Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 25 de agosto de 2003 - Nº 851 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Denarc e Deic fazem megaoperação na região
Polícia Civil bloquearam a rodovia SP-55


Caraguatatuba:
Comércio teme atraso em obras na Martin de Sá
Três obras continuam embargadas por falta de segurança
Junta Militar entrega dispensa a 400 jovens
Emef Bernardo Louzada realiza Mostra de Artes
Folclore regional é resgatado no CEI Ipiranga
Qualidade de vida é abordada durante palestra em Caraguá
Selo de “Prefeito Amigo da Criança” da Fundação Abrinq
CEI Rio do Ouro realiza atividades no Dia da Família na Escola
Comissão apresenta Relatório Final
Prefeitura estuda pedido de Aurimar sobre Câmeras


Ilhabela:
Prefeito orienta bancada a aprovar criação de CEI
Fundo social entrega certificados de Curso de Corte e Costura
Prefeitura realiza mais uma blitz e apreende mais de 7 mil mercadorias


São Sebastião:
Temer apóia movimento contra emenda que muda regras do ICMS
OAB entrega armas da campanha "Desarme-se e Viva" à PM
Campanha "Pais e Filhos" chega à 3ª semana
Prefeitura entregará relatório sobre náuticas ao MP


Ubatuba:
Torre de celular perto de escolas causa polêmica
Deputado anuncia reforma no aeroporto
Ubatuba participa do Projeto Orla
Ruas serão concretadas no Perequê-Mirim
Futebol de praia no Perequê-Açu
Petrobras investirá cerca de 200 mil reais em Ubatuba
Placas na Maranduba
Conferência enfatiza prevenção
Regional Sul na limpeza de rio
Creche comunitária concluída
1º Encontro “Nós Amamos Ubatuba” atrai população ubatubense
Nélia lança campanha preventiva do Câncer de Mama


Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

Denarc e Deic fazem megaoperação na região

Litoral Norte - O Denarc (Departamento de Narcotráfico) e Deic (Departamento de Investigações Criminais) da Polícia Civil do Estado de São Paulo, realizaram uma megaoperação nas duas cidades. A ação teve início às 18h de quinta-feira, terminando no final da tarde de ontem e envolveu quase 100 policiais. Foram vistoriados os bairros que seriam os mais violentos da região.
O diretor do Deic, delegado Godofredo Bittencourt, que veio com o helicóptero da Polícia Civil, explicou que esta é mais uma operação conjunta das policias especializadas, cuja finalidade é apoiar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela policia civil e militar da região.
Bittencourt contou que a operação atuou em locais pré-estudados pelo setor de investigações da região, prendendo os traficantes, incluindo menores com drogas. "É uma polícia ‘desconhecida’ pelos bandidos", afirmou.
Ações como estas, disse o diretor, são rotineiras e acontecem em todas regiões do Estado. O Litoral Norte é uma área que tem destaque para polícia, pois "faz parte da rota dos bandidos, porque é um local de passagem para ir ao Rio de Janeiro ou Sul de Minas. Aqui os bandidos fogem rápido", acrescentou.
Além de Bittencourt, também esteve na região, o diretor do Deinter (Departamento do Interior), do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Antonio Carlos Gonçalves da Silva. Ele explicou que a vinda dos policiais não tem relação com a manifestação, pedindo segurança, realizada no último final de semana.
Segundo Silva, os pedidos feitos pelos moradores, incluindo aumento do efetivo, estão sendo estudados. "Este governo criou 3.500 cargos na polícia e agora começa a fase dos concursos. Agora abriu para delegado. Com o tempo de academia reduzido de 1 ano para 5 meses, devido à necessidade, o ano que vem esta região receberá mais delegados", assegurou.
Silva explicou que, nos últimos meses, a região perdeu três delegados e quatro escrivães, em razão de ser uma região turística. Segundo ele, a maioria dos delegados não tem família próxima e alega alto custo de vida na temporada. "O maior impasse é o salário, um dos mais baixos da carreira, que é uma das mais perigosas", justificou.
Duas novas delegacias - O diretor Silva revelou que já está em estudo a implantação de mais uma delegacia na Costa Sul de São Sebastião e uma no bairro Massaguaçu em Caraguá. Ele também comentou a possibilidade da região participar do projeto ‘Delegacia Participativa’, no qual trabalham além dos policiais, psicólogos e outros profissionais em um funcionamento 24 horas. "Falta local e o principal: efetivo especializado". (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Civil bloquearam a rodovia SP-55

Litoral Norte - Finalizando, Silva elegeu dois problemas específicos do Litoral Norte, a superlotação das cadeias e o crescimento populacional. "Um grande número de pessoas que não tem residência fixa, transita durante todo ano pela região. E, onde há pessoas, há crimes".
Em relação a criação do CPD (Centro de Detenção Provisório) no Litoral Norte, Silva acredita que falta conscientização por parte da população, porque as cadeias atuais estão situadas nos centros das cidades, lugares desapropriado. "O CPD trará mais emprego para a região e abrigarão de maneira adequada os presos. O Centro é bom para a população e para o preso, o que não pode é continuar como está".
A blitz também contou com a colaboração do diretor do Denarc Ivaney Caires de Souza e do delegado divisionário Everardo Tanganeli que não estiveram presentes, mas enviaram todo seu efetivo para a ação.
"Nas primeiras duas horas da blitz, realizamos quatro flagrante, um em Caraguá com um traficante de 19 anos e outros três em São Sebastião", comenta o delegado do Denarc, Ferreira Neto.
Resultado da megaoperação: Cinco pessoas presas, com três armas e mais de meio quilo de droga apreendidos
A megaoperação realizada pelo Denarc e Deic em Caraguatatuba e São Sebas-tião resultou na prisão de cinco pessoas, apreensão de três revólveres, calibres 38 e ainda mais de meio quilo de droga.
Em Caraguatatuba, na Travessa Benedito Fogaça, poli-ciais do Denarc em patrulhamento, com viatura "descaracterizada", encontraram D.S.R., 19 anos, em atitudes suspeitas. Sem saber que se tratava de policiais, ele ofereceu droga. Na casa dele, foram apreendidos dois revólveres, 449 gramas de maconha e oito pedras de crack.
Na Costa Sul de São Sebastião, na Valkir Vergani, em Boiçucanga, os policiais suspeitaram das atitudes da adolescente C.F.S.B., 15 anos, que estava ainda com mais algumas amigas. Elas acenaram para eles, sem saberem que eram policiais, pedindo carona.
As menores ainda ofereceram droga para os policiais, que apreenderam oito "papelotes" de cocaína e seis pedras de crack, que estavam escondidas em um relógio de plástico.
Audacioso - O terceiro flagrante foi mais audacioso, já que os policiais foram ‘levados’ ao local do crime pelos bandidos. Com a mesma viatura "descaracterizada", o Denarc encontrou A.P.S., 25 anos, em um bar. Indagando sobre droga, A. alegou que tinha cocaína, mas estava em outro local.
Os policiais deram uma "carona" para A., que se dirigiu a outro estabelecimento comercial, onde se encontrou com C.E.S., 37 anos, que alegou ter que ir buscar em casa a droga.
Os dois entraram no carro, sem saber que era uma viatura. Na residência, onde foi entregue a droga, eles se encontraram com M.J.S., 31 anos. Neste momento, os policiais se identificaram. M. ainda deu um tiro na direção dos policiais, que não chegaram a ser atingidos.
C. tentou fugir, mas foi detido posteriormente por outra equipe do Denarc. Nesta operação, a polícia ainda prendeu a mulher de M., S.C.F.F., 24 anos, que também resistiu e atirou contra os policiais. Neste local, foram apreendidos 10 "papelotes" de cocaína e um revólver.
Operação na Cigarras - Policiais do Deic e ainda da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes), as duas últimas do Litoral Norte apoiando colegas de São Paulo, fizeram um bloqueio na manhã de ontem na Cigarras, Costa Norte de São Sebastião.
Vários carros foram vistoriados. A operação resultou na apreensão de uma moto, recolhida em razão da falta de habilitação do condutor.
Também foi apreendida uma CNH falsa, que estava com o motorista E.S., 25 anos, que veio de Papagaio, em Minas Gerais, trazendo um barco em um caminhão. A polícia registrou a ocorrência de averiguação de uso de documento falso. O caminhão foi liberado, após a presença de outro motorista devidamente habilitado. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Comércio teme atraso em obras na Martin de Sá

Caraguatatuba - Representantes da Associação de Moradores e Comerciantes da praia Martin de Sá (Amocomsa) estiveram reunidos esta semana com o secretário de Obras João Benedito Alarcon, pedindo agilidade nas obras de reurbanização da praia, já que esta ficou paralisada por mais de 20 dias devido a problemas na rede adutora de água da Sabesp e por causa de ajustes no projeto arquitetônico.
As obras tiveram início no dia 29 de maio, com prazo de 210 dias para seu término, ou seja em dezembro, época de alta temporada de verão. Só que a obra foi paralisada no final do mês passado, só retornando a atividade nesse último dia 18.
O presidente da Amocomsa, Alberto Conceição Caetano revela que a obra de reurbanização seria dividida em três etapas: início, centro e fim da praia, sem precisar quebrar a praia toda de uma única vez. "A empreiteira detectou uma rede alta da Sabesp e com tubulações podres, por isso se decidiu abrir a praia toda e trocar toda tubulação". Foi colocada uma tubulação de 100 milímetros para os moradores fixos e uma extra de 200 milímetros para a época de temporada".
Segundo informações de Alberto, a Sabesp não tinha a tubulação em seu almoxarifado e demoraria para enviá-la. Por isso a Amocomsa interveio e agilizou a comprar do material.
"A obra praticamente começou agora, mas o secretário prometeu entregar a pista dos carros e a ciclovia, asfaltadas em dezembro, faltando só o paisagismo. Esperamos que ele coloque 10 equipes e não só uma, para agilizar a colocação do mosaico da calçada, que é mais demorado".
Devido à realização do evento motociclístico Caraguá Bike Week, que será realizado entre os dias 10 a 14 do próximo mês, a Associação pediu ao secretário que pelo menos a rua onde as motos passam esteja compactada. "São três meses sem ganhar nada. A situação foi bem pior do que imaginávamos, porque tivemos um inverno não muito frio, que poderia ter sido aproveitado", lamenta Alberto.
O secretário de Obras João Alarcon disse, através da Assessoria de Imprensa, que está faltando pavimentar, construir a ciclovia e a parte de passeio da obra de reurbanização da praia, que não teria o prazo de entrega comprometido com a paralisação ocorrida. Ele explica que a parte de ajustes arquitetônicos engloba os canteiros que foram criados, a ciclovia, que teve seu itinerário modificado e a iluminação implantada, que não constava no projeto original.
Pedido ‘anti-violência’ - O presidente da Amocomsa, Alberto Conceição Caetano, faz um pedido para que as luzes dos postes do bairro Sumaré até o rio Guaxinduba, na Martin de Sá sejam religadas, para evitar que a violência aumente. O bairro Martin de Sá registrou ontem o 38º assalto desde o começo das obras de ampliação da Rodovia Rio-Santos, quando as luzes foram retiradas. (Fonte: Imprensa Livre)

Três obras da prefeitura continuam embargadas por falta de segurança

Caraguatatuba - A obra de ampliação da escola no bairro Poiares e a construção da creche e do Posto de Saúde no bairro Massaguaçu, continuam embargadas, sem as empreiteiras Pedreira Massaguaçu e Caraúba, contratadas pela Prefeitura Municipal, apresentarem documentação ‘corrigindo’ as irregularidades que colocavam em risco a vida de 56 funcionários.
Segundo o subdelegado do Ministério do Trabalho, Jaime Dornelas, o embargo foi feito no dia oito deste mês, devido a diversas irregularidades, tais como falta de equipamentos de proteção para trabalho em altura, falta de equipamentos de proteção individual, como capacete, bota, luva e óculos, instalações elétricas supostamente irregulares, equipamentos fora de normas, falta de registro dos funcionários, atraso no pagamento e salário abaixo do piso da categoria, que para pedreiro é de R$ 610.
Dornelas disse que a fiscalização e o embargo foram realizados em razão de denúncias feitas pelo Sindicato da Construção Civil de São José e Litoral Norte.
Ele disse que as obras no Massaguaçu estão sendo construídas pela Pedreira Massaguaçu e a ampliação da escola no Poiares pela empresa Caraúba.
Segundo Dornelas, os oito funcionários da obra no Poiares estariam há mais de dois meses sem receber salário e se alimentavam da merenda escolar servida às crianças.
Já no Massaguaçu trabalhavam 48 funcionários. Ele acrescenta que as obras só serão liberadas depois que as empresas se regularizarem e solicitarem nova vistoria do Ministério do Trabalho.
O vice-presidente do Sindicato, Marcelo Rodolfo da Costa, afirma que a obra está sendo vistoriada quase todos os dias e que através da denúncia de trabalhadores sobre as condições de trabalho, a entidade pode intervir na obra.
"Eles só podem fazer melhorias, não podem continuar a obra. Os dois funcionários que estavam morando no canteiro de obras terão que se mudar, pois há a lei municipal 781/99 para evitar isso. Além das empreiteiras terem que registrar quase que 100% dos funcionários dessas obras".
O engenheiro João Benedito Alarcon, que assumiu a Secretaria Municipal de Obras em junho, foi quem assinou o contrato pela empreiteira Caraúba, que hoje está sob comando de seu irmão André Alarcon. "Ele está providenciando a documentação necessária para a obra ser desembargada. Como fui sócio do meu irmão, assinei o contrato antes de saber que seria secretário de obras".
O responsável pela Pedreira Massaguaçu, Wilnei não retornou a ligação do Imprensa Livre.
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura diz que já solicitou das empreiteiras a documentação necessária ao desembargo, e que alguns detalhes do projeto foram modificados devido às solicitações do Ministério. (Fonte: Imprensa Livre)

Junta Militar entrega dispensa a 400 jovens

Caraguatatuba - Cerca de 400 jovens receberam na manhã de ontem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), ao participarem do Juramento da Bandeira, realizado na sede do Corpo de Bombeiros, no Indaiá.
Os jovens de Caraguá que fizeram 18 anos, foram dispensados pela Junta Militar porque a cidade não tem quartel, mas os jovens de São Sebastião e Ilhabela servem a Marinha, e os jovens de Ubatuba servem a Junta de Taubaté.
Devido ao município de Caraguá não ser tributário, ou seja, não ter quartel do Exército, Marinha ou Aeronáutica, os jovens são dispensados, porém no juramento colocam-se à disposição da Pátria até os 30 anos de idade, se houver situações de risco no país.
O alistamento foi realizado de janeiro a abril. O juramento é feito em agosto e setembro, mas este ano não foi realizado em solenidade única. "Hoje reunimos 400 jovens, mas o restante faz o juramento sem solenidade, na sede da Junta, que fica em frente à Prefeitura", explica o secretário da Junta Militar, Ederaldo Tavares.
Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito José Pereira de Aguilar, o presidente da Câmara, Wilson Gobetti, os secretários municipais Nivaldo Alves e Eloísa Antunes, o delegado Regional da Junta Militar, tenente Paulo Roberto Rodrigues, o capitão do Corpo de Bombeiros de Caraguá, Alexandre Reis e os tenentes Stanelis e Ivo.
"Esta é uma carreira ainda concorrida. Prova disso são os números de inscritos nos concursos do Ministério da Defesa", destacou o delegado regional Paulo Roberto Rodrigues. (Fonte: Imprensa Livre)

Emef Bernardo Louzada realiza Mostra de Artes usando a família como tema

Caraguatatuba - A Emef Bernardo Ferreira Louzada, do bairro Rio do Ouro realiza nos dias 26 e 27 de agosto, das 9h às 17h a Mostra de Artes “Escola e Família”. O objetivo da exposição é mostrar aos pais de alunos e comunidade o trabalho realizado pelas crianças do Ensino Fundamental na área de Artes Plásticas, com desenhos e pinturas tendo a família como principal tema.
A mostra acontece em comemoração ao Dia Municipal da Família na Escola, comemorado em 26 de agosto - ocasião em que as unidades escolares de Caraguá realizam atividades diferenciadas abrindo as portas da escola para a participação da comunidade. (Fonte: SME/PMC)

Folclore regional é resgatado no CEI Ipiranga

Caraguatatuba - Em comemoração ao Folclore, o CEI Messias Mendes de Souza, do Ipiranga, que funciona através do convênio entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa, está finalizando o projeto “Tradições de um povo”. O objetivo do CEI é aproveitar a ocasião para realizar a exposição de trabalhos dos alunos de zero a 6 anos, que participaram de ações envolvendo e temática do folclore da região de Caraguá, as tradições do povo caiçara e as vivências do folclore brasileiro incluindo lendas,causos, músicas, artes, histórias, danças e comidas típicas.
Durante o mês de agosto, os alunos trabalharam também as brincadeiras tradicionais, vivenciadas pelos pais e avós.
Segundo a equipe escolar, o objetivo principal é envolver a comunidade e procurar despertar em todos a vontade de conhecer a origem do folclore, as principais manifestações brasileiras nesse sentido, identificar personagens folclóricas e suas principais características, conscientizar sobre o folclore regional e despertar o respeito e cultivo dessa cultura popular brasileira.
Entre as ações realizadas os destaques foram jogos, brincadeiras, confecção de brinquedos, danças típicas e peças teatrais, além da presença dos bonecões da Fundacc, que fazem parte da cultura regional. (Fonte: SME/PMC)

Qualidade de vida é abordada durante palestra em Caraguá

Caraguatatuba - Qualidade de vida foi a temática abordada durante a palestra do terapeuta Edivaldo Remigio, nas dependências da SME, durante esta semana. O palestrante, que atua em trabalhos de conscientização para uma alimentação saudável, trabalha há 22 anos na área, e em Caraguá reuniu-se com funcionários da Secretaria de Educação e das unidades escolares para falar sobre o projeto “Brasil por um viver melhor”.
Durante o encontro, Remigio falou sobre os maus hábitos que a grande maioria dos pais adota com os bebês de no mínimo 5 meses de vida. “É muito comum que com menos de 1 ano, os pais dêem aos seus filhos bolachas recheadas, salgadinhos industrializados e outros produtos artificiais. Isso acontece com 7 entre 10 crianças, mas o que muitas pessoas não sabem é que os rins das crianças estão em desenvolvimento até os 6 anos de idade e com uma alimentação falha em nutrientes há grandes chances desses pequenos se tornarem adultos com sérios problemas de saúde”, explicou o terapeuta.
Segundo ele, os prejuízos da má alimentação a curto prazo são cáries e diarréia, e a longo prazo são hipertensão, tendência à obesidade, problemas cardiovasculares e respiratórios, flacidez nos músculos da face, úlceras, cálculos renais, entre outros.
Durante a reunião, o palestrante procurou relatar algumas experiências constatadas durante visistas a cidades onde ministrou palestras, e segundo informou, “em um dos municípios pelos quais passei, pude presenciar um caso de uma criança de apenas oito anos de idade com osteoporose. Ela já não anda, tem problemas sérios de saúde e tudo isso começou quando, orientados por um médico os pais começaram a dar mamadeiras de coca-cola com amido de milho para curar uma diarréia. Daí para frente, esse tipo de bebida passou a ser dado com freqüência e não apenas como remédio e a criança viciou, adquirindo posteriormente a osteoporose”, informou o palestrante.
Outro momento da palestra foi sobre o estudo da íris. Remigio afirma que é possível identificar problemas de saúde nas pessoas através do estudo da íris. De acordo com o terapeuta, cada pessoa tem pelo menos uma deficiência no organismo e isso pode acontecer nos sistemas nervoso, respiratório, digestivo, estrutural e urinário. Para melhorar a qualidade de vida basta adotar alguns hábitos saudáveis como acertar o relógio biológico procurando dormir sempre no mesmo horário com tolerância de 1 hora. Segundo ele, quando o organismo está saudável é possível programa-lo para acordar antes do horário marcado no despertador. Outra dica importante é acordar meia hora antes do horário previsto e ainda na cama tirar alguns minutos para pensar na vida e desejar ter um dia de trabalho bom e produtivo mentalizando apenas coisas boas ao invés de refletir sobre os problemas a serem resolvidos. Antes de levantar, a pessoa deve espreguiçar pelo menos 3 vezes e em seguida, tomar um copo d’água em jejum.
Existem alimentos que combatem vários tipos de doenças. As frutas são excelentes agentes, entre elas a banana, que age contra a anemia e asma, a laranja, que auxilia contra estresse e enxaqueca, melão para os ovários e outros tipos de verduras e legumes, que são igualmente ricos em vários nutrientes. (Fonte: SME/PMC)

Selo de “Prefeito Amigo da Criança” da Fundação Abrinq

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba tem motivos de sobra para comemorar. Nesta semana, o prefeito Antonio Carlos da Silva recebeu da Fundação Abrinq três unidades do selo “Prefeito Amigo da Criança”, por ter concluído com sucesso duas das três etapas pelas quais o município tem que passar para conquistar o reconhecimento da Fundação Abrinq.
Prefeituras do Brasil inteiro participam desse processo de seleção que tem como principal objetivo mostrar o trabalho das cidades que investem em Educação, Cultura, Assistência Social, Esporte, Lazer e Saúde visando mudar a realidade da criança e do adolescente.
De acordo com a Fundação Abrinq, para que as Prefeituras estejam aptas a receber o selo “Prefeito Amigo da Criança”, reconhecido nacionalmente, é necessário que haja um compromisso no fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar, e ainda, deixar a população informada sobre a situação da infância e da adolescência garantindo seus direitos através de uma mobilização que deve envolver toda a sociedade.
Caraguatatuba, que busca conquistar o selo da Fundação Abrinq desde 2001 já está na etapa final para a aquisição do mesmo, que será entregue aos municípios que durante o ano de 2003 desenvolvam metas desafiadoras e ações diferenciadas transformando efetivamente a realidade das crianças.
Caraguatatuba participa agora do processo final, no qual estão inseridos também 152 municípios paulistas, que serão acompanhados pela Abrinq e também pelo Ministério Público de São Paulo.
Segundo o parecer da Fundação Abrinq, os três selos recebidos pela cidade atestam que o município investe na criança, proporcionando Educação de qualidade, visto que é investido aqui mais que 25% do orçamento público previsto pela legislação. A Fundação possui uma classificação por categorias de A+ a E - (menos), e Caraguá, pela conclusão das duas etapas conquistou o conceito A. De acordo com o documento enviado pela entidade “o município de Caraguatatuba demonstra estar trabalhando duro na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes... nada é mais gratificante do que a recompensa de contribuir para uma sociedade mais justa, que cuida bem dos futuros cidadãos, o que o município mostra realizar com vontade política e seriedade”, finaliza o documento. (Fonte: SME/PMC)

CEI Rio do Ouro realiza atividades no Dia da Família na Escola

Caraguatatuba - O Centro de Educação Infantil “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, do Rio do Ouro, que funciona através do convênio entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa, realiza na próxima terça-feira 26 de agosto o Dia Municipal da Família na Escola – envolvendo toda a comunidade, alunos, pais e equipe do CEI, em atividades diversificadas com o objetivo de integrar a população local nas ações do Centro de Educação Infantil, tornando a escola um espaço participativo e democrático.
Durante o Dia da Família na Escola as atividades preparadas terão como principais objetivos integrar o CEI e a família e partilhar com os pais a proposta pedagógica do CEI. Outra ponto importante é a valorização da família com relação ao desenvolvimento das crianças, a participação do dia-a-dia do Centro e a estimulação a socialização dos alunos. De acordo com a direção do CEI, as atividades foram especialmente preparadas para o Dia da Família, e estarão separadas por faixa etária da seguinte maneira:
Berçário I – (zero a 11 meses) - Serão realizadas atividades no solário das 9h às 10h.
Berçário II ( 12 a 18 meses) - Haverá confecção de brinquedos para as crianças das 10h às 11h.
Mini Grupo ( 18 meses a 2 anos) - Pais e filhos participarão de uma atividade de pintura em painel das 14h30 às 15h30.
Grupo I ( 2 anos a 2 anos e 11 meses) - Será realizado trabalho com argila das 15h30 às 16h30
Grupo II (3 anos a 4 anos) - Serão realizadas atividades envolvendo argila e confecção de receitinha das 9h às 11h. (Fonte: SME/PMC)

Comissão apresenta Relatório Final
Vereadores têm subsídios para apresentar emendas no Orçamento

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) das Entidades Filantrópicas, da Câmara Municipal de Caraguatatuba, apresentou Relatório Final no final de julho, que foi lido na Sessão Ordinária semanal da última terça-feira, dia 19 de agosto. Com os dados apurados os Parlamentares alegam que agora podem apresentar emendas no Orçamento referente a estas entidades.
A CAR das Entidades Filantrópicas teve a presidência da Vereadora Madalena Fachini (PSB), que foi a autora da proposta, além da Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira – Drª Leonor (PDT), como Relatora e João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL), como membro.
Os trabalhos tiveram início em 7 de maio, com a resposta de um ofício da Prefeitura relatando o que cada entidade receberá este ano do Executivo, na forma de verba para o seu custeio e manutenção. No total Caraguatatuba tem 7 (sete) entidades tidas como filantrópicas, que foram visitadas semanalmente pelos membros da CAR.
As visitas tiveram início em 26 de maio, com a Casa da Criança e terminaram em 8 de julho com a Comunidade Terapêutica Logos. Em cada visita a CAR solicitava documentos como o Estatuto, cópia da Ata da eleição da atual diretoria, número de funcionários contratados, cópia do último balancete, número de clientes atendidos, se o número de funcionários é suficiente para o atendimento proposto e o valor per capita de cada atendido.
A Comissão apurou durante as 7 semanas de visita e os mais de 102 dias de trabalho, excetuando-se os 30 dias de recesso em julho, que as informações dadas pelas entidades eram as mesmas. Vislumbrada a situação os Parlamentares decidiram por imprimir no Relatório Final as sugestões de cada entidade, para a sua melhoria interna.
Enquanto a Creche Santo Antonio pediu a instalação de brinquedos de diversão, o Asilo Vila Vicentina quer o aumento dos funcionários na área médica. O Asilo Pró + Vida pede o aumento nas verbas municipais, visto que não recebe numerário nem do Estado e tão pouco da Federação. Ao mesmo tempo, sugere ao Executivo a sua intervenção junto a Mitra Diocesana, para solucionar questão sobre a devolução de uma área ocupada pelo asilo em 2006, de propriedade da Igreja Católica.
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) pede a construção de uma área de trabalho para as mães dos internos. A Creche Mei-Mei pede pequenas reformas internas na parte de alvenaria. A Comunidade Logos não apresentou sugestões bem como os documentos requisitados e a Casa da Criança não fez nenhuma sugestão.
Por fim a CAR das Entidades relatou que seu objetivo foi o de ajudar as entidades beneficentes do município, que passam verdadeiros apuros para manterem-se abertas e em funcionamento, não tendo intenção alguma de intervir ou atrapalhar o desenvolvimento dos trabalhos feitos por elas (entidades).
Para a Presidente da CAR a lição maior foi a coletânea de informações. “Com a Comissão, pudemos conhecer a fundo o dia-a-dia e o funcionamento de cada entidade em nosso município. O mais proveitoso foi a coleta de dados, de informações, que nortearam nosso conhecimento especificamente sobre o assunto”, disse Madalena Fachini. Segundo a Parlamentar os dados obtidos serão de grande valia na votação do Orçamento 2004. “Agora poderemos fazer emendas concernentes a realidade das entidades no próximo orçamento anual”, frisou a Vereadora/Presidente. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura estuda pedido de Aurimar sobre Câmeras
Requerimento apresentado por Parlamentar está em estudos no Executivo

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba respondeu Requerimento do Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, a respeito da instalação de câmeras de vigilância em alguns pontos da cidade. Segundo resposta do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), o assunto está em estudos e deverá ser implantado em breve.
A sugestão do Vereador para instalação de câmeras se baseia na experiência de outras cidades e no aumento dos índices de criminalidade, especialmente o furto de automóveis, assaltos e tráfico de drogas. Em algumas cidades a instalação de câmeras reduziu drasticamente os índices, com um custo aparentemente baixo.
Foi com base nisso que o Vereador Aurimar Mansano apresentou a sugestão. Delegado de Polícia e no seu segundo mandato, o Parlamentar sabe que qualquer custo que reduza o crime é bem vindo em qualquer lugar do mundo. “Tenho certeza, assim como o prefeito também tem, que a instalação de câmeras em alguns lugares como o centro, Martin de Sá e bairros mais distantes reduzirão e muito, a criminalidade na cidade”, disse. O fato de estar estudando o seu pedido mostra a coerência e a preocupação que o Chefe do Executivo tem para com a população de Caraguatatuba. “É muito bom ver e saber que o prefeito e eu, Executivo e Legislativo, temos o mesmo pensamento. Podemos dizer até que isto é uma ação conjunta em pró da Segurança Pública”, frisou Mansano. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Prefeito orienta bancada a aprovar criação de CEI

Ilhabela - Os oito vereadores que integram a base de sustentação do prefeito Manoel Marcos se reunirão na próxima segunda-feira, dia 25 de agosto, para assinar o requerimento, de autoria do vereador de oposição Rogério Catole Ribeiro de Sá (PT), no qual se pede a abertura de uma CEI (Comissäo Especial de Inquérito) para apurar as denúncias sobre cadastramento de áreas publicas para particulares.
O próprio prefeito Manoel Marcos enviou ofício aos vereadores, pedindo que sua bancada assine e aprove a CEI na sessão da próxima segunda-feira. "É necessário que se apure, o mais rápido possível, a verdade dos fatos para que se prove que não há nenhum tipo de irregularidade", desabafa Manoel Marcos.
O requerimento foi protocolado na Cämara Municipal de Ilhabela no dia 20 de agosto, com a assinatura de cinco parlamentares de oposição – Catole, Almir Mariano (PPS), Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT), Jadiel Vieira (sem partido) e o presidente da Cämara, o vereador Jose Donizete da Silva (sem partido), e investigará denúncias de moradores que não conseguiram o cadastramento de determinados lotes que teriam sido cadastrados posteriormente em benefício de outras pessoas.
Segundo o vereador Luis Lobo (PL), todos os vereadores que apóiam o prefeito irão assinar o requerimento, com a intenção de esclarecer as denúncias. "As matérias publicadas recentemente nos jornais e veiculadas na têve são sensacionalistas e não condizem com a realidade, e isto será provado na CEI. As denuncias são de cunho político e a CEI mostrara a idoneidade de Manoel Marcos", acredita ele.
A vereadora Gracinha (PSDB) achou a iniciativa do vereador Catolé excelente e muito bem vinda neste momento. "A CEI mostrará a verdade sobre estas declarações infundadas", disse. Ela acredita que o prefeito não teve o seu direito de resposta respeitado na TV.
A unanimidade da bancada governista, entretanto, não está assegurada. Outro vereador da situação, Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), disse que provavelmente assinará o requerimento na reunião de segunda-feira, mas antes gostaria de saber mais detalhes sobre o texto. Já o vereador Jose Garcia de Souza (PSB) acha desnecessária a instalação da comissão. "As denúncias feitas por Gerson Caetano já se encontram sob investigação do Ministério Publico."
Outro voto a favor da CEI será da vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato (PTB), que concorda com a investigação. "Ninguém fabricou o político Manoel Marcos, ele entrou na política através de seu pai: político competente, justo e honesto." Segundo o vereador Almir Mariano (PPS), as denúncias são graves e devem ser apuradas. "O prefeito tem meu apoio, queremos provar a transparência desta gestão".
Do lado da oposição, o vereador Catolé achou a iniciativa dos vereadores da base de sustentação de Manoel Marcos "positiva", e disse que a Câmara não poderia ficar alheia às denúncias. "Quem denuncia tem que provar, ou sofrer as conseqüências", afirmou.
O presidente da Câmara, José Donizette da Silva, concorda com Catolé e acha louvável a atitude dos demais vereadores, de assinar e aprovar o requerimento: "isso sim é transparência", comemorou.
A vereadora dra. Rita não ficou surpresa com a decisão dos vereadores da situação, e comentou: "Pode ser uma jogada política", ao contrário do vereador Jadiel Vieira, o Keko, que se disse francamente surpreso com a decisão da maioria. Keko procurou mostrar que não é contra Manoel Marcos e disse que, "devido à gravidade das denúncias, o dever do vereador é apurar". (Fonte: Imprensa Livre)

Fundo Social entrega certificados de Curso de Corte e Costura

Ilhabela - O Prefeito Manoel Marcos entregou na tarde desta quarta, dia 20, na sede da Secretaria de Assistência Social o certificado de conclusão do Curso de Corte e Costura, promovido pelo FUSSMI - Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, para 17 mulheres. A secretária de Assistência Social e presidente do FUSSMI Célia H. R. Ferreira e a assistente social responsável pelo curso Arlete de Oliveira Santos, também fizeram a entrega dos certificados.
No total, já são 60 mulheres que concluíram o curso nas quatro turmas desde o ano passado. Este foi um dos compromissos do prefeito Manoel Marcos, que, em campanha, afirmou que daria condições para que pessoas pudessem se profissionalizar.
O curso de dois meses foi realizado na oficina montada em parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado e do Fundo de Ilhabela com Maria Visomar como instrutora. A Secretaria Municipal de Assistência Social deu apoio na seleção das candidatas, dando preferência a pessoas sem qualificação profissional e que pertenciam a famílias de baixa renda.
Das primeiras turmas, formou-se um grupo de cinco mulheres que hoje já estão produzindo profissionalmente, com encomendas de uniformes para pousadas e restaurantes. “Todos os cursos, tanto do Fundo como da Assistência Social, tem caráter de geração de renda”, disse Célia. (Fonte: PMI)

Prefeitura realiza mais uma blitz e apreende mais de 7 mil mercadorias
Ações conjuntas deverão acontecer com freqüência na cidade. 130 veículos foram vistoriados

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio das Secretarias de Planejamento e seus departamento de Fiscalização e divisão de Trânsito, Secretaria da Saúde e sua divisão de Vigilância Sanitária e as Polícias Militar e Civil fizeram nesta quinta, dia 21, mais uma blitz na entrada da cidade. O objetivo é de verificar as condições de conservação, procedências, notas fiscais, notas de remessa e entrega das mercadorias que entram no município e eventualmente autuar e impedir a permanência.
Desta vez, mais de 20 pessoas participaram em 10 horas de operação. 130 veículos entre caminhões, veículos utilitários e veículos de passeio carregando mercadorias foram vistoriados. A Divisão de Trânsito e a Polícia Militar aplicaram 10 multas e apreenderam seis veículos com documentação irregular. O prefeito Manoel Marcos e o secretário de planejamento Norberto Batista acompanharam os trabalhos.
O prefeito ficou muito satisfeito com o sucesso das operações. “Determinei que sejam realizadas uma vez por semana para impedir a entrada de veículos roubados e sem documentação e que mercadorias sem condições de consumo sejam comercializados” disse Manoel Marcos.
O departamento de Fiscalização lavrou 21 autos, sendo oito de multa no valor total de R$ 3.472,96 e 13 de apreensão. Mais de sete mil mercadorias foram apreendidas entre elas isqueiros, calculadoras, aparelhos de barbear, máquinas fotográficas, produtos alimentícios, cigarros e medicamentos. Uma das maiores apreensões foi de 927 roupas íntimas masculinas e femininas que iriam ser comercializadas em desacordo com a legislação vigente.
Dos 130 veículos vistoriados pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da divisão de Vigilância Sanitária, formam aplicados 17 autos, sendo sete de imposição de penalidade e 10 de infração.
O secretário da saúde, Antonio Luiz Colluci, disse que a ação é preventiva visando a saúde do moradores de Ilhabela. “Durante a blitz certificou-se diversos produtos sendo transportados de forma indevida, comprometendo a qualidade do mesmo podendo trazer complicações para a saúde de quem consumir”, disse o Colucci.
Todas as apreensões feitas pela VISA foram inutilizadas, entre elas 30 quilos de peixe, 66 peças de diversos tipos de queijo e 50 potes de margarina. Nenhuma delas possuíam condições de ser comercializadas devido ao acondicionamento inadequado nos veículos que estavam sendo transportados e por falta de refrigeração. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Temer apóia movimento contra emenda que muda regras do ICMS


São Sebastião - Em reunião do PMDB na Câmara Municipal de São Sebastião, ontem à tarde, o deputado federal Michel Temer garantiu apoio na luta contra a emenda da reforma tributária, que prevê mudanças no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). "Vou chegar em Brasília e dizer: não vamos mudar a questão do ICMS. Sou um entre 513 líderes, gente de muito peso, mas garanto que vou trabalhar por esta tese", disse o deputado.
Temer esteve na cidade a convite do diretório municipal do partido que, na tarde de ontem, oficializou uma série de filiações. Ele chegou, de helicóptero, por volta das 12h30, e foi recebido pelo presidente do diretório municipal, Roberto Magiolino, e pelo secretário geral, Heriberto Queiroz.
Às 13h, na Câmara, o deputado ficou aproximadamente 20 minutos no gabinete do presidente Marcos Leopoldino, onde conversou com autoridades e moradores. No plenário, Michel Temer assinou as fichas de novos filiados.
Um deles é o ex-vereador Demétrio Viana de Negreiros, que deixou o PSB para se filiar ao PMDB. "A idéia de todos aqui é somar, fortalecer a legenda", declarou Negreiros.
O vereador Luiz Leite Santana, o Zangado, aproveitou para falar sobre a emenda do ICMS na reforma tributária. "Se aprovada, transformará a vida de 75 cidades de São Paulo, que irão perder violentamente a arrecadação. Isso significa 62% da população do Estado", citou.
Zangado também lembrou da verba para ampliação do porto, que consta no Plano Plurianual. "Que o senhor (deputado) lidere para que entre no orçamento".
Já o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Paulo Guimarães, que representou o prefeito Paulo Julião, destacou o caso do ICMS como prioridade. "É uma questão fundamental para a sobrevivência dos municípios", avalia.
Michel Temer considerou produtiva a visita a São Sebastião. "Saio daqui fortalecido, convencido e entusiasmado. Da reforma tributária, já tinha ouvido em Brasília o tópico do ICMS, mas outra coisa é ouvir nas bases, nos municípios, onde escutamos a alma das pes-soas.
Também estou mais uma vez comprometido com a questão do porto. Incluímos no PPA (Plano Plurianual) e precisamos transportá-lo para o orçamento. Como presidente do PMDB, vou advogar estas teses", finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

OAB entrega armas da campanha "Desarme-se e Viva" à PM

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião e Ilhabela entregou para a Polícia Militar, ontem à tarde, algumas armas arrecadadas na campanha "Desarma-se e Viva". O objetivo é incentivar o desarmamento da população.
Na presença do juiz de direito Mário Rubens Assumpção Filho, diretor do Fórum de São Sebastião, o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, fez a entrega de sete armas de fogo e outras de brinquedo. "A primeira motivação é conscientizar que arma gera violência. Se o jovem colocar isso na cabeça, em cinco, dez anos, teremos índices menores".
Luiz Tadeu ressaltou que a campanha de desarmamento vem sendo desenvolvida pela OAB no Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. "A pessoa que deseja entregar a arma não precisa se identificar", frisou.
O major Milton Pousa Júnior, comandante interino do Batalhão da Polícia Militar do Litoral Norte, também considera a campanha importante para a redução da violência. "A arma sempre deixa as pessoas mais valentes", enfatizou.
Segundo ele, só no primeiro semestre, a Polícia Militar apreendeu 157 armas no Litoral Norte. "Nosso batalhão foi o que mais fez este tipo de apreensão em toda a região. Hoje, praticamente uma arma por dia é apreendida", finalizou.
Os interessados em fazer a entrega devem procurar a OAB mais próxima. As armas devem ser levadas desmuniciadas. Todas serão destruídas. (Fonte: Imprensa Livre)

Campanha "Pais e Filhos" chega à 3ª semana
ASISS já distribuiu 80 mil cupons; expectativa é distribuir 150 mil cupons no comércio local

São Sebastião - A campanha "Pais e Filhos" da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião) chega a 3ª semana com mais de 80 mil cupons distribuídos no comércio. Segundo o presidente da entidade, Artur Ramirez Balut, a expectativa é ultrapassar a marca de 150 mil.
A promoção, que tem apoio do Jornal Imprensa Livre e Rádio Morada do Sol FM, vai até o final de outubro. Ou seja, começou antes do Dia dos Pais e terminará depois do Dia das Crianças. Assim, a idéia é homenagear pais e filhos.
Artur Balut disse que, já no início de setembro, haverá o primeiro sorteio, possivelmente DVDs e bicicletas. Contudo, o prêmio principal será uma moto 0km, em outubro.
Em maio, na campanha do mês das mães, 100 mil cupons foram distribuídos pela cidade. "Nunca a Aciss fez uma campanha nesta época do ano. Pegamos três meses e juntamos na promoção pais e filhos. O pessoal está empolgado com os resultados".
Ontem à tarde, alguns comerciantes falaram sobre a iniciativa da Associação Comercial. "A campanha é interessante, pois passa a ser um incentivo maior no comércio local. Numa época de crise, cria-se atrativos para o consumidor ficar na cidade", disse o empresário Cláudio Delgado, da Informar Informática. Ele ressalta que seus clientes pedem para preencher os cupons.
Já a proprietária da loja Via Violeta, Cristiane Medeiros, garante que a promoção reflete nas vendas. "Isso cativa o cliente, que faz questão de pegar o cupom. Com isso, a associação prestigia o comércio".
José Carlos Arruda Outeiro, da loja 775, considera que as campanhas devem ser incentivadas, até mesmo fora das datas tradicionais.
Conforme informou Artur Balut, a partir da próxima semana, quatro motos estarão espalhadas pelo comércio local para divulgação da campanha, uma delas, no Fama Shopping. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura entregará relatório sobre náuticas ao MP

São Sebastião - A Prefeitura Municipal entregará ao Ministério Público, nesta semana, um relatório sobre as exigências feitas aos proprietários de garagens náuticas do Pontal da Cruz. Esta foi a afirmação do procurador ambiental, Roberto Lopes Salomão Magiolino, ontem, após reunião com representantes da categoria, na Secretaria Municipal da Fazenda.
O MP vem investigando o trabalho das náuticas do Pontal, com objetivo de detectar possíveis danos ambientais. Uma pesquisa do Cebimar (Centro de Biologia Marinha/USP) apontou que espécies da fauna marinha poderiam ser prejudicadas pelo tráfego de tratores e embarcações.
Assim, o Ministério Público deu 60 dias para que o município elaborasse normas a fim de resolver o problema. O prazo vence no dia 2 de setembro.
No dia 25 de julho, membros da APGN (Associação dos Proprietários de Garagens Náuticas) e representantes da prefeitura se reuniram pela primeira vez para discutir o tema. Na ocasião, a associação pediu prazo de 30 dias para avaliação técnica e apresentação de relatório.
Ontem pela manhã foi realizada a segunda reunião. Contudo, de acordo com os pro-prietários das náuticas, "não houve tempo hábil para o término do estudo técnico".
O advogado da APGN, Silas D’Ávila Silva, disse que a mudança sugerida pelo MP, em relação à rota dos tratores na areia, que prevê a delimitação por cones, poderá ser cumprida. Mas, ele ressaltou que demais exigências precisam de ampla discussão, envolvendo as demais náuticas do município. "A questão específica tem prazo e o geral precisa ser tratado junto com todas as marinas", avalia Silas D’Ávila.
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião e Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, que faz parte do Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo), também considerou que, inicialmente, o Ministério Público tem de ser atendido. "O ofício trata dos tratores das marinas e a prefeitura pode dar uma licença provisória preenchendo tal requisito. O próprio secretário de Meio Ambiente já falou que o palco das discussões das novas normas das marinas será o Comdurb", enfatizou.
Conforme o procurador, Roberto Magiolino, a prefeitura irá exigir, de imediato, o pedido de revalidação de licença. Os donos de náuticas também terão de providenciar a licença ambiental junto aos órgãos estaduais e federais.
Polêmica - Das 14 alterações propostas pela prefeitura no mês passado, o limite de ruído em 70 decibéis e a utilização de "oficina" para manutenção das embarcações continuam gerando muita polêmica. Na reunião de ontem, os empresários reclamaram do posicionamento adotado pela prefeitura.
Segundo eles, a nova regulamentação deve ser definida no Comdurb. A idéia é que, durante as reuniões com todos os representantes da categoria, seja elaborada uma lei específica. "Queremos atender as denúncias do Ministério Público.
Os demais assuntos precisam de mais prazo. Se for para notificar as náuticas do Pontal, todas do município devem ser. Estamos sendo tratado de forma discriminatória", disse o advogado da APGN, Silas D’Ávila Silva.
No caso do limite de ruído, ele acredita que o índice de 70 decibéis inviabilizaria o trabalho. "Temos que ver o que realmente prevêem as leis. O trator pode chegar a 100 decibéis no pico, quando está tirando a lancha da água. Normalmente já trabalha em 80 decibéis. Não queremos assinar um termo que engesse a atividade", encerrou.
Donos de náuticas: "Estamos sendo pressionados" - Grande parte dos proprietários de náuticas do Pontal da Cruz espera que as normas para regulamentação do setor sejam definidas no Comdurb (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo). O objetivo é conseguir a elaboração de uma lei municipal para determinar direitos e deveres da classe.
O proprietário da Náutica Sant’anna, Estevão Ciappina, considerou "pouco produtiva" a reunião realizada na manhã de ontem. "Estamos sendo pressionados. Querem impor as normas, o que não vamos aceitar". Ciappina destaca que todos os empresários querem estar dentro da lei, porém, desde que seja revista.
Já o dono da Key Marine, Flávio Pereira, ressaltou que as exigências do Ministério Público serão atendidas. "O que foi pedido nós estamos fazendo. Só que as demais normas têm de ser discutidas, pois o próprio secretário de Meio Ambiente já disse que o Comdurb regulamentará o setor".
Para a Sampoc (Sociedade Amigos do Bairro do Pontal da Cruz), no primeiro momento, a prefeitura deve responder ao Ministério Público. "As demais ações têm de ser para todas as marinas, sem distinção", concluiu o presidente da entidade, Daniel Bastos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

 Litoral Virtual Pousada Maranduba

Torre de celular perto de escolas causa polêmica
O presidente da ONG fala dos efeitos da radiação nas crianças

Ubatuba - A instalação de uma torre de telefonia celular na Av. Liberdade, no centro da cidade, próxima a duas escolas (Criar-te e Taba) e a uma clínica de saúde, que atende cerca de 100 pacientes ao dia, fez com que moradores da região realizassem um abaixo assinado com 200 assinaturas pela retirada da antena.
Segundo o especialista em radiestesia, Luiz Antonio Wormhoudt, "quando a pessoa fica muito tempo exposta à radiação, pode apresentar uma série de problemas como locomotores e neurológicos.
A maior preocupação é que as conseqüências vêm à longo prazo e as pessoas não as associam com a exposição às radiações das antenas". Segundo ele, a nova geração de celulares, S3, será mais problemática pois as ondas são ainda mais potentes.
"Os problemas de saúde podem aparecer nas gerações futuras e aí talvez seja tarde demais", explica Wormhoudt.
A ONG Natureza & Ciência Ecológica vem lutando contra a instalação indevida de antenas transmissoras na cidade e já conseguiu bons resultados, como foi o caso do embargo pela prefeitura da obra de implantação de uma torre de telefonia celular da empresa TIM, na esquina da Rua Mato Grosso com a Av. Rio Grande do Sul, em março deste ano.
De acordo com a Lei Municipal no 1766, de 19/11/1998, que dispõe sobre a instalação de antenas transmissoras para rádio, televisão, telefonia celular, telecomunicações em geral, "as antenas transmissoras somente poderão entrar em operação após a concessão do alvará sanitário, expedido pela Secretaria Municipal de Saúde, a aprovação dos projetos construtivo e paisagístico, e expedição do alvará de construção, pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, e expedição do alvará de funcionamento, observados os critérios estabelecidos nesta Lei e outros determinados por leis e regulamentos aplicáveis à matéria."
Naquela ocasião, as empresas multinacionais TIM Celular e Portale São Paulo S/A alugaram um terreno no centro sem seguir as Leis Municipais relacionadas ao assunto, e sem contar com Projeto de Construção previamente aprovado e Alvará de Construção expedido pela Prefeitura Municipal, iniciaram os trabalhos de terraplenagem no terreno, fundação, sondagens e a construção das quatro colunas de concreto armado com 28 metros de profundidade.
Com o embargo, as obras foram paralisadas. "Para nós foi uma vitória, para o povo a tranqüilidade e a saúde", diz Lincoln Bastos, diretor presidente da ONG Natureza & Ciência Ecológica.
Há cerca de um mês, porém, outra torre da mesma empresa foi instalada e, dessa vez, em um local bastante perigoso. "As torres emitem radiações pesadas que trazem conseqüências terríveis aos humanos, animais e meio ambiente; crianças e pessoas debilitadas estão mais expostas a serem prejudicadas", explica Lincoln Bastos.
No último dia 05 de agosto, o diretor presidente da ONG Natureza & Ciência Ecológica foi à Câmara Municipal, e apresentou aos vereadores as propostas da ONG para modificação e inclusão de artigos na referida lei. "A lei é falha em vários aspectos, por isso estamos lutando para mudá-la". Uma das propostas é justamente a que inclui um artigo que proíbe a instalação de antenas num raio de 300 metros de escolas, hospitais e centros de saúde.
Foi entregue um relatório de 106 páginas ao Sr. Rogério Frediane, Presidente da Câmara, solicitando a constituição de uma comissão de estudo para proceder várias alterações, entre elas a alteração do Artigo 6º sobre distância da torre de sustentação até a divisa do lote, aumentando de 5 para 15 metros, com base no Projeto de Lei Municipal no 39/2003, em coerência ao disposto na Lei Estadual no 10.995, de 21.12.2001. O projeto foi aprovado no dia 09 de maio do corrente ano.
Outra proposta é a inclusão de um artigo que determina a altura de 50 metros do ponto de emissão de radiação da antena transmissora em relação ao solo do terreno. "No Litoral Norte há muitas antenas com 20 metros de altura.
Isto é muito prejudicial, já que elas estão operando a uma potência de radiação de 435 uW/cm2, uma carga muito pesada.", acrescenta Lincoln. "Em países como Itália, Suíça, Austrália e Bélgica, as antenas operam a 10 uW/cm2 e os celulares funcionam normalmente."
As escolas Criar-te e Taba, que estão ao lado da recente instalação da antena da operadora TIM atendem, juntas, a mais de 500 alunos, sendo que a primeira possui crianças de 0 a 7 anos. Segundo a professora de Física do Colégio Taba, Gabriela Messias, "é do conhecimento de poucas pessoas o grau de prejuízo à saúde que esse tipo de torre oferece.
Os interessados não pensam nas conseqüências, apenas nas facilidades e talvez, se soubessem que estão prejudicando nossos alunos, não teriam colocado a antena ali". (Fonte: Imprensa Livre)

Deputado anuncia reforma no aeroporto

Ubatuba - Sexta-feira, pela manhã o deputado estadual Ricardo Trípoli (PSDB) esteve na cidade para anunciar a reforma, com recursos do Governo Estadual, para o aeroporto Gastão Madeira.
Na ocasião, estiveram presentes representantes do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), como o diretor Ricardo Volpi, o administrador do aeroporto Gastão Madeira, Luiz Antonio Ayres, o vice-prefeito, Moralino Coelho, o secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, representantes de asso-ciações de bairros, empresários e imprensa local.
De acordo com o vice-prefeito, "será um trabalho voltado ao turismo e sem a força do deputado Trípoli, jamais teríamos este desenvolvimento para a cidade que tanto precisamos".
Em um breve discurso, Trípoli agradeceu publicamente o governador Geraldo Alckmin, que segundo, ele, sensibilizado com os problemas do município fez com que se pudesse iniciar um novo processo de desenvolvimento. Será realizada a pavimentação da pista de pouso, que foi comparada por ele com a duplicação da via Imigrantes, pela técnica que será usada.
O aeroporto foi construído há mais de 30 anos e desde então, o asfalto não foi recapeado, e hoje apresenta vários buracos e depressões, dificultando o pouso de aeronaves.
No cronograma do Daesp, a primeira etapa consiste no recapeamento de 940 metros de pista e também na área de estacionamento, além do cercamento de todo o aeroporto dentro dos padrões internacionais.
A execução está planejada para 2003/2004. Há três anos cerca de 100 metros de pista está interditada, devido depressão. A segunda etapa, prevista para 2005, planeja-se a construção de um terminal de passageiros com cerca de 300 metros quadrados de área construída, com a capacidade para 150 passageiros e a iluminação do pátio.
Em 2006 está planejada a terceira etapa, que será o balizamento noturno. Segundo o diretor do Daesp, ao término destas etapas o aeroporto estará totalmente apto para receber aviões de pequenos e médios portes, como o Fokker 100, com capacidade para 100 passageiros. Também segundo os técnicos, a primeira etapa deverá ser concluída em 60 dias, após o cumprimento dos prazos legais.
A reforma no aeroporto é também uma necessidade para a viabilização do projeto do Centro de Convenções, que será construído, a médio prazo, também na área do aeroporto. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba participa do Projeto Orla

Ubatuba - Durante os dias 11 a 15 deste mês, servidores da Prefeitura de Ubatuba participaram do Curso de Capacitação de Gestores do Projeto Orla, ao lado de servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes da sociedade civil, do Governo do Estado, da Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A Prefeitura de Ubatuba esteve representada por servidores das Secretarias de Arquitetura e Urbanismo, Abastecimento, Agricultura e Pesca e do Meio Ambiente.
O Projeto Orla é uma iniciativa dos referidos ministérios do Governo Federal, com apoio técnico do IBAM. Integra as ações previstas no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e objetiva a gestão integrada da orla marítima brasileira, em especial das praias e áreas de domínio da União, com vistas ao desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras.
Durante o curso foi feito um diagnóstico da ocupação da orla do município, que foi dividido em três unidades de paisagem e planejamento, as quais foram subdivididas em setores.
Dentre os setores, três foram escolhidos para detalhamento e proposição de intervenções urbanísticas e ambientais, a saber: Itaguá-Cruzeiro, Barra Seca e Ubatumirim.
As equipes instituídas para o estudo desses três setores irão trabalhar durante o corrente mês e o mês de setembro. No final do mês de setembro será realizada a segunda oficina de trabalho do curso, para a finalização dos trabalhos e início do processo de planejamento e gestão integrada da orla de Ubatuba, cuja coordenação ficou a cargo da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo municipal.
O Secretário de Arquitetura e Urbanismo do município, arquiteto Gilmar Rocha, que participou ativamente do curso, afirmou que “o Projeto Orla, felizmente, inclui novamente na pauta das discussões sobre o Gerenciamento Costeiro e o futuro de Ubatuba, a adoção de uma política de desenvolvimento realista e objetiva, que contempla o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação da qualidade do meio ambiente, enfatizando o ser humano como principal integrante do ambiente e da paisagem”. (Fonte: ACS-PMU)

Ruas serão concretadas no Perequê-Mirim

Ubatuba - As principais ruas do Sertão do Perequê-Mirim começarão a ser concretadas a partir deste sábado, incluindo o acesso ao Morro do Funhanhado. A decisão foi tomada após reunião do prefeito Paulo Ramos e do Secretário de Obras, Jeriel da Silva Rocha com o presidente da Associação dos Moradores do Sertão do Perequê-Mirim- ASMOPEM, José Messias Feitosa Oliveira e comunidade. O fornecimento do cimento e mão de obra ficam por conta dos moradores enquanto a brita e areia serão fornecidas pela Prefeitura. Os moradores vem se movimentando para arrecadar fundos para as obras e a última promoção foi um bingo. As ruas a serem concretadas são Beira Rio, Principal, Palha, Serra Verde e as Travessas I,II e III da rua Poço Fundo. (Fonte: ACS-PMU)

Futebol de praia no Perequê-Açu

Ubatuba - Mais de 30 equipes estarão participando, nos dias 6 e 13 de setembro, na Praia do Perequê-Açu, em frente ao quiosque do Japa, do II Torneio de Futebol de Praia - Troféu Transitório. A promoção conta com apoio da Prefeitura de Ubatuba e Guarda Municipal sendo necessário para inscrição 15 km de alimento não perecível por equipe. Cada partida terá 20 minutos em cada tempo e 5 jogadores. As inscrições poderão ser feitas com Damião, que está organizando o campeonato, na rua Maranhão 118, Centro. (Fonte: ACS-PMU)

Petrobras investirá cerca de 200 mil reais em Ubatuba

Ubatuba - Nesta semana o secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, Virgílio Barroso, participou de mais uma rodada de negociações com os representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras. A reunião aconteceu na última segunda-feira, 18, em Caraguatatuba e contou com as participações dos secretários do Meio Ambiente, chefes das Defesas Civil das Prefeituras do Litoral Norte e da coordenadora Regional da Defesa Civil, Regina Elsa Araújo. Barroso esteve acompanhado do empresário Hugo Gallo, proprietário do Aquário de Ubatuba. Ao final definiu-se a data de 2 a 6 de setembro para a realização do curso para capacitação de até 300 Agentes Ambientes, que será realizado no Aquário de Ubatuba. O coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Transpetro, Rogério Picado, também anunciou ao secretário Barroso que a Petrobras atendeu a sua reivindicação
comprando dois containers totalmente equipados que serão entregues no final do curso, com um valor estimado em cerca de R$150 mil. As inscrições para o curso serão na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de 25 de agosto até o dia 1º de setembro, das 14h às 18 horas. A próxima reunião com a Transpetro será no dia 9 de setembro, na Defesa Civil de São Sebastião, quando será discutido o conceito Apell e a formatação dos planos de Defesa Civil municipais e regionais.
O curso terá uma carga horária de 5 horas. Serão 60 alunos por dia que terão aulas teóricas e práticas, das 8 às 13 horas. A Petrobras disponibilizará cerca de dez instrutores, um engenheiro Ambiental, um médico Dermatologista e alguns técnicos Ambientais. Haverá palestra sobre primeiros socorros e sobre câncer de pele, apresentação das técnicas de combate e proteção de praias em situações emergenciais, princípios básicos sobre a legislação ambiental e o aprendizado para o manuseio dos equipamentos dos containers que serão entregues para o município, como mantas, barreiras absorventes, rodos, entre muitos outros. Cada aluno receberá um uniforme completo com uma bermuda, duas camisetas, um boné e um par de tênis, além de todo o material didático. Para a inscrição o candidato deverá comparecer munido dos seguintes documentos: CPF e RG. Deverá também informar o tipo sanguíneo e o tamanho (P/M/G/GG) de bermuda e camiseta e o número do calçado. Rogério Picado considera este entrosamento do município uma lição de cidadania. “Quando a sociedade se organiza para saber se comportar em situações emergenciais, significa um exemplo de maturidade e comprometimento com a vida. Aliás, esta integração do Litoral Norte para o desenvolvimento do seu plano Apell é um trabalho pioneiro em todo o país, já que nunca houve mobilização para o entrosamento de vários municípios”, finalizou Picado.
Costuba recebe a visita da Petrobras
Na terça-feira, 19, Barroso recebeu a visita de Raimundo Vieira, também representante Técnico da Transpetro. Vieira veio conhecer a estrutura do Aquário e atender mais uma reivindicação do secretário, de confeccionar todo o uniforme de 300 bermudas e 300 camisetas, com a Coostuba (Cooperativa de Costura de Ubatuba). Vieira considerou a estrutura do Aquário excelente, e com a vantagem de estar à beira mar, onde será realizada a aula prática, além do fácil acesso para a entrada diária do caminhão da Petrobras para descarregar todo o equipamento que será utilizado para o aprendizado dos Agentes Ambientais. Durante a visita a Coostuba, Vieira elogiou a estrutura simples. “É um negócio pequeno e que está começando, mas dá para ver a eficiência da cooperativa, com pessoas entusiasmadas e prontas para atender com qualidade. A partir de agora, com certeza estaremos cotando todos os nossos serviços da Petrobras com a Coostuba. Fará parte da nossa lista de fornecedores” disse Vieira. Para o secretário Barroso é fundamental incentivar e estimular a produção local, principalmente das cooperativas que necessitam de total apoio do município. “É importante o entrosamento com uma empresa como a Petrobras, através de uma de suas subsidiárias, a Transpetro, pois preocupada com o meio ambiente poderá vir a ser uma parceira da Prefeitura, em projetos de recuperação de áreas degradadas”, disse Barroso. (Fonte: ACS-PMU)

Placas na Maranduba

Ubatuba - No próximo dia 27, quarta-feira, às 10 h, na sede da Regional Sul, na Maranduba o Departamento Municipal de Trânsito - DMT estará entregando 145 placas de identificação das principais ruas do bairro. O ato contará com a presença de membros de Sociedade Amigos de Bairro e lideranças da região. Para o prefeito Paulo Ramos, trata-se de mais uma etapa desse benefício que foi implantado nos bairros do Taquaral, Jardim Carolina, Sertão da Quina, Parque dos Ministérios, Perequê-Mirim, Ipiranguinha, Ressaca, Sumidouro facilitando a vida dos moradores e dos visitantes que sempre tiveram dificuldades para localização de ruas. Até o momento, a Prefeitura entregou 453 placas. Os próximos bairros serão Enseada, Bela Vista, Marafunda e Jardim Samambaia. (Fonte: ACS-PMU)

Conferência enfatiza prevenção

Ubatuba - Durante a abertura da III Conferência Municipal de Saúde ontem, 19, na Escola Tancredo Neves, o prefeito Paulo Ramos ressaltou a necessidade de concentrar esforços na atenção básica, ou seja, a prevenção para atender com eficiência e humanizar o setor . ”Para isso precisamos ampliar ainda mais o Programa de Saúde da Família valorizando ao máximo nossos recursos. Hoje estamos investindo 23% do orçamento da Prefeitura na área da saúde, superando inclusive as exigências legais ”, informou o prefeito.
O Secretário Carlos Augusto Fragnan disse que a conferência estabelece as diretrizes para o futuro com a participação da comunidade que pode apresentar sugestões.” Vamos apresentar um diagnóstico da saúde feito pela Prefeitura que será analisado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde - COMUS e deliberado pela Conferência no proximo dia 12 de setembro no Salão Paroquial da Igreja São Francisco”. Waldileia AM de Brito Nascimento, presidente do COMUS falou da importância das sugestões a serem encaminhadas pela população pois orientam quanto as decisões a serem tomadas.
A III Conferência tem como tema principal “A Saúde que temos: o SUS que queremos” partindo da situação em que o setor se encontra tendo um grande suporte da Prefeitura e as expectativas para o futuro em função das ações do SUS.
Programa
A III Conferência terá continuidade no próximo dia 26, às 19 h, no Salão Paroquial da Igreja São Francisco com palestras sobre “Organização da atenção à saúde “; “As tres esferas de governo e a construção do SUS e “Financiamento”. Dia 2 de setembro, no mesmo local e horário, os temas são : “Ciência e tecnologia e a Saúde”; “Intersetorialidade” e “Trabalho na Saúde”. No encerramento, dia 12, também no mesmo horário e local, o encerramento vai concentrar-se no tema “ A saúde que temos: o Sus que queremos”. (Fonte: ACS-PMU)

Regional Sul na limpeza de rios

Ubatuba - Os rios Maranduba, Araribá, do Boi e Botujuru, todos na Região Sul, vem recebendo limpeza geral, com desassoreamento em alguns trechos e colocação de grama para proteção e paisagismo. O rio Botujuru tem o seu aproveitamento ampliado pois atende uma boa parte da área agrícola da Maranduba e, no rio do Boi, os serviços de desassoreamento com a draga S90 foram em maior escala. Alem disso, a Regional Sul, vem abrindo ruas e fazendo limpeza das ruas no Sertão da Quina, Araribá, Vila Julinho Munhoz, Lagoinha e Rio da Prata. O campo de futebol do Ingá recebeu manutenção e aterro para ampliação enquanto no Sertão da Quina as obras da arquibancada estão em fase de conclusão. (Fonte: ACS-PMU)

Creche comunitária concluída

Ubatuba - As obras da creche comunitária no Ipiranguinha foram concluídas e seu funcionamento está previsto para iniciar dia 25 próximo. O local deverá abrigar 48 crianças de 0 a 4 anos em período integral, ou seja, das 7 às 17:50h com direito a 6 refeições diárias desde mamadeira até almoço, lanche e jantar. O projeto é da Prefeitura de Ubatuba por meio da Secretaria da Educação que investiu cerca de R$ 30 mil na reforma , além de aluguel e apoio técnico e pedagógico, em parceria com a Sociedade Amigos de Bairro do Ipiranguinha - SABI. Trata-se de uma experiência inédita no município pois a creche vem sendo administrada por uma cooperativa formada por mães que tiveram a assessoria de técnicos da Prefeitura para sua constituição. Os pais terão uma despesa mensal de R$ 10,00 para cobrir parte das despesas com manutenção. (Fonte: ACS-PMU)

1º Encontro “Nós Amamos Ubatuba” atrai população ubatubense

Ubatuba - Cerca de mais de 300 pessoas estiveram no 1º Encontro Nós Amamos Ubatuba, realizado na última quarta-feira, dia 20, no Beer House. Várias lideranças políticas locais, regionais e estaduais também compareceram, entre elas, o Presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, Walter Hayashi, Gislaine Tadeu Silva, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e o Membro da Executiva Estadual do PSDC, João Luis Araújo Neto.O objetivo foi fortalecer muito mais as parcerias entre o presidente da Câmara Municipal, Rogério Frediani (PTB) com os bairros, (que são atendidos há muito tempo por ele) e outros que sempre o apoiaram. Todos os presentes parabenizaram e homenagearam Frediani pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo. “Vim dar meu apoio ao amigo Rogério que com sua transparência têm conquistado a todos”, disse João Luis. “Este encontro é a prova da confiança que ele transmite a comunidade ubatubense e a todos nós”, afirmou Walter Hayashi. Dr. José Nélio de Carvalho, Nélia de Carvalho Caneschi e Dra. Dilei de Brito também manifestaram seus apoios.

Nélia lança campanha preventiva do Câncer de Mama

Ubatuba - A sócia gerente da Rádio Costa Azul, Nélia de Carvalho Caneschi esteve na última terça-feira, dia 19, no programa Espaço Aberto, apresentação de Ednelson Prado contando sua luta contra o câncer de mama. A intenção é de auxiliar mulheres quanto a prevenção.
Para isso o site www.nelinha.com.br  (que está em fase de construção) terá dicas, orientações sobre os diversos tipos de nódulos, métodos preventivos, etc. Nélia descobriu que estava com uma secreção no seio direito após fazer uma mamografia, uma ultrasonografia e uma biópsia. Durante a entrevista as amigas Mia Mafalda (regional sul) e Silvia Issa (secretaria de educação) ligaram para a rádio e a parabenizaram pela coragem de expor seu problema, pela garra de enfrentá-lo e pela consciência de que mesmo doente pode alertar outras mulheres quanto ao risco. “Apesar de tudo que estou passando a cura existe e me sinto abençoada por Deus e quero ajudar outras pessoas que estão enfrentando isso”, afirmou. O amigo Rogério Frediani, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba foi a emissora para dar seu apoio. “Parabéns a Nélia por levantar essa bandeira tão importante. No mês de julho as mulheres do bairro do Perequê-Mirim, através de um abaixo assinado entregue a Câmara, solicitaram um médico ginecologista para o posto de saúde local.
Entramos em contato com o secretário de saúde, Dr. Carlos Fragnan que prometeu atender a solicitação. Eu acredito que ele e sua equipe irão conseguir atender melhor as necessidades do município apesar de todas as dificuldades que essas mulheres enfrentam para conseguir realizar esses exames”, concluiu. Atualmente cerca de mil e quinhentas mulheres estão aguardando para fazer o exame de mamografia. Segundo o secretário 250 deles serão feitos por mês para atender a grande demanda.

Carta do Leitor Topo

Boato na Internet - Recentemente foi diculgado pela Internet e em alguns jornais de circulação local, matéria jornalística que teria sido divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo em 27 de julho p.p., afirmando o risco que a população do litoral Norte está sendo submetida devido ao consumo de água de côco contaminada com Trypanosoma cruzi, agente transmissor da Doença de Chagas. Frente à notícia informamos:
Com relação à reportagem fomos informados pelo jornal "Folha de São Paulo" de que não foi publicada nenhuma matéria referente ao assunto no dia 27 de julho.
Com relação à matéria que está sendo divulgada , esclarecemos:
1 - Não existem registros sobre ocorrência de doença de chagas na região do litoral norte;
2- A doença de chagas, nome usual da "tripanosomíasis americana" é causada pelo agente etiológico Trypanosoma cruzi, protozoário, transmitido por vetores infectados da família Reduviidae (barbeiros),sub-família Triatominae especialmente várias espécies dos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus. A transmissão ocorre pela entrada do protozoário através da pele, após contato com as fezes do triatomídeo infectado, que defeca ao picar o ser humano e este ao coçar a pele, lesando-a, possibiliota a penetração do protozoário na corrente sanguînea.Outra forma de infecção é por meio de transfusão de sangue a partir de sangue contaminado, ou também por transmissão transplacentária.
3- Apesar de uma espécia de vetor hematófago da espécie Rhodinius habitar coqueiros e transmitir a doença de chagas, ele não ocorre em nossa região e mesmo que houvesse e estivesse infectado pelo Trypanosoma cruzi, não haveria a possibilidade de transmissão da doença de chagas por meio da água de côco.
4- Outro equivoco no texto que está circulando pela NET é informar que o coqueiro possui baixa imunidade, tendo em vista que plantas não possuem sistema imunológico que o protegem de doenças.
5- O Dr. Gonçalo é secretário municipal de Saúde de São Paulo e não do Estado como informa a matéria. O nome do Secretário Estadual de Saúde é o Dr. Barradas Barata.
Assim, a reportagem que está sendo veículada pela imprensa escrita e NET não deve ser considerada, servindo apenas para confundir e alarmar a população em geral.
Atenciosamente,

Engª Denise Maria Elisabeth Formaggia
Diretora Técnica do Núcleo Regional de Saúde de Caraguatatuba - DIR XXI
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo


Democracia sim! mas...RESPONSÁVEL - Temos lido inúmeros elogios a este espaço que tem proporcionado as pessoas exporem suas idéias e fazerem suas criticas. Muito bom. Pena, que algumas delas não sabem bem o que quer dizer " espaço democrático" e passam a deturpá-lo com ofenças gratuitas, sem fundamentos e despropositadas. A estas, em nome do respeito devido (e porque não, até daquela educação simples, de "berço") ás pessoas e ás instituições, peço que procurem o "lugar adequado" ( que, seguramente, não deve ser aqui) para suas manifestações. Para outras, peço a gentileza e sugiro que antes de expressarem seus argumentos, idéias e pontos de vista, que se interem ou aprendam sobre o assunto. Nada pior do que manifestar-se ( positiva ou negativamente) sobre quem e, sobre o que não se conhece. Deixo um alerta aos desavisados que a democracia não é um regime constituido apenas de direitos.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Torres com Antenas Transmissoras - Agradecemos a publicação da matéria "Moradores criticam instalações de antenas de telefonia celular" no Litoral Virtual, de 08.08.2003. Este é mais um movimento organizado da ONG NATUREZA & CIÊNCIA ECOLÓGICA, com base na grande discussão mundial em torno das consequências provocadas pela radiação emitida das antenas transmissoras em prejuízo da saúde pública e do meio ambiente.
Relativamente ao Litoral Norte do Estado de São Paulo, a ONG mantém o compromisso de trabalhar para reduzir as causas da degradação ambiental, que comprometem a qualidade de vida e geram doenças, lembrando que uma pesquisa feita pelo "Jornal Folha de São Paulo" apontou o índice de 300% de crescimento da ocupação rural e da população na região.
Após o sucesso obtido pela nossa ONG impedindo a instalação e operação de uma poderosa torre de telefonia celular das multinacionais Tim Celular e Portale São Paulo S/A, em local impróprio na esquina da Av. Rio Grande do Sul e Rua Mato Grosso, Ubatuba, SP, e a oportuna publicação da Lei Municipal nr. 2346, de 09.05.2003, aquelas operadoras voltaram a dar um péssimo exemplo de civilidade, demonstrando que estão mais interessadas em seguir as regras do capitalismo cruel, desumano e irresponsável, ao instalar uma outra torre móvel com antenas transmissoras na Av. Liberdade esquina da Rua Amaral Viana, com os seguintes agravantes:
- ao lado de duas escolas (Escola de Educação Infantil e Fundamental CRIAR-TE com 130 crianças/dia entre 0 a 7 anos, e Colégio TABA - Centro
Escolar com 400 alunos/dia);
- em frente a uma Clínica de Saúde com atendimento de 100 pacientes/dia em várias especialidades;
- próximo ao aeroporto, contrariando o art. primeiro da Lei Federal nr. 8919, de 15.07.1994, "que exige a observância aos preceitos relativos às zonas de proteção de aeródromos, heliportos e de auxílio à navegação aérea".
- a falta de projeto construtivo e alvará de construção, sem qualquer tratamento paisagístico, estético e urbanístico, nos moldes da Lei Municipal nr. 711, de 14.02.1984, e Lei Municipal nr. 1766, de 19.11.1998.
Instituições de Pesquisas, nacionais e estrangeiras, vem alertando sobre os perigos da radiação não-ionizante sobre crianças e adolescentes em razão do organismo em formação, além de idosos, doentes e convalescentes. A nossa ONG pesquisou, organizou e consolidou diversas matérias nacionais e estrangeiras contendo fatos, reportagens e dados, e as disponibilizou no website www.natureza.org.br / Antenas Transmissoras (histórico do movimento, reportagens de terceiros e links de Órgãos e Instituições de Pesquisas).
Contém, também, o link "Reportagens da ONG Veiculadas nos Meios de Comunicação".
Atualmente, estamos trabalhando na Câmara Municipal para aprovar as nossas onze propostas contendo inclusões e alterações de artigos à Lei Municipal nr. 1766, de 19.11.1998, objetivando uma lei moderna, forte, restritiva e punitiva para impedir as arbitrariedades cometidas pelas operadoras e concessionárias de antenas transmissoras, e proporcionar tranquilidade e segurança para a população e o meio ambiente.
Na Câmara Municipal, temos recebido um grande apoio do Presidente, Sr. Rogério Frediani, e de um grupo de vereadores solidários, todavia, preocupados com forças contrárias que venham pressionar a aprovação de um Projeto de Lei favorecendo os interesses das operadoras e concessionárias de antenas transmissoras, gostaríamos de levar à população a relação NA ÍNTEGRA das 11 (onze) propostas da ONG NATUREZA & CIÊNCIA ECOLÓGICA (arquivo em anexo), a título de conhecimento, cultura, precaução e fiscalização.
Lamentavelmente, nenhum dos jornais publicou as 11 propostas e contamos com a bom senso do Litoral Virtual.
Inexplicavelmente, nehum dos jornais publicou o endereço e telefone da nossa ONG para contato: NATUREZA & CIÊNCIA ECOLÓGICA - Rua Maranhão nr. 308, Centro, CEP 11680-000, Ubatuba, SP Tel./Fax (12) 3833-8899. Projetos e programas de meio ambiente, educação e saúde (Consultório Odontológico).
A natureza, o meio ambiente e a população do Município de Ubatuba agradecem.

Lincoln Bastos
Diretor Presidente da Natureza & Ciência Ecológica
Ubatuba, SP


Proteção do Meio Ambiente - Senhores administratadores de Ubatuba, está é mais uma vez, que venho utilizar este espaço para comentar com o intuito de agregar idéias sobre a proteção do meio ambiente de Ubatuba, como sabemos 80% da mata atlântica da região é protegida por lei e as autoridades tem que tomar as providencias para que essa lei seja respeitada. Recentemente foi feito um levantamento das áreas que foram invadidas e que são reconhecidas como área de risco para a população, será que a prefeitura não poderia aproveitar esse trabalho e demarcar as áreas como área de preservação ambiental.
Sabemos que a tarefa de vigilância sobre as áreas protegidas não é fácil, entretanto a prefeitura através da Secretaria do Meio Ambiente poderia criar um vinculo com as Associações de Bairros e elaborar um plano de proteção ambiental, para isso, seria necessário a Secretaria do Meio Ambiente abrir um espaço para contato direto entre os representantes das associações e a Secretária do Meio Ambiente. Torna-se necessário mapear os pontos onde estão devastando a mata atlântica e demarca-las como área de proteção ambiental.
Foi publicado pelo litoralvirtual em 01 de julho deste ano a denúncia da devastação que vem ocorrendo no Bairro do Perequê Mirim, a mais de 2 anos, e nenhuma providencia foi tomada para impedir o prosseguimento das ações devastadoras, por parte dos órgãos competentes.
O que podemos Fazer? Com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Ambiental e moradores representados pelas Associações de Bairros criar um plano para:
1- Mapear as áreas de preservação ambiental invadidas.
2- Demarcar ao redor da área invadida como área preservada, para que nenhum outro invasor corte arvores nativas da mata atlântica.
3- Verificar documentação da área.
4- Validar documentação da área.
5- Caso não exista documentação, aplicar a lei.
Levando-se em consideração o lado social, não estou sugerindo a remoção dos invasores e sim criar um mecanismo para que a devastação da mata não continue. As associações de Bairros poderia trabalhar com ações de preservação da mata e de rios, auxiliando a Secretaria do Meio Ambiente e a Polícia Ambiental. Unidos conseguiremos não só preservar o que ainda temos mas também recuperar mata, rios e praias de Ubatuba.

Pascoal Spinelli
Ubatuba, SP


Foto do Dia Topo

Ubatuba

No Itaguá © Natto

No Itaguá
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor