Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 29 de agosto de 2003 - Nº 855 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Litoral faz Conferência da Cidade


Caraguatatuba:
Mostra Sesc de Artes Latinidades acontece no dia 13
Exposições de Fotografia e Folclore levam grande público ao MACC
Convênio com CEFET e traça novos rumos para a educação
Agenda Fundacc - Setembro
Alunos do Indaiá e Tinga fazem apresentação de música para diretores na SME
Iasmim Gobetti fica em 3º no Miss Brasil
Gobetti e Leopoldino se encontram em Caraguá
Pastores conseguem veículos para Caraguá


Ilhabela:
Aniversário de Ilhabela contará com dois eventos especiais


São Sebastião:
Dersa abre concorrência pública para ampliação do Porto
III Prova Pedestre da Independência reunirá cerca de mil pessoas
Projeto Maré MPB traz Tito Madi e Filó Machado a São Sebastião
Curso de Arrais, Mestre e Capitão amador em Maresias


Ubatuba:
Sema e entidades ambientais buscam a integração
Você conhece o “ALFA” e o “BETO”?
Conferência define prioridades dos municípios
COOSTUBA fecha contrato com Petrobras
Encerram as inscrições para o curso de Agente Ambiental
Setur investe na capacitação e geração de 850 empregos
Festa da Cultura no bairro
Jogos Escolares da Semana da Pátria
Barraco em área ambiental é demolido
Projeto Sol Nascente agora com time de futebol
Adolescentes se apresentam no Palácio dos Bandeirantes
Primeiro grupo de 138 Monitores Municipais de Turismo
Campanha de Vacinação

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

Litoral faz Conferência da Cidade

Litoral Norte - A 1ª Conferência Regional das Cidades do Litoral Norte será realizada hoje a partir das 8h em Caraguatatuba, com presença da coordenadora-geral da Conferência Nacional das Cidades, Iria Charão.
O evento deverá reunir 300 pessoas de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
As conferências, que já foram realizadas em São José e Jacareí, têm como objetivo definir as prioridades de atuação do recém-criado Ministério das Cidades. Durante o encontro de hoje serão traçadas diretrizes em quatro áreas: habitação, saneamento ambiental, transportes e programas urbanos.
No total, serão eleitos 21 delegados para representarem as quatro cidades na Conferência Estadual do dia 26.
"As prioridades são aumento do tratamento de esgoto e da arborização, melhoria do transporte coletivo e regularização de loteamentos clandestinos", disse a coordenadora-geral da conferência, Miriam Gonçalves. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Mostra Sesc de Artes Latinidades acontece no dia 13

Caraguatatuba - Caraguá recebe no dia 13 de setembro, na Praça Dr. Cândido Motta, das 13 às 22 horas, a Mostra Sesc de Artes 2003 Latinidades, com uma programação variada, contendo artes plásticas, música, dança, teatro e cinema.
Caraguatatuba foi incluída na programação, segundo a organização, devido ao nível dos trabalhos realizados junto à comunidade nas áreas de arte e cultura, recebendo a mesma programação do Sesc São José dos Campos, apesar de não ter na cidade um núcleo do Sesc - Serviço Social do Comércio.
Estão previstas apresentações de música grupo argentino Actitude Maria Marta; espetáculo teatral “Os Enganadores da Morte” com a Cia Os Enganadores, do Rio Grande do Sul; apresentação da Cia de Dança do Amazonas; e em artes plásticas será produzido um painel com a participação dos artistas da cidade. Haverá também projeções de curtas-metragens, e programas de rádio com músicas latinas.
Mostra Sesc de Artes Latinidades - Latinidades remete à idéia de uma terra sem fronteiras, de algo que ultrapassa os limites da identidade de cada cultura, criando intercâmbios e relações efetivas de trocas. A diversidade então, apresenta-seno projeto como um elemento tão importante quanto a identidade.
Desse modo, tem-se um projeto que não faz referência apenas aos países da América ou aos países de origem latina, unidos pela raiz do idioma, mas que busca também outros caminhos, como por exemplo a expressão latina que pode ser observada em diversas partes do mundo.
O que transparece na programação da Mostra, portanto, é uma abordagem do que foi pluralizando a partir de um recorte da língua, da religião, dos modos de colonização, dos choques de dominação e das absorções culturais vividas pelos diferentes países envolvidos. Como os antigos conquistadores, os artistas do mundo latino lançam olhares para o futuro.
A Mostra Sesc de Artes colhe pequenas amostras desse pensamento fragmentado, constitui um importante momento de conexão com o Brasil que está além fronteiras, presente parcialmente em cada um dos povos de cuja raiz cultural compartilha. Trata-se de refletir sobre a essência desse mapa latino, desenhando seus contornos com maior nitidez.
O projeto Latinidades está acontecendo em todas as unidades dos Sesc, no estado de São Paulo, contemplando 78 cidades e apresentando 22 países. (Fonte: Fundacc)

Exposições de Fotografia e Folclore levam grande público ao MACC

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba até 14 de setembro de 2003, a exposição “Fotografia”, que acontece na Sala 2, com máquinas e fotografias antigas de várias épocas, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado dia 19 de agosto. As fotos do Concurso Fotográfico Veja Caraguá, ficam expostas de 1 a 14 de setembro.
Estão expostas peças dos acervos dos Museus Históricos Pedagógicos “Amador Bueno da Veiga”, de Rio Claro, e “Bernardino de Campos”, de Amparo, ambos do interior de São Paulo, como máquinas antigas, flashes, negativo de vidro, máquina para ver cartões, conhecida por ‘marmota’, painéis fotográficos com imagem de um casal com indumentária do início do século XX, que o público poderá tirar fotografias colocando seus rostos no espaço vazado.
Folclore - A outra exposição em cartaz no mês de agosto é “Folclore”, com objetos que nos remetem a várias regiões do Brasil. Essa mostra acontece na Sala 1.
Também está no MACC, parte do acervo do Museu do Folclore - SP, como bumba meu boi, pilão, viola popular brasileira, apitos, palmatória, caixa de Folia de Reis, bonecões, marimba, atabaques, mamulengos, entre outros e apetrechos de pesca, do acervo do MACC, com remos, redes, e também cestaria e cerâmicas. Estarão expostos brinquedos folclóricos como piões, bolas de gude, petecas e pipas. Publicações contando um pouco do folclore da região, como “Contos e Causos de Caraguatatuba” entre outros livros também poderão ser encontrados na exposição.
Os dois temas, folclore e fotografia, bem populares, tem levado grande público ao MACC, que também tem conhecido mais sobre a história do municípioe sobre a cultura caiçara nas salas de exposições permanentes.
As exposições podem ser visitadas de terça a domingo das 10 às 18 horas, com entrada franca. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguá. (Fonte: Fundacc)

Convênio com CEFET e traça novos rumos para a educação

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba vem traçando novos rumos para a educação profissional na região. Depois de pesquisar novos parceiros para ampliar a atuação do Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, sediado em Caraguá, o CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, se mostra como a melhor proposta para atender as diretrizes pensadas para o futuro da educação profissional no Litoral Norte.
Na terça-feira, 26 de agosto, foi realizada a quarta reunião para discutir sobre educação e tecnologia, e as futuras parcerias da entidade federal com o município, com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva e a presidente da Fundacc, Eloiza A.A. Antunes de Oliveira, a secretária de educação Roseli Morilla, e representantes do CEFET-SP- Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Garabed Kenchian, Gersoney Tonini Pinto, Henrique Camargo Kottke e Arnaldo Augusto Ciquielo Borges
A intenção do convênio é implantar uma extensão do CEFET no Ceprolin, em Caraguatatuba visto que os técnicos observaram grandes possibilidades de desenvolver muitos cursos devido às instalações da escola - “Essa parceria não desvia da proposta educacional já prevista, e vemos com muita expectativa essa nova parceria, já que estaremos recebendo a melhor qualidade em educação profissional, e dessa maneira, obtendo experiência; a comunidade ganha com a qualidade dos cursos que serão formatados pelo CEFET-SP, existe a oportunidade de oferecer educação técnica de qualidade, expandindo seu campo de atuação”comenta Eloiza Antunes, presidente da Fundacc, mantenedora do Ceprolin.
Os técnicos da Fundacc e do CEFET-SP estão em plena ação, buscando juntos a implantação de novos cursos no Ceprolin. Segundo Luiz José Alves, diretor administrativo da Fundacc, estão previstos cursos inicialmente na área de gestão com cursos técnicos, como o de secretariado. Há previsão do vestibular acontecer no dia 7 de dezembro de 2003.
O CEFET-SP existe em vários estados do Brasil e é considerado o primeiro Centro de Excelência na atualização de cursos no segmento de automação industrial. O salto tecnológico da instituição foi obtido através da instalação de um sistema de Manufatura Integrada por computador (CIM), o primeiro da América Latina com software industrial. No Estado de São Paulo, a instituição já possui convênios com a Escola do Futuro da USP, Instituto Barretos de Tecnologia, Unicamp, PUC-SP, Fundação Cásper Líbero, entre outras. Outras cidades que já recebem a tecnologia do CEFET, Sertãozinho e Cubatão.
Através dessa parceria o Ceprolin beneficia jovens de todo o Litoral Norte, com o apoio, investimento e orientação do Governo Federal através do MEC/SEMTEC. (Fonte: Fundacc)

Agenda Fundacc - Setembro

Mostra Sesc de Artes LATINIDADES - Através de uma parceria com o Sesc - Serviço Social do Comércio, a Fundacc promove em Caraguá no dia 13 de setembro, sábado, das 13 às 22 horas, na Praça Dr. Cândido Motta, uma parte do projeto Latinidades, com apresentações de música, teatro, dança, cinema e artes plásticas, expressando a diversidade que compõe o universo dos povos de origem latina.

4ª Mostra de Cerâmica - A Fundacc promove a partir do dia 20 de setembro a 4ª Mostra de Cerâmica no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, com a participação de ceramistas do Litoral Norte, Vale do Paraíba e outras regiões. Cada um com seu estilo e técnica, vai mostrar suas obras nessa mostra coletiva de cerâmica. A exposição pode ser vista de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada franca. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguá.

Revelando São Paulo - De 13 a 21 de setembro acontece o Revelando São Paulo, o maior evento de cultura e arte realizado pela Secretaria de Estado da Cultura no Parque da Água Branca. A Fundacc leva para o evento, artesanato, a culinária com seus pratos típicos caiçaras, e os grupos de Folia de Reis e Moçambique, de Caraguá. A entrada é franca.

Projeto Guri - Acontece em Campos do Jordão, no dia 14 de setembro, às 19 horas, no Auditório Cláudio Santoro, um grande encontro dos Pólos do Projeto Guri no Vale do Paraíba. O Pólo Caraguatatuba, mantido pela Fundacc e Prefeitura Municipal apresenta em seu repertório Ponta de Areia, de Milton Nascimento(Orquestra e Coral) Valsa do Imperador, de Strauss(Orquestra) e junto às outras orquestras do Vale do Paraíba apresentam uma peça musical do folclore russo e Asa Branca, de Luiz Gonzaga. (Fonte: Fundacc)

Alunos do Indaiá e Tinga fazem apresentação para diretores na SME

Caraguatatuba - Os diretores da rede municipal de ensino e a Secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista dos Santos assistiram nesta quinta-feira 28, a uma apresentação de música, feita pela Banda Q, composta pelos músicos mirins Rafael Barbosa Prais, de 9 anos, tecladista, aluno da EMEF do Tinga, e Felipe Barbosa Prais, de 8 anos, baterista, aluno da EMEF do Indaiá, que tiveram o acompanhamento do pai, o músico Ivo Ribeiro Prais.
A apresentação, que teve música popular brasileira no repertório, durou certa de 30 minutos e comoveu aos diretores de escola, pela simplicidade e talento.(Fonte: SME/PMC)

Iasmim Gobetti fica em 3º no Miss Brasil
Afilhada do Presidente da Câmara desponta em concursos e é promessa para o futuro

Caraguatatuba - Caraguatatuba está se tornando o mais novo recanto de beldades e futuras top models das passarelas nacionais e internacionais. Iasmim Gobetti, afilhada do Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) ficou em terceiro lugar no Miss Brasil Mirim, realizado em Guarulhos há cerca de 7 dias.
Graça, beleza, personalidade e simpatia são os ingredientes de Iasmim Gobetti, que vem despontando nos concursos da qual participa, como Miss São Paulo, Miss Brasil, Garota Verão, entre outros. Com apenas 7 anos, afilhada e sobrinha do Presidente da Câmara Municipal, Wilson Agnaldo Gobetti, a garota tem tudo para tornar-se dentro de alguns anos a mais nova top model do mercado e com o melhor ingrediente; vem do Litoral Norte, de Caraguatatuba.
Recentemente Iasmim tirou o 3º lugar no Miss Brasil Mirim, realizado na Casa do Som, em 23 de agosto, na praça dos estudantes, em Guarulhos. Ao mesmo tempo, tornou-se a 2ª princesa do concurso. No momento, sua mãe, Márcia Gobetti tem levado Iasmim as principais agências de modelos do país para tentar iniciar a garota no mercado publicitário.
Para o Presidente Gobetti as vitórias de Iasmim lhe trazem muita alegria. “É preciso aproveitar a beleza do rosto e o sorriso que esta menina tem. Seus traços são definidos e seu olhar encantador. É com alegria que vejo alguém com o sangue da família tendo sucesso como ela”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti e Leopoldino se encontram em Caraguá
Audiência foi rápida e tratou de assuntos diversos

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), recebeu em audiência na tarde de ontem, quinta-feira – 28 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Marcos Leopoldino. O encontro, que durou cerca de 30 minutos teve como pauta idéias, discussões e opiniões políticas, administrativas e financeiras, além da discussão de ações políticas futuras, que não tiveram seus teores revelados. Gobetti prometeu retribuir a gentileza o quanto antes. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pastores conseguem veículos para Caraguá
Pastor Anderson e Deputado Roberto de Jesus conseguem viaturas para entidades e a Polícia em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Vereador Pastor Anderson Bertoncini (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba não poderia ter melhor parceiro político do que o Deputado Estadual Roberto de Jesus (PTB). Ambos pertencem a Igreja Universal do Reino de Deus e recentemente conseguiram novos carros para entidades e a Polícia Militar na cidade.
A parceria entre ambos já vem de longa data. Em abril deste ano, graças a intervenção do Vereador junto ao Deputado, o Asilo São Vicente de Paula ganhou uma Furglaine UTI Móvel, para o atendimento de seus pacientes.
Em setembro, no dia da Independência, mais 6 viaturas virão para a 2ª Cia. da Polícia Militar, sendo 2 de Ronda Escolar, 2 do Policiamento Comunitário e 2 do Policiamento Integrado, sendo 4 carros do tipo Corsa e 2 Palio Adventure.
Com isso solidifica-se o trabalho da bancada evangélica no Estado de São Paulo, que age em comum acordo, seja a nível municipal, bem como a nível estadual. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Aniversário de Ilhabela contará com dois eventos especiais

Ilhabela - Mais dois eventos entraram para a programação de comemorações de aniversário da cidade. No sábado, dia 30, o Esporte Clube Ilhabela estará promovendo o tradicional Baile de Aniversário de Ilhabela. O show ficará por conta da Banda San Francisco, que possui um repertório diversificado para todas as idades. Os convites podem ser adquiridos antecipadamente no clube com preços bem acessíveis.
O show de aniversário ficará por conta da Banda Tribo de Jah. Recém chegada de uma série de shows nos Estados Unidos e México, em sua turnê de lançamento do cd “Guerreiros da Tribo”, a banda se apresentará na quarta-feira, dia 03 de setembro, no Campo de Aviação, no bairro do Pequeá.
A contratação da banda só foi possível graças ao positivo empenho e parcerias do Fundo Social de Solidariedade, que viabilizou a realização da festa, que começa as 19h, com barracas de comidas e bebidas montadas pelas entidades sociais do município.
“Esperamos sensibilizar as pessoas para a doação de alimentos não perecíveis e brinquedos durante o evento” disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Célia Heidorn Reale Ferreira.
Serviço:

Baile de Aniversário de Ilhabela - Data: 30/08/2003 - sábado
Local: Esporte Clube Ilhabela - Horário: a partir das 23h
Animação: Banda San Francisco - Ingressos:
sócio individual – R$8,00 - sócio casal – R$15,00 - não sócio – R$10,00
mesa com 4 lugares para sócios – R$50,00 - mesa com 4 lugares para sócios – R$70,00

Show de aniversário de Ilhabela com a Banda Tribo de Jah
Data: 03/09/2003 – quarta-feira - Barracas de comidas e bebidas
Festa a partir das 19h e Show a partir das 21h
Local: Campo de Aviação (Bairro Pequeá) - Gratuito - (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

Dersa abre concorrência pública para ampliação do Porto
Investimento previsto é de R$ 50 milhões para triplicar a capacidade do local; interessados podem retirar edital

São Sebastião - A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) deu início ao projeto de ampliação do Porto de São Sebastião, com a abertura de concorrência pública no valor de R$ 1,5 milhão para a fase de elaboração do projeto executivo.
Outros R$ 50 milhões serão investidos para triplicar a capacidade do porto, que terá dois berços (cais), um de 250 metros e outro de 220 metros de comprimento e profundidade de 14 e 16 metros, para permitir o atracamento de navios de maior porte.
Segundo o gerente do porto, Vilson Costa, o término das obras de ampliação está previsto para o final de 2006. A capacidade de movimentação de carga passará das atuais 400 mil toneladas por ano para até 1,5 milhão de toneladas.
O Porto de São Sebastião deverá complementar as operações do Porto de Santos, que tem cais com profundidade máxima de 12 metros, o que limita a sua utilização a navios que carregam até 70 mil toneladas.
"Hoje o Porto de São Sebastião não consegue atender a demanda por causa das suas limitações", disse Costa. Com os novos berços poderão ser descarregados navios graneleiros que levam de 100 mil a 120 mil toneladas de carga e navios carregados com até 5.000 contêineres.
"Com o porto ampliado o Estado de São Paulo, que é responsável pela metade das exportações brasileiras passará a ter mais uma opção logística", disse Costa.
Entre outras vantagens, o porto também deverá atrair linhas regulares de transporte marítimo e ajudar a reduzir o preço do frete rodoviário, já que os caminhões que descarregarem no local poderão voltar carregados. "Hoje a maioria volta vazia", disse o gerente do porto.
A obra também vai representar novos investimentos na área portuária por meio dos arrendamentos de áreas e a ampliação do mercado de trabalho no setor, além do aumento na arrecadação de impostos --IPI, ISS e ICMS.
O Porto de São Sebastião atende os mercados do Vale do Paraíba, Campinas e região, Sul de Minas Gerais e a região metropolitana de São Paulo. O Vale é responsável pela movimentação de cerca 100 mil contêineres por ano.
Novos produtos passarão a ser carregados e descarregados em São Sebastião, como veículos e componentes. A indústria automotiva, que hoje utiliza o Porto de Santos, já manifestou interesse em transferir a operação.
LICITAÇÃO - As empresas interessadas na licitação do projeto executivo têm até o próximo dia 25 para retirar o edital. A abertura das propostas será no dia 29 de setembro.
A conclusão desta etapa --que inclui a realização de serviços de sondagem do solo e a obtenção dos licencimentos ambientais exigidos pela legislação-- está prevista para maio do próximo ano.
O edital para a contratação da obra deverá ser lançado no início do segundo semestre de 2004, pelas previsões atuais, segundo Costa. (Fonte: ValeParaibano)

III Prova Pedestre da Independência, em São Sebastião reunirá cerca de mil pessoas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza no domingo, dia 14, a III Prova Pedestre da Independência. A largada das categorias de base acontece, às 8 horas, na praça em frente ao Clube Portal do Olaria, e das categorias oficiais será na Rua da Praia, em frente ao Teatro Municipal, às 9 horas. A chegada será na praça do Convento, no bairro São Francisco.
O evento contará com o apoio de cerca de 160 pessoas entre voluntários da AVDEC (Bombeiros Voluntários), polícia militar, defesa civil, guarda patrimonial, secretarias da Saúde e de Obras e Meio Ambiente, professores de educação física e monitores esportivos da secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
O trajeto para a categoria oficial será de 10 km e para as categorias mirim e infantil será de 2 km. Este ano estará sendo implantada a categoria caminhada, que terá um percurso aproximado de 7 km, que terá início quinze minutos após a largada da corrida oficial.
O objetivo é estimular a prática da caminhada, dando oportunidade às pessoas que praticam esta modalidade em participar da prova pedestre. Como é a título experimental, os participantes da categoria caminhada serão premiados com camisetas e participarão de sorteios de brindes”, disse um dos organizadores da corrida, Carlos Ribeiro, o Palumbinho.
Na classificação geral, na categoria oficial masculino e feminino, serão premiados do 1º ao 5º colocado, com valor de R$ 1,2 para os campeões. Além disso, nas demais categorias, a premiação será de 1º a 3º lugar, com troféus e medalhas para todos os atletas que concluírem a prova.
Os três primeiros colocados de São Sebastião, como forma de incentivo, receberão prêmios que variam de R$ 300 a R$ 100.
Para o melhor nível técnico da corrida, a organização se preocupou em implantar o controle eletrônico através de um chip que ficará instalado no tênis esquerdo do corredor, que dará o tempo da prova, classificação geral e por categoria, dando assim o resultado imediato após o término da corrida
No ano passado confirmaram presença no evento, que consta no calendário oficial da Federação Paulista de Atletismo, as atletas: Maria Justina dos Santos (seleção brasileira), Fabiane Cristine da Silva (campeã da I Prova Pedestre da Independência – 2001), Maria das Graças (campeã da Maratona de Blumenau, 13º em Paris e campeã em São Roque – 2002) e Marizete de Paula Rezende (atual campeã da Corrida São Silvestre 2003 e campeã dos 10 km da Corrida Contra o Câncer que foi realizado no Ibirapuera, São Paulo).
Na categoria masculino disputaram a prova, os seguintes atletas: Aleudo Francisco Santos, Luiz Antônio dos Santos, Emerson Izer Bem (campeão da II Prova Pedestre de São Sebastião, campeão da São Silvestre de 97, campeão em Portugal da Etapa Mundial, 3º lugar na Maratona do Japão de 99, campeão nacional sul-americano 2002), Israel dos Anjos (10º na I Prova Pedestre da Independência em 2001), Daniel Lopes (2º na I Prova Independência 2001 e campeão na cidade de São Paulo) e Diamantino Silveira Santos.
“A prova este ano será a 2ª etapa do circuito de corridas de rua do Cone Leste Paulista e marcará pontos para o ranking de premiação, tendo como apoio da TV Vanguarda. O interessado em participar não precisará pagar a inscrição, basta levar um quilo de alimento não perecível, menos açúcar e sal, que será entregue ao Fundo Social, que posteriormente fará a distribuição para as entidades sociais”, explica Palumbinho, integrante da equipe da divisão de eventos da secretaria da Juventude, Esportes e Lazer.
Durante a prova estarão interditadas as seguintes ruas: av. Altino Arantes, Av. São Sebastião, Av. Antônio N. Januário, Av. do Cais, Av. do Outeiro, Av. Remo Corrêa, R: Minas Gerais, R: Ilhabela, R: Armando Salles de Oliveira, R: I Centenário Batista, Av. Mansueto Pieroti, R: Duque de Caxias, R: Antônio Cândido, Praça Almirante Barroso, Av. Auta Pinder, Av. Guarda Mor Lobo Viana, Av. Manoel Hipólito do Rego, Av. Manoel Teixeira, R: Martins Do Val e Praça do Convento (local da chegada). (Fonte: PMSS)

Projeto Maré MPB traz Tito Madi e Filó Machado a São Sebastião

São Sebastião - Os compositores Tito Madi e Filó Machado se apresentam dia 30 de agosto, sábado, às 21h, no Teatro Municipal de São Sebastião, na seqüência do projeto Maré MPB - com ingressos a R$ 5,00.
Filó abre a noite acompanhado de sua banda, fazendo um resumo das obras de Ary Barroso e Dorival Caymmi, além de composições próprias.
Acompanhado de um músico, Tito interpreta seus grandes sucessos, como Chove Lá Fora e Balanço Zona Sul.
Os dois prometem ainda um número em duo, certamente o ponto alto do show. Será uma oportunidade única para o público sebastianense ter contato com dois dos maiores compositores e instrumentistas do país, artistas de repertório sofisticado e consagrado.
O projeto - Proporcionado pela Prefeitura Municipal, o projeto Maré MPB já trouxe para São Sebastião nomes como Simone Guimarães, Zé Luiz Mazziotti, Trio Madeira Brasil e Guilherme de Brito - estes dois últimos superlotando o teatro, com mais de 400 pessoas aplaudindo de pé.
Para os próximos meses, além de Tito Madi e Filó Machado, estão programados Renato Braz, vencedor do Prêmio Visa Edição Vocal 2002 (dia 27/09), Moacyr Luz e Quinteto em Branco e Preto (25/10) e Alaíde Costa (29/11).
O Projeto Maré MPB conta com o apoio da Rádio Morada do Sol, do Jornal Imprensa Livre, de HagaPlan Planejamento e Projetos e Barequeçaba Praia Hotel.
TITO MADI - Nascido em Pirajuí, no interior de São Paulo, onde foi jogador de futebol, sócio do irmão em um serviço de alto- falantes e, com a inauguração da emissora local, passou a acumular funções de redator comercial, locutor, produtor e diretor artístico. E ainda que raramente, cantava suas músicas, que mais tarde viriam a fazer sucesso não só no Brasil, mas também no exterior. Formou- se professor e deixou sua terra natal para lecionar em Cornélio Procópio, no Paraná. Porém, em 1952 muda seus planos e vai para SP em busca de sua verdadeira vocação.
Aprovado em um teste em SP, foi contratado pela Rádio e TV Tupi, onde recebeu diversos prêmios por participações em musicais, inclusive "O Guarani", oferecido pelos cronistas graças ao sucesso de seu primeiro rpm, com a música "Não diga não", de sua autoria.
Porém, ao se transferir para a Tupi do Rio de Janeiro, Tito voltou ao ponto de partida, pois o sucesso ainda não havia alcançado o público carioca. E foi assim, começando tudo de novo, que ele plantou seu talento nas noites do Rio, onde cantou em quase todas as casas noturnas da época: Jirau, Scoth Bar, Little Clube, Fossa, entre outros. Devido ao sucesso alcançado, Tito foi agraciado com o título de cidadão carioca, além do de cidadão gaúcho, tendo recebido também a Comenda Gaúcha, graças à sua composição "Gauchinha bem- querer". Recebeu também títulos de melhor compositor e melhor cantor durante vários anos.
Tito teve diversas de suas canções gravadas por grandes nomes da MPB. Agostinho dos Santos, Marisa Gatta Mansa, Maria Bethânia, Sylvinha Telles, Milton Nascimento e Jane Duboc foram algumas das vozes que registraram sua obra.
Em sua discografia constam 32 LPs, diversos compactos e 9 CDs. É dono de clássicos, como "Chove lá fora", "Balanço zona Sul", "Não diga não", "Cansei de ilusões". Além das milhares de apresentações feitas no Brasil, ainda conseguiu tempo para se apresentar no Via Brasil, de New York, em 1987, onde lançou com extremo sucesso o LP "Quem é da noite canta". Gravou ainda, em 1996 o CD Academia brasileira de música, junto com Dóris Monteiro, pela Sony Music.
Seu mais recente trabalho é uma coletânea lançada pela gravadora CID, onde ele grava seus maiores sucessos.
FILÓ MACHADO - Nascido em Ribeirão Preto, Filó tem músicas gravadas por Djavan (são parceiros na música Jogral), Fátima Guedes, Leny Andrade e Tim Maia. Morou oito anos fora do Brasil, a maior parte deles na França e tem entre seus admiradores o maestro Paul Mauriat e o compositor Michel Legrand, que é seu parceiro e participou do disco Milagre da Canção.
Seu virtuosismo e talento permitiram que de Ribeirão Preto chegasse a se apresentar nos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Japão, Portugal, Canadá e Itália. Na França, fez a abertura do show de Nina Simone no Festival de Jazz de Cannes. Seu CD Cantando um Samba, lançado apenas no mercado norte-americano em 2000, vem colecionando elogios de publicações como Down Beat e Jazziz. Freqüentemente apresenta-se no Japão, Dinamarca, Espanha e Estados Unidos.
Lançou em 2001 pela Lua Discos o elogiado CD "Porto Seguro", com composições suas e de Dorival Caymmi e Milton Nascimento. Atualmente encontra-se em estúdio gravando um disco somente com músicas de Tom Jobim, a ser lançado também pela Lua Discos ainda neste ano de 2003. (Fonte: PMSS)

Curso de Arrais, Mestre e Capitão amador em Maresias

São Sebastião - Um curso de arrais, mestre e capitão amador está sendo ministrado em são Sebastião, sob a orientação do Capitão Josemar Leal, patrocinado pela ONU, o PNDPA - Programa Nacional para o Desenvolvimento da Pesca Amadora - ministra cursos de Treinamento para Piloteiros de Hoteis de Pesca. Seus cursos podem ser realizados durante um final de semana em maresias, com hospedagem, café da manhã e almoço. Maiores informações através do fone (12) 3865.7268 ou através do site www.cursosnauticos.com.br 

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

SEMA e entidades ambientais buscam a integração

Ubatuba - A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Ubatuba vem realizando diversas reuniões com várias entidades ambientais do município com o objetivo de uma integração maior. Na semana passada, o secretário Virgílio Barroso reuniu-se na sede da Sema com um grupo de 13 pessoas, representantes de diversas entidades que fazem parte do CEAU (Coletivo das Entidades Ambientalista de Ubatuba), onde recebeu uma minuta do Projeto de Lei que propõe a criação da Floresta Municipal do Monte Valério, transformando em Área de Preservação Permanente (APP).
A área em questão foi desapropriada pela Prefeitura há mais de 10 anos e possui 255 mil metros quadrados de floresta. Barroso adiantou que nesta área já há a intenção de instalar as sedes da Sema, da Secretaria de Agricultura e Pesca, Assu (Associação Sócio-Ambiental Somos de Ubatuba) e também de outras instituições afins, e que as entidades do CEAU deverão estar inseridas nestas sedes para um entrosamento maior, o desenvolvimento de metas em comum e contar com o trabalho voluntário destas entidades para a preservação do meio ambiente de Ubatuba.
O Secretário Virgílio Barroso protocolou o Projeto de Lei na Prefeitura e no começo desta semana esteve novamente reunido com representantes de entidades ambientais na Assu e anunciou que o Projeto já está protocolado. O ambientalista Beto Francine, da Associação Cunhambebe, disse que as Ong’s sentiram a necessidade desta aproximação com a Sema para a viabilização de projetos e que o objetivo é ter um espaço único para discussões e deliberações. Já a engenheira Florestal, Cristiana Reis, secretária Executiva do Ipema (Instituto de Permacultura Ecovilas da Mata Atlântica), também avaliou positiva esta iniciativa de entrosamento com a Sema e disse que o objetivo é somar esforços para colocar em prática ações que contribuam efetivamente com o meio ambiente. (Fonte: ACS-PMU)

Você conhece o “ALFA” e o “BETO”?

Ubatuba - Se você ainda não conhece, precisa conhecer, pois é um Programa inovador que chegou em Ubatuba no início do corrente ano e vem sendo aplicado nas Escolas Municipais “Profª Maria Salete Nepomuceno”, no Bairro Perequê-Açu, com quatro salas de aula envolvidas e “Mário Covas Junior” no Bairro Ipiranguinha, com seis salas de aula.
O Programa ALFA e BETO tem como foco e prioridade a alfabetização. Segundo o seu autor, João Batista Araújo e Oliveira, primeiro o aluno aprende a ler. Depois ele lê para aprender.
Como assim? É como uma criança que começa a engatinhar e quando se percebe já está correndo por aí.
Nele é desenvolvido a consciência fonêmica, ou seja, a capacidade de identificar os sons que existem nas letras, compondo e decompondo palavras, sílabas e fonemas através de atividades onde os alunos aprendem “brincando”, seja individualmente ou em grupos. A meta principal do Programa é ajudar o aluno a entender como as letras se ligam aos sons e com a prática passam a ser reconhecidos de uma maneira automática.
O uso de textos, como o “Patinho feio”, João e Maria” e muitos outros conhecidos na literatura infanto-juveníl, permitem adquirir fluência na leitura, liberando sua atenção para compreender melhor o sentido das palavras.
Dentro da sala de aula, primeiramente acontece a acolhida, onde cada aluno recebe um crachá com as vogais escritas em vermelho e as consoantes em azul, e um saquinho com as letras do alfabeto.
Todo o material do Programa é rico e diversificado; livros que contém aproximadamente novecentos desenhos com o objetivo de enriquecer o vocabulário das crianças; coletâneas com contos, fábulas, crônicas, bilhetes, diários, avisos e bilhetes, incluindo também os fantoches “Alfa” e o “Beto” que representam os dois pilares básicos da alfabetização; “Alfa” é o livro, que representa a leitura e “Beto” é o lápis, ou seja, a escrita.
Os bonecos devem ser usados pelo professor e também pelos alunos com dois propósitos principais: acentuar a importância de “abrir a boca” para articular os sons e o lúdico, porque as crianças se simpatizam com eles, fazendo uma festa!
Além disso o programa inclui habilidades e competências básicas de Matemática, Estudos Sociais e Ciências, livros didáticos, criando espectativas para o sucesso do aluno na segunda série do Ensino Fundamental. No entanto, essas atividades estão integradas e relacionadas uma com as outras, muitas vezes sem que o aluno perceba. Na verdade, o objetivo do autor é que as crianças leiam sessenta a oitenta palavras por minuto.
Parece tudo muito complexo. E é, porque requer maior envolvimento dos coordenadores, professores e familiares. Isto mesmo, pois é preciso a concientização e o acompanhamento dos pais.
Se você ainda não conhecia o Programa “Alfa” e “Beto”, agora já sabe da sua importância pedagógica, e o Prefeito Paulo Ramos não mediu esforços para sua implantação porque nossas crianças merecem o que há de melhor, para que possam traçar com sabedoria o novo perfil do Ensino Fundamental de Ubatuba. Silmara Retti. (Fonte: ACS-PMU)

Conferência define prioridades dos municípios

Ubatuba - A Conferência Regional das Cidades reúne hoje, 29, a partir das 8:00 h, no auditório das Faculdades Módulo, em Caraguatuatuba, os 4 prefeitos das cidades do Litoral Norte para a apresentação do diagnóstico da realidade de cada município. Foram 8 pré-conferências onde foram selecionados os problemas mais críticos e as ações a serem implementadas. Após esta fase regional, quando serão apontados 6 delegados de cada cidade ( 2 do poder público e 4 da sociedade civil) a discussão vai a nível estadual nos dias 26 e 27 de setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo.
A iniciativa deste diagnóstico é do Ministério das Cidades, do Governo Federal , e visa detectar todas as deficiências e potencial das cidades brasileiras.
“Estaremos presentes para mostrar que estamos engajados no projeto e interessados em receber apoio para sanar nossas carências na área social”, diz o prefeito Paulo Ramos.
A Prefeitura de Ubatuba participa oficialmente do projeto por meio do Assessor de Expediente, Eunápio Ramos que informa a definição de dois temas para a Conferência: Política Urbana e questões locais e Política Urbana e Habitação. Os temas abrangem áreas como segurança, bolsões de pobreza e, principalmente a mobilidade social dentro do próprio município. “Constatamos a crescente mobilização de moradores de uma região para outra do município tendo como causa , como é mais comum , o início ou final de um canteiro de obras, provocando a necessidade de novas vagas nas escolas, assistência médica, habitação, etc, em outro bairro. É um desafio para o poder público acompanhar este deslocamento interno. Trata-se de uma terceira corrente migratória, além dos moradores fixos e do migrante de outras cidades.” Diz Eunápio.
Além dos prefeitos, a reunião contará com a presença de Iria Charão, da Assessoria das Relações Comunitárias do Ministério das Cidades e da consultora Marina Gonçalves. (Fonte: ACS-PMU)

Cooperativa de Costura de Ubatuba fecha contrato com Petrobras
Secretaria do Meio Ambiente consegue gerar mais renda para o município

Ubatuba - No última dia 26, a Coostuba (Cooperativa de Costura de Ubatuba) venceu a licitação realizada pela subsidiária da Petrobras, Transpetro, para a confecção dos uniformes que serão entregues aos Agentes Ambientais que serão formados a partir da próxima segunda-feira no Aquário de Ubatuba. Serão confeccionadas 300 bermudas e 300 camisetas. O valor do contrato é de R$ 4.800,00, o menor preço apresentado no processo licitatório da subsidiária. A iniciativa foi do secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, Virgílio Barroso, que ao conquistar os cursos de Agentes Ambientais e dois containners totalmente equipados para o município, reivindicou também a inserção da Coostuba para disputar o serviço de confecção de uniformes. Agora, a Cooperativa faz parte da lista cadastral de fornecedores da Petrobrás. A Coostuba é uma cooperativa com 22 cooperadas e que completou um ano no último dia 23.
Esses uniformes serão entregues aos 300 Agentes Ambientais que estarão sendo formados de 2 a 6 de setembro. A Transpetro entregará também tênis, boné e todo o material didático. O curso é totalmente gratuito. O responsável pela formação de cooperativas no município, Enrico Bonomo, que é o coordenador do “Projeto Cidadão, Ubatuba no Combate ao Desemprego”, da secretaria de Assistência Social, comemorou e acredita no fortalecimento da Cooperativa a partir deste contrato com uma sólida empresa nacional. Na manhã desta quarta-feira, 27, Bonomo e algumas cooperadas já estavam em São Paulo para a compra da matéria prima para o inicio da produção. O prazo para a entrega dos uniformes é do dia 2 ao dia 6, sendo 60 jogos por dia. A Coostuba estará trabalhando em ritmo acelerado para cumprir com o contrato, trabalhando em turnos diurno e noturno e também durante o final de semana.
O secretário Virgílio Barroso disse estar satisfeito, pela Coostuba ter conquistado este seu primeiro contrato com uma empresa de porte e que pode gerar muito mais serviço e renda para o município. “A nossa função dentro da Prefeitura é focar sempre o benefício da nossa comunidade. Não dá para realizar um trabalho isolado. Como meio ambiente tenho que olhar tudo o que está ao redor, como um todo. Aliás, a questão da preservação e do respeito ao meio ambiente passa pela questão social. Temos que nos empenhar em proporcionar mais qualidade de vida, com geração de emprego e renda”, afirma Barroso. O prefeito Paulo Ramos (PFL), que é o criador do projeto de cooperativas em Ubatuba, também aprovou a iniciativa de seu Secretário e ressaltou que este é o caminho que todos devem seguir. Bonomo disse ainda que este é efetivamente o primeiro contrato via uma Secretaria da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Encerram as inscrições para o curso de Agente Ambiental

Ubatuba - São apenas 300 vagas para o curso de formação de Agentes Ambientais Terra e Mar que será realizado de 2 a 6 de setembro no auditório do Aquário de Ubatuba e realizado pela subsidiária da Petrobrás, Transpetro. As inscrições abriram na última segunda-feira, 25, das 14 às 18 horas, e teve uma média de 80 inscrições dia. As inscrições encerram nesta sexta-feira. A expectativa do secretário Virgílio Barroso é que o número de candidatos supere o número disponível de vagas e que com isso a Transpetro venha realizar outros cursos para atender a demanda e o grande interesse da população.
A duração do curso será de um dia com turma de 60 pessoas, das 8 às 13 horas. Haverá aulas teóricas e práticas. Os candidatos receberão uniformes, material didático e serão credenciados para qualquer eventual operação em Ubatuba. A inscrição é gratuita. Os candidatos selecionados serão contatados pela Transpetro que informará o dia do curso. Barroso ficou surpreso com a repercussão e avaliou que há um forte interesse das pessoas em preservar o nosso litoral. O prefeito Paulo Ramos (PFL) deverá fazer a abertura do curso, na próxima terça-feira. (Fonte: ACS-PMU)

Setur investe na formação profissional para a geração de 850 empregos
Cursos de capacitação profissional começam nesta segunda-feira

Ubatuba - Na próxima segunda-feira, 1º, terão início os cursos de capacitação profissional que serão realizados na Unitau (Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba). A realização é da Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba e da Unitau que inscreveram para o mês de setembro 303 alunos para os cursos de atendente de lanchonete, camareira e recepcionista. Ainda nesta semana estarão abertas as inscrições para os cursos que serão realizados em outubro. Os cursos de novembro terão as datas e os locais de inscrições previamente divulgadas. O objetivo da Setur é capacitar e formar um banco de dados destes profissionais para a inserção no mercado de trabalho local de 850 trabalhadores ainda este ano. Segundo o secretário Sérgio Carvalho, há uma parceria com a Associação de Proprietários de Quiosques da Praia Grande que irá absorver mais de 300 profissionais na próxima temporada e o setor de hospedagem também estará utilizando este banco de dados para suprir a sua necessidade de mão-de-obra capacitada. Esta iniciativa conta com os apoios das Associações de Moradores e do Sindicato dos Funcionários do Comércio Hoteleiro da Região.
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas. O candidato deve ter mais de 16 anos, 1º grau completo, residir em Ubatuba há dois anos e portar os seguintes documentos: CIC, RG e CTPS. Os cursos serão ministrados nos períodos da manhã, tarde e noite com a duração de uma semana. As aulas serão teóricas e práticas com laboratório. Haverá apostilas e certificados de conclusão para os alunos que tiveram 85% de freqüência. A supervisora e o coordenador de Cursos da Setur, Patrícia Ortiz e José Palhares, consideram que esta primeira etapa foi cumprida com sucesso e que superou todas as expectativas. Adiantaram que houve um grande interesse da população, principalmente dos mais jovens. A Setur já está planejando para o próximo ano abrir cerca de 3 mil vagas para 20 diferentes cursos, que são: cozinheiro I e II, auxiliar de cozinha, panificação, fabricante de sorvete, sushiman, confeiteiro, telefonista, rouparia, vigilante, jardineiro, organizador de eventos, decorador de buffets, vitrinista, controle de estoque e almoxarifado, barman, garçon, camareira, recepcionista e atendente de lanchonete.

Cursos de 01 a 09 de setembro
Das 8h às 12h – 30 alunos no curso de atendente de lanchonete
Das 14 às 18h – 35 alunos no curso de camareira
Das 19 às 23h – 35 alunos no curso de recepcionista

Cursos de 11 a 19 de setembro
Das 8h às 12h – 35 alunos no curso de recepcionista
Das 14 às 18h – 30 alunos no curso de garçon
Das 19 às 23h – 30 alunos no curso de camareira

Cursos de 22 a 30 de setembro
Das 8h às 12h – 35 alunos no curso de camareira
Das 14 às 18h – 35 alunos no curso de recepcionista
Das 19 às 23h – 38 alunos no curso de atendente de lanchonete
A Setur recomenda que os alunos cheguem na Unitau com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Novas turmas para o mês de outubro:
Cursos de garçon, camareira, recepcionista e atendente de lanchonete
Inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 27, das 9 às 17 horas na Setur que fica na avenida Iperoig, no Centro de Informações Turísticas.

Outros locais e datas de inscrições:
- Regional Sul, a partir do dia 01/09, das 9h às 12h e das 14h às 17h;
- Assessoria de Assuntos Comunitários (Prédio da Secretaria de Educação na rua Gastão Madeira), a partir do dia 01/09, das 9h às 12h e das 14 às 17h;
- Oficina de Costura da Picinguaba, a partir do dia 01/09, das 14h às 17h;
- No Ipiranguinha, na sede da SABI (rua da Cascata, 1029), aos sábados das 9h às 12h e das 14 às 17h.
As inscrições estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas. (Fonte: ACS-PMU)

Festa da Cultura no bairro

Ubatuba - Nos próximos dias 5,6 e 7 de setembro os bairros do Parque dos Ministérios e Ipiranguinha estarão promovendo a I Festa da Cultura com variadas atrações entre as quais se incluem teatro, grupos folclóricos e bandas locais e de outras cidades. Pela primeira vez, duas associações : Associação dos Moradores do Parque dos Ministérios - AMOPAM e Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha -SABI se unem para a realização de um evento. O local escolhido é uma área preparada pela Prefeitura em frente ao Parque dos Ministérios, ao lado da Rodovia Taubaté-Ubatuba. As bandas Aurora, Almir Neto, Renegados e Chapados do Forró estarão se apresentando sexta e sábado, enquanto domingo é o dia da Banda Dallas, de Piquete. Consta ainda da programação a eleição da Miss Ipiranguinha e a exibição dos grupos folclóricos do Itaguá, Promirim e Poruba. O movimento "Pirão Geral", que vem marcando presença todo domingo ao lado da Praça Nóbrega, vai participar com a dança do" Boi de Conchas"do caiçara Julinho Mendes. (Fonte: ACS-PMU)

Jogos Escolares da Semana da Pátria

Ubatuba - Será realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba através da Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Educação, o 21º Jogos Escolares Semana da Pátria.
As modalidades esportivas que serão disputadas são as seguintes: atletismo, basquete, futsal, futebol de campo, surf, tênis de mesa, queimada, voleibol, xadrez, damas e natação, divididas em três categorias: pré mirim, mirim e infanto juvenil.
O evento terá início dia 29 de agosto, com abertura no Ginásio de Esportes Benedito Pinho Filho (TUBÃO), a partir das 9:00 horas.
A organização dos Jogos espera o mesmo sucesso alcançado no ano de 2002, onde 25 escolas do nosso município disputaram com muita garra o título de campeã. (Fonte: ACS-PMU)

Barraco em área ambiental é demolido

Ubatuba - A Coordenadoria de Defesa Civil e a Polícia Ambiental demoliram na última quarta-feira, 28, um barraco construído em área de manancial . Ao lado da construção, localizado na rua Maria Dias Ferreira, no Morro das Moças, uma área de 3.200 m2, foi devastada para plantar abacaxi e feijão. Um grande buraco para criação de patos também estava sendo aberto. O invasor não foi localizado e, com a ajuda de funcionários da Secretaria de Obras, o barraco foi demolido. De acordo com Arli de Oliveira Cruz, coordenador da Defesa Civil, a operação somente foi possível graças a uma denúncia anônima de morador do bairro. “Estamos atentos para promover ações desta natureza principalmente quando o objetivo é proteger áreas localizadas próximas a mananciais”, diz Arly. (Fonte: ACS-PMU)

Projeto Sol Nascente agora com time de futebol

Ubatuba - O Projeto Sol Nascente, da Secretaria de Assistência Social, coordenado pela assistente social Laura Cereser com sede na Rodovia Oswaldo Cruz, 5100. no bairro do Horto. Atende crianças e adolescentes, de ambos os sexos, terá agora um time de futebol totalmente uniformizado. No mês de Julho todas as ações foram direcionadas para o lazer,com brincadeiras e passeios.
Este projeto nasceu na outra gestão do Prefeito Paulo Ramos, com o nome de Gag. Hoje conta com 62 crianças e adolescentes tendo várias atividades com; arte com a prof Maria Goretti em parceria com a FUNDART como também em parceria com a FUNDART serigrafia com o prof. Mario Sergio de Mattos. Com o Prof de Música da Secretaria de Assistência Social Prof. Dario Sabino Neves, papel reciclável com a Prof Edna da Silva Alves, uma parceria como projeto Gaiato. A orientação psicológica está a cargo da Psicóloga Ana Carla de Almeida da Secretaria de Assistência Social. Desde janeiro foram concedidos 6.324 vales - transporte e oferecidos 3.214 pratos de refeições.
Todas as crianças também estão na rede municipal de ensino. A preocupação do Prefeito Paulo Ramos é a cada ano mais crianças e adolescentes tenham além da escola, uma atividade que possam ocupar seu tempo ocioso e ter um aprendizado que possam futuramente ser até um ofício de geração de renda. (Fonte: ACS-PMU)

Adolescentes se apresentam no Palácio dos Bandeirantes

Ubatuba - Meninos e meninas do Projeto Alavanca coordenado por Sonia Bonfim, se apresentaram em São Paulo, dia 18 de Agosto, com o Mestre Jequié A apresentação da dança maculelê e a puxada de rede foi apresentada no Palácio dos Bandeirantes no Fórum de Capacitação ao Programa de Atenção Integral ao Adolescente que tem como coordenadora estadual a Professora , Dra Albertina Duarte, e em Ubatuba é coordenado pela Psicóloga Joseane Brunácio Grunvald.
Este programa também é um dos destaques da saúde em nosso município, pois faz pouco tempo que Joseane deu início ao programa “PRAIA”- Programa de Atenção Integral ao Adolescente e já envolve perto de 2000 adolescente, em parceria com a EPAA fundações e órgãos governamentais e não governamentais. (Fonte: ACS-PMU)

Semana Técnica surpreende com teatro

Ubatuba - A encenação da peça “Bom dia Ubatuba”, na abertura da 6ª Semana Técnica promovida pela Escola Tancredo Neves foi a grata surpresa da noite. No palco, as educadoras Teca, Graziela, Cleide e Vani mostraram, com muito humor, o comportamento e a linguagem do nordestino, o mineiro, o paulistano e o caiçara em nossa cidade. A platéia, constituída na grande maioria por estudantes, manteve-se em silêncio para aproveitar uma noite de alto astral. O prefeito Paulo Ramos elogiou a iniciativa e a autenticidade do texto: “ É uma peça que retrata o que temos na cidade e mostra novos valores que merecem ser prestigiados”, disse. Além das abordagens como pratos típicos de cada lugar, a peça traz como tema central a Lenda da Gruta que Chora, narrada de maneira bastante divertida que tem na dança com o dragão e nas expressões bem caiçaras de Teca as passagens mais aplaudidas. (Fonte: ACS-PMU)

Primeiro grupo de 138 Monitores Municipais de Turismo

Ubatuba - A Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba encerrou no último sábado, 23, o ciclo de oficinas de Nivelamento e Segunda Fase do PNMT (Programa Nacional de Municipalização de Turismo). Durante toda a semana passada foram ministradas estas oficinas para a formação de Monitores das regiões Central e do Norte. A região Sul teve aplicado o Programa no final do mês de julho. Com a conclusão do PNMT para os representantes das regiões do município, a Setur formou 138 Monitores Municipais, sendo 30 da região Sul, 40 da região Central e 68 da região Norte. O Secretário Sérgio Carvalho comemora o encerramento desta etapa e concluiu que já há um grande avanço para a questão do desenvolvimento do turismo em Ubatuba. “Agora temos multiplicadores preparados e capacitados para a conscientização da importância do turismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social junto às comunidades locais”, disse Carvalho.
As oficinas aconteceram no hotel São Charbel e no Núcleo Picinguaba, respectivamente para as regiões Central e Norte, durante três dias para cada região e com carga horária das 8h30 às 18 horas. O moderador da Embratur, José Gabriel, aplicou as oficinas de Nivelamento e Segunda Fase que consistem no nivelamento de conhecimento sobre o turismo e de que maneira se deve interagir com a comunidade. Por meio de um enfoque participativo, Gabriel conduziu os grupos ao aprimoramento técnico, organizacional e gerencial para o desenvolvimento das atividades turísticas. Segundo Gabriel, os princípios orientadores destas fases são alcançar a descentralização, a sustentabilidade, parcerias, mobilização e a capacitação da comunidade. “Foi possível sentir o grande interesse da comunidade de Ubatuba em se organizar e ela mesma planejar o seu próprio futuro e destino. E o nosso trabalho é fomentar esse interesse com metodologia”, disse Gabriel.
A Setur está organizando a próxima etapa que será o primeiro encontro deste Monitores Municipais. Acontecerá no próximo dia 12 de setembro, a partir das 17h30, na Unitau (Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba), onde serão entregues os certificados e as credenciais pelo prefeito Paulo Ramos (PFL), secretário Sérgio Carvalho, moderador José Gabriel e por Paulo de Tarso, coordenador Estadual do Conselho Pró Turismo do Cone Leste Paulista. Nesta ocasião, haverá também a organização interna e o início do planejamento municipal. A Setur tem contado com grande apoio de diversos setores para as suas iniciativas de organização do turismo no município, como: hotéis Cassino Sol e Vida, São Charbel e Refúgio do Corsário, camping Caracol, Núcleo Picinguaba, Supermercado Paulista e também da Igreja da Matriz.
O prefeito Paulo Ramos também comemora e manifesta o seu entusiasmo com o caminho que o turismo está tomando.”Sem dúvida nenhuma, estamos na direção certa para o sucesso de todo o município e conseqüentemente de toda a população. O que Ubatuba vem tentando fazer pelo turismo desde 1991, somente hoje estamos conseguindo concretizar um sonho de toda a comunidade. E o que é mais importante: por meio da parceria com toda esta comunidade que vem participando efetivamente de todo este processo de mudança. É um programa que está sendo implantado dos mais modernos, dentro dos modelos e padrões internacionais”, afirma Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Campanha de Vacinação

Ubatuba - A Vacinação Sabin Conforme orientação da DIR XXI foi prorrogada até o dia 29/08/03. sendo assim todas as unidades de saúde do município estiveram vacinando as crianças.
Até o dia 25 de Agosto, último dia da vacinação Sabin a segunda etapa de vacinação havia alcançado entre as crianças de 0 a 4 anos, 91,02% equivalente a 6758 crianças. O número de crianças vacinas no dia da vacinação Nacional 23 de agosto de 2003 em Ubatuba foi de 4658 o restante devemos a vacinação antecipada que é feita no município de Ubatuba. Esperamos que com a prorrogação seja atingida a meta que é de 95%. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Comunicação - Parabéns pelo ótimo meio de comunicação criado por voces, pois através dele o mundo fica conectado com nosso lindo Litoral Norte. Obrigado.

Franklin Teixeira
Jundiai, SP


Apropriação Irregular - Visitando outro dia o Sertão da Quina em Ubatuba, ficamos sensibilizados e preocupados pela ocupação irregular de casas residenciais e comerciais na área que beira o Rio do Sertão da Quina.
É necessário informar as pessoas que estão habitando esta região, que estão irregularmente acomodadas e trazem muita poluição para o local. E ainda estão fora da exigência da lei ambiental.
Acho que a secretaria de meio ambiente do Litoral Norte juntamente com a Prefeitura local devem retirar este povoado e colocá-los em outra área onde possam continuar suas prestações de serviços ou moradia, alcançando o pão de cada dia, que é um direito de todo cidadão. Me desculpem as pessoas que se fixaram neste local.
Peço retransmitir a quem é de direito para as devidas providências.
Atenciosamente

Rosângela Ruecker
Turismóloga


Reforma Tributária Sustentável - Recebi o texto abaixo e me parece importante sua divulgação, para que outros se concientizem de que existem muitas maneiras, diferentes e necessárias, de se lutar pela recuperação, preservação e perpetuação do planeta.
Um abraço.

Thomas De Carle
Movimeto em Defesa de Ubatuba - MDU


Por uma Reforma Tributária Sustentável

Ambientalistas lançam campanha virtual para sensibilizar o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e parlamentares a considerarem as emendas sugeridas pela Frente Parlamentar para Reforma Tributária Ecológica à Proposta de Emenda Constitucional 41/2003, que trata da reforma do sistema tributário nacional. A maior parte das sugestões foi rejeitada pelo relator do tema, o deputado Virgílio Guimarães (PT/MG).
O Núcleo Amigos da Terra, o WWF-Brasil, o Greenpeace Brasil, o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), a Fundação SOS Mata Atlântica, a Rede de ONGs da Mata Atlântica, o Instituto Vitae Civilis e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) lançaram no início desta semana a campanha virtual Reforma Tributária Sustentável, para que internautas encaminhem mensagens para parlamentares e para o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, solicitando que sejam consideradas as emendas sugeridas pela Frente Parlamentar para a Reforma Tributária Ecológica para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 41/2003, que trata da reforma do sistema tributário nacional.
Os 19 deputados da Frente Parlamentar para a Reforma Tributária Ecológica encaminharam mais de 100 emendas à PEC 41, quase completamente rejeitadas pelo relator da reforma tributária, o deputado Virgílio Guimarães (PT/MG).
Entre as propostas da frente parlamentar, tratamento diferenciado para produtos e serviços que façam uso sustentável da biodiversidade; desoneração da carga tributária sobre a contratação de pessoal, para estimular empregos sustentáveis e renovação tecnológica; alíquota máxima de 6% para o ICMS no caso de veículos automotores movidos exclusivamente a álcool combustível, a gás natural veicular ou a ambos os combustíveis; seletividade do IPI e do ICMS conforme o impacto ambiental do produto ou serviço; e a instituição e a graduação dos tributos e contribuições, bem como a repartição das receitas tributárias, considerando os princípios do poluidor-pagador e do não-poluidor-recebedor.
No relatório da "versão consolidada" da proposta de reforma tributária, divulgado no fim de julho, a questão ambiental está inserida apenas entre os princípios gerais da ordem econômica. Como explicado em um dos textos da campanha, isso "representa um e conhecimento formal importante, porém ignora completamente a questão nas medidas de ordem tributária, assim contradizendo o princípio afirmado". Além disso, foi excluída desta última versão a isenção da cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) em Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra Brasil;Fábio Feldmann, secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; Gilney Viana, secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente; Ronaldo Seroa da Motta, coordenador de Estudos de Meio Ambiente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e Mário Mantovani, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, são alguns dos participantes de uma audiência pública sobre reforma tributária ecológica que ocorre na manhã desta quinta-feira (27/8) na Comissão de Meio Ambiente, Minorias e Cidadania da Câmara dos Deputados.
Durante uma audiência pública realizada na última quinta-feira para discutir mudanças climáticas, os deputados Ronaldo Vasconcellos (PTB/MG) e Fernando Gabeira (PT/RJ) criticaram a omissão de questões ambientais no texto da reforma tributária. Gabeira, que fazia parte da Comissão Especial da Reforma Tributária foi substituído pelo deputado Paulo Delgado (PT/MG).
Entrem no site http://www.reformatributariasustentavel.org  e participem e divulguem a campanha Reforma Tributária Sustentável.

Adriana Ramos e Cristiane Fontes
ISA (Instituto Socioambiental),
27/8/2003.

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Itaguá Azul © Natto

Itaguá Azul
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor