Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 02 de julho de 2003 - Nº 814 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Caraguá participa do Projeto Orla
   Escola promove 2ª Mostra Caiçara
   Vereador Lobinho quer criar a Feira do Produtor
   Valmir homenageia Colônia Japonesa
   Lobinho cria incentivos para IPTU
   Valmir quer Mutirão na zona sul de Caraguá
   Gobetti é convidado para ser Patrono no Módulo
   Vereador Kazon quer exame oftalmológico para bebês
   ACE disponibiliza convênio odontológico aos associados
   Duas pessoas morrem na cidade mais violenta do Litoral Norte
   Seis assaltos com 18 bandidos são registrados no final de semana
   Industriário é roubado e encontra outras vítimas a caminho do B.O.

Ilhabela:
   Equipe de Jiu-Jitsu ficou definida neste final de semana
   Pronto Socorro do Hospital Municipal faz um ano
   Semana de monotipos servirá de "aquecimento" para Semana da Vela

São Sebastião:
   Fecha-bar pode incluir só 3 bairros de São Sebastião
   PM descobre desmanche no sertão do Piavú
   Queimada atinge morro da Olaria mas não ameaça tanques do Tebar
   São Sebastião lança ação nas escolas
   Competições em São Sebastião - Resultados

Ubatuba:
   SuperSurf começa hoje em Ubatuba
   Estrada do Camburi: levantamento concluído
   Ruínas da Lagoinha terá acesso pavimentado
   Filme revive defesa da ecologia em Ubatuba
   Limpeza da estrada da Casanga
   2º Torneio DIMONACO AcquaKids de Natação
   Campanha do Agasalho GEI
   Exposição no Ubatuba Iate Clube

   Carta do Leitor



Caraguá participa do Projeto Orla

Caraguatatuba - Caraguá está participando do Programa de Capacitação de Gestores do Projeto Orla em Ilhabela. O evento visa treinar profissionais de várias áreas de para planejarem as orlas das cidades do litoral
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Auracy Mansano, está participando desde ontem, dia 30 de junho, da segunda fase do Programa de Capacitação de Gestores do Projeto Orla, organizado e patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente. O treinamento acontece até amanhã, dia 2 de julho, no Hotel Ilhabela, no município de Ilhabela.
Esse evento é realizado para atingir as cidades de São Sebastião e Ilhabela, que posteriormente, devem transmitir as informações para Caraguá e Ubatuba, mas por fazer parte do Plano Gerenciamento Costeiro, Auracy Mansano participou da primeira fase da Capacitação e, agora, também da segunda.
De acordo com Mansano, as áreas de urbanismo e turismo de Caraguá serão acionadas para participar do planejamento da orla da cidade. "Esse treinamento visa a definição do cenário atual que temos em nossa orla e também a determinação de que cenário ela deve passar a ter". Segundo ele, serão feitos estudos socio-econômicos e de paisagem de uma forma que a nova reestruturação da orla não prejudique o meio ambiente.
Aproximadamente 25 pessoas estão participando do treinamento, oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente, entre representantes dos municípios do litoral norte, membros do Comitê de Bacias Hidrográficas, Gerenciamento Costeiro e sociedade civil organizada.
Mansano informou que esse treinamento vai gerar a união dos governos municipal, estadual e federal com a sociedade civil para que o planejamento das orlas traga benefícios às cidades litorâneas de todo o Brasil. (Fonte: PMC)

Escola promove 2ª Mostra Caiçara

Caraguatatuba - A EMEF Benedito Miguel Carlota promove a 2ª Mostra Caiçara, no sábado, dia 5, na Praça Irmã Lucila, no Massaguaçu, às 15 horas. O evento faz parte do projeto “Releitura”, desenvolvido na escola. A mostra contará com apresentações de teatro, vitrines vivas, histórias, dança, exposição de trabalhos artísticos e produções escritas pelos alunos envolvidos nas oficinas do projeto. “Tendo como tema a história do povo negro e suas contribuições para a cultura caiçara, os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos ao ar livre com o objetivo de resgatar e divulgar a cultura local para a comunidade”, comentaram os professores Paula Campos Bueno e José Pessoto Neto, idealizadores e responsáveis pelo projeto. (Fonte: PMC)

Vereador Lobinho quer criar a Feira do Produtor
Parlamentar quer área para comercializar produtos locais feitos artesanalmente

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, terá em agosto, um Projeto de Lei que atende aos interesses dos produtores artesanais locais. O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB), protocolou proposta criando a Feira do Produtor. O projeto será lido a partir de agosto e enviado às Comissões Permanentes para análise e parecer.
O Vereador Lobinho quer criar a Feira do Produtor, destinada exclusivamente para venda a varejo, de derivados de industrialização caseira, como hortifrutigranjeiros, leite, pães e doces.
Nas especificações, compreende-se hortifrutigranjeiros as frutas e suas mudas, as flores e respectivas mudas, legumes, inclusive grãos, verduras, ovos, aves, mel e pequenos animais vivos. Quanto aos derivados de leite, a proposta fala em queijo, manteiga, requeijão e o próprio leite in-natura.
No que tange a pães e doces a lei especifica pães, bolos, tortas, geléias e doces em geral e quanto as conservas seriam as compotas e temperos em geral.
Para participar da Feira do Produtor, serão usados produtos fabricados ou industrializados pelo participante, desde que oriundos de sua propriedade. Para gerenciar a Feira, o Executivo criará uma Comissão Organizadora, determinando o seu local e horário de funcionamento. A Feira deverá estar em conformidade com o Código de Posturas do município.
A participação na feira ficará restrita a exigência de prova de sua capacidade como produtor, com a apresentação dos documentos exigidos para tal. Perdem o direito aqueles que venderem mercadoria deteriorada ou adquirida de revenda, fraude na balança, entre outros.
Com isso o Parlamentar espera poder gerar renda e resolver boa parte dos problemas da falta de emprego. "Antigamente Caraguatatuba tinha um Mercado Municipal e a população de baixa renda conseguia comprar alimentos a preços baixos", diz o Vereador. A Feira pode se tornar um ponto turístico no futuro. "O turista poderá ser tornar cliente da Feira, adquirindo produtos como faz costumeiramente nos supermercados ou feiras populares em sua cidade de origem", argumenta.
Em resumo, Lobinho espera poder incentivar o giro do dinheiro, numa época financeira tão problemática. "Se existiu um Mercado Municipal e temos hoje um entreposto de pesca, porque não podemos ter uma Feira do Produtor, que venderá produtos feitos na cidade, de forma artesanal, mais baratos, gerando emprego e renda e acima de tudo, podendo se tornar um ponto turístico?", finaliza o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Valmir homenageia Colônia Japonesa
Parlamentar apresenta Moção pelo Dia do Imigrante Japonês

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, apresentou em Regime de Urgência, Moção de Congratulações pelo Dia do Imigrante Japonês, transcorrido em 18 de junho. A Moção foi aprovada por unanimidade na sessão de 24 de junho, última Sessão Ordinária semanal do semestre.
O último dia 18 de junho marcou o 95º aniversário da imigração japonesa no Brasil, quando o navio Kasato-Maru aportou em Santos, trazendo a primeira leva de imigrantes japoneses ao país. Com um início conturbado na agricultura, onde a falta de condições de saúde e higiene imperava, os imigrantes resolveram que a independência, através da união, seria a melhor maneira de enfrentar os problemas no novo país para conseguirem uma vida melhor.
Em Caraguatatuba a maior entidade representativa da colônia japonesa é a Acrec (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Caraguatatuba), fundada em 9 de julho de 1971, que teve início com 48 imigrantes e hoje tem 66 membros é o fotógrafo Seikichi Yui, de 60 anos e pai de 2 filhos brasileiros, morando no Brasil há 57 anos. O imigrante japonês mais velho na cidade é Kaneyama, com 96 anos e o mais antigo morador japonês da cidade é o comerciante Nagae, do ramo de postos de gasolina, com 77 anos de idade e residente há 60 em Caraguatatuba.
Para Valmir todas as colônias tiveram a sua devida importância para o Brasil e para a cidade. “Se o Brasil é maravilhoso por ter esta mistura de raças, não podemos omitir a influência de cada uma delas na formação de nossa cultura e na história de nossa cidade. Como dizem os japoneses, Banzai!!!!”, exclama o Vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho cria incentivos para IPTU
Vereador quer a troca do pagamento por serviço aos desempregados

Caraguatatuba - O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, protocolou proposta na forma de Projeto de Lei, que cria Programa de Incentivos para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A propositura tem como base resolver o problema da inadimplência do tributo na cidade.
Avaliando a inadimplência da principal via de crédito de Caraguatatuba, que é o IPTU, na ordem de 20%, e a atual crise econômica, que deixou milhares fora do mercado de trabalho, o Parlamentar imaginou uma saída para resolver tanto o problema do desemprego, como o do déficit de caixa da Prefeitura, que inviabiliza obras e pagamentos.
Com base nisso o Parlamentar criou o Programa de Incentivos de IPTU atrasado, que consiste em beneficiar, tanto o Executivo como os devedores, com a Prestação de Serviço para aqueles contribuintes que estiverem em atraso com o tributo, na forma de quitação das dívidas. Através do Conselho de Programa de Incentivos, que será criado por decreto do Prefeito Municipal, serão analisados os pedidos de concessão dos certificados, bem como formular as diretrizes da política pertinente ao programa, submetendo-os a ratificação do prefeito.
Em resumo a propositura diz o seguinte; O contribuinte que estiver em atraso com o seu IPTU, poderá pagá-lo com serviços prestados, dentro do ramo e da categoria que tenha o conhecimento. Um exemplo: Um pedreiro inadimplente poderá pagar o seu imposto com trabalho, em obras que estejam sendo realizadas pela Prefeitura. O tempo de trabalho e o horário diário do serviço serão especificados pelo Conselho do Programa de Incentivos.
Para participar deste Programa de Incentivos, algumas exigências serão feitas, tais como: ser o proprietário do imóvel, não possuir renda superior a 3 (três) salários mínimos e quitar na forma de serviço apenas os débitos quanto ao IPTU, incidente sobre o imóvel.
Para Lobinho todos os problemas podem ser resolvidos, desde que haja vontade política. "De que adianta cobrar repetidas vezes um desempregado, ou fazer acordos que pela falta de emprego ele não poderá cumprir? Se ele pagar com os serviços que saiba executar, a Prefeitura estará recebendo o que o contribuinte deve e mais barato do que se fosse para contratá-lo, tanto na forma temporária, quanto através de uma empreiteira", explica. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Valmir quer Mutirão na zona sul de Caraguá
Vereador pede continuação de operação da SSM pelos bairros da região

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, quer a continuação dos trabalhos de Mutirão feitos pela SSM - Regional Sul, no bairro do Porto Novo. O Parlamentar sugere, através de indicação, a extensão do trabalho no Morro do Algodão e Golfinho.
A SSM (Secretaria de Serviços Municipais), chefiada pelo Vice-Prefeito José Pereira de Aguillar (PPS), através de sua Regional Sul, que compreende do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves até a divisa com São Sebastião, tem realizado diversos trabalhos de manutenção das vias públicas daquela localidade.
Observando o bom trabalho realizado e a necessidade de expandir esta realização, o Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), fez indicação ao Vice-Prefeito, sugerindo que o Mutirão tenha continuidade, agora nos bairros do Morro do Algodão e Golfinho.
O Mutirão teria como base a limpeza de mato, nivelamento e cascalhamento das vias públicas, limpeza e desassoreamento de valas e córregos, coleta de lixo e recolha de entulhos espalhados.
Para o Parlamentar as comunidades necessitam do trabalho tanto quanto o Porto Novo. "O trabalho desenvolvido por Aguillar é de grande qualidade e não poderia deixar de pedir que ele fizesse o mesmo no Algodão e Golfinho, que padecem dos mesmos problemas do Porto Novo", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti é convidado para ser Patrono no Módulo
Presidente da Câmara sente-se honrado em ser chamado para Patrono da Turma de Educação Física

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), foi convidado para ser o Patrono da 1ª Turma de Formandos em Educação Física das Faculdades Integradas Módulo, a se realizar em agosto deste ano. É a primeira vez que Gobetti recebe um convite como este.
A 1ª Turma de Formandos em Educação Física das Faculdades Integradas Módulo fará a sua Colação de Grau em 16 de agosto deste ano, às 19 horas, no auditório "Ângelo Fonseca Nogueira", situado no centro da cidade.
Para o Vereador o convite é visto como uma "grande honraria", assim como um Título de Cidadão ou de Gratidão Caiçara, que anualmente homenageia celebridades e personalidades que tiveram reconhecidos os relevantes serviços prestados à cidade.
Gobetti vê na sua formação esportiva, na sua personalidade política e modo de como está conduzindo o Parlamento Municipal os fatores necessários para o convite. "Sempre fui homem ligado ao esporte, sempre joguei futebol e pratico regularmente Caratê. Já na Câmara tenho pautado minha conduta na democracia, na agilização dos serviços e na busca de melhores condições para a população mais carente", frisou.
Nas cerimônias antigas e mais tradicionais, o Patrono é aquele que acompanha o formando ou doutorando, quando for receber o capelo, que nada mais é do que o chapéu de aba reta com penduricalho. Atualmente o Patrono posta-se na mesa diretora da festividade de Colação de Grau, juntamente com o Presidente da Mantenedora, o Diretor da Faculdade, o Diretor e o Coordenador do curso em questão, além de outros funcionários.
Para Gobetti a felicidade pelo convite é dupla, e grandiosa. "Já fui chamado para ser paraninfo, mas nunca para ser o Patrono. Este convite me deixa ainda mais honrado, pelo fato de estar ocupando atualmente a presidência da Câmara em Caraguatatuba.", relata. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Kazon quer exame oftalmológico para bebês
Medida visa prevenir futuros problemas e reduzir custos para a Secretaria da Saúde nos tratamentos

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei que dispõe sobre a realização de exames oftalmológicos para recém-nascidos na cidade. Na proposta consta a realização de cirurgias, caso haja necessidade.
O Parlamentar quer que os recém-nascidos façam exames oftalmológicos logo depois do nascimento. A técnica utilizada seria a do reflexo vermelho e no caso de constatação de doenças como glaucoma e catarata congênita, haveria a realização de cirurgia no prazo máximo de 30 dias, com a orientação necessária para o tratamento pós cirurgia.
A medida, segundo o Vereador, além de prevenir males congênitos futuros, reduziria gastos futuros com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. "Uma criança com problemas de visão traz gastos e problemas na Educação e na Saúde. No primeiro com aulas especiais, em salas especiais e no segundo, com a aquisição de óculos, cirurgias especiais e tratamentos delicados", explica.
O projeto será lido apenas em agosto e daí, encaminhado para as Comissões Permanentes, sendo que somente após isso será discutido e votado em plenário, durante sessão, que pode ser ordinária ou extraordinária. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

ACE disponibiliza convênio odontológico aos associados

Caraguatatuba - A ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, disponibiliza aos seus associados, vantagens aos conveniados Soesp Odonto. A Soesp é uma unidade de Pronto Atendimento aos sábados na Associação Comercial até às 12h e, também em São José dos Campos aos domingos e feriados.
São mais de 100 profissionais, especialistas em todas as àreas, à sua disposição, nos atendimento personalizado com hora marcada. Além desses benifícios, a Soesp possui Unidade Móvel de Atendimento, consulta livre em todas as áreas de abrangência que inclui o Vale do Paraíba, Litoral Norte, Mogi das Cruzes, mogi Guaçu e Região e não tem carência.
Os planos são acessíveis para os individuais, família e ortodôntico.
A corbetura de 100% sem carência inclui diagnóstico, restauração (obturação), radiografia de canal, canal, odontopediatria (tratamento especializado para crianças), limpeza e remoção de tartaro. Exceto a cobertura de 100% em desconto especial e parcelamento em até 6 vezes iguais.
Plano Ortodôntico com a documentação incluída na mensalidade R$ 72,00 mensais.
Plano Individual R$ 12,00 mensais.
Plano Família R$ 30,00 mensais.
Os interessados deverão entrar em contato com a Associação Comercial no telefone: (12) 3883-1303. (Fonte: ACE)

Duas pessoas morrem na cidade mais violenta do Litoral Norte

Caraguatatuba - Duas pessoas morreram na cidade, que registra recordes em assaltos e homicídios no Litoral Norte, durante o final de semana. Os crimes aconteceram nos bairros com maior índice de criminalidade, que são Perequê-mirim, na noite de sexta-feira e Travessão, na madrugada de ontem.
Por volta das 23h30, José Dias do Carmo, 35 anos, estava pedalando sua bicicleta na rua Princesa Isabel, quando foi atingido por doze tiros, descarregados de dois revólveres calibre 38. Na sua cintura, estava uma arma, do mesmo calibre, municiada com seis projéteis intactos.
Segundo a polícia, a vítima estaria sendo ameaçada de morte e por isso portava um revólver. O corpo dele seguiu para a Bahia, onde seria enterrado.
A vítima, que teria passagens pela polícia, morava sozinha em Caraguatatuba. A Polícia Militar não conseguiu arrolar nenhuma testemunha que tivesse pistas sobre a autoria do crime.
Outro assassinato - Na madrugada de ontem, a vítima de assassinato foi Daniel Carlos Mesquita, 20 anos, atingido com um tiro na cabeça. Sem antecedentes criminais, Daniel foi morto na rua Caraguatatuba, bairro Travessão. Ele morava no mesmo bairro.
A polícia desconhece o motivo do crime, mas suspeita de uma festa que aconteceu no bairro. Daniel deve ter ido ao evento e retornava para casa, já de madrugada, quando foi morto. Ele pode ter se envolvido em alguma briga.
Os dois crimes foram registrados na Polícia Civil de Caraguatatuba, onde o setor de Homicídios apura os motivos e autorias. (Fonte: Imprensa Livre)

Seis assaltos com 18 bandidos são registrados no final de semana

Caraguatatuba - Seis assaltos, que contaram com pelo menos 18 pessoas, foram registrados durante o final de semana na cidade, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de ontem.
O primeiro do final de semana aconteceu no Indaiá. Três homens armados com espingarda, pistola e revólver entraram em uma casa, levando relógio e R$ 300 do dono da residência.
Depois teve roubo na Praia das Palmeiras, com um homem de bicicleta, que levou R$ 90, fugindo rumo ignorado. No sábado, foram dois assaltos, no Pegorelli e Jardim Aruã. No primeiro, quatro bandidos entraram em uma casa e dois ficaram dando cobertura do lado de fora.
Eles levaram dois celulares, vídeo cassete, aparelho de som e R$ 350.
No Jardim Aruã foram três assaltantes que roubaram relógio, jóias, R$ 350 e uma Belina cinza. Do local, onde funciona uma pousada, o trio ainda levou R$ 500 de um hóspede.
No domingo, os assaltantes começaram a agir à luz do dia. Por volta das 15 horas, um trio levou talões de cheques, vídeo-game, quatro celulares e R$ 1,9 mil, após pular o muro e invadir uma casa no Centro.
O último registro foi no Rio de Ouro, onde dois assaltantes roubaram R$ 65 de um segurança. A Polícia Militar foi acionada em todos eles, mas não conseguiu encontrar quaisquer suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Industriário é roubado e encontra outras vítimas a caminho do B.O.

Caraguatatuba - O indústriário L.C.A., 46 anos, presenciou dois crimes na noite de sexta-feira, em intervalos de uma hora e quase no mesmo quarteirão.
Em um deles ele foi a própria vítima, no Jardim Jaqueira, que já foi alvo de reclamação de moradores esta semana, em razão do “abandono” que se encontra.
O outro ocorreu no bairro vizinho, Indaiá, quando L.C.A. se dirigia à polícia para prestar queixa.
A vítima estacionou seu veículo, um Ford Escort, placas IGR-3178, de São Sebastião, na frente da casa de um amigo.
Em questão de cinco minutos, o tempo que o veículo ficou sozinho, e com uma agilidade que o impressionou, ladrões quebraram o vidro, levando toca CD, máquina fotográfica, e uma mochila com todos os documentos pessoais e ainda do veículo, talões de cheques e cartão de crédito.
Indignado e revoltado com o roubo, ele disse que foi a primeira vez que é vítima de um crime. “A pessoa se sente frustrada e impotente diante da invasão de seu patrimônio, que tanto custa ganhar, além da preocupação de ter todos os seus documentos nas mãos dos bandidos”, desabafou.
Roubo - Quando saía para registrar a ocorrência na delegacia, a vítima viu uma movimentação estranha em uma casa no bairro vizinho, Indaiá. “Fui perguntar e soube que assaltantes tinham acabado de sair daquela casa. Foi quase na mesma hora”, destacou.
A filha de L.C.A., de nove anos, que estava com ele, ficou traumatizada. “Ela não conseguiu dormir direito naquela noite. Imagino como fica a vítima de um roubo, quando a violência é maior. O trauma deve ser irreversível”, completou.
Ruas escuras e esburacadas e terrenos abandonados com mato alto foram algumas das reclamações dos moradores, que acreditam facilitar a ação dos ladrões e assaltantes no bairro.
Na ocasião da denúncia dos moradores (reportagem do Imprensa Livre, dia 21 e 22 de junho), o vice-prefeito José Pereira Aguilar garantiu que ainda este ano o bairro estaria recebendo luminárias e asfalto. (Fonte: Imprensa Livre)

Equipe de Jiu-Jitsu ficou definida neste final de semana

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Cultura, Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) e Diretoria de Esportes promoveram no último final de semana, 28 e 29 o 1º Submission interno de Jiu-Jitsu de Ilhabela, que aconteceu na quadra do Perequê e na quadra da Praia Grande. A competição foi coordenada pelo Mestre Rezende e a equipe da academia Prev de Jiu-Jitsu, que distribuiu certificados para todos os participantes.
Cerca de 124 alunos participaram sendo que 92 deles tiveram 100% de aproveitamento e integrarão a seleção de Ilhabela que representará a cidade na 2ª etapa do Livajj – Circuito Vale Paraibano de Jiu-Jitsu que acontece dia 10 de agosto, em Ilhabela e também outros campeonatos da modalidade. O destaque ficou por conta do aluno faixa cinza Hélio Viano dos Santos (Helinho), de 7 anos.
O evento contou com a presença do Prefeito Manoel Marcos, dos vereadores Luiz Lobo, Almir Mariano, além de um grande público que compareceu para prestigiar parentes e amigos. Dona Terezinha de Jesus Ferreira, mãe do prefeito Manoel Marcos, também compareceu para receber o título de “Mãe do ano do Jiu-Jitsu” por toda colaboração e incentivo que dedica ao esporte e a causas sociais.
Colaboraram com o evento os comércios: Supermercado Frade, Supermercado Ilha da Princesa, Mercado do Arno, Zoopharma Rações, Camburi Materiais de Construção e Dagoberto da Câmara dos Vereadores. (Fonte: PMI)

Pronto Socorro do Hospital Municipal faz um ano

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria Municipal da Saúde comemora nesta quarta, dia 2, o primeiro ano da instalação do Pronto Socorro no no prédio do Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior, na Barra Velha. Desde sua mudança do Itaquanduba para o novo endereço são realizados em média de 4600 a 5000 atendimentos mensalmente.
O Pronto Socorro conta atualmente com novos equipamentos como o respirador Microtack instalado na ambulância UTI e com uma incubadora de transporte neonatal. São mantidos um pediatra e dois clínicos nos plantões em média, além de cobertura ortopédica e cirúrgica. O atendimento do PS foi implementado com uma 3ª ambulância no plantão diurno que ajuda o serviço social no transporte das altas hospitalares.
Neste ano que passou queremos enaltecer o trabalho de todos os funcionários que dedicaram – se ao atendimento dos usuários do Pronto Socorro Municipal e colaboraram com o compromisso da administração do Prefeito Manoel Marcos em oferecer serviço e qualidade.
A todos nosso muito obrigado. (Fonte: PMI)

Semana de monotipos servirá de "aquecimento" para Semana da Vela
Evento acontece de 4 a 6 de julho e deverá ter mais de 255 velejadores, divididos em 14 classes

Ilhabela - A 30a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, principal competição náutica da América Latina e que acontece de 12 a 19 de julho, terá como "aquecimento" um dos mais tradicionais eventos de barcos de pequeno porte do país. Trata-se da Semana de Vela de Monotipos de Ilhabela, que também completa 30 anos em 2003 e será realizada de 4 a 6 de julho no Centro de Regatas de Ilhabela (antigo campo de aviação da cidade), no Litoral Norte de São Paulo. Este ano, o evento deverá ter mais de 255 velejadores (se isso acontecer, baterá o recorde da competição, registrado no ano passado). Das 14 classes inseridas na programação, quatro são olímpicas - Tornado, Star, Finn e Laser. Das que terão provas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, estão a Laser, Laser Radial, Snipe e Hobie Cat.
Para participar da Semana de Monotipos, os interessados poderão fazer suas inscrições nos dias 3 e 4 de julho na secretaria do evento. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3896-1091 e 3896-2440 (ramal 31) ou no site www.svmi.com.br. No mesmo dia 4, às 11 horas, acontece a cerimônia de abertura do evento e, às 13 horas, a largada da primeira regata. Nos dias 5 e 6, a primeira regata acontece a partir do meio-dia. Diariamente, estão programadas três provas, mas há possibilidade de serem realizadas quatro regatas por dia.
As classes da competição são as seguintes: Tornado, Star, Laser (categorias Standard, Radial Masculino, Radial Feminino e 4.7), Finn, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, 420, Kite Surf, Day Sayler, Dinghy, Snipe, Holder, Optimist (categorias Mirim, Infantil e Principiante) e Fórmula Wind Surf (categorias Open, Feminino, Júnior, Master e Estreante). As classes Tornado e Holder também bserão válidas para o Campeonato Paulista. (Fonte: PMI)

Fecha-bar pode incluir só 3 bairros de São Sebastião

São Sebastião - O projeto que prevê o fechamento de bares entre 0h e 6h em São Sebastião deve incluir somente os bairros Topolândia, Olaria e Itatinga. A proposta foi discutida anteontem em consulta pública que contou com a participação das polícias Civil e Militar e associações de moradores. O projeto será votado em agosto. O presidente da Associação Comercial e Industrial, Artur Ramirez Balut, disse ser contra o fechamento dos bares. "O fecha-bar vai criar uma discriminação pois ninguém vai investir em uma região considerada violenta." (Fonte: ValeParaibano)

PM descobre desmanche no sertão do Piavú

São Sebastião - A Polícia Militar descobriu na manhã de ontem uma oficina de desmanche de carros ilegal. Ela funcionava no sertão de Piavú, bairro Camburi, na Costa Sul do município.
No local, a polícia encontrou dois veículos já desmontados. Um deles o Fiat Uno, placas DOG-2299, de Ilhabela, foi furtado no dia anterior, em frente à danceteria do Galeão, em Camburi. Ele estava pronto para ser desmontado, revelando a rapidez com que os bandidos desmancham estes carros.
O outro carro era um Uno Mille, placas DEX-5409, de Bragança Paulista. Este foi furtado no último dia 9, quando estava estacionado na frente do shopping de Boiçucanga. Os carros pertencem respectivamente a E.E.S., 32 anos, e E.S.C..
O dono da oficina não foi localizado. Ele teria visto a aproximação policial e conseguiu fugir. A apreensão dos carros foi registrada no 2° Distrito Policial de São Sebastião. A Polícia Militar estava no local atrás de outra ocorrência, quando deparou com a oficina. (Fonte: Imprensa Livre)

Queimada atinge morro da Olaria mas não ameaça tanques do Tebar

São Sebastião - Mais um caso de queimada ocorria ontem no morro da Olaria, região central de São Sebastião. O incêndio na mata começou por volta das 16 horas.
Até às 18h30, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalhavam no local. “A queimada é de grande proporções, mas não apresenta riscos”, disse o chefe da Defesa Civil, Emerson Alonso, excetuando, é claro, os danos ambientais.
Alonso explicou que oito agentes da Defesa Civil iniciaram os trabalhos para extinguir o fogo próximo a casas no morro, o que foi possível. Eles trabalharam para cercar o incêndio a fim de não se aproximar da área do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Petrobras/Transpetro.
Os agentes usavam a chamada vassoura de bruxa, eficiente para abafar e extinguir os focos de incêndio.
O chefe da Defesa Civil explicou que, com o início da noite, a operação ficou impossível, em razão dos riscos para as equipes trabalharem no morro. Ele disse que não havia risco de o incêndio atingir os tanques da empresa, em razão da grande distância.
Por volta das 20 horas, a mata no alto do morro ainda queimava. Era possível observar as chamas, olhando a partir da rua Mansueto Pierotti, ao lado do prédio do Imprensa Livre, na Vila Amélia.
No último domingo, também houve queimada em morro do bairro Porto Grande.
Nesta época, estas ocorrências se agravam por causa da estiagem.
A mata perde umidade e qualquer faísca pode provocar grandes incêndios. Isto significa que as pessoas devem evitar queimar lixo, restos de podas ou simplesmente queimar capim para fins de limpeza de terrenos.
Soltar balões, inclusive, é atitude totalmente irresponsável, assim como jogar ponta de cigarro acesa na mata ou à beira das rodovias. A população pode ajudar denunciando os responsáveis por queimadas à polícia. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião lança ação nas escolas

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião lança na próxima quinta-feira, 3, o programa de prevenção contra as drogas “Se liga” na atitude pela vida! O objetivo da campanha será a conscientização como alternativa para chamar a responsabilidade da sociedade a esta questão, que consistirá, em princípio, em abranger a comunidade escolar e os pais dos alunos.
Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Gislaine Agostini, a primeira escola a desenvolver o trabalho será a Maria da Penha Frúgolli, na Enseada, que conta com ensino compartilhado, ou seja, os alunos de 1ª a 8ª séries, são de responsabilidade do município e 1ª a 3ª séries, do segundo grau, de responsabilidade estadual. Atualmente há cerca de 700 alunos matriculados na Frúgolli.
“Serão palestras de sensibilização ao grupo escolar e ao corpo docente e também teremos atividades culturais, a participação dos pais e gincanas”, disse ela, acrescentando que a ação será mais pontual, já que o objetivo é criar um programa de voluntariado na escola para tratar da conscientização, prevenção e combate ao uso de drogas. O programa se estenderá para toda a rede escolar do município.
Luiz Felipe da Costa Santana, presidente do Comen – Conselho Municipal de Entorpecentes, salientou sobre o problema e disse que o conselho irá trabalhar em parceria neste projeto que será desenvolvido pela secretaria da Educação.
“Será um programa abrangente, onde vamos nos unir para salvarmos os nossos jovens. Estamos lançando uma sementinha e tenho certeza de que muitas vingarão”, explicou a secretária da Educação Irma Sanches.
Segue programação do evento:
Dia 03/06
7h30 preparativos
9h trabalho com as psicopedagogas
10h30 gincana
13h30 preparativos
14h30 trabalho com as psicopedagogas
16h gincana
19h trabalho com as psicopedagogas e AAA
20h45 teatro e depoimento
Dia 04/06
Manhã - palestra com sargento Jorge Gonçalves Carneiro da Polícia Militar sobre conscientização
Tarde - palestra com psicólogo Ricardo do AAA
Noite - palestra com Luís Felipe presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes
Dia 05/06
15h exposição dos trabalhos
16h premiação e show (Fonte: PMSS)

Competições em São Sebastião - Resultados

MALHA - A equipe de malha ganhou de 2X0 no Torneio “João Barba” contra a equipe do Parque da ½ Lua no dia 26 de junho.
Estreou bem a equipe sebastianense de malha no Campeonato Brasileiro, ganhando a primeira partida contra a equipe Progresso de São Paulo, por 2X0 com parciais de:
1ª partida - 208X94 e na 2ª partida de 194X166.
Os destaques pa partida foram Eduardo com 64 pontos e Henrique com 56 pontos.
A chave em que a equipe de São Sebastião está é composta pelas seguintes equipes: Progresso Paulista de São Paulo, Embraer de São José dos Campos, São Pedro de Mogi das Cruzes e classificam-se duas equipes para a próxima fase do brasileiro.
No próximo dia 13 logo após o término dos Jogos Regionais do Interior, a equipe parte direto de Pindamonhangaba para Mogi das Cruzes onde Joga contra a equipe do São Pedro, pelo brasileiro.
O técnico é o “seu Zico” (12 - 9771 4018).
BASKETBALL - A equipe mirim masculina de São Sebastião perdeu a partida contra a FADENP/Atleta Cidadão de S. José dos Campos pelo placar de 65X36. A equipe é comandada pelo técnico Prof.º Ricardo Rosa.
A equipe sebastianense adulta masculina perdeu a primeira partida da final da VI Taça São Paulo de Basketball por 78X72 contra a equipe do Lapa Trail Blazers.
A equipe adulta masculina em um jogo tumultuado e difícil classificou-se neste domingo para a final da XI Taça São Paulo de Basketball, organizado pela L.P.B, vencendo pelo placar de 82X77 a equipe do Lapa Trail Blazer na melhor de três.
Deve jogar logo depois dos Jogos Regionais do Interior contra seu tradicional adversário, a equipe de Cubatão.
O Técnico é o Prof.º Adriano Ruiz (12 - 9145-9745)
VOLLEYBALL - Depois de alguns jogos cancelados pela liga as equipes sebastianenses obtiveram vitórias durante o final de semana.
Sábado contra a equipe de Sorocaba (Objetivo) por 3X0 - juvenil e no domingo contra a equipe Fonte/Campinas por 3X1 - infanto juvenil.
O técnico é Waldemar Talarico.
FUTSAL - A equipe sebastianense conquistou o 1º lugar da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte e disputa contra Santa Bárbara d’Oeste nesta terça feira a melhor de dois resultados para estar entre as 10 melhores seleções do estado de São Paulo na Copa do Estado, onde competirão em Orlândia provavelmente em setembro ou outubro. O jogo foi 4X0 com quatro jogos do artilheiro Renato.sexta-feira
O 1º jogo contra Santa Bárbara d’Oeste foi 5X5 num jogo sensacional, o artilheiro Renato marcou três gols, um de Carlos Eduardo e outro de Thiago e ainda foram expulsos dois jogadores da equipe adversária juntamente com o árbitro.
São Sebastião precisa de uma vitória simples em Santa Bárbara para passar para a próxima fase e se o jogo terminar empatado, a decisão será por pênaltis.
O técnico é o Profº Aristarcho12 - 9144 0670, seu assistente técnico é o Prof.º Cavinatti.
VOLLEYBALL - A equipe juvenil ganhou da equipe do Fonte/Campinas pelo placar 3X1 em jogo valendo pelo Campeonato Paulista, ontem (30 de junho) no ginásio municipal José de Souza “Gringo”. (Fonte: PMSS)

SuperSurf começa hoje em Ubatuba

Ubatuba - A 3ª etapa do SuperSurf 2003 (primeira divisão do Circuito Brasileiro) começa hoje na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Pequenas diferenças separam os líderes dos rankings. Os cabeças-de-chave só estréiam nas fases mais avançadas. No masculino, são 80 surfistas disputando uma Saveiro e, no feminino, 24 atletas brigam pelo prêmio de R$ 5.000. Os campeões da última etapa foram justamente dois surfistas de Ubatuba. Depois das vitórias em Torres-RS, Renato Galvão e Suelen Naraisa agora recebem a elite do surfe nacional em casa. (Fonte: ValeParaibano)

Estrada do Camburi: levantamento concluído

Ubatuba - A Secretaria de Arquitetura e Urbanismo - SAL, da Prefeitura de Ubatuba, conclui o levantamento topográfico da estrada do Camburi, na divisa com Parati (RJ). Os serviços fazem parte de um projeto de recuperação dos trechos críticos da estrada que deverá contar com canaletas para escoamento das águas pluviais em um trecho de aproximadamente 1km . A estrada ,com cerca de 3 km, tem início na rodovia Rio-Santos e termina na vila do Camburi à beira mar. Antes da praia existe um reduto Quilombola em uma área denominada Vila Jambeiro. No último dia 16 de junho , titulares e representantes de entidades ambientalistas estiveram reunidos no gabinete do Prefeito Paulo Ramos para definir uma estratégia visando recuperar o acesso sem prejudicar o meio ambiente, pois a estrada está localizada em área de preservação. O projeto emergencial, que está sendo elaborado pela Prefeitura, será submetido ao IBAMA, DEPRN e Instituto Florestal. (Fonte: ACS-PMU)

Ruínas da Lagoinha terá acesso pavimentado

Ubatuba - Terá início nos próximos dias a pavimentação que dá acesso à Ruínas da Lagoinha, na região Sul do município. Este projeto é uma parceria entre a Prefeitura, iniciativa privada e moradores do local. Serão cerca de mil metros de asfaltamento. A Prefeitura entra com a mão-de-obra e máquinas e os parceiros com a matéria prima. Os empresários proprietários do Hotel Capitanias, João Carlos Faria Basílio e Vera Lúcia Faria Basílio, buscaram junto a Administração Pública uma solução para o asfaltamento da rua que dá acesso ao empreendimento e ao ponto turístico e histórico das Ruínas da Lagoinha.
A parceria foi firmada e já estão disponibilizados o asfalto, a pedra e a bica corrida. Segundo o empresário João Basílio, o investimento foi de cerca de R$ 90 mil. “Este valor foi cotizado com três moradores e mais um empresário do local, sendo que absorvemos cerca de 90% do valor total. É fundamental este tipo de parceria para a solução de problemas e melhorias para todos”, disse Basílio. Os proprietários do Hotel Capitanias são investidores em Ubatuiba há mais de dois anos, onde no local do hotel iniciaram a construção de um condomínio classe “A”, com cerca de 50 casas. (Fonte: ACS-PMU)

Filme revive defesa da ecologia em Ubatuba

Ubatuba - O cineasta Pedro Rovai, produtor do “ Tainá - Uma aventura na Amazônia”, está iniciando as locações em Ubatuba para rodar o “Tainá 2”, aprofundando os temas desenvolvidos no primeiro filme tendo como tema central a educação ambiental junto ao público infantil. A Tietê Produções Cinematográficas estará durante dois meses produzindo o longo metragem dando continuidade ao primeiro lançamento que foi assistido por mais de 2 milhões de pessoas.” O filme mostra aspectos da cultura brasileira, devendo-se destacar o papel da educação ambiental e a preocupação em despertar interesse pela riqueza de nossa biodiversidade”, salientou o ministro Gilberto Gil, da Cultura, ao comentar o projeto. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente também apoia o projeto pois o filme com qualidade,” além de cumprir claro papel de educação ambiental e de despertar interesse pelo nosso imenso patrimônio cultural”, afirma
Para o prefeito Paulo Ramos, é mais uma oportunidade de criar um instrumento de divulgação junto ao público infantil para a defesa da nossa ecologia, e Ubatuba, “com sua imensa área de preservação buscará tirar o máximo de proveito do filme para difundir o conceito de respeito ao meio ambiente no município”. De acordo com os produtores as cenas serão rodadas no rio Poruba, Horto Florestal e Fazenda Capricórnio e o “Tainá 2” já conta com apoio da Petrobrás, Banco Votorantim, BNDES, Grupo Ultra, Eletrobrás, Infraero, Seara Alimentos, Toyobo do Brasil e Columbia Pictures. (Fonte: ACS-PMU)

Limpeza da estrada da Casanga

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura vem realizando a limpeza da Estrada da Casanga que deverá estar concluída até o final da semana. O bairro, reduto tradicional dos artesãos do município, recebe um número maior de visitantes durante os meses de férias que chegam para conhecer o trabalho dos artistas. A melhoria do acesso facilita ainda o acesso dos visitantes durante as festas julinas. (Fonte: ACS-PMU)

2º Torneio DIMONACO AcquaKids de Natação

Ubatuba - Foi realizado com grande sucesso pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer em conjunto com as empresas DiMonaco e Restaurante Drumond, dia 29 de junho, na Piscina Municipal o 2º Torneio DIMONACO AcquaKids de Natação.
Com aproximadamente 300 crianças disputando as 22 provas,o 2º Torneio DIMONACO Acquakids de Natação 2003, foi muito disputado onde as crianças lutaram muito por um lugar no podium.
Os três primeiros colocados de cada prova receberam medalhas, porém por ser um torneio de incentivo para as crianças, todas receberam um certificado de participação. (Fonte: ACS-PMU)

Campanha do Agasalho GEI

Ubatuba - O Grupo Escoteiro Iperoig comunica a todos que está finalizando a CAMPANHA DO AGASALHO/2003. Foram recolhidos cerca de mil peças de roupas entre blusas, camisas, calças e cobertores. O G.E. Iperoig teve a autorização do Fundo Social de Solidariedade do Estado, para que todo o material recolhido fosse entregue em nossa região. Para isso já contatou o Fundo Social de Ubatuba, que irá fazer a distribuição aos necessitados. O G.E. Iperoig agradece a todos que contribuirão na campanha, e aos parceiros:
- SUPERMERCADOS: BR 101, MODELO E DOM VITAL.
- PADARIA GUINZO
- IGREJAS: ÁGAPE, CATÓLICA.
- ESCOLAS: DOMINIQUE, COOPERATIVA EDUCACIONAL.
- RÁDIOS: GAIVOTAS, MARÉ E COSTA AZUL.
- JORNAIS: A CIDADE, A SEMANA E LITORAL VIRTUAL.
- E A TODOS OS ESCOTEIROS E FAMILIARES QUE PARTICIPARAM.

Exposição no Ubatuba Iate Clube

Ubatuba - O Iate clube de Ubatuba realizará uma exposição de artes de O5 de Julho à 03 de agosto de 2003 na sua sede social, onde artistas plásticos e artesãos expoem seus trabalhos. Diariamente das 11.00 às 17.00 horas. O coquetel de abertura será no dia 05 de julho as 21 horas. Sua presença para nos é muito importante.

Carta do Leitor

Desculpar-se é um ato de coragem - Parabéns Jija por sua boa postura ética e moral ao desculpar-se publicamente por um equívico ocorrido em seu Jornal A Semana. São atitudes como esta que nos dá a esperança de ainda haver alguma chance de uma cidade melhor, conduzida por pessoas mais decentes e íntegras. Valeu mesmo!

Bi Mello
Ubatuba, SP


Devastação no Perequê Mirim - Em referencia a publicação da matéria "Denuncia Aponta Crime ambiental no Perequê-Mirim", solicito que seja publicado novamente o texto enviado em 19-03-2003:
Perequê Mirim - Vergonha de Ubatuba - Senhores, gostaria de aproveitar este espaço para alertar as autoridades do que esta acontecendo no Bairro Perequê-Mirim:
Sr. Secretário do Meio Ambiente
Freqüentador de Ubatuba desde 1970 tenho assistindo na ultima década a degradação da região, especificamente, do Bairro do Perequê-Mirim, uma das praias mais lindas de Ubatuba onde famílias podiam freqüentar a praia e desfrutar da linda paisagem que essa praia proporciona.
Problemas:
1 - A praia do Perequê-Mirim esta totalmente poluída e abandonada pelas autoridades. Existem restos de galhos de arvores por toda extensão da praia.
1.1 Motivos da Poluição
Por capricho da natureza existem dois rios, um do lado direito e outro do lado esquerdo despejando águas poluídas no oceano. As casas construídas na beira do rio jogam esgosto sem a menor fiscalização da prefeitura ou da CETESB.
Existe no bairro uma lavanderia (SOMA) que além de poluir o ar e atormentar a vida dos visinhos, ainda despeja no rio água podre que saem de suas caldeiras arcaicas. Com relação a essa lavanderia foram inúmeras as reclamações para a CETESB que também não toma nenhuma providência tanto para despoluir o rio quanto a fumaça que polui o ar.
Condomínios despejam esgoto diretamente na praia do Perequê-mirim.
1.2 Destruição dos Morros
Recentemente um poderoso empresário dono de um morro no bairro começou a destruí-lo com o intuito de construir um condomínio com alvará da prefeitura, começou a vender a terra do morro e no ultimo mês na calada da noite um sabotador botou fogo na vegetação viva do morro. Os moradores através da associação do bairro tentaram salvar o morro, entretanto a força do dinheiro falou mais alto e o morro esta sendo destruído. Agora se espera que a prefeitura acompanhe o projeto de arborização do condomínio, conforme o aprovou.
Subindo o morro pelo acesso da rua Jacatirão, pode-se observar que cada vez mais estão avançando a serra destruindo as arvores e construído
casas.
No ano passado derrubaram arvores no meio da serra este ano surgiram casebres no meio da selva, inclusive com iluminação instalada e muito provavelmente água encanada da Sabesp.
Soluções:
Despoluição dos Rios:
1 - Retomar as obras da rede de tratamento de esgotos no bairro.
2 - Enviar carta a todos os moradores nas localidades beirando os rios proibindo a utilização do rio para jogar esgosto sob a pena de pesadas multas.
3 - Proibir a Lavanderia de Jogar água podre no rio sob pena de pesadas multas.
4 - Proibir a Lavanderia de utilizar carvão/eucaliptos como combustível para aquecer caldeiras, modernizando as caldeiras para utilizar gás ou eletricidade.
5 - Proibir o condomínio da praia da Enseada jogar esgoto na praia do Perequê.
6 - Promover a despoluição da Praia do Perequê-Mirim.
7 - Pelo menos uma vez por semana a prefeitura promover a limpeza da praia.
Desmatamento do Morro
1 - Cadastrar todos os moradores do morro.
2 - Remover todo morador invasor e destruidor da mata, fazendo-o replantar as arvores removidas.
3 - Demarcar as áreas ainda preservadas como proibidas de devastação.
4 - Criar política de ocupação do morro, como por exemplo, o proprietário da terra tem que preservar 65% da mata.
5 - Não permitir a ligação de água e luz para os invasores da mata.
Recentemente recebemos a visita do pessoal do Chile que ficaram maravilhados com a beleza natural da nossa cidade, estive em Vinã Del Mar e recomendo que as autoridades de Ubatuba façam uma visita em retribuição a visita dos colegas chilenos para que possamos implementar as coisas belas da cidade Chilena na nossa cidade de Ubatuba.
Sugestões:
Criar sub-prefeituras com responsabilidade limitada para cada localidade assim destribuida:
Sul Maranduba-Lagoinha
Lazaro - Saco da Ribeira - Perequê-Mirim-Enseada
Toninhas - Praia Grande
Centro Itagua - Perequê-Açú - Ipiranguinha
Norte - Itamambuca - Prumirim - ....
Os sub-prefeitos ficariam com a incumbência de reivindicar junto ao prefeito as benfeitorias do local sob a sua responsabilidade elaborando projetos de melhoria continua da localidade, trabalhando em conjunto com as associações de bairro, tendo acesso ao prefeito sempre que necessário ou através de reuniões com datas pré-definidas.
Acionar as áreas competentes de meio ambiente, ou qualquer outra área da administração pública quando necessário.
(As associações de bairro funciona quando a associação é forte e em muitos bairros de Ubatuba não existem associações que tenham acesso a prefeitura.)
Recursos:
Os recursos para execução das benfeitorias poderão chegar das seguintes fontes:
1 - Negociação da Prefeitura com o Governo do Estado, no que se refere a rede de esgotos.
2 - Definir uma pequena porcentagem do IPTU para benfeitorias do local, isto significa que cada morador que pagar o IPTU uma parte ficaria no próprio local para desenvolvimento da região.
3 - Financiar calçamento de ruas. A prefeitura executa os serviços com terceiros negociando o pagamento na mesma modalidade que financiar os proprietários.
4 - Criar imposto diferenciado para morador e morador eventual.
Se Todos Quiserem Poderemos Fazer de Ubatuba Uma Grande Cidade, Vamos Faze-la (Tiradentes). Estou a disposição do Sr. Prefeito para colaborar no que for preciso.

Pascoal Spinelli Neto
Ubatuba, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Praia do Lázaro

Ubatuba
Praia do Lázaro
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Litoral Virtual

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor