Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 15 de agosto de 2003 - Nº 845 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
-


Caraguatatuba:
Jipeiros de Caraguá garantem classificação em São José
Unesco vai apoiar obras do Teatro Municipal, anuncia Antonio Carlos
Prefeitura adota a cor branca para o desfile da Independência
Prefeito presta contas na Câmara
Caraguá representa o Litoral nas Olimpíadas do Colegial SP


Ilhabela:
-


São Sebastião:
Reliquia do beato Anchieta retorna para São Sebastião
Área pública na beira da praia de Toque-Toque Pequeno é invadida
Vereador cobra duplicação do trecho Enseada-Caraguá da SP-55
Nova ponte de Juquehy e quiosque do artesão foram inaugurados


Ubatuba:
Litoral regionaliza pauta de conferência
Suelen viaja para a África para disputar o Mundial
Acidente envolvendo bicicletas mata no centro de Ubatuba
Paulo Ramos confirma ciclovia até Tabatinga
Jogos Escolares da Semana da Pátria
Regiões Central e Norte terão PNMT nesta próxima semana
Tainá 2 encerra parte de sua produção neste sábado
Brincando na Comunidade na Praia da Maranduba
III Conferência Municipal de Saúde
Programa Educacional Alfa e Beto


Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Jipeiros de Caraguá garantem classificação em São José
O piloto Lourival Ambrósio e o navegador Marcelo Haseyama conquistaram a 2ª posição na prova de São José dos Campos, no último Sábado

Caraguatatuba - Mais um final de semana premiado para Caraguá no setor Off-Road. Os jipeiros Lourival Ambrósio (piloto) e Marcelo Haseyama (navegador) conquistaram o segundo lugar da categoria Turismo na 2ª etapa da 6ª Copa Vale Raid, que aconteceu em São José dos Campos, no último Sábado, dia 9.
Segundo o piloto Lourival, as trilhas estavam com obstáculos muito complicados. “O tempo estava chuvoso, havia vários trechos de descida e rampas com muita lama”, contou. Ele acrescentou que havia uma passagem forçada, com atoleiro, seguida de uma travessia de rio que, se os carros passagem por esse local sem a ajuda dos guinchos de apoio, seriam ganhos 6 pontos. “A planilha indicava duas passagens pelo mesmo local, nós passamos as duas vezes sem a ajuda do apoio!”, afirmou.
Foram quatro horas de muita adrenalina a bordo do jipe Willys 1951, que Lourival vem adaptando para raids (rally de regularidade baseado em tempo, distância e perda de pontos). Parabéns aos vice-campeões da etapa.
Para mais fotos e informações da classificação geral acesse o site: www.valeraid.com.br 

Unesco vai apoiar obras do Teatro Municipal, anuncia Antonio Carlos

Caraguatatuba - Durante a prestação de contas realizada esta semana na Câmara Municipal, o prefeito Antonio Carlos da Silva falou da importância de sua viagem à França para uma reunião com a Unesco. Segundo ele, a organização vai dar apoio técnico na finalização das obras do Teatro Municipal.
“Gostaria de dizer a vocês como é importante vivenciar esse tipo de contato, como tive com a Unesco. Graças à apresentação de nossa política de educação infantil, conseguimos esse apoio para o teatro”, disse o prefeito.
Ele comunicou também a abertura de licitações como a da reurbanização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, da instalação da ponte sobre o Rio Santo Antônio, do Centro Comunitário do Getuba com quadras e urbanização, a Praça do Tinga, o campo do Corintinha, o campo do Casa Branca e Olaria e Morro do Algodão.
Antonio Carlos fez questão de falar sobre os problemas ocorridos com o concurso público. “Paralisamos o concurso mais uma vez com muita coragem, pois queremos fazer as coisas com a maior transparência possível, sem que ninguém seja prejudicado”.
Todos os vereadores, exceto Omar Kazon e Carlinhos do Peixe, participaram da Prestação de Contas.
Em entrevista, após a cerimônia, o prefeito disse que acredita ser muito importante a Prestação de Contas, porque a população precisa entender como ocorrem as coisas dentro da administração e reafirmou o valor da transparência em sua administração. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura adota a cor branca para o desfile da Independência
“Independência e Paz” é o tema do Desfile de 7 de Setembro em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Sob o tema “Independência e Paz”, o desfile de 7 de setembro, em Caraguatatuba, terá a predominância da cor branca e abordará a paz. Outra novidade do desfile cívico, deste ano, é que as apresentações voltam a acontecer na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no bairro Indaiá, já que as obras de pavimentação, drenagem e reurbanização do local terminaram.
Na última quarta-feira, dia 13 de agosto, coordenadores e diretores de escolas de Caraguá estiveram reunidos, na Secretaria Municipal de Educação, com o prefeito Antonio Carlos da Silva, a secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, para receber o novo diretor da Rede Vanguarda de Televisão, Rogério Caldana. Na ocasião, Caldana manifestou total apoio da emissora às comemorações de 7 de setembro na cidade e, sensibilizado com o tema escolhido pela Prefeitura de Caraguá, o diretor colocou, à disposição do município, o apresentador do Jornal SPTV, o jornalista Carlos Abranches, que atuará como mestre de cerimônia, além de uma equipe de reportagem para cobrir o evento.
O prefeito Antonio Carlos da Silva e os idealizadores do Desfile de 7 de Setembro “Independência e Paz” optaram pelo padrão “branco” nas roupas e nos acessórios e apenas alguns detalhes em verde e amarelo, já que o desfile envolve um grande número de pessoas, sendo assim uma oportunidade de compartilhar, com todos os envolvidos e o público em geral, um momento para se pensar não na violência, mas na paz.
A paz estará entre os assuntos apresentados por estudantes do ensino infantil, fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e particulares, além de entidades e associações do município que irão participar do evento. O desfile “Independência e Paz” será dividido em três sub-temas: “Nasce a Paz”, que envolverá a participação das crianças da Educação Infantil, de bebês a até 6 anos; “Constrói-se a Paz”, que será apresentado por alunos da educação fundamental de todas as escolas do município; e o terceiro “Mantém-se a Paz”, que envolverá estudantes do ensino médio. Os três sub-temas também contarão com a participação de entidades como a Terceira Idade e os escoteiros.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, o Desfile “Independência e Paz” é o início de uma seqüência de eventos pela paz que acontecerão em Caraguá. “Por ser uma data marcante, queremos que o desfile de 7 de Setembro seja lembrado como um marco pelo pedido de paz em Caraguatatuba. Todos nós vivemos uma época difícil, por isso queremos causar um impacto e sensibilizar as pessoas para que todos, adultos e crianças, sejam multiplicadores da paz, a começar dentro de seus próprios lares. Vamos falar da paz social, da paz ambiental, de pessoas que idealizaram movimentos pacifistas em toda a história. Queremos mostrar o quanto e como cada um de nós pode promover a paz em nossa sociedade”, enfatizou a secretária Roseli Morilla. (Fonte: PMC)

Prefeito presta contas na Câmara

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva realizou ontem, dia 12 de agosto, a Prestação de Contas do primeiro semestre na Câmara Municipal de Caraguá às 19h30. Ele estava acompanhado de todo secretariado.
Durante a prestação de contas realizada, ontem na Câmara Municipal, o prefeito Antonio Carlos da Silva falou da importância de sua viagem à França para uma reunião com a Unesco. Segundo ele, a organização vai dar apoio técnico na finalização das obras do Teatro Municipal.
“Gostaria de dizer a vocês como é importante vivenciar esse tipo de contato, como tive com a Unesco, graças a apresentação de nossa política de educação infantil, conseguimos esse apoio para o teatro”, disse o prefeito.
Ele comunicou também a abertura de licitações como a da reurbanização da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, da instalação da ponte sobre o Rio Santo Antônio, do Centro Comunitário do Getuba com quadras e urbanização, a Praça do Tinga, o campo do Corintinha, o campo do Casa Branca e Olaria e Morro do Algodão.
Antonio Carlos fez questão de falar sobre os problemas ocorridos com o concurso público. “Paralisamos o concurso mais uma vez com muita coragem, pois queremos fazer as coisas com a maior transparência possível, sem que ninguém seja prejudicado”.
Todos os vereadores, exceto Omar Kazon e Carlinhos do Peixe participaram da Prestação de Contas.
Em entrevista, após a cerimônia, o prefeito disse que acredita ser muito importante a Prestação de Contas porque a população precisa entender como ocorrem as coisas dentro da administração e reafirmou quão grande é o valor da transparência em sua administração. (Fonte: PMC)

Caraguá representa o Litoral nas Olimpíadas do Colegial SP

Caraguatatuba - As alunas da Escola Estadual Profa. Maria Ester das Neves Dutra Damásio, no Morro do Algodão, em Caraguatatuba, estão representando o Litoral Norte em Lorena neste fim de semana. Trata-se de uma disputa da 2ª fase das Olimpíadas do Colegial do Estado de São Paulo. As atletas foram vencedoras dos jogos contra todas as equipes de escolas do Litoral Norte nos jogos de volei na categoria infantil - 14 a 16 anos. Agora, elas irão disputar com atletas de todo o vale e definir quem representará a região nos jogos finais do Estado. Jéssica Flor Lopes, Célia Regina dos Santos, Jaqueline P. de Souza, Luciana Carlos Santos, Regiane Tomé, Daiane M. dos S. Pinto. Raíza dos S. Ferreira, Anna Carolina M. dos Santos, Evelyn Aparecida da Silva, Juliana Nascimento Cruz, Juliana V. da C. Moraes, estiveram no gabinete do prefeito Antonio Carlos da Silva, onde o prefeito em exercício, José Pereira de Aguilar, as recebeu. As atletas pediram apoio ao vice-prefeito, que se comprometeu a apoiar a equipe durante todos os jogos. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

-

Notícias de São Sebastião Topo

Reliquia do beato Anchieta retorna para São Sebastião

São Sebastião - A imagem e relíquia do Beato Anchieta que está na cidade de Ilhabela, retorna nesta sexta-feira, 15, para São Sebastião, sendo recepcionada na Igreja Matriz às 19horas. A saída de Ilhabela está marcada para 18 horas. Antes disso, haverá Missa de despedida sendo celebrada na Capela São Benedito, da Praia Grande.
A peregrinação da Relíquia do Beato Anchieta pelo Litoral Norte pretende despertar sobre a vida deste santo, assim considerado durante séculos, e que agora caminha para a canonização, assim que confirmado pelo Vaticano mais um milagre de Deus por sua intercessão.
Os objetos sagrados ficam em São Sebastião até o dia 20 de agosto quando serão transportados para a cidade de Caraguatatuba e acolhidos pela Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro do Travessão. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Área pública na beira da praia de Toque-Toque Pequeno é invadida

São Sebastião - Uma área verde de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados, na beira da praia de Toque-Toque Pequeno, foi alvo de invasão, na tarde de ontem. Moradores do bairro, que não quiseram se identificar por medo de represálias, informaram que cerca de 15 pessoas trabalharam na "preparação do terreno" durante todo o dia.
Por volta das 17h30, a reportagem do Imprensa Livre esteve no local, que fica na rua Iojiro Takaoka, em frente a uma pousada. Entretanto, ninguém foi localizado. Na área verde, além de um pequeno rancho, coberto por sapê, havia um amontoado de vigas e toras de madeira, protegidas por lona plástica. "Faz mais de dez dias que isso vem ocorrendo e hoje (ontem) começaram um mutirão", relatou um morador.
Conforme informou o assessor da Divisão de Fiscalização de Obras e Meio Ambiente, Luiz Carlos dos Santos, o terreno pertence à Prefeitura Municipal de São Sebastião. Segundo ele, o setor também recebeu denúncia, ontem à tarde.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, no dia 4 de agosto houve um auto de infração. "No processo consta que o rancho já tem auto de demolição. Como não atenderam, dei ordem para derrubar e apreender os materiais", disse o diretor.
O assessor da fiscalização explicou que, no início do mês, um morador do bairro alegou que era proprietário da área. "Disse que teria um pedido no SPU (Serviço de Patrimônio da União), apresentando um protocolo. Mesmo assim, não teria nenhuma autorização, porque é uma área pública", enfatizou Luiz Carlos dos Santos.
Segundo Nivaldo Simões, a multa para este tipo de infração varia de R$ 500 a R$ 5 mil. "É um manifesto ilícito administrativo construir sem autorização do município. Como o problema continuou e o setor de Planejamento já disse que é uma área pública, isso reforça o fato de demolir logo de cara. Não existe como regularizar uma situação desta", considerou o diretor de Meio Ambiente.
No mês passado, 53 famílias invadiram terreno em Barra do Una - No final do mês passado, 53 famílias invadiram um terreno próximo à Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), em Barra do Una. O grupo alegava que o acampamento tinha um só objetivo: sair do aluguel.
A maioria não tinha emprego fixo e pagava cerca de R$ 250 de aluguel por mês para morar em espaços pequenos. Um dos líderes do movimento informou que a invasão do terreno foi planejada com meses de antecedência.
Quase todos utilizavam o local como passagem para cortar caminho para a praia. ‘Cansados’ de ver a área sem nenhuma utilização, decidiram invadir, mesmo sem saber se o terreno era particular ou da prefeitura.
As famílias tinham projeto para construção de casas. Uma parte do terreno é cortada por oleoduto da Petrobras. Não houve nenhum tipo de infração ambiental.
O terreno pertence ao grupo Alemoa. No dia 1º de agosto, a Justiça determinou a saída das famílias do local. Os sem-teto deixaram a área no dia seguinte. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador cobra duplicação do trecho Enseada-Caraguá da SP-55
O vereador João Barreto cobra duplicação do trecho da SP-55 entre Enseada e Caraguá

São Sebastião - O vereador João Barreto apresentou esta semana um requerimento na Câmara para questionar o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) sobre a obra da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55). Ele quer saber se haverá duplicação no trecho entre o bairro da Enseada e o trevo de Caraguatatuba.
Barreto ressalta que, até agora, apenas o recapeamento da pista vem sendo feito. No requerimento, o vereador ainda pergunta se haverá ciclovia e o prazo de entrega da obra.
Durante a última sessão, realizada esta semana, outros vereadores se manifestaram sobre o assunto. “Também imagino que a duplicação será feita, porque hoje andamos a 30 quilômetros por hora e os pedestres correm risco. Não tem outra alternativa a não ser duplicar, só se mudou a planilha”, declarou Marco Antônio de Souza.
Assim como João Barreto, o vereador Carlos Borba destacou que, até o momento, a obra só inclui a recuperação da pista. O requerimento já foi encaminhado à Secretaria Estadual dos Transportes.
Ontem à tarde, o DER garantiu que a duplicação será feita no trecho entre o trevo de Caraguatatuba e a divisa de São Sebastião. Porém, antes desta etapa, seria preciso recuperar o traçado original.
Melhorias - Em reportagem publicada no último dia 8, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, informou que o prefeito Paulo Julião enviaria um ofício ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem) para pedir melhorias na obra de recuperação da Rodovia Manoel Hyppólito do Rego (SP-55).
Um dos problemas citados é a junção do asfalto velho com o novo, que vem deixando alguns pontos em desnível. Além disso, os acostamentos rebaixados também podem ocasionar acidentes.
Na ocasião, o vereador Dalton José da Silva falou da necessidade do alargamento do trecho localizado entre a praia das Cigarras e o Bairro de São Francisco. O prefeito também deverá negociar o asfaltamento do trecho urbano. (Fonte: Imprensa Livre)

Nova ponte de Juquehy e quiosque do artesão foram inaugurados

São Sebastião - A ponte de Juquehy, que caiu no dia 17 de março em função de chuvas fortes, foi inaugurada ontem pela prefeitura.
Após cinco meses de obras a ponte, de armação de metal e concreto, tem 12 metros de comprimento por 12 de largura e altura de três metros.
Segundo o prefeito Paulo Julião a ponte demorou a ser construída em função do tipo de material utilizado. “Concreto demora mesmo. Eu estou seguro de que concluímos a obra o mais rápido que foi possível”, falou o prefeito.
O sub-prefeito da Costa Sul Wagner Teixeira disse que há algumas pontes sendo restauradas e que a meta agora é recuperar todas.
Segundo ele a ponte da Beira Rio em Boiçucanga já esta concluída e as pontes de Barra do Sahy, Toque Toque Grande e Barra da Una estão em recuperação. Ele disse ainda que em breve a ponte de madeira de Juquehy será restaurada. Wagner explicou que as pontes terão o madeiramento trocado e que o trabalho leva em média uma semana para ser concluído.
O período de reconstrução da ponte foi um transtorno para os moradores e comerciantes do bairro, que eram obrigados a utilizar um caminho alternativo.
Segundo o engenheiro e diretor da Samju, Fernando Borges, os cinco meses sem a ponte foram tumultuados. “A outra ponte que tínhamos que usar está em péssimo estado de conservação e é de mão única. Eu cheguei a presenciar uma ambulância parada na estrada esperando a vez de passar pela ponte”, comentou.
Fernando acredita que a queda da ponte foi causada por falta de manutenção. Segundo ele a ponte ficava sobre um tubulão, por onde passava o rio Juquehy, que estava entupido, impedindo a passagem da água. “Com as chuvas a água não tinha para onde ir e acabou derrubando a ponte”, contou.
O empresário José Leite, um dos proprietários do shopping Monjolo, que fica próximo à ponte, disse que o comércio da rua Benedito Carlos de Almeida, praticamente morreu. “Ficamos com 70% de espaço vazio no shopping, já que os locatários entregaram as lojas. Nós escolhemos montar o shopping aqui justamente porque esse fluxo de pessoas na entrada do bairro é bom para o comércio. Sem esse movimento o comércio ficou muito prejudicado”, contou.
Quiosque - A inauguração do Quiosque do Artesão foi uma mera formalidade, já que o espaço está funcionando desde o carnaval. Segundo o prefeito, era necessário fazer um registro da obra, uma parceria entre a Samju e a Prefeitura.
Segundo Regina Helena de Paiva Ramos, presidente da Federação Pró Costa Atlântica e diretora da Samju, a entidade construiu o quiosque em terreno doado pela prefeitura, que também administrará o local juntamente com os artesãos.
Atualmente 25 artesãos vendem seus trabalhos no quiosque, e um deles recebe salário para cuidar do espaço. O salário do vendedor é pago com uma porcentagem da venda dos produtos.
Há trabalhos em taboa, madeira, crochê, pintura em tecido e bambu, entre outras coisas.
A artesã Gilda dos Santos, que faz trabalhos em crochê, disse que o local é bom e as vendas melhoraram. “As pessoas olham, um indica para o outro, e as vendas vão melhorando”, disse.
Nancy Faria Marques, também artesã, disse que tem recebido muitos pedidos de encomendas. “O bom do quiosque é que dá oportunidade da gente pegar muitas encomendas. é como se aqui fosse um grande mostruário, e as pessoas tiram idéias do querem”, contou.
O prefeito inaugurou ainda, à noitinha, a Praça de Toque Toque Pequeno, na Rua Yogiro Takaoka, em frente à escola municipal do bairro. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

 Litoral Virtual Pousada Maranduba

Litoral regionaliza pauta de conferência

Ubatuba - Os representantes de Ubatuba que participarão Pré-Conferência Municipal da Cidade serão escolhidos às 20h de hoje no auditório do campus da Unitau (Universidade de Taubaté), que fica na praia do Cruzeiro.
Nesta etapa serão indicados seis representantes que irão compor, com as demais cidades do Litoral Norte, a delegação para a reunião de âmbito estadual. São Sebastião e Caraguá também escolherão seis representantes e Ilhabela vai escolher três representantes.
A Conferência Regional das Cidades do Litoral Norte será realizada no dia 29 em Caraguatatuba. Uma proposta final --com temas como trânsito, transporte, habitação, saneamento ambiental, políticas urbanas-- será finalizada e encaminhada para a fase estadual.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, todos os temas de interesse das cidades envolvem a sociedade civil. "A mobilização vai dar resultado. A sociedade está participando em massa", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Suelen viaja para a África para disputar o Mundial

Ubatuba - A surfista Suelen Naraísa, 18 anos, prepara as malas para embarcar para África do Sul. A vice-líder do Super Surf (elite do surfe nacional) disputará o Campeonato Mundial Júnior em Durbam. Esta será a terceira vez que a ubatubense viaja para o exterior e a primeira representando o Brasil em uma competição internacional.
Suelen já pegou onda no Hawai em 2001, sonho de consumo de todo surfista. “Foi bom, eu tinha apenas 16 anos e o Hawai é o lugar que todo surfista quer ir. Valeu a pena, as ondas são muito boas”, disse ela.
Este ano, Suelen faturou uma viagem para o Peru, prêmio conquistado após vencer o Circuito Municipal de Ubatuba, sagrando-se tricampeã. “Passei 15 dias no Peru. Foi bom para eu aperfeiçoar meu surfe. As ondas lá são mais extensas que no Hawai”.
Suelen Naraísa tem em seu currículo títulos como bicampeã paulista amadora, vice-paulista profissional, vice-campeã brasileira iniciante, além de estar na segunda colocação no ranking do Super Surf, atrás da cearense Tita Tavares e 3ª colocada no Super Trials.
Mas vida de surfista não é fácil. Para participar do Mundial na África Suelen teve que correr atrás de apoio. “É difícil, uma viagem como esta custa U$$ 1600.
Estou investindo tudo para esta etapa, estou tirando do meu bolso”, disse a atleta, que para complementar a verba passou um livro de ouro para arrecadar dinheiro para a viagem.
“ Gostaria de agradecer às pessoas que me ajudaram: o vereador Eduardo César; Jija Auto Posto; Cinel Alarmes; ao vice-prefeito Moralino Coelho; ao gerente do Auto Posto Cunhambebe; Adriano Fonseca; Joseane; Juninho Casa de Ração e Sebastiana”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Acidente envolvendo bicicletas mata no centro de Ubatuba

Ubatuba - Antônio Oswaldo da Silva Pinho, de 70 anos, morreu na Santa Casa, onde estava desde a última terça-feira, após sofrer acidente envolvendo bicicletas, na esquina das ruas Tomaz Galhardo com Rio Grande do Sul, no Centro.
Antônio conduzia uma bicicleta, quando parou na banca de jornal, onde comprou revistas. No retorno, pela contramão, ele acabou batendo em outro ciclista, não identificado, que vinha na direção certa e continuou trafegando sem parar a bicicleta.
O homem caiu, batendo com a cabeça no chão. Inconsciente e com sangue na nuca, Pinho foi socorrido até o hospital, onde ficou em coma, vindo a morrer na tarde de ontem. (Fonte: Imprensa Livre)

Paulo Ramos confirma ciclovia até Tabatinga

Ubatuba - O prefeito Paulo Ramos confirmou o projeto de uma ciclovia ligando o bairro da Lagoinha até o portal de entrada do município, na Tabatinga. A reivindicação foi feita à Secretaria de Transportes do Estado e ao DER em diversas oportunidades em que foi apresentado o projeto global de recuperação da rodovia Caraguatatuba-Ubatuba. As obras são financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BIRD.
A cidade conta atualmente com cerca de 21 km de ciclovia estando em obras o trecho Saco da Ribeira- Perequê Mirim e das Toninhas, esta última em parceria entre moradores e Prefeitura. O prefeito informou ainda, em entrevista à Radio Gaivota, que assinará decreto declarando de utilidade pública para fins de desapropriação uma área no bairro do Taquaral, próximo à nova escola, para construção de casas populares.
O decreto vai alterar a antiga destinação, que era para instalação do Pátio de Obras da Prefeitura. Com cerca de 110 mil m2, a área ficará disponível para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU, visando a implantação de um conjunto habitacional.
A contratação de 9 assistentes sociais, por meio de concurso público, principalmente para o levantamento diário da situação econômica e social das pessoas que pedem remissão de IPTU, também foi defendida pelo prefeito. “O diagnóstico da situação de cada pedido torna-se necessário para não se cometer injustiça, pois teremos informações confiáveis em mãos”, diz o prefeito. (Fonte: ValeParaibano)

Jogos Escolares da Semana da Pátria

Ubatuba - Será realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba através da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Educação, o 21º Jogos Escolares Semana da Pátria.
O evento terá início dia 29 de agosto, com abertura no Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho (TUBÃO), a partir das 9:00 horas.
A organização dos Jogos espera o mesmo sucesso alcançado no ano de 2002, onde 25 escolas do nosso município disputaram com muita garra o título de campeã. (Fonte: ACS-PMU)

Regiões Central e Norte terão PNMT nesta próxima semana

Ubatuba - Terá início nesta próxima segunda-feira, 18 e encerra na sexta-feira o PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo) para as regiões Central e Norte do município de Ubatuba. As oficinas para a região Central serão aplicadas no hotel São Charbel nos dias 18, 19 e 20, das 8h30 às 18 horas. À região Norte será nos dias 21, 22 e 23 no Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, na praia da Fazenda, com a mesma carga horária. Serão aplicadas as oficinas de Nivelamento e de Segunda Fase. Serão cerca de 50 participantes para cada região que serão indicados por órgãos públicos, associações de bairros, sociedade civil organizada em geral e imprensa local. A região Central compreende os bairros da Praia Grande até o Perequê-Açu, regiões da Estufa e do Ipiranguinha. A região Norte compreende da praia Vermelha até o Camburi. A região Sul teve as oficinas do PNMT nos dias 22, 23 e 24 de julho, no auditório do Hotel Cassino Sol e Vida. Estas oficinas são aplicadas pelo moderador da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) / Ministério do Turismo, José Gabriel. A Embratur encaminhou à Setur todo o material didático necessário ao Programa.
Nas Oficinas são detalhados os objetivos do PNMT. Entre eles o de fomentar o desenvolvimento turístico sustentável, com base na sustentabilidade econômica, social, ambiental, cultural e política. Outro ponto importante é conscientizar e sensibilizar a sociedade para a importância do turismo como instrumento de crescimento econômico, geração de empregos, melhoria da qualidade de vida da população e preservação de seu patrimônio natural e cultural. A dinâmica é dividida em três fases. A primeira fase trabalha com a Conscientização que visa a Capacitação dos Agentes Multiplicadores Nacionais, Estaduais e dos Monitores Municipais, para a mobilização, sensibilização e conscientização da comunidade. A segunda fase cuida da Capacitação, com a qualificação dos Agentes Multiplicadores para a orientação dos diversos segmentos da comunidade. A terceira e última fase trata do Planejamento, com a capacitação dos Agentes Multiplicadores como facilitadores na metodologia simplificada. O Secretário Sérgio Carvalho afirma que a partir do término desta fases o município terá um grupo preparado para planejar e gerir as questões do turismo. (Fonte: ACS-PMU)

Tainá 2 encerra parte de sua produção neste sábado

Ubatuba - No próximo sábado, 16, parte do elenco e da produção do filme Tainá 2 estarão se despedindo de Ubatuba. Uma pequena equipe ficará mais duas semanas no município para a conclusão das filmagens. A despedida de cerca de 80 pessoas será no Yellow Café a partir das 22 horas, no bairro do Itaguá.
Há cerca de dois meses, o cineasta Pedro Rovai, produtor do Tainá - Uma aventura na Amazônia, iniciou as locações em Ubatuba para rodar o Tainá 2, aprofundando os temas desenvolvidos no primeiro filme tendo como tema central a educação ambiental junto ao público infantil.
A produção do longa metragem é da Tietê Produções Cinematográficas que está dando continuidade ao primeiro lançamento do Tainá - Uma aventura na Amazônia, que foi assistido por mais de 2 milhões de pessoas. A expectativa dos produtores é repetir o sucesso alcançado na primeira edição.
De acordo com os produtores as cenas foram rodadas no rio Poruba, Horto Florestal e Fazenda Capricórnio. O Tainá 2 conta com os apoios da Petrobras, Banco Votorantim, BNDES, Grupo Ultra, Eletrobrás, Infraero, Seara Alimentos, Toyobo do Brasil e Columbia Pictures. (Fonte: ACS-PMU)

Brincando na Comunidade na Praia da Maranduba

Ubatuba - Acontecerá no domingo dia 24 de agosto, uma Manhã de Lazer, na Praia da Maranduba, a partir da 9 horas, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, em conjunto com a Sociedade Amigos do Bairro da Maranduba, e com apoio das empresas: Abelsat, Hotel Maranduba, Construcenter, Farmácia Saúde e Vida, Padaria Maranduba e Distribuidora de Águas Assai, evento este que faz parte do Projeto “Brincando na Comunidade”.
A organização do evento espera que os moradores do bairro e principalmente as crianças se divirtam muito, com as várias atividades recreativas e esportivas.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a parceria da confecção 100% BRASIL, que uniformiza todos os monitores do Projeto “Brincando na Comunidade”. (Fonte: ACS-PMU)

III Conferência Municipal de Saúde

Ubatuba - Convidamos toda a comunidade para participar da III Conferência Municipal de Saúde, segue abaixo as etapas das pré- conferências e conferência :

Dia 19/08/03 às 19:00 horas local: Auditório Escola Tancredo de Almeida Neves.
- Seguridade;
- Gestão Participativa, Cidadania
- Direito à Saúde.

Dia 26/08/03às 19;00 horas local: salão Paroquial da Igreja São Francisco
- Organização da Atenção à Saúde;
- As três esferas de governo e a construção do SUS;
- Financiamento.

Dia 02/09/03 às 19;00 horas local : salão Paroquial da Igreja São Francisco
- Ciência e tecnologia e a Saúde;
- Intersetorialidade;
- Trabalho na saúde.

Dia 12/09/03 às 8;00 horas local; Salão Paroquial da Igreja são Francisco
- Conferência Municipal de Saúde Tema: “Controle Social –A Saúde que temos, o SUS que queremos”. (Fonte: ACS-PMU)

Programa Educacional Alfa e Beto

Ubatuba - Se você ainda não conhece, precisa conhecer, pois é um Programa inovador que chegou em Ubatuba no início do corrente ano e vem sendo aplicado nas Escolas Municipais “Profª Maria Salete Nepomuceno”, no Bairro Perequê-Açu, com quatro salas de aula envolvidas e “Mário Covas Junior” no Bairro Ipiranguinha, com seis salas de aula.
O Programa ALFA e BETO tem como foco e prioridade a alfabetização. Segundo o seu autor, João Batista Araújo e Oliveira, primeiro o aluno aprende a ler. Depois ele lê para aprender.
Como assim? É como uma criança que começa a engatinhar e quando se percebe já está correndo por aí.
Nele é desenvolvido a consciência fonêmica, ou seja, a capacidade de identificar os sons que existem nas letras, compondo e decompondo palavras, sílabas e fonemas através de atividades onde os alunos aprendem “brincando”, seja individualmente ou em grupos. A meta principal do Programa é ajudar o aluno a entender como as letras se ligam aos sons e com a prática passam a ser reconhecidos de uma maneira automática.
O uso de textos, como o “Patinho feio”, João e Maria” e muitos outros conhecidos na literatura infanto-juveníl, permitem adquirir fluência na leitura, liberando sua atenção para compreender melhor o sentido das palavras.
Dentro da sala de aula, primeiramente acontece a acolhida, onde cada aluno recebe um crachá com as vogais escritas em vermelho e as consoantes em azul, e um saquinho com as letras do alfabeto.
Todo o material do Programa é rico e diversificado; livros que contém aproximadamente novecentos desenhos com o objetivo de enriquecer o vocabulário das crianças; coletâneas com contos, fábulas, crônicas, bilhetes, diários, avisos e bilhetes, incluindo também os fantoches “Alfa” e o “Beto” que representam os dois pilares básicos da alfabetização; “Alfa” é o livro, que representa a leitura e “Beto” é o lápis, ou seja, a escrita.
Os bonecos devem ser usados pelo professor e também pelos alunos com dois propósitos principais: acentuar a importância de “abrir a boca” para articular os sons e o lúdico, porque as crianças se simpatizam com eles, fazendo uma festa!
Além disso o programa inclui habilidades e competências básicas de Matemática, Estudos Sociais e Ciências, livros didáticos, criando espectativas para o sucesso do aluno na segunda série do Ensino Fundamental. No entanto, essas atividades estão integradas e relacionadas uma com as outras, muitas vezes sem que o aluno perceba. Na verdade, o objetivo do autor é que as crianças leiam sessenta a oitenta palavras por minuto.
Parece tudo muito complexo. E é, porque requer maior envolvimento dos coordenadores, professores e familiares. Isto mesmo, pois é preciso a concientização e o acompanhamento dos pais.
Se você ainda não conhecia o Programa “Alfa” e “Beto”, agora já sabe da sua importância pedagógica, e o Prefeito Paulo Ramos não mediu esforços para sua implantação porque nossas crianças merecem o que há de melhor, para que possam traçar com sabedoria o novo perfil do Ensino Fundamental de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

E os Caramujos? - Eu estive por aqui dia destes comentando sobre a praga dos caramujos que já infestou o nosso litoral norte, caramujos estes comprovadamente tidos como transmissores de doenças conforme anunciado na imprensa televisiva da região e que até o momento ninguém de bom senso apareceu para tomar qualquer providencia no sentido de erradicá-los, estariam esperando o que? que a praga tome proporções ao ponto de tornar incontrolável? Porque tamanha omissão dos nossos governantes diante de um problema tão sério? Estamos na verdade esperando e torcendo para que até o fim do mandato ninguém sofra qualquer dano físico proveniente desta praga e tudo estará bem pois que terá que dar conta do problema serão o sucessores.
Tenho um questionamento a fazer às nossa autoridades municipais de Caraguatatuba; os altos valores que pagamos anualmente em taxas e tributos como o IPTU não deveriam ser usados em retorno na forma de benfeitorias e benefícios àquele que investe no município construindo ali sua casa seja ela de veraneio ou não?

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Em Nome da Fé - Alguém já parou para pensar no real sentido da fé? Apesar do forte apelo religioso que a palavra em si encerra, ter fé é acreditar em algo ou alguém. Pessoas que ocupam lugar de comando, sé estão lá porque lhes deram voto de confiança; portanto, deveriam perder alguns minutos de sua existência para refletirem um pouco mais sobre o assunto.
Foi através do voto e por terem acreditado e confiado nas propostas que lhes foram feitas, na época das campanhas, eleitorais, que prefeitos e vereadores, ocupam diferentes postos de comando. Essas pessoas devem respeitar muito a posição que exercem.Devem ser pessoas de por inteiro, pessoas de bom caracter, boa mentalidade, boa atitude, pessoas generosas.
Elas representam toda comunidade que depende e espera que se faça e se fale em seu nome.
Como cidadãos não podemos nos calar quando nossa expectativa e nossa fé não são levadas à serio.
É quase impossível ficarmos calados ao presenciarmos tantos desmandos e gastos desnecessários. Como aceitar, por exemplo, o portal que foi construído na divisa de Caraguatatuba e Ubatuba?
É uma obra, no mínimo, de gosto duvidoso. Aquilo mais parece um pedaço de carro alegórico de escola de samba esquecido em plena rodovia!!! O tal projeto, em nome da comunidade, teve um gasto enorme e foi um dinheiro mal empregado, não tem como negar tamanho disparate.
Se tivesse ocorrido um planejamento mais sério, um governo mais participativo, os escultores de Ubatuba teriam sido consultados e prevaleceria o bom senso.
Pessoas que por ali passam, provavelmente comentam o mau gosto, portanto, algum tipo de repercussão negativa recai sobre a comunidade.
Os senhores Ubatubenses ou Ubatubanos, não se constrangem ao apreciar, tamanha incompetência? Pois nós confessamos que sentimos muito quando escutamos comentários depreciativos à respeito da cidade que escolhemos para morar.
São argumentos indefensáveis, pois os fatos falam por si só. Dificilmente haverá críticas maldosas frente ao belo ou as coisas bem feitas.
Como não criticar o volume de dinheiro a ser gasto com a construção do centro de convenções? Não está sendo questionado o projeto em si, mas o valor que será empregado em uma única obra. Isto sim é insano e sem fundamento. Administrar as finanças exige juízo crítico dos governantes.
Deplorável é achar que R$ 17.000.000,00 (Dezessete Milhões de Reais) não é um gasto exagerado. O que seria então.Meros trocadinhos?
Outro ponto crítico, refere-se a modernização da Praia Grande. Os moradores e quiosqueiros, que são as pessoas mais interessadas nessa mudança, não foram consultadas; logo essa mudança irá beneficiar a quem?
Segundo um dos interessados na tal modernização, o dinheiro que será empregado, que gira em torno de R$ 20.000.000,00 (Vinte Milhões de Reais) virá de um grupo de empresários de São Paulo, que não querem seus nomes divulgados. Só será contemplada a orla marítima porque entendem que a urbanização das ruas do bairro será de competência da prefeitura e esses empresários "fantasmas" não admitem interferência política.
Pasmem, senhores, mas tal informação nos foi passada em, reunião com testemunhas e tudo.Não parece ficção?
Como não ser crítico em uma situação dessa?
Como não levar em conta os menos favorecidos na hora de melhor empregar a verba pública?
O argumento que é utilizado para a existência do Centro de Convenções é justamente a oportunidade de propiciar mercado de trabalho a todos.
Em nome da promessa de empregos, em nome dessa fé, é que será passada a sacolinha.

Zeev Frajnovits
Iranita F. de Castro Frajnovits


Foto do Dia Topo

Ubatuba

Surf © Natto

Surf
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor