Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 27 de agosto de 2003 - Nº 853 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Estado lança folhetos sobre cidades do Vale e Litoral
Conferência das Cidades será na sexta
Fórum Legislativo pelas Águas será realizado na próxima semana
Só Ubatuba não atingiu meta da 2ª fase da vacinação no Litoral


Caraguatatuba:
Prefeito de Caraguá participa de encontro do PSDB em São Paulo
Pilotos de bicicross se destacam na 7ª Etapa do Paulista
Caraguá sedia mais um Torneio de Pesca
Aluno do EJA com deficiência visual é recebido na rádio Oceânica
Dia da Família na Escola traz integra pais e alunos
CEI Ipiranga destaca a importância do Soldado
Crianças se conscientizam as ações do Corpo de Bombeiros
"Independência e Paz" será tema de desfile cívico em Caraguá
Saúde vai manter UBS até às 20 horas
Mulher é encontrada morta em Caraguá


Ilhabela:
Prefeitura entrega dois trechos da ciclovia Cisne Branco
Comemorações de aniversário de 198 anos de Ilhabela
3ª etapa do Circuito de Vela do LN e Vale do Paraíba
Secretaria de Turismo firma convênio com Marinha e Embraer
Obra de interligação de rede beneficia 90% da população
Abertura do Salão de Artes Waldemar Belisário
Sequestro deixa 2 famílias reféns


São Sebastião:
Marinha apreende 4 embarcações de "pesca esportiva" em Alcatrazes
Projeto prevê novas linhas de duto no píer do Tebar
Meio Ambiente municipal paralisa serviço da prefeitura no Pontal
Morador reclama de atendimento na OAB de São Sebastião
Reforma do Centro de Controle de Zoonose é concluída em Maresias
Desmarcada a vinda do Governador a São Sebastião
Prefeitura entrega instrumentos para fanfarra estudantil


Ubatuba:
Setur investe na formação profissional para a geração de 850 empregos
Ubatuba ganha o primeiro grupo de 138 Monitores Municipais de Turismo
Turista desaparece ao pescar na costeira da praia de Caçandoca
Ladrão desiste do roubo no meio e é preso pela Guarda Municipal
Dupla é presa após roubar pela segunda vez o mesmo restaurante
Mutirão de limpeza mobilizará moradores no Perequê Mirim
Pirão Geral mais uma vez


Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

Estado lança folhetos sobre cidades do Vale e Litoral

Litoral Norte - A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo lançou dois novos folhetos de orientação ao turista. Os novos folhetos divulgam dois roteiros denominados "Circuito Costa Verde" e "Circuito das Montanhas", que respectivamente mostram as atrações turísticas das cidades do Litoral Norte e da Serra da Mantiqueira.
Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião formam o "Circuito Costa Verde". Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal fazem parte do "Circuito das Montanhas".
Além de informações históricas das cidades, os folhetos trazem a localização das principais atrações turísticas. O material é ilustrado com mapas e fotos e incrementado com informações de prestação de serviços --o turista recebe dicas de telefones e endereços eletrônicos das secretarias de turismo dos municípios e os meios de transporte, além dos principais acessos pelas rodovias e as ruas e avenidas mais importantes das cidades.
Os folhetos foram lançados em português e espanhol e são distribuídos gratuitamente nos Postos de Informações Turísticas da Secretaria e em eventos e feiras do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). (Fonte: ValeParaibano)

Conferência das Cidades será na sexta

Litoral Norte - A Conferência Regional das Cidades será realizada na próxima sexta-feira, em Caraguatatuba. O objetivo é definir os delegados e os temas visando a participação na 1ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, em outubro.
Na última segunda-feira, representantes das quatro prefeituras e da sociedade civil organizada do Litoral Norte se reuniram, na Câmara em Caraguatatuba, quando foi definido um grupo de trabalho que conduzirá a organização da região.
O secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, explica que o grupo de trabalho é composto por 12 pessoas, oito delas representantes da sociedade civil e quatro dos poderes públicos (prefeituras e câmaras).
Este grupo deverá organizar a proposta de escolha dos 21 delegados que irão representar o Litoral Norte na Conferência Estadual das Cidades. É neste evento que serão escolhidos cerca de 200 delegados de todo Estado para a conferência nacional em Brasília.
O grupo de trabalho também deve preparar o Litoral Norte em termos dos temas que serão apresentados, assim como os expositores na Conferência Regional das Cidades.
O local e horário ainda serão divulgados. É deste programa que sairão os delegados e os assuntos a serem apresentados na conferência estadual, objetivando garantir vagas no evento nacional.
Entre os 21 delegados do Litoral Norte a serem escolhidos, seis devem ser Caraguatatuba, seis de Caraguatatuba, seis de Ubatuba e três de Ilhabela, sendo 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 do poder público. Ilhabela terá menos representantes porque é cidade com menos de 50 mil habitantes.
Os temas referentes ao Litoral Norte devem estar relacionados às necessidades de investimentos à região. Todos os Estados terão suas reuniões internas para delegar pessoas que apresentem as propostas na conferência federal. (Fonte: Imprensa Livre)

Fórum Legislativo pelas Águas será realizado na próxima semana

Litoral Norte - O Fórum Legislativo pelas Águas do Litoral Norte será realizado no próximo dia 28, a partir das 18h30, no Ceprolim, em Caraguatatuba.
O evento, organizado pelo CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), visa definir o texto final do projeto de lei para a criação da Agência de Bacias do Litoral Norte, vinculada ao CBH-LN.
Durante o fórum, vereadores das quatro cidades da região discutirão o texto do projeto de lei, que terá de ser igual em todas as cidades da região.
A Agência de Bacias tem o objetivo de profissionalizar os trabalhos do CBH-LN para que sejam mais dinâmicos e eficazes. Cada município disporá recursos para a manutenção da agência, a ser formada por profissionais contratados via concurso.
O CBH-LN tem o objetivo básico de proteger os mananciais da região para a garantia da qualidade do abastecimento à geração atual e futura.
Um dos assuntos que a Agência de Bacias também poderá definir critérios para a cobrança pelo consumo da água na região. Projeto de lei estadual, que versa sobre este assunto, está em tramitação.
A cobrança seria sobre os maiores consumidores de água, como indústrias e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). (Fonte: Imprensa Livre)

Só Ubatuba não atingiu meta da 2ª fase da vacinação no Litoral

Litoral Norte - Com 91,02%, correspondente a 6.758 crianças de 0 a 5 anos vacinadas, Ubatuba foi a única cidade do Litoral Norte que não atingiu a meta estadual de vacinar 95% das crianças na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Poliomielite, que foi realizada neste último sábado em todo Brasil.
Caraguatatuba vacinou 7.533 crianças, atingindo a meta de 95,2%. São Sebastião vacinou 6.583 crianças, somando 104,74% da meta superada. Ilhabela vacinou 2.470 crianças, superando a meta em 105%.
Somente em Ubatuba, a campanha foi prorrogada até a próxima sexta-feira, por não ter atingido a meta, como aconteceu na primeira fase da campanha realizada no último dia 14 de junho.
A responsável pela estatística da Vigilância Sanitária de Ubatuba, Patrícia Machado Sanches explicou que a importância da campanha nacional é no sentido de erradicar o vírus selvagem da pólio, que desde 1988 não está em circulação no Brasil, mas que com a participação na campanha, o vírus vacinal ‘vence a concorrência’ e mantém a inexistência da doença no país.
No total, uma criança toma cinco doses de vacina oral contra a poliomelite, respectivamente aos dois, quatro e seis meses de idade, depois com um ano e três meses e por último aos cinco anos.
“Só assim se garante que a criança estará imune a pólio, porque esta é uma doença de fácil propagação”, garante a enfermeira Lara Kayanoki, na Vigilância Epidemiológica de Ilhabela.
Segundo a enfermeira Eliane, da Vigilância Epidemiológica de Caraguá, 95 profissionais estiveram envolvidos na segunda fase da campanha nacional, que contou com 15 postos de vacinação, entre postos de saúde e escolas municipais. Ela acrescenta que em época de campanha até crianças com febre são vacinadas, porque a vacina não tem contra indicação.
“Como a vacina está disponível nos Postos de Saúde de todas cidades do Litoral, quando a mãe reclama de febre às vezes evito aplicar a vacina, mas em época de campanha temos que vacinar todos, para garantir o resultado”.
São Sebastião foi a cidade que teve o maior número de pessoas trabalhando na campanha, somando 330 profissionais da saúde, espalhados em 36 locais de vacinação.
Em locais de difícil acesso a vacinação das crianças cadastradas pela Secretaria de Saúde aconteceu com o uso de unidades móveis. A meta foi superada porque os turistas que estavam no Litoral também lembraram da campanha, levando seus filhos para vacinar.
Dados do Brasil e do mundo - No Brasil, o último caso de pólio aconteceu em 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Já em São Paulo, o último caso foi na cidade de Teodoro Sampaio em 1988.
As principais incidências da pólio acontecem atualmente em países submetidos a conflitos e guerras civis. Em 2002, 85% dos casos de poliovírus selvagem ocorreram na Índia, Nigéria, Paquistão, totalizando 1920 ocorrências, exatamente 483 casos a mais do que no ano anterior. O estado indiano de Utta Pradesh corresponde a 60% dos casos do ano passado.
O auxiliar de enfermagem, Elizelto dos Santos explica que há também os países endêmicos, como Afeganistão, Egito, Somália, e outros onde as campanhas não são regulares, como em toda a Europa e a América, que não apresentam casos de poliomielite. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Prefeito de Caraguá participa de encontro do PSDB em São Paulo

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva participou de uma reunião do PSDB em uma casa de espetáculos em São Paulo, na última segunda-feira, dia 25. Estiveram presentes ao encontro 258 prefeitos, todos os deputados federais e estaduais, e a grande maioria dos vereadores do partido. Tucanos ilustres como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Presidente Nacional do PSDB, José Anibal, e o ex-senador José Serra se pronunciaram no evento.
Os objetivos do encontro foram discutir planos do partido para a realização de uma oposição construtiva e também a Reforma Tributária, mais especificamente, a maneira com que o governo federal vem tratando o assunto. Além disso, também foram enumerados, na reunião, os projetos do PT que ainda não saíram do papel. O evento comemorou também os 15 anos de fundação do PSDB.
Ao final da reunião, foi escrita a Carta dos Prefeitos, uma espécie de relatório dos assuntos tratados.
Segundo o documento, os municípios governados pelo partido em São Paulo vão trabalhar com a bancada federal pela não aprovação da atual proposta da Reforma Tributária. (Fonte: PMC)

Pilotos de bicicross se destacam na 7ª Etapa do Paulista

Caraguatatuba - A equipe de bicicross de Caraguatatuba participou da 7ª Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross, realizada na cidade de Sorocaba-SP, no Domingo, dia 24 de agosto. Os vinte pilotos de Caraguá disputaram com pilotos de todo o estado de São Paulo e obtiveram ótimas colocações no campeonato. Confira os resultados: Renie Oliveira, 7 anos, Expert, 2º lugar; Bruna Cruz, Feminino 7/9 anos, 2º lugar; Edilaine Cruz, Feminino 15/16 anos, 2º lugar; Evandro Castilho, 12 anos, Expert, 2º lugar; Danilo Reis, Novato, 14 anos, 2º lugar; Bruno Spagnol, Novato, 17 anos, 2º lugar; André Cortes, Expert, 8 anos, 3º lugar; Julia Cruz, Feminino, 7/9 anos, 3º lugar; Carolina Spielkamp, Feminino 15/16 anos, 3º lugar; Murilo Sapgnol, Expert, 12 anos, 3º lugar; Marcos Conceição Cruizer, 25/29 anos, 3º lugar; Walece Araujo, Novato, 14 anos, 3º lugar; Maurício Molinaro, Novato, 15 anos, 3º lugar; Willian de Paula, Novato, 16 anos, 3º lugar; Rafael Melo, Expert, 16 anos, 3º lugar; Derli Bueno, Cruizer, 35/39 anos; Acácio Nonato, Cruizer, 19/24 anos, 6º lugar e 8º lugar na Expert; Paulo Cesar -Fi, Elite Man, 8º lugar; Alexandre Lima, Novato, 16 anos, 8º lugar. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia mais um Torneio de Pesca

Caraguatatuba - A Federação Paulista de Pesca e Lançamento está promovendo com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, mais um Torneio de Pesca, na praia de Massaguaçu. Trata-se do 8º Gipassem 2003, um campeonato da Associação dos Servidores Municipais de São José dos Campos. As provas acontecem no dia 6, das 13h30 ás 18h30 e, no dia 7, das 7 às 11h30. (Fonte: PMC)

Aluno do EJA com deficiência visual é recebido na rádio Oceânica

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza diversos projetos nas escolas municipais, entre eles a "Sala de Recursos para DV/DA" (Deficientes Visuais e Auditivos). Prova de que a inclusão é realidade em Caraguá é o exemplo do aluno André Jesus da Silva, de 21 anos, matriculado em EJA - Educação de Jovens e Adultos da EMEF Carlos Altero Ortega, do bairro Morro do Algodão.
O estudante, que é deficiente visual com cegueira total, é atendido pelo projeto e apoiado pela professora especialista em DV, Maria Aparecida Souza. Segundo a educadora, as atividades de André são realizadas através de leitura e escrita em Braile, e a Secretaria Municipal de Educação possui os recursos necessários, inclusive a máquina para escrita em Braile, para que os alunos com deficiências visuais tenham a mesma chance que os demais alunos da rede, de grandes perspectivas para o futuro.
A educadora disse ainda que o setor de Informática da SME está tentando providenciar um teclado em relevo, para que estudantes como André tenham chances de freqüentar as aulas de informática, que acontecem nos laboratórios de informática das unidades escolares da Prefeitura de Caraguá.
Neste mês, André teve outra grande surpresa. Com o auxílio da professora e acompanhado pela representante da SME, Kátia Di Giaimo, realizou o sonho de conhecer um estúdio de rádio, onde foi recebido pelo jornalista Roberto Espíndola e equipe de locutores da emissora.
No local, além de conhecer o mecanismo que leva uma emissora ao ar, o aluno do EJA pôde ter outro sonho realizado, o de cantar ao vivo, para os ouvintes da rádio e ter sua música gravada em cd, o qual pôde levar para casa como recordação da visita. O estudante foi presenteado pelo jornalista Roberto Espíndola, com um rádio de pilha para poder acompanhar a programação a emissora diariamente. (Fonte: SME/PMC)

Dia da Família na Escola traz integra pais e alunos

Caraguatatuba - O Dia Municipal da Família na Escola foi comemorado nesta terça-feira, 26 de agosto em todas as escolas da rede municipal de Caraguá. A data, celebrada pela segunda vez neste ano teve como principal objetivo trazer os pais de alunos e integrantes da comunidade para dentro dos portões das escolas, para participar de atividades que integram pais e alunos, proporcionando à família entender, opinar e participar das rotinas escolares e dos projetos pedagógicos que fazem parte do dia-a-dia dos alunos de toda a cidade.
As escolas municipais se organizaram internamente para a realização de atividades diversificadas, de acordo com a realidade de cada região. Houve recreação, parcerias com outras Secretarias, gincanas, trabalhos de artes plásticas, brincadeiras, exposições, e muitas outras atividades.
No CEI Rio do Ouro, as atividades foram divididas em grupos por idade, e realizadas atividades com pintura, argila, entre outros. No CEI Olaria, por meio de uma parceria com a seção de Zoonose da Secretaria Municipal de Saúde foi realizado um trabalho de prevenção contra a esquistossomose e no Cei Ipiranga foi realizada uma palestra com a psicopedagoga Telma Maria Evangelista Pinto com o tema "Aprendizagem e Agressividade", além de apresentações de música, artes e trabalhos com massinha, dobraduras, entre outros.
Na Emef Rio do Ouro (Bernardo Louzada), houve a exposição de trabalhos dos alunos sob o tema Família e Escola, e em todas as unidades escolares do município, acontece a 1ª Expo Educativa, nos laboratórios de informática.
Para esse trabalho os pais de alunos foram convidados a participar de aulas e conhecer de perto como são desenvolvidas atividades com o computador, através de um programa onde são montadas aulas específicas para os alunos, com matérias como Português, Matemática, Ciências, e outros temas importantes.
Assim como no 1º semestre, o Dia da Família da Escola mais uma vez foi um sucesso na cidade. A Secretária de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos visitou várias unidades escolares para conferir de perto a participação da família na escola - datas como essas são uma das formas utilizadas pela SME junto à Administração Municipal que visam tornar a escola um espaço participativo e ainda mais democrático.
Dados: A Educação de Caraguá possui hoje 24 Escolas de Ensino Fundamental das quais 21 possuem 1ª a 4ª séries e três de 1ª a 8ª séries, e ainda 9 CEI's - Centros de Educação Infantil, administrados através de um convênio com a Fundação Orsa, e mais dois convênios com as creches MeiMei e Soaproc, totalizando um atendimento a 16 mil alunos, incluindo Educação de Jovens e Adultos e Telecurso. A cidade, que iniciou o processo de municipalização em 1997, atende toda a demanda em Ensino Fundamental e eliminou neste ano o déficit em Educação Infantil, com a abertura de três novos CEI's nos bairros Travessão, Morro do Algodão e Olaria. (Fonte: SME/PMC)

CEI Ipiranga destaca a importância do Soldado

Caraguatatuba - O Centro de Educação Infantil "Messias Mendes de Souza", do bairro Ipiranga, que funciona através de um convênio entre a Fundação Orsa e Prefeitura de Caraguatatuba, realizou nesta segunda-feira 25 o projeto "Soldado no CEI", em comemoração ao Dia do Soldado, festejado em 25 de agosto.
O projeto "Soldado no CEI" teve como objetivo mostrar o reconhecimento sobre a importância dos soldados para a segurança da comunidade e o respeito à profissão.
Entre as atividades trabalahdas com os alunos de zero a 6 anos a equipe do CEI destacou o incentivo ao respeito pelos oficiais e a importância deles na organização e segurança da cidade. Os alunos puderam ainda conhecer os vários tipos de soldados, desenvolvendo o raciocínio e a criatividade. Para os alunos de EMEI (de 4 a 6 anos) foram realizadas atividades de leitura e escrita utilizando estratégias como música, caça-palavras, liga-números, artes e escrita espontânea.
Durante a realização do projeto o CEI recebeu a visita da Polícia Militar que na ocasião levou junto o leãozinho, que é o símbolo do PROERD. (Fonte: SME/PMC)

Crianças se conscientizam as ações do Corpo de Bombeiros

Caraguatatuba - As crianças de Maternal e Nível I do CEI Messias Mendes de Souza - Ipiranga, unidade administrada através de um convênio entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa, visitarão o Corpo de Bombeiros em Caraguatatuba nos dias 28 e 29 de agosto. O passeio é resultado de um projeto de conscientização chamado "Crianças e o Bombeiro", sobre a prevenção de acidentes em geral.
O objetivo do trabalho e fazer com que os alunos de 4 e 5 anos reconheçam a importância de prevenir acidentes e possam identificar a figura do Bombeiro como oficial atuante na prevenção a acidentes, salvamento e combate a incêndios. Com essa atividade a equipe do CEI pretende desenvolver nos alunos a atenção, influenciando assim na formação deles como cidadãos e despertar também o espírito de coletividade. (Fonte: SME/PMC)

"Independência e Paz" será tema de desfile cívico em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá comemora 7 de setembro com o desfile cívico "Independência e Paz". O evento, que todo ano leva entidades e escolas para a avenida, contará neste ano com a participação de 4 mil pessoas.
A temática sobre a Paz surgiu pela necessidade em buscar a Paz, realizando atos que possam disseminá-la, já que atualmente impera no mundo violência, desrespeito aos Direitos Humanos, abandono de crianças e idosos, conflito entre povos, guerras e tragédias noticiadas pelos jornais, ou as quais assistimos todos os dias, de diferentes maneiras.
A Paz, de acordo com a Secretária Municipal de Educação, foi a forma mais tranqüila de protestar contra todas as formas de violência. Ao invés de discutir a guerra, a morte, a proposta às escolas e entidades participantes foi entrar na avenida cultuando a Paz, e é por esse motivo que, embora 7 de setembro seja o dia do grito "Independência ou Morte", a idéia é não citar as situações conflitantes e, assim, mostrar uma visão atual da data buscando a "Independência e Paz" - tema do desfile.
Para buscar essa política de Paz, celebrando-a numa data histórica para o Brasil, Caraguá, que teve em 2002 o tema "Terra de Vitórias", vem trazendo esse novo tema, dividindo os 4 mil participantes num desfile que será composto por três grandes blocos.
O primeiro grupo a entrar na avenida terá como tema "Nasce a Paz", o segundo desfilará com a temática "Constrói-se a Paz" e o terceiro grupo finalizará o desfile com o tema "Mantém-se a Paz". Segundo a organização do desfile, que tem a realização da SME, a idéia é fazer uma apresentação mais ágil e rápida, com menos tempo de duração. Outra novidade é que neste ano, o evento volta a acontecer na avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá, que teve seu trecho duplicado e possibilitará o trânsito sentido cidade-bairro durante a realização do desfile (que em 2002 foi realizado em frente a Praça de Eventos), previsto para iniciar às 9h.
Em razão do manifesto pela Paz, todos os participantes estarão com trajes brancos, inclusive a equipe organizadora, composta por funcionários da SME. Atuarão também no evento órgãos como Ditran, Defesa Civil, além da Secretarias Municipais. O desfile seguirá a seguinte ordem:

Bloco I - Nasce a Paz
Batedores
Banda Municipal Carlos Gomes
Centros de Educação Infantil
Creche Santo Antônio
Creche MeiMei
EMEI
APAE
Centro Educacional Curumim
Jardim Escola Casulo
Escola de Educação Infantil Arco Íris
Centro Educacional AMA

Bloco II - Constrói-se a Paz
EMEF's dos bairros
Pegorelli
Perequê-Mirim
Porto Novo
Morro do Algodão
Poço da Anta
Jaraguazinho
Indaiá
Rio do Ouro (Aída Grazioli e Bernardo Louzada)
Estrela D'Alva
Travessão
Barranco Alto
Tinga
Tabatinga
Poiares
Martim de Sá
Canta Galo
Casa Branca - Oswaldo Ferreira
Massaguaçu (Benedito Inácio Soares)
Casa Branca - (Benedita Pinto)
Getuba
Massaguaçu (Benedito Miguel Carlota)

Bloco III - Mantém-se a Paz
EE Antônio Alves Bernardino
EE Colônia dos Pescadores
EE Ângelo Barros de Araújo
EE Maria Esther Dutra Damásio
EE Antonio de Freitas Avelar
EE Thomaz Ribeiro de Lima
EE Ismael Iglesias
EE Benedito Paes Sobrinho
EE Alcides de Castro Galvão
Colégio Nova Geração
Colégio Objetivo
Colégio e Faculdades Módulo
Colégio Sigma
Colégio Tableau
Gelaf Escola de Futebol
Centro de Conv. 3ª Idade Estrela do Mar
Fundacc / CEVATI
Secretaria de Esportes
85º Grupo de Escoteiros Caraguatá
GAC Albatroz
Bombeiros Mirins
Frotas:
11º Corpo de Bombeiros
17º Grupamento Marítimo
SSM
Polícia Florestal
Polícia Militar / Proerd
Bandeirante Energia
Sabesp
Associação de Cavaleiros
(Fonte: SME/PMC)

Saúde vai manter UBS até às 20 horas
Pedido do Vereador Aurimar deve virar experiência em 2004

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde colocará em regime de experiência pedido do Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, sobre o funcionamento das UBS (Unidades Básicas de Saúde), dos bairros do Porto Novo e Massaguaçu, até às 20 horas. A afirmação partiu do Secretário Municipal de Saúde, Pedro Norberto dos Santos, durante Prestação de Contas Trimestral da pasta, na tarde de segunda-feira, no Parlamento Municipal.
No seu segundo mandato, o Vereador Aurimar Mansano é Delegado de Polícia Civil licenciado e tem como base de trabalho a Saúde, Educação e a Segurança Pública. Através do Requerimento 71/2002 o Parlamentar iniciou a sua campanha em prol do funcionamento das UBS até às 22 horas.
O objetivo do pedido tem por base a densidade populacional destes bairros, Massaguaçu e Porto Novo, pontos chave das zona norte e sul, respectivamente e o conseqüente número de atendimentos em decorrência disto. Para o Vereador o horário de atendimento padrão, das 8 às 16h30 não é satisfatório nestes locais.
Foi na Sessão de Prestação de Contas que a Secretaria de Saúde do município deu o sinal verde para concretizar as intenções do Vereador. Em determinado momento, quando Aurimar fazia perguntas ao Secretário Pedro Norberto dos Santos, o pediatra emendou sobre a luta do Parlamentar em razão do horário nas UBS, admitindo que fará uma experiência, com o funcionamento até às 20 e não às 22 como propõem o Vereador.
Para Mansano esta é uma das maiores vitórias na Saúde, maior até do que várias conquistas como Presidente da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde no Legislativo. “Estou empolgado. Agora a Secretaria verá que eu tinha razão, pois há movimento para o atendimento médicos nestes bairros. Esta é uma grande vitória, que dará mais conforto e comodidade aos nossos contribuintes”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Mulher é encontrada morta em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Militar encontrou o corpo de Flávia Aparecida Oliveira, 19 anos, na manhã de ontem em um terreno da rua Geralda da Conceição Alves, no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba. Segundo a polícia, Flávia foi morta cerca de seis horas antes do seu corpo ser encontrado. Ela estava com hematomas no pescoço e foi reconhecida por uma amiga. A polícia informou que a jovem não tinha família em Caraguatatuba. Esse é mais uma morte violenta registrada na cidade. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Caraguatatuba foram registrados 21 homicídios em 2002, contra 33 nesse ano, um aumento de 57,14%. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Prefeitura entrega dois trechos da ciclovia Cisne Branco

Ilhabela - A prefeitura municipal de Ilhabela realizará dia 31 de agosto, as 10h30, a entrega oficial dos trechos da ciclovia Cisne Branco do bairro do Perequê, em frente a Praça Elvira Storace, até o Píer do Perequê e do Saco da Capela até a Vila, próximo a Barraca do Samba. O primeiro trecho a ficar pronto, do píer do Perequê até o bairro do Itaguassú, foi inaugurado o ano passado, também durante as comemorações de aniversário. O valor total de 4,5 km de ciclovia, é de R$800 mil. No total, a ciclovia terá 6 km de extensão.
A obra é um convênio entre Prefeitura Municipal e o DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). O projeto desenvolvido pelo secretário de obras, o arquiteto João Marques da Costa e pelo diretor de arquitetura e urbanismo Edélcio Pedro Borba priorizou o respeito pelo meio ambiente. “Nenhuma árvore foi cortada para a construção da ciclovia”, disse o secretário. Segundo ele a obra também foi realizada em concordância com os proprietários de quiosques da área de marinha por onde passa a ciclovia.
A entrega da obra faz parte da programação de comemoração de aniversário da cidade e acontecerá no Píer do Perequê com a presença do prefeito Manoel Marcos e autoridades municipais. O evento também vai contar com um passeio ciclístico e o sorteio de bicicletas. (Fonte: Imprensa Livre)

Comemorações de aniversário de 198 anos de Ilhabela

Ilhabela - A cidade de Ilhabela comemora no próximo dia 3 de setembro seu 198º aniversário de emancipação político-administrativa. Para os dias 30 e 31 de agosto, 1, 2, 3 6 e 7 de setembro a prefeitura municipal preparou uma programação diversificada que inclui eventos esportivos, entregas oficiais de obras, missa e culto evangélico de Ação de Graças além de eventos tradicionais como hasteamento das bandeiras e desfile militar, cívico e estudantil, que acontecem no dia 3.

Programação

30/08 – Sábado
10h – Entrega oficial da reforma do Paço Municipal
11h – 3º Circuito de Vela do Litoral Norte e Vale do Paraíba (optimist, holder e laser)
Largada e chegada: Escola Municipal de Iatismo
15h – Amistoso de Futebol de Campo Veterano
Local: Estádio Municipal “Ferreirão”
Seleção de Ilhabela X Topolândia S. S.
17h – Seleção de Ilhabela X Brasília Caraguá
19h – Culto Evangélico em Ação de Graças
Local: Igreja Assembléia de Deus (Itaguassú)

31/08 – Domingo
10h - Amistoso de Futebol de Campo
Local: Estádio Municipal “Ferreirão”
10h30 – Entrega oficial da Ciclovia (passeio ciclístico com sorteio de bicicletas)
Local: Píer do Perequê
11h – 3º Circuito de Vela do Litoral Norte e Vale do Paraíba (optimist, holder e laser)
Largada e chegada: Escola Municipal de Iatismo
13h – Amistoso de Futebol de Campo
Local: Estádio Municipal “Ferreirão”
Seleção de Ilhabela X Juquiá
19h30 – Missa em Ação de Graças
Local: Igreja Matriz

01/09 – Segunda-feira
8h – Hasteamento do Pavilhão Nacional com a participação da Banda da Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Local: Morro do Engenho D’Água
10h – Entrega oficial da reforma do P.A.S. da Armação
14h – Entrega oficial da Unidade de Apoio nº 01 e da Estação de Tratamento de Esgoto do Hospital Municipal Governador Mário Covas
21h – Abertura do XXVI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário com apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela e do Coral Municipal Celina Pellizzari
Local: Secretaria Municipal da Cultura (Centro)

02/09 – Terça-feira
9h – Entrega do Centro de Referência das Águas (Projeto Cera)
Local: Antiga Usina da Cesp
A partir das 10h – Entrega oficial das obras de pavimentação e rede elétrica em vários bairros da cidade

03/09 – Quarta-feira
5h – Hasteamento das Bandeiras
Local: Praça das Bandeiras (Centro)
9h – Desfile Militar, Cívico e Estudantil
Local: Rua Dr. Carvalho (Centro)
13h – Amistosos de Futebol de Campo
Local: Estádio Municipal “Ferreirão”
Ilhabela X Soccer S. Sebastião (Infantil 88)
14h – Ilhabela X Soccer S. Sebastião (Infantil 89)
15h – Ilhabela X Port. Santista (pré-mirim 91)
15h30 – Entrega de troféus para os Destaques Esportivos 2002/2003
16h – Ilhabela X Port. Santista (mirim 90)
16h30 – 10ª Corrida de Garçons
Largada: Hotel Itapemar
Chegada: Secretaria Municipal da Cultura (Centro)
17h – Amistoso Futebol de Campo Juniores
Ilhabela X São Paulo FC
19h – Sessão Solene
Local: Câmara Municipal de Ilhabela

06/09 – Sábado
10h – XXVII Prova Pedestre “Cidade de Ilhabela”
Largada: Rotatória Barra Velha
Chegada: Secretaria Municipal da Cultura (Centro)
13h – Entrega oficial da Escola Municipal de Guanxumas
19h – Amistoso Vôlei Masculino
Local: Ginásio Municipal de Esportes “Gilson Gomes Pinna”
Ilhabela X São Sebastião

07/09 – Domingo
11h – XV Prova de Canoa Caiçara “Antonio Carlos dos Reis”
Largada: Praia do Perequê
Chegada: Barraca do Samba (Centro) (Fonte: PMI)

3ª etapa do Circuito de Vela do LN e Vale do Paraíba

Ilhabela - Dentro das comemorações de aniversário da cidade, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Diretoria Náutica, promoverão nos próximos dias 30 e 31 de agosto, no centro de regatas da Secretaria de Turismo, a 3ª etapa do III Circuito de Vela Monotipos do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
As classes convidadas serão optimist nas categorias Juvenil, Infantil, Mirim, Feminino e Iniciante; Holder nas categoria A, B, Pré Máster e Iniciante; Laser Standard Máster e Sênior; Laser Radial masculino e Feminino. No dia 30, a largada da primeira regata do dia acontecerá às 13h. No dia 31, a primeira regata do dia acontecerá às 12h. Estão programadas para acontecer seis regatas por dia.
Na classe optimist, participarão 15 embarcações do Projeto Navegar de Ilhabela, cinco do Clube Municipal de Iatismo e quatro da classe holder também do clube, além dos velejadores da flotilha da classe optimist do Grêmio de Vela de Ilhabela. Os velejadores de Ilhabela já estão se destacando no circuito na classe optimist. O velejador Fernando Cardial lidera o circuito na categoria juvenil, no feminino Mariana Rafael Mateus, no iniciante Nicolas de Jesus e no mirim Gustavo Nascimento.
As inscrições poderão ser feitas na secretaria de turismo dia 30 de agosto até às 11h. O valor da inscrição é de R$ 20 reais por tripulante.
O evento tem a realização da Prefeitura Municipal de Ilhabela com apoio da Associação Brasileira da Classe Holder e Grêmio de Vela de Ilhabela. O evento será realizado sob as regras de Regata a Vela – 2001/2004 da I.S.A.F, determinações da F.B.V.M, regras da classe e aviso de regata e instruções de regata. (Fonte: PMI)

Secretaria de Turismo firma convênio com Marinha e Embraer

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, acaba de firmar um convênio com a Marinha do Brasil e a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica – oferecendo uma série de vantagens ao seu quadro social e funcional, tanto os da ativa, como também aos aposentados.
Esta parceria, atingirá cerca de 40 mil pessoas que em sua grande maioria tem condições de nos visitarem e usufruírem de descontos em hotéis, pousadas, lojas e receptivos turísticos.
Segundo com o secretário de turismo Ricardo Fazzini ações de alto impacto como feiras de turismo no exterior, divulgação no interior através do Sebrae já estão sendo planejadas pela prefeitura. “Apesar de menor, este convênio também é importante e deve fortalecer o turismo na cidade ajudando a combater a sazonalidade”, disse Fazzini.
“Esta é uma das formas encontradas para fomentar o turismo em Ilhabela, já que este pacote de ofertas será divulgado entre todos os participantes destas instituições. Certamente, uma boa maioria, irão fazer uso destas vantagens”, comentou o diretor de turismo Alfredo Cyrillo. (Fonte: PMI)

Obra de interligação de rede beneficia 90% da população

Ilhabela - O Prefeito Manoel Marcos esteve nesta semana visitando o início das obras de da Sabesp no Morro do Encantado, início da SP 131 sul. A pedido do prefeito, que em reunião com o superintendente da Sabesp João Carlos Simões e alguns vereadores da cidade, solicitou o início emergencial da obra, a empresa está realizando a interligação da rede adutora de água do sistema de tratamento de água Pombo com o sistema principal. Serão 1550 metros de rede com um custo projetado de R$124 mil. A previsão de entrega é de 60 dias.
Cerca de 90% da população será beneficiada. Segundo a empresa, 25 litros de água serão acrescentados a rede. Com a obra, será equilibrada a pressão da rede distribuidora e preservando, com isso, a cachoeira da Água Branca. (Fonte: PMI)

Abertura do Salão de Artes Waldemar Belisário

Ilhabela - Dentro das comemorações de aniversário de Ilhabela, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza no próximo dia 1º de setembro a abertura oficial do XXVII Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário, quando também será feita a premiação de medalhas por categoria (pintura, desenho, escultura, gravura e instalações) e o grande prêmio Troféu Waldemar Belisário para a melhor obra do salão. Em 2002, o vencedor foi o artista Pauli Gil. 142 artistas estão inscritos com um total de 284 obras, que ficarão expostas na secretaria de 1 a 30 de setembro.
Em 26 anos de existência, o Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário possui características marcantes como reunir um número expressivo de artistas plásticos de todo o estado de São Paulo e de várias regiões do país, descobrir novos talentos, promover talentos já consagrados e renovar as homenagens ao grande artista plástico Waldemar Belisário.
Ainda no dia primeiro, acontece o lançamento da cartilha que inclui toda vida do artista e toda trajetória dos 25 salões Waldemar Belizário. O evento acontecerá na sede da Secretaria da Cultura e contará com a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela e do Coral Municipal Celina Pellizari.
Biografia Waldemar Belisário - Ilhabela tem abrigado, ao longo das últimas décadas, inúmeros artistas, que aqui se estabeleceram em busca de ambiente e temas para suas obras. O pioneiro foi Waldemar Belisário, que aportou à ilha em 1929, para retratar a natureza exuberante a fim de levar à Europa, na viagem-prêmio que ganhara do Governo Federal.
Waldemar já organizara, em São Paulo, a exposição do Palácio das Indústrias de 1922, da qual participaram também Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti e freqüentava o efervescente ambiente intelectual paulistano da época. Nascido em São Paulo, em 20 de setembro de 1895, na Rua Visconde de Rio Branco, filho de Antonio Pellizzari e de D. Fortunata Bicego Pellizzari, italianos, sendo seu pai um grande artista em marchetação e escultura em madeira. Passou parte da adolescência entre Itália, França e Alemanha, onde desenvolveu o pendor para as artes e o convívio com artistas e museus.
Foi discípulo de Ficher Elponse; também de Pedro Alexandrino, no atelier de Tarsila do Amaral, sua irmã de criação, cujos pais eram seus padrinhos de batismo. Em 1916, obteve prêmio pela primeira vez, no Salão Nacional de Artes Plásticas, Rio de Janeiro. Em setembro de 1922, organizou e participou do I Salão Paulista de Artes Plásticas, no Palácio das Indústrias, quatro meses após a Semana de Arte Moderna. Conhecida oficialmente como Primeira Exposição Geral de Belas Artes em São Paulo, foi promovida por um grupo de artistas denominados “pintores de arrabalde”, liderado por Waldemar Belisário e Henrico Manzo, numa forma de contestar suas exclusões da Semana de Arte Moderna.
Daí em diante, expôs em Santos, Porto Alegre, São Paulo; participou de uma histórica exposição conjunta na inauguração da Galeria Domus, com sua esposa Celina Guimarães Pellizzari, Waldomiro Siqueira, Danilo di Prete e Anatol Wladislaw. Ganhou o Prêmio Prefeitura de São Paulo e diversos de aquisição nos Salões Paulistas de Arte Moderna. Participou da I Bienal de São Paulo, em 1952.
Foi membro da Família Artística e do Grupo Santa Helena. Em 1970, realizou exposição na Galeria Seta. Em 1975, convidado por Pietro Maria Bardi, que veio a Ilhabela especialmente para encontrar o amigo, realizou no MASP sua última exposição em vida.
Em quadros de cores muito características, retratou amplamente o nosso folclore, principalmente o de Ilhabela, onde sempre residiu alternadamente desde 1930. Aliás, foi aqui que ele conheceu a também pintora e musicista Celina, com quem se casou.
Sempre participou de todos os movimentos artísticos de São Paulo, juntamente com Di Cavalcanti, Portinari, Clovis Graciano, Tarsila, Bonadei, Mecozzi, em exposições conjuntas e Salões de Arte do Brasil. (Fonte: PMI)

Sequestro deixa 2 famílias reféns
Parentes de dois funcionários da agência do Banespa de Ilhabela passam 10 horas em poder de sequestradores

Ilhabela - As famílias de dois funcionários da agência do Banespa de Ilhabela ficaram 10 horas em poder de uma quadrilha de seqüestradores e foram libertados na noite de ontem depois de uma perseguição policial em São Sebastião. Um suspeito de Santos foi preso e o resgate não foi pago.
Entre as vítimas estavam duas crianças de 2 e 9 anos de idade, uma adolescente e duas mulheres de um gerente e um tesoureiro do Banespa. Ninguém ficou ferido.
As vítimas foram abandonadas amarradas na rodovia Rio-Santos por volta das 20h30 de ontem no bairro Cigarras, em São Sebastião, depois da Polícia Militar perseguir os bandidos. Os suspeitos estavam em uma Saveiro branca e um Monza preto.
Foi mobilizada uma megaoperação envolvendo as polícias Civil, Militar e equipes da Delegacia Anti-Sequestro do Vale do Paraíba e de São Paulo. A polícia cercou a balsa de Ilhabela e até as 22h de ontem fazia rondas em São Sebastião para tentar localizar os seqüestradores.
Apenas um acusado foi preso pela Deas (Delegacia Anti-Sequestro), que seria de Santos. Ao todo seriam 10 bandidos que usaram dois cativeiros para manter os reféns.
Os seqüestradores teriam abandonado as vítimas para conseguir escapar dos policiais militares em uma perseguição em alta velocidade pela rodovia Rio-Santos.
ORGANIZAÇÃO - O seqüestro começou por volta das 22h de anteontem. Em uma ação organizada, a quadrilha sequestrou as família dos funcionários em Caraguatatuba e Ilhabela.
Por volta das 9h de ontem, os bancários foram obrigados a trabalhar normalmente e buscar o dinheiro do resgate na agência, localizada no bairro Perequê, em Ilhabela.
O banco descobriu o seqüestro e acionou a polícia. Os bandidos haviam marcado um contato às 13h para receber o resgate e libertar as vítimas. O contato não foi feito e os bancários viveram uma tarde de angústia aguardando notícias da família.
Equipes especializadas da Polícia Civil foram chamadas para negociar a libertação dos reféns. O acusado preso, cujo nome não foi revelado ontem pela polícia, teria sido detido no final da tarde de ontem antes dos reféns serem libertados.
SEQÚESTROS - Foi o sétimo seqüestro envolvendo agências bancárias este ano na região, sendo o terceiro ocorrido no Litoral Norte.
O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, afirmou que oficialmente foram três casos e os demais foram registrados como roubo qualificado com retenção de vítima.
"Dois seqüestros ocorridos no Litoral foram rapidamente resolvidos e sem pagamento de resgate porque os bancos avisaram a polícia", disse o delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho.
A presidente do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região, Maria de Lourdes de Oliveira, disse que teme o retorno da "onda" de seqüestros a bancários na região.
"Os bancos contribuíram para a construção de um hangar em São José e temos esperança que a vinda de um helicóptero para a região ajude a combater este tipo de crime", afirmou. O Banespa não comentou o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo


Marinha apreende 4 embarcações de "pesca esportiva" em Alcatrazes

São Sebastião - A Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil apreendeu, no último final de semana, quatro embarcações de turismo, no Arquipélago de Alcatrazes. Este é o resultado de uma "operação surpresa" realizada na madrugada de sábado e domingo.
O caso mais grave foi o da lancha Thatati, do Guarujá, que trouxe turistas de Bertioga. Os marinheiros encontraram 15 kg de pescado no interior da embarcação.
De imediato, a Polícia Ambiental foi acionada. Uma viatura aguardou os pescadores no Porto/Dersa, na manhã de sábado. Quatro pessoas foram levadas à Delegacia de São Sebastião para "averiguação de crime ambiental".
O grupo foi liberado logo em seguida. "Os peixes foram capturados próximo à Ilha de Montão de Trigo e não em Alcatrazes, onde só encostamos porque um passageiro estava passando mal", alegou o comandante da Thatati.
No Arquipélago de Alcatrazes, pesca, fundeio, coleta de espécies e navegação são atividades proibidas, conforme regulamentação do Ibama e da Marinha do Brasil. Até ontem, a lancha Thatati e os barcos Sol Nascente, Jocaser, e Koyomaru, com problemas na documentação, continuavam apreendidos no Porto de São Sebastião.
A liberação depende do pagamento de multas. Já o barco de pesca "D’Izabela", que navegava a aproximadamente duas milhas do arquipélago, só foi notificado.
O delegado da Capitania dos Portos, comandante Paulo Rogério de Souza Almeida, falou sobre a fiscalização no fim de semana. "São as chamadas operações inopinado, sem dia ou hora marcada. Que sirva de exemplo para outras pessoas", declarou.
Também houve coleta de lixo, com apoio da empresa Colonial Diver, de Ilhabela. Mergulhadores recolheram garrafas, redes, cabos e latas.
Segundo o delegado, a multa por navegar em Alcatrazes é de R$ 1,6 mil. Os proprietários da Sol Nascente, Koyomaru e Jocaser pagarão mais R$ 900, já que suas embarcações só poderiam navegar próximo à costa e não em alto mar. "Às vezes, o turista que aluga um barco para pescar nem sabe o perigo que está correndo. Estas operações da Marinha em Alcatrazes vão continuar", advertiu o comandante Paulo Rogério. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto prevê novas linhas de duto no píer do Tebar

São Sebastião - A Transpetro, subsidiária da Petrobras em São Sebastião, pretende ampliar a linhas de duto, do píer instalado no Canal de São Sebastião. O projeto, a ser implantado pela Construtora Queiroz Galvão, está em fase de detalhamento, no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), em Brasília.
A obra tem por objetivo aumentar a vazão de petróleo e, assim, reduzir o tempo de carga ou descarga dos navios. Conforme o gerente do Tebar, o engenheiro Luiz Alberto de Faria Franco, a meta principal é diminuir o período em que os navios ficam atracados no píer. Segundo ele, a estadia deve cair de até 40 horas para uma média de 24 horas.
Pelo projeto, serão instalados mais quatro dutos para descarga de petróleo e derivados (gasolina, diesel e querosene), além de mais um para água, destinada à prevenção contra incêndios.
Segundo o engenheiro Rogério Migueis Picado, serão instaladas estacas de concreto para sustentação; a ampliação da ponte será a partir do entroncamento entre os píeres sul e norte. Neste ponto, local de maior profundidade, o estaqueamento deve atingir cerca de 20 metros a partir da lâmina d’água.
Ainda segundo Picado, com as novas linhas será possível uso específico de dutos para produtos claros e para os escuros, o que não é feito hoje. A obra incluirá ampliação de linhas internas do Tebar. O prazo de execução do empreendimento é 18 meses, após o licenciamento ambiental. (Fonte: Imprensa Livre)

Meio Ambiente municipal paralisa serviço da prefeitura no Pontal

São Sebastião - O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Teixeira Filho, determinou, na sexta-feira, a paralisação de serviço na Praia do Pontal da Cruz, realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Teixeira Filho acionou a fiscalização ambiental, depois ser comunicado sobre denúncia do advogado Eduardo Hipolito do Rego. Este declarou a prefeitura retirava areia da praia, próximo ao rancho de pescadores.
Hipolito do Rego, membro do Comdurb (Conselho de Meio Ambiente e Urbanismo) de São Sebastião disse que os maquinários e funcionários eram de particular, a serviço da prefeitura.
“Os funcionários me disseram que a areia era levada para assentamento de bloquetes no aterro da Rua da Praia”, ele afirmou. “Como pode a prefeitura executar este serviço, que é crime?”, criticou.
Teixeira Filho apurou que o objetivo do trabalho na praia era desobstruir a vazão do rio na praia. “Pode ser que retiraram algum excesso, mas a intenção não foi retirar areia da praia”.
O secretário explica que determinou a paralisação do serviço porque era feito sem o conhecimento e acompanhamento dos técnicos municipais em meio ambiente. “Qualquer intervenção na natureza precisa de autorização e acompanhamento para evitar danos ambientais”.
O secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, disse que não poderia falar sobre o caso, porque não tinha conhecimento do que ocorria na Praia do Pontal. Recomendou que o Imprensa Livre ouvisse o diretor da Regional Centro, Moacir Fernandes.
Fernandes afirmou que a denúncia de Eduardo Hipolito do Rego não procede.
“Em qualquer lugar do mundo, todos os rios que deságuam na praia trazem areia e a água fica empoçada por conta da obstrução. A máquina tira esta areia para liberar a passagem da água”.
Segundo ele o material é somente transportado e depositado no aterro da Rua da Praia, e não para assentamento de bloquetes. Declarou ainda que este procedimento ocorre a cada 15 dias.
Eduardo Hipolito insiste que a prefeitura realizava remoção de areia da praia. “Eu vi e isto é crime no município e no Brasil”. Também afirmou que o trabalho de desobstrução do rio precisa de licença ambiental.
O diretor do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais), Renato Herrera, confirma que não existem licenciamentos para remoção de areia de praia, uma vez que a atividade seria proibida.
Também declara que desobstrução de cursos d’água é atividade que, normalmente, depende de licença do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado, mesmo que seja para limpeza do trecho que deságua na praia. (Fonte: Imprensa Livre)

Morador reclama de atendimento na OAB de São Sebastião

São Sebastião - O motorista José Carlos da Silva Maltez, 44 anos, morador de Boiçucanga, está reclamando do atendimento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião e Ilhabela. Ele afirmou ter sido “destratado” pelo presidente da entidade, Luiz Tadeu de Oliveira Prado.
Maltez disse que procurou a OAB, no início do ano, para entrar com representação contra uma advogada de Mogi da Cruzes.
Posteriormente, no dia 29 de junho, voltou ao órgão e obteve a informação de que sua denúncia seria passada à diretoria. “Voltei na última quinta-feira e relatei toda a minha situação. Fui falar com o presidente e ele chamou a polícia, alegando que eu estava alterado.
Me pediu para que esclarecesse tudo de novo, sendo que já tinha feito isso duas vezes. Sou um cidadão brasileiro e acho um absurdo passar por essa humilhação”, desabafou.
José Maltez explicou o motivo da representação contra a advogada de Mogi das Cruzes. “Por causa de um cheque de R$ 240,00 meu nome foi para o protesto. Na época, consegui uma advogada do estado, que ganhou o processo, mas não tirou o cheque. Fui comprar um carro recentemente e vi que tudo estava como antes. Assim, resolvi procurar a OAB”, relatou.
Outro lado - O presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, deu outra versão dos fatos. “Na hora que cheguei vi dois homens berrando. Um deles estava alcoolizado. Fui perguntar o que tinha acontecido e chegaram a ofender as funcionárias. Uma delas estava chorando”, disse Luiz Tadeu.
Segundo o presidente, estes foram os motivos que o levaram a chamar a polícia. “Tendo em vista que estava embriagado e que precisava restabelecer a ordem”, justificou.
Ele afirma que nenhum procedimento contra advogados fica parado. “Temos comissão de Ética e Disciplina que, após análise, encaminha os casos para São Paulo. A reclamação já havia sido encaminhada para o Tribunal de Ética, em julho. Agora, nada justifica uma pessoa embriagada fazer qualquer pleito”, encerrou. (Fonte: Imprensa Livre)

Reforma do Centro de Controle de Zoonose é concluída em Maresias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião finalizou esta semana a reforma do Centro de Controle de Zoonose, localizado no bairro de Maresias, Costa Sul da cidade. A reforma vai possibilitar que o município consiga amenizar o problema causado pelos animais de rua. De acordo com o secretário de saúde, Aldo Conelian, esse projeto ainda não é o definitivo, uma vez que o CCZ que vai atender toda a cidade será construído no bairro do Jaraguá.
Segundo o secretário de serviços urbanos, Ueneri Reich, o prédio que vai abrigar o centro foi totalmente reformado. Além da pintura, sua estrutura foi modificada e novos canis foram construídos, proporcionando melhores condições para os profissionais que irão atuar no local. O Centro está sendo implantado em parceria com a Sociedade Amigos de Maresias, que cedeu o prédio para a utilização da prefeitura.
Conelian conta que o próximo passo para o inicio dos trabalhos em Maresias é definir as metas de atuação. Para isso, ele está se reunindo com os profissionais que irão trabalhar no Centro de Controle de Zoonoze.
“É necessário porque o CCZ não vai conseguir atender de imediato todos os pontos da cidade e por isso é importante priorizar algumas áreas de atuação”. De acordo com Aldo a implantação do centro será acompanhada de uma grande campanha de vacinação e conscientização da população.
“O maior problema da cidade não são os animais abandonados, mas os semidomiciliados, aqueles animais que apesar de terem donos, passam o dia nas ruas”, explica.
Isto porque os animais abandonados possuem baixa resistência e acabam não se reproduzindo, enquanto o semidomiciliado possui grande resistência, e é bom reprodutor. Depois do início do funcionamento do CCZ, será realizada uma campanha chamada ‘De praia em praia’, que irá recolher os animais abandonados em cada bairro.
A Somar cedeu o prédio por quatro anos para a implantação do projeto piloto do CCZ e a Prefeitura ficou encarregada de fazer a adaptação do prédio e manter os funcionários e materiais necessários para o funcionamento do posto. (Fonte: PMSS)

Desmarcada a vinda do Governador a São Sebastião

São Sebastião - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de segurança pública, Saulo Castro de Abreu, desmarcaram a vinda a São Sebastião na quinta-feira, dia 28, porque estarão presentes na cerimônia de chegada dos corpos dos técnicos, que morreram na explosão ocorrida na base de Alcântara, no Maranhão. A cerimônia ocorrerá no CTA, em São José dos Campos.
Com isso, ficam canceladas a inauguração da DIG – Delegacia de Investigações Gerais -, a entrega das oito viaturas para ronda escolar e a inauguração do 4º Pelotão da Polícia Militar em Barra do Una. (Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega instrumentos para fanfarra estudantil

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, entregou na tarde de hoje, terça-feira, 26, instrumentos musicais para a fanfarra da escola Walkir Vergani, de Boiçucanga. Os alunos haviam solicitado o apoio da administração pública municipal para que esta corporação, fundada há mais de 20 anos, não se acabasse por falta de equipamentos.
A fanfarra é composta por 50 alunos com idade entre 10 e 22 anos, além de ex-alunos da escola. Após 15 anos sem novos instrumentos, estes jovens estão recebendo baquetas, talabares, placas, caixas, surdos, fuzileiro, além do instrumento de sopro.
“Esta parceria com os alunos da Walkir Vergani é a conquista de um trabalho que é desenvolvido na escola e que visa a interação entre os estudantes e também com a família”, disse o prefeito. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Setur investe na formação profissional para a geração de 850 empregos
Cursos de capacitação profissional começam nesta segunda-feira

Ubatuba - Na próxima segunda-feira, 1º, terão início os cursos de capacitação profissional que serão realizados na Unitau (Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba). A realização é da Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba e da Unitau que inscreveram para o mês de setembro 303 alunos para os cursos de atendente de lanchonete, camareira e recepcionista. Ainda nesta semana estarão abertas as inscrições para os cursos que serão realizados em outubro. Os cursos de novembro terão as datas e os locais de inscrições previamente divulgadas. O objetivo da Setur é capacitar e formar um banco de dados destes profissionais para a inserção no mercado de trabalho local de 850 trabalhadores ainda este ano. Segundo o secretário Sérgio Carvalho, há uma parceria com a Associação de Proprietários de Quiosques da Praia Grande que irá absorver mais de 300 profissionais na próxima temporada e o setor de hospedagem também estará utilizando este banco de dados para suprir a sua necessidade de mão-de-obra capacitada. Esta iniciativa conta com os apoios das Associações de Moradores e do Sindicato dos Funcionários do Comércio Hoteleiro da Região.
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. O candidato deve ter mais de 16 anos, 1º grau completo, residir em Ubatuba há dois anos e portar os seguintes documentos: CIC, RG e CTPS. Os cursos serão ministrados nos períodos da manhã, tarde e noite com a duração de uma semana. As aulas serão teóricas e práticas com laboratório. Haverá apostilas e certificados de conclusão para os alunos que tiveram 85% de freqüência. A supervisora e o coordenador de Cursos da Setur, Patrícia Ortiz e José Palhares, consideram que esta primeira etapa foi cumprida com sucesso e que superou todas as expectativas. Adiantaram que houve um grande interesse da população, principalmente dos mais jovens. A Setur já está planejando para o próximo ano abrir cerca de 3 mil vagas para 20 diferentes cursos, que são: cozinheiro I e II, auxiliar de cozinha, panificação, fabricante de sorvete, sushiman, confeiteiro, telefonista, rouparia, vigilante, jardineiro, organizador de eventos, decorador de buffets, vitrinista, controle de estoque e almoxarifado, barman, garçon, camareira, recepcionista e atendente de lanchonete.

Cursos de 01 a 09 de setembro
Das 8h às 12h – 30 alunos no curso de atendente de lanchonete
Das 14 às 18h – 35 alunos no curso de camareira
Das 19 às 23h – 35 alunos no curso de recepcionista

Cursos de 11 a 19 de setembro
Das 8h às 12h – 35 alunos no curso de recepcionista
Das 14 às 18h – 30 alunos no curso de garçon
Das 19 às 23h – 30 alunos no curso de camareira

Cursos de 22 a 30 de setembro
Das 8h às 12h – 35 alunos no curso de camareira
Das 14 às 18h – 35 alunos no curso de recepcionista
Das 19 às 23h – 38 alunos no curso de atendente de lanchonete

A Setur recomenda que os alunos cheguem na Unitau com pelo menos 15 minutos de antecedência

Novas turmas para o mês de outubro:
Cursos de garçon, camareira, recepcionista e atendente de lanchonete
Inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 27, das 9 às 17 horas na Setur que fica na avenida Iperoig, no Centro de Informações Turísticas.

Outros locais e datas de inscrições:
- Regional Sul, a partir do dia 01/09, das 9h às 12h e das 14h às 17h;
- Assessoria de Assuntos Comunitários (Prédio da Secretaria de Educação na rua Gastão Madeira), a partir do dia 01/09, das 9h às 12h e das 14 às 17h;
- Oficina de Costura da Picinguaba, a partir do dia 01/09, das 14h às 17h;
- No Ipiranguinha, na sede da SABI (rua da Cascata, 1029), aos sábados das 9h às 12h e das 14 às 17h.
As inscrições estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba ganha o primeiro grupo de 138 Monitores Municipais de Turismo

Ubatuba - A Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba encerrou no último sábado, 23, o ciclo de oficinas de Nivelamento e Segunda Fase do PNMT (Programa Nacional de Municipalização de Turismo). Durante toda a semana passada foram ministradas estas oficinas para a formação de Monitores das regiões Central e do Norte. A região Sul teve aplicado o Programa no final do mês de julho. Com a conclusão do PNMT para os representantes das regiões do município, a Setur formou 138 Monitores Municipais, sendo 30 da região Sul, 40 da região Central e 68 da região Norte. O Secretário Sérgio Carvalho comemora o encerramento desta etapa e concluiu que já há um grande avanço para a questão do desenvolvimento do turismo em Ubatuba. “Agora temos multiplicadores preparados e capacitados para a conscientização da importância do turismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social junto às comunidades locais”, disse Carvalho.
As oficinas aconteceram no hotel São Charbel e no Núcleo Picinguaba, respectivamente para as regiões Central e Norte, durante três dias para cada região e com carga horária das 8h30 às 18 horas. O moderador da Embratur, José Gabriel, aplicou as oficinas de Nivelamento e Segunda Fase que consistem no nivelamento de conhecimento sobre o turismo e de que maneira se deve interagir com a comunidade. Por meio de um enfoque participativo, Gabriel conduziu os grupos ao aprimoramento técnico, organizacional e gerencial para o desenvolvimento das atividades turísticas. Segundo Gabriel, os princípios orientadores destas fases são alcançar a descentralização, a sustentabilidade, parcerias, mobilização e a capacitação da comunidade. “Foi possível sentir o grande interesse da comunidade de Ubatuba em se organizar e ela mesma planejar o seu próprio futuro e destino. E o nosso trabalho é fomentar esse interesse com metodologia”, disse Gabriel.
A Setur está organizando a próxima etapa que será o primeiro encontro deste Monitores Municipais. Acontecerá no próximo dia 12 de setembro, a partir das 17h30, na Unitau (Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba), onde serão entregues os certificados e as credenciais pelo prefeito Paulo Ramos (PFL), secretário Sérgio Carvalho, moderador José Gabriel e por Paulo de Tarso, coordenador Estadual do Conselho Pró Turismo do Cone Leste Paulista. Nesta ocasião, haverá também a organização interna e o início do planejamento municipal. A Setur tem contado com grande apoio de diversos setores para as suas iniciativas de organização do turismo no município, como: hotéis Cassino Sol e Vida, São Charbel e Refúgio do Corsário, camping Caracol, Núcleo Picinguaba, Supermercado Paulista e também da Igreja da Matriz.
O prefeito Paulo Ramos também comemora e manifesta o seu entusiasmo com o caminho que o turismo está tomando.”Sem dúvida nenhuma, estamos na direção certa para o sucesso de todo o município e conseqüentemente de toda a população. O que Ubatuba vem tentando fazer pelo turismo desde 1991, somente hoje estamos conseguindo concretizar um sonho de toda a comunidade. E o que é mais importante: por meio da parceria com toda esta comunidade que vem participando efetivamente de todo este processo de mudança. É um programa que está sendo implantado dos mais modernos, dentro dos modelos e padrões internacionais”, afirma Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Turista desaparece ao pescar na costeira da praia de Caçandoca

Ubatuba - O turista Yosio Paulo Touroka, 44 anos, morador em São José dos Campos, está desaparecido desde a manhã de domingo, quando pescava na costeira da praia de Caçandoca.
Ele estaria no local com alguns amigos, que foram embora antes, deixando Yosio sozinho na costeira. Ele não foi mais visto. Os amigos comunicaram o caso aos bombeiros. Há suspeita de uma onda tê-lo arrastado para o mar, que estava revolto.
Os bombeiros iniciaram as buscas, encerradas no final da tarde de ontem, em razão do mau tempo. Uma equipe deve retomar a procura hoje. (Fonte: Imprensa Livre)

Ladrão desiste do roubo no meio e é preso pela Guarda Municipal

Ubatuba - O autônomo D.E., 26 anos, foi preso pela Guarda Municipal, no final da tarde de sexta-feira, após tentar roubar uma Casa Lotérica, no Centro, junto com outro parceiro, que conseguiu fugir. Os guardas patrulhavam pelas imediações, quando viram o suspeito correndo.
Segundo o comerciante E.C.M., 64 anos, dois homens armados entraram no estabelecimento, obrigando os funcionários e clientes a ficarem quietos.
De acordo com a vítima, uma movimentação na rua fez com que os assaltantes desistissem do crime, fugindo pela rua. Os guardas que passavam pelo local receberam informações sobre o crime.
Uma pessoa, que andava na rua, disse ter visto o suspeito correndo com a mão na cintura. Os guardas foram atrás, conseguindo deter D., que tinha um revólver, calibre 38, municiado com cinco cartuchos.
Viaturas realizaram diligências, mas não conseguiram localizar o segundo envolvido no crime. D. também é suspeito de roubar uma padaria no início do mês. (Fonte: Imprensa Livre)

Dupla é presa após roubar pela segunda vez o mesmo restaurante

Ubatuba - Os desempregados A.P.J., 21 anos, e D.C.M., 23 anos, foram presos após roubarem um restaurante, pela segunda vez, na rua Benedita Campos Santos, bairro Marafunda.
A dupla veio do Rio de Janeiro, com um Voyage, de Angra dos Reis, e é acusada de pelo menos três assaltos no final de semana. Eles estariam junto com um terceiro suspeito, L.C.V., que conseguiu fugir.
O garçom M.S.J., 21 anos, chamou a Polícia Militar, após a fuga da dupla, que invadiu o estabelecimento, pegando cerca de R$ 200 do caixa, no início da madrugada de sábado.
Segundo a vítima, no dia anterior, os mesmos assaltantes já tinham roubado o restaurante, levando aproximadamente a mesma quantia.
Ao retornar ao local do crime, eles se deram mal, pois na segunda vez, um outro policial de serviço no dia desconfiou de uma pessoa do bairro, conhecida nos meios policiais, com as mesmas características físicas. A suspeita trouxe resultado, já que na casa dele, a polícia encontrou os outros assaltantes e o carro usado na fuga.
L.C.V., que seria o dono da casa, conseguiu fugir com a arma, um revólver, calibre 38, mas seus “hóspedes” A. e D. foram presos.
O primeiro é de Paraty e o parceiro de Angra dos Reis, ambos no Estado do Rio de Janeiro. O dinheiro roubado estava dividido em poder dos dois, que confessaram o crime.
Eles foram autuados por roubo e removidos para cadeia pública masculina de São Sebastião. A polícia investiga a participação deles em outro roubo, tendo um pedestre como vítima, na praia de Toninhas. (Fonte: Imprensa Livre)

Mutirão de limpeza mobilizará moradores no Perequê Mirim

Ubatuba - No próximo domingo, dia 31 de agosto, às 9 horas da manhã, à rua Poço Fundo s/n, Perequê Mirim, em frente à igreja Assembléia de Deus ocorrerá a concentração de moradores para o mutirão de limpeza que será realizado no bairro. A promoção é da Associação de Moradores do Sertão do Perequê-Mirim. Vale a pena participar.

Pirão Geral mais uma vez

Ubatuba - “Licença minha já é hora e agora tenho que ir embora abença rainha do mar”. Nesta toada-ciranda o boi ratambufe foi sumindo no mar. A cena impressionou as crianças vislumbradas e roubou lágrimas furtivas dos olhos emocionados de muitas pessoas... Assim findou-se o último domingo “Pirão”. Nesta edição foi batizado “O Auto do Boi de Conchas” baseado na estória lenda do Vovô Lindolfo e reinventada pelo neto Julinho Mendes. O “Auto” teve início na praça Nóbrega, com o nascimento, batismo e a vida do boi. Em seguida em cortejo, reavivando as folias de bumba, o cordão conduziu crianças, adultos e anciãos pelas ruas do centro da cidade, culminando na morte do boi na praia do cruzeiro.
“Esta encenação é a fronteira para uma nova consciência participava cultural em Ubatuba. É uma obra autoral, necessária e popular, pois foi da reunião das várias linguagens nos domingos “Pirão” que a brincadeira se formalizou. Algumas composições próprias com ritmos diversos como o frevo, o boi de matraca e a ciranda, além de obras emprestadas da cultura local, como é o caso da Congada de Bastões do Puruba, são desenvolvidas para justificar as ações.
Pagamos com reverências e respeito aos nossos antecessores: Grande Mestre de Congada Seo Dito Fernandes e a sua comunidade do Puruba, Lia de Itamaracá, Selma do Coco, Tiãzinho Carvalho do boi do Maranhão, Luís Gonzaga, Antônio Nóbrega do Pernambuco, João Alegre de Ubatuba, e tantos outros que criaram ou ainda criam as tradições dos cancioneiros populares do Brasil.” (Bado Todão)
Bem, o pirão na hora do boi já tinha sido fervido pelo nosso cantador e poeta João Alegre, que ainda que convalescendo de uma gripe, fez questão de participar honrando-nos com sua música raiz. Antes do João tivemos uma palhinha da Banda Perpétua do Giasone e da Lili com voz e violão; aliás violão este já plugado do Didi que junto com o Toninho, o Jacó, e mais uma galera do pagode, se espremeram na boleia do caminhão-palco, num show animado de samba e pagode. Numa participação especialíssima, a dona Catarina, figura tradicional da história de Ubatuba, e não por acaso mãe do Toninho, encantou-nos com a sua delicada voz da experiência. E assim, num domingo ensolarado: artesanato, arte, teatro, música, dança, poesia e muita prosa mexeram, mais uma vez, com os paralelepípedos do centro de Ubatuba.
Mais “Pirão Geral”. Naquele sistema, domingo sim, domingo não. Agora no dia 7 de setembro. Na praça Nóbrega ao redor da Cadeia Velha. Das 10 as 17 horas. Venha!
Divulgação: Revista Local www.revistalocal.com.br

Carta do Leitor Topo

Solidariedade - Subscrevo entusiasmado, como cidadão e advogado, a carta de Waldemar Marques, sobre a absurda, demagogica e, no mínimo, estranha e mal explicada campanha de desarmamento da população prestante e legalment armada.
Não obtive minha arma ilegalmente. Quero, com ela, sentir-me seguro de meu direito fundamental de defender-me, pessoalmente. Se tiver que sucumbir, que sucumba com a dignidade dos que lutam a boa luta. É de lembrar o poeta, que refiro de memória: " ... a vida é luta renhida, que aos fracos abate e aos fortes e aos bravos só pode exaltar ... ".
Não conheço caso onde a falta de defesa armada tenha salvado a vida de qualquer pessoa. São exemplos terríveis os últimos casos de Ubatuba, do Alexandro e de Paulino do Pereque Açu. Vale, para nós, profissionais do Direito, lembrar que a maioria dos crimes são praticados por agentes libertados da prisão pelas absurdas faculdades legais dadas aos criminosos.
Creio que tal mereceria análise e campanha para modificar-se a absurda situação legal e processual, com amplos e positivos efeitos sociais.
A insania esta posta, mesmo nos ambientes mais insuspeitos, tais como entre estudantes de direito do tradicional Largo de S. Francisco, que em julgamento simulado quase que absolveram Lampeão, por ter o mesmo trucidado familia inteira, justificando a absolvição pelo fato de um dos trucidados ter apontado às autoridades as mal feitos do cangaceiro.
Como diria Eça, "É d´escachar ...!

Roberto de Mamede Costa Leite
Ubatuba, SP


Thomas Galhardo - Reforçando o protesto do SR. Roberto de Mamede sobre os obstáculos recém instalados no começo da Av. Thomas Galhardo, pode-se dizer que tal absurdo além da possibilidade de corte dos pneus, há um sério risco de acidentes, uma vez que a velocidade adequada para não comprometer o veículo é muito baixa (quase zero!), sendo que algumas pessoas consideram que passar em velocidades elevadas reduz os abalos no automóvel.
Aí temos 2 problemas:
1 - Um veículo quase a zero Km/h e outro acelerando (sem comentários).
2 - Os pedestres precisam adivinhar se o motorista vai reduzir ou acelerar, para transpor o absurdo.
Devemos lembrar, que para lombadas existem padrões em norma que são feitas para serem seguidas, por outro lado, os padrões não são definidos à toa, são calculados para a uma determinada velocidade (existem limites mínimos), não causarem avarias nos veículos. Agora, nós cidadãos de Ubatuba, perguntamos: A prefeitura arcará com os prejuízos causados aos proprietários de veículos que transpuserem o obstáculo na máxima velocidade permitida no local?

Roberto Russo
Ubatuba, SP


Zé Mané - Muito feliz e, pertinente ao momento, crônica do João Mellão na semana passada no Estadão, quando O "Sr Zé Mané", entusiasmado com a "queda" do juros (Selic) para 22%, dirigiu-se ao Banco para um empréstimo de R$100.000,00. Com seu crédito rapidamente aprovado (pois tratava-se de um cliente "preferencial") quase enfartou quando foi informado pelo gerente que no vencimento do empréstimo (depois de exatamente um ano) teria que pagar nada mais nada menos do que R$ 245.000,00??? Foi informado, pelo gerente que R$ 40.000,00 seriam para os impostos... R$20.000,00 taxa de inadimplência... e assim por diante. Triste realidade. Como reativar nossa economia? Com os Bancos, com lucros SEMESTRAIS de 36% sobre seus patrimônios líquidos, nem mesmo eles poderiam pagar um empréstimo com juros tão estratosféricos! Aliás, quem pode?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP


Para Pensar..., Comparar..., e Concluir - Abro o jornal e me deparo com notícias que nos fazem pensar sobre o momento atual que estamos vivendo aqui nesta nossa Ubatuba, uma cidade tão carente de atrativos complementares e suplementares ao desfrute diurno das praias e do mar, à exceção da boa gastronomia que cada dia vem ficando ainda melhor.
Mas, vamos às notícias. Leio que em Campinas o que já era um projeto de relevância para a região ficou ainda melhor. Depois de anunciada a construção do Hotel Comfort SerrAzul, próximo do parque Hopi Hari (um dos mais completos parques de diversões do país), os empresários responsáveis pela obra decidiram ampliá-la. Agora, além do Comfort, com 120 quartos, será construído um Sleep Inn, com cem apartamentos, um tipo de hotel apropriado para o pernoite, obviamente com vistas ao turista do Hopi Hari que vem de longe. Além disso, foi incluído no projeto um centro de exposições de 2 mil metros quadrados e capacidade para até 1.200 pessoas. O empreendimento de R$29,5 milhões terá, no total , 12.180 metros quadrados de área construída e tem previsão de inauguração para início de 2005. E a localização do empreendimento é para lá de privilegiada, próximo dos parques Hopi Hara, como já mencionado e do Wet´n Wild (um dos maiores parques aquáticos do país) e do Shopping SerrAzul. Estes empreendimentos tem como alvo as 5 milhões de pessoas que circulam por lá anualmente, além das 5 mil empresas da região (uma das mais desenvolvidas regiões industriais do país).
Você tem dúvida de que estes empreendimentos obterão êxito?
O que nos leva a esta predição chama-se singularmente SINERGIA, ou seja, “é a associação simultânea de vários fatores que contribuem para uma ação coordenada”; é
a existência de uma apreciável combinação entre componentes variados no desempenho de uma função, que se complementam e suplementam, se enriquecem mutuamente, neste caso, uma atividade turística bem planejada e executada, de alta demanda, numa região de grande densidade populacional, industrial, comercial e de serviços e por último, mas, não menos importante, entroncamento das principais rodovias que ligam o interior do Estado à Capital.
Outra notícia, no mesmo caderno de Eventos e Turismo Corporativo de “O Estado de São Paulo”, dá-nos conta de que a hotelaria da cidade de São Paulo receberá o incremento de 82 mil novos quartos, ligados ao turismo de negócios. Este incremento deve-se, principalmente, à captação de oito novos eventos internacionais e três nacionais que acontecerão na cidade, sendo o mais importante deles a XI Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento em 2004. De acordo com dados disponíveis, as viagens de negócios representam 76% do turismo que ocorre na Capital, outra vez o maior centro industrial, comercial e de serviços da América do Sul, o mais rico centro nacional de negócios, o mais completo em atividades culturais, o mais diversificado para compras, uma das melhores cidades do mundo em gastronomia e diversões variadas.
Ainda tomamos conhecimento de que uma empresa especializada em cruzeiros marítimos, há um ano instalada no País, pretende atrair empresas de qualquer porte para a realização de eventos a bordo de seus navios, com capacidade de até 1.250 passageiros e infra-estrutura completa para eventos corporativos, o que, aliás, não é novidade em Santos, onde anualmente, já há muitos anos, empresas e agências marítimas congregam-se num cruzeiro variado que lhes permite durante o dia concentrarem-se nos debates do seminário e à noite refestelarem-se em requintados jantares e exibições variadas de música, cinema e shows artísticos.
Por fim, é tempo de obras no Centro de Convenções do Anhembi. O lugar passa por reformulação completa, com previsão de término das reformas no Palácio das Convenções para maio do ano que vem, com adição de salas e auditórios. As reformas também se estenderão a outros espaços do centro, o Pavilhão de Exposições, por exemplo. No projeto de revitalização do Anhembi, inclui-se o fim das obras do hotel que fica anexo ao complexo, aquele esqueleto há décadas desafiando investidores, agora assumido pela rede de hotéis Holyday Inn (uma das maiores redes de hotéis do mundo) e que deverá ser inaugurado em janeiro, durante a Couromoda de 2004.
E, isto que aqui transcrevemos, diz respeito, apenas, ao nosso mercado de turismo, o mesmo que pretendemos disputar, sem falar de outras regiões no sudeste e sul do país extremamente atrativas e de comprovada demanda turística de variados fins, como o Rio, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul que, também, estão remodelando e ampliando seus complexos turísticos.
È curioso observar certos dados, nos relatos acima, como as entidades de renome nacional e internacional privadas atraídas pelo mercado existente, as localidades privilegiadas, o tamanho das áreas construídas, a capacidade de atendimento, a variedade e riqueza de atrações, que devem chamar nossa atenção e que estão em negrito para facilitar a compreensão de como se constrói o sucesso e que ingredientes são imprescindíveis.
Coloque-se, caro leitor, mentalmente, no centro desses empreendimentos, de sua localização, de seus entornos, do profissionalismo e da capacitação comprovada de seus agentes, do público alvo, da logística que envolve a movimentação em todos estes espaços no ir e vir dessas multidões, enfim, será que estamos nos colocando, também, no rumo do sucesso?
Sinergia ou já existe, ou pode-se planejar o seu desenvolvimento através de estudos prévios de viabilidade econômica, de atendimento ao que, hoje, determina o Estatuto da Cidade promovendo o necessário Estudo de Impacto Ambiental e Impacto de Vizinhança, enfim, saindo do empirismo e da generosa vontade política - necessária é verdade, mas não suficiente - para um planejamento sólido que garanta aos empreendimentos do município o sucesso desejado na consecução de sua única vocação e o retorno necessário à atração do investidor privado, que não arrisca seu capital em projetos de retorno não aferido e, portanto, duvidoso.
È preciso tentar acertar ao máximo, pois, desperdiçar investimentos vultosos numa cidade tão carente de quase tudo é postergar o seu desenvolvimento e criar possíveis “elefantes brancos” de custosa manutenção e que podem, ao invés de promover a função desejada, simbolizar o oposto - o fracasso.

Ernesto F. Cardoso Jr
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Corcovado ao entardecer © Natto

Corcovado ao entardecer
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor