Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 27 de junho de 2003 - Nº 811 Edições Anteriores

Glamonk Ilha do Pontal Pousada Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Aumentam casos de dengue no Litoral Norte
   Cerca de três mil alunos se formam no Programa de Resistência às Drogas
   São Pedro é festejado com procissões na região

Caraguatatuba:
   Família de bancário passa a noite em poder de sequestradores
   Caraguá promove concurso de quadrilha no Arraiá de Santo Antônio
   Modelismo em Caraguá
   Caraguá inicia ações para a IV Gincana Estudantil
   Câmara aprova com Urgência afastamento do Prefeito
   Omar Kazon quer incentivo aos comerciantes
   Pastor Anderson repudia Dia do Orgulho Gay em Caraguá
   Vereador Pastor quer aumento de efetivo para PM em Caraguá
   Aprovado Requerimento sobre Maioridade Criminal

Ilhabela:
   Prefeito encaminha projeto para liberar terceiro pavimento na CDHU
   1º Submission interno de Jiu-Jitsu de Ilhabela
   Comunidade do Bonete comemora a conquista de mais um benefício

São Sebastião:
   São Sebastião homenageia São Pedro, o pescador
   Paulo Julião assina contrato para construção do portais de entrada
   Teatro Municipal apresenta Ballet Coppélia
   Iº Encontro Litoral Norte de Mãos Dadas com a Deficiência
   Diretores da Costa Sul participam de reunião em Boiçucanga
   Marinha faz hoje nova tentativa de tirar chata na Praia das Conchas

Ubatuba:
   Grupo faz dois roubos ao mesmo tempo, mantendo vários reféns
   Seminário propõe capacitação para apoio a vítimas de violência sexual
   Renato Teixeira fará show de encerramento da Festa de São Pedro
   Programação da 80ª Festa de São Pedro Pescador
   Aulas de violão na Fundart
   Ubatuba festeja Circuito Municipal
   Resultados Oficiais da 1ª etapa - Circuito Municipal 2003
   A Taberna - Cozinha Portuguesa

   Carta do Leitor



Aumentam casos de dengue no Litoral Norte

Litoral Norte - O Litoral Norte registrou 11 novos casos de dengue nos últimos 30 dias. O número de casos confirmados passou de 15 em maio para 26 este mês. Caraguatatuba tem o maior índice da região, com dez casos --oito autóctones (contraído no município), um importado e um indefinido. Até maio a cidade tinha registrado dois casos. A contaminação também aumentou em Ilhabela, que tem oito casos autóctones e um importado. Em São Sebastião, foram registrados este ano seis casos da doença. Em 2002, o município registrou 972 confirmações --o maior índice da região. Ubatuba que não registrou pacientes autóctones no ano passado, tem apenas um caso importado da doença. (Fonte: ValeParaibano)

Três mil alunos se formam no Programa de Resistência às Drogas

Litoral Norte - Cerca de três mil alunos estão se formando este mês, no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) desenvolvido pelo 20° Batalhão de Polícia Militar do Interior.
O programa consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, educadores, pais e comunidade, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes.
O Proerd já vem sendo desenvolvido em várias cidades do Estado, obtendo bons resultados no tocante à prevenção ao uso de drogas e já atingiu cerca de quinze mil alunos das escolas municipais e particulares do Litoral Norte, atingindo os alunos da quarta série do ensino fundamental.
Nos municípios de São Sebastião e Ubatuba foi desenvolvida a segunda fase do programa, que atinge alunos da 6ª série do ensino fundamental, objetivando reforçar os conteúdos aprendidos na primeira fase e também desenvolver atividades que promovam a formação do caráter de um “bom cidadão”.
As formaturas começaram na Costa Sul de São Sebastião, na semana passada. Ontem, alunos de Maresias receberam o certificado e hoje o evento acontece em Juquehy.
No início do próximo mês, a formatura acontece na região central e Costa Norte do município e Ilhabela. Alunos de Caraguatatuba também recebem certificados no mesmo período. (Fonte: Imprensa Livre)

São Pedro é festejado com procissões na região

Litoral Norte - Dando continuidade às festas religiosas, depois de Santo Antonio e São João, agora é a vez de São Pedro, que será comemorado pelas cidades da região. Considerado pela igreja católica como o primeiro representante de Cristo na terra e conhecido internacionalmente como o detentor das chaves do reino dos céus, São Pedro é o santo protetor dos pescadores. Por isso, várias procissões em comunidades de pescadores estão previstas para este fim de semana.
No bairro mais antigo de São Sebastião, o São Francisco, a festa começa amanhã. Reduto tradicional de pescadores, o bairro vai abrigar, além das barracas, vários shows, sempre às 21h.
O primeiro show é com o Forró da Terra. No sábado o Trio Virgulino faz a festa. João Marcos e Juliano se apresentam no domingo. A procissão marítima está prevista para as 8h de domingo.
Na semana seguinte mais três shows na sexta, sábado e domingo continuam agitando São Francisco, além das brincadeiras como pau de sebo, corrida de canoa e apresentação de quadrilhas. 23 barracas vão garantir os pratos, além da barraca de bingo, da paróquia. A mais tradicional e que pertence à comunidade de pescadores, serve tainha na telha.
Em Ubatuba, a festa, que acontece há 80 anos, começa hoje às 20h, com a abertura na Capelinha de São Pedro, na Ilha dos Pescadores.
Depois acontece a apresentação da Quadrilha Caiçara. Às 21h30 o momento é da rainha dos pescadores, que será eleita. O show da Banda São Francisco encerra a primeira noite da festa. Amanhã tem a apresentação de grupos folclóricos, às 20h, e depois o show com o Ká-Pra-Nóis.
A programação continua no sábado, com o show da Banda Criativa. Já no domingo a festa é mais extensa. Às 14h30 uma procissão terrestre, com a participação do Bispo D. Fernando Mason, abre o último dia.
Depois, o momento mais esperado, com a procissão marítima, a benção dos anzóis, missa campal e queima de fogos. No fim da procissão os barcos serão premiados. Para encerrar a festa, o show de Renato Teixeira, às 21h30.
Durante os dias de festa, várias barracas de comidas participam do evento. O destaque está na barraca da comunidade de pescadores, que serve a tradicional tainha assada na folha de bananeira. Aberta para o público, na festa o visitante só paga o que consumir.
A tradição da procissão em Ilhabela foi trazida pelos colonizadores portugueses. No dia, tanto os barcos pesqueiros quanto os de turismo são ornamentados.
A procissão marítima, acontece no domingo, com saída às 11h do píer dos pescadores, Yatch Clube Ilhabela. Amanhã, acontece a quermesse, às 20h. Sábado, além da quermesse, tem o show com a banda Pronúncia no Olhar. Já no domingo, antes da procissão, às 10h, acontece a missa campal, na Praça da Bandeira, na Vila. Às 13h é a vez do tradicional bobó de camarão. À noite a festa continua com o show da banda Herus e, em seguida, o forró dos pescadores, com animação do grupo Folclórico Raízes de Ilhabela.
A comunidade católica de Caraguá quer resgatar a antiga tradição da festa de São Pedro com um arraial. Pau de sebo e fogueira estarão presentes na festa a partir de amanhã.
A programação inclui o Tríduo, celebração de 3 dias, na capela São Pedro, no bairro do Ipiranga, sempre a partir das 18 horas. A quermesse acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro.
No último dia, 29, uma procissão sairá da Capela São Pedro, em direção ao local da festa, onde será celebrada a Santa Missa campal, pelo padre Jacob Puthenkandam, pároco da Matriz Santo Antonio. (Fonte: Imprensa Livre)

Família de bancário passa a noite em poder de sequestradores
Mulher e filha de dois anos são libertadas após gerente do Bradesco pagar resgate de R$ 200 mil com dinheiro do banco

Caraguatatuba - O gerente operacional da agência do Bradesco de Caraguatatuba, sua mulher e a filha de 2 anos de idade foram sequestrados na noite de anteontem por seis homens armados que teriam levado R$ 200 mil de resgate do banco. A mulher e a criança ficaram mais de 20 horas em poder dos bandidos em um cativeiro no bairro do Capricórnio.
Segundo a polícia, o gerente foi rendido pela quadrilha por volta das 21h30 de anteontem quando chegava em casa no bairro Indaiá. Os bandidos estavam em um carro Gol cinza, com placas de São Bernardo do Campo, produto de roubo.
A vítima teve o carro fechado pela quadrilha e foi levada até em casa, onde os bandidos também renderam a família. A mulher e a filha do gerente foram levadas para o cativeiro enquanto ele permaneceu na residência como refém dos bandidos.
Na manhã de ontem, o gerente foi obrigado a ir trabalhar e conseguir o dinheiro de resgate. Ele foi orientado pelos seqüestradores a agir normalmente para não levantar suspeitas dentro da agência. De acordo com a polícia, a própria vítima levou a quantia aos seqüestradores até o alto da Serra, na rodovia dos Tamoios, no início da tarde de ontem.
A família foi libertada pelos bandidos no bairro do Capricórnio por volta das 17h30 de ontem. A polícia localizou o carro usado pelos seqüestradores.
Segundo a polícia, os bandidos estudaram a rotina do funcionário do banco para cometer o crime.
O delegado plantonista Renato Gonçalves Coletes ouviu ontem as vítimas no plantão policial. Ele não deu detalhes da investigação.
O cativeiro não havia sido encontrado até as 22h de ontem. Nenhum suspeito foi preso. As vítimas não ficaram feridas e não falaram sobre o caso.
Advogados do Bradesco que acompanharam os depoimentos na delegacia não quiseram comentar o assunto.
OUTROS CASOS - Foi quarto sequestro de funcionários de agências bancárias ocorrido na região este ano.
No dia 11 de janeiro, o gerente do BCN de Taubaté foi sequestrado com a família. No mesmo mês, o gerente da Nossa Caixa de Ilhabela também foi vítima de seqüestro. O último caso envolveu o gerente do banco Real de São José no dia 22 de maio.
A Deas (Delegacia Especializada Anti-Seqüestro) do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi criada em 2001 para combater os casos na região. A delegacia conseguiu reduzir os casos de sequestro em 50% no período de um ano.
Os sequestros a funcionários de bancos foram reduzidos na região depois que as agências adotaram um sistema de senhas que permitiram identificar os bancários vítimas de sequestro e avisar a polícia. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá promove concurso de quadrilha no Arraiá de Santo Antônio
Oito grupos de quadrilha concorrem a prêmios, todas as noites, até sábado.

Caraguatatuba - O Arraiá de Santo Antônio em Caraguá está pra lá de animado com o Concurso de Quadrilha, durante todo o final de semana. De quinta a sábado, 9 grupos de quadrilha estarão se apresentando ao público e, oito delas concorrendo a prêmios todas as noites em suas categorias. O grupo "horconcur" abre o evento contando a história da origem da quadrilha.
Os concorrentes da noite de abertura foram formados pelo grupo do Projeto Arte e Essência da Secretaria de Assistência Social, concorrendo na categoria infantil com o Colônia dos Pescadores e Projeto Guri - Pólo Caraguatatuba. Nesta sexta-feira, dia 27, disputam na categoria Juvenil, alunos do EEPSG Colônia dos Pescadores, às 20h30; Meninas e Meninos de Ouro, às 21 horas; e outro grupo do Colônia dos Pescadores, às 21h30. Já no sábado, dia 28, concorrem os da categoria adulto, com o grupo da Educação Continuada – Fundacc, às 21 horas; o grupo do Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, às 21h30.
O Arraiá de Santo Antonio tem outras atrações até domingo, com shows musicais e barracas de comida típica.. No sábado, dia 28, a festa será animada com show com a banda Akará, à partir das 21 horas no Coreto da Praça Cândido Mota. No domingo, dia 29, a festa será encerrada com show com a Banda Carlos Gomes, à partir das 20h30 horas, em seguida apresentação com o cantor Cristiano Fragoso, também no coreto. O Concurso de quadrilha acontece na quinta, sexta e sábado. (Fonte: PMC)

Modelismo em Caraguá

Caraguatatuba - Modelistas de todo o litoral estarão reunidos em Caraguá no dia 13 de julho, data em que ficou oficializado o encontro que deverá acontecer todos os anos no município (sempre no segundo domingo de julho). O 1º Encontro de Aeromodelistas do Litoral vai reunir praticantes do aeromodelismo (aviões), automodelismo (carros), nautimodelismo (barcos), ferrimodelismo (trens) e o plastimodelismo, que reúne réplicas perfeitas de peças de aviões. O evento está sendo realizado pelo Centro de Modelismo de Caraguatatuba e irá acontecer na pista da AADEC-Associação Aerodesportiva de Caraguatatuba, que fica na Praia do Aruan, à partir das 8h30.
Entre os participantes do encontro há presença confirmada de todos os associados de Caraguá, cerca de 25. O grupo se reúne todos os sábados e domingos na Praia do Aruan, na pista da AADEC, sempre pela manhã. Durante os encontros
O grupo troca informações, treina e ensina os interessados na prática do modelismo.
O Centro de Modelismo de Caraguatatuba tem uma meta: conseguir um espaço para instalar a sede definitiva, e para isto já existe um processo para ser aprovado pela prefeitura municipal. "Com a sede, iremos nos inscrever na Associação Brasileira de Aeromodelismo e colocar Caraguá no calendário brasileiro de eventos nesta área", disse Gian Carlos Angelicola, presidente do Centro de Modelismo de Caraguatatuba.
Paulo Cardoso, um dos praticantes de Caraguá, tem 5 aeromodelos, e pratica desde os anos 60. Ele conta que sempre gostou de coisas que voam, e foi observando os mais velhos, desde os 13 anos, que aprendeu a confeccionar. Para praticar o modelismo não há limites de idade. Victor dos Santos, 10 anos, "voa" há um ano e já está entre os melhores do litoral. Carla Angelicola, 11 anos e Michele Angelicola, 15, estão aprendendo e promete, defender a classe feminina na região.
Cada aeromodelo custa entre R$ 600 e R$ 300 mil. O modelismo no Brasil é considerado um esporte desde 1987. Já nos Estados Unidos, é considerado esporte há 50 anos. O grupo pratica o modelismo em Caraguá desde 1999. (Fonte: PMC)

Caraguá inicia ações para a IV Gincana Estudantil
A meta deste ano é arrecadar 20 toneladas de alimento para as duas fases da 1ª Etapa da gincana, que acontecem em Pindamonhangaba e Taubaté nos meses de agosto e setembro

Caraguatatuba - Caraguá será a única cidade do Litoral Norte a participar da IV Gincana Estudantil da Solidariedade TV Vanguarda e já está iniciando suas ações de arrecadação de arroz e macarrão para as duas fases da 1ª Etapa da Gincana. As duas fases acontecerão no Ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba, no dia 23 de agosto, e na Associação dos Empregados do Comércio de Taubaté, no dia 13 de setembro. Todo o alimento arrecadado retorna para entidades assistenciais do município, após a contagem dos pontos.
A prefeitura, através da Assessoria de Comunicação Social, está mobilizando todos os seus funcionários para participarem, colaborando com a doação de alimentos, para que a cidade consiga atingir sua meta, que é de 20 toneladas para a primeira etapa. No ano passado, foram arrecadadas 12 toneladas.
Os professores da escola sede de Caraguá (Colégio Objetivo) estão mobilizando os alunos e estarão visitando todas as escolas públicas e privadas para que participem doando arroz ou macarrão. Outras ações também serão feitas como mobilização com a população dos bairros realizando arrecadação do Travessão à Tabatinga, reuniões com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguá para mobilização de supermercados e lojistas, parceria com os eventos esportivos e culturais da prefeitura e até uma Festa Junina, que acontecerá no próximo dia 28, sábado, a partir das 19h, na escola sede da Gincana. Para entrar na festa, é preciso levar um quilo de arroz ou macarrão. Todos os alimentos arrecadados serão contados e embalados antes de serem entregues à comissão de apuração de pontos da gincana.
Além da arrecadação de alimentos, haverá jogos de caráter cultural, artístico e recreativo durante a gincana, que oficialmente se inicia em 16 de agosto e termina em 04 de outubro.
Para a prova cultural, um casal de alunos, de 5ª série, deverá responder perguntas de português, história, geografia, ciências, conhecimentos gerais e atualidades. Cada resposta certa vale um ponto para a cidade participante. Na disputa da prova Artística, cada escola deverá apresentar um show no tempo de três a seis minutos. Brincadeiras como dança da cadeira, fazer embaixadas e encher bexigas irão fazer parte do roteiro nos sábados e valerão pontos.
A disputa da gincana é dividida em três chaves. Na Chave 1, estão as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Bragança Paulista e Atibaia. A Chave 2 é composta por Caçapava, Caraguatatuba, Taubaté e Pindamonhangaba e pela Chave 3 disputam Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Cruzeiro. De cada chave, são classificadas duas cidades, então, a essas seis finalistas é solicitada a arrecadação de açúcar.
Caraguá se classificou em terceiro lugar no ano passado e não passou para a segunda etapa da Gincana. (Fonte: PMC)

Câmara aprova com Urgência afastamento do Prefeito
Antonio Carlos da Silva vai para a França em Julho e se afasta da Prefeitura por 22 dias

Caraguatatuba - O Prefeito Municipal de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB) vai se afastar por 22 dias a partir de 11 de julho, para uma viagem internacional. O pedido foi discutido e aprovado, em Regime de Urgência, na 21ª Sessão Ordinária semanal, em 24 de junho. Esta sessão marcou o final do semestre Legislativo na Câmara de Caraguatatuba.
O motivo do afastamento se deve a presença do Chefe do Executivo local numa reunião da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a ser realizada na França. Por ser um afastamento com período maior do que 8 (oito) dias e para fora do Brasil, foi necessário o pedido com aprovação da Câmara, baseando-se na LOM (Lei Orgânica Municipal). O vice-prefeito José Pereira de Aguillar assume automaticamente durante o período.
Outro projeto aprovado já constava na Ordem do Dia e diz respeito a LDO - 2004 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), onde o prefeito estipula o que irá gastar em cada setor da Administração Pública no próximo ano, com base nas projeções e estimativas de receita e despesa no próximo ano. A propositura tem 4 emendas, sendo 2 do Vereador Aurimar Mansano (PTB), 1 (uma) do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) e 1 (uma) do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB). Todas as emendas foram aprovadas.
No Expediente foi dada a posse ao Suplente de Vereador Roberto Commans (PT), no lugar de Madalena Fachini (PSB), afastada por problemas de saúde. Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 7 projetos, além de discutido e aprovado um Requerimento e 2 Moções. No intervalo foram lidas e encaminhadas ao Prefeito Municipal 34 Indicações.
Esta sessão fechou o semestre Legislativo em Caraguatatuba. As Sessões Ordinárias retornam apenas em 11 de agosto, com os trabalhos dos Parlamentares reiniciando-se em 4 de agosto. No dia 5 do mesmo mês haverá a Sessão Especial de Prestação de Contas, quando o Chefe do Executivo prestará contas de seu trabalho no primeiro semestre do ano. (Fonte: PMC)

Omar Kazon quer incentivo aos comerciantes
Parlamentar enviou ofícios para bancos e lojas pedindo benefícios

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba quer apoio e benefícios para os comerciantes e prestadores de serviço na cidade, principalmente pela atual crise econômica e com base na baixa temporada. As reivindicações estão sendo requisitadas na forma de ofícios.
Caraguatatuba é uma Estância Balneária e litorânea com identidade no turismo e como tal, sofre com a situação econômica vigente, que faz o turista eliminar o sonho de viajar quando lhe falta o dinheiro e que padece de movimento durante o outono e inverno, meses chamados de "baixa temporada".
Aliado a isso estão a concorrência preparada e os períodos, cada vez mais curtos, das férias escolares, bem como a falta de feriados prolongados. Todos estes fatores desencadeam uma grande falta de recursos entre os comerciantes e prestadores de serviço no município.
Para tentar resolver ou pelo menos minimizar a questão, o Parlamentar enviou ofícios aos bancos sediados no município para que estudem a possibilidade de amenizar o valor principal e os juros dos empréstimos e financiamentos, bem como realizar empréstimos com juros mais baixos ou menores do que os praticados pelo mercado financeiro. "A contrapartida do comerciante será o depósito de seus rendimentos, lucros e movimento financeiro nos bancos que lhe concederem os benefícios, além da responsabilidade da quitação das parcelas nos prazos estabelecidos", disse.
Outro ofício encaminhado por Omar Kazon, diz respeito ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que tem repasse às Prefeituras, com base no movimento de cada cidade. Um exemplo; Todo movimento financeiro feito em Caraguatatuba, no que tange a compra e venda de mercadorias ou execução de serviços, tem uma porcentagem dirigida ao município, que é repassada mensalmente à Prefeitura.
No documento do Vereador, ele pede às grandes redes de lojas instaladas na cidade que toda mercadoria vendida tenha nota fiscal originada de Caraguatatuba e não de filiais, depósitos ou centrais de atendimento, pois isso significa redução no volume mensal sobre o imposto. Sobre isto um outro exemplo; Uma televisão de 29" que não esteja no estoque das Casas Bahia, será entregue ao consumidor mas vinda da central em São Bernardo do Campo ou de alguma loja mais próxima, o que significa a nota fiscal desta cidade e não de Caraguatatuba.
Para o Parlamentar se as grandes lojas já não investem o total de seus lucros no município, repassando-o para suas centrais, não é justo que elas ajudem a reduzir o volume do imposto. "Como não há uma lei que obrigue estas lojas a investirem seus lucros em nossa cidade, espero que entendam o teor do ofício e entreguem suas mercadorias com notas originadas de Caraguatatuba, mesmo que a mercadoria não esteja no estoque da loja", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pastor Anderson repudia Dia do Orgulho Gay em Caraguá
Para o Parlamentar minorias deveriam se preocupar com a incidência de Aids no Brasil e no mundo

Caraguatatuba - O Vereador Pastor Anderson Bertoncini - Pastor Anderson (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Moção de Repúdio contra o Dia do Orgulho Gay, comemorado com uma passeata no dia 22 de junho, na avenida Paulista, na capital, que reuniu políticos e mais de 800 mil pessoas ligadas ao tema. O Parlamentar repudia tanto a minoria como os políticos presentes.
O Dia do Orgulho Gay é comemorado tradicionalmente em São Paulo há 7 (sete) anos com uma passeata na avenida Paulista, principal via de acesso da cidade, considerado também como o metro quadrado mais caro da América Latina, centro financeiro do país e um dos cartões postais da capital.
Este ano, segundo órgãos ligados ao trânsito na capital estimaram em mais de 800 mil pessoas, entre Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e simpatizantes presentes ao evento.
Para o Parlamentar ao invés de criticar a discriminação aos movimentos de minoria, como lésbicas, gays e transexuais, todos, em conjunto, deveriam se preocupar com a proliferação das DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis), entre elas a Aids (Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida), que tem tomado proporções gigantescas em todo o planeta, sendo responsável pela destruição de várias famílias e pessoas.
O Vereador também não poupou esforços em criticar e repudiar os políticos que estiveram presentes no evento. Na opinião do Parlamentar estes homens públicos queriam apenas a promoção pessoal e política e não estavam no local por concordar com o movimento. Para Bertoncini estes políticos deveriam usar suas funções fiscalizadoras da Saúde, pois o assunto é polêmico e a saúde no Brasil é precária.
A Moção deverá ser votada na próxima Sessão Extraordinária ou em agosto, na próxima Sessão Ordinária. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Pastor quer aumento de efetivo para PM em Caraguá
Parlamentar fez pedido a Senador que prometeu esforço

Caraguatatuba - O Vereador Anderson Silva Bertoncini - Pastor Anderson (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, esteve reunido no final de maio com o Senador Romeu Tuma (PFL), durante evento da Igreja Universal do Reino de Deus e aproveitou para reivindicar melhorias para a Segurança Pública na cidade. O Vereador quer aumento no efetivo da Polícia Militar no município como forma de combater a criminalidade.
A reunião com os líderes da Igreja Universal do Reino de Deus se deu no final de maio, mais precisamente no dia 26, no período da tarde, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e nesse encontro compareceu o Senador Romeu Tuma.
Durante o encontro o Vereador Pastor Anderson pediu o aumento no efetivo da Polícia Militar em Caraguatatuba, como forma de reduzir a criminalidade que abala a cidade. Anderson frisou que como Caraguatatuba é uma cidade turística, o aumento no efetivo traria mais tranqüilidade ao turista que visita o município e coopera com a entrada de recursos aos comerciantes.
Segundo Anderson o Senador prometeu fazer todos os esforços para aumentar o efetivo da 2ª Cia. da Polícia Militar, comprometendo-se a "reservar", boa parte dos próximos formandos da Escola de Soldados da Polícia Militar, sediada em Taubaté, para a cidade. "Quanto mais policiais estiverem na cidade, mais os pontos sensíveis e críticos estarão patrulhados e com isso a marginalidade tende a desaparecer do município", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aprovado Requerimento sobre Maioridade Criminal
Aurimar Mansano consegue aprovar Requerimento que sugere ao Ministro da Justiça modificar Código Penal, alterando a maioridade criminal para os maiores de 16 anos

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou Requerimento pedindo alteração no Código Penal, para que os maiores de 16 anos possam ser responsabilizados criminalmente. A propositura foi aprovada durante o Expediente da 20ª Sessão Ordinária semanal do Parlamento do município, realizado na última terça-feira, dia 17 de junho. O Requerimento será enviado para o Executivo e o Legislativo Federal.
O Código Penal que deverá ser reformulado e o artigo 27 da referida lei são a base do pedido do Parlamentar, que fala sobre a inimputabilidade dos menores de 18 anos. Ao mesmo tempo, o Vereador também se baseia no fato que os maiores de 16 anos poderão requisitar a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além do Título de Eleitor e que atualmente, o comportamento social, a globalização e internet avançaram a maturidade do jovem.
Com base nestes fatores o Parlamentar quer a modificação do artigo 27 do Código Penal, para que os menores de 18 anos possam responder criminalmente. "Atualmente os marginais adultos e os traficantes treinam os menores para agirem no crime e para receberem a culpa, pois são sabedores de que não haverá cadeia ou penalidade a eles", disse.
O Vereador pergunta no Requerimento se há possibilidade de fazer uma emenda, alterando o artigo 27 do Código Penal tornando responsáveis criminalmente os maiores de 16 anos. Em caso positivo Aurimar pergunta em quanto tempo será mudança esta mudança e no caso negativo, o que deve ser feito para protocolar a proposta na Câmara dos Deputados e no Senado, em Brasília.
O Requerimento deverá ser votado em Regime de Urgência na próxima semana e se aprovado, será enviado para a Presidência da República, o Ministro da Justiça e os Presidentes da Câmara e do Senado. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito encaminha projeto para liberar terceiro pavimento na CDHU

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos enviou à Câmara um projeto de lei para autorizar – em caráter excepcional – a construção do terceiro andar nos apartamentos populares que estão sendo construídos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), no bairro da Água Branca.
O terceiro pavimento fere a Lei Orgânica do Município e a Lei n° 98/80, que dispõe sobre o patrimônio turístico, a proteção ambiental e o parcelamento, uso e ocupação do solo. Ambas limitam as construções nos limites do arquipélago em dois andares.
A questão levantou polêmica na sessão ordinária da Câmara, na última segunda-feira, 23, dia em que o projeto foi lido – e teve sua aceitação aprovada pela maioria, pertencente à bancada do prefeito.
O prefeito justifica, no projeto enviado à Câmara, que a área 7.662 m² doada à CDHU – é insuficiente para abrigar todos os 100 apartamentos de 43m², pela planta padrão da entidade. “Corríamos o risco de ´perder` 20 unidades, já que os 10 prédios previstos para o local tomaram todo o terreno.
A solução foi criar, em parte deles, um terceiro pavimento”, acrescentou o secretário de Obras do Município, João Marques, acrescentando que “corríamos o risco de perder todos os 100 apartamentos, se não liberássemos o terceiro pavimento”.
Pela justificativa do projeto convertido em lei, parte do terreno possui topografia irregular, necessitando de “empréstimo de terra” para nivelamento em relação à rua, o que importaria em cerca de R$ 180 mil. “Aproveitando o desnível do terreno é possível construir blocos de apartamento com três pavimentos, sem impedir ou dificultar a visão panorâmica dos moradores adjacentes”, defende o prefeito no documento.
Tombados os adversários, contrários à aceitação do projeto, cai também a moção de apelo de autoria do vereador oposicionista Rogério Catolé Ribeiro de Sá, com a assinatura da vereadora Rita Janete.
O apelo seria dirigido ao presidente da CDHU e ao prefeito e rogava que eles discutissem entre si uma alternativa que não ferisse a legislação municipal e não pudesse ser considerada como um “precedente perigoso”, que levasse a uma verticalização institucionalizada.
Catolé rebateu acusações governistas, que organizaram o discurso, chamando-o de contrário aos pobres. “Reconhecemos o inestimável valor que representam essas casas, principalmente, para os moradores em áreas de risco.
Somos favoráveis à construção, porém consideramos um precedente perigoso no sentido da verticalização em nossa cidade”, diz em sua justificativa. “Apelamos para que se busque uma solução sem prejuízo para a população menos favorecida e, também, para todo o povo de Ilhabela”. E, mesmo derrotado, apelou à consciência dos defensores do projeto de lei.
O vereador Luiz Lobo Antonio dos Santos, é um dos que anunciou que votará a favor da liberação, depois que o projeto voltar das comissões.
Ele afirmou que não acredita que ela acarretará o início de uma onda de desrespeito à lei dos dois andares. Para ele, “vertica-lização é prédio com 5 ou 6 andares”.
Outro que concorda com a proposta é o vereador Walter Duarte de Souza. “O prefeito entrou com o projeto de Lei porque é para um caso específico, com fim social”, justificou.
Contrário ao projeto, o vereador Jadiel Vieira declarou que o Poder Público tem como cumprir a lei. “A Prefeitura tem como conseguir casas. Que faça as 50 primeiras unidades ali (Água Branca) e as demais em outro local”.
Para o vereador, a justificativa usada por Manoel Marcos – “de que as casas não serão vistas” - não serve. “Então, tudo o que a gente não enxerga pode ser feito fora da lei?”, questionou. (Fonte: Imprensa Livre)

1º Submission interno de Jiu-Jitsu de Ilhabela
Será escolhida seleção que disputará a próxima etapa do Livajj

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) e Diretoria de Esportes realizam no próximo final de semana, dias 28 e 29 o 1º Submission interno de Jiu-Jitsu de Ilhabela. O evento também conta com o patrocínio do Supermercado Frade, Supermercado Ilha da Princesa e Zoofarma Rações.
Mais de 240 alunos da Barra Velha, Reino, Itaquanduba, Água Branca e sul de todas as faixas e categorias vão disputar cerca de 90 vagas para integrar a seleção de Ilhabela de Jiu-Jitsu, que disputará a 2ª etapa do Livajj – Circuito Vale Paraibano de Jiu-Jitsu, que acontece dia 10 de agosto no Ginásio Municipal em Ilhabela.
No sábado o evento acontece na Quadra do Perequê, às 10h e no domingo, na quadra da Praia Grande para os alunos do sul, também às 10h.
A organização pede aos competidores que compareçam com um quilo de alimento não perecível que serão distribuídos para famílias carentes do município. (Fonte: PMI)

Comunidade do Bonete comemora a conquista de mais um benefício
Comunidade não terá mais que comprar gelo. Depois da instalação da máquina que produz gelo nesta semana, a distribuição do gelo será gratuita para a comunidade

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Comunidades Tradicionais instalou nesta quarta, dia 25, na comunidade do Bonete uma máquina que produz gelo que será distribuído gratuitamente para toda comunidade. A instalação foi realizada por dois técnicos e acompanhada pelo diretor das comunidades tradicionais Dito Dória e moradores.
A máquina tem capacidade de fabricar cerca de 250 quilos de gelo a cada oito horas, beneficiando mais de 70 famílias de caiçaras, com uma caixa de gelo de 20 quilos por dia cada uma.
A maioria dos moradores do Bonete não possui geladeira e para conservar seus alimentos dependiam da compra de gelo, feita geralmente em São Sebastião, ao preço de R$2,50 cada caixa. Além da máquina produzir quantidade suficiente de gelo para a comunidade do Bonete vai beneficiar também mais cerca de dez famílias das comunidades vizinhas de Enchovas e Indaiauba. (Fonte: PMI)

São Sebastião homenageia São Pedro, o pescador

São Sebastião - A partir de hoje, sexta-feira, 27, os moradores do Bairro São Francisco, em São Sebastião, param para saudar um pescador que virou santo: Pedro, que transformou-se no guardião dos pescadores, que ainda sustentam suas famílias e geram suas economias com a pesca.
A tradicional festa que homenageia o santo pescador, irá reunir 23 barracas de entidades sociais e filantrópicas e promete muita música e comidas típicas, como peixe na brasa e na telha, caldinho de sururu, entre outros, mantendo uma tradição de muitas décadas.
Entre os dias 27 e 29, a programação terá a parte litúrgica com as missas e a “Procissão Marítima de São Pedro Pescador”, quando os fiéis, ao término da missa, carregam o andor do santo, prestam a homenagem no mar e se encontram com os pescadores de Ilhabela para a troca de anzóis. A procissão acontece no dia 29, na parte da manhã.
Para animar este final de semana estarão se apresentando o grupo Forró da Terra, no dia 27; Trio Virgulino, dia 28 e a dupla João Marcos e Juliano, no domingo, dia 29.
As quadrilhas vencedoras do concurso realizado durante a 1ª Cidade Junina também se reapresentarão durante a festa de São Pedro, onde receberão a premiação. “Teremos a participação da quadrilha de Aparecida, que sagrou-se vencedora, além da Naja e Colégio Mestre, que receberão prêmios como incentivos de participação. Também teremos as apresentações especiais do Lar Vicentino e do grupo da Terceira Idade”, explicou o secretário de Turismo e Cultura, José Cardim de Souza.
Entre os dias 4 e 6 de maio, a festividade continua com a parte recreativa da festa, quando a atração ficará por conta das regatas de canoas típicas com um, dois e três remos e de chatas com 1 remo, reunindo pescadores da Costa Sul e de Ilhabela, além do tradicional pau de sebo.
As noites serão aquecidas pelo banda Bicho de Pé, no dia 4; a dupla Paulo Henrique e Rafael, no dia 5 e Clayton e Denis, no dia 6.
Para Cardim a expectativa é de que a festa reúna cerca de 50 mil pessoas nos dois finais de semana.
Outras Comemorações - Hoje também estará acontecendo os arraiás na Escola Municipal Henrique Botelho, à partir das 18 horas e no Ceprom – Centro Profissionalizante Municipal do Bairro do São Francisco, à partir das 19 horas.
O Henrique Botelho fica na rua Caraguatatuba, nº 203, no centro da cidade e o Ceprom na rua Maria Cristiano, nº 7, no bairro São Francisco. (Fonte: PMSS)

Paulo Julião assina contrato para construção do portais de entrada

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, assinou hoje, quinta-feira, 26, o lançamento das obras de construção dos portais de entrada da cidade, que estarão localizados nos bairros do Canto do Mar costa norte) e Boracéia (região sul).
A obra, estimada em R$ 1,5 milhão, deverá iniciar na próxima semana e, após a sua conclusão, prevista para oito meses, contará com locais para centro de informações e de alimentação, posto policial e área turística.
“Esta é uma das propostas do prefeito Paulo Julião, que estava sendo estudada desde o inicio de sua administração e que está sendo realizada. Estes portais irão beneficiar tanto os munícipes como os turistas, já que será um ponto referencial nos dois extremos da cidade e que concentrarão serviços importantes, como informações turísticas e segurança”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich.
Julião enfatizou aos diretores da empresa BMC Engenharia e Construtora Ltda, vencedora da licitação, que seja utilizada a mão de obra local. “É de extrema importância que a mão de obra seja contratada aqui. Temos o PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, onde há um cadastro destes trabalhadores. Outro ponto importante é que com a utilização da nossa mão de obra, o PAT recebe recursos para serem investidos no Banco do Povo, que é destinado aos pequenos empresários”, explicou o prefeito.
A empresa BMC Engenharia informou que devem ser contratadas cerca de 30 pessoas para as duas obras. (Fonte: PMSS)

Teatro Municipal apresenta Ballet Coppélia

São Sebastião - O Teatro de São Sebastião apresenta no próximo dia 27, sexta-feira, às 21h, o espetáculo “Noite de Gala”, da Cia de Dança da Escola do Ballet Coppélia. A coreografia, assinada por Dauberzal e adaptada por Andréa Lucchi – que também é responsável pela direção artística - revela sentimentos e atitudes da sociedade contemporânea, como covardia, culpa, cotidiano, loucura e resgate, melancolia, crescimento, paixão e cotidiano.
As músicas escolhidas por Ferdinand Herold são de grandes artistas, como Philip Glass, Rinsky Korsakov, Antonio Vivaldi, Callas, Ennio Moricone e Elliot Goldene.
A apresentação e direção geral ficam por conta de Nelli Célia. O ingresso é um agasalho, que será repassado para o Fundo Social de Solidariedade do município.
O Teatro Municipal fica na avenida Dr. Altino Arantes, no. 02 – Centro. (Fonte: PMSS)

Iº Encontro Litoral Norte de Mãos Dadas com a Deficiência

São Sebastião - Na próxima terça-feira, dia 1º de julho, será realizado, no Teatro Municipal, o “Iº Encontro Litoral Norte de Mãos Dadas com a Deficiência”.
Dando início ao encontro, às 18 horas será exibido um Teatro Musicado com a participação de alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Às 18h30 dois grupos de dança se apresentarão também com a participação de alunos da APAE e, em seguida, às 19h15, acontecerá o encerramento do encontro, com a palestra do professor Steven Dubner, da Associação Desportiva para Deficientes de São Paulo.
Como os convites foram entregues pela Associação dos Portadores de Deficiência e todos os lugares já estão preenchidos, será instalado um telão na rua Antônio Cândido (atrás do Teatro) para que a comunidade também possa assistir.
Maiores informações podem ser obtidas na Associação dos Portadores de Deficiência, no número 3892-6266 (Falar com Dinho). (Fonte: PMSS)

Diretores da Costa Sul participam de reunião em Boiçucanga

São Sebastião - Todos os diretores das escolas municipais da Costa Sul de São Sebastião participaram de uma reunião na última quarta-feira, 25, em Boiçucanga, com o objetivo de debater alguns temas com os diretores, além de treina-los especificamente para a administração da escola.
De acordo com a diretora do departamento Administrativo da Secretaria da Educação, Simone Adelina Barbalho, essa reunião deve acontecer também na Costa Norte e no Centro, sendo realizada primeiro na Costa Sul devido algumas solicitações dos diretores da região.
Ela conta que no inicio da manhã, os participantes tiveram uma palestra com o tema “relacionamento humano dentro das unidades escolares”. Dentro desse assunto, eles puderam discutir sobre a melhor maneira de se relacionar nas escolas, como atender o público, entre outros aspectos. “Foi possível além de frisar a importância do bom relacionamento humano nas escolas, esclarecer dúvidas sobre a administração entre os participantes”, disse Simone.
O outro bloco da reunião, que aconteceu no período da tarde, foi voltado para um treinamento sobre folha de pagamento. “Isso porque cada escola faz o fechamento da folha dos funcionários, que agora vai ser padronizada. Desta forma os profissionais terão condições de atender essa tarefa de acordo com a solicitação da Secretaria da Educação. Agora os diretores deverão passar o treinamento para os demais funcionários das escolas”, explicou a diretora.
Os diretores presentes, em conjunto com a equipe administrativa da Secretaria da Educação, também montaram um calendário de visitas às escolas da Costa Sul. Neste caso, entre os dias 21 de julho e quatro de agosto, as escolas localizadas entre os bairros de Boracéia e Toque-Toque Pequeno, receberão a visita de um grupo de profissionais da SEDUC que irão esclarecer as dúvidas do setor administrativo. (Fonte: PMSS)

Marinha faz hoje nova tentativa de tirar chata na Praia das Conchas

São Sebastião - A Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil realiza hoje nova operação de retirada da chata “Batuta”, na praia das Conchas, no Topovaradouro. Encalhada há pelo menos cinco anos, a embarcação de ferro está totalmente deteriorada.
Esta é a quarta tentativa coordenada pela capitania. A primeira aconteceu no dia 31 de maio, quando a Marinha tentou puxar com o barco “Pampo”, mas a chata não se moveu. No dia seguinte, um rebocador da Servemar foi utilizado, porém, o cabo arrebentou. Isto também aconteceu na terceira operação.
Segundo o delegado da Capitania dos Portos, Paulo Rogério de Souza Almeida, a maré cheia de hoje poderá facilitar o trabalho. O objetivo é retirar a chata da praia das Conchas e levá-la para um lugar mais profundo, onde possa ser afundada. Com isso, posteriormente, esta área terá um recife artificial.
O proprietário da “Batuta” já foi notificado e deve cerca de R$ 5 mil em multas. Além disso, o responsável pela embarcação será acionado na Justiça para pagar todos os gastos das operações. (Fonte: Imprensa Livre)

Grupo faz dois roubos ao mesmo tempo, mantendo vários reféns

Ubatuba - Um grupo fez dois roubos simultâneos na noite de terça-feira, no bairro Lagoinha. Seis pessoas foram feitas reféns durante quatro horas, enquanto os assaltantes, divididos para cada lado, pegavam objetos de uma pousada e uma casa. Na manhã de ontem, o grupo foi preso pela PM, em Caraguatatuba.
Por volta das 20h, três assaltantes fizeram de reféns o pedreiro A.I.M., 38 anos, o pintor W.A.G., 32 anos, e o servente R.H.L., 36 anos. Os amigos, de São José dos Campos, estavam pescando na praia.
Os assaltantes levaram as vítimas até a casa em que estavam alojados, pegando vários objetos. Eles foram amarrados e amordaçados, além de
serem espancados pelos assaltantes por três horas.
No mesmo instante, na pousada ao lado estavam mais três assaltantes, que mantinham como reféns a gerente do estabelecimento, S.M.M., 51 anos, a balconista M.B.M.J., 19 anos, além de um casal de hóspedes, que foram trancados em um quarto.
Todos foram amarrados e amordaçados, enquanto o trio revirava a pousada, retirando objetos e dinheiro, num total de R$ 1,5 mil. Após quatro horas de terror, o grupo fugiu, levando ainda o Citröen da gerente.
A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento, mas sem encontrar os suspeitos. Os roubos foram registrados na Delegacia de Polícia de Ubatuba. O setor de investigação suspeitava que o grupo fosse de Caraguatatuba.
Prisão - O Citröen da vítima foi localizado abandonado na manhã de ontem, no Morro do Algodão, em Caraguatatuba. Com as características dos suspeitos, a Polícia Militar desconfiou de um grupo, já conhecido, e por meio de investigação, com apoio da Polícia Civil, chegou ao grupo suspeito.
Eles estavam hospedados em uma casa na Praia das Palmeiras. Além dos seis, que fizeram o roubo, foi preso mais um parceiro, totalizando sete integrantes do grupo, entre eles um casal e outro adolescente. Somente uma menina de 15 anos, a única mulher, é de São José dos Campos, e o restante seria de Caraguatatuba.
Na casa onde o grupo se escondia, a polícia apreendeu vários objetos, três revólveres e uma porção de maconha. Duas viaturas foram necessárias para levar o material ao 1° Distrito Policial, onde se registrou o roubo.
Pelo menos os dois roubos de Lagoinha foram feitos por eles. Segundo a polícia, integrantes do grupo já tinham envolvimento em outros crimes na cidade, por isso eram conhecidos da polícia. Participaram da prisão o cabo Marcondes, sargento Valentim e soldados Leite, Amarante, Valdicéia e Oliveiro. (Fonte: Imprensa Livre)

Seminário propõe capacitação para apoio a vítimas de violência sexual

Ubatuba - Uma das propostas apresentada ontem, durante a realização do I Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, promovido pela Fundação Orsa, é a realização de um curso de capacitação para quem deseja ajudar pessoas que tenham sofrido este tipo de violência.
O curso ensina as pessoas como lidar com este tipo de problemas, como abordar a criança para não deixá-la ainda mais traumatizada, orientar a família e ter base e informações sobre o assunto. A data ainda não foi confirmada, mas os interessados devem entrar em contato pelo telefone (011)4181.8866.
Um outro assunto comentado durante a reunião foi a necessidade da participação efetiva das pessoas ligadas à área de Educação, orientando e educando as crianças dentro da escola, de forma específica que não crie tabus ou faça com que a vítima de agressão se sinta inferiorizada ou envergonhada.
Os presentes foram divididos em cinco grupos de discussão: Protagonismo; Análise da Situação; Mobilização e Articulação; Prevenção e Defesa.
De modo organizado, surgiram idéias e sugestões, em cada um desses setores, para viabilizar o que há de mais urgente a ser reparado e como isso pode ser feito, melhorando o que já existe e criando o que ainda falta no município para atender os casos de violência sexual contra as crianças e adolescentes.
O seminário contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre assistentes sociais, psicólogos, representantes do Conselho Tutelar, da Polícia Militar, do prefeito Paulo Ramos, entre outros, e foi realizado durante todo o dia, no hotel São Charbel.
Doações - Podem doar pessoas físicas que declararem imposto de renda no formulário completo - até 6% do valor do imposto total devido ou do imposto a pagar.
Os valores pagos durante o ano serão automaticamente somados ou deduzidos da declaração feita até abril de cada ano. A pessoa que contribui não tem gasto algum e o dinheiro fica no município, para atender as crianças e adolescentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Renato Teixeira fará show de encerramento da Festa de São Pedro

Ubatuba - No próximo domingo, 29, acontecerá o encerramento da 80ª Festa de São Pedro em Ubatuba. O encerramento será com show do cantor, compositor e violonista Renato Teixeira, na praça Theodorico de Oliveira, na ilha dos Pescadores. O fato curioso é que o nome da praça onde haverá a apresentação musical foi dado em homenagem ao avô paterno do artista. O evento deste ano tem a organização da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), Prefeitura de Ubatuba, Colônia Z-10 e Paróquia Exaltação à Santa Cruz.
Renato Teixeira passou a infância e a adolescência em Ubatuba. Estudou no antigo Grupo Escolar Esteves da Silva, uma das 20 escolas mais antigas do Estado de São Paulo. Conta-se que nas tardes dos domingos Renato Teixeira freqüentava a praça da Igreja da Matriz, onde ia ouvir o violão e as composições de João Alegre. Lá se encantava com a postura e o prestígio do artista ubatubense. Foi quando decidiu que queira ser como João Alegre, um artista. Assim foi a inspiração de Renato Teixeira para trilhar os caminhos da música. (Fonte: ACS-PMU)

Programação da 80ª Festa de São Pedro Pescador

DIA 26/06 - Quinta feira
20h Abertura da Capelinha de São Pedro na Ilha dos Pescadores
20h30 Apresentação da Quadrilha Caiçara
21h30 Eleição da Rainha dos Pescadores
22h30 Show Musical com a Banda São Francisco

DIA 27/06 - Sexta feira
20h Apresentação de Grupos Folclóricos
21h30 Show Musical Ká-Pra-Nóis

DIA 28/06 - Sábado
20h Apresentação de Grupos Folclóricos
21h30 Show Musical com a Banda Criativa

DIA 29/06 - Domingo
14h30 Procissão Terrestre, com a participação do Bispo D. Fernando Mason
15h30 Procissão Marítima, benção dos anzóis, missa campal e queima de fogos
20h Premiação dos Barcos
21h30 Show musical do Renato Teixeira (Fonte: ACS-PMU)

Aulas de violão na Fundart

Ubatuba - A partir do dia 01 de julho estarão abertas as inscrições para as aulas de violão aqui na FUNDART. As aulas terão início no dia 01 de agosto do corrente ano. Para fazer as inscrições é necessário:
- xerox do RG
- xerox do comprovante de residência
- 01 foto 3x4
- taxa de R$ 10,00 (dez reais)
As inscrições devem ser feitas na sede da FUNDART no horário das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00h. Qualquer informação pelo tel 3832-4584 com Sandra. (Fonte: Fundart)

Ubatuba festeja Circuito Municipal

Foto: Renato Boulos / Ubatuba Surf CamUbatuba - O reinício das atividades do Circuito Municipal de Ubatuba foi o grande destaque do surf local neste ano. A primeira etapa foi realizada entre os dias 20 e 22 de Junho, na praia de Itamambuca. Durante o evento, regado a muitas ondas, reinou um clima de confraternização total entre disputas de alto nível, como a realizada na final da categoria profissional, entre os atletas Isaías Silva e Edgar Bischof.
As condições climáticas e das ondas contribuíram de modo decisivo para o sucesso do evento. Do primeiro dia ao último momento do campeonato, as ondas não pararam de quebrar. A média foi de um metro, no início mais de sudeste, depois recebendo mais influência de leste. Mas a consistência e o tamanho das ondas permitiram notas altas, como a média 8,75 obtida por Wiggolly Dantas ou os 16,70 de pontuação que Isaías Silva conseguiu (de 20 pontos possíveis).
Profissionais em alta - O Circuito Ubatuba de Surf 2003 contou neste ano com 200 atletas inscritos em 16 categorias, dos pequenos “petits” (atletas até 10 anos) aos veteranos do longboard (acima de 45). Nesta primeira etapa o calendário permitiu e também pudemos contar com a presença dos grandes nomes do surf local: Tadeu Pereira e Renato Galvão (atualmente os líderes do Supertrials), competiram, além de Costinha, Edgar Bischof e Odirlei Coutinho. Lutando por um total de R$ 2.500,00 em prêmios, a categoria profissional mostrou seu talento com o destaque especial para a performance de Isaías Silva, que simplesmente explodiu durante todo o evento.
Contando com manobras agressivas, mostrando uma linha de surf limpa e veloz, muito bem desenhada nas boas ondas de Itamambuca, Isaías surpreendeu a todos os adversários nas categorias onde competiu. Mas seu objetivo era a categoria profissional, onde ele concentrou esforços especiais. Mandando rasgadas de alto nível sempre no crítico, Isaías chamava a atenção da praia lotada, com direito à torcida e aplausos. Durante a cerimônia de entrega, Isaías mandou bem: “Agradeço a Deus em primeiro lugar, aos meus patrocinadores Perfect Waves, o grupo Falamansa e a toda a galera do evento”.
Festa de alto estilo - A festa de encerramento ocorreu na casa noturna Sunset, com direito a uma churrascada de primeira e o som da banda local Prakanis, que embalou toda a galera até o início da madrugada. Receberam premiações os finalistas de todas as categorias que competiram no evento. Com certeza foi o momento culminante de toda etapa, com a galera aplaudindo forte do início ao fim da entrega de prêmios. Afinal, durante os três dias de campeonato, as baterias começavam as 07h30 e só terminavam no final de tarde, sempre depois das 17h15. Portanto, todos os atletas comemoraram merecidamente a sua festa, com aprovação geral.
O Circuito Municipal Ubatuba de Surf 2003 contará com mais três etapas, a próxima entre os dias 29 e 31 de Agosto. A terceira etapa será no mês de Outubro, de 24 e 26 e finalmente, a quarta etapa, programada para acontecer entre os dias 28 a 30 de Novembro. O calendário oficial do segundo semestre (Abrasp e regionais), está lotado de eventos, portanto, muito provavelmente teremos eventos paralelos ocorrendo nas mesmas datas.
Neste ano o Circuito Municipal conta com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Ubatuba. Apoio: Zecão Surfboards, Revista Alma Surf, Shopping Porto Itaguá, Localiza Rent a Car, Sthill Surf Shop, Bruzzi Sushi Bar, Lanchonete Curió, Astrodeck, Aduba, Casa Noturna Sunset, Hotel São Charbel, Actual e Dil Açaí. Colaboração: www.ubatubasurfcam.com.br. Uma realização da AUS, Associação Ubatuba de Surf. Supervisão: Federação Paulista de Surf. As notas do evento estarão sendo divulgadas no site da federação, www.fsurf.com.br . - (Fonte: www.ubatubasurfcam.com.br)

Resultados Oficiais da 1ª etapa - Circuito Municipal 2003

Petit (até 10 anos)
1 - Caíque Pacheco
2 - Caio Ibelli
3 - Felipe Toledo
4 - Gabriel Gomes

Infantil (até 12 anos)
1 - Mateus Toledo
2 - Marco Aurélio
3 - Michel Santos
4 - Caio Ibelli

Iniciante (até 14 anos)
1- Wiggolly Dantas
2- Matheus Toledo
3- Tamaê Bettero
4- Emerson Santos

Mirim (até 16 anos)
1- Wiggolly Dantas
2- Pierre Roman
3- Gustavo Henrique
4-Juan Lucas

Júnior (até 18 anos)
1- Clayton Nunes
2- Jefferson Guedes
3- Felipe Ramos
4- Maicol Santos

Senior (até 28 anos)
1- Alexande Moliterno
2- Isaías Silva
3- Fred Jacob
4- Marcelo Morcego

Master (até 35 anos)
1- Zecão
2- Carlinhos Roberto
3- Dartera
4- Ernesto

Open Masculino
1- Tiago Rabello
2- Fábio Leite
3- Fábio Alves
4- Eduardo Silva
Open Feminino
1- Luiza Roman
2- Jahia Bettero
3- Nyorai Bettero
4-Gusha Souza

Pro Masculino
1- Isaias Silva
2- Edgar Bischof
3- Tadeu Pereira
3- Saulo Júnior

Pro Feminino
1- Suelen Naraísa
2- Renata Franco
3- Alice Santos
4- Luiza Roman

Feminino Iniciante
1- Leila Eustáquio
2- Luana Coutinho
3- Emily Moraes
4- Letícia Freitas

Longboard
1- Ronaldo Aranha
2- Rodrigo Banhara
3- Hizunomê Bettero
4- Rogério Alemão

Longboard Master (acima de 35 anos)
1- Léo Vianna
2- Carlinhos Roberto
3- Maurício Araújo
4- Eduardo Mixirica

Longboard Veterano (acima de 45 anos)
1- Eduardo Mixirica
2- Celso Sottile
3- Beto
4- Toninho Reyes

Universitários
1- Félix Raiss
2- Tiago Rabelo
3- Anderson Santos
4- Clayton Nunes

A Taberna - Cozinha Portuguesa

Ubatuba - Jantar e Show ao Vivo com Marli Gonçalves. Fadista intérprete de Amália Rodrigues, acompanhada de guitarra e viola portuguesa por Carlão e Mário Rui. Dias 04 e 05 de julho.
Restaurante A Taberna - Rua Guaicurus, 150 - Itaguá - Ubatuba.
Venda de ingressos antecipados no local e na Associação Comercial de Ubatuba.
Reservas: 3833 5599

Carta do Leitor

Desejo de Matar 2003 - Com respeito ao comentário de ontem do Sr. Lourival da Silva,  gostaria de aproveitar essa oportunidade e expressar também a minha opinião quanto ao tema insegurança e violência em Ubatuba, no Litoral Norte e no Brasil.
Após 27 anos morando na cidade de São Paulo, por motivos profissionais, fui transferido e atualmente resido em Viena (Áustria) temporariamente. Estou tendo a oportunidade de viver momentos felizes sem me preocupar em sair de casa para o trabalho usando transporte público e retornar para casa ileso independente do horário, sem me preocupar com minha esposa saindo de casa com meus filhos para um simples passeio no parque, no centro da cidade ou em algum shopping, também independente do horário.
Aqui não é o paraíso não, as pessoas são frias, objetivas, e práticas, nao têm nem um pouco daquele alto astral que o nosso povo brasileiro esbanja, aquela alegria, hospitalidade que não encontrei em nenhum outro lugar. Porém, segurança para eles não chega nem a ser um item em discussão, o mal se corta pela raiz, com educação, saúde e uma polícia capacitada, séria e bem remunerada. Infelizmente, nós brasileiros temos uma tendência a nos conformar com os fatos. Sequestros, estupros, atos difíceis de se conceber, começam a tomar um espaço um tanto crítico, inclusive nas pequenas comunidades, não só nas grandes capitais. Isso vem se disseminando como uma epidemia, nos perguntamos o tempo todo até quando estaremos livres disso?
Com orgulho de ser brasileiro, tento fazer o máximo para defender nosso país aqui no exterior. Os europeus em geral, sabem pouco sobre o Brasil, para nossa sorte, a maioria tem boa referência, terra do futebol, carnaval, mulheres bonitas, etc. Mal sabem eles dos pormenores... das notícias que não compartilho com eles para não chocá-los e nem contribuir para que deixem de fazer turismo em nosso país.
Com a mesma revolta que senti quando vi os capítulos de Desejo de Matar, expresso aqui minha esperança para que cenas como aquelas fiquem restritas a cenários cinematográficos.

Sandro Maghidman
Viena, Áustria


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Praia do Camaroeiro - ©Emilio Campi

Caraguatatuba
Praia do Camaroeiro
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Litoral Virtual

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor