Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 17 de julho de 2003 - Nº 824 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Ditran melhora trânsito no Poiares
   Jogos Regionais do Idoso acontecem em Caraguá
   Caraguá prorroga convênio de municipalização por mais 5 anos
   Está terminando o prazo de inscrições para Professor Destaque 2003
   Caratê na Escola amplia número de alunos
   XV tenta recuperar contundidos

Ilhabela:
   Ilhabela libera muros mais altos
   Regata hoje promete ser disputada
   Alunos do Projeto Navegar competem na Semana da Vela
   Moradores fazem projeto social Pequeazinhos da Ilha
   Robert Scheidt antecipa sua vinda a Ilhabela
   Semana de Vela tem concurso fotográfico

São Sebastião:
   Presos são transferidos de cadeia no litoral
   Escola de Cambury promove atividades de férias para os alunos
   Artes Plásticas é apresentada na Secretaria de Cultura e Turismo
   O milagre da garrafa PET
   Audiência de cinco assaltantes mobiliza PM e atrai curiosos

Ubatuba:
   Policiais prestam depoimento amanhã
   Torneio Soccer do Brasil Cup 2003 reúne 32 equipes de futebol infantil
   Rio Escuro ganha sinalização
   Arquibancada no Sertão da Quina
   Sexta Básica Musical
   Mercado Livre Cultural & Pirão Geral
   APPRU no Pico do Corcovado
   Palestra sobre Empretec acontece em agosto

   Carta do Leitor



Ditran melhora trânsito no Poiares

Caraguatatuba - A Divisão de Trânsito e Transportes Coletivos está trabalhando para melhorar as vias de acesso à SP 55 no bairro Poiares. Moradores do Jardim Gaivotas também serão beneficiados com as mudanças
A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito, através da Ditran (Divisão de Trânsito e Transportes Coletivos), está implantando obras de segurança viária no bairro Poiares, na confluência das ruas Arthur Bernardes e Joaquim José da Silva Xavier, que passarão a ter mão única de direção, evitando acidentes no local. Os moradores do Jardim Gaivotas também serão beneficiados com as alterações, pois o acesso à Rodovia SP 55 passará a ser mais seguro e organizado.
As medidas têm o objetivo de melhorar a segurança dos pedestres, ciclistas e freqüentadores, da Quadra Poliesportiva da EMEI/EMEF "João Batista Gardelin" e do Centro Comunitário do bairro, que circulam constantemente pelo local. A obra consiste em alterar as mãos de direção, transformando as ruas Joaquim José da Silva Xavier e Arthur Bernardes em mão única de direção e nas construções de refúgios para os pedestres, através do avanço de calçada, e ilhas, complementadas com a implantação de dois postes de iluminação, o que reforça a segurança no período norturno.
Essas obras são uma antiga reivindicação da comunidade, que somente pôde ser atendida agora, com a conclusão das obras de pavimentação no bairro. Dessa forma, haverá a possibilidade de readequação daquele cruzamento de vias que, aliado ao grande número de pedestres e ciclistas que por ali trafegam diariamente, é considerado ponto de tráfego intenso.
Segundo estatísticas, o local apresenta baixo índice de acidentes, cerca de um por ano, logo, a obra irá contemplar a região com uma melhor fluidez de trânsito e maior segurança viária dentro dos padrões de engenharia de tráfego. (Fonte: PMC)

Jogos Regionais do Idoso acontecem em Caraguá

Caraguatatuba - Pela primeira vez a cidade será sede dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) de 19 a 21 de setembro. O evento começou a ser planejado desde a semana passada. São esperados mais de 1.500 atletas vindos de 100 municípios do Estado de São Paulo.
A secretária municipal de Assistência Social, Vera Peixoto, conta que para conseguir trazer os jogos teve que mostrar aos representantes do Fundo Social de Solidariedade do Estado que a cidade tem total infra-estrutura para o evento. “Esta é mais uma iniciativa do prefeito Antonio Carlos que está com os braços abertos para receber a competição. Acredito que pelo menos 60 cidades tragam suas delegações para esquentar o turismo da nossa cidade”.
Os jogos foram abertos em Sorocaba e acontecem ainda entre os dias 15 e 17 de agosto em Santa Fé do Sul (região sul de São José do Rio Preto) e em Andradina (região de Araçatuba) entre os dias 23 a 25. A etapa final acontece em outubro em município ainda não definido.
O Governo do Estado liberou R$ 40 mil para cada município onde acontecer o Jori. Podem se inscrever, os atletas devem ter mais de 60 anos.
Os três melhores de cada categoria, por região, disputarão as modalidades masculinas e femininas de Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Truco e Volei.
promessas
Com uma vitalidade invejável, os atletas de Caraguá são promessas nas modalidades de Bocha, Dominó e Buraco, já que receberam medalhas de ouro nos anos anteriores. “Treinamos o ano todo e quando o Jori se aproxima intensificamos os treinos. O bom é que sempre vou acompanhada de meu marido, que também é atleta. Jogamos para ganhar”, revela Valquíria Rizarde, que completa 60 anos no próximo mês e é atleta do vôlei e de atletismo.
Segundo Valquíria, 95% da delegação de Caraguá é também associada ao Centro de Convivência da 3ª Idade Estrela do Mar. Este ano, a delegação já viajou para Santa Izabel, Taubaté, Jacareí, São José dos Campos e Guararema.
“Os idosos da cidade são bem organizados. Temos que comemorar esta fase ótima da vida. Estou com 61 anos e acho ótimo. Agora tenho tempo para fazer o que quero. Participei da abertura do Jori e isso foi uma lição de vida”, revela a secretária municipal Vera Peixoto. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá prorroga convênio de municipalização por mais 5 anos
A Secretária de Educação Roseli Morilla, e o prefeito interino José Pereira de Aguilar assinaram novamente a municipalização, garantindo a parceria por mais 5 anos para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries

Caraguatatuba - A Secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista dos Santos, esteve nesta segunda-feira 14, em São Paulo, na sede da Secretaria de Estado da Educação assinando o aditamento para a continuidade da municipalização do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries por um período de 5 anos.
Na primeira assinatura da municipalização, que aconteceu em 1998, durante a gestão anterior do prefeito Antonio Carlos da Silva, o prazo de validade era também de 5 anos, prorrogáveis ou não, pelos municípios que optaram pela municipalização.
Segundo a Secretária Roseli Morilla, que foi à Capital especialmente para a assinatura deste aditamento, juntamente com o prefeito interino, José Pereira de Aguilar, “nós firmamos novamente o convênio que propõe a continuidade de nossas unidades municipalizadas em razão do trabalho ter dado certo em Caraguatatuba. Aqui, já com o Sistema de Ensino criado, e tendo sido positiva a municipalização, findo o prazo do convênio anterior que era de cinco anos, fomos reafirmar nossa parceria. Prova de que deu certo, é que temos hoje em nossa rede 25 unidades administradas pelo município, das quais três têm ensino de 5ª a 8ª séries”, explicou Roseli.
De acordo com a Secretária de Educação, todos os Secretários de Educação e Prefeitos das cidades que municipalizaram o ensino compareceram à Secretaria de Estado da Educação, em São Paulo. “Foi uma única data para todas as cidades paulistas firmarem novamente o convênio”, disse.
Em Caraguatatuba, a municipalização trouxe para as escolas da Prefeitura 74 professores estaduais que agora prestam serviços para o município, sendo 70 em Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries e 4 professores de 5ª a 8ª séries.
Esse novo convênio, que passou a vigorar desde o início de julho terá validade de 5 anos.
A Prefeitura de Caraguatatuba possui hoje 33 unidades escolares sendo 25 de Ensino Fundamental e 8 Centros de Educação Infantil (em parceria com a Fundação Orsa), atendendo um total de 16 mil alunos, incluindo Educação de Jovens e Adultos e Telecurso. (Fonte: SME/PMC)

Está terminando o prazo de inscrições para Professor Destaque 2003
Estão abertas na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba as inscrições para o concurso Professor Destaque 2003, que visa incentivar os professores atuantes na rede municipal a mostrarem projetos desenvolvidos na sala de aula em diferentes disciplinas

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, através da SME está realizando pela primeira vez o concurso Professor Destaque 2003. O objetivo do trabalho é compartilhar entre os profissionais da rede os trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares e mostrar excelentes projetos que servem de incentivo para educadores que buscam aprimorar seu trabalho em sala de aula.
De acordo com a SME, os projetos desenvolvidos nas escolas servem para organizar os trabalhos e conteúdos aplicados pelos professores para atingir os objetivos referentes ao plano de ensino determinado pelos profissionais no início do ano letivo.
A intenção deste concurso é motivar esses profissionais no sentido de mostrar experiências de sucesso que podem ser aplicadas em outras escolas.
Podem participar do concurso professores efetivos das redes municipal e estadual (que prestam serviço para o município) e professores contratados pela Fundação Orsa nas modalidades Ensino Infantil – zero a 6 anos, e Ensino Fundamental – 7 a 14 anos, e também profissionais que trabalham com Educação de Jovens e Adultos. Para se inscrever é necessário que o educador esteja atuando em sala de aula no decorrer do concurso.
O trabalhos serão examinados por uma comissão julgadora e devem ser entregues na SME até o dia 20 de julho no setor de Supervisão ou Projetos e Comunicação. A ficha de inscrição, regulamento e critérios de seleção estão disponíveis no site www.caraguanet.com.br
A premiação está prevista para acontecer no dia 17 de outubro, data em que se rá comemorado o Dia do Professor. Os primeiros colocados de cada categoria ganharão troféus e 1 computador completo. Para os trabalhos que conquistarem a 2ª colocação o prêmio será um aparelho de som e placa de homenagem e aos terceiros lugares serão oferecidos exemplares de literatura na área da Educação, além de um certificado de participação a todos os trabalhos inscritos. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (12) 3897-7005, com Wanderly, ou 3897-7010 com Ana Carolina. Participe! (Fonte: SME/PMC)

Caratê na Escola amplia número de alunos
Projeto Institucional necessita do apoio para se manter e atender mais alunos

Caraguatatuba - O Projeto Caratê na Escola vem sendo desenvolvido desde 2000, nas escolas municipais de Caraguatatuba e com o apoio dos comerciantes locais e do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), praticante e incentivador deste esporte. No momento os alunos do projeto tem conseguido boas colocações em torneios e com a sua ampliação, necessita de mais apoio.
Numa parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Mestre Gualberto Vilarroel, cerca de 400 crianças, na sua maioria carentes, de 4 a 16 anos, além de adultos de até 60 anos, vem participando desde 2000 do Projeto "Caratê na Escola", que tem por objetivo o ensino da prática do Caratê Kyokushinkaikan, o que garante noções de cidadania, disciplina, caráter e respeito ao ser humano, além do aprofundamento das habilidades manuais e físicas.
A única taxa para participar do projeto é de R$ 5,00 para o pagamento da taxa de federado. Atualmente participam do projeto as escolas do Travessão, Porto Novo, Morro do Algodão, Poiares, Tinga, Indaiá e Estrela Dalva e a partir de agosto, na escola municipal de Martin de Sá e na Colônia dos Pescadores, a primeira escola estadual a participar do evento.
Tanto o Projeto "Caratê na Escola", como o Mestre Gualberto Vilarroel estão filiados a Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan e a International Karate Organization Kyokushinkaikan. As aulas acontecem nas escolas mencionadas, de segunda à sexta-feira, nos períodos diurno e noturno, sendo aberto a todos os interessados, sejam alunos ou não.
Com 3 (três) anos de projeto o grupo já conseguiu boas colocações em torneios e campeonatos disputados. Exemplo disto foi o torneio realizado em Caraguatatuba, no mês de abril e o Campeonato Paulista em São Roque. O próximo evento do projeto será em agosto, no dia 24, com a realização do 1º Torneio Interno Mirim e Infantil, com desafio para os melhores na categoria adulto.
Atualmente o projeto precisa de apoio para crescer. Com o intuito de expandir seus domínios em Caraguatatuba, atendendo mais e cada vez melhor as crianças de todos os bairros, 7 (sete) instrutores farão prova de graduação de nível nacional e internacional em Sorocaba, no dia 27 de julho. O custo da prova de graduação é de aproximadamente US$ 1.400 (Hum Mil e Quatrocentos Dólares Americanos) ou, em torno de R$ 4.200,00 (Quatro Mil e Duzentos Reais).
Com a graduação os instrutores tornam-se professores. Um lutador de Kyokushinkaikan para tornar-se faixa preta deverá treinar de 4 a 5 anos. O projeto tem recebido apoio da Madeireira Beira Rio, Gobetti Imóveis, Bilhares Rajá, WSI Informática e Artefatos de Cimento Nakane, entre outros.
Para o Mestre Gualberto Vilarroel o projeto é a união da praticidade com a cidadania. "Um curso idêntico teria um alto custo nas academias da cidade e com certeza longe da casa do aluno. Nós proporcionamos um curso igual, com a mesma qualidade, sem custo algum e próximo a casa do aluno. Ao mesmo tempo tiramos a criança das ruas, as afastamos da marginalidade e contribuímos para sua formação como cidadã", disse.
Além de Vereador e Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Wilson Gobetti é aluno de Kyokushinkaikan, futuro professor e um eterno praticante. Para o Parlamentar, mais do que a prática de um esporte, o Caratê é o repasse do ensinamento milenar oriental para crianças de baixa renda. "O que mais me fascina é a idéia de que crianças de baixa renda agora tem acesso a ensinamentos milenares, a noções de disciplina, a um melhor controle da mente, do corpo e do espírito e sem custo. Proporcionar isso para as comunidades é algo que faço com orgulho e quero contar com você, que pensa de maneira igual, para ajudarmos e expandirmos este projeto", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

XV tenta recuperar contundidos

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba procura recuperar alguns jogadores contundidos para a partida que definirá a permanência ou o rebaixamento do time na Série B-1, domingo à tarde, contra o Palestra, em São Bernardo do Campo.
Domingo passado, na vitória por 2 a 0 sobre o Primavera de Indaiatuba, o atacante Ricardo voltou a jogar no sacrifício e depois de alguns minutos, sentiu novamente uma contusão muscular na coxa.
Como opção preparada nos treinos da semana, o técnico Édson da Silva, o Edinho, substituiu Ricardo pelo goleiro-atacante Rodrigo, que também entrou em campo sem as condições físicas ideais.
"O Rodrigo vinha sentindo dores nas costas e quando a partida terminou, ele sentia o corpo travado", disse Edinho, também lembrando que o ala esquerdo Gil vem atuando há três rodadas com um dedo do mão fraturado.
CAJ - Lançados durante o campeonato da Série B-2, os juvenis Kléber, Daniel e Paulinho treinam entre os titulares do Atlético Joseense para domingo, em casa, contra o Itararé.
Na última tentativa de uma vaga no octogonal decisivo, os garotos poderão substituir três titulares suspensos: o zagueiro Paulo, o volante Jefferson e o meia Bruno. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela libera muros mais altos

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou projeto de lei que libera a construção de muros de até 2,5 metros de altura em imóveis localizados próximos às praias. Hoje, o limite é de 2 metros.
O projeto, de autoria do Executivo, foi aprovado anteontem em sessão extraordinária por nove votos a três. Segundo a prefeitura, a mudança é uma tentativa de aumentar a segurança e privacidade dos imóveis, a maioria de temporada.
A proibição de construir muros na parte da frente das casas foi mantida. Os imóveis de frente para as praias somente podem ter muros nas laterais e na parte de trás.
"Vários acessos às praias fazem divisa com as residências. Os muros vão aumentar a privacidade e a segurança dos proprietários", disse o prefeito Manoel Marcos Ferreira (PTB).
Ele afirmou que os muros não atrapalham o visual das praias pois são construídos somente nas laterais. "O objetivo é evitar transtornos para os moradores e não impedir a visualização do mar", disse.
O vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT) afirmou que a alteração da lei beneficia vários imóveis que têm muros com altura irregular.
"Algumas obras que estão embargadas pela Justiça devido aos muros acima do limite serão favorecidas", disse o vereador.
O projeto foi sancionado pelo Executivo e entrará em rigor após a publicação em um prazo de 15 dias.
INSEGURANÇA - O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Marcelo Antônio Freitas Carlos, disse que a mudança prejudica o turismo na cidade.
Ele acredita que os muros mais altos poderão gerar uma falsa idéia de que a cidade é violenta. No primeiro trimestre deste ano, o município registrou 16 roubos, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado. (Fonte: ValeParaibano)

Regata hoje promete ser disputada

Ilhabela - A terceira regata da 30ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela/Copa Mitsubishi Motors/Agfa, que acontece hoje, a partir das 12h, no Canal de São Sebastião, promete muita disputa entre os participantes.
Os 170 barcos inscritos na competição querem aproveitar ao máximo os ventos que, de acordo com a previsão meteorológica, devem soprar a uma velocidade de 10 a 15 nós, considerada ideal para a vela. Podem acontecer ainda pancadas de chuvas na ilha.
Os barcos considerados candidatos ao título - Pajero TR4/Daslu (atual campeão do evento), 24º colocado na classificação geral, Neptunus Express (21º), o argentino Flash Gordon 3 (22º) e Klimax (26º) - não foram bem na regata de abertura da Semana de Vela, a Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, por causa do vento fraco de sábado, mas devem reagir.
O uruguaio Adrenalina (comandado por Harry Giuria), de 25 pés, completou a prova de Alcatrazes com o tempo corrigido de 17h35min51 e largou na frente.
Outro pelotão que merece destaque é formado pelo também argentino San Gregório (25º), Sorsa Oi/Nokia (23º), Wiki Wiki (campeão do Grand Prix, evento paralelo à Semana de Vela), 11º colocado, e Odoyá (18º). (Fonte: ValeParaibano)

Alunos do Projeto Navegar competem na Semana da Vela

Ilhabela - O Projeto Navegar de Ilhabela em parceria com a escola de iatismo Ilha Sailing competirão com a embarcação Ilha Sailing na 30ª Semana de Vela de Ilhabela. A tripulação, que é de cinco alunos do projeto, o coordenador do projeto Marcos Cardial, o proprietário da escola Winston e mais uma velejadora, largou hoje na primeira regata da semana de vela. Dez alunos foram sorteados para participar e serão revezados durante os dias de regatas.
Os alunos do Navegar já vivenciaram uma experiência em um veleiro no início do ano, com o veleiro da escola de iatismo BL3, onde tiveram noções básicas do procedimento à bordo, podendo, inclusive, manusear os equipamentos. O coordenador do projeto, instrutores da BL3 e também do projeto acompanharam as aulas. (Fonte: PMI)

Moradores fazem projeto social Pequeazinhos da Ilha

Ilhabela - Um grupo de moradores de Ilhabela se reuniram com prefeito Manoel Marcos na tarde desta terça, 15, com o intuito de oferecer seu trabalho voluntário a favor da comunidade através da criação de um novo projeto dedicado às crianças e jovens entre 7 e 17 anos que estejam estudando.
O projeto Escolinha de Futebol Pequeazinhos da Ilha tem como principal finalidade resgatar valores sociais, trabalhando as crianças no sentido de educa-los para a cidadania, socializando através de atividades, exercícios e brincadeiras, atividades físicas que contribuam para o desenvolvimento físico e mental, entre outros.
O Pequeazinhos da Ilha surgiu de forma discreta há quatro anos através do treinador Zé Maria (Índio), que dava aulas gratuitas para as crianças do bairro. Agora, com a união com o treinador Getúlio dos Santos e outros voluntários o projeto pôde ser concretizado.
De acordo seus criadores o projeto está centrado no tripé esporte, cidadania e desenvolvimento social utilizando uma modalidade esportiva de massa, o futebol. Palestras com temas sobre saúde, segurança e drogas também estão programadas.
O prefeito aprovou plenamente o projeto e dará todo apoio para que prossiga com sucesso. Manoel Marcos ainda está apoiando, particularmente, o pequeno atleta Lucas Lopes, que foi “adotado” pelo prefeito.
“Dentro deste projeto existe um outro que convida a todos aqueles que estão interessados em ajudar de qualquer forma para ‘adotar um atleta’”, disse Getúlio dos Santos. O comércio local também está patrocinando o projeto.
Os interessados deverão procurar por Getúlio ou Índio no Campo de Aviação de segunda a quinta das 17h às 20h. Informações e para ‘Adotar um atleta’ pelos telefones 9108-1108, 3896-5129, 3896-1715. (Fonte: PMI)

Robert Scheidt antecipa sua vinda a Ilhabela

Ilhabela - O hexacampeão mundial Robert Scheidt antecipou em um dia sua vinda à Capital da Vela e estreou ontem à tarde, ao lado de seu treinador, Cláudio Biekarck, no barco Odoyá.
Robert Scheidt está treinando em Ilhabela para o Pan-Americano e o Mundial de Laser em Cádiz, na Espanha.
“Robert vem de uma grande temporada européia e é favoritíssimo à conquista da medalha de ouro em Santo Domingo. Se ele não subir no lugar mais alto do pódio será uma grande surpresa”, disse Biekarck.
O treinador de Scheidt não se cansa de elogiar o bicampeão pan-americano (Mar del Plata/95 e Winnipeg/99). “Ele é um grande campeão pela sua determinação. Os momentos mais difíceis, nos quais o velejador precisa mostrar que realmente é bom, são os preferidos dele. Parece que Robert gosta da pressão na hora de decidir, e decide”.
Sobre as chances dele na Olimpíada de Atenas, Cláudio acha que a missão de Robert será difícil. “Na Grécia não será fácil, pois o vento não é muito forte, o que pode trazer surpresas. Mas acredito que Robert tem condições de conquistar sua segunda medalha de ouro olímpica.”
Hoje, às 10h30, será dada a largada da 2ª Regata da 30ª SIVI (Semana Internacional Vela de Ilhabela) e Regata de Percurso Médio.
O evento possui responsabilidade técnica da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), da diretoria de vela do Yacht Club de Ilhabela e dos juízes nacionais e internacionais convidados. O patrocínio é da Mitsubishi Motors do Brasil e Agfa e o co-patrocínio da Semp Toshiba. .
“Mar e amor” - Ao chegar à terra, após participar de regatas disputadas, os velejadores serão brindados com música ao vivo de qualidade. A velejadora e cantora Ana Carlota France, conhecida internacionalmente por Ana France, realizará o pré-lançamento de seu 4º CD “Mar e amor”, no Yacht Club de Ilhabela (YCI).
O pianista paulistano Michel Friedsan, que já tocou com a Gal Costa e outros grandes nomes da música brasileira, acompanhará Ana Carlota em suas músicas que homenageiam o litoral.
No repertório canções como “Canal Azul”, que fala de São Sebastião; “Asas de Vento”, uma homenagem ao Cisne Branco, da Marinha e “Contos de lá”, que fala da praia do Bonete, em Ilhabela.
No sábado, dia 19, também no YCI, Ana Carlota será acompanhada por um quinteto com a participação do maestro Almir Clemente, de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Semana de Vela tem concurso fotográfico

Ilhabela - Até amanhã a Agfa-Gevaert, uma das patrocinadoras da Semana de Vela de Ilhabela, com o apoio da Leica Camera AG, promove o concurso fotográfico temático.
Para participar é preciso apenas escolher uma cena que identifique o evento esportivo, e fotografar. Paisagens, visitantes, competidores, velas e tudo o que representar a competição pode ser clicado.
A inscrição pode ser feita nos estandes da Agfa, localizados no Race Village e no Yacht Club. Cada participante pode concorrer com apenas uma foto. Só serão aceitas fotos em papel. É preciso preencher a ficha de inscrição e anexar a imagem no tamanho 15 X 21 cm.
As duas melhores fotos serão escolhidas pela comissão julgadora e mais oito receberão menção honrosa.
No dia 19, os trabalhos vencedores serão anunciados. O primeiro lugar leva uma câmera fotográfica Leica C2 e 20 filmes Agfa de 36 poses. Já o segundo lugar ganha uma câmera descartável Agfa e 20 filmes Agfa de 36 poses. (Fonte: Imprensa Livre)

Presos são transferidos de cadeia no litoral

São Sebastião - Um grupo de onze presos foi transferido na manhã de ontem da Cadeia Pública de São Sebastião para duas penitenciárias do Vale do Paraíba. A remoção aconteceu por causa da superlotação da cadeia, que tem espaço para 60 detentos mas abriga 200 pessoas. Segundo o diretor da cadeia, Paulo Sérgio Barbosa, oito presos foram para o Complexo Penitenciário do Potim e três para a Penitenciária Edgard Magalhães Noronha, o Pemano de Tremembé. Os detentos removidos já foram condenados pela Justiça. O delegado afirmou que a cadeia realiza em média uma remoção por mês, mas o processo depende de vagas e de autorização do Estado. (Fonte: ValeParaibano)

Escola de Cambury promove atividades de férias para os alunos

São Sebastião - A Escola Municipal de Cambury está promovendo durante essa semana atividades extra-curriculares aos alunos dentro do projeto “Festa na Escola”, que tem apoio da Sociedade Amigos de Cambury (Sacy).
Segundo a coordenadora da escola, Regina Potenza, o projeto oferece atividades como aulas de capoeira (foto), teatro, malabares, oficinas de argila, musica, além de palestras com uma psicóloga para os adolescentes.
Os alunos da escola de 3ª, 4ª e 5ª séries, com idades entre 8 e 13 anos, participam das atividades em dois horários, das 9h as 12h, e das 13h as 16h.
Segundo Regina a idéia de promover atividades durante as férias surgiu em função das atividades dos pais nessa época do ano. “A Sacy vem conversando com a gente há algum tempo sobre isso, procurando uma maneira de ocupar as crianças durante as férias. A época de férias escolares é a que os pais mais trabalham e os alunos mais precisam da escola”, disse.
Ela explicou que desde janeiro a escola e a Sacy vem buscando patrocínio para as atividades, que só agora conseguiram realizar.
Segundo Regina a idéia era manter atividades durante duas semanas, mas o patrocínio não foi suficiente. “Mas agora nós já temos experiência, e ficará mais fácil organizar as atividades nas próximas férias”, concluiu.
Segundo Regina alguns monitores são voluntários e outros, remunerados. Além do pagamento desses monitores, há custos com lanche e materiais para as oficinas, como argila, papeis, tintas e giz de cera, entre outros.
O presidente da Sacy, Marcelo Miranda, disse que a entidade está investindo R$ 3.500 no projeto, para pagamento da mão de obra e dos custos operacionais com lanches e materiais. “O importante é tirar essas crianças das ruas e dar uma atividade a elas”, falou.
Segundo ele a intenção da Sacy vai além das atividades nas férias.
“Queremos atividades durante todo o ano, para que crianças que estudem de manha tenham atividades físicas ou artísticas à tarde e os alunos da tarde façam isso de manhã”, explicou.
Marcelo disse que a idéia das atividades é uma preocupação da Sacy com o futuro das crianças do bairro. “Queremos barrar o aumento da violência, impedir que essas crianças se envolvam com pessoas erradas”, explicou.
Ele ainda disse que viabilizar o projeto não é fácil, mas com a aceitação de pais e alunos a entidade se esforçará em manter o projeto.
Conforme a programação de atividades hoje haverá aula de malabarismo, teatro e argila. Na quinta-feira haverá capoeira, argila e possivelmente uma oficina de escultura em pedra.
Na sexta, último dia de eventos, a coordenadora Regina Potenza comanda uma oficina de música, e também haverá oficina de argila, apresentação de teatro e palestra com a psicóloga. (Fonte: Imprensa Livre)

Artes Plásticas é apresentada na Secretaria de Cultura e Turismo
Os finalistas estarão inscritos na fase regional do Mapa Cultural Paulista 2003/2004

São Sebastião - Na terça-feira, dia 15, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura, foram selecionados os artistas plásticos que participarão da fase regional do Mapa Cultural Paulista 2003/ 2004.
Dos 14 inscritos na modalidade artes plásticas, três foram selecionados por artistas plásticos de renome internacional. A primeira colocada foi Isabel Taliberi Galvanesi, com a técnica acrílico sobre tela.
Em segundo, Carlos Pinto César Júnior, com um trabalho de escultura em madeira. Juci Guedes Souza foi a terceira colocada, com esculturas em cerâmica.
Todos os outros artistas foram homenageados, e também ficaram em destaque Marcelo Brasil, Maria Estér Quintanilha Feital e Paulo Celso da Silva.
Na segunda-feira, dia 14, quando foi dado início as apresentações do Mapa Cultural, foram selecionados os vencedores nas modalidades conto e poesia.
Durante os intervalos das 17 apresentações, alunos da oficina cultural de teatro realizaram performances. Dos três inscritos na modalidade conto, Vladinei Ferreira de Lima foi o escolhido para representar o município na fase regional, que acontecerá em Paraibuna em novembro. Maura Cristina da Silva também foi selecionada entre os 14 participantes da modalidade poesia, e irá concorrer em Campos do Jordão.
O Mapa Cultural Paulista - criado pela secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com o objetivo de viabilizar o intercâmbio entre as diferentes culturas regionais e, desta forma, valorizar novos talentos, identificando e ressaltando a produção cultural do Estado de São Paulo -, se estenderá até o dia 18, e conta com mais cinco modalidades: teatro, dança, fotografia e desenho de humor.
Na quarta-feira, dia 16, o grupo de teatro da oficina cultural da prefeitura apresentará a peça “O Diário de Anne Frank”, no Teatro Municipal. Por ser o único grupo inscrito nesta modalidade, não haverá seleção e, portanto, irá representar o município na fase regional.
Já no dia 17, quinta-feira, no Teatro Municipal, dos quatro grupos de dança inscritos - um de aero-jazz, um de dança flamenca, e dois de street dance -, será selecionado apenas um para a fase regional. Os dois inscritos em desenho de humor, além dos seis em fotografia, serão selecionados no dia 18, na Setec. Todas as apresentações acontecerão sempre às 20h.
Fase Regional - Segundo a diretora de Cultura, Ana Alexandrina Cardim, o Mapa cultural tem como perfil mapear os artistas de todas as regiões. “Nossos melhores artistas irão para a fase regional do Mapa Cultural no Cone Leste Paulista, região da qual fazemos parte e, posteriormente, para a última fase, a estadual, que acontecerá em São Paulo em 2004”, explicou.
Um júri composto de três pessoas para cada categoria selecionará os trabalhos que participarão da fase regional. Ana Cardim explicou que para julgar os trabalhos, os jurados foram selecionados entre pessoas do município e de fora. Na fase regional, que acontecerá a partir do dia 20 de novembro a 14 de dezembro, a cidade será sede da modalidade teatro. “São Sebastião vai receber todos os vencedores do Cone leste Paulista nessa modalidade”, disse.
Ubatuba ficou responsável em abrigar os participantes da fotografia, Caraguatatuba será sede para os artistas plásticos, Redenção da Serra para o desenho de humor, em Paraibuna serão apresentados os contos, em Queluz a dança e em Campos do Jordão as poesias. Até 25 de julho, São Sebastião receberá todas as inscrições para teatro, que serão encaminhadas para a Delegacia regional de Cultura. (Fonte: PMSS)

O milagre da garrafa PET

São Sebastião - Aliando competência, tecnologia de ponta, criatividade e o desenvolvimento de novas alternativas para um mercado, cada vez mais exigente quanto ao destino de produtos que degradem a natureza, foi lançado pela Empresa Brasileira de Reciclagem (EBR) a partir de abril deste ano para o mercado da Construção Civil, uma linha de produtos de alta qualidade, com custo entre 15 e 20% abaixo dos similares e que atende a todas as normas específicas do País.
Está chegando agora ao consumidor do Litoral Norte o “ TUBOPET ”, uma linha Predial de Tubos de Esgoto Primário PBV, nas bitolas de: 100mm ( 4” ), 75mm ( 3” ), 50mm ( 2” ), 40mm ( 1 ½” ). Podendo ser utilizado com todas as conexões de boa qualidade disponíveis no mercado, produzindo perfeita aderência e resistência aos esforços exigidos.
Segundo Lineu A. Coelho Jr. representante da EBR para o Litoral Norte, a previsão da Empresa é de que a produção dos tubos permita a reciclagem de 100 toneladas de plástico por mês, retirando com isso, o equivalente a meio milhão de garrafas plásticas de dois litros da natureza, dando-lhes destino mais adequado do que rios, lagos e lixões. Ainda, segundo o representante do fabricante, está sendo organizada a distribuição para as casas de Material de Construção do Litoral Norte. (Fonte: Lineu)

Audiência de cinco assaltantes mobiliza PM e atrai curiosos

São Sebastião - Uma audiência na 2ª Vara da Justiça de cinco acusados de assalto, presos no CDP (Centro de Detenção Provisória) mobilizou 12 policiais militares em três viaturas e atraiu dezenas de curiosos para a porta do Fórum, na tarde de ontem.
Os comentários eram vários, desde um estuprador perigoso até assassinos de policiais. Na verdade eles seriam integrantes de uma quadrilha organizada e perigosa, suspeita de fazer cerca de dez roubos na Costa Sul.
Os réus Ivan Pereira da Silva, o “Ivanzinho”; Vanderval Gomes Rodrigues, Gilson Costa Carvalho, André Leite da Silva e Jonathan Padilha Muniz Dourado vieram escoltados por um rigoroso sistema de segurança, realizado pelas equipes de três viaturas da 6ª Companhia da Força Tática de Taubaté.
Segundo o sargento Edson Américo Ferreira, este procedimento é comum em escoltas de presos, principalmente quando são cinco assaltantes juntos. “Na capital isso é comum, pois é preciso o cuidado em razão de possibilidade de resgate”, disse o sargento, que comandava uma das equipes.
Se isso é considerado “normal” em São Paulo, em São Sebastião foi um fato inusitado. Na frente da 2ª Vara, todos que passavam no local paravam para saber o que estava acontecendo. Alguns seguiam seu caminho, mas a maioria ficou até ver os assaltantes saírem do furgão.
Os cinco vieram para acompanhar o depoimento de testemunhas do processo, que está em fase de instrução, em que são acusados de roubo.
Prisão do bando - O réu André foi o primeiro a ser preso em Juquehy, em junho do ano passado. Com sua detenção, a polícia chegou em Jonathan, Vanderval e Gilson. Os três foram presos, em julho do ano passado, na favela da Vila Margarida, em São Vicente, por policiais civis do 2° Distrito Policial de Boiçucanga e da Seccional, que foram buscá-los.
Na ocasião, o quinto suspeito, que seria “Ivanzinho”, conseguiu fugir da favela. Com o trio, a polícia encontrou produto dos roubos, como relógios, jóias e celulares. Ao todo, o bando é formado por nove bandidos.
De todos, “Ivanzinho” e Gilson seriam os mais perigosos, com passagens por assaltos, porte ilegal de armas e homicídio. Na época da prisão dos três, a polícia disse que eles vinham para cá, faziam os roubos e se escondiam em São Vicente.
Já “Ivanzinho” foi preso pela Polícia Militar quatro meses depois, em novembro de 2002. Ele invadiu uma casa de veraneio, em Juquehy. Com uma faca, rendeu os moradores, levando documentos pessoais, jóias, celulares e um carro.
A Polícia Militar foi avisada, encontrando “Ivanzinho” no veículo roubado. Ele foi reconhecido pelas vítimas, conduzido ao 1° Distrito Policial e recolhido na cadeia pública local, onde já estavam os quatro parceiros. Alguns meses depois, os cinco foram transferidos para o CDP de Taubaté, onde permanecem até hoje, aguardando julgamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Policiais prestam depoimento amanhã

Ubatuba - Os quatro investigadores de São Sebastião acusados de tentativa de extorsão contra dois empresários de Ubatuba serão interrogados amanhã pela Justiça. A policial Cristina Conte Wiethy, também suspeita, prestou depoimento na última semana. A Justiça negou seu pedido de liberdade provisória. Segundo a acusação, os investigadores teriam pedido para as vítimas R$ 6.000 em troca de um suposto flagrante de tráfico de drogas. "Os policiais solicitaram que o procedimento fosse realizado pela juíza que acompanha o caso", disse o promotor de Ubatuba, Marcelo Alexandre de Oliveira. O interrogatório será acompanhado pela juíza Eva Lobo Jorge. (Fonte: ValeParaibano)

Torneio Soccer do Brasil Cup 2003 reúne 32 equipes de futebol infantil

Ubatuba - Após a conquista do primeiro lugar no futebol Sub-21 dos Jogos Regionais, em Pindamonhangaba, na última sexta-feira, começou ontem, com a participação de 32 equipes de futebol infantil, o Soccer do Brasil Cup 2003.
Os jogos iniciam simultaneamente às 9h no Estádio Municipal Cicillo Matarazzo, no Perequê-Açú, no campo do Itaguá e no campo do Horto.
Hoje e amanhã ocorrem as fases classificatórias, para na sexta-feira e no sábado haver as semifinais e as finais. São quatro modalidades de crianças nascidas entre 1986 e 1993.
Representando o município, quatro equipes disputam com times vindos de fora: SABE (Sociedade dos Amigos do Bairro da Estufa), Esporte Clube Itaguá, Desportivo Caiçara e o time da Secretaria de Esportes.
É a primeira vez que Ubatuba é a sede do Soccer do Brasil Cup, já que nas edições anteriores, a competição foi em Angra dos Reis e Parati, ambas no Rio de Janeiro.
Com mais de 600 atletas mirins, o torneio conta com a participação de times internacionais como o Deportivo Cali, (Colômbia) e o Pato Baeza, (México).
De São Paulo vieram o São Paulo Futebol Clube, o Paulistano, o Nacional, o Clube da Bola e também há representantes de outras cidades como Santo André e Tremembé.
O torneio é promovido pela prefeitura, por meio da Secretarias de Esportes e Lazer, organizado pela empresa Soccer do Brasil, de São Paulo. Segundo Richard dos Santos, secretário da pasta, “o torneio é um atestado de sucesso da parceria com a iniciativa privada e do trabalho desenvolvido pelo setor de Futebol”. Responsável por este setor está Almir Ramos Correa, o Pipoca, que com seu trabalho movimenta mais de 700 jovens atletas.
A abertura oficial do torneio contou com a presença do prefeito Paulo Ramos, que elogiou a organização e o desempenho dos esportes em Ubatuba.
“Estamos comemorando a conquista do ouro nos Jogos Re-gionais, o título mundial de judô máster com Josino Rodrigues e hoje, mais uma vitória, com esta competição que mostra o potencial dos nossos organizadores e atletas.” (Fonte: Imprensa Livre)

Rio Escuro ganha sinalização

Ubatuba - O Serviço Municipal de Trânsito - SMT, da Prefeitura de Ubatuba, vem colocando placas e lombadas na estrada Rio Escuro-Monte Valério para orientar os moradores e motoristas que passaram a conviver com uma via asfaltada. Além disso, os responsáveis pelo setor vem promovendo para pais e alunos do bairro para a nova realidade trazida pelo asfalto visando garantir a segurança no trânsito. Entre algumas das recomendações estão não andar pelo meio da via; andar sempre próximo ao meio-fio, principalmente próximo as curvas; andar em fila única quando em grupo; manter sempre a mão de direção quando estiver de bicicleta; instruir os filhos a ter disciplina e cuidado na entrada e saída das escolas; dirigir sempre obedecendo as placas de trânsito. O SMT pede ainda que o setor seja informado sobre as necessidades ou modificações que possam melhorar o sistema de trânsito. “ O pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista precisam conviver em harmonia para segurança de todos. A Prefeitura vem trabalhando para isso”, diz Douglas Incao, chefe do STM. (Fonte: ACS-PMU)

Arquibancada no Sertão da Quina

Ubatuba - As obras da arquibancada no campo de futebol do Sertão da Quina atingem a fase de concretagem da estrutura. A Prefeitura de Ubatuba vem garantindo o material - cimento, blocos e ferragens - e parte da mão de obra vem sendo colocada pelos moradores sob orientação da diretoria da Associação Cultural e Esportiva do Sertão da Quina - ACESQ.
O presidente da entidade, Luiz Henrique Motta, agradece o apoio da Prefeitura e da comunidade do bairro que já tornara realidade a construção do muro que cerca o campo. Motinha, como é conhecido, diz que o público em breve contará com mais e confortáveis acomodações além de valorizar a equipe do Sertão da Quina, que poderá receber os visitantes em uma praça de esportes com melhor padrão. “É uma promessa de campanha que estamos cumprindo e valorizando o esporte no bairro” , diz o prefeito Paulo Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Sexta Básica Musical

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, realiza todas as primeiras sextas-feiras de cada mês o evento "Sexta Básica Musical", a partir das 18:00 até às 21:00h.
O evento que tem como principal característica reunir pessoas que gostam de ouvir boa música, para um "happy-hour", mostrar o talento de nossos artistas e colaborar com entidade beneficente, que mantém um bar cultural no local. esta semana foi a vez da ADUBA - Associação dos Deficientes Físicos de Ubatuba.
Todos que comparecem, tem prazer de contemplar estrelas no céu, o barulho do mar e suntuosamente ouvir música e declamações de poesias. Todo esse clima envolvente, lembram as noites parisienses, com mesas e cadeiras nas calçadas "diz daisy giostri guérin".
Na verdade esses eventos culturais tem como finalidade resgate e conhecimento da cultura, através da música.
Fica o nosso convite para que todos participem da "Sexta Basica Musical". (Fonte: Fundart)

Mercado Livre Cultural & Pirão Geral

Ubatuba - O Pirão Geral está atingindo um de seus objetivos, que é o de aproximar os artistas à comunidade. Já aconteceram 3 edições cheias de sucesso, dias 22/06, 06 e 13/07 passados.
As primeiras versões do Pirão Geral mantiveram a excelente qualidade em todos os setores. Dias 20 e 27 serão as últimas de julho. Das10 às 17 horas, a Rua Dr. Esteves da Silva fica impedida na quadra imediatamente atrás da Cadeia Velha (Sede do Museu Washington de Oliveira), o qual também fica aberto (Vale a pena conhecer, muito organizado e interessante). O evento se estende da rua e por toda Praça Nóbrega, onde se misturam obras de arte, performances, leituras poéticas, shows, fotografias, comidas e bebidas típicas, barganhas de arte, além de artesanato e danças dramáticas autênticas.
Neste domingo, dia 20, já estão confirmadas as presenças de Beto Avaloha divulgando seu CD e do Grupo Musical Perpétua, desta vez com sua formação completa: Lili Rebuá (vocal) Giasone (guitarra) Alekink (baixo), Srilis (percussão) e Gi (Bateria). Artistas diversos irão abrilhantar este evento que busca resgatar a tradição da cidade e mostrar a arte contemporânea.O encerramento fica a cargo de um Grupo típico da cidade, nesta semana voltará o Boizinho de Conchas do Julinho Mendes.
Venha prestigiar. Uma realização da Confraria dos Escritores de Ubatuba, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: Revista Local)

APPRU no Pico do Corcovado
O que estão fazendo com Ubatuba

Ubatuba - A alguns dias atrás, alguns voluntários da APPRU – Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba, subiram o pico do Corcovado a fim de conhecer o local e presenciar a natureza e o belo visual da Costa do Atlântico.
O pico do Corcovado é um dos mais altos de Ubatuba sendo o primeiro em visibilidade, onde se é possível enxergar as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguátatuba, alem de ter uma vista maravilhosa de Ubatuba, daí temos a noção da imensidão das belezas naturais de nosso município, as praias, a Mata Atlântica, que apesar de ameaçada, ainda é soberana e a área geográfica da cidade. E ao anoitecer olhando para o alto da serra, é possível se ver o clarão das cidades serranas.
A subida ao pico do Corcovado não é fácil, pode-se gastar de três a seis horas de subida (dependendo do ritmo das pessoas). A trilha pode ser classificada em quatro fases:
Primeira fase: entrada na trilha, passagem pelo rio iniciando a entrada para o interior da mata Atlântica, onde ainda o terreno é plano;
Segunda fase: a trilha já começa a ficar um pouco mais íngreme, e a mata começa a ficar mais intensa;
Terceira fase: a subida já está bem íngreme, exigindo mais esforço físico;
Quarta fase: a conquista da pedra, a mesma que enxergamos de vários locais de Ubatuba, onde é comum montar o acampamento.
Na terceira e Quarta fase, devido a inclinação, usam-se as raízes das arvores para o auxilio a subida.
Sem duvida o lugar é um dos mais fantásticos de Ubatuba, proporcionando belas vistas, e preservaremos a grandiosidade da natureza.
Para se Ter uma idéia, o pico é tão alto, que chegamos a ficar acima das nuvens, fazendo parecer que estamos sobre um imenso colchão de nuvens brancas.
È difícil de se acreditar, mas até no pico do Corcovado, a degradação e a falta de respeito com a natureza é visível. Infelizmente as pessoas que visitam o pico do Corcovado, estão deixando muito lixo ao longo da trilha, e principalmente no local do acampamento.
Os voluntários da APPRU recolheram parte deste lixo, e depararam-se com outros problemas, a falta de orientação na trilha e também a degradação de alguns locais, devido ao grande numero de pessoas que sobem o pico constantemente, e estas acabam percorrendo outros caminhos, fugindo do caminho principal. Em certo ponto, os voluntários da APPRU constataram que a vegetação que havia em alguns locais deixou de existir, e deu lugar a pequenas áreas descampadas que podem ocasionar erosões.
Sabendo desta situação, a APPRU está marcando uma Ação Ambiental em caracter de urgência no pico do Corcovado para tentar amenizar estes problemas que comprometem um dos lugares mais visitados de Ubatuba (turistas, estudantes e outros amantes da natureza).
Para esta Ação Ambiental, poderão ser instaladas pequenas placas para orientar as pessoas, e concientizar que cuidados devem ser tomados para que não prejudiquemos o local, estamos também planejando outras formas que possam melhorar a visita ao pico do Corcovado. Esta ação está marcada para o dia 19 de julho com inicio da subida programado para as 6 horas da manhã
Se você estiver interessado em ajudar, entre em contato com a APPRU nos telefones: 012 3832 1374 ou 012 9141 9580 ou escreva para Rua Cunhambebe, 639 aos cuidados de Antônio Augusto de Oliveira Neto (Presidente da APPRU). Vagas limitadas.
A subida ocorrerá às 06 horas de sábado, com a estimativa de chegada às 12h30 no alto do pico. Será montado o acampamento, descanso, realização da ação de limpeza, pernoitar e ao amanhecer junto com o sol iniciaremos a descida juntamente com a colocação das placas indicativas.
O Pico se localiza na região Sul de Ubatuba, no Bairro do Corcovado, com a entrada na trilha próximo à aldeia indígena cinematográfica, onde foi gravado o filme Hans Staden.
Programação:
18/julho – Ação Ambiental no pico do Corcovado
27/julho – Praias Cruzeiro e Itaguá
02/agosto – Ação Ambiental no Taquaral
10/agosto - Ação Ambiental no Sumidouro
Mais Informações:
Antonio Augusto de Oliveira Neto – Presidente da ONG APPRU – Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba
Rua Cunhambebe, 639 – Centro – Ubatuba/SP – Tel.: (12) 3832-1374 ou (12) 9141-9580

Palestra sobre Empretec acontece em agosto

Ubatuba - Será realizado no próximo dia 6 de agosto (quarta-feira), as 14:30 horas na Associação Comercial e Indústrial de Ubatuba uma palestra de apresentação do seminário Empretec, agendado pelo SEBRAE agência Litoral Norte.
A palestra é gratuíta e aberta a todos os interessados, principalmente a pessoas com espírito empreendedor que queiram saber como desenvolver suas características de comportamento empreendedor, CCE´s, tema central do seminário Empretec.
O Empretec baseia-se no fato de o sucesso empresarial não depender apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Segundo o programa, existem comportamentos e características pessoais, como iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem-sucedidos.
Objetivos - Os objetivos do Empretec são: proporcionar uma avaliação franca e completa do potencial empreendedor; reforçar as tendências e habilidades para detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar a eficiência, aumentar lucros em situações complexas, satisfazer clientes, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, utilizar múltiplas fontes de informação, desenvolver planos de negócios, tomar e sustentar decisões frente a adversidades, calcular e correr riscos, aumentar seu poder pessoal, adaptar-se a mudanças rápidas e às incertezas do mercado; reforçar a autoconfiança; e , finalmente, dar apoio e assessoramento na implantação dos planos de negócios.
Para a realização dos seminários Empretec o SEBRAE uniu-se à Agência Brasileira de Cooperação (ABC - vinculada ao Ministério das Relações Exteriores) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no apoio à criação de empresas inovadoras.
No Litoral Norte o Programa Empretec foi implantado em junho de 2000.

Carta do Leitor

ATE QUANDO ???? - Estou achando bastante salutar e democrática (apesar das emoções) as manifestações aqui colocadas. Como já fui vítima como acionista, de algumas maracutaias (tenho documentos que provam) de administrações anteriores da Comtur, fico na expectativa e torcendo para que certas renovações sejam acertadas. Mas gostaria de saber o que o Sr. Secretário de Turismo quiz dizer com as frases: " TIRAR UBATUBA DO ATOLEIRO" e "QUE FORAM DEIXADAS COMO HERANÇA POR GOVERNOS IRRESPONSÁVEIS E CUJOS TITULARES ESTÃO HOJE TRAVESTIDOS DE ESPECIALISTAS DE TURISMO", afinal dos últimos dez anos de administração, seis foram pelo atual prefeito, que como acionista majoritário escolheu todos os presidentes da Comtur nesse periodo, mesmo contra a vontade dos demais acionistas. Dos quatro anos que a administração esteve nas mãos de outro prefeito, dois anos a Comtur foi presidida por um cidadão que na atual administração foi escolhido como secretário de saúde. Veja portanto Sr. Secretário, que se essas frases são verdadeiras, no momento o Sr. está ingressando no mesmo time, ou então, quero acreditar que suas colocações não foram felizes. O grande compositor Paulo Cesar Pinheiro escreveu uma frase em uma de suas belas canções que acho que se encaixa no caso " QUALQUER SOLTO SOM, PODE DAR TUDO ERRADO ". Como torço a prióri pelo sucesso de Ubatuba e o bem estar do seu povo, torço também pelo seu sucesso.

Carlos Alberto Barreto
Saco da Ribeira
Ubatuba, SP


Raspuçaras & Boitatas... é preciso esclarecer - Elucidativa a matéria escrita por Ricardo Faria, publicada em 10/07/03, que acrescenta e enriquece nosso folclore regional com as figuras obscuras dos Raspuçaras e Boitatás. O brilhante jornalista não é autor de nenhum elucidário, mas demonstra ser um vernaculista usando em sua matéria termos como, merreca, grana, moçada, arrancar algum, picaretas e bola da vez, entre outros.
Segundo este Sr. os Raspuçaras estão na Prefeitura Municipal de Ubatuba e são colegas da “moçada da fiscalização superestimando os lucros das empresas locais, tentando arrancar algum”.
Por definição Raspuçara é a mistura de Grigori Iefimovitch com caiçara. Clara a mensagem com relação a Rasputim, mas qual é a intenção do autor relacionando-o com o caiçara?
Definição de Boitatá “é figura mitológica (!) que denomina vários empresários de Ubatuba, principalmente de pousadas”.O empresário de pousada é a princípio simpático, mas quando alcoolizado revela-se ave de rapina e o capital investido é quase sempre grana surrupiada de prefeitura ou órgão público ou de alguma maracutaia bem sucedida.Sua família é a segunda mulher, amante de forno tanque e fogão sem registro em carteira com a qual tem um ou dois filhotes
Ao falar em turismo pede para “... alguém sabe lá quem...” providencias para salvar a Enseada das Maravilhas (?) região provavelmente fora do raio de ação dos Raspuçaras e Boitatás.A Enseada das Maravilhas não preocupa, por ser ela a eleita de seu coração o clarividente jornalista com certeza já tem a solução para todos seus problemas, que deverão ser encaminhadas,conforme seu relato, para a cadeia local, emissora de radio, redação de jornal ou onde estiverem acontecendo grandes bebedeiras
Ao fazer a denuncia aos Promotores de Justiça e a quem de direito, Ricardo Faria não fornece os nomes daqueles que: lavam dinheiro, que tentam arrancar algum, que surrupiaram dinheiro de prefeitura e órgão público, que participaram de maracutaias e os picaretas de sempre.
A matéria lúcida, não creio ter sido escrita em intervalo de lucidez, será complementada com os nomes para que a denuncia se formalize, e o ilustre jornalista não ingresse na longa lista dos calados que se transformam em coniventes.
Ninguém mais se manifestando na terra onde lamina de barbear é Gillete, cerveja responde por Brahma,palha de aço atende por Bom Bril e absorvente íntimo é Modess corremos o risco de termos em breve. a Prefeitura Municipal de Raspuçara e o Sindicato e a Associação dos Boitatás.

Ezio Pastore Junior
Pousada Barra da Lagoa
Ubatuba, SP


Programação Alterada - Gostaria de informar que a Expo-Queijo e Vinho teve sua programação alterada, não mais será realizado no Ilhaflat hotel e sim no Villa da Vila Shopping (Rua da Padroeira 12 - centro) e que a apresentação do balé cisne negro foi cancelada.
Mais informações 3896-3110 com Luciano (Free Shop).

Marcelo A F Carlos
Presidente ACII
Ilhabela, SP

 

Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

TEBAR - São Sebastião

São Sebastião
Terminal Almirante Barroso
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor