse feito. O prefeito entendeu nossa reivindicação como prioritária e irá realizar a obra, pelo bem daquela comunidade", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Atleta de Ilhabela vence prova no Guarujá

Ilhabela - O corredor de Ilhabela Adailton dos Santos, 18 anos, conquistou no último domingo o troféu de campeão no Circuito Baixada Santista de Corridas 2003 - 10Km de Guarujá. O atleta conquistou o primeiro lugar com o tempo de 33 min e 42 seg na categoria juvenil, deixando para trás 12 atletas que correram na mesma categoria. A prova contou com a participação de 1200 atletas.
Adailton ganha mais experiência a cada corrida que participa. A prova disso está na melhoria no tempo e colocação do atleta em relação a sua primeira prova importante na modalidade a 18ª Prova Tribuna Fm, que aconteceu no final de maio, quando o corredor chegou em segundo lugar na categoria com o tempo de 35 min.
Além disso, recebe o apoio do técnico professor Mario Bello, da equipe da cidade de Santos formada pelos atletas Marcos Fuschini, Antonio Gomes, Eugênio Pieroti, Jorge e Silvio Nauslauki, da Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Esportes além dos comércios locais como Auto Viação e Turismo Ilhabela, Loja Estrela da Ilha, Tapeçaria Colonial, Vidraçaria Ilhabela, Padaria Show Pão, da nadadora Mônica Gomes e da escola Eva Esperança Silva. (Fonte: PMI)

4ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas acontece neste sábado
No domingo, cinco nadadores ilhabelenses representam a cidade na prova internacional Gold Master de águas abertas na cidade de Santos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Esportes e Secretaria da Saúde realizará neste sábado, dia 21, na praia do Portinho, às 14h, 4ª etapa do II Circuito de Maratonas Aquáticas “Prova Professor Fabião” e Prova de incentivo Menor e Melhor idade.
O percurso desta etapa é de 1.500 metros com largada na praia do Portinho. Os competidores nadarão até a praia da Feiticeira e retornarão para a praia do Portinho, região sul. Já a prova de incentivo é um percurso de cerca de 300 metros.
São esperados cerca de 80 nadadores de várias partes do estado de São Paulo. Além da equipe da Ilha, o circuito também contará com a participação das cidades de Santos, São Sebastião, São Paulo e a equipe Caraguatação, de Caraguatatuba, com mais de 10 atletas.
A inscrição é aberta para as duas provas e deverá ser feita no local mediante a entrega de cinco quilos de alimento não perecível. A prefeitura oferece frutas e leite para os competidores e três barcos farão o apoio dos nadadores.
O percurso poderá ser mudado por uma comissão conforme as condições do tempo.
Homenageado da Prova - O homenageado desta etapa é o vereador santista Fábio Nunes, o “Professor Fabião”, que realiza em sua cidade importantes trabalhos ligados ao esporte, saúde e qualidade de vida. Entre os trabalhos de destaque está a indicação para a criação de programas de prevenção e tratamento de obesidade e a lei que limita o peso das mochilas visando preservar a saúde dos estudantes santistas.
Através de amigos em comum, o vereador teve a iniciativa de homenagear com o título de “Cidadão Santista” o professor Mário Bello, por seu trabalho junto aos deficientes visuais e físicos, trabalho este reconhecido internacionalmente, e também por ter elevado o nome da cidade de Santos através de inúmeros títulos recebido como atleta.
Agora, será a vez do professor Mário Bello e a organização do Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela homenagear Fabião, recebendo o vereador na cidade para participar desta grande festa do esporte. (Fonte: PMI)

Prova Internacional Gold Master de Natação 2003 Troféu “Almirante Barroso”

Ilhabela - Cinco atletas de Ilhabela representarão a cidade na Prova Internacional Gold Master de Águas Abertas, que acontece na cidade de Santos, no próximo domingo, dia 22. A largada será na Ilha de Palmas e o percurso de 2.200 metros será definido de acordo com as condições do tempo por uma comissão formada por representantes da Capitania dos Portos, Praticagem, 17º Corpo de Bombeiros, Semes e organização da prova.
Cerca de 600 nadadores acima de 20 anos estão sendo esperados entre eles os ilhabelenses Harry Finger, Manoel Carvalho, José Ricardo Reis, Reinaldo Lenadro Garcez e Acácio Borges convocados a participar por um dos organizadores da prova, o nadador Marcos Fuschini, que também participa do Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela. (Fonte: PMI)

‘Fale com o prefeito’ atende Praia Vermelha e Guanxumas de Búzios

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos esteve no último final de semana nas comunidades da Praia Vermelha e Guanxumas de Búzios, para firmar mais dois compromissos dentro do programa “Fale com o Prefeito”.
Na comitiva estiveram, além do prefeito, o vice, Gilson Tangerino, o diretor das comunidades isoladas, Dito Dória, o secretário de planejamento Norberto Batista, além de vereadores.
No sábado aconteceu a inauguração do rancho comunitário de 60 m², construído em parceria entre prefeitura municipal e iniciativa privada.
O local foi escolhido pelos próprios pescadores que acreditam ser o melhor para abrigar suas embarcações, redes e pescados.
A construção do rancho comunitário foi uma indicação do vereador Almir Mariano e um dos pedidos dos moradores da Praia Vermelha, quando o prefeito visitou o local em fevereiro deste ano, dentro do programa Fale com o Prefeito. O rancho irá beneficiar cerca de sete famílias.
O prefeito e o proprietário do local Sérgio D’ Andrada de Almeida assinaram a escritura de doação da área em abril deste, onde está localizado o rancho.
No domingo, a comunidade de Guanxumas de Búzios (uma das quatro comunidades da Ilha de Búzios) recebeu iluminação, através de um gerador. Esta foi a principal reivindicação feita pela comunidade quando o prefeito esteve lá em janeiro deste ano. Cerca 14 famílias serão beneficiadas.
Segundo o prefeito esse é mais um compromisso firmado dentro do programa Fale com o Prefeito, que também contou com a indicação do vereador Almir Mariano.
Além de Guanxumas de Búzios, recebem iluminação, através de geradores, as comunidades do Bonete, Praia Mansa, Castelhanos, Serraria e Ilha de Vitória.
Para o secretário de planejamento, Norberto Batista, a intenção é dar uma melhor qualidade de vida aos moradores dessas comunidades, sem mudar seus hábitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores reclamam de infestação de ratos em ruas da região central

São Sebastião - Moradores de ruas da região central da cidade reclamam da constante presença de ratos em bueiros.
Em dias de chuva, por exemplo, esses ratos deixam seu habitat provisório e invadem as casas dos moradores das ruas.
O incômodo, principalmente à noite, provocou a ira de moradores, que teriam reclamado à Prefeitura, o que, segundo eles, não resolveu.
Segundo Yolanda dos Santos Coelho, 58 anos, a presença dos ratos já está se tornando rotineira.
“Tenho preocupação com ralos, pois os danados entram por todos os lados. Precisamos tomar providências rápidas, pois se não estaremos convivendo com os ratos”, disse.
Já a secretária Patrícia de Santos, 25 anos, constatou a presença de ratos grandes na ruas do centro.
“Muito bueiros estão entupidos e isso facilita a proliferação dessas ratazanas. Outro dia vi uma enorme e fiquei até com medo”, comenta.
Em função desses problemas detectados pelos moradores, o secretário de Saúde, Aldo Conellian, disse que mandará agentes nas ruas do centro para verificar a situação, mas sa-lienta que a questão precisa ser resolvida em parceria com outras secretarias, até porque não compete a eles à limpeza de bueiros.
“Esses moradores precisam verificar ainda se estão armazenando e separando de forma correta seus lixos. Tudo isso pode atrair os ratos”, destaca.
Ainda conforme o secretário, se análises detectarem grande quantidade de ratos, a Secretaria de Saúde poderá realizar um processo de desratização no local. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião participa de reunião sobre reforma tributária em Cubatão

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, participou hoje, dia 17, às 14 horas, de uma reunião em Cubatão, com outros prefeitos das cidades industriais paulistas, que terão perdas elevadas em seus orçamentos, com a próxima reforma tributária, onde estão previstas algumas mudanças nos critérios de redistribuição do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços- ICMS.
Durante o encontro foi criada uma comissão cujo presidente é o prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor, e o relator é o prefeito Paulo Julião. Além disso, cada cidade teve a oportunidade de avaliar o impacto da Reforma tributária em seu Orçamento e trançar estratégias de resistência às mudanças propostas.
“Caso o projeto seja aprovado com todas as emendas pode representar uma perda variável de 25% a 57% na receita de São Sebastião, o que na pior situação significa menos R$ 30 milhões ao ano no orçamento. Este projeto é um exemplo de injustiça social e prejudicará os municípios que mais investiram na indústria”, diz o prefeito.
Ao final da reunião, os prefeitos elaboraram a Carta Paulista “Frente dos Municípios Maiores Geradores de ICMS”, cujo objetivo é criar uma frente de resistência contra as mudanças propostas pelo Governo Federal. (Fonte: PMSS)

Corrida da Paz: manifesto contra a violência dura 1 hora

São Sebastião - Em aproximadamente uma hora cerca de 15 corredores percorreram, na manhã de sábado, 10km entre o Bairro de São Francisco e o Centro para protestar contra a violência e pedir mais segurança na cidade. Vestidos de branco e com muita disposição, os atletas cantaram e gritaram mensagens de paz durante todo o percurso.
A largada aconteceu por volta das 10h, em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, no São Francisco. Duas motos e uma viatura do Detraf (Departamento de Tráfego) acompanharam os corredores.
Uma caminhonete levou a faixa com o nome do manifesto: “Unidos pela Paz”, o que também estava escrito nas camisetas dos participantes. Ao longo da corrida, algumas pessoas decidiram acompanhar o pelotão. “Foi muito bom e superou nossa expectativa.
No Centro, as pessoas pararam para ver a gente passar e alguns turistas até tiraram fotos”, disse o organizador Antônio Domingos.
Conforme explicou, a falta de segurança atinge todos os setores e, no caso dos atletas, a violência está no trânsito. “Muitos motoristas não respeitam os corredores que estão treinando”.
Domingos afirmou que o objetivo da corrida da paz foi conscientização. “Os corredores gostaram da corrida, que também serviu como confraternização”.
Após a largada, o pelotão passou pela rua Martins do Val, Praça da Figueira, e avenidas Manoel Hyppolito do Rego, Guarda Mor Lobo Viana e Antônio Januário do Nascimento até a chegada na Rua da Praia.
Entre os atletas que participaram do manifesto “Unidos pela Paz”: Márcia Tamasiro, Marcos Roberto, Gilmar da Silva, Adilson de Freitas, Aílson Martins, Humberto Lincoln, Johny Vieira, Fábio Nunes, Antônio Domingos, Mildeu, Danilo Passos, Reinaldo Santana e Ciro.
O evento teve apoio da Quitanda da Adélia, Néquinho Materiais de Construção, Zoo Pharma, Central de Contabilidade, Kings Vidros e Tebar Praia Clube. (Fonte: Imprensa Livre)

Gilmar Pulga conquista o título da Open local em Cambury

São Sebastião - O surfista Gilmar Pulga, de Maresias, Costa Sul, faturou o primeiro lugar na terceira etapa do Circuito Maresia SP Contest 2003, na categoria Open Local.
O evento aconteceu em Cambury no final de semana com ondas enormes para os 134 surfistas do ABCD paulista.
Gilmar Pulga (Calfin, Storn Hider e Aquiles Cerullo) foi campeão sebastianense em 2001 e já atuou na equipe paulista de surfe, além de ser eleito o melhor paulista no circuito brasileiro amador.
No feriado de quinta-feira, dia 19, Gilmar participará do Campeonato Open ASSS (Associação de Surfe de São Sebastião) que vai rolar na praia de Maresias.
O surfista Alexandre Moraes, de Barra do Sahy, foi o vice campeão, seguido por Rafael Carvalho, de Maresias e pelo surfista da praia Preta, Robson Santos.
No sábado, as ondas chegaram a 2 metros, com um mar um pouco mexido. Já no domingo o mar abaixou um pouco e melhorou a formação da onda.
Fellipe Furtado conquistou o bicampeonato na júnior, venceu na open e de quebra marcou a maior nota do evento.
Com apenas 17 anos de idade e surfando aos finais de semana, Fellipe despencou da serra de São Bernardo do Campo para encarar as altas ondas de Cambury e voltou para casa carregado de prêmios.
Assim como no ano passado, a categoria open também contou com a sua participação, mas desta vez, a vontade de vencer foi concretizada pelo surfista que achou as melhores ondas, somando pontos suficientes para ser o campeão.
“Fica difícil e é caro manter o ritmo no surfe morando longe da praia. Graças a Deus, meus pais me ajudam para que eu possa estar sempre na água treinando. Agora espero encontrar um patrocínio na região para somar aos apoios que já tenho. A Beil & Scheurer e Styllos pagam as minhas inscrições, dando uma força”, disse ele.
Ainda pela Open ABCD, Oswaldo Domingues ficou em segundo e Marcelo Morelli foi o terceiro colocado.
No longboard, Rodmilson Scheurer, 34 anos, ficou em primeiro seguido por Victor Banys. “O meu oponente mandou bem e mereceu, aliás, todos estão de parabéns. Até as ondas colaboraram, apesar de que ontem (sábado) estavam casca-grossa, mas se mandassem entrar eu tenho certeza que a galera ia cair dentro. Estou muito satisfeito com o segundo lugar, pois não tive tempo para treinar, já que o meu filho nasceu há três meses. Estou amarradão”, disse Victor.
A terceira etapa do Circuito Maresia SP Contest 2003 teve o patrocínio da Maresia Boardtech. Contou com o apoio da Prorider; BHS; Fu-wax; Teccel; Universidade de Yôga; Bola de Neve; Tent Beach Mega Store; Akaloko; Jungle Beach; Styllos; Pacific Beach; Turco Loco; Prefeitura de São Sebastião; Governo do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Associações de Surf de Cambury, ABC e de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba será palco do “1º Rally Serra do Mar”
Cerca de 400 pessoas estarão participando da prova automobilística

Ubatuba - No próximo dia 5 de julho, Ubatuba estará sediando mais uma prova automobilística no município, denominado 1º Rally Serra do Mar. A estimativa é de cerca de 100 veículos largando às 8 horas da manhã do auto posto Kamomê e percorrendo toda a região de São Luiz do Paraitinga, com retorno previsto para Ubatuba às 17 horas. O percurso total será de 280 km. A previsão é de mais de 400 pessoas, entre participantes, equipe técnica e organização. A organização é de Christian Paze, que é competidor, diretor de prova do rally e também empresário em Ubatuba. Esta prova será válida para a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally e também para pontuação do ranking da OPN (Organização de Pilotos e Navegadores), que possui 1800 “ralizeiros-ranqueados”. Esta iniciativa conta com os apoios da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares do Litoral Norte e da danceteria Daft.
Da largada, os veículos sobem a serra de Taubaté no sentido Catuçaba e chegam em São Luiz do Paraitinga. Depois seguem no sentido Lagoinha e pegam atalho para Redenção da Serra, onde realizarão uma parada para abastecimento, manutenção e alimentação, no Posto Bica do Curió. Recomeça com sentido Natividade da Serra e retorna para Ubatuba por estradas de terra. Segundo o organizador Paze, sempre pensou em realizar uma prova automobilística nesta região, pelo cenário e pelas estradas interessantes que a região possue para este tipo de atividade esportiva. “Há sete anos em Ubatuba, sempre sonhei com isto. Tomei a iniciativa e logo em seguida a Federação Automobolística de São Paulo fez o convite para inserir o rally na 3ª Etapa do Paulista. Hoje já estamos com 70 participantes inscritos na competição e esperamos que chega a 100”, disse Paze. O rally está sendo divulgado em revistas especializadas, sites e emissoras de televisão.
O evento terá a entrega dos prêmios às 21 horas do mesmo dia no hotel Cassino Sol Vida, na praia da Enseada. Às 23 horas haverá uma festa na danceteria Daft, no Itaguá. A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba estará oferecendo todo o apoio logístico ao evento com a mobilização de segurança para os participantes por meio de ofícios às polícias Militar, Rodoviárias, Corpo de Bombeiro, entre outras ações. O Sindicato dos Hotéis do Litoral Norte preparou e ofereceu uma condição especial de tarifário para os competidores. Segundo o assessor do Sindicato dos Hotéis, Edgar Marques, este tipo de iniciativa é fundamental que haja apoio e incentivo. “É desta maneira que Ubatuba pode quebrar a sazonalidade e aquecer a economia e conseqüentemente gerar mais empregos” afirmou Marques. Qualquer tipo de veículo pode participar do rally, desde que esteja em conformidade com a legislação de trânsito. Mais informações e inscrições pelo site www.rallyserradomar.hpg.com.br . (Fonte: ACS-PMU)

Mutirão na Regional Sul eliminou três toneladas de caramujos

Ubatuba - Aconteceu no último sábado, 14, o mutirão de eliminação de caramujo africano na região da Sul do município. A iniciativa foi da Administração Regional Sul da Prefeitura de Ubatuba. Participaram cerca de 2 mil pessoas de diversos bairros da região que recolheram cerca de três toneladas de caramujos. Os caramujos recolhidos foram enterrados e incinerados. A ação contou com os apoios dos empresários do local e das secretárias de Saúde, Educação, Agricultura e Pesca do município. Ao final da campanha houve a concentração de todos os participantes que concorreram a brindes oferecidos pelos empresários. Devido ao sucesso da iniciativa, a assessora da Regional Sul, Mia Mafalda, adiantou que moradores do Rio Escuro solicitaram a mesma ação para o bairro. O evento teve início às 9 horas e encerrou por volta das 17 horas.
De 9 e 13 de junho, a Regional Sul preparou toda a comunidade por meio de palestras que foram ministradas pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, para pais e alunos nas quatro escolas participantes, para a conscientização da necessidade desta ação de mutirão. Segundo Mia Mafalda, a participação efetiva da comunidade foi fundamental para a eliminação desta praga, que vem causando prejuízos à agricultura local. O mutirão contou com a participação das escolas da Maranduba, Sertão da Quina, Araribá e Áurea M.Rachou e teve a distribuição de cerca de 3 mil sacolas e 2500 luvas plásticas protetoras aos participantes, que foram doados por empresários do local. Durante o dia houve palestras sobre os problemas que o caramujo pode ocasionar, que foi promovida pela Vigilância Sanitária. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura antecipa 13º salário do funcionalismo público

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), anunciou a antecipação de 50% do 13% salário ao servidor público. O pagamento será efetuado na folha de junho que será quitada no próximo de 4 de julho. Cerca de 1700 funcionários estatutários, celetistas e comissionados serão beneficiados com esta antecipação que disponibilizará do cofre público cerca de R$ 700 mil. Esta antecipação estava prevista para o mês de agosto, na folha de pagamento de julho, conforme decreto editado no início do mandato do atual prefeito. Esta primeira parcela será calculada sobre o valor bruto do mês anterior e não terá desconto e também não terá interferência na cesta básica. Os devidos descontos serão efetuados na segunda e última parcela que será paga no final do ano. Segundo Ramos, esta antecipação visa amenizar os efeitos econômicos, com as altas taxas de juros, que estão atingindo o servidor da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

SEMA participa de reunião regional na Transpetro
Secretário Virgílio Barroso busca mais benefícios para o município

Ubatuba - Na manhã do dia 16, segunda-feira, nas dependências do Tebar em São Sebastião o secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba (Sema), Virgílio Barroso, esteve reunido com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras. A pauta foi a discussão de um plano regional de combate a derrames de petróleo. Participaram também os demais secretários do Meio Ambiente do Litoral Norte. Foi apresentada por Barroso e demais secretários do litoral um plano que prevê a criação de um grupo regional para coordenação das ações de atendimento à emergências nos moldes da Apell (Alerta e Preparação da Comunidade para Atendimento a Emergências Locais), programa recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Ficou agendado para o próximo dia 1º de julho a realização de outra reunião no Tebar.
Barroso ainda reivindicou à Transpetro dois containers fixos e um outro móvel, devidamente equipados para combate e emergências envolvendo derramamentos de óleo em Ubatuba e também a capacitação de Agentes Ambientais para serem treinados pela Sema em parceria com a Defesa Civil de Ubatuba. Junto aos demais representantes das cidades do litoral, Barroso solicitou também equipamentos básicos como rádio comunicação, barreiras de contenção de recolhimento de óleo, uniformes e logística. Diante das reivindicações, a Transpetro se comprometeu em dar um posicionamento até o próximo dia 30 deste mês. No dia seguinte, 1, os representantes das Secretarias do Meio Ambiente da região farão uma vistoria no Tebar. Ao final, Barroso saiu confiante da reunião no sentido de ser atendido pela Transpetro em suas reivindicações. (Fonte: ACS-PMU)

Guarda Municipal passa por estágio de requalificação

Ubatuba - Teve início nesta segunda-feira, 16, uma série de cursos e palestras que visam a requalificação técnica e profissional da corporação da Guarda Municipal de Ubatuba (GMU). O objetivo é o aprimoramento para melhor servir a população local e aos turistas. A grade curricular tem a duração de três dias semanais para grupos de cerca de 10 guardas municipais. Ao término de cada semana, as informações recebidas são aplicadas em aulas práticas nos finais de semana, com o acompanhamento dos oficiais da Guarda. Participam das instruções Secretários Municipais, oficiais e sargentos da Polícia Militar, delegados de Polícia e Corpo de Bombeiro. O efetivo da corporação conta com 65 guardas. Com isso, os cursos deverão ter a duração de seis semanas. O encerramento contará com palestra que será ministrada por uma autoridade que será definida e convidada.
As aulas sempre começam às 8 horas e terminam às 14 horas, com intervalo de 40 minutos. Para cada grupo de alunos, no primeiro dia há sempre a abertura oficial com palestra do Comandante. Depois o sub-Comandante ministra palestra sobre “Rotina Administrativa” e o sargento Castelucci fica com o terceiro módulo explanando sobre “Manutenção e Equipamentos”. O jornalista Ednelson Prado fala sobre “Comunicação Social” e os dois módulos finais ficam por conta do sub-Comandante que fala sobre “Legislação de Trânsito” e “Direção Defensiva”. No segundo dia o tenente Morau ministra sobre “Aplicação Tática Operacional”, secretário Municipal de Turismo, Sérgio Carvalho, fala sobre “Turismo” e o secretário Municipal do Meio Ambiente, Virgílio Barroso, sobre “Meio Ambiente”. Este dia é encerrado com a palestra do sargento Gama, que fala sobre “Pronto Socorrismo”. O terceiro e último dia conta com o inspetor Cabral com “Educação Física”, “Psicologia” e “Noções de Direito”.
Segundo o Comandante da GMU, Major PM José Antonio Macário de Faria, hoje a corporação está bem equipada com coletes a prova de bala, equipamentos de comunicação, motorizada, armada, uma nova sede em fase de acabamento e que terá pronta na próxima semana uma sala de aula que será mais um espaço físico a serviço da educação e da comunidade do município, e que só depende deste tipo de instrução para deixar o profissional de segurança pública melhor preparado para o exercício de sua função. “Após este estágio inicial, pretendemos promover um curso específico para a atividade do turismo. Pretendemos também estabelecer um intercâmbio de informações com Guardas de cidades turísticas de todo o país, enviando nossos guardas para saberem como atuam e funcionam”, afirmou o comandante Macário. O sub-Comandante, Ricardo Benetti, afirmou que está havendo um grande interesse e até elogios da corporação pela iniciativa. (Fonte: ACS-PMU)

Recanto Itamambuca ganha abastecimento de água

Ubatuba - Neste último sábado, 14, o Prefeito Paulo Ramos fez a entrega de uma captação de água, construída em parceria com os moradores do Recanto Itamambuca ( antigo Pau Seco), que resolve de uma vez por todas o problema do bairro neste setor. A água é coletada no local conhecido como Praia Vermelha tendo ficado por conta da Prefeitura a doação de 2.500 m de cano ficando a mão de obra a cargo dos moradores. A água coletada passa por baixo da rodovia BR-101 e é conduzida até o bairro. O antigo sistema existente permitia a oferta de apenas 5 mil litros enquanto a atual atinge a marca dos 20 mil l. “ Em pleno inverno, quando chove menos, estamos com água em grande quantidade. Isto significa que no resto do ano não teremos mais problemas”, diz José Pereira dos Santos, mais conhecido como Zé Prefeito, presidente da Sociedade Amigos do Itamambuca - SAMITA. O sistema atende 115 casas cadastradas pela sociedade local. Ainda durante a entrega da captação, o prefeito Paulo Ramos autorizou a ampliação da área do campo de futebol do E.C. Itamambuca em mais 12 mil m2. As obras de limpeza e aterro começaram neste segunda-feira. (Fonte: ACS-PMU)

Estrada do Camburi terá projeto emergencial

Ubatuba - A reunião no gabinete do Prefeito Paulo Ramos tendo como assunto principal o acesso à Praia do Camburi, na divisa do município de Ubatuba com Parati, RJ, teve como consenso a elaboração de um projeto emergencial da Prefeitura para a eliminação dos pontos críticos da estrada. Estiveram presentes os titulares dos órgãos ambientais locais como Núcleo Picinguaba, Instituto Florestal, Polícia Ambiental, IBAMA, além da Promotoria, Procuradoria do Estado , Câmara Municipal , secretários de Assuntos Jurídicos, Obras e Arquitetura e Urbanismo e da Associação dos Moradores do Bairro do Camburi - AMBACA.
O projeto em regime de urgência, que deverá estar concluído até início do próximo mês de julho, será submetido ao IBAMA, Instituto Florestal e DPRN para análise e aprovação. Somente após esta etapa a Prefeitura estará autorizada a fazer as intervenções necessárias para dar condições de tráfego normal naquele trecho. O projeto completo e definitivo e a execução das obras, de acordo com instruções do Prefeito Paulo Ramos, serão viabilizados por meio de recursos municipais a serem alocados na Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, no orçamento do próximo ano. As Secretarias de Arquitetura e Urbanismo - SAL e Obras ficaram encarregadas do projeto que terá o acompanhamento da SEMA e as demais entidades envolvidas. (Fonte: ACS-PMU)

Madrigal lota igreja da Matriz

Ubatuba - No último sábado, 14, o projeto mensal da Fundart (Fundação da Arte e Cultura de Ubatuba) denominado “Madrigal, Música na Categral” lotou a igreja da Matriz, no centro da cidade. Mais de 600 pessoas foram assistir ao espetáculo que teve a duração de mais de duas horas. Neste mês apresentaram-se “Jovens Cantores da Universidade Livre de Música”, de São Paulo. No repertório foram interpretadas músicas do cancioneiro italiano, clássicos americanos, autores eruditos como Mozart e canções nacionais. (Fonte: ACS-PMU)

Palestra lota auditório da Fundart

Ubatuba - Na sexta-feira, 13, o auditório da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) foi totalmente lotado, com mais de 200 pessoas que foram ouvir a palestra sobre “Globalização e Neoliberalismo”, que foi desenvolvida pelo prof. Darcy Passos. Foram mais de duas horas, das 20h às 22h30, de palestra que foi dividida com a primeira parte com uma exposição sobre o tema e na seqüência foi aberto debate com o grande público participante. (Fonte: ACS-PMU)

Ecoturismo é discutido em Ubatuba

Ubatuba - No último domingo, 15, no hotel Recanto das Toninhas o Secretário Municipal de Turismo, Sérgio Carvalho, realizou a segunda reunião para discutir e aplicar Oficina de Planejamento Participativo sobre o tema “Ecoturismo e Turismo de Aventura”. Participaram cerca de 30 pessoas, representantes de instituições públicas e privadas, ONGs e interessados em geral. O objetivo foi de estabelecer propostas para a melhoria na Organização, Regulamentação, Fiscalização e Promoção das atividades do setor de ecoturismo em Ubatuba. A primeira reunião aconteceu no gabinete da Prefeitura, no dia 5 de junho.
Carvalho realizou uma dinâmica de grupo onde cada participante pôde apresentar problemas e soluções. Em quatro painéis foram organizadas as opiniões de como se encontra o cenário atual e como poderá ficar no futuro. Foram discutidos temas importantes para o desenvolvimento do setor, como a regulamentação, marketing e mão-de-obra qualificada para sua organização e seu desenvolvimento sustentável. Os participantes consideraram um trabalho interessante, que constrói um processo de cooperação. A próxima reunião será no Aquário de Ubatuba, no dia 23 deste mês, às 17 horas.
Carvalho afirma que Ubatuba tem um dos melhores e maiores potenciais do Brasil para ecoturismo. “Para desenvolve-lo, devem haver normas específicas para dar a respeitabilidade que esse mercado necessita, valorizando o município como pólo turístico. Em Ubatuba se tem uma mini Amazônia e até aldeia indígena. E com o grande diferencial das praias que agregam ainda mais valor ao produto, além de toda a sua história, cultura, culinária e muitos outros ingredientes que compõem o cenário extremamente positivo”, conclui o secretário Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

Agenda Setur desta semana

Quarta-feira (18)
Durante a parte da manhã, reunião em São Paulo com a diretoria do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo)
19 horas reunião com a comunidade da Maranduba
Quinta-feira (19)
10 horas reunião com a comunidade do Sertão do Camburi
Sexta-feira (20)
19 horas reunião com a comunidade do Poruba
Sábado (21)
15 horas reunião com quiosqueiros da Praia Grande, no quiosque Asa Branca (ao lado do Posto Salva-Vidas) (Fonte: ACS-PMU)

Museu Caiçara rifa obras de artistas locais

Ubatuba - Construído e idealizado por Luiz Ernesto Kawall e Praxedes Mário de Oliveiro, no bairro do Itaguá, em 1982, o Museu Caiçara através de seu acervo, constituído por utensílios domésticos, ferramentas, fotografias, documentos, reportagens, etc, preserva a história, cultura e folclore do povo caiçara.
Preservar o Museu Caiçara é manter vivo as nossas tradições, para que nossos filhos e netos tenham conhecimento de nossos costumes. É fazer com que os migrantes tomem conhecimentos e respeitem a cultura caiçara. É continuar sendo um ponto de atrativo turístico que tanto Ubatuba precisa.
Preservar o Museu Caiçara é dever de todos que precisam e querem crescer junto com o desenvolvimento turístico de Ubatuba.
Ajudem nessa campanha ação entre amigos. Adquira um bilhete numerado para concorrer a cinco quadros (pinturas doadas pelos artistas plásticos de ubatuba: Wladimir Ferreira da Silva, Ademar Costa Simões, Sônia Nogueira, João Teixeira Leite e Júlio César Mendes).

1°Prêmio: Óleo sobre tela - 60X80cm (Igreja Matriz-vista lateral)
2°Prêmio: Óleo sobre tela - 70x80cm (Canto Sul da praia da Almada)
3°Prêmio: Óleo sobre tela - 60x80cm (Lírios)
4°Prêmio: Esmalte sobre madeira - 30x40cm (Folclore-Boi do Veiga)
5°Prêmio: Esmalte sobre porcelana - circular-diâmetro 40cm (Igreja Matriz - frontal). (Fonte: Museu Caiçara)

Carta do Leitor

Ponte na Maranduba - Sr. David Lemos. Não adianta mais reclamar da Ponte de Maranduba. Estamos esquecidos por parte de nossos administradores. Em uma reunião com grupo de moradores da Maranduba, quando foi colocado em votação sobre uma manifestação incluindo o fechamento da pista num feriado, o Sr. assim como eu fomos contra. Acreditavamos na construção da ponte, pois ja haviamos gasto dinheiro da associação para fazer a sondagem, e o projeto estava sendo elaborado. Mas até agora, nada de ponte.
Porém resta-nos uma esperança: acatarmos a maioria da reunião.

José Carlos Cusato Junior
Maranduba
Ubatuba, SP


Desastre Ecológico? - Durante 12 anos de permanência no Município de São Sebastião venho constatando que vazamento de óleo no canal de São Sebastião deixou de ser a muito tempo acidente e passou a ser um acontecimento rotineiro.
Aliás, ninguém entende porquê este tal de "TEBAR" está lá, e porquê o petróleo, que é refinado em Cubatão, é descarregado em São Sebastião, ou seja a mais de 100 Km. de distância.
Foram destruídos muitos Km. quadrados de mata atlântica. Foram gastos "fantastriliões" na construção de uma coisa inútil. A manutenção deste oleoduto e caríssimas. As populações que moram nessa faixa costeiras (coitados) dormem sem saber num barril de pólvora. Para não dizer que não precisa ser nenhum grande arquiteto ou urbanista para dizer que aqueles "Gasômetros" bem no meio de cidade histórica e turística são... Feios...

Giuseppe D'Ippolito
Economista
Boiçucanga

Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Praia da Figueira - ©Emilio Campi

Ubatuba
Praia da Figueira
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui.


Marcos Borges da Silva - artista plástico Mykonos

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor