Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 01 de julho de 2003 - Nº 813 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral Virtual lança seção de receitas da região

Caraguatatuba:
   3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2003
   Iatismo de Caraguá compete em Ilhabela
   Linha D´água leva Caraguá às finais da Copa Litoral
   Concurso Professor Destaque 2003 tem prazo prorrogado até 20 de julho
   Secretária de Educação faz palestra nas Faculdades Módulo
   Basquete Mirim feminino da Emef Martim de Sá conquista III Copa Suceno
   Artistas de Caragua participam do Mapa Cultural
   Agenda de Eventos Caraguá

Ilhabela:
   Jornalistas argentinos fazem tour pela Ilhabela
   II Instrumental Pés no Chão promete agitar Ilha Bela

São Sebastião:
   Conselho vai fiscalizar royalties
   Cambury apresenta projeto de reurbanização
   Prefeitura entrega guincho para pescadores de Boiçucanga
   Festa de São Pedro reúne milhares de pessoas em São Sebastião
   Judoca sebastianense sagra-se vice campeã mundial
   Moradores do Varadouro realizam campeonato de integração e eleição
   Associação Costa dos Alcatrazes se reúne com prefeito

Ubatuba:
   Festa de São Pedro em Ubatuba
   Seminário ajuda a melhorar suas relações pessoais e profissionais
   Avenida principal será asfaltada
   SABI lança Campanha do Agasalho 2003
   Diretor do Jornal A Semana pede desculpas públicas
   Um buraco após outro
   Rapel ou Cascading, aventura à flor da pele!
   Areeiros: 300 famílias passando necessidades
   Cidadã critica postura de vereadores
   Denúncia aponta crime ambiental no Perequê Mirim
   Na mistura dos elementos... A luz!
   Amopam recebe moção de congratulações
   Invictos perdem e se afastam dos líderes
   Regional Sul intensifica ações nos bairros
   Agenda da Secretaria Municipal de Turismo

   Carta do Leitor



Litoral Virtual lança seção de receitas da região

Litoral Norte - O site Litoral Virtual lançou em sua seção Culinária várias receitas da gastronomia da região. São receitas de peixes, carnes, moluscos, lulas, polvos, camarões, doces, bolos e outras iguarias da culinária caiçara, como o azul marinho típico caiçara ou o peixe assado na folha de bananeira.
As receitas foram enviadas pelo leitor e colaborador Marco Antonio Rossetto, que há muito tempo tem como hobby o preparo de pratos deliciosos, os quais agora compartilha com todos os leitores e internautas do Litoral Virtual.
As receitas podem ser acessadas no endereço http://www.litoralvirtual.com.br/litoral/receitas/
Bom apetite!

3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2003

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba vai realizar nos dias 19 e 20 de julho de 2003, a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2003, uma competição de ciclistas que descem morros ou montanhas íngremes e acidentados. A prova vai acontecer no Morro Santo Antônio, que tem características ideais para a prática do esporte. No sábado, dia 19, os atletas farão treinos das 9 às 17 horas e, no domingo, das 8h30 às 10 horas. A largada será dada no domingo às 11 horas. As inscrições deverão ser feitas até sábado e não poderão ser feitas no domingo. A 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2003 vai reunir atletas das categorias Aro 20 (BMX), Rígidas, Full. O evento está sendo patrocinado pela Secretaria de Turismo de Caraguá e tem co-patrocínio da Pro Shock, Joy, Tech, Bike Tech Jardins, e apoio da Bike Tech Mogi, Point Bike, Beco do Açaí, www.webventure.com.br, www.dhbrasil.com.br, www.guiadecachoeiras.com.br.
O Morro Santo Antônio no bairro Sumaré em Caraguatatuba tem atraído, todos os anos, amantes dos esportes radicais. O local tem duas plataformas para salto de asa delta, um do lado Norte da cidade e outro do lado Oeste.
Outros esportes como caminhadas, mountain bike e para-pente também podem ser praticados no local, que tem uma das vistas mais bonitas do Litoral Norte. De lá, é possível avistar toda a baía formada pelas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Existe um projeto da prefeitura que visa a construção do Caminho de Santo Antônio de Caraguatatuba, semelhante ao de Santiago de Compostela. Esse percurso deve passar pela parte de trás do morro até o Cantagalo, área ecológica de grandes riquezas naturais. Assim, a cidade terá mais um atrativo turístico para os visitantes do litoral. (Fonte: PMC)

Iatismo de Caraguá compete em Ilhabela

Caraguatatuba - A equipe de Iatismo de Caraguá irá representar a cidade na 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que acontece a partir do dia 4 de julho. Os velejadores vão competir nas Classes Monotipos, categorias Laser Standard e Holder 12. A sede da equipe fica no Yatch Clube Martin de Sá.
Segundo o coordenador técnico da equipe, o velejador Alexandre Martinho, a Semana de Vela de Ilhabela é considerada o evento mais importante da América do Sul, pois tem um nível técnico muito alto e competitivo. “Os grandes campeões desse esporte sempre estão presentes a esse evento, como os brasileiros Robert Scheidt, os irmãos Torben e Lars Grael, João Signorini, Marcelo Ferreira e Kiko Pelicano, além do argentino Rodrigo Romero”.
Os velejadores de Caraguá participaram do 13º Campeonato Brasileiro da Classe Holder 12 também em Ilhabela do dia 19 ao dia 22 de junho. Dos competidores de Caraguatatuba, Alexandre Martinho obteve o melhor resultado se classificando em segundo na Classe Pré-Master e em 13º na classificação geral.
No ano passado, o evento reuniu 250 barcos, e esse ano promete um número bastante superior.
Volta às Aulas - O Yatch Clube Martin de Sá irá reiniciar as aulas na segunda quinzena do mês de julho, após o encerramento da Semana de Vela de Ilhabela. (Fonte: PMC)

Linha D´água leva Caraguá às finais da Copa Litoral

Caraguatatuba - Atletas de Caraguá fizeram “bonito” em Ubatuba no último 15, na 2ª Etapa Copa Litoral Norte de Natação, realizada pela prefeitura do município. Núbia Xavier do Nascimento foi a primeira colocada na categoria baby crawl, ela que pratica natação desde bebê mostrou que treino talento nunca são demais. Outro destaque na copa do litoral foi a atleta Laleska Salles Luques, que nadou 25 metros costas na categoria pré-mirim e foi a terceira colocada na final. Participaram também os atletas Claudio Santana, Gustavo Mendes, Alexandre Freitas, Arthur Ferreira Marinho, Alexandre Aleixo, Rafael Mello, Myke Rodrigues, todos da Academia Linha D’água. Parabéns a equipe. (Fonte: PMC)

Concurso Professor Destaque 2003 tem prazo prorrogado até 20 de julho
Estão abertas na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba as inscrições para o concurso Professor Destaque 2003, que visa incentivar os professores atuantes na rede municipal a mostrarem projetos desenvolvidos na sala de aula em diferentes disciplinas

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, através da SME está realizando pela primeira vez o concurso Professor Destaque 2003. O objetivo do trabalho é compartilhar entre os profissionais da rede os trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares e mostrar excelentes projetos que servem de incentivo para educadores que buscam aprimorar seu trabalho em sala de aula.
De acordo com a SME, os projetos desenvolvidos nas escolas servem para organizar os trabalhos e conteúdos aplicados pelos professores para atingir os objetivos referentes ao plano de ensino determinado pelos profissionais no início do ano letivo.
A intenção deste concurso é motivar esses profissionais no sentido de mostrar experiências de sucesso que podem ser aplicadas em outras escolas.
Podem participar do concurso professores efetivos das redes municipal e estadual (que prestam serviço para o município) e professores contratados pela Fundação Orsa nas modalidades Ensino Infantil – zero a 6 anos, e Ensino Fundamental – 7 a 14 anos, e também profissionais que trabalham com Educação de Jovens e Adultos. Para se inscrever é necessário que o educador esteja atuando em sala de aula no decorrer do concurso.
O trabalhos serão examinados por uma comissão julgadora e devem ser entregues na SME até o dia 20 de julho no setor de Supervisão ou Projetos e Comunicação. A ficha de inscrição, regulamento e critérios de seleção estão disponíveis no site www.caraguanet.com.br
A premiação está prevista para acontecer no dia 17 de outubro, data em que se rá comemorado o Dia do Professor. Os primeiros colocados de cada categoria ganharão troféus e 1 computador completo. Para os trabalhos que conquistarem a 2ª colocação o prêmio será um aparelho de som e placa de homenagem e aos terceiros lugares serão oferecidos exemplares de literatura na área da Educação, além de um certificado de participação a todos os trabalhos inscritos. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (12) 3897-7005, com Wanderly, ou 3897-7010 com Ana Carolina. Participe! (Fonte: SME/PMC)

Secretária de Educação faz palestra nas Faculdades Módulo

Caraguatatuba - A Secretária de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos, esteve na última quarta-feira 25, nas Faculdades Integradas Módulo, em Caraguatatuba, onde realizou uma palestra sobre Educação Infantil para os alunos do curso Normal Superior, no auditório Jane Focesi.
Durante a reunião, Roseli Morilla apresentou dados sobre a Educação Municipal desde 1997 até 2003 e gráfico do crescimento de escolas e números de alunos, bem como os projetos realizados pelos alunos e a participação da comunidade principalmente nas atividades dos Centros de Educação Infantil.
A Secretária aproveitou também para falar sobre a viagem ao México e as principais impressões sobre o encontro que reuniu cerca de 80 países e aproximadamente 600 representantes de Educação Infantil do mundo todo. (Fonte: SME/PMC)

Basquete Mirim feminino da Martim de Sá conquista III Copa Suceno
As meninas da equipe de basquete feminino na categoria Mirim, que participam do projeto Especial de Educação Infantil com a comunidade venceram neste sábado 28, a III Copa Suceno, em Caraguá, disputada no Centro Esportivo Municipal

Caraguatatuba - A Copa Suceno (Sul, Centro e Norte), realizada pela Secer – Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba realizou pela primeira vez, em 2003 partidas de basquete feminino e masculino. Objetivando incentivar alunos e alunas egressos da Educação Municipal, o professor de Educação Física da Emef “Luiz Ribeiro Muniz”, da Martim de Sá, que dá aulas de basquete na quadra da escola para alunos e integrantes da comunidade inscreveu ex-alunas e ex-alunos na categoria mirim para disputar as partidas. “Como eu tinha muitas meninas, decidimos compor duas equipes e as denominamos Cidade Jardim e Martim de Sá, para que todas tivessem a mesma chance de competir. Nesse processo, no treinamento éramos uma única equipe com alunos de 13 a 14 anos, que continuam praticando o basquete hoje por terem iniciado o esporte dentro dos Projetos Especiais de Educação Física, que tiveram início em 2001, ocasião em que todos estavam na 4ª série, com isso, apesar de todos já estarem estudando nas escolas estaduais, quatro vezes por semana acontecem os treinamentos na quadra da escola, agora como esporte/comunidade”, explicou o professor e técnico de basquete Rubinho.
Vários times participaram da categoria Basquete na Copa Suceno, mas as equipes Cidade Jardim e Martim de Sá – Mirim feminino - foram ganhando espaço e venceram equipes como Módulo, Objetivo, Ismael Iglesias e Colônia dos Pescadores. A final da Copa aconteceu neste último sábado 28, e foi disputada entre as jogadoras da Martim de Sá e Cidade Jardim – equipes que durante todos os treinos trabalharam juntas na mesma quadra e com o mesmo professor. O time Martim de Sá venceu o Cidade Jardim mas de acordo com o técnico – que teve de se dividir entre as duas equipes durante a partida “a vitória foi de todas as meninas, tanto é que com o final da partida todas comemoraram juntas”, explicou, completando que o melhor deste resultado foi ter conquistado o 1º e 2º lugares competindo com equipes fortes.
Na categoria Basquete Mirim Masculino, os jogadores também chegaram à final da Copa, disputando a última partida contra a equipe do Colônia dos Pescadores, mas acabaram ficando com o 2º lugar.
Segundo o professor de Educação Física, Rubens, a procura pelo basquete acontece porque a região central – diferentemente dos bairros mais distantes - oferece poucas oportunidades de esporte e as crianças acabam buscando essa atividade dentro da escola. “Através do basquete o aluno exerce sua cidadania, aprende sobre valores, socialização, regras, cultura corporal e muitas outras noções. Embora essas jogadoras já não pertençam mais à rede municipal é importante mostrar que o trabalho que iniciamos há 2 anos como Projeto Especial de Educação Física dentro da grade curricular pôde se expandir e atender a esse mesmo público como esporte/comunidade”, finalizou.
É importante lembrar que a intenção da Administração Municipal, colocando quadras poliesportivas junto às escolas é justamente incentivar a prática de esportes pelos alunos e integrantes da comunidade. (Fonte: SME/PMC)

Artistas de Caragua participam do Mapa Cultural
Caraguá participa com Artes Plásticas, Conto, Poesia, Dança, Teatro e Fotografia e; é sede da Fase Regional de Artes Plásticas.

Caraguatatuba - Caraguá está participando em cinco modalidades artísticas da Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista 2003: Artes Plásticas, Conto, Poesia, Dança, Teatro e Fotografia. Em Artes Plásticas, são 5 artistas inscritos e a exposição terá início dia 1º de julho no saguão da Fundacc. No dia 3 de julho, às 20 horas, a comissão julgadora formada pelos artistas plásticos Bem Hur Vernizi, Fernando Brown e Jac Costa, vai escolher a obra que irá representar o município na Fase Regional. Caraguá, este ano, será sede da Fase Regional e irá reunir os trabalhos concorrentes de todas as cidades do Cone Leste, cerca de 36, todas do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, em agosto no MACC, quando serão escolhidas as obras que irão representar seus municípios na Fase Paulista. Outra modalidade concorrente e exposta no mesmo local até o dia 25 de julho é a Fotografia, que deverá ser indicada pela comissão julgadora também no dia 3 de julho.
No dia 10 de julho, será feita a indicação do melhor Conto e melhor Poesia, que irão representar Caraguá na Fase Regional. Caraguá teve 25 poesias inscritas e 14 contos. A comissão julgadora é formada pelo professor Rodolfo Rachid, mestre em filosofia; o jornalista Roberto Espíndola e o poeta Maurício Neto. A divulgação do acontece no dia 10, às 20 horas, no Ceprolin.
Também estão participando da fase municipal do Mapa Cultural Paulista, três coreografias, que serão apresentadas no Auditório Maria Estela de Oliveira, na Fundacc, dia 17 de julho, às 20 horas. O teatro também irá concorrer com três grupos inscritos e a mostra acontece nos dias 22, 23 e 24, às 20 horas, no Auditório Maria Estela de Oliveira, na Fundacc. Assista às apresentações e incentive a cultura da sua cidade. (Fonte: PMC)

Agenda de Eventos Caraguá

De 03 a 30 de julho - Exposição “Paulistas 1932”
Realização: Fundacc - Apoio: Arquivo do Estado de São Paulo
Das 10h às 18 h, de terça a domingo no Macc - Centro

De 3 a 25 de julho - Exposição de obras que concorrem ao Mapa Cultural
Dia 3: indicação da obra e foto que irá representar Caraguá na fase regional.
Exposição na Fundacc.

De 04 de julho a 03 de agosto - Exposição “Madeira e Metal”
Organização: Paulo Barreto, Gilberto Tomé e Hélio Schomann do Ateliê de Gravura do Sesc Pompéia. Das 10h às 18 h, de terça a domingo no Macc - Centro

Dia 05 de julho - Sábado - 1º Encontro de Grupos de Hip Hop
Realização: Fundacc - Às 21 horas no Castellus de Caraguá Danceteria

10 de julho - Indicação do melhor conto e melhor poesia
para representar Caraguá na fase Regional do Mapa Cultural Paulista.
Ceprolin às 20 horas.

17 de julho - Apresentação das coreografias que representarão Caraguá
na fase Regional do Mapa Cultural.
Auditório da Fundacc, às 20 horas.

Dias 19 e 20 de julho -  3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2003
Sábado das 9h às 17h no Morro Santo Antônio
Domingo das 8h às 10h no Morro Santo Antônio
Inscrições no www.ativo.com

22, 23 e 24 de julho - Apresentações das peças teatrais
que concorrem na fase municipal do Mapa Cultural Paulista.
Auditório da Fundacc às 20 horas.

27 de julho - 1º Circuito de Biatlon Litoral Norte
Inscrições até o dia 10 de julho (12 3882-6855 com Denise)
Informações 12 9769-6707 / 9767-8550.
Praça de Eventos, às 8 horas.

Até 12 de setembro - Inscrições para o FET - Festival Estudantil de Teatro
Na Fundacc em horário comercial
O FET acontecece de 4 a 25 de outubro na Fundacc e na Praça Cândido Motta

De 10 a 14 de setembro - Caraguá Bike Week
O maior evento motociclístico da região
Na Avenida da Praia - Centro
Organização: Top Brasil
Apoio: Secretaria de Turismo de Caraguá (Fonte: PMC)

Jornalistas argentinos fazem tour pela Ilhabela
Em dois anos de trabalho este é o oitavo press tour da América Latina que Ilhabela recebe

Ilhabela - O município de Ilhabela recebeu no último fim de semana, 28 e 29, um press tour formado por jornalistas e fotógrafos dos principais meios de comunicação argentinos como o Jornal Clarin, Jornal El Nacion, Jornal La Voz Del Interior (Córdoba), Revista Apuntes de Viages y Turismo, além da diretora da operadora de turismo argentina Consult House. A representante da embaixada do Brasil na Argentina Raquel M. Silva, que também integra o Comitê Visite Brasil, acompanhou a visita.
Os jornalistas foram recepcionados pelo Prefeito Manoel Marcos e pelo responsável pelas operações turísticas da Secretaria Municipal de Turismo Rafael O. Morais em um coquetel oferecido pelo Hotel Itapemar. O prefeito destacou a importância do potencial dos meios de comunicação no sentido de divulgar Ilhabela para os turistas argentinos e sul americanos.
De acordo com o secretário de turismo Ricardo Fazzini, o reforço da imagem de Ilhabela no Mercosul é indispensável. A Secretaria de Turismo de Ilhabela realiza este trabalho há dois anos, desde sua primeira participação na FIT (Feira Internacional de Turismo) no ano de 2001, em Buenos Aires. “Já recebemos oito press tours da América Latina, sempre recebendo os mais importantes veículos de comunicação do Mercosul”,afirmou o secretário.
Com tempo bom e temperatura agradável, o grupo teve a oportunidade de conhecer a praia de Castelhanos e todas as maravilhas que a Mata Atlântica oferece em seu caminho, a praia do Jabaquara e as praias do sul além da vida noturna e gastronomia da Vila, local onde ficaram livres para conhecer e interagir com a comunidade. Segundo a opinião geral dos jornalistas, a cidade oferece uma ótima infraestrutura para o turista e elogiaram muito a receptividade da comunidade. (Fonte: PMI)

II Instrumental Pés no Chão promete agitar Ilha Bela

Ilhabela - O Espaço Cultural Pés no Chão promove nos próximos dias 5 e 6 de julho o II Instrumental Pés no Chão. Idealizado por Adriano Garbelini, e com o apoio de toda a comunidade, o objetivo maior do evento é reforçar e difundir a música instrumental na região de Ilha Bela e, através disso, levar a arte para toda a população. “Os sons estão entre as grandes expressões humanas. A música instrumental vem como uma manifestação artística essencial para alimentar a admiração pela vida”, afirma Garbelini.
Criado no ano passado, o Instrumental Pés no Chão foi criado para suprir uma necessidade de valorização da arte voltada para a ecologia. De que forma a música poderia contribuir para uma melhor qualidade de vida? Esse era o questionamento de Garbelini. A idéia era que, através de atividades artísticas fosse possível despertar os indivíduos para uma consciência mais política e ecológica sobre o seu espaço. O Instrumental veio na seqüência para fortalecer as bases dessa proposta. “O evento deu certo, surtiu efeitos positivos e atingiu de tal maneira nossos propósitos que resolvemos dar continuidade. Transformá-lo em uma atividade anual”. Para ele a arte, representada pela música, interfere e intensifica a qualidade de vida das populações, principalmente as excluídas do circuito cultural independente.
A expectativa é de que o Instrumental Pés no Chão continue sendo um evento comunitário, onde as pessoas possam participar ativamente do processo de construção e apreciação. “Queremos ver a arte como instrumento de contribuição na melhoria da condição social humana e dos demais seres vivos”. Garbelini espera que o Instrumental continue construindo essa nova história apontando novas possibilidades de vida. “Há muitas pessoas envolvidas, mas nossas portas sempre estão abertas pra quem quiser aderir, seja participando com mão de obra, patrocinando, organizando ou simplesmente apreciando os artistas”.
Dentro da proposta do evento estão previstas oficinas de música e dança destinados às crianças e adolescentes da comunidade, oficinas de artes e artesanato e workshops musicais. Além disso, todas as noites a população será presenteada com nomes importantes da música instrumental no circuito regional e paulista como: Renato Anesi, Laércio Ilhabela, Beto di Franco, Fernando Deghi, Ricardo Vignini, Mingo Jacob e o grupo de percussão Toque do Gueto.
A entrada para os shows e as inscrições para os cursos são gratuitas, mas vale lembrar que cada atividade tem seu horário pré-estabelecido.
O Espaço Cultural Pés no Chão fica na rua da Cocaia, 720, em Ilha Bela, litoral paulista. Para obter mais informações entre em contato com Pingo ou Flávia pelo
telefone (12) 3896-6727. site: www.pesnochao.org.br  - Assessoria de Imprensa – www.brasilfesteiro.com.br  - Marinéa Mochizuki e Alessandra Campos.

Conselho vai fiscalizar royalties

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião criou um conselho para fiscalizar o investimento dos royalties pela prefeitura. O projeto, de autoria do vereador Marcos Zanelli (PT), foi aprovado por unanimidade.
A comissão será formada por 24 integrantes da sociedade civil e prefeitura.
A administração recebe mensalmente da Petrobras uma verba que varia de R$ 2,5 milhões a R$ 3,3 milhões. No primeiro semestre, o município já recebeu R$ 18,5 milhões. Os royalties são repassados para as cidades que têm movimentação petrolífera.
"Caso o projeto seja sancionado, a comissão começa atuar de imediato pois esse dinheiro extra deve ser investido na cidade", disse o petista.
O secretário da Fazenda, Luiz Leite Santana, afirmou que o valor dos royalties entra na receita do município. "A verba é usada em melhorias e somente não pode ser investida para o pagamento de salários dos funcionários." (Fonte: ValeParaibano)

Cambury apresenta projeto de reurbanização

São Sebastião - A Sociedade Amigos de Cambury (Sacy) apresentou ontem, 29, um projeto que pretende urbanizar algumas áreas do bairro. A idéia é propor melhorias para as principais vias de acesso de Cambury, fazendo uma reestruturação de toda a região.
Os arquitetos José Marques Carriço e Nelson Lima Junior e os representantes do bairro apresentaram o projeto inicial durante a reunião que aconteceu na Pousada das Praias, com o prefeito Paulo Julião.
Na ocasião, além do prefeito e a presidente do Fundo Social de Solidariedade Elsa Julião, estiveram presentes outras autoridades locais, como o sub-prefeito Benedito Ribeiro do Prado Filho, o secretário de obras públicas Ueneri Reich, o diretor de planejamento Paulo Colinetti, o secretário de saúde Aldo Conelian e o vereador Wagner Teixeira.
De acordo com os representantes da Sacy, a idéia é formar uma parceria com a Prefeitura Municipal e os empresários da região para viabilizar as obras.
Segundo os engenheiros, o projeto visa três pontos de trabalho no bairro, sendo que o de maior destaque é onde está localizada a Estrada do Cambury.. Se o projeto for colocado em prática, a estrada vai receber um tratamento especial de pavimentação e para não fugir dos padrões, ao invés de ser feito a pavimentação tradicional, os engenheiros decidiram pela escolha de blocos intertravados de concreto.
Os dois profissionais também comentaram que tudo o que está sendo proposto para Cambury já foi ou está sendo feito em outras localidades e com êxito. Eles disseram que o bairro possui um diferencial na cidade, que é a agitada vida noturna além da grande procura dos esportistas para a prática do surfe.
“O nossa proposta é mudar positivamente e de forma integrada a região, mantendo as características rústicas do local”, disse Nelson.
O prefeito Paulo Julião elogiou a proposta apresentada e disse que as mudanças realmente são necessárias. Ele sugeriu que os engenheiros se reúnam com uma equipe técnica da prefeitura para estudar detalhadamente o projeto.
Ele afirmou que esta semana o outro acesso de Cambury, próximo ao Areão vai receber o agregado siderúrgico para pavimentação da via, o que poderá futuramente auxiliar na execução do projeto de urbanização.
Quanto a parceria da Prefeitura no projeto de urbanização, Julião disse que a equipe organizadora deverá apresentar um orçamento onde fique estabelecido o valor correspondente a cada uma das partes, para análise. (Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega guincho para pescadores de Boiçucanga

São Sebastião - O prefeito Paulo Julião esteve em Boiçucanga no domingo, dia 29, onde fez a entrega de um guincho, que será utilizado por cerca de 70 pescadores do bairro.
Dezenas de trabalhadores da pesca compareceram à entrega, que também teve a presença de outras autoridades locais, como o sub-prefeito Benedito Ribeiro do Prado Filho, que falou sobre a importância do equipamento para a comunidade.
O vereador Wagner Teixeira, que também esteve no local, disse que o guincho era uma de suas reivindicações para o bairro. Ele agradeceu ao esforço da prefeitura em comprar o equipamento, que custou cerca de R$ 10 mil. “O guincho era uma necessidade antiga que agora foi resolvida”, comentou. Wagner ainda disse que essa entrega não vai beneficiar somente os pescadores de Boiçucanga, mas sim, todos aqueles que freqüentam a região.
Para o representante dos pescadores do bairro, Ercílio de Souza, receber o equipamento era uma das metas dos trabalhadores do rancho. Ele conta que, até então, eles utilizavam o sistema artesanal e puxavam os barcos com a utilização de um rolo. “A pesca é nosso meio de sobrevivência e por isso devemos melhora-la sempre”.
Paulo Julião lembrou que a construção do rancho de Boiçucanga foi iniciada na sua última gestão e finalizada na administração seguinte. Conta que isso aconteceu porque ele sempre teve como objetivo propiciar melhores condições para os pescadores da cidade.
Por esse motivo, ele ainda anunciou que está prevista a construção de mais cinco ranchos em São Sebastião, sendo que os bairros de Paúba, Maresias, Toque Toque Pequeno estão entre os que receberão o benefício.
O prefeito disse que, além da importância de manter as tradições caiçaras, é necessário que os pescadores acompanhem algumas modernidades, como é o caso do guincho, que proporcionará um trabalho com menos esforços e com mais lucro, já que muitos pescadores precisavam pagar a quantia de R$ 50 para ter um auxilio para colocar os barcos no rio.
O guincho entregue a comunidade de pescadores de Boiçucanga suporta mais de três toneladas. De acordo com Valdemar Zaninele, diretor do Departamento de Pesca, o rancho de Boiçucanga foi o primeiro a receber um equipamento como este. No bairro São Francisco existe um guincho, mas diferente do entregue em Boiçucanga.
Para Benedito Serafim dos Santos, encarregado do rancho, que por ter dois pavilhões pode ser considerado o maior da cidade, o guincho vai trazer muitos benefícios aos pescadores. “Ele vai facilitar nossa vida. Era um sofrimento ter que puxar esses barcos”.
Durante o encontro, alguns pescadores comentaram sobre alguns problemas que também estão enfrentando devido às más condições do rio de Boiçucanga, que tem bancos de areia que impedem a passagem dos barcos. Com essa situação, muitas embarcações acabam presas ou sofrem danos na sua estrutura. De acordo com o prefeito existe um projeto que prevê alem do desassoriamento do rio, outras intervenções para torna-lo navegável, que está dependendo do licenciamento dos órgãos ambientalistas. Paulo Julião afirmou ontem que vai fazer o possível para viabilizar esse projeto e trazer melhores condições aos pescadores. (Fonte: PMSS)

Festa de São Pedro reúne milhares de pessoas em São Sebastião

São Sebastião - A Festa de São Pedro reuniu milhares de pessoas no bairro de São Francisco, em São Sebastião, durante o final de semana. A festa é tradicional neste bairro, que durante décadas teve a pesca como principal fonte de renda dos moradores e que até hoje ainda cultiva a cultura da pesca artesanal.
A saudação à Pedro, o pescador que virou santo e que transformou-se num guardião contou com a programação litúrgica com missa e a “Procissão Marítima de São Pedro Pescador”, quando os fiéis, ao término da missa, carregam o andor do santo, prestam a homenagem no mar e se encontram com os pescadores de Ilhabela para a troca de anzóis.
A festa, animada pelo grupo Forró da Terra, Trio Virgulino e pela dupla João Marcos e Juliano também contou com muito peixe na brasa, caldinho de sururu, além das deliciosas comidas típicas, tudo distribuído nas 23 barracas destinadas às entidades sociais e filantrópicas.
Entre os dias 4 e 6 de julho, a festividade continua com a parte recreativa da festa, quando a atração ficará por conta das regatas de canoas típicas com um, dois e três remos e de chatas com 1 remo, reunindo pescadores da Costa Sul e de Ilhabela, além do tradicional pau de sebo.
As noites serão aquecidas pelo banda Bicho de Pé, no dia 4; a dupla Paulo Henrique e Rafael, no dia 5 e Clayton e Denis, no dia 6. Para Cardim a expectativa é de que a festa reúna cerca de 50 mil pessoas nos dois finais de semana. (Fonte: PMSS)

Judoca sebastianense sagra-se vice campeã mundial
Desfile em carro aberto marca a chegada da atleta na cidade

São Sebastião - A judoca de São Sebastião Rogéria Cozendey da Silva, 30, sagrou-se vice campeã mundial durante torneio realizado em Tóquio, no Japão. Ontem, dia 30, a atleta foi recebida pelo prefeito Paulo Julião e em seguida desfilou pela cidade em carro aberto.
Rogéria, que é a atual campeã brasileira, conquistou a prata lutando na categoria individual máster pesado, após perder uma luta com uma inglesa e vencer outras duas que confrontou também com uma inglesa e com uma atleta suíça.
Para garantir a vitória, a judoca encerrou a luta aplicando um Tani Otoshi contra a suíça. A dedicação da atleta está além de qualquer dificuldade, já que ela não se adaptou com a comida japonesa e perdeu duas das lutas durante os confrontos.
Além da medalha de prata, a judoca, que contou com o apoio da Prefeitura,conquistou mais duas medalhas de bronze nas categorias absoluto e por equipe.
“As lutas estão sendo muito boas, todas foram até o final pois elas (as adversárias) são muito fortes e, por isso, não foi fácil resolver os confrontos”, disse Rogéria.
Rogéria está acompanhada por mais 24 brasileiros que estão representando o país nas competições, que estão sendo realizadas no Kodokan, o primeiro instituto de judô do mundo. “É a glória para qualquer atleta só o fato de estarmos no instituto, convivendo alguns dias com os maiores mestres desta modalidade esportiva”, explicou.
No ano passado, a judoca trouxe do mundial, realizado na Irlanda, a terceira colocação e, desta vez, teve um maior reconhecimento dos atletas dos outros países. “Quando digo que sou do Brasil e de São Sebastião, todos se tornam curiosos em saber mais da nossa nacionalidade e ficam querendo trocar lembranças”, destacou a atleta. (Fonte: PMSS)

Moradores do Varadouro realizam campeonato de integração e eleição

São Sebastião - A Associação dos Moradores dos bairros Varadouro, Praia Preta e Praia Grande realizou no último sábado, dia 28, o “1º Torneio Integração de Futvôlei da Praia Preta”.
Das 11 duplas inscritas, Marquinhos e Neemias ficou com o primeiro lugar, a dupla Evandro e Lê conquistou a segunda posição e, o terceiro lugar foi para Mirandi e Peruíbe.
“Este trabalho realizado pela nossa associação visa a integração dos moradores do bairro, neste caso, pela prática esportiva, movimentando, também, a praia na baixa temporada, já que o evento reuniu dezenas de pessoas durante o sábado”, disse Robson de Souza, ex presidente da entidade e organizador do evento.
No domingo, foi realizada a eleição da Associação dos Moradores do Varadouro. Com 122 votos, foi eleita a chapa 1, única inscrita, composta por Rael de Souza Ramos, como presidente; Elízio Leite Santana, vice; Paulo Faria Pacheco, 1º tesoureiro; Juarez Gonçalves dos Santos, 2º tesoureiro; Ailton de Carvalho, 1º secretário; Antonio Borges Filho, 2º secretário; Neemias Nobre Borges, diretor recreativo e esportivo; Izaneide Santos Sales, diretor cultural e turístico; Júlio Sobrinho, diretor de meio ambiente e urbanismo e Guiomar Dias Pacheco, diretora de assistência social. (Fonte: PMSS)

Associação Costa dos Alcatrazes se reúne com prefeito

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, se reuniu no domingo com cerca de 40 empresários que compõem a associação Costa dos Alcatrazes (ACA). O encontro aconteceu no Hotel Amarras, na Juréia, costa sul. Na ocasião, os integrantes apresentaram a mais nova entidade do município ao prefeito, expondo as metas de trabalho que devem ser iniciadas em breve pela equipe na região.
De acordo com o presidente da associação, Luiz Alberto Vergílio, existem vários projetos a serem desenvolvidos pela ACA no decorrer dos próximos meses. Ele conta que o grupo começou por meio de uma vontade coletiva de alguns empresários para atuar em prol do “turismo o ano inteiro”, em São Sebastião.
Com isso, desde fevereiro o grupo está fazendo a captação de mais empresários para compor a associação, de uma maneira que ela pudesse começar a funcionar adequadamente.
Há 45 dias foi criada oficialmente a ACA, que foi dividida em várias diretorias, onde cada uma deve desenvolver um plano para desenvolvimento no município. Entre as áreas, estão a gastronomia, meios de hospedagem, esportes, náuticas, comércio, cultura e marketing. Mesmo com o intuito de trazer o turismo para toda a cidade, a atuação inicial da entidade limita-se ao trecho de Boiçucanga a Boracéia.
Vergílio conta que seu objetivo é melhorar e criar o turismo sustentável em São Sebastião, melhorando as hospedagens, restaurantes, parte cultural e social. Aliás, no quesito social a associação já possui alguns projetos voltados para as crianças de baixa renda.
O grupo conta que ainda está aberto para novas adesões, através das quais pretende manter um calendário para alcançar os 12 meses de turismo na cidade. “Temos uma agenda fechada para julho e algumas atividades previstas para agosto”, anunciou.
O diretor também afirma que existe o interesse de integrar neste projeto a região central, incentivando os hóspedes de hotéis da costa sul a visitarem o Centro Histórico da cidade.
Eventos - A primeira atividade do grupo acontece a partir do dia sete de julho, na praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, onde será realizado o Festival de Gastronomia. A organização do evento garante que estarão presentes grandes chefs, reconhecidos internacionalmente.
Esse evento fez com que o prefeito Paulo Julião anunciasse a mudança da data de inauguração da Praça. “Vai ser muito interessante ter esse evento no dia da inauguração da praça Pôr do Sol, por isso vou adiar a data de inauguração para o dia sete”.
Na praça, também haverá um espaço onde os artesãos locais irão expor seus trabalhos e, visando dar um incentivo e aumentar a exposição, a ACA vai trazer 20 telas de Ademir Martins, um conceituado artista plástico.
Também foi anunciado durante a reunião que Paulo Julião e sua esposa Elsa Julião serão os patronos da associação. O prefeito disse que a iniciativa é muito válida e incentivou o grupo para a realização dos projetos. Julião disse que a prefeitura vai estar aberta para ajudar os empresários, sempre visando o turismo sustentável na região. (Fonte: PMSS)

Festa de São Pedro em Ubatuba

Ubatuba - No último domingo, 29 de junho, aconteceu em Ubatuba a Tradicional Procissão Marítima de São Pedro Pescador. Participaram do evento 38 embarcações pesqueiras e 16 embarcações de passeio, sendo que destas últimas, 8 embarcações saíram do CENTRO NÁUTICO UBA-UBA, marina instalada na praia do Itaguá.
Esta foi a 80ª edição do evento que através de festa, tainha da brasa, queima de fogos, procissão terrestre e marítima em homenagem a São Pedro mantém viva a Cultura Caiçara e a Tradição Religiosa Brasileira.
O CENTRO NÁUTICO UBA-UBA, organizou e a participação de seus funcionários e clientes patrocinando a ornamentação de todas as embarcações. A divulgação do evento foi feita com antecedência através da programação fornecida pela Fundart. O evento foi um sucesso, todos vibraram com a participação, retornando alegres e com as embarcações abençoadas. E no próximo ano, São Pedro que se prepare pois todos nós do UBA-UBA estaremos lá, agradecendo mais uma vez pelo privilégio de navegar nos mares de Ubatuba!
VIVA SÃO PEDRO PESCADOR!!! (Fonte: Centro Náutico Uba-Uba)

Seminário ajuda a melhorar suas relações pessoais e profissionais

Ubatuba - O terapeuta psico-comportamental Cláudio Palma está promovendo o seminário “Reflexus”, nos dias 25 e 26 de julho, que é dirigido à pessoas interessadas em aumentar seu auto-conhecimento e melhorar suas relações pessoais e profissionais, o seminário irá proporcionar aos participantes, através de palestras e dinâmicas de grupo, maior entendimento e conhecimento sobre suas emoções. De acordo com Palma, para melhorar as relações pessoais e profissionais, precisamos aprender sobre sentimentos e problemas como pessimismo, agressividade, ansiedade. raiva, inconformismo, tristeza, dúvidas, mágoas entre outros.
“O seminário irá responder a muitas perguntas que fazemos diariamente, como: quem sou eu, como sou, como as pessoas me vêem, eu sou feliz, sou culpado pelo problema que estou passando, por que preciso lutar tanto todos os dias?”, explanou o terapeuta. Cláudio Palma é bacharel em Ciências Sociais pela Creupi, é membro da Sociedade Brasileira de Hipnose, é Empreteco e terapeuta psio-comportamental (CRT 33973).
O seminário será apostilado e os participantes receberão também certificado de participação. A carga horária será de 12 horas e o conteúdo é composto por sete palestras, dois coffe break e um café da manhã. O evento vai acontecer no Hotel Torremolinos, que fica na Av. Beira Mar, 300, Praia da Enseada, em Ubatuba. Mais informações com Camila Poloni - 3882-1087/2404, 9142-3606.
Programação:
25 de julho - Módulo 1
- 19h às 21h - abertura - Coffe Break
21h20min às 23h20min - Tópicos 1 e 2.
1- Você á a força criadora em sua vida. (conceito de motivação)
2- Viva o hoje, planeje o amanhã. (princípios da realidade e da realização)
26 de julho - Módulo 2
Café da Manhã
9h às 11h - Tópicos 3 e 4.
3 - A primeira impressão é a que fica. (princípios de conceito e de preconceito)
4 - A vida é um eco, você recebe aquilo que emite (Lei de ação e reação aplicada à Teoria Psico-comportamental)
Intervalo
11h20 às 13h20 - Tópico 5.
5 - A palavra é prata e o silêncio é ouro (princípio da comunicação efetiva)
Módulo 3
15h20 às 17h20 - Tópico 6
6 - Eu contra mim mesmo (conceito de inteligência emocional e sequestro emocional)
Coffe Break
17h40 às 19h40 - Tópico 7.
7 - “Cantar e cantar e cantar e não ter a vergonha de ser um eterno aprendiz”. (princípio de comportamento construtivo). (Fonte: PMC)

Avenida principal será asfaltada

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba iniciou o processo de retirada das lombadas da avenida Thomaz Galhardo. A avenida já recebeu a colocação de guias e sarjetas, tendo sido concluído ainda o sistema de drenagem, incluindo tubulação. Após a conclusão dos obstáculos, será iniciada a etapa de recapeamento asfáltico. Trata-se da principal via de entrada da cidade com um tráfego muito intenso.
Sistema de Drenagem no Bairro do Sumidouro - A prefeitura de Ubatuba já conta com todo o mapeamento topográfico para o projeto de instalação do sistema de drenagem no bairro do Sumidouro. A obra visa a eliminação das valas de esgoto a céu aberto, que oferecem risco às crianças do bairro. Com isso as águas pluviais serão escoadas através do sistema de drenagem para os canais das ruas Josias Baltazar Fortes e Imaculada Conceição, do outro lado da rodovia no bairro do Perequê.
Asfalto na Rua das Palmeiras - Asfaltamento da rua das Palmeiras, além de beneficiar os moradores, atende a praça Madre Sofia, que foi inaugurada no último dia 1º de maio. A pavimentação no bairro do Ipiranguinha já contemplou as ruas Frei Tarcísio, Minas Gerais, Babaçus e Palmeiras. (Fonte: ACS-PMU)

SABI lança Campanha do Agasalho 2003

Ubatuba - A Associação dos Moradores do Bairro do Ipiranguinha lança a Campanha do Agasalho 2003, com o objetivo de angariar roupas de todas a espécie para serem distribuida para famílias carentes do bairro. Os agasalhos podem ser entregues na Rua da Cascata, 1055. Outras informações através do telefone (12) 3832.3006. (Fonte: SABI)

Diretor do Jornal A Semana pede desculpas públicas

Ubatuba - Na última sessão da Câmara Municipal antes do recesso parlamentar, um fato inédito: o diretor do semanário "A Semana", Josias Sabóia (Jija), solicitou o uso da tribuna popular para pedir desculpas públicas, pois na semana passada o semanário publicou uma foto montada. Na foto em questão aparece o presidente da Câmara como denunciado e o vereador Ricardo Barbosa como denunciante. Mas o assunto é muito sério e o presidente aparece rindo, o que entendemos que foi um desrespeito não só para com os vereadores como também para com todos os nossos leitores. Diante do fato, temos que assumir nosso erro, até por questões morais e éticas, e vamos continuar a trabalhar como sempre fizemos nestes quase cinco anos: com seriedade, imparcialidade e levando aos nossos leitores informações corretas do que acontece na cidade, e não pretendemos cometer outra falha como esta; estaremos muito mais atentos.
O pedido de desculpas na tribuna popular:
“Boa noite, sr presidente, sr. Vereadores e público em geral.
O que me traz hoje aqui é uma situação em que fiquei pensando muito como falar.
É difícil pedir desculpas. Acho que o mais difícil na vida não é a gente errar e, sim, pedir desculpas pelos nossos erros.
Eu acompanho o trabalho de todos os vereadores nos últimos cinco anos com o jornal “A Semana”. Temos participado de todas as sessões desta Casa. Lembro-me que várias, onde estavam os vereadores Eduardo César, João Maziero e demais vereadores que estavam na legislatura passada; eu e o Jurabelo, mais ninguém; por vezes, Dª Maria do Perequê-Açu.
Esta sala vivia vazia, pouca gente freqüentava. Fico feliz de ver a casa cheia e com grande participação dos munícipes, porque também acredito que tem uma participação do jornal “A Semana” nisso. Nós cobramos muito a postura dos vereadores nestes anos. Antigamente em toda sessão o que mais se via era a troca de nome de rua. Hoje você não vê o pedido de troca de nome de rua sem um abaixo-assinado.
Nós tínhamos aqui a votação que era na “urninha”, onde o vereador votava secretamente e ninguém ficava sabendo a real posição dele quanto ao voto.
Assim, entendo que nestes quase cinco anos a seriedade com que o jornal “A Semana” vem trabalhando contribuiu para muitas mudanças na nossa cidade, conseguindo passar para os nossos leitores: confiança, credibilidade e imparcialidade, o que é difícil na nossa mídia local. Pois, infelizmente, um jornal para sobreviver, assim como qualquer mídia em grande parte de nosso país, necessita que o poder público banque.
E quando tem o poder público bancando, ela fica vinculada e acaba sendo amarrada, não podendo falar certas coisas. Mesmo na época em que prestávamos serviço para esta Casa, na administração do Sr. Andrade Henrique, do vereador Antônio Epifânio, mesmo na do vereador Gerson de Oliveira e numa parte do vereador Rogério Frediani, nunca escondemos qualquer notícia porque prestávamos serviços para a Câmara. Tivemos até certos desentendimentos com alguns vereadores, que entendiam que como a Câmara pagava para publicar seus atos, nós tínhamos que fazer, às vezes, matérias beneficiando-os, e não era a realidade.
Provei para eles que a idéia é outra e que o jornal “A Semana” veio com muita gente apostando que não iria durar três, quatro meses, e estamos aqui, graças a Deus, completando cinco anos no próximo dia 28 de outubro. Já recebemos desta Casa uma moção de congratulações das mãos do vereador Mauro Barros e agradecemos por ela. Mas achamos que não deveria ter sido dada na primeira edição do jornal, mas após dois, três, quatro anos de funcionamento. Até mesmo porque na primeira edição não sabíamos se iríamos continuar o trabalho até os dias de hoje.
Mas na edição 241, erramos em uma foto que saiu na capa. Erramos com os vereadores e com nossos leitores. Então pedi nesta última sessão da Câmara Municipal para usar a tribuna popular. Fiz o pedido ao presidente Rogério Frediane, que falou que não havia necessidade de se pedir desculpa pública. Mas eu pedi para usar a tribuna não para redimir as conseqüências que podem haver, as quais tenho que assumir. O erro não foi meu, mas como diretor e proprietário do jornal “A Semana” tenho que assumir o erro de meus colaboradores, tendo o bom senso de pedir desculpas.
O mesmo acontece com a administração pública: se alguém erra, quem deve desculpas é o prefeito, pois ele é o responsável pela prefeitura, assim como na Câmara o presidente tem que responder pelos erros e muitas vezes pedir desculpas.
A foto que saiu na capa do jornal é uma foto que nunca deveria ter saído. Foi um desrespeito com os vereadores Ricardo Barbosa e Rogério Frediani.
Na foto aparece o Rogério rindo e o Ricardo sério, o que parece que o presidente está rindo do vereador em um assunto muito sério que fala de um pedido de cassação do presidente feito pelo vereador Ricardo. Ela jamais poderia ter saído. Assim, deixo aqui minhas desculpas públicas não só ao vereador Ricardo Barbosa e ao presidente Rogério Frediani, como também a todos os outros vereadores, ao público em geral e aos nossos leitores.” (Fonte: Jornal A Semana)

Um buraco após outro

Ubatuba - Depois de esperarem por cerca de seis meses pelo fechamento de um buraco que atrapalhava a passagem de pessoas e veículos, os moradores da rua Verano Damas, no Jardim Paula Nobre, voltam a ter problemas com obras no local.
Apesar do buraco que foi feito na rua ser de menor tamanho que o anterior, eles têm ter de esperar por mais um longo prazo para ver o problema solucionado.
No caso do buraco, que levou meio ano para ser fechado, a responsabilidade, segundo um morador, era da Sabesp. Inclusive, em novembro do ano passado, foi enviada à empresa uma carta pedindo providências.
A resposta só veio dois meses depois, quando a estatal apresentou a justificativa de que o problema era responsabilidade da prefeitura, pois havia um convênio entre ambas para esse tipo de caso. Ou seja, a Sabesp abriria o buraco e a prefeitura fecharia. Além disso, o documento diz que se o morador quisesse cópia do convênio poderia se dirigir ao cartório e solicitar, e o que é pior: ainda encerra a carta se colocando à disposição, como se a resposta dada fosse o suficiente, para quem esperava há tanto tempo por uma solução.
Ao morador, então, coube apenas esperar para ver o problema resolvido. Quando achava que tudo ia bem, um novo buraco foi aberto. Como solução temporária, foi recolocado no local o material asfáltico retirado no momento da obra. Porém, há a certeza de que uma chuva forte poderá significar na retirada desse material e um novo buraco vir a se formar. Diante desses fatos, a preocupação é grande quanto a possíveis transtornos, por isso a expectativa de que o problema não leve mais meio ano para ser resolvido. (Fonte: Jornal A Semana)

Rapel ou Cascading, aventura à flor da pele!

Ubatuba - O homem desafia sua própria natureza e integra-se ao ciclo do planeta, onde a adrenalina faz parte do instinto daqueles que gostam de viver onde vida e morte parecem estar perigosamente no limite...
Mesmo isso sendo uma ilusão, pois os equipamentos usados nos esportes de aventura são de última geração e segurança é a palavra chave para se viver eternamente numa aventura!
Ubatuba, que até alguns anos atrás só explorava suas inúmeras e exuberantes trilhas, agora está aderindo à tendência do esporte radical, e a novidade deverá permanecer como opção de turismo de aventura. Dentre as variantes desta novo leque está o Rapel ou Cascading (descida no meio da queda d’água). Para iniciar a prática deste esporte são necessárias instruções de pessoas especializadas e principalmente equipamentos de primeira linha, pois são neles que depositamos nossas vidas. É também importante aprender a respeitar o movimento do nosso planeta... A cada passo dado para o alto de uma cachoeira em meio à mãe Mata Atlântica, nossos problemas parecem ficar para trás, a palavra estresse não tem nenhum significado neste momento e nosso instinto aflora, os sentidos ficam aguçados, o som dos passarinhos chegam suaves aos ouvidos, o suor mistura-se com o cheiro das plantas... a boca seca... pede água... Mas neste momento só os ouvidos e olhos podem tocá-las. E quando menos esperamos, lá estamos no alto da colina, de onde vertem águas cristalinas, o alimento do corpo... e da alma!
Para os iniciantes são escolhidas cachoeiras consideradas de nível fácil, mas mesmo assim para muitos a adrenalina impera... e não dá para desistir... beleza e fascínio nos embriagam a alma... Os instrutores fazem as últimas checagem e dão as últimas instruções... E agora, apesar de ter instrutores de apoio e equipamentos de última geração, para ser uma descida perfeita só depende de você! Um frio na boca do estômago... o corpo todo em alerta! Logo a calma contagia e você parece integrar-se aos movimentos da natureza... misturando-se à tão desejada água da cachoeira... seus pés moldam-se as rochas... e você integra-se ao movimento da terra... fazendo parte do todo! O planeta água!
Quem estiver interessado em vivenciar um pouco de aventura e adrenalina com toda a segurança e com pacotes completos inclusos translado e lanche, é só entrar em contato com a Central de Reservas pelo telefone (12) 3833-3400. (Fonte: Jornal A Semana)

Areeiros: 300 famílias passando necessidades

Ubatuba - Os areeiros de Ubatuba passaram a última quarta-feira, dia 25, em frente à prefeitura esperando para serem atendidos pelo prefeito Paulo Ramos, na tentativa de obter uma solução para o problema que enfrentam há cerca de 70 dias. De acordo com José Roberto Cunha Bueno, cerca de 300 famílias passam dificuldades devido ao fechamento dos portos, onde os profissionais realizam a extração de areia. A medida foi uma determinação da Justiça e foi cumprida pela Polícia Ambiental.
Logo que aconteceu o fato, os representantes da categoria estiveram reunidos com o prefeito que se prontificou a intermediar a situação junto à promotoria do Meio Ambiente. Porém, dez dias após a primeira notificação eles foram impedidos definitivamente de continuar o trabalho. A partir de então, as dificuldades começaram.
Com o passar do tempo, a única alternativa apresentada foi a da formação de uma cooperativa que permitisse obter as licenças ambientais que possibilitassem-lhes retomar suas atividades. Como o processo é demorado, a situação foi se tornando insustentável. Muitas famílias já tiveram a água e a luz de suas casas cortadas; outras, estão com contas vencidas e preocupadas pela possibilidade de terem suas situações pioradas. A alternativa encontrada foi ir à prefeitura em busca de uma nova audiência com o prefeito.
A expectativa, segundo Bueno, era ser recebido de maneira rápida pelo chefe do Executivo, porém o que se viu foi uma espera que se estendeu das 7h30 até às 17h50, quando Paulo Ramos chegou ao gabinete. Neste intervalo, eles foram atendidos por alguns assessores que não apresentaram solução para o caso. Bueno garante que o assessor de Assuntos Externos, Mauro Barros, por exemplo, chegou a dizer que eles deveriam fazer um movimento em frente ao Fórum, já que o problema teria sido ocasionado por uma decisão da Justiça. Durante a espera, o grupo formado por cerca de 20 areeiros recebeu o apoio do vereador Charles Medeiros (PSDB) que forneceu marmitex para que pudessem almoçar.
Ao chegar, o prefeito apresentou algumas alternativas para atenuar o sofrimento dos profissionais.
Para a questão da energia elétrica, ele se dispôs a enviar ao Guarujá, regional da empresa, alguns assessores para acompanharem uma comissão de até dez trabalhadores, para negociar um prazo maior das contas vencidas. No caso das casas que já estão com a luz cortada, ele teria se prontificado a apresentar uma solução para providenciar o pagamento das contas e o religamento da energia.
Sobre a alimentação, o prefeito teria determinado ao secretário de Assistência Social, Edson Alves, que dê uma atenção especial ao caso. Como está prevista, para o próximo dia 10, a chegada de um novo lote de cestas básicas para a secretaria, a categoria seria beneficiada com um atendimento que permitisse minimizar os problemas com a comida que tem faltado já em muitas mesas.
Sobre propostas de trabalho, o prefeito se prontificou a elaborar uma carta de apresentação, acompanhada de um pedido, para que as empreiteiras que prestam serviços no município dêem prioridades aos areeiros desempregados no momento de novas contratações.
Após a conversa, os que estavam em frente a prefeitura decidiram retornar para suas casas.
Cooperativa
Sobre a formação da cooperativa, Bueno disse que tudo está caminhando dentro dos trâmites legais. Porém, é uma solução a médio e longo prazos, já que será preciso também esperar a realização de estudos por parte do governo do Estado e da Prefeitura, para saber quais serão os portos que serão liberados para a extração de areia, após a finalização da regulamentação da cooperativa. (Fonte: Jornal A Semana)

Cidadã critica postura de vereadores

Ubatuba - A cidadã Helena Rodrigues usou a tribuna popular da Câmara Municipal, na sessão da última terça-feira, dia 24, para questionar a postura de alguns vereadores.
Ela falou que outras pessoas reclamaram, mas que tem outra visão dos problemas. “Tenho acompanhado algumas sessões e feito um esforço muito grande pra acreditar nesta Casa e para não concordar com meu vizinho que sempre me pergunta se vai ter sessão no picadeiro...???”, confessou Helena.
Ela fez uma comparação das sessões com lavadeiras, dizendo que com o avanço da tecnologia, elas deixaram seu trabalho para outras pessoas, “que hoje usam esse plenário pra bater sua roupa suja...” e que por isso é difícil acreditar na sua seriedade. “Estamos aqui para prestigiá-los, portanto, nos tratem com mais respeito”, solicitou e perguntou ao presidente se os vereadores têm direto de se ausentarem das sessões antes do término da ordem do dia e se são integralmente remunerados, à qual ele deverá responder posteriormente.
Helena disse também que não precisa ficar debatendo os problemas do município. “O que a gente não sabe e quer saber é: nos últimos três anos, o que foi feito e o que está sendo feito pra mudar esse quadro? O povo votou e quer resultados, sim!”, avisou.
Ela falou que são poucos os vereadores que vê defendendo seus projetos, enquanto que outros só aprovam ou rejeitam, nada mais e criticou a nomeação do atual secretário municipal de Turismo.
“Eu não tive conhecimento de quando se realizou o concurso público para a vaga desta secretaria, pois só assim se justificaria alguém ter atravessado fronteiras para a ocupação deste cargo, pois não acredito que nesta cidade não tenha ninguém capaz de desenvolver um bom trabalho no turismo”, criticou, pois considera que antes de qualquer coisa é preciso que se conheça a cultura local e, acima de tudo, que se respeite nosso caiçara que está se extinguindo.
“E como alguém se atreve a falar em turismo numa cidade, onde praças e ruas estão cheias de mendigos e de cachorros doentes e abandonados”, e explicou que os mendigos certamente são de outros lugares, mas cobrou uma ação efetiva da vigilância da saúde, pois o turista não pode sequer comer um lanche sossegado porque tem sempre uma pessoa ou um cachorro pedindo.
“Tudo isso é conseqüência de uma só palavra incompetência”, e explicou que não é candidata a nada, mas que apoiar uma pessoa que acima de tudo goste da cidade e que, se não tiver planos, que pelo menos faça funcionar as bases já existentes. Eu gostaria mesmo é de uma mulher nesta administração. Mas acho que ainda não é a vez. Então, eu apoio uma mulher para o legislativo”, defendeu.
Ela disse que, com todas estas falhas, a política atual parece uma droga. “Vou me colocar como se eu estivesse em tratamento: por hoje, mais um dia sem soluções”, finalizou Helena. (Fonte: Jornal A Semana)

Denúncia aponta crime ambiental no Perequê Mirim

Ubatuba - A ocupação desorde-nada nas encostas do bairro Perequê Mirim está sendo alvo de denúncia do Conselho Nacional de Defesa Ambiental aos órgãos estaduais e municipais. O jornal “A Semana” teve acesso ao texto da denúncia que traz logo em seu início que estão ocorrendo “danos e degradações ambientais, em área de riscos, com devastação da Mata Atlântica e periclitação de vidas humanas, em logradouro urbano no município de Ubatuba/SP, com manipulações seqüenciais há mais de dois (2) anos sem impedimentos eficazes ou adoção de medidas bastantes para contenção dos abusos cometidos a “céu aberto”, pelos oportunistas que ocuparam, prosseguem ocupando, devastam e degradam o local em apreço.”.
A denúncia segue afirmando que há dois anos, algumas pessoas se dizendo herdeiros de um morador antigo do bairro, conhecido como Braulino, estariam negociando terras no local e provocando a devastação de área que estaria sob proteção ambiental.
O denunciante alega ainda, que tal fato é de conhecimento público e se diz surpreso com a falta de ação no intuito de impedir o prosseguimento das ações devastadoras, por parte dos órgãos competentes.
No texto, o corregedor do Conselho, Waldemar Marques Ferreira, cita que enviou ao próprio órgão, em janeiro do ano passado, o relato de fatos ocorridos pouco antes, quando da atuação da Polícia Ambiental que registrou ocorrências de degradação ambiental no local. Além disso, ele ressalta que, posteriormente, enviou à prefeitura e à Polícia Ambiental um e-mail onde explica que “constatamos que em uma área de alto risco de deslizamentos de terra, no Bairro do Perequê Mirim, vários moradores estão se instalando no morro de acentuada elevação, onde está uma reserva de mata nativa, construindo pequenas moradias e barracos, sem autorização de quem quer que seja, sem as licenças obrigatórias e regulamentares e procedendo indevidamente o corte de várias árvores nativas da mata atlântica.”.
O texto segue dizendo que outros documentos de notificação foram enviados à prefeitura e demais órgãos, mas que nenhuma providência foi tomada.
Além disso, ele aproveita para citar matérias publicadas pela imprensa regional em que constam problemas de danos ambientais que são apurados pelos órgãos competentes e ressalta que as mesmas medidas deveriam ser tomadas em Ubatuba.
Para encerrar, o corregedor se coloca à disposição para prestar mais esclarecimentos aos fatos e garante que continuará a espera de uma solução para o caso. (Fonte: Jornal A Semana)

Na mistura dos elementos... A luz!

Ubatuba - “Fantasticamente somos únicos, assim como os artistas... Seus traços são um decodificador de sua arte ou artesanato. Das mãos da artesã Tatiana surgem velas com cores... aromas... formas... de inusitada beleza. Uma fusão de elementos que se completam ao movimento da luz!”
A artesã Tatiana Meirelles Rebuá, 29, casada há sete anos com Eduardo Barros, 42, com quem tem a bela Taísa, 5, nasceu em família artista. Tomados pela música, cantam e compõem; seduzidos pelo artesanato, criam peças fantásticas.
Seus pais se especializaram na confecção de peças que ditam a moda em couro de peixe. Tatiana está seguindo sua intuição e traçando seu próprio caminho, ora como cantora, ora como compositora e até mesmo na arte da culinária ela já se destacou... Morou nos últimos anos em Campinas e agora retorna a Ubatuba dando assim credibilidade ao ditado: “Quem bebe a água de Ubatuba, necessita se alimentar pra sempre dela”. “Quero criar minha filha aqui, cidade em que eu aprendi a amar”, diz a artesã. Em Campinas, trabalhava com culinária especializada em chocolates e outras guloseimas deliciosas até o dia que resolveu trocá-las pela confecção de velas. Revela a artesã que mexer com cores para pessoas ativas como ela é, sem dúvida, um carinho para o espírito. Através de suas mãos “o poder” de poder criar cores... formas... aromas... tudo em perfeita harmonia é mesmo um privilégio para poucos. Preocupada em fazer tudo de muito bom gosto, ela se deixa levar pela intuição e assim envolve na sua arte todos os elementos que representam a nossa estabilidade emocional: água, terra, ar e fogo. Utilizando-se de bambus, raízes, cabaças pintadas e por vezes vazados com motivos diversos, criando técnicas inovadoras como, por exemplo, a vela que chora colorido, vela de parafina batida em neve, luminárias com velas flutuantes e tantas outras. A cores e aromas parecem completar-se quando o fogo se faz presente... dando um realce às formas e embalando o ambiente ao movimento da luz.
Tatiana estará expondo seus trabalhos em coletânea com outros artista no próximo dia 5, no Iate Clube, na exposição de inverno. Aceita encomendas de tamanhos os mais diversificados possíveis, desde miniaturas até gigantes. Suas velas também servem para compor ambientes decorativos como festas e buffet. Seus trabalhos podem ser encontrados na Feirinha Hippey junto ao stand de produtos de Couro de Peixe, ou no ateliê residencial, situado na Estrada do Monte Valério, 2845.
Maiores informações pelo fone: (12) 3836-1138. (Fonte: Jornal A Semana)

Amopam recebe moção de congratulações

Ubatuba - A Amopam (Associação dos Moradores do Parque dos Ministérios) vem sendo presidida por Sérgio Correa Rocha desde 15/09/2002, cuja diretoria se comprometeu em realizar com os moradores um trabalho coerente e responsável para com o bairro. Por esta razão, já tem projeto de reciclagem em pleno funcionamento e em andamento um campeonato de futebol para crianças de até 15 anos.
Serjão, como é conhecido seu presidente, conta que foi realizada, em parceria com a Prefeitura, a limpeza de várias áreas dentro do parque e até que resolveram dar início ao sonho da sede própria, necessária para trabalhos junto a comunidade em projetos de cursos, artesanato, música, capoeira já existente.
A associação resolveu realizar uma festa para arrecadar fundos para essa obra, a qual contou o apoio do prefeito e suas secretarias, de alguns vereadores, divulgação da Fundart e rádios locais, inclusive a Gaivota FM fez flash ao vivo da festa durante sua programação. “Contamos também com o apoio do jornal A Semana, através de seu proprietário Jija”, agradeceu Serjão.
Show de organização e público - Nos dias 13, 14 e 15 de junho, aconteceu a 4º Festa a Amopam. Na abertura, teve um culto campal ecumênico, inauguração de asfalto de rua, colocação de placas identificatórias e show com a banda Chapados de Forró. No sábado, aconteceu a apresentação da academia de capoeira “Grito de Liberdade” e “Aurora Banda Show. Finalizando”, no domingo, foi realizado grande bingo e shows musicais. O evento foi acompanhado por grande número de pessoas, que elogiaram sua organização.
O sucesso foi tão grande que mereceu uma moção de congratulações do vereador Ricardo Barbosa, aprovada por unanimidade na sessão da última terça-feira, dia 24.
“Todo trabalho realizado com sucesso tem que ser parabenizado e a diretoria da Amopam merece este reconhecimento”, declarou o autor da moção. (Fonte: Jornal A Semana)

Invictos perdem e se afastam dos líderes

Ubatuba - Internacional e Independente perderam seus jogos no fim de semana e se afastaram dos líderes da primeira e segunda divisões. Atual campeão da primeira, o Internacional foi derrotado pelo Itaguá em partida realizada no estádio municipal. Foi um confronto entre dois dos favoritos ao título da competição. A partida, inicialmente, estava prevista para ocorrer no campo do Itaguá, mas preocupada com a segurança a direção da LUF decidiu transferir o confronto para o Estádio.
O jogo foi bastante disputado e os dois times tiveram várias oportunidades de gol. Melhor para o Itaguá que teve em William Banana o destaque, pois marcou os dois gols da vitória, sendo o segundo por meio de uma cobrança de falta perfeita.
No Internacional, além da derrota, o treinador decidiu deixar o elenco. Os motivos alegados pelo técnico Beto foram pessoais. Para o seu lugar, o presidente Plínio Jardim pretende acertar com Luisão de Brito, que já acenou com a possibilidade. Porém, Brito garante que só retorna se constatar que não há mais interferência administrativa da LUF nas questões que apresentarem dúvidas na justiça esportiva.
Apesar da vitória - Apesar de vencer o Inter por dois a zero, o Itaguá perdeu a liderança da competição. O time do técnico Isaias Cruz perdeu os pontos do jogo contra o Beira Rio, por ter utilizado o zagueiro Guinho de maneira irregular. Da decisão tomada pela C.D.D. (Comissão Disciplinar Desportiva), ainda cabe recurso e a palavra final sobre o caso será da J.J.D. (Junta de Justiça Desportiva).
Clássico - Pela segundona, o clássico entre Piauí e Independente foi bastante movimentado. Apesar do equilíbrio durante boa parte do jogo, o Piauí garantiu a vitória por dois a zero em um lance de bola parada e um contra-ataque fulminante no fim da partida.
Ao Independente restou lamentar as oportunidades perdidas e a expulsão de dois jogadores. Dedé e Edson foram expulsos por falta violenta contra os adversários e desfalcarão a equipe no jogo de domingo contra o Alcatrazes.
Com a vitória, o Piauí ficou em uma situação cômoda. Apesar de estar em segundo lugar na tabela de classificação, ele pode assumir a liderança pois a C.D.D. determinou um novo jogo contra o Real Perequê, partida que não foi realizada há duas semanas por problemas de uniforme. Em caso de outra vitória, o Piauí se isolaria na liderança com 15 pontos.
J.J.D. - Caberá à Junta de Justiça Desportiva a decisão final sobre o caso entre Ipiranguinha e Brasília e a quem caberão os pontos da partida. Por ter utilizado um jogador irregular, conforme decisão da CDD, o Ipiranguinha foi punido e entrou com recurso contra a decisão. O julgamento da JJD ainda não foi marcado, mas já gera grande expectativa.
O problema é uma interpretação controversa do artigo do artigo 246 do código da Liga que prevê a suspensão automática obrigatória dos jogadores expulsos. Neste caso, a interpretação da CDD e da direção da Liga se mostra contrária à decisão apontada por um dos maiores juristas esportivos do país, João Zanforlim, que prevê dedução da pena aplicada, das partidas em que o atleta esteve suspenso preventivamente.
Esta interpretação, inclusive, tem causado problemas para vários clubes que têm tido seus atletas suspensos por dois jogos, mas que acabam tendo de cumprir três partidas. (Fonte: Jornal A Semana)

Regional Sul intensifica ações nos bairros

Ubatuba - A Administração da Regional Sul da Prefeitura de Ubatuba vem realizando diversos serviços e obras de melhorias dos bairros que compõem a região. Tabatinga, Lagoinha, Araribá, Sertão da Quina, Folha Seca e Maranduba tiveram uma série de ações que proporcionaram uma melhor qualidade de vida à sua população. Muitas das obras foram realizadas em parceria com a Sociedade Amigos Moradas da Lagoinha (Samola), Sociedade Amigos do Recanto Lagoinha (Sarela), Sociedade Amigos da Maranduba (Sam) e Associação dos Moradores e Amigos da Folha Seca (Amafs).
Na rua das Margaridas, entre as ruas dos Cravos e dos Anturios, no bairro da Lagoinha foi limpa a vala e houve a retirada de entulho para proporcionar um melhor escoamento das águas pluviais. Neste mesmo bairro, a rua Sarela foi totalmente nivelada e as ruas Sabiá e Cardeal tiveram a retirada de entulho. No loteamento do bairro será feita a manutenção de todas as ruas em parceria a Samola, onde a Sociedade entrará com o material estimado em cerca de trinta caminhões de terra e a Regional Sul entrará com máquinas e mão-de-obra.
No bairro do Araribá a Regional Sul têm realizado ações que apoiam a agricultura local. Na estrada do Costão foram limpas as valas mestras das áreas de cultura de gengibre, inhame, mandioca e abóbora. Na estrada principal do bairro houve limpeza e abertura de vala para melhorar a drenagem agrícola. Os rios Butujuru e Araribá foram limpos e desassoreados e no rio Lagoinha foi feita vistoria que autorizou a sua inclusão para limpeza. A escola do Araribá recebeu serviços de melhorias com limpeza, nivelemanto e retirada de entulho de toda a área escolar.
Na Folha Seca houve a colocação de terra e o nivelamento da estrada principal e na rua Eliésio Carlos foi retirada água empossada. Na Tabatinga teve limpeza e retirada de entulho na estrada das Galhetas e na avenida do Engenho, na Maranduba, também. Na marginal da rodovia Rio-Santos, no rio da Prata, teve limpeza e abertura de vala para drenagem agrícola. O condomínio Recanto das Andorinhas forneceu matéria prima para a Regional colocar 75 tubos. Estradas do Sertão da Quina também receberam melhorias. O Balneário Santa Cruz foi beneficiado com a construção de uma nova ponte na rua 16.
A Regional Sul vem organizando as reuniões da comunidade com o novo secretário Municipal de Turismo, Sérgio Carvalho. O objetivo é desenvolver um levantamento de todas as demandas, oportunidades e planejar ações que visem o desenvolvimento econômico e turístico da região. A comunidade organizada já apresentou a sua planilha de trabalho. No próximo dia 4 de julho acontecerá outra reunião para dar início os trabalhos com a comissão formada no local. Segundo Carvalho, é necessária a participação efetiva de todos para se obter resultado positivo. (Fonte: ACS-PMU)

Agenda da Secretaria Municipal de Turismo

Sábado (28/06)
Às 15 horas, reunião com os quiosqueiros da Praia Grande, no Quiosque Asa Branca, ao lado do Posto Salva-Vidas
Às 17 horas, reunião com a comunidade da Domingas Dias, na Associação Domingas Dias que fica na rua Safira ,375

Segunda-feira (30/06)
Às 8 horas, entrevista na radio Costa Azul
Às 9h30, na Aldeia Boa Vista, no Promirim, com arquiteto da FUNAI, psicóloga e engenheiro do Pro-índio. Almoço na Aldeia
Às 17 horas, reuniao no Aquário de Ubatuba. A pauta é apresentação e fechamento da proposta da Câmara Setorial de Ecoturismo e Turismo de Aventura em Ubatuba

Terça-feira (01/07)
Às 18h30, reuniao sobre a questão do lixo, na Padaria do bairro Maranduba
Às 17h30, reuniao sobre carnaval em Ubatuba com Nelson Meirelles

Quarta-feira (02/07)
Às 10 horas, reuniao na Setur com o Silvio Mandacaru da Sigel

Quinta-Feira (03/07)
Às 16 horas, reuniao com grupo de artesanato do Sertão da Quina e da Maranduba.
O local da reunião será na rua da Lage (1ºponto comercial- Sociedade Sertão da Quina)
Reuniao com a diretoria da TV Vanguarda Paulista, em Ubatuba

Sexta-feira (04/07)
Às 19 horas, reunião com a comunidade do Poruba, na escola José Belarmino Sobrinho que fica na estrada Municipal s/nº
Às 15 horas, reunião com grupo de São José dos Campos sobre as faces do turismo. Secretário de Turismo e representantes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de São José dos Campos)
Reuniao com a diretoria da Tv Vanguarda Paulista

Sábado (05/07)
Às 18h30, reunião sobre orçamento 2004 com o grupo da Maranduba (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Visitas Monitoradas nas Férias ao CEBIMar/USP - Venho, por meio desta, convidar Vs. Sas. para conhecer o Programa de Visitas Monitoradas nas Férias ao CEBIMar-USP.
O Centro de Biologia Marinha estará aberto ao público entre 8 e 19 de julho, de terça a sábado, das 14:00 às 17:00 h.
Os visitantes serão atendidos em grupos de cerca de dez pessoas acompanhadas por um monitor que, através de uma conversa informal, esclarecerá dúvidas e curiosidades e fornecerá informações sobre os ecossistemas marinhos, a vida que eles abrigam e sobre como as pesquisas científicas são realizadas nesta área do conhecimento.
A primeira parte da visita é realizada nas praias e costões rochosos próximos ao CEBIMar e, na segunda parte, os visitantes podem entrar em contato direto com organismos marinhos vivos mantidos em tanques com água do mar corrente e aquários.
A entrada é franca e todas as atividades prevêem a participação de deficientes motores e sensoriais.
Maiores informações podem ser encontradas na nossa página http://www.usp.br/cbm/
Agradeço qualquer ajuda que puderem nos dar na divulgação das nossas atividades de cultura e extensão e aproveito para me colocar à sua inteira disposição para qualquer informação adicional.
Esperando contar com a sua visita e a de todos os interessados, aproveito para apresentar meus protestos de elevada estima e distinta consideração.
Atenciosamente,

Drª Valéria Flora Hadel
Centro de Biologia Marinha - USP
Rod. Manoel Hypólito do Rego, km 131,5
11600-000 - São Sebastião - SP - Brasil


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Mirante da Serra de Caraguá

Caraguatatuba
Mirante da Serra
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Litoral Virtual

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor