Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 02 de setembro de 2003 - Nº 857 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Tucano entrega 54 viaturas para a PM
Reunião discute problemas do Litoral Norte


Caraguatatuba:
Caraguá terá câmeras para monitorar trânsito, praças e escolas
Bike Week homenageia Rogério Guerra
Bike Week espera cerca de 200 mil pessoas
Quadrilha tenta assaltar casa de policial
Vereador questiona possíveis demissões em empreiteira
Projetos voltam à discussão na Câmara
João Paulo Cunha não comparece a seminário


Ilhabela:
Prefeitura entregou duas obras nesta segunda
Presidente da Câmara cobra segurança pública
CEI investigará cadastro de terrenos na prefeitura


São Sebastião:
São Sebastião realizará Encontro Nacional de Motociclistas
Alunos do curso de Buffet do Ceprom recebem diplomas
Coral de São Sebastião procura vozes masculinas
Campanha faz palestra sobre sexo seguro na “Rua da Lama”
ASSS realizou a 2ª etapa do Circuito Guaecá Surf 2003
Padaria artesanal começa a atender comunidade de Juquehy
III Festa do Folclore reúne cerca de 200 pessoas


Ubatuba:
Enfarto mata o fotógrafo Mario Cordeiro
Palestra sobre Empretec acontece em setembro
Programa Empretec

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

Tucano entrega 54 viaturas para a PM

Litoral Norte - Além de inaugurar o restaurante popular "Bom Prato" em São José dos Campos, o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), entrega hoje 54 viaturas para a Polícia Militar do Vale do Paraíba. Os veículos serão utilizados em policiamento comunitário, integrado e ronda escolar.
Na solenidade de São José dos Campos, marcada para a praça Afonso Pena, centro da cidade, serão entregues 29 viaturas --22 para São José, seis para Jacareí e uma para Paraibuna.
Em São Sebastião, acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, serão entregues outras 25 viaturas --nove para Ubatuba, seis para São Sebastião, seis para Caraguatatuba e quatro para Ilhabela.
A visita ao Litoral começa às 13h30, quando Alckmin entrega as viaturas e inaugura a Delegacia de Investigações Gerais e o sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgotos de Boiçucanga.
Às 15h30, ele visita essa estação. Às 16h30, Saulo de Castro entrega a sede do 4º Pelotão de Polícia Militar da Costa Sul de São Sebastião.
A base já está pronta há mais de três meses e ainda não havia sido inaugurada por incompatibilidade de datas com a agenda do secretário de Segurança. (Fonte: ValeParaibano)

Reunião discute problemas do Litoral Norte

Litoral Norte - Cerca de 240 pessoas das quatro cidades do Litoral Norte participaram na sexta-feira, 29, da Conferência das Cidades, na faculdade Módulo, em Caraguatatuba.
Na oportunidade, foram discutidas questões como saneamento ambiental, transporte, trânsito, mobilidade urbana e habitação, e foram apresentados ainda programas urbanos.
Segundo o delegado representante da prefeitura de Caraguá, Leandro Borella, o evento serviu para estreitar os laços entre as quatro cidades. “Nas salas, as pessoas discutiam os problemas e apresentavam propostas para o Litoral Norte”.
A assessora para assuntos comunitários do Ministério das Cidades, Iria Charão, disse que a adesão dos municípios dos 26 Estados brasileiros é significativa. “Até o dia 28 de agosto, 3204 municípios já tinham aderido ao programa”
Charão informou ainda que o Estado de São Paulo já tinha alcançado, até ontem, 28, cerca de 400 municípios. “Esse número representa 10% das cidades paulistas”.
Segundo a assessora, das reuniões “nascerá” o Conselho das Cidades. “O grupo escolhido dará as atribuições do Conselho que, a princípio, será de consultoria”. Ela explicou que, concluída a fase municipal, em 26 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, haverá um e encontro estadual e, posteriormente no mesmo mês, a conferência nacional, em data a ser marcada.
Uma comissão preparatória vai se reunir, provavelmente nesta segunda-feira, 1º de setembro, em uma das cidades ainda a ser definida, para concluir o relatório, que, dentro dos próximos cinco dias úteis, deverá ser enviado para Brasília.
- Algumas opiniões entre o poder público e a população:
“Tem de solucionar a falta de saneamento básico, resolver o problema do lixo e do aterro sanitário do Litoral Norte”.
André Cunha Ribeiro, 35, do Comitê de Bacias Hidrográficas de Caraguatatuba
“O que precisamos é de algum tipo de financiamento para aplicar no plantio de mariscos, a verba é muito curta”.
Onésio Trigo de Aquino, 64, da Associação dos Quilombolas da Caçandoca em Ubatuba
“Os problemas são parecidos, como esgoto e trânsito na temporada. Podemos chegar a uma solução regional”.
Marcela de Marco Sobral, 32, educadora de Ilhabela
“Durante o evento, as pessoas procuram soluções para diversos problemas da região e, da maneira como é feito, podemos cobrar diretamente do governo”. José Pereira de Aguilar, vice-prefeito de Caraguatatuba
“Espero que sejam entendidos os anseios da população, que traga diagnósticos precisos e soluções dos problemas”.
Paulo Julião, prefeito de São Sebastião
“O maior o problema é o orçamento reduzido, a ocupação desordenada, tratamento de esgoto e coleta de lixo. O povo espera solução, o problema é de todos nós”. Manoel Marcos, prefeito de Ilhabela
“Um dos maiores problemas é a ocupação desordenada. Temos cerca de duas mil pessoas morando em área de parque, para tirá-las de lá temos de dar-lhes habitação, isso precisa ser revisto”. Paulo Ramos, prefeito de Ubatuba. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguá terá câmeras para monitorar trânsito, praças e escolas

Caraguatatuba - O município contará, dentro de um ano, com câmeras para monitoramento das principais avenidas, praças e escolas. O projeto está na fase de definição dos pontos para futura vistoria.
O objetivo é trazer segurança para a população nos principais locais públicos. A idéia partiu da Ditran (Divisão de Trânsito) e seria somente para fiscalizar o tráfego no município. No entanto, a Prefeitura decidiu expandir o programa.
O diretor da Ditran, coronel Celso Antonio Rapaci, conta que há mais de um ano técnicos estudam quais as melhores formas para disciplinar o trânsito. Rapaci explica que cidades como Praia Grande, Bragança Paulista e Rio de Janeiro, que já possuem esse sistema, foram visitadas para que se conhecesse melhor o monitoramento. “Hoje, estamos definindo os locais em que serão instaladas as câmeras”.
Só no trânsito, serão 40 os pontos estratégicos, escolhidos em reunião entre prefeitura e Polícias Civil e Militar. “Cada um expôs os locais com mais problemas de segurança”.
Rapaci comenta que em seguida à definição dos pontos, será aberta a licitação e a estimativa é de que até a próxima temporada, alguns equipamentos sejam instalados para teste. “A idéia é trabalhar com esse sistema já no próximo verão, mas não podemos prever datas por conta da licitação, que é um processo demorado”.
Segurança - Caraguatatuba utilizou câmeras para auxiliar na segurança durante os cinco dias do Megacycle, encontro automobilístico realizado em agosto do ano passado, que contou com aproximadamente 220 mil pessoas e cerca de 60 mil motocicletas.
Rapaci diz que a polícia conseguiu prender um rapaz que estava furtando motos. “Já teve resultado, além de que o equipamento serve para inibir qualquer tipo de ação”.
Ainda não se definiu quem ficará com a responsabilidade de monitorar as câmeras. Rapaci comenta que há intenção de se firmar uma parceria entre as polícias.
“Desde já, ofereceremos os dados para as polícias, mas ainda não sabemos se haverá a criação de uma única central”. (Fonte: Correio do Litoral)

Bike Week homenageia Rogério Guerra

Caraguatatuba - O empresário Rogério Gatti Guerra, 43, assassinado no início de junho, será homenageado durante o Bike Week, de 10 a 14 de setembro. Os organizadores esperam que mais de 200 mil pessoas compareçam ao encontro.
Rogério Guerra era um dos empresários mais conhecidos do município, à frente do bar temático de motociclismo, Roger Garage, região central, e do Posto Frango Japa, no bairro Massaguaçu.
Guerra foi assassinada com dois tiros na cabeça e dois na mão esquerda. Seu corpo foi encontrado por policiais à margem da estrada do Monte Valério, em Ubatuba.
Sua morte causou grande comoção e indignação entre familiares e amigos. O empresário era conhecido pela espontaneidade e pela vontade de patrocinar e organizar vários encontros de motos, inclusive o lançamento do Bike Week.
Um dos organizadores desse evento, José Lopes, afirma que nada foi firmado até o momento, mas que está à disposição para eventuais mudanças na programação.
“Estamos dispostos a fazer qualquer tipo de solenidade em homenagem ao empresário”.
Mesmo sem definição quanto à homenagem a ser prestada, o secretário de Turismo, Paulo Noronha, afirma que o empresário será lembrado nos quatro dias do evento.
“Ainda não há nada definido, e além do Bike Week, Guerra será homenageado no Veteran Car”.
O secretário se refere ao evento que reúne colecionadores de carros antigos e será realizado entre 24 e 26 de outubro.
“O encontro levará seu nome, pois era um dos organizadores”. (Fonte: Correio do Litoral)

Bike Week espera cerca de 200 mil pessoas

Caraguatatuba - Os organizadores do Bike Week estimam que cerca de 200 mil pessoas passem por Caraguatatuba durante os cinco dias da festa. Grande parte do público é atribuída à série de shows com grupos famosos, entre eles, Renato e seus Blue Caps, Os Pholhas, RPM, além do ator de Hollywood, Lorenzo Lamas.
O organizador, José Lopes, explica que mais de 200 moto-clubes confirmaram presença, incluindo grupos do Acre e da Bahia.
Segundo Lopes, falta apenas concluir alguns detalhes, mas os shows e apresentações repetem a programação inicial.
Com relação à segurança, o organizador diz que o evento contará com apoio das polícias Civil, Militar, Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros. “No interior, serão cerca de 60 homens por dia”.
O secretário de Turismo afirma que esse será um encontro diferente do Megacycle, realizado no ano passado. “Não serão permitidos ‘zerinho’ ou nenhum ‘show’ não-previsto na programação”.
Programação - Dentre os shows com bandas de rock e blues, estão artistas locais como o grupo Amplitude Valvulada, de Caraguatatuba e o Moby Dyck, de São Sebastião. Além deles, há presença confirmada das bandas cover do Creedence, Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Segundo um mecânico da Petrobras, o objetivo do encontro, além de ajudar entidades assistências, é promover o intercâmbio entre os motoclubes.
“Os motoclubes são uma sociedade organizada, com normas rígidas e sempre dispostas a ajudar aqueles que precisam”. (Fonte: Correio do Litoral)

Quadrilha tenta assaltar casa de policial

Caraguatatuba - Um homem morreu e dois foram presos durante uma tentativa de assalto à casa de um policial militar na noite de sábado, no bairro Martin de Sá, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Civil, a quadrilha, formada por seis assaltantes, foi surpreendida no momento do assalto por PMs que faziam ronda noturna. Três assaltantes fugiram, dois foram presos, e um morreu, depois de trocar tiros com a PM na tentativa de fuga. A PM não quis comentar o caso e não divulgou os nomes. A Polícia Civil informou somente que a PM pediu sigilo no caso. (Fonte: ValeParaibano)

Vereador questiona possíveis demissões em empreiteira

Caraguatatuba - O vereador Celso Pereira, o “Celsinho do Massaguaçu” (PSDB) encaminhou, esta semana, requerimento ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), para pedir informações sobre obras no trecho da SP 55, que liga Caraguatatuba a Ubatuba. Ele questiona possíveis demissões e falta de pagamento. (Fonte: Correio do Litoral)

Projetos voltam à discussão na Câmara
Propositura que altera norma de enquadramento, Estatuto e Conselho de Deficiente estão na Ordem do Dia

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute e vota nesta terça-feira, dia 2 de setembro, projetos que estavam adiados em Ordens do Dia passadas. A 26ª Sessão Ordinária semanal tem projetos do Executivo e proposituras de Vereadores.
Entre os projetos que constam na Ordem do Dia, há um do Executivo, que veta projeto de lei do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que altera artigo 5º da Lei 1002/03, que estabelece normas de enquadramento para a contratação de motoristas.
De acordo com o Veto do prefeito Antonio Carlos da Silva, a norma de enquadramento para a contratação de motorista já havia sido alterada em lei anterior, passando de Ensino Médio Completo para Ensino Fundamental Completo. Ainda no texto, o Chefe do Executivo informa que esta alteração não pode ser feita unicamente, dependendo de alteração nos demais cargos correlatos.
Outro projeto constante na Ordem do Dia também tem a autoria do Executivo e altera o Estatuto dos Servidores Públicos, mantendo a gratificação de até 20% aos motoristas e estendendo-a aos condutores de enfermos em veículos similares. Este projeto foi adiado por 1 sessão, com a promessa do Líder do prefeito, Vereador Pastor Anderson Bertoncini (PL), de trazer equipe técnica da Prefeitura para explicar o caso.
O projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB), também havia sido adiado por 1 sessão e não foi votado na sessão da semana passada devido ao adiantado da hora. Na propositura é dada autorização ao Executivo para a criação do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.
Finalizando, proposta da Vereadora Dalva Ricardo Santana – Profª Dalva (PPS) denomina Josefa Luzinete Souza a Travessa 2, localizada no bairro Benfica, nos arredores do centro da cidade.
A Sessão Ordinária semanal tem início às 19h30, com entrada franca a toda a população. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

João Paulo Cunha não comparece a seminário
Presidente da Câmara cancela compromisso; Câmara de Caraguá havia preparado cerimonial de entrega

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara dos Deputados, o Deputado Federal João Paulo Cunha (PT/SP) não compareceu ao encontro regional da Macro Região do PT do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira, intitulado “O modo Petista de Governar”. O Presidente da Câmara dos Vereadores de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), havia preparado cerimonial para entrega de Moção de Congratulações.
João Paulo Cunha havia confirmado sua participação no Seminário, com o tema: “Conjuntura Nacional e o Governo Lula” há 2 meses, segundo membros do Diretório Municipal do partido. O cancelamento se deu na sexta-feira, por volta das 21 horas. Anterior ao cancelamento, havia a informação de que João Paulo Cunha teria escolhido um outro evento, em Fortaleza e estava decidido a cancelar sua presença em Caraguatatuba.
A Moção de Congratulações assinada pelo Vereador Wilson Gobetti foi elaborada e aprovada por unanimidade no início do ano, quando de sua posse e eleição para a Presidência daquela Casa Legislativa. O Deputado Federal é nascido em Caraguatatuba, vindo daí o porquê da Moção.
Para Gobetti a sua não vinda o deixou triste. “Esperamos muito tempo para entregar-lhe esta honraria. Com certeza hoje ele (João Paulo Cunha) é o Caiçara Nato que ocupa o mais cargo na história dos filhos desta cidade. Esta honraria é uma lembrança da cidade onde nasceu”, frisou.
Gobetti espera poder marcar uma audiência com João Paulo Cunha ou convidá-lo oportunamente, para uma palestra, quando seria feita a entrega. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Prefeitura entregou duas obras nesta segunda

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, em continuidade ao programa de reestruturação do SUS no município, entrega à população nesta segunda, 1, durante as comemorações de aniversário da cidade, duas novas obras na estrutura da saúde municipal.
A “Unidade de Apoio nº1” do Hospital Municipal Governador Mário Covas Jr., que compreende a estação de tratamento de esgotos (ETE) e oficinas de reforma e manutenção de equipamentos hospitalares e a reforma e ampliação do Posto de Saúde do Bairro Armação.
Segundo o secretário da Saúde Antonio Luiz Colucci, a melhora nas instalações do posto de saúde da Armação tem como objetivo dar melhores condições de trabalho para a equipe de saúde e em conseqüência disso, melhor atendimento para a população do norte da ilha.
Com relação à unidade de apoio do hospital Colucci afirmou que não foi fácil iniciar a operação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), iniciando a operação diversas vezes nos últimos meses, mas quase sempre, após alguns dias, surgiam problemas, essa fase foi superada. “Agradecemos a cooperação dos moradores da região, que conviveram com os problemas e souberam entender”, disse Colucci.
“A entrega destas obras só foi possível graças ao exemplo da equipe de manutenção da saúde comandada pelo Jove e o apoio irrestrito do prefeito Manoel Marcos em relação aos assuntos da saúde em Ilhabela”, disse Colucci no discurso que fez na entrega da obras do P.A.S. Armação.
Os eventos de entrega das obras contaram com a presença do prefeito Manoel Marcos, o secretário da saúde, Antonio Luiz Colucci, do diretor administrativo da secretaria da saúde, Márcio Tenório, vereadores, autoridades municipais, além de membros da equipe médica, de enfermagem e funcionários da secretaria da saúde. (Fonte: PMI)

Presidente da Câmara cobra segurança pública

Ilhabela - Investimentos nas áreas de segurança e saneamento básico. Estes foram os temas principais debatidos durante o encontro do presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, José Donizette da Silva (Sem Partido) e do deputado estadual Romeu Tuma Júnior (PPS/SP). Silva esteve em São Paulo na tarde de quarta-feira, 27, e aproveitou para questionar o que o município de Ilhabela pode receber de benefícios nestas duas áreas que, em sua opinião, se encontram deficitárias. (Fonte: Correio do Litoral)

CEI investigará cadastro de terrenos na prefeitura

Ilhabela - A Câmara aprovou na sessão de segunda-feira, 25, o requerimento do vereador Rogério Ribeiro de Sá (PT), o Catolé, que pede a criação da CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar denúncias veiculadas em reportagem de televisão, em rede nacional, sobre o cadastro de áreas públicas em nome de particulares, na prefeitura.
Dois dos cinco vereadores que farão parte da CEI foram escolhidos conforme a proporção dos seus partidos na Casa. O vereador Almir Mariano (PPS) esteve ausente da sessão.
Dessa forma, o PTB, com três parlamentares em sua bancada, indicou a vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato para fazer parte da comissão. O PSDB, que conta com dois vereadores na Câmara, indicou Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, para acompanhar as investigações. O restante foi escolhido por intermédio de sorteio.
Após o sorteio, a composição da CEI ficou concluída: Catolé (presidente), Nanci (relatora), Gracinha (membro), José Garcia de Souza (PSB, membro) e Rita Janete de Oliveira Gomes (PDT, membro).
Segundo o vereador Luiz Antonio dos Santos (PL), o Luiz Lobo, o prefeito Manoel Marcos (PTB) orientou a bancada governista para aprovar o requerimento da CEI. “Ao tomar conhecimento do assunto, liguei para o prefeito, que pediu para votarmos favorável à Comissão de Inquérito, dessa forma, ele poderá se defender das acusações que lhe foram atribuídas”.
O vereador Garcia sugeriu à Câmara a contratação de assessoria jurídica para acompanhar a CEI. “Isso não será feito por falta de recurso e, além disso, esta Casa conta com um assessor jurídico para se consultado nesses casos”, explicou o presidente da Câmara, José Donizette da Silva (sem partido).
Para o vereador Walter Duarte de Souza (PTB), o Irmão Walter, a comissão dará um atestado de idoneidade ao prefeito Manoel Marcos. De acordo com Nanci Peres, a CEI colocará em prática aquilo que foi prometido em palanque. “Durante a campanha, dissemos que faríamos uma administração transparente e não esconderíamos nada da população”.
O presidente da CEI, Rogério Ribeiro de Sá, acreditava na reprovação do requerimento. Catolé chegou a comentar a rejeição da proposta, com a imprensa. O vereador ficou surpreso com a aprovação do documento. “Teremos 60 dias para apurar os fatos e dar um posicionamento em relação ao assunto. Aqueles que fizeram as denúncias terão de responder por isso”.
Segundo o vereador, o relatório pode ser arquivado ou ir para o Ministério Público. Catolé também lembrou que já existe uma questão relacionada ao cadastramento de área pública, na prefeitura, no Ministério Público.
A área denunciada está localizada no Morro do Encantado, próximo à Praia das Pedras Miúdas (Ilha das Cabras). Há cerca de dois anos, o delegado de polícia, José Luiz Tibiriçá, tentou saber as possibilidades de cadastrar o terreno na prefeitura, se fosse adquirido por ele. Ele conta que compraria a área de uma senhora que possuía uma escritura de 13 anos do terreno. “O prefeito informou que a área não podia ser cadastrada por ser pública”.Tibiriçá alegou que a documentação por ele apresentada foi analisada durante um mês, sem resposta.
Manoel Marcos e a CEI - Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, a CEI será sua oportunidade de receber o atestado de transparência e responsabilidade de sua gestão.
De acordo com ele, o delegado José Luiz Tibiriçá nunca protocolou nenhum pedido de cadastro do terreno do Encantado, na prefeitura. “No depoimento que dei no rádio, disse que a área está registra no Cartório de Imóveis (de São Sebastião) como faixa de Marinha”. Manoel Marcos ainda ressalta que as denúncias feitas na televisão têm cunho político. “Isso está mais que comprovado”. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

São Sebastião realizará Encontro Nacional de Motociclistas

São Sebastião - Em outubro, é a vez de São Sebastião sediar o “2º Encontro Nacional de Motociclistas”. Diferentemente do Bike Week, cujos ingressos custam até R$15, a entrada para o evento, na Praia dos Trabalhadores, será um quilo de alimento não-perecível.
O Encontro, de 24 a 26 de outubro, é organizado pelo motoclube Albatroz, de Caraguatatuba, juntamente com o Cyganu’s, de São Paulo. No primeiro evento, realizado no ano passado, cerca de três mil pessoas compareceram.
Um dos organizadores, Mauro Alex, diz que a estimativa é de que mais de cinco mil pessoas participem da festa. “Este ano, o evento está mais divulgado e sendo feito há mais tempo”.
Um dos diferenciais do encontro é a entrada, permitida mediante a entrega de um quilo de alimento não-perecível. Esse passaporte dará direito a diversos shows, além de café da manhã e churrasco.
“Este ano, queremos arrecadar mais de três mil toneladas, tanto na entrada quanto em campanhas que faremos no comércio local”, estima Alex.
Com o tema “Alimento Solidário”, todo o material conseguido durante a festa será distribuído para entidades assistenciais do Município.
Os participantes do encontro poderão acampar na praia e disputarão gincanas como a corrida lenta – que consiste em alinhar as motos e chegar por último, sem tocar o pé no chão, em linha reta.
Mauro Alex afirma que na festa serão proibidos os “estouros de escapamento” e os “zerinhos”.
“Aqui, não terá bagunça, e os organizadores querem um encontro pacífico, entre amigos e aqueles que gostam de motociclismo”. (Fonte: Correio do Litoral)

Alunos do curso de Buffet do Ceprom recebem diplomas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião – através do Ceprom (Centro Profissionalizante Municipal) - realizou, na última sexta-feira, dia 29, às 19 horas, na unidade Abrigo dos Anjos, no bairro de São Francisco, a formatura de 15 alunos que participaram do curso de “Organização de Buffet”.
O Ceprom, além de possuir convênio com o Senai, conta com a parceria do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador e da Assessoria de Relações Comunitárias, além de outras parcerias.
Estão abertas inscrições para as novas turmas dos cursos de “Organização de Buffet” e “Artesanato”. Os interessados devem se inscrever no Ceprom da Topolândia, fica na rua Santiago, 204, ou pelo telefone 3892-4836. (Fonte: PMSS)

Coral de São Sebastião procura vozes masculinas

São Sebastião - O Coral Municipal de São Sebastião, criado há 18 anos, abriu vagas para vozes masculinas. Segundo o maestro Tarcísio Bruder, existe a necessidade para suprir vozes de tenores e baixos. “Hoje, temos 33 coralistas, dos quais 10 homens e 23 mulheres, o ideal é que tivéssemos um número equilibrado”.
Tarcísio Bruder está no comando dos coralistas há seis. O regente informou ainda que os integrantes do coral têm curso complementar de aperfeiçoamento e a Prefeitura dá uma ajuda aos que moram distante do centro, fornecendo-lhes vale-transporte.
O coralista pode optar entre aulas com instrumentos ou teoria musical. Bruder não descarta também as inscrições de mulheres. “O coral é aberto a todos e não é preciso pagar nada, as vozes femininas também são bem-vindas”.
Quem quiser conhecer o trabalho do coral pode assistir à apresentação, domingo, 7, no convento Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco, a partir das 19h. O evento faz parte do concerto de inverno.
Os interessados podem se inscrever na sede, na rua Expedicionário Brasileiro, 233, Centro, ou pelo telefone (12) 3893-2388. Os ensaios se realizam às terças e quartas-feiras, das 19h às 21h30, no local. Outras informações no cmsscoral.sites.uol.com.br. (Fonte: Correio do Litoral)

Campanha faz palestra sobre sexo seguro na “Rua da Lama”

São Sebastião - A equipe do Centro de Infectologia estará reunida na quarta-feira, 10, com prostitutas da rua Amazonas (conhecida como Rua da Lama), onde uma oficina sobre sexo seguro será ministrada para as mulheres que trabalham naquela área.
A oficina faz parte do programa Fique Sabendo, do Governo Federal e segundo o sociólogo Cláudio Monteiro, tem o objetivo de orientar e esclarecer as dúvidas das prostitutas quanto a DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS. “Queremos que elas usem camisinha em 100% das relações e orientaremos a prática de sexo seguro”.
O sociólogo disse também que, durante a oficina, a equipe ensina as mulheres como usar as camisinhas. “As garotas vão aprender de forma interativa e bem-humorada o uso correto dos preservativos masculinos e femininos”. E informou que está prevista uma pesquisa para colher dados, como número de parceiros e uso de drogas.
Monteiro estima que trabalhem no Município cerca de 300 profissionais do sexo. Segundo ele, a secretaria de Saúde distribui cerca de três mil camisinhas por semana a essa população considerada de risco.
O sociólogo chama a atenção para o registro de 24 infecções pelo vírus HIV, em São Sebastião em 2002, e lembra que qualquer pessoa pode fazer o exame para a detecção do vírus gratuitamente no Centro de Infectologia. “A secretaria tem o Programa Porta Aberta e realiza os exames sem necessidade de encaminhamento médico”.
Para isso, basta comparecer ao Centro de Infectologia na rua Benjamin Constant, 92, Centro, para fazer além de exame de HIV, testes para sífilis e hepatites B e C. (Fonte: Correio do Litoral)

ASSS realizou a 2ª etapa do Circuito Guaecá Surf 2003
Chuva e muito frio, mas quase 50 surfistas da praia de Guaecá encararam com muita garra a 2ª Etapa do Circuito Guaecá Surf 2003, realizado nos dias 30 e 31 de Agosto de 2003.

São Sebastião - Mais uma vez o grande campeão foi Alessandro Bonguinha. Morador do Bairro da Topolandia sem muito tempo para surfar, pois o atleta trabalha, arrebentou. Muito popular entre a galera em geral, Bonguinha como é carinhosamente chamado, sempre foi top do Circuito Sebastianense de Surf e por conta do trabalho não se dedicou o ano passado e neste. Mas, mesmo assim o atleta executou várias manobras radicais tanto em ondas de um metro de altura no sábado como no domingo, quando rolou apenas meio metro. Seu irmão mais novo, o Rafael Gonçalves, foi o vice-campeão da etapa. Rafael surfou bem em todas as baterias, mas na final o irmão mais velho não deu mole pra ele não. Na terceira colocação ficou o atleta Giuliano Tiribinha, morador do centro de São Sebastião, ex-atleta da Equipe de Surf de São Sebastião, top de várias edições do Circuitos Sebastianense nos anos 90, Tiribinha que também era um dos cotados executou várias batidas bem radicais, mas não encontrou as melhores ondas na final não conseguindo somar boas médias. Na quarta colocação ficou o atleta Pinóquio. O surfista mora no Bairro da Enseada, e foi a revelação do evento. Pinóquio nunca surfou para competir por morar longe da praia e se destacou tirando outros atletas de mais experiência que eram cotados para chegar à final como o Edson Tico, o salva-vidas Dinho, Alexandre Chapolin entre outros.
Somente feeling - Sem compromisso com calendário de evento e patrocinadores, os instrutores da Escolinha de Surf de São Sebastião, Gedeon Gonçalves e Christovão Marmo, que também são diretores da ASSS, em acordo com os surfistas de Guaecá durante a semana resolveram organizar a 2ª etapa, já que nesse fim de semana não haveria nenhum outro evento de surf na cidade.
A 3ª etapa ficou marcada para o próximo fim de semana, dias 6 e 7 de Setembro, no mesmo local, canto sul do Guaecá que, tradicionalmente quebra altas ondas em 7 de Setembro.
Aconteceu o previsto - Por conta do frio e a chuva que volta e meia insistia em atrapalhar, o público foi muito pequeno e as categorias iniciantes não compareceram. Ficou combinado que as competições destas categorias aconteceriam durante as aulas de surf no Guaecá e valerá para o circuito.
"Não organizaríamos o evento por causa do frio, mas os surfistas locais nos insentivaram e se mostraram positivos e a fim de cair na água. Todos estão de parabéns, os atletas, o pequeno público que enfretou o frio e o staff que foi composto pelos surfistas de Guaecá". Agradeceu o presidente da ASSS, Gedeon Gonçalves.
- Apenas após a 3ª etapa será divulgado o ranking.
- Não será programado o números de etapas.
- A realização será combinada na semana que antecede cada etapa de acordo com a disponibnilidades de todos os envolvidos e previsão de sondas.
O Circuito Guaecá Surf 2003 está sendo realizado sem patrocínio pela ASSS e surfistas da Praia de Guaecá. (Fonte: ASSS)

Padaria artesanal começa a atender comunidade de Juquehy

São Sebastião - A partir de amanhã a comunidade de Juquehy, na costa sul de São Sebastião, vai contar com mais um projeto que visa melhorar a qualidade de vida das famílias mais carentes: a padaria artesanal. Criada pelo Governo do Estado de São Paulo, a proposta tem como objetivo dar treinamento e condições para que moradores da comunidade possam aprender a fabricar pães artesanalmente.
Para funcionar em locais que realmente precisem da melhoria, o Fundo Social de Solidariedade do Estado repassa os kits padaria para o Fundo Social do município, que escolhe os bairros que receberão o projeto. Em São Sebastião, além de Juquehy, a padaria artesanal está prevista para Abras do Una. Além disso, um dos kits foi repassado para as aulas do curso de administradores do lar, que é realizado pela Secretaria de Assistência Social.
De acordo com a coordenadora da padaria artesanal em Juquehy, Rita de Cássia, inicialmente serão atendidas, dentre outras pessoas, mães de alunos das três escolas existentes na região. Amanhã, acontece o primeiro dia de curso teórico, onde os participantes receberão treinamento que vai ensinar técnicas de higiene, validade das massas, armazenamento, manipulação, entre outras noções necessárias para o bom funcionamento da padaria.
Na quarta-feira, os alunos já começarão a colocar a mão na massa. Eles farão os primeiros pães, que serão utilizados para degustação no evento de abertura do projeto em Juquehy, que acontece às 18h, na Escola Municipal Branca de Neve.
Segundo a coordenadora, esse projeto visa trazer os pais para a escola. “Ao mesmo tempo em que eles estarão mais próximos da escola, vão aprender uma profissão que vai possibilitar um aumento na renda mensal”. Ela conta que os participantes iniciais serão como agentes multiplicadores ao término do curso, uma vez que poderão repassar os aprendizados a outras pessoas da comunidade. Para proporcionar esse trabalho, os integrantes do projeto poderão utilizar a escola para a fabricação dos pães, no período da manhã e tarde, enquanto o espaço não estiver sendo utilizado para aulas. (Fonte: PMSS)

III Festa do Folclore reúne cerca de 200 pessoas

São Sebastião - Nem mesmo o frio conseguiu diminuir a animação dos participantes da III Festa do Folclore de São Sebastião organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, no sábado, dia 30, com o objetivo de divulgar a riqueza cultural da região para toda a comunidade.
Cerca de duzentas pessoas participaram do evento, que teve início às 18 horas, com a apresentação de capoeira. A festa também contou com o Encontro e a Benção das Folias, Congada Mirim e a Quadrilha NAJA. Outro ponto alto do evento foi o lançamento da 4a. Edição do livro “Mitos e Lendas de São Sebastião”.
A programação contou também com a apresentação da “Quebra Chiquinha”, do Centro de Convivência da 3a. Idade “Polvo” da São Sebastião, do Maculelê e, para finalizar a festa, da Quadrilha Santa Terezinha. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Enfarto mata o fotógrafo Mario Cordeiro

Ubatuba - Um enfarto fulminante matou ontem o empresário Mario Artur Cordeiro da Silva, conhecido fotógrafo e empresário do ramo náutico de Ubatuba. O fato aconteceu por volta das 15 horas quando chegava em sua casa, na rua Hans Staden. Cordeiro chegou a ser internado mas não resistiu, vindo a falecer na Santa Casa de Ubatuba. O corpo está sendo velado na funerária Litorânea e o enterro será realizado as 15 horas no cemitério municipal de Ubatuba.
Cordeiro era uma figura muito querida pela sociedade ubatubense. Amante da fotografia, realizou vários registros dos eventos da região. Ultimamente estava se dedicando a sua embarcação, o iate Dom Carlos, o qual realizava passeios e pescarias na costa do Litoral Norte e Sul Fluminense. Cordeiro deixa a viuva Silvana e os filhos Gabriel e Emmanuel.

Palestra sobre Empretec acontece em setembro


Ubatuba - Será realizado no próximo dia 16 de setembro (terça-feira), as 14:30 horas na Associação Comercial e Indústrial de Ubatuba mais uma palestra de apresentação do seminário Empretec, agendado pelo SEBRAE agência Litoral Norte.
A palestra é gratuíta e aberta a todos os interessados, principalmente a pessoas com espírito empreendedor que queiram saber como desenvolver suas características de comportamento empreendedor, CCE´s, tema central do seminário Empretec.
O Empretec baseia-se no fato de o sucesso empresarial não depender apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Segundo o programa, existem comportamentos e características pessoais, como iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem-sucedidos.
Objetivos - Os objetivos do Empretec são: proporcionar uma avaliação franca e completa do potencial empreendedor; reforçar as tendências e habilidades para detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar a eficiência, aumentar lucros em situações complexas, satisfazer clientes, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, utilizar múltiplas fontes de informação, desenvolver planos de negócios, tomar e sustentar decisões frente a adversidades, calcular e correr riscos, aumentar seu poder pessoal, adaptar-se a mudanças rápidas e às incertezas do mercado; reforçar a autoconfiança; e , finalmente, dar apoio e assessoramento na implantação dos planos de negócios.
Para a realização dos seminários Empretec o SEBRAE uniu-se à Agência Brasileira de Cooperação (ABC - vinculada ao Ministério das Relações Exteriores) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no apoio à criação de empresas inovadoras.
No Litoral Norte o Programa Empretec foi implantado em junho de 2000. (Fonte: SEBRAE-SP)

Programa Empretec

Muitos empresários deixam de lado o sonho de incrementar seus negócios ou nem começam um negócio próprio, pois não acreditam ter talento ou habilidade suficientes para o sucesso. O que essas pessoas não sabem é que as características de um empreendedor já estão dentro de nós. Só precisa ser reconhecida e desenvolvida. Essa é a tarefa do Empretec, uma parceria Sebrae com as Nações Unidas para o desenvolvimento do petencial empreendedor.
Por meio de entrevistas, oficinas e vivências, o Empretec estimula as mudanças no comportamento pessoal que refletirão no campo empresarial.
As 10 características do EMPREENDEDOR:
Busca de Oportunidades e Iniciativa
Capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidade de negócios com novos produtos e serviços.
Persistência - Enfrentar obstáculos e buscar o sucesso.
Correr riscos calculados - Disposição de assumir desafios e responder por eles.
Exigencia de Qualidade e Eficiência - Fazer sempre mais e melhor. Satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade
Comprometimento - Sacrificio pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.
Busca de Informações - Busca constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio
Estabelecimento de Metas - Estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa
Planejamento e monitoramento sistemáticos - Organizar tarefas de forma objetiva, com prazos definidos, para que os resultados possam ser medidos e avaliados
Persuasão e rede de Contatos - Usar estratégias para persuadir e influenciar outras pessoas.
Independência e Auto-confiança - Ter autonomia para agir e manter sempre a confiança no Sucesso
O EMPRETEC mostra resultados práticos segundo dados do IBGE, GEM 2001 e IBQP o Empretec afasta o perigo de quebra do negócio além de aumentar o faturamento da empresa após o curso. Segundo os dados o crescimento médio de faturamento após o curso é de 64%, em 71% das empresas participantes. (Fonte: SEBRAE-SP)

Carta do Leitor Topo

Segurança e urbanização - SACY INFORMA - Srs. Associados. O protesto feito no dia 16/08 na rodovia Rio-Santos já deu resultados. Foram enviados para o litoral 20 viaturas e 100 policiais civis (Denarc- Guarra), por 8 dias. Este efetivo realizou muitas prisões e apreensões de drogas e armas. Isto deixa bem claro que é necessario termos na Costa, uma policia atuante e constante, mesmo que seja preciso fazer mais protestos.
O projeto de Urbanização de Camburi está finalizado e logo faremos uma ruinião para sua apresentação. Tão logo seja definida a data informarei a todos atravé de telefonemas ou e-mail.
Vamos realizar na sede da Sacy, a partir deste mes, um projeto chamado "Porta Aberta", que tem a finalidade de trazer as crianças de Camburi, para brincar, ler, se comunicar e ter tambem um apoio escolar em suas tarefas.
Estamos necessitando de cadeiras, e se algum de voces puder ajudar será ótimo.
O nosso telefone é (12) 3865 2288, aceitamos tambem doações de livros infantis e brinquedos.
Obrigada

SACY
Sociedade Amigos do Cambury
São Sebastião, SP


Quem sabe porquê, responda! - As obras de recapeamento e manutenção da rodovia SP 55, no trecho Ubatuba / Caragua estão paradas? Pude observar isso, em uma viagem que fiz até São Jose dos Campos, quando passei em frente ao Barracão de Obras no bairro Massaguasu e vi todos os veículos e maquinas la estacionados, e nenhum funcionário na rodovia. Será que ja acabou o dinheiro?

Wilson Roberto
Maranduba, Ubatuba, SP


Apropriação Irregular II - Considerações sobre a Carta do Leitor do Litoral Virtual de 29/08/2003, Sra. Rosângela Ruecker.
Prezada Amiga, permita que faça algumas considerações. Apropriação Irregular - gostaria de saber se é a primeira vez que a amiga Turismóloga Rosângela Ruecker visita nossa cidade?? A impressão que nos passa é que sim. O problema de ocupação irregular, não só em Ubatuba, e em Ubatuba não só no Sertão da Quina, é um tema antigo e exaustivamente comentado nos meios de comunicação, além de ser matéria constante em quase todas, senão todas as conferências, comitês, conselhos regionais, palestras e cursos em todas as 4 cidades do Litoral Norte. Já foi identificada a maioria das causas dessas ocupações, foram sugeridas propostas das mais diversas para evitar seu avanço, foram abertos processos para apurar responsabilidades em alguns locais, visando principalmente punir aquele que se vale da inocência do migrante humilde, que aqui vem em busca de emprego e sistema de saúde, que são escassos ou faltantes em sua região de origem. E pode ter certeza, todos eles sabem onde estão morando e/ou tendo suas atividades de sustento, muitos deles até em locais em situação de risco de vida. Sua sugestão de retirada do povoado, deste e de outros locais é algo que nos parece fundamental, mas depende necessariamente da boa vontade e responsabilidade dos órgãos públicos dos municípios, os quais nem sempre se mobilizam com a eficiência necessária. Infelizmente devemos reclamar muito e não desanimar, sendo importante que as pessoas em geral se manifestem a respeito, como sua carta fez, mas ainda é pouco. Não quero que leve essa minha colocação como uma crítica pura e simples apelativa e mal educada. É que estamos cansados, mas não derrotados, cansados de em ver tanta coisa errada sem solução adequada. E pode ter certeza também que todas as autoridades dos orgãos responsáveis por tomar decisões a respeito, participaram e participam dessas conferências, comitês, conselhos regionais, câmaras técnicas, palestras e cursos.
um abraço

Ronaldo Lopes
Representante da SAI-Sociedade Amigos de Itamambuca na Câmara Técnica
de Saneamento do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte


Até lá, amigo - Ontem, um amigo se foi. Não éramos íntimos. Não era necessário. A amizade transcende a intimidade. Mesmo sabendo que é a única coisa certa desta vida, nunca estamos preparados para enfrentar este tipo de perda. Sempre achamos que não era a hora, que foi muito de repente, muito cedo. Tínhamos tantas coisas pela frente. Não há consolo. Não há como se conformar. Só o tempo traz alivio e, as lembranças, a saudade. Virá a saudade do seu jeito, dos seus trejeitos, da sua maneira de ser, de gesticular e, da sua rouca e inconfundível voz. Virá a saudade da cena que compunha, juntamente com o Perci, sentados naquelas cadeiras de plásticos, cor de vinho, emoldurando a calçada em frente à Papelaria. Quantos acenos dei. Quantas conversas tive e quantas perdi. Quantos assuntos. Quantos sonhos. Quanto arrependimento de não aproveitar e viver mais ao seu lado. Com certeza, esta deve ser a explicação destas minhas lágrimas que não param, amigo. Mas, não tem nada não. Um dia desses, ou no momento que Ele quiser, estaremos juntos Cordeiro. Outra vez. Ta legal marinheiro?

Ronaldão

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Artesanato © Natto

Artesanato
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor