Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 06 de agosto de 2003 - Nº 838 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Existem naufrágios no Litoral Norte?


Caraguatatuba:
Prefeitura promove simpósio sobre desenvolvimento
Vacinação Anti-Rábica começou esta semana em Caraguá
Torneio de Futsal "João Barbeiro" acontece em agosto
Caraguá disputa Livovali
Prefeitura faz seletiva para voleibol
Time de basquete de Caraguá vence São José


Ilhabela:
Baleia enrosca em rede em Ilhabela
Feira para venda de artesanatos de mulheres ilhabelenses
Oportunidade: Curso de Arrais Amador


São Sebastião:
Moradores organizam mutirão para limpar o rio Boiçucanga
Prefeitura e Firma do Rap comemoram Dia Municipal do Hip Hop
Movimento Hip Hop em São Sebastião
Profissionais da saúde recebem treinamento do Ciama na Costa Sul
Conseg de Maresias discute medidas de segurança no bairro
Comunidade cria Movimento da População Sem Segurança – MPSS


Ubatuba:
Corpo de pescador é encontrado perto da praia em Maranduba
Uniforme para rede municipal
Forum de Ubatuba: entrega da 1ª laje
Ubatuba debate ações da Sabesp
Resort presenteia pais com diária
Mini Workshop de Visão em Ubatuba
Palestra sobre Empretec acontece hoje em Ubatuba
Governador libera verba para urbanização
Agenda do Secretário de Turismo de Ubatuba


Seções:
Carta do Leitor
Foto Saudade


Notícias do Litoral Norte Topo

Existem naufrágios no Litoral Norte?

Litoral Norte - Sim, existem. São quilômetros de encostas com navios naufragados. No litoral temos o brasileiro 'Atílio', que naufragou em 1905, o britânico 'Wator', em 1909, ou o espanhol 'Príncipe das Astúrias', um luxuoso transatlântico naufragado numa terça-feira de carnaval, em 1916.
A explicação para tantos naufrágios, segundo os antigos marinheiros, seria de que os barcos tinham seus instrumentos de navegação alterados por um inexplicável e misterioso campo magnético, o que fazia as embarcações desviarem muitas milhas de suas rotas e colidirem em cheio com as rochas e lages.
A Costa Sul de São Sebastião ficou conhecida como o 'Triângulo das Bermudas' da América do Sul e Ilhabela é considerada o paraíso do mergulho em naufrágio. É possível encontrar rebocadores, cargueiros e veleiros de madeira. São cerca de 21 naufrágios.
Foi em Castelhanos, no Saco do Sombrio, que o engenheiro belga Paulo Thiry passou 30 anos procurando descobrir o Mistério da Trindade, que envolve um tesouro calculado em 5 milhões de libras. Ele seria constituído de ouro em pó, em barras e pedras preciosas.
O Mistério da Trindade estaria ligado às riquezas do Peru. Por ocasião da emancipação da América espanhola, um navio saiu daquele país carregado com 11 barris de ouro em pó, duas caixas com barras de ouro e outra repleta de jóias, diamantes e pedras preciosas. Ele desapareceu sem deixar qualquer vestígio, por volta de 1821. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Prefeitura promove simpósio sobre desenvolvimento

Caraguatatuba - A prefeitura está promovendo um simpósio sobre desenvolvimento no dia 19 de agosto no Ceprolin. Trata-se de um evento promovido pela Secretaria de Turismo, que quer dar continuidade a palestra ministrada pelo técnico do SIAI - Sistema de Apoio Institucional Takashi Yamauchi.
Yamauchi estará promovendo no dia 19, das 8 às 17 horas, um simpósio com objetivo de transmitir a força de trabalho das instituições do terceiro setor e sua aplicabilidade no desenvolvimento econômico e social. Entre os temas que serão abordados pelo técnico estão o conceito sobre o terceiro setor, seus aspectos legais e fiscais, os tipos de atividades que podem ser desenvolvidas e o panorama no mercado mundial. Para o Litoral Norte a ênfase será dada à segurança.
O simpósio é dirigido a comerciantes, empresários, presidentes de associações e policiais. Para participar é preciso fazer a inscrição antecipadamente na Secretaria de Turismo. Mais informações pelos telefones 3882-6190 ou 2883-1240.
Takashi Yamauchi é um profissional que trabalha na montagem de instituições do terceiro setor e no desenvolvimento de projetos especiais. Além de ser assessor e fundador do SIAI, tem experiência como coordenador do programa de Cidades e Diques de São Paulo, montagem de agências de desenvolvimento e assessoria para várias instituições. Yamauchi, desde 1975, constituiu mais de 1.500 instituições em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e Amazonas entre outros. (Fonte: PMC)

Vacinação Anti-Rábica começou esta semana em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba deu início à Campanha de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos, ontem, dia 4 de agosto. A campanha percorrerá o município até o dia 5 de setembro. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 20 mil animais até o final da Campanha.
Na quarta-feira, dia 6, a equipe da Vigilância Epidemiológica irá atender o bairro Massaguaçu - na praia, próximo a igreja Católica e também no sistema volante, das 8 às 11 horas. A equipe continua atendendo neste dia em outros locais: no Recanto do Sol (Casa da Teka), das 13 às 17 horas e; na Rua Antonio Alexandre, que fica próxima ao Posto de Saúde e também no sistema volante, das 8 às 11 horas e das 13 ás 17 horas.
Na quinta-feira, dia 7, a campanha será realizada nos bairros Olaria - próximo ao bar do Tião e volante, nos horários das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Também será atendido no dia 7 o bairro Jd. Casa Branca - na Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Nos bairros Cantagalo e Serraria vai haver vacinação na entrada da Fazenda Disparada e volante, nos horários das 8 às 11 e das 13 às 17 horas.
Na sexta-feira, dia 8, a vacinação vai acontecer na Praia Martin de Sá - próximo ao quiosque Baleia Branca e volante, das 8 às 11 horas; e na Avenida Castelo Branco - Rodovia (próximo a Esquadrimar), também das 8 às 11 horas. No mesmo dia também será atendido o bairro Prainha, próximo a Padaria Farol, das 13 às 17 horas. Outro bairro a ser atendido no dia 8, é o Ipiranga, próximo ao Bar do Julinho, das 13 às 17 horas.
Na semana que vem, de 11 a 15 de agosto, a campanha atenderá os bairros Sumaré, Benfica e Centro, na segunda-feira; Jd. Estrela Dalva, Caputera e Jd. Primavera, na terça; Rio do Ouro, na quarta-feira, Jaraguazinho, Ponte Seca, Jd. Jaqueira, Indaiá e Tinga , na quinta; e Indaiá e Aruan, na sexta.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nos casos de chuva em dias agendados, uma nova data será divulgada pela imprensa local. Mais informações pelos telefones (12) 3883-3939, 3882-5025 - (ramal 26). (Fonte: PMC)

Torneio de Futsal "João Barbeiro" acontece em agosto

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba está promovendo o Torneio de Futsal "João Barbeiro" nos próximos dias 16 e 23 de agosto. Os jogos acontecem no Ginásio Municipal de Esportes "Claudio Prado", no Tinga. O jogo 1 será dia 16, às 17h30, com Center Trevo contra Poiares. O jogo 2 acontece às 18h30 quando o ime da Sabesp enfrenta A.A. Rizza. A etapa final está marcada para o dia 23, às 17h30, quando o time perdedor do jogo 1 disputa com o time perdedor do jogo 2 para definição dos 3º e 4º lugares; e, às 18h30 disputam os times vencedores dos jogos 1 e 2 para definir o 1º e o 2º lugar. (Fonte: PMC)

Caraguá disputa Livovali

Caraguatatuba - Os atletas da Secer irão disputar o campeonato promovido pela Livovale – Liga de Voleibol Vale do Paraíba e Litoral Norte, nas categorias mirim masculino e feminino de voleibol. A primeira rodada da equipe mirim masculino está marcada para o dia 24 de agosto, no Centro Esportivo Municipal de Caraguá Ubaldo Gonçalves, às 12 horas, quando o time de Caraguá enfrenta Mogi das Cruzes. No dia 31 de agosto, Caraguá enfrenta São Sebasião, no Centro Esportivo Municipal de Caraguá às 11 horas. No dia 6 de setembro, as equipes de São José dos Campos e Caraguá disputam o campeonato em São José. Os jogos seguintes acontecem nos dias 14 de setembro – Jacareí contra Caraguá no Sesi de Jacareí; dia 27 de setembro – Caraguá contra Pinda, no Centro Esportivo de Caraguá; dia 11 de outubro – Ubatuba contra Caraguá no Ginásio do Tubão.
As primeiras rodadas dos jogos da categoria Mirim Feminino acontecem dia 24 de agosto – Caraguá contra Mogi no Centro Esportivo de Caraguá; dia 27 de setembro – Caraguá contra Pinda no Centro Esportivo de Caraguá; dia 5 de outubro – Caraguá contra São José no Centro Esportivo de Caraguá; dia 25 de outubro – Caraguá contra São José no Centro Esportivo de Caraguá. (Fonte: PMC)

Prefeitura faz seletiva para voleibol

Caraguatatuba - A Secer-Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba convida garotos e garotas interessados na prática do voleibol para uma seletiva. A Secer pretende ampliar as equipes desta modalidade nas categorias mirim (nascidos em 89 e 90) e pré-mirim (nascidos em 91 e 92), para disputar a Livovali-Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Os interessados devem se dirigir à sede da secretaria, levando documentos como carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3 x 4. O departamento de voleibol é coordenado pelo professor Ernesto Nardi que está treinando as equipes masculinas nas segundas e quartas-feiras, às 17 horas e; nas terças e quintas-feiras, às 9h30. Já as equipes femininas têm treinamento com o técnico Edilson Macaco. (Fonte: PMC)

Time de basquete de Caraguá vence São José

Caraguatatuba - A equipe de basquetebol mirim masculino de Caraguá foi vitoriosa no campeonato de basquetebol da Liga do Vale e Litoral Norte. Caraguá jogou contra a equipe de São José dos Campos no último sábado em Caraguá. A equipe da Secer venceu São José com 56 pontos contra 37 do adversário. A próxima rodada está marcada para o dia 9 de agosto, quando Caraguá disputa com o time de Taubaté, às 10 horas no Centro esportivo Municipal, mais uma etapa do campeonato. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Baleia enrosca em rede em Ilhabela

Ilhabela - Uma baleia ficou por mais de três horas presa em uma rede de pescadores na tarde de ontem na costa sul de Ilhabela. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local para realizar o resgate do animal.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a baleia conseguiu se soltar antes da chegada da equipe. Alguns pescadores que estavam no local afirmaram que havia três baleias entre o Farol do Boi e a praia do Bonete.
Segundo informações dos pescadores, uma das baleias ficou presa numa rede ao se aproximar da ilha.
O biólogo da Fundação Animália de São Sebastião, André Rossi, disse que é normal aparecer baleias no Litoral Norte nesta época do ano, em busca de águas mais quentes. Ele acompanhou a equipe de resgate ontem.
"As baleias vêm da Antártida em direção ao litoral brasileiro para fugir do inverno no Pólo Sul. Possivelmente, o animal que ficou preso é uma baleia Franca", disse Rossi.
No último final de semana, uma baleia Franca foi vista nadando próximo à costa sul de São Sebastião com um filhote. O Corpo de Bombeiros informou que os dois animais foram vistos pela última vez próximo ao Toque-Toque Pequeno.
Um golfinho foi encontrado morto anteontem na praia do Camburizinho, na costa sul de São Sebastião. O animal media cerca de 1,5 metro e apresentava um ferimento no dorso, próximo à cauda. (Fonte: ValeParaibano)

Feira para venda de artesanatos de mulheres ilhabelenses
Feira da Mulher entrou a partir do último sábado para o calendário turístico da cidade

Ilhabela - Iniciou neste sábado, dia 2, com realização do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela e apoio da Prefeitura de Ilhabela a Feira da Mulher de Ilhabela. A feira, que reúne 26 artesãs do município, acontecerá todos os finais de semana e feriados, das 9h às 18h, na Praça do Casarão, no Perequê. O espaço para realização da feira foi cedido pela prefeitura, sem nenhum custo, além de estar localizada em um ponto estratégico da Avenida Princesa Izabel.
As barracas oferecem ao consumidor itens de utilidade, decoração, vestimentas entre outros que vão desde um simples imã de geladeira de R$0,30 centavos a tapetes elaborados a mão de R$600, passando por colchas de patchtwork de R$250 e cortinas confeccionadas em conchas por R$150. Também se encontram trabalhos com velas, couro, fuxico, pinturas em tela e tecido, bijuterias, bordados, crochê e tricô.
Graças ao esforço e cooperação de voluntários, artesãs e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Célia H. R. Ferreira, a Feira da Mulher, a feira passa a fazer parte do calendário turístico da cidade. Além disso, D. Teresinha de Jesus Ferreira, mãe do prefeito Manoel Marcos, foi uma das precursoras para a realização deste trabalho, que, desde o início do mandato, vem lutando para que isso acontecesse.
Segundo a presidente do Fundo Social, sentiu-se realizada ao ver que essas mulheres poderão conseguir sua renda através de seu próprio trabalho. “Fiquei muito feliz ao ver todas as artesãs com suas barracas montadas na abertura da feira”, afirmou Célia, que aproveitou para agradecer o diretor de trânsito Laudelino C. S. Dias e sua equipe, ao proprietário da Padaria Central, Sr. César, que doou camisetas, às próprias artesãs e a todos aqueles que voluntariamente estenderam seus esforços para que a feira se realizasse.
Prestigiaram a abertura da feira o prefeito Manoel Marcos, a presidente do Fundo, Célia H. R. Ferreira, vereadores, secretários e diretores municipais além de moradores da cidade. (Fonte: PMI)

Oportunidade: Curso de Arrais Amador

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Turismo e Diretoria Náutica estarão oferecendo, a partir do próximo dia 11, Curso de Arrais Amador. As aulas acontecerão às segundas-feiras na sede do Projeto Navegar. Mais informações na Diretoria Náutica: (12) 3896-1091 e 3896-2440. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Moradores organizam mutirão para limpar o rio Boiçucanga
50 pessoas trabalham no desassoreamento do rio, na costa sul de São Sebastião

São Sebastião - O projeto Rio Vivo, da Prefeitura de São Sebastião, realiza amanhã trabalhos de limpeza do rio Boiçucanga. O evento contará com a participação de cerca de 50 pessoas, entre elas funcionários públicos e moradores da região. O início do mutirão de limpeza será às 7h e durará o dia todo. Fiscais da Secretaria de Obras e Meio Ambiente estarão presentes no local, notificando e verificando irregularidades nas residências situadas às margens do rio.
Funcionários da Defesa Civil também participarão do trabalho. A equipe do Viveiro Municipal realizará o reflorestamento de algumas áreas já degradadas em torno do rio.
A idéia da limpeza surgiu numa reunião que discutia o desassoreamento do rio. A reunião foi feita entre o subprefeito da costa sul, Wagner Teixeira, moradores e pescadores artesanais.
O objetivo do projeto também é conscientizar os moradores sobre a importância da preservação ambiental e fazer com que eles criem o hábito de fiscalizar o leito do rio. Segundo a vice-presidente da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Boiçucanga, Ana Cristina Soares, 46, algumas escolas vão participar do mutirão, e foi feito um trabalho de divulgação para chamar a atenção aos moradores sobre o caso.
"É essencial que a comunidade participe, porque o que mais impede o rio de fluir naturalmente é o lixo", disse Ana Cristina.
PALESTRA - Na quinta-feira, às 10h, o diretor de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, fará uma palestra aos moradores que irá tratar de temas como a política municipal para a destinição de resíduos sólidos, coleta seletiva e tratamento mecânico biológico.
A prefeitura realiza, no mesmo dia, uma visita monitorada ao aterro sanitário da cidade, no bairro da Baleia. A saída da visita será na praça Pôr-do-Sol, no bairro Boiçucanga. O objetivo desse evento é que os moradores conheçam o sistema de tratamento de resíduos sólidos da cidade.
A visita é considerada uma sequência do mutirão de limpeza do bairro Boiçucanga.
Atualmente São Sebastião fabrica cerca de 27 mil toneladas de lixo ao ano e mais 4.000 toneladas de sucata. São mais de 80 toneladas de lixo e sucata por dia. Esse número dobra durante a temporada de verão. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura e Firma do Rap comemoram Dia Municipal do Hip Hop

São Sebastião - Comemorado no dia 10 de agosto no calendário sebastianense desde o ano passado - conforme projeto de lei do ex-vereador Wagner Teixeira, atual sub-prefeito da Costa Sul -, o Dia Municipal do Hip Hop este ano será celebrado no sábado, dia 09, a partir das 20 horas, na Praça de Eventos da Rua da Praia.
No evento - organizado pela Firma do Rap com o apoio da Prefeitura Municipal -, serão realizados shows de grupos da região: Vozes da Rua, Filosofia do Morro, Skema Negro e Apartheid, de São Sebastião; Espírito de Rua, de Ilhabela, e W.E., de Caraguatatuba. Além de música, também haverá shows de dança Breaker’s com as gangues União Breakers, de São Sebastião, e Furious Force, de Ilhabela.
A atração principal da noite é a apresentação do grupo Racionais MC’s, que acontecerá às 22 horas. (Fonte: PMSS)

Movimento Hip Hop em São Sebastião

São Sebastião - O movimento hip hop, em São Sebastião surgiu no bairro da Topolândia, reunindo cerca de 100 pessoas, com o objetivo de, por intermédio da arte e da música, realizar eventos com fins sociais, como arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos.
Segundo Edson dos Santos, conhecido como Guerreiro, do grupo Apartheid, muitas pessoas ainda enxergam o movimento hip hop como um grupo de maloqueiros, sem compromisso com a realidade social. Mas algo muito importante já conseguiram conquistar: “São Sebastião é a única cidade do Brasil a comemorar o dia Municipal do Hip Hop”, contou Guerreiro.
“Queremos, sim, fazer um trabalho social, em prol da comunidade, da periferia e enfrentamos uma barreira de preconceito muito grande em relação ao rap”, disse Bruxo, que faz parte da Firma do Rap.
O que Bruxo e outros integrantes da Firma do Rap e das bandas querem é mostrar que o rap é cultura de rua, é crítica, e que muitas pessoas escutam esse estilo de música sem prestar atenção nas letras, somente nos palavrões, que só estão lá para expressar indignação em relação às injustiças que acontecem no mundo.
“Nossa expectativa é que o ano que vem seja melhor ainda”, disse Bruxo. “Esperamos conseguir cada vez mais espaço e mostrar para as pessoas que não somos vândalos, nem ladrões”, disse um dos integrantes da Firma do Rap. Segundo ele, esse tipo de gente existe, sim, em qualquer lugar do mundo, qualquer que seja seu gosto musical.
Racionais MC’s - Mano Brown, Edy Rock, Ice Blue e Kl Jay compõem o Racionais MC’s, um dos principais grupos de rap e hip hop brasileiros, que surgiu no final da década de 80 na periferia de São Paulo com um discurso contra a opressão às populações marginalizadas nas grandes metrópoles brasileiras.
A primeira gravação foi em 1988, na coletânea "Consciência Black", com os sucessos “Pânico na Zona Sul” e “Tempos Difíceis”. Dois anos depois, o primeiro disco solo, "Holocausto Urbano", levou o grupo a fazer uma série de shows pela Grande São Paulo, tornando-o mais conhecido. Em 1991 abriram para o show do grupo norte-americano Public Enemy, um dos pioneiros e mais famosos grupos de hip hop.
A partir de 1992 os integrantes dos Racionais passaram a desenvolver um trabalho voltado para comunidades pobres da periferia, fazendo palestras em escolas sobre drogas e violência policial, racismo e outros temas. Combativos, em suas letras procuram passar uma postura até mesmo agressiva contra a submissão e a miséria, usando a linguagem da periferia, com gírias e expressões típicas. No final de 1994 um show no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, acabou em confusão e quebra-quebra quando os integrantes do grupo foram presos pela polícia sob acusação de incitação à violência.
A violência policial é um dos temas mais constantes nas letras dos Racionais. O disco "Sobrevivendo no Inferno" levou o sucesso do grupo a um outro patamar, alcançando a marca das 500 mil cópias vendidas.
No entanto, o conjunto adota uma postura dúbia em relação à mídia e à indústria fonográfica, que dizem ser parte do sistema que combatem. Algumas músicas dos Racionais são "Fim de Semana no Parque", "Pânico na Zona Sul", “Mulheres Vulgares", "Hey Boy", "Diário de um Detento", "Fórmula Mágica da Paz" e "Homem na Estrada".
Cultura Hip Hop - A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break. Rap (rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia) - é a expressão musical-verbal da cultura; Graffiti - representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros nas ruas das cidades, espalhadas pelo mundo; Break dance - representa a dança.
O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaatta. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, e a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).
O Hip Hop no Brasil - O hip hop surgiu no Brasil em meados de 80. Os primeiros nomes desse estilo foram Nelsão Black Soul ou Nelsão Triunfo (break), Thaíde e Dj Hum, MC Jack (Dj), Racionais Mc's, Os Metralhas, Jabaquaras Breakers, entre outros, que ficavam na 24 de maio e, posteriormente, foram para a Estação São Bento do metrô, onde a história do hip hop começou a evoluir. Outro grupo foi para a Praça Roosevelt, de onde surgiu o "Sindicato Negro" e, com eles, vários outros grupos.
Em 88, começaram a ser lançados os primeiros registros em vinil do rap nacional."Hip Hop Cultura de Rua", foi lançado pela Rádio Eldorado (SP), e outras gravações, como "Som das Ruas", "Os Metralhas", "De Repente". Já em agosto de 1989, o ex-produtor dos Racionais MC’s, Milton Salles, criou o MH2O "Movimento Hip Hop Organizado". O MH2O foi muito importante pois criava várias oficinas nas periferias, shows gratuitos nos guetos e divulgava o rap para o grande público. Hoje em dia, Milton Sales é responsável pela Companhia Paulista de Hip Hop, que continua divulgando essa cultura. (Fonte: PMSS)

Profissionais da saúde recebem treinamento do Ciama na Costa Sul

São Sebastião - O Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) de São Sebastião está realizando o treinamento de 33 profissionais da saúde, em Boiçucanga. Trata-se de auxiliares de enfermagem e agentes comunitários da saúde, que atuam no PSF (Programa de Saúde da Família), na Costa Sul.
O treinamento é desenvolvido pelo Ministério da Saúde e aplicado por profissionais que já possuem o curso, como é o caso da coordenadora do programa em São Sebastião, a enfermeira Carla Maria Bruço, que foi treinada há cerca de dez anos.
Segundo a enfermeira, o objetivo é treinar os profissionais para que possam realizar um trabalho de apoio ao que o Ciama desenvolve no Hospital das Clinicas, no Centro, e na sede que possui no centro da cidade. “Todas as mães de São Sebastião recebem orientações do Ciama após o parto, porém, ao saírem do hospital, perdemos o contato com muitas delas, que acabam não dando prosseguimento às orientações sobre o aleitamento materno”, conta.
Para transmitir as orientações de uma forma bem objetiva e eficaz aos profissionais, o Ciama contou com uma equipe, composta por duas enfermeiras, uma psicóloga, um pediatra e uma fonoaudióloga, que dividiram as 18 horas do curso em aulas. Assim, cada uma ficou responsável por abordar um assunto. Além das aulas teóricas, os profissionais devem visitar hoje (06/08), o Hospital das Clínicas, o Banco de Leite e o Ciama, para colocarem em pratica o conteúdo aprendido nos dois primeiros dias de curso.
Carla diz que os médicos, dentistas e enfermeiros da cidade já foram orientados sobre o aleitamento materno e sendo assim, após a conclusão dessa etapa todos os profissionais da saúde estarão aptos a atender e trabalhar com o aleitamento materno. A enfermeira ainda considera essa etapa, uma das principais, porque orienta os agentes comunitários que são os responsáveis pelo diagnóstico dos locais de risco da comunidade. “Esses profissionais vão às casas e são os primeiros a perceberem os problemas para que toda a equipe haja para resolver as diversas situações. A partir desse treinamento eles estarão melhores capacitados para tratar do aleitamento materno”.
Costa Sul - Carla Bruço também conta que esse treinamento é um dos processos necessários para que o Hospital receba o título “Amigo da Criança”. Ela conta que esse é um dos objetivos da equipe e por isso está sendo investido nesse setor. Outro objetivo da coordenadora é montar um núcleo do Ciama na Costa Sul, que já possui um posto de coleta. A enfermeira fala que atualmente essa coleta é realizada em Boiçucanga uma vez por semana, quando possui o carro para coletar o material, mas que essa coleta deve aumentar porque em breve o centro deverá receber um carro para a realização do trabalho em todo o município.
Após receberem o treinamento, os profissionais da Costa Sul vão poder atender e dar continuidade ao trabalho de apoio às mães da região. Assim, elas não vão mais precisar se deslocar para o centro da cidade para serem atendidas, mas sim, ter todo o apoio no próprio bairro onde moram.
Os funcionários se mostraram satisfeitos com os conhecimentos que estão adquirindo durante o treinamento. A auxiliar de enfermagem Francirene Rodrigues Silva, do PSF Cambury, é um deles. De acordo com a profissional, está sendo de grande importância o que está aprendendo, porque a partir disso vai poder orientar as mães sobre o assunto. Ela conta que é interessante ter conhecimentos novos e tirar dúvidas sobre o aleitamento materno. “Isso vai ser bem útil na hora de orientar as mães, principalmente aquelas que tiverem o primeiro filho, e normalmente não têm muito conhecimento sobre o assunto”.
Semana Mundial - Em outubro, deve acontecer pelo Ciama a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que terá como tema “Aleitamento Materno e Bancos de Leite: promovendo a saúde, combatendo a violência e a fome”. Segundo Carla, apesar de extenso, esse tema pretende conscientizar as mães sobre a importância do aleitamento, que é uma das principais armas de combate contra mortalidade infantil.
Em novembro outra turma, formada por profissionais da Costa Norte e Centro deverão passar pelo treinamento. Ainda existem planos para que outra turma da Costa Sul receba as orientações. (Fonte: PMSS)

Conseg de Maresias discute medidas de segurança no bairro

São Sebastião - O Conseg (Conselho de Segurança) de Maresias, na Costa Sul, se reunirá amanhã, com representantes de outros setores, e Polícias Militar, Civil, Rodoviária e Ambiental, além da prefeitura, para discutir medidas de segurança para região.
A idéia, disse o presidente da entidade, Aldo Amadei, é buscar alternativas para conter a onda de criminalidade que afeta o bairro e a região. “Vamos discutir fiscalização em bares irregulares, possibilidade de se colocar guardas-parque na região, entre outros assuntos”, acrescentou.
Conforme Amadei, que tomou posse há 15 dias, além destas reuniões entre polícia e prefeitura, o Conseg prepara um dossiê com mapas e estatísticas, que será encaminhado à Secretaria de Segurança Pública, para mostrar que o local precisa de segurança.
O objetivo, esclareceu Amadei, é juntar relatórios das Polícias Civil e Militar, fotos aéreas, mostrando o tamanho dos bairros, que cresceram bastante. Com esta documentação, Amadei pretende se reunir com entidades e comunidade, para discutir.
Falta de comunicação - “Embora a estatística do governo aponte queda nos crimes, não é o que realmente se ouve no bairro. Precisamos saber porque ocorre esta falta de comunicação entre o que se passa e o que entra na estatística”, acrescenta. Para o presidente, há vítimas que não devem estar registrando os crimes na polícia.
Pensando nesta possibilidade, ele pretende também colocar cartilhas, explicando aos turistas que os crimes podem ser registrados pela internet ou na cidade de origem.
De acordo com Amadei, é preciso mostrar ao governo que uma viatura é muito pouco para esta extensão da Costa Sul. “Não somos apenas o que se vê na rodovia. Há o sertão, com muitos moradores, que também estão com medo da violência”, ressaltou.
De acordo com o presidente do Conseg, se esta viatura estiver ocupada, a vítima tem que sentar e esperar ser roubada. “Conheço turistas que, depois de sofrerem assalto, colocaram a casa à venda, não querem mais saber da região e têm receio até de vir assinar documento de venda”, destacou.
Conforme Amadei, a situação está piorando, as pessoas reclamando cada vez mais e é preciso buscar soluções. Além das reuniões e o dossiê, ele pretende investir em ações sociais na comunidade, expondo os problemas da droga e violência.
Manifesto na rodovia - Sobre o manifesto que a Federação Pró-Costa Atlântica pretende fazer para chamar atenção das autoridades sobre a insegurança, Amadei considera válido como cidadão, mas não acredita que seja o ideal. “Isso acaba prejudicando o comércio, retardando o turista e o funcionário que vem nos abastecer”, explica.
Para o presidente do Conseg, este movimento tinha que acontecer “na porta da casa do governador, em São Paulo”. Mesmo assim, Amadei entende a intenção da comunidade em querer fazer um manifesto, uma vez que a criminalidade está afetando a todos.
“Vamos trabalhar em conjunto, pois os problemas nos bairros são comuns. O que afeta Maresias também atinge Boiçucanga e vice-versa, assim como os demais bairros. Na verdade o Conseg é de São Sebastião”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Comunidade cria Movimento da População Sem Segurança – MPSS

São Sebastião - A comunidade da Costa Sul, em encontro na última sexta feira, após a reunião ordinária do Conseg (Conselho de Segurança) do 2°DP, resolveu formar o MPSS (Movimento da População Sem Segurança).
O protesto, que não tem data definida, pela falta de segurança na Costa Sul, partiu de uma votação dos moradores. Foram três propostas apresentadas. Uma era a de programar uma manifestação na porta da prefeitura.
Uma segunda sugestão foi a de ir à São Paulo e fazer manifestação na porta da Secretaria de Segurança Pública. E por fim a última, que foi acatada pela maioria, de se organizar um protesto na Rio/Santos, formando o MPSS.
A idéia é fazer duas carreatas, uma saindo de Boracéia e outra de Boiçucanga ou Maresias, se encontrando entre Barra do Una e Juquehy para uma manifestação de protesto “contra a omissão e o descaso das autoridades para com a Costa Sul do Município de São Sebastião”.
Uma reunião no próximo sábado, dia 9, às 10 h, na sede da Samju (Sociedade Amigos de Juquehy), deverá iniciar os preparativos para o manifesto.
A presidente da Federação Pró Costa Atlântica, Regina Helena de Paiva Ramos, convida todos os moradores da região a participarem do movimento. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Solazer Ubatuba Anuncie Aqui Pousada Maranduba

Corpo de pescador é encontrado perto da praia em Maranduba

Ubatuba - O corpo do pescador Edgardo Antônio Cafferata Cambio, conhecido por “Gringo”, 45 anos, foi resgatado na tarde de domingo, do mar no bairro Maranduba.
Ele estava desaparecido há uma semana, quando tinha saído com o amigo, José de Assis da Silva, 40 anos, no barco Alyne I, que naufragou.
Populares, passeando no mar em uma lancha, encontraram o corpo boiando próximo a praia e avisaram à Salvamar Paulista, que providenciou a remoção do pescador até a areia, onde foi levado pelo IML (Instituto Médico Legal).
O naufrágio da embarcação aconteceu distante cerca de 15 quilômetros onde o corpo foi encontrado. O outro tripulante, Silva, conseguiu se salvar, após ficar 14 horas à deriva no mar e chegar na praia das Toninhas, onde procurou ajuda. Já “Gringo” não teve a mesma sorte, desaparecendo no mesmo dia. (Fonte: Imprensa Livre)

Uniforme para rede municipal

Ubatuba - A Secretaria de Educação de Ubatuba está entregando 13 mil camisetas para os alunos da rede municipal que serão usadas como uniforme. São 2 unidades para cada aluno sendo as logomarcas criadas específicamente para cada escola com os desenhos desenvolvidos por alunos, professores e Associação de Pais e Mesres - APM. A Presidente do Fundo de Solidariedade, Claudia Regina Fonseca e Rosalina Gouvea, da Secretaria da Educação estiveram percorrendo as escolas. Na EM “João Alexandre”, no bairro da Sesmarias, a diretora Sara Alves de Souza, coordenou a entrega das camisetas e disse que os 254 alunos, de primeira a quarta serie além do supletivo, passam a representar a escola ostentando com orgulho a marca da escola. “ O uso da camiseta dever ser apenas no horário de aula”, diz a diretora. No início do ano a Secretaria da Educação fez chegar as mãos dos alunos 10 mil agendas com informações gerais sobre a rede municipal, noções de higiene e de proteção ambiental. (Fonte: ACS-PMU)

Forum de Ubatuba: entrega da 1ª laje

Ubatuba - Nesta próxima segunda-feira, 11, às 11 h, a Prefeitura de Ubatuba, a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB , a Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, além de autoridades do judiciário local estarão participando da cerimônia da concretagem da primeira laje do Forum de Ubatuba. “ Estamos realizando este ato exatamente no Dia do Advogado para homenagear a categoria e mostrar que a obra caminha dentro do cronograma contratual. No primeiro trimestre de 2004 a cidade já estará contando com um novo Forum, resolvendo de uma vez por todas, a precariedade do atendimento e funcionamento do prédio atual”, diz o prefeito.
O contrato para a obra, no valor de R$ 2,3 milhões foi assinado entre a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania e a Prefeitura de Ubatuba que participa com R$ 500 mil como contrapartida. São 3 mil m2 de construção em uma área de 12 mil m2 no Bairro da Estufa II. O prazo para conclusão é de 12 meses, que segundo a empreiteira, poderá ser antecipado. O prédio vai concentrar diversos órgãos da Justiça como OAB, Junta de Julgamento, Salão de Júri, Promotoria Pública, além da 3a Vara já autorizada. Outros áreas relacionadas com a Justiça poderão funcionar nas novas instalações. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba debate ações da Sabesp

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos participará hoje, quarta-feira, 6, em São Paulo, do 1o Encontro de Comissões de Gestão promovido pela Sabesp onde serão debatidos temas como funcionamento e financiamento do setor de saneamento básico no Ministério das Cidades, a situação atual do saneamento no Estado e o relacionamento com a Diretoria dos Sistemas Regionais.
O encontro será presidido pelo Secretário de Energia, Recursos Hídricos e Sanemento, Mauro Arce e contará com a presença do presidente da SABESP, Dalmo Nogueira e do Diretor de Sistemas Regionais, José Everaldo Vanzo. Para o prefeito trata-se de uma excelente oportunidade para colocar a situação das obras que vem sendo construídas pelas empreiteiras da SABESP e que tem sido alvo de constantes críticas quanto a recuperação do pavimento bem como do anúncio prévio para o início de intervencões nas vias públicas. O prefeito deverá reiterar ainda as solicitações encaminhadas ao Diretor de Sistemas Regionais, José Everaldo Vanzo quanto a conclusão das obras de esgoto encaminhadas no último mês de julho quando o representante da SABESP esteve em visita ao município. (Fonte: ACS-PMU)

Resort presenteia pais com diária

Ubatuba - O Itamambuca Eco Resort  (www.itamambuca.com.br), em Ubatuba, oferece aos pais que comemorarem o seu dia no resort, cortesia para duas diárias --de sexta-feira à domingo. Os filhos com até 7 anos de idade também não pagam. O pacote do Dia dos Pais, com café da manhã, sai a R$ 260 para hospedagem em bangalôs e R$ 290 nos apartamentos. O Resort fica na praia de Itamambuca, a 12 km do centro de Ubatuba. Rodeado pela mata atlântica, o resort dispõe de quadras de esportes, academia de ginástica monitorada por instrutores e atividades de recreação e passeios para os hóspedes. Reservas: tel. (12) 3834-3000. (Fonte: ValeParaibano)

Mini Workshop de Visão em Ubatuba

Ubatuba - Acontecerá em Ubatuba, no próximo sábado, dia 09, o Mini Workshop de Visão de Ubatuba. O evento será apresentado no Solazer Ubatuba Chalés e Pousada pela facilitadora Carminha, Terapeuta Corporal e Visual com 15 anos de experiência, formação no Brasil, Inglaterra e EUA em Massage Practitioner / Practitioner Educator Training pela School for Self - Healing - SF - Califórnia.
Neste mini Workshop serão apresentados como aprender a curtir e a cuidar de seus olhos; entender como os olhos funcionam e como acontece a visão; aprender exercícios fáceis, seguros e eficazes para eliminar o stress visual; descobrir um modo mais relaxado e vivo de ver e melhorar sua condição visual e criar um balanceamento no uso da visão central e periférica.
A quem se destina? Pessoas com vista cansada, miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata, degeneração de mácula, glaucoma, retinite pigmentosa, entre outras.
Venha ver o que o Método Meir Schneider - Self - Healing Trabalho visual e corporal, pode fazer por você.
Meir Schneider nasceu com catarata congênita, e até os 17 anos viveu como cego em Israel, quando começou a desenvolver a base do Método, a partir do seu próprio trabalho para recuperar sua visão. Desde 1975 tem ajudado centenas de pacientes a se recuperar de condições degenerativas, tanto visuais como corporais. Atualmente possui carteira de motorista sem restrições na Califórnia - EUA.
Você também pode! Venha tentar, traga os amigos.
Dia: 09/agosto/2003 - Horário: 09:30 hs às 12:30 hs.
Inscrições: R$ 30,00 (vagas limitadas) - (casal R$ 50,00).
Local : Solazer Ubatuba Chalés e Pousada (www.solazerubatuba.com.br)
Av: Padre Manoel da Nóbrega, 1263 / Perequê - Açú - Tel: (12) 3832-3684.

Palestra sobre Empretec acontece hoje em Ubatuba

Ubatuba - Será realizado nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, as 19:00 horas na Associação Comercial e Indústrial de Ubatuba uma palestra de apresentação do seminário Empretec, agendado pelo SEBRAE agência Litoral Norte.
A palestra é gratuíta e aberta a todos os interessados, principalmente a pessoas com espírito empreendedor que queiram saber como desenvolver suas características de comportamento empreendedor, CCE´s, tema central do seminário Empretec.
O Empretec baseia-se no fato de o sucesso empresarial não depender apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Segundo o programa, existem comportamentos e características pessoais, como iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem-sucedidos.
Objetivos - Os objetivos do Empretec são: proporcionar uma avaliação franca e completa do potencial empreendedor; reforçar as tendências e habilidades para detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar a eficiência, aumentar lucros em situações complexas, satisfazer clientes, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, utilizar múltiplas fontes de informação, desenvolver planos de negócios, tomar e sustentar decisões frente a adversidades, calcular e correr riscos, aumentar seu poder pessoal, adaptar-se a mudanças rápidas e às incertezas do mercado; reforçar a autoconfiança; e , finalmente, dar apoio e assessoramento na implantação dos planos de negócios.
Para a realização dos seminários Empretec o SEBRAE uniu-se à Agência Brasileira de Cooperação (ABC - vinculada ao Ministério das Relações Exteriores) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no apoio à criação de empresas inovadoras.
No Litoral Norte o Programa Empretec foi implantado em junho de 2000. (Fonte: SEBRAE-SP)

Governador libera verba para urbanização

Ubatuba - O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) enviou ao presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB), um telegrama informando a autorização de liberação da segunda parcela, no valor de R$ 133.624,16 para a urbanização da avenida Leovigildo Dias Vieira, localizada no bairro do Itaguá e da segunda parcela no valor de R$230.492,68 para a urbanização da marginal Perequê-Mirim. As verbas são de convênios com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Agenda do Secretário de Turismo de Ubatuba

Data: 05/08/03 - Terça-Feira
Reunião
Local: Secretaria de Turismo
Horário: 8h30min.
Atividade: com Lucilene do STM sobre Comissão de Eventos

Local: Secretaria de Turismo
Horário: 16h00
Atividade: Reunião com Adelaide do Pólo Produtivo.

Local: Unitau - Campus
Horário: 19h30min.
Atividade: Palestra - na UNITAU com os alunos do 3º. Ano do Curso de Administração, Turismo e Hotelaria.

Data: 06/07/03 - Quarta-Feira
Local: Secretaria de Turismo
Horário: 11h00
Atividade: Reunião com Augusto da NJ Perez da Tendas e Eventos

Data: 07/08/03 - Quinta- Feira
Local: Guarda Municipal
Horário: 9h50min.
Atividade: Palestra para requalificação da Guarda

Local: Secretaria de Reunião
Horário: 15h00
Atividade: Reunião com Comerciantes e empresários do Itaguá.

Data: 08/08/03 - Sexta-Feira
Local: Unitau - Campus
Horário: 20h00
Atividade: Palestra na Unitau a ser ministrada por Clodovil Hernandes - Tema: A ótica voltada para as questões municipais.

Data: 09/08/03 - Sábado
Local: Sitio do Pica Pau do Douglas
Horário: 9h00
Atividade: Avaliação de metas com Prefeito Paulo Ramos (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Reinvindicações - Meu nome é Frank Goulart Coutinho da Silva resido em Caraguatatuba e trabalho em Caçapava, e queria saber como proceder para reinvindicar sobre os abusos da empresa de ônibus Litorânea com relação aos horários com destino a S.J.Campos que não atendem a população (Primeiro horário muito tarde 06:00Hs) e facilita o aliciamento de passageiros na rodoviária de Caraguatatuba, que está uma vergonha (os motoristas clandestinos pegam os passageiros pelo braço no guichê).
Grato pela atenção,

Frank Goulart
Caraguatatuba, SP

Sem Telefone - Estou indignada com o pouco caso da Telefonica para um problema que tem se repetido com frequência aqui em Ubatuba, que fica toda incomunicável. Ontem à noite, lá pelas oito, deu pane de novo. Até a meia-noite, nada... Ninguém consegue ligar, tampouco receber ligações. Esse isolamento é seríssimo! Liguei hoje de manhã para a Telefonica para saber o que houve, e eles não têm a mínima idéia. Cadê a responsabilidade da empresa?

Regina Teixeira
Itamambuca
Ubatuba, SP


Comparações, Dúvidas e Conclusões - Excelente a parte destinada a opiniões do leitor, ontem e hoje, pela qualidade dos textos escritos e pela clareza de proporcionar algumas comparações em nosso município de Ubatuba, que fazem aflorar dúvidas e também permitem algumas conclusões, senão vejamos:
Sr. Ronaldo Dias vem escrevendo com frequência enorme neste diário, defendendo o novo secretário de Turismo e seu plano, e em seu último artigo fala da esperança de novos dias, que não existia até há um tempo, bem como da importância da participação de todos, mesmo os críticos.
Dr. Ernesto Cardoso comenta sobre a recuperação do potencial turístico do Guarujá, com investimentos públicos e privados, concluindo pela necessidade de algo semelhante em todo o litoral norte, especialmente em Ubatuba, frisando que não se devem desperdiçar recursos e agir com extrema ética e bom senso.
Já o Jornalista Ricardo Faria, tão execrado há dias atrás, comenta a denúncia do asfalto feito sobre as pedras, no centro de nossa cidade. Tal denúncia, feita pelo advogado Thomas de Carle, que encontra eco em todos os setores "pensantes e enxergantes" de nossa sociedade Ubatubana, e cobra providências e esclarecimentos da Prefeitura, Associação dos engenheiros, etc.
Finalizando, Zeev Frajnovits desperta a atenção para o valor a ser gasto na construção do Centro de Convenções de Ubatuba (17 milhões), bem como destaca apropriadamente vários dos problemas que o cidadão ubatubense enfrenta no seu dia-a-dia, tais como saúde, educação, trânsito, falta de saneamento, falta de incentivo à cultura, etc.
Somando todos os artigos e fazendo as comparações possíveis entre eles, pode-se concluir que:
1 - necessitamos sim de um plano de turismo e de um bom secretário de turismo, para alavancar economicamente nossa cidade;
2 - é possível, sim, que Ubatuba volte a ser uma bela atração turística, gerando desenvolvimento para toda a sua população, vide exemplo do Guarujá;
3 - mas, e sempre um mas, não dá para confiar nesse plano que aí está posto e no seu secretário, não porque sejam ruins, mas porque estão amparados em pessoas que nunca fizeram nada ao município, a não ser tirar proveito próprio em nome do "progresso de Ubatuba". Quantos que estão apoiando a situação atual já não estiveram antes na criação e gestão da Comtur? No lançamento da Pedra Fundamental do Hospital Municipal?
4 - Em relação ao asfalto, além das dúvidas (quase certezas) lançadas pelo advogado Thomas de Carle, e apoiadas pelo jornalista Ricardo Faria, quem não se lembra que foi o atual prefeito o responsável pelo "excelente" asfaltamento das ruas internas do bairro do Itaguá, e pelo "asfalto invisível" de outros bairros como Perequê-Açú e Maranduba?
5 - E o Centro de Convenções? 17 milhões é um belo volume de dinheiro a ser aplicado em uma única obra. Para comparar, é mais que todo o orçamento anual da Saúde de Ubatuba. E os ubatubanos escaldados bem sabem porque se tem tanta preferência por Obras e não por investimentos em pessoas. "Pessoas recebem salário e não retornam benefícios($) aos contratantes".
Concluindo: para se acreditar na esperança do Sr. Ronaldo Dias e na comparação com o Guarujá feita pelo Dr. Ernesto Cardoso, as pessoas responsáveis pelo Turismo em nossa cidade e pela construção do Centro de Convenções em nosso município (incluindo aí o Secretário de turismo), devem ter a coragem, a transparência e a honestidade de responder clara e convincentemente todas as dúvidas que pairam sobre os assuntos referidos e de também se manifestarem acerca de todos os problemas graves que afligem nossa cidade, pois jamais seremos atraentes ao turista se não tivermos uma população educada e saudável, afastada da miséria e da marginalidade, capaz de primeiramente se autovalorizar, para aí então servir bem e muito bem, ao turista, que então será recebido como verdadeiro amigo.
Só apoiar o que está proposto, sem olhar e enxergar o que e quem está por trás das propostas salvadoras, definitivamente não dá!!!!!

Maurício Moromizato
Ubatuba, SP

Foto Saudade Topo
 
Ubatuba

Vista Parcial de Ubatuba

Vista Parcial
????*

*Identifique o ano que a foto retrata e ganhe um protetor de telas (wallpaper) com todas as imagens da seção!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo Fotos Saudade

 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor