Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 20 de agosto de 2003 - Nº 848 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
-


Caraguatatuba:
Jeep Clube Tamoios realiza 1ª Landvillys Expedition
PL anuncia em convenção que pretende lançar candidato a prefeito
Projetos ‘antigos’ devem ser votados hoje em Caraguá
Gobetti quer comunidade apoiando Casa de Apoio


Ilhabela:
Ilhabela promove festival do camarão
Adailton representa Ilhabela em Santo André
6ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas
2ª etapa do Livajj de Ilhabela recebeu 26 academias


São Sebastião:
Inscrições para o 1º Torneio da Independência
Parceria entre Prefeitura e Samju limpa cachoeira em Juquehy
Câmara vota hoje projeto de “meia-entrada” para professores


Ubatuba:
Convênio garante recursos para APAUBA
Ponte será reconstruída no Rio Escuro
Plano define rumos da educação nos próximos 10 anos


Seções:
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Jeep Clube Tamoios realiza 1ª Landvillys Expedition
Jipeiros de Caraguá, integrantes do Jeep Clube Tamoios, realizaram no último domingo, dia 17, a 1ª Landvillys Expediton para visitar a nascente do Rio Tietê em Salesópolis

Caraguatatuba - Os membros do Jeep Clube Tamoios, de Caraguatatuba, uniram seus carros off-roads e seguiram para uma expedição ao município de Salesópolis, com o objetivo de visitar a nascente do Rio Tietê. O passeio aconteceu no domingo, dia 17, a partir das 8 horas.
A 1ª Landvillys Expedition foi organizada para reunir os modelos Land Rover, Vitara e Willys em um trajeto com belas paisagens naturais, bastante frio e muita lama, é claro! Percorrendo trilhas e estradas de terra, os jipeiros se deslumbraram com a beleza natural da região. "Uma das melhores coisas que o off-road oferece é esse contato mais próximo com a natureza. É um momento para nos desligarmos do dia-a-dia de trabalho e apreciarmos as coisas boas que estão ao nosso redor e que, na correria, não percebemos", disse o jipeiro Leandro Borella.
A expedição começou com o encontro dos jipeiros para um café da manhã em uma padaria da cidade, após o abastecimento das 'barriguinhas', pé na estrada! Opa, fora da estrada! O percurso teve início na Rodovia dos Tamoios até uma estrada de chão às margens da represa do Rio Paraibuna que, lamentavelmente, está com seu nível cada vez mais baixo. "Eu me lembro quando isso tudo era água...", disse o jipeiro Mário Pires. Mais à frente, os aventureiros se depararam com um caminho cercado por eucaliptos, andando mais um pouco, um morro. Que visual! Parada obrigatória para fotos e um pedido de informação.
Como se chega a Salesópolis?
Um trabalhador da terra responde: Pegue a estrada que contorna a plantação de eucaliptos. Então, o grupo segue em frente, rumo à nascente do Tietê. No caminho todo, beleza nativa. Plantas, árvores e alguns animais. São áreas de fazendas de eucalipto.
Chegando a Salesópolis, um belo almoço com comida típica, porque nem jipeiro é de ferro! Enfim, chegam à nascente do Rio Tietê. Pausa para fotos. Um guia dá instruções e os jipeiros visitam o Museu Iconográfico, que com objetos e fotografias antigas e recentes, conta um pouco sobre a história do rio. Está ficando tarde, é hora de retornar a Caraguatatuba, e é agora, que começa a aventura!
O caminho de volta para casa foi a Estrada Intermediária, um trajeto usado pela Petrobrás, onde existe um oleoduto subterrâneo instalado. E foi num dos trechos desse percurso, que o Willys de Floriano Bugarelli atolou numa travessia de riacho. Festa para todos! Vamos botar o pé na lama e tirar o jipe de lá. Foi um tal de puxa para lá, puxa para cá... empurra dali e nada! Até que o herói do dia, o Super Valdir, pai da Vitória, com um frio de 10º C, entrou na água gelada, cavou o chão, enganchou a cinta na traseira do jipe e... ufa! O carro foi puxado pela Land Rover de Mário e saiu do atoleiro! No caminho, mais um laminha, mas todos passaram com facilidade.
O passeio terminou às 20 horas, no bairro Porto Novo, em Caraguá, onde os jipeiros se despediram e foram sonhar com o maravilhoso dia que tiveram juntos, aliando consciência ecológica, cultura e diversão. Até a próxima! (Fonte: PMC)

PL anuncia em convenção que pretende lançar candidato a prefeito

Caraguatatuba - O PL (Partido Liberal) realizou neste último domingo a 1ª Convenção do partido na cidade, elegendo a executiva e o diretório municipal, numa votação que durou 7 horas, reunindo na Câmara Municipal mais de 150 filiados e simpatizantes.
om 90 votos a favor e um contra, a chapa PL-22, única inscrita para a executiva do partido, foi eleita tendo como presidente o vereador Omar Kazon(foto), vice-presidente Vera Lucia da Cunha Sampaio, tesoureiro Marcos Roberto S. Nardi e secretário Marcelo Faulti.
O vereador pastor Anderson Bertoncini foi indicado líder do partido na Câmara, e o atual secretário municipal de esporte, Nivaldo Simões, ficou como delegado, tendo como suplente Julio César Alves.
O vereador João Rodrigues de Godoy Filho também é filiado ao PL.
O PL em Caraguatatuba têm filiados desde 1995 e atualmente conta com 21 membros titulares do diretório e sete suplentes.
A ata da conferência será entregue ao diretório regional do partido, em São Paulo. Os candidatos a qualquer carga para a eleição do ano que vem tem até 15 de setembro para mudar de partido.
O presidente do partido Omar Kazon garante que o partido tem a pretensão de lançar um candidato a prefeito na próxima eleição. “Estamos negociando com os pré-candidatos. O partido tende a se unir cada vez mais, principalmente agora que estão acontecendo reuniões mensais.
Se não conseguirmos lançar um candidato do partido, no mínimo lançaremos um pré-candidato do PL”. Ele ainda complementa que com a união do PSL (Partido Social Liberal), serão lançados 34 candidatos a vereador.
Estiveram presentes na convenção os pré-candidatos assumidos Aguilar Pereira, atual vice-prefeito e o advogado Álvaro Alencar Trindade, entre outras autoridades municipais. (Fonte: Imprensa Livre)

Projetos ‘antigos’ devem ser votados hoje em Caraguá

Caraguatatuba - Projetos que já tramitavam antes do recesso parlamentar de julho devem ser votados hoje à noite. Entre eles, está o que autoriza a Prefeitura de Caraguá a participar da Agência de Bacia Hidrográfica.
Ainda hoje serão discutidas as proposta de Aurimar Mansano, que quer a criação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência, e da vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira, para instituir o Dia Municipal de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER).
A Câmara de Caraguatatuba também votará um título de cidadão, de autoria da vereadora Dalva Ricardo Santana. Ela homenageia o advogado Sidney de Oliveira Andrade, procurador da Prefeitura Municipal.
Ubatuba - Em Ubatuba, cinco projetos de lei serão discutidos e votados hoje à noite: 102/03 (autoriza a prefeitura a repassar verba para Sociedades Amigos de Bairros), 197/02 (concessão de área pública no Promirim), 103/03 (convênio entre Comdec e Polícia Rodoviária), 121/03 (denomina a estrada UBT como “Benedito Alves dos Santos) e 126/03 (prorroga o prazo para pagamento de IPTU atrasado).
Além dos projetos, 25 moções estão na pauta. A Câmara de Ubatuba ainda analisará seis vetos do prefeito. Assim como em Caraguá, a sessão começa às 19h30. (Fonte: Imprensa Livre)

Gobetti quer comunidade apoiando Casa de Apoio
Presidente da Câmara quer mobilização em torno de entidade que abriga moradores de rua

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), quer a mobilização da comunidade para um apoio efetivo a uma das mais novas entidades filantrópicas do município. Trata-se da Casa de Apoio ao Morador de Rua. Para o Parlamentar a entidade é necessária para vários setores da sociedade local.
A Casa de Apoio ao Morador de Rua é administrada por Cândido Leite Machado e Ruth Geraldo Machado e foi criada há cerca de 1 (hum) ano, estando instalada no bairro do Estrela D'Alva, nos arredores do centro de Caraguatatuba, na rua Antonio Nardi, 45.
O objetivo da entidade é o de proporcionar amparo aos moradores de rua, destinando estrutura e recursos para a sua recuperação, pois muitos sofrem do alcoolismo e de doenças graves. No momento a entidade está organizando um corpo de voluntários para atividades que vão desde horta caseira até reciclagem e confecção de brinquedos artesanais.
A Casa de Apoio ao Morador de Rua oferece aos domingos, na praça da Setur, às 12 horas, 30 marmitex aos moradores de rua, realizando conjuntamente um trabalho de evangelização e cidadania. Ao mesmo tempo a entidade necessita de ajuda para manter seus gastos mensais de manutenção e custeio e vem a público pedir donativos como medicamentos, alimentos, material de limpeza e higiene, roupas e materiais para reciclagem e trabalhos artesanais, além de contribuição mensal para o pagamento das despesas de telefone, luz, água e gás de cozinha.
Para o Presidente Gobetti o apoio comunitário nestas horas é importantíssimo. "Apoiar uma entidade destinada aos moradores de rua em nossa cidade é uma iniciativa de rara beleza e dedicação", disse. Para o Vereador, o apoio dado a entidades como estas beneficia a cidade. "Se você apóia uma entidade que protege os moradores de rua, teremos cidadãos livres do álcool e de doenças, ruas livres deste tipo de pessoas consideradas indesejáveis por muitos e um turismo melhor, pois os moradores de rua afugentam os turistas", frisou.
Quem desejar entrar em contato com a entidade Casa de Apoio ao Morador de Rua, deve ligar para 3883-4547. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Ilhabela promove festival do camarão

Ilhabela - Um dos eventos gastronômicos mais importantes do Litoral Norte, o 9º Festival do Camarão de Ilhabela aparece este ano inserido em algo muito maior: o Festival de Gastronomia de Ilhabela. Trata-se de uma preparação para um calendário recheado de acontecimentos ao longo do ano, todos ligados à gastronomia. O festival acontece de 22 de agosto a 14 de setembro no Espaço Gastronômico Píer 151, do Hotel Real Villa Bella (ao lado o Yacht Club) e em restaurantes da Ilha. (Fonte: ValeParaibano)

Adailton representa Ilhabela em Santo André
2ª Meia Maratona Shopping Santo André reuniu mais de mil atletas e Adailton trouxe mais uma medalha para o atletismo de Ilhabela

Ilhabela - O atleta de Ilhabela Adailton dos Santos, 18, participou no último domingo, dia 17, da 2ª Meia Maratona Sopping ABC 2003, em Santo André. A prova contou com a participação de mais de mil corredores de todo país e com a estrutura de mais de 300 pessoas na organização.
Pela primeira vez em uma meia maratona (percurso de 21 km), Adailton garantiu o 34º lugar com o tempo de 1h20min. A competição premiou os 50 primeiros lugares com medalhões. Segundo Adailton, a pista era muito boa, apesar de ter muitas subidas, o clima frio colaborou com o bom desempenho.
O treino do atleta está cada vez mais intenso. Correndo de 15 a 25 Km por dia, Adailton sonha em um dia participar da corrida de São Silvestre. “Espero participar ainda este ano” afirmou.
Adailton recebe apoio da Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Esportes além dos patrocinadores Farmácia Helicônia, Remove-São Sebastião e G&T Sports-Santos. (Fonte: PMI)

6ª Etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Turismo, Diretoria de Esportes e Secretaria da Saúde realizará neste sábado, dia 23, na praia Barreiros, norte de Ilhabela, a partir das 12h, 6ª etapa do II Circuito de Maratonas Aquáticas “Prova Restaurante Viana” e Prova de incentivo Menor e Melhor idade. O percurso desta etapa é de 1.200 metros com largada no Barreiros e chegada na praia Viana. A prova de incentivo é um percurso de cerca de 300 metros.
São esperados cerca de 80 nadadores de várias partes do estado de São Paulo. Além da equipe da Ilha, o circuito também contará com a participação das cidades de Santos, São Sebastião, São Paulo e a equipe Caraguatação, de Caraguatatuba, com mais de 10 atletas.
As inscrições são abertas para as duas provas e deverão ser feitas no local mediante a entrega de cinco quilos de alimento não perecível ou através do site Ativo (www.ativo.com). A prefeitura oferece frutas e água para os competidores e três barcos farão o apoio dos nadadores.
O percurso poderá ser mudado por uma comissão conforme as condições do tempo.
Homenageado da Prova: Restaurante Viana - A homenagem desta etapa será o Restaurante Viana representados pelo proprietário, Leo Schoof e sua mãe Lore Schoof, em reconhecimento pelo trabalho realizado e dedicação em prol do esporte e do bem estar social de pessoas carentes portadoras de paralisia cerebral de Ilhabela.
A família se destaca por apoiar de diversas formas o projeto “Saúde na Praia”, desenvolvido pelo professor Mário Bello nas praias do Barreiros e Ilha das Cabras com a intenção de aplicar a talassoterapia em pessoas portadoras de paralisia cerebral e pessoas que passam por algum tipo de trauma, como operações e depressão.
Cedendo barracas de praia, cadeiras e até alimentação para o projeto, o Restaurante Viana é um dos principais incentivadores para que a atividade continue e que surjam novas ações sociais. “Leo está sempre preocupado, não só com a qualidade de vida da sua família, mas também com seus funcionários e de toda comunidade”, disse professor Mário Bello.
Outro exemplo de garra e determinação é Dona Lore que atravessou o canal de São Sebastião nadando aos 55 anos de idade, saindo da praia do Viana até o bairro São Francisco, em 3h30, percurso foi realizado pela vez por uma mulher desta idade. (Fonte: PMI)

2ª etapa do Livajj de Ilhabela recebeu 26 academias
A Equipe Prev de Jiu-Jitsu conquistou 98 medalhas e ficou em 2º lugar por dois pontos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Diretoria de Esportes e Fundaci promoveram no último domingo, dia 17, no Ginásio Municipal de Esportes, no Itaquanduba, a 2ª etapa do Livajj – Circuito da Liga Vale Paraibana de Jiu-Jitsu. Mais de 2.500 pessoas compareceram além de mais de 700 competidores.
O evento contou com a participação de 26 academias dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de campeões mundiais, internacionais e estaduais. A equipe Prev de Ilhabela, mostrou, mais uma vez, o resultado do treinamento sério realizado pelo Mestre Rezende e sua equipe.
A equipe ficou em segundo lugar, com 140 pontos. Os 120 alunos, sendo 104 de Ilhabela, ficaram com 98 medalhas (32 de ouro, 31 de prata e 35 de bronze). A Academia do China, de Campos do Jordão venceu a etapa com 142 pontos.
O destaque ficou para o faixa branca Eduardo Fugueiredo de Andrade, 16 anos, que, segundo Mestre Rezende participou da melhor luta de todo campeonato. O ilhabelense ficou com o bronze, mas garantiu um belo espetáculo para o público.
Já Reivan Souza Santos (faixa azul), completou 20 medalhas de ouro em três anos de luta. Reivan venceu na categoria juvenil leve e na categoria absoluto e atualmente é o primeiro no ranking nacional na categoria juvenil leve.
A etapa, que homenageou o velejador e secretário estadual da juventude, esporte e lazer Lars Grael, contou com a presença do Prefeito Manoel Marcos, que compareceu com suas filhas, da secretária de Assistência Social Célia H. R. Ferreira, o secretário da saúde Antonio Luiz Colucci, o diretor administrativo da secretaria da saúde, Márcio Tenório, os vereadores, Keko, Luiz Lobo e Gracinha.
O campeonato contou com o apoio da equipe de enfermagem e ambulância da Secretaria da Saúde, Divisão de Trânsito e Polícia Militar.
A 2ª etapa do Livajj teve o patrocínio do Cambury materiais de construção, Supermercado Ilha da Princesa, Supermercado Colina, Açougue do Maurinho, Vereador Keko, Vereador Luiz Lobo, Restaurante Cheiro Verde, Vereador Almir Mariano, Gilda Pinna, D.D. Mares Dedetizadora e Fernando. Apoio do Supermercado Frade, Braga Estamparia, Mercado Arno, Beto Chaveiro e Zôo Farma. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Inscrições para o 1º Torneio da Independência

São Sebastião - Os interessados em participar do 1º Torneio da Proclamação da Independência, que começa no próximo final de semana em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, poderão fazer as inscrições até quarta-feira, dia 20. O torneio é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Esportes e Subprefeitura.
Os praticantes de Tênis de Mesa, Futebol de Praia Feminino e Masculino, Futevôlei Masculino e Feminino e Vôlei de Praia Masculino e Feminino poderão participar do torneio. As diversas modalidades esportivas serão realizadas com o objetivo de proporcionar uma atividade de integração entre os atletas da região. A abertura acontece no dia 23, a partir das 10h. No domingo, 24, as competições devem prosseguir na praia de Boiçucanga, que vai sediar as partidas.
Os jogos terão continuidade nos dias 30 e 31 e o encerramento deve acontecer na semana seguinte, no dia 6, quando acontecerão as partidas finais.
De acordo com o chefe de divisão de esportes da Costa Sul, Luiz Antonio Sant’Anna, caso ainda sobrem vagas após o período de encerramento das inscrições, os interessados em participar do torneio poderão se inscrever no dia da abertura do evento.
Além das modalidades que serão realizadas na Praia de Boiçucanga, o Tênis de Mesa irá acontecer na escola estadual Walkir Vergani, que está apoiando a realização. O Banco do Brasil também é um dos colabores do torneio.
As inscrições podem ser feitas na sede da Divisão de Cultura e Esporte da Costa Sul, que fica na Rua do Boi, no antigo prédio da Escola Guapuruvu. O telefone de contato é 3865-2804. (Fonte: PMSS)

Parceria entre Prefeitura e Samju limpa cachoeira em Juquehy

São Sebastião - A parceria entre a Prefeitura de São Sebastião e a Samju (Sociedade Amigos de Juquehy) possibilitou a limpeza de uma cachoeira no bairro de Juquehy, na Costa Sul. A Prefeitura forneceu os materiais e equipamentos, enquanto funcionários da Samju realizaram os trabalhos, que duraram em torno de oito horas.
Ao todo foram retirados cerca de 500 kg de lixo da cachoeira, localizada na rua da Sabesp. De acordo com o diretor de praia e esporte da Sociedade, Guto Senatore, o local é de difícil acesso e por isso é complicado realizar limpezas freqüentes.
Ele conta que a cerca de seis meses foi realizado um trabalho semelhante na área. Na ocasião, outra parceria entre a entidade e a Prefeitura distribuiu panfletos explicando sobre a necessidade de tomar certos cuidados com o lixo, principalmente no que diz respeito a prevenção da dengue.
Senatore acredita que a outra ação já conscientizou um pouco a população, porque desta vez foi retirado menos lixo comparado com a vez anterior.
O subprefeito da Costa Sul, Wagner Teixeira acredita que essas ações são necessárias para melhorar as condições dos bairros da região. “Há duas semanas foi lançado o projeto Rio Vivo, que vai percorrer os rios do município em mutirões de limpeza e a idéia já está dando bons resultados em Boiçucanga, que foi o primeiro bairro a receber o projeto”, explicou Teixeira.
Após os trabalhos, a Enob fez a retirada do lixo retirado, levando o material para o aterro sanitário. A Samju pretende realizar a limpeza do trecho entre Barra do Uma e Juquehy ainda esta semana. (Fonte: PMSS)

Câmara vota hoje projeto de “meia-entrada” para professores

São Sebastião - A Câmara Municipal votará, na sessão de hoje, marcada para 17h, o projeto de lei 018/03, de autoria do vereador João Barreto.
Trata-se da “meia-entrada” para professores nas sessões de cinema, peças teatrais, shows e outros eventos culturais que sejam realizados na cidade.
O projeto deve ser aprovado, já que os pareceres das comissões foram favoráveis. Segundo o autor, a procuradoria jurídica da Câmara não encontrou nenhum item que pudesse impedir a votação.
Barreto disse que a idéia é apenas beneficiar a categoria.
“Todos os alunos em qualquer lugar do Brasil têm direito à meia-entrada. O mestre, que nesse país não ganha tão bem, merecia um projeto como este”, declarou o vice-presidente da Câmara de São Sebastião.
Ele acredita na aprovação de sua proposta. “Não é nada polêmico e o objetivo é só dar esta oportunidade aos professores. Acredito que todos devem estar de acordo”, concluiu.
Ainda na Ordem do Dia estão previstos dois projetos de decreto legislativo para concessão de títulos de cidadão. Os homenageados são: Álvaro Adrião Cassese Cunha e José Severino da Silva.
Estes projetos são de autoria dos vereadores Erwin Edson Aparecido da Mota, nomeado diretor da Regional Costa Norte, e Carlos Antônio de Souza Borba, respectivamente.
Também deverá ser votada hoje à noite a moção de aplausos e reconhecimento 28/03, do vereador Marco Antônio de Souza, ao taecondista Estevan Rafael Nascimento.
Após a sessão, o presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), Edson de Moraes, usará a tribuna para falar sobre a Semana Municipal de Prevenção às Deficiências. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

 Litoral Virtual Pousada Maranduba

Convênio garante recursos para APAUBA

Ubatuba - “Estamos priorizando o controle dos animais de rua do município e o bem estar da comunidade”, afirmou o prefeito Paulo Ramos ao assinar convênio no valor de R$ 10 mil mensais a serem repassados para a Associação Protetora dos Animais de Ubatuba - APAUBA. O prazo é de um ano podendo ser prorrogado até 5 anos. Nos próximos 30 dias, a partir da assinatura, a entidade deverá apresentar ao Conselho Municipal de Saúde - COMUS o plano de trabalho das ações conveniadas.
Eliana Oliveira, presidente da APAUBA, informa que as ações vão priorizar as castrações de animais de rua tendo sido estabelecida a meta de 80 cirurgias mensais. De imediato serão atendidos os 300 animais abrigados no Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, no Horto Florestal. Todo o trabalho será realizado de comum acordo com a Vigilância Sanitária, informa Eliana. O carro-chefe do convênio será a castração gratuita. Ubatuba dará um salto neste setor pois é uma das poucas cidades que assume o problema de frente com o prefeito participando deste compromisso pioneiro O município conta atualmente com cerca de 45 mil cachorros de rua. Duas clínicas estão credenciadas para o trabalho. “Em um ano e meio, segundo nossas estatísticas, teremos a situação sob controle”, informa Eliana.
Compete à APAUBA, entre outras atribuições, a reforma no seu canil e gatil, fornecer material informativo à população incluindo campanhas de posse responsável e de adoção, com assessoria técnica da Associação dos Médicos Veterinários de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Ponte será reconstruída no Rio Escuro

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba iniciou na segunda-feira, 18, a reconstrução da ponte de madeira que dá acesso ao bairro do Rio Escuro. No último domingo aconteceu um ato de vandalismo com a retirada do tabuleiro e do rodeiro ( para passagem dos pneus). O prefeito Paulo Ramos condenou esta atitude informando inclusive que a Secretaria de Obras tinha programado para esta segunda-feira a reforma da ponte tendo sido o material já adquirido. “ A ponte não estava interditada permitindo, até domingo, a passagem normal de ônibus e demais veículos”, diz Jeriel Rocha, Secretário de Obras. O secretário esteve reunido com moradores do Rio Escuro na tarde de hoje e ficou acertado que até o próximo dia 25 de setembro, quinta-feira, terá em mãos o laudo sobre a estrutura que indicará se é possível aproveitar a base para construir uma ponte de concreto. Neste caso, seria retirado a madeira usada hoje. O asfaltamento do trecho Rio Escuro-Monte Valério, de acordo com Jeriel, provocou o aumento de tráfego e a necessidade da reforma. (Fonte: ACS-PMU)

Plano define rumos da educação nos próximos 10 anos

Ubatuba - Teve início ontem, 19, na Escola Tancredo Neves, em Ubatuba, a discussão para a elaboração do Plano Municipal Decenal de Educação com a presença da comunidade escolar e demais representantes da sociedade. O processo teve início em 28 de julho e deverá estar concluído em 15 de outubro, no Dia do Professor, quando o documento será encaminhado oficialmente à Câmara Municipal para transformar-se em lei. Até final de agosto, o relatório será concluído pela Secretaria da Educação e analisado pelas áreas jurídica e financeira da Prefeitura para ajustar as condições do orçamento. O vice-prefeito, Moralino Valim Colho, presente a reunião disse que o Plano Decenal representa a opinião da sociedade pois permite sugestões e ultrapassa o mandato dos prefeitos.
O Secretário Corsino Aliste Mezquita disse que o plano é inédito e será definindo ao mesmo tempo em âmbito estadual. ”O orçamento do plano vai depender do situação financeira do município e dos recursos das parcerias como o governo estadual e federal”, diz o secretário. (Fonte: ACS-PMU)

Artigo Topo

Ídolos do esporte e suas influências
Irineu Nalin*

A crônica esportiva antes de promover certos jogadores medianos a "craques" deveria tomar o cuidado de pesquisar um pouco mais sobre seus comportamentos, também fora das praças de esportes.
A imagem de esportistas é muito significativa na influência e formação de nossa juventude. Se não for suficiente para formar futuros atletas valerá na formação de caráter e como exemplo de comportamento como cidadão.
Os péssimos exemplos e condutas anti-esportivas acabam merecendo maior destaque da imprensa, que ao contrário deveria ressaltar mais o lado positivo das atuações dos atletas, suas virtudes e qualidades técnicas.
Felizmente nestes Jogos Pan-americanos, parte da imprensa soube enaltecer e valorizar a conquista dos atletas brasileiros; esse é o caminho, que sirva ainda, como exemplo aos políticos, que pouco fazem e acabam pegando carona nesses momentos.
O projeto (Gol de Letra) dos ex-jogadores: Ray e Leonardo é um belo exemplo. Se não bastasse suas condutas como atletas magníficos e de bom comportamento, investem no futuro cidadão. Se alguns se tornarem "craques" será muito bom, mas não o mais importante objetivo do projeto.
Outro grande exemplo é a escola de iatismo com crianças carentes do Lars Grael em Niterói, que já se disseminou em outros locais (Projeto Navegar). Proporciona o contato direto com as forças da natureza: água e vento; o que exige destreza e disciplina ao mesmo tempo estimulando a criança no desenvolvimento escolar.
Modalidade considerada de elite, incapaz de ser praticada por crianças carentes, mas tradicional medalhista olímpico, o iatismo poderia ser introduzido também no interior do país que conta com grande abundância de represas, como a represa de Guarapiranga em São Paulo, que se transformou em grande escola de iatismo e de medalhistas olímpicos.
Entretanto, estes e outros projetos significativos de educação complementar, que objetivam desviar a juventude do caminho das drogas, das gangues e outras tribos violentas que se disseminaram em todas as cidades são pouco divulgados pela imprensa.
Nisso a contribuição seria valiosa, pois além de ser formadora de opinião desencadearia um efeito multiplicador capaz de despertar o interesse de patrocinadores e colaboradores a projetos dessa natureza, que apresentam uma ótima relação custo/beneficio, com significativo retorno social.
Ou vamos continuar construindo abrigos para menores e prisões mais que creches e escolas ?
A sociedade não pode esperar apenas ações do setor público.

*Irineu Nalin é economista.
Irv2/20/08/03


Carta do Leitor Topo

"Nós Amamos Ubatuba" - Convidamos a todos os interessados a participarem do 1º Econtro "Nós amamos Ubatuba", a ser realizado amanhã, dia 20 de agosto, quarta-feira, às 19 horas, no Beer House, antigo Dunas, localizado à rua Rubilard Marini, esquina com a rodovia Rio-Santos. O evento é um manifesto de apoio ao presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB) pelo excelente trabalho que vem realizando.Contamos com a presença de todos.
Atenciosamente

Luana Camargo
Assesssora de Imprensa do Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba


Convite - A Sociedade Amigos Moradores e Empresários da Praia Grande (SAME PG) convida para reunião com o Sr. Secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, para tratar da Urbanização e Sistema de Saneamento da Praia Grande. Contamos com a presença de todos.
Data 23 de Agosto de 2003 - Horário 18:00 HS
Local: Rua Bartira, nº 32 (1ª rua à direita após o Hotel Pagurus e 1ª rua à esquerda).

SAME-PG
Sociedade Amigos Moradores e Empresários da Praia Grande
Ubatuba, SP


Parabéns! - Gostaria de parabenizar todos que participaram da criação deste site, para nós que estamos longe, facilita demais a hospedagem e até mesmo o desejo de visitar essas cidades maravilhosas. Um abraço.

Adélia Barreto
Santos, SP


Prioridades - Eu gostaria de entender como são estipuladas as prioridades deste município. Fala-se na construção de um Centro de Convenções como se essa fosse uma necessidade urgente. No entanto, como informa o Litoral Virtual de hoje, só no primeiro semestre deste ano pelo menos 232 mil metros quadrados de áreas de preservação ambiental foram desmatados em Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, para ocupação irregular de moradias ou plantio de subsistência. Além das consequências apontadas pelo ambientalista André Miragaia, como a perda da biodiversidade e da cobertura vegetal natural, a ocupação irregular traz o risco da contaminação dos mananciais por esgoto doméstico, o que, aliás, já ocorre em vários trechos do litoral. Itamambuca é um exemplo. No verão de 2000/2001, o refrescante banho de rio fora proibido devido aos altos índices de coliformes fecais detectados naquelas águas. Nas temporadas seguintes, a bandeira vermelha da Cetesb não voltou a ser hasteada, mas há razões para acreditar que o problema persiste. As construções em áreas irregulares continuam sendo erguidas em plena luz do dia e as crianças que se banham no rio têm problemas de pele e são acometidas por várias doenças. Meu próprio filho já foi vítima de uma gastroenterite por conta de um mergulho no rio.
Portanto, antes de pensar em Centro de Convenções, que tal desenvolver um projeto habitacional para retirar as pessoas de áreas irregulares e lançar mão de uma política ambiental austera, que coiba a ocupação clandestina e preserve os nossos mananciais?
Afinal de contas, as cidades balneárias atraem o turismo executivo por causa do seu potencial de lazer. Ou seja, de que adianta ter um Centro de Convenções de primeiro mundo se o mar estiver poluído; as praias estiverem sujas e a Mata Atlântica, devastada?

Regina Teixeira
Jornalista
Itamambuca
Ubatuba, SP


Foto do Dia Topo

Ubatuba

Chegaram © Natto

Chegaram
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor