Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 28 de julho de 2003 - Nº 831 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Cidades do litoral passam por "operação plástica" para o verão
   Belezura no Litoral

Caraguatatuba:
   Fundacc promove Inverno Quente e agita férias em Caraguá
   2º Concurso Fundacc de Dramaturgia premia autores vencedores
   “Hamlet Máquina” representa Caraguá no Mapa Cultural Paulista
   FUNDACC realiza Curso Básico de Alemão
   Revelando São Paulo tem participantes de toda região
   FUNDACC prorroga inscrições do Concurso Fotográfico “Veja Caraguá”

São Sebastião:
   Exposição Alcatrazes acontece em São Sebastião
   Família de São Sebastião começa volta ao mundo
   Transpetro transfere óleo de navio
   Prefeitura e Comunidade entregam doações à  Ilha Montão de Trigo

Ubatuba:
   Nota da APPRU e convite a entidades e população
   Lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Convenções de Ubatuba
   Transpetro define datas com Secretaria do Meio Ambiente
   Torneio Internacional Soccer do Brasil Cup 2003
   Programação da IX Semana da Educação que tem como tema a Pluralidade Cultural
   Mutirão do Taquaral e Regional Norte
   Foi aberta a discussão sobre segurança no verão
   Monumento ao pescador na entrada da cidade
   Perequê-Açu terá acesso á rodovia asfaltado
   Oficinas do Programa Nacional de Municipalização do Turismo
   Palestra sobre Empretec acontece em agosto
   Programa Empretec

Seções:
   Carta do Leitor
   Foto Saudade



Cidades do litoral passam por "operação plástica" para o verão
Prefeituras fazem obras de embelezamento da área urbana para atrair mais turistas no verão

Litoral Norte - Revitalização de praças, projetos de paisagismo, modernos abrigos para pontos de ônibus e operações tapa-buracos. Os municípios do Litoral Norte estão passando por uma verdadeira "operação plástica" para se tornarem mais atraentes durante a próxima temporada de verão.
Segundo as prefeituras, não é possível levantar o custo dos serviços porque eles já estavam previstos no orçamento.
Em São Sebastião, a prefeitura iniciou a pintura de cerca de 100 pontos de ônibus, que também estão sendo reformados. O novo visual conta com cores fortes e desenhos geométricos.
"A nossa idéia é deixar a cidade mais bonita e com um visual moderno. Todas as melhorias vão beneficiar os moradores e turistas", disse o secretário de Obras de São Sebastião, Ueneri Reich.
Nos bairros São Francisco e Morro do Abrigo, as praças estão passando por reparos, que incluiu troca de bancos e pisos, jardinagem e iluminação. Em Cambury, várias ruas serão pavimentadas.
A prefeitura também solicitou à Bandeirante de Energia a troca de todas as lâmpadas com defeito.
CARAGUÁ - As obras em Caraguatatuba se resumem basicamente em melhorias viárias. A prefeitura está implantando "ilhas" nos cruzamentos de ruas e avenidas da região central para evitar lentidão e congestionamento durante a temporada, quando o movimento de veículos aumenta muito.
Em Ilhabela, a cidade também está passando por obras viárias, como a ampliação da avenida Princesa Izabel, no bairro Barra Velha, que pretende reduzir as filas de embarque e desembarque da balsa.
Em Ubatuba, a prefeitura iniciou a instalação de cerca de 400 placas de sinalização em oito bairros. As regiões contempladas são Taquaral, Ipiranguinha, Parque dos Ministério, Sertão da Quina e Ressaca. Dois pontos de ônibus serão reformados nos bairros Estufa 1 e 2. Na região central, haverá a pinturas de guias, faixas de pedestre e sinalização. No trevo de saída para Taubaté, será instalado uma estátua em homenagem ao pescador.
APOIO - Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Jorge Washington, as melhorias vão atrair mais turistas e movimentar o comércio na região.
"As mudanças vão acabar com o problema de congestionamento no trânsito e facilitar o tráfego de carros, inclusive na região comercial", disse. VALE

Belezura no Litoral

São Sebastião
- Pintura e reforma de pontos de ônibus
- Reforma das praças dos bairros São Francisco e Morro do Abrigo
- Pavimentação do bairro Cambury
- Reparos nos parques de diversões do Centro e São Francisco

Ilhabela
- Ampliação da avenida Princesa Isabel, bairro Barra Velha
- Instalação de estátua no Morro da Cruz

Ubatuba
- Colocação de placas de sinalização
- Reforma de pontos de ônibus
- Pinturas de guias, faixas de pedestre e sinalização
- Instalação de estátua

Caraguatatuba
- Implantação de ilhas nos cruzamento das ruas e avenidas do centro

Fonte: Prefeituras do Litoral Norte

Fundacc promove Inverno Quente e agita férias em Caraguá

Caraguatatuba - A programação cultural continua intensa no projeto “Inverno Quente” em Caraguatatuba, promovido pela Fundacc e Prefeitura Municipal. Neste final de semana, acontecem shows musicais e artísticos em vários pontos da cidade. Na praça Dr. Cândido Motta a partir das 21 horas, na sexta-feira, 25, apresenta-se a banda Massala, com repertório de rock nacional e composições próprias; já no Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc acontece o sarau de premiação do Concurso Fundacc de Dramaturgia e do Mapa Cultural Paulista na modalidade Teatro, às 20 horas, com entrada franca.
No sábado, 26, a partir das 18 horas, acontece a apresentação das oficinas culturais de dança, com alunas da professora Carla Domingues; às 21 horas é a vez do grupo Canções da América. Também no sábado, no coreto do Porto Novo apresenta-se a Banda Akará, e no Massaguaçu, é a vez da Tribo Caiçara. Já no Centro Cultural, sede da Fundacc, às 20horas, acontece a apresentação do grupo de dança vencedor da fase municipal do Mapa Cultural Paulista. A entrada é franca. No domingo, apresenta-se a Banda Municipal Carlos Gomes a partir das 21 horas, no coreto do centro. PMC

2º Concurso Fundacc de Dramaturgia premia autores vencedores

Caraguatatuba - O 2º Concurso Fundacc de Dramaturgia, uma promoção da Comissão Municipal Setorial de Artes Cênicas da Fundacc chega ao final e no dia 25, sexta-feira, acontece o sarau de premiação no Auditório Maristela de Oliveira, sede da Fundacc. São R$ 1.500,00 em prêmios.
Os textos vencedores foram: Em 3º lugar: “A vela que queria ser lâmpada”, de José Carlos Malafaia Ferreira, de São Paulo capital; Malafaia é médico e ator. Em 2° lugar: ficou “O auto dos sonhos humanos”,de Tais Moreira dos Santos, estudante, residente em Jacareí, SP e em 1° lugar: “Conflito de gerações”, de Max Miller, atualmente residindo em Caraguatatuba, vindo de São Paulo, é jornalista e dramaturgo.
O texto “Postscriptum”, autoria de Rafael Aleixo, dramaturgo de Caraguatatuba, recebeu menção honrosa por estilo de dramaturgia; já o texto “Mentes Peturbadas”, de Ciro Fernandes Matrigrani, operador de computador e residente em São Sebastião, recebeu menção honrosa por enredo de mistério, mescla de humor sutil.
A comissão julgadora foi composta pelos professores Wellington Oliveira, Edson Sansil, e Hélio Rosa. PMC

“Hamlet Máquina” representa Caraguá no Mapa Cultural Paulista

Caraguatatuba - O espetáculo “Hamlet Máquina”, de Heiner Müller, com direção de Júnior Magresco, da Cia Júnior Magresco, foi o indicado para representar Caraguatatuba na modalidade teatro na fase regional do Mapa Cultural Paulista. A peça retrata um homem divido entre o desejo de se transformar em máquina, sem dor ou pensamento, e a necessidade de buscar um sentido para sua vida num tempo que a história se acha desfeita. Os outros trabalhos concorrentes foram: “A anatomia humana segundo Vico e Campanella” de Edson Bueno e direção de Rafael Andrade, Cia Genérico, e “Por pior que vá, eu te amo” de autoria e direção de Daniel Forjaz, Cia Popatapataio. As peças foram apresentadas entre os dias 22 e 24 de julho, sempre contando com a participação efetiva do público, que lotou as cadeiras do Centro Cultural Maristela de Oliveira e torceu por seus escolhidos.
O trabalho indicado será divulgado na sexta-feira, 25, às 20horas. A Comissão Avaliadora é composta pelos senhores Pedro Norberto dos Santos, Coordenador da Comissão Municipal Setorial de Artes Cênicas; Geraldo Donizeti Santos Nascimento, Ator e Diretor; e Rosana de Castro, Atriz e Jornalista.
Os jurados fizeram várias indicações: Melhor Ator:Vinicius Nogueira; Melhor Atriz:Ana Paula Santos; Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem: Akito Iwai; Melhor Atriz Coadjuvante:Ana Carolina; Melhor Cenografia e Melhor Diretor:Júnior Magresco.
O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio dos municípios. Tem como principal meta percorrer o estado para identificar as áreas de maior interesse da população, bem como conhecer os artistas e sua forma de atuação, incentivando seu trabalho. PMC

FUNDACC realiza Curso Básico de Alemão

Caraguatatuba - A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba abre inscrições para o Curso Básico de Alemão. O curso será desenvolvido em 52 aulas ministradas pelo Dr. José de Souza Rodrigues. A metodologia e o material didático foram oferecidos pelo “Deutsche Welle”, entidade cultural com sede na Alemanha.
O curso é gratuito e terá início dia 05 de agosto, nas Oficinas Culturais da FUNDACC. Serão duas aulas semanais, terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h.
As inscrições acontecem até 04 de agosto, no horário das 9 às 17h, diretamente nas Oficinas Culturais, R. Santos Dumont, 140 - Centro - Caraguatatuba, mediante solicitação por escrito e apresentação de comprovante de conclusão do ensino médio. As vagas são limitadas e o candidato passará por uma entrevista. Mais informações pelo telefone (12) 3881 1834. PMC

Revelando São Paulo tem participantes de toda região

Caraguatatuba - O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Jorge Washington de Camargo, a assessora de imprensa, Maria Bassan e o gerente administrativo Idesio Kashiura, estiveram nesta terça-feira, 22, em São José dos Campos, na abertura da exposição “Revelando São Paulo - Vale do Paraíba”.
Essa integração e troca de experiência entre artistas, culinaristas e outros segmentos, é essencial para os municípios participantes do evento.
Para o coordenador da comissão de artesanato da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Juliano Junqueira, 30 anos, a possibilidade do encontro entre pessoas que realizam o mesmo trabalho e são de outras cidades é fantástico. "Esse é o segundo ano em São José e o quinto que participamos."
A cidade participará, além do artesanato, com culinária, Folias de Reis e Moçambique.
A exposição segue até domingo, 27, com o encerramento da festa de aniversário de São José dos Campos, o acesso é gratuito. ACE

FUNDACC prorroga inscrições do Concurso Fotográfico “Veja Caraguá”

Caraguatatuba - Devido a muitos pedidos, a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba prorrogou as inscrições do Concurso de Fotografia “Veja Caraguá” até dia 30 de agosto de 2003.
São 2 mil reais em dinheiro como premiação para o primeiro lugar de cada categoria. As inscrições podem ser feitas na Fundacc até as 17 horas do dia 30, na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá.
O concurso é uma iniciativa da Comissão Setorial de Cinema Vídeo e Fotografia da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com o objetivo de criar um documento fotográfico da população de Caraguatatuba, mostrando seu modo de vida e costumes, a cultura do caiçara nativo e daquele que adotou a cidade com seus costumes adaptados para o litoral.
O concurso é aberto a fotógrafos amadores e profissionais residentes em Caraguatatuba ou não. Deverão ser inscritas conjuntos de 3 a 7 fotografias e as fotos poderão ser coloridas ou preto e branco e devem ser entregues sem molduras, nos tamanhos 20X30 cm, não serão aceitas foto-montagens, nem fotografias manipuladas digitalmente. O julgamento será realizado pela ARFOC-SP - Associação dos Repórteres-Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo.
As fotografias inscritas farão parte do acervo da Fundacc para publicações institucionais. Os cinco melhores conjuntos de cada categoria serão selecionados para exposição no encerramento do concurso a ser realizado em setembro de 2003, no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.
Mais informações na Fundacc ou pelos tel - 3883 7555. PMC

Exposição Alcatrazes acontece em São Sebastião

Foto: J. ValpereiroSão Sebastião - Acontece amanhã, dia 26, às 20 horas, a abertura da exposição Projeto Alcatrazes. O evento será realizado no Shopping Villa Mares e irá reunir 33 painéis fotográficos da Ilha com as apresentações das imagens.
A exposição, que é uma realização do Ibama em parceria com o Villa Mares e conta com apoio da Prefeitura, estará aberta para visitações até o dia seis de agosto, das 10 horas às 22 horas.
Maiores informações pelo telefone: (12) 38925585, com Osmar Corrêa. PMSS

Família de São Sebastião começa volta ao mundo
Casal e dois filhos vão percorrer a costa brasileira e países da Europa em um veleiro; viagem pode durar 3 anos

São Sebastião - A família da professora Maurinês Curci Vicente, 42 anos, de São Sebastião, iniciaram ontem uma viagem pelo mundo a bordo de um veleiro. Além de percorrer a costa brasileira e países da Europa, a professora que dá aula de história na rede municipal, vai encaminhar informações históricas, culturais e turísticas dos locais visitados, que serão usadas nas escolas municipais.
A bordo do veleiro Beethoven estarão o marido da professora, o técnico em eletrônica naval Marcelo Ferreira Vicente, 42 anos, e seus filhos, Mateus, 16 anos, e Marcelo, 13 anos.
A aventura começou no Canal de São Sebastião as 10h, e terá como primeira escala o litoral sul do Rio de Janeiro onde o veleiro vai percorrer as cidades de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. A viagem segue para Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE) e Fernando de Noronha. O roteiro internacional inclui Venezuela, Caribe sulamericano e Europa.
"A idéia é fazer da viagem um ensino para todos. Em cada lugar visitado vamos realizar pesquisas e estudos das festas, danças, religião, cultura e da história. Todo material será encaminhado para as escolas e repassado aos estudantes", disse.
Dentro do veleiro, Maurinês instalou uma "central de informações" com máquina fotográfica digital, computador, filmadora e telefone celular.
A Secretaria de Educação de São Sebastião montou uma equipe no setor pedagógico que será responsável pelo recolhimento das informações, que serão repassadas para os alunos de 1º a 8º série do ensino fundamental. "Todo o percurso será registrado em textos, vídeos e fotos. Somente na costa brasileira pretendemos ficar um ano. Como a viagem pode ter duração de até três anos vamos coletar o máximo de informações", disse Maurinês.
Os dados recolhidos serão divididos em disciplinas como história, geografia e ciências para possibilitar o aproveitamento das informações em todas as áreas da educação.
Os alunos também poderão participar de bate-papo on line com os tripulantes nas datas e horários agendados pela Secretaria da Educação. As datas estarão disponíveis no endereço eletrônico.
A viagem poderá ser acompanhada através do diário de bordo que pode ser acessado pela internet no site da prefeitura www.saosebastiao.sp.gov.br/beethoven
Sonho - O técnico em eletrônica naval e velejador Marcelo Ferreira Vicente com a mulher Maurinês Curci Vicente no veleiro Beethoven, em São Sebastião. O casal, que veleja desde 1984, comprou a embarcação que estava praticamente sucateada há um ano e passou os últimos meses envolvidos na reforma do veleiro. Hoje, Marcelo, Maurinês e os filhos Mateus e Marcelo se mudam para o Beethoven para concretizar um sonho de 15 anos: dar a volta ao mundo. O projeto, batizado de "Viagem Compartilhada", deve durar de dois a três anos. VALE

Transpetro transfere óleo de navio

São Sebastião - A Transpetro (Petrobras Transporte S/A) iniciou ontem à tarde a operação para desencalhar o navio Muriaé, sob fiscalização da Capitania dos Portos de São Sebastião.
O objetivo é transferir pelo menos 14 mil das 130 mil toneladas de petróleo para outro navio, disponibilizado ontem pela Petrobras, possibilitando assim que o petroleiro volte a flutuar e desencalhe.
O navio Caravelas, que receberá parte da carga, chegou a São Sebastião proveniente do Rio de Janeiro por volta das 15h de ontem. A operação começou às 16h35, com transferência de 1.000 toneladas por hora. Segundo a capitania, o trabalho deveria terminar por volta das 7h de hoje.
O petroleiro Muriaé, vindo da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, encalhou anteontem por volta das 15h, quando realizava manobra para atracar no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião. Durante a madrugada, foram colocadas bóias de contenção em volta do navio para evitar vazamento do petróleo. Anteontem, houve duas tentativas de rebocar a embarcação, mas sem êxito. VALE

Prefeitura e Comunidade entregam doações à  Ilha Montão de Trigo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Sub Prefeitura da Costa Sul, realiza na próxima quarta-feira, dia 30, a entrega de doações à comunidade da Ilha Montão de Trigo. A saída da lancha está marcada para ocorrer às 11 horas, no Yatch Clube de Barra do Una.
Na Ilha Montão de Trigo moram isoladamente cerca de 13 famílias, somando 70 pessoas. Pelo fato de morarem distante do continente, a comunidade passa por dificuldades, entre elas, a escassez de alimentos.
Por esse motivo, um grupo de moradores de Boiçucanga decidiu entregar alimentos para a comunidade. A proprietária do Jobeth’s Cabeleireiro, Tânia Elisabeth, fez uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis, onde as pessoas poderiam realizar o corte de cabelo em troca da doação. Ela divulgou essa campanha pelo bairro e passou a ter a colaboração intensa dos moradores.
Em seguida, Elisabeth procurou a vice-presidente do Sindserv, Lavínia de Matos, que realiza um trabalho com a comunidade da Costa Sul, para saber o bairro da região que mais estaria precisando das doações. Lavinia indicou a Ilha do Montão de Trigo.
Devido a necessidade de uma embarcação, Elisabeth e solicitou a colaboração do sub-prefeito Wagner Teixeira, que já estava programando a ida para a Ilha Montão de Trigo para entregar 20 cobertores recebidos do Fundo Social de Solidariedade. O transporte até a ilha foi cedido por Adrian Funrasser, da Una Econáutica.
Durante a entrega, haverá uma equipe realizando cortes de cabelo gratuitamente, além da realização de um trabalho de apoio aos artesãos da comunidade. PMSS

Nota da APPRU e convite a entidades e população

Ubatuba - A APRRU – vem a público esclarecer o fato ocorrido no Sábado a noite no Alto do Pico do Corcovado (Incêndio na mata). Nós da APPRU – tínhamos marcado a AÇÃO AMBIENTAL – Pico do Corcovado para o sábado as 6:00 hs a subida da trilha, mas na 5º feira a noite em contato com amigos residentes no Bairro do Corcovado, surgiu a informação de que já havia um grupo de pessoas (mais ou menos dez), já acampados no alto do Pico do Corcovado, e a APPRU ia subir o Pico com dez voluntários já inscritos nesta AÇÃO, já que era uma AÇÃO com limite de participantes.
Então devido ao número de pessoas que já se encontrava no local, resolvemos subir com apenas cinco voluntários na 6º feira (às 6:00) hs, para evitar o tumulto no alto do Pico. Passamos a noite de 6º para sábado, e após recolher-mos o lixo encontrado, totalizando um saco de 60 litros, registramos alguns problemas como: corte de arvores provavelmente para fazer fogueiras, degradação da vegetação em alguns pequenos pontos, erosão na subida da pedra, uso de sabonete na água do rio, entre outros problemas.
No que se refere às placas, não foi possível a colocação, pois esse trabalho vai ser realizado em conjunto com o Parque Estadual.
Realizamos a decida no período da manhã de sábado.
Ao descer, deparamo-nos com outros grupos que vinham subindo para passar a noite no Pico.
Então esclarecemos que o que muitos viram na noite de sábado no Pico do Corcovado foi um incêndio, que até nos da APPRU até então desconhecemos a sua origem. A APPRU – não tem nada haver com esse infeliz acontecimento. Pois no sábado no horário do acidente todos já se encontravam descansando em suas residências. Esse fato causou uma tristeza em todos os que o assistiram, principalmente os amigos dos bairros da região (Corcovado, Rio Escuro). A APPRU se lamenta, mas vê que devemos sempre continuar com nosso trabalho, pois não podemos ficar apenas observando a degradação do nosso maior patrimônio, que é a beleza natural de UBATUBA, e avisa, retornaremos ao Pico dentro em breve.
Maiores detalhes e fotos sobre o Pico do Corcovado, você vai encontrar a partir do dia 29 de julho no site www.ubatubasite.com.br, clicando sobre o logotipo da APPRU.
Próximo Domingo, 27 de julho às 10:30 hs, na Praça Santos Dumont (ao lado do Aquário de Ubatuba), será realizada a AÇÃO AMBIENTAL –Praias do Cruzeiro e Itaguá, onde serão realizadas as limpezas das mesmas.
A APPRU convida a todos, entidades e população, a comparecer com suas camisetas (da APPRU, ou da entidade a qual esteja representando). Esta AÇÃO AMBIENTAL, e organizada pelas Ong’ s APPRU E GMA – Guardiões do Meio Ambiente.
Acreditamos que para realmente vencermos, temos que nos unir, e esse é o primeiro passo para juntos podermos melhorar Ubatuba.

Lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Convenções de Ubatuba
Autoridades Federais e Estaduais estarão participando do lançamento de um novo ciclo econômico para o município

Ubatuba - Nesta próxima segunda-feira, 28, Ubatuba estará recebendo o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) Eduardo Sanovicz, e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, para o lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações do Centro de Convenções e Eventos de Ubatuba e para a assinatura do termo de cessão de transferência da área Estadual para o município. Estarão presentes também o Secretário Estadual de Transporte, Dario Rais, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, o diretor do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, e o diretor do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), Ronaldo Assumpção.
O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Horácio Lafer Piva, o diretor Executivo da Fiesp, Dagmar Cupaiolo, o presidente do Fórum Brasileiro do Convention & Visitors Bureaux, Rui Carvalho, e autoridades municipais também estarão no evento.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba. O secretário da Setur, Sérgio Carvalho, pretende estar anunciando esta obra ainda este ano, com início previsto para outubro e que terá a duração de no máximo um ano. O custo estimado da obra é de cerca de R$ 17 milhões. Segundo Carvalho, já tem garantida a verba de cerca de R$ 5,5 milhões do Dade e da Prefeitura cerca de R$1,2 milhão. O restante será captado em órgãos federais e na iniciativa privada. “Esta ferramenta estará mudando o perfil turístico de Ubatuba. Este segmento do turismo de negócios movimentará a cidade, que será trabalhado prioritariamente na baixa temporada gerando emprego e renda para grande parte da população do município. Aliás, não podemos pensar em turismo sem agregar a questão social”, concluiu Carvalho.

Agenda do dia 28 - Sanovicz chegará no município por volta das 13 horas, quando será recebido pelo prefeito Paulo Ramos (PFL). Às 14 horas haverá o lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações do Centro de Convenções e Eventos e a assinatura do termo de cessão de transferência para o município da área cedida pelo Daesp, ao lado do aeroporto Gastão Madeira. Às 16 horas haverá coletiva com as autoridades Federais, Estaduais e Municipais na Sede da Setur. Sanovicz fará uma palestra sobre turismo na Unitau (Universidade de Taubaté - Campus Ubatuba) às 17h30. Ao final, Sanovicz participará de um jantar de confraternização com setores empresariais, políticos e comunidade.
Permanecerá no município até o dia seguinte. O Secretário Carvalho considera a presença de Sanovicz um momento muito importante para o desenvolvimento econômico do município. “É o marco de uma nova era econômica para o município. Sanovicz é o segundo homem do turismo nacional do Governo Lula. Com isso podemos capitalizar positivamente para maiores investimentos no setor turístico de nossa cidade”, afirmou Carvalho.

Centro de Convenções e Eventos - O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelos arquitetos da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba em uma área total de 22 mil metros quadrados, sendo cerca de 15 mil metros de área construída. O Centro de Convenções terá 3 mil metros quadrados de área total. A capacidade projetada é para atender 3000 pessoas. Também estão no projeto uma sala de trabalho para instalação de equipamentos de tecnologia e informática, duas salas de reuniões e área exclusiva para intervalos e café. Na área para feiras, shows, eventos e outras atividades, são 6 mil metros quadrados com a capacidade para cerca de 7 mil pessoas. O restaurante terá a capacidade rotativa de 500 pessoas e contará com bar. À área de serviços foram destinados 1400 metros quadrados e contará com posto de atendimento médico.
O Centro de Convenções e Eventos de Ubatuba contará com dois elevadores panorâmicos e amplo estacionamento. Segundo os arquitetos, houve a preocupação em projetar todas as instalações com rampas e sanitários adequados para atender plenamente portadores de deficiência física.

Um novo ciclo econômico - Atualmente Ubatuba vive em franca decadência no seu principal setor econômico que é o turismo. Com cerca de 22 mil leitos, quase 100 praias, dezenas de ilhas, cachoeiras, trilhas dentro da Mata Atlântica para o segmento de ecoturismo, culinária típica caiçara, diversas manifestações culturais de raiz e toda uma infra-estrutura para receber o turista, Ubatuba sobrevive apenas na alta temporada de verão, que na década de 80 era de 90 dias consecutivos. Hoje são apenas 45 dias e pequenas movimentações de turistas nos grandes feriados nacionais e na baixa de temporada de inverno.
A sazonalidade é grande e proporciona uma ociosidade para o desenvolvimento econômico dos setores produtivos. Com a iniciativa do Centro de Convenções e Eventos, o município estará inaugurando uma nova fase, um novo ciclo econômico com a real quebra da sazonalidade por meio do turismo de negócios, que gerará desenvolvimento econômico e social com a geração de empregos e renda para a população que hoje bate 70 mil habitantes.

Novas páginas da história - Por aqui habitava a grande nação Tupinambá. Eram mais de dois milhões de índios e seus domínios territoriais iam de São Sebastião até o Espirito Santo. Em Ubatuba, até então Aldeia de Iperoig, localizava-se o comando dos silvícolas, sob a liderança de Cunhambebe. A história do Brasil começa exatamente aqui, quando os colonizadores brancos chegaram em suas terras.
Portugueses, espanhóis e franceses disputavam os domínios terriotoriais. No meio do caminho surgiram figuras como Hans Staden, um alemão que registrou a sua epopéia com os índios, num livro que retratou a sua permanência de nove meses como prisioneiro, conseguindo fugir. Padre José de Anchieta também se torna refém, quando chega à Aldeia de Iperoig para pacificar a nação aliada aos franceses. Durante cinco meses de negociações, Anchieta escreveu nas areias da praia de Iperoig o imortalizado “Poema à Virgem”. A confederação dos Tamoios declarou guerra aos invasores. Com o tratado da Paz de Iperoig os portugueses conquistaram o direito de freqüentar a região. Com o apoio do Governo Geral do Rio de Janeiro, muitas famílias vieram para cá. A Aldeia de Iperoig é elevada à categoria de Vila em 28 de outubro de 1637.
A segunda parte da história começa no final do século XVII. Ubatuba torna-se um grande pólo no ciclo do café, obtendo grande importância econômica através do seu porto. O município chegou a ter renda per capita maior do que a cidade de São Paulo. Manobras políticas transferiram Ubatuba que pertencia à Capitânia do Rio de Janeiro para território da Capitânia do Estado de São Paulo. Com isso, a construção da estrada de ferro Jundiaí até o porto de Santos, fez com que fossem desativadas as obras da estrada de ferro Taubaté-Ubatuba. Na seqüência, o porto de Ubatuba foi desativado e as operações de exportações e importações foram transferidas para Santos, destronando Ubatuba e levando-a a uma profunda decadência econômica.
Na primeira metade do século passado chegam os primeiros automóveis e Ubatuba começa a despontar na sua vocação turística. Mas, foi na década de 70, com o advento da Rio-Santos, que Ubatuba comemorou de fato a chegada do turismo de massa, que passa a ser a sua grande vocação econômica. Mesmo assim, no final do século, década de 90, os setores da cadeia produtiva experimentam o esgotamento do modelo e ingressam em mais uma decadência econômica. Com o anúncio da construção do Centro de Convenções e Eventos, Ubatuba respira ares de renovação e comemora a chegada de um novo ciclo econômico, escrevendo novas páginas da história. PMU

Transpetro define datas com Secretaria do Meio Ambiente

Ubatuba - Em reunião realizada ontem, 21, na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, o Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, Virgílio Barroso, teve definida pelos representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, a data do primeiro Work Shop que será realizado no Tebar em São Sebastião, nos dias 11 e 12 de setembro. Esta iniciativa visa discutir e aprimorar a implantação do Apell (Alerta e Preparação da Comunidade para Atendimento às Emergências Locais) em todo o Litoral Norte. Este programa é recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Outra data que está praticamente definida, mas que será confirmada na próxima reunião em Caraguatatuba no dia 18 de agosto, é dos cursos de capacitação que será ministrado pela Transpetro para até 200 Agentes Ambientais de Ubatuba. O período para a realização dos cursos foi sugerido de 2 a 5 de setembro.
Além do Secretário Virgílio Barroso, participaram os representante da Trasnpetro, Rogério Picado e consultor Técnico da Transpetro, Icaro Cunha, além dos Secretários do Municipais do Meio Ambiente do Litoral Norte. O Work Shop será realizado para todas os Secretários do Meio Ambiente e representantes das Defesas Civil da região. Na seqüência haverá um Seminário específico em Santos, agregando todo o Litoral Paulista. Já os cursos de capacitação, Barroso sugeriu a realização no auditório do Aquário de Ubatuba com a participação, como palestrante, do oceanógrafo Hugo Gallo. “A realização no Aquário é importante pela proximidade do mar, já que haverá instruções práticas com equipamentos na areia e na água. A participação de Hugo Gallo é extremamente importante pelo seu conhecimento. Aliás foi um nome muito bem aceito pelos representantes da Transpetro que já conhecem o seu engajamento”, finalizou Barroso.

Torneio Internacional Soccer do Brasil Cup 2003
“Futebol moleque de Ubatuba é destaque”

Ubatuba - A empresa Soccer do Brasil Futebol Internacional, em parceria com o Setor de Futebol da Secretaria de Esportes e Lazer realizou em Ubatuba na semana de 15 a 19 de julho o Torneio Soccer do Brasil Cup 2003. Além de contar com equipes de todo o país, participaram da competição também equipes do exterior, como o Deportivo Cali, da Colômbia, e Pato Baeza, do México. O torneio que foi disputado nos campos do Itaguá, Horto e Estádio Municipal movimentou um público diário de cerca de 200 pessoas em cada campo, que puderam acompanhar ótimas partidas de futebol nas diversas categorias em disputa que iam dos nascidos em 1986 até os nascidos em 1993. Ubatuba esteve representada pelas Seleções da Escolinha Municipal “Rubens Salles” de Futebol e pelas equipes do E.C. Itaguá, Desportivo Caiçara, SABE (Estufa II) e ACESQ (Sertão da Quina). As seleções da Escolinha “Rubens Salles” marcaram presença em todas as finais da série ouro (1º e 2º colocados nas chaves em cada categoria) com exceção da categoria dos nascidos em 92/93, que disputaram as finais da série prata (3º e 4º colocados nas chaves em cada categoria).“O Torneio serviu para que nossas crianças pudessem vivenciar situações de uma competição, pois nossos atletas não são preparados para competir, pois o nosso trabalho é voltado mais para o lado social do que o competitivo e nos faltava um intercâmbio com outras equipes e o torneio serviu para um maior amadurecimento, tanto de nossas crianças quanto de nossos professores que puderam trocar informações e experiências com os diversos professores que aqui estiveram e o que me deixou muito feliz foi o fato de mesmo sem toda a experiência necessária nossos atletas mostraram muita disciplina tática e competência técnica, resultado do bom trabalho realizado pelos professores da Escolinha, André Paulo, Reginaldo Barreto, Cristiano e Philipe, estou muito contente e confiante num futuro melhor para nossas crianças, pois agora estamos no cenário das competições e já recebemos vários convites para participar de torneios fora do município, a começar pelo próximo dia 24/07 onde participaremos do Torneio de Aniversário da Cidade de São José dos Campos/SP, naquela cidade”, relata Almir Ramos Corrêa, o Pipoca que é o Encarregado do Setor de Futebol da Secretaria de Esportes e Lazer. As finais aconteceram no último dia 19/07 com os seguintes resultados e classificação:
86/87 – Final Ouro – S.E.L./Ubatuba 0 X 0 Nacional A C – (S.E.L./Ubatuba campeã nos pênaltis);
86/87 – 3º e 4º Ouro – Pato Baeza 6 X 0 SABE;
86/87 – Final Prata – C A Paulistano 1 X 0 S.P.F.Center (Tatuapé);
86/87 – 3º e 4º Prata – Col. Arbos (Sto André) 3 X 1 Clube da Bola (São Paulo);
88/89 – Final Ouro – C A Paulistano 0 X 0 S.E.L./Ubatuba – (C A Paulistano campeão nos pênaltis);
88/89 – 3º e 4º Ouro – S.P.F.Center 4 X 1 E.C. Itaguá;
88/89 – Final Prata – ACESQ 2 X 5 Clube Atlético Tremembé (São Paulo);
88/89 – 3º e 4º Prata – Deportivo Cali 0 X 1 Clube da Bola;
90/91 – Final Ouro – Deportivo Cali 1 X 1 S.E.L./Ubatuba – (Deportivo Cali campeão nos pênaltis);
90/91 – 3º e 4º Ouro – Nacional A C 1 X 4 Pato Baeza;
90/91 – Final Prata – E.C. Itaguá 0 X 3 S.P.F.Center (Tatuapé);
90/91 – 3º e 4º Prata – Desportivo Caiçara 2 X 3 ACESQ;
92/93 – Final Ouro – C A Paulistano 2 X 1 S.P.F.C. Social;
92/93 – 3º e 4º Ouro – Desportivo Caiçara 0 X 7 Nacional A C;
92/93 – Final Prata – Deportivo Cali 0 X 1 S.E.L./Ubatuba;
92/93 – 3º e 4º Prata – Clube da Bola 5 X 0 E.C.Itaguá

Programação da IX Semana da Educação que tem como tema a Pluralidade Cultural

Dia 28 (Segunda-feira)
9 horas na Escola Padre José de Anchieta - Oficinas Pedagógicas para Auxiliares de Serviços Infantis, Assistentes de Creches e Diretores de EMEI
Das 9 às 12 horas na Escola Padre José de Anchieta - Oficina do Lego para Diretores das Escolas Municipais
Das 14 às 17 horas na Escola Tancredo Neves - Oficina do Lego para coordenadores das Escolas Municipais
19 horas na Escola Tancredo Neves - Cerimônia de abertura e coquetel com apresentações culturais e noite de autógrafos

Dia 29 (Terça-feira)
Das 8 às 17h30 na Escola Olga Gil - Curso PEC Integral, Oficinas, Capacitação e PEC Educação Infantil
Das 8 às 17h30 na Escola Tancredo Neves - PEC Ensino Fundamental
Das 8 às 17h30 na Escola Padre José de Anchieta - Oficinas para Auxiliares de Serviços Infantis e Assistentes de Creches
Das 8 às 17h30 na Escola Padre José de Anchieta - Capacitação para Auxiliares de Serviços Gerais e Merendeiras
19 horas no auditório da Escola Padre José de Anchieta - Apresentações culturais com os grupos de teatro Trancos e Barrancos e TAO (Entrada é 1 kg de alimento não perecível - exceto sal)

Dia 30 (Quarta-feira)
Das 8 às 17h30 na Escola Olga Gil - Curso PEC Integral, Capacitação e PEC Infantil
Das 8 às 17h30 na Escola Tancredo Neves - PEC Ensino Fundamental
Das 8 às 17h30 na Escola Padre José de Anchieta - Capacitação para Auxiliares de Serviços Gerais e Merendeiras e Oficinas para Auxiliares de Serviços Infantis e Assistentes de Creche
19 horas no Tubão - Apresentações Culturais das Escolas Olga Gil, Maria Alice, Governador Mário Covas, Marina Salete e da Fundart (Entrada 1 kg de alimento não perecível - exceto sal)

Dia 31 (Quinta-feira)
Das 8 às 12 horas na Escola Padre José de Anchieta - Palestra sobre Saúde e Sexualidade para professores inscritos no PEC no período da manhã
Das 13h30 às 17h30 na Escola Padre José de Anchieta -Palestra para professores inscritos no PEC no período da tarde
Das 9 às 17 horas na Escola Padre José de Anchieta - Capacitação para Auxiliares de Serviços Gerais e Merendeiras das turmas A e B
19 horas no Tubão - Apresentações Culturais das Escolas José Belarmino Sobrinho, Governador Mário Covas, Padre José de Anchieta, Tancredo Neves e Fundart (Entrada 1 kg de alimento não perecível - exceto sal)

Dia 1º (Sexta-feira)
Das 8 às 12 horas na Escola Padre José de Anchieta - Palestra Violência na Escola para Professores inscritos no PEC no período da manhã
Das 13h30 às 17h30 na Escola Padre José de Anchieta - Palestra Violência na Escola para Professores inscritos no PEC no período da tarde
Das 9 às 17 horas na Escola Padre José de Anchieta - Capacitação para Auxiliares de Serviços Gerais e Merendeiras das turmas C e D
19 horas no Tubão - Apresentações Culturais das Escolas Dinorah Pereira de Souza, Professora Virgínia Melle da Silva Lefévre, Índios da Aldeia Boa Vista, Gê Academia, Academia Espaço Livre de Expressão (Entrada 1 kg de alimento não perecível - exceto sal)

Dia 2 (Sábado)
19 horas no Tubão - Apresentações Culturias das Escolas Professora Maria Alice Leite da Silva, Padre José de Anchieta, Tancredo Neves e da Equipe Hepta Campeã Estadual do GRD e Colégio Gênesis (Entrada 1 kg de alimento não perecível - exceto sal)
Os cursos estarão sendo ministrados apenas aos professores da Rede Municipal e funcionários das Escolas Municipais. Palestras e apresentações culturais serão abertas ao público.

Mutirão do Taquaral e Regional Norte

Ubatuba - A equipe do PSF do Taquaral estará fazendo um mutirão nos dias 28, 29 e 30 de julho para identificação das casas que fazem a coleta seletiva do lixo, projeto pioneiro coordenado pela enfermeira Margareth Franco Bueno. Este projeto piloto que abrange a região norte do município usa a criatividade para incentivar a coleta de lixo que passa a ser um problema de saúde. Com o dinheiro da coleta já arrecadado foi feita a compra do spray. A tela foi feita com radiografias não mais utilizadas pelos pacientes , onde foi elaborado o logo tipo da coleta de lixo pela Secretaria de obras. Toda a equipe do PSF do Taquaral estará nesses três dias pintando o muro das casas.o logotipo para que o caminhão possa recolher o lixo reciclável.

Foi aberta a discussão sobre segurança no verão
Setur promove reunião com órgãos de segurança pública

Ubatuba - Na manhã desta quinta-feira, 24, o Secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, Sérgio Carvalho, recebeu na sede da Setur representantes Guarda Municipal (GMU) e das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal para discutir o esquema de segurança pública para a temporada de verão 2003/2004. Ficou agendada uma outra reunião para 14 de agosto na Setur, quando todos apresentarão relatórios com todas as necessidades e demandas e seus respectivos custos e investimentos. Serão convidados para esta próxima reunião as Polícias Florestal e Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros de Resgate e Salva-Vidas e o Setor Municipal de Trânsito.
Participaram da discussão o Comandante da GMU, major José Antônio Macário de Faria, o delegado José Eduardo Cembranelli representando o delegado Titular Fausto Cardoso, o 1º sargento da PM Luiz Carlos de Carvalho representando o Comandante capitão Marcos Antônio Marcondes de Faria e Sérgio Heleno Azevedo de Amorim representando o inspetor Chefe da Polícia Rodoviária Federal. Carvalho adiantou que no próximo ano mais dois portais de entrada para a cidade estarão instalados, na fronteira com o Rio de Janeiro e outro na estrada Oswaldo Cruz, que leva à Taubaté. “Com isso, poderá haver um trabalho preventivo das polícias nestes portais”, afirmou Carvalho.
Nos relatórios que serão elaborados pelos órgãos de segurança deverão constar custos para alimentação de reforço de efetivo, verba para manutenção de viaturas, locais alternativos para alojamento de contingente que supere a capacidade da Companhia da PM, entre outros itens necessários. Na pauta estavam as criações de uma Brigada de Incêndio, Polícia Pericial em Ubatuba e de um Distrito Policial Militar e Civil na Maranduba, região sul do município. O sargento Carvalho adiantou que já foi solicitado 212 policiais para o reforço no verão, o que estoura a capacidade de alojamento. Disse ainda que na última temporada foram enviados 150 homens.
O comandante Macário disse que está auxiliando a Setur na coordenação junto aos órgãos de segurança para o planejamento. “Neste momento estamos colhendo subsídios das necessidades e da logística para que possamos ter um bom desempenho no planejamento”, concluiu Macário. Já o Amorim da PRF disse que o importante é esta iniciativa de trabalhar em conjunto e que o seu relatório será encaminhado antecipadamente, no dia 11 de agosto. Para o delegado Cembranelli, a Civil não tem previsão de reforço e concorda que é necessária a criação de um Distrito para a Maranduba com efetivo próprio. “Na próxima reunião apresentaremos todas as nossas necesidades com um planejamento para o verão”, afirmou Cembranelli.

Monumento ao pescador na entrada da cidade

Ubatuba - Uma escultura com 9 m e altura vem sendo erguida na entrada da cidade, no trevo de saída para Taubaté, homenageando o pescador de nosso município. A iniciativa da Prefeitura conta com apoio de uma comissão especialmente constituída para este fim e integrada por Julio César Mendes, João Teixeira Leite, Ney Martins e o jornalista Luiz Ernesto Kawall.A definição do local , aprovado pela comissão, teve como base um ensaio fotográfico com a maquete montado pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo – SAL, que apontou o ângulo para melhor visualização do motorista e do pedestre que passam pela rotatória. A base do monumento vem sendo concretada com a supervisão do artesão Demétrio da Silva, autor do projeto que entre outras obras, criou a estátua do Bandeirante, em Taubaté. “É uma forma de homenagear os pescadores do nosso município que fazem parte da nossa história e até hoje simbolizam o que temos de mais autêntico em termos de tradição”, diz o prefeito Paulo Ramos.

Perequê-Açu terá acesso á rodovia asfaltado

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou a pavimentação da Avenida Padre Manoel da Nóbrega, no Perequê-Açu, que dá acesso ao trevo do Indaiá e Rodovia Rio-Santos. O projeto completo inclui ainda a pavimentação da Rua Imaculada Conceição que será executado com recursos da ordem de R$ 397 mil do Departamento de Desenvolvimento e Apoio ás Estâncias – DADE . Durante reunião com moradores do bairro a Prefeitura acatou a sugestão de diminuição do diâmetro das duas rotatórias em um metro, tendo como objetivo facilitar a manobra naquele local. O bairro vem recebendo uma série de obras que vão resultar em completa reurbanização levando em conta que estão em pleno andamento o calçamento em bloquete e construção de ciclovia na avenida Abreu Sodré, na orla da praia.

Oficinas do Programa Nacional de Municipalização do Turismo

Ubatuba - Foram três dias de intensos trabalhos com a comunidade da região Sul, que contou com a participação de 35 representantes da iniciativa privada, órgãos públicos e comunidade. As Oficinas do Programa Nacional de Municipalização do Turismo foram realizadas de 22 a 24 deste mês, no auditório do Hotel Cassino Sol e Vida. As Oficinas foram aplicadas pelo moderador da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) / Ministério do Turismo, José Gabriel. A Embratur encaminhou à Setur todo o material didático necessário à aplicação. Ao final o Secretário Sérgio Carvalho parabenizou, agradeceu a presença e o interesse de todos os participantes. Adiantou que a partir de agora já possuímos um grupo preparado para planejar e gerir as questões do turismo e compor o futuro Conselho Municipal do Turismo. As próximas Oficinas do PNMT serão realizadas no próximo mês de agosto para as regiões Central e Norte do município.
Durante as Oficinas foram detalhados os objetivos do PNMT. Entre eles é de fomentar o desenvolvimento turístico sustentável dos municípios, com base na sustentabilidade econômica, social, ambiental, cultural e política. Outro ponto importante é conscientizar e sensibilizar a sociedade para a importância do turismo como instrumento de crescimento econômico, geração de empregos, melhoria da qualidade de vida da população e preservação de seu patrimônio natural e cultural. Faz parte também a descentralização das ações de planejamento, coordenação, execução, acompanhamento e avaliação, motivando os segmentos organizados do município a participar da formulação e da co-gestão do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Municipal. Estimular o fortalecimento das relações dos diferentes níveis do poder público com a iniciativa privada, visando ao estabelecimento de parcerias, é outro item fundamental.
A dinâmica foi dividida em três fases, uma para cada dia. A primeira fase trabalhou com a Conscientização que visa a Capacitação dos Agentes Multiplicadores Nacionais, Estaduais e dos Monitores Municipais, para a mobilização, sensibilização e conscientização da comunidade. A segunda fase cuidou da Capacitação, com a qualificação dos Agentes Multiplicadores Nacionais, Estaduais e dos Monitores Municipais para a orientação dos diversos segmentos da comunidade com vistas a constituição do Conselho Municipal e do Fundo Municipal do Turismo. A terceira e última fase tratou do Planejamento, com a capacitação dos Agentes Multiplicadores Nacionais, Estaduais e dos Monitores Municipais e Monitores como facilitadores na metodologia simplificada de elaboração da Estratégia Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Turismo.
O PNMT é um programa desenvolvido e coordenado pela Embratur, mediante a adoção da metodologia da Organização Mundial do Turismo (OMT), adaptada à realidade brasileira, com o propósito de implementar um novo modelo de gestão da atividade turística, simplificado e uniformizado, para Estados e Municípios, de maneira integrada, buscando maior eficiência e eficácia na administração da atividade turística, de forma participativa. Como instrumento de mobilização, sensibilização e capacitação, o PNMT apóia as funções gerenciais de planejamento, tomada de decisão e controle operacional, abrangendo os órgãos da Administração Pública, sejam eles da administração direta ou indireta, como Autarquias, Fundações e Empresas públicas e privadas. Ao Conselho Municipal de Turismo compete iniciar e coordenar o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo. PMU

Palestra sobre Empretec acontece em agosto

Ubatuba - Será realizado no próximo dia 6 de agosto (quarta-feira), as 14:30 horas na Associação Comercial e Indústrial de Ubatuba uma palestra de apresentação do seminário Empretec, agendado pelo SEBRAE agência Litoral Norte.
A palestra é gratuíta e aberta a todos os interessados, principalmente a pessoas com espírito empreendedor que queiram saber como desenvolver suas características de comportamento empreendedor, CCE´s, tema central do seminário Empretec.
O Empretec baseia-se no fato de o sucesso empresarial não depender apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Segundo o programa, existem comportamentos e características pessoais, como iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem-sucedidos.
Objetivos - Os objetivos do Empretec são: proporcionar uma avaliação franca e completa do potencial empreendedor; reforçar as tendências e habilidades para detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar a eficiência, aumentar lucros em situações complexas, satisfazer clientes, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, utilizar múltiplas fontes de informação, desenvolver planos de negócios, tomar e sustentar decisões frente a adversidades, calcular e correr riscos, aumentar seu poder pessoal, adaptar-se a mudanças rápidas e às incertezas do mercado; reforçar a autoconfiança; e , finalmente, dar apoio e assessoramento na implantação dos planos de negócios.
Para a realização dos seminários Empretec o SEBRAE uniu-se à Agência Brasileira de Cooperação (ABC - vinculada ao Ministério das Relações Exteriores) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no apoio à criação de empresas inovadoras.
No Litoral Norte o Programa Empretec foi implantado em junho de 2000. SEBRAE

Programa Empretec

Muitos empresários deixam de lado o sonho de incrementar seus negócios ou nem começam um negócio próprio, pois não acreditam ter talento ou habilidade suficientes para o sucesso. O que essas pessoas não sabem é que as características de um empreendedor já estão dentro de nós. Só precisa ser reconhecida e desenvolvida. Essa é a tarefa do Empretec, uma parceria Sebrae com as Nações Unidas para o desenvolvimento do petencial empreendedor.
Por meio de entrevistas, oficinas e vivências, o Empretec estimula as mudanças no comportamento pessoal que refletirão no campo empresarial.
As 10 características do EMPREENDEDOR:
Busca de Oportunidades e Iniciativa
Capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidade de negócios com novos produtos e serviços.
Persistência - Enfrentar obstáculos e buscar o sucesso.
Correr riscos calculados - Disposição de assumir desafios e responder por eles.
Exigencia de Qualidade e Eficiência - Fazer sempre mais e melhor. Satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade
Comprometimento - Sacrificio pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.
Busca de Informações - Busca constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio
Estabelecimento de Metas - Estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa
Planejamento e monitoramento sistemáticos - Organizar tarefas de forma objetiva, com prazos definidos, para que os resultados possam ser medidos e avaliados
Persuasão e rede de Contatos - Usar estratégias para persuadir e influenciar outras pessoas.
Independência e Auto-confiança - Ter autonomia para agir e manter sempre a confiança no Sucesso
O EMPRETEC mostra resultados práticos segundo dados do IBGE, GEM 2001 e IBQP o Empretec afasta o perigo de quebra do negócio além de aumentar o faturamento da empresa após o curso. Segundo os dados o crescimento médio de faturamento após o curso é de 64%, em 71% das empresas participantes. SEBRAE

Carta do Leitor

Foto Saudade - Está indicado que a foto saudade 4 - da Av. Iperoig é de 1958. Creio que houve um engano. O Karmann-Guia estacionado no lado direito da foto é um modelo dos anos 64-65. Um aficcionado por carros com certeza apontará o ano de fabricação deste modelo.
No entanto parabéns por mais esta iniciativa de vocês.

Eduardo Braga


Parabéns a PM - Gostaria de parabenizar a Policia Militar pelo trabalho que vem fazendo na Maranduba, Sertão da Quina, Araribá, no sentido de fiscalizar/altuar os veículos que estão circulando pelo nosso bairro sem condições, ou com falta de documentação.
Já está mais que na hora de podermos ver atitudes práticas do combate as irregularidades.
Tomara que não seja ações isoladas que fiquem por pouco tempo.

Carlos Roberto
Sertão da Quina
Ubatuba - SP


De volta - Meus caros amigos(as), depois de 10 dias participando do JAMBOREE (acampamento escoteiro) em Fortaleza CE, estou de volta a net.
logo, logo estou enviando prá vcs, umas coisas legais que recebi! Para quem quiser ver as fotos do jamboree nacional, entre nos site: www.f64.com.br  ou www.superatila.kit.net/jamboree.htm
e visite o site do meu grupo escoteiro: www.geiperoig.kit.net

Andre Vital Diniz
G.E. Iperoig
Ubatuba, SP


Parabéns - Olá Emílio, aqui quem escreve é Ana Paula, artista plástica e moradora de Ubatuba.
Venho por meio deste parabenizá-lo por todo seu trabalho até aqui. Venho acompanhando-o diariamente pelo jornal Litotal Virtual, e fico feliz de ver como seu trabalho está desenvolvido. Ano passa e vc mantem-se em postura. Bacana isso. Parabéns.
Uma abraço.

Ana Paula
Ubatuba, SP


Educar, Cuidar e Respeitar... - O mundo se encontra em constante evolução e muitas vezes foge do nosso alcance acompanhar toda essa mudança, mas se tratando de educação é necessário que saibamos o que acontece a nossa volta, para que possamos aperfeiçoar nosso aprendizado.
Em tempos onde em palestras e cursos temos a afetividade como um ponto fundamental para o desenvolvimento infantil, não podemos esquecer que a criança necessita de um tempo para criar esse vinculo afetivo com seus familiares.
Nas creches, onde as crianças passam a maior parte do dia com seus educadores, podemos observar a presença dessa afetividade, mas em que momento isso acontece com papai e a mamãe?. Não se pode fechar os olhos e acreditar que após um dia de trabalho esses pais tenham todo entusiasmo necessário, para reforçar esse vinculo afetivo, uma vez que as crianças também estão cansadas, prontas para dormir e se preparar para o dia seguinte.
Toda criança tem o direito de estar na escola mas também tem o direito de um tempo com seus familiares para firmar essa relação afetiva tão importante no seu convívio.
E por falar em direito, voltamos ao inicio do ano para frisar que a grande preocupação das escolas é o período de adaptação, tempo que as crianças precisam para se familiarizar com os educadores que vão acompanha-las durante o ano, criando ali o seu vinculo de afetividade. E o que acontece quando um educador precisa se afastar da escola?
Quem são e que vinculo tem os profissionais que vão atender essas crianças?
Ë preciso que se de oportunidade a outros educadores, mas também é necessário que essas pessoas tenham conhecimento no que diz respeito ao desenvolvimento infantil. A educação é tão importante quanto a medicina, já imaginaram se nos hospitais fossem dadas oportunidades a pessoas não qualificadas?? É um grande equivoco achar que qualquer pessoa pode fazer o papel do educador. Precisamos parar de agradar os adultos usando a criança... e cuidar de nossas crianças com mais amor e respeito para que quando adultas sejam pessoas felizes...

Sandra da Silva
Professora Auxiliar de Serviços Infantis
Ubatuba, SP



Foto Saudade

Vista Parcial  Ubatuba

Ubatuba
Vista Parcial
????*

*Identifique o ano que a foto retrata e ganhe um protetor de telas (wallpaper) com todas as imagens da seção!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo Fotos Saudade

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor