Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 05 de agosto de 2003 - Nº 837 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Municípios da região participam da Conferência Nacional das Cidades


Caraguatatuba:
Troca de papéis garante classificação para jipeiros de Caraguá
Antonio Carlos retorna da França
Fundacc apresenta peça “Por pior que vá, eu te amo”
Atletas participam da 6ª edição do Vale Open Taekwondo
2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite
Educadores participam de palestra sobre Mudança Educacional
Secretária de Educação participa de encontro de Conselhos em Ubatuba
Festival das Escolas Estaduais
Prestação de Contas é transferida para o dia 12
SEBRAE apresenta palestra com orientações sobre lucratividade


Ilhabela:
XXVI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário


São Sebastião:
Câmara Municipal transmite sessão on-line


Ubatuba:
MPalestra sobre Empretec em Ubatuba


Seções:
Artigo
Carta do Leitor
Foto Saudade


Notícias do Litoral Norte Topo

Municípios da região participam da Conferência Nacional das Cidades

Litoral Norte - Membros da Comissão Preparatória visando a participação na 1ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada em outubro em Brasília (DF), estarão reunidos na tarde da próxima segunda-feira, 4, na Câmara de Caraguatatuba para discutir sobre os temas a serem abordados no encontro. O grupo, formado por representantes dos quatro Municípios da região e de suas sociedades civis, já estive reunido outras quatro vezes.
Cada Município ficou responsável por levantar dados para subsidiar a Conferência Regional, prevista para agosto, durante a qual discutirão sobre política urbana, habitação, saneamento ambiental, trânsito, transporte e mobilidade urbana. Será levada em consideração a diminuição das desigualdades regionais, étnicas, raciais, de gênero, de idade, de condições físicas e, acima de tudo, respeitadas a diversidade cultural e a sustentabilidade ambiental.
Até o momento, a Conferência das Cidades conseguiu a adesão de 1.776 prefeituras. Este número demonstra o interesse da sociedade e dos governos em discutir qualidade de vida. É a partir dessa discussão que se pretende indicar ao Ministério das Cidades suas prioridades de ação para combater os problemas de sua responsabilidade, a exemplo do saneamento ambiental e regularização fundiária.
Segundo os participantes, muitos desses problemas afetam uma região que reúne diversos Municípios, daí a união das cidades em uma única conferência que atenda a todos.
Durante a Conferência Regional também serão escolhidos os delegado; cada cidade com até 50 mil habitantes contará com três representantes, e aquelas com mais de 50 mil habitantes poderão selecionar seis delegados. Desses, 1/3 são representantes governamentais e 2/3 da sociedade civil.
O diretor do setor de Planejamento de São Sebastião, Carlos Pian, disse acreditar em bons resultados mediante uma séria discussão. “A experiência é nova para todos os envolvidos, por isso, serem as soluções para os problemas comuns desta região, abordados seriamente, visando ótimos resultados”. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Troca de papéis garante classificação para jipeiros de Caraguá
Jipeiros de Caraguatatuba participaram de dois eventos na região, no Sábado, em Campos do Jordão e no Domingo, em Guaratinguetá. As duplas caraguatatubenses conquistaram troféus e o destaque foi para a dupla que trocou de papéis.

Caraguatatuba - Jipeiros de Caraguá participaram no último Sábado, dia 2, do 1º Toyota Hilux Expedition, um rally de regularidade promovido pela Toyota do Brasil, na cidade de Campos do Jordão. A dupla Leandro e Lourival, cuja sonoridade dos nomes provocou brincadeiras dos organizadores, trocou suas funções e conquistou o 2º Lugar.
O piloto Lourival Ambrósio resolveu participar como navegador e o navegador Leandro Borella participou como piloto. Foi uma troca que rendeu, além do título de dupla sertaneja, o grande prêmio da segunda posição do primeiro evento oficial da Toyota na região, colocando Caraguá à frente de 48 duplas de outras cidades. Eles realizaram a prova, de 4 horas de duração, a bordo da Toyota Bandeirante de propriedade do piloto Leandro.
Mesmo sem computador de bordo, equipamento indispensável a uma navegação precisa, Leandro e Lourival, garantiram a classificação usando apenas a planilha e um relógio de pulso. Foi a primeira vez que os dois correram juntos em funções trocadas. Na hora da premiação, muita adrenalina e ansiedade. Enfim, Caraguá trouxe o troféu para casa e até os zequinhas que os acompanharam — dormindo o tempo inteiro, logo, não atrapalharam a dupla) receberam —medalhas. A comemoração da vitória teve muitas fotografias e um enorme banho de champagne em todos os competidores.
Mas os destaques de Caraguá não pararam por aí. No Domingo, dia 3, os jipeiros da cidade acordaram cedo e também participaram do VII FeijoRaid, um rally de regularidade, com muitos obstáculos, organizado pelo jipe clube de Guaratinguetá. O percurso da prova teve início em Guará e terminou em Cunha com uma bela feijoada para encerrar um percurso de 3 horas de trilha com trechos de grande dificuldade. Bom negócio para os lava-rápidos, pois foi lama para todo lado!
Competiram, em jipes Willys, as duplas Mário Pires (piloto) e Leandro Borella (navegador) e Lourival Ambrósio e Marcelo Haseyama. Mário e Leandro ficaram em 4º Lugar na categoria integrado, e Lourival e Marcelo conquistaram o 3º Lugar na categoria não-integrado. Ambas as duplas não tiveram zequinhas nessa prova. Se tivessem...eles iriam se sentir dentro de verdadeiros liqüidificadores!
Mais uma vez é a cidade de Caraguatatuba sendo muito bem representada no esporte. Três taças no mesmo fim de semana. Parabéns aos competidores! (Fonte: PMC)

Antonio Carlos retorna da França

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) retornou neste fim de semana da França, onde permaneceu por quase um mês. Durante sua estadia em Paris, esteve reunido com representantes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O objetivo do encontro foi falar sobre a política pública de educação e os projetos desenvolvidos no Município, na contratação e capacitação dos profissionais em diversas áreas do ensino infantil, nas propostas pedagógicas de qualidade e atividades preparadas especialmente para a primeira infância, através do Progepi (Programa de Gestão Pedagógica para a Infância) - realizado mediante convênio com a Fundação Orsa -, o que permitiu, por intermédio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a mudança na concepção da palavra “creche”.
A viagem serviria, ainda, como fonte de busca por novas parcerias que pudessem gerar recursos ao Município, ou a implantação de projetos na área social e educacional. Segundo informações de sua assessoria de imprensa, a meta foi alcançada, pois Antonio Carlos retorna com muitas novidades na bagagem.
Antes do embarque, em 11 de julho, o prefeito deixou claro que sua ida à França, considerada por ele como berço da educação, seria positiva, principalmente pelas parcerias que pudesse fechar.
“Nossos projetos educacionais foram considerados de excelente qualidade no World Fórum, realizado no México, do qual participaram mais de 80 países, gerando repercussão na Europa e Estados Unidos, isso também possibilitou esta reunião na Unesco”. (Fonte: Correio do Litoral)

Fundacc apresenta peça “Por pior que vá, eu te amo”

Caraguatatuba - A Cia Popatapataio, de Caraguatatuba, apresenta nos dias 7 e 8 de agosto, às 19 horas, no Auditório do Centro Cultural Maria Stella de Oliveira, sede da Fundacc, o espetáculo “Por pior que vá, eu te amo”, autoria e direção de Daniel Forjaz.
Os ingressos serão vendidos a R$3,00. A Cia concorreu na fase municipal do Mapa Cultural Paulista e ficou em 2º lugar, e uma série de prêmios e indicações: Melhor Atriz:Ana Paula Santos; Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem: Akito Iwai e Melhor Atriz Coadjuvante:Ana Carolina. O espetáculo tem no elenco 6 atores, e a trilha sonora é executada ao vivo, pelo músico Jeferson Amorim, nos teclados.
O trabalho surgiu de uma predisposição do grupo em trabalhar com a linguagem de Clown, e conta a história de uma eterna competição entre dois amigos pobres que sofrem com a fome que é o grande pivô de suas discussões. (Fonte: Fundacc)

Atletas participam da 6ª edição do Vale Open Taekwondo

Caraguatatuba - Cerca de 10 atletas de Caraguá confirmaram, nesta semana, presença na 6ª edição do Vale Open Taekwondo, que acontece no próximo dia 10 em São José dos Campos. O evento será disputado no Ginásio do Sesi, que fica na Avenida Cidade Jardim, nº 4.385, Bosque dos Eucaliptos.
A realização é da Academia Power Training Taekwondo. Segundo a organização, as inscrições serão limitadas em até 400 atletas, portanto os interessados em participar deverão inscrever-se o quanto antes. O preço da inscrição é de R$ 20,00. Os atletas que irão representar Caraguá até agora são Andressa, Antonio Nilton, Edivan, Arthur, Marcos, Robson, Frederico e Leandro.
As academias participantes deverão participar paralelamente ao evento, da campanha que o campeonato promove todos os anos para arrecadar alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades assistenciais. A meta dos organizadores é arrecadar 10 kg de alimento por academia. Além disso será oferecido um troféu para a academia que levar mais alimentos. (Fonte: PMC)

2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba já tem o programa da 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que vai acontecer no município em 23 de agosto em 15 unidades de saúde, algumas escolas e posto volante. Nesta segunda etapa a equipe da Vigilância Epidemiológica espera vacinar em torno de 9 mil crianças de 0 a cinco anos, faixa etária para qual a campanha está dirigida. Em Caraguá cerca de 90 funcionários serão escalados para atuar na campanha. Todas as crianças de 0 a 5 anos deverão ser vacinadas contra a Poliomielite.
As USF-Unidades de Saúde da Família estarão disponíveis no dia 28, das 8 às 17 horas. A campanha irá acontecer nas Unidades de Saúde da região sul - USF do Perequê-Mirim, USF Porto Novo, USF Morro do Algodão, Posto Volante no Poço da Anta, EMEF Masako Sone, no Pegorelli, CIEFI João Benedito Marcondes, no Barranco Alto. Na região central, a vacinação acontece no Pac’s do Sumaré, na USF do Jaraguazinho, EMEF Dr. Carlos Eduardo de Almeida Rodrigues, no Indaiá, USF do Tinga e CEI Honorina Pacheco Correa. Na região norte a campanha acontece na USF Massaguaçu, USF do Casa Branca, USF Getuba e Tabatinga. (Fonte: PMC)

Educadores participam de palestra sobre Mudança Educacional

Caraguatatuba - Educadores de Caraguá, incluindo diretores de escolas, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e equipe da Supervisão da rede municipal de ensino participaram nesta segunda-feira 04, de uma palestra no auditório do Ceprolin com o tema “Mudança Educacional: Lições da Pesquisa e da Experiência”, ministrado pelo palestrante holandês dr. Bouewijn A M. Van Velzen.
A palestra, trazida pelo Instituto de Protagonismo Jovem e Educação Protagonistes, teve como principal objetivo despertar nos educadores a consciência da liderança profissional, que é propiciada através do conhecimento técnico que o educador tem para a realização de seu trabalho na escola.
O encontro, ao qual esteve presente a Secretária de Educação de Caraguá, Roseli Morilla Baptista dos Santos, teve a participação de cerca de 150 pessoas, que assistiram à palestra feita em língua estrangeira e traduzida simultaneamente para o público presente.
Entre as questões abordadas, um dos destaques foi a identificação de condições de programa e condições para promover mudanças na escola que incluem planejamento, compartilhamento de valores sobre Pedagogia e aprendizagem, e outros. Segundo o palestrante, uma das condições ideais para promover a mudança na escola é fazer um planejamento capaz de encorajar o amplo envolvimento de todas as famílias com a educação de seus filhos, tornando a escola um espaço democrático e participativo.
Outra questão importante abordada durante o evento esteve relacionada à liderança – condições e diretrizes para que as equipes tenham o retorno esperado através do planejamento de ações que tornem a escola um espaço estimulante e motivador. Para isso, é necessário um trabalho em conjunto entre os educadores, autoridades, conselhos e pais de alunos. (Fonte: SME/PMC)

Secretária de Educação participa de encontro de Conselhos em Ubatuba

Caraguatatuba - A Secretária de Educação de Caraguá, Roseli Morilla Baptista dos Santos, diretoras e profissionais da Educação da rede municipal de Caraguatatuba, além da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, participaram na última sexta-feira - 1º de agosto, do 1º Fórum Regional da Criança e do Adolescente, realizado no municíouo de Ubatuba, reunindo representantes das quatro cidades do Litoral Norte para discutir sobre diretrizes e políticas públicas para crianças e adolescente em situação de risco pessoal, buscando criar condições de melhoria na qualidade de vida desses menores através da saúde, educação, lazer e esporte, proporcionando assim um futuro com melhores oportunidades e tornando-os cidadãos críticos, participativos e democráticos. (Fonte: SME/PMC)

Festival das Escolas Estaduais

Caraguatatuba - A Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, realiza hoje (05/08) no Teatro Municipal de São Sebastião, a Fase Regional dos Festivais na modalidade música. O evento, que acontece em todo estado por incentivo da Secretaria de Estado da Educação, no litoral é realizado por uma equipe da Diretoria e conta com a participação de alunos das escolas estaduais de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
O Festival tem três modalidades: dança, música e teatro. De acordo com os organizadores, a idéia do Festival é incentivar as escolas na melhoria da proposta pedagógica, assim como os resultados do trabalho da equipe escolar e a evolução do processo de aprendizagem de seus alunos.
Para obter bons resultados na proposta, o festival foi dividido em etapas durante o processo de organização. A primeira fase ocorreu na própria escola, onde os estudantes e os professores orientadores escolheram tema de trabalho, fizeram a escolha do tema e os ensaios para a apresentação regional. Nesta etapa, participam os quatro municípios do Litoral Norte. Após todas as apresentações da regional, os vencedores de cada categoria participam da fase dos pólos, que é composta pelo Litoral Norte e Vale do Paraíba. A última etapa dos Festivais é a fase final que vai ocorrer na Capital Paulista.
A apresentações também acontecem em períodos diferentes. Exemplo disso é que hoje somente os alunos que participam da categoria de música estão se apresentando. Na segunda quinzena desse mês, deverá ocorrer a fase regional de dança e em setembro, a apresentação dos grupos de teatro.
Segundo a Secretaria de Educação, o destaque dos Festivais não deverá ser a pontuação, mas sim o incentivo ao aluno e a análise criteriosa dos trabalhos apresentados, como forma de indicar caminhos de aperfeiçoamento. Segundo os organizadores, festivais de música, dança, teatro, formas de expressão, são caminhos que cada escola pode utilizar para ativar e aguçar a curiosidade, o interesse e o desejo de aprender entre os estudantes.
Apesar de os alunos já estarem no Teatro desde o período da manhã, o Festival tem a abertura a partir das 14h. A primeira a se apresentar vai ser a escola Maísa Theodoro da Silva, de São Sebastião. Na seqüência, está outra escola da cidade, a Maria José da penha Frúgoli. Depois
é a vez das unidades de Caraguatatuba: Avelino Ferreira e Thomaz Ribeiro de Lima. Quem finaliza são duas escolas de Ubatuba, a Florentina Martins Sanches e Capitão Deolindo de Oliveira Santos. Os três primeiros colocados receberão como premio troféus. Todos os participantes receberão medalhas. (Fonte: PMC)

Prestação de Contas é transferida para o dia 12
Problemas familiares fazem o prefeito transferir data

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba acatou o pedido do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), para transferir a Sessão Especial de Prestação de Contas, para a próxima terça-feira, dia 12 de agosto. O chefe do Executivo alegou problemas familiares para o pedido. Com isso não haverá Sessão no Parlamento Municipal nesta terça, dia 5.
O recesso de julho na Câmara de Caraguatatuba terminou no dia 31 de julho, com os Vereadores retornando ao trabalho no dia 4 de agosto, segunda-feira. A princípio estava prevista na Lei Orgânica Municipal (LOM) a Sessão Especial de Prestação de Contas no dia seguinte, terça-feira, dia 5 de agosto, quando Antonio Carlos falaria sobre os primeiros 6 meses de governo.
Segundo ofício encaminhado pelo prefeito em exercício, José Pereira de Aguilar (PPS), pois o prefeito encontrava-se em viagem de trabalho a França, problema de saúde ocorrido com um dos filhos do prefeito o fizeram transferir a data da Prestação de Contas, com o objetivo de acompanhar o seu restabelecimento, para o dia 12 de agosto, terça-feira, às 19h30.
Ao mesmo tempo havia controvérsias quanto a realização ou não de uma Sessão Ordinária semanal, pelo fato da Sessão de Prestação de Contas ter sido transferida para a próxima semana. A controvérsia se deu com base no artigo 49 - inciso 7 - Seção 2 - Das Atribuições do Prefeito, na Lei Orgânica Municipal. Como o artigo especifica a vinda do prefeito na primeira sessão de abertura do Legislativo, tomou-se a atitude jurídica mais positivista, cancelando a Sessão Ordinária marcada para esta terça, dia 5 de agosto.
Para o presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), o momento pede uma atitude como esta. "Não poderíamos forçar uma situação com o prefeito, tendo em vista que um de seus filhos se machucou durante sua viagem a França e na ordem natural das coisas, é óbvio que ele deseja ficar com o filho, acompanhando o seu restabelecimento", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

SEBRAE apresenta palestra com orientações sobre lucratividade

Caraguatatuba - O Sebrae-SP Escritório Regional do Litoral Norte - em parceria com a Associação Comercial de Caraguatatuba convida os empresários de Caraguatatuba e região para a Palestra Lucratividade, crescer, sobreviver ou morrer que será realizada na Associação Comercial de Caraguatatuba gratuitamente no dia 05 de Agosto de 2003, às 19 horas.
O conteúdo da palestra será: a lucratividade nas micro e pequenas empresas, diagnostico da situação atual da empresa , cálculo da reposição do capital de giro e a importância do lucro.As vagas são limitadas
Maiores informações no Escritório Regional do Sebrae-SP pelo telefone 12-3882 1744 ou Associação Comercial de Caraguatatuba (12) 3883.1303. (Fonte: SEBRAE-SP)

Notícias de Ilhabela Topo

XXVI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário
As Categorias previstas são: Pintura, Desenho, Escultura, Gravura e Trabalho Tridimensional-Instalação

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria Municipal da Cultura abriu nesta segunda, dia 4, com término no próximo dia 24, as inscrições para a 26 edição do Salão de Artes Plásticas Waldemar Belizário.
O regulamento e ficha de inscrição poderão ser retirados na sede da secretaria (Rua Dr. Carvalho, 80, Centro) em horário comercial. Entre as categorias previstas estão pintura, desenho, escultura, gravura e trabalho tridimensional-instalação.
A abertura do Salão está prevista para o dia 1 de setembro, dentro das comemorações de Aniversário de Ilhabela, na Escola Estadual Waldemar Belisário, no bairro Itaquanduba.
XXVI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário - Em 26 anos de existência, o Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário possui características marcantes como reunir um número expressivo de artistas plásticos de todo o Estado de São Paulo e de várias regiões do país, descobrir novos talentos, promover talentos já consagrados e renovar as homenagens ao grande artista plástico Waldemar Belisário.
Segue textos referentes ao artista:
Revista Cultural de março 2002 - “As semanas de 22. Semana de Arte Moderna e dos Não-Alinhados, conhecida oficialmente como Primeira Exposição Geral de Belas Artes em São Paulo. A primeira dispensa explicações, mas, para quem não sabe, a dos Não-Alinhados foi promovida em setembro daquele ano por um grupo de artistas denominados “pintores de arrabalde”, liderado por Waldemar Belisário e Henrico Manzo, numa forma de contestar suas exclusões da Semana de Arte Moderna.”
Catálogo/Convite da Exposição Retrospectiva do Artista Plástico, de 29/09/2000 - “Nascido em São Paulo em 20 de setembro de 1895, passou parte da adolescência entre Itália, França e Alemanha, onde desenvolveu o pendor para as artes e o convívio com artistas e museus. Em quadros de cores muito características, retratou amplamente o nosso folclore, principalmente o de Ilhabela, onde sempre residiu alternadamente desde 1930, onde conheceu a também pintora e musicista Celina, com quem se casou.” (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Câmara Municipal transmite sessão on-line

São Sebastião - A Câmara inaugura, na próxima terça-feira, 5, a partir das 17h, a sessão on-line. O projeto, que demorou cerca de seis meses para ser concluído, é do diretor de informática da Casa, Walmir Ramos de Jesus, o Daguia.
A transmissão, ao vivo e em tempo real, segundo Daguia, possibilitará a todo cidadão, no Município ou em qualquer outra parte do planeta, ter acesso direto aos trabalhos desenvolvidos em plenário.
“O acesso é fácil e rápido, basta o internauta acessar www.camarasaosebastiao.sp.gov.br e, dentro do site, observar o link “Câmara On Line”, e através dele assistir à sessão do dia podendo, ainda, checar as proposituras da noite”.
De acordo com Daguia, esse é o primeiro passo. Na seqüência, espera inaugurar um link com todas as Leis Municipais, a exemplo da LOM (Lei Orgânica Municipal), que irá facilitar a vida do cidadão.
A dinamização das atividades legislativas agradou ao presidente da Mesa Diretora, Marcos Leopoldino dos Santos (PSDB), que há tempos pensava no assunto. “É mais uma conquista para a Câmara que, com certeza, trará maior transparência ao nosso trabalho, pois todos, aqui ou no exterior, poderão ter acesso àquilo que é desenvovido pelos parlamentares. Além do que, minha idéia era fazer com que a população tivesse a Câmara dentro de sua própria casa, e conseguimos isso com apoio, também, do Rubens Tertuliano, responsável pelo site da Casa”. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo

Solazer Ubatuba Anuncie Aqui Pousada Maranduba

Palestra sobre Empretec em Ubatuba

Ubatuba - Será realizado nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, as 19:00 horas na Associação Comercial e Indústrial de Ubatuba uma palestra de apresentação do seminário Empretec, agendado pelo SEBRAE agência Litoral Norte.
A palestra é gratuíta e aberta a todos os interessados, principalmente a pessoas com espírito empreendedor que queiram saber como desenvolver suas características de comportamento empreendedor, CCE´s, tema central do seminário Empretec.
O Empretec baseia-se no fato de o sucesso empresarial não depender apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Segundo o programa, existem comportamentos e características pessoais, como iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem-sucedidos.
Objetivos - Os objetivos do Empretec são: proporcionar uma avaliação franca e completa do potencial empreendedor; reforçar as tendências e habilidades para detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar a eficiência, aumentar lucros em situações complexas, satisfazer clientes, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, utilizar múltiplas fontes de informação, desenvolver planos de negócios, tomar e sustentar decisões frente a adversidades, calcular e correr riscos, aumentar seu poder pessoal, adaptar-se a mudanças rápidas e às incertezas do mercado; reforçar a autoconfiança; e , finalmente, dar apoio e assessoramento na implantação dos planos de negócios.
Para a realização dos seminários Empretec o SEBRAE uniu-se à Agência Brasileira de Cooperação (ABC - vinculada ao Ministério das Relações Exteriores) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no apoio à criação de empresas inovadoras.
No Litoral Norte o Programa Empretec foi implantado em junho de 2000.
Programa Empretec - Muitos empresários deixam de lado o sonho de incrementar seus negócios ou nem começam um negócio próprio, pois não acreditam ter talento ou habilidade suficientes para o sucesso. O que essas pessoas não sabem é que as características de um empreendedor já estão dentro de nós. Só precisa ser reconhecida e desenvolvida. Essa é a tarefa do Empretec, uma parceria Sebrae com as Nações Unidas para o desenvolvimento do petencial empreendedor.
Por meio de entrevistas, oficinas e vivências, o Empretec estimula as mudanças no comportamento pessoal que refletirão no campo empresarial.
As 10 características do EMPREENDEDOR:
Busca de Oportunidades e Iniciativa
Capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidade de negócios com novos produtos e serviços.
Persistência - Enfrentar obstáculos e buscar o sucesso.
Correr riscos calculados - Disposição de assumir desafios e responder por eles.
Exigencia de Qualidade e Eficiência - Fazer sempre mais e melhor. Satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade
Comprometimento - Sacrificio pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.
Busca de Informações - Busca constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio
Estabelecimento de Metas - Estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa
Planejamento e monitoramento sistemáticos - Organizar tarefas de forma objetiva, com prazos definidos, para que os resultados possam ser medidos e avaliados
Persuasão e rede de Contatos - Usar estratégias para persuadir e influenciar outras pessoas.
Independência e Auto-confiança - Ter autonomia para agir e manter sempre a confiança no Sucesso
O EMPRETEC mostra resultados práticos segundo dados do IBGE, GEM 2001 e IBQP o Empretec afasta o perigo de quebra do negócio além de aumentar o faturamento da empresa após o curso. Segundo os dados o crescimento médio de faturamento após o curso é de 64%, em 71% das empresas participantes. (Fonte: SEBRAE-SP)


Artigo Topo

Receita Segura e Objetiva

Em toda a orla marítima paulista, Guarujá era a Pérola do Atlântico até a década de 70.
Para lá afluia a nata da sociedade da capital e do interior do estado. Guarujá cresceu e desenvolveu-se com elegantes edifícios modernos à beira-mar, hotelaria de primeira qualidade, atrações diversas e muita badalação. Nos últimos 20 anos, todavia, ocorreu uma debandada em direção ao Litoral Norte. Uma especulação imobiliária desenfreada elevou os preços e trouxe milhares de migrantes para o Guarujá atraídos pelos empregos na construção civil. Surgiram favelas, as praias se encheram além da conta, os investimentos cessaram e os problemas começaram: deterioração das praias, má qualidade das águas, seqüência de administrações municipais incompetentes, problemas sérios de segurança e na esteira de tudo isto, obviamente, a queda na qualidade dos equipamentos turísticos existentes e do próprio turismo, um roteiro clássico conhecido e seguido por tantas outras estâncias que já foram e não são mais.
Eis que, todavia, Guarujá ressurge, de novo. O emissário submarino é reconstruído, as águas melhoram de qualidade e adquirem gradativamente balneabilidade completa em todas as suas 22 praias. A situação se transforma. Quem chega à Pitangueiras, a praia central e mais movimentada, percebe logo uma cidade de cara nova. Os calçadões, as ciclovias e os canteiros estão zero-quilômetro. E esse é só o primeiro sinal. Boa parte da orla apresenta-se reurbanizada, o piso de mosaico português e os deques de madeira todos trocados ao longo de um calçadão que se estende pelos 2 quilômetros da Praia de Pitangueiras. Ali uma nova praça com chafariz e golfinhos de bronze dão as boas-vindas aos turistas. A reforma alcançou também outros 3 quilômetros da Enseada, a maior de suas praias. Nela foi feita uma ciclovia. Os cerca de 350 guardas municipais garantem a segurança concentrando-se por toda a orla marítima durante as temporadas. O número de salva-vidas também aumentou, de 90 para 160. Não se vêem mais por lá barracas mal-ajambradas e com cheiro de fritura. Em seu lugar, cinqüenta quiosques bem montados servem petiscos, cervejas, sucos e água-de-côco. Na Avenida Dom Pedro I, que corre paralela à rua da praia, 74 coqueiros imperiais, cada um com 4 metros de altura, dão um ar de imponência ao ambiente. Mudança maior aconteceu na Praia do Tombo, que estava mal cuidada e muito poluída. Freqüentadores atestam que a melhora foi de mil vezes. Uma lei municipal impede a entrada de ônibus de excursão se os passageiros não comprovarem que têm onde se hospedar.
Nos últimos dez anos foram investidos pela Prefeitura cerca de 10 milhões de reais no processo de reurbanização. Muito mais foi gasto em parcerias com a iniciativa privada. No ano passado, a Rede Globo ajudou a bancar uma arena esportiva na Enseada, onde haverá campeonatos de futebol de areia. Esta arena fica próxima ao tradicional Casa Grande Hotel, que há trinta anos hospeda gente abonada. O Hotel investiu 250 mil reais para construir uma praça bem em frente às suas instalações e 3 milhões de reais em um centro de exposições de 4.000 metros quadrados.
A cidade não é daquelas em que, quando chove, não se tem mais nada para fazer. Há grande variedade de cenários e, seguramente, uma das melhores infra-estruturas do litoral. Não faltam lugares para badalar, namorar, descansar, comer bem e praticar esportes. Depois das cinco da tarde, a areia está liberada para jogos de vôlei, frescobol e futebol, obviamente em razão de iluminação adequada e segurança garantida.
Diante destas mudanças, os imóveis que se haviam desvalorizado, recuperaram o valor. Condomínios de alto luxo voltaram a ser construídos e os proprietários de residências voltaram a freqüentar o Guarujá.
Consubstanciando toda esta transformação, esta cidade turística localizada a apenas 88 quilômetros de São Paulo teve sua principal via de acesso ampliada com a abertura da nova pista da Rodovia dos Imigrantes, o que elevou seu fluxo turístico para cerca de 1 milhão no verão passado.
Com tudo isso, a cidade voltou a ser boa opção para o verão e, note-se, custa menos passar as férias no Guarujá do que no Litoral Norte.
Há algum segredo neste sucesso? Não é esta uma receita clássica possível de ser aplicada a todo este Litoral Norte, num esforço para voltarmos a competir com as melhores estâncias balneárias do país e do mundo? Claro que sim. Guarujá, simplesmente, fez o “dever de casa”, reurbanizando a cidade, requalificando-a para o turismo de bom nível, fundamentado numa estrutura urbana condizente e com fortes condições de atração.
Turismo é sempre atraído pelo bom, pelo belo, pelo aprazível; pelo preço, pelo acessível, pelas condições gerais circundantes; pelo conforto, pela segurança, pela qualidade; pela novidade, pelo excêntrico; pelo incomum. È atraído, enfatize-se, não é puxado pelo cabresto. O cabresto pode até dar resultados esporádicos, porém, nunca permanentes.
O que acima está descrito foi tirado, literalmente, da reportagem da Revista ”Veja São Paulo, entitulada “O Guarujá Volta à Moda”, de 8 de janeiro último. Não há notícia sobre qualquer formidável estrutura burocrática para a realização deste sucesso.
Felizmente, estamos testemunhando um esforço generalizado, ao longo de todo este nosso Litoral Norte de requalificação urbana que deverá conduzir ao um reflorescimento do nosso turismo. Ilhabela, Caraguá, Paraty e o litoral sul de São Sebastião já mostram claramente como esta receita dá certo. Temos a certeza de que Ubatuba poderá experimentar o mesmo sucesso, se atentar primeiro para o elementar, para o óbvio, conduzindo os recursos escassos de que dispõe e como começa a fazer, para a melhoria da atratividade da cidade e com extrema cautela para não desperdiçá-los no custeio de uma intencional burocracia cara, sem paralelo com qualquer dessas outras cidades vizinhas.
Desejamos que esse esforço mantenha-se constante, guiado por um sólido planejamento, uma ação eficaz e extremo bom senso.

Ernesto F. Cardoso Jr


Carta do Leitor Topo


MPSS - Após várias e infrutíferas tentativas, a população de São Sebastião, mais especificamente, a da Costa Sul do município, resolveu criar o movimento intitulado MPSS - MOVIMENTO DA POPULAÇÃO SEM SEGURANÇA, clamando pela ação das Autoridades que, por omissão ou descaso, têm deixado de atender as reivindicações de aumento do efetivo policial para dotar de melhor estrutura o policiamento da região. A coordenação estadual do CONSEG também tem se mostrado surda diante das reivindicações.
Por causa da falta de ação ostensiva da Polícia (insuficiente na região!), temos tido seqüestros (houve mais um em Barequeçaba nesta semana), assaltos à mão armada (em Juquehy, Barra do Una, Toque Toque Pequeno, Maresias, Guaecá, Cambury) furtos, bebedeira em estradas, já que bares proliferam na beira da Rio/Santos, sem qualquer documentação legal e sem a menor condição de higiene, promovendo festas e forrós, vendendo drogas e bebidas alcoólicas a menores, entre outros, sem que haja fiscalização por parte da Prefeitura Municipal ou repressão policial. Acrescente-se a recente invasão de área em Barra do Una por 53 famílias, imitando as ações do MST, como se já não bastassem as invasões de áreas de preservação permanente no Parque Estadual da Serra do Mar e em seu entorno, sem que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente tenha tomado providências.
Por todos esses fatos, pelo perigo que estamos correndo com a bandidagem vindo de todas as partes para a nossa região, e pelo descaso das Autoridades competentes que entendem estar o caos, sobre controle, decidiu-se pela manifestação pública de repúdio à OMISSÃO E AO DESCASO do poder público para com a maioria da população ordeira e pacata de São Sebastião.
Estaremos marcando uma manifestação, na Rodovia Rio/Santos, para breve. Aguarde e participe.

Coordenação do MPSS
São Sebastião, SP


Caramujos - Neste final de semana dias 02 e 03 de agosto estive novamente visitando Caraguatatuba. Visitas estas que faço como com muita freqëncia por gostar muito desta região, todavia desta vês fiquei muito preocupado e indignado ao deparar com a quantidade de caramujos, aqueles mesmos que São Sebastião vem tentando combater, vagando tranqüilamente pelas ruas dos nossos bairros, diga de passagem tomadas pelo mato e principalmente pelo descaso.
Naquele Bairro esquecido pelas autoridades públicas municipais o PORTAL DA FAZENDINHA (Jetuba) a coisa está realmente preocupante pois a quantidade de caramujos é coisa espantosa e se assim está é porque a nossas autoridades ou desconhecem o fato ou não estão nem aí. O que estariam esperando para tomar uma decisão? A praga dos caramujos está crescendo assustadoramente na região norte de Caraguatatuba e não temos conhecimento de nada que esteja sendo feito para combate-los.
Vamos acordar para mais um dos problemas ligados à saúde desta região enquanto ainda existem vidas por lá senhores do poder público, afinal todos nós os proprietários de imóveis no litoral, residentes ou apenas de veraneio pagamos impostos taxas e tributos e portanto todos se igualam nos direito de munícipes o de receber em troca o mínimo necessário para uma decente qualidade de vida, e por isso estou aqui reclamando.

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Agradecimento à Prefeitura de Ubatuba - Agradecemos as providencias para tapar os buracos na pista de entrada de Itamambuca. Agora é necessário asfaltar a pista de saída, pois na temporada o transito de retorno na contra mão é intenso, e visitar Itamambuca deverá ser obrigatório para os turistas estrangeiros, visto que é uma praia mantida original na sua faixa da marinha, o que é extremamente raro. Além disso, é uma das mais belas praias do litoral paulista.

Luis Otto Faber Schmutzler
Itamambuca, Ubatuba, SP


Asfalto em Ubatuba - Gravíssima a denúncia do Thomas De Carle, neste Litoral Virtual, quanto a colocação de asfalto na área central de Ubatuba sobre bloquetes, paralelepípedos e asfalto já existente, esburacado ou remendado. Principalmente partindo do Thomas De Carle pessoa séria e pertencente ao combativo MDU, Movimento de Defesa de Ubatuba. Em resposta a consulta, a Associação Brasileira de Cimento Portland (www.abcp.org.br) se pronunciou claramente: "a aplicação de misturas asfálticas delgadas sobre esse tipo de pavimento (<10 cm) não é recomendável pois deverão surgir trincas em pouco tempo." E o Engº João Virgílio Merighi, diretor técnico da Associação Brasileira de Pavimentação vai mais longe: "sugerimos que a prefeitura apresente o projeto executivo com a responsabilidade técnica assinada por um engenheiro se responsabilizando por um período de vida útil de bom desempenho do pavimento." Fica a indagação: qual o engenheiro da Prefeitura Municipal de Ubatuba é responsável pelas obras? Como fica a Associação dos Engenheiros de Ubatuba? E a Câmara Municipal? Em se tratando do dinheiro do contribuinte, o nosso, o melhor é que tudo seja documentado, para que, amanhã ou depois, possamos identificar o causador dos prejuízos, bem como responsabilizá-lo pelo danos à comunidade ubatubense. Se faz necessário alertar o prefeito Paulo Ramos que ele pode ser responsabilizado pelos prejuízos à cidade, principalmente no tocante a contratação de empreiteiras, pois, a prefeitura municipal não pode arcar com desmandos. Não é bastante repetir que a denúncia de Thomas De Carle é um alerta aos cidadãos conscientes e preocupados com a cidade. Em tempos de impunidade, o melhor que fazemos é escrever, falar, denunciar e até promovermos uma Ação Popular se for o caso. É melhor prevenir do que remediar.

Ricardo Faria
São José dos Campos, SP


Questão de Estilo - Estivemos na inauguração da pedra fundamental do Centro de Convenções, que será construído próximo ao aeroporto Gastão Madeira. Foi colocado publicamente que o custo final da obra ficará em torno de R$ 17.000.000,00 (Dezessete Milhões de Reais), dos quais R$ 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Reais) já existem; o restante virá através de contribuições do empresariado e comerciantes locais.
Passado o intusiasmo inicial que a ocasião exigia, se faz necessário parar e pensar objetivamente. É de extrema importância, a cidade possuir um centro de convenções, quanto a isso não resta a menor dúvida, mas será que precisaria onerar tanto assim? Será que não seria possível elaborar um projeto onde tanto o material que será utilizado como a mão de obra que será empregada se tornasse mais de acordo com nossa realidade?
Porque a pessoa ou equipe que projetou tal centro, acredita ser um Oscar Niemeyer? Sim, porque nesses R$ 17.000.000,00 (Dezessete Milhões de Reais) o projeto deve ter sido encomendado a peso de ouro.
Os senhores têm noção de custo e o que mais poderia ser beneficiado com esses R$ 17.000.000,00 (Dezessete Milhões de Reais) que serão captados?
Só para lhes refrescar a memória, queremos lembrar que Ubatuba possui uma infra-estrutura deficiente em termos de urbanização e saneamento básico. Varias vezes o Secretário de obras alegou não ser possível nivelar as ruas do bairro da Praia Grande, por exemplo, porque não possui equipamento adequado para isso.
Ubatuba é extremamente deficiente na área de Saúde, onde a Santa Casa enfrenta inumeros problemas com falta de medicamentos, falta de leito, falta de corpo clínico, não possui equipamento de mamografia. A população feminina da cidade, acima de 40 anos, está fadada a morrer de câncer por falta de diagnostico e tratamento adequado.
O bairro mais populoso de Ubatuba, onde reside cerca de 15.000 (Quinze Mil) pessoas é extremamente carente de boas escolas e cultura em geral.
Os senhores comerciantes e empresários não devem esquecer que só uma pessoa anda com um veículo de R$ 120.000,00 (Cento e Vinte Mil Reais). O restante da população que deve girar em torno de 70%, utilizam bicicletas, e olha que não é nenhuma "montain bike" não.
Acreditamos que se os senhores vão efetivamente contribuir para tal projeto, deveriam discutir melhor e com maior seriedade, investimento de tamanha monta.
Exemplos são feitos para serem siguidos ou adaptados de acordo com a realidade de cada um. Campos do Jordão, mostrou o que é tratar o turista com respeito e dignidade. Mostrou o que é fazer turismo de maneira profissional. É natural, e até esperado, que os hoteleiros, os comerciantes, os artesãos tenham alta expectativa em fazerem bons negócios. Mas é necessário que o turista obtenha em troca o lazer, o entreterimento, a cultura. A própria natureza ao redor propicia um cenário belíssimo mas, por si só, não justifica a presença do turista na cidade por muito tempo e vai ser impossível confiná-los, em período integral, em um único local, por mais confortável que seja (que será o centro de convenções).
Por isso é de extrema importância que sejá feito um investimento maior em pessoas.
Deverá ser levado em conta a preocupação em estabelecer parceria com outros orgãos (SESC, SENAI,etc...) proporcionando para Ubatuba, novos caminhos e novas soluções.
Grupos de jovens podem ser treinados, por exemplo, como recreacionistas para direcionar atividades com grupos de turistas de várias idades.
Ubatuba sequer tem um promotor de eventos ou mestre de cerimônias para solenidades de maior porte. Não temos uma pessoa preparada porque não investe em cursos de aperfeiçoamento.
O produto final R$ 17.000.000,00 (Dezessete Milhões de Reais) é muito caro pela amostra que nos foi dada. A inauguração da pedra fundamental do Centro de Convenções foi feia, improvisada e digna de um vilarejo.

Zeev Frajnovits
Iaranita F. de Castro Frajnovits

Foto Saudade Topo
 
Ubatuba

Praia do Tenório Ubatuba

Praia do Tenório
????*

*Identifique o ano que a foto retrata e ganhe um protetor de telas (wallpaper) com todas as imagens da seção!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo Fotos Saudade

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor