Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 14 de julho de 2003 - Nº 821 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Começou a peregrinação do Padre Anchieta

Caraguatatuba:
   Crise faz Caraguá 'terceirizar' saúde
   Morador espera 2 meses para obter consulta
   Ex-morador de rua cria abrigo
   Inverno Quente agita Caraguá
   Caraguá será sede dos Jogos Regionais do Idoso
   Vice-prefeito assume prefeitura por 23 dias

Ilhabela:
   Alckmin dá a largada para a Semana de Vela de Ilhabela
   Regata acontece com tempo nublado vento fraco
   Nasce o Arquipélago de Ilhabela

São Sebastião:
   Empresários promovem São Sebastião
   Hotel lança campanha para férias
   Prefeitura em Ação: Cidadania chega ao Canto do Mar
   Prefeitura realiza Semana de Formação Continuada para professores
   Prefeitura inicia reunião para finalização de moradias indígenas
   Começa a Fase Municipal da 8ª edição do Mapa Cultural Paulista 2003/2004
   Curso de jardinagem em Boiçucanga começa hoje
   Ameaça de perda no ICMS levará prefeito a Brasília

Ubatuba:
   Rogério Frediani visita CPP em São Paulo
   Assembléia de Deus realiza culto "Milagres da Fé"

   Carta do Leitor



Começou a peregrinação do Padre Anchieta
Bertioga foi a primeira das 13 cidades a dar abrigo à relíquia do religioso, que chegou ao Brasil há 450 anos. Intenção é divulgar a imagem do beato no País

Litoral Norte - Mediador, pacificador e amigo. Assim é definido o Padre José de Anchieta por seus devotos. E é essa a imagem que eles querem divulgar pelo Brasil. Uma das primeiras iniciativas nesse sentido é a peregrinação que começou ontem, saindo da Catedral da Sé, e foi batizada de Nos Caminhos de Anchieta. Hoje, são comemorados 450 anos da chegada do beato ao País.
Até 25 de janeiro de 2004, quando a cidade de São Paulo faz aniversário, 13 municípios do litoral paulista receberão a visita da relíquia de Anchieta (um fragmento do fêmur esquerdo do religioso) e de sua imagem. "Queremos aproximar o beato José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, do povo", ressalta o padre César Augusto dos Santos, vice-postulador da causa da beatificação do padre Anchieta.
Um dos motivos é a necessidade da comprovação de um milagre que tenha ocorrido depois de 1980 (ano da beatificação) para que ele seja canonizado.
"É importante, para isso, mostrar que ele é amigo das pessoas. Assim, elas se sentirão mais à vontade para recorrer a ele quando precisarem e orarão em seu favor", avalia Santos.
Em 82, um milagre foi reconhecido: uma menina que nascera sem o osso do calcanhar teve o pé curado. Durante um mês, sua avó massageou o local com um pedaço de seda que havia tocado a relíquia de Anchieta e o osso apareceu.
Esse milagre, porém, ocorreu na década de 60.
A primeira cidade a abrigar os objetos é Bertioga. Na chegada à cidade, uma missa campal foi celebrada para marcar a comemoração. "A relíquia de Anchieta e a imagem do beato simbolizam a presença dele entre nós", diz Lairton Gomes Goulart, prefeito da cidade.
Em 1563, José de Anchieta e Manuel da Nóbrega ficaram hospedados no Forte São João, em Bertioga. Eles pretendiam visitar os índios que se organizavam em Ubatuba para invadir Bertioga, Santos, São Vicente e São Paulo. (Fonte: Estadão)

Crise faz Caraguá 'terceirizar' saúde

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba lançou mão da terceirização para manter o atendimento médico na rede básica de saúde, afetada pela falta de profissionais como oftalmologista e cardiologista --especialidades que contam apenas com um médico.
O primeiro serviço a ser contratado foi o de oftalmologia. Em agosto, a prefeitura deve contratar um cardiologista para cobrir as férias do único profissional da rede da especialidade.
Segundo o secretário da Saúde do município, Pedro Norberto dos Santos, os médicos escolhidos prestarão atendimento em seu consultório particular. O valor a ser pago pelo convênio não foi revelado.
Segundo usuários, a crise no setor tem provocado demora de seis meses para marcação de dentista e dois meses para médicos em determinadas especialidades.
A prefeitura não prevê a realização de concurso público para o setor nos próximos meses.
"Não é nem questão de falta de concurso. O problema é que não há profissionais dispostos a concorrer pelas vagas. Já fizemos uma seleção no ano passado e não apareceram médicos interessados", afirmou Santos.
Sem medicamentos e materiais para enfermagem e odontologia, a Secretaria Municipal de Saúde também decidiu conceder férias para 25% dos dentistas da rede, a partir de agosto. "Optamos por adiantar as férias porque não há material de trabalho."
Para o secretário, a situação foi desencadeada por dois fatores --aumento da demanda por conta da orientação do Programa de Saúde da Família, instituído em 2002, e problemas na licitação para compra de materiais e remédios.
"A licitação teve que ser refeita porque o fornecedor teria se recusado a entregar os materiais no preço acordado, por conta das oscilações do dólar."
O resultado foi a falta de medicação em geral --principalmente a destinada a gestantes, cardíacos, hipertensos e pacientes com problemas de próstata (leia texto nesta página).
"A prefeitura teve problemas com fornecedores e foram feitos novos pedidos para a compra de remédios e produtos de enfermagem."
Santos afirmou que a distribuição de remédios vai ser normalizada dentro de dois meses.
LEGISLATIVO - Com 32 unidades de atendimento e 43 médicos, a crise na rede é alvo de uma discussão da Comissão Temporária de Saúde da Câmara.
Os vereadores se reuniram há duas semanas com uma equipe de dez médicos e ficaram de encaminhar um ofício ao Executivo solicitando modificações. (Fonte: ValeParaibano)

Morador espera 2 meses para obter consulta

Caraguatatuba - A dona-de-casa, Maria de Jesus da Silva, 43 anos, disse que na semana passada não conseguiu ser atendida no posto de saúde do bairro Perequê-Mirim por falta de médico.
"Fiquei oito dias tomando remédio por conta própria pois estava com febre, inflamação nos ouvidos e garganta. Somente após esse período consegui uma vaga", disse.
Segundo a doméstica Cláudia Cruz Lopes, 24 anos, a falta de remédio é constante nos postos. Ela afirmou que sua tia precisou de analgésico e não encontrou na rede.
"Faltam remédios e especialistas pois somente o clínico geral atende nos postos", disse.
A advogada Maria Aparecida Fernandes, 41 anos, disse que ficou quase seis meses para passar com seu filho no dentista. Ela disse que já teve dificuldades de encontrar na rede curativos e vários medicamentos.
"Somente após problema de canal nos dentes, ele (filho) conseguiu a consulta. Tem caso que não pode esperar", disse.
A dona-de-casa Cleusa Ferreira da Silva, 27 anos, afirmou que, além de não encontrar vitaminas para gestantes, os exames demoram para serem realizados.
"São mais de dois meses para ser atendida e tive que gastar cerca de R$ 20 pois falta remédio nos postos. O pior é que essa situação é constante", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Ex-morador de rua cria abrigo

Caraguatatuba - O ex-morador de rua José Aparecido Machado, 57 anos, de Caraguatatuba, após seis anos de exclusão social, criou um abrigo para ajudar mendigos que vivem na cidade.
Machado foi encontrado há um ano pela dona-de-casa Maria das Graças de Oliveira, que é voluntária em um programa de distribuição de comida para mendigos. Ele estava doente e pediu uma ajuda para se recuperar do alcoolismo.
Após seis meses de tratamento, Machado se recuperou e revelou que tinha uma residência na região central da cidade e que gostaria de usá-la para ajudar outros moradores de rua. Foi então que ele e Maria das Graças decidiram criar uma casa de apoio para moradores de rua.
O abrigo atende 35 pessoas, que recebem roupas, alimento, tratamento médico e orientação religiosa.
Machado vive na casa e conta com apoio de voluntários e doações da comunidade. "Hoje sou feliz e quero ajudar outras pessoas."
Desde a inauguração da casa há três meses, o grupo conseguiu reintegrar quatro moradores de rua. Um deles é o garçom Antônio Luiz Paulino, 42 anos, que deixou o alcoolismo, arrumou um emprego e alugou uma casa após morar mais de um ano nas ruas.
"Perdi todo o meu dinheiro, comecei a beber e morar na rua. Hoje estou pronto para recomeçar", disse.
Informações para a Casa de Apoio podem ser feitas pelo telefone (12) 3883-4547. (Fonte: ValeParaibano)

Inverno Quente agita Caraguá

Caraguatatuba - A programação cultural, esportiva e musical rola solta no inverno de Caraguatatuba. O Projeto Inverno Quente vai espantar todo o frio da cidade! Confira as datas e horários dos eventos, que têm entrada franca.
De 04 de julho a 03 de agosto, haverá apresentação de aeróbica, lambaeróbica e ginástica. Às Sextas-feiras, a partir das 20 horas, na Praça de Eventos e aos sábados e domingos, a partir das 11h na Praia Martin de Sá. Sábado à noite, a partir das 20 horas, na Praça de Eventos e Domingo à noite, a partir das 18h na Praça de Eventos. Hoje, Sexta-feira, dia 11, a banda Amplitude Valvulada anima a praça de Eventos a partir das 21h30.
Neste Sábado, dia 12 de julho acontece o Festival de Música Alternativa com bandas de repertório variado, a partir das 21 horas, na Praça de Eventos. As bandas serão Dance of Days, Fat Head, Need Off, Troia contra ataca, Lunática, Flitch e Y2K.
No Domingo, dia 13, Caraguá receberá aeromodelistas para o 1º Encontro de Aeromodelismo do Litoral Norte, a partir das 8 horas, na Pista da AADEC, Praia do Aruan, além de receber cerca de 250 atletas para a 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross., a partir das 10 horas, na pista Ton Ferreira.
Nos dias 19 e 20 de julho, Sábado e Domingo, haverá a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2003. Atletas de todo o estado irão descer o Morro Santo Antonio a mil por hora em suas super bicicletas! Sábado, das 9h às 17h, treino no Morro Santo Antônio. Domingo, às 10h, Prova Oficial no Morro Santo Antônio. Inscrições no www.ativo.com
Dia 27 de julho, Domingo, acontece o 1º Circuito de Biathlon Litoral Norte. Inscrições até o dia 10 de julho (12 -3882-6855 com Denise). Informações 12 - 9769-6707 / 9767-8550. A partir das 8 horas na Praça de Eventos. (Fonte: PMC)

Caraguá será sede dos Jogos Regionais do Idoso
Caraguatatuba sediará a 2ª etapa do VII Jogos Regionais do Idoso para o mês de setembro. A primeira etapa aconteceu no mês de maio em Sorocaba

Caraguatatuba - Cerca de 100 municípios do Estado de São Paulo participam todos os anos do Jori (Jogos Regionais do Idoso) e, esse ano, a segunda etapa acontecerá em Caraguá com a presença de mais de 1500 atletas.
Secretários municipais se reuniram com representantes do Fundo Social de Solidariedade do Estado para firmarem o convênio que trará o evento para a cidade nos dias 19, 20 e 21 de setembro. A reunião aconteceu no último dia 07 de julho, segunda-feira, na Secretaria Municipal de Educação de Caraguá, a partir das 16 horas.
Estiveram presentes, a Secretária de Assistência Social, Vera Peixoto, a representante do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Cristina Marques, a Presidente da Fundacc, Eloiza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, o Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, o Secretário de Turismo, Paulo Noronha, representantes da Secretaria de Saúde, o Assessor de Comunicação, André Procópio, o Diretor da Ditran, Cel. Celso Rapaci, o Professor de Educação Física, Paulo Vantini e o Comandante da Polícia Militar, Capitão Valter Padula. (Fonte: PMC)

Vice-prefeito assume prefeitura por 23 dias
Em virtude da ausência do prefeito Antonio Carlos da Silva, o vice-prefeito José Pereira de Aguilar assumiu a prefeitura, sexta-feira pela manhã, em cerimônia na Câmara Municipal de Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Cerimônia de Transferência de Cargos, que oficializou a substituição do prefeito Antonio Carlos da Silva pelo vice-prefeito José Pereira de Aguilar, aconteceu sexta-feira, às 8 horas, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, com a presença do secretariado municipal, vereadores e funcionários.
A posse do vice Aguilar se deve ao afastamento do prefeito Antonio Carlos, que irá apresentar a política de educação infantil de Caraguá para representantes da Unesco em Paris, na França, com o objetivo de trazer novas parcerias para o município. Pelo decreto legislativo, Aguilar será o prefeito até o dia 02 de agosto.
A cerimônia se iniciou com a leitura de um Salmo da Bíblia pelo empossado, em seguida, o vereador Sebastião Carlos Fernandes leu a carta do prefeito, que justifica seu afastamento, e também o decreto legislativo. Após as leituras, Aguilar fez o juramento e os vereadores seguiram fazendo comentários de parabenização e apoio ao empossado prefeito. Todos ressaltaram a importância de Aguilar como político para a cidade e como grande companheiro para o prefeito Antonio Carlos. Apesar de a Câmara estar em recesso, estiveram presentes os vereadores Sebastião Carlos Fernandes, José Pedro Lucas, Aureliano Gonçalves Pereira, Valmir Gonçalves, Laércio Aparecido de Andrade, Jorge Jacinto dos Santos, Aurimar Mansano e o presidente vereador Wilson Aguinaldo Gobetti.
Representando o prefeito, o assessor parlamentar Lúcio Fernandes deixou uma mensagem muito otimista a Aguilar. “O que a gente planta, a gente colhe, e você só pode colher bons frutos, já que sua fidelidade, sua honestidade e seu companheirismo fazem com que você tenha um grande respeito de nossa administração”, disse Fernandes. O prefeito Antonio Carlos, disse ontem à Rádio Oceânica, que tem certeza de que “Aguilar fará um grande trabalho com sua dedicação e competência”.
Para finalizar a cerimônia, o prefeito José Pereira de Aguilar agradeceu a Deus pelas oportunidades na vida e disse estar orgulhoso com a presença de todos à sua posse. “Nós sabemos que o político não agrada a todo mundo, mas precisa tentar agradar a maioria, como eu e o Antonio Carlos temos feito”, falou. Ele acrescentou que a cidade não pode parar e que ele não fará nada para chocar as idéias de ACS, pelo contrário, “eu quero comungar com o que Antonio Carlos quer para a cidade". (Fonte: PMC)

Alckmin dá a largada para a Semana de Vela de Ilhabela

Ilhabela - O governador do Estado, Geraldo Alckmin, esteve em Ilhabela para abrir a 30ª Semana Internacional de Vela. Após sua chegada à vila, centro histórico do município foi até o Veleiro Cisne Branco, a embarcação mais exuberante da Marinha Brasileira, deu um tiro de canhão iniciando as regatas Eldorado Alcatrazes por Boroeste e a 1ª Regata do V Grand Prix.
Depois, voltou à terra para inaugurar a reurbanização das praças Cel. Julião e da Bandeira. Na ocasião, além dos pronunciamentos de praxe, comentou sobre as obras em andamento na cidade, a ciclovia e os polêmicos apartamentos populares.
Aproveitou para anunciar seu envolvimento pessoal no sentido de reiniciar as obras de uma série de pequenas estações de tratamento de esgotos, iniciadas pela Sabesp e depois abandonadas.
Ainda em palanque, prometeu também cobrar do Condephaat um projeto para a recuperação do prédio da Casa de Câmara e Cadeia, uma das construções mais antigas de Ilhabela.
O governador aproveitou também sua estada na ilha para conhecer o Projeto Navegar, que ensina as técnicas de esportes a vela a crianças sem recursos, e o Hospital Mário Covas Júnior, citado por Alckmin como modelo para cidades de pequeno porte. (Fonte: Imprensa Livre)

Regata acontece com tempo nublado vento fraco

Ilhabela - Tempo nublado e vento fraco de aproximadamente 10 nós, marcaram a largada da regata Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, que abriu neste sábado,a 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A competição vai até o próximo dia 19 de julho no Yacht Club Ilhabela no Litoral Norte de São Paulo, e começou com 170 barcos inscritos (sendo oito estrangeiros - sete argentinos e um uruguaio) e 1.400 velejadores.
De acordo com a organização do evento, se persistir o vento fraco, os primeiros colocados da Eldorado Alcatrazes devem cruzar a linha de chegada na madrugada de sábado para domingo. O percurso total da regata é de 50 milhas náuticas.
A Eldorado Alcatrazes por Boreste é válida pela primeira etapa do V Grand Prix, competição que ocorre paralelamente à Semana de Vela. Participam desta regata barcos das classes IMS, ORC 600,
ORC 650, RGS A (30 pés ou mais), Bico de Proa A (33 pés ou mais) e Multicasco A (32 pés ou mais).
Personalidades do mundo esportivo estão confirmadas no evento, entre elas Ricardo Prado, ex-nadador e medalha de prata nos 400m da olimpíada de Los Angeles/84, Vítor Alves Teixeira (hipismo), Rico de Souza (surfe), Ana Moser (vôlei) e Dora Bria (windsurfe).
A 30a Semana Internacional de Vela de Ilhabela possui responsabilidade técnica da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), da diretoria de vela do Yacht Club Ilhabela e dos juízes nacionais e internacionais convidados. (Fonte: Imprensa Livre)

Nasce o Arquipélago de Ilhabela

Ilhabela - Foi aprovado na sessão extraordinária dessa quinta-feira, 10, o projeto de lei que dispõe sobre a denominação do conjunto insular de abrangência do arquipélago, de autoria do prefeito Manoel Marcos (PTB). Os vereadores Rogério Ribeiro de Sá (PT), o Catolé, e Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT), a Doutora Rita, votaram contra o projeto.
Com a aprovação, o conjunto insular que compreende a Ilha deixa de se chamar Arquipélago de São Sebastião e passa a ser denominado Arquipélago de Ilhabela.
O projeto define que o prefeito fica autorizado a promover, nos órgãos estaduais e federais, as medidas cabíveis para essa adoção, em caráter oficial.
Sua redação afirma: “O levantamento procedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em conjunto com o Departamento de Geografia da USP, publicado em 1989 sob o título ‘Ilha do Litoral Paulista, relaciona como integrado, isto é, pertencente ao município de Ilhabela, além da principal, Ilha de São Sebastião, as seguintes ilhotas: Búzios, Vitória, Pescadores, Serraria, Sumítica, Cabras, Galhetas, Castelhanos, Lagoa, Figueira, Codó, Cabras, Prainha, além das Lages da Garoupa e do Carvão, e outros acidentes geográficos minúsculos”.
De acordo com Manoel Marcos, o município abrange todo esse conjunto de ilhotas, ao qual só pode ser atribuída a denominação da Ilha, ou seja, Arquipélago de Ilhabela. (Fonte: Correio do Litoral)

Empresários promovem São Sebastião

São Sebastião - Visando atrair os turistas na baixa temporada, um grupo de empresários da costa sul de São Sebastião lançou neste mês o projeto Costa dos Alcatrazes. A proposta inclui um roteiro variado com atrações ecológicas, esportivas, culturais e gastronômicas da região.
O projeto destaca as praias Juréia, Engenho, Barra do Una, Juquehy, Preta, Barra do Sahy, Baleia, Camburi, Boiçucanga e Boracéia do Norte, com participação de 42 proprietários de hotéis, pousadas, flats, restaurantes e operadoras de ecoturismo.
Segundo o presidente da associação Costa dos Alcatrazes, Luiz Alberto Vergílio, a região é pouco explorada e a idéia é oferecer atrações durante todos os meses do ano.
"Pretendemos criar um novo conceito turístico, destacando as praias e os eventos regionais. Vamos oferecer uma atração diferenciada a cada mês, seja no inverno ou verão", disse.
Vergílio afirmou que a rede hoteleira espera uma ocupação de 35% neste mês, um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 60% do público que visita a região é de São Paulo (leia texto nesta página).
ATRAÇÕES - Os estabelecimentos credenciados à Associação Costa dos Alcatrazes --25 hotéis e pousadas, 14 restaurantes e 3 operadoras de ecoturismo-- vão oferecer um pacote de atrações durante todo o mês.
O programa "Julho Gastronômico" vai oferecer palestras, aulas, degustações e workshops com grandes chefes da cozinha nacional. O evento acontece no Centro Cultural da praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, onde também acontecerão oficinas de recreação infantil.
Também serão realizados torneio de caiaque, rally oceânico e circuito de canoas havaianas. Os roteiros, locais e as datas estão disponíveis nos estabelecimentos credenciados. Os restaurantes vão oferecer shows de jazz, blues e MPB. Os turistas também poderão fazer "tour" pelas praias da região em vans que vão partir de Boracéia e Barra do Sahy -quarta-feira, sexta-feira e domingo. Serão três horas de passeios por pontos turísticos, históricos e de artesanatos da região. (Fonte: ValeParaibano)

Hotel lança campanha para férias

São Sebastião - O mês de julho está animando a rede hoteleira do Litoral Norte. A previsão de ocupação dos hotéis e pousadas de São Sebastião é em torno de 30% a 35% durante as férias.
Para a Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba, um índice de ocupação em torno de 30% está bom para o período. Para atrair os turistas, a rede lançou a campanha "Não passe frio venha para o litoral", que oferece descontos especiais durante o mês.
"Estamos mantendo o preço dos meses de maio e junho, que tem um valor inferior até 50%, comparado com a temporada de verão. Temos pacotes de férias e de finais de semana em promoção", disse o presidente da associação, Wilson de Oliveira.
O período de férias também deve aumentar o movimento no comércio do Litoral Norte, que espera um crescimento nas vendas em torno de 20%, comparado aos últimos três meses considerados de baixa temporada. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura em Ação: Cidadania chega ao Canto do Mar

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizará no dia 19 de julho, das 10h às 16h, na E.M. Canto do Mar, situada na Rua do Parque, nº 30, costa norte do município, o projeto denominado “Ação – Cidadania”, com o objetivo de disponibilizar a comunidade diversos serviços de órgãos públicos, a maioria existente apenas na região central.
Esta é a primeira edição do evento que, posteriormente, será realizado em outros bairros, definidos de acordo com as características demográficas e perfil sócio-econômico dos moradores. O “Prefeitura em Ação-Cidadania” reunirá 27 órgãos municipais, estaduais e federais. Além disso, quem precisa conversar com o prefeito Paulo Julião poderá participar de uma reunião marcada para as 15 horas.
“Pretendemos levar à população diversos dispositivos de proteção da cidadania que, por estarem disponíveis somente no centro da cidade, em horário comercial, ficam inviáveis para os trabalhadores”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elsa Julião.
Neste dia, os moradores dos bairros da Enseada, Jaraguá e Canto do Mar poderão obter informações sobre parcelamento de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano), recolhimento de INSS para autônomos, alvarás, consultar processos e ações judiciais que tramitam na prefeitura, retirar o RG e o registro civil e obter informações de advogados.
Além disso, poderão ser feitas as certidões de recém-nascidos, carteiras de trabalho, consultas sobre ações trabalhistas, cadastros para seguro desemprego e inscrições para as oficinas culturais. A comunidade também terá disponível uma série de informações sobre fundo de garantia, sinalização de trânsito, cooperativas, ligação de água e esgoto, obras de pavimentação e demais melhorias.
Os agentes da saúde, que integram os PSF (Programas de Saúde da Família) nestes bairros estarão agendando consultas. Por meio do Ceprom – Centro de Ensino Profissionalizante Municipal – o “Prefeitura em Ação-Cidadania” estará disponibilizando corte de cabelo, manicure e pedicure gratuitamente aos moradores, que também terão a oportunidade de participar de aula de informática no laboratório móvel.
Enquanto os pais esclarecem dúvidas e utilizam os serviços disponíveis, as crianças poderão participar de atividades como a Feira do Alerta, promovida pelo Procon, exposições de fotos e artesanatos, danças recreativas, gincanas esportivas, rapell, oficinas de arte, entre outros.
Participantes: Secretarias de administração, Assuntos Jurídicos, Educação, Fazenda, Governo, Meio Ambiente, Obras e Infra-estrutura, Promoção Social, Saúde, Turismo e Cultura, Fundo Social de Solidariedade, Assessorias de Relações Comunitárias e Defesa Civil, Bandeirante Energia, Sabesp, Correio, INSS, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, PAT/ Banco do Povo, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho, Cartório de Registro Civil, Cartório Eleitoral, Delegacia Seccional, Receita Federal, Conselho Tutelar e Procon.
Serviços: Data: 19 de Julho - Horário: 10h às 16h. Local: E.M. Canto do Mar. Rua do Parque, nº 30. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza Semana de Formação Continuada para professores
A Prefeitura de São Sebastião realizará na próxima semana, entre os dias 14 e 18 de julho, a “Semana de Formação Continuada”.

São Sebastião - Numa iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, o evento consiste em trabalhar a formação do professor, abordando oficinas e cursos voltados à capacitação matemática e à importância da preservação e valorização do Meio Ambiente, além tratar da também da importância em realizar a separação do lixo e da sucata e a sua reciclagem.
Segundo a professora e coordenadora pedagógica, Sandra Pereira da Silva, uma das palestrantes do evento, os temas foram escolhidos de acordo com a prática dos professores.
Cerca de 200 professores se inscreveram nos cursos: Jogos Matemáticos – Papiê Machê e Sucata partes I e II, Oficina de Produção de Texto; Afeto, Limites e Valores na Educação; Jogos Cantados e Recreativos, A Inclusão Escolar e Era uma vez....A “Caixa Conta”, uma Maneira Diferente de Contar e Ouvir Histórias”. Todos com as inscrições encerradas hoje, sexta-feira, 11.
“Nós iremos tratar desde a importância matemática até a afetividade e a relações professores, alunos e pais. A importância do bom relacionamento como conquista dos alunos e o significado do limite atualmente” disse Sandra.
O professor Hipólito Carvalho Santana, que ministrará a palestra sobre Jogos Cantados e Recreativos, discutirá o jogo como instrumento educacional, suas abordagens e posicionamentos dentro de uma atividade recreativa. “Os jogos cantados são essenciais nas fases iniciais das crianças, quando estas se orientam e podem ser orientadas pelos ritmos”, explicou Santana. (Fonte: PMSS)

Programação:

Jogos Matemáticos – Papiê Machê e Sucata partes I
Segunda-feira, dia 14, das 14h às 18 horas
Local: EM Machado Rosa

Oficina de Produção de Texto
Terça-feira, dia 15, das 14h às 18 horas
Local: EM Machado Rosa

Afeto, Limites e Valores na Educação
Quarta-feira, dia 16, das 8h30 às 13horas
Local: EM Machado Rosa

Jogos Cantados e Recreativos
Quarta-feira, dia 16, das 14h às 18 horas
Local: EM Machado Rosa

A Inclusão Escolar
Quinta-feira, dia 17, das 8h30 ás 12 horas
Local: Oficina Pedagógica – Pontal da Cruz

Era uma vez....A “Caixa Conta”, uma Maneira Diferente de Contar e Ouvir Histórias
Quinta-feira, dia 17, das 14h às 18 horas
Local: Oficina Pedagógica – Pontal da Cruz

Jogos Matemáticos – Papiê Machê e Sucata partes II
Sexta-feira, dia 18, das 14h às 18 horas
Local: EM Machado Rosa (Fonte: PMSS)

Prefeitura inicia reunião para finalização de moradias indígenas

São Sebastião - Os secretários de Serviços Urbanos, Ueneri Reich e de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Vera Alonso, de São Sebastião, estiveram reunidos hoje, sexta-feira, 11, com representantes do CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, com a empresa Vemax Construtora e com o chefe do Posto Indígena da Aldeia Guarani do Ribeirão Silveiras, em Boracéia, Márcio Alvim.
A reunião foi para tratar dos acertos finais das construções das ocas que, segundo Ueneri Reich, agora faltam apenas as instalações de energia elétrica e de água. “Estamos discutindo os orçamentos apresentados para que possamos executar estes serviços e entregarmos estas moradias indígenas”, disse.
Os representantes da Companhia e da construtora presentes foram: Heros José Vieira, Nilton Elias Nachle, Lafayettie Costa Júnio e Cláudio Carvalho. (Fonte: PMSS)

Começa a Fase Municipal da 8ª edição do Mapa Cultural Paulista 2003/2004

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião dá início hoje, dia 14, a fase municipal da 8ª edição do Mapa Cultural Paulista 2003/2004, que se estenderá até o dia 18, e conta com sete modalidades: conto, poesia, artes plásticas, teatro, dança, fotografia e desenho de humor.
O evento foi criado pela secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com o objetivo de viabilizar o intercâmbio entre as diferentes culturas regionais e, desta forma, valorizar novos talentos, identificando e ressaltando a produção cultural do Estado de São Paulo.
Segundo a diretora de Cultura, Ana Alexandrina Cardim, o Mapa cultural tem como perfil - como o próprio nome diz, mapear os artistas de todas as regiões. “Nossos melhores artistas irão para a fase regional do Mapa Cultural no Cone Leste Paulista, região da qual fazemos parte e, posteriormente, para a última fase, a estadual, que acontecerá em São Paulo em 2004”, explicou.
Ana ainda informou que apareceram muitos interessados e, que por isso, acredita que São Sebastião estará bem representada.
Fase Regional - Um júri composto de três pessoas para cada categoria selecionará os trabalhos que participarão da fase regional. Ana Cardim explicou que para julgar os trabalhos, os jurados foram selecionados entre pessoas do município e de fora. Na fase regional, que acontecerá a partir do dia 20 de novembro a 14 de dezembro, a cidade será sede da modalidade teatro. “São Sebastião vai receber todos os vencedores do Cone leste Paulista nessa modalidade”, disse.
Ubatuba ficou responsável em abrigar os participantes da fotografia, Caraguatatuba será sede para os artistas plásticos, Redenção da Serra para o desenho de humor, em Paraibuna serão apresentados os contos, em Queluz a dança e em Campos do Jordão as poesias. Até 25 de julho, São Sebastião receberá todas as inscrições para teatro, que serão encaminhadas para a Delegacia regional de Cultura.
Ana acredita que com a participação de diversas cidades, o Teatro Municipal, que é motivo de orgulho para o município, poderá ser divulgado para muitas pessoas. Outro bom motivo para a cidade recepcionar o teatro do Mapa Cultural é o fato de proporcionar a comunidade bons espetáculos.
Modalidades/ Programação - Nas modalidades conto e poesia - que serão apresentadas no dia 14 de julho, segunda-feira, na Secretaria de Turismo e Cultura, dos três inscritos em conto e dos 14 em poesia, três autores de livros escolherão um participante de cada categoria para a fase regional.
No dia 15 de julho, terça-feira, também na Setec, dos 14 inscritos na modalidade artes plásticas (pintura a óleo, pastel, escultura e instalação), três serão selecionados por artistas plásticos de renome internacional.
O grupo de teatro inscrito é da oficina cultural da prefeitura, que vai concorrer com a peça “O Diário de Anne Frank”, no dia 16, quarta-feira, no Teatro Municipal. Já no dia 17, quinta-feira, no Teatro Municipal, dos quatro grupos de dança inscritos - um de aero-jazz, um de dança flamenca, e dois de street dance -, será selecionado apenas um para a fase regional. Os dois inscritos em desenho de humor, além dos seis em fotografia, serão selecionados no dia 18, na Setec. Todas as apresentações acontecerão sempre às 20h. (Fonte: PMSS)

Curso de jardinagem em Boiçucanga começa hoje

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio do Ceprom (Centro de Ensino Profissionalizante Municipal) inicia na próxima segunda-feira o curso de Jardinagem e Paisagismo em Boiçucanga, na costa sul da cidade. Esta é a segunda turma formada na região e faz parte do projeto “Ceprom Volante”, que leva os cursos da região central para os demais bairros da cidade.
Para que isso aconteça é feita uma pesquisa para saber qual o grau de interesse dos moradores pelos cursos e firmada algumas parcerias para que as aulas possam ser realizadas. No caso de Boiçucanga, o proprietário do Hotel Itapuã se interessou pela parceria e vai permitir que os novos estudantes assistam às aulas de jardinagem nas dependências do hotel
Até o momento foram inscritas 46 pessoas, mas os interessados ainda poderão se inscrever na segunda-feira, na Sub Prefeitura da Costa Sul.
Um professor do Ceprom irá para Boiçucanga dar as aulas, que serão realizadas de segunda a quinta-feira. Devido ao número de inscritos, serão formadas duas turmas que funcionarão das 15h às 18h e a outra das 18h às 21h. A expectativa é que o curso dure pouco mais de dois meses, com término previsto para 1º de outubro.
O Ceprom também vai abrir turmas do curso de Qualidade Máxima, que é voltado para os vendedores ambulantes. Quem quiser participar deste curso, ainda existe a possibilidade de inscrição. As aulas devem acontecer nas próximas semanas.
No mês passado, os alunos das primeiras turmas da Costa Sul receberam da Secretaria de Educação os certificados de conclusão.
Atualmente o Centro de Ensino Profissionalizante conta com recursos da Prefeitura de São Sebastião, utilizando a didática do Senai. Para a realização dos cursos em Boiçucanga, a direção dos cursos está recebendo o apoio da Assessoria de Relações Comunitárias. (Fonte: PMSS)

Ameaça de perda no ICMS levará prefeito a Brasília

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, e o secretário municipal da Fazenda, Luiz Leite Santana, estiveram reunidos ontem, dia 11, em São Bernardo do Campo, com os representantes dos municípios, que mais sofrerão perdas caso aprovada a mudança no repasse do ICMS.
Também participaram da reunião, o secretário do governo do Estado, Fernando Lessa, e o ex-deputado federal e hoje secretário da Fazenda de São Bernardo do Campo, Marcos Cintra, que além de professor de Legislatura Tributária, é defensor da tese do imposto único.
Juntos, eles articularam uma viagem à Brasília, entre os dias 22 a 24 de julho, para pressionar os deputados da bancada paulista, que representam 15% no Congresso, a votarem contra a emenda modificativa proposta na reforma tributária do governo federal, que prevê como principal fator de distribuição do imposto a taxa populacional, deixando a produção em segundo plano.
Caso seja aprovada a emenda, 75 cidades, que representam 62% da população do Estado de São Paulo, sofrerão perdas significativas em suas receitas. “É importante a participação de toda a força política do município e que a população fique atenta para que possamos reverter essa situação, que com certeza inviabilizará a economia das cidades”, disse o secretário da Fazenda, Luiz Leite Santana.
Quem mais perde - São Sebastião, que abriga o Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), da Petrobras/Transpetro, seria a terceira cidade mais afetada. O orçamento é R$ 186 milhões. O prefeito Paulo Julião estima perda variável de 25% a 57% na receita do imposto, cerca de R$ 30 milhões ao ano.
Para ele, o projeto é exemplo de injustiça social e prejudicará os municípios que mais investiram na indústria. A cidade de Paulínia seria a maior prejudicada. Com um orçamento de R$ 308 milhões e 60 mil habitantes, esse município teria um rombo de 70%.
A Prefeitura de Cubatão, onde está instalado o maior parque siderúrgico e petrolífero da América Latina, calcula em até 56% as perdas, algo em torno de R$ 90 milhões/ano. A previsão orçamentária do município para este ano está na ordem de R$ 280 milhões. A cidade tem 107 mil habitantes.
Carta Paulista - Esta não é a primeira vez que os se reúnem para discutir medidas para inviabilizar a mudança no repasse do ICMS. Em junho, eles estiveram em Cubatão, onde formaram a “Frente dos Municípios Maiores Geradores de ICMS”, presidida pelo prefeito de Cubatão, Clermont Castor e escolheram como relator o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, e elaboraram a Carta Paulista.
Após a viagem para Brasília, a Frente dos Municípios deverá se reunir novamente no dia dois de agosto, em Paulínia. (Fonte: PMSS)

Rogério Frediani visita CPP em São Paulo

Ubatuba - Rogério Frediani, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba esteve na última terça-feira, dia 08, em São Paulo no CPP(Centro do Professorado Paulista) para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo presidente Palmiro Mennucci. A entidade existe há 73 anos e auxilia os professores em interesses diversos, que vão desde a parte jurídica até saúde, lazer e outros. Atualmente existem 83 sedes regionais espalhadas pelo estado de São Paulo e diversas colônias de férias, uma delas localizada na cidade de Ubatuba na praia da Enseada. No total são 120 mil sócios(Ubatuba possui aproximadamente 50). Na visita foi discutida a possibilidade de um atendimento personalizado ao professorado ubatubano. “Nós defendemos esta classe há anos e sabemos das dificuldades que eles enfrentam. A intenção é melhorarmos ainda mais o atendimento à cidade”, afirmou Mennucci. O vereador Rogério Frediani(PTB) ficou satisfeito com o encontro. “A iniciativa de se criar um atendimento personalizado é excelente o que trará mais vantagens a categoria”, concluiu Frediani.

Assembléia de Deus realiza culto "Milagres da Fé"

Ubatuba - A Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Ministério de Provetá - estará realizando hoje um culto especial destinado a cura divina, libertação e salvação de almas. O pastor da igreja, Efraim Gonçalves, convida a todos que desejam obter uma graça divina, uma cura, libertação de parentes e amigos de vícios e doenças a participarem deste culto que contará com a presença do cantor Nando Menezesde São Paulo, Pb. Henrique Filho e o cantor Rogérios, de Angra dos Reis-RJ
O evento acontecerá hoje às 19:00 horas na igreja sede em Ubatuba, localizada na Rua Paraná, 262, e terá continuidade toda segunda-feira, no mesmo horário e local.

Carta do Leitor

ATÉ QUANDO??? - Por diversas semanas, desde quando aqui cheguei com a minha família, tenho acompanhado artigos escritos nas páginas do “Litoral Virtual”, jornais “A Cidade”, “A Semana” e outros periódicos que circulam em Ubatuba. Em princípio coletando informações e sugestões que possam contribuir com o atual processo que estamos desenvolvendo para a reestruturação e organização do setor turístico, ora em curso. Vários destes artigos realmente têm sido demais proveitosos para que possamos corrigir nossas ações, metas e objetivos que aplicamos em nosso dia-a-dia. Daí termos a coragem de publicar nosso Programa de Ações para o Turismo de Ubatuba e bem como a agenda semanal de trabalho da Secretaria de Turismo, como forma de ampliar ao máximo a nossa comunicação e relação com a comunidade do município.
Porém, para a minha tristeza, tenho lido artigos de pessoas sem escrúpulos ou no mínimo ignorantes e desinformadas como este tal “jornalista” Ricardo Faria (morador de São José dos Campos) e outros de plantão, que usam os canais da mídia afim de auto-promoverem ou mesmo criar situações de caos político e social objetivando seu próprio beneficio (leia-se “bolso”), não pensando nas asneiras que escrevem. O município tem sofrido por vários anos a falta de programas, planejamento e de profissionais que possuam conhecimentos práticos e não somente teóricos, que em conjunto com toda a sociedade desenvolva ações necessárias que busquem em curto, médio e longo prazos devolver Ubatuba ao seu lugar de destaque – dentro e fora do município.
Tenho lido artigos de várias pessoas que tudo (e poder) já tiveram para fazer em beneficio do turismo de Ubatuba, nada fizeram e hoje se acham experts no assunto e praticam o hobby de divagar sobre assuntos que mal conhecem (no caso da ADENTUR), deixando passar a oportunidade que hoje tem – em seus tempos outros não tiveram - de participar e colaborar consigo mesmo para que sua vida e de sua família na cidade seja melhor que no seu tempo.
Por diversas vezes tenho a vontade de saber o que estas pessoas que tanto criticam, de forma destrutiva, o que elas fizeram ou tenham feito para esta situação seja melhorada. Vou dar um exemplo: o senhor Ronaldo Dias, proprietário da Pousada Refugio do Corsário, por diversas vezes nos procurou na Secretaria de Turismo, ora pessoalmente, ora por telefone para reclamar de diversas situações do turismo de Ubatuba (como várias outras pessoas) e sugerir diversas ações complementares ao nosso Programa de Trabalho (como poucas pessoas). Por outro lado o mesmo senhor Ronaldo vem desenvolvendo um belíssimo trabalho na divulgação e captação de negócios para a sua Pousada, que com certeza estará colaborando para desenvolver um novo nicho de negócios para a cidade e melhor, de forma pioneira. E claro, estaremos ao seu lado para ajuda-lo para que sua empresa e o nome de Ubatuba desponte com mais uma alternativa de negócios para muitas outras empresas. Não tenho a mínima dúvida que os mesmos oportunistas de plantão virão um dia, nestas mesmas páginas divagar sobre as mesmas besteiras e asneiras.
ATE QUANDO ???? - Ao invés do INESCRUPULOSO “jornalista” Ricardo Faria e outros de plantão preocuparem com minha remuneração e minha capacidade profissional, por que não se preocupar em ler nosso PROGRAMA afim de sugerir correções, propostas ou algo que o valha??? Ser enganador e tomar atitudes covardes pela imprensa sem ter a coragem de falar pessoalmente de forma racional e civilizada.
Ubatuba, corretamente observado por muitos, possui problemas que todas as grandes cidades possuem. Eu mesmo, por pouco tive um assaltante em minha residência em plena 3 horas da madrugada. Ubatuba sofre sério problema de imigração. Ubatuba sofre de sérios problemas de saneamento básico. Ubatuba sofre sérios problemas de segurança. Ubatuba... enfim. Todos sabemos e nos indignamos por situações adversas que nos afetam e prejudicam a nossa qualidade de vida, porem, precisamos também buscar todas as soluções possíveis para reverte-las em nosso beneficio. Muito das pessoas que criticam nosso trabalho na imprensa, jamais tiveram a coragem de procurar-nos ou mesmo sugerir qualquer coisa, o mais absurdo que seja. Fica fácil criticar sem se mostrar ou se comprometer.
Desenvolvemos hoje diversas ações nos bairros da MARAMDUBA, LÁZARO, IPIRANGUINHA, ITAGUÁ, CAMBURI, PROMIRIM, ITAMAMBUCA, SACO DA RIBEIRA, PURUBA, PICINGUABA e PEREQUÊ-AÇU. Ações que visam estimular e recuperar a alto-estima da comunidade, organizar o setor produtivo do turismo nestes e em outros bairros, mesmo sabendo que ainda falta muito para adequarmos estas comunidades. Não será em meses que resolveremos problemas de anos. Precisamos de muita paciência e muito trabalho para recuperar a economia de Ubatuba. Ao tempo em que escrevo este artigo, certamente estou deixando de desenvolver algo produtivo para a comunidade. E preciso deixar de ser oportunistas com achismos e outros ismos e correr atrás do prejuízo em quanto há tempo. A urgência de nossos trabalhos deixa pouco tempo para preocupar com aquilo que não interessa para nossa equipe de trabalho (comunidade). Enquanto alguns utilizam nossas reuniões de trabalho com a comunidade, infiltradas para fazer política suja, estamos cumprindo o nosso papel buscando alternativas econômicas e sociais para equacionar problemas de toda a ordem. Para se ter idéia do que falamos, iniciamos nos primeiros 4 meses de trabalho, frente à Secretaria de Turismo em conjunto com a comunidade, algumas ações como:
1) Finalização do Projeto Sinalização Turística para toda a cidade;
2) Implantação da Câmara Setorial de Ecoturismo e Turismo de Aventura;
3) Implantação da Câmara Setorial de Marketing;
4) Implantação da Câmara Setorial de Infraestrutura Urbana;
5) Cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento para 800 pessoas para os meses de Setembro, Outubro e Novembro;
6) Criação de 800 vagas de trabalho para moradores de Ubatuba na Alta Temporada;
7) Informatização e Profissionalização do Centro de Informações Turísticas;
8) 87 (oitenta e sete) Reuniões de Trabalho com a Comunidade;
9) Reforma do Centro de Informações Turísticas;
10) Programa de Excelência de Artesanato de Ubatuba para comunidades carentes;
11) Conclusão do Projeto Arquitetônico do CENTRO DE CONVENÇÕES DE UBATUBA;
12) 07 Reuniões com Autoridades Federais e Estaduais A Fim de Captar Recursos para Ubatuba;
13) Realização do 1° Salão Profissional de Turismo com a participação de 480 pessoas (320 alunos UNITAU + 130 LIDERES COMUNITARIOS + 30 EMPRESARIOS);
14) Captação de 03 Eventos (4.000 pessoas previstas) para 2003 / 2004.
Como se pode ver, apenas iniciamos nossas atividades que considero obrigatórias e emergenciais para tirar Ubatuba do atoleiro. Nosso precioso tempo esta destinado e voltado para a árdua tarefa que foram deixadas como herança por governos irresponsáveis e cujos titulares estão hoje travestidos de especialistas em turismo. A comunidade de Ubatuba não e boba e com certeza estará observando factóides de plantão revestidos em chapeuzinho vermelho, aguardando e torcendo pelo caos.
AO TRABALHO

Sergio Luiz Alves Carvalho
Secretario de Turismo de Ubatuba

Legado Maldito - Brilhante comentário do jornalista Ricardo Faria, espelha fielmente o que acontece no nosso litoral, os problemas apontados não são exclusivos de Ubatuba, espalham-se por todos os municípios do nosso litoral.

Francisco José Marsiglia
São Sebastião, SP


Erro de Projeto - O Jornal A Semana, aponta erro no projeto da ciclovia da Av. Iperoig, salientando sobre o risco de vida que correrão os seus usuários. Imaginem vocês se vissem o que está para acontecer na Maranduba. Querem passar uma baleia pelo buraco de uma agulha. Não importa se a obra é Federal, Estadual ou Municipal, a RESPONSABILIDADE É DE TODOS. Sr. Prefeito ainda há tempo...

Ricardo Teixeira Amorim
Maranduba, Ubatuba, SP


Marina New Port - Tenho acompanhado o propósito de demolição de casas na Marina New Port. O mal já está lá. Quem são os responsáveis pelo loteamento? Quem aprovou? Quem construiu? Quem comercializou? E a documentação?
De que adianta demolir, para causar mais prejuízos e danos á natureza? Ou a quem comprou ou construiu?
Hoje o que pode ser feito, é uma fiscalização maior dos responsáveis desse departamento, mas sugiro que se faça um BOM projeto de Educação Ambiental, e que os moradores fiquem encarregados de trabalhar esse projeto, não só para o bairro mas para toda periferia de Caragua, só assim estariam colaborando p/ que nossa Caragua fosse mais educada ambientalmente.
Projeto esse que a própria Secretaria de Meio Ambiente deva ter, mas que precisa ser mais trabalhado e fiscalizado. Pois dar cestas básicas é muito fácil para quem tem dinheiro, o que precisamos é de pessoas conscientizando a população qto a importância da conservação e valorização do Meio Ambiente para a Vida...
Seriam eles (os moradores) os educadores ambientais, que teriam como responsabilidade a conservação e recuperação da vegetação, mangue etc...do entorno, e cuidariam para que nossos munícipes tb conservassem seu bairro.
Espero estar dando minha colaboração,
Abraços

Dulcinéa Lopes Nunes
Caraguatatuba, SP


Campeonato de Caramujo - Parece piada mas não é.... vejam vocês, agora saímos a cata de caramujos com o apoio da PMSS (Prefeitura Municipal de São Sebastião) para quem não conhece a sigla. Não é de morrer de rir?? Pagamos imposto, taxas de serviços públicos, qualquer pedido na PMSS você tem que pagar uma taxa.
A obrigação da administração pública agora é de nossa responsabilidade, se você não quer ter caramujos no quintal, faça um evento qualquer , aniversário da sua filha, churrasco comemorando o tri do volley, ou mesmo a limpesa da sua rua que nunca acontece e mande a noticia para o seu jornal... "Atenção amigos hoje limpesa dos caramujos do meu quintal com apoio da prefeitura", após a faxina farto churrasco, cada quilo de caramujo vale duas latinhas. E continuamos "prefeitando".

Francisco José Marsiglia
São Sebastião, SP


Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Saíra sete cores

Saíra sete cores
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Gianni Parziale

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor