Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 12 de agosto de 2003 - Nº 842 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Dia do Advogado: apresentações culturais e ‘pendura’ dos estudantes


Caraguatatuba:
Após suspeita de fraude, prefeito de Caraguá anula concurso público
AEAAC apresenta projeto Ambiental no Congresso de Saude em Brasilia
Prefeitura vacinou 3.850 animais na primeira semana de campanha
Campeonato Municipal de Futsal 2003
Funcionários da Sabesp fazem Pedágio Solidário pelo Asilo Vila Vicentina
Vereadores retornam às atividades costumeiras
Prefeito presta contas nesta terça sobre o 1º semestre
Morro do Algodão recebeu Mutirão da Prefeitura


Ilhabela:
Ciclista de Ilhabela traz a primeira do mountain bike
Donizette deixa o PFL depois de seis anos à frente do partido
Manoel Marcos recebe Associação de Bairros do Saco do Indaiá
Infectologista realiza palestra para profissionais da saúde de Ilhabela
Prefeitura entrega 70 quimonos a alunos do Jiu-Jitsu


São Sebastião:
Auxiliar de enfermagem morre após cirurgia de redução de estômago
Artista expõe série de nus em restaurante japonês
Prefeitura inaugura diversas obras


Ubatuba:
Estátua vai valorizar tradição
O comerciante e a dificuldade imposta pela carga tributária
ACE e Sebrae apresentam calendário de palestras
ACE - Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba


Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

Dia do Advogado: apresentações culturais e ‘pendura’ dos estudantes

Litoral Norte - O Dia do Advogado foi comemorado, ontem, com apresentações artísticas e culturais, no Teatro Municipal de São Sebastião, e também com a tradicional "pendura" dos estudantes de Direito em restaurante de Caraguatatuba. Os advogados de Ubatuba se reuniram para um jantar no restaurante Peixe com Banana.
Em Sebastião, a abertura do evento no Teatro Municipal começou com atraso. De início, o presidente da OAB (Ordem dos Avogados do Brasil) de São Sebastião e Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, e o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino falaram sobre a importância da comemoração.
Em seguida, após a execução do hino nacional, o público de aproximadamente 100 pessoas assistiu às apresentações de grupo de canto coral masculino, do tenor Marco Antônio Rego Câmara, e do advogado Darly Viganó, que interpretou uma poesia.
Para o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, os advogados da região têm o que comemorar. "Não somente pelo novo Fórum de São Sebastião, que será entregue até o fim do ano, mas pela união dos advogados que pleiteiam mudanças para favorecer a profissão".
Ele cita a necessidade de alterações para facilitar o acesso à justiça. "Que realmente se respeite a função constitucional do advogado", enfatiza.
Hoje, São Sebastião e Ilhabela têm 214 advogados filiados à OAB. Luiz Tadeu ressaltou a importância do conhecido "exame da ordem". Trata-se de um teste feito após a conclusão do curso de Direito, que avalia as condições do recém-formado para exercer a profissão. "O exame tem exigido que os advogados demonstrem competência. O índice de aprovação é de 30%", citou.
A OAB realizará no mês de setembro, em São Sebas-tião, um curso de "Direito de Família", da Escola Superior de Advocacia, de Santos. Serão 40 vagas para aulas de fim de semana. "É uma oportunidade de reciclagem", ressaltou Luiz Tadeu.
Ele ainda falou sobre a profissão e o dia comemorativo. "O advogado tem de ser advogado por idealismo; o fato de sentir que pode ajudar para que a justiça seja bem distribuída já é muito importante. Neste dia temos de lembrar que o judiciário brasileiro precisa de urgentes modificações para que possa ter dinamismo", finalizou.
Pendura - Alunos das Faculdades Módulo, de Caraguá, realizaram o tradicional "Dia da Pendura", em que comem e bebem à vontade, mas não pagam a conta. Um grupo de 25 estudantes do curso de Direito se reuniu para isso, ontem à noite, no restaurante Guaruçá, na avenida da praia, no Centro da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Após suspeita de fraude, prefeito de Caraguá anula concurso público
Antonio Carlos acolhe pedido de comissão e exige realização de nova prova

Caraguatatuba - As provas práticas de informática para os cargos de agente administrativo 1 e técnico de segurança do trabalho do concurso público de Caraguatatuba foram anuladas ontem pelo prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
A Comissão de Concurso Público da prefeitura, que possui representantes da empresa Astec-Centro de Estudos Técnicos e Soluções Alternativas, responsável pela aplicação dos exames, já havia sugerido ao prefeito na última sexta-feira a anulação das provas realizadas no dia 3 devido aos recursos impetrados contra as provas e boletins de ocorrência registrados na polícia.
Pelo menos 60 candidatos entraram com recurso pedindo o cancelamento das provas.
Eles alegavam que havia problemas técnicos nos equipamentos utilizados para a prova e suspeitavam ainda do 'vazamento' dos gabaritos.
Segundo o comunicado da Comissão à Secad (Secretaria Municipal de Administração), teria ocorrido "má-fé de alguns candidatos, que burlaram a fiscalização evadindo-se do local da prova portando cópias das avaliações e respectivos disquetes necessários à avaliação do candidato".
O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil. A comissão concluiu que não houve fraude, mas decidiu recomendar a anulação para garantir lisura ao processo seletivo.
Pelo relatório da comissão, "os disquetes desviados serviram para instruir os boletins policiais alegando tratar-se de fraude cometida, o que não ocorreu".
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que uma nova data deverá ser marcada para as provas práticas.
Participaram das provas no dia 3 os 540 candidatos aprovados na primeira fase.
A etapa inicial do concurso, realizada em maio, já havia sido cancelada pela administração municipal por "falhas técnicas".
As provas foram aplicadas novamente no dia 6 de julho para 4.586 inscritos disputando 116 vagas em diversas áreas.
Na segunda fase, a Comissão constatou que o número de computadores não foi suficiente para se atender a demanda. Os candidatos reclamaram de problemas nos equipamentos de informática.
A Polícia Civil registrou boletim de ocorrência de 12 candidatos que apontaram suspeita de fraude.
O caso foi registrado como "preservação de direitos" e um relatório foi elaborado sobre os possíveis problemas apontados pelos candidatos. (Fonte: ValeParaibano)

AEAAC apresenta projeto Ambiental no Congresso de Saúde em Brasilia

Caraguatatuba - Com o Tema SAÚDE E MEIO AMBIENTE-UMA PROPOSTA EDUCATIVA INTEGRADORA NO CONTEXTO DO COMITÊ DE BACIAS HIRIGRAFICAS-LN, a AEAAC - Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Caraguá - representada pelo Arq.Paulo Andre C Ribeiro e a Engª Denise Formaggia o projeto em comunicação oral coordenada no VII Congresso Brasileiro de Saude Coletiva que teve a presença expressiva de mais de 7000 congressistas do país e convidados estrangeiros, profissionais, pesquisadores e Universidades especializados em saúde pública.
Proposta do projeto: Apresentar a experiência da integração intersetorial e interdisciplinar presente nos discursos acadêmicos e nas propostas programáticas governamentais, por meio do “Projeto para Educação Ambiental e Revitalização da Comunidade do Cantagalo” em Caraguatatuba-SP, ou seja, demonstrar a viabilidade técnica e prática de integrar os setores não governamental (AEAAC) e governamental (Secretarias Municipal e Estadual de Saúde), bem como o trabalho interdisciplinar envolvendo arquitetos, engenheiros, educadores, enfermeiros e agentes comunitários de saúde do PACS/PSF e outros.
A troca de experiências entre os congressistas, enriqueceu os conhecimentos e pode destacar os trabalhos desenvolvidos pelo CBH-LN e da representatividade da AEAAC nos últimos anos. (Fonte: AEACC)

Prefeitura vacinou 3.850 animais na primeira semana de campanha

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba vacinou 3.850 animais na primeira semana da Campanha de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos, que começou no dia 4 de agosto e vai até o dia 5 de setembro. O veterinário Guilherme José Garrido, da Zoonose, acredita que o município vai ultrapassar a meta que é de vacinar 20 mil animais até o final da Campanha.
A prefeitura pede que os animais sejam levados com coleira. O proprietário deve levar ainda a carteirinha de vacinação do animal. Nos dias de chuva a vacinação será cancelada e uma nova data será marcada e divulgada pela imprensa local. Mais informações pelos telefones (12) 3883-3939, 3882-5025 - (ramal 26).
Cronograma: A equipe da Secretaria de Saúde - Zoonose, vai atuar nesta terça-feira, dia 12, no bairro Jd. Estrela Dalva - na Praça Esperanto (Praça dos três Coqueiros), das 8 às 11 horas e das 13 ás 17 horas. Também no dia 12, a campanha irá atender o Caputera - Rua Irmã São Francisco (próximo ao bar do tião), das 8 às 11 horas. Outro bairro do dia é o Jd. Primavera - no pátio 2 da Prefeitura (próximo a delegacia) e também no sistema volante, das 13 às 17 horas.
No dia 13 o atendimento será dado ao bairro Rio do Ouro - na Av. Américo T. do Rosário (Capela Nossa Sra. Das Graças), das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Outro local de vacinação é o Horto Florestal (Centro Comunitário), das 8 às 11 horas além do sistema volante no mesmo horário. No Recanto Ana também havertá vacinação, das 13 às 17 horas.
Já no dia 14, quinta-feira, quatro bairros serão atendidos: Jaraguazinho - próximo ao Posto de Saúde, das 8 às 11 horas; Ponte Seca - Centro Comunitário das 8 às 11 horas; Jd. Jaqueira - Praça Terminal Rodoviário e sistema volante, das 13 às 17 horas; além de Indaiá/Tinga - final da Av. Brasília (esquina da quadra de esportes), das 13 às 17 horas.
No dia 15, serão atendidos os bairros Indaiá - estacionamento do antigo Silva Indaiá, das 8 às 11 horas; Praia - quiosque 32 e 33, das 8 às 11 horas; e antiga Sudelpa, das 13 às 17 horas.
Na segunda, dia 18, é a vez do Tinga, que será atendido na Praça (Centro Odontológico), nos horários das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Outro local do Tinga é o Posto de Saúde (próximo) e sistema volante, também de manhã e à tarde. (Fonte: PMC)

Campeonato Municipal de Futsal 2003

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá e a Lifusac - Liga de Futebol de Salão Caraguatatubense estão organizando o Campeonato Municipal de Futsal 2003, que deverá ser iniciado no dia 1º de setembro. O campeonato será disputado por atletas do município nas categorias Principal Masculino (18 anos completos), Juvenil Masculino (nascidos em 1984, 1985 e 1986) e Juvenil Feminino (nascidas em 1984, 1985 e 1986).
Um congresso técnico na sede da Secretaria de Esportes está marcado para o dia 19 de agosto, próxima terça-feira, às 20 horas, quando serão discutidos o sistema de disputa e sorteio das chaves. Os jogos irão acontecer no Cemug-Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves e durarão aproximadamente dois meses. A equipe campeã dos jogos terá o direito de disputar o Troféu Piratininga, campeonato organizado pela Federação Paulista de Futsal que acontece no estado de São Paulo.
Uma das boas notícias para a cidade é que nossos atletas serão filiadas à Federação Paulista à partir deste campeonato. Isto, de acordo com o presidente da Lifusac, Márcio Soares, irá melhorar a qualidade do futebol e o nível técnico dos jogadores, já que os jogos promovidos pela federação exigem maior desempenho nas competições. Os atletas terão que se inteirar sobre regras e técnicas de disputa, porque terão oportunidade de jogar com equipes fortes e preparadas”, comentou Soares. (Fonte: PMC)

Funcionários da Sabesp fazem Pedágio Solidário por Asilo

Caraguatatuba - Uma ação entre amigos, voltada para a questão social tem movimentado a zona sul da cidade. Os funcionários da Sabesp em parceria com Associação Sabesp iniciaram no mês de maio, o projeto “Pedágio Solidário”, visando ajudar as entidades assistenciais de Caraguatatuba. A ação divide-se em duas frentes de trabalho voluntário, que é arrecadação mensal de alimentos dentre os funcionários através de um pedágio e mobilização no intuito de promover melhorias e reformas básicas necessárias ao bem estar da comunidade da entidade.
O asilo Vila Vicentina foi a primeira entidade escolhida e através de uma visita, detectaram as necessidades. Primeiro, está sendo resolvida a situação emergencial, através da arrecadação de gêneros alimentícios, organizada pelos funcionários e apoiada por seus familiares e amigos, assim como a comunidade próxima à empresa, no Porto Novo.
Num segundo momento, fizeram uma avaliação do prédio detectaram a necessidade de melhorias estruturais e os pedidos foram para que eles promovessem uma reforma no banheiro. Engenheiros da empresa já fizeram o projeto de reforma e ampliação, e também os funcionários já se propuseram a fazer o serviço como doação para a entidade.
“Agora precisamos sensibilizar as empresas de materiais de construção, para que elas entrem nessa campanha. O material fica em torno de 4 mil reais, e esperamos poder contar com o apoio em geral” comenta Marcus Souza, um dos funcionários responsáveis pela ação. Segundo Souza, foi enviado às empresas de Caraguatatuba ofício comunicando a ação e solicitando parceria. Algumas empresas já aderiram a campanha: Depósito Coca, Jocami, Tapera Branca, Minoru Pneus, Atual Cine Foto, JMR, Costa Prado, Lourival Blocos, WR Centro Automotivos e Hidrel.
Quem quiser participar e conhecer a campanha deve entrar em contato com a Sabesp-Porto Novo, na Estrada do Rio Claro, nº 420, ou pelo telefone 3885-2058, com Marcus ou Fabiana. (Fonte: Fundacc)

Vereadores retornam às atividades costumeiras
Fim do recesso reabre agenda de compromissos Parlamentares

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba volta às suas atividades costumeiras com o fim do recesso de julho, finalizado em 31 do mês passado. As atividades costumeiras são as Sessões Ordinárias semanais, Extraordinárias, Audiências Públicas e trabalhos das Comissões de Assuntos Relevantes (CAR). O próximo recesso acontece provavelmente a partir de 20 de dezembro.
O recesso de Julho é garantido aos Parlamentares com base na Lei Orgânica Municipal e tem prazo fixado entre os dias 1º e 31 de julho. Este período é reservado ao descanso do Parlamentar, mas mesmo durante o recesso, é comum ver os Vereadores atuando, despachando e atendendo em seus gabinetes.
O mês de julho tem uma queda sensível no volume de produção do Legislativo. Este ano a queda foi tão grande que o presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), autorizou um recesso aos funcionários, no período de 21 a 25 de julho.
Com o final do recesso, retornam as Sessões Ordinárias semanais, sempre às terças-feiras, a partir das 19h30. As Sessões Extraordinárias devem ser convocadas sempre com 48 horas de antecedência e não tem hora fixa para iniciar, cabendo o horário a Presidência. As Audiências Públicas sofrem o mesmo padrão e temos ainda as Comissões de Assuntos Relevantes (CAR), como a da Saúde, que deverão retornar a todo vapor, percorrendo as unidades médicas do município. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito presta contas nesta terça sobre o 1º semestre
Sessão foi adiada devido a problemas de saúde com o seu filho; Deficientes devem fazer manifestação

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), estará nesta terça-feira, dia 12 de agosto, a partir das 19h30, para prestar contas do primeiro semestre deste ano aos Vereadores. Teme-se que o Chefe do Executivo repita a atitude que tomou em fevereiro deste ano, quando se retirou do plenário por não concordar com a maneira que a sessão estava sendo conduzida. Há informações de que os Deficientes Físicos deverão fazer manifestação no local.
A Sessão de Prestação de Contas do Prefeito está incluída na Lei Orgânica Municipal (LOM), no seu Capítulo 2 - seção 2 - artigo 49, inciso 7 e obriga o Chefe do Executivo a prestar contas dos seus trabalhos no semestre anterior. A Sessão de Prestação de Contas inicia o semestre Legislativo do Parlamento Municipal em Caraguatatuba.
A cerimônia deveria acontecer na semana passada, mas problemas de saúde com um de seus filhos o fizeram adiar para que pudesse ficar junto dele, visto que na ocasião do problema encontrava-se em Paris, discursando sobre Educação Municipal na sede da Unesco, órgão das Nações Unidas para a criança, o lazer, entretenimento e cultura.
Com o adiamento, pairou uma dúvida sobre se deveria ou não haver uma Sessão Ordinária semanal, pois numa visão jurídica construtivista o artigo 49 - inciso 7 fixa que a primeira sessão do semestre deve ser feita com o prefeito prestando contas de seus trabalhos no semestre anterior. Tomou-se a decisão de cancelar a sessão do dia 5 para realizar e iniciar o semestre com a sessão desta terça, dia 12 de agosto.
Desde a promulgação da Lei Orgânica Municipal, em abril de 1990, os Chefes do Executivo já estiveram na Câmara Municipal prestando contas 26 vezes, sendo que só o prefeito Antonio Carlos o fez 13, perfazendo a 14ª aparição e 27ª vez nesta terça-feira.
A Sessão de Prestação de Contas tem o seguinte cerimonial: O Presidente da Câmara abre a sessão e em seguida o prefeito faz a prestação de contas do seu trabalho no primeiro semestre deste ano. Logo a seguir, cada Vereador tem prazo de 5 minutos para fazer a pergunta, que pode ser respondida pelo prefeito ou um de seus Secretários Municipais em igual período, com direito a 3 minutos de réplica pelo Parlamentar.
Em fevereiro deste ano um caso inusitado: O prefeito que já não vinha concordando com a maneira com a qual era feita a Prestação de Contas, retirou-se do plenário alegando problemas de saúde. Antonio Carlos queria que os Vereadores se concentrassem apenas no Relatório de Atividades e não em outros assuntos. Ao mesmo tempo um grupo de Deficientes Físicos reivindicou a volta dos passes que garantem o seu transporte gratuito, o que também teria irritado o Chefe do Executivo.
Há informações de que os Deficientes preparavam uma nova manifestação sobre o mesmo problema, que foi adiada devido à transferência de data da sessão. Aguarda-se para esta terça uma nova concentração da categoria, bem como apenas o discurso inicial do prefeito Antonio Carlos, retirando-se em seguida e deixando as perguntas e respostas para o seu vice, José Pereira de Aguilar (PPS). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Morro do Algodão recebeu Mutirão da Prefeitura
Mutirão veio através de pedido do Vereador Valmir da Colônia

Caraguatatuba - O bairro do Morro do Algodão, na zona sul de Caraguatatuba recebeu na última semana um mutirão da Prefeitura, ordenado pelo Prefeito em exercício e Secretário Municipal de Serviços Municipais (SSM), José Pereira de Aguilar (PPS). A ordem partiu de um pedido do Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB).
Segundo o prefeito em exercício e chefe da SSM, foram utilizados 6 caminhões, 5 máquinas e 8 homens, que fizeram um mutirão em toda a parte central do Morro do Algodão, que fica na zona sul de Caraguatatuba. Este trabalho durou cerca de 10 dias.
O mutirão consistiu em fazer a limpeza e desassoreamento de valas e córregos, nivelamento e cascalhamento das ruas e limpeza das calçadas. Para Aguilar este é um serviço comum, mas periódico. "As ruas e bairros que não tem na sua totalidade calçamento, calçadas, guias e sarjetas, tem que receber os mutirões. É um trabalho periódico, quase como um ciclo", explica.
Para o Vereador Valmir da Colônia esta ação é a prova de um estreito relacionamento entre Executivo e Legislativo. "Recebi o pedido daqueles moradores e observei a situação do bairro, encaminhando o pedido. Prontamente o chefe do Executivo ordenou que o mutirão fosse feito, mostrando que mesmo independentes, os poderes são harmônicos e amigos, objetivando sempre o bem comum", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Ciclista de Ilhabela traz a primeira do mountain bike
Edvando Souza conquista medalha de prata inédita; atleta vai desfilar pela cidade

Ilhabela - O ciclista Edvando Souza Cruz, de Ilhabela, foi o primeiro brasileiro a subir no pódio dos Jogos Pan-Americanos no mountain bike, conquistando a medalha de prata na modalidade cross country, domingo, nas trilhas de Jarabacoa, República Dominicana.
Com a inédita medalha de prata, Edvando deve desembarcar hoje, às 20h, no aeroporto de Guarulhos. Amanhã, está prevista uma homenagem para o ciclista em Ilhabela.
Depois da prova, Edvando creditou o resultado à superação.
"Foi uma prova muito desgastante, muito dura. Estava muito calor e eu consegui escapar com o americano (Jeremy Morgan) e o mexicano (Ziranda Madrigal), abrindo um pouco de vantagem. Foram 10 voltas e, na penúltima, cheguei junto com o americano. Tentei um ataque, mas ele estava muito bem, abriu e ganhou uns 100m na minha frente", contou.
"Eu acreditava que podia chegar entre os três primeiros e o que contou para conquistar essa medalha foi a superação, a determinação. Estou muito feliz porque é a primeira medalha do mountain bike brasileiro em Jogos Pan-Americanos. Tomara que seja a primeira de muitas", completou Edvando, que defende a equipe da Caloi/Sunrace.
O ouro no mountain bike ficou com americano Jeremiah Bishop, e o bronze, com o costarriquenho Deiber Esquivel.
SURFE - Aos 24 anos, o ciclista está em sua melhor fase. Campeão da Copa Ametur e do Campeonato Interestadual 2002, além de vice-campeão sul-americano, Edvando entrou no esporte por acaso, já que sua predileção, como bom caiçara, era o surfe.
"Eu pegava a bicicleta e ia procurar as melhores praias para surfar", disse o atleta.
FAMíLIA - A família de Edvando, em Ilhabela, comemorou bastante a medalha do ciclista.
"Ele está radiante e nós estamos muito felizes. A gente sabe do esforço dele e a medalha foi muito merecida", disse dona Evani, a mãe de Edvando.
Como o atleta deve chegar em Ilhabela apenas por volta de meia-noite de hoje, a prefeitura da cidade deve realizar amanhã a homenagem ao ciclista.
"O Edvando será homenageado com um desfile em carro de bombeiros pela cidade, com faixas e, também, com um presente do prefeito (Manoel Marcos Ferreira, PTB)", afirmou Gislaine Alves Rodrigues, chefe do cerimonial da prefeitura de Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Donizette deixa o PFL depois de seis anos à frente do partido

Ilhabela - O presidente da Câmara, José Donizette da Silva, assinou quinta-feira uma carta pedindo seu desligamento do PFL, partido pelo qual foi eleito com número recorde de votos, 427, em 2000. O documento foi entregue ao juiz da 132ª Zona Eleitoral de São Sebastião e, também, ao vice-presidente do partido em Ilhabela, Samuel Silas Gonçalves, já que a presidência do partido era exercida pelo próprio Donizette.
Ele justifica a iniciativa, alegando ter se sentido “órfão” na legenda: “O que mais pesou foi a falta de apoio que encontrei dentro daquela que considerava, como a própria sigla expressa, uma ‘frente liberal’ que pudesse agregar idéias inovadoras”. (Fonte: Imprensa Livre)

Manoel Marcos recebe Associação de Bairros do Saco do Indaiá

Ilhabela - O prefeito Manoel Marcos recebeu em seu gabinete na última sexta, dia 8, representantes da Associação de Bairros do Saco do Indaiá para anunciar a nova formação, agora com Marco Rafael como presidente e a volta nas atividades junto a comunidade. Os moradores aproveitaram a oportunidade para convidar o prefeito para a festa “Lual da Ilha do Forró”, que acontece dia 30 de agosto, as 21h, na praia do Saco do Indaiá. (Fonte: PMI)

Infectologista realiza palestra para profissionais da saúde de Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria da Saúde realiza nesta terça, dia 12, as 19h30, no Hotel Itapemar uma palestra sobre infecção hospitalar, para atualização de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem da rede pública de saúde e hospital municipal. O palestrante é o infectologista de São Sebastião Dr. Carlos Mello de Capitani, que atualmente faz parte da Coordenação Nacional DST e Aids. (Fonte: PMI)

Prefeitura entrega 70 quimonos a alunos do Jiu-Jitsu

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Diretoria de Esportes e Fundaci, entregou na manhã do último domingo, 10, 70 quimonos a alunos da academia Prev de Jiu-Jitsu do Mestre Rezende, de 2 a 17 anos. Durante o evento, Mestre Rezende foi homenageado pelos 53 anos de dedicação ao jiu-jitsu completados na semana passada.
O prefeito Manoel Marcos fez questão de comparecer para fazer a entrega dos quimonos e em discurso elogiou o trabalho do Mestre Rezende e sua equipe. O prefeito também disse que recebeu muitos pedidos de mães de alunos para a compra dos quimonos e a permanência do Mestre Rezende a frente do Jiu-Jitsu de Ilhabela. A mãe do prefeito, Dona Terezinha de Jesus Ferreira, considerada mãe de toda equipe do Jiu-Jitsu, também prestigiou o evento.
A academia, que conta atualmente com mais de 200 alunos da Vila, Sul, Água Branca, Reino e Barra Velha, recebe a cada dia mais adeptos além de reunir famílias inteiras dentro do esporte. Além do exercício físico e saúde, a equipe do Mestre Rezende ensina união em um clima de muito respeito e garra. A equipe de Jiu-Jitsu de Ilhabela também representa muito bem o município nos principais campeonatos da modalidade, como o Livajj, que em sua primeira etapa trouxe para casa 24 medalhas: 16 de ouro, 3 de prata e 5 de bronze.
A 2ª etapa do Livajj – Liga Vale Paraibana de Jiu-Jitsu, deve acontecer em Ilhabela no próximo dia 17, a partir da 9h, no Ginásio de Esportes, no Itaquanduba. A etapa vai homenagear o velejador e secretário estadual da juventude, esporte e lazer Lars Grael.
Também prestigiaram a entrega os vereadores Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos) e Luiz Antonio dos Santos (Luiz Lobo), o secretário de planejamento Norberto Batista, o diretor de obras públicas, Antonio Cajado Simões, a diretora de divisão administrativa, Ana Maria Nogueira, o assessor de gabinete Fernando J. P. Nascimento além de pais de alunos e um grande público. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Auxiliar de enfermagem morre após cirurgia de redução de estômago


São Sebastião - A auxiliar de enfermagem Valmira Santos, 28 anos, morreu às 2h50 de sexta-feira, dias após submeter-se a uma cirurgia para redução de estômago. O procedimento cirúrgico foi particular e feito no Hospital de Clínicas, em São Sebastião. Valmira havia sido operada pelo cirurgião Juan Pons Garcia. Procurado pelo Imprensa Livre ontem, ele não quis se manifestar sobre o caso.
A jovem morava no bairro Tinga, em Caraguatatuba. Era funcionária pública da Prefeitura de São Sebastião e trabalhava no Pronto-Socorro Central. A família da moça também preferiu não se manifestar à imprensa, ontem. Pela manhã, o corpo era velado em Caraguatatuba, de onde foi levado para o Crematório da Vila Alpina, em São Paulo. O corpo deverá ser cremado hoje.
Valmira foi submetida à cirurgia de redução de estomago há cerca de dez dias. Neste período, ficou internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Clínicas, onde morreu. A causa atestada da morte seria falência múltipla dos órgãos e septicemia. A paciente teria sido submetida ao tipo de cirurgia que corta parte do estomago e do intestino.
A provedora Elisabeth Chagas, da Irmandade Santa Casa Coração de Jesus, mantenedora do Hospital de Clínicas, explica que por enquanto, não foi aberta sindicância interna sobre o caso, porque não há nenhuma denúncia ou fato que implique hipótese de erros no procedimento cirúrgico. Segundo a provedora, o médico Juan Garcia tem feito, normalmente, várias cirurgias de redução de estômago no hospital. “Este é o primeiro caso de morte”, ela conclui.
O delegado regional adjunto do CRM (Conselho Regional de Medicina), Vladnei Ferreira, disse ontem que o órgão pode abrir sindicância para apurar o caso da morte da jovem, mas desde que haja indícios de infração do Código de Ética Médica. “Há necessidade de denúncia, mas podemos tomar esta iniciativa, até mesmo a partir de notícia de jornal, com base em fato concreto. Fora disto, poderíamos pegar a seção de necrologia do jornal e começar a abrir sindicâncias”.
A cirurgia feita em Valmira teve caráter eletivo (pré-agendada) e, portanto, realizada após exames sobre a condição da paciente. O delegado do CRM afirma que não se pode considerar que cirurgias eletivas impliquem menos riscos, comparado-se às intervenções emergenciais. Ele explica que o risco depende do porte e da complexidade da cirurgia. Vladnei Ferreira afirma que não pode se manifestar sobre o nível de gravidade da cirurgia de redução de estomago. Ele é pediatra.
O delegado José Lamartini Fagundes, do 1º Distrito Policial, afirma que se o corpo de Valmira Santos for cremado, não haverá possibilidade de abertura de inquérito para investigar o caso.
Condenação em 2002
Em março de 2002, o Conselho Federal de Medicina confirmou condenação contra o médico Juan Pons Garcia. A decisão havia sido imposta pelo Conselho Regional de Medicina, em fevereiro de 1997. A pena foi de Censura Confidencial em Aviso Reservado, por “praticar atos profissionais danosos ao paciente, que possam ser caracterizados como imperícia, imprudência ou negligência” (Art. 29 do Código de Ética Médica), no caso da morte da paciente Débora Tavares Bahia, de 16 anos, em dezembro de 1988.
A informação foi divulgada pelos pais de Débora, Nestor dos Santos Bahia e Sonia Tavares Bahia, e publicada pelo Imprensa Livre em novembro do ano passado. Os pais ficaram inconformados com a perda da filha, em razão da demora no tratamento cirúrgico de uma apendicite diagnosticada por outro médico no primeiro dia, descartada por Juan Garcia e tratada em sucessivas internações como anexite, por oito dias seguidos, até a intervenção cirúrgica horas antes de seu falecimento, por infecção generalizada advinda do apêndice supurado.
A queixa criminal que a família Bahia apresentou à promotoria, logo após a morte da filha, redundou na condenação de Juan Manoel Pons Garcia a pena de um ano e quatro meses de detenção, cumprida em regime aberto, por ser primário.
Conforme o delegado regional adjunto do CRM, Vladnei Ferreira, abrir uma sindicância sobre a morte da paciente Valmira Santos, apenas em razão da condenação de Pons Garcia no caso de Débora, não seria correto, por significar pré-julgamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Artista expõe série de nus em restaurante japonês

São Sebastião - O artista plástico Reinaldo Vasques promove até amanhã uma retrospectiva de suas obras. As sé-ries estão expostas no restaurante Ryoshi Sushi & Grill, no Arrastão.
Vasques resume a vernissage como um apanhado de nus, obras pintadas desde o ano passado. São 11 quadros, sendo que o mais novo é o intitulado “A queda – The Angel Whithout heart”, o primeiro em que o artista usa um modelo vivo.
Foi desde a inauguração do Espaço Cultural Adriana Vasques, em 2002, no prédio da Casa Esperança, que foi possível a Reinaldo criar o seu atelier e expor e produzir no mesmo local.
A proprietária da Ryoshi, Lecy Fernanda Ros, a idéia de promover a mostra no restaurante pelo conhecimento prévio da obra de Reinaldo Vasques. Segundo ela, o espaço é apropriado e chama a atenção de seus clientes. “Essa é a primeira de muitas exposições neste espaço”, prevê Lecy. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura inaugura diversas obras

São Sebastião - A Prefeitura estará inaugurando uma série de obras na Costa Sul de São Sebastião esta semana. Na quinta-feira, dia 14, três obras serão entregues.
A primeira delas é a Ponte de Juquehy, que acontece às 15h. Ela foi iniciada há alguns meses, quando uma enchente provocou a queda da antiga estrutura e, com isso, ficou impedido o tráfego na principal via de acesso ao bairro, a rua Benedito Carlos de Almeida.
Para evitar novos problemas na estrutura, a nova ponte foi bem reforçada. Ela foi construída em concreto, onde se levantou uma base, instalou-se estruturas metálicas e cobriu com mais concreto. Diferente da outra, que utilizava tubos para a passagem da água, esta ponte possibilita uma melhor vazão de água e evita que em períodos de chuva, quando a pressão da água é mais forte, que a estrutura seja abalada.
Quiosque - Em seguida, ainda no dia 14, às 16h, acontece à entrega do Quiosque do Artesão de Juquehy. O espaço foi criado para que os artesãos da região possam expor suas obras. Ele é formado nos moldes da Casa do Artesão em Boiçucanga.
A última inauguração da semana na Costa Sul, também será realizada na quinta-feira. Desta vez quem será beneficiada é a comunidade de Toque-Toque Pequeno. A prefeitura irá entregar uma Praça, que fica na rua Yogiro Takaoka. O espaço fica em frente à Escola Municipal do bairro e foi construído para atender as necessidades dos moradores locais, que agora terão um local voltado para o lazer.
Além das obras realizadas pela prefeitura, a comunidade local também vai receber outro benefício. Trata-se da agência do Banco do Brasil, que será inaugurada nesta terça-feira, dia 12, às 18horas, na sub-prefeitura de Boiçucanga.
Centro de Infectologia - A Prefeitura de São Sebastião irá inaugurar na sexta-feira, dia 15, às 19 horas, o Centro Municipal de Infectologia, localizado na R. Benjamin Constant, 92, região central da cidade. A obra foi feita em parceria com município e Unesco e o apoio do Ministério da Saúde.
Neste Centro serão desenvolvidas ações de assistência especializada e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, Aids, Hepatites, Tuberculose, entre outras. Um projeto do Programa de DST/Aids de São Sebastião e que conta com recursos na ordem de R$ 50 mil, destinado aos serviços de atendimento especializado em infectologia.
Corpo de Bombeiros - O Corpo de Bombeiros de São Sebastião vai ser o primeiro da região a ter um local de higienização e esterilização de equipamentos de resgate. As salas, que serão inauguradas na sexta-feira, dia 15, às 17h30, foram construídas pela Prefeitura. Além disso, a unidade ainda deve receber uma nova viatura de resgate da prefeitura, que tem um convênio firmado com o Corpo de Bombeiros desde 1984.
Segundo o tenente Danilo Godoy as salas vão diminuir os gastos com material de resgate. “Se o material estiver sujo de sangue e não tiver como lavar, é descartado.” De acordo com o relatório da unidade, mensalmente cerca de 75 itens de material de resgate são comprados para a unidade. Com a higienização e esterilização, 36 itens, como talas, pranchas, cobertores, colar cervical, entre outros, poderão ser reaproveitados. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Museu Caiçara Anuncie Aqui Pousada Maranduba

Estátua vai valorizar tradição

Ubatuba - O escultor José Demétrio da Silva, conhecido como Zé Demétrio é um velho conhecido das cidades do Vale do Paraiba. Tem esculturas em várias delas. As mais conhecidas são “3 Garças”, em Guaratinguetá ; “Bandeirante” e “Sítio do Pica Pau Amarelo”, em Taubaté; “Escravos”, em Redenção da Serra; “Romeiros”, na basílica de Aparecida do Norte”. A próxima será em Tocantins.
Em Ubatuba, vem sendo erguida uma estátua em homenagem ao pescador no trevo de entrada da cidade, no início da Av. Thomaz Galhardo com 9 m de altura. O projeto é da Prefeitura de Ubatuba e deverá estar concluído nos próximos 3 meses. O material utilizado é de solo resina estruturado e sua montagem é feita no próprio local podendo ser acompanhada pela população. O esqueleto da estrutura é montado em aço sendo preenchido com cimento, resinas vinílicas e pigmentos. “É uma forma de mostrar a arte em público”, diz Demétrio, que conta com o apoio de 3 estagiários de artes plásticas. O escultor garante a durabilidade do material. “ A escultura de 3 Garças, em Guaratinguetá já tem mais de 30 anos”, afirma. O prefeito Paulo Ramos destaca o apoio da Prefeitura na valorização da tradição local que tem no pescador seu mais legítimo representante. (Fonte: ACS-PMU)

O comerciante e a dificuldade imposta pela carga tributária

Ubatuba - Em meio às discussões de greve do Judiciário; em meio às questões sobre a reforma da previdência, um assunto perdeu força e espaço na mídia que é a reforma tributária. Ora, o assunto deveria receber a mesma atenção da imprensa e do governo, haja vista que é um problema que não afeta algumas classes, mas à toda a população.
A carga tributária a que somos submetidos todos os dias, faz com que enfrentemos tantos problemas que nos impedem de partir realmente para um crescimento econômico real. Onde iremos para; justamente nós que geramos emprego e que trabalhos pelo desenvolvimento deste pais?
Hoje, produtos e serviços chegam a ser taxados por mais de 50 impostos, que são responsáveis por mais de 60% do valor pago pelo consumidor. Porém, pela falta de esclarecimento daqueles que detém a informação, o que vemos é o comerciante sendo taxado, responsabilizado pelos altos preços de tais produtos e serviços.
Porém, numa maioria esmagadora das vezes ele é tão vítima quanto o consumidor.
IPTU, ISS, COFINS, INSS, IR, Refis e tantos outros incidem sobre os produtos, comerciantes e consumidores. Há, contudo algo que pode ser visto como algo ainda pior. Se tais impostos fossem revertidos em melhorias, em benefício de todos, ainda seriam justificados. No entanto, o que vemos são todos eles caindo em um grande buraco negro, pois a nós não é prestada conta sobre em que são investidos.
Nós, enquanto comerciantes somos cada vez mais pressionados, temos a margem de lucro cada vez mais diminuída, pela necessidade de nos mantermos competitivos. E o que é pior, sem condições de lutar e brigar por melhorias neste sistema. Afinal, se todos esses impostos fossem repassados aos produtos, o preço final seria ainda muito maior.
Agora, por quê? Tal pergunta se estende a vários campos. Por que somos obrigados a pagar tantos impostos, em forma de tributos que não retornam em melhorias. IPVA, Seguro Obrigatório. Para quê? Por quê, se não somos beneficiados por eles, se as estradas estão aí, arruinadas, sendo bancadas pelos pedágios, outro gasto que onera produtos e serviços. Onde iremos parar desta forma? A revolta surge e se torna justa diante de uma realidade absurda que faz com que a economia se perca e imponha ao país uma condição de miséria e de sacrifícios. Nós não precisaríamos passar por isso. Por que tantos impostos, para que pagar tanto por um retorno tão pequeno? São todas perguntas que não têm respostas, mas que com certeza não se calarão.
O desemprego, apontado como um dos maiores males do país, também é resultado dessa carga tributária excessiva. Como o comerciante pode pensar em investir, contratar, se os impostos com pessoal atingem índices tão altos? INSS, FGTS e outros, transformam um investimento em mão de obra em gasto. Por isso, tantas demissões e tão poucas contratações.
Na prestação de serviços somos prejudicados. Pagamos contas e mais contas e os serviços que nos prestam são quase sempre de qualidade duvidosa. O serviço de telefonia é um exemplo claro.
Você morador e comerciante de Ubatuba, com certeza, já percebeu que as panes no sistema de telefones têm se tornado constantes. Pior, significam prejuízos para quem depende do serviço para manter ativo seus negócios, hoje tão dependentes da tecnologia, em especial da Internet. E o que nos cabe, nesta situação. Nada, pois a empresa responsável não presta contas. Apenas cobra, e bem, pelo mau serviço que presta.
Os bancos são outro exemplo. Enquanto pagamos 12% de juros ao mês, a poupança nos paga rendimentos de 0,60% a 1%, no máximo, ao mês. Uma realidade dura e que precisaria mudar. E é assim que no vimos, só isolados. A reforma tributária é necessária, não apenas para o comerciante, mas para o país. A diminuição dessa carga tributária significaria um passo importante para o crescimento econômico do Brasil e isso não pode ser desprezado. Seria um pequeno passo, importante, mas um passo que nos permitiria respirar em um período econômico tão difícil. (Fonte: ACE-Ubatuba)

ACE e Sebrae apresentam calendário de palestras

Ubatuba - A ACE UBATUBA - Associação Comercial e Empresarial - em parceria com o Sebrae, continua o trabalho que visa a qualificação de mão obra e o melhor entendimento da atual realidade imposta por um mercado cada vez mais competitivo. Para tanto, tem previsto a realização de várias palestras voltadas ao empresariado local, assim como a comerciantes e à população de uma maneira geral. As discussões vão desde esclarecimentos sobre o papel das empresas diante do novo Código Civil, até o esclarecimento sobre custos, despesas e preços na compra e venda. Por tudo isso, convida todos os empresários interessados para as seguintes palestras que serão realizadas, gratuitamente, no Salão Social da Associação à Rua Dona Maria Alves, 587, Centro. Faça a sua inscrição pelo telefone 3832-1449, ou diretamente no balcão de atendimento:
Dia 14/08 - Quinta-feira - 19:00 - Salão Social da ACE Ubatuba
Palestra: Direito de Empresa no Novo Código Civil
A Análise da lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), direito de empresa.
Apresenta as principais alterações no direito de empresa, define o que é empresário, sociedade empresária, sociedade simples, nome empresarial, traz resumidamente as principais obrigações das sociedades limitadas e cláusulas especiais do contrato social.
Dia 20/08 - Quarta-feira - 10:00 h. - Salão Social da ACE Ubatuba
Palestra: Tributos
Apresenta aos participantes as obrigações de cada empresa e a legislação específica.
Conteúdo: Microempresa, empresa de pequeno porte. Principais tributos e impostos (IPI / ISS / IRPJ / COFINS / PIS). (Fonte: ACE-Ubatuba)

ACE - Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba

Ubatuba - A nova realidade que se apresenta impõe a união de forças para que a representatividade das entidades de classe se firme e possa resultar em conquista na defesa dos interesses das mais diversas categorias. Diante disso e atendendo a uma das determinações do novo estatuto da FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - de que todas as suas filiadas adotem o mesmo nome e logotipo, a ACIU, em sua última reunião ordinária, decidiu utilizar o nome Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba. Além disso, o logotipo da entidade sofreu modificações, seguindo as especificações determinadas pela Facesp, que desde então marcará todas as suas publicações, divulgações e propagandas e demais atividades. “De acordo com a FACESP, o uso do mesmo nome nas instituições desta natureza, em qualquer município do Estado, gera um aspecto maior de unidade, proporcionando muito mais força institucional. É mais um passo no sentido de firmar a imagem da Associação como uma entidade de defesa dos empresários e comerciantes locais”, disse Dalva Maria dos Santos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba. (Fonte: ACE-Ubatuba)

Carta do Leitor Topo

Avestruzes no Litoral Norte - Visitem o site www.avstruz.com.br  para complementar a sua notícia sobre avestruzes no litoral. Possuimos o mais completo centro de incubação no litoral Norte, mais precisamente em Caraguatatuba.

Sidney R. Catalan
Avstruz Agropecuária Ltda
Caraguatatuba, SP


Muitas Dúvidas - Muito bom o comentário do Sr Jose Ricardo e melhor ainda a idéia de procurar trazer os votos dos proprietários de imóveis para Ubatuba, mesmo porque geralmente este dia não e "útil", as pessoas podem passar o fim de semana em Ubatuba e votar isto é unir o útil ao agradável.
Com relação a construção do centro de convenções, o problema não é somente o valor, se é pouco ou é muito, mas sim se vai começar e acabar; porque pelo que se fala só existem R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) e o resto, quem garante? Não seria melhor reunir todos os empresários que vão participar desta construção e participar a todos que tiverem duvidas?
E por falar em duvidas, a Sabesp vai ou não vai resolver o problema do esgoto na Praia Grande?
Todo o esgoto que cai no córrego da Praia Grande, vai parar na praia do Itagua. Nem a Sabesp e nem a Cohambiental conseguem tratá-lo. Como vocês vêem nunca vai se conseguir despoluir o Itagua, sem antes consertar a rede de esgoto da Praia Grande.E falando-se em Praia Grande e em valores quanto seria a arrecadação do IPTU desta linda praia,seria pouco ou seria muito? Será que dá para colocar uns bloquetezinhos nas ruas?

Walter Zigrossi
Ubatuba, SP


SACY Informa - Senhores Associados. Na última reunião do Conseg ficou determinado que seria realizada uma manifestação para protestar contra a falta de segurança no Municipio. Neste sabado, 16/8, às 11 horas, na Rodovia Rio-Santos entre Juquey e Barra do Una, com a presença da imprensa -(Globo, Bandeirantes, Rádio Eldorado, Imprensa Livre), será feito um afunilamento para a distribuição de panfletos abaixo-assinados, com faixas, bandeiras, camisetas, etc.
É necessário forçar as autoridades a tomar providencias, por isso pedimos que todos os associados e a população do municipio participe desta carreata.
Contamos com voces e qualquer dúvida ligue para 3865 2288.

SACY
São Sebastião, SP


Ato Público por Reforço na Segurança - Olá amigos. Tivemos uma reunião em Juquehy, hoje, para marcar o nosso ato publico por Reforço na Segurança e organizar o evento. Participaram cerca de 80 pessoas de todas as praias da Costa Sul e do centro da cidade. Compareceram diversos presidentes de sociedades de amigos.
Tivemos a presença dos vereadores Sérgio Pereira, Amancio dos Santos e Edvaldo Reimberg, representado por um assessor. Tivemos a presença da presidente da Federação Face Norte, Rosely Santaella. A presença dos presidentes do Conseg do 2º. DP e de Maresias. A presença de diversos diretores e sócios da Associação do Comércio Ambulante de Juquehy.
Iniciamos a reunião contando de mais um assalto à mão armada, ontem à noite, em Juquehy, quando duas senhoras que chegavam à sua casa na av. Mãe Bernarda foram rendidas e mantidas reféns durante três horas. Foram roubados os carros, celulares, televisão e outros objetos. Os ladrões se comunicavam com outro membro da quadrilha que estava fora da casa, por rádio. Os carros ( que tinham rastreador) foram encontrados hoje pela manhã na Praia Grande.
O que ficou decidido:
1. O ato público solicitando Reforço na Segurança está marcado para o dia 16, sábado próximo, ás 11 horas da manhã, na Rio/Santos, entre Juquehy e Barra do Una.
2. A rodovia não será fechada ao trânsito. A manifestação será feita em local com acostamento largo. Na ocasião, serão coletadas assinaturas para documento a ser entregue ao Governador Geraldo Alckmin.
3. Foram formadas comissões de Organização, Comunicação e Segurança
4. Estou enviando, anexo, o texto do abaixo-assinado pedindo a cada um dos amigos que comece a coletar as assinaturas.
5. As sociedades de amigos - cada uma delas - trará para o ato publico faixas e bandeiras. Faça também a sua faixa. Traga a sua bandeira.
6. Serão convidados para o nosso ato público todos os vereadores, a OAB, a Associação de Engenheiros, a Associação Comercial, sindicatos, todos os partidos políticos do Município, o Mopress, o Movimento Voto Consciente, todas as forças vivas do Município.
Gostaria de dizer a vocês todos que é absolutamente necessário que participem. Se pensarmos em faltar à manifestação achando que "um só não vai fazer diferença" estaremos errados. Um só que falte, vai fazer diferença, sim. Precisamos, mais do que nunca, de união. Lembrem-se que estamos arriscados a ser vítimas nesse processo.

Regina Helena de Paiva Ramos
presidente
Federação Pró Costa Atlântica


2ª Reunião do Conselho Gestor da Sub-prefeitura da Costa Sul de São Sebastião - Ao Presidente e diretores da entidade. Aos órgãos de divulgação interessados.
Olá amigos! Estamos lembrando às entidades da sociedade civil organizada (3º Setor) que no próximo dia 15, às 18:00 hs, iremos realizar na praça do Por do Sol, em Boiçucanga, a 2ª reunião do Conselho Gestor da Sub-Prefeitura da Costa Sul - São Sebastião, para definirmos quem serão os componentes efetivos e suplentes do conselho, qual a forma de condução dos trabalhos do grupo, conhecermos as primeiras propostas do Sub-Prefeito para os bairros da Costa, encaminharmos as nossas primeiras sugestões e solicitações, tratarmos de assuntos de interesse de todas as entidades e seus bairros, além de possíveis comunicados das entidades.
É muito importante o seu comparecimento para não deixarmos esvaziar um espaço de debates de idéias que nos foi proposto e tão bem aceito na 1ª reunião do dia 25/07.
Faça a diferença. Participe!
Obrigado a todos e até lá!
Sexta e sábado, heim!!!

Um abraço.
Carlos Aymar

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Barco no Itaguá - © Natto

Barco no Itaguá
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor