Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 03 de setembro de 2003 - Nº 858 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
Mais de 250 lideranças participaram do Fórum Regional das Cidades
Viaturas são entregues à região, que ainda tem falta de policiais
Um policial por viatura é a idéia da Secretaria de Segurança Pública
OAB pede solução para supurlotação carcerária
Estudantes do Litoral Norte realizaram prova do Enem
Vestibular: começa a corrida pelas vagas


Caraguatatuba:
Natação de Caraguá é destaque em São José
Notícias do Esporte em Caraguá
Festa Caiçara do Porto Novo é planejada no Núcleo TerrAmar
Prefeitura adota a cor branca para o desfile da Independência
Gobetti ainda quer o Poupa Tempo em Caraguá
Governador garante que obra não vai parar
Valmir quer Frente de Trabalho em Caraguá
Inauguração da DIG é um pedido de Aurimar
Kazon quer Passe para Deficiente Trabalhador
Aurimar quer Bom Prato em Caraguatatuba
Office-boy é executado com vários tiros


Ilhabela:
XXVI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário
A escolha das melhores obras
Museu conta história da energia elétrica na cidade
Equipe de natação participa de competição em Santos


São Sebastião:
Governador realiza visita técnica em Boiçucanga
São Sebastião cria padaria artesanal no bairro Juquehy
Tucano anuncia ampliação de porto
Pedreiro evangélico é morto com requintes de crueldade


Ubatuba:
Quase 100 pessoas na primeira turma do curso de Agente Ambiental
Pirão Geral - Mercado Livre Cultural
Hotel Cassino Sol e Vida realiza Festival do Camarão
Ajudante é assassinado em frente a bar

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

Mais de 250 lideranças participaram do Fórum Regional das Cidades

Litoral Norte - Litoral Norte- Mais de 250 representantes de entidades civis e públicas do Litoral Norte enriqueceram o debate desenvolvido no Fórum Regional das Cidades, realizado no último dia 29, nas Faculdades Integradas Módulo.
O evento teve início às 10h30, contando com duas horas de atraso. O mestre de cerimônia, professor Eunápio Ramos, leu o principal documento do evento, o texto base ‘Cidade para todos: construindo uma política democrática e integrada para as cidades”.
O evento terminou às 20h, após eleição dos 42 conselheiros e 21 delegados do Litoral Norte que participarão da fase Estadual da
Conferência que ocorrerá no dia 26 e 27 de setembro, na capital paulista. Já, a fase Nacional contará com 222 delegados do Estado de São Paulo, ocorrendo entre os dias 23 a 26 de outubro, em Brasília.
Três dos quatro prefeitos da região estiveram presentes no evento.
Somente o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, foi representado pelo vice José Pereira de Aguilar. “Deste evento vai sair uma carta destinada ao governo federal, onde estão relatadas nossas principais necessidades, indicadas pela sociedade civil. Nenhum político governa sem a participação do povo”, esclarece.
O prefeito de São Sebas-tião, Paulo Julião considera importante este ‘novo modelo de gestão’. “O governo federal, que detém a maior parte dos impostos, agora poderá repassar ao Conselho das Cidades, que está diagnosticando ‘o primordial’ em cada município do país”.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, acredita que a Conferência foi o local ‘apropriado’ para discussão dos problemas regionais.
“Não só o poder público tem responsabilidades para resolver. O cidadão tem que fazer a sua parte e umas dessas ações é participar de eventos como este”.
Manoel Marcos explicou que na pré-conferência de Ilhabela, a população ficou muito à vontade para levantar os principais problemas da cidade. Segundo o prefeito, os temas mais discutidos foram a disposição dos resíduos sólidos na região, o uso da ocupação do solo relacionado ao saneamento básico e a crescente da migração do Litoral Norte. Manoel Marcos fez questão de desmentir em público o ‘boato’ de que seu governo ‘verticalizaria’ a cidade. “Como caiçara nascido na Ilha, jamais deixarei acontecer essa verticalização”.
Já, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos explanou em falas simples que é favorável à preservação das áreas ambientais do Parque Estadual, mas ele acredita que não deve ser ignorada a si-tuação dos caiçaras que ainda residem em áreas de proteção permanente. Ramos também acredita que falta investimento da concessionária da rede de esgoto na região, a Sabesp. “Neste Ministério, o governo terá a oportunidade de ouvir os problemas ‘de base’ enfrentados por cada cidade”. (Fonte: Imprensa Livre)

Viaturas são entregues à região, que ainda tem falta de policiais

Litoral Norte - O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente, na tarde de ontem, 25 viaturas para o Litoral Norte. Na ocasião, ele também inaugurou a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) em cerimônia realizada na frente da unidade, instalada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, no Porto Grande. O evento contou com autoridades policiais, prefeitos e vereadores da região.
O governo investiu em recursos materiais, mas o lado humano de mais policiais - a principal reivindicação da comunidade - ainda não foi atendida. Pelo menos por enquanto, já que, segundo o governador, o efetivo será aumentado a médio prazo, com o treinamento de mais de cinco mil novos policiais militares em todo o Estado de São Paulo.
A data precisa da região ser contemplada com estes formandos não foi definida. "Depende. Tem gente que sai da escola no próximo mês. Outra turma daqui há dois, quatro meses", justificou Alckmin.
Para o governador, o efetivo das Polícias Civil e Militar já vem aumentando. "Neste momento, acontece o concurso para delegado, que será distribuído em área de maior demanda", disse.
Para suprir o efetivo reduzido policial que atinge o Litoral Norte, o governador disse que o investimento é em equipamentos, inteligência e presença. Segundo Alckmin, cabe à Secretaria de Segurança Pública avaliar tecnicamente onde a região precisa de policiais, entre outras necessidades e "aproveitar os recursos humanos e a atividade policial de maneira mais eficiente possível".
Mesmo com o reduzido número de policiais, o governador acredita que a DIG e o pelotão (que também foi inaugurado ontem em Barra do Una e irá funcionar com o mesmo efetivo que atua em Boiçucanga), além das viaturas, irão resolver o problema de segurança, reivindicado por moradores da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Um policial por viatura é a idéia da Secretaria de Segurança Pública

Litoral Norte - Um policial por viatura, estando ele em um ponto de referência para a população, é a idéia de policiamento do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. Ele comparou, na cerimônia de entrega das 25 via-turas, o policial como se fosse um taxista em seu ponto, que os moradores têm facilidade em localizar. Conforme o secretário, é um serviço integrado, uma nova forma de policiamento.
Castro ainda explicou que, além dos carros, da nova delegacia e do pelotão, uma base do helicóptero Águia está sendo implantada em São José dos Campos. Para o secretário, mesmo com o crescimento populacional da região, assim como furto e roubo, a criminalidade não é assustadora. "Não tem PCC ou crime organizado", justifica.
De acordo com o secretário, a polícia tem trabalhado contra a impunidade, resolvendo os crimes. "Aqui o bandido não tem tempo de ficar com apelido famoso. Temos a sensação de segurança", assegura.
As 25 viaturas entregues na região fazem parte de um total de 870 novos carros policiais adquiridos pelo governo em "pregão eletrônico", que propiciou economia de 28 por cento no valor de compra dos veículos. Dentre elas, há viaturas específicas para ronda escolar: "É o policial perto das escolas", disse o secretário.
Das 25 viaturas, seis ficaram em São Sebastião, sendo duas rondas escolares, duas no policiamento integrado e duas no policiamento comunitário; seis também em Caragua-tatuba, com a mesma divisão; nove em Ubatuba, com três rondas escolares, quatro no comunitário e duas no integrado; e quatro em Ilhabela, sendo uma ronda, um no comunitário e duas no integrado. (Fonte: Imprensa Livre)

OAB pede solução para supurlotação carcerária

Litoral Norte - Aproveitando a vinda do governador Geraldo Alckmin à São Sebastião, o presidente da OAB de São Sebastião, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, entregou um documento pedindo solução para a lotação carcerária que atinge a cidade.
Junto ao documento, Luiz Tadeu também entregou um exemplar do Imprensa Livre do último sábado, que mostrou a situação da cadeia. Uma média de 225 presos se mantém hoje na unidade, que tem capacidade para 60 pessoas.
No documento, o presidente da OAB lembrou da promessa do governador, em maio do ano passado, quando a cadeia tinha 175 detentos, de que o local teria lotação máxima de 100 presos.
A previsão é que com a proximidade do final de ano, a situação na cadeia fique insustentável, já que é nesta época que a unidade recebe mais detentos, em razão do maior movimento de turistas, do reforço policial e também de criminosos.
Lotação de presos - A lotação carcerária na região deve permanecer como está até o final de ano. Esta é a informação do governador Geraldo Alckmin, que explicou que as cadeias somente serão "desafogadas" com as vagas abertas em oito novos CDPs que serão inaugurados, "no final do ano, ou começo do próximo", assegurou.
Conforme o governador, o centro de Taubaté deu um alívio razoável no Vale do Paraíba. Além dele, Santos e Mogi das Cruzes também receberam unidades. "Foram três novos CDPs", acrescentou.
Já o Litoral Norte não receberá um. Segundo o governador, o problema na região é encontrar um terreno. "Acho difícil até pelas questões ambientais", justificou.
Segundo o governador, estes oito novos centros, que estão em construção, ficam em regiões distantes do Litoral Norte. "São na área metropolitana de São Paulo", explicou.
E são para estes locais que deverão ir os presos do Litoral Norte, pois, segundo Alckmin, eles resolverão o problema da lotação carcerária local, que atinge também todo o Estado. O governador lembrou que são mais de 120 mil presos. Somente em um mês, disse, aumentou a população carcerária em 1.560 detentos.
DIG: parceria - O prédio onde está instalada a DIG foi construído em parceria com a prefeitura de São Sebastião, que embora abrigue a sede, atuará também em Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. Instalada em 300 metros quadrados, a DIG conta com sala de atendimento ao público, de investigação, de triagem e três salas de cartório.
A unidade, com sete policiais, será comandada pelo delegado José Luiz Tibiriça, que também acumula o cargo na Dise do Litoral Norte. (Fonte: Imprensa Livre)

Estudantes do Litoral Norte realizaram prova do Enem

Litoral Norte - Quase 1,9 milhão de estudantes que estão concluindo o 3º colegial, realizaram este domingo a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em 605 municípios do país. Cinco escolas de Caraguá sediaram a prova no Litoral Norte. Elas são: Colônia dos Pescadores, Thomaz Ribeiro de Lima, Antonio Freitas Avelar, Colégio Módulo e Objetivo.
“Novo governo, novo critério no Enem”, assim define a supervisora de ensino Maria Margareth Cordiole, explicando que este ano o Ministério da Educação, responsável pelo exame, não solicitou acompanhamento das Delegacias de Ensino, que cediam seus professores para o dia da prova, que teve cinco horas de duração.
A prova começou às 13h. A parte objetiva da prova era constituída por 63 questões objetivas de múltipla escolha e de igual valor, avaliada numa escala de 0 a 100 pontos. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 100, a cada uma das cinco competências ava-liadas, que se expressam por meio de 21 habilidades da Matriz de Competências do Enem, cada uma delas sendo medida três vezes. Na redação, que foi estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo/argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, cultural ou político, também haverá uma nota global e uma nota para cada uma das cinco competências específicas a ela.
Os participantes receberão em casa um boletim com a nota das questões de múltipla escolha e outra da redação, a partir de 11 de novembro. O gabarito das provas estará disponível, às 18 horas do dia da prova, na página www.inep.gov.br.
O Enem não substitui o certificado de conclusão do ensino médio e pode ou não servir como critério de seleção para o vestibular, dependendo de cada universidade.
No ano passado o número de inscritos foi de 1.829.170. Este ano, o Estado com maior número de inscritos foi São Paulo, com 552.703 inscritos.
Cristiane N., aluna da Escola Estadual Colônia dos Pescadores em Caraguá, estava ansiosa para fazer a prova do Enem.
“Acho difícil conseguir a média da nota sete que estabeleci para mim, porque cai tudo que estudamos até agora. Mas me esforcei”. (Fonte: Imprensa Livre)

Vestibular: começa a corrida pelas vagas

Litoral Norte - O papel da educação é determinante para o grau de competitividade de um país na economia globalizada. Esta competitividade é regida pela capacidade que o país apresenta de prover conhecimentos, habilidades e competências aos seus recursos humanos, dando a eles condições de aplicabilidade desse know-how na produção de bens e serviços.
A Agência Reuters divulgou em julho de 2002 um estudo realizado pelo Censo Americano, o qual mostrou que, cada vez mais, a educação faz diferença na renda obtida com o trabalho ao longo de uma vida. Pessoas com curso superior ganham, em média, 2 vezes mais do que as que têm apenas o ensino médio. Há 20 anos esta diferença era de 1,5 vez. O que significa dizer que aquele que tem curso superior ganha quase o dobro de quem não tem, e esta diferença acentua-se cada vez mais.
O capital humano tornou-se o elemento essencial para o desenvolvimento de uma nação, de forma que a educação, principalmente a de nível superior, deixa de ser um elemento opcional que agrega valor e passa a ser pré-requisito indispensável para a formação da empregabilidade de um povo.
Na semana que vem, começa o período de inscrições para o processo seletivo das Faculdades Integradas Módulo, a mais tradicional Instituição de Ensino Superior da região, e conseqüentemente, uma das principais responsáveis pela inserção do Litoral Norte nesta nova ordem mundial.
O assessor de marketing das Faculdades Integradas Módulo, Prof. Leo Reis, informou que as inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 de setembro (valor em setembro: R$30,00) e 20 de outubro (valor em outubro: R$50,00), das 8 às 21 horas, na Av. Frei Pacífico Wagner, 653 Centro de Caraguatatuba. Para quem está em outra cidade, as inscrições poderão ser feitas nas agências dos Correios (Caçapava, Ilhabela, Jacareí, Paraibuna, Paraty, São José dos Campos- centro e Shopping Colinas - São Sebastião, Taubaté e Ubatuba). A prova será realizada no dia 26 de outubro às 13:30 horas nas instalações do Módulo.
Segundo o Assessor, neste ano, existem inovações no processo seletivo da Instituição. Entre outras, destaca a criação da Central do Vestibular - telefones exclusivos (12) 3897-2043 e (12) 3897-2044 e-mail vestibular@modulo.br, a reformulação do site e a Semana das Profissões.
“A Semana das Profissões é um evento de orientação para a escolha da futura profissão. Uma decisão certa hoje pode gerar um futuro promissor amanhã. Pensando nisso, procuramos oferecer este serviço a todos aqueles que estão diante desta difícil escolha”, explicou Leo Reis.
Ainda segundo o Assessor, o evento, que acontecerá no período de 29 de setembro a 3 de outubro, terá palestras em forma de bate-papo com professores universitários e psicólogos. Os professores falarão dos diferentes cursos oferecidos pelo Módulo, sobre o futuro profissional e o mercado de trabalho. As psicólogas Mara Silvia Câmara Campregher, Marta R. da Rocha Dias e Laucidéia Agostinho Ribas Sampaio darão dicas sobre orientação vocacional e conduzirão os testes de análise de traços de personalidade que serão sorteados durante a realização do evento. “O objetivo é oferecer uma boa oportunidade para buscar informações para a escolha certa da carreira”, finalizou Leo Reis.
A direção do Módulo alertou que a entrada para a Semana das Profissões será franca, entretanto, as inscrições deverão ser feitas com antecedência na Central do Vestibular a partir da próxima semana. (Fonte: Módulo)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Natação de Caraguá é destaque em São José

Caraguatatuba - A Equipe de Natação da Secretaria de Esportes e Recreação participou no último domingo, 31 de agosto, da etapa Infantil Aberto do Paulista B, para federados e não federados, em São José dos Campos. Devido a falta de condução, a equipe não foi completa em número de atletas para a competição.
Cinco atletas das categorias Juvenil e Sênior da secretaria participaram das provas e representaram bem Caraguatatuba, mesmo com frio e chuva.
A Academia Forma Atlética e os pais dos atletas foram grandes colaboradores dessa vitória.
Confira os resultados:

100m Nado Peito
Myke Ambrizzi – 1º lugar
Alexandre Aleixo – 2º lugar

50m Nado Peito
Arthur Marinho (Atleta do Módulo) – 1º lugar
Alexandre Aleixo – 2º lugar

100m Nado Livre
Alexandre Freitas – 1º lugar
MykeAmbrizzi – 2º lugar

50m Nado Livre
Michel Willian C. Longhi (Atleta Módulo) – 2º lugar

50m Nado Borboleta
Alexandre Freitas – 1º lugar
Arthur Marinho (Atleta Módulo) – 4º lugar

100m Nado Costas
Alexandre Aleixo – 3º lugar

50m Nado Costas
Michel Willian (Atleta Módulo) – 4º lugar

Revezamentos:
Arthur Marinho/Michel Willian/Myke Ambrizzi/Alexandre Freitas
4X50m Nado Livre – 1º lugar
4x100m Medley – 2º lugar (Fonte: PMC)

Notícias do Esporte em Caraguá

Copa de xadrez - O atleta caraguatatubense Francisco Medeiros Júnior faturou a 6ª Etapa da 4ª Copa Vale e Litoral Norte de Xadrez, categoria absoluto, realizada em Pindamonhangaba. Apesar de não ter disputado duas etapas do campeonato, Francisco está em 5º lugar na classificação geral da Copa.

Torneio de Futebol Veterano - Assista aos jogos do Troféu "Odilon João Santana" no Cemug. Dia 6 de setembro, às 15h30, A.A Riza A X C.A Guarani, e às 17h, União do Litoral E.C X Força Jovem F. C. A chave A do torneio é composta pelas equipes C.A Poiares , C.A Guarani, Força Jovem F.C, União do Litoral E.C e A.A Riza A. E a chave B é formada pelas equipes Pitiko/Kashiura, Fluminense F. C, Pré Engenharia, A.A Riza B e E.C Indaiá.

Liga de vôlei do Vale e Litoral - A equipe Mirim Masculina da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguá se redimiu da última derrota sofrida na estréia para Mogi das Cruzes e venceu neste fim semana no Centro Esportivo "Ubaldo Gonçalves" a equipe de São Sebastião por 3 a zero. Os sets tiveram uma média de duração de 20 minutos. O primeiro sete fechou em 25 X 17, o segundo em 25 X 20 e o terceiro em 25 X 07. Parabéns aos campeões Herbert, Daniel, Renan, Dereck, Bruno, Alexander, Mário, Danilo e Léo e também aos treinadores Prof. Ernesto Nardi e Alexandre Gardelin.

Equipes de voleibol estréiam na Livovali - As equipes de voleibol Mirim Masculino e Feminino tiveram suas estréias na abertura do Livovali-Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte que aconteceu no final de agosto em Caraguá. As equipes comandadas por Ernesto Nardi e pelo técnico Edilson Macaco, apesar da derrota nas duas categorias para a forte equipe de Mogi das Cruzes, tiveram um ótimo desempenho. Segundo os ténicos a equipe enfrentou dificuldade com a arbitragem, que acabou sendo expulsa de quadra, devido às reclamações do técnico Edilson Macaco. No jogo da categoria Mirim Masculino, Caraguá perdeu por 3 x 1. Por sugestão do técnico Edilson Macaco de Caraguá, foi implantado um set extra entre os jogadores reservas, o que garantiu que as cidades inscrevessem 12 atletas e rendeu 1 ponto para a equipe vencedora. No set extra, Caraguá venceu Mogi das Cruzes por 25 x 24. A Liga elegeu o Derek como o melhor ataque e Alexander como melhor bloqueio.

Torneio de Futsal João Barbeiro - O Torneio de Futsal João Barbeiro que homenageou o Sr. João por relevantes serviços prestados ao esporte amador em Caraguatatuba, terminou no último final de semana, no Ginásio Cláudio do Prado. A equipe da A.A. Pizza venceu a do C.A. Poiares por 5 x 3; garantindo o terceiro lugar. Já na disputa pelo primeiro lugar, a Center Trevo venceu a Sabesp por 5 x 2. O secretário de esportes Nivlado Alves agradeceu a presença de todas as equipes que participaram do torneio e também do Sr. João Barbeiro e sua família.

Campeonato Estadual de Futebol de Campo - Caraguá participou da última rodada do Campeonato Estadual de Futebol de Campo, cuja fase municipal Bom de Bola, Bom de Escola, aconteceu no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, definindo as equipes classificadas para a fase regional. Na categoria Dente de Leite, a equipe do Projeto Futuro venceu a do Olaria por 1 x 0 e Praia Soccer venceu Secer por 2 x 0. Ficaram classificados: Escolinha Gelaf, na categoria Dentinho; Secer, na categoria Dentão; escolinha Praia Soccer, na categoria Dente de Leite.

Jogos Abertos do Interior - Caraguá vai disputar os Jogos Abertos do Interior, que acontece de 10 a 18 de outubro em Santos, Litoral Sul Paulista. Após a disputa dos Jogos Regionais em julho passado na cidade de Pindamonhangaba, Caraguatatuba que teve sua melhor classificação na história dos Jogos Regionais - 7ª colocação, conseguiu dentro do regulamento classificar-se nas modalidades Basquete Masculino, Xadrez Feminino e Masculino e Dama Masculino, entre as duas melhores colocadas nos jogos coletivos.

Final dos Jogos Escolares 2003 - fase estadual - Caraguá será representada na Final dos Jogos Escolares, evento organizado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. Os jogos acontecerão de 4 a 14 de setembro, em Jaú, interior de São Paulo. Caraguá vai participar na modalidade Basquete Masculino Infantil - de 15 a 16 anos, com a equipe da Secer, que são também alunos do Colégio Colônia dos Pescadores. A equipe está sob o comando do professor Luizinho (dadinho). A delegação viaja nesta quinta-feira, dia 3 de setembro. (Fonte: PMC)

Festa Caiçara do Porto Novo é planejada no Núcleo TerrAmar

Caraguatatuba - Profissionais da Educação se encontraram no espaço de cerâmica para discutir a organização da Festa Caiçara e aproveitaram para aprender a moldar peças artesanais em barro, sob a orientação do ceramista Bem Hur Vernizzi.
A equipe do CIEFI "Profª Maria Aparecida Ujio", do bairro Porto Novo, se reuniu nesta sexta-feira, 29 de agosto, no núcleo de cerâmica TerrAmar, da Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. O objetivo da reunião foi acertar os preparativos para a IV Festa Caiçara, que já é tradição nesta unidade escolar.
A reunião teve início com um café-da-manhã na própria escola e em seguida os participantes seguiram até o Núcleo de ceramistas, que tem a coordenação do artista plástico e ceramista Bem Hur Vernizzi. Na ocasião, Vernizzi convidou a todos os educadores e participantes da reunião pedagógica a fazer um trabalho com barro, produzindo peças sob a assistência do ceramista e sua equipe, formada por Ângela, Mário e Giseli.
Neste encontro, além de aprender a moldar o barro, os participantes discutiram as questões relacionadas à festa caiçara, que anualmente lava ao Porto Novo centenas de visitantes, por mostrar as tradições caiçaras através da culinária, exposições, danças típicas e outras atrações, com a participação de alunos, equipe da escola, e a comunidade do Porto Novo, que é bastante participativa. (Fonte: SME/PMC)

Prefeitura adota a cor branca para o desfile da Independência
“Independência e Paz” é o tema do Desfile de 7 de Setembro em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Sob o tema “Independência e Paz”, o desfile de 7 de setembro, em Caraguatatuba, terá a predominância da cor branca e abordará a paz. Outra novidade do desfile cívico, deste ano, é que as apresentações voltam a acontecer na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no bairro Indaiá, já que as obras de pavimentação, drenagem e reurbanização do local terminaram.
Na última quarta-feira, dia 13 de agosto, coordenadores e diretores de escolas de Caraguá estiveram reunidos, na Secretaria Municipal de Educação, com o prefeito Antonio Carlos da Silva, a secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, para receber o novo diretor da Rede Vanguarda de Televisão, Rogério Caldana. Na ocasião, Caldana manifestou total apoio da emissora às comemorações de 7 de setembro na cidade e, sensibilizado com o tema escolhido pela Prefeitura de Caraguá, o diretor colocou, à disposição do município, o apresentador do Jornal SPTV, o jornalista Carlos Abranches, que atuará como mestre de cerimônia, além de uma equipe de reportagem para cobrir o evento.
O prefeito Antonio Carlos da Silva e os idealizadores do Desfile de 7 de Setembro “Independência e Paz” optaram pelo padrão “branco” nas roupas e nos acessórios e apenas alguns detalhes em verde e amarelo, já que o desfile envolve um grande número de pessoas, sendo assim uma oportunidade de compartilhar, com todos os envolvidos e o público em geral, um momento para se pensar não na violência, mas na paz.
A paz estará entre os assuntos apresentados por estudantes do ensino infantil, fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e particulares, além de entidades e associações do município que irão participar do evento. O desfile “Independência e Paz” será dividido em três sub-temas: “Nasce a Paz”, que envolverá a participação das crianças da Educação Infantil, de bebês a até 6 anos; “Constrói-se a Paz”, que será apresentado por alunos da educação fundamental de todas as escolas do município; e o terceiro “Mantém-se a Paz”, que envolverá estudantes do ensino médio. Os três sub-temas também contarão com a participação de entidades como a Terceira Idade e os escoteiros.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, o Desfile “Independência e Paz” é o início de uma seqüência de eventos pela paz que acontecerão em Caraguá. “Por ser uma data marcante, queremos que o desfile de 7 de Setembro seja lembrado como um marco pelo pedido de paz em Caraguatatuba. Todos nós vivemos uma época difícil, por isso queremos causar um impacto e sensibilizar as pessoas para que todos, adultos e crianças, sejam multiplicadores da paz, a começar dentro de seus próprios lares. Vamos falar da paz social, da paz ambiental, de pessoas que idealizaram movimentos pacifistas em toda a história. Queremos mostrar o quanto e como cada um de nós pode promover a paz em nossa sociedade”, enfatizou a secretária Roseli Morilla. (Fonte: PMC)

Gobetti ainda quer o Poupa Tempo em Caraguá
Parlamentar lembrou Governador de antigo Requerimento sobre o assunto

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), voltou a falar sobre o assunto Poupa Tempo em Caraguatatuba com o Governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante sua visita a São Sebastião, para entrega de viaturas e inauguração de obras. Para o Parlamentar este setor do governo é de vital importância para a região.
O sistema Poupa Tempo foi criado no Governo Covas, para agilizar o trâmite dos serviços burocráticos do estado. No Poupa Tempo o usuário poderá renovar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de Trabalho ou de Identidade, entre outros documentos.
O Presidente Wilson Gobetti havia feito Requerimento em meados de 2002, requisitando tal medida para a região. “Uma unidade do Poupa Tempo para Caraguatatuba representa agilização do Serviço Público para todo o Litoral Norte, visto que os moradores das cidades vizinhas não precisarão ir até São José dos Campos, como tem sido feito atualmente”, disse.
O pedido de Gobetti foi feito durante a visita do Governador Geraldo Alckmin a São Sebastião, quando da entrega de viaturas e inauguração de Delegacia de Polícia Civil e obras de Saneamento. O Governador prometeu estudar o caso. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Governador garante que obra não vai parar
Alckmin garantiu ao Vereador Celso Pereira que obra continua

Caraguatatuba - O Governador Geraldo Alckmin (PSDB), garantiu ao Vereador Celso Pereira (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que as obras de reforma e ampliação das Rodovias Prestes Maia e Tamoios – SP-55 e SP-99, não irão parar. Celso Pereira mostrou Requerimento enviado ao Governo do Estado, pedindo explicações sobre a morosidade dos trabalhos.
O Vereador Celso Pereira tem alertado aos contribuintes de Caraguatatuba que as obras de reforma e ampliação das Rodovias SP-55 – Prestes Maia e SP-99 – Rodovia dos Tamoios, sofreram uma redução alarmante, com a demissão de braçais e funcionários graduados que trabalham na obra.
As Rodovias SP-55 e SP-99 estão com obras de reforma e ampliação pela Construtora Delta. Os trabalhos a serem realizados competem quanto a construção de acostamentos, ciclovia e terceira faixa. O prazo de entrega é para abril de 2004. A obra tem verba do Governo do Estado e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com sede em Washington, nos Estados Unidos.
Na manhã de ontem, terça-feira, dia 2 de setembro, o Vereador voltou a falar sobre o assunto na Rádio Oceânica de Caraguatatuba. Ao mesmo tempo um funcionário graduado do DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens), entrou no ar e confirmou que houve paralisação dos trabalhos, decorrente da queda de arrecadação dos tributos estaduais. O funcionário garantiu que o ritmo das obras deverá retornar em 30 dias.
Não satisfeito com a resposta e querendo uma ação mais conclusiva e segura sobre o assunto, o Parlamentar aproveitou a visita do Governador Geraldo Alckmin (PSDB) a São Sebastião e com o Requerimento em mãos, cobrou do próprio Alckmin uma resposta mais otimista. O Governador garantiu que a obra não vai parar e que será entregue dentro do prazo estipulado. Há informações ainda não confirmadas de que o Governador virá dentro dos próximos 45 dias a Caraguatatuba, para a entrega de parte das obras.
O Vereador gostou de ter feito a cobrança ao Governador. “Somente ele, com uma resposta própria, pode garantir que não haverá paralisação das obras”, explicou. Para Celso Pereira a obra é uma antiga reivindicação dos moradores da cidade e não será agora, depois de tanto tempo, que irá paralisar. “Esta obra vai mudar a cara de Caraguatatuba, que vem se modernizando há 7 anos. Não podemos deixar que isso aconteça”, frisou o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Valmir quer Frente de Trabalho em Caraguá
Vereador fez o pedido pessoalmente ao Governador Geraldo Alckmin

Caraguatatuba - O Vereador Valmir Gonçalves – Valmir da Colônia (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, pediu pessoalmente ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que o Programa de Frente de Trabalho seja feito em Caraguatatuba. O Governador prometeu estudar o caso.
O Programa de Frente de Trabalho paga em média 1 (hum) salário mínimo para trabalhadores de pequena qualificação, como braçais, para serviços gerais nos municípios. O serviço restringe-se a limpeza de córregos, valas, calçadas, desassoreamento e manutenção de vias públicas, entre outros.
O Vereador Valmir da Colônia quer o programa implantado em Caraguatatuba, como forma de gerar empregos, mesmo que temporários, para boa parte dos desempregados da cidade. O Parlamentar estima que pelo menos 15% da força de mão de obra da cidade, estimada em aproximadamente 85% da população, esteja desempregada. “A Frente de Trabalho seria uma boa opção para boa parte dos desempregados”, disse.
Segundo o Governador Geraldo Alckmin este programa atualmente está sendo utilizado somente nas áreas metropolitanas da Capital, mas poderá se estender para outras regiões do estado. O Governador prometeu para Valmir que estará estudando o caso e que poderá utilizá-lo no Litoral Norte, em data ainda a ser definida. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Inauguração da DIG é um pedido de Aurimar
O Parlamentar agradece Governador e continua na luta por mais melhorias

Caraguatatuba - O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve na tarde de ontem, terça-feira, 2 de setembro, em São Sebastião, para inaugurar a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), além de entregar viaturas para a Polícia Militar. O evento faz parte das reivindicações do Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que elaborou um Plano Municipal de Segurança Pública, divulgado recentemente.
No evento de ontem, o Governador Geraldo Alckmin entregou 6 (seis) viaturas para a Polícia Militar de Caraguatatuba, além de outras 23 para as demais companhias do Litoral Norte. As viaturas serão assim distribuídas; 2 para a Ronda Escolar, 2 para o Policiamento Comunitário e 2 para o Policiamento Integrado.
Além das viaturas, Alckmin inaugurou a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), que atuará em todo o Litoral Norte e que só foi instalada em São Sebastião, por lá ser a sede da Seccional de Polícia Civil. A DIG contará com investigadores e Delegados que terão competência sobre as 4 cidades do Litoral Norte.
As inaugurações do Governador fazem parte do Plano Municipal de Segurança Pública, entregue recentemente pelo Vereador ao Deputado Estadual Romeu Tuma Jr. e enviado ao Governador Alckmin, bem como distribuído para toda a imprensa. Além da DIG e das viaturas, Aurimar fez constar a instalação da Delegacia na zona norte de Caraguatatuba, no bairro do Massaguaçu; as Câmeras de Vigilância nas principais áreas do município e a vinda de mais delegados, investigadores e viaturas para a Polícia Civil.
Para o Vereador tudo mostra que a parceria entre os poderes está no caminho certo. “Nada melhor do que ver a promessa cumprida. Fizemos o pedido para o Governador Alckmin e dentro de um curto espaço de tempo e de sua possibilidade, nos atendeu com maestria. Isto mostra também que Caraguá está cada vez mais afinada com o Palácio dos Bandeirantes, graças ao entendimento do prefeito Antonio Carlos com o Governador”, frisou.
Mesmo com parte de suas reivindicações atendidas, Aurimar Mansano não descansará enquanto não completar todo o Plano Municipal de Segurança. “Quero mais, o povo quer mais melhorias. Quanto mais e rápido elas chegarem, melhor para o povo de Caraguatatuba”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Kazon quer Passe para Deficiente Trabalhador
Parlamentar tenta resolver crise causada pelo cancelamento da carteira do deficiente

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, protocolou Projeto de Lei que concede ao Deficiente Trabalhador, Carteira de Identificação para obter Passe Livre no transporte coletivo urbano. Com essa medida o Parlamentar tenta solucionar, mesmo que em parte, a crise causada pelo corte das carteiras dos deficientes na cidade.
O Vereador Omar Kazon quer os Deficientes Trabalhadores de Caraguatatuba munidos de carteira que lhes conceda o Passe Livre no transporte coletivo local. Esta medida depende, além da aprovação no Legislativo, de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fará uma triagem dos realmente “deficientes” e que estejam em condições e trabalhando na cidade.
Para o Parlamentar esta propositura soluciona em partes a crise gerada pelo corte das carteiras aos 450 Deficientes Físicos existentes na cidade. “Vamos resolver o problema em partes, já que num todo é mais difícil. Primeiramente vamos conceder o passe livre ao deficiente que pode trabalhar e precisa do passe para exercer suas funções. Posteriormente, tentaremos levar este benefício ao resto da categoria”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar quer Bom Prato em Caraguatatuba
Vereador envia Requerimento solicitando o programa para a cidade

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba protocolou Requerimento e Indicação ao Governador Geraldo Alckmin (PSDB), pedindo a vinda do Restaurante Bom Prato para Caraguatatuba. O pedido foi feito logo após a vinda do Governador a São Sebastião, quando inaugurou uma Delegacia e entregou viaturas para a Polícia Militar.
O Restaurante Bom Prato foi criado pelo Governo do Estado para fornecer refeições populares ao custo unitário de R$ 1,00 (Hum Real). As refeições são feitas por nutricionistas e com base em 1.650 calorias. Na verdade o custo destas refeições é de R$ 2,75 (Dois Reais e Setenta e Cinco Centavos), sendo que o Governo do Estado subsidia R$ 1,75, deixando o restante para o pagamento do usuário.
Atualmente existem apenas 2 unidades do Bom Prato fora da capital, em Campinas e São José dos Campos, inaugurada ontem, terça-feira, dia 2 de setembro. O prato servido na inauguração foi arroz, feijão, suco de abacaxi e bife ao molho madeira.
Para Aurimar o Bom Prato em Caraguatatuba seria a solução para os moradores de baixa renda, bem como os desempregados. “Este é um dos melhores programas desenvolvidos pelo Governo, onde o pessoal de baixa renda poderá se alimentar com um custo baixíssimo”, frisou. O Vereador espera agora resposta do Governador sobre o pedido. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Office-boy é executado com vários tiros

Caraguatatuba - O office-boy Zaqueu Nascimento Oliveira, 25 anos, foi executado com seis tiros na cabeça no final da noite de domingo, na avenida José da Costa Pinheiro, bairro Travessão.
O crime aconteceu em frente a um bar, onde prevaleceu a “lei do silêncio” pois, embora dezenas de pessoas estivessem nas imediações, ninguém quis testemunhar.
Oliveira morava há pouco tempo no Perequê-Mirim, bairro ao lado do Travessão. Ambos registram índices grandes de criminalidade. A família teria vindo recentemente de Ferraz de Vasconcelos.
Sem antecedentes criminais, a vítima seria uma boa pessoa. Para a polícia, ele deve ter se envolvido em alguma briga, o que provocou raiva de algum morador. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

XXVI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e FUNDACI, abriu nesta segunda, 01, o XXVI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário, dentro das comemorações do 198º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela. A exposição das obras continuará até dia 30 de setembro, em horário comercial, na Secretaria da Cultura (rua Dr. Carvalho, 80 – Centro)
O evento contou com apresentações da Orquestra Popular de Ilhabela e do Coral Municipal Celina Pellizzari, além de performances dos grupos de Teatro da FUNDACI. A cerimônia de abertura do salão foi um acontecimento marcante, principalmente por causa dos discursos emocionados do Prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira; da secretária da cultura, Maria Sônia Ferreira Dias; e do secretário executivo da FUNDACI, Irineu Rodrigues Filho.
O Prefeito Manoel Marcos destacou em seu discurso o trabalho que a Secretaria da Cultura e a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela vêm desenvolvendo para o resgate, preservação e registro da nossa história.
A secretária da cultura ressaltou a importância da preservação de nosso patrimônio, em todos os seus aspectos, principalmente com o projeto mais gratificante de sua gestão - a Coleção de Cartilhas da Cultura. Lançada em julho, durante a Semana de Vela, a coleção pretende editar um número a cada mês, registrando a história de Ilhabela. A edição de número três, lançada também no dia 1º de setembro, relata a trajetória do Salão de Artes Waldemar Belisário. Em outubro, a de número quatro, será Os Sítios Arqueológicos. (Fonte: PMI)

A escolha das melhores obras

Ilhabela - O corpo de jurados foi formado por Liliane Santos, de São Paulo, Artista Plástica, professora de Artes Plásticas nas EMIAs Aron Feldman e Pignatari, de Santo André; Lilia Kawakami, de São Paulo, Artista Plástica, da Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Estado da Cultura; Lilli Éttori, de Taubaté, Artista Plástica, proprietária do atelier Cultural Center, catalogada no Anuário de Artes Plásticas Brasil; e Cid Motta, de Ilhabela, Artista Plástica e crítica de arte.
Os jurados passaram o dia todo de sábado, 30, na Secretaria da Cultura, avaliando as mais de 250 obras inscritas. Não houve premiação para a Categoria Gravura e para outras categorias a premiação terminou da seguinte forma:
Categoria Pintura:
Medalha de Ouro para “Proscênio”, de Renilda Maria da Silva, de Ilhabela;
Medalha de Prata para “Três Mulheres”, de Sandro Scaglione, de São Paulo;
Medalha de Bronze para “Praia do Itaguá”, de Cristiano Vieira Mendes, de Ubatuba.
Categoria Desenho:
Medalha de Ouro para “Aves”, de Maria Antonia M. Rondino, de Caraguatatuba; Medalha de Prata para “Era Selvagem”, de Maxwell Ribeiro da Silva, de Ilhabela; Medalha de Bronze para “Farol”, de Lina Margarida Parker Serafim, de Ilhabela.
Categoria Escultura:
Medalha de Ouro para “O Casal”, de Ilza Maria Ravanelli Yolle, de Carapicuiba; Medalha de Prata para “Encontro”, de Rose Pereira Monteiro, de Ilhabela;
Medalha de Bronze para “Metamorfose I”, de Christl Mecheletti, de Ilhabela.
Categoria Instalações:
Medalha de Ouro para “Totem Tecno-Ecológico”, de Edmar Lucas Cunha, de Ilhabela; Medalha de Prata para “Na Paz do Branco”, de Ana Canale, de Ilhabela;
Medalha de Bronze para “Paradoxos”, de Thais Bisinella, de Ilhabela.
O Troféu Waldemar Belisário 2003 foi para obra óleo sobre tela “Iemanjá”, de Evelyn Martins de Siqueira, de Ilhabela.
Todos os participantes receberam certificados assinados pela Secretária da Cultura e pelo Prefeito Municipal. Após a premiação, foi aberto oficialmente o salão, que foi abrilhantado pelas performances teatrais dos grupos de Teatro da FUNDACI. (Fonte: PMI)

Museu conta história da energia elétrica na cidade

Ilhabela - O museu faz parte do projeto CERA – Centro de Referência da Águas – que também abriga o viveiro municipal de mudas “Aroeira”, centro de educação ambiental “Casulo”
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, entregou a comunidade nesta terça, dia 2, dentro das comemorações de aniversário da cidade o Projeto CERA – Centro de Referência das Águas, composto pelo Viveiro Municipal de Mudas “Aroeira”, o Centro de Educação Ambiental “Casulo”, inaugurados no ano passado e agora, o museu, que relata a história da energia elétrica em Ilhabela.
No museu o público poderá encontrar quatro geradores movidos a combustível e outro hidráulico, que geravam energia elétrica para Ilhabela antes de ser trazida por cabos submarinos em 1975. Transformadores da Cesp e outros equipamentos também poderão ser vistos no museu.
A novidade ficou por conta do anfiteatro ambiental e sanitários construídos na mesma área como “presente” da administração. O anfiteatro tem capacidade para mais de 70 pessoas e deverá abrigar palestras e eventos ligados ao meio ambiente. De acordo com a secretária do Meio Ambiente Cássia Redó, o anfiteatro e os sanitários não fazem parte do projeto CERA, mas, com a autorização do prefeito Manoel Marcos, foi possível enriquecer ainda mais a propriedade com a construção destes espaços.
“Para mim toda área é um parque municipal, onde estudantes e toda comunidade poderão passar o dia explorando as maravilhas do local. Além de ser um novo e completo ponto turístico que deverá entrar para o roteiro da Secretaria de Turismo da cidade”, afirmou Cássia. Na propriedade pode-se encontrar, além do viveiro, centro de educação ambiental, museu e anfiteatro, três grutas, duas cachoeiras e várias trilhas. Segundo Cássia, o prefeito Manoel Marcos já determinou que fosse dado início ao processo para a criação do primeiro Parque Municipal Cachoeira da Água Branca.
O prefeito demonstrou em seu discurso toda satisfação em ver pronto mais um espaço onde será trabalhada a conscientização da comunidade no sentido de preservar a natureza da ilha. Manoel Marcos também aproveitou para anunciar a mudança da Secretaria do Meio Ambiente para o local o mais rápido possível.
O evento foi prestigiado por um grande público entre eles o Secretário de obras, João Marques, o Secretário de planejamento, Norberto Batista, o Secretário de Turismo, Ricardo Fazzini, vereadores Walter Duarte, Maria da Graça Ferreira dos Santos Souza, Nanci Peres de Araújo Zanatto e José Garcia de Souza, além de outras autoridades municipais.
O museu, o viveiro, o centro de educação ambiental está abertos a visitação de segunda a sexta, das 9h as 17h. (Fonte: PMI)

Equipe de natação de Ilhabela participa de competição em Santos

Ilhabela - A equipe de natação do Panathlon de Ilhabela este em Santos no último domingo competindo na Prova Enio Farias. Poucos nadadores caíram na água devido a água fria, cerca de 18 graus, e a temperatura de 15 graus. Desta vez, quatro atletas representaram a cidade. Todos conquistando o 1º lugar na categoria. Acácio Borges, na categoria E com o tempo de 14min30; Manoel de Carvalho, na categoria H com o tempo de 15min12; Henrique Spina, na categoria G com o tempo de 16min55 e Mário Bello, na categoria K com o tempo de 18min10.
As próximas competições da equipe serão a VII Etapa do Calendário Municipal de Maratonas Aquáticas, Prova Joãozinho Barbosa, em Ilhabela; VII Etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas, em Ilhabela; Aquathlon dos Atletas Solidários, em Santos.
A equipe que representou Ilhabela teve o apoio da Mil Tintas, Centro Náutico, Farmácia Helicônia e Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Os nadadores interessados em fazer parte da equipe devem procurar o profº Harry Finger (3896-1082) ou profº Mário Bello.
Aula de Correção de Estilo - O nadador santista Marcos Fuschini, campeão do Circuito municipal de maratonas aquáticas de Ilhabela do ano passado, estará neste sábado, dia 6, as 15h, em Ilhabela para uma palestra de correção de estilo.
A palestra é gratuita e acontecerá na sala de aula do Projeto Navegar, gentilmente cedida pela Secretaria de Turismo através de seu diretor de esportes náuticos Beto de Mazinho.
Local: Secretaria de Turismo/Projeto Navegar
Endereço: R. Bartolomeu de Gusmão, 140 – Bairro Pequeá
Data: 06 de setembro - sábado - Horário: 15h
Informações: 9767-0654 - Gratuito. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

Governador realiza visita técnica em Boiçucanga

São Sebastião - O governador Geraldo Alckmin aproveitou sua vinda a São Sebastião para fazer uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, localizada em Boiçucanga, Costa Sul da cidade. Sua passagem pela região atraiu centenas de pessoas ao bairro, que tiveram a oportunidade de conversar com o governador e até mesmo esclarecer dúvidas sobre obras que estão ou serão realizadas no município.
Acompanhado do prefeito Paulo Julião e outras autoridades locais, Alckmin conheceu as instalações que ficaram prontas recentemente e custou um investimento de mais de R$ 13 milhões.
De acordo com o governador, até o final de 2004 estarão em funcionamento mais três estações de tratamento de esgoto no Litoral Norte. Segundo ele, a meta de governo é coletar e tratar 100% do esgoto do município. “Estamos inaugurando mais uma estação coletora de esgoto, moderna e que vai melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas”.
Para Geraldo Alckmin, as estações elevatórias vão chegar a 30 quilômetros quando a meta for alcançada. Somente a obra de Boiçucanga vai atender em torno de dez mil famílias. O governador comenta que com essas obras, é possível melhorar uma série de questões da administração. Entre essas melhorias está a diminuição da mortalidade infantil e de problemas referentes à saúde. Ele também conta que o tratamento de esgoto evita a poluição de rios e mares. Dessa maneira é possível melhorar a balneabilidade das praias.
“Esse é um investimento importante, porque além de oferecer a água tratada e de boa qualidade, um dos objetivos da administração estadual é a coleta e o tratamento do esgoto”, contou.
Alckmin ainda disse que São Sebastião é uma cidade que exige uma atenção diferenciada no que diz respeito a essas obras, porque apresenta uma série de obstáculos para a realização do serviço. Ele comenta que a distribuição geográfica da cidade faz com que seja necessário um estudo bairro a bairro para o tratamento do esgoto, uma vez que cada estação elevatória não possibilita o tratamento de um número maior de bairros.
Por esse motivo, Geraldo Alckmin disse que os bairros mais populosos foram os primeiros a receber as estações. “Estamos inaugurando a obra nesse bairro por ser o mais populoso da Costa Sul, mas vamos atendendo na medida do possível todos os demais”.
O governador adiantou que a partir de amanhã, 03/09, será iniciado o processo de ligação dos esgotos das residências ao sistema coletor. (Fonte: PMSS)

São Sebastião cria padaria artesanal no bairro Juquehy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião inaugurou ontem no bairro do Juquehy, na costa sul da cidade, uma unidade do programa Padaria Artesanal, desenvolvido pelo Fussesp (Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo), com objetivo de melhorar a qualidade de alimentação e oferecer opções de geração de renda e qualificação profissional a famílias carentes.
Durante o curso, que será aplicado por duas funcionárias do Fundo Social da prefeitura e tem a duração média de dois meses, os alunos aprenderão técnicas de higiene, armazenamento, manipulação e outras noções necessárias para organização uma padaria.
Inicialmente, a padaria vai funcionar em uma sala de aula da escola municipal Branca de Neve, no período da manhã e à tarde e a primeira turma terá 12 pessoas (mães de alunos de três escolas da região).
De acordo com a professora Rita de Cássia dos Santos, 36 anos, coordenadora do programa, a escolha dos participantes foi embasada em critérios sociais.
"Nós escolhemos as pessoas mais necessitadas. Queremos levar os pais para dentro das escolas e também gerar renda", disse.
A professora salientou que os alunos serão "agentes multiplicadores". "As mães que participarem vão aprender a fazer pães, doces, tortas e podem gerar renda e ainda podem ensinar o que aprenderam a outras pessoas".
O Fussesp enviou este ano sete kits do programa para o Fundo Social da cidade, cada um deles contendo forno inox, batedeira, liquidificador, balança e um saco de farinha. Um dos kits, que custa aproximadamente R$ 700, está sendo utilizado nas aulas do curso de administradores do lar, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social da cidade.
AMPLIAÇÃO - O Fundo Social da prefeitura estuda a ampliação do programa para outros bairros e a criação de uma cooperativa na cidade. De acordo com a assessoria de imprensa, uma nova unidade está prevista para o bairro Abras do Una. (Fonte: ValeParaibano)

Tucano anuncia ampliação de porto

São Sebastião - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou ontem, durante visita a São Sebastião, o início do projeto para construção do segundo píer e de dois novos cais no Porto de São Sebastião.
O objetivo das obras é ampliar a capacidade de movimentação de carga do porto das atuais 400 mil toneladas por ano para até 1,5 milhão de toneladas.
Na semana passada, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) abriu concorrência pública no valor de R$ 1,5 milhão para a fase de elaboração do projeto executivo.
A previsão é que sejam investidos pelo menos R$ 50 milhões para a construção de dois cais, com 250 metros e 220 metros de comprimento e profundidade de 14 e 16 metros, que permitirão o atracamento de navios de maior porte.
A estimativa é que as obras estejam concluídas até 2006. "Com essas obras de ampliação no Porto de São Sebastião e com a rodovia dos Tamoios ampliada no trecho da serra, o Vale do Paraíba dará um grande salto em termos de plataforma exportadora", disse Alckmin.
OSWALDO CRUZ - Segundo o governador, no próximo ano o Estado planeja iniciar as obras de melhoria na rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba). "Vamos investir R$ 68 milhões na criação da terceira faixa, acostamento e obras de segurança", afirmou o tucano. (Fonte: ValeParaibano)

Pedreiro evangélico é morto com requintes de crueldade

São Sebastião - O pedreiro Carlos Alberto Ferreira dos Santos, 41 anos, foi morto com requintes de crueldade na noite de domingo, no acostamento da rodovia SP-55, bairro Juquehy, na Costa Sul. O assassino desferiu dez facadas e onze tiros.
Morador nas proximidades, a vítima tinha saído da igreja evangélica e se dirigia para casa, quando foi assassinada. Ela recebeu golpes no peito, pescoço, pulso e ainda tiros pelas costas. A Polícia Militar foi avisada por moradores, que ouviram os tiros.
Ninguém viu a autoria do crime. O corpo dele foi reconhecido pelo enteado D.A.S., 24 anos, que não soube informar o motivo de sua morte.
Santos, natural do Estado de Minas Gerais, foi enterrado no cemitério de Juquehy. Sua morte é investigada no 2° Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Quase 100 pessoas na primeira turma do curso de Agente Ambiental
Até sábado serão formados quase 500 Agentes Ambientais

Ubatuba - Teve início nesta terça-feira, 1º, o curso para formação de Agente Ambiental Terra e Mar em Ubatuba. A primeira turma contou com 95 alunos no auditório do Aquário de Ubatuba. O curso é realizado em um único dia com quase 6 horas consecutivas de aulas teórica e prática. Até sábado estarão sendo formados os Agentes Ambientais de Ubatuba. Foram inscritas cerca de 500 pessoas. A Transpetro havia disponibilizado 300 vagas. No entanto, devido a grande demanda e interesse da comunidade, a Transpetro atendeu a solicitação do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Virgílio Barroso, e estará capacitando todos os inscritos. O objetivo é ter pessoas capacitadas para atuarem em situações emergenciais de derramamento de óleo nas praias do município. Ao final de cada dia os alunos recebem uniforme completo contendo tênis, bermuda, camiseta, boné e material didático. O curso é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba em parceria com a subsidiária da Petrobrás, Transpetro. Amanhã, dia 2, o coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Transpetro, Rogério Picado, estará proferindo uma palestra de abertura. No final da última turma de sábado, por volta das 12 horas, todos os 500 alunos estarão reunidos no auditório da Unitau (Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba) para receberem o diploma pelos representantes da Transpetro, prefeito Paulo Ramos (PFL) e secretário Barroso e também participarem da última palestra sobre saúde, com ênfase sobre câncer de pele.
A parte teórica do curso é ministrada pelo consultor Técnico Ambiental, Antonio Carlos Matos da Silva, e pelo engenheiro Ambiental, Ricardo Cid Brito. Este módulo tem a duração de cerca de duas horas e passa informações básicas sobre legislação ambiental e técnicas de limpeza de áreas costeiras. O segundo módulo, também com a duração de quase duas horas, é prático e realizado na praia do Itaguá, em frente aos fundos do Aquário. Este módulo é aplicado por uma equipe técnica de seis pessoas da Transpetro que ensinam o funcionamento dos equipamentos, como trabalhar com os três tipos de barreiras que são absorvente, contenção e shorefence e há ainda uma simulação de vazamento. O curso está sendo documentado em vídeo e será utilizado como material didático pela Petrobras em outros cursos ministrados em todo o país. Raimundo Vieira, consultor Técnico da Transpetro, ficou surpreso com a resposta da comunidade. “Temos realizado este tipo de trabalho em todas as cidades do Litoral Norte, mas Ubatuba superou todas as expectativas pelo grande interesse da comunidade que aceitou muito bem, mostrando grande interesse em preservar o seu litoral. E sem contar que a Secretaria do Meio Ambiente de Ubatuba é a menos estruturada da nossa região e realizou um trabalho de mobilização e conscientização da importância junto a comunidade que também superou as nossas expectativas”, afirmou Vieira. A mesma opinião foi a de Antonio Carlos, que ao final deste primeiro dia elogiou a qualidade dos alunos participantes.
Mais informações:
Secretário Virgílio Barroso – (12) 3833-4541 / 9714-1724
Raimundo Vieira (Trasnpetro) – (12) 9715-4669
Ricardo Pimentel (Ass.Com.PMU) – (12) 9769-0537. (Fonte: ACS-PMU)

Pirão Geral - Mercado Livre Cultural

Ubatuba - Como foi prometido, neste domingo dia 07 tem mais, Das 10:00 às 17:00 horas, ao redor da Cadeia Velha - Praça Nóbrega no centro de Ubatuba. Música, teatro, declamações, artistas, artesãos etc e naturalmente: Café de Garapa e diversos de comer e beber.
No Pirão passado foi batizado “O Auto do Boi de Conchas” baseado na estória lenda do Vovô Lindolfo e reinventada pelo neto Julinho Mendes. O “Auto” teve início na praça Nóbrega, com o nascimento, batismo e a vida do boi. Em seguida em cortejo, reavivando as folias de bumba, o cordão conduziu crianças, adultos e anciãos pelas ruas do centro da cidade, culminando na morte do boi na praia do cruzeiro. A cena impressionou as crianças vislumbradas e roubou lágrimas furtivas dos olhos emocionados de muitas pessoas...
Compareça! (Fonte: Revista Local)

Hotel Cassino Sol e Vida realiza Festival do Camarão

Ubatuba - O Hotel Cassino Sol e Vida realizará entre dias 5 e 7 de setembro seu 20º Festival do Camarão. Este tradicional evento será iniciado no dia 5 com um magnífico jantar a luz de velas, das 19 ás 23 horas. Já no sábado será servido o almoço das 12 ás 16 horas, e o jantar das 19 às 23 horas. No domingo o almoço das 12 às 16 horas encerrará o evento, que promete ser uma sensação nas atrações gastronômicas da região.
O valor da participação por pessoa é de R$ 30,00 e deve ser feito através de reservas pelo fone (12) 3842.0188.
O Hotel Cassino sol e Vida também oferece um pacote incluíndo a hospedagem, pensão completa, buffet, Festival do Camarão, equipe de recreação e musica ao vivo em apartamentos a partir de R$ 590,00 + 10%.
Mais informações pelo fone (12) 3842.0188 ou no site www.solevida.com.br

Ajudante é assassinado em frente a bar

Ubatuba - O ajudante Sebastião Silveira Silvério, 30 anos, foi assassinado na noite de sexta-feira, em frente a um bar da rua Principal, no bairro Rio Escuro. Embora o local seja um estabelecimento comercial, a Polícia Militar não conseguiu informações que levassem a autoria do crime.
A única testemunha arrolada pela polícia foi o dono do bar, o comerciante W.M., 22 anos. Ele disse à polícia que estava lavando copos, quando ouviu os tiros. Sem olhar para frente, ele teria se abaixado.
Quando se levantou, conta W., os criminosos já tinham ido embora e a vítima estava caída no chão ao lado do muro do bar. O ajudante foi atingido com tiros no rosto e ombro. Natural de Ladainha/MG, o ajudante morava no mesmo bairro onde ocorreu o crime. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor Topo

Segurança e Urbanização I - Meus amigos. Parabéns pelo movimento, pela coragem e pelos resultados que já se fizeram sentir. Todos nós do Camburi, estamos felizes pelo rumo que tomou a nossa segurança. POR OUTRO LADO, Perdoem, confesso que a urbanização continua me tirando o sono, embora eu reconheça estarmos nas melhores e mais bem intencionadas mãos.
Mas nada, a não ser a comprovação final de que estava equivocado, me faz acreditar que Camburi não será acometido por um número muito maior de pessoas, "turistas" praieiros de todos os tipos, curiosos, enfim um desassossego de todos nós que somos de lá, zelamos, curtimos e gostamos dos limites que a nos se impoem, mas por outro lado também são a nossa defesa, e mesmo assim, somos invadidos por um número mais do que suficiente e até inconveniente de "visitantes".
Lamentávelmente, não conheço no Brasil, um local que tenha caído na tentação do "progresso" e não tenha perdido as suas principais caraterísticas e tenha se beneficiado ou mantido a qualidade de vida, privacidade, belezas que ninguém faz melhor do que a propria natureza. Temos os exemplos de praias pavimentadas e praias mantidas a escolher A Baleia, mantida a nossas custas por "UMA ENTRADA DE CAMINHÕES" por nossa praia, que muito espertamente é, mantida em prejuízo nosso, o que aliás, não consigo entender.
É POSSIVEL SABER COMO E POR QUE? POR QUE ESSA 'SERVIDÃO? POR QUE E A QUEM ATENDE?
SÓ AO INTERESSE DELES. AFINAL QUEM É O DONO OU MANDANTE DESSES PRIVILÉGIOS?
PRAIA COM UMA ENTRADA DE CAMIHÕES DO LADO, (camburi) E O ACESSO RESTRINGIDO POR UMA PONTE.
COMEÇO A ACREDITAR QUE DEVIAMOS SEGUIR O EXEMPLO DELES QUE TÊM SUA PRAIA SUPER VALORIZADA. E NESSE RUMO, O SERÁ CADA VEZ MAIS E O CAMBURI CADA VEZ MENOS. EXISTE ALGUÉM MAIS PENSANDO NISSO?
À Diretoria do Sacy quero deixar mais uma vez claro que apoio a gestão, mas não consigo me conformar quanto a alguns rumos que srão tomados. Temo pelo resultado.
Não tive a menor intensão de ser veemente ou grosseiro. Se o fui, apresento desde já minhas desculpas.

Clovis Calia
São Sebastião, SP


Segurança e Urbanização II - Clovis, boa tarde. Já tive a mesma preocupação que a sua na questão da pavimentação, mas só quem é morador aqui sabe o qto custa para nos a não pavimentação, e a desogarnização que fica na rua principal, onde ambulantes e outros tomam conta da rua, nos trazendo tudo que é de ruim , onde não ha nem passagem para pedestre.
Ha continuar dessa forma o turismo que teremos aqui será ainda mais predador do que hj já temos, pois a qualidade vem caindo a cada ano.
Dias de chuva quem anda pela rua sem tomar um banho de barro de algum veiculo, ou ate não se consegue andar com a buraqueira que fica. Hoje ate a policia não entra em nosso bairro, pois são os próprios policiais que tem que manter a viatura limpa e em ordem , (quebrar amortecedores e etc).
O que estamos executando em Camburi não é uma simples pavimentação e sim uma urbanização, que nos trará inclusive maior segurança, onde tentaremos com isso organizar nosso bairro, e tentaremos não deixar degradar da forma que vem ocorrendo.
Hoje nossa preocupação maior não é nem a pavimentação e sim a favelização do bairro e a poluição que já nos encontramos, isso sim deveríamos nos preocupar, e tentarmos resolver.
Hoje ate a praia da baleia fala em se pavimentar, pois os próprios proprietários de casa não agüentam ter que passar pelo barro acabando com
seus veículos.
Pensamos muito a respeito da entrada de caminhões para a praia da Baleia e ha um estudo com a reforma da estrada de se fazer uma entrada, mas fica numa curva na estrada tirando a visibilidade dos motorista e correremos muitos riscos de acidentes.
Moramos aqui conhecemos todos os problemas do bairro.
Estamos a sua disposição para quaisquer esclarecimentos a esse respeito e
tenho certeza que teremos argumento suficiente para convence-lo que da forma
que esta só traremos mais degradação para nosso Camburi.
Abraços,

Luiz A. Vergilio
Pousada Solar de Camburi
São Sebastião, SP


Errata - 2ª Etapa do Circuito Guaecá Surf 2003 - Caros amigos! Trocamos o resultado do atletas Rafael Gonçalves e Giuliano Tiribinha do referido evento. O correto é: Giuliano Tirinha vice-campeão e Rafael Gonçalves o 3° colocado e não o contrário como o divulgado anteriormente. Desculpe por nossa falha. É q tudo isso foi feito debaixo de chuva, frio e sem estrutura, mas não poderiamos de deixar de acertar nosso erro prejudicando algum atleta, pois todos são brothers.
Abraço!

Diretoria ASSS
São Sebastião, SP


III Semana Pedagógica UNITAU - Grande iniciativa a III Semana Pedagógica da UNITAU. Desde 6ª passada até esta 6ª feira estamos tendo oportunidade de ouvir palestrantes competentes, capacitados para engrandecer nossos conhecimentos!
Estranhou-me não ver o Secretário da Educação - Prof. Cursino em nenhum dos dias e ninguém representanto o Prefeito Paulo Ramos... o que terá ocorrido? Temos visto algumas pessoas que não têm vínculo com a UNITAU mas sim com a Educação como Zizinho Vigneron e Maria Regina dos Santos, dentre outros, comprometidos com a prática educativa!
É uma pena que tão poucos "de fora", como nós, estejam aproveitando esta grande oportunidade de "Diversos olhares, Diferentes Contribuições".
Parabéns à UNITAU e a seus alunos da Pedagogia e do Normal Superior pela presença em massa!

Abigail Costa
Ubatuba, SP


Sabedoria Infantil - Desculpem-se a constância com que escrevo nestas páginas, mas não pude resistir à oportunidade de reproduzir o diálogo de quatro crianças, colegas de rodízio, que têm de 5 a 8 anos. Tudo começou quando estávamos próximos ao trevo de entrada da cidade...
- Olhem, uma estátua!
- Eu não sei porque fazem estátuas.
- Nem eu.
- É para enfeitar.
- Enfeitar? Então por que não tapam os buracos do acostamento?
- É. Sabia que a minha empregada disse que tem que desviar de 100 buracos da casa dela até a minha casa?
- Onde ela mora?
- No Taquaral.
- É. Sabia que a minha mãe já estourou o pneu do carro num desses buracos, né mãe?
Silêncio.
- Olha o rio, que sujo!
A essa altura, passávamos por uma ponte, atrás do aeroporto, e de fato havia muita garrafa pet e outros detritos jogados no leito do rio.
- Se essa cidade estivesse limpinha, daí sim podiam gastar dinheiro para fazer estátua, né mãe?
Silêncio.

Regina Teixeira
Itamambuca, Ubatuba, SP


Ubatuba Capital do Surf? Polo turístico? - A Estrada da Fortaleza está com buracos cada vez maiores, e em alguns pontos mais perigosos devido a pouca largura, depressões sinalizam possíveis desabamentos, em uma temporada de chuvas mais intensas, e então os reparos ficarão muito mais complicados e caros. É necessário prevenir futuras erosões, pois a comunicação com as praias Vermelha, Brava e da Fortaleza poderão ser simplesmente cortadas, no auge da temporada de verão, inclusive o acesso ao Hotel Refúgio do Corsário.
Vamos então prevenir grandes aborrecimentos, com pequenos custos agora?

Luis Otto Faber Schmutzler
Ubatuba, SP


Comentário sobre cidadania - Ao ver mais um dia se acabar, ao voltar para casa após um dia de trabalho busco refletir sobre as coisas que vivi e vi nesta nossa cidade sempre conversando com pessoas amigas outras conhecidas até estranhos então. Percebo que muito falta para esta gente ser feliz, senão feliz, ao menos ter estampado em seus semblantes a luz, por menor que seja da esperança, nesta terra que pode ser o paraíso também para seus moradores, seus filhos que aqui nasceram e daqueles que por amar está cidade se tornaram ubatubenses por opção deveríamos ser mais que simples moradores, hoje quase esquecidos pelas autoridades governamentais, sem exagero, salvo uns poucos políticos que lutam pela boa causa comum. Vejo nos olhos refletidos das crianças, dos jovens que aqui estão, nenhuma perspectiva de que o amanhã será promissor e cheio de paz. O que podemos garantir à eles se falta trabalho? Se não existe opções? Só nos resta algumas promessas que são colocadas em evidência para poucos privilegiados que são indicados por pessoas que ocupam cargos públicos e que dão vagas a quem os interessa. Percebo que muito falta para vermos nossa independência. Acredito ainda que o nosso futuro está algemado pelas mãos de políticos que até aqui nada fizeram para a verdadeira soberania. O que fizeram foi aumentar o desemprego e explorar esse povo sofrido. Cadê a cidadania, se não temos liberdade, se estamos dependentes das esferas multinacionais, se não podemos capacitar nossa sociedade como podemos ser felizes ir e vir sem medo, em paz, se existe a inércia deste nosso governo quanto a violência, a fome, mesmo com propósitos tão mirabolantes como o “Fome Zero”. O que nos resta fazer se não rezar, orar, pedir a Deus que ilumine nossos governantes para que façam de fato leis que de fato protejam os brasileiros e nos dê a sonhada liberdade. Ser cidadão, não ficando a mercê de políticos que iludem e ludibriam a ingenuidade da maioria de nós brasileiros, com falsas promessas, pensando em somente negociar projetos e leis que somente aos mais ricos interessam. Está na hora de darmos um basta a tudo isso, é hora de começarmos a acordar para a realidade e buscar colocarmos no poder aqueles cidadãos candidatos que realmente querem um povo melhor, uma sociedade sem mentiras e falcatruas, pensar realmente na inovação, buscando trocar estes que nada fizeram e dar oportunidade aqueles que não são políticos profissionais, mas sim para aqueles que buscam dentro da constituição máxima elaborar projetos que permitam a todos ter de volta a esperança junto com ações políticas que tragam oportunidades para todos sem visar apenas campanhas eleitorais. “Seja esperto e tire vantagem você também”.
Isto precisa acabar, principalmente na política desta cidade que adotei como minha pois temos direito, dever e obrigação de sermos felizes, de existir novamente a “Ubatuba Paraíso” de 15 anos atrás. Conheço a cidade desde 1972. Cadê as praias limpas? Onde estão as brincadeiras que existiam no Perequê-Açú, como os concursos de pipas e esculturas na areia? Tudo acabou. Cadê a ilusão de sermos donos do lugar onde habitamos, se nem segurança existe hoje, onde estão as realizações que tantos prometeram e nunca cumpriram. Sonhos e fantasias sempre existiram e junto a isto sempre está a esperança de dias melhores que quase nunca chegam. Muitos anos já se passaram desde que aqui estive como turista e nunca deixei de vir ao menos uma vez por ano. Fico triste com o descaso por qual passa a população, sempre esperando uma nova temporada para assim ganharem algum dinheirinho com a chegada dos turistas. Nós não sabemos explorar o turismo e sim o turista, conseqüência de péssimas administrações que não souberam estimular isso. Nossa cidade precisa mudar para crescer. No ano que vem ocorreram as eleições, busquemos conhecer melhor nossas obrigações, nossos deveres como cidadãos e juntos, tenho certeza conseguiremos melhorar a nossa triste realidade atual.
Muito obrigado.

Vespaziano Borges-Vespa
Cidadão de Ubatuba com muito orgulho

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Ciclista © Natto

Ciclista
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor