Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 25 de julho de 2003 - Nº 830 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   "Revelando São Paulo" reúne cidades do Cone Leste Paulista
   Apresentações da fase municipal do Mapa Cultural de Teatro terminam
   XV tenta amistoso com Santos

Ilhabela:
   Ilhabela derruba casa em área irregular
   Baepí Pinna se destaca no Campeonato Norte Americano
   Fiscalização apreende meia tonelada de queijo e goiabada na Barra Velha

São Sebastião:
   Campeonato de Canoas Havaianas: a adrenalina vai rolar solta
   Ensino pioneiro direto do alto mar
   Comdurb discutirá normas para licenciamento de garagens náuticas
   São Sebastião discute desassoriamento do rio de Boiçucanga
   Fim de férias movimentado na Costa dos Alcatrazes

Ubatuba:
   Grupo mapeia área crítica em Ubatuba
   Reuniões expõem proposta de zoneamento a comunidades de pesca
   11 bandas vão animar Festa do Camarão
   Hotel Cassino Sol e Vida realiza primeiro Festival Folclórico
   Homenagem a Maria Ballio emociona Ubatuba
   Gastão Madeira será homenageado na Câmara
   I Seminário de Saúde Pública do PT de Ubatuba

Seções:
   Carta do Leitor
   Foto Saudade



"Revelando São Paulo" reúne cidades do Cone Leste Paulista

Caraguatatuba - Artistas e artesãos de Caraguatatuba participam até domingo do evento "Revelando São Paulo", que acontece em São José dos Campos e reúne várias cidades do Cone Leste Paulista. O projeto, que é da secretaria de Estado da Cultura, deve mostrar as origens da cultura regional. Caraguá participa com culinária, folclore e artesanato.
Para Eloiza Antunes de Oliveira, presidente da Fundacc (Fundação de Educacional e Cultural de Caraguá), o evento "é uma oportunidade para todos os municípios trocarem informação, e o maior objetivo é a grande riqueza cultural que se revela nesse momento." (Fonte: Imprensa Livre)

Apresentações da fase municipal do Mapa Cultural de Teatro terminam

Caraguatatuba - As apresentações da Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista terminam hoje com a peça “A anatomia humana segundo Vico e Campanella”. Montado pela Companhia Genérico, o texto de Edson Bueno é dirigido por Rafael Andrade e será encenado a partir das 20h, na sede da Fundacc (Fundação de Educação e Cultura de Caraguatatuba).
O enredo da peça trata da ignorância humana no mundo atual. “É um tapa com luva de pelica naqueles que se julgam cultos apenas pela tecnologia”, comenta o diretor do espetáculo.
Ontem foi a vez da Companhia Popatapataio subir ao palco, com o espetáculo “Por pior que vá, eu te amo” de autoria e direção de Daniel Forjaz. O trabalho surgiu de uma predisposição do grupo em trabalhar com a linguagem de Clown, e conta a história de uma eterna competição entre dois amigos pobres que sofrem com a fome, que é o grande pivô de suas discussões.
No dia 22, a Companhia Júnior Magresco apresentou o espetáculo Hamlet Máquina, de Heiner Müller, com direção de Júnior Magresco, retratando um homem divido entre o desejo de se transformar em máquina, sem dor ou pensamento e a necessidade de buscar um sentido para sua vida num tempo que a história se acha desfeita.
Para o orientador cultural Jorge Gomes, os trabalhos que estão sendo apresentados possuem um bom nível. Ele ainda comenta que o público que está assistindo aos espetáculos está superando as expectativas dos organizadores.
Na sexta-feira será divulgado o trabalho indicado para a Fase Regional do Mapa Cultural, que será realizada no Teatro Municipal de São Sebas-tião. A divulgação do indicado também acontece às 20h. Na ocasião será apresentado o resultado dos vencedores do 2º Concurso Fundacc de Dramaturgia. (Fonte: Imprensa Livre)

XV tenta amistoso com Santos

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba engatilhou um amistoso contra os juniores do Santos para o dia 9, um sábado à tarde, no Litoral Norte. O jogo valeria como despedida do elenco que disputou o Paulista da Série B-3.
Ontem à tarde, o presidente José Carlos de Oliveira (o Kibinho), o técnico Edinho e o preparador físico Cláudio Ferreira foram a Vila Belmiro e combinaram a partida com o coordenador das categorias de base do Santos, o experiente técnico Chico Formiga.
Como os juniores do Santos estão disputando a Copa Belo Horizonte (MG), somente na próxima quarta-feira os dirigentes quinzistas deverão receber uma posição definitiva sobre a partida. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela derruba casa em área irregular

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela demoliu ontem uma casa construída em área de preservação ambiental no bairro Green Park, região central. Segundo a prefeitura, o morador teria invadido a área, que fica na rua Chico Gravi, no fim-de-semana. O morador foi encaminhado para a casa de parentes. Hoje, o Departamento de Fiscalização vai demolir outra residência, onde moram sete pessoas, incluindo cinco crianças. A instalação do imóvel, que tem 15 metros quadrados, também está irregular. A prefeitura estuda novo abrigo para a família. (Fonte: ValeParaibano)

Baepí Pinna se destaca no Campeonato Norte Americano

Ilhabela - O velejador Baepí Pinna, 13 anos, foi o brasileiro melhor classificado no Campeonato Norte Americano de Optmist, que foi realizado na cidade de Valle Del Bravo, no México, do dia 14 a 19 de julho.
Baepí ficou em 7º lugar na classificação geral. O ilhabelense João Mário também representou o Brasil na competição mas não conseguiu ficar entre os 50 primeiros colocados. Entre a delegação brasileira, composta por 15 atletas, ele foi o 6º colocado.
Velejando há poucos anos, Baepí já acumulou 41 troféus em 36 competições. Na Semana de Vela de Ilhabela, competição de que participou antes de embarcar para o México, ficou em primeiro lugar na categoria e no geral.
João Mário Posso, 13 anos, começou a velejar em 2001 na esolinha de iatismo da cidade, passou para o Projeto Navegar e hoje faz parte da flotilha do Grêmio de Vela de Ilhabela.
No currículo de João Mário constam títulos como campeão do Circuito Litoral Norte e Vale do Paraíba, 1º colocado na Regata Naval do Rio de Janeiro e vice-campeão da Taça Comércio Ilhabela.
O próximo desafio para os ferinhas caiçaras será em outubro, na segunda etapa do Campeonato Paulista de Optmist, que será realizado em Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Fiscalização apreende meia tonelada de queijo e goiabada na Barra Velha
Os queijos foram inutilizados e as goiabadas poderão ser entregues para instituições do município

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através de seu Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária, apreendeu na manhã desta quarta, dia 23, nas proximidades da escola Salvador Arena, na Barra Velha, cerca de 500 quilos de queijo e goiabada.
As 753 peças de queijo, algumas com data de validade vencida, foram levadas para o lixão municipal e inutilizadas, já as 148 goiabadas deverão ser entregues para a Secretaria de Assistência Social e encaminhada para instituições do município.
Os produtos foram encontrados em uma Kombi, sem nenhuma condição de higiene ou refrigeração, durante uma ronda de rotina da fiscalização. A polícia civil foi chamada para dar o apoio necessário. Dos seis homens, todos de São Paulo, que estavam no veículo, cinco tinham passagem pela polícia. Nenhum deles ficou detido.
De acordo com o diretor de fiscalização Ronaldo Alves de Sousa os produtos não chegaram a ser comercializados na cidade. “Apesar dos produtos terem nota fiscal, o ambulantes não tinham autorização para venda no município” disse o diretor.
Ronaldo também alerta quanto à compra de produtos de ambulantes não cadastrados no município. Os ambulantes com autorização para vender no município residem na cidade, apresentam atestado de antecedentes criminais e possuem um crachá. “Não é possível identificar a procedência dos produtos vendidos por ambulantes de fora, por isso aconselhamos a população a não adquirir tais mercadorias”, afirmou. (Fonte: PMI)

Campeonato de Canoas Havaianas: a adrenalina vai rolar solta

São Sebastião - Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas terá segunda etapa na Costa dos Alcatrazes no dia 9 de agosto.
A prova terá perfil de aventura, exigindo das equipes, além de muita força nas remadas e preparo físico, habilidades em navegação, trekking e natação. Serão 14 equipes participantes, inclusive as estreantes de Florianópolis e Brasília, com um percurso de aproximadamente 50 km, que será divulgado só na noite anterior à largada.
A prova terá duas categorias, a masculina e a mista (com metade dos remadores do sexo feminino). Cada canoa é composta por seis atletas, sempre remando em conjunto. Por ser uma prova longa, as equipes poderão fazer revezamentos (troca de atletas) durante o percurso, assim como acontece nas tradicionais provas no Havaí. Na disputa masculina, os times poderão ter até nove atletas e na mista, dez competidores, sendo obrigatória a presença de três mulheres durante toda a prova.
A largada está marcada para às 9h30 na praia Barra do Una, Costa Sul. De lá os atletas seguirão para os pontos determinados pela organização, onde farão as trocas, usando o trekking e a natação. A orientação, por mapas e bússola, também será necessária. A previsão é que a equipe vencedora termine o trajeto em 5h.
3 mil anos de história - A canoa havaiana, também chamada de outrigger, existe há mais de 3 mil anos como meio de transporte na Polinésia e foi responsável pela colonização das ilhas do Pacífico, principalmente o Havaí. Antes eram feitas de madeira koa (de um único tronco), mas hoje, devido à proteção ao meio ambiente, são produzidas em fibra de vidro, ganhando cores variadas. Longas, elas medem 14 metros, tem apenas 50 cm de largura e um estabilizador lateral (chamado de ama), fixado por dois suportes (os yakos).
O briefing (instrução) do evento será realizado no dia 8, às 20h, no Iate Clube de Barra do Una, quando serão entregues os mapas com o percurso e postos de controle e definida a ordem de largada das equipes.
Respeitando a cultura da Canoa Havaiana, cada equipe deverá apresentar um projeto social (mantimentos não perecíveis, agasalhos, livros). Todo o material coletado será destinado a uma entidade assistencial de São Sebastião. O projeto será julgado por uma comissão da Costa dos Alcatrazes e a equipe que conseguir maior pontuação será premiada com um troféu especial e receberá o 1º lugar na ordem de largada.
O Campeonato Brasileiro Costa dos Alcatrazes de Canoas Havaianas é uma realização da Associação Brasileira de Canoas Havaianas (Abracha), com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, Opium, Cotton Republic e FMA Comunicação e conta com o patrocínio da Costa dos Alcatrazes e Organização da Canoa Brasil. (Fonte: Imprensa Livre)

Ensino pioneiro direto do alto mar

São Sebastião - Os estudantes de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, terão, a partir desse ano, o ensino pioneiro que chegará de um veleiro direto para toda a rede de ensino do município. Trata-se de uma visão moderna extracurricular transmitida pelo cotidiano de uma família sebastianense, em contacto com as principais cidades e portos do mundo.
Durante dois anos esse projeto inédito levará às salas de aula conhecimentos gerais e específicos sobre população, geografia, cultura regional, história, saúde, educação e economia.O interessante é que será uma troca de experiências entre cidades litorâneas do Brasil e do mundo, sempre preservando as raízes de cada uma delas.
Uma viagem compartilhada - Organizada em forma de aula, que passará por uma comissão multidisciplinar da Secretaria da Educação, será exibida nas unidades escolares de São Sebastião de uma maneira informal para estimular os alunos.
O material será também colocado no site oficial de São Sebastião (www.saosebastiao.sp.gov.br ) para que todos tenham conhecimento da viagem.
A partir do próximo dia 27 de julho, às 10 horas, a família Vicente torna realidade o projeto que vem desenvolvendo há quinze anos. A professora de História, funcionária concursada da Secretaria da Educação, Maurinês Curci Vicente, obteve licença especial, com vencimentos, para coordenar este trabalho. Com a experiência do marido, Marcelo Ferreira Vicente, técnico em eletro eletrônica naval e seus filhos Mateus e Marcelo Curci, zarpará do porto de São Sebastião.
Na primeira etapa percorrerá toda a costa brasileira, chegando até as Guianas, Venezuela, Caribe, Golfo do México e Costa Atlântica americana. Durante toda a viagem a família Vicente aproveitará para divulgar o projeto e a história e cultura do município de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Comdurb discutirá normas para licenciamento de garagens náuticas

São Sebastião - O Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) de São Sebastião, irá propor normas para criação de lei destinada a exigir licenciamento ambiental sobre estruturas náuticas. O assunto ficou definido ontem, durante sessão do Comdurb. A prefeitura colocou o assunto à disposição dos conselheiros.
Ainda ontem foi formada uma comissão, composta por conselheiros, que terá a competência de elaborar as propostas, a serem submetidas à avaliação plenária do Comdurb.
O presidente do conselho, José Teixeira Filho, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, evidenciou que a nova legislação deverá contemplar todas as áreas da cidade, passíveis do trabalho de garagens náuticas, marinas e píeres. São Sebastião, por enquanto, não tem marinas.
O procurador da prefeitura, Roberto Magiolino, membro do Comdurb, afirmou que o município carece de uma legislação que defina a necessidade da licença ambiental para este ramo de atividade.
As questões sobre as garagens náutica, no momento, estão com enfoque sobre as que existem na região central da cidade, em razão de queixas de moradores. O Ministério Público apresentou à prefeitura estudo do Cebimar/USP (Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo), quanto a impactos causados pelas garagens náuticas e propostas de soluções. O Ministério Público quer providências da prefeitura.
Durante as discussões sobre as garagens náuticas, na reunião do Comdurb, estiveram presentes vários funcionários destes estabelecimentos, a fim de mostrar necessidade de emprego. Também compareceram os empresários, entre eles, o presidente da AGPN, (Associação dos Proprietários de Garagens Náuticas de São Sebastião), Estevão Flávio Ciappina, dono da Náutica Santana, no Pontal da Cruz.
O procurador da prefeitura, Mogiolino, afirmou que lei estadual é rigorosa e não permite o impacto ambiental provocado pelas garagens náuticas. "Vamos estudar prazos para a adequação". O relatório apresentado pelo MP, aponta excesso de ruído, fumaça, circulação inadequada de tratores pelas praias, entre outros fatores. A prefeitura respondeu, ao Ministério Público, que está estudando o assunto para as devidas providências.
A prefeitura mantém contatos com representantes de garagens náuticas e moradores da região central, a fim de conseguir os ajustes e cumprir as orientações do Ministério Público.
Na última terça-feira, a AGPN entregou à prefeitura uma contra-proposta para atender exigências. Os donos das náuticas não concordaram com alguns tópicos das exigências, como uma faixa de cinco metros em frente às náuticas para a passagem dos tratores que rebocam as embarcações. Os empresários reivindicam dez metros para efetuar manobras.
A prefeitura estipula que o limite de ruído não poderá ultrapassar 70 decibéis, o que os empresários consideram baixo. Conforme as exigências, os reparos mecânicos também não poderão ser mais efetuados, outro aspecto que provoca queixas dos empresários porque citam necessidade de manter box de apoio para preservar a boa condição das embarcações. Hoje, as 10h30, deve ocorrer nova reunião, entre donos de garagem náuticas e prefeitura.
O presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Leopoldino, compareceu à reunião do Comdurb ontem. Ele se dispôs a estudar uma legislação pertinente a garagens náuticas. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião discute desassoriamento do rio de Boiçucanga

São Sebastião - O subprefeito da Costa Sul, Wagner Teixeira, se reuniu na última quarta-feira com pescadores do Rancho dos Pescadores de Boiçucanga para discutir o desassoriamento do rio existente no bairro. Cerca de trinta pescadores, além de representantes da Soab (Sociedade Amigos de Boiçucanga) estiveram presentes no encontro.
A ação de desassoriamento do rio está sendo solicitada pelos profissionais da pesca que alegam as más condições de navegabilidade em que o rio se encontra atualmente. Para os pescadores, os bancos de areia existentes principalmente no trecho do rio, que fica próximo a praia, dificultam o trabalho deles porque impossibilita a passagem dos barcos pesqueiros até o mar.
Muitos pescadores ficam presos com as embarcações e precisam até de auxilio de outras pessoas para tirá-las da região, com isso, segundo eles, os barcos são danificados.
Durante a reunião, a Subprefeitura em conjunto com a comunidade pesqueira de Boiçucanga buscou alternativas que viabilize um acordo para a melhoria das condições da região, como a dragagem do rio.
O subprefeito Wagner Teixeira comentou que o objetivo da administração pública é auxiliar a comunidade nesse aspecto, uma vez que já se chegou num consenso de que a dragagem é a melhor saída para o problema.
"Pretendemos garantir a navegabilidade do rio em seus 30 metros iniciais. Neste caso não seriam realizadas ações prejudiciais ao meio ambiente", ressaltou. Durante o encontro foi abordado sobre uma visita técnica que teria apontado que o impacto ambiental no rio será mínimo, caso o projeto seja colocado em prática.
O subprefeito garantiu que a Prefeitura vai auxiliar na medida do possível para resolver a situação. Além do empenho para conseguir essa parceria, Wagner disse que vai buscar alternativas para que haja os recursos necessários para manter o funcionamento de uma draga para o bairro.
Limpeza do Rio - Durante o encontro, o subprefeito Wagner Teixeira sugeriu que fosse realizado um mutirão para a limpeza do Rio Boiçucanga. A proposta foi aceita pelos participantes da reunião e a data para a realização do da limpeza ficou marcada para o dia 6 de agosto. “A idéia é contar com o apoio da comunidade local, que deverá se reunir em prol dessa causa”, explica Teixeira.
No mutirão, que vai acontecer a partir das 7h, estarão participando funcionário da Prefeitura, que também será responsável pelo fornecimento dos materiais para a execução dos trabalhos. Wagner adiantou que a ação que será iniciada em Boiçucanga deverá acontecer em todos os bairros da Costa Sul. (Fonte: PMSS)

Fim de férias movimentado na Costa dos Alcatrazes
Programação garante aos visitantes muita atividade e diversão até o final do mês. Além de exposições de artes plásticas e artesanato, há passeios, competições esportivas e shows.

São Sebastião - A Costa dos Alcatrazes, trecho do litoral norte de São Paulo compreendido entre as praias de Boracéia Norte e Boiçucanga, em São Sebastião, está fazendo valer o slogan lançado no início do mês: “surpreendente o ano inteiro”. Com a proposta de ser um dos mais agradáveis destinos turísticos do País, a Costa dos Alcatrazes terá atrações especiais em todas as estações. Em pleno inverno, a região mobiliza os turistas com programação variada. São inúmeras as opções de lazer, aliadas à acolhedora hospedagem e a uma gastronomia de padrão internacional. Confira:

Artes plásticas e artesanato - Exposição de vinte serigrafias do artista plástico Aldemir Martins, diariamente, até o final de julho, no Shopping Monjolo (Rua Benedito Isidoro de Moraes, 342, Juquehy). Grátis.
Exposição de artesanato, reunindo obras de prestigiados artesãos da região. Há objetos de madeira pintados, tapetes, luminárias feitas com papel e bambu, peças de cerâmica e panôs de patchwork, entre outros. Local: Shopping Monjolo, Rua Benedito Isidoro de Moraes, 342, Juquehy. Diariamente, até o fim do mês. Grátis.

Shows - Dia 25, sexta-feira – Rock Diggers; dia 26, sábado – rock com The Brittos e blues com Tony Gordon & Izzo Gordon. Local: Shopping Monjolo, Rua Benedito Isidoro de Moraes, 342, Juquehy. Horário: 22h. Grátis.

Gastronomia
· Aulas demonstrativas – Semana do Mar - dia 27, domingo, 15h, “Buffet de Frutos do Mar”, com Toninho Mariutti. Semana Viajando pelo Mundo – dia 29, 15h, Milton Eiji dá aula sobre “Sushis e Sashimis”; dia 30, 10h, “Pães e seus diversos usos”, com Carole Crema; às 15h, “Um buffet de cozinha indiana”, com Carlos Siffert, do restaurante Tambor; dia 31, 15h, “Viajando pelo mundo”, com Carla Pernambuco. Local: Praça do Por-do-Sol, em Boiçucanga. Preço: R$ 80,00 para inscrições no balcão, mas hóspedes dos hotéis e pousadas filiados à Associação Costa dos Alcatrazes pagam R$ 60,00.
· Palestras e degustações – Semana Vinhos a Beira-Mar - Dia 25, sexta-feira, 15h, “Vinhos tintos da América do Sul”, também a cargo da ABS; ssociação Brasileira de Sommeliers – ABS; dia 26, sábado, 15h, “Harmonizando vinhos e cuinária do mar”, com Manoel Beato. Semana Viajando pelo Mundo – dia 29, 19h, “Vinhos do Novo Mundo”, com Manuel Luz; dia 30, 10h, “Drinks Clássicos – Preparação e História”, com Derivan de Souza; dia 31, 19h, “Whisky: um passeio pela Escócia”, com José Eduardo Rotella. Local: Praça do Por-do-Sol, em Boiçucanga. Preço: R$ 40,00 para inscrições no balcão e R$ 30,00 para hóspedes dos hotéis e pousadas filiados à Associação Costa dos Alcatrazes.
· Nos finais de semana, os restaurantes que integram a Associação promovem festivais com os mesmos temas das aulas.

Onda Zen – Atividades do período de 25 a 30 de julho
Tarot – Leitura com Betoh Simonsen. Local: Restaurante Freijó, em Juquehy (tel. 12 - 3863.1630/ 2900), das 10 às 19h. Preço – R$ 70.
Yoga – no sábado, dia 26, 11h, aula com Márcia de Luca, no Juquehy Praia Hotel (tel. 12 - 3891.1000). Preço – R$ 70.
Massagem quiroprática, a cargo de Henildo Pinheiro Telles. Atendimento com hora marcada no Hotel Sambaqui, na praia da Juréia, (tel. 12 – 3867.1667), das 10h às 19h. Preço – R$ 70.
Visão Holística e Expressão Verbal – domingo, dia 27, às 18h, com Maria Amarante Grzich, no Juquehy Praia Hotel (tel. 12 - 3891.1000). Preço – 50.
Meditação – domingo, dia 27, das 10h às 14h, workshop “Aprendendo a Meditar”, com Mirna Grzich, no Juquehy Praia Hotel, em Juquehy (tel. 12 - 3891.1000). Preço - R$ 50.

Esportes náuticos: Dia 26, sábado, às 10h30, acontece o 2º Rally Oceânico da Barra do Una na Costa dos Alcatrazes, com participação aberta a qualquer interessado que tenha embarcação motorizada igual ou superior a 18 pés. Os números de ordem de largada serão sorteados durante coquetel no dia 25. As inscrições, ao custo de R$ 100 por embarcação, devem ser feitas no Iate Clube da Barra do Una (telefone 12 – 3867.1312 e 3867.1311).
Dia 27, domingo, às 10h30, haverá em Barra do Una uma exibição de caiaque-pólo da Federação Paulista de Canoagem e o 1º Passeio Ecológico Una Econáutica de Caiaque. Inscrições também no Iate Clube da Barra do Uma, ao preço de R$ 10.

Passeios: Vans cumprem dois trajetos, um começando em Boracéia e outro em Barra do Sahy. Durante cerca de três horas, percorrem praias, pontos de venda de artesanato e locais históricos. Mínimo de seis pessoas por passeio. Sexta e domingo. Preço R$ 20.
As inscrições para as atividades pagas, a exceção dos esportes náuticos, devem ser feitas na Associação Costa dos Alcatrazes, que tem sede à Rua Gilmar Furtado de Oliveira, 40, sala 05, em Boiçucanga. Informações pelo telefone (12) 3865.1719 ou pelo site www.costadosalcatrazes.com.br
Novo conceito - O cenário paradisíaco já é bem conhecido, principalmente por pessoas que não abrem mão do que há de melhor em hospedagem, gastronomia, esportes e lazer. A novidade é que a faixa do Litoral Norte de São Paulo compreendida entre Boracéia Norte e Boiçucanga, em São Sebastião, numa extensão de 25 quilômetros, agora é a Costa dos Alcatrazes, onde os visitantes encontram serviços integrados e de alta qualidade o ano inteiro. É um novo conceito, que está sendo lançado neste mês de julho. Estão unidos nesta iniciativa 42 proprietários de estabelecimentos (entre hotéis, pousadas, restaurantes e operadoras de ecoturismo). Empenhados na melhoria contínua de seus serviços, exibem como maior patrimônio o turismo sustentado, a preservação ambiental e o desenvolvimento da cultural regional. Esse conjunto de fatores, afirmam, é a receita para atrair, com sucesso, os visitantes que prezam o conforto e a qualidade de vida, que apreciam a gastronomia sofisticada e eventos culturais.
Dez praias integram a Costa dos Alcatrazes: Boracéia Norte, Juréia, Engenho, Barra do Una, Juquehy, Praia Preta, Barra do Sahy, Baleia, Camburi e Boiçucanga. Situada num dos trechos mais atraentes do Parque Estadual da Serra do Mar, onde a Mata Atlântica exibe toda a sua exuberância, a região apresenta ainda a vantagem de estar a menos de duas horas da cidade de São Paulo, pela rodovia Rio-Santos, com acesso pela Imigrantes ou pela Mogi-Bertioga. (Fonte: www.costadosalcatrazes.com.br)

Grupo mapeia área crítica em Ubatuba

Ubatuba - A Defesa Civil iniciou o cadastramento das famílias que moram em áreas de risco em Ubatuba. O trabalho é realizado junto com um grupo de 87 agentes do PSF (Programa Saúde da Família), que verifica as condições de saúde dos moradores.
Segundo o presidente da Defesa, Arli Cruz, o número de pessoas que mora em áreas de risco tem aumentado diariamente. Cerca de 1.500 pessoas vivem em 27 locais irregulares. Várias famílias foram identificadas em bairros como Arariba, Picinguaba e Sertão do Perequê-Mirim.
O mapeamento deve durar 15 dias e os dados serão atualizados semanalmente. Cruz afirmou que, com o mapeamento, a Defesa Civil poderá fazer um plano de prevenção de acidentes. (Fonte: ValeParaibano)

Reuniões expõem proposta de zoneamento a comunidades de pesca

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, o Instituto de Pesca e a Colônia de Pescadores Z-10 estão promovendo reuniões com as comunidades ligadas à pesca artesanal e ao cultivo de mexilhões, a fim de informar as propostas de zoneamento que devem constar na minuta de regulamentação da lei estadual 10.019/1998 do Gerenciamento Costeiro.
A bióloga Carolina Gomes Fonseca, que atua na Secretaria de Pesca e Abastecimento da prefeitura, explica que estas reuniões visam expor a proposta de mapeamento dos rios que servem de berçário para o mar.
As reuniões informativas precedem audiência pública para a apresentação da minuta de regulamentação da lei estadual, um estudo feito em conjunto pelo chamado grupo tripartite, composto por representantes das quatro prefeituras da região, do governo do Estado de São Paulo e da sociedade civil organizada.
A lei do Gerenciamento Costeiro prevê zonas de restrição ambiental, de 1 a 5, a primeira mais restritiva. Pela proposta de zoneamento, fica determinada Z1 Marinha, a zona destinada à conservação do equilíbrio ecológico do ambiente marinho no que se refere às condições propícias à manutenção das comunidades de organismos aquáticos garantindo seu ciclo completo.
As demarcações serão feitas por uma linha imaginária, abrangendo toda a Enseada do Mar Virado, desde a ponta do Bonete, até a ponta do Pulso, em Ubatuba.
No dia 3 de junho, as propostas foram apresentadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Marítimo, com a presença de técnicos do Instituto de Pesca, do Ministério da Agricultura, da Colônia Z-10, da Associação do Maricultores do Estado de São Paulo, da Secretaria de Pesca e Abastecimento de Ubatuba e do Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas).
A tendência é para que as demarcações sejam aceitas, desde que haja fiscalização mais intensa pela Polícia Ambiental. Pequenos pescadores reivindicam investimentos do Estado ou Município, no setor de fiscalização.
“Nos, enquanto município”, diz Carolina, “vamos comunicar o assunto às comunidades, antes da audiência pública”. Ela lembra que o zoneamento será importante para os pescadores artesanais, uma vez que intervenções nocivas na área serão proibidas, como a pesca de arrasto.
Na próxima sexta-feira, a reunião será realizada junto às comunidades de Barra Seca e Perequê-Açu. No próximo dia 28, será a vez da comunidade do Lázaro e no próximo dia 30, o encontro será no Itaguá. (Fonte: Imprensa Livre)

11 bandas vão animar Festa do Camarão

Ubatuba - De 24 a 27 deste mês, a Sociedade Amigos do Bairro do Almada - SABA e a Prefeitura de Ubatuba estarão promovendo a 10a Festa do Camarão do bairro do Almada que este ano contará com a apresentação de 11 bandas que se revezarão nas noites à beira da praia. Além dos pratos tradicionais todos à base do camarão ( branco, sete barba e rosa médio) capturado na Almada e outras praias de Ubatuba, os organizadores estão caprichando na criação de batidas originais para marcar o evento. O prefeito Paulo Ramos, um dos grandes incentivadores, diz que ao atingir o décimo ano, a festa já está consagrada no roteiro turístico da cidade além de movimentar o comércio de hotéis e restaurantes.
Dia 26 sábado, às 14 horas, haverá a soltura de tartarugas pelo Projeto Tamar como forma de conscientizar os pescadores e a comunidade sobre a necessidade de preservação. No dia seguinte, domingo, no mesmo horário, a Fundart promove defronte a praia a tradicional corrida de canoas. A segurança do local estará a cargo da Polícia Militar e Guarda Municipal. São 250 vagas para estacionar divididas entre locais públicos e particulares. As bandas já confirmadas são Pracaniz, EX CB, Aurora, D’Hubas, Abel e Cesar, André Duarte, Dodinho e Ana Lú, Isaac e Chapados do Forró. Os proprietários de escunas do Itaguá e Saco da Ribeira estão programando um roteiro especial de acesso à festa durante o dia.
A culinária almadense estará a postos com os imperdíveis camarão na moranga, strogonoff, bobó, risoto, cuscuz , pastel, maionese, com mandioca caipira, espetinho e à paulistinha. A Almada é uma pequena vila de pescadores com aproximadamente 190 moradores, situada no extremo norte de Ubatuba, formada por 3 praias: Almada, Engenho e Brava. (Fonte: ACS-PMU)

Hotel Cassino Sol e Vida realiza primeiro Festival Folclórico

Ubatuba - Começa nesta sexta-feira (25) e termina no domingo o primeiro Festival Folclórico Beneficiente que será realizado pelo Hotel Cassino Sol e Vida de Ubatuba. Segundo a organização do evento, o objetivo é inserir este Festival no calendário do município como mais uma alternativa turística que valoriza a tradição e a cultura local. O convite individual custa 25 reais/dia e dá direito a jantar ou almoço, além das apresentações culturais. Parte da renda será destinada para a entidade “Protetores Independentes de Animais de Ubatuba”. Os convites estão sendo antecipados pelo telefone 3842-0188 ou no Hotel Cassino Sol e Vida que fica na praia da Enseada, região sul do município.
Na sexta-feira, o Festival terá início às 20 horas com jantar e música ao vivo com o cantor e violonista argentino, Alejandro Horno. O repertório será de música latina com tangos, boleros, salsas, entre outros gêneros. No sábado, a partir das 10 horas, haverá apresentação de música e dança com cerca de 40 crianças e adolescentes índios Guaranis, da Aldeia Boa Vista que fica no Promirim, região norte de Ubatuba. Os índios estarão apresentando um repertório de músicas e danças típicas e terá a participação do Grupo de Percussionista de Ubatuba. Na seqüência será servido o almoço. À noite, a partir das 19 horas, jantar e música instrumental com a Banda Lira Padre Anchieta da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). O repertório será mesclado de Jazz e MPB. No domingo, as atividades terão início às 10 horas com corrida de canoas. Participarão canoeiros dos bairros da Barra Seca, Itaguá, Lázaro, Sete Fontes e Lagoinha. (Fonte: ACS-PMU)

Homenagem a Maria Ballio emociona Ubatuba

Ubatuba - A sessão solene para homenagear a ex-vereadora Maria das Dores Ballio Fava, realizada na última quarta-feira, dia 23, na Câmara Municipal de Ubatuba emocionou todos os presentes. Parentes, ex-alunos, amigos, admiradores, autoridades do município, entre outros estiveram acompanhando o cerimonial que lotou o plenário. O presidente da Casa de Leis, Rogério Frediani (PTB), elogiou a garra de Maria Ballio. “Na época em que ela foi vereadora, não se ganhava nada, era por amor a cidade que eles discutiam e enfrentavam os problemas, infelizmente hoje, poucos tem essa dedicação”, disse. O vereador Charles Medeiros (PSDB) ficou satisfeito com a sessão. “Maria Ballio foi professora, ajudou a todos os que necessitavam, teve uma vida difícil, mais nunca se esqueceu de seus ideais, uma merecida homenagem a uma grande integrante da história de Ubatuba”, afirmou.
“Obrigada por terem lembrado de mim”, disse emocionada Maria que hoje está com 89 anos. Durante a solenidade discursaram os vereadores, Osmar de Souza (PTB), Andrade Henrique (PAN), Domingos dos Santos (PT), vice-prefeito, Moralino Valim Coelho, ex-prefeito, José Nélio de Carvalho e o ex-aluno Valdomiro Alves da Silva.

Gastão Madeira será homenageado na Câmara

Ubatuba - Neste sábado, dia 26 de julho, às 20 horas, na Câmara Municipal de Ubatuba haverá Sessão Solene em homenagem a Gastão Madeira, o filho de Ubatuba reconhecido como o verdadeiro pai da aviação. Vale a pena prestigiar!!!!
Dia Internacional do Motociclista - No próximo domingo, dia 27 de julho, às 20 horas, na Câmara Municipal de Ubatuba o Cruz de Ferro Moto Clube estará homenageando os “Amigos dos Motociclistas de Ubatuba” com a entrega de diplomas e certificados. Dentre os homenageados está o presidente da Câmara Municipal Rogério Frediani.

I Seminário de Saúde Pública do PT de Ubatuba

Ubatuba - O diretório do Partido dos Trabalhadores de Ubatuba, em conjunto com o gabinete do vereador Domingos dos Santos realizará no Sábado, 26/07/2003 o "I SEMINÁRIO DE SAÚDE PÚBLICA DO PT DE UBATUBA".
O evento é aberto aos profissionais de saúde de todo o município, bem como à população em geral, com palestra e debates que visam informar e esclarecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde, as perspectivas da saúde pública no governo LULA e a participação popular na gestão e no controle social do sistema de saúde. Entrada Franca.
Data: 26/07/2003 (Sábado)
Horário: 14:00 às 18:00
Local: Câmara dos Vereadores de São Paulo
14:00 "Estágio atual do Sistema Único de Saúde"
Palestrante: Dr. Gílson Carvalho
15:00 "Participação popular e controle social no SUS"
Palestrante: Celina M. J. Paula
16:00 "Modo Petista de governar na Saúde"
Palestrante: Dep. Fed. Ângela Guadagnin
17:00 "Debate com os palestrantes"
18:00 "Encerramento"

Carta do Leitor

Exposição Ilhabela - Bom Primeiro gostaria de parabenizá-los pelo litotal virtual, que nós trás notícias quentes sobre nossa região, parabens mesmo e continue deste jeito.
Gostaria de saber se vcs iram falar mais da exposição de arquitetura e decoração que esta acontecendo na Ilhabela.
Atenciosamente,

Joaquim
Ilhabela, SP


Lixão Baleia - Me foi informado que o acordão sobre a sentença, dada mais uma vez a favor da Sabaleia, por conta da poluição do chorume do lixão da Baleia, saiu publicado no Diário Oficial do dia 23.
Acredito que este assunto seja de interesse do municipio.

Mantonia Civita
São Sebastião, SP


Foto Saudade 004 - Esta foto foi tirada entre 1958 e 1960, isso porque a pavimentação da segunda pista (a de junto da calçada da praia, foi concluída nessa época).

Herbert Marques
Ubatuba, SP


Buracos na Itamambuca - Uma das pistas, a da entrada na praia de Itamambuca, foi asfaltada há tempo, mas não há conservação. Buracos enormes criam dificuldades para quem chega, agravadas pelo transito na contra-mão, pois a pista de saída nunca foi asfaltada. Reclamações feitas pela SAI-Sociedade Amigos de Itamambuca não recebem nenhuma atenção, há já muito tempo também. Nos dias de campeonato o transito é intenso, o que desagrada a todos. Se Itamambuca é importante para a imagem de uma cidade turística, a entrada da praia é já uma grande decepção, fonte de aborrecimentos e de atritos. Por quê será que uma simples operação de tapa buracos não é atendida? Por quê será que a pista de saída também não é asfaltada? Quem puder responder terá nosso agradecimento.

Luis Otto Faber Schmutzler
Itamambuca, Ubatuba, SP


Restaurando a verdade acima de tudo - A verdade precisa ser conhecida, sobre a falsa ata de reunião do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba, que foi publicada no dia 19 p.p. Em resposta segue abaixo minha declaração à praça.

Marco Antonio Ruggiero
Ubatuba, SP

DECLARAÇÃO À PRAÇA

1- Na qualidade de Presidente em exercício do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba, fui totalmente surpreendido com publicação de “ Ata de Reunião Da Diretoria Executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba, publicada no jornal A CIDADE edição de 19 de julho de 2003, pg.

2- Ocorre que a referida Ata tal como redigida é FALSA, MENTIROSA, NULA, e INJURIANTE quanto à minha honra e, só reflete o mau caráter de quem mandou ou, a redigiu.

3- Tal reunião da Diretoria foi por mim convocada, como Presidente em exercício, e estavam presentes os srs. Alfredo Luiz Cunha Correa Filho, diretor secretário; Fábio Cursino Bischof, diretor tesoureiro; Edgard Marques de Oliveira Junior, secretário executivo; e o sr. Claudino Velloso Borges Neto, presidente licenciado que nos prestigiava com sua presença.

3.1 – A pauta da reunião contemplava tão somente dois assuntos: a) aprovação do site do sindicato, e b) avaliação e aprovação da proposta de pesquisa da opinião pública sobre o desempenho do sindicato, tendo sido secretariada, a meu convite, pelo sr. Edgard Marques de Oliveira Junior.

3.2 – Discutido o primeiro item, foi ratificada a confecção do site do Sindicato e, deliberado que em reunião posterior seria definida a empresa que executaria o serviço. Ato continuo, o mesmo SR. Edgard, secretário-executivo, apresentou proposta da empresa MEDMIX, relativa a pesquisa da opinião pública que discutida, foi aprovada por unanimidade.

3.2.1 – Nos assuntos gerais, levantei a questão referente a mais uma ausência injustificada do vice-presidente de alimentos, sr. Márcio Fushimi Veloso, que estaria excedendo em muito o permitido no estatuto do Sindicato, o que levaria a diretoria executiva a denunciar o seu desligamento.

4 – ESTES SÃO OS FATOS QUE OCORRERAM NA REUNIÃO DA DIRETORIA DO SINDICATO DE HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES DE UBATUBA no dia 15 de julho corrente, na sede da entidade, e, assim, a Ata da Reunião deveria fazer constar.

5 – Assim, aquela inquinada publicação de Ata de Reunião é nula e, de nenhum efeito.

a) em meu pronunciamento, em hipótese alguma, justifiquei a ausência do Sr. Márcio Fushimi Veloso;

b) quem secretariou os trabalhos foi o Sr. Edgard, secretário-executivo do Sindicato a quem compete redigir as atas das nossas reuniões de Diretoria.

Assim, desconheço e, nem me foi dito como e porquê aparece Alessandra Aparecida de Alvarenga, funcionária administrativa do Sindicato como “ Secretária da Reunião “, se nem ao menos estava presente.

c) não ocorreram conversas preliminares ou mesmo entendimentos de que eu participasse de que os motivos impedientes alegados pelo Sr. Claudino para licenciar-se do cargo até o dia 10 de outubro p.f. estariam superados, e assim, ele reassumiria o cargo.

6) – Logo, totalmente falsos os fatos constantes naquela publicação, bem como é totalmente inverídico, maldoso, irreal, fantasioso e injuriante o trecho da publicação: “ A seguir, o Sr. Presidente em exercício passou ao primeiro item da pauta explanando sobre as dificuldades que a atual diretoria vem enfrentando na condução dos aspectos legais do sindicato, tendo em vista a pouca experiência de seus membros sobre o funcionamento de sindicatos, razão pela qual havia sido convocada a presente reunião.”

6.1 – Por certo, só uma mente doentia, perversa e maldosa poderia conceber tão deslavada mentira.

Primeiro, tal item não constava na Ordem do Dia e, segundo, ninguém em sã consciência no exercício de um cargo para o qual foi escolhido e eleito por seus pares confessaria “ pouca experiência “ para o exercício de sua função. Como, da mesma sorte o Sr. Claudino poderá “ fazer praça “ de notável conhecedor de lidas sindicalistas.

7 – Nem mesmo é preciso afirmar que apresentada a tal Ata para assinatura a mesma foi rechaçada, bem como o seu portador, e que por isso mesmo deixou de ser por mim assinada, tendo então o Sr. Claudino se predisposto a redigir outra. O que fez, enviando-a por fax no ultimo dia 21 oriunda de “ Cubierta Autom “.

7.1 – Também mentirosa a redação dessa segunda ata substitutiva daquela injuriosa e que foi publicada, certo, todavia ainda, que negou a se retratar como lhe solicitei.

8 – Estes são os fatos lamentáveis que ocorreram, mas, por dever moral meu, e talvez dos outros diretores também atingidos, em desagravo, tenho o dever de estabelecer a verdade dos fatos, mesmo que em detrimento de mau caráter de terceira pessoa.

Marco Antonio Ruggiero
RG: 2.940.785
Presidente em exercício

Edgard Marques de Oliveira
Secretário executivo



Foto Saudade

Vista Parcial de  Ubatuba

Ubatuba
Praia da Enseada
????*

*Identifique o ano que a foto retrata e ganhe um protetor de telas (wallpaper) com todas as imagens da seção!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo Fotos Saudade

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor