Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 18 de julho de 2003 - Nº 825 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Região já acumula 31 casos de dengue desde o início do ano

Caraguatatuba:
   Caraguá registra um novo caso de Dengue
   Cabos de repetidora são furtados pela 3ª vez
   Kazon quer esclarecimento sobre o jogo
   Justiça Eleitoral cria mais 51 Urnas em Caraguá
   Câmara paralisa atividades por uma semana
   Caratê de Caraguá faz boa atuação em São Roque
   Agenda de Eventos Caraguá

Ilhabela:
   Disputa acirrada na 3ª Regata da Semana

São Sebastião:
   São Sebastião realiza programa Ação Cidadania
   Prefeito Paulo Julião fiscaliza obras no Itatinga
   Prefeitura discute formas de aprimorar a Coleta Seletiva

Ubatuba:
   Convênio garante recursos para Educação
   Educação elabora Plano Decenal
   Ubatuba nos Jogos Regionais
   Mulheres que tecem a preservação
   SAP realiza terceira oficina com agricultores de Ubatuba
   Atleta de Ubatuba fica em 3º na prova de pedestre
   Gerenciamento Costeiro para as comunidades pesqueiras
   Reforma do Mercado Municipal de Peixe será iniciada em agosto
   Saúde consegue apoio do Estado para reformas da Santa Casa
   Virgílio Barroso recebe consultor da Transpetro
   SAP realizará encontro dos produtores rurais
   Primeira Oficina do PNMT será para a região Sul
   Igreja Ágape realiza conveção internacional

   Carta do Leitor



Região já acumula 31 casos de dengue desde o início do ano

Litoral Norte - Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela acumulam 31 casos autóctones (contaminação local) de dengue, desde janeiro deste ano. Caraguatatuba é a cidade com maior número, por enquanto. São 15 casos autóctones, num total de 106 notificações.
Conforme a Vigilância Epidemiológica, 30 pessoas aguardam resultados de exames. No ano passado, foram registrados 433 casos de dengue nesta cidade, 380 deles autóctone.
Em São Sebastião, a Vigilância Epidemiológica registrou sete casos de dengue neste ano, num 92 notificações. Deste número, 60 são negativos e 25 aguardam resultados. No ano passado, a cidade registrou 1.249 casos de dengue, situação de epidêmica.
O diretor da Vigilância Epidemiológica de São Sebastião, Eduardo Eiras, afirma que os focos do Aedes aegypti ainda são constatados na cidade. “Durante o inverno, diminuiu a reprodução, mas ainda encontramos lavras na região central e no bairro São Francisco”. A preocupação maior é durante o verão, porque o desenvolvimento do inseto é propício com o clima quente e úmido.
Em Ubatuba neste ano foram notificados 30 casos suspeitos de dengue. Destes, três foram confirmados, todos importados, conforme afirma o coordenador do Programa de Erradicação do Aedes aegypti, Neilton Nogueira de Lima, que atua na Vigilância Epidemiológica da cidade.
Ubatuba jamais registrou qualquer caso autóctone de dengue. Lima afirma que houve somente dois focos constatados do mosquito transmissor da doença, em maio deste ano. A ações de combate ao inseto continuam na cidade.
Em Ilhabela, foram notificados 72 casos suspeitos de dengue neste ano. Destes, 36 foram descartados, nove são autóctones, um é importado, sete são negativos e 19 aguardam resultados.
A Secretaria Municipal de Saúde também mantém o programa de erradicação do Aedes aegypti e alerta a população para os cuidados permanentes de combate ao inseto.
A comunidade não deve relaxar em combater o mosquito da dengue, que se desenvolve em água limpa e parada. A fêmea do inseto transmissor coloca os ovos em qualquer recipiente com água limpa e parada. Pneus ao relento, armazenando água, por exemplo, são excelentes para o desenvolvimento das lavras. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá registra um novo caso de Dengue
Caraguatatuba registrou, na primeira quinzena de julho, seis novas notificações de suspeita de dengue. Um caso foi confirmado como autóctone

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, através do setor de Vigilância Epidemiológica, informou os novos números de Dengue na cidade. Na primeira quinzena de julho, foram registradas 6 novas notificações e um caso autóctone foi confirmado. Os outros 5 esperam por resultado de exame.
A cidade vem realizando ações de combate à doença desde a temporada de verão, não interrompendo o trabalho de orientação e vistoria das residências, devido a chegada do inverno. A distribuição de panfletos e as visitas continuam.
No total até agora, Caraguá registrou em 2003, 106 notificações, 17 casos positivos, sendo 15 autóctones, 1 importado e 1 indeterminado, 55 negativos, 31 aguardando resultado e 3 inconclusivos (quando o resultado do exame causa dúvida e é feito um novo pedido). (Fonte: PMC)

Cabos de repetidora são furtados pela 3ª vez

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba informa que a Rede Vida de televisão, TV católica que possui uma de suas repetidoras instalada na cidade de São Sebastião e serve às cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela através de sinal aberto UHF Canal 50, encontra-se fora do ar em virtude de ter sofrido, pela 3ª vez, furto dos cabos da linha de retransmissão. Não existe previsão para ser recolocada no ar. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Kazon quer esclarecimento sobre o jogo
Parlamentar quer campanha educativa para os usuários de jogos patológicos

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Projeto de Lei sobre os Jogos Eletrônicos, os chamados "jogos de azar". No projeto há uma campanha educativa permanente orientando os usuários quanto aos problemas decorrentes do jogo. O projeto será lido quando do final do recesso, em agosto.
De acordo com o projeto do Vereador, todos os recintos que tiverem jogos eletrônicos, bem como Casas Lotéricas e Bingos, deverão ter em local visível informações e esclarecimentos sobre o jogo patológico e seus malefícios.
Os jogos patológicos são conhecidos como "Jogos de Azar" e podem ser tanto o tradicional Bingo, como os jogos eletrônicos e as Loterias existentes no país. Estes jogos já tem laudo comprovado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com base no vício que causam em seus jogadores, adeptos ou usuários. É com base no vício de jogar que o Vereador que criar a Campanha Educativa Permanente.
A fiscalização será feita pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental e os estabelecimentos que não cumprirem o que a lei determina, após sua aprovação, serão multados com valores que vão de 5 mil a 10 mil VRMs (Valor de Referência do Município), podendo ser suspensos por 6 meses ou terem o seu Alvará de Funcionamento cassado.
Ainda de acordo com a lei, o Poder Público irá fornecer um cartaz ou placa, que deverá ser fixado em local visível com os seguintes dizeres:
JOGO PATOLÓGICO É DOENÇA
Segundo a Organização Mundial de Saúde
CUIDADO com os jogos ou apostas, se você:
- joga ou aposta de forma compulsiva e incontrolável;
- se a sua vida gira em função dos jogos de azar;
- se você perde muito e continua jogando ou apostando.
Procure um profissional de Saúde Mental ou uma Entidade de Apoio a Jogadores Anônimos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Justiça Eleitoral cria mais 51 Urnas em Caraguá
Criação atendeu pedido formulado pelos Vereadores a Juíza Eleitoral

Caraguatatuba - A Juíza Eleitoral de Caraguatatuba, Adriana Andrade Pessi, criou mais 51 novas seções eleitorais na cidade. No total serão 141 urnas ou seções nas eleições municipais de 2004, aumentando em cerca de 25.500 mil eleitores a capacidade eleitoral do município.
No ofício a Juíza Eleitoral de Caraguatatuba, Adriana Andrade Pessi frisa que a criação das novas urnas atende o pedido formulado pelos Vereadores desde 2001, quando tomaram posse de seus cargos no Legislativo.
Atualmente Caraguatatuba tem 90 urnas e com a criação da Justiça Eleitoral, este total passa para 141 urnas. Nas eleições de 2000 éramos 49.014 eleitores para uma população, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através de seu censo em 80 mil habitantes. Há discordância deste dado na cidade, onde boa parte da população acredita que na cidade vivam aproximadamente 100 mil habitantes.
Não se sabe o número atual de eleitores em Caraguatatuba, mas com a criação das novas seções, há um aumento comprovado de pelo menos 25.500 mil eleitores, distribuídos pelas 51 urnas em 6 bairros; sendo 1 na zona norte, um na zona oeste, 2 nos arredores do centro e 2 na zona sul; Getuba, Martin de Sá, Jaraguazinho, Indaiá, Porto Novo e Barranco Alto.
Segundo a Juíza Eleitoral, os moradores próximos aos novos locais de votação deverão comparecer ao Cartório Eleitoral para o recadastramento, visando desafogar o grande fluxo constatado no pleito de 2000.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), a Juíza Eleitoral agiu muito bem criando as novas seções eleitorais. "Estes pedidos, inclusive o meu, foram formulados desde 2001, quando iniciamos este mandato. Somente o Vereador sabe onde a população mora, o que precisa e reivindica. Com isso os eleitores terão mais facilidade e acesso para chegar às urnas nas próximas eleições. Mais uma vez a Justiça Eleitoral atendeu o nosso pedido e pensou no povo", disse.
Os endereços das novas urnas eleitorais:
Emef Maria Thereza de Souza Castro - Rua Treze, 120 - Getuba - 7 seções
Emef Professor Luiz Ribeiro Muniz - Rua Analândia, 355 - Martin de Sá - 10 seções
Emef Professor Jorge Passos - Rua Oziel Egídio de Farias, s/n - Jaraguazinho - 7 seções
Emef Carlos de Almeida Rodrigues - Av. Pernambuco, 1101 - Indaiá - 9 seções
Emef Professora Maria Aparecida Ujio - Av. Primeiro de Maio, 205 - Porto Novo - 7 seções
Emef Professor João Benedito Marcondes - Rua Domingos Cardoso, 248 - Barranco Alto - 11 seções (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara paralisa atividades por uma semana
A interrupção tem por base a redução de custos proposta pela atual presidência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba paralisa suas atividades ao público de 21 à 25 de julho. A suspensão das atividades coincide com o recesso dos Vereadores e está direcionada ao corpo funcional do Parlamento. Neste período não haverá atendimento ao público.
O atendimento no Parlamento acontece de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 17h30. O expediente das 12 às 18 horas. Atualmente a Câmara está no recesso de julho dos Vereadores, que teve início em 30 de junho e só termina em 31 de julho.
A interrupção será feita entre os dias 21 e 25 de julho, ou seja, apenas 5 dias úteis ou uma semana, com a volta ao trabalho em 28 de julho. A suspensão proposta pela Presidência e que terá Portaria publicada a partir de hoje, sexta-feira, dia 18 de julho, tem por base a redução de custos para uma nova política de investimentos no Legislativo, que pretende, até o final do mandato do atual presidente, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), desapropriar uma área e construir um novo prédio para a Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Outro ponto observado é o da redução do volume de trabalho do Legislativo durante o recesso, muito menor do que em outros meses, quando os Vereadores estão na ativa. O período escolhido é estratégico, pois vem logo após o pagamento dos principais tributos, impostos, taxas e obrigações, que tem prazo na primeira quinzena do mês. Por último, a atual Mesa Diretora proporciona um “prêmio” aos funcionários pela adequação às novas linhas de trabalho, com conseqüente aumento no seu volume e agilização dos serviços e trâmites.
A política de contenção de despesas já vem sendo adotada no Legislativo desde a época do Vereador Celso Pereira (PSDB), como presidente, que reduziu o horário de trabalho e atendimento das 12 às 18 horas. Para o atual presidente, se não houver economia, os planos de investimento não serão cumpridos. “Tenho um compromisso de campanha de que construirei um novo prédio para o Legislativo e para isso, tenho que economizar em alguns setores. Vamos aproveitar o recesso e o volume reduzido de trabalho neste período para fazer isso”, disse Gobetti.
Durante a paralisação a Câmara se manterá fechada, não havendo atendimento ao público, com a única exceção para os serviços de limpeza e manutenção do prédio. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Caratê de Caraguá faz boa atuação em São Roque
Equipe do Projeto Karatê na Escola tem apoio do Vereador Gobetti

Caraguatatuba - Os alunos do Projeto Karatê na Escola conseguiram uma boa colocação no 5º Campeonato Paulista de Kyokushinkaikan, realizado na cidade de São Roque, no interior do estado no último domingo, dia 29 de junho. O projeto tem o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS).
O Projeto Karatê na Escola tem a parceria das Secretarias Municipais da Educação e dos Esportes em Caraguatatuba, para a formação esportiva de alunos do Ensino Médio. Ministrado pelo sensei Gualberto Villarroel as aulas são dadas principalmente nas escolas da zona sul.
O 5º Campeonato Paulista de Kyokushinkaikan foi realizado em São Roque, no dia 29 de junho, no Ginásio Poli Esportivo Municipal, com a participação de mais de 18 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, incluindo uma delegação Chilena, com aproximadamente 200 atletas. A delegação de Caraguatatuba contou com 8 atletas e na ocasião, foi feito o convite para participar, em agosto, do desafio Minas-São Paulo na modalidade.
Caraguatatuba participou em 4 (quatro) categorias, com boas colocações em cada uma delas. No Infantil Absoluto Pesado, o campeão foi Alexandre Barros. No Juvenil Avançado Leve o terceiro lugar ficou com Gualberto Villarroel Jr e o quarto lugar com Sonny Villarroel dos Santos.
Na categoria Adulto Colorida Iniciante Leve a quarta colocação ficou com Guilherme da Costa Jr e na categoria Feminino Absoluto Pesado Caraguá ficou com o quarto lugar no pódio, com a atleta Simoni Dias de Oliveira.
Para o Vereador Gobetti torneios como esse qualificam a equipe e pontuam de experiência os atletas. "Com base no treinamento feito e na experiência adquirida nos torneios, formaremos no futuro o time olímpico brasileiro de Caratê", prevê com entusiasmo o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Agenda de Eventos Caraguá

De 03 a 30 de julho
Exposição “Paulistas 1932”
Realização: Fundacc
Apoio: Arquivo do Estado de São Paulo
Das 10h às 18 h, de terça a domingo no Macc - Centro

De 3 a 25 de julho
Exposição de obras de artes plásticas e fotos que concorrem ao Mapa Cultural
Dia 3: indicação da obra e foto que irá representar Caraguá na fase regional.
Exposição na Fundacc em horário comercial.

De 04 de julho a 03 de agosto
Exposição “Madeira e Metal”
Organização: Paulo Barreto, Gilberto Tomé e Hélio Schomann do Ateliê de Gravura do Sesc Pompéia
Das 10h às 18 h, de terça a domingo no Macc - Centro

“Inverno Quente” - de 04 de julho a 03 de agosto
Apresentação de Aeróbica
Sexta-feira, a partir das 20 horas, na Praça de Eventos
Sábado, a partir das 11h, na Praia Martin de Sá e a partir das 20h na Praça de Eventos
Domingo, a partir das 11h na Martin de Sá e a partir das 18h na Praça de Eventos

Dia 17 de julho - Quinta-feira
Apresentação das coreografias que representarão Caraguá na fase Regional do Mapa Cultural.
Auditório da Fundacc, às 20 horas.

“Inverno Quente” - Dias 19 e 20 de julho - Sábado e Domingo
3ª Etapa do Campeonato Paulista de Down Hill 2003
Sábado, das 9h às 17h, treino no Morro Santo Antônio
Domingo, às 10h, Prova Oficial no Morro Santo Antônio
Inscrições no www.ativo.com

“Inverno Quente” - Dia 19 de julho - Sábado
Original Jazz Band - banda de jazz (itinerante)
Nas principais ruas do Centro, a partir das 18 horas
João Alves e Malaquias - dupla de sax e piano elétrico
No calçadão da Praça de Eventos, a partir das 20 horas

Dias 22, 23 e 24 de julho
Apresentações das peças teatrais que concorrem na fase municipal do Mapa Cultural Paulista.
Auditório da Fundacc às 20 horas.

Dia 26 de julho - Sábado
Original Jazz Band - banda de jazz (itinerante)
Nas principais ruas do Centro, a partir das 18 horas

“Inverno Quente” - Dia 27 de julho - Domingo
1º Circuito de Biathlon Litoral Norte
Inscrições até o dia 10 de julho 12 -3882-6855 / 9769-6707 / 9767-8550 com Denise
A partir das 8 horas na Praça de Eventos

Dia 02 de agosto - Sábado
Original Jazz Band - banda de jazz (itinerante)
Nas principais ruas do Centro, a partir das 18 horas (Fonte: PMC)

Disputa acirrada na 3ª Regata da Semana

Ilhabela - Disputas acirradas prometem movimentar a terceira Regata da 30ª Semana Internacional de Vela /Copa Mitsubishi Motors/Agfa. A partir do meio-dia, os 170 barcos inscritos na competição Barla-Sota (percurso demarcado com bóias) querem aproveitar ao máximo os ventos que, de acordo com a previsão meteorológica, devem soprar a uma velocidade de 10 a 15 nós (de 18 a 28 km/h), considerada ideal para a vela. Podem acontecer ainda pancadas de chuvas na ilha.
Os barcos considerados candidatos ao título - Pajero TR4/Daslu (atual campeão do evento), Neptunus Express, o argentino Flash Gordon 3 e Klimax- não foram bem na regata de abertura, a Eldorado Alcatrazes, por causa do vento fraco de sábado, mas prometem reação.
O uruguaio Adrenalina (comandado por Harry Giuria), de 25 pés, completou a prova de Alcatrazes com o tempo corrigido de 17h35min51 e largou na frente.
Outro pelotão que merece destaque é formado pelo também argentino San Gregório, Sorsa Oi/Nokia, Wiki Wiki (campeão do Grand Prix, evento paralelo à Semana de Vela) e Odoyá.
Este último tem entre seus tripulantes Robert Scheidt, e o seu treinador, recordista de medalhas pan-americanas, Cláudio Biekarck.
“A regata de Alcatrazes foi uma loteria. Se os ventos voltarem ao normal, como é a previsão, os barcos grandes terão condições de andar bem e assumir a ponta”, acredita o timoneiro Robert Scheidt, que irá representar o Brasil na classe Laser no Pan-Americano de Santo Domingo, em agosto, na República Dominicana. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião realiza programa Ação Cidadania

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza amanhã o programa Ação Cidadania, no bairro Canto do Mar, na costa norte. Durante todo o dia, 27 órgãos públicos estarão reunidos para a emissão de documentos como carteira de identidade e trabalho, CPF, certidão de nascimento e título de eleitor.
A expectativa é reunir 11 mil pessoas. Segundo a prefeitura, os moradores vão receber informações sobre recolhimento de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), consulta de ações judiciais, alvarás, cadastros para seguro-desemprego, entre outros.
Agentes do PSF (Programa Saúde da Família) vão agendar consultas médicas e a equipe do Centro Profissionalizante vai oferecer corte de cabelo, manicure e pedicure. No laboratório móvel vai acontecer as aulas de informática.
Para o público infantil haverá exposições de fotos, artesanatos, danças, gincanas e oficinas de arte, organizados pelo Procon.
As atividades são gratuitas e acontecem no período das 10h às 16h, na Escola Municipal Canto do Mar. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito Paulo Julião fiscaliza obras no Itatinga

São Sebastião - Ontem, dia 17, o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, esteve no bairro Itatinga, região central, onde teve a oportunidade de conversar com os moradores e vistoriar as obras recém-concluídas e outras em andamento na avenida Itatinga.
As obras já concluídas são a recuperação da pavimentação no final da avenida Itatinga e da Viela 68, antiga viela 3. As obras em andamento incluem o campinho de futebol e pavimentações de algumas ruas, que estão sendo realizadas em parceria com a comunidade. “A prefeitura fornece o material e a população executa”, explicou a diretora de Obras Públicas, Zeljka Djordjevic.
Segundo ela, a questão do abastecimento de água, um dos problemas no bairro, também está em fase de conclusão. “A parte da prefeitura já foi feita. Agora só falta a Sabesp instalar os Boosters, um conjunto-bomba que levará água até o final da avenida”, informou.
O secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, também falou sobre projetos para o bairro. “A prefeitura está planejando a reurbanização total dessa avenida longa e bastante freqüentada pela comunidade do bairro. Estamos fazendo a planilha de uma ciclovia que será colocada em toda a extensão da avenida, para que os pedestres possam circular com segurança. Também estamos, através do departamento de Tráfego, fazendo um estudo de uma nova sinalização na avenida, sobre placas verticais e novas faixas de pedestres.”
Ainda segundo Ueneri, a prefeitura pretende realizar a arborização, com paisagismo ao longo da avenida, que também contará com uma regional. “A regional terá como panorama a avenida Itatinga. Dessa forma, estaremos com os olhos mais perto da Topolândia, Itatinga e Olaria”, concluiu o secretário. (Fonte: PMSS)

Prefeitura discute formas de aprimorar a Coleta Seletiva

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou ontem, dia 17, com a Comissão Municipal de Emprego (Com-Emprego) uma reunião referente à coleta seletiva e a reciclagem. A reunião, que aconteceu no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) - que tem sua nova sede instalada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 219 -, contou com a participação da Enob, Dersa, Petrobrás, Ceprom e cooperativas de Sucata, Artesanato e Pesca. Também estiveram presentes uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e a Assistência Social da Prefeitura.
Na ocasião, foram discutidas formas de aprimorar a coleta de sucata no município. Entre outros assuntos, foi comentado que a sucata está se tornando um negócio muito rentável economicamente e, por isso, ocorreu um aumento no número de caminhões e carrinhos que fazem coletas, principalmente de latinhas.
“Na Enseada, há novos depósitos que compram o material”, contou Dirceu Gardelin, da Coopersuss – Cooperativa de Sucata de São Sebastião. Além disso, foi apontada a necessidade da realização de uma operação de fiscalização, em parceria com Polícia Militar e Vigilância Sanitária, já que existe a possibilidade de que algumas pessoas não autorizadas estariam coletando sucata no município.
Outro assunto discutido foi a separação inadequada do lixo orgânico e da sucata por parte da comunidade e a falta de atenção dos coletores no momento da coleta.
“O caminhão de lixo está levando também a sucata”, disse Edson de Moraes, da Petrobras. “É preciso reeducar os coletores. Sei que são feitas palestras, que é um trabalho contínuo, mas é preciso que seja intensificado. E não é só no centro da cidade, na costa sul a coleta também piorou”, disse Dirceu.
Também foi discutida a elaboração de uma campanha maciça envolvendo toda a comunidade, que atingisse principalmente as escolas. Segundo Ibsen Trench, da Dersa, é preciso subsidiar o futuro nas crianças, que influenciam os adultos. “Também seria interessante usar a parceria da secretaria de Meio Ambiente no programa Travessia com Segurança”, sugeriu Ibsen.
“Vamos aumentar a distribuição de cartilhas e fazer com que as crianças do município visitem as cooperativas, conhecendo o trabalho realizado, para que possam ser multiplicadoras de informação”, disse o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Teixeira Filho. “Também iremos intensificar a freqüência das reuniões com as cooperativas e os trabalhos que já são executados pelos agentes e educadores ambientais, além de discutir a periodicidade da coleta em reuniões internas”, finalizou o secretário.
Coleta Seletiva - A coleta seletiva foi implantada em São Sebastião no dia 13 de abril de 1989, no 2o. mandato do atual prefeito Paulo Julião, sendo o primeiro município do Brasil a implantar esse programa.
O primeiro bairro a receber a coleta seletiva foi a Vila Amélia, sendo os fundos da venda da sucata revertidos à Casa da Criança. Hoje, a maioria dos bairros é atendida pela coleta seletiva.
Esse processo traz inúmeros benefícios ao município, como a redução do volume de lixo enviado ao aterro sanitário da praia da Baleia, aumentando desta forma sua vida útil e diminuindo a poluição ambiental, contribuindo para a limpeza urbana e a saúde pública.
Além disso, a coleta seletiva proporciona a economia de matéria-prima extraída da natureza, como a celulose para fabricar papel, a bauxita para a produção de alumínio, o petróleo na produção de plásticos, e areia dos rios, na indústria de vidro.
Segundo o diretor municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, a coleta seletiva retira diariamente do lixo produzido em São Sebastião cerca de 10 toneladas de sucata, que é entregue a Coopersuss (Cooperativa de Triagem de Sucata de São Sebastião), que tria e beneficia os materiais para reciclagem. O valor arrecadado com a venda da sucata varia em função do volume coletado e é dividido entre os cerca de 40 cooperados. Cada cooperado recebe entre R$ 150,00 e R$ 500,00 por mês.
O restante do lixo (70 toneladas, em média, na baixa temporada) segue para o bairro da Baleia. Na temporada e feriados, esse peso mais do que dobra. Descontada a sucata, o município produz cerca de 27 mil toneladas de lixo ao ano.
Uma das preocupações da administração é a conscientização da comunidade sobre a importância desse programa. Desta forma são realizados trabalhos educacionais em diversos locais, principalmente escolas, para que as pessoas colaborem com o projeto, tornando possível que haja uma diminuição no lixo produzido e estimulando a colaboração dos moradores na separação do lixo.
Esses materiais devem ser limpos e seu acondicionamento deve ser em sacos claros para melhor identificação do coletor. Nos bairros onde a coleta não é diária é importante que a sucata seja colocada na rua apenas nos dias programados para o recolhimento.
Lembrando o que é reciclável:
Vidro: garrafas (mesmo quebradas), potes de molho e tempero, frascos de
medicamentos, perfumes e produtos de limpeza e cacos de vidro.
Papel: caixas de papel e papelão, cadernos, folhas de papel, listas
telefônicas, jornais, embalagem longa vida, revistas etc.
Metal: pregos, parafusos, arames, latas de bebidas, panelas sem cabo,
objetos de ferro, zinco e bronze.
Plástico: garrafas de água e refrigerante (Fonte: PMSS)

Convênio garante recursos para Educação

Ubatuba - A assinatura de convênio entre a Secretaria de Educação de Ubatuba e do Governo do Estado, no último dia 14, permitirá o repasse de recursos nos próximos 5 anos para o atendimento á municipalização do ensino fundamental. O documento foi assinado pelo Secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita, representando o prefeito Paulo Ramos e Gabriel Chalita, do Governo do Estado. Estiveram presentes a cerimônia as funcionárias Gonçalina Maria de Gouvêa; Maria Rosa Baptista de Oliveira e Alessandra T.Leite. Para o secretário, os recursos serão investidos em novas salas, reformas, ampliações, merenda e transporte escolar.” Entregamos 64 novas salas de aula e estamos projetando outras 60 até o final da nossa administração” , diz o prefeito Paulo Ramos. O secretário municipal de Educação informou ainda que a Prefeitura de Ubatuba vem tendo um desempenho elogiado pelas autoridades estaduais permitindo projetar a expansão da rede com toda segurança. São distribuídas atualmente 22 mil merendas por dia, distribuídos 30 mil passes escolares e transportados 500 alunos nos ônibus recentemente adquiridos. Em fase de licitação ou adjudicada, todas com áreas liberadas ou preparadas para início de obras estão as unidades escolares localizadas nos bairros a seguir: Saco da Ribeira ( 6 salas); Sertão da Quina ( 6); Perequê-Mirim ( 8); Perequê-Açu ( 12); Ipiranguinha (12); Bela Vista ( 10) e Figueira ( 6). (Fonte: ACS-PMU)

Educação elabora Plano Decenal

Ubatuba - A Secretaria de Educação deu início a elaboração do Plano Decenal Municipal em cerimônia realizada na Escola Tancredo Neves que contou com a presença de professores e autoridades do setor de outras cidades. Irma Sanches, secretária de São Sebastião esteve presente para prestigiar o acontecimento e conhecer o desempenho de Ubatuba no setor de educação. A professora e conferencista Lecy Compagno Cyrino apresentou os princípios e diretrizes que serão observadas na elaboração do Plano Decenal, assim como a agenda dos encontros, palestras e reuniões com a maioria dos segmentos da cidade. Para o secretário Corsino Aliste Mezquita “, foi um primeiro passo no longo caminho que haveremos de percorrer até o próximo dia 15 de outubro, quando o Plano será entregue oficialmente na Câmara Municipal para ser analisado, discutido e votado pelos vereadores”, disse. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba nos Jogos Regionais

Ubatuba - A cidade de Ubatuba no 47º Jogos Regionais de Pindamonhangaba, conseguiu a brilhante colocação de 8º lugar, na classificação geral, entre as 36 cidades participantes.
Esta classificação deveu-se a conquista de 07 medalhas, sendo 01 de ouro (futebol de campo), 03 de prata (karatê e capoeira) e 02 de bronze (tênis de mesa e vôlei de praia), e ao ótimo desempenho dos atletas de Ubatuba.
Segue abaixo, as classificações por modalidades:

BASQUETE
Classificação final
Equipe feminino - 5º lugar

CAPOEIRA
Pedro Jorge dos Santos - categoria leve - 5º lugar
Wilson Camargo Ferreira - categoria médio - 2º lugar (prata)
Jair Santos da Silva - categoria meio pesado - 7º lugar
Olavo Alves S. Junior - categoria pesado - 5º lugar
Soraia Sanches - categoria leve - 7º lugar
Mariana Monti Petreche - categoria médio - 5º lugar
Mariana Zemel - categoria pesado - 6º lugar
Classificação final - Equipe masculino - 3º lugar
Classificação final - Equipe feminino - 8º lugar

FUTEBOL DE CAMPO
Classificação final
Equipe masculino sub 21 - 1º lugar (ouro)

JUDÔ
Luiz Carlos Castilho Junior - categoria meio médio - 7º lugar
Sergio Luiz M. Tavares - categoria médio - 6º lugar

KARATÊ
Janaina Alves de Moraes - categoria leve - 5º lugar
Vilma de Cássia Moreira - categoria pesado - 7º lugar
José Antonio M. Junior - categoria pena - 2º lugar (prata)
Ricardo Tsumeo Yassaka - categoria leve - 2º lugar (prata)
Ivan Fernandes Oliveira - categoria meio médio - 8º lugar
Jose Ricardo Graça - categoria meio pesado - 4º lugar
Emerson O Silva - categoria pesado - 6º lugar
Classificação final - Equipe masculino - 8º lugar
Classificação final - Equipe feminino - 10º lugar

NATAÇÃO
Classificação final - Equipe feminino - 8º lugar
Classificação final - Equipe masculino - 11º lugar

TÊNIS DE CAMPO
Thiago / Giovani - livre masculino - 4º lugar

TÊNIS DE MESA
Ludmila dos Santos - individual sub 21 - 8º lugar
Renan Silva - individual sub 21 - 5º lugar
Jéferson Mota - individual sub 21 - 7º lugar
Jéferson / Renan - duplas sub 21 - 3º lugar (bronze)
Paula / Janaina - duplas sub 21 - 5º lugar
Equipe feminino sub 21 - 4º lugar
Equipe masculino sub 21 - 5º lugar
Classificação Geral - masculino sub 21 - 3º lugar
Classificação Geral - feminino sub 21 - 5º lugar

VOLEIBOL
Classificação final - Equipe feminino sub 21 - 4º lugar
Classificação final - Equipe masculino sub 21 - 6º lugar

VOLEIBOL DE PRAIA
Mirielen / Ana Alice - Feminino - 3º lugar (bronze)
Francisco / Juraci - Masculino - 7º lugar

XADREZ
Classificação final - Equipe sub 21 masculino - 10º lugar

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, parabeniza e agradece a todas pessoas envolvidas nesta honrosa classificação do nosso município no 47º Jogos Regionais 2003 – Pindamonhangaba. (Fonte: ACS-PMU)

Mulheres que tecem a preservação
Na Vila da Picinguaba, região norte de Ubatuba, mulheres de pescadores sobrevivem e auxiliam na preservação da natureza com seu artesanato

Ubatuba - A praia da Vila da Picinguaba é um dos locais mais preservados do Parque Estadual da Serra do Mar. Distante 45 km do centro de Ubatuba, a praia abriga uma comunidade caiçara que surgiu no século passado e mantém características tradicionais, com casas típicas, barcos, ranchos e redes de pesca artesanais. A Vila foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e desde então não são permitidas mudanças e atividades que comprometam a Vila e o meio ambiente. Diante desta situação, a pesca (principal atividade da Vila) foi restringida a alto mar e a comunidade teve que se adaptar às novas condições de trabalho.
Uma das alternativas foi o desenvolvimento de trabalhos artesanais não-extrativistas para complementar o orçamento da família. E assim surgiu há aproximadamente um ano a Oficina de Arte de Picinguaba, criada por mulheres que buscavam um trabalho que não interferisse na preservação com o apoio do núcleo de pesquisa de Picinguaba e da bióloga Luciana Reze Bernardi do projeto Cetáceos e Etnoconservação.
A oficina conta com aproximadamente dez mulheres que produzem panos de prato, tapetes e almofadas com temas ecológicos e vendem para turistas e projetos de preservação, como o Tamar. Porém, as dificuldades são grandes. Segundo a coordenadora do projeto, Adriana Aparecida de Carvalho, faltam materiais, espaço e máquinas para a confecção dos produtos, apesar do apoio de algumas ONGs. Além disso, a Prefeitura de Ubatuba não oferece mais opções de emprego, bem como condições de saneamento básico, assistência médica, escola e incentivo, mesmo diante das restrições impostas pelo Parque. “É importante contribuir com a preservação, mas devem haver alternativas para o povo poder trabalhar e sustentar os filhos”, diz Adriana.
Apesar do apoio de alguns ambientalistas, os moradores da praia da Vila Picinguaba encaram essas restrições com um problema para o desenvolvimento do trabalho, e isso gera conflitos. Segundo a bióloga Luciana Reze Bernardi a preservação do meio ambiente deve vir em conjunto com um trabalho de conscientização e apoio à comunidade local, fazendo com que eles entendam a importância dos projetos e colaborem, sem que isso implique em perdas ou prejuízos para os moradores. (Fonte: ACS-PMU)

SAP realiza terceira oficina com agricultores de Ubatuba
Biofertilizante reduz uso de agrotóxico e dobra produção agrícola

Ubatuba - Cerca de 17 agricultores de Ubatuba participaram na última sexta-feira, 11, da terceira oficina de produção de mais 500 litros de biofertilizante para uso nas culturas agrícolas. Esta iniciativa conta com o apoio e a responsabilidade técnica do engenheiro Agrônomo, Antônio Devide, da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Ubatuba. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Vanil de Moraes, disse que reduziu-se o uso de agrotóxico em cerca de 70% e a produção dobrou, principalmente de pepino. Para o Secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Marchiori, esta é uma política de descentralização agrícola.
A primeira fase teve início em novembro de 2002 e teve a duração de dois meses para fermentação, beneficiamento e distribuição para o grupo de agricultores que utilizaram em suas lavouras com resultados aprovados na produção de pepino, abrobinha, pimenta cambuci e tomate. Na segunda fase, que aconteceu em maio deste ano, foram acrescidas de beringela e vagem. Os biofertilizantes são adubos líquidos fermentados à base de estercos, urina de vaca, leite e melaço, enriquecido com macro e micro nutrientes. O preparo tem a duração de oito semanas e neste período são adicionados diversos ingredientes.
A mini-usina está instalada na unidade de produção no bairro da Marafunda. Segundo o engenheiro agronômo da Secretaria, Antonio Devide, este programa é realizado em convênio com o Pronafe (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e os benefícios são muitos. “Nutrem as plantas que se tornam mais resistentes às pragas e doenças, reduzindo a necessidade do uso de agrotóxico. Funciona também como estimulante ao crescimento e induz para maior floração, aumentando a produção e a floração de flores macho e fêmea em tempos iguais. Ao consumidor é a garantia de um alimento saudável, sem resíduos de agrotóxico”, afirma Devide. (Fonte: ACS-PMU)

Atleta de Ubatuba fica em 3º na prova de pedestre

Ubatuba - Foi realizada no dia 13 de julho, a Prova Pedestre Cidade de Pindamonhangaba. Nossa atleta Michele Aparecida dos Santos, patrocinada pela Academia Personal Fit, conseguiu a colocação de 3º lugar em sua categoria, e 13 º lugar na classificação geral da competição. (Fonte: ACS-PMU)

Gerenciamento Costeiro para as comunidades pesqueiras

Ubatuba - No começo do mês de junho, reuniu-se na Cantina Municipal, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Marítimo, para discutir propostas de demarcações nas orlas de algumas praias, estas que foram apresentadas pelo pesquisador Lúcio (representante da Apta). Foi sugerido que as discussões sejam realizadas nas comunidades que serão demarcadas pelas zonas de proteção. Lembrando que o conselho aprovou as propostas, mas o Instituto de Pesca, a Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento e a Colônia Z-10, se comprometeram a estar divulgando a Lei e as zonas que serão demarcadas.
No início da segunda quinzena de junho, iniciou a primeira reunião na comunidade da Maranduba, onde contou com a participação de 20 pescadores, Instituto de Pesca representado pelo técnico Élvio e a Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba represetanda pela bióloga Carolina. Foi explanado a respeito da Lei nº10.019 do Gerenciamento Costeiro, que considera o desenvolvimento econômico valorizando as funções sociais, econômicas culturais e ambientais, incluindo as comunidades tradicionais e as necessidades de disciplinas as formas e os métodos de manejo dos organismos aquáticos, bem como o ordenamento dos procedimentos das atividades de pesca e aquicultura, resguardando os aspectos característicos da pesca artesanal proibindo a pesca de arrasto nestas áreas. Isto está sendo discutido também no município de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela.
Ficando determinada Z1 Marinha, aquela zona destinada à conservação do equilíbrio ecológico do ambiente marinho no que se refere às condições propícias à manutenção das comunidades de organismos aquáticos garantindo seu ciclo completo (Lei 10.019/1998, art.034). As demarcações serão feitas por uma linha imaginária, abrangendo toda a enseada do Mar Virado, desde a ponta do Bonete até a ponta do Pulso. Todos os presentes aceitaram as demarcações, desde que haja uma fiscalização mais intensa pela Polícia Ambiental. Os pescadores aproveitaram para reivindicar a respeito de investimentos pela parte do Estado ou Município, no setor de fiscalização, pois estaria beneficiando o pequeno pescador. Foram convidados, em nome dos conselheiros, os pescadores, para participarem das reuniões do Setor Marítimo, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Marítimo que será no dia 25 de julho às 9 horas, na Cantina Municipal da Prefeitura de Ubatuba. Aproveitamos para convidar todos os leitores que são pescadores para estarem participando. A próxima reunião sobre Gerenciamento Costeiro será na praia do Lázaro, no dia 21 de julho, no estacionamento das canoas.
Para o Secretário Antônio Marchiori a intenção é lutar para que o pescador de pequeno porte seja valorizado e os estoques pesqueiros sejam recuperados. “Para isso é necessário a formação de zonas de exclusão da pesca industrial (arrasto e parelho). A escolha dos locais é fundamental que aconteça com a participação dos pescadores e dos técnicos”, afirma Marchiori. Já o presidente da Colônia Z-10, Cláudio dos Santos, avalia que temos que discutir com todas as comunidades e setores interessados para definir quais são as áreas demarcadas para serem preservadas. (Fonte: ACS-PMU)

Reforma do Mercado Municipal de Peixe será iniciada em agosto

Ubatuba - Na última sexta-feira, 11, reuniu-se na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) , para discutir a data de início das obras no Mercado de Peixe, esta que é uma das reivindicações desde 1997, dos pescadores e comerciantes que atualmente utilizam o espaço cedido pela Prefeitura. Estes reparos inclusos na reforma é uma exigência da Vigilância Sanitária, pois o Mercado hoje não está adequado para a venda segura de alimentos perecíveis, como os pescados. A Reforma ocorrerá no mês de agosto. A Prefeitura preocupada com a comercialização dos pescadores e comerciantes, estará em conjunto com suas Secretarias providenciando um galpão que será construído, por tempo determinado, no pátio do estacionamento do Mercado de Peixe. Segundo a Vigilância Sanitária essa ação só será autorizada desde que os pescados sejam emergidos em gelo, para que seja mantido o frescor do produto.
Nesta reunião contamos com a presença dos representantes da Prefeitura como o Assessor de Gabinete, Eunápio Ramos, o Secretário de Agricultura Pesca e Abastecimento, Antônio Marchiori, o representante do Secretário de Obras, Engenheiro Vital e a chefe da Vigilância Sanitária, Josiane Andreatta e os técnicos a bióloga Carolina da Secretaria de Agricultura e Pesca, a nutricionista da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Cláudia Raffaelli e o engenheiro Luís Araújo da Regional Sul, estes que irão compor a equipe de trabalho para a Reforma, também estavam presentes o presidente da Colônia Z-10, Cláudio dos Santos, os pescadores e comerciantes que utilizam o Mercado Municipal de Peixe.
Segundo o presidente da Colônia Z-10, Cláudio dos Santos, os pescadores e a Colônia decidiram juntos com a Secretário de Agricultura e Pesca de que a reforma só deve começar após todo o material ser comprado e estabeleceu-se para o mês de agosto. Para o Secretário Antônio Marchiori esta obra é uma conquista para a categoria, que há anos reivindicava esta melhoria. “Com isso, o consumidor também será muito beneficiado. Este trabalho faz parte da política de investimentos da Prefeitura, em sintonia com as orientações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Marítimo, onde estão representadas as principais entidades do setor, inclusive Associações de Bairros”, afirmou Marchiori. (Fonte: ACS-PMU)

Saúde consegue apoio do Estado para reformas da Santa Casa

Ubatuba - O Secretário Municipal de Saúde - Dr. Carlos Augusto Fragnan, em 12 de julho, sábado, esteve em Ilhabela na Inauguração da reforma do Hospital de Ilhabela, onde encontrou-se com o Governador Geraldo Alckmin.
Na oportunidade solicitou, através de um ofício, apoio para o término das obras de ampliação das instalações da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Virgílio Barroso recebe consultor da Transpetro

Ubatuba - Na tarde de quarta-feira, 16, o Secretário do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Ubatuba, Virgílio Barroso, recebeu a visita de trabalho de consultor Técnico da Transpetro, Icaro Cunha, para discutirem a implantação do Apell (Alerta e Preparação da Comunidade para Atendimento às Emergências Locais) em Ubatuba, programa recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo Cunha, que é professor de Política Ambiental na Pós-Graduação da UniSantos e Consultor da subsidiária da Petrobras, o objetivo da visita foi de conhecer melhor o trabalho realizado pela Prefeitura no último acidente com derramamento de óleo que atingiu Ubatuba e também para saber da visão do Secretário Barroso de como deve ser estruturado este trabalho de prevenção. Cunha adiantou também que entre outras iniciativas, a capacitação de Agentes Ambientais de Terra e Mar da própria comunidade é uma prioridade para minimizar o risco ambiental com eventuais acidentes. O Secretário Barroso considerou esta iniciativa da Transpetro extremamente importante, já que o município não possui estrutura para enfrentar tais problemas. (Fonte: ACS-PMU)

SAP realizará encontro dos produtores rurais

Ubatuba - Será nesta sexta-feira, 18, das 8 as 18 horas no sítio Niyama, no bairro do Rio Escuro, o encontro dos produtores rurais do município promovido pela Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Ubatuba. Neste encontro, além da apresentação dos resultados do questionário para a validação dos produtores e da tranferência de tecnologia de produtor para produtor, acontecerá a apresentação dos resultados parciais de pesquisas realizadas em unidades de produção em Ubatuba e o planejamento de atividades futuras, visando agendar as datas de amostragem do gengibre-semente para análise de doenças com base na previsão da data de colheita de cada produtor e a integração das unidades de experimentação.
A Secretaria de Agricultura e Pesca vem realizando diversos trabalhos para estimular o cultivo de plantas adaptadas às condições climáticas do Litoral Norte. Todos os trabalhos contam com os apoios do Centro Nacional de Pesquisa em Agrobiologia da Embrapa e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que iniciou em 2001 experimentos com plantas companheiras para o sombreamento do gengibre. Neste ano iniciou o trabalho de identificação das áreas críticas do setor, por meio de questionário dirigido aos produtores, exportadores e órgãos públicos. Várias atividades já foram realizadas. No ano de 2001 promoveu a visita de intercâmbio com produtores de Ubatuba às unidades de produção de gengibre de Morretes-PR e Tapiraí-SP, realizou amostragem do gengibre-semente para análise de doenças e de 2001 a 2003 realizou experimentos de campo com doses de adubação. Neste ano de 2003 fez o diagnóstico da produção de gengibre por meio de questionário, visita de campo e foram caracterizados os sistemas de produção quanto ao nível tecnológico, infra-estrutura. sócio-economia e ambiente.
A Secretaria está com a agenda futura de trabalho e atividades que serão realizadas preparadas. Estará caracterizando as taxas de perda na colheita do gengibre-semente. Para isso, será realizado o acompanhamento na colheita para caracterizar as causas da quebra da safra. O material coletado será analisado em laboratório de fitopatologia credenciado pelo Ministério da Agricultura e possibilitará a identificação dos agentes causadores de doenças e indicará formas de controle. Estará identificando tecnologias alternativas para a produção do gengibre e promoverá a troca de experiências entre produtores. Um relatório final será emitido refletindo a realidade da produção do gengibre no Litoral Norte, que será encaminhado às Organizações Governamentais, tais como escolas de agronomia, centros de pesquisas, institutos de economia agrícola, secretarias de agricultura, casas de agricultura, entre outras, para balizar as políticas públicas do setor. Esta iniciativa possibilitará estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de pesquisas e estudos técnico-científicos para a cultura. (Fonte: ACS-PMU)

Primeira Oficina do PNMT será para a região Sul
Conselho Municipal de Turismo será identificado nas ações do PNMT

Ubatuba - Terá início o Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) para a região Sul de Ubatuba. A primeira etapa será de 22 a 24 de julho das 8 às 18 horas, no auditório do Hotel Sol e Vida. Participarão 52 representantes da comunidade, do comércio e do poder público da região, que compreende das Toninhas à Maranduba. A iniciativa e a organização é da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba. Este Programa faz parte do projeto de desenvolvimento econômico sustentável de Ubatuba por meio do turismo, que vem sendo aplicado pelo novo Secretário da pasta, Sérgio Carvalho. A segunda etapa acontecerá no mês de agosto para as regiões Central e Norte.
As Oficinas serão aplicadas pelo moderador da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) / Ministério do Turismo, José Gabriel. A Embratur já encaminhou à Setur todo o material didático necessário à aplicação. As Oficinas são denominadas de Nivelamento e de Segunda Fase. A Oficina de Nivelamento objetiva atualizar os conhecimentos dos participantes, adequar e padronizar, e a Oficina de Segunda Fase tem como meta o planejamento e a preparação dos membros para a instituição do Conselho Municipal de Turismo. Atividade Turística, Conselho, Plano e Fundo Municipal de Turismo serão temas tratados durante a Oficina.
Os participantes foram sugeridos pelos setores da comunidade, que teve como um dos critérios a participação efetiva e interesse em reuniões anteriores com a Setur. Ao final, todos receberão certificados. O Secretário Sérgio Carvalho afirma que a partir destas Oficinas estarão preparados futuros monitores municipais do PNMT e os futuros membros do Conselho Municipal do Turismo, que estarão desenvolvendo diversas ações em sintonia com a Setur, para o planejamento e o fomento do turismo. “Este é um dos momentos mais delicados de todo o processo. Tem que haver uma boa formação para que se tenha um bom Conselho”, disse Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

Os participantes Convidados:

Adeleide dos Santos Vieira (Aldeia Renascer)
Alexandre Antonakis (Mikonos Turismo)
Alfredo Weingruber (Advogado)
Álvaro Campos de Oliveira (Sociedade Amigos da Praia do Sol)
Ângelo Custódio (Sociedade Amigos do Recanto da Lagoinha)
Ângelo Edwiges de Jesus (Sociedade Amigos da Península Santa Rita)
Antônio da Silva Aua (Aldeia Renascer)
Antônio dos Santos (Associação dos Remanescentes de Quilombo da Caçandoca)
Benedito de Castro (Sociedade Amigos do Balneário Santa Cruz)
Cecília (Sindica / Village II)
Eduardo Blessa (Construtora Blessa)
Godoy Henison (Marina Golden Port)
Fábio Murakami (Publicitário)
Inácio Strass (Associação das Pousadas e Hotéis de Ubatuba)
Izabel Araújo Deughaur (Moradora da Região Sul)
João Migliozi Neto (Sociedade Integrada da Fortaleza)
Joaquim Souza Moura (Associação dos Moradores do Bairro Rio Escuro)
José Brás Faria (Sociedade Amigos da Vila Mariana Teixeira)
José Vicente de Souza (Sociedade Amigos do Lázaro)
Júlia Balio (O Bar)
Lindoelson (Sociedade Amigos do Sertão do Perequê-Mirim)
Luciana Machado Resende (Sociedade Unidos do Sertão da Quina)
Luciano Moura (Sociedade Amigos do Corcovado)
Luiz Carlos Chagas (Corretor de Imóveis)
Luiz Carlos Lima (Morador da Região Sul)
Magali Leitão de Carvalho (Moradora da Região Sul)
Marcelo Polidoro (Camping Beliscão)
Marco Antônio (Hotel Sol e Vida / Sindicato dos Hotéis do Litoral Norte)
Maria Chagas Cancellier (Associação dos Moradores da Maranduba)
Maria Cruz (Moradora da Região Sul)
Maria das Neves (Sociedade Amigos do Rio da Prata)
Maria Gabriel do Prado (Sociedade Amigos do Bairro da Caçandoca)
Maria Pia (Corretora de Imóveis)
Marelene Graff (Sociedade Amigos da Maranduba)
Mia Mafalda (Administração Regional Sul / PMU)
Nadege Riechelmann (Aldeia Renascer)
Olga Sisla (Associação dos Proprietários da Praia Vermelha do Sul)
Palhares Greua (Hotel Lagoinha)
Paolo Colorni (Pousada Maranduba)
Paolo Girglielmo Bellotti (Associação dos Moradores da Domingas Dias)
Pedro Rezende (Bar do Pedro)
Ricardo Caldeira Rezende (Associação dos Moradores do Monte Valério)
Roberto Cupaiolo (Sítio Santa Cruz)
Romerson de Oliveira (Sociedade em Defesa do Perequê-Mirim)
Salvador Russo (Sorveteria Francesco)
Sérgio Shimono (Morador da Região Sul)
Sidney Gaspareto (Hotel Maranduba)
Tarcísio José de Paula (Associação dos Moradores do Bairro do Araribá)
Vanderlei Carlos Graça (Sociedade Amigos do Saco da Ribeira)
Vilma Campana (Sociedade Amigos das Toninhas)
Virgílio César Barroso (Sociedade Amigos da Ponta das Toninhas / Sec.Sema)
Zenaide Maria Castro (Sociedade Amigos da Enseada) (Fonte: ACS-PMU)

Igreja Ágape realiza conveção internacional

Ubatuba - A Igreja Evangélica Ágape, a maior igreja em células do Litoral Norte, vai realizar, de 25 a 27 de julho, no Ginásio de Esportes Tubão, sua primeira convenção internacional.
Dado seu expressivo crescimento em Ubatuba (passou de 250 para 2.500 membros em três anos), a Igreja Ágape tem sido referência para outras igrejas, tanto locais como de outros municípios. Com sedes em Paraty e Portugal, está implantando igreja em São Paulo, além de células no Japão, Estados Unidos e em outros municípios do Estado de São Paulo.
Alexandre Nunes, médico veterinário e pastor-presidente da Igreja Ágape, explica que o objetivo da convenção é equipar e fortalecer o Corpo de Cristo, para alcançar o grande desafio que Jesus deixou de evangelizar todas as nações.
Pastor Alexandre é presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Ubatuba e representante temporário do Brasil na Confraternidad Evangélica Latino Americana (CONELA). Durante a convenção, será lançado o livro “Teu Rosto Resplandecerá”, de sua autoria.
Fique ligado na programação e participe. A convenção será aberta ao público e a entrada é franca. (Fonte: Igreja Evangélica Ágape)

Programação

25/7 - 6ª. Feira
- 19h30 - Abertura - “Santidade para ter intimidade” - Pr. Alexandre Nunes

26/7 - Sábado
- 8h - Louvor - Ministério Vento do Espírito
- 9h - “Agindo pelo poder do Espírito Santo” - Prª Kátia Nunes
- 10h30 - “Superando Metas” - Prs. Tadeu e Patrícia Pereira
- 11h30 - “A Igreja que ora” - Prs. Samuel e Ana Bandeira
- 18h - Adoração e Intercessão/Testemunhos
- 20h - “Formando os Melhores” - Prs. Alexandre e Kátia Nunes/Consagração de Pastores

27/7 - Domingo
- 8h - Louvor - Ministério Vento do Espírito
- 9h - “Escola de Líderes - A Base da Liderança” - Prs. Samuel e Ana Bandeira
- 10h30 - “A Guerra Invisível” - Pr. Cláudio Luiz Neto
- 11h30 - “Olhando para o Céu” - Prª Kátia Nunes
- 18h - Louvor e Adoração - Ministério Vento do Espírito
- 20h - “Palavra Rhema” - Pr. Alexandre Nunes - (Fonte: Igreja Evangélica Ágape)

Carta do Leitor

O milagre da garrafa PET - Com relação a matéria de Lineu A. Coelho Jr. representante da EBR para o Litoral Norte publicada ontem sobre a utilização de garrafas PET, segue anexo foto de "Embarcação Reciclável" construída pelas ONG´s GPN e SOMAR, utilizando-se apenas de materiais recicláveis, para elucidar a questão).
Materiais utilizados: Ferro, alumínio, papelão, embalagens tetrapak e garrafas pet).
Mais um lembrete para você não jogar "materiais recicláveis" no lixo.

SOMAR
Sociedade Amigos da Praia de Maresias
São Sebastião, SP


Ao vereador Celso Pereira - Parabéns nobre vereador pela sua atuação e pelas suas conquistas em benefício da zona norte da cidade de Caraguatatuba! Se os demais políticos tivessem esta mesma determinação esta cidade estaria com certeza muito melhor. Só gostaria de lembrar ao nobre vereador Celsinho, como é carinhosamente conhecido em nossa região, que o bairro Portal da Fazendinha (Jetuba), também pertence à zona norte e está sempre fora de qualquer plano de melhorias, pelo menos até onde conheço. Gostaria que o nosso grande amigo e nobre vereador Celsinho fizesse-nos uma rápida visita para contatar as nossas necessidades e dedicasse-nos um pouco de sua prestimosa atenção.

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Aos Presidentes e diretores das entidades da Costa Sul - Olá companheiro(s)!
Estou entrando em contato para convidá-lo(s), em nome do atual titular da Sub-Prefeitura da Costa Sul, vereador Wagner Teixeira, para uma reunião na próxima sexta-feira, dia 25, às 19:30hs, na sede da SOAB, na praça do Por do Sol, em Boiçucanga, para darmos início à montagem do Conselho Gestor da Costa Sul.
A idéia é formarmos um grupo composto pelos Presidentes de SABs e diretores interessados em dialogar e orientar o atual sub-prefeito, Wagner Teixeira, durante o período de sua gestão na Sub-Prefeitura da Costa Sul. O período é de apenas 8 meses, no máximo, mas podemos ajudar a torná-lo produtivo e útil para as nossas praias e suas comunidades. Não nos custa muito participar e nem podemos deixar de aproveitar este espaço de ação que nos está sendo proposto. A idéia partiu do próprio Wagner, que pediu a mim que os convidasse.
Esperamos todos no dia 25, às 19:30, na Praça do Por do Sol.

Carlos C. Aymar
SABU - Presidente
São Sebastião, SP


Chega de Conversa – Precisamos de ações - Temos acompanhado neste noticiário as críticas à nossa administração. O Secretário Sergio Carvalho, vem em sua defesa e faz uma exposição de suas realizações, não conformado com as críticas que acredito muito pouco com Ele tem a ver. Vemos um esforço com reuniões, simpósios etc, mas na realidade o que precisamos é de compromissos e ações.
Não vejo razão para discutirmos as primeiras necessidades como:
- Pavimentação, claro que não a PAVIMENTAÇÃO DO QUE JÁ ESTÁ PAVIMENTADO, mas pavimentação dos bairros, principalmente aqueles que tem como proprietários os turistas que podem perfeitamente pagar por estas melhorias e então estendermos aos bairros carentes.
- Saneamento Básico, impossível não termos até hoje nem mesmo a idéia de quando as autoridades vão continuar estas obras. Nossas praias já estão ficando insuportáveis.
- Iluminação pública, praias e trechos da rodovia necessitam desta melhoria.
- Limpeza pública inexistente, o lixo na temporada se acumula todos os anos.
- Ônibus de Turismo de um dia, dirigi-los para locais da periferia e colocar ônibus de linha para utilização de todos ou proibi-los conforme fizeram outros municípios.
- Rodovia sem estrangulamentos, marginais urbanizadas e iluminadas.
Concomitantemente com o andamento destas infraestruturas os planos de turismo descentralizado, O CENTRO DE UBATUBA NÃO SUPORTA MAIS FLUXO DE TRANSITO DO QUE JÁ EXISTE HOJE, DESCENTRALIZAR É A SOLUÇÃO.
Governar é saber as prioridades para utilização correta de suas verbas. obras faraônicas podem não ser a real necessidade do municipio e geralmente atende a pequenas oligarquias.
Portanto, menos conversa e mais ação.

Ricardo Teixeira Amorim
Maranduba
Ubatuba, SP


Convite - Sociedade Amigos do Bairro de Picinguaba (SABP) convida aa todos para a Festa Junina dia 19/julho/2003 (sábado) - 19horas
Banda: Chapada do Forro.
Barraquinhas : Doces, Bebidas, Salgados, Pescarias c/brindes, Bingo..
Concurso de Forro, Quadrilha, Pau de Sebo, etc...
Programe-se com sua família e seus amigos ...
... venha visitar a Vila Picinguaba e curtir nossa Festa !!!!

SABP - Sociedade Amigos de Picinguaba
Rod. Rio-Santos, Km07
Picinguaba - Ubatuba, SP


Volta às Aulas - A Direção da EE. "Profª Áurea Moreira Rachou", situada à Rua Padre João Bayle, 1.763, Bairro do Sertão da Quina, Ubatuba-SP, Diretoria de Ensino - Região de Caraguatatuba, COMUNICA que as aulas terão reinicio dia 29/07/2003.

Diretoria da EE Profª Áurea Moreira Rachou
Sertão da Quina
Ubatuba , SP

 

Clique Aqui para acessar o Manifesto de Apoio
a Proposta de Programas e de Ações para o Turismo de Ubatuba
apresentado pelo Secretário de Turismo, Sergio Luiz Alves Carvalho

 

Foto do Dia

Espuma

Espuma...
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor