Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 25 de junho de 2003 - Nº 809 Edições Anteriores

Glamonk Ilha do Pontal Pousada Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Incinerada droga do Litoral Norte
   Prisão dos policiais da Dise é prorrogada e MP pede preventiva
   Trecho da gravação da conversa de um dos cinco policiais com denunciante

Caraguatatuba:
   Astro norte-americano no Caraguá Bike Week
   Trânsito de Caraguá terá seu primeiro semáforo
   Jovens norte-americanos visitam escolas de Caraguá
   Vereadores suplentes iniciam seus trabalhos em Caraguá
   Vereador Pastor quer aumento de efetivo para PM em Caraguá
   Omar Kazon quer incentivo aos comerciantes

Ilhabela:
   Polícia registra quatro casos de degradação ambiental durante o feriado
   Banco do Povo de Ilhabela concede dois créditos por semana
   São Pedro o Santo dos Pescadores

São Sebastião:
   Alunos de música realizam encerramento das Oficinas Culturais
   Prefeitura entrega mais dois veículos recuperados
   Viatura da Avdec também é reformada pela Prefeitura
   PM apreende quase três quilos de maconha nas costas Sul e Norte
   Morador reclama de esgoto a céu aberto
   São Sebastião apresentará Maré MPB

Ubatuba:
   Isaías Silva foi o grande destaque do Circuito Municipal de Surfe
   Barqueiros de Ubatuba discutem Lei com Executivo
   Presidente da Embratur confirma nova data para visita oficial em Ubatuba
   Reuniões marcam o dia de Sérgio Carvalho
   Agenda da Secretaria de Turismo (Setur) desta semana
   Fundação Orsa promove seminário sobre violência sexual

   Carta do Leitor



Incinerada droga do Litoral Norte

Litoral Norte - A Polícia Federal em São Sebastião incinerou 19,105 kg de cocaína nesta terça-feira 24 de junho. O volume foi o apreendido entre junho de 2002 e maio de 2003 pela delegacia, que abrange os municípios do Litoral Norte paulistano - Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião.
O ato aconteceu por ocasião da Semana Nacional Antidrogas, lançada segunda-feira pelo Ministro da Justiça, dr. Márcio Thomaz Bastos, em uma grande incineração em Campo Grande/MS. Nesta terça-feira várias delegacias espalhadas pelo Brasil realizaram as suas queimas.
No evento de São Sebastião estiveram presentes, além da equipe da delegacia, o representante da ANVISA – Agencia Nacional de Saúde, do IC – Instituto de Criminalística e da Prefeitura Municipal. (Fonte: Polícia Federal - DPFSS)

Prisão dos policiais da Dise é prorrogada e MP pede preventiva

Litoral Norte - A prisão temporária dos cinco policiais civis da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes), decretada na última quarta-feira, foi prorrogada pela juíza de Ubatuba, Milena Dias. O prazo, que era de cinco dias, se esgotou no domingo. O promotor Marcelo Alexandre de Oliveira disse que pediu a preventiva, que não tem prazo, para continuar as investigações.
Conforme o promotor, a juíza deverá analisar o pedido hoje. Para Oliveira há necessidade da prisão para manutenção da lei pública e para garantir a instrução penal. “Até para que os policiais não possam a-meaçar testemunhas e vítimas, diante da gravidade da situação”, afirmou. O promotor enviou trecho da gravação, que foi transcrita, ao Imprensa Livre.
Além do pedido da prisão preventiva, ontem a promotoria ofereceu a denúncia à Justiça. Os cinco policiais estão sendo acusados de concussão (extorsão cometido por empregado público no exercício de suas funções), roubo, formação de quadrilha e calúnia.
Quatro policiais estão no Presídio Especial da Polícia Civil, em São Paulo, e uma policial, para quem não se encontrou vaga no setor, está abrigada em uma cela improvisada na Delegacia de Polícia de Ilhabela, que se encontra vazia.
Com a prisão de toda a equipe da Dise, a Delegacia Seccional fez alguns remanejamentos. No final de semana, três investigadores, que atuam na Seccional e em São Sebastião, já começaram a trabalhar no setor. Mais dois policiais de outras cidades da região deverão também entrar na Dise, pelo menos até a apuração das denúncias.
Sigilo - Além do Ministério Público, a Corregedoria da Polícia Civil também investiga as denúncias. Segundo a assessoria de imprensa do setor, o inquérito será apurado pela Corregedoria Auxiliar de São José dos Campos e é mantido sob sigilo.
Os policiais civis F.A.A.F., M.S.S., J.A.L.C., R.A.L. e C.C.W. foram denunciados por dois irmãos. Conforme a polícia, os investigadores foram até o restaurante da família no centro de Ubatuba, apurar informações sobre droga escondida no freezer do estabelecimento. Há pelo menos dois anos, esta família seria alvo de investigação do setor.
Dos quatro filhos da família, dois já teriam envolvimento com drogas e um deles foi preso pela Dise, em 2001. Desta vez, o setor teria levado um dos irmãos à delegacia, onde se registrou o porte de drogas. Conforme a denúncia, para não ser feito flagrante de tráfico, os policiais teriam exigido R$ 6 mil.
Os irmãos decidiram apresentar denuncia à promotoria, que providenciou a gravação transcrita abaixo, com telefonemas pedindo o valor combinado. As fitas foram encaminhadas à perícia, para identificar as vozes e autenticidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Trecho da gravação da conversa de um dos policiais com denunciante

Denunciante Y. – Alô
Policial - Y.?
Denunciante – Quem é?
Pol. – É daqui de São Sebastião. Tudo jóia?
Den. – Tudo jóia.
Pol. – Viu...ó...vou falar rapidinho que o cartão tá acabando.
Den.– Fala querido
Policial – Tá. O negócio já foi fechado aquele dia lá e não tem o que ficar barganhando meu. Ou é palavra ou é palavra tá certo?
Den.– É palavra...é palavra cara. Eu fal...
Pol. – Então pronto, meu. Não tem essa, metade, um pouco, dá mais um pouquinho, pô, vê lá, não, não tem. É aquilo e pronto cara.
Den.– Não. Eu vendi a moto, cara, ó, eu tô... eu tô com um pouco do dinheiro... tre...
Pol. – Então, a hora que você tivé com o dinheiro... daqui a dois dias eu te ligo e tem que tá com o dinheiro todo e pronto e acabou. Cê tinha falado que era sexta-feira...pô...hoje já é segunda-feira
Den.– Não, pelo amor de Deus...eu...
Pol. – Pô
Den.- ...fiz minha parte, cara. Eu não tenho tudo, cara.
Pol. – Não, ma vê aí, meu. Vê aí, daqui a dois dias eu te ligo, cara. Aqui também tá ruim de eu ficá conversando toda hora.
Den.– Não. Eu tô, eu tenho três mil. Não dá pra você...
Pol. – Não, não dá, cara, não dá. Fechou naquilo lá, fechou naquilo lá, fechou naquilo lá e já era mano.
Den.– Não, pelo amor de Deus!
Pol. – Não, não tem essa, não tem essa. Daqui a dois dias. Ah...Oh...tá... o cartão tá acabando. Daqui a dois dias eu te ligo. Falou.
Den.– Pelo amor de Deus, cara.
Pol. – Não dá, não dá.
Den.– Pelo amor de Deus. (Fonte: Imprensa Livre)

Astro norte-americano no Caraguá Bike Week

Caraguatatuba - O ator norte-americano Lorenzo Lamas será a atração internacional do Caraguá Bike Week, encontro de motociclistas que acontece de 10 a 14 de setembro de 2003 em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.
Famoso por estrelar filmes de ação em Hollywood e um apaixonado por motos, Lamas já confirmou sua presença através de e-mail junto a Top Brasil, realizadora da festa em conjunto com a Prefeitura local - a mesma empresa que é responsável anualmente pelo Moto Road, em Campo Grande/MS, considerado hoje o maior encontro de motociclistas da América do Sul.
Lorenzo Lamas nasceu em 1958 nos arredores de Los Ângeles, na Califórnia/EUA. Filho do ator argentino Fernando Lamas com Arlene Dahl, se dedicou desde o início da adolescência às artes marciais. Encorajado por seu pai, ele foi para o Seminário de Atores de Tony Barr. Ele deu o primeiro passo em sua carreira em 1976 com um pequeno papel em TV. Em 1981 estreou na série Falcon Crest. Começou no cinema em 1984 no filme Bodie Rock.
Lorenzo se divorciou da primeira esposa, Victoria Hilbert, em 1983. Depois de um tumultuado matrimônio com a publicitária da Falcon Crest, Michele Smith, ele foi largado com duas crianças, sua filha Shayne e o filho Alvaro Joshua. No dia 25 de janeiro de 1985, ele se casou com a terceira esposa, Kathleen Kinmont, filha da co-estrela Abby Dalton da Falcon Crest, na capela de Elvis em Las Vegas.
Em 92 voltou à tv na série The Renegade (Os Renegados), interpretando a personagem Reno Raines, contracenando com Branscombe Richmond e Sandra Ferguson. Divorciou-se da terceira esposa em 1993.
Lorenzo se casou com a quarta esposa, Shauna Sand, no dia 27 de abril de 1996, na casa da mãe dele. Eles têm três filhas, Alexandra Lynne, nascida em 22 de novembro de 1997, Victoria, 24 de abril de 1999, e Isabella Lorenza, 2 de fevereiro de 2001. Lorenzo também tem um filho com outra co-estrela da Falcon Crest, Daphne Ashbrook.
Lamas já atuou em mais de 35 filmes, dentre eles Final Impact; Midnigth Man; Mask of Death; CIA; CIA II e Nigth of the Warrior I e II. Contracenou com atores como Sharon Stone, Jeff Bridges e Andie McDowell. (Fonte: Escritório de Imprensa)

Trânsito de Caraguá terá seu primeiro semáforo

Caraguatatuba - O trânsito de Caraguatatuba receberá seu primeiro semáforo que deverá ser implantado no cruzamento da Avenida Oswaldo Cruz com a Avenida Frei Pacífico Wagner. Moradores próximos ao local fizeram uma reinvindicação ao prefeito Antonio Carlos da Silva
A Ditran (Divisão de Trânsito e Transporte Coletivo de Caraguatatuba) irá instalar um semáforo no cruzamento das avenidas Oswaldo Cruz e Frei Pacífico Wagner com o objetivo de diminuir acidentes de trânsito no local. A decisão foi tomada pelo prefeito Antonio Carlos após um estudo realizado pela Ditran que verificaria o grau de necessidade da instalação. Segundo o diretor da Ditran, Cel. Celso Rapaci, hoje, dia 24, está sendo elaborada uma Carta Convite para abrir a licitação para a compra do equipamento, que deve ter um custo aproximado de R$ 30 mil (trinta mil reais).
A equipe, que atuou na verificação do local, pôde registrar a existência de um crescente número de acidentes de trânsito no citado cruzamento logo após o término das obras de galeria, drenagem e pavimentação da Oswaldo Cruz. Essas obras teriam transformado a avenida em um corredor de ligação entre os bairros Benfica, Estrela D’alva e Jardim Califórnia com a área central da cidade.
As estatísticas apontam um acidente para os anos de 1999 e 2000. Em 2001, 3 acidentes e, em 2002, 8 acidentes (pós-obras). De janeiro a abril, deste ano, foram registrados 3 acidentes de trânsito. Com a implantação do semáforo, as ocorrências devem diminuir significativamente.
"Com esta iniciativa, a Ditran cumpre o seu papel de tornar o trânsito de Caraguá mais seguro. Nosso trabalho é realizado através de uma fiscalização consciente, de educação no trânsito e também da instalação de equipamentos de última geração em prol de um trânsito com menos acidentes", disse Rapaci.
O equipamento - O semáforo deverá conter um dispositivo próprio para o pedestre que, ao ser acionado, interromperá o fluxo de veículos, propiciando segurança para a sua travessia. Outro dispositivo eletrônico que o equipamento terá é o chamado ‘laço indutivo’. Esse elemento propiciará a fluidez do trânsito, pois ajustará automaticamente o tempo de sinal verde de cada via.
A prioridade de circulação será da Frei Pacífico Wagner, cujo tráfego é 70% maior. Somente haverá interrupção da Frei Pacífico, quando o veículo que trafegar pela Oswaldo Cruz passar pelo ‘laço indutivo’. (Fonte: PMC)

Jovens norte-americanos visitam escolas de Caraguá

Caraguatatuba - Após a visita das educadoras paraguaias, Caraguá recebe, desde ontem, 50 jovens norte-americanos, entre 16 e 18 anos, e 5 monitores para conhecerem as escolas públicas e realizarem apresentações de canto, dança e teatro
Com o objetivo de divulgar o seu trabalho no Brasil, um grupo de 50 jovens norte-americanos, com idade entre 16 e 18 anos, e 5 monitores, chegou ontem, dia 23, terça-feira, a Caraguá. As 55 pessoas permanecerão na cidade por 3 dias, período em que irão realizar visitas às escolas públicas e uma apresentação de canto, dança e teatro na Praça de Eventos.
O grupo, que veio de Virgínia Beach, no estado de Virgínia, pertence ao Ministério da Igreja Batista, que realiza atividades esportivas, recreativas e de arte com jovens e adolescentes. Durante as visitas às escolas, os jovens irão apresentar o que aprendem nos projetos do Ministério. Na Praça de Eventos, a apresentação irá acontecer amanhã, quarta-feira, dia 25, a partir das 20 horas.
Os norte-americanos, que estão hospedados no Hotel Areia Branca, ficaram encantados com a paisagem de nossas praias. “Nós também viemos de uma cidade de praia, mas lá não temos as montanhas. Estamos maravilhados”, declararam.
Os jovens estão em Caraguá a convite do Pastor Epitácio da Igreja Batista Nova Vida, que fica na Avenida Brasília, ao lado da Rodoviária. O Pastor Alex Hensley e sua esposa Bárbara dão aulas gratuitas de inglês, aos sábados à noite, na sede da Igreja em Caraguatatuba. Eles deixam uma mensagem a todos: “Jesus morreu na cruz por nós e o sangue dele cobre os nossos pecados”.
O telefone de contato do Pastor Epitácio da Igreja Batista Nova Vida é o (12) 3882-2375 ou (12) 9767-4416. (Fonte: PMC)

Vereadores suplentes iniciam seus trabalhos em Caraguá
Problemas de saúde afastam 3 Parlamentares em Caraguá e trazem a tona velhos políticos locais

Caraguatatuba - Os suplentes estão em alta na Câmara Municipal de Caraguatatuba. Devido a problemas de saúde, 3 (três) titulares da vaga de Vereador estão afastados e deverão retornar entre 15 e 60 dias. Mesmo com pouco tempo os suplentes não medem esforços para atender seus eleitores, visando uma vaga nas eleições de 2004.
Estão afastados por problemas de saúde os Vereadores Juarez Pereira Pardim (PSDB), Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PTB) e Madalena Fachini (PSB). Em seus lugares, respectivamente assumiram os suplentes Sebastião Carlos Fernandes - Tiãozinho do Restaurante (PSDB), Jorge Jacinto (PTB) e Roberto Commans (PT).
Os prazos variados, que vão de 15 à 60 dias, não impedem os suplentes de atender a população e trabalhar tentando resolver os problemas das suas comunidades de base eleitoral, mesmo que este prazo esteja incluído no recesso, que terá início em 1º de julho e termina no dia 31.
Tiãozinho do Restaurante já avisou que tentará novamente uma cadeira nas eleições de 2004 e para isso tem percorrido o centro e os bairros, ouvindo a população, em busca de soluções junto ao Executivo. Jorge Jacinto, que assumiu na semana passada, anda percorrendo o Rio do Ouro e questionando a Prefeitura sobre o que ela pode fazer para sanar alguns problemas reclamados pela comunidade. O último a assumir foi Roberto Commans, que tomou posse nesta terça-feira, dia 24 de junho com a convicção de que ficará apenas uma sessão. "Logo depois vem o recesso e a companheira Madalena já estará de volta, tenho certeza disto".
Sobre o seu retorno, Commans prefere não declarar nada à imprensa. O professor Roberto Commans é o candidato mais votado do PT (Partido dos Trabalhadores) nas últimas 3 eleições. O seu primeiro mandato foi em 93, na gestão José Sidney Trombini, tendo conseguido a reeleição em 1997, na primeira gestão do prefeito Antonio Carlos da Silva. Em 2000 conquistou apenas a primeira suplência da coligação com o PSB.
Com a volta dos suplentes, a Câmara de Caraguatatuba fica com a sua maioria de antigos políticos locais, que atualmente são maioria. Dos 17 Parlamentares, 10 já estão em seu segundo mandato ou já praticam a política partidária há pelo menos 10 anos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Pastor quer aumento de efetivo para PM em Caraguá
Parlamentar fez pedido a Senador que prometeu esforço

Caraguatatuba - O Vereador Anderson Silva Bertoncini - Pastor Anderson (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, esteve reunido no final de maio com o Senador Romeu Tuma (PFL), durante evento da Igreja Universal do Reino de Deus e aproveitou para reivindicar melhorias para a Segurança Pública na cidade. O Vereador quer aumento no efetivo da Polícia Militar no município como forma de combater a criminalidade.
A reunião com os líderes da Igreja Universal do Reino de Deus se deu no final de maio, mais precisamente no dia 26, no período da tarde, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e nesse encontro compareceu o Senador Romeu Tuma.
Durante o encontro o Vereador Pastor Anderson pediu o aumento no efetivo da Polícia Militar em Caraguatatuba, como forma de reduzir a criminalidade que abala a cidade. Anderson frisou que como Caraguatatuba é uma cidade turística, o aumento no efetivo traria mais tranqüilidade ao turista que visita o município e coopera com a entrada de recursos aos comerciantes.
Segundo Anderson o Senador prometeu fazer todos os esforços para aumentar o efetivo da 2ª Cia. da Polícia Militar, comprometendo-se a "reservar", boa parte dos próximos formandos da Escola de Soldados da Polícia Militar, sediada em Taubaté, para a cidade. "Quanto mais policiais estiverem na cidade, mais os pontos sensíveis e críticos estarão patrulhados e com isso a marginalidade tende a desaparecer do município", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Omar Kazon quer incentivo aos comerciantes
Parlamentar enviou ofícios para bancos e lojas pedindo benefícios

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba quer apoio e benefícios para os comerciantes e prestadores de serviço na cidade, principalmente pela atual crise econômica e com base na baixa temporada. As reivindicações estão sendo requisitadas na forma de ofícios.
Caraguatatuba é uma Estância Balneária e litorânea com identidade no turismo e como tal, sofre com a situação econômica vigente, que faz o turista eliminar o sonho de viajar quando lhe falta o dinheiro e que padece de movimento durante o outono e inverno, meses chamados de "baixa temporada".
Aliado a isso estão a concorrência preparada e os períodos, cada vez mais curtos, das férias escolares, bem como a falta de feriados prolongados. Todos estes fatores desencadeam uma grande falta de recursos entre os comerciantes e prestadores de serviço no município.
Para tentar resolver ou pelo menos minimizar a questão, o Parlamentar enviou ofícios aos bancos sediados no município para que estudem a possibilidade de amenizar o valor principal e os juros dos empréstimos e financiamentos, bem como realizar empréstimos com juros mais baixos ou menores do que os praticados pelo mercado financeiro. "A contrapartida do comerciante será o depósito de seus rendimentos, lucros e movimento financeiro nos bancos que lhe concederem os benefícios, além da responsabilidade da quitação das parcelas nos prazos estabelecidos", disse.
Outro ofício encaminhado por Omar Kazon, diz respeito ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que tem repasse às Prefeituras, com base no movimento de cada cidade. Um exemplo; Todo movimento financeiro feito em Caraguatatuba, no que tange a compra e venda de mercadorias ou execução de serviços, tem uma porcentagem dirigida ao município, que é repassada mensalmente à Prefeitura.
No documento do Vereador, ele pede às grandes redes de lojas instaladas na cidade que toda mercadoria vendida tenha nota fiscal originada de Caraguatatuba e não de filiais, depósitos ou centrais de atendimento, pois isso significa redução no volume mensal sobre o imposto. Sobre isto um outro exemplo; Uma televisão de 29" que não esteja no estoque das Casas Bahia, será entregue ao consumidor mas vinda da central em São Bernardo do Campo ou de alguma loja mais próxima, o que significa a nota fiscal desta cidade e não de Caraguatatuba.
Para o Parlamentar se as grandes lojas já não investem o total de seus lucros no município, repassando-o para suas centrais, não é justo que elas ajudem a reduzir o volume do imposto. "Como não há uma lei que obrigue estas lojas a investirem seus lucros em nossa cidade, espero que entendam o teor do ofício e entreguem suas mercadorias com notas originadas de Caraguatatuba, mesmo que a mercadoria não esteja no estoque da loja", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Polícia registra quatro casos de degradação ambiental durante o feriado

Ilhabela - A Polícia Ambiental constatou quatro casos de degradação ao meio ambiente, nos dias 17 e 18, durante a realização da Operação Corpus Christi.
O primeiro ocorreu na Rua Marina de Oliveira, Bairro Costa Bela II, onde houve supressão de vegetação pioneira às margens de curso d’água ou área de preservação permanente (app), num total de 440 metros quadrados.
M.G.G.S. declarou à polícia ter efetuado limpeza há cerca de uma semana para cultivo de horta. Ela não apresentou licença ambiental.
A Polícia Ambiental aplicou Auto de Infração Ambiental e multa no valor R$ 293,71 contra a mulher. Por se tratar de app, M.G.G.S. deverá responder processo por crime ambiental, previsto no artigo 38 da lei 9605/98.
O outro caso aconteceu na rua Romoaldo de Matos. Houve supressão de vegetação de capoeira, em área equivalente a 220 metros quadrados, fora de unidade de conservação. À polícia, C.R.R. disse que limpou o terreno para construção de residência.
Não tendo apresentando licença ambiental, ele também foi autuado e multado no valor de R$ 146, 69.
No dia 18, o policiamento ambiental registrou mais um caso de desmatamento, na Avenida José Pacheco do Nascimento, bairro Curral.
O tenente Jamir David Júnior, comandante da corporação, afirma que houve supressão de vegetação pioneira em 760 metros quadrados às margens de curso d’ água (app).
A.L.C.S., autuado pela polícia, afirmou que limpou o terreno para o cultivo de verduras. Ele também não apresentou licença ambiental. Sofreu multa no valor de R$ 587,41. Estando o local inserido em app, o acusado estará sujeito a processo por crime ambiental.
Ainda no dia em 18, o policiamento ambiental interceptou um caminhão Ford F600, conduzido por V.A.O. O veículo transportava cerca de 250 pedaços de pedras, sem nota fiscal da carga.
O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Ilhabela, sob acusação de transporte irregular de minério. (Fonte: Imprensa Livre)

Banco do Povo de Ilhabela concede dois créditos por semana

Ilhabela - Com oito meses de existência, completados no último dia 19, a unidade do Banco do Povo Paulista de Ilhabela já foi procurada por mais de 430 pessoas interessadas em investir em seus empreendimentos. 12 moradores já tiveram seus créditos concedidos no valor total de R$ 39.054,35 e mais dois créditos devem ser concedidos até o final desta semana.
O Banco do Povo Paulista é um convênio entre Governo do Estado através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e Prefeitura Municipal e atende, principalmente, empreendedores de baixa renda. Os limites de financiamento estão entre R$ 200 e R$ 5 mil para pessoas físicas e jurídicas e até R$ 25 mil para cooperativas e associações.
De acordo com os agentes de crédito da unidade, a procura pelo benefício atualmente não é tão diferente da do início, porém os candidatos demonstram maior interesse em efetivar a solicitação do crédito, havendo assim previsão média de dois créditos concedidos por semana e o encaminhamento de mais seis propostas para futuros empréstimos. “Agora a procura está grande, mas durante os meses da temporada de verão a procura reduziu em 50%. Esta é uma situação comprovada em todas as estâncias turísticas do estado”, afirmaram.
Os quatro últimos créditos comprovam que para conseguir um crédito no banco, ao contrário do que alguns imaginam, não é tão difícil. “É claro que exigências como avalista e não apresentar restrições no SERASA e SPC são fatores importantíssimos para se conseguir o empréstimo, mas esta exigência é comum a qualquer instituição de crédito, porém com juros de apenas 1% ao mês, torna o Programa do Banco do Povo Paulista ainda mais atraente”, disse Marcial F. de Jesus.
Anízia P. da Silva, 46 anos, proprietária da Papelaria Aquarela, no Perequê, buscou o crédito com a intenção de melhorar o atendimento, adquirindo uma nova máquina copiadora no valor de R$ 5 mil. “Sentia que meus clientes não estavam satisfeitos com o serviço que prestava com a antiga copiadora”, afirmou.
Já o pescador Pedro Wenceslau, 48 anos, usou seu crédito para fazer reparos em sua embarcação. “Mesmo havendo depoimentos negativos de colegas resolvi conferir pessoalmente. A documentação solicitada pelo Banco são as mesmas exigidas para a embarcação navegar”, disse.
Com financiamento de R$ 820,96, a artesã Christina Eiko Ota pôde comprar material de construção para melhorar as condições de trabalho do espaço onde está montado seu atelier de pintura além de ampliar seus conhecimentos técnicos através da aquisição de um livro sobre a arte que comercializa. Depois deste primeiro passo, Christina já pensa em ampliar seu negócio até o final do ano, aumentando o espaço físico e instalando novos equipamentos visando melhorar ainda mais a produção.
Com um comércio em crescimento, o empresário Sérgio R. Nieckele investiu na aquisição de um segundo trator, peça fundamental para o bom funcionamento de sua marina. Agora, o empresário não corre o risco de quebra da máquina, atraindo assim clientes e oferecendo garantia de bom atendimento.
Como conseguir o crédito - O financiamento estará disponível apenas para residentes do município há mais de dois anos com endereço fixo; pessoas que estão produzindo no município há mais de seis meses; ter o nome limpo no SPC e SERASA e ter um ganho bruto menor que R$ 87. 300,00 nos últimos 12 meses.
O crédito se destina a aquisição de mercadorias, máquinas, ferramentas, equipamentos e bens fixos no estabelecimento. O Banco não fará o financiamento para quem quiser iniciar um novo empreendimento, pagar dívidas, ou comprar carro de passeio.
Para maior esclarecimento procure o Banco do Povo Paulista, falar com Marcial ou Ivana, agentes de crédito, no Paço Municipal à Rua Prefeito Mariano Procópio Carvalho de Araújo nº 86, Perequê, tels.: 3896-9295 ou 3896-9200 Ramal 9265. Atendemos das 9:00 h às 16:00h de segunda a quinta-feira e das 9:00 h às 12:00 h nas sextas-feiras. (Fonte: PMI)

São Pedro o Santo dos Pescadores

Ilhabela - São Pedro é considerado pela igreja católica como o primeiro representante de Cristo na terra e é considerado internacionalmente como o detentor das chaves do Reino dos céus.
Porém, para os pescadores, ele é o santo protetor, pois como companheiro de labuta do mar, enfrentou com seu barco tempestades, correu riscos e muitos perigos, por conta de sua profissão (pescador).
Nas comunidades costeiras, onde há núcleos de pescadores, o dia de São Pedro tem um significado especial, São Pedro é venerado com muito carinho e devoção por seus devotos.
A tradição da procissão marítima em homenagem ao santo é antiga na Europa, sendo que a tradição em Ilhabela foi trazida pelos colonizadores portugueses, tanto os barcos pesqueiros quanto os de turismo são ornamentados, antigamente todo homem que tinha o nome de Pedro sentia-se na obrigação de ascender uma fogueira em frente à porta de sua casa, ritual conservado por alguns caiçaras até os dias de hoje.
Programação:
Dia 27/06
20h – Quermesse
Dia 28/06
20h – Quermesse e Show Musical com Banda Pronúncia no Olhar
Dia 29/06
10h – Missa campal Praça da Bandeira (Vila)
11h – Procissão Marítima, saída do Píer dos Pescadores, Yatch Clube Ilhabela
13h – Tradicional Bobó de Camarão (Colônia dos Pescadores)
20h – Quermesse e show musical com Banda Herus
20h30 – Tradicional Forró dos Pescadores, com Animação do grupo Folclórico Raízes de Ilhabela
Realização Colônia dos Pescadores e Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria da Cultura. (Fonte: PMI)

Alunos de música realizam encerramento das Oficinas Culturais

São Sebastião - Iniciado no dia 11 deste mês, continuam as apresentações do encerramento trimestral das Oficinas Culturais de São Sebastião. Ontem, segunda-feira, 23, os alunos de música se reuniram no Centro Comunitário da Topolândia para mostrar um pouco do aprendizado nestes primeiros meses.
Os professores Jacir Júnio, de cavaquinho; Marisa Klinke, de teclado e violão; Margarida Cardim, de melódica, teclado e coral, Luiz Fernando e Antonio Carlos, de violão, estão preparando os iniciantes para a apresentação desde o inicio do ano.
Esta é uma proposta diferente das realizadas anteriormente pela Secretaria de Cultura e Turismo, já que as alunos não apresentam o que sabem somente no final do ano, mas em três datas durante este período.
Para a secretária de Cultura, Ana Alexandrina Cardim, a proposta visa reavaliar as atividades mais vezes ao ano. “Assim podemos estar sempre descobrindo o que está faltando para oferecermos às oficinas e aos alunos e buscarmos melhorar, cada vez mais, este atendimento”, disse.
Hoje acontece o encerramento da oficina de música no centro da cidade, às 18 horas. Amanhã, dia 25, no Centro Cultural e Esportivo da Costa Sul, em Boiçucanga, estarão se apresentando as oficinas de música, 14 horas; dança, 15 horas e capoeira regional, às 17 horas.
No dia 26, na Quadra Esportiva do Bairro São Francisco acontecerá o encerramento das oficinas de Capoeira, às 17 horas e de música, às 19 horas.
A Setec – Secretaria de Cultura e Turismo - abrigará a oficina de Artes Plásticas na sexta-feira, dia 27, às 19 horas. Na Praça Antonio Argino, no dia 28, estará ocorrendo as oficinas de tai chi chuan, às 17 horas e de dança, às 21 horas.
A Praça de Eventos, na Rua da Praia se transformará, no dia 29, à partir das 16 horas, numa grande roda de capoeira, com a apresentação dos alunos da oficina. Às 20 horas, no Teatro Municipal, a oficina de teatro, apresentará o espetáculo “Noite da Performance”. Será no Teatro Municipal que também acontecerá o encerramento do evento, no dia 30, às 20 horas, com o espetáculo “Noite do Esquete”, também apresentado pelos alunos das oficinas culturais. (Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega mais dois veículos recuperados

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião entregou ontem, 24, um caminhão basculante Mercedes-Benz modelo 1513, de 1982, e uma máquina retro-escavadeira, fabricada em 1993, que foram totalmente recuperados pelo Defrota (Departamento de Frota) do município.
Os dois veículos estavam completamente sucateados quando a atual administração assumiu a prefeitura. Agora já são 46 veículos reformados pelos próprios servidores do Defrota. Uma viatura da Avdec (Associação dos Voluntários da Defesa Civil) também foi recuperada pela prefeitura.
No início de 2001, existiam no pátrio da prefeitura 28 veículos em condições de recuperação. Dos 12 caminhões de lixo existentes, seis foram transformados em basculantes. Apenas um estava em condições muito precárias, o que impossibilitou sua recuperação.
A maior parte de caminhões da frota sucateada foi fabricada pela GMC (General Motors Company), mas sua produção foi encerrada há alguns anos, o que dificultou sua manuntenção. No entanto, algumas peças puderam ser encomendadas diretamente da fábrica.
A prefeitura já recuperou 15 veículos Kombi, oito Gol, cinco caminhões GMC modelo 6-150, três caminhões, um trator esteira e um Corsa. Mas a maior parte dos veículos recuperados era completamente sucateada: uma Fiorino, uma Caravan, uma camionete C-20, um Opala, uma van Trafic, um odontomóvel, dois caminhões basculantes, uma pá-carregadeira, uma máquina Patrol, três retro-escavadeiras, um trator e uma camionete W-20.
De acordo com o diretor de Transportes da Prefeitura de São Sebastião, Maurício Fernando Scarlati, a reforma do caminhão basculante entregue ontem foi orçada em R$ 10,5 mil. Se o município fosse adquirir esse mesmo veículo zero quilômetro, iria desembolsar cerca de R$ 80 mil. A máquina sairia por R$ 125 mil, conforme cálculos da concessionária.
“Até o final do ano, estaremos entregando ainda duas retro-escavadeiras, um caminhão GMC 14190, dois basculantes Custom, uma picape Kombi e duas Kombis standart, uma patrol e um trator esteira”, disse o diretor de Transportes. Ainda segundo ele, possivelmente hoje já será entregue o caminhão Custom. (Fonte: PMSS)

Viatura da Avdec também é reformada pela Prefeitura

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião entregou também, completamente reformada, uma camionete C-20, que serve como viatura da Avdec (Associação dos Voluntários da Defesa Civil). O veículo foi doado à entidade pela Petrobrás há quatro anos. Parte da reforma foi bancada pela própria Avdec, com recursos obtidos com o estacionamento da avenida da praia durante o Carnaval.
“Foram feitas a pintura e funilaria do veículo e uma adaptação da carroceria para resgate”, diz o presidente da Avdec, André Luiz da Silva Leandro. “A viatura, porém, não transportará pacientes, uma vez que trabalhamos em parceria com a (Secretaria da) Saúde. Neste compartimento, vamos transportar equipamentos como extintores de incêndio, equipamentos de primeiros socorros e para captura de animais peçonhentos e um afastador hidráulico para descarceramento (para cortar ferragens de automóveis), entre outros”, explica André Leandro.
A Avdec, criada em 1995 por voluntários da Defesa Civil, há cerca de três anos atua em parceria com o Corpo de Bombeiros, atendendo como bombeiros voluntários, auxiliando em salvamentos.
Esta parceria já existe em diversos municípios brasileiros. Atualmente, a entidade auxilia no atendimento a ocorrências na Costa Sul, área do pronto-socorro de Boiçucanga, e na condução da ambulância que serve a Costa Norte da cidade. Este trabalho é realizado nos finais de semana.
“Nosso trabalho somente é possível graças à preocupação do prefeito Paulo Julião, que avaliza nossa atuação. Prova disso é que a subvenção mensal que nos é repassada passou de R$ 500,00 para R$ 2.050,00. E o projeto de lei que autorizava o aumento foi remetido à Câmara, pelo prefeito, no dia 24 de dezembro do ano passado. O projeto foi votado em sessão extraordinária, juntamente com outros. O gesto não está no valor, e sim, no reconhecimento do prefeito ao nosso trabalho”, finalizou. (Fonte: PMSS)

PM apreende quase três quilos de maconha nas costas Sul e Norte

São Sebastião - A Polícia Militar apreendeu quase três quilos de maconha em duas operações realizadas nas costas Sul e Norte do município, no final de semana.
Na noite de domingo, a polícia apreendeu 2,8 quilos de maconha no Jaraguá, bairro que faz divisa com Caraguatatuba. A droga estava escondida na residência de G.C.D., 23.
Policiais da Força Tática receberam uma denúncia anônima de que dois homens estavam realizando tráfico no bairro. Durante patrulhamento, eles detiveram D. e o adolescente A.V.G, de 16 anos, que caminhavam pela rua Felinto de Almeida..
Com D. foram encontradas dois tabletes da droga. Ele afirmou aos policiais que o restante estava escondido em sua casa, situada na rua Guilherme Almeida.
A mãe de D. autorizou a entrada dos policiais, que localizou nos fundos da casa uma bolsa de viagem com 35 tabletes e um tijolo do entorpecente.
De acordo com a polícia, a maconha pode ter vindo da Colômbia, pois a embalagem, segundo ele, é típica das utilizadas naquele país.
Em Juquehy, a Força Tática também apreendeu droga com J.F.E., 24 anos. Foram 95 gramas de maconha.
Ubatuba - Em Ubatuba, a Polícia Militar apreendeu 30 “papelotes” de cocaína, no bairro Itaguá, na noite de sexta-feira. A droga estava com P.O.S., que nada declarou à polícia. (Fonte: Imprensa Livre)

Morador reclama de esgoto a céu aberto

São Sebastião - O morador de Barequeçaba, Paulo Eduardo Montagner, reclama do descaso do poder público em relação ao escoamento de águas pluviais em sua rua.
Segundo Eduardo, morador da cidade há 30 anos, sua residência e outras vizinhas, próximas à avenida Manoel Hipólito do Rego, sofrem com a falta de saneamento básico e infra-estrutura para escoamento de águas pluviais, onde o esgoto é lançado a céu aberto.
“Esse esgoto fica depositado nos fundos dos terrenos colocando em risco a saúde dos próprios moradores e dos vizinhos próximos. Enviei ofícios à Sabesp, à Secretaria de Infra-Estrutura e Obras da Prefeitura de São Sebastião, e estive pessoalmente na Secretaria de Meio Ambiente. Vale lembrar que muitos artigos de nossa Constituição Federativa, instituem diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos. Existem também leis que criaram a política nacional de saneamento e o conselho nacional de saneamento. Bem, sem contar outras leis e artigos será que as autoridades competentes desconhecem à Lei ou em se tratando de período não eleitoral o cidadão não merece atenção”?, destaca.
Poder público - A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião informou que técnicos das secretarias de Obras e Meio Ambiente vão até o local para avaliar o problema.
Já a Sabesp alega que o principal problema é em função de uma soleira negativa do terreno do proprietário, ou seja, está abaixo da rede coletora da concessionária.
Para solucionar o problema, de acordo com a Sabesp, o proprietário do terreno precisa construir uma estação elevatória e com isso conectar a rede, que funciona de forma gravitacional, de cima para baixo. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião apresentará Maré MPB

São Sebastião - Palco de grandes shows, muitos artistas e local para desenvolvimento da cultura na cidade, o Teatro Municipal de São Sebastião abrirá suas cortinas, a partir do próximo dia 28, às 21 horas, para um projeto que reúne representantes universais do som: o mar e a música, constituindo o “Maré MPB”.
O Maré MPB propõe a continuidade para uma história que está traçada no nosso país desde o descobrimento e que acompanhou todo o processo de evolução da nossa terra, se desenvolvendo na época da escravidão, já que na costa brasileira diversos ritmos e estilos aportaram e se foram sendo criados.
Do surgimento do samba em seu estágio mais primitivo na Bahia, até a universal Bossa Nova em Ipanema, foi ao balanço das ondas e acariciados pela brisa marinha que nossos maiores músicos e compositores se inspiraram para compor e executar suas obras primas. Dorival Caymmi sentenciou: “..o mar, quando quebra na praia, é bonito, é bonito...”. E outros: João Donato: “Beira do mar, lugar comum...”; Menescal: O barquinho vai, a tardinha cai...”; Clara Nunes: “É água no mar, é maré cheia, ô..”; Gil: “já mandei lhe entregar o mar...”; Flávio Venturini: “Foi assim, como ver o mar..”.
Agora o Teatro Municipal, de frente para o histórico Canal de São Sebastião, irá receber grandes artistas e músicos com a mesma brisa marinha como testemunha e mantendo a tradição desta comunhão: “Mar e música, música e mar – a combinação perfeita”.
Durante a gestão do prefeito Paulo Julião, as atividades culturais têm tido maior impulso, destacando-se os projetos musicais realizados durante os verões na avenida da praia, com estrelas do porte de Roberto Carlos, Elba Ramalho, João Bosco e Daniela Mercury, e expressões como Altamiro Carrilho, Yamandú Costa, Filó Machado, Banda Mantiqueira, dentre outros tantos nomes que já passaram pela cidade.
Cada show, que terá seu ingresso a preço acessível (R$ 5), tem seu tema específico e será apresentado mensalmente, aos sábados, até novembro deste ano.
“Vozes”, na interpretação de Simone Guimarães e Zé Luiz Mazziotti, duas das maiores vozes dos últimos tempos, será a primeira apresentação do Maré MPB e garante, dentro da tradição brasileira, a revelação de intérpretes, como por exemplo, Chico Alves, Milton, Elis, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, dentre outros.
As outras apresentações serão “Mitos do Samba”; “Compositores”; “Choro”, “Samba e Seresta”; “Samba: a Nova Geração e Bossa Nova”. (Fonte: PMSS)

Isaías Silva foi o grande destaque do Circuito Municipal de Surfe

Ubatuba - Os melhores surfistas disputaram no final de semana nas ondas da praia de Itamambuca, a 1ª etapa do Circuito Municipal Ubatuba de Surfe 2003. O atleta Isaías Silva faturou o campeonato pela categoria profissional.
“O campeonato estava muito bom, com nível bastante alto de competidores, podendo ser comparado ao dos atletas que correm o Super Surf “, disse Isaías, que é patrocinado pela Perfect Waves e Falamansa. “ Todas as baterias em que corri, fui confiante e assim consegui ganhar”, conta o atleta, que no próximo final de semana compete pelo Super Trials, campeonato de acesso ao Super Surf (primeira divisão do esporte no Brasil), também em Ubatuba.
“Agradeço primeiramente a Deus por tudo que conquistei e obrigado a meus patrocinadores e a toda galera local que sempre me apoiou”.
Edgar Bischof foi o vice-campeão seguido por Tadeu Pereira e Saulo Júnior, ambos na terceira colocação.
O tradicional evento reuniu cerca de 190 atletas, inscritos em 16 categorias, o que faz deste campeonato o maior do gênero no Brasil.
O surfe feminino também teve ótimo desempenho. A profissional Suelen Naraísa mais uma vez não deixou a desejar e levou o primeiro lugar na sua categoria.
Mesmo sempre obtendo bons resultados, como o primeiro lugar na etapa de Matinhos (RS) do Super Surf, Suelen está sem patrocínio. Renata Franco foi a 2ª colocada e Alice Santos ficou na terceira colocação.
Pela categoria feminino iniciante, Leila Eustáquio faturou o 1º lugar. Luana Coutinho foi a 2ª seguida por Emily Moraes.
Outro destaque da competição que está à espera de patrocínio é o estudante de Turismo, Tiago Rabello, que conquistou o primeiro lugar na categoria Open e o segundo na categoria Universitários. Ainda pela open, Fábio Leite foi o vice e Fábio Alves o 3º colocado.
Na categoria Mirim, Wiggolly Dantas, atual Campeão Paulista na iniciante, foi o 1º colocado. Também foi dele o titulo na categoria iniciante. Pierre Romann conquistou o segundo lugar (Mirim) e Gustavo Henriou foi o 3º colocado.
A premiação contou com troféus, kits e prêmios em dinheiro para os primeiros colocados profissionais masculino e feminino. Já tradição no circuito, a entrega dos prêmios foi realizada durante um churrasco de confraternização, na danceteria Sunset, na Praia das Toninhas.
Além do forte patrocínio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, o circuito contou com os seguintes apoios: Zecão Surfboards, Revista Alma Surf, Shopping Porto Itaguá, Localiza, Sthill, Bruzzi Sushi Bar, Lanchonete Curió, Astrodeck, Aduba (Associação dos Deficientes Físicos de Ubatuba), Sunset, Hotel São Charbel, Actual e Açaí do Diu. A realização foi da AUS (Associação Ubatuba de Surf) e supervisão da Federação Paulista de Surfe.
Tradição - Ubatuba sempre teve tradição no esporte, conhecida internacionalmente pela qualidade de suas ondas e pelo grande número de praias propícias para a prática do surfe, hoje a cidade tem foco e espaço específico para as categorias de base, por meio da Escolinha Municipal de Surfe, da Secretaria de Esportes e Lazer e da Prefeitura.
Muitos surfistas vêm se destacando a partir da escolinha que conta com a coordenação do experiente técnico Alberto Jacob, que tem 350 alunos, em sua maioria crianças carentes.
O desempenho das crianças foi de alto nível, deixando todos os presentes com a certeza de que o futuro do surfe ubatubense está garantido.
O Circuito Municipal Ubatuba de Surfe 2003 será realizado em quatro etapas e neste ano conta com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, que traz como conseqüência melhor nível ao campeonato e premiações mais significativas.
Com ondas de um metro, em média, quem foi prestigiar os atletas em Itamambuca pôde ver que o surfe em Ubatuba só tem evoluído. (Fonte: Imprensa Livre)

Barqueiros de Ubatuba discutem Lei com Executivo

Ubatuba - Na manhã desta terça-feira, 24, cerca de 25 barqueiros de Ubatuba foram recebidos pela Prefeitura para discutir o Projeto de Lei que autoriza o transporte naútico de pequenas embarcações de turismo. O grupo representado pelo vereador Andrade dos Santos (PAN) e por José Maria Patrício foi recebido pelo assessor de Governo, Casemiro Galvão. A reivindicação da categoria é saber de fato quais são os reais custos que estariam inseridos para a regulamentação da atividade. O Projeto de Lei está no Legislativo, onde já foi adiado, e está na pauta de hoje. Segundo os representantes da categoria, será solicitado outro adiamento da votação até que sejam levantados os custos reais. Participaram barqueiros do Promirim, Félix, Bonete e Lagoinha.
No Projeto de Lei do Executivo consta o seguro acidente para o passageiro de turismo no valor de R$50 mil. O representante da categoria, José Maria Patrício, fará o levantamento do valor do recolhimento do seguro, taxas e ISS, para que possa agendar uma nova reunião com o Executivo e assim fechar o Projeto de Lei. Segundo o vereador Andrade dos Santos, é necessário que se tenha um custo viável para a concessão dessas licenças, já que trata-se de uma atividade considerada pequeno negócio. O assessor de Governo, Casemiro Galvão, informou que a categoria desconhece o valor de recolhimento da apólice de seguro e que é necessário se interar dos valores para avançar na discussão e fechar o Projeto de Lei que beneficia os barqueiros de Ubatuba e o próprio turismo.
Atualmente Ubatuba conta com cerca de 50 barcos em operação, desenvolvendo esta atividade de transporte de turista no município. Na região norte estas embarcações estão localizadas nas praias do Félix, Promirim, Almada e Picinguaba, com deslocamento de turistas para as ilhas do Promirim, Couves e Porcos. Na região Sul estão localizadas no Bonete, Lagoinha, Maranduba, Sete Fontes e Saco da Ribeira, com traslados para diversas praias e ilhas. O valor cobrado para o transporte de turista varia de R$6 a R$ 10 reais por pessoa. O objetivo da Prefeitura e regularizar esta atividade oferecendo maior segurança ao turista e regulamentando esta atividade que tem uma grande demanda durante o verão, feriados e finais de semana. (Fonte: ACS-PMU)

Presidente da Embratur confirma nova data para visita

Ubatuba - Nesta segunda-feira, 23, a Embratur solicitou oficialmente a Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba a transferência de data do programa oficial de visita do presidente da empresa, Eduardo Sanovicz, que seria nesta sexta-feira, 27. A sugestão da Embratur é que seja alterada e remarcada para a segunda quinzena de julho. Hoje, quarta-feira, 25, a Embratur estará informando a nova data disponível na agenda para a visita oficial de Sanovicz. A justificativa foi a convocação pelo Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, para Sanovicz participar de evento oficial em Aracajú-SE.
A presença de Sanovicz no município será para o lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do Centro de Convenções e Eventos de Ubatuba na área do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), palestra sobre turismo na Unitau (universidade de Taubaté – Campus Ubatuba), participação no Fórum de Cooperação Técnica dos Municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, ação liderada pelo Comtur de São José dos Campos e Secretaria de Turismo de Ubatuba, e solenidade oficial na Câmara Municipal dos Vereadores de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Reuniões marcam o dia de Sérgio Carvalho

Ubatuba - Nesta segunda-feira, 23, o secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, Sérgio Carvalho, realizou duas grandes reuniões no município. A primeira aconteceu no auditório do Aquário de Ubatuba, das 17 às 19h30, para tratar sobre ecoturismo. Esta foi a quarta reunião deste setor e participaram mais de 30 pessoas empresárias, técnicos, monitores e representantes de órgãos ambientais. Ao final foi deliberada pelo grupo participante a criação da Câmara Setorial e do Centro de Pesquisas do Ecoturismo, que serão vinculados a Setur e a futura Adentur. Segundo Carvalho, estas propostas já constam no projeto original da Adentur. “Este grupo técnico vai auxiliar na formulação da regulamentação do ecoturismo no município e definirá critérios de funcionamento das empresas do setor em Ubatuba”, afirmou Carvalho.
A segunda reunião aconteceu no bairro da Maranduba para tratar sobre as ações para o desenvolvimento econômico e turístico da região Sul. Das 20 às 23 horas, cerca de 60 pessoas discutiram propostas apresentadas sobre turismo receptivo na Maranduba e a construção da filial da Adentur para atender toda a região Sul. Carvalho contou com a participação do sub-Comandante da Guarda Municipal, Ricardo Benetti, que falou sobre o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido em parceria com a Setur para a segurança do turista no município. A próxima reunião na Maranduba será nesta quarta-feira, 26, quando serão apresentadas as propostas para resolver as questões de coleta e reciclagem de lixo. Estará na pauta de discussão o lançamento de uma campanha comunitária para a limpeza urbana na região Sul. (Fonte: ACS-PMU)

Agenda da Secretaria de Turismo (Setur) desta semana

Segunda-feira (23)
- Às 9h30 reunião na Setur com diretor, Willi Vanderstappen, do site Costa Verde
- Às 17h no Aquário de Ubatuba, reunião sobre Ecoturismo
- Às 18h30 reunião no bairro da Maranduba com a comunidade
- Às 20h no bairro do Ipiranguinha, reunião com a comunidade

Terça-feira (24)
- Às 9h30 na Unitau (Campus Ubatuba), reunião com Marcos Buckridige, Simey e representantes da Sociedade Botânica
- Às 19h30 no restaurante Rei do Peixe, reunião com empresários e comunidade do Itaguá

Quarta-feira (25)
- Das 9h40 às 10h40, palestra para “Estágio de Requalificação Técnico/Profissional” na Guarda Municipal de Ubatuba
- Às 10h em Caraguatatuba, reunião com secretários de Turismo do Litoral Norte e diretoria do site Costa Verde

Quinta-feira (26)
- Às 11h no Sistema de TV e Rádio Band Vale, em São José dos Campos
- Às 19h no pátio da Capela do Promirim, reunião com a comunidade

Sexta-feira (27)
- À noite, mesa redonda no Ceprolim ,em Caraguatatuba, com o delegado de Turismo do Cone Leste Paulista, Paulo de Tarso Moreira Marques (Fonte: ACS-PMU)

Fundação Orsa promove seminário sobre violência sexual
Evento tem objetivo de sensibilizar e capacitar profissionais das áreas de saúde e educação

Ubatuba - A Fundação Orsa promove, no próximo dia 25 de junho, no hotel São Charbel – Salão de Convenções – Praça Nóbrega, 280, em Ubatuba (SP), o I Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento tem como objetivo sensibilizar órgãos públicos, profissionais das áreas de saúde e educação, imprensa e comunidade para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, seja por meio da prevenção, ou por meio da socialização de práticas e conhecimento sobre o assunto.
De acordo com Linda Simone Mallak, coordenadora do Programa Respeitar da Fundação Orsa, o seminário visa potencializar políticas públicas existentes e trabalhar todas as áreas em conjunto, para que sejam criadas ações articuladas como outros momentos de discussão com a comunidade. " Entendemos que o fenômeno da violência ultrapassa um domínio exclusivo de uma área do conhecimento. Para analisá-la e nela intervir, é necessário a colaboração de diferentes profissionais" , ressalta Simone.
O tema do seminário, "Experiências e Desafios no Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes", será discutido por Linda Simone Mallak, da Fundação Orsa, Marcelo Moreira Neumann, consultor do CRAMI-SP (Atendimento Psicossocial às Famílias Vítimas de Violência Doméstica) e Ivanir Cocchi, do Projeto Camará (Atendimento Psicossocial à situação de Exploração Sexual). Na abertura, o evento contará com a presença do Prefeito Municipal de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira, e Elizabete Rosa, coordenadora de Promoção Social da Fundação Orsa.
Segundo Linda Simone, durante o seminário, que conta com o apoio do Conselho Tutelar de Ubatuba, será desenvolvida uma oficina de trabalho para construção de uma proposta de intervenção às situações de violência.
Programa Respeitar da Fundação Orsa - O programa Respeitar da Fundação Orsa tem suas ações focadas no enfrentamento da violência envolvendo crianças e adolescentes. O programa conta com ferramentas para conscientização da sociedade e identificação dos casos de violência que são encaminhados aos órgãos competentes. Também é função do Respeitar a prevenção primária deste problema nas famílias e em instituições.
Dentre os projetos desenvolvidos pelo Respeitar , estão o Alô Vida e o livro "Compreendendo a violência Sexual em uma perspectiva multidisciplinar"
Alô Vida - O Alô Vida da Fundação Orsa - (11) 4181-8866- é um serviço telefônico para atender, por telefone, pessoas que necessitem de ajuda, orientação e encaminhamento em casos de violência, deficiência e adoção.
O Alô Vida conta com uma equipe capacitada e especializada, que atenderá a população de maneira ágil e sigilosa. O serviço mantém um banco de dados completo, com cadastros das Varas de Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares, abrigos, instituições de atendimento especializado e centros de referência, dentre outros, para que a Fundação Orsa possa indicar ou encaminhar os casos que precisam de apoio destas instâncias.
Disseminando conhecimentos - O livro, "Compreendendo a violência Sexual em uma perspectiva multidisciplinar" é destinado a profissionais da área de infância e adolescência. Por meio dele, a Fundação Orsa pretende replicar o seu trabalho com o Pacto São Paulo para outros estados, contribuindo assim para a disseminação de informações sobre a violência sexual para um combate eficaz do problema. O material reúne diversos textos de profissionais como juizes da Vara da Infância, psicólogos e assistentes sociais, incluindo temas como: O Impacto das ONGs no Enfrentamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes no Brasil; Aspectos Médicos do Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes; Saúde Mental e Justiça: O Atendimento a Famílias e Prostituição Infanto-Juvenil na Mídia, entre outros.
Serviço: I Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Ubatuba - SP
Data: 25 de junho - quarta-feira
Horário: das 8h30 às 18 horas
Local: Hotel São Charbel – Praça Nóbrega, 280 – Centro – Ubatuba (SP)
Informações: (12) 3832-2494
FUNDAÇÃO ORSA - Criada em 1994, a Fundação Orsa atua como "sementeira" de projetos e ações voltados à formação integral da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social. Ela estabelece modelos de propostas, dedica-se à pesquisa e ao desenvolvimento dessas "sementes" que, depois de testadas e aprovadas, podem ser disseminadas por ela e/ou por outras organizações, multiplicando assim o alcance e o impacto na sociedade.
"Somos um veículo de transformação para unir todas as pontas, entregando esperança à sociedade e soluções comprovadas ao governo", explica Sergio Amoroso, instituidor da Fundação Orsa e principal acionista do grupo Orsa, cujas empresas destinam 1% do faturamento bruto anual para a Fundação Orsa.
Sediada em Carapicuíba, na Grande São Paulo, a entidade promove projetos de abrangência nacional. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Fim aos caramujos - Parabéns à Administração Regional Sul do Município de Ubatuba, aos empresários patrocinadores e às secretarias de Saúde, Educação, Agricultura e Pesca. E principalmente à participação dos moradores de diversos bairros, no mutirão para extermínio desta praga, que vem se alastrando por toda a cidade. Aparentemente inofensivos, mas insaciáveis devoradores de vegetais e transmissores de doenças.
Uma atitude de gente grande e inteligente.
Sirva de exemplo para outros bairros evitando maiores prejuízos.

Revista Local
www.revistalocal.com.br
Nossa revista virtual


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Festa de São Pedro - Ubatuba - ©Emilio Campi

Ubatuba
Festa de São Pedro Pescador
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Litoral Virtual

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor