Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 31 de julho de 2003 - Nº 834 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral Norte mantém índice alto de crimes
   Relíquia de Anchieta chega ao Litoral Norte
   Nova categoria do surfe revela novos talentos

Caraguatatuba:
   Caraguá recebe visita da 3M dos Estados Unidos
   Caraguá será sede dos Jogos Regionais do Idoso
   Caraguá participa da Conferência das Cidades
   Polícia Rodoviária de Caraguá apoia Campanha do Agasalho
   Caraguá tem aeróbica em novos locais no fim de semana

Ilhabela:
   Autoridades prestigiam Escolinha de Futebol Pequeazinhos da Ilha

São Sebastião:
   Famílias invadem área no litoral
   Manobra de Julião isola a oposição
   Comerciante de Maresias é detido em batida da Dise na Costa Sul

Ubatuba:
   Marinha investiga acidente com barco
   Quiosqueiros conhecem projeto de urbanização da Praia Grande
   Ubatuba vai ganhar mais dois portais
   Programação Fundart Agosto 2003
   Câmara Setorial de Ecoturismo e Turismo de Aventura

Seções:
   Carta do Leitor
   Foto Saudade



Notícias do Litoral Norte

Litoral Norte mantém índice alto de crimes

Litoral Norte - Ubatuba e Caraguatatuba registraram aumentos de 142,86% e 57,14%, respectivamente, no número de homicídios dolosos no 1º semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2002. Em contrapartida, São Sebastião teve queda de 11,11%.
Em Ubatuba, as mortes violentas aumentaram de 7 para 17 no período e, em Caraguá, de 21 para 33. Já em São Sebastião, os assassinatos caíram de 18 para 16.
O comandante do Batalhão da Polícia Militar de São Sebastião, o coronel Milton Pouza Júnior, responsável pelo policiamento em todo o Litoral Norte, disse que a maioria dos assassinatos na região está ligada ao tráfico de drogas.
"Também temos os crimes que ocorrem dentro das casas, que são impossíveis de combater. Somente neste ano, em Caraguá, foram cinco", disse.
Segundo ele, o aumento dos homicídios em Ubatuba pode ser atribuído ao roubo das 300 armas ocorrido no Fórum. "Mais armas nas ruas, maior a possibilidade de crimes."
Pouza Júnior afirmou que combater o homicídio é difícil. "O homicídio é o tipo de delito que não dá para prever. A pessoa que está querendo matar, senão conseguiu em um dia, vai fazê-lo no outro."
O delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, não comentou o assunto ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Relíquia de Anchieta chega ao Litoral Norte

Litoral Norte - As igrejas do Litoral Norte recebem a partir de amanhã uma relíquia e uma imagem do padre José de Anchieta, fundador de São Paulo.
A relíquia é composta por um pedaço do fêmur (osso da perna) do padre, que foi considerado beato pelo Vaticano em 1980.
A primeira igreja que receberá as peças é a do Sagrado Coração de Jesus, em Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião.
A maratona faz parte de um projeto organizado pela Associação Pró-Canonização de Anchieta, com sede em São Paulo, que busca divulgar o processo de santificação do religioso, analisado pelo papa João Paulo 2º.
Segundo a diocese de Caraguatatuba, a relíquia passará por 15 igrejas e vai ficar na região até o dia 22 de setembro, quando segue para Santos (SP).
O bispo diocesano, Dom Fernando Mason, vai celebrar uma missa solene no próximo domingo em Boiçucanga, na intenção do padre jesuíta.
À ocasiã, a associação estará distribuindo livros com orações e as paróquias vão oferecer medalhas e camisetas aos fiéis presentes ao evento.
Haverá bênção de água e flores nas celebrações. Durante as cerimônias de transporte da relíquia entre as igrejas estão sendo programadas carreatas para atrair maior número de fiéis. (Fonte: ValeParaibano)

Nova categoria do surfe revela novos talentos

Litoral Norte - Criada há três anos, a categoria Petit comprovou o sucesso na revelação de novos talentos no Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim de Surfe.
Destaques como Matheus Toledo, de Ubatuba, e Miguel Pupo, de São Sebastião, são exemplos da disputa, para surfistas com até, no máximo, 10 anos de idade. O objetivo é incentivar os pequenos surfistas a tomarem gosto pelo surfe de competição, sem pressão.
“O Hang Loose é uma escola de competição na prática. Com a Petit o Circuito ganhou uma participação familiar maior. Muitos atletas chegam acompanhados de pais, avós. Isso é sensacional”, acrescenta o diretor do campeonato.
Entre os surfistas que estão se destacando nesta temporada, o guarujaense Jessé Mendes pode ser considerado um veterano no Circuito.
Apesar de ter só 10 anos de idade, ele compete desde a criação da categoria, no dia 14 de maio de 2000. Antes, já acompanhava as disputas, por ser primo dos surfistas Júnior Faria (líder isolado da categoria júnior) e Caio Faria.
O técnico do atleta, o experiente Paulo Kid ressalta a importância da categoria. “A molecada aprende a surfar bem nova e na Petit tem a chance de experimentar uma competição”, diz.
“O Jessé mesmo começou aos 7 anos de idade e gostou. É uma experiência muito importante para eles”, acrescenta Kid, que em Itanhaém teve mais trabalho na Petit, com a estréia de sua filha, Malu Kid, de 10 anos, competindo entre os meninos.
“Foi ela quem teve a iniciativa”, comenta o técnico e pai coruja. Nos dois primeiros anos da categoria, Matheus Toledo reinou absoluto.
No ano passado, seu irmão mais novo, Felipe, de 8 anos, seguia o mesmo caminho, e por muito pouco não manteve a hegemonia da família Toledo (os dois são filhos do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo).
Na última etapa, foi superado por Thiago Guimarães, de Peruíbe, outra grande revelação da categoria. Nesta temporada, a briga está sendo acirrada. Em Itanhaém, Sidney Guimarães, primo do atual campeão, foi o vencedor.
Feliz com a sua 1ª vitória importante, Sidney foi comedido ao falar em um novo título para a família. “Vamos ver como vai ser nas próximas”, disse o surfista, que venceu na final Felipe Toledo, Jessé Mendes e João Paulo Zampieri.
Também foram destaques na etapa foram o baiano Yage Araújo; o carioca Caio Vaz, outro surfista que veio de fora para tentar a sorte no principal circuito do País; e Caique Pacheco, de Ubatuba.
Outro nome que mereceu atenção foi Arthur Aguiar. Assim como vários outros competidores, ele tem um irmão disputando o Circuito, Pedro Aguiar.
Os dois são orientados pelo pai, Marcelo, que comanda a escolinha de surf na Baleia. Da Petit, os surfistas ou mesmo competem simultaneamente na categoria grommets, também chamada de estreantes (no máximo 12 anos).
Comprovando ser um talento nato, Matheus Toledo já garantiu o bicampeonato. Em Itanhaém, quem levou a melhor foi Yan Guimarães, de Saquarema.
Aos 12 anos de idade, ele compete no Hang Loose há três. Foi vice petit em 2001, 3º colocado na grommets ano passado e este ano está disposto a entrar na galeria de campeões. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba

Caraguá recebe visita da 3M dos Estados Unidos
Caraguatatuba recebeu a visita da diretoria da 3M dos Estados Unidos e do Brasil, empresa que fabrica os equipamentos de trânsito de mais alta tecnologia do mundo instalados desde abril na cidade

Caraguatatuba - A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Trânsito de Caraguá e a Ditran (Divisão de Trânsito e Transportes Coletivos) receberam hoje, quarta-feira, dia 30, no início da tarde, um grupo de diretores da empresa 3M, que forneceu para a cidade 34 placas de trânsito com película refletiva, que tem a tecnologia mais avançada do mercado e garantia de 12 anos sem manutenção. O encontro aconteceu no Ceprolin (Centro de Educação Profissionalizante do Litoral Norte), no bairro Indaiá.
Os visitantes foram recepcionados no Ceprolin, onde o Especialista Senior de Marketing da 3M, Carlos Eduardo Lourenço, realizou uma explanação sobre um dos planos de segurança que a empresa elaborou com relação à área de turismo. “Temos vários planos de segurança no trânsito em nossa empresa, mas escolhi esse plano por estarmos em uma cidade turística”, explicou.
Além do Especialista Sênior de Marketing, Carlos Eduardo Lourenço, a 3M foi representada por seu Diretor Mundial, Mark Povalski, pelo Gerente da América Latina, Adolfo Mendez, pelo Diretor de Sinalização, Chuck Tommich, pelo Diretor da 3M do Brasil, Sérgio de Regino, pelo Gerente do Brasil, Marcelo Lenize, e pelo Executivo de Vendas no Brasil, Marco Amaral. Eles foram recepcionados pelo prefeito em exercício, José Pereira de Aguilar, pelo Secretário de Urbanismo, Habitação e Trânsito, eng. Leandro Borella Barbosa e pelo Diretor da Ditran, cel. Celso Rapaci.
Lourenço falou sobre a importância de uma cidade turística, como Caraguá, ter uma sinalização de trânsito diferenciada. “Uma sinalização mais visível proporciona mais segurança e maior fluidez ao trânsito, além de evitar erros de percurso e até acidentes. O turista não conhece as vias por onde está passando e uma sinalização eficaz facilita muito esse motorista”, disse. Ele falou principalmente sobre a importância das películas refletivas que têm um reconhecimento mais rápido do motorista.
Após a explanação de Lourenço, Rapaci e Aguilar agradeceram a presença dos diretores da empresa e os presentearam com peças de cerâmica do Projeto TerraMar. Ambos aceitaram o convite para visitar a fábrica da 3M do Brasil em Ribeirão Preto/SP. “Nós ainda estamos aprendendo sobre trânsito e a visita de vocês, com certeza, serviu para enriquecermos nosso conhecimento. Obrigado”, disse o prefeito em exercício. O diretor da Ditran falou um pouco sobre o que foi feito em termos de trânsito em Caraguá. Em seguida, todos foram visitar as instalações das placas refletivas na Avenida Dr. Arthur Costa Filho.
Segundo o Especialista Sênior de Marketing, Carlos Eduardo Lourenço, “a implantação desse sistema de sinalização em Caraguá é a prova física de que a cidade está interessada em Ter segurança no trânsito. Não é uma indústria de multas que é criada, mas sim uma indústria de segurança”.
Ao término da visita, a 3M ofereceu um almoço ao prefeito e autoridades municipais presentes. (Fonte: PMC)

Caraguá será sede dos Jogos Regionais do Idoso

Caraguatatuba - Caraguá sediará a 2ª etapa do VII Jogos Regionais do Idoso para o mês de setembro. A primeira etapa aconteceu no mês de maio em Sorocaba.
Cerca de 100 municípios do Estado de São Paulo participam todos os anos do Jori (Jogos Regionais do Idoso) e, esse ano, a segunda etapa acontecerá em Caraguá com a presença de mais de 1500 atletas.
Secretários municipais se reuniram com representantes do Fundo Social de Solidariedade do Estado para firmarem o convênio que trará o evento para a cidade nos dias 19, 20 e 21 de setembro. A reunião aconteceu no último dia 07 de julho, segunda-feira, na Secretaria Municipal de Educação de Caraguá, a partir das 16 horas.
Estiveram presentes, a Secretária de Assistência Social, Vera Peixoto, a representante do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Cristina Marques, a Presidente da Fundacc, Eloiza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, o Secretário de Esportes e Recreação, Nivaldo Alves, o Secretário de Turismo, Paulo Noronha, representantes da Secretaria de Saúde, o Assessor de Comunicação, André Procópio, o Diretor da Ditran, Cel. Celso Rapaci, o Professor de Educação Física, Paulo Vantini e o Comandante da Polícia Militar, Capitão Valter Padula. (Fonte: PMC)

Caraguá participa da Conferência das Cidades
A prefeitura e a sociedade civil organizada de Caraguatatuba e região estão realizando encontros para definir qual será a proposta regional a ser entregue na Conferência Federal das Cidades, que acontecerá em Brasília

Caraguatatuba - Representantes da prefeitura e da sociedade civil organizada de Caraguá e das outras três cidades do Litoral Norte realizarão um terceiro encontro para discutirem sobre a participação da cidade na Conferência Federal das Cidades em Brasília. Essa terceira reunião acontecerá no próximo dia 4 de agosto, segunda-feira, na Câmara Municipal, a partir das 15 horas. A finalização da proposta acontecerá no final do mês.
Serão discutidos temas como Trânsito, Transporte, Habitação, Saneamento Ambiental, Políticas Urbanas e Mobilização Urbana, dessa forma, deverão ser definidos quem serão os palestrantes que ministrarão as apresentações desses assuntos na Conferência Federal, ou seja, um grupo técnico será escolhida para representar a região no evento. Representam a prefeitura, os secretários de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, eng. Auracy Mansano e de Urbanismo, Habitação e Trânsito, eng. Leandro Borella Barbosa.
A Conferência das Cidades é uma proposta do Ministério das Cidades que visa buscar melhorias para os municípios de acordo com as necessidades apresentadas no evento. Todos os estados terão suas reuniões internas para delegar pessoas que apresentem as propostas na Conferência Federal das Cidades.
No Litoral Norte, as reuniões são de âmbito regional, portanto, participam também representantes das outras três cidades da região. A Conferência Regional das Cidades do litoral acontecerá no dia 29 de agosto, data em que a proposta será finalizada e encaminhada para a fase estadual. Após a conferência do estado, que ainda não tem uma data determinada, um documento será elaborado com as propostas de todos os municípios participantes e levado ao Ministério das Cidades em Brasília. (Fonte: PMC)

Polícia Rodoviária de Caraguá apoia Campanha do Agasalho

Caraguatatuba - A Campanha do Agasalho em Caraguatatuba recebeu apoio de várias entidades este ano. O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba recebeu no final de julho 1.200 agasalhos da Polícia Rodoviária de Caraguá, que participou da Campanha arrecadando doações em seu posto policial. Os agasalhos serão entregues pelo Fundo Social a entidades assistenciais do município e famílias necessitadas.
“A doação foi possível graças ao interesse que a Polícia Rodoviária teve em participar da Campanha recebendo as doações. A Polícia Rodoviária cumpriu fielmente com a sua participação. Sabemos que há outras entidades na comunidade participando da Campanha do Agasalho e agradecemos à todas elas”, comentou a secretária de Assistência Social, Vera Peixoto. (Fonte: PMC)

Caraguá tem aeróbica em novos locais no fim de semana

Caraguatatuba - A programação “Inverno Quente”, realizada pela Secretaria de Tursimo em Caraguatatuba vai até o próximo fim de semana com as aulas de aeróbica com o instrutor Marílio Ronaldo R. dos Santos e sua equipe. As aulas acontecem na Sexta-feira das 20h às 21h30 na Praça Ton Ferreira (ao lado da Praça de Eventos); no Sábado, das 11 às 12h30 e das 20 às 21h30 na Martim de Sá; e também no Domingo das 11 às 12h30 e das 18 às 19h30. A aeróbica pode ser praticada por pessoas de todas as idades. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela

Autoridades prestigiam Escolinha de Futebol Pequeazinhos da Ilha

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos, os vereadores Luiz Lobo e Zé Brandão e um grupo de empresários de Ilhabela entre eles Eduardo Manoel Lopes (Dinho), João Batista, Luiz Siqueira e Maurinho estiveram domingo retrasado, dia 20, na quadra de futebol de areia do bairro Pequeá para prestigiar os jogos dos alunos da Escolinha de Futebol Pequeazinhos da Ilha que jogaram contra o time das crianças da Estrada do Camarão.
O grupo, que apóia o projeto da escolinha de futebol, assistiu a três partidas entre os times sob os olhos atentos dos treinadores Zé Maria (Índio) e Getúlio dos Santos e um grande público. A Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Esportes cedeu sua Kombi para transporte das crianças da estrada do camarão.
O projeto Escolinha de Futebol Pequeazinhos da Ilha, que conta atualmente com 68 jovens e crianças de 7 a 17 anos, foi criado pelos treinadores Índio e Getúlio além de outros voluntários moradores do bairro. A principal finalidade do projeto é resgatar valores sociais, trabalhando as crianças no sentido de educa-los para a cidadania, socializando através de atividades, exercícios e brincadeiras, atividades físicas que contribuam para o desenvolvimento físico e mental, entre outros.
Os interessados em participar do projeto deverão procurar por Getúlio ou Índio no Campo de Aviação de segunda a quinta das 17h às 20h. Informações e para ‘Adotar um atleta’ pelos telefones 9108-1108, 3896-5129, 3896-1715. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião

Famílias invadem área no litoral

São Sebastião - Um total de 53 famílias estão acampadas em uma área de preservação ambiental de 1.200 metros quadrados entre as praias de Barra do Una e de Boracéia, na costa sul de São Sebastião. A invasão ocorreu na segunda-feira.
Cerca de 250 pessoas estão no local, segundo a prefeitura, e seriam provenientes de bairros carentes da cidade.
Segundo o líder do grupo, Evandro Souza Dias, 31 anos, as famílias não são vinculadas a nenhum movimento organizado.
"São pessoas desempregadas, que não têm condições de pagar aluguel", afirmou Dias, faxineiro e pai de dois filhos. Ele disse que ganha R$ 300 por mês.
O terreno pertenceria ao grupo Alemoa, de Santos, e está em uma APA (Área de Proteção Ambiental).
A Polícia Ambiental e a prefeitura notificaram os sem-teto para que deixassem a área ontem mas o grupo se recusou.
As famílias já começaram a dividir o terreno em lotes. A maioria veio do Nordeste para trabalhar na construção civil em São Sebastião.
Wagner Teixeira, subprefeito da costa sul de São Sebastião, informou que a prefeitura estuda a implantação de um projeto habitacional para abrigar os sem-teto da cidade. Nenhum pedido de reintegração de posse havia sido encaminhado ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Manobra de Julião isola a oposição

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), convidou para ocupar cargos na administração dois vereadores que faziam oposição à sua administração. Com a medida, o tucano passou a ter apenas um parlamentar oposicionista no Legislativo --Edvaldo Amarante Reimberg (PPS).
Há 15 dias, o vereador Wagner Teixeira (PV) assumiu a subprefeitura da costa sul da cidade. No próximo dia 4, o parlamentar Erwin Mota (PDT) passa a dirigir a regional da costa norte.
Na dança das cadeiras, o secretário da Fazenda, Luiz Leite Santana, que já havia deixado o seu mandato para atuar na pasta, volta à Câmara. Seu cargo deve ser ocupado pelo primo de Julião, Oswaldo José Julião Santos, atual assessor técnico da secretaria.
Teixeira disse que aceitou o convite porque terá autonomia para realizar trabalhos na costa sul. "Deixarei de pedir e passarei a realizar ações que visam a melhoria da região que nasci", disse.
Mota afirmou que continuará fazendo oposição ao prefeito. "Se ele não gostar, eu volto para a Câmara. No começo do ano já havia me manifestado em assumir a direção da regional e quando fui convidado aceitei", disse.
O médico Juan Garcia, principal adversário político de Julião, disse que as mudanças não terão repercussão política nem administrativa. "Essa manobra é improdutiva", disse.
Julião não foi localizado para falar sobre as mudanças na administração. Sua assessoria informou que o prefeito estava em reunião durante toda a tarde de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Comerciante de Maresias é detido em batida da Dise na Costa Sul

São Sebastião - O comerciante J.N., 34 anos, foi detido durante operação realizada pela Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) do Litoral Norte no último final de semana em Maresias e Boiçucanga, na Costa Sul.
Os policiais civis estiveram em estabelecimentos comerciais e revistaram pessoas suspeitas com o objetivo de combater o tráfico de drogas, apreensão de armas, fiscalização em veículos irregulares, procura de condenados, entre outros crimes.
A operação iniciou por volta das 22h e se estendeu pela madrugada. Ao entrar no bar do comerciante, que estava próximo ao balcão do lado de fora, os policiais perceberam que ele tentou “dispensar” dois “papelotes” de cocaína.
Ele foi conduzido à delegacia, onde se registrou o porte de entorpecentes. J.N. foi liberado após pagar a fiança, estipulada em R$ 50.
O delegado da Dise, José Luiz Tibiriçá, disse que cerca de 80 pessoas foram revistadas pelos policiais. Conforme o delegado, estas operações serão rotineiras. Elas devem ocorrer em dias e noites alternados por toda cidade e também outros municípios do Litoral Norte.
No final de semana anterior, uma outra operação, na região central de São Sebastião, resultou na prisão de um traficante e encontro de uma adolescente em uma boate da rua Amazonas, local de prostituição da cidade, gerando um registro de corrupção de menores ao dono da boate. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba

Mykonos Turismo Pousada Maranduba

Marinha investiga acidente com barco

Ubatuba - A Capitania dos Portos de São Sebastião vai investigar as causas do acidente com uma embarcação de pesca que desapareceu no mar no domingo. O Corpo de Bombeiros de Ubatuba ainda não localizou o pescador Edgar Cassenatto, 45 anos, que desapareceu após o naufrágio do barco Aline 2, próximo à praia Ponta Grossa. O pescador José Assis Silva, 40 anos, conseguiu nadar até a praia das Toninhas, onde foi socorrido. Segundo o comandante dos Bombeiros do Litoral Norte, Alexandre Passos, não havia coletes salva-vidas no barco. "Silva tentou ajudar o pescador (Cassenatto) por algum tempo mas, como o mar estava agitado, eles se perderam." (Fonte: ValeParaibano)

Quiosqueiros conhecem projeto de urbanização da Praia Grande

Ubatuba - Nesta quarta-feira, 30, o secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, Sérgio Carvalho, reuniu representantes da Associação dos Proprietários de Quiosques da Praia Grande e o arquiteto Renato Nunes que apresentou o projeto preliminar desenvolvido para a urbanização da Praia Grande. A reunião foi no gabinete da Administração e participaram 19 empresários dos 27 quiosques da praia. Ainda não há custo estimado, mas a intenção é buscar recursos junto a iniciativa privada por meio de patrocínio.
No projeto apresentado, a rodovia estadual contaria com três vias de 9 metros de largura para cada mão e um túnel no morro que leva à praia das Toninhas, tornando o fluxo de veículos muito mais otimizado. Na orla, consta no projeto a construção de calçadão, ciclovia, jardins, sanitários e área de depósito a cada três quiosques. A orla contaria também com as instalações de cabines telefônicas, postos policiais, bancários e médicos, pontos de ônibus e quiosques de artesanato e sorvete.
Os representantes da Associação dos Proprietários de Quiosques questionaram no projeto a ausência de áreas de estacionamento para veículos, carga e descarga e via expressa para circulação em emergências dos salva-vidas. O arquiteto Renato Nunes explicou que não é um projeto fechado e sim para ser adequado conforme as necessidades de cada setor da praia. O Secretário Carvalho também concordou com as reivindicações dos quiosqueiros e admitiu que deve haver um equacionamento para estas questões.
Outro problema notado pelos empresário da Praia Grande é a travessia de pedestre, já que haverá uma considerável ampliação da rodovia para o grande fluxo de veículos. Foi sugerida a construção de passarelas subterrâneas, o que foi considerado por Nunes bastante oneroso para a viabilização do projeto. Nunes sugeriu a municipalização da estrada estadual, o que proporcionaria maior autonomia para a execução da proposta finalizada. Mas, contando com ajuda federal e estadual para a manutenção da rodovia.
Amanhã, 31, Nunes e Carvalho estarão reunidos com a Associação de Moradores da Praia Grande para apresentarem a proposta inicial e discutirem todos os detalhes do projeto e também as considerações e reivindicações dos quiosqueiros. Na seqüência estarão com os setores hoteleiro e comercial da praia. Nunes afirma que ao final destas apresentações o projeto deverá ser totalmente adequado, dentro do bom senso e das condições legais, e levado aos futuros patrocinadores da obra. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba vai ganhar mais dois portais

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Turismo pretende construir novos portais com câmara de segurança nas outras duas entradas da cidade. Um primeiro já está quase pronto na divisa com Caraguatatuba.
A medida foi decidida após reunião entre o secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Um dos portais será levantado na divisa com Paraty (RJ), no trecho federal da rodovia Rio-Santos (BR-101). O terceiro ficará na rodovia Oswaldo Cruz que liga o município a Taubaté.
“As pessoas terão um centro de informações e um posto de segurança integrada entre a Guarda Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Militar, de modo que possa haver uniformização das informações sobre a cidade e segurança preventiva”, adiantou o secretário de Turismo. Ainda de acordo com Sérgio Carvalho, as obras dos portais devem ser concluídas até julho de 2004.
De acordo com Carvalho, os dois novos portais serão construídos pela prefeitura, diferente do que ocorreu com o da Maranduba, próximo à divisa com Caraguá, que recebeu recursos do Dade. (Fonte: Imprensa Livre)

Programação Fundart Agosto 2003

Dia 01 às 18:00h - Casarão do Porto Sexta Básica Musical -“Mundo” com Beto Avaroha e Miltinho.
Dia 09 às 20:00 h - Praça Anchieta - Em frente ao Casarão do Porto - Assinatura do Convênio com a Sociedade Lira Padre Anchieta de Ubatuba com apresentação musical dos associados.
Dia 10 às 19:00h - Casarão do Porto - Abertura da Exposição em Homenagem aos Pais.
Dia 16 às 20:30 h - Igreja Matriz-
Apresentação do Madrigal - Música na Catedral com Quarteto de Sopro “Do Erudito ao Popular”.
Dia 22 às 19:00 h - Casarão do Porto - Abertura da Exposição “Folclore”
Todos os finais de semana a partir das 15:00 h exposição e venda de telas dos artistas plásticos da Fundart ao lado do Cruzeiro.
Visite o Centro de Artesãos da Casanga, na Estrada da Casanga n°474.
Envie um email para fundart@fundart.com.br aos cuidados do setor de eventos e cadastre-se no mail list da Fundação. (Fonte: Fundart)

Nota de esclarecimento
Câmara Setorial de Ecoturismo e Turismo de Aventura


Ubatuba - Esclarecemos que o Decreto assinado pelo prefeito Paulo Ramos na última sexta-feira, 25, na sede da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba que instituiu a Câmara Setorial de Ecoturismo e Turismo de Aventura, deixamos de citar que faz parte desta Câmara a empresa Central de Reservas. Esta empresa é pioneira e líder no segmento de Turismo de Aventura no município de Ubatuba. Segundo o diretor da empresa, Marcos Vinicius Fowler, a cada ano vem atendendo a centenas de pessoas e dezenas de empresas. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Foto Saudade - Cristina, o Bar o qual você se refere na foto saudade da Enseada não era o da Zenaide? Que eu lembre esse era o point na época.

Maria Emilia Muka Yani Martins
Ubatuba - SP


Leishmaniose - A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença causada por um protozoário do gênero Leishmania e é transmitida ao homem através da picada do mosquito “palha” .
A LTA pode se apresentar como uma ulcera que surge no local da picada do mosquito infectado após 2 semanas a 2 anos, com um período médio de 2 meses. Também, podem surgir lesões mucosas, principalmente no nariz e boca, podendo levar a deformidades se não for tratada adequadamente.
A úlcera geralmente é indolor e pode regredir mesmo sem tratamento.
A Leishmaniose Tegumentar Americana tem tratamento e na suspeita de uma lesão a pessoa deve procurar a unidade de saúde ou o agente comunitário de saúde mais próximo de sua residência .
Para prevenir a Leishmaniose Tegumentar Americana deve-se usar repelentes de insetos em locais onde houver exposição ao mosquito “palha”.

Dr. Fernando Skazufka Bergel
Médico Infectologista
Vigilância Epidemiológica – Serviço de Saúde Coletiva
Ubatuba, SP


Pedido de informação à Secretaria de Educação - Prezado(a) Senhor(a)..
Em janeiro próximo passado enviei a essa secretaria meu curriculum vitae, onde por meio deste vinha pleitear uma das vagas nos cargos anuncidos para as escolas municipais.
Muitas vezes procurei pessoalmente pela representante desta secretaria buscando informações sobre os critérios, seleção e aproveitamento de pessoal. Em nosso ultimo encontro me foi colocado que todas as vagas já estavam preenchidas e que por ordem do prefeito tinham sido aproveitadas pessoas do município que já há muito estavam desempregadas e que através de uma triagem constatou-se que realmente precisavam trabalhar. Motivo esse de não ter sido aplicado concurso publico para ocupação das vagas.
Hoje, baseada em provas, sinto que a mim foi passado uma inverdade pois sei de pessoas que estão a menos de um ano na cidade e já estão trabalhando nesses cargos, assim como filhos de assessores parlamentares..
Assim, contando com sua atenção, gostaria de uma explicação plausível e convincente uma vez que ainda me encontro desempregada .
Atenciosamente,

Helena Rodrigues
Jardim Itaguá, Ubatuba, SP
Pedido protocolado em 29/07/2003

Foto Saudade

Praça matriz Ubatuba

Ubatuba
Praça da Matriz
????*

*Identifique o ano que a foto retrata e ganhe um protetor de telas (wallpaper) com todas as imagens da seção!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo Fotos Saudade

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor