Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 19 de agosto de 2003 - Nº 847 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
CBH realiza Fórum Legislativo


Caraguatatuba:
“Folclore na Praça” vai agitar Caraguatatuba
Conceição Molinaro lança livros infantis no “Folclore na Praça”
Caraguá se classifica para a 7ª etapa do Campeonato Paulista
2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite
Jiu-Jitsu de Caraguá é a segunda colocada no Livajj
Atletismo traz medalhas de ouro e bronze para casa
Secretaria de Esportes quer formar equipes de futebol de campo
Torneio de Futsal “João Barbeiro
Ordem do Dia variada em Caraguatatuba
Kazon quer prevenir problemas oculares infantis
Vereador Nézão tira dúvidas sobre obra na Tamoios


Ilhabela:
2ª Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação Infantil
1º Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis
Hospital recebe credenciamento do SUS para vasectomia e laqueadura


São Sebastião:
Cooperativa de Sucata quer linha de crédito para expandir
Tecondista sebastianense retorna ao Brasil trazendo o bronze
Polêmica das garagens náuticas chega à esfera federal


Ubatuba:
Morador exige nova ponte em Ubatuba
Tainá volta à cena
Atrizes se adaptaram a Ubatuba
Agenda Setur
Convenção Municipal do PSDC é realizada na Câmara
Frediani participa de jantar da Adoneph
2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação


Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

CBH realiza Fórum Legislativo

Litoral Norte - O CBH/LN (Comitê de Bacias Hidrográficas) promove no dia 28 de agosto o “Fórum Legislativo pelas Águas do Litoral Norte”, no Ceprolin, no bairro do Indaiá, às 18h30. O encontro discutirá as criações da Agência de Bacias da região e de uma legislação semelhante nos quatro municípios do Litoral Norte, para estabelecer critérios para a utilização da água. Os vereadores da região foram convidados para o fórum.
A Agência de Bacias do Litoral Norte será subordinada ao CBH/LN e cada município integrante deverá aprovar uma lei que permita a sua participação e contribuição financeira para o órgão.
Politicamente, a instituição funcionará com um grande escritório de articulação regional, fortalecendo os quatro municípios na integração das políticas públicas nas áreas de meio ambiente, saúde e educação. A agência existirá juridicamente e poderá fechar convênios para captar recursos.
O conselho deliberativo será composto por 12 membros que exercem seus mandatos sem remuneração.
A diretoria é formada por um presidente, indicado pelo CBH e aprovado pelo conselho deliberativo, e por dois diretores, um técnico e um administrativo, indicado pelo presidente.
O conselho fiscal terá membros do CBH não-remunerados.
Sérgio Heitor Marques, coordenador da Câmara Técnica de Bacias do CHB/LN, ressalta que a cobrança pelo uso da água poderá ser de R$ 0,01 por m³, cerca de R$ 1 milhão por ano.
A taxa será cobrada de fábricas de gelo, poços artesianos, Sabesp, entre outros. Segundo Heitor, o retorno virá em saneamento e na melhoria da qualidade da água. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

“Folclore na Praça” vai agitar Caraguatatuba

Caraguatatuba - Quem passar pela Praça Dr. Cândido Motta, no centro de Caraguatatuba nos dias 22 e 23 de agosto vai poder conhecer e assistir à muitas manifestações folclóricas, realizadas pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, numa comemoração ao dia do folclore, 22 de agosto.
A festa começa no dia 22, sexta-feira, a partir das 18 horas, com o lançamento dos livros infantis de Conceição Fenille Molinaro, e continua com apresentações das oficinas de capoeira, coordenadas pelo mestre Zé Baiano, Jiló e Angolinha, que apresentam a Puxada de Rede e a Roda de Capoeira.
No dia 23, a partir das 13 horas, acontece uma programação intensa, com apresentação das oficinas culturais da Fundacc.
Confira a programação:
A partir das 13 h - Oficinas de Ação Cultural Folclóricas - ministradas por Maria Cecília de Miranda e Nayana Flor - realizarão uma série de vivências artísticas relacionadas ao folclore trabalhando personagens do folclore brasileiro como saci pererê, Iara, Negrinho do Pastoreio, e o bumba meu boi.
Haverá também oficina de dança folclórica e autos, assim como trava-línguas, brincadeiras e cantigas tradicionais, e confecção de brinquedos.
13h - Show “Canções Folclóricas do Brasil” com o maestro José Maria do Prado e convidados. - Através de anos de pesquisa, o maestro vem fazendo um registro musical de canções de várias regiões do Brasil, e paralelamente às canções, durante o show, vai contando várias histórias.
14h - Apresentação da oficina de percussão - Popó da Percussão e alunos - Com vários instrumentos de percussão, Popó vai apresentar um passeio musical pelos ritmos conhecidos que acompanham as festas populares da cultura brasileira como o samba de raiz, pagode, maxixe, reggae, forró, entre outros.
15h - Apresentação do teatro infantil “Zé Saci no Reino das Cores, autoria de Ana Paula Santos, direção Junior Magresco. - A peça se passa no Reino das Cores, um lugar mágico guardado por Fantasia, onde se esconde Zé Saci, um saci de duas pernas, que fugiu da Terra das Lendas por ser discriminado. No Reino das Cores ele encontra Curupira, que também veio da Terra das Lendas e juntos combatem o terrível Mago Fedor, que pretende transformar tudo em trevas. Nesta terrível batalha descobrem a arma para vencer o mal: a amizade.
16h30 - Apresentação do Bumba meu Boi - direção Junior Magresco - Oficina de teatro - O bumba meu boi de Caraguá, foi baseado no boi de Pernambuco, e além do boi, tem também cavalo marinho, e a ema, contando a história da mulher que grávida, queria comer a língua do boi do capitão e depois do boi morto, o capitão chama todos os tipos de curandeiros e padres para trazer a vida ao boi, retratando a história de morte e ressurreição, sempre presentes nas apresentações por todo o Brasil. Este ano, haverá mais um personagem...a burrinha Bolívia, que segundo antigos moradores, era funcionária da Prefeitura Municipal.
A partir das 18h - Apresentação de Moçambique, Maculelê e Samba de Roda das oficinas de capoeira - coordenação Angolinha - São manifestações sócio-culturais criadas pela raça negra, com o intuito de preservar suas origens. Manifestações populares autênticas e espontâneas que a oficina de capoeira angola da Fundacc vem resgatando em Caraguatatuba. (Fonte: Fundacc)

Conceição Molinaro lança livros infantis no “Folclore na Praça”

Caraguatatuba - A Fundacc promove nos dias 22 e 23 de agosto “Folclore na Praça”, na Praça Dr. Cândido Motta, com várias apresentações e manifestações folclóricas. Fazendo parte da programação, no dia 22, a partir das 18 horas acontece o lançamento de livros infantis, de Conceição Fenille Molinaro. A autora estará lançando os títulos “Gostosuras e Travessuras com Milho”, Travessuras da Emília”, e “Tia Anastácia e o Folclore”. Durante o lançamento, estará presente Emília, uma das personagens mais marcantes do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
A Fundacc promove “Folclore na Praça” nos dias 22 e 23 de agosto, na Praça Dr. Cândido Motta. No dia 22, a partir das 18 horas, a autora Conceição Molinaro faz o lançamento de seus livros infantis.
Segundo a autora, os livros são paradidáticos, baseados na obra de Monteiro Lobato e fazem parte da Coleção “Aventuras no Sítio do Pica Pau Amarelo”.
Os livros - A série é formada por histórias especialmente elaboradas para a criançada ler, brincar e representar. Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Emília e outras personagens vivem as mais divertidas aventuras. A coleção é destinada a pais, filhos e educadores interessados no universo mágico de Monteiro Lobato.
O primeiro título da série é: “O Tesouro da Emília”, que traz uma história cheia de emoção e suspense. Ela é o ponto de partida para uma série de atividades propostas no livro, como confecção de fantoches, montagem de um palco de papelão e dramatização.
O segundo livro “Tia Nastácia e o Folclore” traz para as crianças deliciosas informações sobre a cultura popular brasileira. As manifestações folclóricas em nosso cotidiano como: simpatias, adivinhas, superstições e ditados populares.
Nesta obra, uma galeria de imagens apresenta aos leitores os mitos cultivados pela imaginação do povo e uma história protagonizada por Tia Nastácia. Esse texto, assim como “O Tesouro da Emília”, pode ser interpretado, os diálogos das histórias oferecem condições para a montagem de um teatro super legal, em casa ou na escola.
Estará sendo lançado também, “Travessuras e Gostosuras com Milho”, um livro com histórias, receitas e brincadeiras deliciosas.
No capítulo Gostosuras, Dona Benta e Tia Nastácia ensinam receitas da culinária brasileira e na parte Travessuras, as crianças aprendem a confeccionar bonecos de palha e sabugo de milho, além de simpatias típicas das festas juninas.
A autora - Conceição Fenille Molinaro nasceu em Lorena, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Morou no Rio de Janeiro, formou-se em educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e mora em Taubaté, perto da casa onde nasceu Monteiro Lobato. A exemplo de sua mãe, Conceição sempre gostou de ler. Quando criança encantava-se com os livros de Monteiro Lobato, cujas obras traziam aspectos familiares para as pessoas do interior. Adulta, a autora encontrou nos estudos sobre o grande escritor, uma abertura para o Sítio do Pica Pau Amarelo, e por cinco anos, dirigiu o Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, em Taubaté. É membro da Academia Taubateana de Letras e Supervisora regional do PROJETO GURI - Secretaria de Estado da Cultura -SP. Professora de artes cênicas, criou o projeto Revivendo Lobato, que teve como destaque uma peça baseada na obra do autor taubateano que ainda impressiona crianças de todo o país. A peça O Tesouro da Emília é uma das encenações mais aplaudidas pela turma que visita o Sítio do Pica-Pau Amarelo. (Fonte: Fundacc)

Caraguá se classifica para a 7ª etapa do Campeonato Paulista

Caraguatatuba - Pilotos de Bicicross estiveram presentes na 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross, que aconteceu no dia 10 de agosto, na cidade de Poços de Caldas-MG. Vários deles se destacaram entre os primeiros colocados na competição que reuniu 79 equipes, cerca de 250 atletas de vários municípios paulistas.
Entre os melhores classificados estão André Cortes, 2º lugar na categoria Expert 8 anos; Evandro Castilho, 2º colocado na categoria Expert 12 anos, Mauricio Molinaro, 2º lugar na categoria Novato 15 anos; Renie Oliveira, 3º lugar na categoria Expert 7 anos; Acácio Nonato Silva, 3º lugar na categoria Expert 19 anos; Willian de Paula, Tiago Brasil, 4º lugar na categoria Júnior 16/17 anos.
As garotas de Caraguá também se destacaram nesta etapa do campeonato paulista: Edilaine Cruz, 2º lugar na Feminino 15/16 anos; Bruna Cruz, 2º lugar na categoria 7/9 anos; Julia Cruz, 3º lugar na categoria 7/9 anos; Carolina Spilkamp, 3º lugar na categoria 13/14 anos; Simoni Orives, 4ª colocada na categoria 15/16 anos;
A equipe já está classificada para a 7ª Etapa do Campeonato Paulista, que vai acontecer em Sorocaba no dia 24 de agosto. De acordo com o presidente do Caraguatatuba Bicicross Clube, José Batista de Lima Cezar, cerca de 25 pilotos de Caraguá deverão participar. As últimas etapas do campeonato já estão definidas para 26 de outubro, 8ª etapa em Várzea Paulista e dia 23 de novembro para a 9ª e última etapa do campeonato, programada para acontecer em Indaiatuba. (Fonte: PMC)

2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba já tem o programa da 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que vai acontecer no município em 23 de agosto em 15 unidades de saúde, algumas escolas e posto volante. Nesta segunda etapa a equipe da Vigilância Epidemiológica espera vacinar em torno de 9 mil crianças de 0 a cinco anos, faixa etária para qual a campanha está dirigida. Em Caraguá cerca de 90 funcionários serão escalados para atuar na campanha. Todas as crianças de 0 a 5 anos deverão ser vacinadas contra a Poliomielite.
As USF-Unidades de Saúde da Família estarão disponíveis no dia 23, das 8 às 17 horas. A campanha irá acontecer nas Unidades de Saúde da região sul - USF do Perequê-Mirim, USF Porto Novo, USF Morro do Algodão, Posto Volante no Poço da Anta, EMEF Masako Sone, no Pegorelli, CIEFI João Benedito Marcondes, no Barranco Alto. Na região central, a vacinação acontece no Pac’s do Sumaré, na USF do Jaraguazinho, EMEF Dr. Carlos Eduardo de Almeida Rodrigues, no Indaiá, USF do Tinga e CEI Honorina Pacheco Correa. Na região norte a campanha acontece na USF Massaguaçu, USF do Casa Branca, USF Getuba e Tabatinga. (Fonte: PMC)

Jiu-Jitsu de Caraguá é a segunda colocada no Livajj

Caraguatatuba - A equipe de Jiu-Jitsu de Caraguá, foi a segunda colocada na classificação geral da 2ª Etapa do Livajj - Circuito da Liga Vale Paraibana de Jiu-Jitsu, que reuniu em Ilhabela no último dia 17 de agosto, 32 academias dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de campeões mundiais, internacionais e estaduais. A etapa homenageou o velejador e secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer Lars Grael.
A equipe de Caraguá é formada por atletas da Academia Linha D’Água e Prev Academia, de Mestre Rezende. O instrutor da Academia Linha D’Água, Ronaldo de Oliveira levou um grupo de 10 atletas, que trouxeram 4 medalhas. Ronaldo de Oliveira (o Caco), foi o 3º colocado na categoria Faixa Marron - Leve. Discípulo do Mestre Rezende que é faixa Coral 8º DAN, um dos mais graduados do Brasil, o instrutor Caco demonstrou que também sabe ensinar.
Outros atletas bem colocados na competição, foram Adrian Ersogui, que ficou em 2º lugar na categoria Pesado - Faixa Roxa; Marçal Stringari, 3º na categoria Pesado - Faixa Branca; e, Jarbas (Bigodinho), 2º na categoria Pluma - Faixa Branca. Todos da academia Linha D’Água. (Fonte: PMC)

Atletismo traz medalhas de ouro e bronze para casa

Caraguatatuba - A equipe de Atletismo da Secer-Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, como sempre, trouxe muitas medalhas para casa do último Pró-Atletismo em sua Fase Regional, que aconteceu este mês, em Pindamonhangaba. Seis atletas de Caraguá conquistaram medalhas de ouro e bronze. Dois deles foram classificados para a Fase Final Estadual, que vai acontecer na cidade de Presidente Prudente. Entre os atletas de destaque estão Felipe Ruan Inocêncio, medalha de ouro no Salto e Altura, com a marca de 1,60 metros; Vanessa Hatagani R. Castanheiras, com medalha de ouro no Salto Altura com a marca de 1,25 metros e 4º lugar em salto distância com 3,78 metros. Outros atletas do município também merecem destaque, como Everton Kellerman Vera, que ganhou duas medalhas de bronze: no 100 mts rasos com o tempo de 13”58 segundos e salto distância com a marca de 4,58 metros. Murilo Bruno de Souza, também conquistou o 4º lugar no Arremesso de Peso na marca de 10,90 metros. (Fonte: PMC)

Secretaria de Esportes quer formar equipes de futebol de campo

Caraguatatuba - A Secer - Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá - está realizando treinamentos de futebol de campo visando a formação de futuras equipes de competição. Os treinamentos estão sendo feitos no Ginásio de Esportes Ubaldo Gonçalves, para garotos de 8 a 18 anos, sob a coordenação do Professor Mario Luiz. Os horários dos treinamentos são os seguintes: segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. (Fonte: PMC)

Torneio de Futsal “João Barbeiro

Caraguatatuba - Os jogos semi-finais do Torneio de Futsal “João Barbeiro aconteceram no sábado, dia 16, no Ginásio Municipal Claudio do Prado, no Tinga. O time da Center Trevo venceu o do C. A. Poiares por 6 x 4. Já na disputa Sabesp e A.A. Rizza, Sabesp venceu por 9 x 3. A arbitragem foi de Rodrigo Russo e Paulinho Tomate, da Lifusac-Liga de Futebol de Salão de Caraguatatuba.
A próxima rodada, final e definição de 3º e 4º lugares, ficou marcada para o dia 23 de agosto, no Ginásio Municipal Claudio do Prado, às 17h30, quando C.A.Poiares enfrenta A.A.Rizza para definir o 3º e 4º lugar. Às 18h30, a fnal entre Center Trevo e Sabesp para definir o vencedor. (Fonte: PMC)

Ordem do Dia variada em Caraguatatuba
Pauta tem de projeto do Executivo até Título de Cidadão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reinicia a sua maratona semanal de sessões nesta terça-feira, dia 19 de agosto, a partir das 19h30, com entrada franca e obrigatória a toda comunidade. No reinício dos trabalhos a Ordem do Dia está variada, com diversas proposituras.
As Sessões Ordinárias semanais acontecem toda terça-feira, sempre a partir das 19h30, com portões abertos à comunidade para prestigiar, analisar e fiscalizar o trabalho dos Parlamentares.
O Expediente da sessão vai das 19h30 às 21 horas, quando são lidos os projetos protocolados e ofícios encaminhados, bem como são votadas as Moções e Requerimentos. Das 21 às 22 horas é a vez da Tribuna dos Vereadores, quando os Parlamentares discursam sobre os últimos acontecimentos na cidade. Após um intervalo de 15 minutos tem início a Ordem do Dia, quando são discutidos e votados os Projetos de Lei. A sessão termina, se não houver prorrogação, até às 24 horas.
Na Ordem do Dia desta terça-feira estão relacionados os projetos que já tramitavam antes do recesso de julho. Do Executivo há o projeto de lei que autoriza a participação na Agência de Bacia Hidrográfica, vinculada as Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. Projeto idêntico já tramita nas Câmaras da outras cidades da região.
Do Vereador Aurimar Mansano (PTB) há a propositura que cria o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência e da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira - Drª Leonor (PDT), projeto que cria o Dia Municipal de Prevenção às Lesões por esforços repetitivos (LER).
Já a Vereadora Dalva Ricardo Santana - Profª Dalva (PPS) coloca em discussão e votação Projeto de Decreto Legislativo concedendo Título de Cidadão para o Procurador Geral da Prefeitura, o advogado Sidney de Oliveira Andrade. Finalizando, do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (PTB), ele denomina Francisco Polillo Júnior a atual rua A, no bairro do Morro do Algodão.
Todos os projetos tem aprovação por maioria simples, ou seja, 9 votos dos 17 Vereadores. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Kazon quer prevenir problemas oculares infantis
Parlamentar investe na obrigação de exames oftalmológicos visando economia em Saúde Pública

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba está elaborando outro projeto de Saúde Preventiva Infantil. Desta vez trata-se da prevenção aos Tumores Malignos do Globo Ocular, que podem ocasionar problemas futuros em Secretarias como a Assistência Social, Saúde e Educação. O último projeto na área versou sobre o exame preventivo para o combate a Glaucoma e Catarata.
De acordo com a propositura do Vereador, que ainda será protocolada e posteriormente lida e encaminhada às Comissões Permanentes, torna-se obrigatório o exame oftalmológico para detecção de doenças como o RETINOBLASTOMA (Tumor Maligno do Globo Ocular), que poderá ser feito mediante convênio com Centro Infantil especialista em Oftalmologia.
O exame poderá ser feito em 2 (duas) ocasiões; Aos 4 meses de idade quando ocorre a vacinação contra a Pólio e Tetravalente e aos 15 meses de idade, quando a criança está sendo vacinada também contra a Pólio e a DPT.
Estas doenças, detectadas, exigem tratamento imediato por gravidade e causam redução de custos para o Executivo, seja nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.
Na mesma propositura há a obrigatoriedade da realização do exame de fundo de olho para crianças antes dos 3 (três) anos de idade e que estejam matriculadas nas Creches Municipais. Com isso, ao detectar uma doença ocular em crianças, o Poder Público economiza no tratamento de crianças em nível escolar. "O que precisar ser feito para eliminarmos problemas de saúde nas crianças e reduzir gastos em tratamentos, já terá sido de boa valia", disse o Vereador Omar Kazon. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Nézão tira dúvidas sobre obra na Tamoios
Parlamentar convida engenheiro da obra para falar sobre a obra de modo informal

Caraguatatuba - O Vereador Nilson Lopes da Silva - Nézão (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba esteve na tarde da última quinta-feira, dia 14 de agosto, conversando de maneira informal com o engenheiro responsável pelas obras de reforma e duplicação da Tamoios, a Rodovia SP-99, que liga Caraguatatuba a São José dos Campos. A razão da conversa foi tirar dúvidas sobre alguns detalhes envolvendo a obra.
O Vereador, assim como várias pessoas, ainda tem dúvidas quanto ao que será feito nos 19 quilometros da SP-99. A Rodovia dos Tamoios tem 83 quilometros de extensão, sendo 22 até o alto da serra e 16 no trecho de serra, compreendendo várias curvas e com uma belíssima vista de toda Caraguatatuba, estendendo-se até São Sebastião e Ilhabela.
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Ilton Lucena, da Construtora Delta, a obra tem 12 meses de prazo e haverá duplicação na entrada da cidade, com canteiro central de 1 metro. Ainda na entrada da cidade, haverá entrada para o Terminal Rodoviário Municipal "Aldo Navarro Magalhães", passeio e continuação da ciclovia.
A faixa de rolamento ficará da seguinte maneira: Serão 2 faixas de 6 metros de largura nos 2 sentidos, além de 2 retornos; um em frente a concessionária Fiat e o outro na entrada do bairro Rio do Ouro.
No trecho de serra haverá uma terceira faixa de até 3,5 metros de largura no sentido Caraguá - São José dos Campos e o acostamento apenas para o sentido contrário, que terá 2 faixas de até 3,5 metros de largura.
Lucena tem estimativa que até o mês de outubro todo o serviço pesado da obra estará pronto, ficando até abril para resolver os detalhes pendentes e pequenas obras que envolvem o serviço. Esta estimativa tem por objetivo deixar a pista pronta o mais rápido possível e trafegável para o próximo verão. O engenheiro aproveitou o bate papo informal com o Parlamentar para agradecê-lo pelo apoio que vem dando a construtora e a obra, citando que há um grande entrosamento para com as concessionárias de utilidade pública, como Sabesp e Bandeirante. Ao mesmo tempo o engenheiro ratifica o apoio à Bandeirante, para o remanejamento de postes.
O Vereador Nézão ficou contente com a conversa. "Agora sei tudo sobre a obra da Tamoios e manterei o apoio dado, proporcionando o que for de melhor para que a construtora faça um serviço com a cara de Caraguatatuba", disse. Para o Parlamentar, a duplicação da Tamoios dará maior vazão ao turismo na cidade e região. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

2ª Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação Infantil

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela realizará no próximo sábado, dia 23, a 2ª Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação Infantil. Neste dia deverão ser vacinadas contra a Paralisia Infantil todas as crianças menores de cinco anos. A primeira etapa da campanha em Ilhabela atingiu a cobertura vacinal de 102%. Foram vacinadas 2263 crianças, sendo a meta de 2218 crianças menores de 5 anos.
Em Ilhabela a vacinação acontece das 8h às 17h, nos postos fixos do PSF Armação, Centro de Saúde (Vila), PSF Itaquanduba, Paço Municipal, EMEI Salvador Arena (Barra Velha – Gleba II), PSF Barra Velha, PSF Água Branca e PSF Costa Sul.
Além destes postos fixos, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará também os postos volantes Norte e Sul. Nas Comunidades Tradicionais a campanha acontecerá em dias variados.
Na Escola Salvador Arena, no Paço Municipal e nos postos volantes será aplicada apenas a vacina contra Paralisia Infantil (gotinha) e nos Postos de Saúde, além da “gotinha”, serão aplicadas as demais vacinas.
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Drª Fabiana C. Gonçalves, a segunda dose da vacina é tão importante quanto a primeira. “A criança só estará livre da doença se tomar todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou a diretora.
A Poliomielite ou Paralisia Infantil, como é comumente chamada, é uma doença grave que atinge geralmente os membros inferiores, podendo levar à morte. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença. Leve seu filho para tomar a 2ª dose e garanta a proteção contra esta doença. Não esqueça: “É SÓ UM PASSO PRA VOCÊ E MUITOS PRA ELE” (Fonte: PMI)

Postos Volantes

Volante sul
8h30 – Início Ponta da Sepituba
9h as 9h15 – Ponta do Frade
9h20 as 9h45 – Borrifos
10h as 10h15 – Itapecirica (em frente à escola)
10h20 as 11h15 – Taubaté (Ponto de Ônibus)
11h20 as 11h30 – Ponta da Sela (Condomínio)
11h40 as 12h30 – Praça do São Pedro
12h35 as 12h50 – Cambaraú
13h as 13h25 – Veloso
14h30 as 14h45 – Bexiga
14h50 as 15h – Praia Grande
15h20 as 16h40 – Praça do Portinho
16h50 as 17h – Ponto de ônibus do Ilhote

Volante Norte
9h as 13h30 – Jabaquara, Furnas, Pacuíba e Ponta das Canas
14h30 as 16h – Arrozal, Rua Albertina de Barros e Silva, Siriúba, Rua Leonor Amaral, Viana e Barreiros
16h as 16h45 – Morro Santa Tereza (Fonte: PMI)

1º Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis

Ilhabela - Neste final de semana, dias 09 e 10 de agosto, aconteceu na cidade de Aparecida do Norte o “I Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Paraíba”, onde as cidades de Ilhabela e São Sebastião foram as representantes do Litoral Norte.
O público alvo do encontro foram os catadores de materiais recicláveis (cooperados, associados e informais) e as Instituições Públicas e Privadas que apóiam as iniciativas de catadores, sejam de forma organizada ou em fase de organização.
No evento foram discutidos as dificuldades, as conquistas, as metas e principalmente os objetivos que cada cooperado ou associado alcançou ou pretende alcançar. Vimos que muitos dos que ali estiveram presentes puderam trocar experiências e debater sobre o que cada um representa diante da comunidade e do Poder Público.
Essa foi a primeira vez que Ilhabela participou de um encontro como esse e com o apoio do Sr, Prefeito e parceria da Secretaria da Saúde e catadores do Centro de Triagem, puderam estar presentes e trocar experiências, o que com certeza só os fez crescer. Os catadores puderam ver o quanto o papel desempenhado por eles é importante diante da sociedade e do Poder Público.
Vimos também que a Associação Centro de Triagem de Ilhabela está muito avançada em relação à maioria das cidades, pois são poucas as cooperativas ou associações que tem o apoio de órgão público, como a Prefeitura, em nosso caso.
Neste Encontro, ainda, foi feita a escolha de membros que estarão formando o Primeiro Comitê Regional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Vale, Ilhabela contará com os seguintes membros – Maria Lúcia Prado (Nega Malú) e Solange Moreira da Silva representando os catadores do Centro de Triagem e Ana Lúcia dos Reis Silva, como apoio técnico, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Este Comitê servirá para organizar o movimento dos catadores na região, buscando melhores preços para os produtos, patrocínio, melhores condições de trabalho, de instalação e de acondicionamento dos materiais para os catadores.
Houveram palestras com membros do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis para fortalecer o movimento com a participação dos catadores da região.
Além de São Sebastião e Ilhabela as seguintes cidades estavam sendo representadas: Guaratinguetá, Aparecida, Potin, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Taubaté, Cachoeira Paulista, Jacareí, Campos do Jordão, Lorena e Guarulhos.
Vale lembrar que tivemos o apoio da Secretaria da Saúde, através do Sr Secretário Antonio Colucci e Marcio Tenório, Ilhabela Materiais para Construção, Sr Adílio Lenzolari, Secretaria de Finanças – Sr Elcio, os participantes do Evento foram Nega Malú, José Divino, Solange, Marcio, Warley, Luiz Alexandre, Camila – representando o Centro de Triagem, Ana Lúcia e o motorista Maurício, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Nas camisetas que foram doadas pelo Adílio foi estampado RECICLAR, DEVER CÍVICO PARA UM MUNDO MELHOR, por ser este o lema dos componentes do Centro de Triagem de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Hospital recebe credenciamento do SUS para vasectomia e laqueadura

Ilhabela - A Secretaria de Estado da Saúde credenciou junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) o Hospital Municipal de Ilhabela Governador Mário Covas Júnior para realização de laqueadura e vasectomia. A associação Beneficente Sagrado Coração de Jesus, em Monte Mor, também foi beneficiada.
Os dois hospitais foram incluídos no Sistema de Informações Hospitalares do SUS. Desta forma, ambos farão os procedimentos necessários e enviarão a fatura para o SUS, que pagará diretamente na conta dos hospitais.
Esta medida beneficia a população de baixa renda das duas cidades que deseja não ter filhos. A vasectomia, pequena cirurgia com anestesia local, é a ligadura de canais no homem, realizada sem a necessidade de internação. A laqueadura, ou ligadura de trompas, precisa internação e anestesia geral ou local na mulher.
Segundo o Secretário de Saúde Antonio Luiz Colucci, o nosso Hospital solicitou credenciamento para executar laqueadura e vasectomia no início do ano, após vistoria da Secretaria de Saúde do Estado, que constatou as boas condições de funcionamento, e a existência de equipe profissional qualificada, liberou o serviço. Segundo Colucci, esta era uma das metas do plano de governo do Prefeito Manoel Marcos para a saúde, priorizar a maternidade e dar condições para que a população mais humilde, também tenha acesso a esse serviço.
O secretário Antonio Colucci, informou que os interessados nesse serviço, devem procurar as Unidades de Saúde do bairro (PSF) e cumprirem os protocolos que a legislação obriga. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Cooperativa de Sucata quer linha de crédito para expandir

São Sebastião - A Copersuss (Cooperativa de Sucata de São Sebastião) participou, em 9 e 10 de agosto, do 1º Congresso de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Paraíba. O evento serviu para os cooperados pensarem em financiamento para aumentar a produção.
O presidente da Coperssus, José Raimundo dos Santos, conta que todas as cooperativas do Litoral Norte mandaram seus representantes, assim como várias ONGs (Organizações Não-Governamentais) e cerca de 13 municípios.
“Foi muito bom para conhecermos o funcionamento de outras Cooperativas e relatarmos nossos problemas”.
Durante os dois dias do Congresso, organizado pelo MNCMR (Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável) e realizado no Seminário São Afonso, as pessoas puderam assistir a várias palestras, com temas desde a implantação da coleta reciclável, benefícios de governos municipal, estadual e federal, até na comercialização dos materiais.
“Eles falaram da importância de se possuir uma assessoria para entrar em contato com a imprensa e compradores e, no nosso caso, contamos com a ajuda da Prefeitura”.
O que mais chamou a atenção do presidente foram os tipos de financiamentos permitidos para o setor.
“Em novembro, há expectativa de se implantar um programa de crédito para as cooperativas, com juros de 1,5% ao mês”.
Santos afirma que essa ajuda tornará possível a compra de equipamentos para a Copersuss.
“Precisamos muito de uma prensa e de um picador de papel”.
A Cooperativa conta ainda com a possibilidade de entrar em um financiamento pelo Banco do Povo, cuja taxa de juro não ultrapassa 1%.
A assistente comunitária Maria Neli Cordeiro Nogueira, acompanhou a Coperssus no congresso.
“São Sebastião foi considerada exemplo em ações que deram certo quanto à geração de trabalho e renda”.
Neli diz que foi organizado um comitê que acompanhará todas as reuniões, sejam regionais ou estaduais, sobre catadores de materiais recicláveis.
“O próximo encontro será na baixada Santista, dentro de 15 dias, e fomos convidados por se tratar de uma região cujas características se assemelham a São Sebastião”.
Reciclagem - Hoje são reciclados no Brasil 85% das latinhas de alumínio, 16% do papel de escritório, 21% das garrafas do tipo pet e quase 40% do vidro.
Para a Cooperativa de São Sebastião, fundada há quatro anos e formada por 40 famílias - divididas em Centro e Costa Sul -, ainda há muito a ser feito. Os cooperados reclamam da diminuição gradativa do montante de material recolhido, causada pelos catadores autônomos.
“Algumas coisas já conseguimos, como o acompanhamento de cooperados no caminhão da sucata, mas acreditamos na possibilidade de crescer ainda mais”.
O Movimento Nacional pretende organizar outro Congresso, ainda este ano, em São Vicente, Litoral Sul de São Paulo. (Fonte: Correio do Litoral)

Tecondista sebastianense retorna ao Brasil trazendo o bronze

São Sebastião - O tecondista Diogo André Silvestre da Silva, medalha de bronze na categoria até 68 kg de taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, deverá desembarcar na manhã desta terça feira no aeroporto de Viracopos, em Campinas.
A informação é da avó do atleta, Maria da Glória Silvestre, que mora em São Sebastião, onde Diogo André nasceu e viveu até os 10 anos de idade, no bairro operário da Topolândia. Ele mora em Campinas com a mãe, Estael de Oliveira Silva.
“Diogo desembarca e já volta aos estudos de Educação Física na PUC”, afirmou dona Glória.
Emocionada pela performance do jovem nos Jogos Pan-Americanos, que a visitou pessoalmente na última Páscoa, dona Glória disse que tem seis netos, mas ele é especial.
“Gostamos de cada um em sua dimensão, mas Diogo lutou muito, não foi legitimado pelo pai e teve que se mudar de cidade porque a mãe dele foi estudar em Campinas”. “Esse bronze vale ouro”, desabafou. (Fonte: Correio do Litoral)

Polêmica das garagens náuticas chega à esfera federal

São Sebastião - As garagens náuticas do bairro Pontal da Cruz, região Central, são alvo também de investigações do Ministério Público Federal. A Procuradoria da República aguarda respostas da Prefeitura e do Ministério Público Estadual sobre as ações que estão sendo realizadas.
O Procurador da República, Adilson Prudente do Amaral Filho, explicou que a investigação preliminar aberta em 2001 não prosperou por causa de acúmulo de trabalho. “Mas as denúncias procedem”, afirmou. Ele se baseia em denúncias encaminhadas pela Associação de Moradores da Prainha da Cruz (A.M.P.C), que além de relacionar possíveis problemas, traz fotos da praia do bairro.
Foram enviados ofícios a vários órgãos como Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Capitania dos Portos e Ministério Público Estadual.
“Hoje, as duas respostas de que preciso com mais urgência são da Prefeitura e MP Estadual, para que depois possa traçar o que se deve fazer”.
As denúncias apontadas pela A.M.P.C se assemelham com as encaminhas por um abaixo-assinado dos moradores do bairro, que gerou a ação do MP Estadual. As principais são com relação ao tráfego de tratores e perturbação do sossego.
Amaral Filho conta que há pouco tempo soube da existência do processo em nível Estadual e afirma que tratará de outros aspectos, não atrapalhando o trabalho da Promotoria no Município.
“A intenção é unir forças e, se o MP Estadual disser que a Prefeitura tem 60 dias para se regularizar, o Federal não vai dizer o contrário”.
Além de não modificar o andamento do processo Estadual, o procurador afirma que poderá cobrar soluções de outros órgãos públicos.
Situação - Em resposta ao ofício da Procuradoria, o Corpo de Bombeiros de São Sebastião informou que a maioria as empresas possui certificado de vistoria. “Pelo que me lembro, apenas duas não possuem essa documentação”, disse o procurador.
O tenente Danilo Godoy, do Corpo de Bombeiros, avaliou que pode acontecer de uma náutica estar com a documentação vencida. “O certificado tem a validade de dois anos e muitas vezes os empresários se esquecem de renovar”.
Godoy disse ainda que essa vistoria é um dos itens cobrados pela Prefeitura para expedir o alvará.
A Cetesb também encaminhou informações. No entanto, a Procuradoria pediu explicações de outros itens.
Responsabilidades - O procurador explicou também que, em casos envolvendo praia, é “muito sutil” determinar as responsabilidades de cada órgão.
“Área de marinha é de responsabilidade Federal, no entanto, quando se trata de bem-estar é Estadual e até mesmo municipal”.
Amaral Filho afirmou que a Prefeitura tem grande parcela de responsabilidade na atuação das garagens náuticas do Pontal da Cruz.
“Foi o Município que autorizou a instalação desses estabelecimentos, e quais foram os métodos utilizados para isso?”, questionou.
Para tirar essas dúvidas, a Procuradoria encaminhou, por duas vezes, um ofício ao Poder Executivo, mas até agora não obteve resposta.
Reunião entre proprietários e Executivo será na próxima semana - Na próxima sexta-feira, 22, os proprietários das garagens náuticas do Pontal da Cruz se reunirão com o procurador Ambiental e de Obras da Prefeitura, Roberto Lopes Salomão Magiolino, e com o geólogo e chefe da divisão de licenciamento ambiental, Antonio Carlos Simões para, juntos, formularem o documento que será encaminhado à Promotoria de São Sebastião.
Nele haverá as propostas que poderão ser tomadas para sanar problemas apresentados no relatório do Cebimar (Centro de Biologia Marinha).
Magiolino afirma que, independentemente de a ação do MP ter surgido após denúncia, é preciso corrigir as falhas.
“Quem não se adequar vai fechar, seja pela Prefeitura ou pelo Ministério Público”.
Comdurb - A polêmica envolvendo as garagens náuticas levantou uma série de questionamentos que estão sendo analisados pelo Comdurb (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano).
O Conselho criou uma comissão, com sete conselheiros, para analisar e criar propostas para adequações das garagens náuticas, não só do Pontal da Cruz, mas em toda extensão do Município.
Segundo informações de Magiolino, que também é conselheiro, não há hoje no Município nenhuma legislação específica para o trabalho das garagens náuticas. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Ubatuba Topo

 Litoral Virtual Pousada Maranduba

Morador exige nova ponte em Ubatuba

Ubatuba - Cerca de 200 moradores do bairro Rio Escuro, em Ubatuba, fizeram um protesto ontem de manhã e à tarde para reivindicar que a prefeitura substitua a ponte de madeira que dá acesso ao bairro por uma de concreto.
No último sábado, eles retiraram parte da ponte alegando que a madeira estava podre. Ontem, depois de chegar a um acordo com os moradores, a prefeitura refez a ponte provisoriamente.
A psicóloga Regina Helena Guedes Gonzales, 47 anos, que mora no bairro, disse que a ponte estava perigosa e que mesmo assim caminhões e ônibus tinham que passar pelo local. Segundo ela, no bairro moram aproximadamente 600 famílias.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que havia previsão de reformar a ponte a partir de ontem. Segundo a prefeitura, até o dia 25 de setembro será feito um laudo sobre as condições das vigas da ponte, para verificar se elas têm condições de suportar uma estrutura de concreto. (Fonte: ValeParaibano)

Tainá volta à cena

Ubatuba - Duas indiazinhas estão encantando a cidade de Ubatuba há cerca de um mês e certamente vão deixar saudade, quando saírem da cidade do Litoral Norte daqui a uma semana.
Arilene Rodrigues e Eunice Baía são as estrelas principais de uma trupe que invadiu a cidade para as filmagens de 'Tainá 2', a continuação da aventura que alçou a jovem Eunice ao estrelato há dois anos e conquistou o mundo com uma história simples e cheia de lições relacionadas à preservação do meio-ambiente.
A produção confirma a vocação da cidade para abrigar produções cinematográficas. Os filmes 'Hans Staden' e 'Desmundo' e as séries televisivas 'A Muralha' e 'A Casa das Sete Mulheres' foram outras produções recentes filmadas em Ubatuba.
O primeiro 'Tainá' superou as expectativas dos produtores e participou de 42 festivais internacionais, tendo faturado oito prêmios. Nessa nova aventura, as belezas naturais de Ubatuba foram escolhidas para ser o pano de fundo do filme. Pelo menos metade do cenário é composto pela natureza privilegiada de locais como o rio Puruba, a fazenda Capricórnio e o horto.
"Metade do filme foi feita nos arredores de Manaus e o restante em Ubatuba. Os filmes antigos de Tarzan eram feitos todos em estúdio. O cinema cria uma ilusão. A escolha por Ubatuba foi devido a dificuldades de locomoção, viagens e até do clima de Manaus", afirmou o produtor do filme, Pedro Rovai.
Segundo ele, além de Ubatuba possuir áreas preservadas da mata atlântica de fácil acesso, o que agiliza o ritmo das filmagens, a cidade também já possui uma mão-de-obra voltada para o cinema.
"Percebi que vários outros filmes que se passavam na Amazônia tinham sido filmados em Ubatuba. Pesquisamos outros lugares, mas achamos que Ubatuba tem uma interessante reserva da mata atlântica e está se transformando em ponto de filmagens. A cidade tem praias, riachos, pequenas cachoeiras e está próxima dos grandes centros", disse Rovai, que uniu à equipe de cerca de 60 pessoas mais 25 trabalhadores locais.
"Usamos uma mão-de-obra especial que veio de outros filmes. Aproveitamos a experiência de construtores de oca", afirmou o produtor, que também elogiou o envolvimento da população de Ubatuba.
"O povo já tem a consciência da importância do cinema para a região. Tinham um olhar de admiração e boa vontade para colaborar", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Atrizes se adaptaram a Ubatuba

Ubatuba - A mudança da equipe de filmagens de 'Tainá 2' de Manaus para Ubatuba trouxe algumas dificuldades iniciais, mas após se acostumarem com a cidade e seu clima, os trabalhos seguiram em harmonia.
"No começo, o tempo estava meio arredio, com temperaturas baixas. As atrizes do Amazonas sentiram a mudança de temperatura. A Arilene Rodrigues teve algumas dificuldades, mas depois que se acostumou, parece uma cidadã de Ubatuba", disse o produtor Pedro Rovai.
A atriz-mirim vive Catiti, que foge de sua aldeia para imitar Tainá e acaba virando sua companheira, na luta contra uma quadrilha que captura e comercializa espécies raras da fauna amazônica e destrói árvores milenares.
"Os atores são muito bons. A Arilene é uma capetinha, um bichinho. A Eunice é extremamente sensível e proporciona momentos que emocionam", afirmou Rovai, que espera resultados parecidos ao do primeiro filme.
"Foram 865 mil pagantes no cinema e mais de um milhão de crianças nas escolas. O filme se transformou em ferramenta pedagógica e conquistou o coração das crianças", disse o produtor.
A segunda parte da saga da indiazinha tem orçamento de R$ 5,8 milhões, valor que segundo Rovai teve que ser batalhado, mesmo após o sucesso do primeiro filme. Apesar das dificuldades da vida de cineasta no país, o produtor mantém vivo o sonho de fazer uma versão de 'Tainá' em desenho animado. (Fonte: ValeParaibano)

Agenda Setur

Segunda-feira (18/08)
Local: Ilha Anchieta
Horário: Dia inteiro
Atividade: Curso
Representante: Assessora Técnica Patrícia Ortiz
Local: TV Rede Globo SP
Horário: das 14 às 23 horas
Atividade: Apresentação Eventos da Emissora para o Litoral
Representante: Secretário Sérgio Carvalho

Terça-feira (19/08)
Local: Ilha Anchieta
Horário: Dia inteiro
Atividade: Curso
Representante: Assessora Técnica Patrícia Ortiz
Local: Setur
Horário: 14 horas
Atividade: Reunião com Diretor da TV e Rádio Band Vale, Cláudio Giordani, e Gerente Comercial, Cristiane
Representante: Secretário Sérgio Carvalho e Assessor de Comunicação, Ricardo Pimentel

Quarta-feira (20/08)
Local: Setur
Horário: 9 horas
Atividade: Reunião com representante do Jornal Estado de São Paulo
Representante: Secretário Sérgio CArvalho e Assessor de Comunicação, Ricardo Pimentel
Local: Setur
Horário: 14 horas
Atividade: Reunião com representant da Telefonica
Representante: Secretário Sérgio Carvalho

Sexta-feira (22/08)
Local: Maré Hotel
Horário: das 8 às 17h30
Atividade: Curso Sebrae

Sábado (23/08)
Local: Praia Grande (rua Bartira, 32 - após hotel Pagurus, 1ª à direita e 1ª à esquerda)
Horário: 18 horas
Atividade: Reunião com Sociedade de Moradores e empresários da Praia Grande
Representante: Sérgio Carvalho (Fonte: ACS-PMU)

Convenção Municipal do PSDC é realizada na Câmara

Ubatuba - O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) realizou no último domingo, dia 17, na Câmara de Ubatuba a Convenção Municipal para a escolha do novo diretório. Estiveram presentes o presidente da Casa, Rogério Frediani (PTB), João Luis Araújo Neto, membro do diretório estadual do PSDC, o presidente do PSDB de Ubatuba, Marcílio Lopes e o vice-presidente, Marcos de Alcântara, além dos membros titulares, suplentes e simpatizantes do partido. Durante a convenção o Coral Splendor Chælli apresentou-se e em seguida o pastor Hélio Mariano fez uma oração para abençoar a nova diretoria e a todos que estavam no plenário. O presidente do partido, Amazildo Francisco Dias ficou satisfeito. Rogério Frediani, presidente da Casa de Leis, elogiou Amazildo. “Ele é uma pessoa nova com idéias novas. Acompanhei seu esforço e sei que todo o diretório irá lutar para defender os ideais do partido e de Ubatuba”, afirmou. O membro da executiva estadual, João Luis Araújo Neto disse que a cidade tem um grande potencial para investimentos. “O município tem vários atrativos turísticos e com certeza atrairá vários investimentos, mas isso depende de uma política séria e com o compromisso de realização. O que aconteceu aqui hoje é a demonstração disso”, disse. O presidente do PSDB, Marcílio Lopes parabenizou Amazildo e os membros. “Desejo boa sorte a todos vocês nessa nova empreitada”, concluiu.

Frediani participa de jantar da Adoneph

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB) esteve na última sexta-feira, dia 15, em São Paulo participando como convidado do jantar da Adoneph (Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno). Participaram do encontro o senador da república Magno Malta (PL), o ex-prefeito e ex-deputado federal Francisco Rossi (PHS), o deputado federal Walter Pinheiro (PT), o deputado estadual Waldir Agnello (PSB), o membro da executiva do PSDC, João Luis Araújo Neto e vários empresários. Após o jantar o senador Magno Malta contou aos presentes sua trajetória política e sua atuação na presidência da CPI do Narcotráfico. Na ocasião Frediani aproveitou a oportunidade para ampliar seus contatos políticos com o intuito de colocar Ubatuba no cenário político nacional.

2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação

Ubatuba - Dia Nacional - 23/08/2003 - Horário : das 8 às 17 horas

CENTRO
Centro de Saúde
Avenida Rio Grande do Sul , 710
Centro – Ubatuba
3833-8580

ITAGUÁ
PAS Itaguá
Rua Rodrigues de Abreu,414
Itaguá-Ubatuba
3833-8602

ESTUFA
Creche Francisquinho
Avenida Vasco da Gama , 35
Estufa I – Ubatuba
3832-1350

PEREQUÊ-AÇU
E.E.Profa.Dionísia Bueno Velloso
Rua Imaculada Conceição,405
Perequê Açu – Ubatuba
3832-1597

IPIRANGUINHA
PAS Ipiranguinha
Rua da Assembléia,114
Ipiranguinha – Ubatuba
3832-5110

MARAFUNDA
E.E.Profa.Maria Alice A. Pereira
Rua Laurentina B. de Alneida,244
Marafunda – Ubatuba
3832-6096

PEREQUÊ-MIRIM
PAS Perequê Mirim
Rua Benedito Henrique,236
Perequê Mirim-Ubatuba
3842-3500

MARANDUBA
Unidade Mista da Maranduba
Avenida do Engenho,298
Maranduba – Ubatuba
3849-5001. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Caramujos - É de suma importância a divulgação da cidade de Caraguatatuba como pólo turístico mas devemos também em paralelo nos preocupar em educar todos os envolvidos que devemos sempre priorizar a exploração do turismo e não a exploração do turista como acontece hoje na região, outrossim devemos priorizar a integridade física dos que visitam o litoral e portanto cuidar com urgência a praga dos caramujos que infestou o litoral norte.

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Foto do Dia Topo

Ubatuba

Chegando © Natto

Chegando
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor