Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 10 de julho de 2003 - Nº 819 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Lutas marciais garantem o maior número de medalhas para o litoral

Caraguatatuba:
   Ministério Público exige demolição de 19 casas no Marina New Port
   IV Gincana Estudantil da Solidariedade TV Vanguarda
   Projeto SOS Bombeiros forma sua primeira turma em Caraguá
   Aguilar toma posse nesta sexta-feira na Câmara
   Agenda de Eventos Caraguá
   RIPC oferece mais dois serviços para consulta ao SCPC

Ilhabela:
   Semana de Vela aquece comércio da cidade
   Ilhabela vota 3 projetos em sessão extra
   Estudantes viajarão no navio veleiro da Marinha Cisne Branco
   Ilhabela marca presença no Copa São Paulo de Downhill

São Sebastião:
   Costa dos Alcatrazes faz evento gastronômico em Boiçucanga
   Deficientes físicos dão show na natação e conquistam 8 medalhas
   São Sebastião troca arma de brinquedo por livro
   Operário morre atropelado em rodovia
   Dise prende traficante na porta de escola em Boiçucanga

Ubatuba:
   Fundart abre inscrições para curso de violão
   Rádio Gaivota FM comemora seu 1º ano de atividade

   Carta do Leitor



Lutas marciais garantem o maior número de medalhas para o litoral

Litoral Norte - O Litoral Norte já soma em quatro dias de competições dos jogos 16 medalhas. São Sebastião continua sendo a melhor qualificada, computando 11 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.
A vedete foi a conquista da medalha de ouro pelo atleta Warlei Ferreira, no Tae Kwon Do, na categoria até 68 Kg. No geral masculino a equipe conquistou o terceiro lugar.
Além do ouro nessa modalidade, a comemoração foi pela conquista das medalhas de prata nas modalidades tênis de campo masculino, com os atletas Ruiz Guilherme Campos e Vagner Nascimento e no feminino, com as tenistas Bruna Cunha e Teliana Santos Pereira.
A terceira medalha de prata do dia foi conquistada no tênis de mesa feminino, com a dupla Tatiane Gonçalves e Patrícia Ono.
Hoje é dia de mais medalha para São Sebastião, que disputa o ouro contra a equipe de São José dos Campos, na modalidade malha.
Ainda com chances de medalha, o tênis de mesa masculino livre foi classificado para as semifinais após vencer a equipe anfitriã por 3 a 0.
Bem nos Jogos Regionais está a equipe de handebol masculino, que desta vez venceu a equipe de Itaquaquecetuba por 21 a 16 e continua com chances de medalha, assim como as equipes de vôlei masculino e feminino e basquete masculino e feminino.
Além dessa medalha, São Sebastião já conquistou outra de ouro no tênis de mesa, uma de prata no xadrez e cinco de bronze, sendo a maioria no judô.
Até ontem à noite São Sebastião estava na 5ª colocação dos Jogos Regionais, tanto na classificação geral, como no quadro de medalhas. A meta da delegação sebastianense é ficar entre as quatro melhores da competição.
A delegação da cidade conquistou duas medalhas de bronze em Pinda, sendo uma no Tae Kwon Do e outra no basquete feminino, categoria sub-21.
O atleta Alexandre Appes faturou a primeira medalha da cidade na categoria middle (acima de 68 Kg). Já as meninas do basquete venceram a equipe de Taubaté na disputa do bronze, pela diferença de nove pontos.
A cidade ocupa o 10º lugar no quadro geral, com nove pontos. No quadro de medalhas, a cidade está na 13ª posição, computado o bronze do Tae Kwon Do. Com o resultado do basquete feminino, a delegação poderá subir algumas posições na tabela.
O chefe da delegação Luiz Cláudio Santos destaca ainda com chances de medalha as equipes de basquete e voleibol masculino, que disputam as semifinais dos Jogos. Outras modalidades com perspectivas de medalha são vôlei e futebol feminino.
Mesmo com o alto nível de competidores na natação, a cidade conseguiu dois quartos lugares ontem. Hoje as disputas continuam e a cidade vai competir em várias categorias.
Santos considera os resultados preliminares bons, superando as expectativas. “Eles estão representando bem a cidade”, disse.
A capital da Vela parece que vai se tornar a capital do Tae Kwon Do. Os atletas Luana Beatriz (categoria fly – faixa preta) e Marilzon de Freitas (categoria heavy - faixa preta) conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Com os resultados, a cidade passa a ocupar a 21ª colocação na classificação geral, com dois pontos. No quadro de medalhas a cidade ocupa a 11ª posição.
Ainda com chances de medalhas, Ilhabela aposta suas fichas nas equipes de futebol de campo masculino, que está na segunda fase da competição.
Os membros da delegação consideram os resultados bons, pois a maioria dos atletas tem entre 14 e 17 anos e foi aos Jogos Regionais para adquirir experiência.
A delegação da cidade comemorou muito ontem a conquista da primeira medalha no tênis de mesa. Os atletas Jeferson e Renan venceram na disputa de terceiro lugar a dupla de Caçapava.
Segundo os membros da delegação, a medalha foi muito comemorada pois, segundo eles, a cidade realiza um trabalho de base forte.
Com o resultado, Ubatuba ocupa a 18ª colocação, com três pontos. No quadro de medalhas, a cidade está na 13ª posição.
A cidade também vai brigar por mais uma medalha de bronze, desta vez no tênis de campo sub-21 masculino, onde a dupla Thiago e Giovani enfrenta uma dupla de Taubaté.
A promessa de mais medalhas, de acordo com os membros da delegação, pode vir hoje com as disputas na competição de caratê.
Ubatuba levou para Pindamonhangaba 13 caratecas, que pretendem conquistar pelo menos três medalhas.
Outra modalidade que sonha com medalhas nestes Jogos Regionais é a capoeira, que levou 8 capoeiristas para a disputa, que começa a partir de amanhã.
Nos jogos coletivos, as equipes de vôlei masculino e feminino sub-21 ainda lutam pela classificação e, conseqüentemente, disputam medalhas.
Na segunda fase, o feminino perdeu a primeira partida para Suzano por 2 a 0 (25/8 e 25/6). As próximas partidas serão contra as equipes de Caraguatatuba e Lorena.
Já o masculino, perdeu no tie-break para a equipe de Arujá, com parciais 25/23, 26/28 e 15/12. Os jogadores enfrentam o forte time de São Sebastião nesta segunda fase.
O futebol masculino de campo, esperança de medalha, deverá estrear amanhã. A equipe é atual vice-campeã dos Jogos Regionais.
Grata surpresa para a cidade é o futebol de campo feminino, que está classificado para a segunda fase da competição e enfrenta as fortes equipes de São José dos Campos e Caraguatatuba, esta última responsável pela eliminação de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Ministério Público exige demolição de 19 casas no Marina New Port

Caraguatatuba - O Ministério Público determinou que 19 das 50 casas do Condomínio Marina New Port sejam demolidas nos próximos 90 dias. As casas, que ficam entre os blocos 1 a 4, foram construídos sobre 720m2 de mangue.
O Condomínio existe desde 1988 e foi embargado em 1996, tendo a sentença de demolição sido dada no final de maio desse ano, através da decisão da juíza Adriana Andrade Pessi. O Processo da Ação Civil Pública Ambiental foi instaurado em 1992, investigado pela promotora da 1ª Vara Civil de Caraguá, Regina Célia Damasceno, que justificou não aceitar o acordo compensatório porque o mangue pode ser regenerado, de acordo com a Avaliação da Proposta de Compensação Ambiental feita no último dia 13 de maio pela engenheira agrônoma Marcelí de Menezes Coimbra.
O zelador do Condomínio, Paulo Roberto Teixeira, explicou que metade das casas são de moradores fixos e que cada casa tem dois quartos, sotão, banheiro, sala e cozinha, ficando a garagem náutica à disposição somente dos proprietários das casas. O síndico Danilo Dândilo não foi encontrado a tempo para comentar o caso.
Uma das moradoras do Condomínio, a secretária municipal de Educação, Roseli Morilla, prefere não comentar o caso, por ser uma agente pública, mas confessou que comprou um imóvel já construído e que acredita em ‘acordos de compensação’ para resolver questões como esta.
Áreas a serem demolidas - Na faixa dos 50 metros do rio Juqueriquerê, serão demolidas 19 residências, inclusive as casas que foram atingidas parcialmente, restando 31 casas no Condomínio. Será demolida cerca de 1/3 da área social, que abrange sala de convivência e restaurante, além da totalidade da área de piscina e da área de garagem de barcos, onde será recuperado o mangue.
A promotora Regina complementa que as demolições das edificações provocam impactos ambientais negativos, sob aspecto econômico, ambiental e humano social, o que representa verdadeira ‘catástrofe’ para o Condomínio. A pena para cada obrigação descumprida é de multa diária de 20 salários mínimos, ou R$ 4.800 por dia.
Ela complementa que o Condomínio não é clandestino, nem pode ser considerado de agressão à região, tanto que as construções têm licença municipal e observam o afastamento de 30 metros do Rio. Regina diz que os proprietários se comprometeram de estabelecer um programa de integração ao ecossistema ambiental, com tratamento de esgoto e plantio de pequenas árvores.
Proposta de Compensação - A Proposta de Compensação propõe que a garagem náutica seja transferida e uma nova rampa seja construção no Rio Juqueriquerê. Também foi proposta a execução de contenção de barranca no Rio, melhoria ambiental, implantação de um viveiro interativo com espécies vegetais da região e a construção de um edifício administrativo.
A Compensação ainda faria a recomposição de mata ciliar no Rio, com mudas do viveiro estimadas em 20 mil por ano, que também seriam encaminhadas a outras bacias. Por último, há a proposta de implantação de um Centro de Desenvolvimento de Educação Ambiental e capacitação em práticas de pesca.
O advogado do Condomínio, Geraldo Ferreira Lanfredi, explica que propôs um acordo de compensação com área cinco vezes maior, totalizando 30 mil m2 de área de preservação permanente. Esta área está localizada no Porto Novo, mesmo bairro do Condomínio, que segundo o advogado tem 90% das propriedades nas margens do Rio em situação irregular.
Apesar de ser uma sentença de execução, o advogado Lanfredi entrará com recursos. "Procuramos agir da maneira mais ‘cabível’, inclusive sugerindo compensações. Há de se considerar que este Condomínio tem um padrão internacional e serve até como referência".
Segundo Lanfredi, a maior preocupação é com relação às 11 famílias que trabalham no Condomínio e as 26 famílias que estão envolvidas indiretamente com o New Port, além dos proprietários das 50 casas. "A decisão da justiça nos surpreendeu, porque hoje os acordos compensatórios são bem ‘aceitos’, principalmente porque visam à convivência pacífica entre ser humano e natureza". (Fonte: Imprensa Livre)

IV Gincana Estudantil da Solidariedade TV Vanguarda
Caraguatatuba realizará a abertura oficial das ações de arrecadação de alimentos da Gincana da Solidariedade TV Vanguarda

Caraguatatuba - A escola sede (Colégio Objetivo) da IV Gincana Estudantil da Solidariedade TV Vanguarda em Caraguatatuba estabeleceu uma parceria com o supermercado Silva Indaiá para realizar a abertura oficial da competição na cidade. A idéia é levar cerca de 50 alunos para o estacionamento do supermercado com o objetivo de incentivar as pessoas a doarem alimentos no ato de suas compras.
Na primeira etapa da Gincana, que acontece em duas fases, as cidades participantes deverão entregar arroz e macarrão. Essas fases acontecerão no Ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba, no dia 23 de agosto, e na Associação dos Empregados do Comércio de Taubaté, no dia 13 de setembro. Todo o alimento arrecadado retorna para entidades assistenciais do município, após a contagem dos pontos.
A disputa é dividida em três chaves. Na Chave 1, estão as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Bragança Paulista e Atibaia. A Chave 2 é composta por Caçapava, Caraguatatuba, Taubaté e Pindamonhangaba e pela Chave 3 disputam Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Cruzeiro. De cada chave, são classificadas duas cidades, então, a essas seis finalistas é solicitada a arrecadação de açúcar.
Caraguá se classificou em terceiro lugar no ano passado e não passou para a segunda etapa da Gincana.
A ação de abertura oficial acontecerá no feriado de 9 de julho, quarta-feira, a partir das 11h, no Supermercado Silva Indaiá, que fica no trevo de entrada de Caraguá. Participe doando arroz ou macarrão e ajude Caraguá a vencer não só a competição, mas a guerra contra a fome e a favor da cidadania! (Fonte: PMC)

Projeto SOS Bombeiros forma sua primeira turma em Caraguá
A cerimônia de formatura do Grupo SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania aconteceu dia 8 de julho, às 9 horas, na sede do Corpo de Bombeiros no Indaiá. Foram 60 formandos com idade entre 10 e 15 anos

Caraguatatuba - Caraguá abraçou a proposta do Governo Estadual de implantar o Projeto SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania para crianças e adolescentes de baixa renda ou em risco social. Hoje, dia 8, um ano depois, a cidade comemorou a formatura de sua primeira turma.
Os 60 formandos passaram um ano participando de várias atividades como reforço escolar, artes, capoeira, cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros, visitas culturais em museus e pontos turísticos.
“Nós realizamos um trabalho que trouxe resultados muito positivos. Pudemos perceber um grande progresso das crianças as atividades”, disse a coordenadora do Projeto, a psicóloga Maria Lúcia Cavichi.
Segundo ela, cerca de 300 crianças estão na fila para participarem do programa. “Este trabalho é uma forma de dar oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional àquelas famílias que têm baixa renda. Instruindo as crianças, a família também passa a participar das atividades”, disse.
Fazem parte da equipe, além da coordenadora, a professora Cristina, a assistente Edilaine, o Sargento Nestor, o capoeirista mestre Zé Baiano e os monitores de informática e artes plásticas. (Fonte: PMC)

Aguilar toma posse nesta sexta-feira na Câmara
Vice assume por 22 dias em razão da viagem do Prefeito Antonio Carlos

Caraguatatuba - O Vice-Prefeito José Pereira de Aguilar (PPS), toma posse nesta sexta-feira, dia 11 de julho, às 8 horas na Câmara Municipal de Caraguatatuba, para exercer o cargo de Prefeito durante 22 dias, em virtude da viagem de Antonio Carlos da Silva (PSDB) a França, para uma reunião da Unesco em Paris. Esta é a segunda vez que Aguilar toma posse como prefeito em 8 (oito) anos.
O Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, viaja nesta próxima sexta-feira, dia 11 de julho, rumo a Paris, capital da França, para uma reunião na Unesco, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), que trata da Cultura, Educação, Criança e Entretenimento. O tema da reunião será o sistema educacional desenvolvido na cidade.
Tendo em vista a viagem do prefeito, que ficará fora da cidade e do país de 11 de julho à 2 de agosto, foi necessário um pedido de afastamento, em Regime de Urgência, aprovado pela Câmara e a conseqüente posse do Vice-Prefeito.
Aguilar toma posse na presença do Presidente da Câmara e Vereadores, além de amigos, correligionários, assessores e funcionários da Prefeitura, principalmente da Secretaria de Serviços Municipais.
A cerimônia não deverá durar mais do que 20 minutos, com a leitura do pedido de licença, baseado no Decreto Legislativo 79/03, a entrega formal dos documentos exigidos por lei e o juramento do Vice-Prefeito. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Agenda de Eventos Caraguá

De 03 a 30 de julho - Exposição "Paulistas 1932"
Realização: Fundacc - Apoio: Arquivo do Estado de São Paulo
Das 10h às 18 h, de terça a domingo no Macc – Centro

De 3 a 25 de julho - Exposição de obras de artes plásticas e fotos Mapa Cultural
Dia 3: indicação da obra e foto que irá representar Caraguá na fase regional.
Exposição na Fundacc em horário comercial.

De 04 de julho a 03 de agosto - Exposição "Madeira e Metal"
Organização: Paulo Barreto, Gilberto Tomé e Hélio Schomann do Ateliê de Gravura do Sesc Pompéia - Das 10h às 18 h, de terça a domingo no Macc – Centro

"Inverno Quente" – de 04 de julho a 03 de agosto
Apresentação de Aeróbica, de Sexta-feira a Domingo
A partir das 10 horas, na Praia Martim de Sá
A partir das 20 horas, na Praça de Eventos
Dia 10 de julho – Quinta-feira
Indicação do melhor conto e melhor poesia para representar Caraguá na fase Regional do Mapa Cultural Paulista.
No Ceprolin, às 20 horas.

"Inverno Quente" – Dia 12 de julho – Sábado
Festival de Música Alternativa
Shows com bandas de repertório variado
A partir das 21 horas
Na Praça de Eventos

"Inverno Quente" – Dia 13 de julho – Domingo
1º Encontro de Aeromodelismo do Litoral Norte
A partir das 8 horas
Na Pista da AADEC, Praia do Aruan

"Inverno Quente" – Dia 13 de julho – Domingo
6ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
O evento reunirá cerca de 250 atletas do estado inteiro
A partir das 10 horas
Na Pista Ton Ferreira

Dia 17 de julho – Quinta-feira
Apresentação das coreografias que representarão Caraguá na fase Regional do Mapa Cultural.
Auditório da Fundacc, às 20 horas.

"Inverno Quente" – Dias 19 e 20 de julho – Sábado e Domingo
3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2003
Sábado, das 9h às 17h, treino no Morro Santo Antônio
Domingo, às 10h, Prova Oficial no Morro Santo Antônio
Inscrições no www.ativo.com

Dias 22, 23 e 24 de julho
Apresentações das peças teatrais que concorrem na fase municipal do Mapa Cultural Paulista.
Auditório da Fundacc às 20 horas.

"Inverno Quente" – Dia 27 de julho - Domingo
1º Circuito de Biathlon Litoral Norte
Inscrições até o dia 10 de julho (12 -3882-6855 com Denise)
Informações 12 - 9769-6707 / 9767-8550
A partir das 8 horas na Praça de Eventos

Até 12 de setembro
Inscrições para o FET – Festival Estudantil de Teatro
Na Fundacc em horário comercial
O FET acontecece de 4 a 25 de outubro na Fundacc e na Praça Cândido Motta

De 10 a 14 de setembro - Caraguá Bike Week
Um megaevento motociclístico na região
Na Avenida da Praia – Centro
Organização: Top Brasil
Apoio: Secretaria de Turismo de Caraguá

De 4 a 25 de outubro - FET – Festival Estudantil de Teatro
Na Fundacc e na Praça Cândido Motta (Fonte: PMC)

RIPC oferece mais dois serviços para consulta ao SCPC

Caraguatatuba - A ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, por meio do RIPC - Rede de Informações e Proteção ao Crédito, disponibiliza, além dos Tipos de Ações Informadas, a Superintendência de Serviços - Desenvolvimento Corporativo e Tratamento em Produtos & Serviços.
Superintendência de Serviços - Desenvolvimento Corporativo:
Dissolução e liquidação de sociedade: A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, por qualquer dos sócios quando não atingir mais o intuito e o fim social, como nos casos da perda inteira do capital social, ou deste não ser suficiente. Dissolvida uma sociedade mercantil os sócios autorizados a gerir durante a sua existência devem operar a sua liquidação, que nada mais é do que a extinção de fato da sociedade.
Dissolução de sociedade de fato: Poderá ser requerida a autoridade judicial competente a suspensão das atividades de sociedade de fato, nos casos em que a reunião dos integrantes resultar em atos de violência quando os dirigentes se utilizarem à sociedade de fato para fins ilícitos, ou de uma forma geral, quando as atividades atentarem contra a paz pública. O que ocorre, é que quando uma sociedade passa a ser prejudicial à ordem pública, pode-se pedir a dissolução, que implica na suspensão das atividades.
Execução: Ação proposta pelo credor contra o devedor inadimplente por qualquer motivo ou razão que resultou no descumprimento as obrigações.
O indivíduo propõe uma ação de execução, de forma geral, quando já tem um direito assegurado pelo ganho de uma outra causa anterior.
Seria na realidade processo judicial na qual se promove a efetivação das sanções, civis ou criminais, constantes de sentenças condenatórias, de dívida líquida e certa representada por documentos públicos ou particulares como os títulos de crédito.
Execução contra Devedor Solvente: Ação que consiste em expropriar bens do devedor, a fim de satisfazer direito do credor. Devedor solvente será aquele que contraiu dívida, não pagou, entretanto seu acervo de bens será suficiente para salda-la. Consistirá na penhora dos bens do devedor. Quanto a isso é importante ressaltar que nem todos os bens estão suscetíveis à penhora, a exemplo todos aqueles que a lei considera impenhoráveis ou inalienáveis. O devedor poderá impedir a execução de seus bens, pagando a divida com os juros.
Execução de Título Extrajudicial: Título Extrajudicial é, ao contrário do título judicial, aquele não oriundo de processo, sem relação com sentença judicial. Ele está fundado em relação que não seja a processual para cobrança desses créditos funda-se sempre em título líquido, certo e exigível. Na posse desses títulos, o indivíduo poderá ingressar com ação de execução do título, ou seja, sua efetiva cobrança. O cheque é um exemplo de título extrajudicial.
Execução Hipoteca: No caso de propriedade imóvel comprada por financiamento, se houver inadimplemento, o contrato é considerado extinto.
O devedor será citado para pagar o valor do crédito reclamado, ou deposita-lo em juízo no prazo de 24 horas. Caso não faça o imóvel será hipotecado, que é como se fosse a penhora em relação aos bens móveis.
Homologação do Penhor Legal: Nas diversas ações de execução onde há penhora de um bem, após ser penhorado, para que ele seja definitivamente pertencente ao credor, é necessária a homologação do penhor legal por parte do juiz (que a autorização formal de penhora), condição a qual está subordinado o domínio sobre o bem por parte do credor.
Tratamento em Produtos & Serviços:
Liquidação Extrajudicial: É procedimento que se equipara a falência, entretanto, somente se aplica às sociedades mercantis que sejam solventes ou insolventes, como por exemplo as instituições financeiras extrajudicial, é na realidade uma falência administrativa que gera os mesmos resultados de uma falência, ou seja, apuração de ativo (bens) para saldar o passivo (as dívidas)
Procedimento Ordinário em Geral: Também chamado procedimento comum ordinário. Refere-se ao rito processual que a ação irá seguir. Em ação ordinária inclui-se a grande maioria das ações cíveis. É aquele procedimento mais demorado, em que se nota todas as fases processuais, sendo sua fase probatória mais detalhada. Após a decisão do processo para efetivar-se de fato a pretensão do autor haverá processo de execução.
Determina-se o tiro que o processo seguirá, pelo valor atribuído a causa, e pela natureza de seu pedido. Se o valor da causa for igual ou superior a 40 salários mínimos vigentes, o processo seguirá o rito ordinário.
Procedimento Sumário: Trata-se de procedimento mais exíguo, mais breve que o rito ordinário. Observa-se á esse procedimento nas causas cujo valor não exceda vinte vezes o salário mínimo vigente da época.
Seguirá o rito sumário de cobrança ao condômino de quaisquer quantias devidas ao condomínio, ressarcimento de danos em prédios urbano ou rústico, ressarcimento por danos causados em acidentes com veículos, cobrança de honorários de profissionais liberais dentre outros.
Sumaríssima: As ações que seguem o rito de procedimento Sumaríssimo tramitam com o máximo de brevidade, e sem formalidade. Delas, ao contrário do procedimento ordinário, não constam diversas fases processuais, ao contrário, notar-se-á somente o pedido, a discussão verbal (e não escrita), e finalmente a sentença. Essas ações são em sua maioria ações de cobrança.
Procedimento Sumário (cobrança de condomínio). As ações de cobrança ao condomínio seguirão o rito Sumário, independente do valor atribuído a causa (fator que habitualmente constitui parâmetros para se atribuir o rito processual que a ação irá seguir). As ações de cobrança de condomínio sempre seguirão o rito Sumário. (Fonte: ACE)

Semana de Vela aquece comércio da cidade

Ilhabela - Agito, muita gente bonita, briga pelo título e o melhor vento. Tudo isso são aperitivos para atrair os turistas à cidade e acompanhar uma das competições mais importantes do país. Em termos comerciais, a Semana de Vela também vai bem, obrigado.
De acordo com avaliações preliminares, o evento, além de proporcionar um desvio de sazonalidade que é freqüente na região, principalmente no período que compreende os meses de abril e agosto, é motivo de crescimento econômico e cultural na cidade.
Para a presidente da APHS (Associação dos Hotéis, Pousadas e Similares) de Ilhabela, Maria Inês Ferreira, a Semana de Vela atrai uma mídia muito forte para a região.
“Atrai convidados de outros países, além é claro da presença do típico freqüentador da cidade, que busca na vela o seu lazer. Temos ainda o Race Village, que foi montado na Vila e que dá um suporte amplamente comercial e principalmente cultural, com apresentação de shows de jazz, música popular, entre outras”, conta.
Em relação ao movimento nos hotéis e pousadas da cidade, Maria Inês destaca que a procura têm sido grande, mas que ainda existem vagas disponíveis. “Outro fator que têm contribuído para a presença dos turistas na cidade é o tempo. Para se ter uma idéia, a temperatura tem ficado em torno de 25º e 28º, com muito sol”, disse.
Seguindo o mesmo raciocínio, o presidente da ACII (Associação Comercial e Industrial de Ilhabela), Marcelo Carlos, informou que a Semana de Vela costuma ser uma das melhores épocas do ano, perdendo somente para o Carnaval e Revéillon.
“Isso é evidente principalmente em comércios próximo à Vila, local onde está concentrada toda a estrutura do evento. Esses locais costumam atrair um público de alta qualidade e poder aquisitivo. Nessa época o faturamento é similar ao do Carnaval, por exemplo.
Vale destacar que isso é muito importante para a cidade, que tem uma grande divulgação da mídia nacional e internacional, numa época em que, para a região, o movimento é fraco. Sem esses atrativos, o turista vai em busca da montanha e do frio”, destaca.
Na opinião do secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, é importante que se faça uma análise do que era a Semana de Vela antigamente e o que é hoje.
“Anos atrás o evento era realizado no Yatch Club de Ilhabela, fechado aos velejadores, com a participação de aproximadamente mil pessoas.
Hoje isso mudou e a Semana de Vela foi popularizada, graças à criação do Race Village, local onde são exibidos filmes, palestras, flashes das regatas e que atualmente conta com mais de 3,5 mil pessoas, que participam direta e indiretamente do evento. No ano passado o público que assistiu a Semana de Vela ficou em torno de 60 mil. Para esse ano, nossa expectativa é de atrair cerca de 80 mil pessoas”, conta. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela vota 3 projetos em sessão extra

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela vota hoje em sessão extraordinária três projetos de considerados polêmicos pelos vereadores. Um dos assuntos em pauta é a criação de três novos cargos e de 246 vagas na prefeitura.
Segundo a diretora de Divisão Administrativa, Ana Maria Nogueira, serão criados os cargos de professor de educação para jovens e adultos, e auxiliar de serviços gerais 2 e 3. A prefeitura estuda a hipótese de realizar um concurso público. O município tem 742 servidores.
"Algumas vagas foram criadas dentro dos cargos existentes e serão ocupadas pelos próprios funcionários", disse.
Os cargos e vagas devem aumentar 0,89% o valor da folha de pagamento, de R$ 11,5 milhões anuais.
Será votado ainda o projeto de reajuste salarial dos oito secretários e do prefeito Manoel Marcos (PTB). Os aumentos seriam de 27,89% e 37,89%, respectivamente.
Também está na pauta o projeto que autoriza a construção de residências de três pavimentos na área do bairro do Reino. (Fonte: ValeParaibano)

Estudantes viajarão no navio veleiro da Marinha Cisne Branco

Ilhabela - Dois alunos da rede pública de ensino e um professor de Ilhabela irão partir no próximo domingo, dia 13, do canal de São Sebastião com destino a cidade de Santos a bordo do navio veleiro da Marinha Cisne Branco. Os alunos retornarão a Ilhabela no dia 16. A escolha dos alunos ficou a critério da direção das escolas a pedido do secretário da educação professor Antonio Cornélio.
A iniciativa foi do Capitão dos Portos de São Sebastião Comandante Paulo Rogério de Souza Almeida, que abriu cinco vagas para estudantes do Litoral Norte (dois alunos de Ilhabela e São Sebastião e um professor) além de mais 20 alunos de universidades e escolas da cidade de São Paulo. Segundo o Comandante o objetivo é divulgar a mentalidade marítima, através da convivência com a tripulação e o contato mais profundo com o mar.
Entre os alunos de Ilhabela está o corredor Adailton dos Santos, 18 anos, do 1º colegial da Escola Estadual Eva Esperança. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Adailton foi escolhido por se destacar como atleta e pelo fato de ser aluno do noturno muito esforçado e disciplinado. Adailton afirmou nunca ter entrado em um navio e ficou muito emocionado ao saber que foi escolhido entre tantos colegas.
Já Sérgio Mendes de Jesus Jr, 16 anos, cursa o 2º colegial da Escola Estadual Profª Maria Gemma. O motivo da escolha foi o empenho do aluno em todos assuntos da escola. Sérgio já foi presidente do grêmio da escola, faz parte do conselho estudantil, da APM e está sempre envolvido em projetos da escola. O aluno também está muito feliz em fazer parte desta viagem e afirmou já ter pensado em seguir carreira na marinha.
O professor de história e geografia da Escola Maria Gemma Adolfo José Gonçalves acompanhará os alunos. (Fonte: PMI)

Ilhabela marca presença no Copa São Paulo de Downhill

Ilhabela - A equipe de Downhill de Ilhabela participou neste domingo, dia 6, da 3ª Etapa da Copa São Paulo de Downhill, que aconteceu na cidade de Piracaia, interior de São Paulo. Nossos cinco atletas se destacaram dentro de suas categorias entre cerca de 100 ciclistas e mostraram que mesmo sem treino e com equipamento de baixa qualidade a garra de competir os colocou nas primeiras colocações.
A equipe de Ilhabela formada por André dos Anjos (6º lugar categoria Rígida Sênior), Érico Posso (2º lugar categoria Junior), Fernando Aires (6º lugar na categoria Rígido Sênior), Paulo Eduardo (6º lugar na categoria Rígido Junior) e o estreante Bruno Lima (2º lugar categoria Rígido Junior) chegaram na cidade no domingo, perdendo a chance de treinamento para reconhecimento da pista.
A pista era curta porém difícil devido ao grande nível de inclinação do terreno. Segundo a opinião dos atletas o momento mais emocionante da corrida aconteceu quando desceram uma parte da Escadaria do Cruzeiro passando no meio do público e em seguida terminaram com um salto de oito metros.
Os corredores receberam o apoio da Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Esportes e Secretaria da Saúde além dos comércios Juninho Bike Shop, Cambury materiais de construção, Cobra d’água materiais de construção, Bicicletaria 3 irmãos, Aracati Games e da equipe Air Stile que patrocina o atleta Erico Posso.
A equipe continua precisando do apoio da comunidade e comércio local para dar seqüência nas competições do Campeonato Paulista. Todos os atletas estão pontuando e se colocando entre os primeiros lugares em suas categorias.
A equipe da ilha participa da 3ª Etapa do Campeonato Paulista que acontece dias 19 e 20 de julho no Morro Santo Antonio, em Caraguatatuba. (Fonte: PMI)

Costa dos Alcatrazes faz evento gastronômico em Boiçucanga

São Sebastião - O projeto Costa dos Alcatrazes foi oficialmente lançado na noite de segunda-feira em um coquetel na Praça Por do Sol, em Boiçucanga, e reuniu dezenas de empresários, comerciantes e moradores do bairro.
A solenidade reuniu também autoridades municipais como a vice-prefeita Cláudia Batocchio, o secretário de Cultura, Esportes e Turismo José Cardim de Souza, os vereadores Wagner Teixeira e Sérgio Pereira, entre outros.
O projeto, organizado pela ACA (Associação Costa dos Alcatrazes), pretende alavancar o turismo na região entre as praias de Boracéia e Boiçucanga, quebrando o ciclo de sazonalidade comum à região.
De acordo com o presidente da ACA, Luís Virgílio, o objetivo do projeto é promover o crescimento sustentável da região. “Não esperamos uma explosão na quantidade de visitantes, será um crescimento sólido, mas lento”, disse ele, que prevê um aumento de 5 a 10% no turismo em julho em relação ao ano passado. Virgílio também disse que a associação quer cuidar da região, trazendo turismo de qualidade para o local.
Edinho Engel, outro empresário da ACA, disse que o projeto Costa dos Alcatrazes quer unir a região e transformá-la num destino turístico conhecido.
O projeto Costa dos Alcatrazes promoverá diversos eventos em gastronomia, como aulas e degustações, esportes náuticos, e entretenimento, como pocket shows.
Haverá também o evento Onda Zen, que promoverá leituras de I-Ching, Tarô, astrologia, massagens, meditação e yoga, entre outros. Para Edinho é preciso dar ao turista da região uma opção de entretenimento e cultura.
Para a vice-prefeita Cláudia Batocchio, a iniciativa dos 42 empresários é louvável. “Cada um desses empresários é um vencedor, que sempre investiu e acreditou na região”, disse.
Ela ainda falou que a prefeitura tem feito sua parte, promovendo cursos de profissionalização e dando apoio cultural aos eventos da ACA.
A programação do Julho Gastronômico na Costa dos Alcatrazes começou ontem com aula de Alex Atala com o tema “Moderna Cozinha Brasileira, às 15h,e com a degustação de cachaças artesanais, às 19h, com apresentação de Erwin Weinan.
A programação segue durante a semana, dentro do tema Cozinha Brasileira. (Fonte: Imprensa Livre)

Deficientes físicos dão show na natação e conquistam 8 medalhas

São Sebastião – A delegação de São Sebastiao que está disputando os 47º Jogos Regionais de Pindamonhangaba já conquistou 19 medalhas nos quatro primeiros dias da competição, que prossegue até o próximo sábado. No total, são quatro de ouro, cinco de prata e oito de bronze. O município aparece em quinto lugar na classificação geral com 29 pontos, atrás apenas de Pindamonhangaba, Mogi das Cruzes, Suzano e São José dos Campos.
No quatro de medalhas, a cidade também aparece em quinto lugar, atrás de Cruzeiro, Mogi das Cruzes, Suzano e São José dos Campos. Os dados são parciais, uma vez que o resultado oficial e divulgado apenas durante a madrugada..
A equipe de natação de São Sebastião, composta por 20 atletas, conquistou ontem oito medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e três de bronze. Todas foram obtidas na categoria deficientes físicos, que deram um show à parte.
Na prova dos 100m livre feminino, Sara Silva Barros conquistou a segunda colocação, seguida por Aline Camargo, em terceiro, ganhando, respectivamente, medalhas de prata e bronze. Já na prova dos 100m masculino, Rafael Moraes conquistou a medalha de ouro, com o tempo de 1.01.72”, mas, apesar do resultado, não obteve índice para disputar os Jogos Abertos. Willy Lima conseguiu a terceira posição, na mesma categoria, ficando com o bronze.
Nos 50m livre feminino, Sara Silva Barros obteve a segunda colocação, à frente de Aline Camargo, em terceiro. Além de conquistar o ouro nos 100m, Rafael Moraes também conseguiu uma medalha de ouro nos 50m livre.
O medalhista de ouro disse após a prova que já esperava o resultado, pois a deficiência dos adversários era maior, o que ele considera ser um fator favorável. Rafael, que tem 20 anos, tem uma prótese na perna esquerda, o que o obriga a forçar mais os braços. Willy Lima disse que sua maior dificuldade nas provas é a categoria nado crow, devido a uma má formação genética, o que o atrapalha também a dirigir automóveis.
Tênis conquista 3 medalhas de prata - Pindamonhangaba - A equipe de tênis de campo de São Sebastião faturou ontem duas medalhas de prata na categoria nas modalidades masculino e feminino (dupla), deixando a cidade apenas atrás de Suzano, que tem os melhores tenistas do pais. As atletas Teliana Santos Pereira e Bruna Cunha perderam, respectivamente, para Maria Fernanda Alves, a número um do ranking brasileiro na categoria sub-21 e némero 220 do mundo, e Lívia Azzi, tenista profissional.
Além de enfrentar uma fortíssima concorrente, Bruna Cunha teve seu desempenho prejudicado devido a um problema em uma das pernas. Na partida de ontem de manhã, a tenista forçou a perna após tentar rebater uma bola e sentiu dores durante quase toda a partida, o que a impediu de chegar até as bolas de fundo. Maria Fernanda venceu com parciais de 6-2 e 6-2. Já Lívia Azzi venceu por 6-3 e 6-2.
Na categoria masculino, Wagner Nascimento e Luiz Guilherme Campos perderam, respectivamente, para Henrique Silva e Henrique Melo Junior, de Suzano, por 2 x 0. Silva venceu com parciais de 6-3 e 6-2. Já Melo Junior venceu com parciais de 6-3 e 6-1. Os tenistas sebastianenses obtiveram o índice para disputar os Jogos Abertos, que serão disputados no final do ano em Santos.
Tênis de mesa - No tênis de mesa masculino por equipe, São Sebastião derrotou ontem Pindamonhangaba por 3 x 0. Na chave estava prevista uma outra partida para hoje, contra Suzano, mas ela foi adiada para ontem mesmo. São Sebastião perdeu por 3 x 0. Hoje a equipe espera o vencedor de Cruzeiro x Jacareí. Se vencer, vai para a semifinal e brigar pela medalha de prata.
Já na categoria dupla masculino, representada pelos tenistas Eduardo Oliveira e Ricardo Lopes, São Sebastião perdeu para o Suzano, nas quartas-de-final, ficando em quinto lugar. Na dupla feminino, Tatiane Guedes e Patricia Ono foram para a disputa final, por serem cabeça de chave, e perderam para Jacareí, por 3 a 0, ficando com a terceira medalha do tênis, na categoria tênis de mesa.
Outros resultados - Na bocha, São Sebastião ganhou de 2 a 1 de Aparecida e hoje joga contra o time da casa, Pindamonhangaba. No basquete feminino, a cidade perdeu para Poá por 86 a 59. No handebol masculino, São Sebastião ganhou de Itaquaquecetuba por 21 a 16. A malha, esperança de medalha, perdeu mais uma partida, desta vez para Pindamonhangaba, por 116 a 66. Esses resultados, que são parciais, foram divulgados ate as 18h30 de ontem pelo Comitê Organizador. (Fonte: PMSS)

São Sebastião troca arma de brinquedo por livro

São Sebastião - O projeto Prefeito e Vereador Mirim de São Sebastião começa amanhã a campanha de desarmamento "Troque uma Arma de Brinquedo por um Livro", nas escolas municipais de ensino fundamental e médio. As escolas que desejam participar devem retirar a ficha de inscrição na Câmara. Estarão disponíveis nas entidades cerca de 3.500 livros que serão trocados por uma arma até agosto. Um computador será sorteado no final da campanha para um aluno das escolas participantes. A previsão é atingir as 52 escolas e em torno de 14,7 mil alunos da rede pública. O projeto conta com o prefeito e 15 vereadores mirins de idades entre 12 e 13 anos. (Fonte: ValeParaibano)

Operário morre atropelado em rodovia

São Sebastião - O operário Tabajara Ramos, 53 anos, morreu ontem de manhã ao ser atropelado por um carro quando trabalhava nas obras de recapeamento da rodovia Rio-Santos, em São Sebastião. O acidente aconteceu no km 118 da estrada, no bairro das Cerejeiras.
De acordo com a Polícia Civil, o motorista do veículo fugiu sem socorrer a vítima. Ramos recebeu os primeiros cuidados do Corpo de Bombeiros ainda na estrada, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada no pronto-socorro de São Sebastião.
A polícia informou que Ramos estava fazendo a sinalização dos serviços efetuados na pista, quando foi atingido por um Monza. O modelo do carro foi identificado através de testemunhas do acidente. Segundo a polícia, as testemunhas não informaram as placas do veículo.
O caso foi registrado na delegacia de São Sebastião, que irá instaurar um inquérito para investigar o acidente e tentar identificar o motorista que atropelou o operário. (Fonte: ValeParaibano)

Dise prende traficante na porta de escola em Boiçucanga

São Sebastião - A Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) do Litoral Norte voltou a atuar na tarde de ontem, com novos policiais, desde que ficou temporariamente inativa com a prisão dos investigadores que compunham o setor.
Jota Nunes
O acusado estaria vendendo droga na porta da escola em Boiçucanga
Por volta das 14h de ontem, a equipe prendeu M.L.S., 30 anos, conhecido por “Maruca”, acusado de vender cocaína na porta da escola Guiomar Aparecida de Souza, no bairro Boiçucanga, na Costa Sul.
Os investigadores flagraram “Maruca” na frente da unidade escolar. Ele chegou a colocar algo na boca e depois jogar dentro da escola por cima do muro.
Na verdade, ele tentava se “livrar” de seis papelotes de cocaína. Há suspeita de que ele tenha engolido mais alguns entorpecentes, mas o acusado não revelou nada aos policiais.
Segundo a Dise, “Maruca” ainda tentou resistir à prisão e ameaçou os policiais. Com passagens policiais por furto e roubo, ele estava em liberdade provisória, saindo da cadeia há cerca de dois meses.
O suspeito foi conduzido ao 2° Distrito Policial e autuado por tráfico de entorpecentes, com agravante de ser próximo de escola.
A nova equipe da Dise está composta de cinco policiais, que foram remanejados de outros setores da região. No comando está o delegado José Luiz Tibiriçá, que já atuou por dois anos no setor, mas há cinco estava no 1° Distrito Policial.
Tibiriça esclarece que o objetivo é se empenhar para combater o tráfico de drogas na região. A população pode denunciar para auxiliar no trabalho. “A Dise irá fazer operações e blitz rotineiras”, assegurou o delegado.
O processo contra os antigos policiais da Dise ainda é investigado pela Corregedoria da Polícia Civil e a Justiça. Eles são julgados pelos crimes de extorsão, roubos e formação de quadrilha. (Fonte: Imprensa Livre)

Fundart abre inscrições para curso de violão

Ubatuba - Abertas desde terça-feira, 1 de julho, as inscrições paras as aulas de violão na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) vão até o fim do mês. Ao todo são 30 vagas, nos períodos da manhã, tarde ou noite, de segunda a sexta-feira.
Para se matricular é necessário cópia do RG e do comprovante de residência, uma foto 3x4, além de uma taxa de R$ 10. O curso tem a duração de um ano.
As inscrições devem ser feitas na sede da Fundart, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Mais informações pelo telefone 3832-4584. (Fonte: Imprensa Livre)

Parabéns a Rádio Gaivota FM


Equipe da Rádio Comunitária Gaivota FM

Ubatuba - Está comemorando seu primeiro ano no ar a Rádio Gaivota FM, a primeira rádio comunitária oficial de Ubatuba, que vem se destacando pela qualidade e diversidade de assuntos divulgados.
A todos que fazem parte da "Família Gaivota", nossos sinceros votos de sucesso, e que no futuro a "Nossa Gaivota" possa alçar vôos cada vez mais altos.
Parabéns Gaivota!

Carta do Leitor

Parabéns Prefeito! - Gostaria de parabenizar o Sr. Antonio Carlos, prefeito de caraguatatuba por tudo o que tem feito por esta bela cidade. Gostaria tambem se perguntar ao Sr. Antonio Carlos se ainda em seu mandato vamos poder utilizar a praia do Centro de Caragua, sem a poluição que existe hoje, ou será que ainda teremos que esperar por seu sucessor?
Obrigado.

Franklin Teixeira
Caraguatatuba, SP


Ubatuba, capital do surfe? - Se esta for a intenção de alguem, é preciso lembrar que o surfe é praticado dentro da água, e as crescentes ameaças de poluição de Itamambuca não combinam com a saúde dos surfistas. Quando é que as autoridades municipais vão começar a encarar de frente a poluição do Rio Itamambuca?
Pavimentação - As obras começaram há mais de 2 meses e pararam completamente, deixando o que era ruim, muito pior. Os buracos aumentaram em número e em profundidade. Até quando?

Luis Otto Faber Schmutzler
Ubatuba, SP


Parabéns Equipe da Escola Dr. Esteves da Silva! - À toda equipe, meus parabéns pelo sucesso da Campanha do Agasalho 2003 !!! À Diretora Adelaide meus cumprimentos especiais pela "mudança de cara" da Escola!!!

Bi Mello
Ubatuba, SP


Informação Errada - Bel, e o Cunhambebe  tá lá..............morrendo de rir!

Maria Emilia Muka Yani Martins
Ubatuba, SP


Prefeito Nota ZERO - Esse Prefeito Paulo Ramos realmente está querendo acabar com Ubatuba. Por trás dos bastidores está querendo aprovar a ZONA 4 em Ubatuba, ou seja CONSTRUÇÕES DE PRÉDIOS NAS MAIS BELAS PRAIAS DO LITORAL NORTE, INCLUSIVE ITAMAMBUCA, FÉLIX E PRUMIRIM!!!
Já basta a falta de estrutura e saneamento básico na cidade inteira, onde esse Paulo Ramos já é prefeito a quase 8 anos e não fez nada, agora quer detonar mais ainda Ubatuba.
Já imaginou chegarmos em Itamambuca, Félix, Prumirim e outras praias de Ubatuba e encontrarmos prédios por toda a praia e prédios maiores que da praia grande!!! Não vamos deixar que essa baixaria por dinheiro aconteça, vamos nos unir contra isso povo ubatubense!!
Para esse prefeito turismo não interessa, preservar as belezas naturais de Ubatuba que nada, o negocio é ganhar dinheiro detonando a cidade mais ainda!!

Flávia Cristina.
Moradora de Ubatuba


Más Notícias - Notícias de Caraguá: Caraguá terá mais R$ 25 milhões em obras até 2004, Prefeito atende Vereadores com obras, Prefeitura isenta contribuintes de multas e juros...
Notícias de Ubatuba: Homem é preso com haxixe no Itaguá, Índio é detido por vender palmito, Ubatuba fica sem telefone por quatro horas, Itamambuca teme danos ambientais...
Estamos cansados de ver nossa cidade nas mídias só falando de coisa horrível: é suicício, homicidio, sequestro, assalto, nossa senhora da aparecida, protegei-nos, vamos reverter esse quadro pessoal, entreguem esse e-mail ao sr. prefeito Paulo Ramos de Oliveira, ao Sr. Presidente da câmara municipal Rogério Frediane e ao Sr. Presidente da associação comercial de Ubatuba.
"UBATUBA PASSOU DA HORA DE ACORDAR"

Ozeias Amaro de Oliveira
Ubatuba, SP


Raiva ou Inveja - Não sei exatamente qual destes sentimentos que sinto ao ler as seguintes notícias: Caraguatatuba investe mais R$ 25.000.000,00 em obras até o final do mandato (acaba o ano que vem);
Ilha Bela tem o menor custo de pavimentação em asfalto ou bloquetes (fazem comparações de custos com Caraguatatuba e S.Sebstião).
Enquanto isso... no Reino de Ubatuba... Com a única verbinha ou VERBONA existente pavimentam o que está pavimentado, e o pior... a que custo?
Maldição de Cunhambebe?

Ricardo Teixeira Amorim
Ubatuba, SP


Telefonia - No dia 05 de julho passado me senti isolado do mundo, tentei contactar alguns amigos por telefone. Depois de várias tentativas sem sussesso, parti para uma comunicação com pessoas de cidades visinhas, foi quando percebi que mais uma vez o nosso município estava isolado. Lembro-me que durante a semana havia percebido o problema durante a noite, no entanto, consegui contactar a Telefonica por um telefone celular, que em uma mensagem gravada afirmava estar ciente do defeito, e que em um praso máximo de 48h o problema seria sanado. O fato esta se tornando uma rotina em Ubatuba, isso sim me incomoda. Será que a interrupção da comunicação é encarada com naturalidade pela Telefônica? Afinal, por várias vezes tivemos a comunicação interrompida em nosso município, e como pude ler neste informativo, a única justificativa da empresa responsável é a interrupição de um cabo ( isso justifica apenas as interrupções interurbanas). Cade as autoridades locais que até agora não se manifestaram?

Claudinei Salgado
Ubatuba, SP


Artigo
Legado maldito, a estória se repete...
Ricardo Faria


Li no Litoral Virtual,  “Informação Errada” de Bel Dergham, morador do Sertão da Quina: “Pobre de nós habitantes deste paraíso abandonado, quando vemos uma luz no fundo do túnel tentamos nos apegar, acreditar, deixamos nossos compromissos e corremos atrás. Mas, quando vemos que o túnel pode se fechar, vamos perdendo a esperança, acredite, aqui já tem muita gente desacreditando, desanimando. Tudo começou como um furacão, muitas palestras, muita perspectiva de coisa boa pela frente, mas de repente vamos perdendo o ânimo novamente...” Sobre o trabalho de Sérgio de Carvalho à frente do turismo ubatubense.
Essa parte da matéria me lembrou uma conversa de uns quatro meses atrás com o meu ilustre amigo Carlos Alberto Barreto, morador do Saco da Ribeira, sobre essa nossa querida Ubatuba onde, nos últimos quarenta anos, a estória se repete. Passada a temporada de verão, a cidade entra num marasmo terrível, regado a extremo mau humor por parte dos comerciantes, hoteleiros e prestadores de serviços em razão da queda do faturamento.
No geral, fevereiro indica que o dinheiro ganho mal cobrirá os compromissos acumulados. Para alguns poucos até sobra uma merreca que segura o barco até maio ou de junho. Nas rodas, a conversa é falta de grana, prorrogação dos pagamentos e demissão de funcionários iniciada já em março por precaução. Tudo pela inexistência de um trabalho turístico sério. Legado maldito das administrações municipais após o saudoso prefeito Cicilio Matarazzo.
Com a turma vendendo o almoço pra comprar a janta, os “raspuçaras” (mistura de Rasputim com caiçara) da prefeitura lançam sempre um fato novo para segurar a opinião pública até agosto ou setembro, quando o tempo esquenta, os primeiros veranistas chegam e as dívidas acumuladas exigem trabalho dobrado, obrigando o cidadão a cuidar de si, sem tempo para olhar para os rumos da cidade. E quem tentar pode ser devorado pelo “status quo” através da mídia atrelada.
Daí para frente o de sempre: preparar para a temporada, faturar, dezembro chegando, os telefones tocando, a ilusão aumentando... Reveillon, janeiro, fevereiro, carnaval... Igualzinho, a não ser um ex-prefeito que não consegue eleger-se vereador, outro ex-prefeito com prisão decretada, outro vira dono de jornal e rádio, de outro se comenta grandes bebedeiras. Com a moçada da fiscalização superestimando os lucros das empresas locais, tentando “arrancar algum”. Salvam-se os lavadores de dinheiro originário sabe-se lá de onde, uma caixa preta ubatubana intocável até hoje. E por ai vai, vai que é mole, que ninguém se incomoda. Nem o morador local, o veranista, o turista... Uma demonstração clara de que quem não ajudou a mexer o fubá certamente irá degustar. Os boitatás conhecem bem a receita.
No início dos anos 90, acompanhei um desses “fatos novos”. Trazido pelo Claudino, do Ubatuba Palace, chegou à cidade o advogado e técnico em turismo Herone Galhanone. Um taubateano simpático que se revelou honrado após algumas entrevistas comigo e publicadas no jornal A Cidade, na época propriedade do falecido Gilberto Ferretti, onde eu assinava página inteira semanal.
No começo, como gato escaldado, fui me aproximando e vi que o Herone era só boa intenção e até possuía um imóvel em Ubatuba. Presenciei a fundação da PROTUR (Pro-Turismo de Ubatuba), o primeiro projeto liderado pelo Herone, que reuniu boas pessoas e alguns picaretas. Fizeram uma embrulhada e a PROTUR virou COMTUR. E o Galhanone se desgostando. Como amigo que virou, me confidenciava coisas e como já não suportava a politicagem e as picuinhas, a desonestidade. O tempo foi passando e o Herone se aborrecendo cada vez mais. Terminou por ir embora, bastante magoado vendeu a casa, no Itaguá. Até que durou muito. O calor se encarregou de promover o esquecimento do Herone Galhanone, seu profissionalismo, capacidade e simpatia.
Restou somente a COMTUR, transformada em cabide de empregos, antro de gatunagem e motivo de briga política entre a Câmara Municipal e a Prefeitura, tipo “casa onde falta pão, todo mundo grita e ninguém tem razão” sob os acordes de “Se gritar pega ladrão, não fica um”.
Como o lobo perde o pelo mas não perde o hábito, o pessoal da prefeitura criou outro fato novo na tentativa de desviar a atenção sobre a incapacidade da máquina pública em promover o turismo em Ubatuba. A bola da vez chama-se Sérgio de Carvalho, entendido em turismo e trazido de Parantins, AM, com salário, ao que parece, de três mil reais mensais, pouco para um profissional realmente habilitado e muito para mais um enganador.
E já chegamos a julho com alguns dias ensolarados, vem agosto, setembro. Novembro, e toca a trabalhar para se livrar das dívidas, até alguns boitatás.
Melhor explicar: boitatá é figura mitológica que denomina vários empresários de Ubatuba, principalmente de pousadas. Eles chegam, se instalam sempre com a mesma conversa: “ preciso de sossego, vim para fugir do stress, não agüentava mais, quero aproveitar com minha família o que me resta de vida.” Mas, normalmente, a família citada é a jovem secretária com um ou dois filhotes, transformada em segunda mulher ou ainda uma caiçara bonita do local fazendo as vezes de amiga, amada, amante, de forno, tanque e fogão, sem registro em carteira.
O capital investido é quase sempre grana surrupiada de alguma prefeitura, órgão público, banco ou do envolvimento em alguma maracutaia bem sucedida. A princípio os boitatás são simpáticos, mas quando acuados ou sob efeito do álcool revelam-se aves de rapina, prontos para tomar a sua parte de qualquer maneira.
Mas, voltando ao assunto turismo, que tal alguém, sei lá quem, tomar providências ao menos na Enseada das Maravilhas que reúne a praia da Enseada, Perereque Mirim, Saco da Ribeira, Flamengo, Flamenguinho, Ilha Anchieta com ligação direta para a praia do Lázaro. Algo maravilhoso nos 300 quilômetros mais lindos do planeta entre Ilhabela e Angra dos Reis, pelas águas, praias, ilhas, Mata Atlântica, fauna, flora e agora os boitatás.
Aqui está o maior número de leitos de Ubatuba, quase dois mil e os melhores hotéis como: o Sol e Vida, Porto de Maré, Mar e Praia, Newton´s Hotel e outros tantos. Com toda uma infra-estrutura turística montada com padaria, farmácia, garagens náuticas, passeios de escuna, iate clube e ótimos restaurantes como o Malibu, Varanda da Enseada, etc.
Atenção: a Enseada das Maravilhas degrada-se rapidamente e a maioria de seus habitantes já se inscreve no Fome Zero. A favela sobe a Serra do Mar (área de preservação ambiental) com construções diárias, verdadeiros currais eleitorais, boa parte integrados, por emigrantes de Minas Gerais e Nordeste acobertados por políticos locais, mesmo quando dedicados ao tráfico e outras atuações criminosas.
Os cursos d´água morro abaixo vão à praia com quantidade enorme de dejetos fecais. Porque não se desviam as águas canalizando-as para o rio Pereque-Mirim com tratamento? Se ocorrer, com certeza muitos proprietários de casas e moradores da praia vão chiar. Quase todos despejam os esgotos nos riachos.
Outro dia, ao caminhar pela praia da Enseada com o famoso advogado joseense o Dr. Acássio de Oliveira Costa passei o maior vexame. Ele que visitava a Enseada pela primeira vez deslumbrou-se ante as belezas naturais, e extasiado indagou de um pescador caiçara: essa lama negra é medicinal? A resposta veio rápida: “ué dotô... merda mudou de nome? Paguei um mico terrível.
E foi o principal motivo para escrever esta matéria, ultrajado, vilipendiado, revoltado com as autoridades ubatubenses. Até quando terei que conviver com esta Ubatuba sem saneamento básico. Que espécie de gente é essa que pretende nos fazer engolir mais mentiras. Malandros travestidos de políticos, de funcionários públicos sustentados com o dinheiro do contribuinte, com o meu dinheiro! E as conseqüências com o aumento de violência no município ai estão: assaltos, assassinatos... Ubatuba torna-se insegura e isso é muito mal para o turismo.
Finalizando, li também no Litoral Virtual a lista de apoio ao atual secretário de turismo. Tem gente boa e os picaretas de sempre. Mais um fato novo? É difícil duvidar. É chegada a hora de abrir ou arrombar a caixa preta dos trambiques ubatubenses, uma espécie de Banestado guardadas as devidas proporções, com muita gente envolvida.
Fica feita a denúncia aos Promotores de Justiça e a quem de direito.

Ricardo Faria
Jornalista

Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Praia do Sul - Ilha Anchieta

Ubatuba
Praia do Sul - Ilha Anchieta
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Gianni Parziale

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor