Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 28 de agosto de 2003 - Nº 854 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
-


Caraguatatuba:
Caraguá ganha semáforo
Festival de Surf em Caraguatatuba
Nadadores de Caraguá conquistam ótimos resultados em Ilhabela
Secretária de Educação faz palestra para alunos de pós-graduação
40 Educadores de Lorena conhecem escolas municipais de Caraguá
Escolas Municipais já abriram inscrições para matrículas de 2004
Prefeito recebe representantes do CEFET futura parceria em cursos técnicos
Câmara aprova Projetos do Executivo na pauta


Ilhabela:
Polícia descobre cativeiro de crianças no litoral
10ª Corrida de Garçom de Ilhabela contará com 120 participantes
2ª Etapa do Match Race Brasil 2003 acontece em Ilhabela
Alunos da Academia Prev representam Ilhabela em Ubatuba


São Sebastião:
São Sebastião pronta para a Conferência Regional
Pescador: terreno em Toque-Toque Pequeno é da família há 50 anos
Vereador quer coibir propaganda em cédulas que imitam moeda
Cerca de 6 mil alunos da rede municipal passam por Avaliação Externa


Ubatuba:
Casa é demolida em área de preservação
Cooperativa de Costura de Ubatuba fecha contrato com Petrobras
Mais de mil alunos participarão dos XXI Jogos Escolares
Melhor Idade em 8º lugar
Festa da Cultura no bairro
Um gesto de amor para um especial da escolinha de natação
Semana Técnica surpreende com teatro
Recreação na Praia da Maranduba

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguá ganha semáforo
O único semáforo da cidade visa reduzir acidentes no cruzamento com a Avenida Oswaldo Cruz e Avenida Frei Pacífico Wagner. O semáforo funcionará em sistema de laço indutivo para veículos e, botão para pedestres.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba inaugurou na segunda-feira, dia 25, o semáforo no cruzamento da Avenida Frei Pacífico Wagner com a Avenida Oswaldo Cruz, no centro da cidade. A Divisão de Trânsito de Caraguatatuba (Ditran) instalou o semáforo a título experimental no final de semana, que a partir de segunda feira passou funcionar com sucesso. O semáforo visa aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.
Segundo o Diretor da Ditran, Cel. Celso Rapacci, o índice de acidentes no local aumentou muito, por isso houve a necessidade de se instalar um semáforo. Em 2002, foram registrados 8 acidentes no local, só no primeiro semestre de 2003 ano, foram registrados 8. As duas avenidas ficaram mais movimentadas após as obras de drenagem, galerias pluviais e pavimentação asfáltica, que receberam no ano passado. A presença de supermercado e escolas nas proximidades também justifica a necessidade do semáforo.
O cruzamento também ganhou manutenção de faixas de pedestre e sinalização de advertência a 50 metros antes do semáforo. O equipamento funciona em sistema de laço indutivo para os veículos e, botão para os pedestres. No caso dos veículos, o sinal verde que sempre priorizará o tráfego da Avenida Frei Pacífico Wagner será acionado quando o veículo atingir o cruzamento e abrirá para quem está na Oswaldo Cruz. O motorista precisa esperar apenas 5 segundos para que o sinal seja aberto. Para o pedestre, basta que o botão seja apertado, para que o sinal seja aberto, permanecendo por 15 segundos para que se atravesse uma das avenidas.
A Ditran vai monitorar o trânsito para conferir se o número de acidentes será reduzido com a presença do semáforo. Na opinião do morador da Avenida Oswaldo Cruz, Alexandre Marques, a iniciativa foi necessária. "Me orgulhava de morar numa cidade onde não havia a necessidade de um semáforo, mas agora, após ter presenciado vários acidentes no local, até mais de um por dia, vejo que o farol veio beneficiar a todos os moradores, além de turistas da cidade. Parabéns ao responsável”, declarou. (Fonte: PMC)

Festival de Surf em Caraguatatuba
Em comemoração à abertura da temporada de ondas em Caraguá, o Festival Maré-Seca de Surf vai promover em setembro, um campeonatos de várias categorias de surf com premiações, apresentações de skate e bike, desfile de modas e um luau com shows de reggae e surf music.

Caraguatatuba - Com uma festa de abertura marcada para o dia 30 de agosto, o Festival Maré-Seca de Surf de Caraguatatuba dará início a uma série de campeonatos de surf durante o mês de setembro, na praia Massaguaçu. O público presente no luau de abertura vai assistir a shows musicais de reggae e surf music, além de apresentações de manobras radicais de skate e bike com "Choquito" e "Neguinho da Urgh".
O evento está sendo realizado pelo surfista e professor de Educação Física Rodrigo Alves e o também surfista Daniel Almeida, ambos de Caraguá. Para realizar a festa, os produtores contaram com o apoio de vários comerciantes e também da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo de Caraguá. O evento também conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e seguranças particulares.
Na abertura, dia 30, no quiosque Ihemanjah, vários shows prometem agitar a noite na praia Massaguaçu. Além de shows musicais, será montado um Half Pipe no local, uma pista na qual o piloto "Chokito", de Jacareí, promete um grande show de bike, e onde o skatista "Neguinho da Urgh" também fará suas inesquecíveis manobras radicais. Outro atrativo do evento é a mini-feira de artesanato, com artesãos de Caraguá.
O Festival prevê de dois a três dias de campeonato, de acordo com a formação de ondas durante o mês, em datas a serem informadas pelos produtores,. "Caraguá reserva em algumas épocas do ano, ondas com formações perfeitas, esperadas por muitos surfistas locais e turistas. Em setembro, é a vez da Praia Massaguaçu dar um show natural com suas ondas", comentaram os produtores.
Serão disputadas as modalidades de surf longboard, open (para locais e aberto a todos) e feminino. Haverá premiação extra para a maior onda do festival e também para a melhor foto. A exposição de fotos acontecerá na Água do Mar Surf Shop após cada etapa do campeonato. Outra atração do evento é um desfile de moda praia e surf que vai acontecer no final do evento.
As premiações até agora são pranchas, blocos, bolsas na Academia Linha D´Água, além de troféus, medalhas. Durante a festa serão sorteados tatuagem, piercing´s, prêmios da Urgh, entre outros vários prêmios.
As datas serão comunicadas pela internet pelo site www.massaguasbeach.hpg.ig.com.br e também por telefone aos inscritos. As inscrições podem ser feitas entre os dias 20 de agosto e 1º de setembro, através do site ou pelos telefones 9766-0013 e 9108-1371. O valor da inscrição é R$ 20,00. (Fonte: PMC)

Nadadores de Caraguá conquistam ótimos resultados em Ilhabela

Caraguatatuba - Caraguá esteve bem representada com os atletas da Secer-Secretaria de Esportes e Recreação e da Academia Linha D´Água na 6ª etapa do 2º Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela 2003 - Troféu Eurípedes da Silva Ferreira, realizado no último sábado. A equipe Caraguatação da Secer vem liderando a competição nas diversas categorias. Dos 14 participantes, todos conquistaram as melhores posições. Confira: Fernanda Betinini, 1º lugar na categoria A; Daniel Godoi, 1º lugar na mesma categoria; o Guilherme Zapparoli, 1º lugar na categoria B; Tarissa Barbosa, 1º lugar na categoria na categoria C; Vanderléia Cristina, 1º lugar na categoria F; Caroline Rodrigues, 2º lugar na categoria A; Daniel Lunardi, 2º lugar na categoria A, Cleiton Mariano, 2º lugar na categoria B; Arthur Marinho (Atleta Módulo), 2º lugar na categoria C; Edner Fernandes, 2º lugar na categoria D; Vagner Lunardi, 3º lugar na categoria A; Allan Guerra, 3º lugar na categoria B; Michel Willian (Atleta Módulo), 4º lugar na categoria B. Entre os atletas da Academia Linha D´Água estiveram em destaque, os nadadores Marcos Nascimento, que ficou em 2º lugar na classificação geral 13 da categoria 40/45 anos e; Viviane, que também conquistou o 2º lugar na geral 42 da categoria 15/16. (Fonte: PMC)

Secretária de Educação faz palestra para alunos de pós-graduação

Caraguatatuba - A Secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista dos Santos ministrará neste sábado - 30 de agosto, uma palestra para 30 alunos de pós-graduação em Legislação, da Unimonte, em Santos, Litoral Sul de São Paulo. Roseli se reunirá com os alunos com o objetivo de mostrar como uma empresa pública se organiza em termos de departamentos, gerenciamento de recursos e parcerias. Outro tema que a Secretária de Caraguá discutirá explica como uma Administração Municipal enfrenta as questões relacionadas à globalização e as mudanças estimuladas pela sociedade local e global.
A palestra acontece a convite da professora Dra. Vera Melis, também responsável pela coordenação do núcleo de Educação da Fundação Orsa - entidade que possui convênio com a Prefeitura de Caraguatatuba em educação Infantil, com propostas pedagógicas para a Primeira Infância.
O encontro com os universitários terá duração de 1h e haverá 30 minutos para debates. (Fonte: SME/PMC)

40 Educadores de Lorena conhecem escolas municipais de Caraguá

Caraguatatuba - Um grupo de 40 educadores, entre professores, diretores e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Lorena esteve em Caraguá nesta quarta-feira, 27 de agosto, visitando as dependências da SME e escolas da rede municipal.
Segundo representante do grupo, a idéia de visitar Caraguatatuba nasceu da vinda do Secretário de Educação de Lorena, sr. Luciano Chalita Vieira, no mês de junho, ocasião em que, acompanhado pelo prefeito Antonio Carlos, conheceu todo o trabalho desenvolvido nas escolas da Prefeitura de Caraguá.
Após a visita, Chalita sugeriu aos profissionais da Educação de seu município que viessem conhecer de perto os projetos e atividades
desenvolvidos na cidade.
Com isso, foi acertada a vinda de 40 educadores, que durante a manhã desta quarta-feira 27, se dividiram em dois grupos e, acompanhados pela equipe de Supervisão da SME, visitaram a EMEF Aída Castro Grazioli e CEI Profª Honorina Pacheco Corrêa, do Rio do Ouro, e EMEF Oswaldo Ferreira e CEI Aparecida Maria Pires de Meneses, nos bairros Casa Branca e Olaria.
Em seguida, o grupo retornou ao prédio da SME de Caraguá, onde pôde conhecer toda a equipe administrativa, bem como as dependências da Secretaria inaugurada em 2002 sob o nome da Profª Lucy Franco Montoro, e trocar conhecimentos na área de Informática e funcionamento dos projetos da SME. (Fonte: SME/PMC)

Escolas Municipais já abriram inscrições para matrículas de 2004

Caraguatatuba - As escolas da rede municipal de Caraguatatuba já estão com as vagas abertas para matrículas de alunos para o ano letivo de 2004. De acordo com a Secretaria de Educação, a realização das matrículas acontece em 3 fases.
A primeira fase teve início em 18 de agosto e terminará em 19 de setembro deste ano. Nesta etapa, serão realizadas as inscrições para alunos que irão ingressar na 1ª série do Ensino Fundamental em 2004, e já freqüentam pré-escola municipal. Para inscrever as crianças, os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola e confirmar na secretaria se o aluno continuará freqüentando a mesma escola no próximo ano.
A segunda fase das matrículas acontece de 1º a 19 de setembro, quando os pais de crianças com 7 anos completos ou a completar até dezembro de 2004, que irão freqüentar a 1ª série do Ensino Fundamental, deverão comparecer à escola e fazer a inscrição do aluno que neste ano não está freqüentando a pré-escola. Esta fase é aberta também aos alunos que freqüentam escolas particulares e desejam mudar para a rede municipal de ensino. Todas as escolas da Prefeitura são postos para cadastramento de alunos, e cabe aos pais procurarem aquela que é localizada mais próximo a sua casa.
A terceira e última fase de inscrições para matrículas também acontece de 1º a 19 de setembro para todos os alunos acima de 8 anos de idade que estão atualmente fora da escola, e também para as demais séries.
Os interessados em freqüentar as Escolas de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série municipais, podem realizar sua inscrição nas EMEF's Benedito Miguel Carlota, no Massaguaçu, Profª Maria Thereza Souza Castro, no Getuba e Benedita Pinto Ferrera, no Casa Branca.
Matrículas para Educação Infantil - Entre os dias 13 de outubro e 7 de novembro deste ano, estarão abertas as matrículas para alunos que já freqüentam a Educação Infantil, Maternal, Nível I e Nível II.. De 10 de novembro a 21 de novembro, poderão ser matriculados os alunos que ainda não estudam na rede, para o ingresso nos níveis I e II(5 e 6 anos). Entre os dias 24 e 28 de novembro, serão abertas as inscrições para alunos ingressantes no Maternal.
De 1º a 5 de dezembro de 2003 acontecem as MATRÍCULAS para alunos do maternal, efetivando assim, as inscrições feitas na etapa anterior para
garantia de vaga para 2004. Nos Centros de Educação Infantil (creches), as matrículas para bebês de no mínimo 3 meses a crianças de 3 anos e 11 meses, no Maternal para crianças de 4 anos ou que completem essa idade até dezembro de 2004. Para matricular alunos no Nível I é necessário que a criança tenha 5 anos ou complete essa idade até dezembro de 2004, e no Nível II o aluno deve ter 6 anos, completos tambem até dezembro de 2004.
Documentação necessária: Educação Infantil - xerox de certidão de nascimento, carteira de vacinação, xerox do RG do responsável e de um comprovante de residência(luz ou telefone).
Ensino Fundamental: Xerox de certidão de nascimento ou RG do aluno, da carteira de vacinação, RG do responsável e comprovante de residência(luz ou telefone). Fique atento ao cronograma e garanta ao seu filho uma vaga nas escolas da Prefeitura de Caraguá. (Fonte: SME/PMC)

Prefeito recebe representantes do CEFET futura parceria em cursos técnicos

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva e a presidente da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural, Eloiza A.A. Antunes de Oliveira, entidade que mantém o Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte) sediado em Caraguá, se reuniram nesta terça-feira, 26 de agosto, com os representantes do CEFET - SP - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Garabed Kenchian, Gersoney Tonini Pinto, Henrique Camargo Kottke e Arnaldo Augusto Ciquielo Borges para falar sobre educação e tecnologia e futuras parcerias da entidade federal com o município. O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação, teve também a participação da Secretária de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos.
Durante a reunião, na qual os integrantes do CEFET puderam assistir aos vídeos institucionais da Educação e Prefeitura, e ainda conhecer o informativo EducAção, foi discutida a possibilidade de uma futura parceria para a implantação de Educação Tecnológica com o apoio do Governo Federal.
O CEFET existe em vários estados do Brasil e é considerado o primeiro Centro de Excelência na atualização de cursos no segmento de automação industrial. O salto tecnológico da instituição foi obtido através da instalação de um sistema de Manufatura Integrada por computador (CIM), o primeiro da América Latina com software industrial. De acordo com a homepage do CEFET-SP, através da implementação do Telecurso 2000, é viável abrir a possibilidade para os públicos interno e externo de aprendizagem aos que se encontram excluídos do sistema de educação tradicional. No Estado de São Paulo, a instituição já possui convênios com a Escola do Futuro da USP, Instituto Barretos de Tecnologia, Unicamp, PUC-SP, Fundação Cásper Líbero, entre outras. Em Caraguá, esse convênio pode mais adiante se estender com o Ceprolin, beneficiando jovens de todo o Litoral Norte, com o apoio, investimento e orientação Governo Federal através do MEC. (Fonte: SME/PMC)

Câmara aprova Projetos do Executivo na pauta
Única exceção foi para alteração no Estatuto, adiado por uma sessão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou apenas 2 projetos dos 4 que constavam na Ordem do Dia da 25ª Sessão Ordinária semanal, realizada na última terça-feira, dia 26 de agosto. O projeto que introduz alterações no Estatuto dos Servidores, de autoria do Executivo, foi adiado por 1 sessão e não foi votado o projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que autoriza criação do Conselho do Deficiente.
Os Vereadores aprovaram projeto do Executivo que altera a estrutura Administrativa da Prefeitura, criando a Divisão de Saúde Bucal, com a subdivisão de 3 seções. Outro projeto aprovado e o último da noite, também tem a autoria do Executivo e reestrutura o quadro de pessoal da CaraguáPrev.
O projeto que altera o Estatuto dos Servidores, concedendo gratificação de até 20% aos motoristas de ambulância e condutores de veículos similares foi adiado por 1 sessão, com pedido dos Parlamentares para que os técnicos da Prefeitura venham dar maiores explicações sobre o assunto. O projeto do Vereador Aurimar Mansano, que autoriza o Executivo a criar o Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência não foi votado devido ao adiantado do horário.
No Expediente, foram lidos os Relatórios da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde, sobre a reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Pedro Norberto dos Santos e com os médicos da rede. A Comissão de Comércio enviou Requerimento pedindo prorrogação de prazo. Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 9 proposituras, além de discutidas e votadas 1 Moção e 1 Requerimento. No intervalo que antecede a Ordem do Dia, foram lidas 11 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Polícia descobre cativeiro de crianças no litoral
Lancha e van utilizados por seqüestradores são apreendidos durante blitz no bairro de Barequeçaba, em São Sebastião

Ilhabela - A Polícia Civil de Ilhabela identificou ontem o local usado como cativeiro pelos sequestradores de duas famílias de funcionários da agência do Banespa da cidade. Foram apreendidos uma lancha e uma van utilizados pelos bandidos.
A lancha seria utilizada para o transporte do grupo entre as cidades do litoral e a van, com película nos vidros, estava em uma casa abandonada em local não divulgado pela polícia.
As famílias, incluindo duas crianças de 2 e 9 anos de idade, ficaram 10 horas em poder dos sequestradores e foram libertadas anteontem à noite na praia das Cigarras, em São Sebastião. Um suspeito havia sido preso minutos antes em um orelhão na praia do Gonzaga, em Santos.
O delegado de Ilhabela, Eliel Rizziolli, disse que uma das vítimas conseguiu reconhecer a casa utilizada como cativeiro na rua Evair Azevedo, no bairro Baraqueçaba, em São Sebastião. "A vítima, mesmo encapuzada, conseguiu enxergar o chão da casa e o tipo de piso", disse Rizziolli.
Os investigadores também colheram várias impressões digitais pela casa, alugada na semana passada pelo suspeito, de nome não divulgado, preso anteontem.
Segundo o delegado, a quadrilha tem no mínimo dez integrantes e é suspeita de ser a mesma que estaria agindo em outros assaltos a bancos e sequestros ocorridos no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista.
A polícia pediu a quebra dos sigilos telefônicos dos números utilizados pelos suspeitos para cruzar dados com outros crimes ocorridos na região. O grupo possui membros em Santos, segundo a Polícia Civil. (Fonte: ValeParaibano)

10ª Corrida de Garçom de Ilhabela contará com 120 participantes

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela em parceria com a Associação Comercial e Associação de Hotéis realizarão no próximo dia 3 de setembro, dentro das comemorações de aniversário da cidade, a 10ª Corrida de Garçom de Ilhabela. O evento deve reunir cerca de 120 profissionais do ramo hoteleiro nas categorias garçom, garçonete, barman, copeiro, cozinheiro, ajudante de cozinha, comin, arrumadeira, cozinheira e equipe patronal.
O comerciante de Ilhabela José Marino (Borrachudo) trouxe a idéia de São Paulo em 1990 depois de ter participado de uma corrida, quando era garçom. O comerciante incluiu todo ramo hoteleiro na prova com a intenção de valorizar e unir os profissionais. A premiação acontece em uma grande festa de confraternização especialmente feita para eles e suas famílias.
Além da premiação por categoria, a prova também premia a melhor equipe. Os favoritos das corridas anteriores são a equipe Borrachudo, Água na Boca e Hotel Itapemar. Para este ano o Restaurante Porto Escondido do Bonete também compete com uma equipe e promete buscar o troféu de primeiro lugar. (Fonte: PMI)

2ª Etapa do Match Race Brasil 2003 acontece em Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela será sede de mais um evento do iatismo nacional que promete agitar a cidade. A 2ª etapa do Match Race Brasil 2003 acontecerá no próximo dia 16 de outubro e deve contar com as oito melhores equipes da vela brasileira e nomes como Robert Scheidt, Alan Adler, Alex Welter, Lars Grael, Torben Grael, Gastão Brum entre outros.
O prefeito Manoel Marcos, o secretário de turismo Ricardo Fazzini, o diretor de esportes náuticos José Roberto de Jesus e o chefe de operações turísticas Rafael O. Morais tiveram um encontro com organizadores do evento e patrocinadores em Ilhabela para acertar os últimos detalhes para realização do evento.
Realizado pela primeira vez no Brasil na Semana de Vela de Ilhabela de 2002, o Match Race com barcos de oceano Beneteau 40.7 é uma competitiva disputa barco a barco pelo seu tempo real, com largadas emocionantes e manobras que prometem muita adrenalina. “Este tipo de competição permite que o público assista mais de perto e entenda melhor a regata”, disse o diretor de esportes náuticos José Roberto de Jesus.
O evento é todo patrocinado pela iniciativa privada entre eles Vivo Telefonia, Banco UBS e American Express. De acordo com o secretário de turismo Ricardo Fazzini, o evento contribuirá, não só com a economia local, mas o grande investimento feito em divulgação poderá beneficiar o comércio e hotéis neste mês de baixa temporada. O apoio é da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Turismo e Diretoria de Esportes Náuticos e Chandon. (Fonte: PMI)

Alunos da Academia Prev representam Ilhabela em Ubatuba

Ilhabela - Quatro alunos da Equipe Prev de Jiu-Jitsu de Ilhabela participou no último final de semana, dias 23 e 24, da IV Copa Ubatuba de Jiu-Jitsu. Escolhidos por Mestre Rezende, os alunos representaram muito bem a cidade e trouxeram quatro medalhas, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.
Atanawê Bochart – faixa azul / cat. Juvenil / Medalha de ouro
André Ribeiro – faixa branca / cat. Juvenil / Medalha de Prata
Rodrigo Santos – faixa branca / cat. Juvenil / Medalha de Bronze
Ernane Francisco Senna – faixa branca / cat. Adulto / Medalha de Bronze (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo


São Sebastião pronta para a Conferência Regional

São Sebastião - Representantes da sociedade civil organizada, dos governos municipal, estadual e federal se reuniram durante todo o dia de ontem em São Sebastião para debates e definições de questões ligadas às áreas da saúde, transporte, segurança, meio ambiente do município, entre outras, que serão levadas à Conferência Regional das Cidades, a ser realizada amanhã nas Faculdades Módulo, em Caraguatatuba.
O evento teve início pela manhã e contou com a presença do prefeito Paulo Julião, que destacou a importância da nova organização que vem ocorrendo no país e une os municípios para uma discussão macro dos problemas que ocorrem na região e que abrangem todos os setores, como saúde, educação, meio ambiente, geração de renda, saneamento básico, entre outros.
À noite, durante o encerramento, o prefeito destacou a importância do evento e declarou que reuniões semelhantes continuarão ser realizadas no município, como as discussões do Plano Diretor. “Temos que lutar para o bem estar da socie-dade e conclamo todos a exercerem a democracia”, finalizou.
Comissões municipais e regional foram criadas para tratar deste assunto, otimizando, desta forma, os esforços, já que todos estarão discutindo em conjunto as questões que tratam da diminuição dos problemas, das ações que estão sendo realizadas e seus resultados.
Com mais de 1,7 mil prefeituras participantes, a Conferência das Cidades está prevista no Estatuto da Cidades e visa definir e encaminhar soluções para problemas territoriais e para o desenvolvimento urbano dos municípios ao Governo Federal. Este levantamento servirá como base de estudos deste governo para investimentos nos estados e nos municípios.
Em Caraguatatuba serão escolhidos os delegados representantes dos municípios, sendo que 1/3 serão representantes governamentais e 2/3 da sociedade civil.
Durante a reunião municipal também foram debatidos assuntos pertinentes à segurança, dependência química, Aids, dengue, Plano de Saúde da Família, Parque Estadual da Mata Atlântica, pesca, geração de renda, turismo e planejamento urbano e regional. Amanhã, o Imprensa Livre publica com detalhes o documento das propostas. (Fonte: Imprensa Livre)

Pescador: terreno em Toque-Toque Pequeno é da família há 50 anos

São Sebastião - O pescador Alexandre Marcos Libano de Oliveira, 29 anos, morador de Toque-Toque Pequeno, afirmou esta semana que o terreno de aproximadamente 1,2 mil metros, localizado na rua Higiro Takaoka, em frente ao número 220, é utilizado por sua família há mais de 50 anos. No dia 14 de agosto, moradores do bairro denunciaram uma suposta invasão da área, que incluía a construção de um pequeno rancho de madeira.
Conforme a denúncia, cerca de 15 pessoas trabalhavam no terreno. Na ocasião, a reportagem do Imprensa Livre esteve no local e encontrou apenas um amontoado de madeira e o rancho coberto por sapê.
Ainda no dia 14 de agosto, a Divisão de Fiscalização de Obras e Meio Ambiente informou que o terreno pertence à Prefeitura Municipal e que, no início do mês, já havia expedido um auto de infração. Contudo, na última terça-feira, o pescador Alexandre Marcos Líbano de Oliveira negou ter invadido a área em frente à praia de Toque-Toque Pequeno.
“Este terreno é utilizado pela minha família há mais de 50 anos. Meu pai, João Onório de Oliveira, tem inscrição no SPU (Serviço de Patrimônio da União) e agora estamos passando para o meu nome. Já fui duas vezes a São Paulo”, disse o pescador, que mostrou dois protocolos do órgão federal.
Alexandre Oliveira destaca que o rancho é antigo e não poderia ter sido demolido. “Conversei com meu irmão e decidimos reformar, por isso, as madeiras estavam no terreno. Estive na prefeitura, conversei com o secretário. Fiz o rancho e depois vieram desmanchar”, lamentou o morador.
Ele disse que duas redes de pesca desapareceram. “Queria que entrassem num acordo com a gente. Vou aguardar duas semanas. No dia 15 recebi uma carta que informava que a prefeitura ainda buscava informações. A área é nossa, dos pescadores, ninguém invadiu nada”, concluiu.
Prefeitura - O secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, José Teixeira Filho, confirmou que o pescador esteve na prefeitura. “Orientamos para que trouxesse toda a documentação, só que houve movimento na área sem a autorização. Isso criou uma convulsão no local, com várias denúncias. Já estava descaracterizado o rancho inicial”, explicou Teixeira.
Por causa disso houve a demolição. “Tivemos de embargar e retirar o material”, enfatizou.
De acordo com o secretário, a questão só poderá ser resolvida com a apresentação de documentos, fotos antigas. Enquanto isso, nada pode ser construído. “Pedimos levantamento no cadastro e a propriedade é questionável, pois a área está inserida em praça pública”, finalizou José Teixeira. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador quer coibir propaganda em cédulas que imitam moeda

São Sebastião - O vereador Marco Antônio de Souza apresentou esta semana, na Câmara Municipal, um requerimento que visa coibir o uso de cédulas que imitam a moeda oficial como propaganda. Ele considera que este tipo de publicidade pode induzir as pessoas ao erro. “Qualquer cidadão pode ser prejudicado”. Souza diz que a semelhança com as notas originais gera confusão.
Além disso, ele considera que o fato estimula a falsificação. “Que tenhamos uma resposta da Secretaria da Fazenda, pois não podemos incentivar que se façam notas falsas. Não vejo nenhuma graça neste tipo de propaganda”, declarou.
Na última sessão, Marco de Souza mostrou uma cédula de R$ 10, utilizada na propaganda de uma empresa de financiamento, e outra de R$ 170, usada na publicidade de um lava-rápido e estacionamento.
Com exceção do tamanho da nota de R$ 10, maior que a original, e do valor de R$ 170, que não existe na moeda corrente, a semelhança é grande, principalmente quanto às cores.
Para o vereador Carlos Borba, esse tipo de nota não deveria circular. “Estão sendo distribuídas na cidade e realmente é possível confundir”, afirmou Borba.
No requerimento, aprovado por unanimidade, Marco de Souza salienta que só este ano foram apreendidas 204,7 mil cédulas falsificadas, sendo 66,5 mil no Estado de São Paulo. Além disso, segundo ele, o Banco Central lançou uma campanha publicitária para ajudar a população a identificar o dinheiro falso.
“Não podemos incentivar estas propagandas que confundem as pessoas. Que a prefeitura faça uma fiscalização rigorosa nas empresas que derramam pelo município cédulas que imitam as notas de dinheiro”, finalizou.
O secretário municipal da Fazenda, Oswaldo Julião, afirmou desconhecer o fato, mas garantiu que irá verificar. “É inédito pra mim e ainda não vi o requerimento. Não sei se estas empresas foram notificadas”, concluiu o secretário. Julião, que na tarde de ontem participava da Conferência das Cidades, disse que tomará providência sobre o caso ainda hoje. (Fonte: Imprensa Livre)

Cerca de 6 mil alunos da rede municipal passam por Avaliação Externa

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vem trabalhando para dar um novo sentido ao processo de avaliação dos alunos da rede pública de ensino. Para tanto, teve início ontem, dia 27, e termina no dia 04 de setembro, um processo de avaliação externa, elaborado e organizado por toda a equipe pedagógica da secretaria de Educação, que está realizando ações específicas - juntamente com coordenadores e psicopedagogos -, dos alunos do Pré III (Educação Infantil) e dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 6 mil alunos.
As provas são diferenciadas e têm como objetivo fornecer a cada escola em particular informações específicas sobre o desempenho de seus próprios alunos, apontando seus ganhos e dificuldades em relação ao ensino da Língua Portuguesa, bem como os aspectos curriculares que exigem maior atenção. “Este tipo de avaliação é importante, pois recolhe indicadores comparativos de desempenho que servirão de base para futuras tomadas de decisões no âmbito da escola e nas diferentes esferas do sistema educacional”, disse a Diretora Pedagógica, Gislaine Agostini.
Ainda segundo Gislaine, a meta não é restringir o aluno ao fracasso ou sucesso, e sim sustentar e orientar a intervenção pedagógica para que o aluno avance no seu processo de aprendizagem.
A Diretora Pedagógica conta, também, que mensalmente são realizadas capacitações aos profissionais e educadores sobre a prática da alfabetização. "A avaliação educacional é tema em destaque na pauta de debates da sociedade de hoje, reconhecida que é enquanto forma de conhecimento e monitoramento da educação oferecida a nossas crianças e jovens e enquanto condição para o estabelecimento de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino”, conclui Gislaine.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) são exemplos de avaliações externas.
Esse tipo de avaliação já foi realizado em São Sebastião no ano passado. “No final do ano, faremos outra”, disse Gislaine. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Casa é demolida em área de preservação

Ubatuba - A Polícia Ambiental, em conjunto com a Defesa Civil de Ubatuba, demoliu ontem uma casa de pau-a-pique construída irregularmente em uma APA (Area de Preservação Ambiental) no bairro Morro das Moças. O morador, que estaria no local havia três anos, conseguiu fugir. Segundo o presidente da Defesa Civil, Arli de Oliveira Cruz, no local foi desmatada uma área de 3.200 metros quadrados de Mata Atlântica. "O local é região de manancial. O morador também desviou uma mina d'água para fazer um lago. A comunidade local (em parceria) deverá fazer o reflorestamento da área". A identidade do invasor não foi revelada. (Fonte: ValeParaibano)

Cooperativa de Costura de Ubatuba fecha contrato com Petrobras
Secretaria do Meio Ambiente consegue gerar mais renda para o município

Ubatuba - Ontem, 26, a Coostuba (Cooperativa de Costura de Ubatuba) venceu a licitação realizada pela subsidiária da Petrobras, Transpetro, para a confecção dos uniformes que serão entregues aos Agentes Ambientais que serão formados a partir da próxima segunda-feira no Aquário de Ubatuba. Serão confeccionadas 300 bermudas e 300 camisetas. O valor do contrato é de R$ 4.800,00, o menor preço apresentado no processo licitatório da subsidiária. A iniciativa foi do secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, Virgílio Barroso, que ao conquistar os cursos de Agentes Ambientais e dois containners totalmente equipados para o município, reivindicou também a inserção da Coostuba para disputar o serviço de confecção de uniformes. Agora, a Cooperativa faz parte da lista cadastral de fornecedores da Petrobrás. A Coostuba é uma cooperativa com 22 cooperadas e que completou um ano no último dia 23.
Esses uniformes serão entregues aos 300 Agentes Ambientais que estarão sendo formados de 2 a 6 de setembro. A Transpetro entregará também tênis, boné e todo o material didático. O curso é totalmente gratuito. O responsável pela formação de cooperativas no município, Enrico Bonomo, que é o coordenador do “Projeto Cidadão, Ubatuba no Combate ao Desemprego”, da secretaria de Assistência Social, comemorou e acredita no fortalecimento da Cooperativa a partir deste contrato com uma sólida empresa nacional. Na manhã desta quarta-feira, 27, Bonomo e algumas cooperadas já estavam em São Paulo para a compra da matéria prima para o inicio da produção. O prazo para a entrega dos uniformes é do dia 2 ao dia 6, sendo 60 jogos por dia. A Coostuba estará trabalhando em ritmo acelerado para cumprir com o contrato, trabalhando em turnos diurno e noturno e também durante o final de semana.
O secretário Virgílio Barroso disse estar satisfeito, pela Coostuba ter conquistado este seu primeiro contrato com uma empresa de porte e que pode gerar muito mais serviço e renda para o município. “A nossa função dentro da Prefeitura é focar sempre o benefício da nossa comunidade. Não dá para realizar um trabalho isolado. Como meio ambiente tenho que olhar tudo o que está ao redor, como um todo. Aliás, a questão da preservação e do respeito ao meio ambiente passa pela questão social. Temos que nos empenhar em proporcionar mais qualidade de vida, com geração de emprego e renda”, afirma Barroso. O prefeito Paulo Ramos (PFL), que é o criador do projeto de cooperativas em Ubatuba, também aprovou a iniciativa de seu Secretário e ressaltou que este é o caminho que todos devem seguir. Bonomo disse ainda que este é efetivamente o primeiro contrato via uma Secretaria da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: SETUR)

Mais de mil alunos participarão dos XXI Jogos Escolares

Ubatuba - O Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho –Tubão deverá ficar lotado nesta sexta-feira. A abertura dos XXI Jogos Escolares Semana da Pátria reunirá cerca de mil pessoas.
São 23 escolas municipais, estaduais e públicas de Ubatuba participando do evento. A partir das 9h acontecerá a entrada das escolas e o atleta Fabrício César Gomes, capitão do time de futebol medalha de ouro nos Jogos Regionais deste ano, acenderá a pira olímpica. Após o juramento do atleta, o grupo de dança da escola Esteves da Silva apresentará a coreografia “Tarantela”.
As apresentações não param por aí. A “G Academia” fará uma demonstração de GRD (Ginástica Rítmica Desportiva) e o grupo do projeto “Qualidade de vida uma questão de saúde”, da 3ª idade, também fará uma apresentação. O encerramento da festa de abertura será com a banda Pracanis, que lançará seu novo cd na ocasião.
A competição de xadrez, no Tubão e natação, na piscina municipal, serão as modalidades de estréia. Elas estão marcadas para acontecer às 13h.
O domingo será de descanso e as atividades recomeçarão na segunda-feira com encerramento no próximo sábado, dia 6 de setembro.
Serão 11 modalidades divididas em três categorias: pré-mirim, mirim e infanto-juvenil. Estarão em disputada: atletismo, basquete, futebol de campo e de salão, surfe, tênis de mesa, queimada, voleibol, xadrez, damas e natação.
No ano passado, 25 escolas participaram dos jogos.
Manhã de Lazer - O projeto “Brincando na Comunidade” atendeu a comunidade da praia da Maranduba, no domingo. Foi realizada uma Manhã de Lazer, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, em conjunto com a Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Segundo os organizadores, as crianças se divertiram muito, com as várias atividades recreativas e esportivas. O evento também foi o encerramento da Semana da Família.
A Manhã de Lazer contou com o apoio da Abelsat, Hotel Maranduba, Construcenter, Farmácia Saúde & Vida, Padaria Maranduba e Distribuidora de águas Assai.
A Secretaria de Esportes também contou com a parceria da confecção 100% Brasil, que uniformiza todos os monitores do Projeto “Brincando na Comunidade”. (Fonte: Imprensa Livre)

Melhor Idade em 8º lugar

Ubatuba - A equipe do Centro de Convivência da 3a Idade “Plenitude da Vida”- CCTI, conquistou o 8o lugar em Bertioga nos “Jogos da Experiência”, de 20 a 24 de agosto, com a participação de 30 cidades. A comitiva de 32 pessoas ficou 2 medalhas de prata no ítem criatividade ( Luiz S. Reis e Jandira P.L. Pereira) Dama ( José Balugh Jr.) e truco ( José ª Gibran e Jorge Gibran). O bronze ficou por conta da tranca ( Ney M. B. Rennó e Maria A Gomide). Muito comemorada foi também a terceira colocação no volei adaptado à terceira idade com a seguinte formação: Therezinha C. Souza, Laurentina F. Cruz, Helena L. Lopes, Isabel R. Reis, tendo como coordenador técnico Fabiano T. Brito, que é voluntário. A equipe participou ainda nas modalidades bocha, peteca e malha. O CCTI completa 10 anos em 2004 e conta atualmente com 60 sócios. (Fonte: ACS-PMU)

Festa da Cultura no bairro

Ubatuba - Nos próximos dias 5,6 e 7 de setembro os bairros do Parque dos Ministérios e Ipiranguinha estarão promovendo a I Festa da Cultura com variadas atrações entre as quais se incluem teatro, grupos folclóricos e bandas locais e de outras cidades. Pela primeira vez, duas associações : Associação dos Moradores do Parque dos Ministérios - AMOPAM e Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha -SABI se unem para a realização de um evento. O local escolhido é uma área preparada pela Prefeitura em frente ao Parque dos Ministérios, ao lado da Rodovia Taubaté-Ubatuba. As bandas Aurora, Almir Neto, Renegados e Chapados do Forró estarão se apresentando sexta e sábado, enquanto domingo é o dia da Banda Dallas, de Piquete. Consta ainda da programação a eleição da Miss Ipiranguinha e a exibição dos grupos folclóricos do Itaguá, Promirim e Poruba. O movimento "Pirão Geral", que vem marcando presença todo domingo ao lado da Praça Nóbrega, vai participar com a dança do" Boi de Conchas"do caiçara Julinho Mendes. (Fonte: ACS-PMU)

Um gesto de amor para um especial da escolinha de natação

Ubatuba - O menino levanta-se feliz informando aos pais: hoje tem natação. Os olhares dos pais se cruzam, era impossível naquele dia, qualquer um dos dois, com compromissos urgentes, disporem de um tempo, para levar o menino ao esporte tão esperado. Fez-se silêncio. O pai saiu, a mãe também, ambos preocupados como dizer: hoje ele não terá como ir à natação.
A mãe pensou e ligou para o professor Kiko, pedindo que o mesmo fizesse o errado, mas para o imprevisto do dia, era a única saída. Pediu ao mesmo que ligasse para o filho informando-o que naquele dia não haveria natação. E assim procedeu, ao fazer o pedido, percebeu um silêncio do outro lado da linha e a voz do professor respondeu bem rápida: está bem. Problema resolvido.
Após estar se aproximando o horário da natação, o telefone do trabalho da mãe toca. É o professor Kiko. “Onde é o endereço do menino, estou indo buscá-lo”. A mãe mal conseguia informar o endereço e pensou: ele tem tantos alunos e é só um que está faltando.
Fica assim definido: para o coração de um grande mestre um ausente é muito especial e com um gesto de amor fez-se presente.
Mãe: Laura Cerezer
Parabéns Escolinha Municipal de Natação e obrigado professor Kiko. (Fonte: ACS-PMU)

Semana Técnica surpreende com teatro

Ubatuba - A encenação da peça“Bom dia Ubatuba”, na abertura da 6a Semana Técnica promovida pela Escola Tancredo Neves foi a grata surpresa da noite. No palco, as educadoras Teca, Graziela, Cleide e Vani mostraram, com muito humor, o comportamento e a linguagem do nordestino, o mineiro, o paulistano e o caiçara em nossa cidade. A platéia, constituída na grande maioria por estudantes, manteve-se em silêncio para aproveitar uma noite de alto astral. O prefeito Paulo Ramos elogiou a iniciativa e a autenticidade do texto: “ É uma peça que retrata o que temos na cidade e mostra novos valores que merecem ser prestigiados”, disse. Além das abordagens como pratos típicos de cada lugar, a peça traz como tema central a Lenda da Gruta que Chora, narrada de maneira bastante divertida que tem na dança com o dragão e nas expressões bem caiçaras de Teca as passagens mais aplaudidas. (Fonte: ACS-PMU)

Recreação na Praia da Maranduba

Ubatuba - Foi realizada no domingo passado, dia 24 de agosto, uma Manhã de Lazer, na Praia da Maranduba organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, em conjunto com a Paróquia Nª Senhora das Graças e com apoio das empresas: ABELSAT, HOTEL MARANDUBA, CONSTRUCENTER, FARMÁCIA SAÚDE & VIDA, PADARIA MARANDUBA e DISTRIBUIDORA DE ÁGUAS ASSAI, evento este que faz parte do Projeto “Brincando na Comunidade”.
A organização ficou impressionada com o sucesso e com a presença dos moradores do bairro e principalmente as crianças que se divertiram muito, com as várias atividades recreativas e esportivas.
O evento também foi o encerramento da Semana da Família, onde a comunidade comemorou, com muita alegria e diversão.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a parceria da confecção 100% BRASIL, que uniformiza todos os monitores do Projeto “Brincando na Comunidade”. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Vacinações de Animais - Serias possível obter informações a respeito de vacinações preventivas em Ubatuba, contra a raiva canina e felina, e publicá-las no Litoral Virtual? Já estou informado destas pelo Litoral Virtual em Caraguá e S.Sebastião, mas moro em Ubatuba.
Grato e abraços,

Norberto Theil
Praia do Lázaro
Ubatuba, SP


Turismo Náutico - É preciso lembrar que a principal atração turística de Ubatuba é o meio ambiente, a Serra do Mar, a fantástica fauna, flora, os cem quilômetros de costa, as 76 praias de areias multicoloridas, muitas ilhas e um mar extremamente propício às diversas atividades como a pesca, o mergulho, o iatismo. Infelizmente estamos perdendo a nossa principal riqueza.
De um lado a degradação ambiental avança com a ocupação desordenada do solo, de outro a falta de saneamento básico proporciona o lançamento de dejetos e esgotos in natura nos cursos d’água que se dirigem ao mar. E faz tempo que esta situação perdura. A todo o momento surgem reclamações, como foi o caso da denúncia da jornalista Regina Teixeira no Litoral Virtual, a respeito dos desmatamentos, da construção irregular de moradias proporcionando a perda da biodiversidade, da cobertura vegetal e da contaminação dos mananciais pelo esgoto doméstico. A jornalista vai mais além ao se referir à contaminação do rio na praia de Itamambuca: “meu próprio filho já foi vítima de uma gastroenterite por conta de um mergulho no rio.” E propõe medidas austeras que coíbam as ocupações clandestinas e preservem os mananciais. Sua opinião foi ratificada por Maurício Moromizato, no mesmo Litoral Virtual. Uma denúncia a mais a ser apurada pelo Ministério Público, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e outros órgãos competentes.
É urgente que as pessoas se manifestem, cobrem trabalho dos políticos e funcionários públicos. Mesmo porque o contribuinte paga em dia os salários da rapaziada que ainda se melindra quando se toca nos valores e não deveria.
O turismo náutico parece não preocupar a Prefeitura e nem a Câmara Municipal, talvez por catarata ou incapacidade operacional, ante este importante segmento altamente gerador de empregos e renda. Tudo isso acontecendo perante os cem quilômetros de costa deste extraordinário potencial marítimo ubatubense.
Sinto-me na obrigação de defender a atividade naval e as pessoas que a integram por lazer ou sobrevivência. Somente no Saco da Ribeira mais de mil empregos são gerados pela náutica com movimento permanente das embarcações, proporcionando aos caiçaras e seus filhos ganhos mensais
que possibilitam razoável conforto.
O apoio oferecido pelo Armando Arnoni, do Porto Marina Timoneiro, ao Projeto Alavanca possibilita mais crianças da comunidade no curso de vela e ele tem bons projetos, um deles o “Bom de escola, Bom de vela” para alunos da rede pública de ensino o outro é fazer um museu caiçara.
Está tudo no papel, o que falta é o dialogo, afirma Armando. O Ubatuba Iate Clube está sempre pronto a colaborar com agenda própria de eventos náuticos além de prestigiar outros a nível estadual e nacional. O Paulo Xiri é um idealista abnegado, o Miguel Soares Rodrigues destaca-se no litoral brasileiro pela realização de grandes regatas e sei bem das dificuldades que enfrenta, como também o Alexandre, da Aumar, e tantos outros que, mesmo sem apoio do poder público, conseguem realizar muito.
Mas, nem tudo é alegria, segundo Carlos Alberto Barreto:” nos feriados e temporada de verão quando o movimento aumenta o cheiro de merda é muito grande nas proximidades do canal.” E nem poderia ser de outra maneira, não há tratamento de esgotos no Saco da Ribeira, no Pereque Mirim e Enseada. O leitor pode achar terrível, mas é a real e já melhorou, pelo menos já não se vê os urubus que costumavam freqüentar a Ribeira atrás das fétidas carniças.
Outro grave problema é a falta de crédito para o financiamento de barcos e equipamentos que relega os pescadores a permanecer na pesca primitiva. Pensar a construção de novas marinas e iates clubes é enfrentar as exigências em São Paulo, muito maiores do que em outros estados, além da turma do “criar dificuldades para arrumar facilidades.” Porque não aprender com as cidades de Paraty e Angra dos Reis as lições de como fazer turismo com sucesso, principalmente turismo náutico. Porque não colocar obstáculos submersos para dificultar a pesca predatória de arrasto e com isso criar novos criadouros para peixes e crustáceos? Porque não trazer navios sucateados para serem afundados em nosso litoral e que se transformarão em ótimas atrações para os mergulhadores? Porque a municipalidade não assume a Ilha Anchieta como território ubatubense e ali realiza um grande projeto de turismo-náutico-ecológico? Porque não chamar a iniciativa privada para um grande projeto de marina na Praia do Cruzeiro que já conta com toda a infra-estrutura necessária implantada: hotéis, restaurantes, bancos, hospital, farmácias, supermercados? Porque, porque, porque?
Enquanto as pessoas das marinas, dos iates clubes, das oficinas, os marinheiros, os prestadores de serviços, os esportistas, a turma da náutica ubatubense não se unir vamos continuar pagando para apanhar e dando boa vida para os politiqueiros safados de plantão sempre prontos
a afirmar: “náutica é coisa de rico, a maioria é gente de fora, não dá voto.”
Até quando?

Ricardo Faria
São José dos Campos, SP


Reflitam - Prezados prefeito, vereadores, secretários e demais políticos de Ubatuba, O artigo abaixo é assinado por uma autoridade em ecologia e política e serve de alerta para que os senhores foquem sua administração e seus projetos de lei em assuntos prioritários, como os recursos hídricos, cuja manutenção depende de muita vontade política em coibir a ocupação irregular da mata atlântica. A autora é Marilena Lino de Almeida Lavorato, pós-graduada em Marketing (ESPM), Sociologia e Política (EPGSP), Gestão Estratégica de Negócios (FGV) e Gestão Ambiental (IETEC); diretora do MAIS Projetos (gestão sócio-ambiental) e Coordenadora do GMGA - Grupo Multidisciplinar Gestão Ambiental da APARH (Associação Paulista de Administração de Recursos Humanos). Vejam também como seria importante pensar em alternativas para a geração de energia limpa, como a eólica, e emplacar um programa sério de coleta seletiva. Aqui em Itamambuca, conseguimos implantar, com a ajuda da comunidade, um projeto de coleta seletiva que, embora ainda precise de muitos ajustes, já trouxe ganhos sociais e, sobretudo, ambientais. Por favor, leiam, pensem e tomem atitudes transformadoras.

Regina Teixeira
Jornalista
Coordenadora de Meio Ambiente da SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca)


Eco-Economia - A Evolução do Modelo Econômico - A Eco-Economia para um Mundo Sustentável, segundo o fundador da WWI-Worldwatch Institute e do IPI - Earth Policy Institute, Lester R. Brown, passa pela substituição dos combustíveis fósseis por energias renováveis, especialmente a eólica e a solar, a criação de novos sistemas de transporte, a reciclagem dos produtos e a estabilização populacional do planeta.
Em seu ultimo livro `Eco-Economia, lançado no Brasil no dia 15/07/2003, Lester Brown mostra que a economia global está fora de sincronia com o ecossistema da Terra. Para que possamos reestruturar a economia no tempo que nos resta, todos precisaremos estar envolvidos. De uma forma ou de outra, a escolha será feita por nossa geração. Mas afetará a vida na Terra para todas as gerações futuras.
O fator mais crítico do modelo econômico atual, segundo ele, será o aumento do preço dos alimentos. Isso porque a produção agrícola mundial enfrentará desafios cada vez maiores, causados por problemas já existentes, como a escassez da água disponível para irrigar lavouras, e as alterações climáticas.
Abordando especificamente o caso da produção de grãos, o ambientalista cita números que impressionam: são necessários cerca de 1 mil litros de água para a produção de uma tonelada e já existem conflitos pela disputa dos recursos hídricos disponíveis. Em relação às mudanças climáticas, conclui que a elevação de um grau da temperatura representa para algumas regiões do planeta a redução de 10% da produtividade das lavouras.
A reestruturação da economia terá nas energias renováveis a mola mestra do processo. A energia eólica, além de ser limpa, inexaurível, barata, gera mais empregos do que a indústria de petróleo. Seu crescimento na Europa é surpreendente: hoje a energia dos ventos responde por cerca de 20% do total consumido na Dinamarca e 28% na Alemanha.
Também não podemos esquecer das vantagens da energia solar, apropriada particularmente às comunidades rurais devido ao seu baixo custo de instalação e manutenção. Como exemplo, temos alguns vilarejos da Índia, onde a energia solar já se mostrou economicamente mais vantajosa que uma fonte poluente tradicionalmente utilizada para a iluminação dessas áreas, o querosene.
Outras ferramentas que terão fundamental importância na construção da ECO-ECONOMIA é a reestruturação do sistema tributário, com aumento de impostos de atividades que degradam o meio ambiente, como os produtos derivados de combustíveis fósseis, e subsídios para ações ambientalmente construtivas.
O adensamento populacional também é um indicador crítico para a sustentabilidade do planeta, e a estabilização da população por meio de programas educacionais para as mulheres é mais um item importante neste processo de transição do modelo econômico atual para um Mundo Sustentável.

Por: Marilena Lino de Almeida Lavorato

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Pesca © Natto

Pesca
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor