Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 24 de julho de 2003 - Nº 829 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Recordistas em apnéia escolhem o ilha no litoral norte para treino
   Casos de dengue aumentam no litoral

Caraguatatuba:
   Fundacc leva projetos culturais para exposição regional
   Educação Continuada é tema de palestras para educadores
   Homem é executado em Caraguá
   ACE promove Palestra de Administração Competitiva

Ilhabela:
   Ilhabelense é bronze no Brasileiro
   Ilhabela compete na 3ª Etapa do Campeonato Paulista em Caraguá

São Sebastião:
   Polícia Ambiental retomará programa educacional nas escolas
   Feira Internacional de Cidades atrai milhares de visitantes
   Secretário de Saúde realiza audiência pública na Câmara Municipal
   Prefeitura investe na Casa do Artesão na Costa Sul

Ubatuba:
   Ubatuba pode ter táxi aéreo no verão
   Ubatuba reforma o Mercado do Peixe
   Setur cria Câmara Setorial de Ecoturismo
   Principal via de acesso é asfaltada em Ubatuba
   Certificados de cursos profissionalizantes
   1° Festival Folclórico Ubatuba Sol e Vida Beneficente
   5º Mercado Livre Cultural - Pirão Geral - Ubatuba

Seções:
   Carta do Leitor
   Foto Saudade



Recordistas em apnéia escolhem o ilha no litoral norte para treino

Litoral Norte - Três amigos mergulhadores, recordistas em apnéia – mergulho sem o uso de equipamentos e com suspensão da respiração – gostam de usar as proximidades da Ilha Vitória, entre Ubatuba e Ilhabela – como base para treinamento. Quando as correntes marítimas permitem, são horas de imersão sob a água.
Com isso, Sérgio Bindel, empresário em Ubatuba; Christian Dequeker, técnico da equipe e professor de Educação Física; e Justo Font Párraga, também professor de Educação Física; fizeram bonito na última prova realizada em 10 de maio passado, quando garantiram a quebra do recorde brasileiro.
A proeza aconteceu em Salto do Pirapora, região de Sorocaba, onde desceram em uma pedreira com 83 metros de profundidade. A marca é reconhecida pela CBPDS (Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos) .
Bindel mergulhou 55 metros na categoria Lastro Variável, onde desce-se em uma corda, com o auxílio de um aparelho, o Sledge, que delimita qual a profundidade a ser alcançada e trava quando atinge o ponto. Seu recorde foi histórico, porque havia 42 anos que essa marca não era batida.
A façanha de Dequeker foi atingir a marca de 51 metros no Lastro Constante, mergulhando de cabeça só com o auxílio das nadadeiras. Já Párraga bateu o recorde na Imersão Livre, atingindo 39 metros de profundidades com o esforço dos braços e o apoio de uma corda.
Agora o trio sonha em mergulhar nas águas profundas de Fernando de Noronha. Por isso, o treinamento ainda é intenso. Aos 34 anos, Sergio Bindel, que tem casa e uma danceteria em Ubatuba, conta que, sempre que possível, mergulha na Ilha Vitória.
Para ele, a quebra do recorde foi uma realização pessoal do trabalho que realiza desde os 9 anos, quando começou a mergulhar.
A partir daí até já competiu em Ibiza, na Espanha, em 2001, e a meta agora é fazer nova quebra de recorde. O mergulho está marcado para setembro e, de acordo com Christian, deve haver um rodízio entre os mergulhadores, cada um descendo em uma categoria diferenciada do salto de maio. O mergulhador adianta que, até o final do ano, pretende bater de três a quatro recordes, de acordo com as condições da água.
Para 2004 Christian Dequeker vai tentar ser o primeiro brasileiro a chegar aos 100 metros de profundidade, desafio esportivo que também será histórico. (Fonte: Imprensa Livre)

Casos de dengue aumentam no litoral

Litoral Norte - O número de casos de dengue no Litoral Norte cresceu 26% este mês -- foram 26 registros em junho contra 33 em julho. A cidade com o maior índice é Caraguatatuba, que tem 15 pacientes autóctones. Segundo a prefeitura, agentes estão visitando diariamente os imóveis para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os bairros da região central apresentam a maior concentração de focos do mosquito. Em Ilhabela, a contaminação também aumentou --são dez pacientes autóctones. Desde janeiro, São Sebastião registrou sete casos de dengue. Em Ubatuba, apenas um caso importado foi detectado. (Fonte: ValeParaibano)

Fundacc leva projetos culturais para exposição regional
A Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba foi convidada, pela segunda vez, pela Secretaria de Estado da Cultura para participar do Revelando São Paulo, uma exposição que acontece em São José dos Campos

Caraguatatuba - Caraguá está expondo trabalhos culturais, produzidos pelos projetos da Fundacc, na exposição Revelando São Paulo - Vale do Paraíba, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, no Parque da Cidade em São José dos Campos. O evento se iniciou ontem, dia 22 de julho, com o Seminário de Turismo e Cultura e teve sua abertura oficial hoje, ao meio dia contando com a presença da presidente da Fundacc Eloiza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira e do prefeito em exercício José Pereira de Aguilar.
Serão apresentados no stand de Caraguá, o artesanato de raiz, as cerâmicas do Projeto TerraMar, a culinária caiçara e o folclore regional. “O nosso folclore será representado pelos Bonecões de Rua, pela Folia de Reis e pelo Moçambique, mostrando que temos manifestações profanas e religiosas”, disse a presidente Eloiza Antunes.
Segundo ela, é a segunda vez que Caraguá é convidada a participar do evento regional, que tem outra edição em setembro na capital. Ela informou que existe um critério bastante rigoroso para seleção do material que deverá figurar os stands. “Todo o material é avaliado pela comissão de organização do evento e isso demonstra a seriedade do trabalho que realizamos em nosso município, já que tantos trabalhos foram escolhidos para a exposição”, disse.
O Revelando São Paulo será encerrado no dia 27, domingo, dia do Aniversário de São José dos Campos. (Fonte: PMC)

Programação:

Dia 23 de julho - Quarta-feira
12h - Aabertura oficial do Revelando São Paulo - Vale do Paraíba
Chegada solene de N.Sra. Aparecida, vinda de Aparecida;
Hasteamento das bandeiras dos municípios participantes por seus respectivos prefeitos;
Cerimônia inter-religiosa;
Levantqmento dos mastros de São Benedito, Santo Antônio, Divino;
Entronização da imagem de N. Sra. na capela;
Renovação dos compromissos pela paz e troca da Bandeira da Paz.
14h - Início das apresentações de palco

Dia 24 de julho - Quinta-feira
10h - Movimentação de tropas e tropeiros (Piquete e São Francisco Xavier), de carros de bois e carreiros.
15h - 2º Encontro de Violeiros - 2º Encontro de Sanfoneiros

Dia 25 de julho - Sexta-feira
9h - Movimentação de tropas de mulas e tropeiros, carros de bois e carreiros
15h - 2º São Gonçalo - 2º Adoradores de Santa Cruz - 2º Encontro de Catira
19h - 2ª Noite de São João - Encontro de Quadrilhas (mastro, fogueira, quadrilhas)

Dia 26 de julho - Sábado
9h - 2º Festival de Bonecos de Rua do Vale
Concentração na Praça Afonso Penna, seguindo-se do cortejo até o Parque da Cidade
11h - Entrada no Parque da Cidade
12h - Início das apresentações de palco - 2º Encontro de Folia de Reis - 2º Festa de Cosme e Damião
16h - Corrida de Cavalhada
Cavalhadas de Catuçaba e Igaratá
19h - 2ª Noite dos Tambores
Encontro de Jongueiros do médio Paraíba - Pinda, Barra do Piraí e Igaratá

Dia 27 de julho - Domingo
9h - Corrida de Cavalhada de Catuçaba (Parque da Cidade); 2º Encontro de Romeiros; 2º Encontro de Caminheiros; 2º Congado do Vale do Paraíba;
Concentração: na igreja de São Benedito (Praça Afonso Penna); cavaleiros, charretes, carros de bois, carruagens, Gongos, Moçambiques e Reinados de Congos de São Paulo.
12h - Início das apresentações de Palco
14h30 - Escolha e coroação do Rei Congo e a Rainha Conga de 2003/2004 do Vale do Paraíba
16h - Despedida de N. Sra. Aparecida
A imagem de N. Sra. Aparecida receberá as homenagens finais de seus devotos e será embarcada rumo a Aparecida.
17h - Apresentação do Balé Folclórico de São Paulo
Aniversário de São José e 30 anos de Abaçaí Cultura e Arte (Fonte: PMC)

Educação Continuada é tema de palestras para educadores em Caraguá

Caraguatatuba - A Educação Continuada será discutida durante o Ciclo de Palestras que a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba estará promovendo nos dias 24 e 25 de julho, das 8h30 às 12h, no clube Ilha Morena - bairro Morro do Algodão.
O encontro, que reunirá profissionais da Educação Municipal, incluindo professores, diretores, supervisores, além de representantes da Diretoria Regional de Ensino, CPP - Centro do Professorado Paulista, Secretários Municipais e demais autoridades, tem como principal objetivo discutir temas relevantes para docentes em geral, entre eles professores-coordernadores e gestores.
As palestras fazem parte do calendário referente ao Plano Anual de Trabalho da SME e terá a participação do Prof Dr. Luiz Alberto de Souza Machado, que abre o encontro com a palestra “Criatividade e Aprendizagem Significativa”.
Na sexta-feira 25, o ciclo de palestras terá continuidade com a palestra da Dra. Luciana Pacheco Marques, que estará discutindo a inclusão através da temática “Educação, Ética e Diversidade”.
O encontro terá a participação da Secretária de Educação de Caraguá, Roseli Morilla Baptista dos Santos e do prefeito interino José Pereira de Aguilar.
Mais informações pelos telefones (12) 3897-7005 / 3897-7010. (Fonte: SME/PMC)

Homem é executado em Caraguá

Caraguatatuba - O motorista Mauro Antônio Emídio dos Santos, 49 anos, de Caraguatatuba, morreu ontem por volta das 15h ao ser baleado com dois tiros na cabeça quando passava de bicicleta pela rua João Carlos Balio, no bairro Perequê-Mirim.
Santos era morador do bairro Travessão. Até ontem à noite não havia pistas dos acusados. Na noite de anteontem, também no Perequê-Mirim, um homem foi executado com 15 tiros. Segundo a PM, Rodrigo Santana, 18 anos, foi morto quando passava pela avenida José da Costa Pinheiro.
Santana foi socorrido mas morreu no hospital. Até a tarde de ontem, a polícia desconhecia o motivo do crime e o autor. (Fonte: ValeParaibano)

ACE promove Palestra de Administração Competitiva

Caraguatatuba - A ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, em parceria com o Sebrae, realizou a palestra sobre “Administração Competitiva”, com o consultor do Sebrae, Gilberto Rose, nesta terça-feira, 22, às das 19h no auditório da Associação Comercial.
O objetivo da palestra foi mostrar aos 35 participantes que toda empresa deve estar inteiramente ajustada, para que possa cumprir seus objetivos, seja na satisfação das necessidades de seus clientes ou na geração de recursos, que remunerem o capital investido pelo empresário. A busca permanente pelo lucro é uma questão de sobrevivência de toda e qualquer empresa. O lucro é vital.
O conteúdo programático ficou decidido em competitividade; papel do empresário; gestão empresarial; gestão competitiva; tipos de planejamento; plano de negócios; estágio de planejamento estratégico; controle e informações gerenciais; controle e informações gerenciais básicas; organização; sistemas; métodos e administração de recursos humanos.
Ainda estão agendadas outras quatro palestras e para participar, os interessados deverão se dirigir a Associação Comercial com 1kg de alimento. A palestra é gratuita e as vagas limitadas. (Fonte: ACE)

Ilhabelense é bronze no Brasileiro

Ilhabela - O ciclista Edivando de Souza Cruz, o Vando, conquistou a medalha de bronze no campeonato Brasileiro de Mountain Bike, que foi realizado em Itú (SP), no domingo. Na primeira e segunda colocação ficaram os ciclistas locais Márcio Ravelli e Odair Pereira, categoria Elite.
Logo na largada Vando, que é bicampeão brasileiro, se envolveu em um acidente. Um cachorro cruzou a pista e o ciclista desviou para não atingir o animal e caiu. “Perdi muitas posições e fui para 10º, fiz uma prova de recuperação”, disse ele.
Quanto ao resultado o ilhabelense ficou satisfeito. “Não tive surpresas porque a pista era o local de treinamento do Ravelli e do Odair (campeão e vice). Eles estão andando muito bem”.
Participaram cerca de 300 ciclistas no geral e 25 na categoria Elite.
A próxima competição de Vando, que é patrocinado pela Caloi, Vzan, Sun Race e prefeitura de Suzano, será a 2ª etapa da Copa Caloi de Montain Bike, em Morungaba (SP), no dia 27. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela compete na 3ª Etapa do Campeonato Paulista em Caraguá

Ilhabela - A equipe de Downhill de Ilhabela participou neste domingo, dia 20, da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Downhill, que aconteceu na cidade de Caraguatatuba. O número de atletas que representam Ilhabela cresceu nesta etapa, desta vez foram 11 pilotos entre mais de 100 ciclistas de todo estado.
Apesar de quatro deles não terem completado a prova, devido a problemas na bicicleta, os outros conseguiram provar mais uma vez que Ilhabela está bem representada no esporte. O atleta Alcides de Souza, o Juninho, é uma das inspirações para os novos atletas e também dá um grande apoio para eles.
“O downhill atrai novos adeptos a cada dia, alguns só não competem por causa das dificuldades”, disse o piloto André dos Anjos, que também já trouxe muitos troféus para a cidade.
Segundo os pilotos, a pista era estreita e muito difícil com muitas árvores e o declive do terreno apropriado para o esporte.
Os corredores receberam o apoio da Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Esportes além dos comércios Juninho Bike Shop, Açougue do Maurinho, Cambury materiais de construção, Cobra d’água materiais de construção, Bicicletaria 3 irmãos, Aracati Games, equipe Air Style que patrocina o atleta Erico Posso e Café Mix, que patrocina Jesiel.
A equipe continua precisando do apoio da comunidade e comércio local para dar seqüência nas competições do Campeonato Paulista. Todos os atletas estão pontuando e se colocando entre os primeiros lugares em suas categorias. (Fonte: PMI)

Polícia Ambiental retomará programa educacional nas escolas

São Sebastião - A Polícia Ambiental estará retomando o Programa de Educação Ambiental nas escolas municipais de São Sebastião. A iniciativa começou no primeiro semestre, atendendo crianças da 4ª série do ensino fundamental, professores e funcionários, num total de 2.900 pessoas.
O sargento Marcos Antonio Mani explica que o programa, originalmente, era destinado somente a crianças da 4ª série do ensino fundamental, como ocorreu durante o primeiro semestre. Com a volta às aulas, o programa incluirá a 7ª série.
Durante o primeiro semestre, as atividades foram desenvolvidas com muito empenho do soldado Luiz Cláudio Santana.
Além da falta de efetivos da Polícia Ambiental, que dificulta maior número de policiais para o programa, o soldado de deslocou de ônibus para cada escola municipal, também em razão da falta de viaturas da corporação.
Para o próximo semestre, o programa terá o reforço do soldado Eliandro Rogério Afonso Cristani.
O sargento Mani explica que o soldado Santana vai desenvolver as aulas nas escolas da Costa Norte e do Centro da cidade, e o soldado Afonso nas escolas da Costa Sul.
Abordagens - Dentro do tema do programa, a Polícia Ambiental orienta os alunos sobre os problemas decorrentes caça e pesca indiscriminadas, das queimadas, do corte clandestino do palmito jussara, dos desmatamentos, o uso adequado da água, a importância da biodiversidade e preservação da Mata Atlântica. Em resumo, as orientações envolvem a manutenção da vida no planeta.
Conforme o soldado Santana, a educação ambiental é um processo de formação e informação para o desenvolvimento da consciência crítica sobre questões ambientais e de atividades que levam à participação da comunidade na preservação do equilíbrio da natureza.
Os alunos conhecem o trabalho da Polícia Ambiental, observam os problemas ambientais da região onde vivem, discutem as questões e apresentam sugestões para solucioná-las, processo que ainda promove a criatividade e o comprometimento de cada um.
Plantio - Durante o primeiro semestre, as palestras foram realizadas em 19 escolas municipais, culminando com o plantio de mudas de Ipê (árvore símbolo do Estado de São Paulo).
Também houve outras palestras, com a participação das crianças de todas as escolas, comemorando a Semana do Meio Ambiente, entre 2 a 6 de junho.
Conforme o sargento Mani, para o próximo semestre, a meta é atingir um número maior de alunos e aplicar a educação ambiental em todas as escolas e séries do município de São Sebastião. Posteriormente, o programa deverá ser desenvolvido em Ilhabela.
“O programa educacional da Polícia Ambiental é de suma importância”, afirma a secretária de Educação de São Sebastião, Irma Sanches.
“Temos muitos problemas ambientais e a forma de aplicação do programa é muito boa para que nossos jovens tenham consciência da necessidade de preservação da natureza”, ela elogia. (Fonte: Imprensa Livre)

Feira Internacional de Cidades atrai milhares de visitantes

São Sebastião - A 2ª edição da Urbis – Feira de Congresso Internacional de Cidades, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo até o dia 25, está reunindo milhares de visitantes.
A Prefeitura de São Sebastião está participando do evento com a exposição de alguns projetos arquitetônicos como, por exemplo, dos dois complexos educacionais do município, do centro de zoonose, centro de convenções, entre outros.
Paulo Collinetti, diretor do Departamento de Planejamento, disse que o estande está sendo bastante visitado e que alguns dos projetos expostos está chamando a atenção dos visitantes. “Estão presentes na feira expositores de diversos setores, muitos oferecendo serviços com qualidade, tecnologia e preços accessíveis. São contatos importantes já que nós passamos a ter referências destes serviços, além de estarmos apresentando nossos projetos aos órgãos de financiamento de obras públicas que também estão participando da feira”, disse.
Collinetti também participou das palestras sobre Financiamento das Políticas Habitacionais e Infra-Estrutura Urbana e Condições Institucionais Favoráveis para as parcerias do Setor Privado com o Setor Público.
O evento, que é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, está reunindo mais de 160 empresas e instituições, além de mais de 70 prefeituras.
Além da Feira também está acontecendo o Congresso, onde autoridades, representantes de Ongs e especialistas de todo o mundo discutirão temas voltados ao setor público, que visa a consolidação de novas referências para a gestão pública.
A estimativa de São Paulo é que o evento movimente cerca de US$ 10 bilhões e movimente 52 diferentes setores da economia e a geração de empregos. (Fonte: PMSS)

Secretário de Saúde realiza audiência pública na Câmara Municipal

São Sebastião - O secretário de Saúde de São Sebastião, Drº. Aldo Conellian Jr. esteve ontem, dia 23, pela manhã, na Câmara Municipal para uma prestação de contas à população e a seus representantes, no caso os vereadores, com o intuito de fazer demonstrativos dos gastos da secretaria durante o último trimestre do ano passado e o primeiro trimestre deste ano.
Além dos vereadores João Barreto e Marquinhos Sousa, estavam também presentes representantes do Conselho Municipal de Saúde, membros da Federação Face- Norte e da comunidade.
A exposição feita tratava sobre a execução orçamentária e financeira, para esclarecer quanto o município investiu e quanto foi repassado pelos governos federal e estadual. Segundo o secretário de Saúde, 80% do montante gasto nessa área no município é pago pela própria prefeitura.
O restante é proveniente do Estado e da União. “Isso demonstra que a Prefeitura tem extrema preocupação com a saúde de seus munícipes, que recebem serviços excelente qualidade”, disse Conellian.
Entre as diversas despesas com ambulatório, medicamentos, subvenções sociais, convênio para o PSF, aluguel de estabelecimentos, luz, água, manutenção de equipamentos, imóveis, veículos, combustível, material de escritório, de limpeza, impressos, entre outros, além do custeio com as novas unidades e sua manutenção – a mais questionada foi quanto ao gasto com funcionários da Saúde.
No primeiro trimestre, deste ano, considerando os encargos sociais, a folha de pagamento dos funcionários da saúde representou 57,1% do orçamento da secretária. Esse valor foi considerado elevado por alguns presentes à audiência.
“O valor á alto, mas é preciso considerar que temos cerca de mil pessoas a serviço da saúde no município. Além disso, a saúde depende de recursos humanos. Nenhuma máquina substitui o atendimento”, explicou o secretário.
“A equipe da dengue, por exemplo, conta com cerca de 100 pessoas trabalhando de casa em casa na conscientização da população. Ano passado, tínhamos mais de mil casos de dengue e, este ano, temos apenas sete. A queda do número de casos deve-se ao investimento, isso é bem claro”, continuou.
O secretário também fez questão de lembrar que São Sebastião é a cidade do litoral norte com o menor índice de mortalidade infantil, o que demonstra um bom desempenho. O vereador Marquinhos Souza também questionou o secretário quanto à diferença do índice das despesas hospitalares, que passou de 9,9 % do ano passado para 12,4% no 1º trimestre de 2003.
Conellian explicou que as variações são normais. “Há fases em que são realizados mais exames de alta complexidade e na temporada aumenta bastante o movimento no hospital”, disse.
A presidente da Federação Face-Norte, Roseli Santaela, sugeriu uma forma de captação de recursos na temporada e em feriados. “Gasta-se muito com turistas, que tem convênios e podem pagar os serviços oferecidos no hospital”, disse. O secretário disse que a proposta será avaliada.
Outros Assuntos - O secretário informou que já está previsto o investimento na construção de um Complexo de Saúde Educacional na rua das Mangueiras, da Topolândia. “Esse projeto será de suma
importância, pois irá atender uma região onde há grande concentração demográfica e onde está a população que mais necessita de atenção”, disse Conellian.
Para a execução da obra, que terá início no ano que vem, foi feita uma reserva orçamentária dentro da secretaria, ou seja, independente de uma reforma tributária, a obra está garantida
Outra novidade é que existe a possibilidade de que algumas unidades de saúde, localizadas na Enseada, Morro do Abrigo, Maresias e Boiçucanga, voltem a ser atendidas por especialistas, o que vai facilitar o acesso da comunidade a esses profissionais.
O secretário informou, ainda, que está praticamente finalizado em Maresias um Centro de Controle de Zoonoses, que também poderá ser instalado no Jaraguá, costa norte do município.
“Primeiro vamos aproveitar o mês de agosto, que é o mês de vacinação anti-rábica, para conscientizar as pessoas sobre a importância do registro de cães e da captura dos animais vadios. Depois pretendemos estabelecer as normas para começarmos a operação de fato”, finalizou Conellian. (Fonte: PMSS)

Prefeitura investe na Casa do Artesão na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da secretaria de Turismo e Cultura, repassou hoje, dia 23, R$ 5 mil à Casa do Artesão, na Costa Sul de São Sebastião, referente à aquisição de peças artesanais.
O secretário de cultura, José Cardim de Souza, esteve em Boiçucanga para efetuar o pagamento que beneficiará cerca de 35 artesãos da região. As peças estão em exposição permanente na praça Pôr do Sol, inaugurada no último dia 4.
De acordo com o secretário, na ocasião foram priorizadas as aquisições de obras que retratam a cultura caiçara. Ele também diz que essa compra acaba servindo de incentivo aos artesãos para continuarem na profissão.
"O artesanato integra a cultura do povo e não pode deixar de existir. Por esse motivo devemos incentivar para que as pessoas continuem com essa arte".
Cardim disse que o valor pago colabora para que os artesãos retornem para o mercado de trabalho. Essa é a terceira vez que a prefeitura compra artigos da Casa do Artesão de Boiçucanga para compor o acervo municipal.
“Em um ou dois meses pretendemos adquirir novas peças para o Centro de Exposições que será inaugurado no bairro São Francisco, na região central”, disse Cardim.
O secretário de cultura também adiantou que estará conversando com o prefeito Paulo Julião, para que os artesãos possam vender seus produtos com isenção, sem a necessidade de licença e isentos de impostos. “Dessa forma eles poderiam vender os produtos que fabricam nos próprios ateliês”, explica.
Há dois anos em Boiçucanga, a Casa do Artesão é mantida pela Prefeitura Municipal e reúne o trabalho dos artistas da região. Para ter o trabalho exposto, eles precisam ser cadastrados na profissão pela Prefeitura.
Além da Casa, ainda existe o Quiosque do Artesanato em Juquehy, que também reúne profissionais da Costa Sul. Aliás, um outro pré-requisito é que o interessado em expor nesses espaços deve morar em um dos bairros da região sul.
Cada artesão não precisa ficar no local para vender seus produtos, pois é mantido um funcionário diariamente para fazer esse serviço. Para tal, cada artista se compromete a dar 10% do valor dos produtos vendidos ao espaço, para o pagamento das despesas de manutenção e funcionário.
No dia 13 de setembro, alguns dos trabalhos expostos na Casa do Artesão estarão em exposição no 7º Revelando São Paulo, que vai acontecer no Parque Água Branca, como os trabalhos feitos em taboa, caxeta e as cestarias.
Visita - Depois do encontro com os artesãos, o secretário de Cultura e Turismo, José Cardim de Souza, continuou na Costa Sul, onde participou de entrevista na rádio Costa Sul FM e falou de alguns projetos a serem desenvolvidos pela comunidade da Costa Sul.
Entre as próximas realizações, está previsto o Festival do Folclore que é realizado por uma comissão do bairro de Boiçucanga e terá o apoio da Prefeitura. O evento deverá ocorrer a partir do dia 30 de agosto. Outro evento que a prefeitura pretende organizar é o Festival do Peixe, que caso seja consolidado deverá entrar no calendário de atividades anuais do município e terá concentrações em vários pontos da cidade. (Fonte: PMSS)

Ubatuba pode ter táxi aéreo no verão

Ubatuba - A empresa HTR Aéreo Táxi de São Paulo planeja instalar um heliporto e operar serviço de táxi aéreo em Ubatuba, a partir da próxima temporada de verão. A proposta depende da autorização da prefeitura e será apresentada hoje ao Executivo.
Segundo a sócia-gerente da empresa, Heloísa Helena Catanio, a idéia é oferecer um espaço para pouso e decolagem de helicópteros dentro do aeroporto da cidade, localizado na região central.
No local seriam instalados terminais para passageiros, piloto e hangar (galpão para aviões).
"A movimentação de sobrevôos no Litoral Norte é de 24 mil por ano. Vamos oferecer uma parceria com a prefeitura para a instalação de um ponto de apoio de helicópteros no município", disse.
Heloísa afirmou que com o heliporto será possível oferecer vôos para Ubatuba partindo de outras cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
"Teremos nos aeroportos um ponto de atendimento oferecendo viagens de helicóptero para o município", disse.
Heloísa afirmou que outra opção seria o serviço de táxi aéreo. O interessado teria a disposição um helicóptero para viagens ou passeios pela região.
"O turista ou morador poderia fretar um helicóptero. O valor de uma hora de vôo em um equipamento com capacidade para quatro pessoas custa em média R$ 1.500", disse.
O valor do projeto será definido junto com a prefeitura.
O secretário de Turismo de Ubatuba, Sérgio Carvalho, disse que vai analisar a proposta.
"O município já tem um aeroporto e sabemos que há dificuldades para liberar o uso da área. Vamos estudar o projeto durante a reunião que será realizada amanhã (hoje)", disse.
APOIO - Para o presidente da Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Ubatuba, Ignácio Strass, a instalação do heliporto e do táxi aéreo vai atrair mais turistas para o município, inclusive na temporada.
"Acredito que a prefeitura aceite a proposta pois qualquer meio de transporte que facilite o acesso dos turistas para região é viável. Esse serviço vai atrair um público com maior poder aquisitivo", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba reforma o Mercado do Peixe

Ubatuba - Em agosto serão iniciadas as obras para a reforma do Mercado do Peixe em Ubatuba. Os reparos são uma exigência da Vigilância Sanitária, que apontou irregularidades no prédio do mercado, que não estaria adequado para venda de alimentos perecíveis. A obra, que também é reivindicada por pescadores e comerciantes da cidade desde 1997, foi definida no último dia 11 durante uma reunião realizada na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). De acordo com a prefeitura, o projeto deve ser concluído ainda em agosto e prevê também a construção de um galpão no pátio do estacionamento do Mercado de Peixe. (Fonte: ValeParaibano)

Setur cria Câmara Setorial de Ecoturismo

Ubatuba - Na próxima sexta-feira, 25, na sede da Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba que fica no Centro de Informações Turísticas (CIT), na avenida Iperoig, será assinado pelo Prefeito Paulo Ramos (PFL) o decreto que institui a Câmara Setorial de Ecoturismo do município. O evento será às 18 horas e terá um happy hour comemorativo. Segundo o Secretário Sérgio Carvalho este é um mecanismo de apoio da comunidade especializada no segmento, que agora passa a contar com o apoio oficial e de forma organizada.
A Câmara Setorial de Ecoturismo será composta por empresas e empresários que atuam nas atividades de ecoturismo e turismo de aventura. Para Carvalho, esta Câmara será o braço de apoio à Setur para o desenvolvimento do setor. Após a assinatura do Decreto, o happy hour contará com música ao vivo e será comemorativo ao Decreto e de confraternização dos empresários da Praia Grande. Estarão presentes proprietários de quiosques, hoteleiros e comerciantes da Praia Grande e representantes do setor de ecoturismo. (Fonte: ACS-PMU)

Principal via de acesso é asfaltada em Ubatuba

Ubatuba - Teve início ontem, 23, a pavimentação da avenida Thomaz Galhardo, principal corredor de entrada da cidade. Com 1.800 m de extensão, liga o trevo localizado no entroncamento das rodovias Rio-Santos e Oswaldo Cruz até a av. Iperoig, na praia central da cidade. Nesta fase, a Prefeitura por meio da Secretaria de Obras, vem utilizando asfalto a frio para regularizar o pavimento existente. Esta regularização, nivelando a pista, torna-se necessária após a colocação de guias e sarjetas. O projeto de recuperação da avenida compreende dois contratos. O primeiro, no valor de R$ 143 mil, assinado com a empresa LJ - Construção e Pavimentação, é para a pavimentação a quente em toda extensão da avenida. O segundo, assinado com a empresa Ecopav, no valor de R$ 128 mil é para as obras de drenagem .Foram colocadas linhas de tubos direcionadas para uma tubulação existente que termina no Rio Grande. Com esta providência fica afastada a possibilidade dos constantes alagamentos trazidos pelas chuvas. O prazo para conclusão total dos trabalhos é de 30 dias. A Prefeitura já conclui a pavimentação de alguns trechos ou ruas inteiras na área central proporcionando um padrão de qualidade para a circulação de veículos. (Fonte: ACS-PMU)

Certificados de cursos profissionalizantes

Ubatuba - Os alunos dos cursos de elétrica e instalador predial receberão no próximo dia 26, sábado, a partir das 13 horas, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba - AEAU, os certificados dos cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria de Assistência Social como parte do “Projeto Cidadão”. Na oportunidade, o engenheiro Marco Zero, fará palestra tendo como tema segurança no trabalho. As duas turmas, totalizando 60 alunos, frequentaram os cursos durante 4 meses na sede da Associação Estrela do Litoral - ASEL. O projeto contou ainda com apoio do Rotary Club e da AEAU. (Fonte: ACS-PMU)

1° Festival Folclórico Ubatuba Sol e Vida Beneficente

Sol e VidaUbatuba - Acontece nos dias 25, 26 e 27 próximos o 1° Festival Folclórico Ubatuba Sol e Vida Beneficente. Trata-se de um festival com intúito em unir o ontem e hoje, mantendo viva a memória da cultura de Ubatuba: um pouco do caiçara, do indigena e de nossas atuais tradições. Exposição de arte, apresentação musical, corrida de canoas e pratos da culinária local.
Programação:
25/07 - Jantar a luz de velas com música ao vivo das 20h00 ás 23h00
26/07 - Almoço com apresentação da arte indigena das 12h30 ás 16h30; jantar com apresentação banda da fundarte das 19h00 ás 23h00
27/07 - Corrida de canoas (praia da Enseada) e almoço das 12h30 ás 16h30
Local: Hotel Sol e Vida - R. Dr. Domingos Della Monica Barbosa, 93 - Praia da Enseada.
Informações e reserva (antecipada) fone: 3842.0188
Convite individual R$ 25,00 - Bebidas á parte. www.solevida.com.br

5º Mercado Livre Cultural - Pirão Geral - Ubatuba

Ubatuba - Esta feira cultural, onde artistas de vários seguimentos estão em contato com a comunidade, promete o bota fora do mês com muita alegria e descontração. No próximo Domingo, dia 27, das 10 às 17 horas, ao redor da Cadeia Velha na Praça Nóbrega, centro de Ubatuba. Artesãos, músicos, fotógrafos, atores e poetas estarão presentes fazendo mais um domingo mágico e contagiante. Reunindo tudo o que vem acontecendo a novas participações,
Uma realização da Confraria dos Escritores de Ubatuba com apoio da Prefeitura Municipal. (Fonte: Revista Local)

Carta do Leitor

Foto Saudade I - Boa tarde Emilio, muito bom essa seção de Foto Saudade, faz com que pessoas como eu que adoro Ubatuba e não fui nascido aqui ficamos conhecendo um pouco da historia desta maravilhosa cidade.
Não que eu estivesse aqui na época da foto 003, mas ja havi em algum lugar aqui na Maranduba e é muito dificil prescisar o ano dela. Com certeza é antes de 1954.

Wilson Roberto Cheachirini (Boi)
Maranduba, Ubatuba, SP


Foto Saudade II - Emilio parabéns, esta Foto Saudade de hoje (23.07) da Maranduba, me trouxe lembranças, não exatamente essa época, lembro-me que existiam algumas construções a mais, mas lembrei-me do Armazém do Sr. Ângelo na beira da pista, o armazém do Pimenta mais ao fundo, a casa da Dona Maria Ballio e mais ao fundo a Escola da Maranduba que inclusive existe até hoje mas está caindo aos pedaços. É muito bom rever, faz com que a gente volte no tempo e venha aos poucos fazendo a trajetória de nossas vidas.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP


Sobre a informação da PMU sobre a Estrada do Rio Escuro/Monte Valério
Outra versão
... - Após vários embargos pontuais e negociações, a Prefeitura de Ubatuba e o IF, junto com a promotoria de meio ambiente, acordaram que a parte da estrada que liga o Rio Escuro ao Monte Valério, que passa dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, não seria asfaltada e que seriam tomadas medidas para minimizar o impacto do aumento do tráfego nesta região.
Para surpresa de todos, este acordo foi violado e a Prefeitura fez a pavimentação de uma parte desta área da estrada, esta denúncia foi feita diretamente a Secretário Estadual do Meio Ambiente José Goldemberg, que exigiu medidas cabíveis imediatamente, na última reunião do CONSEMA, pelo representante ambientalista do litoral.
Foi emitida nota da PMU para a imprensa falando da Estrada e que deve ser ressalvado o seguinte:
Em relação a colocação do Sr Bitetti, de que a estrada já existia antes da criação do Parque, deve ser vista também sob a ótica da resolução CONAMA, 13 de 1990, superior e posterior ao Decreto 10251/1977, que vem regulamentar as interferências no entorno e em unidades de conservação de proteção integral, que podem afetar a biota, o que é o caso, deveria ser submetida a licenciamento e feito EIA/RIMA para a obra por órgão competente, e ser aprovada pelo Instituto Florestal - SMA.
A Prefeitura pode fazer a obra desde que submeta a um licenciamento ambiental, onde vários fatores seriam levantados e sugestões para adequação do projeto propostas.
A afirmação feita pelo, Sr Bitetti “ É uma estrada vicinal, não abre novos espaços. Além disso, ao desafogar o trânsito durante feriados e temporada de verão tem ainda a missão de impulsionar a economia do município..." é o maior motivo de preocupação para os ambientalistas que solicitam estudos para a aprovação do licenciamento e medidas de mitigação e compensação pela pavimentação da Estrada, pois sabemos que haverá uma maior pressão de ocupação da área e de possíveis ocupações no Parque e ainda que afeta diretamente a biota local.
Outro problema decorre também por Ubatuba não ter seu Plano Diretor regulamentado, a falta de planejamento em geral e principalmente dos locais afetados, podem criar outras frentes de desenvolvimento do município sem critérios e sem garantias do tipo de ocupação que se dará nas áreas.
Se o Conselho Municipal de Desenvolvimento e o Conselho Municipal de Meio Ambiente estivessem em funcionamento, estes problemas poderiam não chegar até aonde chegaram. Os embargos e ou outras medidas cabíveis que possam ser tomadas, são fruto do descaso desta administração com a participação popular em suas decisões em projetos e planejamento.
Foram colocadas placas na estrada com os seguintes dizeres:
"trecho da serra interditado"
"Isto não é uma Estrada"
"respeite os moradores e animais silvestres"
"você está percorrendo um atalho ecológico"
Passei pelo trecho de serra e não encontrei nada que justificasse a interdição, inclusive vários carros passaram por mim.
Gostaria de saber o que é "atalho ecológico" ? Seria uma "Estrada Parque" rebatizada? Ou uma nova modalidade de Unidade de Conservação Municipal?
A estrada não possui calçadas e nos bairros (Rio Escuro e Monte Valério), os veículos passam diretamente na porta de Escola, padaria, casas, mercado, em horários de pico as crianças trafegam pela via, que quando estiver terminada, ou vai conter muitas lombadas ou vai acabar causando acidentes graves.
Sugiro como ambientalista, além das medidas legais cabíveis e punições dos responsáveis, que sejam feitos reparos necessários para mitigar a ação predatória com a pavimentação dentro do Parque, que seja instituída uma verdadeira Estrada Parque com guaritas de entrada e saída e passagens subterrâneas para animais silvestres, aumento da fiscalização no local com delimitação da área do Parque.
Financiamentos de projetos para a comunidade local, como cursos de educação ambiental visando a não invasão e proteção do Parque , podendo para tanto ser criada a Floresta Municipal onde temos o Parque do Monte Valério, fazendo deste local uma verdadeira instituição voltada a Conservação e Preservação ambiental do município.
Parceria da Prefeitura com a SABESP para implantação de saneamento básico, com rede de coleta e tratamento de esgotos em ambos os bairros como forma de compensação ambiental pelo dano causado e já prevenindo a poluição decorrente do aumento da população local.
Colocação de calçadas apropriadas nos bairros afetados.

Roberto Francine Junior
Conselheiro CONSEMA


Algumas considerações legais:

- Lei Federal 4.771 de 15/ 09/ 1965 ( Código Florestal)
Artigo 26° - Constituem contravenções penais, puníveis com três meses a um ano de prisão simples ou multa de uma a cem vezes o salário mínimo mensal do lugar e da data da infração ou ambas as penas cumulativamente:
a-) destruir ou danificar a Floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas estabelecidas ou previstas nesta Lei:
b-) cortar árvores em florestas de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente;
d-) causar danos aos Parques Nacionais, Estaduais ou Municipais, bem como as Reservas Biológicas;

Resolução CONAMA n° 13/1990
Artigo 1° - O órgão responsável por cada Unidade de Conservação, juntamente com os órgãos licenciadores e de meio ambiente, definirá as atividades que possam afetar a biota da Unidade de Conservação.
Artigo 2° - Nas áreas circundantes das Unidades de Conservação, num raio de dez quilômetros, qualquer atividade que possa afetar a biota, deverá ser obrigatoriamente licenciada pelo órgão competente.
Parágrafo Único – O licenciamento a que ser refere o caput deste artigo só será concedido mediante autorização do órgão responsável pela administração da Unidade de Conservação

Decreto n° 99.274/1999 – Regulamenta Lei n° 6902/1981
Artigo 17° – A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimento de atividades de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem assim os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão do prévio licenciamento do órgão estadual competente integrante do SISNAMA, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis.
Parágrafo 1° - Caberá ao CONAMA fixar os critérios básicos, segundo os quais serão exigidos estudos de impacto ambiental para fins de licenciamento, contendo entre outros, seguintes itens: a) diagnóstico ambiental da área; b) descrição de ação proposta e suas alternativas e c) identificação, análise e previsão dos impactos significativos, positivos e negativos.
Item IV – exercer atividades potencialmente degradadoras do meio ambiente, sem licença ambiental legalmente exigível ou em desacordo com a mesma.

Decreto n? 25.34/1986 – Regulamento dos Parques Estaduais Paulistas.
Artigo 8° - São vedadas, dentro da área de Parques Estaduais, quaisquer obras de aterros, escavações, contenção de encostas ou atividades de correções, adubações ou recuperações dos solos.
Parágrafo Único – Nas Zonas de Uso Intensivo ou de Uso Especial, poderão, eventualmente, ser autorizadas obras ou serviços, desde que interfiram o mínimo possível com o ambiente natural e se restrinjam ao previsto nos respectivos Planos de Manejo.
Artigo 24° - É vedada a execução de obras que visem à construção de teleféricos, ferrovias, rodovias, barragens, aquedutos, oleodutos, linhas de transmissão ou outras que não sejam de interesse do Parque Estadual.
Artigo 52° - Embargo é a interdição de obras ou iniciativas não expressamente autorizadas ou previstas no Plano de Manejo, ou que não obedecem às prescrições regulamentares.
Parágrafo Único – Ocorrendo o embargo, o infrator será obrigado a reparar os danos, sem prejuízo da aplicação de multa repressiva.

Roberto Francine Junior
Conselheiro CONSEMA


Foto Saudade

Avenida Iperoig  Ubatuba

Ubatuba
Avenida Iperoig
????*

*Identifique o ano que a foto retrata e ganhe um protetor de telas (wallpaper) com todas as imagens da seção!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo Fotos Saudade

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor