Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 30 de julho de 2003 - Nº 833 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Circuito de Biathlon do Litoral Norte reuniu 120 atletas
   Caraguá implanta tecnologia de ponta na sinalização de trânsito
   “Hamlet Máquina” ganha Mapa Cultural Paulista
   Aurimar recepciona Deputado Estadual do PTB

Ilhabela:
   Bonete deverá ter telefones públicos em três meses
   Conseg discute intercâmbio entre polícias do Brasil e Canadá
   Atletas Ilhabelenses se destacam no 1º Circuito Litoral Norte de Biathlon
   Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela

São Sebastião:
   São Sebastião recorre contra fim de aterro
   Operação de desencalhe do Muriaé durou quase 6 horas
   São Sebastião participará de Conferência Nacional das Cidades
   Secretário de Cultura esteve na sede de Oficinas Culturais de Maresias
   Barco Toa Toa vence o 2° Rally Náutico
   Trio é preso após fazer dois roubos na Costa Sul
   Preso “faxina” foge levando arma do carcereiro mas é recapturado

Ubatuba:
   Pedra Fundamental do Centro de Convenções é lançada
   Fim de semana cultural na Fundart
   Ecoturismo tem Câmara Setorial
   Festival do Camarão supera as expectativas na Praia da Almada
   Educação é compromisso com o futuro
   Barco afunda e pescador desaparece
   Assaltante morre após troca de tiros com Polícia Militar

Seções:
   Carta do Leitor
   Foto Saudade



Notícias de Caraguatatuba

Circuito de Biathlon do Litoral Norte reuniu 120 atletas

Caraguatatuba - Mesmo debaixo de chuva 120 atletas vindos do Litoral Norte, Vale do Paraíba e de outras cidades do Estado se reuniram na Praça de Eventos, na Avenida da Praia, para participar do 1º Circuito de Biathlon do Litoral Norte.
A prova (corrida e natação) contou com 3 mil metros de corrida e 500 de natação. Na categoria revezamento masculino participaram 13 duplas e o primeiro lugar ficou com os atletas Alexandre Freitas e Adaiton dos Santos, da equipe Caraguatação, da Secretaria de Esportes da cidade. O sebastianense Antônio Domingos Ramos foi o vice-campeão, seguido por Fernando Gonçalves e Israel Murat, de Santos.
“Tinha muita gente forte participando. O ritmo estava muito puxado. Estou muito feliz com o segundo lugar, treinei muito durante a semana para isso”, disse Antônio Ramos, que é patrocinado pela King’s Vidros, Central Contabilidade e doutor José Mauro.
Já no revezamento feminino, a campeã foi a dupla Camilla Oliveira (Caraguá) e Michelle dos Santos (Ubatuba).
Nas categorias individuais (oito masculinas e oito femininas) a equipe Caraguatação, de Caraguatatuba, faturou o maior número de medalhas.
Na categoria “A” masculino, Cássio Abreu, de São Paulo, ficou em primeiro lugar, seguido por dois competidores da casa, Daniel Lunardi e Luiz Fideles. Pela “A” feminino, o ouro foi para a caraguatatubense Amanda de Matos. Thamires Porazza e Nirlene da Rocha, também de Caraguá, ficaram com o 2º e o 3º lugares.
O atleta Almaran Romantino, de Descalvado (SP), foi o campeão na categoria “B” seguido por Fernando Palazzini, da Portuguesa e Bike North. Em terceiro lugar ficou Cleiton Mariano, de Caraguá.
Ilhabela também esteve representada na competição.
Na categoria “G”, o atleta Manuel Benedito Carvalho conquistou a prata, Edward Silva, de São José dos Campos, foi o campeão e em 3º lugar ficou o coronel Jéferson Vilela, do Corpo de Bombeiros.
Fábio Nunes, de São Sebastião, foi o terceiro colocado em sua categoria.
A competição premiou com troféus e medalhas os primeiros colocados de cada categoria. Não foi realizada uma premiação dos melhores colocados no geral do circuito.
“A chuva atrapalhou um pouco. Cerca de 40 atletas inscritos deixaram de vir. Mas ficamos muito satisfeitos com a competição”, disse Michel Willian Longhi, um dos organizadores.
As próximas etapas serão realizadas na praia Martin de Sá, uma no dia 12 de outubro e a última no dia 7 de dezembro. O 1º Circuito de Biathlon do Litoral Norte contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Associação Sabesp, 17º Grupamento de Bombeiros e das Faculdades Integradas Módulo. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá implanta tecnologia de ponta na sinalização de trânsito
Caraguatatuba é a primeira cidade do Litoral Norte a adotar materiais de alta tecnologia na confecção de placas de trânsito. As principais avenidas e ruas da cidade estão recebendo Placas Refletivas para melhorar a segurança de motoristas e pedestres

Caraguatatuba - Caraguá irá receber hoje, quarta-feira, dia 30, às 13 horas, a visita de membros da diretoria da 3M dos Estados Unidos (matriz) e do Brasil, que estão passando por todas as cidades da região, conhecendo os locais onde foram instaladas suas placas de sinalização de trânsito com alta tecnologia refletora. Pela manhã, eles passarão em Jacareí, Caçapava e Taubaté.
Em abril, foram instaladas 24 placas em Caraguá e ontem, dia 28, outras dez. Os pontos de implantação foram definidos de acordo com um estudo realizado pela Ditran (Divisão de Trânsito e Transportes Coletivos), que determinou áreas de tráfego mais intenso e de maior risco de conflito e acidentes. “Nosso objetivo em instalar esse equipamento é reforçar a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas, que passarão a ter uma sinalização mais visível”, disse o diretor da Ditran, Cel. Celso Rapaci. Segundo a assessoria da 3M, esse equipamento é considerado de extrema importância, já que Caraguá é uma cidade turística e, portanto, precisa de uma sinalização mais eficiente para orientar as pessoas que não estão familiarizadas com seu trânsito.
Receberam, portanto, o material refletivo R1 (Parada Obrigatória) os cruzamentos das avenidas Prestes Maia com a Miguel Varlez, da Oswaldo Cruz com a Frei Pacífico Wagner (que em breve terá um semáforo), da rua Sebastião Mariano Nepomucemo com a avenida Altino Arantes, e as esquinas das ruas que dão acesso à Avenida da Praia (Dr. Arthur Costa Filho). A Avenida Dr. Arthur Costa Filho recebeu placas de Passagem de Pedestre, que funcionam como indicação da faixa, e também as que indicam Área Escolar. Na altura da Rua Caçapava, a avenida recebeu a placa de Estreitamento de Pista e na rotatória da Prestes Maia, foram instaladas as que indicam Intersecção em Círculo.
A EMEF “Dr. Carlos de Almeida Rodrigues”, no Indaiá, recebeu a sinalização de Área Escolar com um diâmetro de 75 cm - o comum é 50 cm - acoplada com foco de segurança, lombada e regulamentador de velocidade. As outras escolas também são sinalizadas da mesma forma, mas por ter um tráfego mais intenso, apenas o Indaiá recebeu as placas refletivas. As outras têm placas comuns.
O custo desse material é três vezes maior que o do material comum. “Por isso é que compramos um número reduzido e selecionamos os locais de acordo com a intensidade de tráfego da área. É importante dizer que esse equipamento é mais durável e permitirá uma significativa redução de acidentes e conflitos de trânsito”, disse Rapaci.
O material - As Placas Refletivas são produzidas com um alto grau de refletividade, proporcionando melhor visibilidade diurna e noturna aos motoristas, pedestres e ciclistas, o que reduzirá o risco de acidentes em áreas onde há tráfego muito intenso. A película 3M Scotchlite Grau Diamante VIP da placa absorve os raios ultra-violeta do sol e por isso sua luminosidade é a mais alta do mercado.
Sinal Passagem de Pedestre - placas em película refletiva 3M Scotchlite Grau Diamante VIP Lima Limão com nível de refletividade de 800 cd/lux/m².
Sinal Área Escolar - placas em película refletiva 3M Scotchlite Grau Diamante VIP Lima Limão com nível de refletividade de 800 cd/lux/m².
Sinal Parada Obrigatória - placas em película refletiva 3M Scotchlite Grau Diamante VIP Vermelho com nível de refletividade de 165 cd/lux/m². (Fonte: PMC)

“Hamlet Máquina” ganha Mapa Cultural Paulista

Caraguatatuba - A Cia Júnior Magresco apresenta, nos dias 1 e 2 de agosto, às 19h e 20h30 o espetáculo “Hamlet Máquina”, de Heiner Müller no Auditório do Centro Cultural Maria Stella de Oliveira, sede da Fundacc. Os ingressos devem ser adquiridos no local e custam R$ 3, antecipados e R$ 5, na hora.
O grupo foi vencedor da fase municipal do Mapa Cultural Paulista na modalidade teatro, e para que toda a população conheça o trabalho que irá representar Caraguá na fase regional, em São Sebastião durante o mês de novembro, a Cia Junior Magresco realizará esses espetáculos.
A peça retrata um homem divido entre o desejo de se transformar em máquina, sem dor ou pensamento, e a necessidade de buscar um sentido para sua vida num tempo que a história se acha desfeita.
O espetáculo é recomendado para maiores de 16 anos. Segundo o diretor Junior Magresco “Heiner Müller é hoje um dos mais fascinantes e polêmicos escritores contemporâneos e seu texto, por ser fragmentado e disforme, não proporciona uma fácil digestão; exige do espectador total atenção, tarefa quase impossível, dada à quantidade de recursos visuais e sonoros utilizados na montagem”. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá e o tel é (12) 3883 7555. (Fonte: PMC)

Aurimar recepciona Deputado Estadual do PTB
Deputado Marcelo Bueno veio para apoiar filiações na cidade com o aval do Vereador Mansano

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, recepcionou na tarde desta terça-feira, dia 29 de julho, o Deputado Estadual do PTB de Santos, Marcelo Bueno. A visita teve por objetivo apoiar novas filiações de importantes correligionários, visando o pleito de outubro de 2004.
O Deputado esteve no plenário por volta das 12 horas, acompanhado de assessores e correligionários. Estiveram presentes, além do Vereador Aurimar Mansano, o seu irmão, Auracy Mansano, presidente do Diretório do PTB em Caraguatatuba, o prefeito em exercício, José Pereira de Aguilar (PPS), o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Caraguatatuba, Roberto Leite de Melo, o Vereador Laércio Aparecido de Andrade - Bolha (PPS) e a bancada do PTB na Câmara, Vereadores Zé Pedro Lucas, Jorge Jacinto e Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira. O presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Leopoldino, também esteve presente. A cerimônia foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, Vereador Juarez Pereira Pardim (PSDB).
O Deputado Marcelo Siqueira Bueno é de Santos, tem 29 anos, está no seu primeiro mandato e filiado ao PTB desde março deste ano. Sua visita tem por objetivo aumentar o número de filiados do partido na região, com nítidas intenções visando as eleições municipais de 2004. Durante o seu discurso, frisou os 79 anos de vida da Assembléia de Deus - através do Ministério dos Santos e mencionou que a legenda tem 36 Deputados Estaduais e 24 Federais, sendo que destes, 20% pertencem a igreja evangélica Assembléia de Deus.
Na ocasião o prefeito José Pereira de Aguilar ressaltou a união do PPS com o PTB em Caraguatatuba que tem um objetivo comum, que são as urnas em 2004 e a melhoria da cidade após isso.
Após os discursos foi feita a cerimônia, informal, de filiação de 3 (três) novos correligionários, entre eles o Pastor Vicente e o Vereador José Pedro Lucas - Zé Pedro.
Para o Vereador Aurimar Mansano a visita tem um enorme peso político. "A vinda do Deputado mostra a unidade do partido e as filiações sua força entre a população. Vamos fortalecer cada vez mais a legenda visando aumentar a bancada na próxima gestão", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela

Bonete deverá ter telefones públicos em três meses

Ilhabela - Uma equipe formada por uma engenheira da Telefônica e membros da empresa Estrutural, prestadora de serviços responsável pela construção da torre de telecomunicação, esteve na comunidade tradicional do Bonete nesta segunda, dia 28, para realizar um estudo detalhado do local de acomodação da torre para instalação de dois telefones públicos na comunidade. O Bonete conta atualmente com cerca de 300 habitantes além de centenas de turistas que visitam a praia durante o ano.
A torre ficará no alto do morro localizado do lado direito da praia, conforme avaliação feita por técnicos da empresa Protec há dois meses. Além de determinar o melhor local para instalação da torre, foram medidas todas dificuldades geológicas como acesso e transporte de materiais e feita uma vistoria técnica.
De acordo com a engenheira da telefônica Patrícia H. L. Brancallion serão estudados o uso de materiais mais leves que facilitem o transporte e não agridam o meio ambiente. Segundo ela os orelhões deverão estar instalados em três meses depois de passar por todos os procedimentos junto a instituições ambientais e a empresa prestadora de serviços. O mesmo estudo foi realizado, ainda nesta segunda, no Sepituba, onde ficará localizada a outra torre.
Todo processo foi acompanhado pelo prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira, do diretor de comunidades tradicionais Dito Dória e o diretor de obras Antonio Cajado Simões. “Estamos atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade do Bonete. Com o novo equipamento asseguramos a eles uma comunicação mais fácil, possibilitando a aquela comunidade socorros em situações de emergência”, disse o prefeito.
O transporte da equipe foi feito em uma lancha cedida pelo Capitão dos Portos de São Sebastião Paulo Rogério Souza Almeida. (Fonte: PMI)

Conseg discute intercâmbio entre polícias do Brasil e Canadá

Ilhabela - Acontece hoje  às 19h no Espaço Pés no Chão,  a reunião mensal do Conseg (Conselho de Segurança) da cidade. Com a proposta de discutir a questão da segurança local, o evento contará com um palestrante da Polícia Militar, que vai falar sobre o intercâmbio das polícias do Brasil e do Canadá e os efeitos para o Estado de São Paulo, e principalmente para Ilhabela.
Para a reunião estão previstas ainda a apresentação da mesa e a tribuna livre, que acontece depois da palestra. Somente tem direito a participar da tribuna quem se inscrever antes do início da reunião. “A intenção é que a gente tenha uma platéia grande”, resumiu o presidente do Conseg, Wolf Schauder Lindmayer.
Com o objetivo de aproximar o Conseg da comunidade, a diretoria, que tem apenas um mês, quer buscar mais membros para a entidade.
Para participar é preciso preencher uma ficha que será analisada pelos diretores. “Seguindo a idéia de levar o Conseg para a população”, definiu.
O Espaço Pés no Chão fica na rua da Cocaia, 720. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabelenses se destacam no 1º Circuito Litoral Norte de Biathlon
Sete atletas representaram com sucesso a cidade de Ilhabela

Ilhabela - Apesar da forte chuva que caiu no domingo, dia 27, um público de cerca de 500 pessoas prestigiou a 1ª Etapa do Circuito Litoral Norte de Biathlon, que aconteceu na praça de eventos de Caraguatatuba. O evento contou com a presença de mais de 150 atletas de várias partes do estado, entre eles Ilhabela, que compareceu com sete atletas. O percurso foi de 500 metros de natação e três mil metros de corrida.
O representante de Ilhabela em competições de atletismo, Adailton dos Santos, participou da prova na categoria revezamento com o atleta de Caraguatatuba Alexandre Freitas. A dupla conseguiu a primeira colocação depois da fantástica recuperação de Adailton na corrida, confirmando sua ótima preparação física. Ainda na categoria revezamento os atletas Harry Finger e João Alves de Araújo (Equipe Faculdades Integradas Módulo) ficaram com a 6ª colocação e finalmente os atletas Reinaldo L. Garcez e Evaldo de Jesus chegaram em 7ª lugar.
Na competição individual, o campeão Ilhabelense de conoagem, Manuel Carvalho, patrocinado pelo supermercado Ilha da Princesa e Farmácia Nova Barra, ficou com a prata na categoria veterano e o nadador Ismael H. de Souza, patrocinado pelo supermercado Colina, ficou com 5º lugar na categoria A masculino.
Os nadadores Harry Finger, Adailton dos Santos, Ismael H. de Souza e Manuel Carvalho de Ilhabela e Alexandre Freitas da Equipe Caraguatação, também participaram no sábado, dia 26, do Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela.
A próxima etapa do circuito acontece dia 12 de outubro na Praia Martim de Sá, também em Caraguatatuba. (Fonte: PMI)

Circuito Municipal de Maratonas Aquáticas de Ilhabela
A prova contou com 75 inscritos de várias cidades do litoral paulista e São Paulo. 58 nadadores terminaram a prova, cinco desistiram e 12 faltaram. 9 atletas participaram da prova de incentivo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Esportes e Secretaria da Saúde realizou neste sábado, dia 26, a 5ª Etapa do Circuito Municipal de Maratonas “Prova Professor Elny” e a prova de incentivo Menor e Melhor idade. O percurso desta etapa foi de duas voltas ao redor da Ilha das Cabras, com cerca de 1.200 metros.
O tiro de largada da prova principal foi dado pelo homenageado, o professor santista Elny Abdelaziz, que também participou da entrega de prêmios. Na ocasião, Elny elogiou muito toda organização da prova e o clima de união que viu entre os nadadores.
A prova contou com 75 inscritos de várias cidades do litoral paulista, de São Paulo e da equipe Bar do Pescador de Ilhabela. A equipe Caraguatação, de Caraguatatuba comapreceu com 22 atletas. 58 nadadores largaram na prova principal, cinco desistiram e 12 faltaram. Nove atletas largaram na prova de incentivo.
O vencedor da prova foi o nadador santista Israel Peressin Murat (SEMES/CCBEU), de16 anos, com o tempo de 22 mim 36 seg. O nadador Antonio Carlos Forjaz Soares (Pinda Yatch Clube) foi o primeiro da ilha com o 11º lugar na classificação geral.
A 6ª etapa do Circuito Municipal de Maratonas Aquática “Prova Restaurante Viana” acontece dia 23 de agosto, na praia do Barreiros (Norte). O percurso será de 1200 metros. As Inscrições para a 6ª etapa poderão ser feitas através do site www.ativo.com  ou do link do ativo através do site da prefeitura www.ilhabela.sp.gov.br . A taxa de inscrição é de cinco quilos de alimentos não perecíveis entregues no dia da prova.

5ª Etapa “Professor Elny” - Classificação Geral
1 - Israel Peressin Murat - SEMES/CCBEU
2 - Gustavo Guimarães Bandeira - NAMAN/Santos
3 - Wesley Roberto Santana - Caraguatação
4 - Alexandre Freitas - Caraguatação
5 - Gustavo Schirru - Ac Raia Livre/SP (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião

São Sebastião recorre contra fim de aterro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião planeja encaminhar recurso à Justiça para evitar a desativação do aterro de lixo localizado na praia da Baleia, na costa sul do município, determinado pelo Tribunal de Justiça do Estado. A ação pedindo a desativação foi movida em 1989, pela Sabaleia (Sociedade Amigos da Praia da Baleia) e pelo Ministério Público. Pela decisão, a prefeitura tem um prazo de 180 dias para desativar o aterro. Segundo o diretor de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, a prefeitura ainda não foi notificada da decisão mas o departamento jurídico já prepara o recurso. (Fonte: ValeParaibano)

Operação de desencalhe do Muriaé durou quase 6 horas
Cerca de 7 mil toneladas de petróleo foram transferidas para o navio Caravelas. Marinha fará “reconstituição” do percurso

São Sebastião - A operação de desencalhe do navio Muriaé, realizada no último sábado, no Canal de São Sebastião, durou quase seis horas. O trabalho iniciado às 16h só terminou às 21h50.
O Muriaé desencalhou após a transferência de 7 mil toneladas de petróleo para o navio Caravelas. Ambos pertencem à frota da Transpetro.
Técnicos da Petrobrás monitoraram toda a operação. Representantes da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião – Marinha do Brasil e órgãos ambientais também acompanharam a transferência do óleo.
Com o transbordo e a redução da carga, que passou de 130 para 123 mil toneladas, o Muriaé flutuou naturalmente. Até ontem, o navio encontrava-se fundeado na barra de São Sebastião, aguardando programação para descarga no píer do Tebar (Terminal Almirante Barroso), assim como o Caravelas.
De acordo com a assessoria de imprensa da Transpetro, “o Muriaé permanece com sua estrutura íntegra e em perfeitas condições operacionais”. Uma máquina de recolhimento de óleo e bóias de contenção foram colocadas ao lado dos navios durante o transbordo como medida de segurança.
A transferência do óleo se deu por meio de “mangotes” (mangueiras de grande porte utilizadas em qualquer operação de transferência de petróleo) e com as bombas do próprio navio. Várias “defensas” também foram utilizadas, para evitar atrito entre os costados das embarcações.
O delegado da Capitania dos Portos, Paulo Rogério de Souza Almeida, comemorou o resultado da operação. “Foi um sucesso, não houve qualquer tipo de dano ambiental”.
Ainda segundo o comandante Paulo Rogério, o inquérito que apura as causas do incidente deve ser concluído em 30 dias. Além de ouvir todos os envolvidos na atracação do Muriaé (prático, comandante e mestres de rebocadores), o delegado irá comandar uma “reconstituição” de percurso.
O encalhe - Carregado de 130 milhões de litros de petróleo do tipo Albacora, o Muriaé encalhou a 500 metros da costa de Ilhabela, entre a Barra Velha e a Ilha das Cabras, na tarde de sexta-feira. Isto aconteceu quando o navio era rebocado para atracar no píer 2 do Tebar.
Ainda na sexta, quatro rebocadores da Petrobras tentaram arrastar o navio, que continuou preso na lama. Com isso, o delegado da Capitania dos Portos determinou a paralisação do reboque e o alívio da carga. Na proa (frente) do navio, a profundidade era de 12,8 metros, enquanto na popa atingia 24 metros.
Construído em 1979, o Muriaé tem fundo duplo apenas na parte central do casco. Em 1987, o navio derramou 5 toneladas de óleo no Canal de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião participará de Conferência Nacional das Cidades
A Prefeitura de São Sebastião participará da 1ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece em outubro, em Brasília.

São Sebastião - Para tratar do evento, foi formada uma comissão preparatória com os integrantes dos quatro municípios do litoral norte e sociedade civil, que está discutindo o assunto e tratando da realização da Conferência Regional. Esta comissão se reunirá pela quinta vez na próxima segunda-feira, dia 4, às 15 horas, na Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Cada município ficou responsável por levantar dados para subsidiar a conferência regional, que acontece em agosto e que abordará temas como, por exemplo: política urbana, habitação, saneamento ambiental, trânsito, transporte e mobilidade urbana. Será levada em consideração a diminuição das desigualdades regionais, étnicas, raciais, de gênero, de idade, de condições físicas e, acima de tudo, respeitando a diversidade cultural e a sustentabilidade ambiental.
Até o momento, a Conferência das Cidades conseguiu a adesão de 1776 prefeituras. Este número demonstra que a sociedade e os governos estão dispostos a discutir qualidade de vida. É a partir dessa discussão que se pretende indicar ao Ministério das Cidades suas prioridades de ação para combater os problemas que são de sua responsabilidade, como saneamento ambiental, habitação, trânsito e mobilidade urbana e regularização fundiária.
Muitos destes problemas afetam, muitas vezes, uma região que reúne diversos municípios, por isso, muitas cidades se uniram para realizarem uma única conferência que atenda à toda sua região.
Durante a conferência regional também serão escolhidos os delegados por municípios, ou seja, a cidade que tiver até 50 mil habitantes terá três delegados representantes, e a que tiver mais de 50 mil habitantes poderá selecionar seis delegados. Destes, 1/3 são representantes governamentais e 2/3 da sociedade civil.
“A experiência é nova para todos os que estão envolvidos, por isso, esperamos que o resultado seja o melhor possível e que as soluções para os problemas comuns desta região possam ser abordados para que tenhamos boas soluções”, disse Carlos Pian, do setor de planejamento de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Secretário de Cultura esteve na sede de Oficinas Culturais de Maresias

São Sebastião - O Secretário de Turismo e Cultura, José Cardim de Souza, esteve hoje, 29, na sede das Oficinas Culturais de Maresias. A visita aconteceu após a reivindicação de moradores que reclamam a falta de estrutura do espaço.
A sede das Oficinas funciona em um prédio que foi alugado por administrações anteriores e, com o crescimento da população local, não está sendo suficiente para atender a todos. Por esse motivo, Cardim foi ao bairro para tentar buscar soluções para o problema. "Após algumas a reunião será possível apresentar uma proposta ao prefeito Paulo Julião para resolver esse problema", disse.
O secretário conta que atualmente existe um outro espaço no bairro de Maresias que é utilizado pela Prefeitura e que está para ser desocupado. Trata-se do Clube onde estudaram no primeiro semestre alunos da rede municipal de ensino. Como a escola provisória do bairro foi concluída, os estudantes passaram para a nova sede, deixando livre o outro prédio.
De acordo com José Cardim, esse espaço seria suficiente para atender a comunidade com as Oficinas Culturais, além de possibilitar que a secretaria amplie o numero de cursos oferecidos. Ele conta que a atual sede das Oficinas não está condizente com o bairro e precisa ser melhorado com urgência. “A comunidade cresceu e precisa de um novo espaço. E isso é o que vou propor ao prefeito”, comentou. (Fonte: PMSS)

Barco Toa Toa vence o 2° Rally Náutico

São Sebastião - O barco Toa Toa, da New Port, de Tabatinga, venceu o 2° Rally Náutico de Barra do Una, realizado pela Una Econautica e Iate Clube de Barra do Una, no sábado. As embarcações Bagaça (New Port, de Tabatinga), Vitória XX (de Barra do Una), Verônica (Iate Clube de Barra do Una) e Saint Germain (Iate Clube de Barra do Una) ficaram com em segundo, terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.
O evento, patrocinado pela Associação Costa dos Alcatrazes, reuniu 21 embarcações, num percurso de cerca de 35 quilômetros. A Agência Marina Canoa deu apoio ao evento, com uma lancha que acompanhou o rally.
Os vencedores receberam a premiação em uma festa no Iate Clube de Barra do Una, na noite de sábado. Os cinco primeiros colocados levaram para casa troféus confeccionados em madeira e prata, pela designer de jóias Renata Porto.
“O sucesso da prova foi um bom termômetro. Independentemente do sol, a participação de todos foi maciça e a estratégia de promover eventos culturais e esportivos durante os meses de inverno se mostrou acertada”, disse Adrian Fuhrhausser, diretor náutico da Associação Costa dos Alcatrazes e organizador do evento.
Caiaker - No domingo aconteceu também o 1º Passeio Ecológico Una Econáutica de Caiaque. Segundo Adrian, cerca de 40 caiaques subiram o Rio Una recolhendo lixo e sucata do local. Foram retirados cerca de 200 quilos de sucata.
“O objetivo do passeio era de conhecer e preservar o rio”, falou. Os participantes que mais recolheram sucata ganharam camisetas e houve também o sorteio de um caiaque. (Fonte: Imprensa Livre)

Trio é preso após fazer dois roubos na Costa Sul

São Sebastião - Um trio foi preso na madrugada de domingo após fazer dois roubos nos bairros Maresias e Cambury, na Costa Sul. A Polícia Militar conseguiu encontrar os assaltantes em fuga.
O trio é suspeito de cometer outros crimes na região, inclusive o roubo que teve como vítima o vereador Benedito Amâncio dos Santos, em Juquehy, no final do mês passado.
Desta vez, a Polícia Militar foi chamada para atender um assalto em Cambury, tendo como vítimas L.E., 20 anos, e A.S.L., 47 anos. Momentos antes, Maresias também havia registrado um roubo.
Com as características dos suspeitos, que estariam em um Fiat Uno branco, a polícia deparou com M.Q.S., 19 anos, J.L.P., 20 anos, e J.A.S., 23 anos, em Cambury. O trio portava um revólver e os objetos roubados das vítimas.
A Polícia Militar conduziu o trio ao plantão da Seccional, no Centro, onde foi registrado o roubo, formação de quadrilha e receptação. Os três ficaram recolhidos na cadeia pública de São Sebastião. A polícia suspeita que eles tenham cometido outros roubos registrados nos últimos meses na região.
Vereador - Pelo menos o assalto com o vereador teria sido um dos crimes. Após a prisão, a equipe da DIG (Delegacia de Investigação Gerais) providenciou fotos dos assaltantes e as apresentou ao vereador, que teria reconhecido os autores do crime.
No final de junho, Amâncio viveu momentos de terror, ao ser vítima de um ‘seqüestro-relâmpago’. Ele foi abordado por três homens armados na rodovia Rio-Santos, na entrada principal do bairro onde mora.
O trio o levou ao caixa eletrônico e trafegou com ele no seu carro, uma Pajero, pela rodovia. Após um descuido dos assaltantes, que o agrediram com coronhadas, o vereador conseguiu escapar. (Fonte: Imprensa Livre)

Preso “faxina” foge levando arma do carcereiro mas é recapturado

São Sebastião - O preso Odair de Jesus, 37 anos, responsável pela faxina da cadeia pública da cidade, fugiu na tarde de sábado, levando o revólver do carcereiro Z.T.L.. Ele ainda rendeu a taxista M.L., na Rodoviária, levando seu carro.
Em Ubatuba, após um cerco montado pela Polícia Militar, Jesus foi capturado, com a arma do policial e ainda quase 30 gramas de maconha, que teria adquirido pelo caminho.
Aproveitando a confiança dada a ele, que circula pela carceragem, e um telefonema que Z. foi atender, Jesus arrombou o armário, pegando o revólver. Em seguida, ele abriu a porta da carceragem, alcançando a rua.
Na rodoviária, ele entrou no táxi de M.L., que a princípio pensou que era uma “corrida” como todas.
O “passageiro” pediu para a taxista ir até o camping da Praia Preta, onde ele pegou uma cerveja. Depois, Jesus quis ir até o Balneário dos Trabalhadores, onde chegou a perguntar sobre uma pessoa.
Em seguida, o táxi se dirigiu para Barequeçaba, indo até Guaecá, onde M.L. percebeu que estava sendo “sequestrada”. Ela parou o veículo, alegando que não iria continuar.
Jesus revelou que tinha acabado de fugir da cadeia e ordenou que ela sentasse no banco do passageiro. Em uma ação rápida, M.L. saiu do carro. “Corri muito”, lembra.
Durante a corrida, ela olhou para trás, vendo Jesus atrás dela com o táxi. “Fiquei apavorada e consegui entrar na primeira rua que vi em Guaecá, onde procurei ajuda”, relata. O preso continuou em seu táxi, sentido Rio de Janeiro.
Cerco policial - A Polícia Militar foi avisada, montando um cerco no trevo de Praia Grande, onde ele conseguiu escapar.
Teve perseguição e na rua Bolsiano Eugênio Duarte, no Centro, e cerca de cinco horas depois da fuga a polícia conseguiu deter o fugitivo, que estaria alterado. A polícia suspeita que ele tenha usado droga pelo caminho, além de ingerir bebida alcóolica.
O carcereiro que trabalhava no plantão foi autuado por facilitação de fuga. Segundo o delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, ele ainda irá responder a um processo administrativo.
Já Jesus, que como faxina, tinha certa “regalia”, irá perder os direitos, devendo acrescentar seu processo a fuga, além do furto da arma, roubo do carro e porte de entorpecentes.
A ficha dos antecedentes criminais de Jesus é extensa. Dentre os crimes constam: furto, assaltos, agressão, estelionato, receptação, danos, desobediência e ainda sequestro. Este último seria o motivo de sua condenação e prisão na cadeia, para onde ele retornou no mesmo dia da fuga. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba

Abel Sat Anuncie Ubatuba Surf Cam

Pedra Fundamental do Centro de Convenções é lançada
Presidente da Embratur apoia criação da Adentur

Ubatuba - Nesta segunda-feira, 28, Ubatuba recebeu autoridades federais e estaduais para o lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações do Centro de Convenções e Eventos da cidade e para a assinatura do termo de cessão da área estadual para o município, onde será construído o empreendimento. O evento teve iníçio por volta das 14 horas no aeroporto Gastão Madeira e contou com a participação de mais de 300 pessoas. O presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz (PT), e o prefeito Paulo Ramos (PFL) descerraram a placa da Pedra Fundamental. O superintendente do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), José Mauro Garcia, assinou com Ramos o termo de cessão da área. Na seqüência, Sanovicz cedeu entrevistas à imprensa na sede da Setur e depois proferiu palestra sobre os projetos da Embratur em todo o Brasil e no exterior, no auditório da Unitau (Universidade de Taubaté - Campus Ubatuba). A iniciativa destes eventos foi do Secretário de Turismo, Sérgio Carvalho.
A área cedida pelo Daesp é de 22 mil metros quadrados e terá 15 mil metros de área construída. O projeto desenvolvido pelos arquitetos da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo (Sau) da Prefeitura de Ubatuba está estimado em cerca de R$ 17 milhões. O Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento às Estâncias) já autorizou o repasse de R$ 5,5 milhões. O restante será captado em órgãos federais e na iniciativa privada. A obra deve ser anunciada ainda este ano e terá a duração de máximo 12 meses. Segundo o Secretário Sérgio Carvalho, o Centro de Convenções vai marcar um novo ciclo econômico no município. “Atrair o turismo de negócios para Ubatuba é qualificar o nosso público. Trabalharemos o Centro de Convenções prioritariamente na baixa temporada onde estaremos quebrando a sazonalidade. Este projeto vai ampliar as oportunidades de emprego e renda no município. O turismo de negócios é uma ferramenta que vem sendo utilizada no mundo inteiro e em Ubatuba não vai ser diferente”, disse Carvalho.
Em discurso no local da Pedra Fundamental, Eduardo Sanovicz expressou o seu carinho por Ubatuba se referindo a cidade como se fosse a sua casa, que freqüenta desde a década de 60. “Um Centro de Convenções muda a história de uma região, faz com que uma cidade deixe de trabalhar apenas no segmento de lazer e passe a trabalhar em outras áreas, rompendo com a sazonalidade. Com isso, não poderia deixar de comparecer neste momento de transformação de Ubatuba”, afirmou Sanovicz. Na Unitau proferiu palestra de quase duas horas para um público de quase 100 pessoas. Ao final, abriu debate com o público presente. Entre tantas perguntas, foi questionado sobre a criação da Adentur. Nesta questão Sanovicz disse que este é o caminho correto, que é uma tendência para a profissionalização do setor turístico e que várias cidades, estados e países estão adotando com muito sucesso este modelo descentralizado e principalmente despolitizado. Afirmou que a criação da Adentur tem o total apoio da Embratur.
O prefeito Paulo Ramos também confirma que o projeto do Centro de Convenções consolidará o turismo local com um grande avanço para toda a região do Litoral Norte e até do Vale do Paraíba. “Vamos gerar emprego, renda e muitos negócios para o desenvolvimento econômico e social no município. É algo novo, fora das atrações comuns entre as cidades, como as praias e as belezas naturais”, disse Ramos. O coordenador do Comitê Executivo do Conventions & Visitors Bureau, Rui Carvalho, disse que esta será uma excelente ferramenta para que a região se transforme em um destino de turismo de negócios. Também participou do evento o diretor Executivo da Fiesp (Federação da Indústria e Comércio), Dagmar Cupaiolo, que é empresário do setor turístico em Ubatuba, com o Sítio Ecológico Santa Cruz. Sérgio Carvalho distribuiu para as autoridades presentes CD’s com o protejo arquitetônico do Centro de Convenções para uma visita virtual nos principais espaços projetados. (Fonte: ACS-PMU)

Fim de semana cultural na Fundart

Ubatuba - A sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) teve um final de semana agitado culturalmente. Na sexta-feira, aconteceu Tributo a Gastão Madeira, no sábado música com muito jazz e no domingo a abertura da exposição do BAC (Brasília Atlético Clube). Para o presidente da Fundação, Cícero Assunção, o importante é o resgate da memória, tal como Gastão Madeira que teve uma grande importância na invenção da aviação. “Gastão Madeira e Santos Dumont foram contemporâneos e ambos estavam em Paris na mesma época, quando Madeira registrou suas patentes dos estudos realizados sobre o vôo dos pássaros. Não existe registro que eles tenham sido próximos, mas Dumont teve acesso as patentes de Madeira que foram utilizadas na construção do 14 bis”, disse Assunção.
Na sexta sexta-feira, 25, o Tributo a Gastão Madeira contou com a presença do prefeito Paulo Ramos (PFL) que abriu o evento falando da importância de Gastão Madeira para o município. O arquivologista e historiador Rodrigo de Moura fez uma palestra, onde falou da vida e da obra de Madeira. Moura, com mais três escritores, está preparando uma coleção de livros dos dez inventores injustiçados da história brasileira, entre eles Gastão Madeira. A neta do homenageado, Cristina Madeira, falou dos feitos do avô e agradeceu o reconhecimento da Fundação Cultural e do município. Ao final, Ciloca Madeira, também sobrinha-neta de Madeira e residente em Ubatuba, fez uma audição musical no piano para o encerramento do evento que foi das 8h30 as 23 horas e contou com cerca de 80 pessoas.
No sábado, das 20h30 as 23 horas, a praça da Fundart virou palco de muito jazz com o Quarteto de Jazz da Universidade Livre do Instituto Tom Jobim de São Paulo. Mais de 200 pessoas tiveram a oportunidade de ouvir pérolas da MPB (Música Popular Brasileira). Às 20 horas do domingo, Assunção promoveu um coquetel para a abertura oficial da exposição comemorativa dos 30 anos do BAB (Brasília Atlético Clube), time de futebol do centro de Ubatuba. A exposição conta com fotos, camisas, troféus, recortes de jornais, entre outros objetos curiosos. A exposição fica até 3 de agosto. Os horários de visitações são das 8 as 18 de segunda a sexta-feira e sábados, domingos e feriados é das 18 as 22 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Ecoturismo tem Câmara Setorial

Ubatuba - Na última sexta-feira, 25, o prefeito Paulo Ramos e o Secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, assinaram o Decreto que instituiu a Câmara Setorial de Ecoturismo e Turismo de Aventura no município. A solenidade aconteceu às 19 horas na sede da Secretaria de Turismo (Setur) e contou com vários representantes de empresas do setor e entidades ambientais. Após a solenidade, aconteceu também um coquetel musical de confraternização da Associação dos Proprietários de Quiosques e empresários de outros setores produtivos da Praia Grande. A medida surgiu por decisão da categoria que visa regulamentar, organizar e melhorar a atividade ecoturística no município.
A Câmara Setorial de Ecoturismo é composta por empresas e empresários que atuam nas atividades de ecoturismo e turismo de aventura. Para Carvalho, esta Câmara será o braço de apoio à Setur para o desenvolvimento do setor que tem como objetivos organizar o planejamento, a concepção, a formulação e a execução de políticas públicas voltadas ao fortalecimento, aumento da competitividade e regulamentação das atividades. Em discurso, o prefeito Paulo Ramos falou da importância deste Decreto para o incremento desta atividade segmentada e extremamente importante para o desenvolvimento econômico e social do município.
Os integrantes e membros da Câmara Setorial de Ecoturismo e Turismo de Aventura são o Parque Estadual da Ilha Anchieta, Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Picinguaba, Omni Mare Esportes Naúticos, Associação de Remanescentes de Quilombos do Camburi, Associação dos Moradores do Camburi, Serra do Mar Turismo, Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas, Canto e Azevedo Viagens e Turismo, Associação de Monitores de Ecoturismo de Ubatuba, Argonauta Comércio e Serviços Oceanográficos, Cristal Line Turismo, Terra Brasil, Associação Brasileira de Ecologia e de Prevenção à Poluição das Águas e do Mar, Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte/Câmara Técnica de Ecoturismo e Educação Ambiental, Associação Cunhambebe dos Amigos do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Instituto Gondwana, Pousada das Cachoeiras/Sítio Santa Cruz, Estalagem Recanto das Amoreiras/Centro de Mergulho e Ecoturismo, Fundação para Conservação e a produção Florestal do Estado de São Paulo, Associação Somos Ubatuba, APM-EM/Presidente Tancredo Neves, Universidade de Taubaté, Refúgio do Corsário e Associação das Pousadas, Hotéis e Similares de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Festival do Camarão supera as expectativas na Praia da Almada

Ubatuba - Cerca de 10 mil pessoas compareceram ao 10º Festival do Camarão, encerrado no domingo, na praia da Almada. Só a chuva que caiu no último dia reduziu um pouco a movimentação, de acordo com os organizadores, mas as expectativas foram superadas.
O Festival surgiu em uma temporada em que a safra do camarão foi muito farta e estava difícil vender tudo que era pescado. Foi numa mesa de bar que os moradores da Almada, Otávio, Russo, Leodoro e Hélio tiveram a idéia de fazer a festa, há 10 anos.
Os próprios moradores trabalhavam voluntariamente nas vendas, o dinheiro era revertido para benefício da comunidade e já era organizado pela SABA (Sociedade dos Amigos do Bairro da Almada). Apenas no quinto ano do Festival houve a terceirização.
O mês de julho é excelente para a realização do evento, além de ser temporada aberta para pesca do camarão, é um mês em que a cidade recebe bastante turismo, pelas férias de inverno, que é impulsionado pela realização de uma festa como essa, com música ao vivo e degustação dos mais saborosos pratos feitos com camarão fresquinho.
“Conheço a festa desde 1997, quando não tinha todo este agito. A organização está de parabéns”, diz Vicente Martins Braga, de Mogi das Cruzes, que estava com toda a família saboreando as delícias com camarão numa mesa à beira-mar.
Apesar do enorme movimento e uma certa dificuldade de estacionamento, este ano, os caiçaras abriram espaço em seus terrenos para poder acomodar o maior número de carros. Foram 250 vagas divididas entre locais públicos e particulares.
Além dos restaurantes Jangada e Bar do Ulisses, outras barracas serviram porções, doces e venderam artesanato local. O Projeto Tamar e o AMMA (Associação dos Moradores Mirins da Almada) também tiveram trabalhos expostos.
Nos dias de festa, os restaurantes da praia ficaram fechados e funcionaram apenas nas barracas montadas especialmente para isso.
“Por ser o 10º ano, esta edição é comemorativa. São 11 bandas animando o pessoal e já vendemos quase 500 kg de camarão”, contou Ulisses Granato, do Bar do Ulisses, que tem outro bar no centro da cidade com o mesmo nome.
“O trabalho foi ótimo, a SABA e a prefeitura ajudaram demais para que chegássemos a um resultado tão bom.”, acrescentou Ulisses, que participa há 5 anos.
Na barraca ele montou um buffet com mais de 20 pratos e também as opções “a la carte”, com tudo que pode ser feito com camarão: bolinho, pastel, bobó, strogonof, moqueca, paella, camarão na moranga, risoto, cuscuz, etc.
No sábado houve soltura de uma tartaruga marinha, que havia sido encontrada ali mesmo, na quinta-feira. O Projeto Tamar a levou para a base, marcou e soltou no mar da Almada, com várias pessoas ao redor, conscientizando os pescadores, a comunidade e os visitantes sobre a necessidade de preservação.
O tempo colaborou de quinta a sábado, com calor e sol, trazendo ainda mais gente para prestigiar a festa. “O público foi maior do que o esperado!”, conta Agnaldo de Souza Martins, presidente da SABA.
Além de ser uma ótima opção de passeio, alimentação e divertimento, o Festival do Camarão é um gerador de renda e emprego para o município.
“É a terceira maior festa de Ubatuba e vamos acabar nos tornando a primeira. Neste ano vendemos aproximadamente uma tonelada de camarão. São cerca de 300 pessoas que trabalham antes, durante e após a festa, além da rede hoteleira que se beneficia com o turismo.”, diz Agnaldo.
O 10º Festival do Camarão foi uma realização da SABA, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Fundart e segurança da Polícia Militar e da Guarda Municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

Educação é compromisso com o futuro

Ubatuba - “Não estamos medindo esforços para cumprir nossa metas na área da Educação e os resultados positivos já são uma realidade. Estamos preocupado em fazer de nossas crianças solução e não problema”, disse o prefeito Paulo Ramos ao abrir a IX Semana da Educação na Escola Tancredo Neves no último dia 28. O prefeito fez um balanço das realizações destacando o número de salas construídas que deverá superar 100 até o final da administração, as 22 mil merendas diárias, o concurso para professores, a criação de classes especiais e o transporte de 300 alunos/dia com a aquisição de 8 veículos e a garantia de 30 mil passes escolares mensais.
A programação da Semana, que vem sendo realizada em 3 diferentes locais da Secretaria Municipal de Educação, tem como tema a “Pluralidade Cultural”. A abertura contou com a presença da professora Maria José Milharezi Abud, Pró Reitora de Graduação da Unitau; do escritor Roberto Castro Del Secchi, coordenador de antologia que leva seu nome; do cacique Altino, da Aldeia Boa Vista, do Promirim , vereadores e com mais de 400 pessoas entre funcionários, professores e diretores.
O secretário da Educação, Corsino Aliste Mezquita afirmou que o mundo ganha com a pluralidade das representações do mundo cultural, literário, escolar e etnico. “ Conhecendo o trabalho das escolas não é utópico sonhar com um mundo novo, livre de racismo, discriminações, injustiça, fome, violência e barbárie. Um mundo, no qual todos consigamos superar nosso egoísmo e aceitar as diferenças”, afirmou o secretário.
A Semana foi organizada com diferentes oficinas envolvendo auxiliares de serviços infantís, assistentes de creche e diretores. Inúmeros apresentações culturais das próprias escolas e da Aldeia Boa Vista, peças teatrais e palestras constam do programa que, como mostra o tema, abriga uma multiplicidade de idéias, traços, cores, raças e aspectos que integram nossa sociedade. Neste sábado, dia 2, a equipe hepta campeã estadual de GRD e Colégio Gênesis, além de escolas da rede municipal, encerram a programação Ginásio de Esportes Municipal a partir das 19 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Barco afunda e pescador desaparece

Ubatuba - Um pescador desapareceu no mar após um barco de pesca ter afundado na noite de anteontem próximo à praia Ponta Grossa, a três quilômetros da Ilha Anchieta, em Ubatuba.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Ubatuba, dois homens saíram para pescar anteonte. Um dos pescadores conseguiu nadar por cerca de cinco horas até a praia das Toninhas, onde foi socorrido. A embarcação foi localizada e recolhida para a base dos Bombeiros.
A equipe de Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros procurou o pescador no mar até as 18h de ontem, mas ele não foi localizado. As buscas recomeçam na manhã de hoje. Os nomes das vítimas não foram divulgados.
A Capitania dos Portos de São Sebastião informou que foi notificada às 18h de ontem sobre o acidente. Ela vai instaurar inquérito para apurar as causas do acidente. A embarcação deve passar por vistorias nos próximos dias. (Fonte: ValeParaibano)

Assaltante morre após troca de tiros com Polícia Militar

Ubatuba - Como acontece com grande parte dos bandidos, a vida do assaltante Adilson Valdomiro Teixeira, 26 anos, terminou cedo e mal.
Ele morreu após trocar tiros com a Polícia Militar, na noite de sábado, quando fugia depois de cometer dois roubos na região. Teixeira, atingido com dois tiros no ombro e costas, já esteve preso na penitenciária de Tremembé e nas cadeias de São Sebastião e Caraguatatuba e tinha fugido das três, se encontrando procurado da Justiça.
Na avenida do Engenho, em Maranduba, dois assaltantes teriam roubado a casa de veraneio da assistente social M.A.L., 46 anos, de São Paulo, portando pistola e revólver. Eles pegaram televisão, celulares, liqüidificador, malas com roupas, R$ 200, jóias e outros objetos. Para fugir, levaram o Palio da vítima.
No mesmo instante, um outro roubo acontecia em outra casa do bairro Lagoinha, cometido por um trio, que seria parceiro dos dois assaltantes. A Polícia Militar foi informada dos crimes, iniciando patrulhamento à procura dos suspeitos.
Troca de tiros - Na rodovia, os policiais encontraram duas motos, sendo conduzidas sentido Caraguatatuba, com ocupantes em atitudes suspeitas. A Polícia Militar deu ordem de parada, tendo como resposta tiros, disparados pelo garupa de uma das motos.
Os policiais revidaram, atingindo Teixeira, que caiu da moto, enquanto os condutores das motos continuaram.
Teixeira portava um revólver, calibre 38, com três cápsulas deflagradas.
Os tiros chegaram a atingir o capô e giroflex da viatura. Continuando com as diligências, a polícia encontrou mais dois parceiros de Teixeira, F.S.T., 26 anos, e C.M.S., 23 anos.
Os dois moram em Caraguatatuba, onde também se escondia Teixeira, sem residência fixa. O trio, que estava com os produtos dos dois roubos, foi reconhecido pelas vítimas. Parte da quadrilha teria conseguido fugir.
Vida criminosa - Com passagens pela polícia por receptação e roubo, Teixeira estava foragido há um ano, quando escalou uma “tereza” da cadeia de São Sebastião para onde foi levado depois de ser capturado após fugir de Caraguatatuba, também por uma “tereza”.
Na ocasião da primeira captura ele foi encontrado em atitudes suspeitas.
A pesquisa dos antecedentes criminais revelou que Teixeira tinha abandonado o sistema prisional em Tremembé, onde cumpria uma condenação de assalto cometido em São José dos Campos. Ele estava em regime semi-aberto.
De Caraguatatuba Adilson fugiu. Vinte e seis dias depois ele foi novamente encontrado na rua em atitudes suspeitas, pela Polícia Militar de São Sebastião, que o conduziu para a cadeia local, de onde fugiu logo depois.
Desde então, ele continuou fugitivo até este final de semana, quando sua vida criminosa terminou por mal, antes dos 30 anos de idade. Teixeira, que deixou quatro filhos, foi enterrado no domingo, no Cemitério Municipal de Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

Foto Saudade I - Olha, a foto da Praia da Enseada deve ser mais ou menos... (mais ou menos serve?), por volta de 1966. Não se vê os hoteis à esquerda, nem o bar da... (esqueci o nome!), que tinha umas mesinhas de concreto, e era "point", nos anos 68, 69, por aí. Curti muito esta praia, muito linda! De qualquer forma, mesmo se não tiver acertado, valeu pelas lembranças tão boas que me trouxe! Obrigada pelo Litoral Virtual, e pelas fotos bonitas que vocês editam!
Um abraço,

Cristina Cesar
São Sebastião, SP


Foto Saudade II - Muito obrigada, amei a foto que voces colocaram da Toninhas, deve ser do final da decada de 50 ou comecinho da decada de 60 pois quando minha mãe casou (56), ainda não tinha o hotel e essa foto não tem as casas dos nossos vizinhos. Minha casa é esse telhado que aparece atrás do hotel, de frente para a praia. Tenho um cartão postal colorido das toninhas da decada de 60 que gostaria de colocar numa moldura mas não posso porque está colado num album. Será que voces poderiam colocar tambem fotos coloridas na fotosaudade? Se dependesse de mim, colocaria todas as fotos das Toninhas de todos os angulos inclusive aéreas e da parte de trás, depois da estrada, que aliás também era terreno da minha familia e hoje parece que é um clube ou prédios. A nossa casa foi demolida e a que está lá é outra, linda! Voces tambem poderiam fazer um SAVER... só das Toninhas do dia e saudade (com algumas coloridas!). É MUITO FANATISMO!!!!!!!!!
Mas não custa nada pensar no assunto, por favor!!
Muito obrigada pela atenção e paciencia.

Lia Richards
Praia das Toninhas
Ubatuba, SP


Itamambuca - Prezados leitores. Eu preciso saber em que estágio está o embargo dos lotes em Itamambuca. Há alguma solução a vista? Se alguém puder me dar informações agradecerei imensamente.
Saudações.

Alexandre Chaia
alchaiant@uol.com.br
Valinhos, SP


Plano Nacional de Municipalização do Turismo - Sou a Bel Dergham que no inicio do mês questionei a presença do Sr. Sergio Carvalho em nossas reuniões na Maranduba e tive a infelicidade de um jornalista aproveitar o gancho e denegrir a imagem do mesmo, alguns dias depois, neste mesmo informativo, tentei me desculpar, pois não foi essa minha intenção.
Como fui convidada a participar da 2ª Oficina do PNMT, com muita dificuldade, acredito que não só para mim, mas para todos que ali estavam, deixei meus compromissos e participei os três dias, no decorrer, tentei por duas vezes me aproximar do Sr. Sergio para um esclarecimento do ocorrido, mas a ocasião não foi propicia, mas gostaria de dizer que nós seres humanos somos passiveis a erros e se cada um assumir os seus tentando desculpar-se, não faltando aos compromissos assumidos ou seja lá o que for, o mundo será bem melhor.
Quanto ao PNMT, tenho a dizer que com certeza será um marco para Ubatuba, esta oficina foi ministrada pelo Sr. Gabriel, Monitor Estadual da Embratur, foi uma capacitação para a formação do Conselho Municipal do Turismo, muito esclarecedor, muito conteúdo, aprendi muito, as pessoas que ali estavam, todas preocupadas com o desenvolvimento turístico da região, espero em Deus que, quando no final desse trabalho houver a votação para a formação do Conselho, sejam eleitas as pessoas mais preparadas para a função, pois não será um trabalho fácil, será de muita responsabilidade alem de ser um trabalho voluntário e mesmo assim nem sempre somos aplaudidos, em qualquer trabalho estamos sujeitos a críticas e cobranças, principalmente um trabalho como este, que está em evidência.
Não sei se serei convidada para a 3ª oficina, ou se terei condições e participar, mas estou certa de que se as metas forem seguidas, os objetivos serão alcançados, Ubatuba será outro, com um turismo ordenado, novos investidores, mais arrecadação de impostos, geração de empregos, crescimento econômico é um Plano Nacional que já deu certo em vários municípios e deverá dar certo aqui também.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP

Foto Saudade

Praia Grande Ubatuba

Ubatuba
Praia Grande
????*

*Identifique o ano que a foto retrata e ganhe um protetor de telas (wallpaper) com todas as imagens da seção!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo Fotos Saudade

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor