Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 29 de julho de 2003 - Nº 832 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Artistas na fase regional do Mapa Cultural Paulista
   3ª Festa da Paróquia Nossa Senhora da Glória
   Campanha de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos
   Caraguá teve 13 notificações de caso de Dengue

Ilhabela:
   Petroleiro encalha a poucos metros da costa de Ilhabela
   Marinha instaura inquérito para apurar causas do encalhe
   Petroleiro foi construído em 1979

São Sebastião:
   Tribunal de Justiça quer desativar depósito de lixo da praia da Baleia

Ubatuba:
   Escoteiros realizam acampamento nacional
   Forum Regional da Criança e Adolescente

Seções:
   Carta do Leitor
   Foto Saudade



Artistas na fase regional do Mapa Cultural Paulista

Caraguatatuba - Já estão definidos os representantes de Caraguatatuba para o Mapa Cultural Paulista 2003-2004. Na modalidade artes plásticas, são: Marcos Olli, Fabrin e Juliano Junqueira; na modalidade fotografia o representante é Gustavo Grunevaldi; em literatura, Mariangela Ragassi e em poesia Max Miller. Na modalidade dança o representante é Primeiros Passos Cia de Dança, com a coreografia “Sombras da Paixão” e em teatro foi apontada a Cia Junior Magresco, com o espetáculo “Hamlet Máquina”, de Heiner Müller.
Eles estarão concorrendo a durante o mês de novembro com os municípios do Cone Leste Paulista.
Caraguatatuba sedia a fase regional de artes plásticas, que acontece de 13 novembro a 14 de dezembro de 2003, no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Outros municípios também recebem artistas e realizam exposições, confira os dias e locais: Paraibuna recebe Conto, dia 26 de novembro; Queluz sedia Dança no dia 28; Redenção da Serra apresenta os representantes de Desenho de Humor dia 25; Ubatuba realiza a fase regional de Fotografia no dia 21; Campos do Jordão mostra a modalidade Poesia e São Sebastião sedia Teatro de 20 de novembro a 14 de dezembro.
O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio dos municípios. Tem como principal meta percorrer o estado para identificar as áreas de maior interesse da população, bem como conhecer os artistas e sua forma de atuação, incentivando seu trabalho. (Fonte: PMC)

3ª Festa da Paróquia Nossa Senhora da Glória

Caraguatatuba - A Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Caraguatatuba estará realizando a 3ª Festa da Paróquia, este ano sob o tema “Maria, a virgem que soube ouvir”. A festa acontece entre os dias 1º e 31 de agosto. Além da programação litúrgica, a festa conta com bingos de prêmios especiais aos finais de semana, sendo que no dia 30 de agosto o bingo sorteará uma moto 125 CC. A paróquia fica na Avenida José da Costa Pinheiro Jr., 970, Travessão.
Aos finais de semana a Paróquia realiza missas especiais:
Dia 1, sexta - “Maria, a virgem que soube ouvir”, Padre Marcos.
Dia 2, sábado - “Maria, modelo de entrega”, Padre Elmiran.
Dia 3, domingo - “Maria, modelo da igreja”, Padre Jacó.
Dia 8, sexta - “Maria, aquela que acreditou”, Padre Jacó.
Dia 9, sábado - “Maria, cooperadora da redenção”, Frei José.
Dia 10, domingo - “Maria, sinal da esperança”, Padre Alessandro.
Dia 15, sexta - “Maria, mãe e educadora da fé”, Padre Jairo.
Dia 16, sábado - “Maria, porta para o céu aberta”, Padre Dislau.
Dia 17, domingo, às 18 horas - “Maria, bendita entre todas as mulheres” - Dom Fernando.
Dia 22, sexta - “Maria, glória do povo de Deus” - Frei Ricardo.
Dia 23, sábado - “Maria, sacrário do Espírito Santo” - Frei Fábio.
Dia 24, domingo - “Maria, filha, esposa e mães” - Padre Matheus.
Dia 29, sexta - “Maria, modelo de serviço” - Frei Gastone.
Dia 30, sábado - “Maria, modelo de pureza”, Padre José Ailton.
Dia 31, domingo - “Maria, mãe de todos os povos e nações”, Padre José. (Fonte: PMC)

Campanha de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba dará início na segunda-feira, dia 4 de agosto à Campanha de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos. A campanha percorrerá o município durante todo o mês de agosto. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 20 mil animais. No primeiro dia da campanha, a equipe da Sessão Zoonose irá atender com posto volante em vários bairros da cidade, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
No dia 5, terça-feira, haverá vacinação em quatro bairros: no bairro Tabatinga - Avenida da Praia (próximo ao estacionamento) e volante, das 8 às 11 horas; no Sertão dos Tourinhos - próximo ao CEI-Centro de Educação Infantil, das 8 às 11 horas; no bairro Capricórnio - na praça do centro comercial, das 13 às 17 horas; e também no Getuba e Jd. Santa Rosa - no posto de Gasolina Shell, das 13 às 17 horas.
Na Terça-feira, dia 6, a equipe irá atender o bairro Massaguaçu - na praia, próximo a igreja Católica e volante, das 8 às 11 horas; no Recanto do Sol (Casa da Teka), das 13 às 17 horas; na Rua Antonio Alexandre, próximo ao Posto de Saúde e volante, das 8 às 11 horas e das 13 ás 17 horas.
Na Quinta-feira, dia 7, a campanha será realizada nos bairros Olaria - próximo ao bar do Tião e volante, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas; no Jd. Casa Brancav - na Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas; e no Cantagalo e Serraria - na entrada da Fazenda Disparada e volante, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas.
Na Sexta-feira, dia 8, a vacinação vai acontecer na Praia Martin de Sá - próximo ao quiosque Baleia Branca e volante, das 8 às 11 horas; e na Avenida Castelo Branco - Rodovia (próximo a Esquadrimar), também das 8 às 11 horas. No mesmo dia também será atendido o bairro Prainha, próximo a Padaria Farol, das 13 às 17 horas. Outro bairro a ser atendido no dia 8, é o Ipiranga, próximo ao Bar do Julinho, das 13 às 17 horas.
Na semana seguinte, a campanha atenderá os bairros Sumaré, Benfica e Centro, na segunda-feira; Jd. Estrela Dalva, Caputera e Jd. Primavera, na terça; Rio do Ouro, na quarta-feira, Jaraguazinho, Ponte Seca, Jd. Jaqueira, Indaiá e Tinga , na quinta; e Indaiá e Aruan, na sexta. (Fonte: PMC)

Caraguá teve 13 notificações de caso de Dengue
Caraguatatuba registrou durante o mês de julho, 13 notificações de suspeita de dengue. Um caso foi confirmado como autóctone

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, através do setor de Vigilância Epidemiológica, informou os novos números de Dengue na cidade. No mês de julho foram registradas 13 notificações. Um caso autóctone foi confirmado e os outros 12 esperam o resultado de exame.
A cidade vem realizando ações de combate à doença desde a temporada de verão, não interrompendo o trabalho de orientação e vistoria das residências, com a chegada do inverno. A distribuição de panfletos e as visitas continuam.
No total até agora, Caraguá registrou em 2003, 112 notificações, 17 casos positivos, sendo 15 autóctones, 1 importado e 1 indeterminado, 63 negativos, 30 aguardando resultado e 2 inconclusivos (quando o resultado do exame causa dúvida e é feito um novo pedido). (Fonte: PMC)

Petroleiro encalha a poucos metros da costa de Ilhabela

Ilhabela - 26/7/2003 10:42 - O navio Muriaé, da Fronape (Frota Nacional de Petroleiros), com 130 mil toneladas de óleo cru do tipo albacora, encalhou no Canal de São Sebastião, a cerca de 500 metros da costa, próximo à Ilha das Cabras, em Ilhabela. O fato aconteceu por volta das 14h30 de sexta-feira. Até às 20h20, o petroleiro continuava encalhado pela proa, a dois metros abaixo da lama.
O acidente ocorreu quando o navio era rebocado para atracar no píer 2 do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), da Petrobras/Transpetro. O CRE (Centro de Respostas a Emergências), do Cempol (Centro Modelo de Combate à Poluição por Óleo no Mar) foi acionado. Até ontem era desconhecida a causa do encalhe, que poderia envolver vários fatores, como o reboque e a praticagem ou ainda falha mecânica no navio. A Petrobras/Transpetro deve formar comissão para apurar o caso.
Quatro rebocadores da Transpetro iniciaram a tentativa de desencalhe às 15h. Às 16h30, a Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil, em São Sebastião, determinou o encerramento da operação, para evitar riscos de o petroleiro rachar, o que poderia causar um acidente ecológico de proporções incalculáveis.
Conforme nota oficial da Transpetro, divulgada às 20h15 de ontem, o navio estava sob orientação de prático credenciado pela Capitania dos Portos, como é de praxe nas manobras de entrada e saída dos portos. “Imediatamente, a Petrobras mobilizou equipes de especialistas para avaliar a melhor alternativa de desencalhe da embarcação e avisou às autoridades marítimas e ambientais”.
A Transpetro também informou que o petroleiro foi cercado por bóias de contenção, cumprindo procedi-mentos de segurança da companhia. “No momento, a embarcação está recebendo apoio de quatro rebocadores. Mais outros dois chegarão esta madrugada ao local”, completou a assessoria de imprensa da empresa.
Transbordo - Hoje, pela manhã, a Transpetro deverá realizar o transbordo de parte do óleo, cerca de 30 mil toneladas, para o navio Caravelas, de pequeno porte. O volume está concentrado na proa (parte frontal) do Muriaé. Esta operação dependerá de defensas e mangotes, equipamentos que seriam destinados da Fronape, no Rio de Janeiro.
Segundo o delegado da Capitania dos Portos, capitão de fragata Paulo Rogério de Souza Almeida, é possível que um navio maior seja usado, no caso o Piquete, atracado no Tebar. Até a noite de ontem, na proa do Muriaé, a profundidade do Canal de São Sebastião era de 12,8 metros, enquanto na popa atingia 24 metros.
Ainda ontem, o delegado afirmou que não havia qualquer risco de rachaduras no navio. Ele também informou que, durante a operação de transbordo, hoje, devem ser usadas bóias de contenção de óleo, medidas preventivas para caso de derrame de petróleo.
O Muriaé tem fundo duplo na parte central do casco. Este reforço não existe nos tanques laterais, segundo declara o diretor do Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros), Marcos Vinícius Zanelli. O navio, construído em 1979, trazia petróleo da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Durante anos foi usado também para transporte de minério. Em 9 de agosto de 1987, o navio derramou 5 toneladas de óleo no Canal de São Sebastião.
“Atrapalhada” - O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, Nivaldo Simões, estava na travessia de balsas São Sebastião/Ilhabela, quando observou o petroleiro encalhado. “Fazia muito tempo que eu não via uma atrapalhada destas: a última vez foi na década de 80”, ele disse. “Dentro de uma ação de alto risco, tudo é possível”, o diretor completou, sobre que tipo de impacto ocorreria caso o navio apresentasse rachaduras. “A Petrobras não dá conta de acidentes menores, que dirá de grandes proporções? Espero que o resultado agora não seja trágico”.
O advogado Eduardo Hipolito do Rego, membro do Mopress (Movimento de Preservação de São Sebastião), afirmou que também estava preocupado com a operação de transferência de óleo. “Desde já, estou com os dedos cruzados, estou indo para a novena em louvor a Santana, vou aproveitar e rezar para tudo dê certo”.
No dia 3 de junho, ocorreu derrame de petróleo, no Canal de São Sebastião, durante operação de descarga do navio Nordic Marita.
Houve problema no ponto de conexão de três braços de carregamento do píer, que se soltaram do navio. O óleo atingiu encostas, ilhas e praias de Caraguatatuba e Ubatuba. A Transpetro estimou que o derramamento foi de 15 mil litros de petróleo. (Fonte: Imprensa Livre)

Marinha instaura inquérito para apurar causas do encalhe

Ilhabela- A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião – Marinha do Brasil, abriu inqué-rito para apurar as causas do encalhe do navio Muriaé, ainda na tarde de ontem. Segundo o delegado Paulo Rogério de Souza Almeida, as condições meteorológicas no momento do incidente eram normais.
Hoje, ele acompanhará a operação de transbordo do óleo do Muriaé para o Caravela e também a nova tentativa de desencalhe. Conforme explicou, as defensas que vêm do Rio de Janeiro evitarão qualquer tipo de atrito no costado dos navios.
Ainda segundo o delegado, o navio não atrapalha a navegação de outras embarcações no Canal. Isto inclui as balsas que fazem a travessia São Sebastião-Ilhabela.
De acordo com o comandante Paulo Rogério, o Muriaé se encontra em perfeitas condições. “Não houve nenhum dano e também não existe risco iminente”.
Ele explica que a passagem do óleo para outro navio facilitará a operação desencalhe. “A idéia é aliviar a proa do Muriaé, que é a parte encalhada. Pelo menos 30 mil toneladas devem ser retiradas”.
Quanto ao inquérito, o delegado deverá ouvir todos os envolvidos na atracação do Muriaé em São Sebastião, entre eles, o comandante, o prático e mestres de rebocadores.
Defesa Civil fica de prontidão para um possível vazamento do Muriaé
Com o iminente risco de vazamento do petroleiro Muriaé, encalhado ontem a cerca de 500 metros da praia de Barra Velha, a equipe da Defesa Civil da cidade ficou de prontidão para um possível acidente.
Klaus Bruder, chefe da Defesa Civil de Ilhabela, que esteve no local averiguando os riscos, disse que o navio deveria permanecer encalhado até a maré encher.
“Ele está bem de proa em direção ao terminal da balsa.”
Preocupado com a possibilidade de um novo desastre ecológico, Klaus Bruder especulou que o navio Muriaé poderia estar encalhado em um banco de areia. “Espero que seja, para não danificar o casco.” (Fonte: Imprensa Livre)

Petroleiro foi construído em 1979
O petroleiro Muriaé, foi construído pelos estaleiros Verolme e é de propriedade da Fronape – Frota Nacional de Petroleiros.

Ilhabela - O navio, com capacidade de carga de 133.752 toneladas de óleo, está carregado com cerca de 130 mil toneladas de petróleo, oriunda da bacia de Campos. A assessoria de imprensa da Fronape não informou ainda se a pressão do banco de areia onde o Muriaé se encontra encalhado corre risco de rachar o casco da embarcação, que tem fundo duplo na seção central.
O Muriaé encalhou, pelo menos, desde o início da tarde e até o início da noite dois rebocadores estavam trabalhando nas extremidades do navio – não se sabe ainda se procurando retirá-lo do banco de areia ou apenas manter o navio estável. Com a subida da maré há uma previsão, informal, de que pudesse ser viável a retirada do navio antes da meia-noite de ontem. (Fonte: Imprensa Livre)

Tribunal de Justiça quer desativar depósito de lixo da praia da Baleia

São Sebastião - 29/7/2003 9:28 - A Prefeitura de São Sebastião tem 180 dias de prazo para encerrar o uso do depósito de lixo na praia da Baleia. A medida consta em acordão do Tribunal de Justiça do Estado, publicado no último dia 23 no Diário Oficial, mas ainda há necessidade de notificação à prefeitura. A publicação confirma o acórdão proferido pelo TJ, em abril do ano passado. A prefeitura opôs embargos de declarações a esta decisão, mas foram rejeitados pelo mesmo tribunal.
Conforme o TJ, a prefeitura deverá cessar a disposição irregular de resíduos na área em razão de danos ambientais e riscos à saúde pública. A ação judicial foi movida em 1989, pela Sabaleia (Sociedade Amigos da Praia da Baleia) e, posteriormente, pelo Ministério Público.
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Paulo Guimarães, afirma que a prefeitura vai recorrer da decisão, por meio de recurso especial ou extraordinário, junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça). Ele afirma que uma das teses de defesa é o fato da ação judicial ser antiga, não refletindo as condições atuais do depósito de lixo.
Paulo Julião - O prefeito de São Sebas-tião, Paulo Julião, reforça que o problema principal do aterro é o passivo de lixo acumulado durante 14 anos, entre 1986 a 2000. Trata-se de uma montanha de 60 metros de altura, formada por 300 mil metros cúbicos. “O custo para retirar é de R$ 40 milhões”, ele avalia.
Julião declara que, comparado a depósitos de lixo de outras cidades do Litoral Norte, o existente em São Sebastião é hoje “um paraíso”. Ele afirma que a prefeitura indicou outras áreas para novo depósito de lixo, mas depende da Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia Ambiental) apontar qual terreno é passível de licenciamento ambiental. “Decisão judicial é para ser cumprida, mas a questão do lixo não é simples, é serviço essencial”, o prefeito completa.
Sabaleia - O presidente da Sabaleia, Floriano Otavio de Godói, afirma que “o lixão” da Baleia provoca poluição ambiental. “Era para ser um depósito provisório e tornou-se definitivo, sem o adequado tratamento; a prefeitura já sabia da existência da ação judicial, mas não houve interesse em resolver a questão. O prefeito Paulo Julião prometeu que tinha outra área ao norte da cidade, mas não pediu exame a nenhum órgão do Estado”, completa.
Godói afirma que laudo da Cetesb comprova que o depósito da Baleia lança chorume em afluente do rio Sahy e no lençol freático. Ele admite a possibilidade de caos, na hipótese do município cumprir a determinação do TJ sem ter outra área para depósito de lixo. “Isto é resultado de má administração”, critica. A Sabaleia, recentemente, contratou o escritório do jurista Edis Milaré para trabalhar no processo contra a prefeitura.
IQR - Conforme dados da Cetesb, divulgados no início deste ano, o IQR (Índice de Qualidade de Resíduos), do depósito de São Sebastião é 5,2. De 0 a 6, o índice é considerado inadequado. De acordo com a Cetesb, o depósito apresenta problemas como proximidade de curso d’água, visibilidade do aterro pela população, falta de sistema de tratamento de chorume, presença de urubus e falta de impermeabilidade do solo.
O depósito da Baleia conta com tratamento mecânico-bio-lógico, tecnologia alemã, adotada em 2000, mas ainda não tem licença ambiental da Cetesb. Em abril deste ano, a prefeitura apresentou o RAP (Relatório Ambiental Prévio).
O diretor de Meio Ambiente de São Sebastião, Nivaldo Simões, afirma que ao final deste mês deve ser concluído todo o sistema de drenagem de chorume no aterro, dirigindo o material para tanque de captação com capacidade para 1,6 milhão de litros. Segundo ele, este sistema diminuirá o impacto causado pelo passivo de lixo depositado durante 14 anos.
Simões ainda afirma que a situação vai melhorar sensivelmente, com obras previstas no RAP, sob análise da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. São os serviços de drenagem de chorume, de gases e impermeabilização. Pelo RAP também consta necessidade de ampliação do aterro.
Simões afirma que no aterro da Baleia foram instalados postos de monitoramento do lençol freático, até dez metros de profundidade. Segundo ele, resultados preliminares apontam que a situação é favorável.
O objetivo da prefeitura é adequar o aterro da Baleia e usá-lo apenas para o lixo coletado na Costa Sul. A idéia é utilizar terreno na Costa Norte para depósito do lixo desta área e também da região central.
Segundo Nivaldo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente não emite opinião preliminar sobre o terreno e exige o RAP, que está em fase inicial de elaboração. Serão necessários três a quatro meses para a conclusão deste trabalho. (Fonte: Imprensa Livre)

Escoteiros realizam acampamento nacional

Ubatuba - A União do Escoteiro do Brasil realizou entre os dias 12 e 19 deste mês o II Jamboree nacional, acampamento que reuniu escoteiros de 21 estados do Brasil, e teve a participação de Escoteiros da França e de Portugal.
O acampamento foi realizado na cidade de Caucáia (região de Fortaleza) em uma bela praia. A área destinada para o acampamento era provida de duas piscinas, lago, lanchonete, dois restaurantes, posto telefônico, escritórios, posto médico, diversas lojas e até um posto bancário, já que a moeda corrente no acampamento era o J$ (jegue).
Os jovens escoteiros não pararam um só minuto, tendo atividades de manhã, de tarde e diversas festas à noite. Participaram de trilhas, parque aquático, lagoa do cauípe, artesanatos locais, entre outros, fizeram parte dos dias dos jovens de 12 a 18 anos. E na base da Aldeia global, aprenderam a tirar fotos com latas, e puderam debater diversos temas que iam dos direitos das crianças a letras de músicas de Gabriel Pensador.
O litoral norte foi representado por escoteiros do grupo escoteiro Iperoig de Ubatuba, e com toda certeza será um acampamento para marcar história na vida de mais de 2.500 participantes, deste grande encontro da fraternidade escoteira.
Daqui a dois anos terá o Jamboree Pan-americano e 2 anos depois (provavelmente em Goiás) teremos o III Jamboree nacional.
Quem quiser ver as fotos deste grande acampamento, visite o site: www.f64.com.br .
Fonte: André Diniz, coordenador do ramo escoteiro do pólo do Litoral Norte S.P.

Forum Regional da Criança e Adolescente

Ubatuba - Será realizado nos dias 1 e 2 de agosto próximo, o I FORUM CRIANÇA E ADOLESCENTE DO LITORAL NORTE, com o objetivo de definir a política de atendimento dos Municípios e Região.
Organizado pelos CONSELHOS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, acontecerá no Salão de Eventos da Igreja São Francisco, no Centro de Ubatuba,
com a seguinte programação:

Dia 1 - Sexta-Feira
Das 8 às 9 horas - Credenciamento e Coffee Brack
Das 9 às 10 horas - Albertura Oficial.
Das 10 às 11h30 -Tema: Família - Competências, Políticas Públicas e Ações. Palestrantes: Dra.Albertina Duarte (Coordenadora da Saúde do Adolescente
Dra. Lia Junqueira (Centro de referência à Criança e ao Adolescente)
Salvador Soler (Representante do UNICEF no Estado de São Paulo)
Das 11h30 às 12h30 - Debate
Das 12h30 às 14h00 - Almoço
Das 14 às 15h30 - Tema: Criança e Adolescente: Competências, Políticas Públicas e Ações.
Palestrantes: os acima.
Das 15h30 às 17h00 - Debates
Às 17h00 - momento cultural.

Dia 2 - Sábado
8h00 - Coffee Brack
9h00 - Momento cultural
10h00 - Apresentação diagnóstico das cidades
12h00 às 14h00 - Almoço
Das 14h00 às 16h30 - Debates grupos
Das 16h30 às 17h30 - Plenária dos grupos
17h30 - Eleição de Delegado Regional
18h00 - Encerramento - Grupo de Capoeira Projeto Pé da Serra.

Carta do Leitor

Convite - Venho por meio deste, convida-los para o lançamento do meu terceiro livro, chamado "Mariquita pernas tortas". No próximo dia 02/08/03, ás 15 horas na Casa da Cultura em Ilhabela. A renda desse lançamento vai para complementar a compra de uma prótese, para o professor Ivanilton Pereira de Oliveira. Espero todos aqui. O local fica no centro da cidade. Um abraço.

Francisca González Lazzaro
Ilhabela, SP


Foto Saudade - Oi, quero parabenizar pelo site, gosto muito e UBATUBA é meu sonho. Gostaria que colocassem foto da praia das TONINHAS vista do mirante da praia Grande. Passei minhas férias de infancia e adolescencia nessa praia, numa casa ao lado do Hotel das Toninhas. Gostaria tambem que colocassem fotos dessa praia nas decadas de 60, 70, 80, 90, na foto saudade, especialmente 60 e 70. Já faz um tempo, estava salvando fotos e encontrei uma da PRAIA VERMELHA DO CENTRO, era um canto da praia com grandes ondas e pessoa surfando; quando fui
salvar não encontrei mais a foto! Deve ser anterior às que estão no site. Gostaria que recolocassem a foto para que eu pudesse salvar para meu arquivo muito especial. Muito obrigada.

Lia Richards
Ubatuba, SP


Foto Saudade - Esta foto (Foto Saudade 06) foi tirada quando ainda se encontrava existiam as quadras de tenis construída pelo Itaguá Praia Clube, portanto devem ter sido tiradas entre 1962 a 1964.

Herbert Marques
Ubatuba, SP

Foto Saudade

Praia das Toninhas Ubatuba

Ubatuba
Praia das Toninhas
????*

*Identifique o ano que a foto retrata e ganhe um protetor de telas (wallpaper) com todas as imagens da seção!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo Fotos Saudade

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor