Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 11 de julho de 2003 - Nº 820 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Abertura da Gincana da Solidariedade arrecada 100 Kg
   Prefeitura homenageia agentes ambientais
   Inverno Quente agita Caraguá
   Prefeitura isenta contribuintes de multas e juros até o final de julho
   Aguilar toma posse hoje
   Ladrões roubam casas e fazem reféns em Caraguá
   Síndico do Marina New Port ainda espera a compreensão’ do MP

Ilhabela:
   Participação estrangeira bate recorde na Semana de Vela
   Governador dará largada na Regata Eldorado Alcatrazes
   Ilhabela aprova obra de 3 pavimentos
   Tae Kwon Do volta com duas medalhas dos jogos regionais
   Ilhabela sedia exposição com projetos de 50 profissionais

São Sebastião:
   Cebimar/USP atrai público à visita monitorada
   Bombeiros fazem um parto dentro da viatura
   Capacitação de educadores pelo Programa Vivendo Valores na Educação
   Banco de Leite doa leite à UTI Neo-Natal de São José dos Campos
   Equipe Bob Léo realiza novo show de Luta Livre em Boiçucanga
   Evento esportivo pretende coletar caramujos de Boiçucanga

Ubatuba:
   Ubatuba se prepara para a I Convenção Ágape Internacional
   Câmara Municipal de Ubatuba lança site
   Cruz de Ferro prestigia bombeiros de Paraty
   Festa Julina promete esquentar o Perequê-Açu
   Festa do Divino Espírito Santo 2003
   SEMA mostra resultados positivos em Ubatuba
   Setur está de casa nova
   Prefeitura quer tarifas básicas para areeiros
   Obras do Forum em ritmo acelerado
   Guarda Municipal serve de modelo para Bahia
   Começa em agosto renovação para ambulantes
   Artesanato de Ubatuba terá Centro de Excelência
   Alto Ipiranguinha terá ruas asfaltadas
   Almada promove 10ª Festa do Camarão
   Novo método de alfabetização é adotado em Ubatuba
   Setur quer gerar 800 empregos no próximo verão
   Festa de São Pedro: 80 anos
   Erros de projetos podem custar vidas
   Calçamento na Praia Grande
   Ubatubana é Campeã Brasileira de Boxe
   Sexta Básica Musical

   Carta do Leitor



Abertura da Gincana da Solidariedade arrecada 100 Kg

Caraguatatuba - Caraguatatuba realizou a abertura oficial das ações de arrecadação de alimentos da IV Gincana Estudantil da Solidariedade TV Vanguarda Paulista no feriado do dia 9, quarta-feira e conseguiu arrecadar, em um dia de trabalho, 100 Kg de alimento.
Cerca de 30 estudantes foram para o estacionamento do supermercado Silva Indaiá com o objetivo de incentivar as pessoas a doarem alimentos para a Gincana da Solidariedade no ato de suas compras. Eles distribuíram panfletos e permaneceram em uma tenda, onde recolheram arroz e macarrão, das 11h às 19h30, de ontem, dia 9, quarta-feira. Somente neste primeiro dia, foram doados 33 Kg de macarrão e 67 Kg de arroz. Os alunos permanecerão, até o dia 20 de agosto, fazendo arrecadação no supermercado.
A escola sede (Colégio Objetivo) da IV Gincana Estudantil da Solidariedade TV Vanguarda em Caraguatatuba estabeleceu uma parceria com o supermercado Silva Indaiá para realizar a abertura oficial da competição na cidade. No dia 28 de junho, a escola organizou uma festa junina que arrecadou 16 Kg de macarrão e 169 de arroz.
Na primeira etapa da Gincana, que acontece em duas fases, as cidades participantes deverão entregar arroz e macarrão. Essas fases acontecerão no Ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba, no dia 23 de agosto, e na Associação dos Empregados do Comércio de Taubaté, no dia 13 de setembro. Todo o alimento arrecadado retorna para entidades assistenciais do município, após a contagem dos pontos.
A disputa é dividida em três chaves. Na Chave 1, estão as cidades de São José dos Campos, Jacareí, Bragança Paulista e Atibaia. A Chave 2 é composta por Caçapava, Caraguatatuba, Taubaté e Pindamonhangaba e pela Chave 3 disputam Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Cruzeiro. De cada chave, são classificadas duas cidades, então, a essas seis finalistas é solicitada a arrecadação de açúcar.
Caraguá se classificou em terceiro lugar no ano passado e não passou para a segunda etapa da Gincana.
Participe doando arroz ou macarrão e ajude Caraguá a vencer não só a competição, mas a guerra contra a fome e a favor da cidadania! (Fonte: PMC)

Prefeitura homenageia agentes ambientais

Caraguatatuba - Em agradecimento aos agentes ambientais que trabalharam na contenção do último vazamento de óleo no Tebar, a prefeitura de Caraguá tomou a iniciativa de homenagear aqueles que mais se destacaram nos trabalhos
O prefeito Antonio Carlos da Silva e os secretários municipais prestaram uma homenagem aos agentes ambientais, de terra e mar, que trabalharam no vazamento de óleo do último dia 3 de junho, com um café da manhã no gabinete do prefeito. A homenagem aconteceu ontem, às 10 horas.
O óleo desse derramamento atingiu fazendas de marisco na Ilha do Tamanduá e na praia da Cocanha, em Caraguá. Ao todo, cerca de 200 pessoas trabalharam na contenção do óleo, mas sete delas destacaram-se pela garra e vontade em defender o meio ambiente.
Durante a homenagem, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano, e o prefeito, Antonio Carlos da Silva, se pronunciaram agradecendo o trabalho dos agentes.
"Obrigado pela disciplina, organização, força e coragem de todos vocês que trabalharam horas e horas com o frio, com o vento, com o mar revolto, e não desistiram de preservar nossa natureza. Gostaria também de agradecer ao prefeito pela sensibilidade em perceber a importância dessa homenagem", disse Mansano.
"Temos um carinho muito especial por vocês, que colaboraram para que os danos ao meio ambiente fossem amenizados. Vocês são verdadeiros heróis", disse o prefeito .
Segundo ele, a cidade conquistou o direito de receber royalties da Petrobrás desde março de 2002, quando o Deputado Aluízio Nunes (PSDB) intercedeu por Caraguá. O município recebe cerca de R$ 1 milhão por mês.
Os homenageados foram: Cláudia G. Prado Ruiz, agente de terra representante da Defesa Civil, Élio do Caramo Buso, agente de terra e mar representante das Náuticas, Gilmar Antunes da Conceição, agente de mar representante dos pescadores, Gean Carlos Goll, agente de terra representante das Ongs, Liberato dos Santos, agente de terra representante da sociedade civil organizada, Marcelo Bueno Brandão, agente de mar representante da Associação dos Maricultores da Cocanha e Odair Ezequiel dos Santos, agente de mar representante da Colônia dos Pescadores. (Fonte: PMC)

Inverno Quente agita Caraguá

Caraguatatuba - A programação cultural, esportiva e musical rola solta no inverno de Caraguatatuba. O Projeto Inverno Quente vai espantar todo o frio da cidade! Confira as datas e horários dos eventos, que têm entrada franca.
De 04 de julho a 03 de agosto, haverá apresentação de aeróbica, lambaeróbica e ginástica. Às Sextas-feiras, a partir das 20 horas, na Praça de Eventos e aos sábados e domingos, a partir das 11h na Praia Martin de Sá. Sábado à noite, a partir das 20 horas, na Praça de Eventos e Domingo à noite, a partir das 18h na Praça de Eventos.
Neste Sábado, dia 12 de julho acontece o Festival de Música Alternativa com bandas de repertório variado, a partir das 21 horas, na Praça de Eventos. As bandas serão Dance of Days, Fat Head, Need Off, Troia contra ataca, Lunática, Flitch e Y2K.
No Domingo, dia 13, Caraguá receberá aeromodelistas para o 1º Encontro de Aeromodelismo do Litoral Norte, a partir das 8 horas, na Pista da AADEC, Praia do Aruan, além de receber cerca de 250 atletas para a 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross., a partir das 10 horas, na pista Ton Ferreira.
Nos dias 19 e 20 de julho, Sábado e Domingo, haverá a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2003. Atletas de todo o estado irão descer o Morro Santo Antonio a mil por hora em suas super bicicletas! Sábado, das 9h às 17h, treino no Morro Santo Antônio. Domingo, às 10h, Prova Oficial no Morro Santo Antônio. Inscrições no www.ativo.com
Dia 27 de julho, Domingo, acontece o 1º Circuito de Biathlon Litoral Norte. Inscrições até o dia 10 de julho (12 -3882-6855 com Denise). Informações 12 - 9769-6707 / 9767-8550. A partir das 8 horas na Praça de Eventos. (Fonte: PMC)

Prefeitura isenta contribuintes de multas e juros até o final de julho

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguá está dando mais uma oportunidade aos seus contribuintes e estará recebendo créditos tributários, inclusive contribuição de melhorias, vencidos até 31 de dezembro de 2002, com dispensa total de multas e juros de mora, até o dia 31 de julho de 2003.
Esta é a última oportunidade para que os contribuintes regularizem sua situação, evitando procedimentos judiciais de execução fiscal. O benefício também será estendido aos contribuintes com parcelamentos pendentes e ainda não liquidados, desde que efetuem o pagamento do saldo devedor nas condições estabelecidas na Lei Complementar, considerando-se as parcelas já pagas como quitação parcial, sem direito a qualquer restituição.
Os contribuintes interessados deverão comparecer à Procuradoria Fiscal do Município ou à Seção de Dívida Ativa, no Paço Municipal, para pleitear o benefício. Os benefícios estão sendo concedidos de acordo com a Lei Complementar nº 12, de 10 de abril de 2003. (Fonte: PMC)

Aguilar toma posse hoje

Caraguatatuba - O vice-prefeito José Pereira de Aguilar toma posse hoje, às 8h, na Câmara Municipal. Ele assume a prefeitura durante 22 dias, período que o prefeito Antonio Carlos da Silva viaja para Paris, na França, onde participa de uma reunião da Unesco.
Esta é a segunda vez que Aguilar toma posse como prefeito nos últimos sete anos, e a primeira nesta gestão.
Aguilar toma posse na presença do presidente da Câmara e vereadores, além de amigos, correligionários, assessores e funcionários da Prefeitura, principalmente da Secretaria de Serviços Municipais, onde, pasta que ocupa até então.
A cerimônia não deverá durar mais do que 20 minutos, com a leitura do pedido de licença, baseado no Decreto Legislativo 79/03, a entrega formal dos documentos exigidos por lei e o juramento do vice-prefeito.
Antonio Carlos embarca ainda hoje para Paris, capital da França, para a reunião na Unesco, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), que trata da Cultura, Educação, Criança e Entretenimento. O tema da reunião será o sistema educacional desenvolvido na cidade. Ele só retorna no dia 2 de agosto. (Fonte: Imprensa Livre)

Ladrões roubam casas e fazem reféns em Caraguá

Caraguatatuba - Duas pessoas ficaram reféns anteontem dentro de suas casas em Caraguatatuba. O primeiro crime foi no Pontal Santa Marina, quando o gerente Teófilo Corrêa Coelho, 41 anos, foi abordado por dois homens armados quando estacionava seu carro. Segundo a PM, os bandidos ameaçaram a vítima e levaram aparelhos, roupas e três relógios. No Perequê-Mirim, a dona-de-casa Santa Gomes Ferreira, 49 anos, ficou refém de dois homens armados. Ela foi obrigada a entregar várias roupas e objetos pessoais. Até a tarde de ontem, a polícia não havia localizado os assaltantes. (Fonte: ValeParaibano)

Síndico do Marina New Port ainda espera a compreensão’ do MP

Caraguatatuba - O síndico do Condomínio Marina New Port, Danilo D’Angelo, ainda espera uma reversão da decisão do Ministério Público, pedindo “mais compreensão” na ordem de demolição de 19 das 40 casas do condomínio, que foram construídas sobre 720 metros quadrados de mangue.
Quando o condomínio começou a ser construído, a lei previa uma distância de 33 metros da margem do Rio Juqueriquerê, ele diz, alegando que estão sendo penalizados pela atual legislação, que prevê uma distância mínima de 50 metros.
“Na época não tinha advogados especializados em Meio Ambiente. Esta ação já teria que ter acabado há tempos, porque não vejo ganho nenhum em demolir 19 casas, cuja perda ultrapassa R$ 1milhão”.
Segundo D’Angelo, os moradores do condomínio estão surpresos e tristes com a decisão do Ministério Público, mas ele complementa que a promotora da 3ª Vara Civil de Caraguá, Regina Célia Damasceno, está sendo sensata na ação.
“Temos sim que repor a natureza que foi degradada, inclusive com penalizações, mas propomos devolver uma área três vezes maior. A demolição não traz benefício para ninguém”, sustenta.
Uma ação ‘construtiva’ que poderia ser tomada pelo Ministério Público, na opinião de D’Angelo, é obrigar o condomínio a doar 100 cestas básicas mensais a famílias carentes para o resto da vida.
“A decisão tem que ter um resultado positivo. Não dá para ser radical, principalmente num rio que tem muitas propriedades irregulares e que também degradam o meio ambiente”.
O advogado do condomínio, Geraldo Ferreira Lanfredi, revela que o processo já foi julgado em todas instâncias cabíveis e que estará fazendo o ‘possível’ nesta nova fase. “Por motivos éticos profissionais, não posso revelar os passos que estarei dando daqui pra frente. Só posso dizer que esta é uma sentença definitiva de execução”.
Dos 11 empregados fixos do New Port e dos 26 prestadores de serviço, ainda há seis famílias que residem o ano todo no condomínio. “Essas pessoas vão ficar desempregadas e sem consumir na cidade. Este condomínio é uma propriedade de ‘primeiro mundo’ desenvolvida em Caraguá”, comenta D’Angelo.
O Condomínio existe desde 1988 e, através de autos de infração aplicados pela Polícia Florestal nos primeiros anos de sua existência, o Ministério Público resolveu investigar as irregularidades, abrindo um Processo da Ação Civil Pública Ambiental em 1992.
“Nesta época nem existiam as ONGs ambientais que existem hoje e o Meio Ambiente não era tão severo nem tinha os termos de ajustes para áreas degradadas. Portanto a Ação Pública não foi aberta através de denúncias de ONGs”, explica D’Angelo, revelando que tem uma reunião marcada para o próximo dia 14 com o advogado do condomínio.
A atual promotora justificou não aceitar o acordo compensatório porque o mangue pode ser regenerado, de acordo com a Avaliação da Proposta de Compensação Ambiental feita no último dia 13 de maio pela engenheira agrônoma Marcelí de Menezes Coimbra.
D’Angelo, entretanto, pretende ainda discutir o que será feito na execução da sentença, inclusive propondo compensações agora com áreas cinco vezes maiores, que seriam mantidas, diz ele, ‘eternamente’. (Fonte: Imprensa Livre)

Participação estrangeira bate recorde na Semana de Vela

Ilhabela - O processo de internacionalização da Semana de Vela será completado no ano que vem, com a inclusão da disputa no calendário da Federação Internacional de Vela (ISAF). Mas, na prática, isso já acontece com a participação de embarcações estrangeiras, especialmente na América do Sul.
Na disputa deste ano, entre os dias 12 e 19 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), são oito veleiros confirmados, sendo sete da Argentina e um do Uruguai, o dobro em relação ao ano passado.
A competição, considerada a mais importante da América Latina, deverá reunir cerca de 200 barcos e 1.400 velejadores, recorde absoluto da disputa.
“É muito importante para a competição contar com embarcações de outros países. Mais do que isso, o fato de ter aumentado o número de barcos estrangeiros confirma a força da competição na América do Sul.
Com a entrada no calendário da ISAF, temos certeza de que a presença de velejadores e embarcações estrangeiros deve crescer ainda mais”, explica Edgar Rombauer, da DS Comunicação, organizadora do evento, em parceria com o YCI.
Os barcos argentinos que participarão deste ano são “Dynamo IV”, do comandante Carlos Jasson Hardie; “Flash Gordon”, de Benjamin Haymes; “San Gregorio”, de Kirkor Simsirogiu; “Angelux”, de Eduardo Guevara; “Bizarro”, de Ruben Angel Puppo; “Matrero”, de Toríbio Achaval; e “Nubium, de Kallay Esteban. Representando o Uruguai está o “Adrenalina”, comandado por Harry Giuria.
Ao lado dos estrangeiros, o evento ainda terá alguns dos principais nomes do país, como Robert Scheidt, campeão olímpico e hexa mundial de Laser; Lars Grael, da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo e medalhista olímpico; Cláudio Biekarck, que ganhou seis medalhas em Jogos Pan-Americanos; Alan Adler, campeão mundial de Star em 1989 e um dos representantes do Brasil na classe J24 em Santo Domingo, Eduardo Souza Ramos, atual vencedor da Semana de Vela; Mário Buckup, bicampeão da Lightning; Ralph Christian (Lightning), Boris Ostergreen (Snipe) e Gastão Brun (Star).
A 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela possui responsabilidade técnica dos juízes internacionais convidados pelo YCI e pela Federação Brasileira de Vela de Motor (FBVM), da Diretoria de Vela do YCI. O patrocínio é da Mitsubishi Motors do Brasil e Agfa, com co-patrocínio da Semp Toshiba.
Apóiam o evento a Marinha do Brasil, Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Capitania dos Portos de São Sebastião, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria de Esporte e Turismo de Ilhabela, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Rádio Eldorado, Estaleiros Fighter, Lojas Regatta, Bracante Seguros, TAM, Litokromia, Associação Comercial e Industrial (ACI) e Associação Comercial e Industrial de Ilhabela (ACII) e Associação da Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Ilhabela (ABHRI). (Fonte: Imprensa Livre)

Governador dará largada na Regata Eldorado Alcatrazes

Ilhabela - Já está confirmada a presença do Governador Geraldo Alckimin na cidade de Ilhabela no próximo sábado, dia 12. O governador deverá dar a largada da Regata Eldorado Alcatrazes, que acontece no canal de São Sebastião, próximo a Vila. A regata, com aproximadamente 50 milhas náuticas, abre a 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, promovida pelo Yatch Club Ilhabela com apoio da Prefeitura de Ilhabela. A competição, considerada a mais importante da América Latina, deverá reunir cerca de 200 barcos e 1.400 velejadores.
A largada esta marcada para as 10h30 (dependendo das condições do vento poderá haver atraso) e será dada a bordo do Navio Veleiro da Marinha Cisne Branco. A bordo também estarão presentes o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira, o Capitão dos Portos Paulo Rogério de Souza Almeida entre outras autoridades municipais.
Alckimin deverá chegar a cidade por volta da 9h. Depois da largada da regata, deverá visitar o Hospital Municipal Governador Mário Covas Jr. (Fonte: PMI)

Ilhabela aprova obra de 3 pavimentos

Ilhabela - Em sessão tumultuada, a Câmara de Ilhabela aprovou ontem, por oito votos a três, o projeto do Executivo que autoriza a construção de residências de três pavimentos em uma área no bairro do Reino.
Cerca de 200 pessoas acompanharam a sessão, que durou mais dez horas. Vários moradores levaram faixas e cartazes contra a proposta.
Segundo o Executivo, o projeto visa a construção de três andares somente na área onde serão edificadas 100 casas populares em parceria com o Estado. No município não é permitida a construção de imóveis com mais de dois pavimentos.
O prefeito Manoel Marcos Ferreira (PTB) informou, por meio da assessoria de imprensa, que "o projeto é destinado apenas para aquela área e durante a sua administração não será permitida a verticalização no município".
O vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT) disse que o terceiro pavimento vai prejudicar a qualidade de vida dos próprios moradores.
"Vamos ter problemas de meio ambiente pois a região sofre com falta de água durante o verão e não tem coleta de esgoto", disse.
CARGOS- O Legislativo aprovou ainda, por unanimidade, o projeto para criação de três novos cargos e de 246 vagas na prefeitura.
Outra proposta aceita foi a alteração do nome das ilhas e ilhotas que compõem o município, conhecida por 'Arquipélago de São Sebastião'. A denominação passa a chamar Arquipélago de Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Tae Kwon Do volta com duas medalhas dos jogos regionais

Ilhabela - Na última segunda, dia 7, o Tae Kwon Do de Ilhabela brilhou na 47ª edição dos Jogos Regionias, que está acontecendo na cidade de Pindamonhangaba. Este ano as lutas foram realizadas nos mesmos moldes das Olimpíadas, com quatro categorias de peso que variam de 10 em 10 quilos. Os atletas Luana Beatriz e Marilzon de Freitas trouxeram medalhas de prata e bronze respectivamente.
Luana treina com a equipe da ilha a cerca de três meses e na final lutou contra a lutadora de Mogi Viviane Felicíssimo, que é bi campeã panamericana da modalidade. Já Marilzon é um atleta formado na base da escolinha municipal de Tae Kwon Do e vem crescendo a cada ano já que o ano passado ficou em 4º lugar na competição.
Também fazem parte da equipe do Tae Kwon Do de Ilhabela os atletas Ricardo Dantas João Portella e Maranildo Almeida além do técnico Carlos César Dias.
Os atletas participaram dos Jogos Regionais com o total apoio da Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Esportes além dos patrocinadores Teiú arte e decoração, Pokko Espaço e Academia Petit Vilage. (Fonte: PMI)

Ilhabela sedia exposição com projetos de 50 profissionais
Bellabitare expõe trabalhos de paisagismo, arquitetura, construção e decoração

Ilhabela - A cidade de Ilhabela vai sedir até o próximo dia 3 de agosto a 2ª Bellabitare. Na feira estarão em exposição trabalhos de arquitetos, decoradores, construtores e paisagistas da região.
O evento foi montado em uma mansão no Condomínio Ponta da Figueira. O imóvel possui 1.000 metros quadrados de área construída e mais de 1.500 metros quadrados de gramado.
Na Bellabitare é possível conferir projetos de 50 profissionais de quatro ramos de atividade --paisagismo, arquitetura, decoração e construção. O tema da feira este ano é o efeito estufa. Seguindo o estilo de Ilhabela, os espaços estão modernos e requintados.
Os projetos de arquitetura, paisagismo e decoração têm o objetivo de tornar a casa de praia um espaço bonito, confortável e aconchegante.
Além da exposição dos projetos, a Bellabitare vai oferecer aos visitantes em um dos píers da casa, um "Boat Show". Também estará à disposição do público uma balsa com bar itinerante.
A feira, que começou no último dia 4, funciona diariamente das 13h às 22h. Há estacionamento no lado externo do condomínio e serviço de valet parking. A organização da Bellabitare disponibilizou lanchas partindo de São Sebastião e da Vila para os visitantes.
As casas de madeiras são algumas das atrações da feira. Há imóveis montados com pinus e eucaliptos, por exemplo. Normalmente, as casas de madeira têm os banheiros e a cozinha construídos em alvenaria. Mais informações pelo telefone (12) 3921-7410. (Fonte: ValeParaibano)

Cebimar/USP atrai público à visita monitorada

São Sebastião - O Cebimar/USP (Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo), em São Sebastião, que abriu suas instalações na terça-feira para visitação monitorada, está atraindo bom público. Ontem, cerca de 100 pessoas, entre crianças e adultos, participaram do programa, que é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco sobre os ecossistemas marinhos, a beleza e delicadeza da fauna e da flora.
Os passeios são monitorados por professores e alunos, que se dedicam bastante em fornecer seus conhecimentos. Eles falam sobre problemas decorrentes de poluição ou da ação predadora do homem, mostram e explicam as características de vida de animais marinhos, mantidos em tanques e aquários.
O Cebimar continuará aberto para a visitação até sábado, dia 12. A atividade será retomada entre os dias 15 a 19, sempre das 14 às 17h. Cada grupo, de até dez pessoas, é formado para as visitas de 30 a 1 hora e 30 minutos, no máximo, dependendo do interesse dos visitantes. Não há necessidade de agendamento. Basta comparecer ao Cebimar, que fica na Praia do Cabelo Gordo, acesso pela Rodovia SP-55, região central da Cidade.
Na visita, o público conhece a Praia do Cabelo Gordo, também conhecida como Praia do Segredo. Conforme os monitores, o nome Praia do Cabelo Gordo se deve a época em que o local era habitado por índios, que usavam gordura de baleia no corpo para se proteger; o cabelo engordurado dando origem ao nome Praia do Cabelo Gordo. Já, Praia do Segredo se deve ao fato de ela ficar escondida da visão de que está no mar.
A praia era uma das classificadas “de armação”, porque servia como local para desencarnar baleias. Os pesquisadores do Cebimar confirmaram este fato, em razão de gordura de baleia em muros de pedra. Na área, bem próxima à praia, tem a Ilhota do Baleeiro, ponto que era usado para avistar os mamíferos no Canal de São Sebastião.
Da praia, é possível observar Ilhabela mais próxima: ali são apenas cerca de três quilômetros de distância, pelo Canal de São Sebastião. Os monitores contam que, na Era Glacial, não havia separação entre São Sebastião e Ilhabela.
A bióloga Valéria Hadel (foto), uma das que acompanham os grupos de visitantes, lembrou que derrames de petróleo no Canal de São Sebastião, além de provocarem o impacto ambiental, também podem afetar os laboratórios do Cebimar, que são abastecidos com água do mar. Segundo ela, já ocorreu a morte de todos os animais marinhos nos laboratórios, porque o petróleo alcançou as tubulações e o reservatório de água do mar, do Cebimar.
Lixo é outro problema grave, não só para a Praia do Cabelo Gordo, como para todas as demais. Valéria disse que as praias servem de local para a produção dos alimentos dos animais marinhos. Alertou que, durante o reveillon, é enorme a quantidade de lixo e outros produtos nocivos ao ecossistema das praias e do mar.
A bióloga alertou que a quantidade de sacos plásticos no mar é imensa. Não são poucos os casos de tartarugas e golfinhos mortos por tentar engolir estes resíduos. “A morte é lenta e agônica”, Valéria disse. “Temos autopsiado muitos bichos com este problema”, ela lamentou.
Valéria conta que o Litoral Norte é rota de baleias Jubarte e Franca, por exemplo. A bióloga disse que as baleias param no Canal de São Sebastião para amamentar seus filhotes, o que já causou preocupação para quem desconhece este comportamento. Ela conta que basta observar momentos em que os filhotes sobem à superfície para respirar.
A bióloga expôs o fato da natureza ser perfeita, mostrou animais marinhos que se recompõem, que lutam de forma incrível para se proteger de agressores, outros de trocam sua “roupa”, conforme crescem, e outros que estão sob grave risco de extinção, como é o caso do “pepino-do-mar”. Segundo a bióloga, o animal é usado para culinária no mercado asiático, e vendido a US$ 20, enquanto os responsáveis pagam R$ 0,20 a meninos da região, que fazem a captura proibida pelo Ibama. (Fonte: Imprensa Livre)

Bombeiros fazem um parto dentro da viatura

São Sebastião - A equipe do Corpo de Bombeiros atendeu, na manhã de ontem, o parto de Elizandra Camilo dos Santos, 25 anos, moradora na Enseada, na Costa Norte.
A gestante chegou a ser colocada na viatura de resgate, que se dirigia para o hospital quando, no meio do caminho, em São Francisco, no Km 119,7 da SP-55, teve que parar e amparar o nascimento de uma menina .
A equipe, comandada pelo soldado Olard Durigheto, chegava no fim de um turno, quando apareceu o chamado para atender à parturiente. Juntamente com os soldados Helton dos Santos Monteiro e Erivelto da Silva Alves, os bombeiros atenderam Elizandra, que sentia as contrações desde a madrugada. “Esperei amanhecer para procurar ajuda”, justificou.
A sogra Benedita Aparecida da Silva disse que viu a criança já “coroando”. “Se os bombeiros não viessem eu é que teria auxiliado no parto”, lembra.
A equipe colocou a gestante na viatura de resgate e se dirigia para o Hospital de Clínicas, quando teve que parar pois a criança já estava saindo.
Primeiros socorros - Os bombeiros auxiliaram o nascimento de uma menina, dando os primeiros socorros e cortando o cordão umbilical. Posteriormente, eles conduziram mãe e filha ao hospital, onde verificou-se que ambas estavam bem.
A menina, que se chamará Rayenne da Silva Oliveira e é filha de Marcos Teodoro da Silva Oliveira, nasceu com 3 quilos e 395 gramas e 47 centímetros, às 7h50. Este é o quarto filho de Elizandra, que já tem dois meninos e uma menina.
“Senti que os bombeiros ficaram orgulhosos de fazerem o parto. Eles foram super carinhosos e atenciosos. São profissionais fora de série”, destacou a mãe. Para a sogra, que assistiu o atendimento dos bombeiros e o cuidado dado à Elizandra para ser colocada na viatura, eles foram “nota 10”.
Emoção - A equipe do Corpo de Bombeiros que fez o parto na viatura deverá receber elogios do comando. Este é o primeiro nascimento que estes bombeiros auxiliam.
Os soldados Helton dos Santos Monteiro e Erivelto da Silva Alves estiveram na tarde de ontem no hospital para entregar flores à mãe. Olard tinha ido viajar.
O bombeiro Helton disse que foi uma emoção auxiliar a vinda de uma criança. “Quando fomos ao local, pensamos que tratava-se de um transporte de rotina de uma gestante”, relatou.
Mas, próximo ao ponto de ônibus da curva que antecede o rancho dos Fortunatos, os bombeiros tiveram que parar, pois a criança estava nascendo. “Peguei ela no colo, limpei as vias respiratórias e ela começou a chorar”, lembrou o soldado Helton. Depois, eles cortaram o cordão umbilical. (Fonte: Imprensa Livre)

Capacitação de educadores pelo Programa Vivendo Valores na Educação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião deu início ao Programa de Capacitação de Educadores de Creche, através do Programa Vivendo Valores na Educação – VIVE, um programa educativo internacional, apoiado pela ONU, UNESCO e UNICEF.
O Programa VIVE busca conscientizar os educadores de que o primeiro passo para a transformação da realidade social está nas mãos da comunidade. “Envolver-se na educação que se fundamenta em valores é iniciar um caminho que sempre passará por um mergulho do ser humano no seu próprio eu, orientando o educador a desenvolver novas atitudes no ambiente escolar”, disse a supervisora educacional, Marilene dos Santos Monteiro.
Segundo a secretária de Educação, Irma Sanches Altamirano, o objetivo principal do programa é a valorização da auto-estima profissional, além da possibilidade de transmitir valores que ficarão eternamente nas crianças, que passam o dia inteiro na creche. “É um trabalho de tranqüilidade para que as crianças possam refletir sobre valores e obter paz de espírito. A cada dia o profissional trabalha um valor na criança, como amizade e respeito”, explicou a secretária.
A primeira creche a participar do programa foi a Meire Vasques, sendo que as aulas foram ministradas pela coordenadora do Núcleo São Sebastião, professora Rita de Cássia dos Santos e pelas professoras Ana Paula P. Siqueira e Gislene da Silva.
O programa prosseguirá nos dias 14, 18, 21 e 25 de julho, sempre das 8h às 17h, nas Creches Perciliana, Diva Bernardino, Adriana Vasques e Semírames, respectivamente. Também participam do projeto as creches São Sebastião, Dona Laurinda, Peraltinha, Maria Leonarda e berçários. (Fonte: PMSS)

Banco de Leite doa leite à UTI Neo-Natal de São José dos Campos

São Sebastião - O Banco de Leite Humano de São Sebastião doou na última segunda-feira, dia 07, mais de dez litros de leite para o Banco de Leite de São José dos Campos. O leite foi destinado aos recém-nascidos prematuros do litoral norte, internados na UTI (Unidade de tratamento Intensivo) Neo-Natal do hospital de São José dos Campos.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite e do Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) de São Sebastião, a enfermeira Carla Maria Bruço, essa é a segunda doação realizada, que só acontece quando é arrecadado um excedente de leite.
“O Banco de Leite tem condição de arrecadar muito mais litros de leite e visitar mais prematuros e, com certeza, faremos isso quando tivermos um carro próprio”, disse a enfermeira. Ela conta que o trabalho tem o apoio da Secretaria da Saúde, que fornece um carro para arrecadação de leite na Ilhabela e também do Fundo Social de Solidariedade, que disponibiliza um carro para visitas aos prematuros. “Contamos com uma equipe preparada, treinada para atender às mães que nos solicitam ajuda”, disse a enfermeira.
Segundo a enfermeira, a secretaria da Saúde não vai poupar esforços para diminuir a mortalidade infantil do município, com as atividades desenvolvidas pelo Ciama. O Brasil tem a maior rede de Banco de Leite do mundo. “São 144 só no estado de São Paulo”, contou Carla.
Ciama e Banco de Leite - Há quase dez anos em São Sebastião, o Ciama é um espaço destinado ao acompanhamento de mulheres gestantes e aquelas que possuem bebês recém-nascidos com até seis meses.
O Ciama também oferece cursos gratuitos onde as mulheres aprendem sobre a gestação, recebem orientação sobre a evolução do trabalho de parto, pós-parto, amamentação, cuidados com o bebê e planejamento familiar, entre outros.
O Ciama fica na rua Cristóvão Soares, 379 – Centro, e o Banco de Leite fica na avenida Capitão Luiz Soares, 557, loja 21 – Centro (em frente ao Hospital). (Fonte: PMSS)

Equipe Bob Léo realiza novo show de Luta Livre em Boiçucanga

São Sebastião - A equipe Bob Léo de Luta Livre realiza no sábado, dia 13, um show beneficente na escola Walkir Vergani, em Boiçucanga. Esta é a segunda vez que os profissionais da Luta Livre apresentam seu trabalho no bairro da costa sul, onde estiveram no mês de junho.
O show tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Assessoria de Relações Comunitárias. Ele acontece a partir das 20h, na quadra da escola, e a entrada vai custar um quilo de alimento não perecível ou um agasalho.
De acordo com Benedito dos Santos, o professor Ditinho, que é assessor de Relações Comunitárias, tudo o que for arrecadado na competição, será revertido para a própria unidade escolar. Neste caso, a direção deverá avaliar os estudantes da escola que estiverem mais necessitados e repassar os alimentos e os agasalhos.
No último evento realizado, que foi gravado pela TV Costa Norte, a equipe arrecadou mais de 250 quilos de alimentos, que foram revertidos para o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. Na ocasião, as assistentes sociais da costa sul fizeram uma triagem das pessoas mais necessidades da região e fizeram a entrega dos materiais.
De acordo com Bob Léo, que está no ramo da Luta Livre há 38 anos, a idéia do show é mostrar e valorizar o trabalho dos profissionais e, ao mesmo tempo, ajudar a comunidade carente do município. Para ele, esse esporte é mais uma alternativa para tirar jovens e crianças da rua. “Sou um pioneiro da categoria e não pretendo estimular a violência e sim mostrar um esporte que pode até tirar jovens de vícios como o das drogas”, comenta.
Além da Prefeitura, também estão apoiando o evento a Rádio Comunitária Costa Sul FM, a Polícia Militar e Sociedade Amigos de Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Evento esportivo pretende coletar caramujos de Boiçucanga

São Sebastião - No sábado, dia 13, será realizado o Torneio de Inverno de Futebol Society Infantil no Recanto Vale Verde, em Boiçucanga, na costa sul. As partidas começam a partir das 9h e, desta vez, acontecem por uma causa diferente: a eliminação de caramujos no bairro.
Devido à proliferação dos caramujos africanos em Boiçucanga, o Recanto Vale Verde, com o apoio da Prefeitura Municipal, por intermédio da Assessoria de Relações Comunitárias e da Secretaria de Juventude Esportes e Lazer, resolveu fazer o campeonato para coletar os caramujos.
Desta forma, foi estipulado que para se inscrever e participar dos jogos será necessário entregar um quilo da espécie. Para isso, antes do início do campeonato, a pousada vai distribuir entre as equipes participantes luvas e sacos plásticos para a coleta dos caramujos.
O caramujo gigante africano (Achatina fulica) proliferou rapidamente na região e hoje é comum vê-lo nos muros das residências, o que preocupa os moradores, principalmente porque a cada dois meses cada um deles desova 200 ovos.
Para auxiliar na campanha que acontece nesse final de semana, além da Prefeitura, estarão apoiando o evento a Enob e a Sociedade Comunitária Costa Sul. (Fonte: PMSS)

Ubatuba se prepara para a I Convenção Ágape Internacional

Ubatuba - A Igreja Evangélica Ágape vai realizar, de 25 a 27 de julho, no Ginásio de Esportes Tubão, a convenção que reunirá todas as suas células, localizadas em Caraguatatuba, Cruzeiro, S.José dos Campos, Taubaté, São Paulo, Estados Unidos e Japão, e suas igrejas em Portugal e Paraty-RJ, e diversas denominações da cidade e de outros municípios.
A Igreja Ágape tem sido referência para diversas outras igrejas, devido ao seu expressivo crescimento: passou, em três anos, de 250 para cerca de 2.500 membros. É, atualmente, a maior igreja em células do Litoral Norte.
O tema da convenção ¨Discípulos do Senhor do Impossível¨ está baseado na passagem bíblica, do livro de Isaías, cap. 43, v. 13, que diz: "Agindo Eu, quem impedirá?¨
Alexandre Nunes, um dos médicos veterinários mais bem conceituados da cidade, é também o pastor-presidente da Igreja Ágape. Autor do livro ¨Teu Rosto Resplandecerá¨, que será lançado durante a convenção, explica os motivos que levaram a Igreja Ágape a organizar o evento: ¨O grande desafio que Jesus deixou à sua igreja ainda não foi alcançado. O Senhor está dando estratégias, equipando e fortalecendo o Corpo de Cristo para a grande tarefa de evangelizar todas as nações¨.
A convenção será aberta ao público, e a entrada é franca. Mais informações pelo telefone: (12) 3832-1974. (Fonte: Igreja Evangélica Ágape)

Câmara Municipal de Ubatuba lança site

Ubatuba - Foi lançado ontem, 10 de julho de 2003, o site oficial da Câmara Municipal de Ubatuba. O presidente Rogério Frediani declarou: "A primeira intenção foi a de agilizar a comunicação entre os vereadores e munícipes pela Internet. Através do site, qualquer cidadão poderá acompanhar, em tempo real, os fatos que envolvem a municipalidade, demonstrando a clareza com que conduzimos o Legislativo Ubatubense”.
“Futuramente criaremos um cadastramento de usuários para possibilitar enquetes onde o morador poderá opinar sobre projetos de leis, criticar, dar sugestões etc. O funcionamento do nosso site é um marco a mais no aumento da participação popular nas questões políticas do município”, afirma Frediani.
O site possui vários links, tais como, Localização da Câmara, Histórico, Atividade Legislativa, Espaço Comunitário, Galeria Virtual, Chat, entre outros. Tecnicamente, foi elaborado utilizando-se da linguagem PHP e Banco de Dados mySQL. A página na Internet poderá ser acessada pelo endereço www.camaraubatuba.sp.gov.br

Cruz de Ferro prestigia bombeiros de Paraty

Ubatuba - O Cruz de Ferro Moto Clube de Ubatuba, em conjunto com a recém inaugurada Facção Paraty-RJ, a convite realizado pelo Comando do Corpo de Bombeiros de Paraty, na última quarta-feira, dia 09 esteve participando da Solenidade de entrega de uma viatura de Combate a Incêndios ao município.
A viatura em questão, um caminhão Auto-Bomba Tanque zero quilômetro, com capacidade para 5.000 litros de água e possuidor de bomba de combate à incêndios, será de extrema importância para a preservação de vidas e de todo o patrimônio artístico-cultural e foi entregue pessoalmente pela Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho. O Comandante do Corpo de Bombeiros local, Tenente Coronel Jerri Andrade Pires, ressaltou que é a primeira vez, em 25 anos, que Paraty recebe um veículo novo desse porte, um exemplo para outras cidades.
Estiveram também presentes à solenidade o prefeito José Cláudio de Araújo, Carlos Alberto de Carvalho, Secretário de Estado da Defesa Civil, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e diversas autoridades civis e militares.
O Coronel Sérgio C. da Fonseca do Comando de Bombeiros da área da Costa Verde, convidou o grupo para conhecer o quartel central, sede onde trabalha.
A governadora manifestou sua simpatia para com os motociclistas de Paraty e agradeceu a presença de todos os integrantes de Ubatuba que se deslocaram exclusivamente para o evento.
Parabéns ao Cruz de Ferro Moto Clube e à sua recém-fundada Facção Paraty que já começa com bons relacionamentos na cidade.

Festa Julina promete esquentar o Perequê-Açu

Ubatuba - Neste final de semana, dias 11,12 e 13 de julho, a partir das 18 horas, na quadra de futebol em frente a Guarda Municipal ocorrerá o 1º Arraia do Perequê-Açu. Apresentação de grupos de dança, capoeira, shows musicais, barracas de comidas típicas, bingo, são algumas das atrações. Vale a pena conferir.

Festa do Divino Espírito Santo 2003

Ubatuba - A “Festa do Divino 2003” será realizada no período de 11 a 20 de Julho, na Praça Exaltação da Santa Cruz (Praça da Matriz) no centro da cidade de Ubatuba/SP.
Como acontece todo ano, inicia-se com uma novena preparatória, portanto de 11 a 19 de Julho, acontecerão as procissões diárias, com saída da Igreja São Francisco às 19h00, em direção a Igreja Matriz. Logo após acontece a Santa Missa e em seguida, o Show na praça, com barracas de diversão e alimentação dentre elas a famosa Tainha assada na brasa. Durante a novena, todas as comunidades de bairro que formam a Paróquia Exaltação da Santa Cruz, participarão com grande representabilidade. Serão convidadas também a participar das festividades, as Paróquias vizinhas (Nossa Sra de Fátima - Ipiranguinha e Nossa Sra das Graças – Maranduba).
No dia 20 de Julho, acontecerá a grande festa do Divino Espírito Santo, com atividades a partir das 06h00 da manhã com a alvorada, Missa solene com a presença do Imperador, Bênção dos Pães e Procissão das Esmolas. Na parte da tarde, às 16h00 sai da Igreja São Francisco em direção a Igreja Matriz, a Procissão do Andor do Divino Espírito Santo e segue a celebração da Santa Missa Campal com a participação de todas as comunidades. (Fonte: ACS-PMU)

SEMA mostra resultados positivos em Ubatuba
Com pouco mais de 1 ano de Secretaria do Meio Ambiente, resultados aparecem e Ubatuba avança com ações preservacionistas

Ubatuba - Em abril a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Ubatuba completou 1 ano de sua criação. Apesar da complexidade e dos problemas que o meio ambiente no município apresentam e das dificuldades inerentes à pasta, muitas foram as ações e as realizações para conter a degradação ambiental. A criação da Sema foi uma atitude pioneira e fundamental para o município que possui cerca de 80% de sua área territorial regida por Lei de Preservação Permanente, já que esta área é composta pela Serra do Mar que é coberta pela Mata Atlântica, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, título concedido pela Unesco. Esta área é formada e composta por rios, cachoeiras, corredeiras, praias, flora com vegetação diversificada, fauna com mais de mil espécies de animais, aves, peixes e répteis, e também habitada por comunidades tradicionais. A preservação de todo esse ecossistema encontrou um forte aliado com esta desbravadora Secretaria do Meio Ambiente.
Resumidamente, nestes últimos meses a Sema teve participação efetiva na criação do Comdephata, no Plano de Gestão do Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte, no Comitê de Apoio à Gestão do Parque Estadual da Ilha Anchieta, nas Audiências Públicas referentes ao saneamento da Praia Grande e da Lei do Uso do Solo e também em ações conjuntas de fiscalização com outras Secretarias Municipais e órgãos Estaduais em diversos locais do município com registro fotográfico para aplicação da Lei e preservação do patrimônio público e privado. Realizou diversas reuniões com o Ministério Público, para debater e encontrar soluções para os diversos problemas que meio ambiente no município apresenta e enfrenta. Recentemente, conquistou junto à Petrobrás equipamentos e cursos para Agentes Ambientais para a defesa contra derramamento de óleo em Ubatuba e deu início à criação e a implantação da cooperativa dos areeiros artesanais do município. (Fonte: ACS-PMU)

Setur está de casa nova

Ubatuba - Nesta segunda-feira, 7, a Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba mudou-se da sala que ocupava no prédio da Secretaria de Educação e passou a funcionar nas instalações do Centro de Informações Turísticas (CIT), na avenida Iperoig. O Secretário da pasta, Sérgio Carvalho, promoveu reforma e adaptações do prédio para as novas instalações da Setur. Foram 16 dias em obras. A ocupação do CIT pela Setur foi autorizada pelo Conselho da Comtur (Companhia Municipal de Turismo), que está encerrando as suas atividades. As novas instalações da Setur era uma necessidade, já que a Secretaria operava em uma pequena sala com área de cerca de 6 metros quadrados.
Agora, a Setur conta com instalações mais adequadas. São com cinco estações de trabalho para o desenvolvimento de suas atividades e para o serviço de informações ao turista. Patrícia Ortiz, técnica em Turismo, é a mais nova contratada como assessora de Planejamento. O artesanato ganhou destaque com exposição e venda permanente dentro das novas instalações que abriu as portas com trabalhos dos índios da aldeia Boa Vista de um lado e do outro lado artesanatos das comunidades da Casanga, Sertão da Quina, Perequê Açu, Projeto Tamar e da entidade assistencial Gaiato. Segundo Carvalho, o objetivo é expor para venda trabalhos artesanais das 46 comunidades do município.
A nova sede da Setur foi totalmente pintada, recebeu divisórias para as cinco estações de trabalho, foram colocadas duas vitrines para exposições de artesanato, houve a colocação de persianas, troca de mobiliário com poltronas, mesas, cadeiras e computadores, restauro do forro, tratamento das madeiras e troca de luminárias. A intenção de Carvalho foi de criar um ambiente moderno e agradável para os funcionários e também para receber melhor o turista em busca de informações e orientações sobre o município. “Expor a trabalho da comunidade dentro da Setur, é fomentar economicamente em benefício de pessoas carentes e excluídas socialmente”, disse Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura quer tarifas básicas para areeiros

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba designou um técnico da Secretaria de Assistência Social para manter contato com as Regionais da Sabesp, em Caraguatatuba e Elektro, em Guarujá visando negociação para conseguir algum prazo de carência, parcelamento ou pagamento do valor mínimo das tarifas de água e luz dos areeiros que, devido a uma determinação judicial, foram impedidos de trabalhar. “É uma forma de apoiar a categoria que representa hoje cerca de 300 famílias passando dificuldades. Estamos batalhando com empreiteiras para tentar vagas e dando todo apoio para a formação de uma cooperativa, única saída para que os areeiros possam trabalhar”, diz o prefeito Paulo Ramos.
Os areeiros mais carentes estão com suas contas atrasadas e, em alguns casos, com os fornecimentos de água e luz cortados. A Sabesp solicitou da Prefeitura o preenchimento de um questionário sócio-econômico para cadastramento na tarifa social e a Elektro quer ter em mãos a conta de cada um para análise isolada de cada caso. (Fonte: ACS-PMU)

Obras do Forum em ritmo acelerado

Ubatuba - As obras do Forum de Ubatuba, na Estufa II, seguem em ritmo acelerado com previsão de entrega, segundo consta em contrato, em abril de 2004. O prédio tem arquitetura semelhante aos construídos em Sertãozinho e Atibaia, mas no caso de Ubatuba foram adotados alguns cuidados especiais, segundo Rubens Luciano Basili Molinari, diretor da Emplatec, empreiteira responsável pelas obras. “ Aquí estamos utilizando esquadrias de alumínio, devido a umidade e deixando os espaços nas paredes para instalação de ar condicionado”, diz Rubens. O prefeito Paulo Ramos esteve visitando as obras em companhia da juíza Milena Dias que disse estar satisfeita com a perspectiva de estar em Ubatuba justamente quando a cidade ganha um prédio que acomoda, com eficiência e conforto, todos os setores do Poder Judiciário. Salão de Júri, Promotoria Pública, OAB, Justiça Trabalhista, além das Tres Varas da Justiça já tem espaço garantido. A Prefeitura pretende ainda criar um acesso direto da rodovia Rio-Santos até o novo forum. (Fonte: ACS-PMU)

Guarda Municipal serve de modelo para Bahia

Ubatuba - O prefeito de Teixeira de Freitas ( PFL -BA) , Wagner Ramos de Mendonça, esteve em Ubatuba para conhecer a estrutura da Guarda Municipal local, segundo ele, uma das melhores que já pode conhecer em cidades de porte pequeno para médio. A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Paulo Ramos e pelo comandante da corporação, major Antonio Macário de Farias que apresentou, em detalhes, o funcionamento, a estrutura e o quadro de pessoal da entidade fundada em 1994. Com a municipalização do trânsito, em 1997, os guardas foram oficializados como agentes da autoridade do trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O prefeito de Teixeira de Freitas, durante a visita, estava acompanhada de Donaciano Alves, da Secretaria de Obras; José Antonio, do Departamento Jurídico e do capitão Raimundo Cesar Magalhães, Chefe de Planejamento. (Fonte: ACS-PMU)

Começa em agosto renovação para ambulantes

Ubatuba - A Seção de Tributos Mobiliários - STM, da Prefeitura de Ubatuba, está comunicando aos interessados que a renovação de licença para ambulantes começa no próximo dia 1o de agosto e termina no dia 31 do mesmo mês. O prazo para novos pedidos vai de primeiro de agosto até 31 de outubro. São considerados, para aceitação dos pedidos, a existência de vagas com a desistência ou cancelamento das atuais 720 sendo mantidas as prioridades para deficientes físicos ou pessoas com mais de 65 anos de idade e respeitadas outras normas contidas na lei 1294/93 e suas alterações. “ O número de vagas vai depender de renovações não concretizadas e o interessado deverá recolher a taxa anual de funcionamento”, diz Lucilene Pereira Tavares, chefe da STM. (Fonte: ACS-PMU)

Artesanato de Ubatuba terá Centro de Excelência

Ubatuba - Está sendo realizado pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba o cadastramento de todos os artesãos do município, para a criação do Centro de Excelência de Artesanato de Ubatuba que será na sede da Secretaria. O objetivo é oferecer apoio ao artesão e incentivar a comercialização do seu produto. O artista plástico Luiz Correia é o coordenador do processo de qualificação e aprimoramento de cerca de 200 artesãos do município. Segundo Correia, o artesão está abandonado há mais de 20 anos e esta iniciativa visa agregar mais valor para melhorar e aprimorar o produto, ensinando novas técnicas para o enriquecimento do trabalho. O Secretário Sérgio Carvalho afirma que não dá para pensar em turismo sem olhar a questão social. (Fonte: ACS-PMU)

Alto Ipiranguinha terá ruas asfaltadas

Ubatuba - Durante reunião com a diretoria da Associação de Moradores do Alto do Ipiranguinha - AMAI com o prefeito Paulo Ramos ficou definido o asfaltamento de 5 ruas no bairro a partir de setembro próximo. A Prefeitura deixou a cargo dos próprios moradores a escolha das principais ruas para receberem a melhoria: “Estamos atuando em quase todo o município, inclusive no Ipiranguinha, e procuramos conversar com a comunidade para que ela própria defina suas prioridades. Neste caso, a prioridade foi o asfalto e o nome das ruas definidas pelos moradores”, disse o prefeito.
Secretário de Obras, Jeriel Rocha, disse que de acordo com o cronograma da Prefeitura, serão 7.800 m2 de asfalto nas seguintes ruas: Benedito Felix ( 1.035 m2); Benedita Maria da Cruz ( 1.610 m); Joaquim Amaro de Oliveira ( 2.195 m2); Rio Claro ( 925 m2) e Maria Amaro de Oliveira ( 2.040 m2).Algumas dessas ruas mudam de nome após a Rua da Cascata, tratando-se portanto de seu prolongamento. O presidente da AMAI, Vanderlei dos Reis Alqueiros, moradores além da diretoria da Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha - SABI, declaram-se satisfeitos com o resultado da reunião, a primeira com a presença do prefeito que fez um abordagem geral da atuação da prefeitura no bairro conclamando ainda as sociedades amigos de bairro trabalhar em conjunto. “A união é fundamental”, disse.
A diretoria da AMAI ficou assim constituída: Presidente: Vanderlei dos Reis Alqueiros; Vice: Noel Augusto Nunes; 1a secretária: Claudia Alves Nunes; 2a secretária: Claudinéia de Souza Barbosa; Tesoureiro: Estevão Nagy; Conselho Fiscal: Neusa dos Santos (presidente) além de Ismael Augusto Nunes e Valdinei Rodrigues Minary; Conselho de Ética: Lauro Sampaio dos Santos e Valdirene Minari e João Augusto Nunes. (Fonte: ACS-PMU)

Almada promove 10ª Festa do Camarão

Ubatuba - A Praia do Almada, em Ubatuba, comemora 10 anos de sua tradicional Festa do Camarão onde durante 4 dias muitas variedades de pratos típicos e 11 bandas tornarão, mais uma vez, uma festa muito animada. Turistas e os moradores tem prestigiado o evento que será realizado do dia 24 de julho, quinta-feira até 27 , domingo. A praia , neste período, vive em função da festa durante todo o dia fechando a noite com os shows.
A festa já está incorporada ao calendário turístico de Ubatuba com presença de mais de 10 mil visitantes que podem curtir a deliciosa culinária almadense com destaque para o camarão na moranga, sotrogonoff, bobó, risoto, cuscuz, pastel, maionese além de espetinho, à paulistinha e com mandioca caipira.
“ Novas receitas vem sendo acrescentadas e, como atração especial, temos o espetáculo que é a nossa praia”, diz Agnaldo de Sousa Martins, presidente da Sociedade Amigos do Bairro do Almada - SABA. A Prefeitura vem apoiando a promoção tendo o prefeito Paulo Ramos ressaltado a importância da festa cujos reflexos se fazem sentir no comércio, restaurantes e rede hoteleira.
A Almada é uma pequena vila de pescadores com aproximadamente 190 moradores, situada no extremo norte de Ubatuba, formada por 3 praias: Almada, Engenho e Brava da Almada, esta última dentro dos limites do Núcleo Picinguaba. A SABA conta com 3 grupos de voluntários voltados para projetos de arte e conscientização ambiental, conservação dos aspectos culturais s e para o conhecimento de golfinhos e baleias visando preservar os animais e o meio ambiente. A festa e realizada na praia, entrada no km 13 da rodovia Rio-Santos, com área livre de 6.500 m2 e infra-estrutura de banheiros, iluminação e estacionamento. (Fonte: ACS-PMU)

Novo método de alfabetização é adotado em Ubatuba
Secretários de Educação do Litoral participam de reunião para conhecer a nova metodologia

Ubatuba - Das 40 salas de aula da 1ª série do ensino fundamental da rede pública do município de Ubatuba, 10 adotaram em caráter experimental o Programa Alfa e Beto, que alfabetiza pelo método metafônico. Este programa foi adotado em março e conta com 292 crianças envolvidas no projeto. Está implantado nas escolas Governador Mário Covas no bairro do Ipiranguinha e na Marina Salete no Perequê-Açu. Na última terça-feira, 8, o prefeito Paulo Ramos (PFL) recebeu o autor do projeto, João Batista Araújo, para uma avaliação dos resultados obtidos, junto com as diretoras e professoras das escolas pilotos. Nesta reunião participaram a Secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Murila, e a supervisora de Ensino de Bertioga, Zenaide Azevedo Neves, para conhecerem a nova metodologia e os resultados mensurados neste primeiro semestre. Também participaram da reunião o Secretário de Educação de Ubatuba, Corsino Aliste Mezquita, a coordenadora do Programa e chefe do Serviço Pedagógico do município, Nirta Noronha, e Silvia Issa da secretaria de Educação. Segundo o autor do projeto, o Programa está implantado em 11 estados, totalizando 25 municípios com cerca de 12 mil alunos.
O programa aplica o método fônico à alfabetização. O autor esclarece que os alunos primeiro aprendem a ouvir e a falar o som das letras para depois escrever com fluência. À aplicação do programa são utilizados materiais didáticos diferenciados. Em classe são usados 130 minilivros com pequenas histórias ilustradas, livro gigante para leitura coletiva, coletânea com 60 textos ilustrando 15 diferentes gêneros literários, letras do alfabeto, cartazes e bonecos Alfa e Beto. Os alunos ganham quatro livros para uso individual e os professores recebem manuais de aplicação da nova metodologia de ensino. O programa também inclui as competências de matemática e iniciação aos estudos sociais e ciências. “O índice de alfabetização no país é muito pequeno e não dá chance para as classes menos favorecidas. O essencial no programa Alfa e Beto é que o aluno precisa escrever, ler e interpretar o que está fazendo, com ritmo, influência na leitura, na escrita e na comunicação verbal. Este programa também oferece subsídios para uma prática docente de qualidade na educação, acrescentando mais experiência ao professor, visando o aperfeiçoamento no processo de alfabetização” disse João Batista.
O prefeito Paulo Ramos (PFL) tomou a iniciativa de adotar este método, quando conheceu o Programa em um seminário do PFL (Partido da Frente Liberal) sobre educação, em Salvador, que reuniu 30 municípios. Ramos acredita no sucesso do Programa e adianta que no final do ano todas as crianças que participam deste piloto, estarão totalmente alfabetizadas. “Com resultados positivos no final do ano, estaremos discutindo a implantação em toda a rede para o próximo ano. Temos que repensar o profissional que alfabetiza, proporcionando mais preparo e mais qualificação e na recuperação da capacidade linguistíca”, disse Ramos. Nirta Noronha afirmou que este método está alcançando seu objetivo de alfabetização, já que a maior parte das crianças já está lendo e escrevendo, com apenas um semestre. “É um erro querer passar o uso da língua antes da compreensão da língua”, afirmou Noronha. A Diretora e Professora da escola Marina Salete, Rose Salete, afirma que as crianças estão muito mais motivadas pelo material didático do Programa e que o pedagogo está tendo muito mais segurança na alfabetização. (Fonte: ACS-PMU)

Setur quer gerar 800 empregos no próximo verão
Mão-de-obra local terá cursos de treinamento e capacitação para colocação no mercado de trabalho

Ubatuba - A Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba está preparando um pacote de cursos de treinamento e capacitação da mão-de-obra de Ubatuba. Para o verão 2003/2004, o secretário Sérgio Carvalho quer gerar 800 empregos com mão-de-obra local preparada, inserida no mercado de trabalho do município. A partir de 1º de agosto estarão abertas as inscrições que serão realizadas pelas Associações de Bairros, em convênio com a Setur. Os cursos terão início no começo de setembro e serão para garçon, recepcionista, camareira e também para o setor de alimentação voltados para bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques. Os locais e os dias estão sendo definidos pela coordenação do programa da Setur. Para o verão 2004/2005, Carvalho pretende bater a meta de 3 mil profissionais preparados e absorvidos pelo mercado.
José Palhares é o coordenador dos cursos e está trabalhando no sentido de buscar apoios do Sindicato dos Funcionários do Comércio Hoteleiro, Sindicato dos Hotéis Bares e Similares do Litoral Norte, Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Universidade de Taubaté, Associação Brasileira da Gastronomia, Hospitalidade e Turismo e também na iniciativa privada. Segundo o Secretário Carvalho, este processo está sendo desenvolvido em parceria com as empresas que apresentam a demanda de suas necessidades. “Esta é uma ação social que visa fomentar o emprego no município e oferecer profissionais preparados. Objetiva também impedir que pessoas de outros municípios migrem para Ubatuba na alta temporada em busca de emprego, deixando o cidadão da cidade sem oportunidade de trabalho”, afirmou Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

Festa de São Pedro: 80 anos

Ubatuba - Em 2003, comemorou-se 80 anos da tradicional Festa de São Pedro Pescador, padroeiro que abençoa todos aqueles que aventuram-se no mar em busca de alimento... dias de chuvas...ventanias... O respeito pelo mar. A atenção pelas coordenadas da lua. Os dias de pescarias frustradas, desenvolvendo a sabedoria da paciência... histórias e estórias... Se não fossem as preces e a fé depositada em seu padroeiro São Pedro, assim como eles também pescador e profundo conhecedor de suas dores e virtudes e disposto, depois de canonizado, “pescar” almas provavelmente não seriam os bravos homens que se fazem ser um pescador.
Assim todos acharam por bem homenagear São Pedro em seu santificado dia 29 de junho. A festança sempre foi comemorada na Ilha do Pescadores, que até o ano passado durava dez dias, com corrida de canoas, missas e eventos noturnos. Aos poucos, a festa foi que tornou-se um dos principais eventos do calendário do município e chegou a ser realizada no aeroporto de Ubatuba, com direito a mídia televisiva e apreciação do grande público turista. Mas, há poucos anos, retornou a sua origem sendo festejada novamente na Ilha dos Pescadores.
Este ano que se fez uma data especial na comemoração de 80 anos, o evento foi comemorado em apenas quatro dias sem notícias da corrida de canoas... Mas a tradição foi mantida com barracas beneficentes s padronizadas e a popular tenda da tainha assada; animada quadrilha, apresentação dos grupos folclóricos, eleição da rainha dos pescadores.
As bandas de Ubatuba animaram a festa: Ka-Pra-Nóis e Banda Criativa, a banda de Baile São Francisco, de Taubaté, fez a abertura da festa. No domingo último dia de festa, aconteceu a tradicional e bela procissão marítima, seguida pela bênção dos anzóis, missa campal e queima de fogos. À noite, depois da premiação dos barcos, veio o momento mais esperado: o convidado especial Renato Teixeira; infelizmente, a chuva forte espantou o grande público, mesmo assim os fãs persistiram até o final. As barracas beneficentes foram prejudicadas, pois ficaram com quase todos os seus produtos sem vender. Quem saiu ganhando foi a tenda da tainha, todos correram para lá por ser praticamente o único lugar possível de se abrigar. Assim todos se animaram e deliciaram-se com o único prato que São Pedro havia de ter abençoado. Alguns chegaram a dizer que a chuva eram as lágrimas do santo entristecido por que a festa mal tinha começado e já tinha acabado. Ou uma lição dos céus por seus fiéis organizadores não terem dado o real valor da comemoração de 80 anos de tradição. (Fonte: Jornal A Semana)

Erros de projetos podem custar vidas

Ubatuba - Já foram inúmeras vezes que usamos as páginas deste semanário para falar a respeito de obras na cidade e muitas vezes apontando erros grosseiros. Na grande maioria das vezes, as nossas autoridades não dão muita importância para os fatos, mas qualquer pessoa que futuramente sofrer um acidente em uma destas obras que denunciamos e não foram consertadas, podem usar o jornal como documento para provar que as autoridades foram avisadas do risco e não agiram corretamente.
Nesta linha, queremos chamar a atenção para mais uma obra inconseqüente e irresponsável que está acontecendo na avenida Iperoig. A ciclovia que foi construída em toda a orla da praia acaba na cabeceira da ponte do Perequê, onde o ciclista é lançado sobre a ponte em uma calçada de menos de um metro e vinte, sem contar que ela não tem continuidade. Um deficiente físico é obrigado a enfrentar os carros de frente, se quiser descer a ponte, Da forma como está a obra, as bicicletas serão lançadas nesta pequena calçada e se o ciclista der de frente com um pedestre só lhe resta sair da caçada e ir para a pista, em muitos casos na frente de um carro.
Parece brincadeira, mas não é. Bicicleta é um veículo e não pode andar pelas calçadas, as quais são para pedestres. Neste caso, a própria prefeitura está obrigando o ciclista a andar na calçada. Um absurdo e outro erro de engenharia! A prefeitura poderia até responder que pretende fazer uma passarela ao lado da ponte para pedestres. Uma só não resolveria, teriam que ser duas: uma de cada lado da ponte. Mas até isto acontecer, o risco para os ciclistas, pedestres e motoristas vai ser grande.
Porque não, neste primeiro momento, parar a ciclovia uns metros antes da ponte para não pôr em risco a vida das pessoas. No mesmo local, uma conversão à esquerda para os carros tem causado diversos acidentes entre veículos. Já foram muitos os acidentes neste ponto, obra que foi criticada por todos, mas está lá dando prejuízo a muitos.
Se a prefeitura insistir na obra da ciclovia como está, muitas pessoas serão vítimas de falta de idéia de uns e falta de responsabilidade de outros. (Fonte: Jornal A Semana)

Calçamento na Praia Grande
Material de durabilidade duvidosa pode estar sendo utilizado na obra

Ubatuba - Nesta semana, demos uma passada na obra que está acontecendo na praia Grande. Não somos técnicos nem levamos o material que está sendo aplicado na obra para uma análise em laboratório credenciado, mas a olho nu, notamos que os sextavados usados apresentam uma falta de credibilidade total referentes a qualidade e durabilidade. Quem prestar um pouco de atenção, vai notar a diferença de material entre a parte que está sendo feita e a feita há alguns anos. É muito difícil julgar a qualidade de um material sem fazer uma análise, mas já sugerimos e vamos tocar no assunto de novo: nossos vereadores poderiam criar uma lei que obrigassem as empresas nas licitações das obras públicas apresentarem laudo técnico do material que está sendo usado na obra.
Se você vai construir uma casa, pesquisa preço e qualidade, sabe que existem material de primeira, segunda ou terceira, etc. e quando compra o material tem uma idéia da vida útil dele. Já nas obras públicas normalmente os materiais usados são de terceira qualidade, a um custo muitas vezes superior ao de primeira. Como não existe controle nem fiscalização adequados, as obras públicas normalmente se deterioram muito antes das particulares.
É difícil julgar o material, mas que ele tem uma péssima apresentação, tem! Cabe aos engenheiros da prefeitura fiscalizarem a qualidade do material usado pelas empreiteiras; nem eles e nem o prefeito podem se esquecer que quem paga esta conta é a população, que também paga o salário deles para fazerem o melhor pela cidade. E a população espera, no mínimo, responsabilidade e honestidade dos representantes que ela elegeu. (Fonte: Jornal A Semana)

Ubatubana é Campeã Brasileira de Boxe

Ubatuba - A atual Campeã Brasileira de Boxe Feminino, Cristiane Valéria Nogueira Nascimento, categoria Peso Pesado, estará em breve com sua aluna Raquel Correa, categoria Mosca Ligeiro no ringue do concorrido “1º Campeonato Paulista de Boxe Feminino”.
Com apenas um ano de aula e graças ao apoio dos comerciantes Jaime, da Sapataria Rossi; Frediane, do Posto Frediane, e Mariko, do Posto Utiyama, e ajuda de alguns amigos, no último campeonato que participaram em Santo André, na semana passada, Raquel ganhou logo no 1º round.
O próximo evento, que acontece nos dias 21 e 27 de julho, garantirá vaga para o campeonato brasileiro, uma realização da Federação de Boxe do Estado de São Paulo (Febesp), com supervisão da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). O evento terá cobertura da mídia impressa e televisiva, sendo transmitido ao vivo pela Band por Luciano do Vale.
A ubatubana Valéria, como tantos outros atletas de nosso município de projeção nacional e internacional, sofre com a falta total de apoio e incentivo ao esporte, tendo sempre que ir à procura de pequenos contribuintes para suprir o mínimo que se faz necessário para estar no ringue. Sem dúvidas, esta é a maior luta de todos os grandes atletas locais, que em todos os casos não têm tempo de dedicarem-se inteiramente ao esporte, pois têm que ganhar o pão do dia-a-dia com outras atividades e mesmo assim são campeões brasileiros, panamericanos, mundiais, entre outros. A própria Valéria que esteve lutando recentemente na Turquia por ter sido convocada pela Federação Brasileira por pouco não foi, pois conseguiu angariando aqui e ali o mínimo para comer... e levar o nome de Ubatuba internacionalmente ao podium.
Já passou da hora do nosso poder público investir em nossos atletas que já provaram mais que competência e sim ato de heroísmo. O dia que nossa prefeitura vestir esta camisa Ubatuba terá mais um bom motivo para se projetar na mídia internacional e nacional e através deles atrair grandes investidores e os atletas teriam grandes patrocinadores podendo até se fazer campeonatos no município. Afinal nossos atletas campeões são de diferentes modalidades: jiu-jitsu, karatê, boxe, natação, tênis de mesa, futebol, surf, etc... Cada medalha deles é uma vitória nossa, deveriam ser nosso orgulho e servir de exemplo para nossas crianças. Muitos já levaram projetos para a Secretaria de Esporte e nunca tiveram uma real atenção, muitos até lutam para outros municípios não podendo mencionar o nome de Ubatuba. Nunca se pensou de uma forma ordenada, planejada, idealizada... Deixamos que o tempo apagasse os famosos campeonatos Internacional de Natação, de surf (há pouco retomado) mas ainda não alcançando a projeção do passado... Enfim, ficaríamos aqui numerando os exemplos que não foram usados e por fim deixados de lado. Ubatuba é uma terra que tem bons motivos para “levar a melhor”, tem até campeões, mas ninguém, nem o grande público “luta” por ela! (Fonte: Jornal A Semana)

Sexta Básica Musical

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, realiza todas as primeiras sextas-feiras de cada mês o evento "Sexta Básica Musical", a partir das 18:00 até às 21:00h.
O evento tem como principal característica, reunir pessoas, que gostam de ouvir boa música, para um "happy-hour", mostrar o talento de nossos artistas e colaborar com entidade beneficente, que mantem um bar cultural no local.
Esta semana foi a vez da Aduba - Associação dos Deficientes Físicos de Ubatuba.
Todos que comparecem, tem prazer de contemplar estrelas no céu, o barulho do mar e suntuosamente ouvir música e declamações de poesias. "Todo esse clima envolvente, lembram as noites parisienses, com mesas e cadeiras nas calçadas "diz daisy giostri guérin".
Na verdade esses eventos culturais tem como finalidade resgate e conhecimento da cultura, através da música.
Fica o nosso convite para que todos participem da "Sexta Básica Musical". (Fonte: Fundart)

Carta do Leitor

Um bairro esquecido - Estive verificando no pronunciamento do Sr. Prefeito de Caraguá sobre as obras a serem realizadas até 2004 e em momento algum, em todos estes anos de sua gestão, foi sequer mencionado alguma previsão de instalação de uma rede de água no bairro Portal da Fazendinha (Jetuba), bairro este, que só é lembrado pela administração pública no momento da cobrança da conta do IPTU.
Sr. Prefeito de Caraguá, por favor ajude-nos, nosso bairro está literalmente esquecido. Nossas ruas estão tomadas pelo mato, o esgoto doméstico corre a céu aberto pelas ruas devido a inexistência de valas e a água que somos obrigados a consumir ainda é de poço e de qualidade duvidosa. Acreditamos sim que seremos lembrados e contemplados com algumas obras de infra-estrutura básicas ainda durante seu esmero mandato.

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Endosso à Ricardo Faria - Quanto ao "Legado Maldito" publicado neste jornal, tenho apenas a acrescentar que nada é diferente na Lagoinha/Maranduba. Parabéns pela bela crítica.

Ricardo Teixeira Amorim
Ubatuba, SP


Bode Expiatório - A nomeação do jovem vereador Wagner Teixeira para a sub-prefeitura de Boiçucanga vem a tempo, espera-se desse jovem idéias novas e mais dinâmicas que as do arcaico e ex-sub. Todo cuidado é pouco para que esse moço que não caia nas artimanhas da política das raposas e sirva de bode expiatório.
Em Boiçucanga tudo está por fazer, esse rapaz tem aqui seu eleitorado e apoio de grande parte da população, assim, se tiver uma boa gestão certamente cultivara os louros não só para ele como também para o atual prefeito que eventualmente vai querer reeleger-se.
Caso sua administração seja desastrosa, pode facilmente queimar-se e levar sozinho a culpa.
Fique atento rapaz, cuidado para não servir de bode expiatório e boa sorte.
Abraços a todos

Francisco José Marsiglia
São Sebastião, SP


Telefônica: quem vai pagar pelos prejuízos? - Já está virando rotina a falta de comunicação na cidade inteira. A Telefônica tem prestado um péssimo serviço, a falta de respeito para com os usuários está muito grande. Pior: não dá a menor satisfação porque não está prestando o serviço que deveria. A empresa de luz quando vai fazer algum corte de energia comunica a todas as pessoas da região que será obrigada a fazer manutenção na rede e, por isso, em um determinado tempo vai faltar energia; desta forma, há como as pessoas se prepararem.
Mas os procedimentos da Telefônica são obscuros. Na terça-feira, a cidade interia ficou sem telefone por quase 12 horas: das 15 às 3 da manhã, nenhum telefona funcionava. Quem tentava ligar para qualquer número ou recebia a mensagem que o telefone estava fora de serviço ou só dava ocupado.
Este problema vem acontecendo há tempo, muitas vezes na madrugada e o prejuízo não era tanto. Mas, recentemente, os casos têm sido mais constantes e durante o dia, em vários períodos.
É impossível calcular-se os prejuízos. Um funcionário de um supermercado nesta semana andava na fila perguntando aos clientes se pretendiam pagar em cartão, pois não tinha como receber, porque os telefones não estavam funcionando. O gerente reclamava, pois era obrigado a aceitar cheque e não tinha nem como fazer uma consulta para saber se o cliente era bom ou não.
Já nos postos de gasolina, o problema era quase o mesmo. Os frentistas, antes de abastecer o carro, perguntavam se o clientes ia pagar com cartão. Se a resposta fosse positiva, ele informava que não poderia abastecer, pois os telefones estavam mudos. Um cliente reclamava em um posto, pois estava sem dinheiro, sem talão de cheques e sem combustível. A única forma de pagamento era com cartão de débito e como não estava funcionando, como iria sair do posto sem combustível. Numa gentileza do dono, o cliente foi atendido na promessa de passar outra hora ou dia para efetuar o pagamento.
Todos os comerciantes têm a mesma reclamação: não conseguiam operar com o mínimo de segurança, pois não tinham condições de consultar um cheque, nem fazer um cadastro ou aceitar um cartão. A única forma era com dinheiro vivo. Os prejuízos para com o comércio local são incalculáveis com esta falta de respeito da Telefônica para com os usuários.
Sem contar que quase tudo fica inviável sem telefone e as pessoas são obrigadas a ir de um lugar ao outro para levar recado. Voltamos a muitas décadas passadas, em épocas que existiam mensageiros, pois era a única forma de se comunicar. Pelo visto, seremos obrigados a ressuscitar esta profissão.
A Telefônica não se manifesta em nenhum minuto. Deixar de cobrar por horas de serviço não prestado, não cobre um cheque roubado que um comerciante tenha pego pela falta de contato.
Não sabemos a posição da Anatel neste caso, mas a brincadeira da Telefônica em Ubatuba está ficando insuportável e necessitamos de medidas urgentes por parte de nossas autoridades, antes que os prejuízos sejam ainda maiores. Telefônica: quem vai pagar
pelos prejuízos?

Josias Sabóia (JIJA)
Editorial do Jornal A Semana de 11/07/2003
Ubatuba, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Praia do Tenório

Ubatuba
Praia do Tenório
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Gianni Parziale

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor