Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 14 de agosto de 2003 - Nº 844 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Palestra sobre o REFIS - Parcelamento Especial
Polícia Ambiental alerta sobre compra terrenos em áreas protegidas


Caraguatatuba:
Polícia encontra ponto de droga e prende seis traficantes
Abertura do Jori terá presença de Lu Alckmin
Prefeito presta contas na Câmara
Notícias do Esporte de Caraguatatuba
Aurimar repudia em Moção Jetons a ex-Parlamentares
Vereador Zé Pedro tem pedidos atendidos na zona sul
Parlamentar mostra conhecimento de causa e entendimento político com prefeito
Pardim retorna da licença médica


Ilhabela:
Vando é recebido como herói em Ilhabela
Vando completa dez anos de carreira
Prefeitura promove Campeonato de Futebol de Campo Municipal
Copa dos Campeões continua nesta quinta em Ilhabela


São Sebastião:
MP apura situação de cadeia no litoral
Projeto São Sebastião Tem Alma resgata a tradição da “farinhada”
Duas pontes são reformadas na Costa Sul de São Sebastião
Mutirão recolhe mais 20 toneladas de lixo em Boiçucanga


Ubatuba:
Apauba firma convênio para manter canil e promover esterilização de cães
Tubulação no Parque Guarani
Avenida Liberdade é a nova opção de entrada e saída da cidade
Rua Fluminense e Bangu, na Estufa II, vão receber asfalto
Ubatuba define representantes para Pré-Conferência
Obra do Forum desperta interesse em Ubatuba
Arquibancada no Sertão da Quina em fase final


Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

Polícia Ambiental alerta sobre compra terrenos em áreas protegidas

Litoral Norte - A Polícia Ambiental de São Sebastião alerta eventuais interessados em compra de terrenos. O objetivo é evitar negociação irregular caso a propriedade envolva app (área de preservação permanente).
O soldado Afonso, da corporação, afirma que é fundamental as pessoas se certificarem de que não há pendências ambientais para construção, ou seja, o imóvel não está próximo a nascentes e cursos d’água, por exemplo.
O soldado, que desenvolve aulas de educação ambiental nas escolas da Costa Sul de São Sebastião, lembra que a retirada de vegetação, mesmo sendo capim ou gramíneas, às margens de curso d’água, configura crime ambiental, caso não haja licenciamento.
Ele explica que o curso d’água com até dez metros de largura, a app é de 30 metros a partir de cada margem. “Em nascentes, a área de preservação aumenta para 50 metros”, ele completa.
O artigo 38 da lei 9.605/1998 prevê como crime ambiental casos de degradação em app sem a devida licença. O infrator, além de ser multado, responderá processo pelo crime, podendo ser condenado a pena de um a três anos de detenção.
O soldado Afonso lembra ainda que manter a integridade das áreas de preservação permanente significa contribuir para vida dos mananciais e, por conseqüência, a garantia de abastecimento de água a população.
Os interessados em realizar qualquer tipo de desmatamento podem obter informações sobre as áreas em questão junto à prefeitura e ao DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais), além da Polícia Ambiental. (Fonte: Imprensa Livre)

Palestra sobre o REFIS - Parcelamento Especial

Litoral Norte - A ACE Caraguatatuba e o Delegado da Receita Federal de São Sebastião, Dr. Carlos Vinício Lacerda Nacif, convidam todos os empresários da região para palestra sobre REFIS-Parcelamento Especial – Lei 10.684/03 que acontecerá no dia 14/08/03 às 19:00 horas na sede da ACE. A nova Lei concede vários benefícios e uma excelente oportunidade para as empresas possuidoras de débitos com a Receita Federal e com a Procuradoria da Fazenda Nacional possam efetuar sua regularização. Após a palestra será concedido tempo para esclarecimentos diversos e de interesse do público. Não percam essa chance de tirar suas dúvidas, participe!
Data: 14/08/03
Horário:19:00 horas
Local: ACE Caraguatatuba – Praça Cândido Mota, 193 sala 50 – Central Shopping – Caraguatatuba/SP – (12) 3883-1303. (Fonte: ACE-Caraguá)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Polícia encontra ponto de droga e prende seis traficantes

Caraguatatuba - O SIG (Setor de Investigação Gerais) da Polícia Civil estourou na noite de terça-feira um centro de distribuição de droga, funcionando em um sobrado atrás de uma casa, na rua Antônio de Souza Rodrigues, bairro Rio do Ouro. Seis acusados de tráfico foram presos, incluindo três irmãos, donos do imóvel, onde pequenos traficantes se abasteceriam.
Segundo o SIG, há cerca de um mês o setor recebeu denúncia da ação criminosa e iniciou investigações. Na tarde de ontem, durante campana, eles perceberam um ‘entra e sai’ de pessoas estranhas.
Os investigadores decidiram revistar um casal, que tinha acabado de sair, encontrando uma porção de crack, de 50 gramas. O suspeito confessou que adquiriu o entorpecente na casa. A informação foi o bastante para os policiais entrarem no imóvel e descobrirem a pequena fábrica de droga instalada na área.
No local, a polícia apreendeu mais cerca de 400 gramas de crack e maconha. Parte estava em tabletes e outras já divididas em porções ou pedras. Uma balança de precisão, com colher e outros pertences, como seringas e pedaços de sacos plásticos, também estavam sendo usados para pesagem e embalagem dos entorpecentes.
Abastecimento - A polícia acredita que na casa funcionava um centro de distribuição para pequenos traficantes, conhecidos como "vapores", que iam se abastecer, comprando a droga.
Na residência, também foram apreendidas frentes de toca CDs, sem o aparelho completo, controles remotos de som, celulares, relógios e um computador. Para a polícia, os objetos seriam produto de furto ou roubo, trocados por droga.
Um revólver, calibre 32, e um carregador de pistola, totalmente municiado, de calibre 45, ainda estavam na casa, assim como anotações da contabilidade do tráfico. O carregador teria sido furtado recentemente, de dentro de um carro de um policial.
As seis pessoas presas são: os irmãos A.P.V., 21 anos, o "Neguinho", A.P.V., 20 anos e R.A.P., 24 anos; A.R.G., 25 anos, o "Alemão", A.R.G., 32 anos, o "Pingaiada", C.C.S., 18 anos, e B.P.S., 18 anos, o "Tujão".
O grupo é morador em Caraguatatuba. Os três irmãos, que sempre moraram no local, usavam o sobrado da parte de trás do terreno para o tráfico. A família reside na casa da frente. Do grupo dos seis, dois deles já tinham passagens pela polícia por roubo e furto. Todos foram indiciados pelo crime e ficaram presos na cadeia pública local. (Fonte: Imprensa Livre)

Abertura do Jori terá presença de Lu Alckmin
A segunda etapa do 7º JORI - Jogos Regionais do Idoso vai acontecer em Caraguá em setembro. Em maio, a primeira etapa aconteceu em Sorocaba. A abertura será realizada no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves" e contará com a presença de Lu Alckmin

Caraguatatuba - A abertura do 7º JORI - Jogos Regionais do Idoso acontecerá no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves" e contará com a presença da presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Lu Alckmin. A festa está marcada para o dia 19 de setembro, sexta-feira, a partir das 16 horas.
No último dia 8, a secretária municipal de Assistência Social, Vera Peixoto, reuniu-se com o secretário de Esportes, Nivaldo Alves, a secretária de Educação, Roseli Morilla, a presidente da Fundacc, Eloiza Aparecida A. A. de Oliveira, e representantes do Fundo Social do Estado e da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, além de diversos setores da prefeitura para definir os preparativos para a organização do evento que terá duração de três dias. Os jogos serão realizados entre os dias 19 e 21 de setembro.
É a primeira vez que Caraguatatuba sedia o JORI. O Fundo Social da cidade, responsável pelo evento, planeja receber bem os atletas e, por esse motivo, todos os segmentos da prefeitura deverão dar apoio à organização. Haverá um guia em cada ônibus visitante para recepcionar e acompanhar os participantes durante todos os dias do evento. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar um profissional da área em cada local dos jogos - alguns locais contarão com ambulância disponível. Haverá ainda um plantão odontológico para atender emergências durante os dias de evento.
Os organizadores estimam um público de duas mil pessoas vindas de municípios diversos do estado de São Paulo no fim de semana de realização do evento. As disputas irão acontecer no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves", no Centro de convivência da 3ª Idade "Estrela do Mar", na Academia Linha D'Água Natação e Ginástica, na quadra da EMEI/EMEF "João Batista Gardelin no bairro Poiares, no Ginásio de Esportes do Barranco Alto, no Ginásio de Esportes do Tinga, na Colônia de Férias Ministro João Cleófos e no Prince's Club.
No dia 8 de setembro, às 13 horas, a comissão organizadora do evento participará do Congresso Técnico JORI 2003 com o objetivo de acertar as últimas providências da festa do esporte da cidade.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Caraguá, com apoio do Governo do Estado através do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Os responsáveis pelas inscrições dos atletas são os Fundos Sociais Municipais e Regionais do Estado de São Paulo.
Poderão participar dos jogos atletas com idade de, no mínimo, 60 anos completos ou a completar em 2003. O prazo para o término das inscrições é o dia 25 de agosto.
As modalidades disputadas são atletismo, malha, bocha, coreografias, dança de salão, natação, buraco, truco, dominó e dama, nas categorias Feminino e Masculino.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.jori.caraguanet.com.br  ou pelos telefones (12) 3897-7072/3897-7062. (Fonte: PMC)

Prefeito presta contas na Câmara

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva realizou ontem, dia 12 de agosto, a Prestação de Contas do primeiro semestre na Câmara Municipal de Caraguá às 19h30. Ele estava acompanhado de todo secretariado.
Durante a prestação de contas realizada, ontem na Câmara Municipal, o prefeito Antonio Carlos da Silva falou da importância de sua viagem à França para uma reunião com a Unesco. Segundo ele, a organização vai dar apoio técnico na finalização das obras do Teatro Municipal.
"Gostaria de dizer a vocês como é importante vivenciar esse tipo de contato, como tive com a Unesco, graças a apresentação de nossa política de educação infantil, conseguimos esse apoio para o teatro", disse o prefeito.
Ele comunicou também a abertura de licitações como a da reurbanização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, da instalação da ponte sobre o Rio Santo Antônio, do Centro Comunitário do Getuba com quadras e urbanização, a Praça do Tinga, o campo do Corintinha, o campo do Casa Branca e Olaria e Morro do Algodão.
Antonio Carlos fez questão de falar sobre os problemas ocorridos com o concurso público. "Paralisamos o concurso mais uma vez com muita coragem, pois queremos fazer as coisas com a maior transparência possível, sem que ninguém seja prejudicado".
Todos os vereadores, exceto Omar Kazon e Carlinhos do Peixe participaram da Prestação de Contas.
Em entrevista, após a cerimônia, o prefeito disse que acredita ser muito importante a Prestação de Contas porque a população precisa entender como ocorrem as coisas dentro da administração e reafirmou quão grande é o valor da transparência em sua administração. (Fonte: PMC)

Notícias do Esporte de Caraguatatuba

Time de basquete de Caraguá vence Taubaté - A equipe de basquetebol de Caraguá venceu a de Taubaté por 55 x 40 pontos na rodada do dia 9 de agosto, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves. A equipe da Secer de basquetebol mirim masculino de Caraguá foi também vitoriosa contra a equipe de São José dos Campos, que aconteceu no último sábado em Caraguá. A equipe da Secer classificou-se em 1º lugar do grupo e jogará contra São Sebastião, que foi a 4º colocada, em data marcada pela Liga do Vale.

Campeonato Estadual de Futebol - Resultados da Fase municipal - Nos jogos realizados no dia 9 de agosto no Centro Esportivo os resultados foram os seguintes: na Categoria Dentinho – a equipe da Gelaf venceu a Secer/Caraguá por 3 x 0; na categoria Dente de Leite, a equipe da Secer/Cemug venceu a do Projeto Futuro por 3 x 0. Já na categoria Dentão a Secer/Cemug venceu a do Projeto Futuro por 2 x 1. Os jogos estão sendo coordenados pelo Professor Mario Luiz com apoio do Luizinho.

Copa de futebol veteranos homenageia Odilon João Santana - A Secer estará realizando nos próximos meses o Torneio de Futebol de Campo Veteranos. Trata-se da Copa Odilon João Santana, o nome foi dado em homenagem ex-meia esquerda do Esporte Clube XV de Novembro que jogou ao lado de outros grandes jogadores como Aloísio, Neguinho, Zé Roberto, Nata e outros. Odilon se destacava pela sua habilidade e precisos lançamentos que saíam de sua perna esquerda. Foi funcionário do DER, filho do saudoso Ozires Nepomuceno e da Sra. Olga, uma das tradicionais famílias de Caraguatatuba. Hoje Ozires está em fase de recuperação pelo derrame cerebral que o acometeu. De acordo com o secretário de Esportes Nivaldo Alves os esportistas de Caraguá devem ser homenageados ainda vivos. E é por isso que este talentos esportistas está sendo homenageado com a Copa Odilon João Santana. Os interessados em participara da Copa devem retirar a ficha de inscrição no Centro esportivo em horário comercial.

Torneio de Futsal "João Barbeiro" acontece em agosto - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba está promovendo o Torneio de Futsal "João Barbeiro" nos próximos dias 16 e 23 de agosto. Os jogos acontecem no Ginásio Municipal de Esportes "Claudio Prado", no Tinga. O jogo 1 será dia 16, às 17h30, com Center Trevo contra Poiares. O jogo 2 acontece às 18h30 quando o ime da Sabesp enfrenta A.A. Rizza. A etapa final está marcada para o dia 23, às 17h30, quando o time perdedor do jogo 1 disputa com o time perdedor do jogo 2 para definição dos 3º e 4º lugares; e, às 18h30 disputam os times vencedores dos jogos 1 e 2 para definir o 1º e o 2º lugar.

Caraguá disputa Livovali - Os atletas da Secer irão disputar o campeonato promovido pela Livovale nas categorias mirim masculino e feminino. A primeira rodada da equipe mirim masculino está marcada para o dia 24 de agosto, no Centro Esportivo Municipal de Caraguá Ubaldo Gonçalves, às 12 horas, quando o time de Caraguá enfrenta Mogi das Cruzes. No dia 31 de agosto, Caraguá enfrenta São Sebasião, no Centro Esportivo Municipal de Caraguá às 11 horas. No dia 6 de setembro, as equipes de São José dos Campos e Caraguá disputam o campeonato em São José. Os jogos seguintes acontecem nos dias 14 de setembro – Jacareí contra Caraguá no Sesi de Jacareí; dia 27 de setembro – Caraguá contra Pinda, no Centro Esportivo de Caraguá; dia 11 de outubro – Ubatuba contra Caraguá no Ginásio do Tubão. As primeiras rodadas dos jogos da categoria Mirim Feminino acontecem dia 24 de agosto – Caraguá contra Mogi no Centro Esportivo de Caraguá; dia 27 de setembro – Caraguá contra Pinda no Centro Esportivo de Caraguá; dia 5 de outubro – Caraguá contra São José no Centro Esportivo de Caraguá; dia 25 de outubro – Caraguá contra São José no Centro Esportivo de Caraguá. Um congresso técnico no dia 21 vai definir as datas dos jogos e as chaves.

Campeonato Municipal de Futsal 2003  faz homenagem a José Pereira da Silva - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá e a Lifusac - Liga de Futebol de Salão Caraguatatubense estão organizando o Campeonato Municipal de Futsal 2003, que deverá ser iniciado no dia 1º de setembro. O campeonato será disputado por atletas do município nas categorias Principal Masculino (18 anos completos), Juvenil Masculino (nascidos em 1984, 1985 e 1986) e Juvenil Feminino (nascidas em 1984, 1985 e 1986). Na categoria principal Masculino, o evento foi intitulada como Copa José Pereira da Silva, homenagem feita pelo secretário de esportes ao irmão do saudoso vice-prefeito de Caraguá, Joaquim Pereira da Silva (Quincas). Pereira como é carinhosamente conhecido, trabalhou na Prefeitura junto com o atual secretário de esportes. Na ocasião era responsável pela equipe de futebol da Sudelpa e era muito querido por todos. Pereira é pai do repórter esportivo Zeíco Ligeirinho. Um congresso técnico na sede da Secretaria de Esportes está marcado para o dia 19 de agosto, próxima terça-feira, às 20 horas, quando serão discutidos o sistema de disputa e sorteio das chaves. Os jogos irão acontecer no Cemug-Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves e durarão aproximadamente dois meses. A equipe campeã dos jogos terá o direito de disputar o Troféu Piratininga, campeonato organizado pela Federação Paulista de Futsal que acontece no estado de São Paulo.

Prefeitura faz seletiva para voleibol - A Secer-Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba convida garotos e garotas interessados na prática do voleibol para uma seletiva. A Secer pretende ampliar as equipes desta modalidade nas categorias mirim (nascidos em 89 e 90) e pré-mirim (nascidos em 91 e 92), para disputar a Livovali-Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Os interessados devem se dirigir à sede da secretaria, levando documentos como carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3 x 4. O departamento de voleibol é coordenado pelo professor Ernesto Nardi que está treinando as equipes masculinas nas segundas e quartas-feiras, às 17 horas e; nas terças e quintas-feiras, às 9h30. Já as equipes femininas têm treinamento com o técnico Edilson Macaco.

V Copa Bolha de Futsal / Troféu Mitsuo Kashiura - O vereador Bolha e a Lifusac - Liga de Futebol de Salão Caraguatatubense estão realizando com o apoio da Secretaria de Esportes, a V Copa Bolha de Futsal – Troféu Mitsuo Kashiura. O campeonato será disputado à partir do dia 31 de agosto, nas categorias Masculino e Feminino. Os jogos irão acontecer no Centro Esportivo Municipal. (Fonte: PMC)

Aurimar repudia em Moção Jetons a ex-Parlamentares
Parlamentar critica gasto desnecessário que ele chama de abuso

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, elaborou e protocolou Moção de Repúdio, criticando o pagamento de Jetons a Ex-Parlamentares e Pensionistas da Assembléia Legislativa do estado. Para o Parlamentar o gasto é excessivo, desnecessário e abusivo aos cofres públicos.
O Vereador Aurimar Mansano sempre foi um inimigo dos gastos exagerados e desnecessários. Projetos que permitam Comissões de Parlamentares se ausentarem da cidade para congressos, aumento no número de Assessores e Jetons durante o recesso para os Vereadores são algumas das proposituras que receberam o voto contrário dele.
Para o Vereador, o pagamento de Jetons para ex-Deputados e Pensionistas caracteriza abuso de Dinheiro Público, pois com certeza os valores pagos poderiam ser usados em projetos sociais como Creches, Escolas e Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com Aurimar não há como pagar estes Jetons, pois a palavra significa "pagamento pelo comparecimento em sessões ou reuniões", não havendo como justificar os valores para pessoas que não pertencem mais aos quadros da Assembléia Legislativa.
Os valores apurados pelo jornal Diário de São Paulo, na sua edição de 3 de julho chegam a casa dos R$ 2.6 milhões mensais pagos aos ex-Deputados e Pensionistas. Segundo o Vereador este é mais um ponto desfavorável para a classe política. "Quanto mais os Parlamentares praticarem atos como estes, a classe política ganha um maior descrédito", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Parlamentar mostra conhecimento de causa e entendimento político com prefeito

Caraguatatuba - O Vereador José Pedro Lucas - Zé Pedro (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, tem mostrado no pouco tempo em que assumiu a cadeira no Legislativo, conhecimento de causa e entendimento político com o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB). Nos últimos dias mais 2 (dois) pedidos de sua autoria foram atendidos.
A zona sul de Caraguatatuba é uma região densamente populacional e formada na sua maioria por contribuintes de baixa renda. Fronteiriça com a vizinha São Sebastião, conta-se preliminarmente 3 bairros; Perequê-Mirim, Pegorelli e Jaraguá.
Esta região nunca contou com um apoio decisivo do Executivo nas últimas 5 gestões, mas certamente apresenta-se em situação, sem dúvida alguma, melhor nos últimos 7 anos, graças as melhorias empreendidas nas gestões do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Para atestar o conhecimento da arte da política e o bom entendimento com o prefeito Antonio Carlos da Silva, em pouco menos de 8 (oito) meses como Parlamentar, além dos vários pedidos já atendidos, o Vereador Zé Pedro anuncia que já foi iniciada a obra da galeria de águas pluviais que vai da rua Antonio de Souza Santos e termina na rua Laércio Antunes dos Santos, no bairro do Perequê-Mirim.
Outra obra que veio através das reivindicações do Parlamentar, talvez seja a mais importante de sua carreira até o momento. Trata-se da Estação de Tratamento de Esgotos no bairro do Pegorelli. Importante pois a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realizadora das obras na cidade, observou a necessidade daquela comunidade em ter a sua Estação de Esgoto, incluindo a obra no rol de investimentos.
Para o Vereador os quase 8 meses são de total alegria. "Mesmo quando não tinha o conhecimento do mecanismo da nova função que estou ocupando, sentia-me feliz e realizado, pois estou ajudando ao povo carente que me confiou o seu voto, o que é algo íntimo e muito particular e consegui realizar o sonho de me eleger, para lutar por melhorias na minha região", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pardim retorna da licença médica
Parlamentar volta ao trabalho sem nunca ter se afastado

Caraguatatuba - O Vereador Juarez Pereira Pardim (PSDB), reassumiu suas funções na Câmara Municipal de Caraguatatuba, após um afastamento de 60 (sessenta) dias, por problemas de Saúde. Na verdade o Parlamentar admite que mesmo tratando de sua saúde nunca parou de exercer a função para a qual foi eleito pelo povo.
Antes de se ausentar por 60 dias no Parlamento Municipal de Caraguatatuba, Juarez Pardim havia conseguido, graças a parceria com um colega Vereador de São José dos Campos, João Bezerra Sobrinho (PTB), a doação de 2 (dois) lotes de remédios para a Secretaria Municipal de Saúde.
Mesmo ausente o Parlamentar não parou de trabalhar e através de sua assessoria, continuou a buscar soluções para os principais problemas de sua comunidade de base. Os pedidos que chegam ao Vereador Pardim não são diferentes dos pedidos dos demais; Cesta Básica, ligação de água e luz, Iluminação Pública, extensão da rede de água e esgoto, encaminhamento de exames e consultas, entre outros pedidos.
O estigma de "eterno funcionário do povo", não abala o Vereador Pardim. "Este 'ofício' tem uma prova de aceitação e posterior trabalho diuturno por 4 anos até uma nova prova de aceitação, que são as eleições seguintes, para que o povo julgue se é necessário que continuemos. Por causa disto não podemos parar de trabalhar e tentar melhorar a qualidade de vida da população", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Vando é recebido como herói em Ilhabela

IlhabelaFoto: Gustave Gamma - A cidade tem um novo herói. Edivando de Souza Cruz torna à casa. Esta vez sobre o caminhão do corpo de Bombeiros. Protegido do vento pelo uniforme dos atletas que representaram o país nos jogos pan-americanos de Santo Domingo e coberto pela bandeira brasileira, Vando não tem frio. E não há como se resfriar, já que o calor da população de Ilhabela está com ele. Estudantes, funcionários públicos, políticos e anônimos se espremem à beira da SP 131, a via que liga o município de Norte a Sul, para aplaudir o primeiro ciclista brasileiro a trazer uma medalha pan-americana de montain bike ao Brasil.
Vando, de mãos levantadas e olhos mareados, medalha de prata no peito, acena de volta lá de cima. De lá vê parentes, dezenas deles, e amigos – gente que o viu crescer no esporte – seguindo o caminhão até a Vila, sua primeira parada. Ele abraça a um e a outro, dá depoimentos à imprensa, ouve discursos de políticos, posa para fotos. Enquanto isso, afirmou, passa na sua cabeça um filme: cenas da prova retidas na memória, o esforço para superar os limites de seu corpo, a dor, o calor, o respirar difícil, o sprint final, tentando acompanhar o americano, que chegou a menos de 100 metros à frente, roubando o ouro. "Só senti que a medalha vinha vindo lá pela sexta volta (foram dez, de 4,8km cada, ao todo), quando consegui me distanciar do bolo. Éramos três, eu, o americano e um costarriquenho, andando na frente", disse Vando. De acordo com ele, o corpo pedia para descansar, mas a emoção pedalava com ele. Pensava na esposa, Rosilaine, "tia Elaine" para seus alunos da escolinha bíblica, na igreja evangélica, onde dá aulas. Ela espera o primeiro filho do esportista para o final do ano. Lembrava do tio, Alcides, atleta de Down Hill, que o ajudou a treinar no princípio da carreira, dos amigos, dos colegas de esporte.
"Esta medalha é nossa. Ilhabela é um berço de grandes atletas no ciclismo", disse o medalhista.
O prefeito, Manoel Marcos, era todo sorrisos: "Pouco antes do pré-olímpico de Vela, disse a representantes dos esportes à vela que iriam representar o município, que logo iria ver chegar à Ilhabela as primeiras medalhas olímpicas e pan-americanas. Não pensei que chegasse alguma tão rápido." É bem verdade que o município pouco ajudou ao atleta na prática do esporte, já que o orçamento é pequeno. Mas patrocinar a festa da vitória já é uma forma de reconhecer o mérito do atleta. "Vendo o Vando e sua medalha, só podemos prometer que é uma obrigação nossa colocar um bom orçamento para incentivar o esporte no Orçamento de 2004", consentiu o ex-secretário dos esportes e vereador ligado à base do prefeito, Luiz Lobo Antonio dos Santos.
Apesar da medalha no Pan, nem Vando nem outro brasileiro conseguiu garantir vaga nos jogos olímpicos de Atenas, em 2004 - ainda. "Os jogos pan-americanos não valem pontos para o ranking. Estou esperando que sejam computados alguns resultados para saber se já tenho pontos para me classificar entre os 50 atletas internacionais que competirão no esporte. Caso não dê, ainda posso fazer algumas provas para tentar chegar lá", disse o ciclista, patrocinado pela Caloi, Sun Race e Visan, com o apoio da Prefeitura de Suzano para a equipe. (Fonte: Imprensa Livre)

Vando completa dez anos de carreira

Ilhabela - Aos 25 anos, o atleta da Caloi está em sua melhor fase. Bicampeão brasileiro, penta paulista, campeão da Copa Ametur em 2002 e vice-campeão sul-americano, na categoria elite, o ciclista completa dez anos de carreira em setembro.
Vando começou a pedalar acompanhado de seu tio Alcides de Souza Cruz Filho, o Juninho, hoje tetracampeão brasileiro de Down Hill. Juntos, os ilhabelenses participaram de uma competição em Caraguatatuba, em setembro de 1993. "Tanto eu quanto meu tio éramos estreantes. O mais incrível é que vencemos, eu na categoria juvenil e ele na júnior. Nesta época tínhamos o apoio do comércio local, da Prefeitura de Ilhabela, familiares e amigos".
De 93 para cá o ciclista não parou mais. Em 95 ele e seu tio foram convidados a integrar a equipe da Caloi e, no mesmo ano, Edivando não decepcionou, conquistando o 1º lugar no Pan Americano, no Chile, na categoria júnior. No mesmo ano embarcou para a Alemanha e ficou na 79ª posição no Mundial de Cross Country.
No ano seguinte viajou para a Austrália. Na terra do canguru disputou o Mundial de MTB e ficou em 11º. Nas competições nacionais, ainda em 96, Edivando foi vice-campeão brasileiro e vice-campeão do Specialized Cactus Cup.
Em 97, o atleta de Cristo participou do campeonato mundial de MTB, na cidade de Chateou D‘oex, na Suíça. Foi campeão do Grande Prêmio Coca-Cola, 1º lugar na 54º Prova Ciclística "9 de Julho".
Em 98 Edivando foi vice-campeão brasileiro e campeão do Specialized Cactos Cup pela segunda vez, em Vinhedo. Em 2000, ele conquistou o GP de Algarve, em Portugal, na categoria sub 23. Na semana seguinte, Edivando participou do Campeonato Mundial Serra Nevada, na Espanha, e ficou na 26º posição, na categoria sub 23. No mesmo ano, foi o 1º colocado no Mountain Bike 12 horas (categoria dupla).
No ano passado, o ilhabelense conquistou medalha de bronze no 6º Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, no Chile e também o Iron Biker.
O medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo é casado com Roselaine Freire de Oliveira Cruz, 22 anos, há três anos. Juntos, eles trabalham em prol da Igreja Comunidade Amar, evangelizando crianças da escolinha bíblica. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura promove Campeonato de Futebol de Campo Municipal

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Esportes abrirá inscrições a partir do próximo dia 18 até dia 8 de setembro para o 3º Campeonato de Futebol de Campo de Ilhabela nas categorias Dentinho (nascidos em 92 e 91), Pré-Mirim (90 e 89), Mirim (88 e 87), Infantil (86 e 85), 1ª divisão livre, 2ª divisão livre e veterano (a partir do nascimento em 1964).
A abertura do evento acontece dia 14 de setembro, no estádio municipal Ferreirão as 14h, com desfile das equipes e presença do prefeito Manoel Marcos, vereadores e autoridades municipais. O jogo de abertura acontece as 16h com jogo entre o campeão do campeonato de 2002, Novo Horizonte e um time que será sorteado depois de encerradas as inscrições. (Fonte: PMI)

Copa dos Campeões continua nesta quinta em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria de Esportes, promove nesta quinta, dia 14, mais uma rodada da II Copa dos Campeões. Os jogos acontecerão no Estádio Municipal Ferreirão, as 19h entre Itaquanduba e D.D. Mares e as 21h entre Ilha Drinks e Grêmio.
A copa reúne os campeões da primeira divisão de Ilhabela e para este ano conta com a participação do campeão da segunda divisão e do vice-campeão da primeira divisão, ambos de 2002.
Na última quinta, o Grêmio empatou com o Novo Horizonte em 1 a 1 e o vencedor do ano passado, o Garrafão ganhou do D. D. Mares por 1 a 0. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

MP apura situação de cadeia no litoral
Juiz-corregedor pede investigação à promotoria antes de avaliar pedido de interdição da unidade de São Sebastião

São Sebastião - O Ministério Público instaurou ontem investigação para verificar as condições da Cadeia Pública de São Sebastião. A medida foi adotada após pedido do juiz-corregedor Luiz Antonio Carrer, baseado em um ofício da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que pede a interdição da unidade.
O ofício, encaminhado anteontem, aponta falta de estrutura da carceragem e risco de rebelião ou fuga devido à superlotação. Com capacidade para abrigar 60 pessoas, a cadeia tinha até ontem 207 presos. Segundo o MP, o pedido de procedimento para apurar o caso já foi registrado em cartório, podendo assim ter início.
De acordo com o presidente da OAB no município, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, a interdição da cadeia é necessária para que o Estado adote soluções para a questão carcerária no Litoral Norte. A unidade de São Sebastião recebe detentos da própria cidade, de Ilhabela e de Ubatuba. "Se interditar, tenho certeza que o Estado arruma vagas para esses presos. Falta vontade política", afirmou Prado.
CONDIÇÃO - Segundo o diretor-interino da cadeia, José Lamartine Fagundes, as condições na unidade estão precárias e os presos, amontoados nas celas. "A situação é difícil. Está superlotada mesmo, mas não temos o que fazer. Nem os presos doentes estão separados dos outros", disse Fagundes.
Ele afirmou que já encaminhou pedidos às secretarias de Estado da Administração Penitenciária e de Segurança Pública e para o Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) pedindo soluções. "Hoje não posso pegar mais nenhum preso, mas não posso recusar se foram enviados para cá. A gente faz o que pode", disse.
Para Fagundes, a construção de um CDP (Centro de Detenção Provisória) é uma das soluções para acabar com o excesso de presos na cadeia. Segundo o delegado e coordenador para assuntos prisionais do Deinter-1, responsável pelo Vale do Paraíba e Litoral Norte, Jair Barbosa Ortiz, é difícil solucionar o problema de lotação das cadeias devido à falta de presídios e ao excesso de detentos.
"A população carcerária aumentou muito nos últimos anos. Até 1995, eram 74 mil presos no Estado. Hoje, até agosto, já são 118 mil" afirmou. Ortiz afirmou que não adianta pensar na interdição da cadeia sem uma solução para o destino dos presos. "Ninguém quer um CDP em sua cidade. Essa questão precisa de um debate político intenso", disse Ortiz.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, desde 1995, 101 cadeias já foram desativadas em São Paulo. De acordo com o Estado, a unidade de São Sebastião aguarda liberação de vagas no sistema prisional para ter o mesmo destino. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto São Sebastião Tem Alma resgata a tradição da “farinhada”

São Sebastião - Com o objetivo de manter uma tradição caiçara, o Projeto São Sebastião Tem Alma realizou, ontem à tarde, a conhecida “farinhada”. Trata-se de produção artesanal de farinha de mandioca.
O trabalho foi acompanhado por um grupo de alunos da Faculti (Fraternidade e Assistência Cultural à Terceira Idade). Segundo o professor Nivaldo Aparecido Ramos, sempre que ocorre doação de mandioca, o projeto promove a “farinhada”. Ele explicou todo o processo de produção. “A mandioca é descascada, depois lavada e ralada. Em seguida vai para cestos de palha, onde vira uma massa.  Posteriormente, vai para uma prensa, aonde é feita a secagem. Por último, depois de peneirada, é lavada ao forno à lenha”, informou o professor.
Em média, a fabricação da farinha dura quatro horas. Ontem à tarde, o pescador Geovani Rodrigues, de Ilhabela, trabalhava na produção. “Aprendi a técnica com meu pai e meu avô. É uma tradição de família”.
Para o técnico em construção civil aposentado Armando Petisco, aluno da Faculti, acompanhar a “farinhada” no Projeto São Sebastião Tem Alma foi uma oportunidade de viajar ao passado.
“Freqüentava fazendas no Vale do Ribeira e a gente também fazia farinha. Isso aqui é muito bonito. Recordar é viver”, declarou Petisco.
A vendedora aposentada Marlene Machado Viola, ficou surpresa com a complexidade do processo de fabricação. “É a primeira vez que vejo, não conhecia as técnicas utilizadas, pois em Santos, onde nasci, não existe isso”, destacou.
Dinorah Maria da Luz já sabia como era feito, porém, assim como Marlene, nunca tinha visto. “Isso é bom para que a tradição continue por muitos anos”, comentou.
O grupo de alunos da Faculti esteve no projeto acompanhado da professora Venina Moreira, responsável pelas aulas de viver saudável, atualidades e curiosidades.
De acordo com o professor Nivaldo Ramos, as escolas interessadas em assistir à produção de farinha devem procurar o Projeto São Sebastião Tem Alma, que fica na rua Expedicionários Brasileiros, 219, no Centro Histórico, ou ligar para 3892-1439. A próxima “farinhada” deve acontecer somente no mês de novembro. (Fonte: Imprensa Livre)

Duas pontes são reformadas na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião iniciou esta semana a reforma de duas pontes na Costa Sul do município, sendo uma no bairro de Boiçucanga, já em fase de conclusão e, a outra, em Barra do Sahy.
Para o subprefeito Wagner Teixeira, as reformas eram necessárias por se tratar de reivindicações antigas da comunidade. Ele conta que a Prefeitura está atendendo tais solicitações, de acordo com as prioridades de cada bairro.
A ponte de Boiçucanga, localizada na estrada Beira Rio, no final da rua do Cascalho, recebeu várias melhorias com a reforma. A principal delas, é na sua capacidade, já que esta via, que antes agüentava a passagem de veículos de até duas toneladas, vai permitir o trafego de veículos com até 4,5 toneladas.
De acordo com Teixeira, essa ponte já foi alvo de diversas reclamações da comunidade e discutida pelo Conseg (Conselho de Segurança), por não oferecer segurança de tráfego. Ela também era um problema para os estudantes que moram na região, já que micro ônibus que realiza o transporte, antes não podia circular no local. “As crianças e os jovens tinham de descer longe de suas casas. Agora, eles poderão passar e levar os alunos até um ponto mais próximo de suas residências”, comentou o subprefeito.
Além da troca e do reforço em toda a estrutura a ponte ainda foi pintada. Já em Barra do Sahy, algumas pranchas danificadas da ponte serão trocadas, o corrimão será refeito e ela também receberá pintura. A ponte de Barra do Sahy fica na antiga SP-55, e faz a ligação entre o Sahy e o bairro Baleia.
Na semana passada, a prefeitura finalizou a reforma da ponte em Toque-Toque Grande, que teve sua estrutura trocada e recebeu corrimão.
Outras ações na Costa Sul - Além da reforma das pontes, outras ações estão sendo realizadas pela Prefeitura na Costa Sul. Entre elas está a obra de calçamento no bairro de Juquehy, que terá alguns trechos de difícil tráfego devido a depressões e bloquetes soltos reparados.
Wagner Teixeira também comentou que hoje, 13/08, a rua Nova Iguaçu, principal via de acesso de Maresias, está recebendo o agregado siderúrgico. O material, que já foi utilizado em Barra do Una com êxito, pretende melhorar as condições das ruas. Ele é uma alternativa de pavimentação mais barata, que possui resultados satisfatórios. No bairro de Cambury, o processo de implantação do material na principal via de acesso está em fase de acabamento.
Em Boiçucanga, funcionários da Prefeitura estão trabalhando nos reparos de guias e sarjetas das vias de acesso, que estão sendo repintadas.
O subprefeito disse que essas reformas estão inseridas na sua proposta inicial de trabalho, que era priorizar a melhoria de todas as vias de acesso da Costa Sul, fazer a reforma e a manutenção de pontes, entre outras. “Essas obras são simples, mas são de grande importância para a comunidade porque fazem a diferença no dia-a-dia das pessoas”, concluiu. (Fonte: PMSS)

Mutirão recolhe mais 20 toneladas de lixo em Boiçucanga

São Sebastião - Depois de recolherem mais de 20 toneladas de lixo do rio Boiçucanga na semana passada, o mutirão de limpeza que integra o Projeto Rio Vivo, voltou a se reunir no bairro e retiraram mais 20 toneladas de lixo do local. Esse novo encontro teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos iniciados no ultimo dia 6. O Projeto Rio Vivo é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e entidades organizadas da Costa Sul, que buscam melhorar a qualidade dos rios de São Sebastião.
O subprefeito Wagner Teixeira conta que um dia não foi suficiente para retirar todo o lixo do rio, que possuía uma grande quantidade de galhos e troncos de árvores em suas encostas que eram difíceis de serem removidos.
Apesar de atuar com uma equipe menor, o ritmo de trabalho não foi alterado e as pessoas que se reuniram em prol da limpeza atuaram no local durante o dia todo. Desta vez, 10 funcionários da Prefeitura, 10 funcionários da Enob e oito da Defesa Civil participaram da ação. Além deles, cerca de 20 voluntários, moradores da comunidade e pescadores estiveram trabalhando na limpeza do rio.
O comandante Jamil e os soldados Dorinilson e Ferreira também estiveram no local da ação para dar apoio ao Projeto, assim como os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura. Aliás, esses profissionais estiveram fiscalizando a região, verificando possíveis irregularidades ao longo do rio. Depois que o projeto foi iniciado eles detectaram duas irregularidades de vazamento de esgoto no rio. A equipe autuou os proprietários das áreas afetadas para que façam os devidos reparos num prazo máximo de 10 dias. Passado isso eles estarão sujeitos à multa e outras ações do departamento.
Na semana passada, o mutirão atingiu 600 metros do rio. Desta vez o objetivo era alcançar mais 400 metros de extensão.
Wagner Teixeira comentou que aos poucos a equipe está conseguindo limpar todo o rio mas, segundo ele, ainda vão ser necessárias outras ações até que o rio seja limpo por completo. Para auxiliar na ação, a Prefeitura forneceu dois caminhões, uma retroescavadeira além de utensílios de segurança para os participantes.
Na semana passada, centenas de pessoas cooperaram com a mão de obra no projeto. Nesse mesmo dia, os estudantes da escola Walkir Vergani plantaram cerca de duas mil mudas de plantas nativas ao longo do rio. Esta idéia deve ter continuidade ainda esta semana, onde deverão ser plantadas mais 500 mudas.
De acordo com o subprefeito, depois que o projeto foi iniciado em Boiçucanga, outros bairros se mostraram interessados em colaborar com a ação. “Empresários e representantes de Cambury e Maresias já solicitaram o mutirão e em breve esses bairros estarão recebendo o apoio para a realização do Projeto Rio Vivo”, disse Teixeira. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

 Anuncie Aqui Pousada Maranduba

Apauba firma convênio para manter canil e promover esterilização de cães

Ubatuba - A Associação Protetora dos Animais de Ubatuba (Apauba) conseguiu firmar com a Prefeitura Municipal um convênio que visa o repasse de verba para a melhoria do trabalho, que vem sendo realizado há 6 anos .
O estatuto da Apauba prevê um trabalho de proteção aos animais, impedindo os maus tratos, conscientizando quanto à posse responsável e à convivência saudável entre o homem e o animal.
O convênio, que já foi aprovado pelo COMUS (Conselho Municipal de Saúde) servirá para a manutenção do canil e principalmente para uma campanha de esterilização, que será realizada pela Apauba.
De acordo com a presidente da Associação, Eliana de Oliveira, 50% do repasse é exclusivamente para a campanha de castração e os outros 50% servirão para outros fins, como a fabricação de panfletos informativos e adaptação das instalações do canil. “A população deve entender que os resultados virão à longo prazo”.
A campanha de esterilização objetiva diminuir a natalidade e assim, a população de animais de rua. “Uma cadela dá muitos filhotes por ano e os animais de rua vivem em média de 7 a 8 anos.
Reduzir a demanda é uma forma moderna e humanitária de resolver o problema”, explica Eliana. A cirurgia de castração será gratuita e vai priorizar animais de rua e a população carente.
Aos sábados, a Apauba realiza, na Praça 13 de Maio, no Centro da cidade, uma feira de adoção com animais do canil. Pessoas que queiram doar também podem comparecer, porém se não conseguirem efetuar a doação, devem levar o animal de volta e retornar na próxima semana. Quem vai adotar deve preencher uma ficha de controle.
Na segunda-feira, a pessoa que adotou o animal recebe uma consulta veterinária gratuita com orientações básicas para o bom trato do animal. Dois veterinários realizam este trabalho, o Dr. Daniel Sampaio Cristo e o Dr Rodrigo Brito Franco.
A situação da Associação já estava se tornando difícil, e os colaboradores já estavam gastando dinheiro do próprio bolso. A ajuda da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vem sendo pedida há 3 anos, mas só agora foi efetivada.
Em breve, a Apauba vai informar à população a data e as regras para o cadastramento das castrações, explicando como funciona este método. (Fonte: Imprensa Livre)

Tubulação no Parque Guarani

Ubatuba - A Prefeitura iniciou a colocação de tubos na Travessa Acre, no Parque Guarani, em uma extensão de 120 m. A obra elimina o crônico problema de enchente e água parada. O levantamento topográfico foi concluído e, com essa tubulação, será possível o melhor aproveitamento da área de lazer que incluirá, além da área para futebol existente, a demarcação de uma quadra de volei e play-ground. Marcos Pereira de Moura, presidente da Sociedade Amigos do Parque Guarani, diz que a comunidade aguardava há muito tempo este benefício. Marcos anuncia ainda que no próximo dia 15 de agosto, sábado, a partir das 21 horas, a diretoria do bairro estará promovendo o II Campeonato de Videokê com a renda revertida em prol da construção da sede Sociedade Amigos de Bairro bem como nos equipamentos para área de lazer. O campeonato, que no ano passado teve CD gravado, será realizado durante três finais de semanas consecutivos. O evento conta com apoio da Prefeitura por meio da Assessoria de Assuntos Comunitários. (Fonte: ACS-PMU)

Avenida Liberdade é a nova opção de entrada e saída da cidade

Ubatuba - Os motoristas, motociclista e ciclistas estão adotando a Av. Liberdade como opção de entrada e saída da cidade, evitando a área central e utilizando em uma pista que está em fase final de pavimentação. Todo o sistema anterior de drenagem foi substituído. Foram instalados 4 linhas de tubos, refeitas as galerias e trocadas as tampas das bocas de lobo. Nos cruzamentos da Liberdade com as ruas Paraná, Maranhão, Hans Staden e Cunhambebe, a Secretaria de Obras colocou 4 bocas de lobo e caixa de inspeção (PV) em concreto armado interligando todo o sistema de drenagem. O sistema de escoamento de águas concentrado no Canal da Liberdade apresenta algumas vantagens em relação ao anterior pois foi aumentado a capacidade de vazão e mudado o antigo e longo circuito que finalizava no Rio Grande. (Fonte: ACS-PMU)

Rua Fluminense e Bangu, na Estufa II, vão receber asfalto

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba iniciou ontem, 11, a preparação do leito da rua Bangu, na Estufa II para receber pavimentação. As guias e sarjetas serão fornecidas pelos próprios moradores conforme ficou acertado em reunião do prefeito Paulo Ramos com a diretoria da Sociedade Amigos do Bairro da Estufa - SABE. Antes dessa etapa, a Secretaria de Obras vai asfaltar a rua Fluminense, logo após a Praça Maracanã, permitindo o acesso pavimentado ao bairro da Sesmaria. A rua Flamengo marcou o início do asfalto no bairro.
Na confluência das ruas Atlético Paranaense com XV de Novembro, na Estufa I, a Secretaria de Obras vem eliminando uma antiga depressão onde havia uma água parada permanente. “É uma obra necessária e idêntica a executada pela Secretaria de Obras no final da avenida Rio Grande do Sul. A tubulação é uma solução definitiva como todos podem constatar no local ”, diz Jeriel Rocha, Secretário de Obras.
A travessa da Rua Acre, no Parque Guarani, atrás do Aeroporto, que tinha uma vala a céu aberto, ganha também uma tubulação com cerca de 100 m. A situação naquele local era mais grave, pois a vala era utilizada como canalização de esgoto. Os moradores desde há muito tempo insistem na eliminação deste problema. “ Além da limpeza do local, o Parque Guarani vai batalhar, com a eliminação da vala, para ampliar e urbanizar a área onde hoje tem um pequeno campo de futebol . Alí vamos construir um play-ground e uma quadra de volei”, diz Marcos Moura, presidente da Sociedade Amigos do Parque Guarani. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba define representantes para Pré-Conferência

Ubatuba - No próximo dia 15, sexta-feira, ás 20 horas, no auditório do campus da UNITAU, será definida a representação de Ubatuba para a Pré-Conferência Municipal da Cidade a realizar-se em Caraguatatuba em 30 de agosto. A Pré-Conferência é uma proposta do Governo Federal e tem como objetivo levantar a maioria dos problemas e projetos e as alternativas de soluções. Com o lema “Cidade para todos” e sob o tema “ Construindo um Política Democrática e Integrada para as Cidades” o projeto vem sendo coordenado em Ubatuba por Eunápio Ramos, Assessor de Expediente de Gabinete conforme decreto do Executivo. Nesta primeira etapa serão indicados 6 representantes que irão compor, com as demais cidades do Litoral Norte, a delegação para a reunião de âmbito estadual. “ É uma ação bastante oportuna do governo pois vai permitir um diagnóstico das cidades e questões estruturais, incluindo o Plano Diretor, poderão ser discutidos regionalmente”, afirma Eunápio. O assessor destaca a importância de participação dos segmentos previstos, ou seja, gestores, administradores públicos e legislativos municipais; movimentos sociais e populares; ONGS, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; trabalhadores, por meio de entidades sindicais; empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano e operadores e concessionários de serviços públicos. (Fonte: ACS-PMU)

Obra do Forum desperta interesse em Ubatuba

Ubatuba - As principais lideranças de Ubatuba marcaram presença na cerimônia de início da concretagem da primeira laje do Forum na manhã desta segunda-feira, 11, no bairro da Estufa II. A juiza Eva Lobo Chaib Dias Jorge disse que estava ansiosa para ver a obra concluída para oferecer melhores condições de trabalho para os funcionários e para o público. Elaine Taborda, promotora, elogiou o empenho do presidente da OAB Regional, Luiz Celso Rocha, pela persistência em conseguir que a obra tivesse continuidade. O prefeito Paulo Ramos disse que a obra deverá estar concluída em abril, de acordo com o prazo contratual. “É uma luta de 25 anos pelo prédio e esta conquista é um mérito de todas as pessoas envolvidas. Quando a convivência é harmônica as chances de sucesso são muito maiores”, disse o prefeito. Demonstrando o grande interesse pelo projeto, a Prefeitura de Ubatuba, além dos gastos com a desapropriação, já antecipou cerca de R$ 145 mil com aterro mais R$ 300 mil com a concretagem para evitar qualquer atraso. “ Apesar da parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, a Prefeitura é quem vem bancando a obra. Estamos aguardando o repasse do Governo do Estado”, informa Luiz Nunes, Secretário de Finanças. Os vereadores Charles Medeiros e João Maziero fizeram uma retrospectiva da obra citando as dificuldades ao longo da concretização do projeto e o mérito das pessoas que trabalharam para isso. Para o presidente da OAB- Regional, Luiz Celso Rocha, a obra é uma homenagem ao “Dia do Advogado” comemorado em 11 de agosto. “É uma obra que só trará vantagens para os advogados e para o Poder Judiciário. Além disso, torna-se claro que o bairro e o município serão valorizados”, afirmou. (Fonte: ACS-PMU)

Arquibancada no Sertão da Quina em fase final

Ubatuba - Com 33 m de extensão, 12 degraus e capacidade para até 800 pessoas está em fase final as obras da arquibancada de concreto que a Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a comunidade, vem construindo no Sertão da Quina. “ Vamos inaugurar com um jogo homenageando os veteranos que tanto fizeram pelo clube”, afirma Luiz Henrique Motta, presidente da Associação Cultural e Esportiva Sertão da Quina. O prefeito Paulo Ramos diz que foi um compromisso de campanha que vem sendo cumprido.” É um presente para o Sertão da Quina que fazemos questão de entregar em nosso governo”, diz o prefeito.
O projeto vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Obras sendo que uma parte do material foi providenciado pelos moradores. Ao lado da arquibancada vem sendo reformado o bar e um espaço para reuniões e ginástica. A novidade fica por conta da construção de uma pequena cabine para o trabalho da imprensa , principalmente de rádio que, segundo Motta, tem prestigiado as apresentações do clube. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Falta de Responsabilidade - Com este título, neste jornal, o Sr. Carlos Roberto, do Sertão da Quina, dirigiu uma crítica pessoal a mim, chefe do Serviço de Saúde Coletiva do município, porque, segundo afirmou, atendi-o com má vontade e indiferença e mandei-o que “se virasse”, ao ter-me solicitado atendimento de urgência para um cachorro “infectado com doença contagiosa que não tem cura”. Não conheço o supra citado cidadão, que deverá responder publicamente, ainda que por força de determinação judicial, à difamação que de forma tão irresponsável lança sobre as pessoas a partir de sua total desinformação quanto aos seus deveres como proprietário de um animal mantido por ele no convívio de sua família, de seus vizinhos e dos demais animais do bairro. Esta difamação deverá vir comprovada em suas afirmativas sob pena de indenização moral a que tenho direito.
Entretanto, em atenção à comunidade de Ubatuba deve ser esclarecido que:
A parvovirose, doença infecto contagiosa transmitida por virus e propagada entre os cães tem 98% como resposta de proteção positiva à cobertura vacinal, e que, por não ser transmitida ao ser humano não é uma zoonose no sentido científico do termo, sendo, portanto, de única e exclusiva responsabilidade do proprietário do animal, que deverá vacina-lo regularmente para protegê-lo no contato natural com os demais animais;
O questionamento aqui levantado se deve a falta de difusão e conhecimento do conceito de POSSE RESPONSÁVEL, onde o proprietário é responsável por seu animal e possui obrigações a cumprir tais como um programa de imunização, alimentação adequada, manter o animal domiciliado, pois, caso contrário estará cometendo maus tratos, previstos em lei, passíveis de penalidade criminal além de colocar em RISCO A SAÚDE PÚBLICA. Aproveito para sugerir que essa difusão seja assumida regularmente por nossa imprensa local.
Quanto ao fato do Serviço de Saúde Coletiva não dispor de viatura para recolhimento de animais e momentaneamente não possuir os medicamentos adequados para a realização de eutanásia, lamentavelmente é uma realidade, mas que deve ser vista no contexto maior da economia do município, cuja adequação às necessidades espero para breve.
Espero também que os proprietários de animais se informem convenientemente com médico veterinário de sua confiança sobre os cuidados preventivos que devem dispensar aos seus animais e não apenas solicitem auxílio quando nada mais resta a não ser abreviar a sua dor, atribuindo ao serviço público, e neste caso a mim pessoalmente, a responsabilidade que seria sua.

Dra. Josiani Andreatta
Médica Veterinária - CRMV nº 8228
Chefe do Serviço de Saúde Coletiva de Ubatuba


Ofício da OAB de São Sebastião
- Muito nobre o oficio que o presidente da OAB de São Sebastião, enviou ao Juiz Corregedor, pedindo a interdição da Cadeia Pública de São Sebastião. Penso eu, que mais nobre ainda seria, se o pedido de intervenção fosse motivado por solicitação da comunidade e não por carta de um preso que está reclamando das "péssimas condições da carceragem". Pois convenhamos, se está lá, boa coisa não fez. Talvez mereça o ambiente em que está, como forma de pagar o que tenha feito. Acredito sim, que não devemos nos preocupar com a situação do preso, mas sim com a situação de falta de segurança da população boa e decente, que não mais consegue viver tranqüila.
Gostaria de lembrar ao Dr. Luiz Tadeu que em reunião em março/02, com o Governador Geraldo Alckmin, que inclusive o presidente da OAB estava presente conosco, foi nos garantido que a cadeia de São Sebastião, não ficaria com mais de 100 presos. Não seria então, também proveitoso, que se pedisse a remoção imediata da população excedente, não para o bem dos presos e sim para o bem da população local.
Risco eminente de rebelião ou fuga existe na cadeia de São Sebastião e não é de hoje, assim como também não é de hoje que a população da Vila Amélia sofre. Não é que eles "poderiam ser prejudicados", eles são prejudicados constantemente por esta situação.
Neste sentido pergunto. Cadê o CDP que muitos eram contra e hoje, até mesmo os contras da época, já sinalizaram que não tem outra saída. Já passou da hora de implantar o CDP do Litoral Norte, ou como sugeriu o Sr João Nunes, na ultima reunião do Conseg-Boissucanga, cada morador do Litoral adota seis presos e leva para casa. Mas de preferência, só os que se preocupam com eles.
E para não fugir do assunto, aproveito para convidar o Presidente da OAB de São Sebastião, e demais moradores da região, principalmente da Vila Amélia, a comparecer no Ato Público em Prol da Segurança de São Sebastião, no trecho da Rio-Santos entre Barra do Una e Juquei, no dia 16 sábado às 11 hs. Onde estaremos chamando a atenção das autoridades "competentes", para que abram os olhos e vejam a situação de insegurança que vive a região nos dias de hoje.
Este não é um ato da Costa Sul, é um ato por São Sebastião e sendo assim, toda a cidade deveria comparecer.

Eduardo Nunes
Barra do Sahy
São Sebastião, SP


Podridão - Existe algo de podre no Sindicato Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte. Lendo o jornal "A CIDADE'' do dia 26 de julho, deparei-me com a ata do sindicato no qual o sr Marco Antonio, vice-presidente, havia assumido interinamente como presidente ate outubro de 2003 quando o Sr. Claudino, presidente em exercício estando licenciado reassumiria.
Achei juntamente com meus colegas uma forma estranha de reassumir a presidência, pois o vice-presidente e toda a diretoria se consideravam nesta Ata incompetente para as lidas com o sindicato e rogavam (implorando pelo Amor de Deus), que o Sr. Claudino retornasse, pois o barco estava afundando e só ele, o Sr. Claudino poderia salva-lo.
"PALMAS PARA O Sr. CLAUDINO, O SALVADOR DA PATRIA".
Qual não foi minha surpresa, quando na outra edição do jornal "A Cidade", vejo outra ata, ao lado da inicialmente apresentada, relatando os trabalhos desenvolvidos, e inclusive elogiando a presença do presidente licenciado Sr. Claudino não tendo este manifestado o desejo de reassumir a presidência.
Pelo conteúdo das duas Atas, uma totalmente oposta à outra, só nos resta julgar que alguém esta mentindo e não creio que seja o Sr. Marco Antonio, porque por mais que se julgasse incompetente, o que ele não e, tenho certeza; ele não viria a publico admiti-lo.
Portanto, alguém esta mentindo e os sócios do sindicato de Hotéis, Bares e Similares do Litoral Norte, anseiam pela verdade, doa a quem doer, pois não podemos no calar por um fato tão desabonador, que fere toda a ética que deveria existir na sociedade em geral, lembrando que o sindicato abrange todas cidades do Litoral Norte, isto, e, Caraguatatuba, Ilhabela , São Sebastião e Ubatuba.
COM A PALAVRA O SR PRESIDENTE DO SINDICATO...

Carlos Alberto Carmo
Sertão da Quina
Ubatuba, SP


Ao Sr. Carlos Alberto - Respeito suas opiniões, embora discorde de algumas. Primeiro, porque em tempo algum desrespeitei nem o povo caiçara, e muito menos a sua cultura, que como todos nós sabemos, é da maior importância para nossa historia, para o próprio povo e para o turismo.
Quanto a qualidade do voto, também não me referi aos caiçaras, pois me parece serem eles os maiores prejudicados com a atual situação.
Transcrevo suas próprias palavras: “Há 50 anos, quando Ubatuba não contava com a presença de invasores que lhes tiraram as terras em trapaças imobiliárias por todos conhecidas, o povo era mais feliz. Souberam escolher seus políticos, viviam suas tradições”.
Concordo plenamente com esta opinião, pois aqui resido a 30 anos, e posso afirmar que o povo era mais feliz, e menos crítico. Hoje, parece que esta situação se inverteu, pois com cerca de 70.000 habitantes, aproximadamente 50.000 a mais do que existia quando aqui cheguei, mudou muito a qualidade dos eleitores. Se hoje estamos nesta situação, é exatamente porque tanto os caiçaras, como os eleitores realmente interessados no município, estão em minoria, derrotados pela imensa legião de eleitores interesseiros, importados de outras regiões, em busca de benesses e que não têm nenhum interesse pela melhoria de nossa cidade.
A intenção é trazer aqueles que realmente gostam de Ubatuba, pois foi aqui que escolheram para investir e construir suas casas, afim de fazer frente a esses eleitores importados, que só prejudicam.
Como pode ver Sr. Carlos Alberto, antes de criticarmos a tudo e a todos, faz-se necessário primeiro entendermos os reais objetivos e intenções.
Não vou usar a passagem de volta, pois como disse, aqui resido e aqui criei meus filhos, e é aqui que estes criam meus netos, e é aqui que todas as pessoas bem intencionadas devem lutar e defender os interesses da coletividade.
Cedo a passagem de volta a esses invasores prejudiciais, e pago a passagem àqueles que venham defender os interesses do nosso município. E contamos com a sua colaboração.

José Ricardo
Ubatuba, SP


Respeito ao povo caiçara - Meu caro Carlos Alberto Barreto, a mim também espanta a quantidade de asneiras e tamanha falta de respeito com nosso povo, ditas e escritas por pessoas que não conhecem nossa cultura, pessoas que caem aqui de para-quedas nesse imenso campo de pouso que he nossa linda Ubatuba e acabam transformando nossa beleza em uma enorme curva de rio. Em entrevista concedida a Radio Gaivota o Sr. Clodovil Ernandes refere-se ao povo dessa cidade chamando-os de burros e como se não bastasse também em entrevista na mesma emissora o nosso prefeito, após ter sido questionado por um munícipe, se irrita com a pergunta e responde chamando-o de crápula. Onde nos estamos??? Onde nos fomos parar?? Se quem nos deve explicações não nos respeita quem vai nos respeitar. Por essas e outras nada mais me surpreende só me resta lamentar.

Helena Rodrigues
Jardim Itaguá
Ubatuba, SP


Com todo o Respeito - Sr Carlos Alberto Barreto, não seja incredulo mas creia: tem pessoa sim!!! Mas não se extresse, fique calmo talvez haja boa intenção, só não foi feliz, se houve invasores de terras há 50 anos, creio que nao são todos os propietários de imoveis de veraneio. Pelo que leio nesta coluna vejo que existe sim pessoas, porque não dizer apaixonadas, pelo litoral norte. Não as culpo por isso, são extremamente belas!!! Cada praia é como uma donzela... Ha quando vem alguem assedia-la... hummmm normal para quem ama. Abraço vc faz bem em cuidar e preservar este lugar, preservando sua cultura, embora saibamos que o progresso vem e com ele muitas coisa desejaveis e indesejaveis, mas calma, este lindo lugar é relaxante.

Ademir Fernandes

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Travessia © Natto

Travessia
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor