Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 21 de agosto de 2003 - Nº 849 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
CBH-LN discute formação da Agência de Bacias Hidrográficas


Caraguatatuba:
Caraguá ganha mais um esporte radical
Seletivas definem quem vai representar Caraguá no 7º Jori
Equipe se prepara, unida, para os jogos que vem aí
Jori vai gerar renda com lixo reciclável
“Litoral Paulista em Alerta” não condiz com a verdade
Relíquia do Padre Anchieta chega hoje a Caraguá
Vereadores adiam 2 projetos da Ordem do Dia
Batalha Política emperra criação do Conselho
Grupo leva computadores de escola
Decoradora seqüestrada em Taubaté fica 24 horas em cativeiro


Ilhabela:
Prefeitura forma segunda turma de informática da Rede
Programa Educacional de Resistência as Drogas
Oposição pede CEI em Ilhabela
Manoel Marcos rebate acusações de irregularidades na posse de terras
Equipe do Downhill participa da última etapa da Copa São Paulo
Aberta inscrições para XXVII Prova Pedestre “Cidade de Ilhabela”


São Sebastião:
Sem efetivo, base da PM em São Sebastião fica fechada
PM diz que aguarda a inauguração
São Sebastião se prepara para o Dia Nacional de Multivacinação
Prefeito se reúne com Sabajá e atende reivindicações do bairro


Ubatuba:
Sema abre inscrições para curso de Agentes Ambientais
Costuba recebe a visita da Petrobras
Jóia à Venda
Copa Ubatuba de Jiu-Jitsu terá equipes de quatro estados
Universitários se preparam para confronto
Mercado Livre Cultural - Pirão Geral – Ubatuba
Assaltante morre em troca de tiros com PM após matar comerciante


Seções:
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

CBH-LN discute formação da Agência de Bacias Hidrográficas

Litoral Norte - Dia 28 de agosto o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte estará discutindo com os vereadores dos 4 municípios o texto de lei para aprovação da criação da Agência de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. A discussão foi proposta para que fosse possível esclarecer ao legislativo todas as questões pertinentes ao assunto, já que o texto da lei deverá ser o mesmo para os quatro municípios.
A criação da Agência trará à região maior agilização na elaboração e análise dos projetos para financiamento do FEHIDRO, além de possibilitar a ampliação de suporte técnico para outras fontes de financiamento. Teremos portanto maior autonomia para propor soluções para nossos problemas e prestar apoio aos municípios e ONGs. Além disso, será o grande escritório de articulação regional, fortalecendo os 4 municípios frente a questões estaduais e federais, podendo facilitar a integração das políticas públicas como das áreas de meio ambiente, saúde e educação, de responsabilidade do Estado, porém tratadas de forma setorial.
A reunião acontecerá no CEPROLIN, à Av. Rio Grande do Norte, 450, Indaiá, Caraguatatuba, a partir das 18:30 horas, sendo aberta ao público interessado. (Fonte: CBH-LN)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguá ganha mais um esporte radical
Caraguatatuba vem ganhando espaço para a prática de esportes radicais e o kite surf é o mais novo deles que chegou hoje na cidade

Caraguatatuba - O forte vento leste atraiu, hoje de manhã, para Caraguá um praticante do kite surf, um esporte radical composto de uma prancha de surf e uma pipa. O professor de educação física, Marcelo de Lima Dias, 26 anos, veio de Ilhabela para experimentar os ventos e o mar de Caraguá. É a primeira vez que ele pratica o esporte na cidade.
Ele disse que, normalmente, treina no Perequê (vento sul) e na Ponta das Canas (vento leste) em Ilhabela, mas que veio a Caraguá com o intuito de despertar nas pessoas a vontade de praticar o esporte. “Eu tenho uma escola de kite surf, a IKB, e meu objetivo é divulgar o meu trabalho. Qualquer pessoa, acima de 12 anos, pode praticar esse esporte”.
Segundo Dias, ele e mais dois atletas Guilherme Brandão, 22 anos, e Guilherme Casal de Rei, 31 anos, formam uma equipe de competição, que irá disputar as sete etapas do mundial do esporte. A primeira será no Rio de Janeiro, ainda sem data definida. “Este ano é que estamos treinando e estruturando melhor a equipe para competirmos. No ano passado, o Brandão participou, e agora, vamos disputar os três”, contou.
Marcelo Dias informou o kite surf surgiu na França há, mais ou menos, 10 anos, e que o esporte chegou ao Brasil há apenas três. “Não estamos tão atrasados assim nesse esporte. É claro que no exterior existem melhores condições de treino e captação de recurso, mas os brasileiros estão muito bem pelo pouco tempo no país”, afirmou. Ele acrescentou que sua equipe é cadastrada e reconhecida pela IKO (Organização Internacional de Kite).
Quem quiser fazer o curso de kite surf pode procurar a IKB - Ilhabela Kite Boat. A duração é de 5 horas e tem um custo de R$500,00. Mais informações, ligar para G Zero no (12) 3896-6743 e falar com Amanda.  (Fonte: PMC)

Seletivas definem quem vai representar Caraguá no 7º Jori

Caraguatatuba - Os coordenadores do 7º Jori-Jogos Regionais do Idoso em Caraguá realizaram esta semana as seletivas para definir quem vai representar o município no Jori, que acontece pela primeira vez no município. O evento é uma iniciativa do Fundo Social do Estado de São Paulo, está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguá e reunirá idosos de diversas cidades do estado, nos dias 19, 20 e 21 de setembro. A abertura acontece dia 19, a partir das 16 horas, no Centro Esportivo Municipal.
Durante os três dias serão disputadas modalidades como vôlei adaptado, atletismo, natação, dança de salão, malha, dama, dominó, buraco e truco, em diversos locais da cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, Centro de Convivência da Terceira Idade - Estrela do Mar, além de Ginásios de Esportes e quadras esportivas de diversos bairros, Academia Linha D´Água e a Colônia de Férias Ministro João Cleofas.
Em Caraguá, a participação foi aberta a todos os idosos com no mínimo 60 anos de idade. O secretário de Esporte, Nivaldo Alves, acredita que cerca de 50 atletas representarão o município em todas as modalidades, durante os jogos. Segundo o secretário, foram convidadas 100 cidades até agora, 35 já confirmaram presença. “A expectativa é de que um público entre 1.500 e 2 mil pessoas venham à Caraguá para disputar o 7º Jori. Todas as secretarias municipais estão envolvidas para que o evento aconteça com sucesso”, disse o secretário.  (Fonte: PMC)

Equipe se prepara, unida, para os jogos que vem aí

Caraguatatuba - “ Bota milho na panela, quero ver estourar... prá ganhar de Caraguá vai ter que rebolar...”, é com este grito de guerra que o grupo de atletas da terceira idade de Caraguá mostra que vida de idoso não é só viajar, dançar, fazer churrasquinho e jogar baralho no fim de semana. O Jori para eles é coisa séria e, por isso estão se preparando com muito treino para as competições.
O grito de guerra citado acima foi feito há sete anos atrás por Cleusa Pereira, que representará Caraguá nas provas de natação. A empolgação do grupo é atribuída ao professor e coordenador Dagoberto. “Ele nos acompanha há mais de 10 anos, como toda a sua dedicação e paciência, mostrando-se um técnico maravilhoso, que sabe lidar com a terceira idade”, comentou. Por sua vez, o coordenador geral do Jori, Dagoberto Oliveira Azevedo, garante que o segredo é o amor, e a diferença é que eles são mais dedicados. “Eles valorizam mais os profissionais, isso por que são idosos que praticam esportes, que têm mais auto-estima e qualidade de vida”, afirmou o técnico.
“Caraguá é muito bem representada nos jogos da Terceira Idade”, afirma a Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Peixoto. “O município se faz representar principalmente pelo Centro de Convivência Estrela do Mar, onde os idosos têm todas as chances de praticar esportes e são muito ativos e integrados entre si. Em troca da prática de esportes, todos têm maior qualidade de vida, mais saúde, mais disposição e bom humor. Como ex-presidente do Centro, posso dizer que os idosos, além de mais saudáveis, tornam-se mais carinhosos e mais receptivos aos problemas que têm de enfrentar, por conta de estarem mais felizes”, declarou a secretária.
A atleta Cainara de Souza Pedro, 77, vai disputar o vôlei e está confiante de que vai vencer. Ela pratica vôlei desde os 60 anos e participa todo ano do Jori. “Eu que vivia em hospitais quando não praticava esportes, agora virei criança de novo, tenho saúde e muitos amigos”, disse. Para o Sr. Irani Benedito da Silva, 67, que joga vôlei há 12 anos, o esporte adaptado é a melhor coisa que já inventaram para o idoso. “Participar de campeonatos como o Jori é muito bom porque faz com que a gente esteja sempre em atividade”, declarou. A participante Maria Penha R. Camelo, 60, participa pela primeira vez, jogando buraco. “Estou ansiosa para que o campeonato chegue, quero conhecer muita gente”. Sumiko N. Aoki, 65, disputará o vôlei, ela adora esporte e acha que a terceira idade precisa praticá-lo, bem como as viagens, as festinhas e as tardes maravilhoas que passam juntos, conforme declarou.  (Fonte: PMC)

Jori vai gerar renda com lixo reciclável

Caraguatatuba - A Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Caraguatatuba - Arte de Viver vai aproveitar todo o lixo reciclável produzido durante o Jori. O lixo será recolhido das 10 escolas onde ficarão alojados os participantes do campeonato e também das quadras e ginásios de esporte. A Arte de Viver acontece em Caraguá desde 2002 em parceria com o Fundo Social de Caraguá e já emprega vinte pessoas, 9 indiretos que são os catadores e 11 diretamente, pois estes recebem salário fixo. Todos os trabalhadores, catadores e contratados, recebem cesta básica, café da manhã e ajuda social como material de construção.
A associação também trabalha em parceria com as escolas municipais, com o “Lixomania”, que além da conscientização através das oficinas com material reciclável e educação ambiental, cada escola participa com a coleta do lixo. Todas as escolas municipais receberam os super bags (sacolas gigantes) que ficam instaladas no pátio para que os alunos e a comunidade deposite o material reciclável. A Arte de Viver separa o lixo e vende para empresas interessadas. Outra novidade da Arte de Viver e “Lixomania” é a promoção que vai dar um videokê para escola que coletar maior volume de lixo reciclável.
“Quanto mais lixo recebermos, mais empregos vamos oferecer e mais famílias estaremos ajudando”, afirma Cristina Marques, coordenadora da Associação Arte de Viver, quase todo o lixo produzido dentro de casa pode gerar renda, desde latas, vidro, papelão, plástico até aqueles saquinhos, garrafas, embalagens de perfumaria, leite, óleo, manteiga, iogurte, produtos de limpeza, etc)”, afirmou.
Para ajudar a sua cidade gerar emprego e renda, recicle e ligue! Quem quiser colaborar, deve separar os materiais recicláveis em sacos de 100 litros, depois é só levar para a escola municipal mais próxima ou ligar para 3883-4310 ou 9722-1100, e solicitar que a Associação passe para recolher. (É preciso juntar, no mínimo, 2 sacos de 100 litros para que o lixo seja recolhido em sua casa).
Até agora, diversas empresas do município são parceiras da Associação, doando o seu lixo. Entre elas estão os supermercados Silva Indaiá, Semar e Pão de Açúcar, lojas Seller, Casual, Nice Calçados, Bahia, Pesca Frio, Pedreira Massaguaçu, Omar Kazon LN Bebidas, Skol, Coca-Cola, Hospital São Camilo e Stella Maris e a maioria dos comerciantes do Massaguaçu.
A Associação também fez a mesma parceria com o Caraguá Bike Week, conseguindo a exclusividade na coleta de todo o material reciclável produzido durante o evento.  (Fonte: PMC)

“Litoral Paulista em Alerta” não condiz com a verdade
Há alguns dias está sendo veiculado, na internet, uma mensagem relacionando o consumo da água de coco no litoral paulista com um provável contágio de Doença de Chagas, o que é não é verdade

Caraguatatuba - O setor de zoonoses da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba vem esclarecer que a matéria “Litoral Paulista em Alerta”, veiculada na internet através de mensagens de correio eletrônico, que fala sobre um possível risco de contágio de Doença de Chagas pelo consumo de água de coco não contém dados verdadeiros.
O município de Caraguatatuba não registra nenhum caso novo dessa doença desde o ano de 2000. A matéria cita como fonte de informação o jornal Folha de S. Paulo do dia 27 de julho de 2003, que não confirma ter publicado tal notícia.
Outro dado que o texto possui é de que “os coqueiro têm baixa imunidade”. Neste caso, o chefe da seção de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, biólogo Ricardo Souza, esclarece que os coqueiros pertencem ao reino vegetal e, portanto, não dispõe de sistema imunológico. Segundo ele, até o momento, não existe nenhuma relação entre a Doença de Chagas e a água de coco, pois essa enfermidade é adquirida pela picada de um inseto conhecido como Barbeiro. 
Confira abaixo, na íntegra, o texto veiculado:
LITORAL PAULISTA EM ALERTA
A notícia abaixo foi publicada no mais importante Jornal do Estado, a Folha. O assunto também saiu em várias outros publicações de alta credibilidade. É um assunto que interessa a todos, principalmente por se tratar da sua saúde. Por favor, repassem para todas as pessoas da sua lista pois trata-se de Um assunto seríssimo.
Dr. Mário Brandão de Lima Neto - Infectologista

LITORAL PAULISTA EM ALERTA
Secretário da saúde divulga alerta sobre o consumo de coco na região, que pode provocar uma doença sem cura. A secretária de saúde do estado de São Paulo divulgou hoje um informativo alertando às pessoas a não consumirem água de coco natural proveniente litoral paulista. Segundo o secretário Gonzalo Vecina Neto, a frutaproduzida no litoral do estado está infectada com o protozoárioTrypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas.
Dezenas de casos foram diagnosticados no último mês, nas cidades de Maresias, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.
Segundo especialistas, o desequilibrio ambiental causado é o causador dessa anomalia. Alterações na fauna da região, que envolve um pedaço da Mata Atlântica, permitiram que o protozoário atuasse livremente,intalando-se em animais que depositam suas fezes no solo e contaminam a vegetação da região. Os coqueiros têm baixa imunidade, afirma, o que permite que o Trypanosoma cruzi instale-se nela e contamine os frutos.
Se não é diagnosticada na fase aguda, quando ainda tem cura, a Doença de Chagas evolui para a forma crônica. Os Tripanossomos instalam-se nos músculos humanos, especialmente no coração. Ao atingir e destruir fibras musculares, provocam insuficiência e arritmia cardíaca, que podem levar à morte.
FOLHA DE SÃO PAULO - 27 de Julho de 2003
(Fonte: PMC)

Relíquia do Padre Anchieta chega hoje a Caraguá

Caraguatatuba - A relíquia do Padre Anchieta chegam hoje em Caraguatatuba na sub-prefeitura do Porto Novo. Ela vai pereguinar pelas paróquias da cidade até o dia 06 de setembro
A Diocese de Caraguatatuba vai receber até o dia 6 de setembro a imagem pereguina e a Relíquia do Padre Anchieta, que teve sua trajetória de vida catequizando os índios e prestando socorro aos pobres e doentes.
Hoje, a chegada será às 19 horas, em frente à sub-prefeitura do Porto Novo. Em seguida, haverá uma procissão em direção a Paróquia N. Sra da Glória, no Travessão. A missa de chegada está marcada às 19h30.
Vão participar da celebração eucarística o Monsenhor José, o Padre Pietro (missionário) e o Padre César Augusto, que é o postulador da causa do Padre Anchieta.
Essa pereguinação teve início no mês de julho, com saída da Catedral da Sé em São Paulo. Seu objetivo é comemorar os 450 anos da chegada do Padre Anchieta no Brasil e divulgar as obras e milagres do Beato Anchieta, assim chamado desde sua Pró-canonização.
Programação:
20 a 23 de agosto - Paróquia N. Sra. da Glória - Travessão
23 a 25 de agosto - Catedral do Divino Espírito Santo - Indaiá
25 a 28 de agosto - Paróquia São João Batista - Poiares
28 a 30 de agosto - Capela São José - Morro do Algodão
30 a 1º de setembro - Paróquia de Santo Antônio - Centro
02 de setembro - Casa de Saúde Estela Maris
03 a 06 de setembro - Paróquia N. Sra. da Visitação - Massaguaçu (Fonte: PMC)

Vereadores adiam 2 projetos da Ordem do Dia
Os projetos adiados dizem respeito a ABH e ao Conselho dos Deficientes

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba adiou apenas 2 (dois) dos 5 (cinco) projetos constantes na Ordem do Dia da 24ª Sessão Ordinária semanal, realizada na última terça-feira, 19 de agosto. Foram adiados os projetos correspondentes a Agência de Bacias Hidrográficas (ABH) e o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.
Foram aprovados os seguintes projetos: Da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PDT), que cria o Dia Municipal de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Esta anomalia é chamada de “Tendossinovite” ou “Mal da Digitação”. A propositura vai agora para sanção do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
A Vereadora Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PPS) aprovou Projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão para o Procurador Geral do Município, o advogado Sidney de Oliveira Andrade. Com a aprovação, o causídico terá prazo de 180 dias para receber a honraria, agendando a data com antecedência de 30 dias.
Finalizando a Ordem do Dia o Vereador Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (PTB) aprovou Projeto de Lei que denomina de “Francisco Polillo Júnior” a atual rua A, que tem início na avenida Geraldo Lopes e termina na rua B, no bairro do Morro do Algodão, na zona sul da cidade.
Ficaram sem ser votadas as proposituras de autoria do Executivo, que autoriza a entrada da cidade na Agência de Bacia Hidrográfica e do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que autoriza o prefeito a criar o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 10 Projetos de Lei, além do Parecer do Tribunal de Contas quanto ao exercício da Prefeitura de Caraguatatuba em 1998, mais o Balancete de maio deste ano do Executivo e o Relatório Final da CAR (Comissão de Assuntos Relevantes) das Entidades Filantrópicas. Durante o intervalo foram lidas 79 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Batalha Política emperra criação do Conselho
Emenda de Vereadora faz autor adiar projeto por 1 sessão

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba viveram uma real “batalha política”, durante a Ordem do Dia da 24ª Sessão Ordinária semanal, realizada na última terça-feira, dia 19 de agosto. Uma emenda, elaborada de forma errada por uma Vereadora criou um embate entre Parlamentares da situação e oposição. Autor do projeto, Aurimar Mansano (PTB), resolveu adiar votação por uma sessão.
Durante a Ordem do Dia, o segundo projeto da pauta é de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB) que dispunha sobre a autorização, ao chefe do Executivo, o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), para criação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.
A propositura tem por objetivo apoiar, estruturar e orientar a categoria no seu dia-a-dia, na obtenção de vagas no mercado de trabalho, bem como visando resolver questões urbanas e sociais ligadas aos deficientes. De acordo com a Constituição Federal, a Câmara pode autorizar ou não o Executivo a criar o Conselho, somente após o mesmo decidir criá-lo, pois este ato é de competência única do prefeito.
Os debates foram acirrados quanto ao projeto, com os Vereadores mencionando o problema das carteirinhas dos Deficientes para o trânsito nos ônibus urbanos.
A “Batalha Política” teve início quando da apresentação, discussão e votação de uma emenda, de autoria da Vereadora Madalena Fachini (PSB), que alterava o texto original. Segundo a emenda, ao invés de “autorizar”, passaria a constar a palavra “criar”. A partir daí os embates ficaram mais acalorados e ao perceber que sua emenda contrariava a Constituição Federal, a Vereadora Fachini decidiu retirar a proposta, que foi amplamente recusada pela maioria dos Vereadores.
Percebendo que o clima não era dos melhores, o autor do projeto, o Parlamentar Aurimar Mansano resolveu pedir o adiamento por 1 (uma) sessão, pedindo ao mesmo tempo um parecer da Assessoria Jurídica sobre a validade da emenda de Fachini. Na concepção do Vereador, ele espera que haja um parecer contrário para que a emenda seja retirada automaticamente e com isso, o projeto seja novamente apresentado, limpo, sem a emenda.
Todo este confronto emperrou a criação do conselho na opinião do Parlamentar. “O Deficiente não pode sofrer mais do que já está, ainda mais se este sofrimento vem de batalhas políticas desnecessárias”, disse. Mansano confirma que o adiamento tem objetivo estratégico. “Com certeza o Jurídico da Câmara irá dar parecer contrário a emenda da Vereadora Fachini. Com isso a emenda será retirada automaticamente, o projeto retorna, limpo e podendo ser votado e aprovado o mais rápido possível”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Grupo leva computadores de escola

Caraguatatuba - Ladrões roubaram 12 computadores da escola estadual Ângelo de Barros, no bairro do Travessão, em Caraguatatuba, na madrugada de anteontem. Segundo a Polícia Civil, os bandidos arrombaram o portão principal e a sala dos computadores, fugindo em uma perua Kombi. Ninguém foi visto no local.
Além dos computadores, foram roubados dois vídeo-cassetes, dois aparelhos de televisão e um videokê. Todos os computadores, monitores e acessórios da sala de informática da escola foram levados pelos bandidos. O colégio fica em um bairro pobre da cidade.
A polícia acredita que os ladrões tiveram informações de uma pessoa de dentro da escola, porque eles foram direto até a sala onde estavam os produtos eletrônicos.
O caso está sendo investigado pela Delegacia do Porto Novo. O Setor de Investigações informou que já tem suspeitos do crime, mas não sabe quantos ladrões integram a quadrilha. A suspeita é que o material roubado tenha sido retirado da cidade pelos bandidos. Ninguém foi preso até ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Decoradora seqüestrada em Taubaté fica 24 horas em cativeiro

Caraguatatuba - A decoradora P.S.M.I., 35 anos, seqüestrada na noite de domingo em Taubaté, foi libertada na noite de segunda-feira, na avenida José Herculano, bairro Porto Novo, sem pagamento de resgate. Os seqüestradores teriam desistido do crime após a prisão de três deles em Taubaté.
Segundo a Polícia Militar, no início da noite de domingo, a decoradora, que mora no Jardim Humaiatá, em Taubaté, estacionava seu carro, um Celta, próximo à casa da irmã, a quem faria uma visita.
Antes de descer do veículo, ela foi rendida por dois homens armados que a obrigaram dirigir o carro até um local afastado. Ali, a dupla mandou a mulher ficar no banco traseiro, enquanto um deles assumiu a direção.
De acordo com a polícia, neste momento a vítima, muito abalada, teria desmaiado e quando retomou os sentidos, estava em um cômodo, onde teria ficado durante a noite.
Horas depois, a decoradora foi abandonada na avenida do Porto Novo. Ela foi socorrida pela Polícia Militar que a conduziu à delegacia. O carro da vítima também foi localizado abandonado no Travessão. Os assaltantes teriam levado documentos pessoais, talão de cheques e celular.
Enquanto a mulher ficou mantida em cativeiro em Caraguatatuba, policiais da Delegacia Anti-Seqüestro em Taubaté, já estavam trabalhando.
O delegado titular do setor, Gilmar Guarnieri Garcia, disse que três pessoas foram detidas, desmontando o seqüestro antes de pedido de resgate.
Prisão - Conforme o delegado, o marido da decoradora chegou a receber telefonemas de ameaças, ainda sem pedido de resgate, do tipo: “O bicho vai pegar”. Monitorando um deles, a polícia descobriu que partiu do bairro Santa Fé.
Policiais foram ao local, fazendo diligências. Um Fiat preto estacionado com três ocupantes levantou suspeitas dos policiais. A princípio, a polícia encontrou irregularidade já que o carro era conduzido por um menor de 17 anos.
A informação deles sobre o que estavam fazendo no bairro não convenceu os policiais, já que o trio é morador em Jacareí e não conhecia pessoas nas imediações.
Durante a conversa, o celular de um deles tocou. A polícia descobriu que a ligação veio da região do Porto Novo, em Caraguatatuba.
Estava descoberto a relação da trinca com a presença da mulher no mesmo bairro. Logo em seguida, a vítima foi liberada, terminando assim o que poderia ser um seqüestro com resgate.
O delegado disse que as investigações ainda continuam. A vítima ainda não teria condições psicológicas para prestar depoimento.
Os três suspeitos têm entre 17 e 22 anos de idade. Os dois maiores têm passagens pela polícia. Um responde a processo por receptação e o outro condenação por roubo. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Prefeitura forma segunda turma de informática da Rede
Além do certificado do curso de informática, os 52 alunos receberam o certificado de conclusão do programa Proerd, da Polícia Militar

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria da Educação formou na última terça, dia 19, a segunda turma do Curso de Iniciação a Informática da Rede Municipal de Ensino. Os 52 alunos são das 4ª séries da Escola Municipal Eurípedes da Silva Ferreira e tiveram 3 meses e meio de curso. Os alunos prepararam uma homenagem ao prefeito Manoel Marcos e ao secretário da educação profº Cornélio.
De acordo com a professora Luciane Leal os alunos aprenderam noções de como abrir programas, digitação de texto em Word, como imprimir, usar disquetes e cd-room além de realizar trabalhos com cds de jogos educativos de matérias específicas do currículo escolar. “Alternamos aulas de computação com aulas com cds educativos”, disse.
Segundo o secretário da educação professor Antonio Cornélio o investimento na área de informática deve crescer no ano próximo ano. “Não podemos deixar nossas crianças atrasadas. O cidadão do futuro tem que ter noções de como descobrir o mundo através da informática”, afirmou o secretário.
Além dos pais dos alunos, o evento contou com a presença do secretário da educação Antônio Cornélio, a diretora da escola estadual Maria Gemma, Edina de Paula Teixeira, a diretora pedagógica, Elaine Sampaio, a dirigente da escola Regina H. Simões, a professora Luciana Leal, o assessor de gabinete Fernando Nascimento representando o prefeito Manoel Marcos, que estava em outro compromisso, o vereador Garcia e o Tenente Lara, que representou o Capitão da Polícia Militar, Fernando M. P. de Carvalho. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa Educacional de Resistência as Drogas

Ilhabela - Os 52 alunos do curso de informática também receberam o certificado de encerramento do Proerd – Programa Educacional de Resistência as Drogas da Polícia Militar, aplicado pelo Soldado instrutor Egberto J. dos Santos. As aulas aconteceram uma vez por semana durante todo primeiro semestre, na escola Eurípedes da Silva Ferreira.
O objetivo do Proerd é evitar que as crianças e adolescentes iniciem o uso das drogas, tanto de venda legal (bebidas alcoólicas, cigarro), quanto as ilegais. “ Ensinamos técnicas centradas na resistência a pressão dos companheiros e no auxilio para que as crianças não aceitem drogas”, disse o soldado, que afirmou ter recebido elogio dos pais presentes, pela mudança já vista em seus filhos.
O programa educacional de prevenção ao uso de drogas foi criado nos Estados Unidos e devido ao grande sucesso já está implantado em mais de 40 países. No Brasil, o Proerd já existe há 10 anos. Em Ilhabela, ainda em agosto, deve iniciar o programa e outra escola, ainda não definida. (Fonte: Imprensa Livre)

Oposição pede CEI em Ilhabela

Ilhabela - Vereadores da oposição em Ilhabela planejam abrir uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar suposto descumprimento à Lei Orgânica do município pelo prefeito Manoel Marcos de Jesus (PTB) ao permitir construções de até quatro pavimentos no bairro Siriúba.
As casas, de três e quatro andares, estão localizadas em loteamentos que são de propriedade da Imobiliária Ilhabela, que tem o prefeito como sócio.
Pela Lei Orgânica, só são permitidas construções de no máximo dois pavimentos no município. Na semana passada, a Câmara encaminhou requerimento ao petebista solicitando informações. "Dependendo do que o prefeito responder poderemos pedir abertura da CEI", disse o vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT).
Manoel Marcos negou irregularidades. "Estamos investigando se realmente existem casas com mais de dois pavimentos e se houver tomaremos as providências cabíveis." (Fonte: ValeParaibano)

Manoel Marcos rebate acusações de irregularidades na posse de terras

Ilhabela - A cidade dormiu mais tarde de segunda para terça-feira. O responsável foi um programa jornalístico veiculado na TV Band com início à meia noite, que veicularia uma série de denúncias de irregularidades envolvendo, entre outros assuntos, a posse irregular de terras no bairro da Feiticeira (região sul da ilha), a alegação do “sumiço” do cadastro de posse dentro da Prefeitura e o registro de área pública em nome de particular em faixa de marinha, no Encantado (área de costeira junto à Balsa).
Convites para assistir o programa de Roberto Cabrini circularam por toda a ilha no domingo e na tarde de segunda-feira.
No programa, o assunto foi tratado como a principal notícia do dia: “Patrimônio da humanidade negociado para particulares” ou “paraíso ameaçado”.
As imagens mostravam Gerson Caetano, um trabalhador braçal que alega ter como provar que os registros de suas terras na Fazenda Feiceira foram deletados dentro da Prefeitura e tornaram a aparecer sob o nome de Loteamento São Matias.
Outro assunto tratado na reportagem foi uma denúncia feita ao Ministério Publico pelo delegado José Tibiriçá, alegando que uma área pública na costeira no Morro do Encantado, teria sido registrada em nome de outra pessoa.
Na reportagem, Manoel Marcos só foi responder aos questionamentos quando o terceiro bloco do programa foi ao ar, por volta da 1h e ao vivo. Ele disse que se defenderia das acusações no dia seguinte – ontem – caso a reportagem voltasse à Ilhabela para entrevista-lo.
Respostas - Manoel Marcos recebeu a reportagem da TV Bandeirantes em seu gabinete na tarde de ontem. No gabinete e com a presença de quase todos os vereadores ligados à base de sustentação do prefeito, ele sustentou que as áreas em questão não foram cadastradas para Gerson Caetano, por que ele não possuiria a documentação correta. E segundo o Cartório de Registros de Imóveis as áreas não seriam públicas, portanto podendo ser cadastradas.
Explicou que o cadastro do terreno da Feiticeira havia sido requerido por João Aluísio Sobrinho (antecessor de Gerson Caetano) e sumiu dos computadores do setor de cadastro em 1980, não podendo ser responsabilizado pelo fato. O cadastramento foi negado por que o terreno já havia sido cadastrado como Loteamento Fazenda Feiticeira e Mirante da Ilha.
Quanto à questão da área registrada no Morro do Encantado. De acordo com o prefeito, o delegado Tibiriçá, teria perguntado em uma festa se ele poderia pedir o registro da terra em seu nome, se comprasse a área.
Ele teria dito, antes de procurar pelo cadastro no respectivo departamento, que aquele terreno não poderia ser vendido, pois era área pública. E o contato dos dois teria terminado por aí, segundo o interlocutor, um dos vereadores que participou da entrevista.
O problema surgiu quando outra pessoa, o atual detentor da posse do terra, já com os documentos em mãos, pediu o registro da área.
Foi só então – segundo o prefeito – que ele descobriu que ela poderia ser registrada em nome de particular.
Manoel Marcos disse que a sua administração é transparente e que este tipo de reportagem fere a imagem da prefeitura e da cidade.
O programa de segunda-feira ainda mostrou a denúncia de superfaturamento na construção do Hospital Mario Covas Junior, feita por um ex-funcionário da empreiteira contratada, apontando problemas na estrutura e falta de rede de esgotos no local.
Segundo o Secretário de Saúde, Antônio Luís Colucci, este funcionário fez denúncias infundadas, teria sido demitido pela empreiteira por deficiência técnica e, desde então, tenta criar problemas à prefeitura.
O secretário disse que a obra está dentro do prazo de garantia e que a empreiteira já foi acionada para que sejam feitos os reparos.
Quanto ao esgoto, Collucci disse estar ciente das deficiências apontadas e garantiu que o problema será solucionado em breve.
Vereadores pedem a criação de CEI - Os vereadores Rogério Catolé Ribeiro de Sá, Almir Mariano, Rita Janete de Oliveira Gomes, Jadiel Keko Vieira e o presidente da Câmara.
José Donizette da Silva, assinaram ontem um requerimento pedindo a instalação de uma comissão especial de inquérito (CEI) para apurar as denúncias sobre o cadastramento de áreas públicas para particulares que, segundo denúncia veiculada no Jornal da Noite, teria sido praticada pela Prefeitura.
Na justificativa do documento, a citação: “Esta casa de leis tem a obrigação e o dever de apurar as sérias denúncias veiculadas pelo Jornal da Noite no dia 18 de agosto último e também outras denúncias ligadas ao mesmo fato, o cadastramento de ares publicas para particulares apresentadas a este Legislativo”.
De acordo com o vereador Catolé, o autor do requerimento, é pouco provável que a CEI seja aprovada, já que os partidos de sustentação do prefeito têm o voto de oito vereadores, mas algo deveria ser feito pelo Legislativo para apurar as denúncias. (Fonte: Imprensa Livre)

Equipe do Downhill participa da última etapa da Copa São Paulo

Ilhabela - Encerrou no último domingo, dia 17, a 1ª Copa São Paulo de Downhill, que aconteceu no Morro do Guaripocaba, em Bragança Paulista. Entre mais de 100 pilotos de todo estado, André dos Anjos, Érico Posso, Fernando Aires, Daniel Brandão e Alcides de Souza, o Juninho, que representaram Ilhabela nesta última etapa, ficaram entre os cinco primeiros colocados de suas categorias.
Mesmo tendo participado de apenas três etapas, quatro no total, os atletas de ilhabela conseguiram mostrar o talento no esporte, mesmo a maioria não tendo um bom equipamento.
Na categoria Rígida Sênior, André dos Anjos, que sofreu um pequeno acidente no treino e Fernando Aires terminaram a copa com o 4º e 5º lugares respectivamente. Na Junior Full Érico Posso e Daniel Brandão, que fez o 3º melhor tempo da prova, ficaram com o 3º e 2º lugares. Já o piloto Juninho, da categoria Elite, terminou o campeonato em 3º lugar.
A Pista, considerada a melhor pista de downhill do Brasil, possui 2.300 metros com partes muito radicais. De nível difícil, é formada quase toda de pedras aumenta ainda mais a emoção que acaba atraindo um grande público, cerca de mil pessoas nesta etapa.
Os corredores receberam o apoio da Prefeitura de Ilhabela através da Diretoria de Esportes além dos comércios Juninho Bike Shop, Açougue do Maurinho, Cambury materiais de construção, Cobra d’água materiais de construção, Bicicletaria 3 irmãos, equipe Air Style, Vereador Donizete e o mais novo patrocinador Bike Zone (www.bikezone.com.br). (Fonte: PMI)

Aberta inscrições para XXVII Prova Pedestre “Cidade de Ilhabela”

Ilhabela - Os atletas do Litoral Norte não podem perder mais este evento esportivo em Ilhabela. A prova acontecerá durante a semana de comemorações de aniversário de 198 da cidade, que vai de 30 de agosto a 7 de setembro
A Prefeitura de Ilhabela por meio da Diretoria de Esportes realizará no próximo dia 6 de setembro, dentro das comemorações de aniversário de 198 anos de emancipação Político-Administrativa do município, que inicia dia 30 deste mês, a XXVII Prova Pedestre “Cidade de Ilhabela”, com início às 10h.
O percurso é de 6.000 metros, pela avenida principal, com largada na Praça Rotatória, na Barra Velha, e chegada na Vila, em frente à Secretaria Municipal da Cultura. A classificação será individual e premiará 1º, 2º e 3º lugares com troféus e 4º e 5º com medalhas.
A inscrição é gratuita e poderá ser feita na sede da Diretoria Municipal de Esportes, localizada na Av. Bandeirantes, 446, no bairro Itaquanduba, pelos telefones (12) 3896-1765 ou (12) 3896-2655, pelo e-mail ilhabela.esporte@iconet.com.br e até 30 minutos antes da largada. Poderão participar atletas a partir dos 15 anos de idades, de ambos os sexos. Menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsável. Será obrigatória a apresentação de documento para comprovação da idade.
Categorias:
Masculino
15 a 20 anos (1988 – 1983)
21 a 26 anos (1982 – 1977)
27 a 33 anos (1976 – 1970)
34 a 40 anos (1969 – 1963)
41 a 47 anos (1962 – 1956)
48 a 55 anos (1955 – 1948)
56 em diante (1947)
Feminino
15 a 25 anos (1988 – 1978)
26 em diante (1977) (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Sem efetivo, base da PM em São Sebastião fica fechada
Comunidade gasta R$ 190 mil em sede para abrigar policiais e reclama que unidade não foi efetivada

São Sebastião - Quatro meses depois de inaugurada, a sede do 4º Pelotão de Polícia Militar da Costa Sul de São Sebastião continua fechada sem o reforço policial prometido pelo Estado.
A sede foi construída e mobiliada por moradores do bairro Barra do Una ao custo de R$ 190 mil e um impasse político estaria impedindo o funcionamento do prédio.
O Litoral Norte possui os piores índices criminais de toda região e, por outro lado, o menor número de policiais militares. A PM encontra dificuldade de fixar os policiais devido à falta de moradias.
No último sábado, cerca de 250 pessoas interditaram o tráfego na rodovia Rio-Santos, em Juquehy, para pedir aumento de efetivo da PM na costa sul, região considerada mais violenta do município.
A costa sul teria apenas cinco policiais militares para fazer a ronda nos bairros. Em 2002, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu o reforço de 19 PMs para a região e, em agosto, foram enviados 11 PMs, que ficaram provisoriamente alojados no Iatch Clube.
Para manter os policiais na costa sul, os moradores construíram a sede, que possui até forno microondas e alojamentos masculinos e femininos para 36 PMs.
O ex-presidente da SABU (Sociedade Amigos de Bairro da Barra do Una), Fernando Antônio Gonçalves da Silva, responsável pelo mutirão que construiu a sede, disse que todos os 11 policiais militares já pediram transferência e a região continua desguarnecida.
"Os PMs do reforço foram embora, sumiram todos. A base foi inaugurada em abril e está abandonada, só colocaram um PM para tomar conta", disse.
Na tentativa de manter os policiais no bairro, Silva disse que os moradores chegaram a lavar fardas e comprar pneus para viaturas.
A presidente da Federação Pró-Costa Atlântica, Regina Helena Paiva Ramos, afirmou que o abaixo-assinado para pedir reforço policial já conta com 2.000 assinaturas. Segundo ela, o documento deverá ser enviado ao governador até o final do mês.
"Estamos em uma situação difícil, com grande incidência de roubos e sequestros-relâmpagos. A PM disse que o aumento de efetivo só vem em maio de 2004, mas até lá já morreu muita gente", disse.
AGENDA - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), disse que a inauguração oficial só dependeria do agendamento com o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro de Abreu Filho. O terreno para construção do prédio foi cedido pela prefeitura.
"O espaço já está disponibilizado. A inauguração depende apenas da secretaria escolher uma data. Mas a base já deveria estar funcionando", afirmou.
O comando da PM disse que, apesar de sem o efetivo, considera a base como se estivesse operando. (Fonte: ValeParaibano)

PM diz que aguarda a inauguração

São Sebastião - O comandante da 1ª Companhia da PM, capitão Fernando Marcos Pedroso de Carvalho, afirmou que o 4º Pelotão, formado por 12 policiais militares, já está disponível para ser deslocado para a base da Barra do Una, dependendo apenas da inauguração oficial do prédio.
Atualmente, segundo o comandante, o efetivo está lotado junto à companhia. O capitão disse que a PM já está trabalhando na base, mesmo sem o destacamento completo.
Segundo Carvalho, o número de crimes na costa sul está estabilizado, de acordo com o registro de ocorrências. "O que pode estar acontecendo é que vítimas de furtos deixam de fazer boletins de ocorrência. Isso dificulta o planejamento da polícia", disse.
Segundo dados oficiais do Estado, o número de homicídios teve queda de 11,11% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período no ano passado na cidade. No entanto, houve crescimento de furtos (20,29%), roubos (4,58%), furto de veículos (28,85%) e roubo de veículos (9,09%).
A Secretaria de Segurança Pública informou que a inauguração da base deve ocorrer até o final do mês. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião se prepara para o Dia Nacional de Multivacinação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião mobilizará no dia 23, das 8h às 17h, os Postos de Saúde da Família, Postos Volantes, além de outros locais estabelecidos pela Secretaria da Saúde para a realização da segunda fase da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças com idade até cinco anos. No total serão 27 postos fixos e nove volantes.
Durante o sábado, cerca de 200 funcionários estarão empenhados na campanha, que na primeira fase, realizada em junho deste ano, totalizou 6.441 crianças, representando uma cobertura de 97,57% do número estipulado pela Secretaria da Saúde. A estimativa para a segunda fase é vacinar 6.285 menores de cinco anos.
Para atender a demanda municipal, foram encomendadas 11,5 mil doses da gotinha contra Paralisia Infantil, 150 doses de BCG, 500 doses contra a Hepatite B, mil contra Tetravalente, mil doses para Tríplice Viral e 2,5 doses de DPT, difteria e tétano, além de 500 doses duplas para adulsto.
A multivacinação serve também para atualizar as carteiras de vacinação das crianças de todo o município. (Fonte: PMSS)

Prefeito se reúne com Sabajá e atende reivindicações do bairro

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, esteve reunido na noite de ontem, terça-feira, dia 19, com os moradores do Jaraguá, que apresentaram algumas reivindicações de melhorias para o bairro.
Esta reunião, organizada pela Sabajá – Sociedade Amigos do Jaraguá, foi resultado de outras realizadas sem a participação de representantes do executivo, quando os moradores levantaram as melhorias prioritárias para o local.
A presidente da entidade, Flávia Oliveira Silva, fez um balanço das atividades que vêm acontecendo no bairro e que contam com a parceria do poder público municipal, como os mutirões de limpeza, cursos, torneios e festividades. Ela também disse sobre a atual situação dos moradores referente ao bairro, “se antes havia receio ou vergonha de morar no local, hoje, as pessoas estão confeccionando camisetas enfatizando o Jaraguá e as usam sem constrangimentos”.
Entre as reivindicações da Sabajá estão: cobertura da quadra de esportes, rampa de acesso, reativação do playground e quadra de malha, todos na área de lazer; novos pontos de ônibus, ampliação da espera do posto de saúde, sinalização da ciclovia da avenida Dario Leite Carrijo, novos cursos de capacitação e melhorias do Centro Comunitário, fiscalização dos animais soltos nas ruas, manutenção das vias e lotação dos ônibus nos horários com maior movimento.
Julião estava acompanhado dos secretários Aldo Pedro Conellian, da Saúde; Ueneri Reich, de Serviços Urbanos; Irma Sanches, da Educação; além do diretor da Regional Costa Norte, Erwin Edson Aparecido da Mota; da Assessora de Assuntos Comunitários, Rose Costa e do Assessor para Assuntos de Segurança e Proteção ao Cidadão, coronel Rui Nogueira.
O prefeito aproveitou para lembrar as realizações feitas no bairro e na região norte, como o recapeamento da Dário Leite Carrijo, realizada pelo Estado e completada em quatro quilômetros pelo município (o local também recebeu guia, sarjeta e calçada), pavimentação da rua Guilherme de Almeida, salas de informática, novos trajetos dos ônibus, inicio das obras de saneamento, entre outras.
Ele também informou sobre outros investimentos que estão ocorrendo no Jaraguá, Enseada, Canto do Mar e em todo município.
Das solicitações, o prefeito acatou a maioria, como o calçamento da rua Camões Couto de Magalhães e Machado de Assis, cobertura (até o final deste ano) da quadra de esportes da área de lazer, a implantação de novos pontos de ônibus, sinalização na Dário Leite Carrijo, ampliação da área de espera do posto de saúde e estudo para ajuste e redistribuição dos usuários do posto, mais rigor na fiscalização dos animais soltos nas ruas, manutenção intensiva dos bairros realizada pela regional, continuação dos eventos, intensificação dos reparos das vias, além da ampliação do Centro Comunitário, que já vem acontecendo; implantação de novos cursos profissionalizantes de 60 horas e certificados pelo Sebrae, como informática, corte e costura, panificação, produtos alimentares (compotas e licores) e elétrica.
“A reunião foi extremamente produtiva já que, além da resposta positiva do prefeito às nossas reivindicações, a participação dos secretários foi importante para esclarecer aos moradores questões diárias que ocorrem no nosso bairro”, disse Flávia, presidente da Sabajá. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

 Litoral Virtual Pousada Maranduba

Sema abre inscrições para curso de Agentes Ambientais
Secretário Virgílio Barroso consegue da Petrobras cerca de 200 mil reais em investimentos para Ubatuba

Ubatuba - Nesta semana o secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, Virgílio Barroso, participou de mais uma rodada de negociações com os representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras. A reunião aconteceu na última segunda-feira, 18, em Caraguatatuba e contou com as participações dos secretários do Meio Ambiente, chefes das Defesas Civil das Prefeituras do Litoral Norte e da coordenadora Regional da Defesa Civil, Regina Elsa Araújo. Barroso esteve acompanhado do empresário Hugo Gallo, proprietário do Aquário de Ubatuba. Ao final definiu-se a data de 2 a 6 de setembro para a realização do curso para capacitação de até 300 Agentes Ambientes, que será realizado no Aquário de Ubatuba. O coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Transpetro, Rogério Picado, também anunciou ao secretário Barroso que a Petrobras atendeu a sua reivindicação comprando dois containers totalmente equipados que serão entregues no final do curso, com um valor estimado em cerca de R$150 mil. As inscrições para o curso serão na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de 25 de agosto até o dia 1º de setembro, das 14h às 18 horas. A próxima reunião com a Transpetro será no dia 9 de setembro, na Defesa Civil de São Sebastião, quando será discutido o conceito Apell e a formatação dos planos de Defesa Civil municipais e regionais.
O curso terá uma carga horária de 5 horas. Serão 60 alunos por dia que terão aulas teóricas e práticas, das 8 às 13 horas. A Petrobras disponibilizará cerca de dez instrutores, um engenheiro Ambiental, um médico Dermatologista e alguns técnicos Ambientais. Haverá palestra sobre primeiros socorros e sobre câncer de pele, apresentação das técnicas de combate e proteção de praias em situações emergenciais, princípios básicos sobre a legislação ambiental e o aprendizado para o manuseio dos equipamentos dos containers que serão entregues para o município, como mantas, barreiras absorventes, rodos, entre muitos outros. Cada aluno receberá um uniforme completo com uma bermuda, duas camisetas, um boné e um par de tênis, além de todo o material didático. Para a inscrição o candidato deverá comparecer munido dos seguintes documentos: CPF e RG. Deverá também informar o tipo sanguíneo e o tamanho (P/M/G/GG) de bermuda e camiseta e o número do calçado. Rogério Picado considera este entrosamento do município uma lição de cidadania. “Quando a sociedade se organiza para saber se comportar em situações emergenciais, significa um exemplo de maturidade e comprometimento com a vida. Aliás, esta integração do Litoral Norte para o desenvolvimento do seu plano Apell é um trabalho pioneiro em todo o país, já que nunca houve mobilização para o entrosamento de vários municípios”, finalizou Picado. (Fonte: ACS-PMU)

Costuba recebe a visita da Petrobras

Ubatuba - Na terça-feira, 19, Barroso recebeu a visita de Raimundo Vieira, também representante Técnico da Transpetro. Vieira veio conhecer a estrutura do Aquário e atender mais uma reivindicação do secretário, de confeccionar todo o uniforme de 300 bermudas e 300 camisetas, com a Coostuba (Cooperativa de Costura de Ubatuba). Vieira considerou a estrutura do Aquário excelente, e com a vantagem de estar à beira mar, onde será realizada a aula prática, além do fácil acesso para a entrada diária do caminhão da Petrobras para descarregar todo o equipamento que será utilizado para o aprendizado dos Agentes Ambientais. Durante a visita a Coostuba, Vieira elogiou a estrutura simples. “É um negócio pequeno e que está começando, mas dá para ver a eficiência da cooperativa, com pessoas entusiasmadas e prontas para atender com qualidade. A partir de agora, com certeza estaremos cotando todos os nossos serviços da Petrobras com a Coostuba. Fará parte da nossa lista de fornecedores” disse Vieira. Para o secretário Barroso é fundamental incentivar e estimular a produção local, principalmente das cooperativas que necessitam de total apoio do município. “É importante o entrosamento com uma empresa como a Petrobras, através de uma de suas subsidiárias, a Transpetro, pois preocupada com o meio ambiente poderá vir a ser uma parceira da Prefeitura, em projetos de recuperação de áreas degradadas”, disse Barroso. (Fonte: ACS-PMU)

Jóia à Venda

Ubatuba - A bagatela de R$ 3,5 milhões. Este é o lance mínimo fixado para a casa do apresentador de TV Clodovil Hernandes, no bairro da Almada, em Ubatuba. O imóvel irá a leilão na próxima terça-feira, em evento programado para o Gran Meliá Hotel WTC de São Paulo. Clodovil teria decidido leiloar a casa porque pretende ficar com um único imóvel para usufruto. (Fonte: ValeParaibano)

Copa Ubatuba de Jiu-Jitsu terá equipes de quatro estados

Ubatuba - No próximo fim de semana, dias 23 e 24 de agosto, o Ginásio Municipal, mais conhecido como Tubão, receberá, a partir das 9h, atletas de vários estados na 4ª Copa Ubatuba de Jiu-Jitsu.
Segundo o professor do Centro de Artes Marciais de Ubatuba, Alessandro de Souza, quase todas as equipes do Estado de SP foram convidadas a participar, além de competidores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso, totalizando cerca de 200 equipes que poderão ir a Ubatuba competir.
A equipe ubatubense do Mestre Wilson será representada por 60 atletas locais. Destaque para Cíntia Lima, faixa azul juvenil, que foi 3ª colocada no Mundial deste ano.
Os 1ºs, 2ºs e 3ºs colocados receberão medalhas e troféus até o 5º lugar na classificação geral por equipes.
Quem quiser se inscrever paga R$ 25 e 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Lar do Menor.
Mais informações na Academia do Mestre Wilson, que fica na Rua D. João III, 154, Centro. Telefone para contato: 9767-5851. (Fonte: Imprensa Livre)

Universitários se preparam para confronto
Mais de 100 universitários vão competir em Itamambuca

Ubatuba - A segunda etapa do Volcom Surf Series 2003 - Circuito Paulista de Surf Universitário, acontece neste final de semana, dias 23 e 24, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de SP. Mais de 100 universitários do Estado estão se preparando para as disputas que prometem ser acirradas.
Oferecendo excelentes premiações como passagens aéreas internacionais, o circuito vem atraindo inúmeros surfistas a cada ano, que além dos atraentes prêmios, as boas colocações podem garantir também descontos das mensalidades nas faculdades. Motivo suficiente para aumentar o nível das disputas que acontecem em três categorias.
Na Open Universitária (para atletas de todo o Estado) o bertioguense Missilvano Alves (Unimes) saiu na frente ao vencer a etapa de abertura. Passando por uma excelente fase, Míssil, que carrega o titulo de campeão brasileiro da categoria, venceu recentemente outros campeonatos regionais. Sendo sempre um forte candidato, ele promete aumentar a sua coleção de títulos.
Entretanto outros candidatos podem estragar os planos do Missilvano. Entre eles está o vicentino Vinicius Batista (Unimonte), que esteve treinando num dos paraísos do surf. Atual campeão paulista e terceiro colocado na etapa de abertura, Bico, como é conhecido, viajou para a Indonésia (premio que ganhou pelo título em 2002) nas férias, afiando as suas manobras nas potentes ondas do arquipélago.
Ainda na categoria Open Universitária, outros nomes estão em destaque, como Gustavo Nastasi (Unisantos), Rodrigo Andrade (Unimes), Jasa Nobre (Unisanta), Roni Bonetti (Unip), Rafael Carvalho (Unimonte), Félix Raiss (Unitau), Diego Rodrigues (Brás Cubas), Alessandro Mariano (Unimonte), Cleiton Nunes (Módulo), todos tops da primeira etapa.
Na categoria Paulistana (para surfistas da Grande São Paulo), que reúne o maior número de inscritos, Bruno Koch (Unip) defende a primeira colocação no ranking. A segunda posição ficou com Michel Cardoso (Mackenzie), seguido do Guilherme Decanine (Anhembi-Morumbi), vice-campeão do circuito no ano passado.
Apesar de morarem longe do litoral, a categoria Paulistana está sendo muito bem representada. Nomes como Renato Amaral (Belas Artes), Pedro Regatiere (Unip), João Chaves (Unisanta), Cadu Piolho (Unip), Ricardo Capeleto (Anhembi-Morumbi), Henrique Tricca (Sumaré), Felipe Guerra (Mackenzie), atual campeão da categoria, que também esteve na Indonésia, Marcos Salusse (PUC), Daniel Gonçalves (Ibirapuera), sempre são fortes candidatos as grandes finais.
Entre as meninas não é diferente. Modalidade que vem crescendo gradativamente a cada ano, Flávia Soares (Unimonte) foi a vencedora da primeira etapa entre 16 competidoras. Jahia Bettero (Módulo) de Ubatuba ficou em segundo, seguida pela estreante Fabiana Barbosa (Unespe). As veteranas Juliana Gadelha (ESPM) e Bruna Queiroz (Brás Cubas) assumiram a quarta e quinta posição, respectivamente.
Volcom Air Show – A bateria destinada aos shows de aéreos não teve vencedor na primeira etapa, portanto, a premiação do Volcom Air Show está acumulada. Quem está treinando forte para levar a premiação é Michel Cardoso que já está na praia de Itamambuca. “Consegui uns dias na faculdade e estou retornando para Itamambuca, onde tive treinando para a etapa. Confesso que estou praticando bastante aéreos”, revela Michel que já recebeu vários prêmios pela manobra.
Quem quiser participar da segunda etapa do Volcom Surf Series precisa estar matriculado numa universidade e possuir a carteira da FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes). O valor da inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais). Mais informações pelo telefone do Ibrasurf: (xx11) 5183-8366.
Ajudar faz bem – Procurando estimular a solidariedade entre os universitários, o Ibrasurf está pedindo para todos que irão participar da etapa que tragam brinquedos que serão doados a uma instituição carente.
O Circuito Volcom Surf Series 2003 tem o patrocínio da Star Point; co-patrocínio: Nixon; Reef; Nivana Turismo; KLM; Copa Airlines. Apoio: Bennett Foam; Brazilian Creations; Black Flys; Bully’s; Rareblend; Turco Loco; Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer; Governo do Estado de São Paulo. Divulgação: Disk Surf; Jornal Nuts e Venice Magazine. Organização: Ibrasurf. Supervisão: APSU (Associação Paulista de Surf Universitário); FUPE e Federação Paulista de Surf. Colaboração: Prefeitura de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf. (Fonte: Fama Assessoria)

Mercado Livre Cultural - Pirão Geral – Ubatuba

Ubatuba - O 2º Pirão Geral de agosto acontecerá neste domingo, dia 24, ao redor da Cadeia Velha na Praça Nóbrega no centro de Ubatuba, das 10:00 às 17:00 h.
Este evento que busca resgatar as tradições caiçaras e mostrar a arte contemporânea vem abrilhantar a cidade com exposições de arte e artesanato, além de músicos, atores, poetas etc, que farão deste domingo mais um dia mágico e contagiante.
Participe você também. Uma realização da Confraria dos Escritores de Ubatuba com apoio da Prefeitura Municipal. (Fonte: Revista Local)

Assaltante morre em troca de tiros com PM após matar comerciante

Ubatuba - O assaltante Credenildo Donizeti Benedito de Campos, 26 anos, morreu em troca de tiros com a Polícia Militar no final da tarde de sexta-feira, no bairro Pereque-Açu.
Na manhã do mesmo dia, ele, com um parceiro, teria matado o comerciante Francisco Eraldo Paulino, 46 anos, que reagiu a um roubo em seu mercado.
Segundo a polícia, eram 10h30 quando dois assaltantes, sendo um armado, invadiram o estabelecimento. Eles se aproximaram do caixa, onde estava um funcionário, avisando do assalto. Sem se impressionar com o revólver, o comerciante, que se encontrava atrás do balcão ao lado, teria falado: “Não tenho dinheiro para vagabundo nenhum”.
O assaltante disparou três tiros, atingindo a vítima no rosto e pulso. Este último transfixou, entrando pelo peito e acertando o pulmão e coração.
A dupla acabou fugindo sem levar nada. Já na rua, ele ainda disparou um tiro para o alto, correndo na direção da praia. O comerciante foi conduzindo ao pronto-socorro da Santa Casa de Ubatuba, onde chegou morto.
A Polícia Militar foi acionada, colhendo informações, de testemunhas, das características dos suspeitos. Oito horas depois do roubo, o policial que fica na base comunitária do calçadão do Centro recebeu uma informação do possível paradeiro dos criminosos.
Troca de tiros - Na rua Josias Ramos Nogueira, no mesmo bairro do mercado, a polícia foi atrás de uma pista. Chegando no cômodo dos fundos de uma casa, teria sido recebida a tiros.
Os policiais revidaram, atingindo Credenildo, na mão, pescoço e ombro. Ele foi socorrido, mas chegou morto no hospital. Com ele, os policiais apreenderam um revólver, calibre 38, com seis cartuchos deflagrados. Credenildo seria o autor dos tiros que mataram o comerciante.
Ele teria passagens pela polícia em furto, no ano de 1999, em Caçapava; e dois roubos, em Ubatuba, no ano de 2000. O parceiro de Credenildo não foi localizado.
O comerciante foi enterrado no cemitério do Centro e o assaltante no Ipiranguinha, ambos no mesmo dia. A família, muito abalada, não quis falar com a reportagem.
A filha, por telefone, declarou: “A violência está em toda a parte. Meu pai estava trabalhando e atiraram nele. Nossa família ficou ‘desfalcada’. Só tenho isso a dizer”.
Padaria ao lado do mercado também é roubada - Enquanto a família do comerciante Francisco Eraldo Paulino chorava sua morte, assaltantes entravam em uma padaria, ao lado do mercado.
A balconista S.M.S., 24 anos, foi rendida por dois assaltantes, que fugiram levando R$ 230 do caixa. Ubatuba ainda registrou mais um roubo no comércio do bairro Praia Grande.
Um assaltante entrou no mercado e fez compras. Quando chegou no caixa para pagar, em vez de mostrar o dinheiro, ele apresentou uma arma, anunciando o roubo para a comer-ciante I.B.B., 56 anos.
O assaltante roubou R$ 4 mil do caixa e ainda duas sacolas de compras. A Polícia Militar foi avisada nos dois roubos, fazendo patrulha-mento, mas sem encontrar os suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Garça © Natto

Garça
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor