Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 07 de julho de 2003 - Nº 817 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   SEBRAE realiza palestas no Litoral Norte

Caraguatatuba:
   Assaltantes invadem empresa em Caraguá
   Caraguá retoma hoje a apreensão de bicicleta
   Médico de Caraguá denuncia falta de remédio e equipamento
   Secretário culpa os fornecedores
   Caraguá abre oficialmente IV Gincana Estudantil da Solidariedade
   Vereador Lobinho quer criar a Feira do Produtor
   Valmir quer Mutirão na zona sul de Caraguá
   Caratê de Caraguá faz boa atuação em São Roque
   Nossa Caixa disponibiliza AutoCaixa para empresas
   Muito cuidado com os cheques pré-datados

São Sebastião:
   São Sebastião incentiva alunos no combate às drogas
   Prefeitura realiza obra de pavimentação na Costa Norte
   Pavimentação da Avenida Itatinga
   Julião recebe crianças do Centro de Educação Infantil

Ubatuba:
   Índio é detido por vender palmito
   Quilombo em Ubatuba pode virar atração
   Ubatuba realiza obra em parceria com moradores
   Peterson Rosa vence o confronto de líderes em Ubatuba
   Rogério Frediani atende solicitação de bairro

   Carta do Leitor



SEBRAE realiza palestas no Litoral Norte

Litoral Norte - O Sebrae-SP - Escritório Regional do Litoral Norte - em parceria com as associações comercias dos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião promovem no mês de julho, palestras gerenciais voltadas para os empreendedores, tais como:

Ubatuba
Dia 17/07 - Lucratividade, crescer, sobreviver ou morrer
Dia 30/07 - Autônomos, contrato e prestação de serviço
Maiores informaçoes: ACIU (12) 3832.1449

Caraguatatuba
Dia 15/07 - Como divulgar sua empresa
Dia 17/07 - Plano de Negócios para Internet
Dia 22/07 - Administração Competitiva
Dia 23/07 - Plano de Negócios

São Sebastião
DIA 30/07 - Reclamaçoes trabalhistas e contrato de trabalho alternativo
Maiores informaçoes SEBRAE-SP E.R. Litoral Norte (12) 3882.1744. (Fonte: SEBRAE-LN)

Assaltantes invadem empresa em Caraguá

Caraguatatuba - Dois homens armados invadiram por volta das 12h de anteontem uma empresa no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Militar, os assaltantes entraram na firma localizada na rua Izidro Paulino Ferreira e renderam a auxiliar de escritório D.R., 29 anos. A funcionária foi obrigada a entregar para os bandidos R$ 280 em dinheiro e três telefones celulares. O nome da empresa não foi divulgado. Os dois homens fugiram em um veículo onde estava outro assaltante. Até as 16 de ontem, a polícia não havia identificado os ladrões. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá retoma hoje a apreensão de bicicleta

Caraguatatuba - A Ditran (Divisão de Trânsito) da Prefeitura de Caraguatatuba vai retomar hoje a fiscalizacão de ciclistas. Os fiscais vão abordar os ciclistas para orientá-los sobre as medidas corretas no trânsito. Os infratores receberão uma "multa" educativa e, caso sejam reincidentes, eles terão a bicicleta apreendida. Para retirá-la, o ciclista passará por um curso de segurança no trânsito. Na última campanha, foram aplicadas 1.200 "multas" educativas e 60 bicicletas foram apreendidas. (Fonte: ValeParaibano)

Médico de Caraguá denuncia falta de remédio e equipamento
Grupo pede apoio da Câmara para solucionar problemas da rede pública

Caraguatatuba - Um grupo de dez médicos da rede pública de Caraguatatuba denunciou à Câmara falta de remédios e equipamentos de enfermagem nas unidades de Saúde do município e atraso na realização de exames e consultas.
As denúncias foram apresentadas anteontem aos representantes da Comissão Temporária de Saúde da Câmara.
Os médicos alegaram que a falta de estrutura está dificultando o atendimento à população. A cidade tem 43 médicos na rede e 11 unidades de saúde que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
"O médico não pode acompanhar o tratamento dos pacientes pois exames como biopsia, que são feitos em outra cidade, demoram entre 3 e 6 meses para serem concluídos", disse o vereador Aurimar Mansano (PTB), presidente da comissão.
Ele afirmou que também existe reclamação de demora do atendimento das ambulâncias. "Várias vezes a ambulância demora para sair do centro e atender os pacientes dos bairros das regiões norte e sul", disse.
A comissão de saúde vai preparar um relatório sobre os problemas apresentados pelos médicos para encaminhar à Secretaria de Saúde de Caraguá e para o prefeito, Antônio Carlos da Silva (PSDB).
Em 90 dias representantes da prefeitura, médicos e a comissão voltam a se reunir para apontar as possíveis soluções na rede.
O secretário de Saúde de Caraguá, Pedro Norberto, afirmou que a falta de medicamentos e materiais é decorrente de problemas com fornecedores. Segundo ele, a situação deve permanecer por mais 60 dias (leia texto nesta página).
REMÉDIOS - O ginecologista Espina Júnior, que trabalha da rede pública, afirmou que medicamentos para hipertensão, diabetes, vitaminas para gestantes, antibióticos e remédios de uso contínuo estão em falta nos postos de saúde do município.
Segundo ele, as unidades também não possuem vários equipamentos de enfermagem como pinças, bisturi elétrico, entre outros, e que os aparelhos que apresentam com defeitos demoram muito para retornar da manutenção.
"Essa situação atrapalha o atendimento aos pacientes, inclusive para dar continuidade ao tratamento dos pacientes", disse o médio.
Outra questão discutida na reunião dos médicos e vereadores, foi o pagamento dos médicos da rede pública, que recebem mensalmente em torno de R$ 1.300.
"Os funcionários que têm dez anos na rede ou um ano estão ganhando o mesmo salário", disse Espina Júnior.
A balconista de Caraguá, Thaís Domingues, 19 anos, disse espera até dois meses para conseguir uma consulta médica com especialista na rede pública. Ela afirmou também que já precisou de um remédio e não encontrou nas unidades de saúde. (Fonte: ValeParaibano)

Secretário culpa os fornecedores

Caraguatatuba - O secretário de Saúde de Caraguatatuba, Pedro Norberto, disse que a falta de medicamentos e equipamentos de enfermagem se deve a problemas com fornecedores. Ele afirmou que algumas compras realizadas nos últimos meses foram canceladas por distribuidores por causa da oscilação do dólar.
"Os fornecedores não aceitaram o valor anterior dos produtos combinado com prefeitura e tivemos que fazer novos pedidos. Os medicamentos de emergência e de uso contínuo estão sendo comprados, mas até normalizar a situação devemos levar até 60 dias", disse.
Segundo Norberto, a secretaria está estudando uma forma de agilizar as consultas e eliminar as filas de espera nas unidades de saúde de Caraguá. Ele afirmou que alguns exames deverão ser realizadas por laboratórios da cidade para evitar a demora.
"A rede tem uma demanda excessiva de exames. Estamos contratando serviços do próprio município para agilizar o resultados. O tempo de espera para a consulta também deve ser reduzido nos próximos meses", disse o secretário. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá abre oficialmente IV Gincana Estudantil da Solidariedade
Caraguatatuba realizará a abertura oficial das ações de arrecadação de alimentos da Gincana da Solidariedade TV Vanguarda no feriado do dia 9.

Caraguatatuba - A escola sede (Colégio Objetivo) da IV Gincana Estudantil da Solidariedade TV Vanguarda em Caraguatatuba estabeleceu uma parceria com o supermercado Silva Indaiá para realizar a abertura oficial da competição na cidade. A idéia é levar cerca de 50 alunos para o estacionamento do supermercado com o objetivo de incentivar as pessoas a doarem alimentos no ato de suas compras.
Na primeira etapa da Gincana, que acontece em duas fases, as cidades participantes deverão entregar arroz e macarrão. Essas fases acontecerão no Ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba, no dia 23 de agosto, e na Associação dos Empregados do Comércio de Taubaté, no dia 13 de setembro. Todo o alimento arrecadado retorna para entidades assistenciais do município, após a contagem dos pontos.
A disputa é dividida em três chaves. Na Chave 1, estão as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Bragança Paulista e Atibaia. A Chave 2 é composta por Caçapava, Caraguatatuba, Taubaté e Pindamonhangaba e pela Chave 3 disputam Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Cruzeiro. De cada chave, são classificadas duas cidades, então, a essas seis finalistas é solicitada a arrecadação de açúcar.
Caraguá se classificou em terceiro lugar no ano passado e não passou para a segunda etapa da Gincana.
A ação de abertura oficial acontecerá no feriado de 9 de julho, quarta-feira, a partir das 10h30, no Supermercado Silva Indaiá, que fica no trevo de entrada de Caraguá. Colabore! (Fonte: PMC)

Vereador Lobinho quer criar a Feira do Produtor
Parlamentar quer área para comercializar produtos locais feitos artesanalmente

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, terá em agosto, um Projeto de Lei que atende aos interesses dos produtores artesanais locais. O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB), protocolou proposta criando a Feira do Produtor. O projeto será lido a partir de agosto e enviado às Comissões Permanentes para análise e parecer.
O Vereador Lobinho quer criar a Feira do Produtor, destinada exclusivamente para venda a varejo, de derivados de industrialização caseira, como hortifrutigranjeiros, leite, pães e doces.
Nas especificações, compreende-se hortifrutigranjeiros as frutas e suas mudas, as flores e respectivas mudas, legumes, inclusive grãos, verduras, ovos, aves, mel e pequenos animais vivos. Quanto aos derivados de leite, a proposta fala em queijo, manteiga, requeijão e o próprio leite in-natura.
No que tange a pães e doces a lei especifica pães, bolos, tortas, geléias e doces em geral e quanto as conservas seriam as compotas e temperos em geral.
Para participar da Feira do Produtor, serão usados produtos fabricados ou industrializados pelo participante, desde que oriundos de sua propriedade. Para gerenciar a Feira, o Executivo criará uma Comissão Organizadora, determinando o seu local e horário de funcionamento. A Feira deverá estar em conformidade com o Código de Posturas do município.
A participação na feira ficará restrita a exigência de prova de sua capacidade como produtor, com a apresentação dos documentos exigidos para tal. Perdem o direito aqueles que venderem mercadoria deteriorada ou adquirida de revenda, fraude na balança, entre outros.
Com isso o Parlamentar espera poder gerar renda e resolver boa parte dos problemas da falta de emprego. "Antigamente Caraguatatuba tinha um Mercado Municipal e a população de baixa renda conseguia comprar alimentos a preços baixos", diz o Vereador. A Feira pode se tornar um ponto turístico no futuro. "O turista poderá ser tornar cliente da Feira, adquirindo produtos como faz costumeiramente nos supermercados ou feiras populares em sua cidade de origem", argumenta.
Em resumo, Lobinho espera poder incentivar o giro do dinheiro, numa época financeira tão problemática. "Se existiu um Mercado Municipal e temos hoje um entreposto de pesca, porque não podemos ter uma Feira do Produtor, que venderá produtos feitos na cidade, de forma artesanal, mais baratos, gerando emprego e renda e acima de tudo, podendo se tornar um ponto turístico?", finaliza o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Valmir quer Mutirão na zona sul de Caraguá
Vereador pede continuação de operação da SSM pelos bairros da região

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, quer a continuação dos trabalhos de Mutirão feitos pela SSM - Regional Sul, no bairro do Porto Novo. O Parlamentar sugere, através de indicação, a extensão do trabalho no Morro do Algodão e Golfinho.
A SSM (Secretaria de Serviços Municipais), chefiada pelo Vice-Prefeito José Pereira de Aguillar (PPS), através de sua Regional Sul, que compreende do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves até a divisa com São Sebastião, tem realizado diversos trabalhos de manutenção das vias públicas daquela localidade.
Observando o bom trabalho realizado e a necessidade de expandir esta realização, o Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), fez indicação ao Vice-Prefeito, sugerindo que o Mutirão tenha continuidade, agora nos bairros do Morro do Algodão e Golfinho.
O Mutirão teria como base a limpeza de mato, nivelamento e cascalhamento das vias públicas, limpeza e desassoreamento de valas e córregos, coleta de lixo e recolha de entulhos espalhados.
Para o Parlamentar as comunidades necessitam do trabalho tanto quanto o Porto Novo. "O trabalho desenvolvido por Aguillar é de grande qualidade e não poderia deixar de pedir que ele fizesse o mesmo no Algodão e Golfinho, que padecem dos mesmos problemas do Porto Novo", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caratê de Caraguá faz boa atuação em São Roque
Equipe do Projeto Karatê na Escola tem apoio do Vereador Gobetti

Caraguatatuba - Os alunos do Projeto Karatê na Escola conseguiram uma boa colocação no 5º Campeonato Paulista de Kyokushinkaikan, realizado na cidade de São Roque, no interior do estado no último domingo, dia 29 de junho. O projeto tem o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS).
O Projeto Karatê na Escola tem a parceria das Secretarias Municipais da Educação e dos Esportes em Caraguatatuba, para a formação esportiva de alunos do Ensino Médio. Ministrado pelo sensei Gualberto Villarroel as aulas são dadas principalmente nas escolas da zona sul.
O 5º Campeonato Paulista de Kyokushinkaikan foi realizado em São Roque, no dia 29 de junho, no Ginásio Poli Esportivo Municipal, com a participação de mais de 18 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, incluindo uma delegação Chilena, com aproximadamente 200 atletas. A delegação de Caraguatatuba contou com 8 atletas e na ocasião, foi feito o convite para participar, em agosto, do desafio Minas-São Paulo na modalidade.
Caraguatatuba participou em 4 (quatro) categorias, com boas colocações em cada uma delas. No Infantil Absoluto Pesado, o campeão foi Alexandre Barros. No Juvenil Avançado Leve o terceiro lugar ficou com Gualberto Villarroel Jr e o quarto lugar com Sonny Villarroel dos Santos.
Na categoria Adulto Colorida Iniciante Leve a quarta colocação ficou com Guilherme da Costa Jr e na categoria Feminino Absoluto Pesado Caraguá ficou com o quarto lugar no pódio, com a atleta Simoni Dias de Oliveira.
Para o Vereador Gobetti torneios como esse qualificam a equipe e pontuam de experiência os atletas. "Com base no treinamento feito e na experiência adquirida nos torneios, formaremos no futuro o time olímpico brasileiro de Caratê", prevê com entusiasmo o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Nossa Caixa disponibiliza AutoCaixa para empresas

Caraguatatuba - O Banco Nossa Caixa, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo e as Associações Comerciais de São Paulo, numa parceria inédita, estão implantando o AutoCaixa em estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo, credenciados como correspondentes bancários, oferecendo ao público, novas alternativas para o pagamento de contas (água, luz, gás e telefone) e outros serviços.
O AutoCaixa foi desenvolvido para facilitar e democratizar o acesso da população aos serviços bancários e oferecer aos comerciantes novas oportunidades de negócios, proporcionando maior fidelização e fluxo de pessoas nos seus estabelecimentos, além de outras ventagens como:
- Melhoria e ampliação dos serviços oferecidos aos clientes garantindo maior fidelização.
- Aumento do fluxo de pessoas no seu estabelecimento e o conseqüentemente, o aumento das oportunidades de negócios.
- O equipamento pode também ser utilizado como impressora de cheques e para consultar cheques recebidos.
- Recuperação do investimento inicial através da remuneração e da diminuição da inadimplência pela consulta de cheques.
Adquirir o equipamento para a instalação do AutoCaixa é muito fácil. Você pode alugar ou comprar, através da Associação Comercial de São Paulo, pagando à vista ou financiando pelo Banco Nossa Caixa.
Para maiores informações, consulte o site: www.nossacaixa.com.br, procure uma agência Nossa Caixa ou envie um email para: autocaixa@nossacaixa.com.br - (Fonte: ACE)

Muito cuidado com os cheques pré-datados

Caraguatatuba - A intensificação do uso de cheques pré-datados em todo o País tem constituído num excelente tema de meditação para os estelionatários.
Uma nova forma de golpe começa a ser aplicado no comércio, e é muito provável que muitos lojistas já estejam sendo vítimas .
O golpe é aparentemente simples, mas a solução é complicada.
Trata-se do seguinte: o estelionatário aproveita as ofertas das lojas que propõem venda com pagamento em parcelas mediante recebimento de cheques pré-datados.
Compra, paga com cheques e leva a mercadoria. Aproximadamente, quinze dias antes do vencimento do primeiro cheque pré-datado, ele se comunica com a loja, simulando uma viagem ao exterior ou qualquer outro motivo relevante, e diz-se disposto a resolver suas pendências, pedindo ao lojista que deposite o seu cheque de imediato. O lojista, satisfeito, concorda com a solicitação do estelionatário, e deposita o cheque que, contudo, não é compensado, voltando pela alínea 11 (falta de fundos).
O golpista comunica-se, novamente, com a loja, desculpando-se e alegando ter havido um lapso qualquer de controle da conta e solicita que o cheque seja apresentado, dizendo que a situação já foi normalizada junto ao banco.
Enquanto isso, ele tenta realizar diversas operações com terceiros, envolvendo valores, efetivação de negócios, etc., e por não poder concretizá-las em virtude da devolução de seu cheque, previne-se de provas documentais.
O cheque que foi reapresentado e devolvido pela alínea 13 (conta encerrada).
O golpista alcança, conseqüentemente seu objetivo que é entrar com uma ação de perdas e danos contra o lojista, calçados nos documentos que possui, pela não realização de negócios com terceiros, exigindo uma indenização elevada.
Para tanto, alega e comprova que seu cheque foi depositado antes da data aprazada, culminando com o encerramento de sua conta.
Está armada a confusão...
Conseqüentemente, os lojistas devem estar atentos a essa prática e sempre que algum emitente de cheques pré-datados autorizar a apresentação antes da data combinada, que faça por escrito. (Fonte: ACE)

São Sebastião incentiva alunos no combate às drogas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião iniciou ontem, dia 3, na escola Maria da Penha Frúgolli, na Enseada, o programa de prevenção contra as drogas: “Se liga” na atitude pela vida!
A campanha envolve os alunos de 6ª à 8ª séries, nos períodos da manhã, tarde e noite e tem o objetivo de conscientizar e mostrar a responsabilidade para sociedade sobre esta questão, que consistirá, em princípio, em abranger a comunidade escolar e os pais dos alunos.
Na abertura do evento, as psicopedagogas Gislaine da Silva Correa, Nanci Pereira, Carmem Silvia de Moraes e Rita Pinheiro, realizaram uma palestra sobre: “Afeto e limites na relação pais e filhos”. Os alunos também participaram de uma gincana, onde puderam desenvolver tarefas envolvendo temas como, conscientização, prevenção, respeito, limites e amor. Para cada período foi programada uma abordagem diferente para o assunto.
Para o professor Josimar Hermano de Souza, da Secretaria da Educação, o mais importante é que o assunto droga será tratado pela conscientização de que os jovens devem respeitar-se. “Se cada um respeitar a si próprio, não terão o desejo de usar algo que estraga seu corpo e sua vida”, disse.
Os alunos do período noturno, também participaram da palestra com integrantes do AAA – Associação dos Alcoólatras Anônimos do Estado de São Paulo, sede de São Sebastião e também assistiram a uma apresentação teatral com a participação dos próprios alunos da escola.
Hoje, teve a palestra com o sargento da Polícia Militar, Jorge Gonçalves Carneiro, que falou sobre conscientização. Na parte da tarde, o psicólogo Ricardo Souza Moreira dos Santos, faz uma palestra sobre: “Auto-Estima, como vai você?” e, no final da tarde, haverá a gincana. Às 19 horas haverá a palestra com a sargento Sônia Ribeiro Gonçalves, da Polícia Militar.
No sábado, os alunos farão um pedágio, onde entregarão mensagens de amor, paz, justiça e fraternidade aos motoristas que estiverem transitando pelo km 222, da Avenida Manoel Hipólito do Rego / SP-55, na Enseada, às 15 horas.
Ainda no sábado, acontece o encerramento das atividades, com exposição dos trabalhos realizados pelas equipes vencedoras, mostra de todo material realizado durante a semana, premiação da gincana e show com dupla Denis e Cleyton. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza obra de pavimentação na Costa Norte

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião deu início, esta semana, na pavimentação da avenida Machado de Assis e de sua extensão – rua Camões Couto Magalhães - via principal mais antiga do bairro da Enseada (divisa com o Canto do Mar), na Costa Norte do município, por onde passa o ônibus “Expressinho”. Ontem, 4, o prefeito Paulo Julião - juntamente com o vereador e vice-presidente da Câmara, João Barreto, o diretor da regional Costa-Norte, Rui Vidal e o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, esteve vistoriando o local.
A obra, que está sendo realizada pela Serveng-Civilsan S.A., faz parte de um projeto conquistado pelo atual prefeito Paulo Julião na época em que foi deputado. “Antes de Paulo Julião, não foi feita nenhuma melhoria no bairro. A pavimentação vai diminuir os acidentes”, disse o vereador João Barreto.
Segundo o diretor da regional Costa Norte, Rui Vidal, a expectativa tanto da prefeitura quanto dos moradores é muito grande. “O calçamento vai melhorar a qualidade de vida da comunidade, e a limpeza e a manutenção serão mais fáceis”, disse Vidal.
O secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, acredita que a comunidade está muito satisfeita com a obra. “É um compromisso do prefeito com a comunidade, não só dessa rua como das adjacentes, que em breve receberão estes benefícios também”, contou.
Segundo o prefeito Paulo Julião, com a pavimentação a comunidade será beneficiada com um transporte mais rápido e com mais conforto, além de ganhar mais uma via de circulação e acesso ao bairro. Ele informou que em frente a esta rua será instalado um portal e uma rotatória, que facilitará o acesso ao local. “O portal abrigará um Centro de Informações e um espaço para Segurança e Saúde. É uma estrutura que vai marcar a entrada de São Sebastião e esses bairros tradicionais importantes da cidade, principalmente, Canto do Mar, Enseada e Jaraguá. A população pode ter certeza de que muita coisa ainda será feita por aqui.”
Ainda segundo Julião, o trecho da estrada entre Caraguatatuba e Enseada será duplicado e uma ciclovia vai atender toda a população neste trecho.
Outras ruas dos bairros Jaraguá, Enseada e Canto do Mar, na Costa Norte, já receberam pavimentação. Foram implantados 4,7 mil metros quadrados de asfalto nas ruas Guilherme de Almeida, Carreador da Enseada, São João Batista, Tanabi, Felinto de Almeida, Rua das Hortênsias, Osvaldo de Andrade, Valdomiro Peixoto de Oliveira, Rua do Parque, Euclides da Cunha e Carlos Gomes. Este projeto inclui a colocação de guias e sarjetas nos locais que já passaram pelas obras para implantação de saneamento básico.
As ruas Machado de Assis e Camões Couto Magalhães, não estão incluídas na primeira fase da implantação do sistema de esgoto, que está sendo realizada lentamente pela Sabesp nessa região. Segundo o prefeito, elas fazem parte de uma segunda etapa. “Vamos tentar desenvolver um projeto de esgoto pela calçada, para não ter que alterar a pavimentação, que é uma obra de primeiro mundo. Essa obra, que será entregue no prazo de 45 dias, é para durar até vinte anos e é digna do povo sebastianense”, finalizou Julião. (Fonte: PMSS)

Pavimentação da Avenida Itatinga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está refazendo a pavimentação no final da avenida Itatinga que estavam danificadas. Esta recuperação devolveu o tráfego de veículos ao local possibilitando, agora, subida de caminhões de entrega e serviços essenciais.
Com os bloquetes retirados da avenida, a comunidade está recuperando quatro vielas no local como, por exemplo, as vielas Projetada e Jaconias Caruzo. Além dos bloquetes, a Prefeitura também cedeu aos moradores o restante do material necessário para a obra, como as guias, cimento e areia.
Neste trabalho de parceria entre a administração pública e os moradores do Itatinga também está incluído a construção do muro e alambrado do campo de futebol do local, onde a Prefeitura entrará com o material necessário e a comunidade com a mão de obra. (Fonte: PMSS)

Julião recebe crianças do Centro de Educação Infantil

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, recebeu na última quinta-feira, 3, em seu gabinete quatro crianças do Centro de Educação Infantil “Associação Sebastianense de Promoção Social”. As crianças vieram entregar ao prefeito o convite para a Tradicional Festa Junina da entidade, que acontecerá no próximo sábado, dia 5, às 19 horas.
O Centro de Educação Infantil fica na rua Cidade de Santos e tem como diretora Claudete Maria de Jesus. (Fonte: PMSS)

Índio é detido por vender palmito

Ubatuba - Um índio da aldeia Corcovado de Ubatuba foi detido anteontem por vender palmitos no mercado da cidade. Segundo a Polícia Civil, o índio estava com cerca de 30 peças de palmitos que foram extraídas ilegalmente do Parque Estadual da Serra do Mar, próximo da aldeia. O índio, que não teve o nome divulgado, foi detido pela Polícia Ambiental e encaminhado para a delegacia. No local, ele foi liberado após ter assinado um termo de compromisso que proíbe a extração de palmitos na região. O produto foi doado para entidades assistenciais. (Fonte: ValeParaibano)

Quilombo em Ubatuba pode virar atração

Ubatuba - A comunidade do quilombo da Caçandoca, em Ubatuba, vai se transformar em uma área turística. A idéia é do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), que estará realizando na segunda-feira um curso de monitor de turismo ecológico para 15 pessoas da comunidade.
Segundo o coordenador regional do instituto, José Roberto Andrion, a proposta é divulgar as atrações do quilombo como as trilhas, praias e as ruínas da antiga fazenda de escravos.
No local, vivem em torno de 30 famílias. O quilombo é visitado por várias pessoas que vão até as praias vizinhas. A área possui vegetação exuberante. A comunidade está construindo um salão e uma cozinha para atender os visitantes.
"Estamos ainda na fase de readequação do projeto para que possamos em breve divulgar a região. A nossa idéia é receber turistas e excursões de escolas. Os futuros monitores vão trabalhar nessa atividade", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba realiza obra em parceria com moradores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba planeja começar na próxima semana as obras de pavimentação de um quilômetro da estrada da Lagoinha. A obra será realizada em parceria com o Hotel Capitanias e moradores. O investimento é de R$ 90 mil. A prefeitura se responsabilizou pela mão-de-obra e maquinário e a iniciativa privada pelo material. A prefeitura também vai recuperar trechos da estrada do Camburi, na divisa com Parati (RJ), e colocar canaletas para escoamento de águas pluviais no local. O levantamento topográfico foi concluído esta semana. (Fonte: ValeParaibano)

Peterson Rosa vence o confronto de líderes em Ubatuba

Ubatuba - Com uma pontuação idêntica à da sua estréia nas ondas da Praia de Itamambuca, o paranaense Peterson Rosa ganhou o confronto de líderes do SuperSurf 2003 nas oitavas-de-final da 3ª etapa em Ubatuba, ontem pela manhã. Com notas 9,5 e 7,5, o tricampeão brasileiro derrotou o cearense Lucinho Lima, totalizando os mesmos 17,00 pontos registrados em sua vitória sobre o catarinense James Santos na sexta-feira. Ainda ontem seriam definidos os semifinalistas das categorias masculina e feminina e as finais hoje foram antecipadas, estando previstas para ocorrer por volta das 12 horas. (Fonte: ValeParaibano)

Rogério Frediani atende solicitação de bairro

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani(PTB) esteve na última quarta-feira, dia 02 de julho, no bairro do Perequê Mirim para uma reunião com moradores. Através de um abaixo assinado, os mesmos reivindicaram ao vereador a colocação de um médico ginecologista no posto local. Frediani protocolou o documento que foi entregue diretamente ao secretário de saúde Dr. Carlos Fragnan que prometeu atender a reivindicação.

Carta do Leitor

Falta de Comunicação Telefônica - Acidentes ocorrem, mas quem vai se responsabilizar? Não basta uma simples explicação, é necessário assumir a responsabilidade perante uma cidade inteira sem comunicação, em plena era da internet, que não pode fazer suas operações financeiras via internet, e lembremos que uma cidade turística tem na quinta-feira seu principal dia de comunicação com turistas.
Esperamos que nossa indignação seja transmitida para alertar aos responsáveis que não basta projetar aumentos de preços indevidos.

Marco Antonio Ruggiero
Ubatuba, SP


Pane nos Telefone de Ubatuba - Prezado Senhor. Gostaria de saber, como todas as pessoas gostariam, o que tem acontecido com os telefones em Ubatuba, com várias interrupções de horas, nestes últimos dias. Acredito que se não houver uma explicação lógica, é caso de grandes penalidades para a Cia, que agora se chama "VIVO"(?)

Luis O F Schmutzler
Ubatuba, SP

Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Barra da Praia Dura

Ubatuba
Barra da Praia Dura
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Gianni Parziale

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor