Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 05 de setembro de 2003 - Nº 860 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Naturali Garden Center

Litoral Norte
OAB promove seminário sobre Gerenciamento Costeiro
Descoberta aumenta em 200% reserva de gás natural
Concurso para Polícia também deverá alcançar o Litoral Norte


Caraguatatuba:
Dentista mata ladrão para defender filhos em Caraguá
PAT em Caraguá tem vagas para diversas áreas de trabalho
Caraguá participa do Projeto Orla
Atletas de Caraguá disputam Brasileiro de Bicicross na Paraíba
Tudo pronto para os Jogos Regionais do Idoso
Hasteamento dos Pavilhões acontece no Pólo Cultural
Independência e Paz é tema do desfile
A Câmara e os números de Agosto
Gobetti e Dalva integram grupo do Litoral Norte
Sarney analisa pedido de Gobetti sobre Previdência


Ilhabela:
Desfile Militar, Cívico e Estudantil aconteceu nesta quarta
Prefeitura premiou destaques esportivos do município
Ilhabela comemora aniversário com show da banda Tribo de Jah
Renye participa de Copa Rodan/Refactor
Ranking municipal define posição dos melhores do Optimist
Prefeitura de Ilhabela inaugura escola em Guanxumas
Polícia Ambiental constata danos em área de preservação permanente


São Sebastião:
São Sebastião recolhe mais de 100 kg de caramujos
Desfile Cívico acontece no próximo domingo
São Sebastião quer atrair turistas para o Centro Histórico
Projeto Rio Vivo será realizado em Maresias
Polícia Ambiental promove plantio de pau-brasil nas escolas


Ubatuba:
Pesquisadores estudam sítios arqueológicos de Ubatuba
Setur retira projeto de criação da Adentur da Câmara
6 meses sem Adentur, mas o trabalho continua
Começa hoje o 20º Festival do Camarão no Hotel Cassino Sol e Vida

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

OAB promove seminário sobre Gerenciamento Costeiro

Litoral Norte - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção de São Sebastião/Ilhabela, promoverá o seminário “Zoneamento ecológico-econômico do Litoral Norte e seu reflexo no planejamento ambiental e urbanístico municipal”, no próximo dia 16, terça-feira. O tema envolve a proposta de minuta de regulamentação da Lei do Gerenciamento Costeiro, cujas audiências públicas estão previstas para 10 de outubro, em São Sebastião, e dia 11 do mesmo mês em Caraguatatuba.
O seminário organizado pela OAB ocorrerá no Teatro Municipal de São Sebastião, entre às 14 e 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (12) 3892-2349/3556. As vagas são limitadas.
O advogado Carlos Felipe de Andrade Abirached, especialista em direito ambiental e coordenador do Grupo Zona Costeira da Comissão de Meio Ambiente da OAB, fará exposição sobre legislações federal, estadual e municipal. O advogado Paulo Romeiro, do Instituto Polis, falará sobre o Estatuto da Cidade.
Zoneamento Costeiro e Estruturas Náuticas é o tema a ser exposto pelo advogado Marcos Couto, professor das Faculdades Módulo, e membro da comissão que elaborou a minuta de regulamentação da Lei do Gerenciamento Costeiro no Litoral Norte.
Para expor os trabalhos também sobre o Gerenciamento Costeiro, foram convidados Marta Emerich, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e Teo Balieiro, representante da sociedade civil, no grupo de trabalho para elaboração da minuta. A advogada Karina Uzzo, membro do Consema (Conselho de Meio Ambiente), do Estado, fará palestra sobre a aplicação do Plano Diretor. IMP

Descoberta aumenta em 200% reserva de gás natural

Litoral Norte - As estimativas de uma nova reserva de gás natural descoberta na Bacia de Santos aumentaram de 70 bilhões de metros cúbicos para 419 bilhões de metros cúbicos a maior reserva potencial de gás natural do país, a 135 quilômetros do litoral paulista, o que significou um aumento nas estimativas de reservas potenciais do país em quase 200 por cento.
A área é denominada bloco BS-400, e fica em frente a São Sebastião/Ilhabela. Em abril, a Petrobras havia anunciado a descoberta do primeiro poço, o SPS-35, no BS-400, com 70 bilhões de metros cúbicos de gás. O aumento da estimativa foi divulgado após a perfuração do segundo poço no mesmo bloco.
Ontem, em entrevista coletiva à imprensa, os diretores da estatal, José Sérgio Gabrielli de Azevedo (financeiro) e Guilherme Estrella (exploração e produção), afirmaram que as descobertas devem ser consideradas como estimativas, uma vez que só podem ser classificadas como reservas do país após o processo de comercialização. Conforme a Petrobras, a efetiva comercialização deve demorar entre seis a 10 anos. Para a construção da plataforma, por exemplo, são necessários dois a três anos. Atualmente, a reserva de gás natural do país é de 231 bilhões de metros cúbicos.
Também ainda não é possível saber com exatidão qual ou quais municípios poderão ser beneficiados por meio do pagamento de royalties em razão da exploração de gás natural na Bacia de Santos. O domínio em termos de localização tem de ser definido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ainda não existe exploração de gás natural no Estado de São Paulo. O procedimento ocorre na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, no Amazonas, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte. Existe um ponto de reserva de gás natural na Bacia de Santos que gera somente 952 mil metros cúbicos/dia, aproveitados apenas na própria plataforma, para geração de energia.
Com as descobertas de gás natural, o país precisará estimular o consumo em larga escala, o que não ocorre atualmente. O governo brasileiro quer negociar com o boliviano tanto a redução dos volumes importados de gás natural como o preço estabelecido em contrato, mas este processo não tem nenhuma relação com a descoberta das reservas potenciais na Bacia de Campos. Hoje, o Brasil importa cerca de 11 milhões de metros cúbicos de gás boliviano.
A Petrobras também informou que foram descobertos 435 milhões de barris de óleo leve, de excelente qualidade, na Bacia de Santos, mas não divulgou o local específico. Outras descobertas, ao longo dos últimos 12 meses ocorreram na Bacia de Sergipe (150 milhões de barris de óleo leve), na Bacia do Espírito Santo (450 milhões de óleo leve), e na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro (2,95 bilhões de barris de óleo pesado).
A Petrobras está investindo cerca de R$ 1,1 bilhão em melhorias em gasodutos do país, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste. (Fonte: Imprensa Livre)

Concurso para Polícia também deverá alcançar o Litoral Norte

Litoral Norte - O concurso público para Polícia Civil, assim como foi feito na Polícia Militar, também deverá ser regionalizado. Esta foi a informação do delegado geral Marco Antônio Desgualdo, na ocasião da inauguração da DIG esta semana.
Conforme o delegado, esta possibilidade existe, pois iria proporcionar a permanência dos policiais em sua comunidade. “No concurso de delegado não é possível, mas nas outras carreiras policiais vamos fazer estudo, e acredito ser viável”, assegurou.
A regionalização, explicou Desgualdo, seria em termos de Deinter (que compreende as regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte), mas as inscrições seriam feitas nas Seccionais, com os candidatos optando pela área. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Dentista mata ladrão para defender filhos em Caraguá

Caraguatatuba - Um cirurgião-dentista de Caraguatatuba matou com cinco tiros, na noite de anteontem, o desempregado Marcos Pereira da Silva, 34 anos, suspeito de ter invadido a casa de sua filha, no Jardim Primavera, para cometer um assalto.
Antes de atirar no ladrão, o filho do dentista, que também tentava socorrer a irmã, foi atingido por um tiro na perna.
Segundo a Polícia Civil, às 21h30, a filha do dentista, que mora sozinha, percebeu que a casa foi invadida e telefonou para o pai e o irmão, que moram no Indaiá.
Os dois, armados segundo a polícia, foram à residência e encontraram Silva na cozinha. O filho do dentista e o assaltante teriam brigado e arma teria disparado e atingido sua perna. Para defender o rapaz, o dentista disparou contra Silva, segundo a polícia.
A estudante que estava dentro da casa, na parte da frente, acionou a polícia. O comerciante foi levado para o pronto-socorro onde passou por uma cirurgia e continuava internado até a tarde de ontem.
O dentista não foi encontrado para comentar. Ele prestou depoimento e foi liberado. A polícia informou que ele agiu em legítima defesa e que possui registro das armas.
Segundo o delegado Fábio Carvalho, a polícia instaurou um inquérito que será encaminhado para o Ministério Público no prazo máximo de 30 dias.
O corpo do desempregado não havia sido liberado do IML (Instituto Médico Legal) pelos familiares até as 18h de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

PAT em Caraguá tem vagas para diversas áreas de trabalho

Caraguatatuba - O PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador em Caraguatatuba divulgou na última terça-feira, dia 2, as vagas disponíveis para diversas áreas de trabalho no município. Entre as vagas divulgadas estão serviços como balconistas, cabeleireira, caseiro, garçom, garçonete, mecânico de refrigeração, motorista de ônibus, representante de vendas, vendedor externo, serralheiro de ferro, vigia, empregada doméstica, manicure, conzinheira. Também foram divulgadas algumas vagas de recepcionista, caixa e faxineira para o Caraguá Bike Week. Todas as vagas poderão ser preenchidas através do PAT, que fica na Rua Taubaté, nº 520, Sumaré. O interessado em alguns dos empregos citados deve procurar o PAT, levando a sua carteira de trabalho e o RG para ser atendido. Mais informações pelo telefone 3882-3237. (Fonte: PMC)

Caraguá participa do Projeto Orla

Caraguatatuba - Caraguá é mais um município a participar do Projeto Orla - Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima. Um grupo de representantes de secretarias municipais de Caraguatatuba, Ong´s, Sabesp, Instituto Florestal, Associações Náuticas, Associação dos Engenheiros, Polícia Florestal, entre outros setores do município estão participando do Projeto Orla. Todos estiveram reunidos em agosto com a equipe do Projeto Orla, que promoveu a primeira oficina, na qual puderam aprender e colocar em prática toda a metodologia dos planos de ação.
Trata-se de uma ação inovadora que busca contribuir, em escala nacional, para a aplicação de diretrizes gerais de disciplinamento de uso e ocupação de um espaço que constitui a sustentação natural e econômica da zona costeira. Os municípios de Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião também já deram início aos trabalhos relacionados ao Projeto Orla. De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano, os municípios que têm a chancela do projeto Orla terão melhores acessos para buscar verbas e recursos para colocar em prática as ações de ordenamento da orla.
Após a primeira oficina em Ubatuba, formou-se um grupo de estudos composto por 17 pessoas, que atualmente reúnem-se para levantar dados e discutir propostas de ação para o município. O plano de intervenção será produzido no próximo encontro, marcado para os dias 17, 18 e 19 de setembro, em Caraguatatuba.
O projeto Orla é uma iniciativa do Governo Federal-Ministério do Meio Ambiente e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, SPU-Secretaria do Patrimônio da União, e supervisionado pelo Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, que visa o ordenamento de toda a orla da praia no Litoral Brasileiro, através do estudo e do respeito à paisagem, da sustentabilidade ambiental e preservação. (Fonte: PMC)

Atletas de Caraguá disputam Brasileiro de Bicicross na Paraíba
Dois atletas do Caraguatatuba Bicicross Clube irão para João Pessoa, na Paraíba, disputar a segunda etapa do Brasileiro em meados de setembro

Caraguatatuba - Os campeões paulistas, André Cortez e Paulo de Lima, irão representar Caraguatatuba na 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Bicicross 2003 em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 13 e 14 de setembro. Os dois disputam, respectivamente, as categorias 8 e 9 anos de idade e elite man. O Campeonato Brasileiro deste ano terá nove etapas. A primeira aconteceu em Caraguá.
O Caraguatatuba Bicicross Clube participa das disputas com apoio da prefeitura, que fornece condução e alimentação para os atletas. Boa viagem e boa sorte para os dois! (Fonte: PMC)

Tudo pronto para os Jogos Regionais do Idoso

Caraguatatuba - A segunda etapa do 7º JORI - Jogos Regionais do Idoso vai acontecer em Caraguá nos dias 19, 20 e 21 de setembro. Em maio, a primeira etapa aconteceu em Sorocaba. A abertura será realizada no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves" e contará com a presença de Lu Alckmin. O Congresso Técnico acontecerá na próxima segunda-feira, dia 8.
A abertura da 2ª etapa do 7º JORI (Jogos Regionais do Idoso) acontecerá no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves" e contará com a presença da presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Lu Alckmin. A festa está marcada para o dia 19 de setembro, sexta-feira, a partir das 16 horas, quando haverá também uma entrevista coletiva para a imprensa.
É a primeira vez que Caraguatatuba sedia o JORI. O Fundo Social da cidade, responsável pelo evento, planeja receber bem os atletas e, por esse motivo, todos os segmentos da prefeitura deverão dar apoio à organização. Haverá guias nos ônibus visitantes para a recepção e acompanhamento dos participantes durante os dias do evento. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar um profissional da área em cada local dos jogos - alguns locais contarão com ambulância disponível. Haverá ainda um plantão odontológico para atender emergências durante os dias de evento.
Os organizadores estimam um público de duas mil pessoas vindas de cerca de 90 municípios do estado de São Paulo no fim de semana de realização do evento. As disputas irão acontecer no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves", no Centro de convivência da 3ª Idade "Estrela do Mar", na Academia Linha D’Água Natação e Ginástica, na quadra da EMEI/EMEF "João Batista Gardelin no bairro Poiares, no Ginásio de Esportes do Barranco Alto, no Ginásio de Esportes do Tinga, na Colônia de Férias Ministro João Cleófos e no Prince’s Club.
No dia 8 de setembro, às 13 horas, a comissão organizadora do evento participará do Congresso Técnico JORI 2003 com o objetivo de acertar as últimas providências da festa do esporte da cidade. A reunião acontecerá no CEPROLIN (Centro Profissionalizante do Litoral Norte, que fica à Av. Rio Grande do Norte, nº 450 – Indaiá, telefones (12) 3888-3881 ou 3888-8888
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Caraguá, com apoio do Governo do Estado através do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Os responsáveis pelas inscrições dos atletas são os Fundos Sociais Municipais e Regionais do Estado de São Paulo.
Poderão participar dos jogos atletas com idade de, no mínimo, 60 anos completos ou a completar em 2003. O prazo para o término das inscrições é o dia 25 de agosto.
As modalidades disputadas são atletismo, malha, bocha, coreografias, dança de salão, natação, buraco, truco, dominó e dama, nas categorias Feminino e Masculino.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.jori.caraguanet.com.br  ou pelos telefones (12) 3897-7072/3897-7062. (Fonte: PMC)

Hasteamento dos Pavilhões acontece no Pólo Cultural

Caraguatatuba - O Hasteamento dos Pavilhões em comemoração ao Dia da Independência, em 7 de setembro vai acontecer no Pólo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, às 8 horas, com a presença do Prefeito Municipal Antonio Carlos da Silva, secretários municipais, funcionários da Prefeitura, professores, alunos, entre outros representantes da comunidade. A organização do evento pede que todos participem vestidos com a cor branca, escolhida para representar a Paz. Após o hasteamento, todos seguirão para a avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá, que teve seu trecho duplicado e possibilitará o trânsito sentido cidade-bairro durante a realização do desfile (que em 2002 foi realizado em frente a Praça de Eventos). O desfile está previsto para iniciar às 9h. (Fonte: PMC)

Independência e Paz é tema do desfile

Caraguatatuba - Caraguá comemora 7 de setembro com o desfile cívico "Independência e Paz". O evento, que todo ano leva entidades e escolas para a avenida, contará neste ano com a participação de 4 mil pessoas. A temática sobre a Paz surgiu pela necessidade em buscar a Paz, realizando atos que possam disseminá-la, já que atualmente impera no mundo violência, desrespeito aos Direitos Humanos, abandono de crianças e idosos, conflito entre povos, guerras e tragédias noticiadas pelos jornais, ou as quais assistimos todos os dias, de diferentes maneiras.
A Paz, de acordo com a Secretária Municipal de Educação, foi a forma mais tranqüila de protestar contra todas as formas de violência. Ao invés de discutir a guerra, a morte, a proposta às escolas e entidades participantes foi entrar na avenida cultuando a Paz, e é por esse motivo que, embora 7 de setembro seja o dia do grito "Independência ou Morte", a idéia é não citar as situações conflitantes e, assim, mostrar uma visão atual da data buscando a "Independência e Paz" - tema do desfile.
Para buscar essa política de Paz, celebrando-a numa data histórica para o Brasil, Caraguá, que teve em 2002 o tema "Terra de Vitórias", vem trazendo esse novo tema, dividindo os 4 mil participantes num desfile que será composto por três grandes blocos.
O primeiro grupo a entrar na avenida terá como tema "Nasce a Paz", o segundo desfilará com a temática "Constrói-se a Paz" e o terceiro grupo finalizará o desfile com o tema "Mantém-se a Paz". Segundo a organização do desfile, que tem a realização da SME, a idéia é fazer uma apresentação mais ágil e rápida, com menos tempo de duração. Em razão do manifesto pela Paz, todos os participantes estarão com trajes brancos, inclusive a equipe organizadora, composta por funcionários da SME.
Atuarão também no evento órgãos como Ditran, Defesa Civil, além da Secretarias Municipais. O desfile seguirá a seguinte ordem:

Bloco I - Nasce a Paz
Batedores
Banda Municipal Carlos Gomes
Centros de Educação Infantil
Creche Santo Antônio
Creche MeiMei
EMEI
APAE
Centro Educacional Curumim
Jardim Escola Casulo
Escola de Educação Infantil Arco Íris
Centro Educacional AMA

Bloco II - Constrói-se a Paz
EMEF's dos bairros
Pegorelli
Perequê-Mirim
Porto Novo
Morro do Algodão
Poço da Anta
Jaraguazinho
Indaiá
Rio do Ouro (Aída Grazioli e Bernardo Louzada)
Estrela D'Alva
Travessão
Barranco Alto
Tinga
Tabatinga
Poiares
Martim de Sá
Canta Galo
Casa Branca - Oswaldo Ferreira
Massaguaçu (Benedito Inácio Soares)
Casa Branca - (Benedita Pinto)
Getuba
Massaguaçu (Benedito Miguel Carlota)

Bloco III - Mantém-se a Paz
EE Antônio Alves Bernardino
EE Colônia dos Pescadores
EE Ângelo Barros de Araújo
EE Maria Esther Dutra Damásio
EE Antonio de Freitas Avelar
EE Thomaz Ribeiro de Lima
EE Ismael Iglesias
EE Benedito Paes Sobrinho
EE Alcides de Castro Galvão
Colégio Nova Geração
Colégio Objetivo
Colégio e Faculdades Módulo
Colégio Sigma
Colégio Tableau
Gelaf Escola de Futebol
Centro de Conv. 3ª Idade Estrela do Mar
Fundacc / CEVATI
Secretaria de Esportes
85º Grupo de Escoteiros Caraguatá
GAC Albatroz
Bombeiros Mirins
Frotas:
11º Corpo de Bombeiros
17º Grupamento Marítimo
SSM
Polícia Florestal
Polícia Militar / Proerd
Bandeirante Energia
Sabesp
Associação de Cavaleiros
(Fonte: SME/PMC)

A Câmara e os números de Agosto
Estatísticas apontam redução no número de Presenças

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através da sua Assessoria de Imprensa, divulga os números referentes a sua produção no mês de agosto de 2003. Na estatística mensal apresenta-se uma redução no número de presenças em relação aos meses anteriores.
Foram protocolados em Agosto 104 documentos no setor competente do Parlamento Municipal. Destes, 14 foram Projetos de Lei, 1 Projeto de Decreto Legislativo, 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, 1 Projeto de Resolução, 13 Requerimentos, 62 Indicações e 12 Moções. Não houve protocolo de documentos diversos e Projeto de Lei Complementar.
Quanto as presenças, foram registradas 69 pessoas em Agosto. No mês passado a Câmara realizou apenas 3 sessões, sendo uma de Prestação de Contas e 2 Ordinárias. As sessões correspondem aos dias 12, 19 e 26 de agosto. Não houve a sessão no dia 5 de agosto, que corresponderia a Prestação de Contas e que foi cancelada, devido ao pedido do Prefeito Antonio Carlos em transferir a referida sessão. Este número é inferior aos meses anteriores e com relação ao mesmo mês do ano passado.
Com relação as Visitas a Câmara registrou em Agosto 1.186 em suas dependências, de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 17h30, para serem atendidas pelos Vereadores. A média de visitas, baseando-se no mês passado, com 21 dias úteis, foi de 56,4 pessoas/dia. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti e Dalva integram grupo do Litoral Norte
Parlamentares foram escolhidos durante a Conferência Regional

Caraguatatuba - A 1ª Conferência Regional das Cidades do Litoral Norte, realizada na última semana, no Auditório das Faculdades Integradas Módulo, formou o grupo da região, subdividido pelas quatro cidades. Os Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti e Dalva Ricardo Santana, ambos do PPS foram escolhidos e são respectivamente Conselheiro e Representante do Legislativo.
A Conferência Regional das Cidades faz parte do Projeto Estatuto das Cidades, vinculado ao Ministério das Cidades, em Brasília e que, posteriormente, reunirá os integrantes para as Conferências Estadual e Nacional. O Estatuto das Cidades foi discutido em novembro de 2001, durante o 4º Encontro da Avesp (Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo), aqui em Caraguatatuba.
O Estatuto das Cidades irá organizar os investimentos, relacionar as prioridades e mapear todos os problemas e a situação de todas as cidades da região, do estado e do país.
Para os Parlamentares a emoção e a responsabilidade de participar deste grupo é igual. “Coloquei meu nome como Conselheiro e aceitaram, prova de que posso ajudar a fazer algo de bom por minha cidade e região”, disse Gobetti. “Já tenho conhecimento do assunto desde novembro de 2001 e portanto, farei todos os esforços para elaborar o projeto mais equilibrado, mais avançado e o mais próximo de nossa realidade”, explicou Dalva Santana. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Sarney analisa pedido de Gobetti sobre Previdência
Presidente do Senado acusa recebimento de documento referente a reforma

Caraguatatuba - O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), enviou recentemente Moção de Repúdio pela tramitação do projeto de Reforma da Previdência. O Presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AC) acusou o recebimento em telegrama e prometeu analisar proposta.
Em abril deste ano o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti – Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, enviou Moção de Repúdio pela Reforma da Previdência. No texto o Parlamentar cita o sofrimento dos aposentados e as promessas mentirosas de que o candidato vencedor irá resolver este sistema, tão desacreditado.
Ao mesmo o Vereador lembra que os trabalhadores deste país tem Direito Adquirido, inserido na Constituição Federal e que toda reforma gera prejuízo à massa da classe trabalhadora. O Presidente lembra também que os trabalhadores estão novamente na mira dos homens que comandam a nação e que após tantas mudanças, a propositura original tornou-se uma colcha de retalhos. Este documento foi aprovado por unanimidade e enviado para a Presidência da República, a Presidência do Senado e da Câmara Federal.
Na manhã de ontem, quinta-feira, dia 4 de setembro, chegou Telegrama assinado pelo Presidente do Senado, José Sarney, que relata a chegada do documento e que o mesmo será analisado, revisto, examinado, discutido e votado pelos Senadores. O Telegrama cita que Sarney está atento ao fato e dará toda a atenção, para uma tramitação eficaz.
Para Gobetti esta é a prova viva de que há harmonia entre os poderes. “A atenção dada pelo Senador José Sarney, mostra que os poderes são realmente harmônicos e independentes, não importando a esfera, seja ela estadual ou federal. O Senado e o Senador sabem que o Vereador é a ponta de lança e aquele que mais conhece a política de sua cidade e região, bem como o povo que lá vive”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Desfile Militar, Cívico e Estudantil aconteceu nesta quarta

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela realizou nesta quarta, 3, dia do aniversário de 198 anos de emancipação político-administrativa do município, o desfile militar, cívico e estudantil. O desfile iniciou por volta das 9h30 na rua Dr. Carvalho, na Vila, com duração de cerca de 3h30.
O prefeito Manoel Marcos expressou muita satisfação com relação as comemorações de aniversário, que estão acontecendo desde o dia 30 de agosto com eventos culturais, jogos esportivos e entregas de obras consideradas de extrema importância como a ciclovia, pavimentação, rede elétrica e obras da saúde. “Através da entrega de novas obras, acredito estarmos proporcionando mais qualidade de vida para a comunidade”, disse. As comemorações encerram no próximo domingo, dia 7 de setembro.
O desfile foi aberto pela Banda Municipal de São Sebastião seguida pelos oficiais da Marinha, Polícia Militar, desfile de carros da Polícia Militar, entre eles os quatro novos veículos que chegaram terça-feira na cidade, Polícia Florestal e Corpo de Bombeiros.
Entre homenagens ao prefeito Manoel Marcos, ao vice-prefeito Gilson Tangerino, ao chefe de gabinete, Roberto Fazzini e outras autoridades presentes, as 15 escolas municipais que desfilaram usaram o tema “Nos caminhos da leitura”, para homenagear obras importantes de autores nacionais como Monteiro Lobato e Ziraldo. O tema escolhido pelas cinco escolas estaduais foi à necessidade da preservação da água.
Também desfilaram pelotões do Projeto Navegar, Academia Prev de Jiu-Jitsu, EJA (Escola de educação para jovens e adultos) CAPI (Centro de Apoio Pedagógico de Ilhabela) , Apae, Centro de Convivência da 3ª idade entre outros. O desfile encerrou com a Famib – Fanfarra Municipal de Ilhabela, que tocou o tema da Vitória e Parabéns Para Você.
O evento contou com a presença do prefeito Manoel Marcos, da primeira dama, Célia Heidorn Reale Ferreira, do Capitão dos Portos de São Sebastião, Paulo Rogério de Souza Almeida, do prefeito de São Sebastião Paulo Julião, ao vice-prefeito Gilson Tangerino além de secretários municipais, diretores e mais de duas mil pessoas. (Fonte: PMI)

Prefeitura premiou destaques esportivos do município

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria de Esportes, entregou nesta quarta, dia 3, dentro das comemorações de aniversário de 198 anos de emancipação político-administrativa do município, os troféus Destaques Esportivos, em cumprimento a lei de número 708/98 do vereador Luiz Lobo, que aconteceu no Estádio Municipal “Ferreirão”. As homenagens deste ano destacaram atletas da Vela, Tae Kwon Do, Natação, Jiu Jitsu e Mountain Bike.
Na Vela, foram homenageados os pequenos campeões da classe Optimist, que, juntos, conquistaram aproximadamente 75 títulos entre 1º e 3º lugares durante este ano em competições em Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, São Paulo e Florianópolis.
Os velejadores são: Baepi Pinna, João Mário Posso, Gabriel Araújo, Mariana Rafael Mateus, Pedro Carlucci da Luz, Gustavo Carvalho Nascimento, Nicolas Souza de Jesus, Ronion Silva de Oliveira, Carlos Felipe Souza Santos e José Vicente de Melo Monteiro.
O destaque especial foi para o trabalho desenvolvido com as crianças através do Grêmio de Vela de Ilhabela, Clube Municipal de Iatismo e Projeto Navegar representado pelo diretor de esportes náuticos José Roberto de Jesus Ferreira.
No Tae Kwon Do foram homenageados a atleta Luana Beatriz Quero Córdoba, que conquistou medalha de prata e Marilzon de Freitas Junior, que conquistou medalha de bronze, ambos na 47ª edição dos Jogos Regionais, em Pindamonhangaba.
Os destaques da natação ficaram com os atletas Profª Beth Padilha, quatro medalhas de ouro no 1º Torneio Gold Master Internacional de 2003 e profº Mário Bello, vice-campeão Paulista de Maratonas Aquáticas em 2002 e Harry Finger medalha de prata e bronze no 1º Torneio Golden Master Internacional de 2003.
A Academia Prev de Jiu Jitsu recebeu o troféu de destaque na presença do Mestre Rezende e dos alunos Helio Vianna dos Santos, Igor Lúcio Peres e Deborah Gomes Azevedo. A equipe de Ilhabela conta atualmente com mais de 350 alunos e mais de 5 mil no Brasil. O destaque é pelo trabalho realizado com crianças, algumas carentes, e por sempre trazer títulos para Ilhabela.
Para encerrar, o grande campeão ilhabelense do Mountain Bike, Edvando Cruz, recebeu o troféu de destaque esportivo das mãos do prefeito Manoel Marcos. Motivo de orgulho para o município, Edvando conquistou medalha de prata nos Jogos Pan Americanos, realizado na cidade de Santo Domingo em Julho deste ano.
Participaram da entrega de troféus, o prefeito Manoel Marcos, o secretário de obras João Marques, o secretário de planejamento Norberto Batista, o vereador Luiz Lobo e o diretor de esportes Luiz Carlos do Nascimento. (Fonte: PMI)

Ilhabela comemora aniversário com show da banda Tribo de Jah

Ilhabela - O Fundo Social de Solidariedade promoveu nesta quarta, dia 3, um show com a banda Tribo de Jah, em comemoração ao aniversário de 198 anos da cidade com apoio da Prefeitura de Ilhabela, Rádio Morada Fm e comércios locais. O show aconteceu no Campo de Aviação com a presença de mais de quatro mil pessoas. O prefeito Manoel Marcos, a primeira dama Célia Heidorn Reale Ferreira, o chefe de gabinete Roberto Fazzini entre outras autoridades municipais prestigiaram o evento. (Fonte: PMI)

Renye participa de Copa Rodan/Refactor

Ilhabela - A equipe de BMX de Ilhabela, representada desta vez somente pelo piloto Renye Oliveira, participou no último domingo da 5ª Copa Rodan/Refactor, em Jarinú – SP. O evento contou com a participação de mais de 200 pilotos que correram com a pista molhada que rendeu vários tombos. A prova é considerada como “loteria”, pois ganha quem tiver mais sorte.
O piloto ilhabelense correu na categoria 7 e 8 anos, dividida em três baterias, totalizando 24 pilotos. Oito pilotos disputaram a final. Após ser abalroado, Renye ficou com o 5º lugar, sendo considerado um dos melhores pilotos em evolução na etapa.
A próxima participação da equipe será na 3ª Copa Caiçara, em Caraguatatuba, no próximo dia 14 e dia 21 na cidade de Jacareí, na Copa Cidade de Jacareí.
A Prefeitura Municipal de Ilhabela dá todo apoio e patrocínio para a equipe do bicicross além dos comércios locais que continuam acreditando no futuro destes garotos. Renye Oliveira é patrocinado por Juninho Bike Shop, Check up Car e site Bike Zone. (Fonte: PMI)

Ranking municipal define posição dos melhores do Optimist

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria de Esportes Náuticos, anunciou a classificação atualizada dos velejadores decorridas 10 regatas (com dois descartes) desde o início do ano. O ranking define as vagas de nossos velejadores como critério para campeonatos fora do município. O ranking conta também com velejadores recém saídos do Projeto Navegar.
Ranking Municipal
1º lugar – Baepi Pinna
2º lugar – João Mário Posso
3º lugar – Pedro C. da Luz
4º lugar – Fernando Cardial
5º lugar – Gustavo Carvalho
6º lugar – Mariana Mateus
7º lugar – Gabriel Silva
8º lugar – Nicolas de Jesus
9º lugar – Ronion Silva
10º lugar – Carlos Felipe
11º lugar – Danielle Cardial
12º lugar – Guilherme Dantas
13º lugar – Pedro Paulo Venceslau
14º lugar – João Paulo da Silva
15º lugar – Junior G. Oliveira
16º lugar – Jean Carlos Migliorini
17º lugar – Guilherme do Vale Moraes
18º lugar – Luiza Carlucci da Luz (Fonte: PMI)

Prefeitura de Ilhabela inaugura escola em Guanxumas

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Educação, inaugura no próximo sábado, dia 6, as novas instalações da escola municipal da comunidade de Guanxumas, região leste da Ilha. A escola atenderá 14 alunos da praia de Guanxumas e Eustáquio. As aulas iniciaram dia 14 de agosto.
A obra realizada com estrutura pré-moldada custou cerca de R$52 mil. A mão de obra foi de moradores locais, funcionários da Secretaria de Obras e da Secretaria da Educação, que além de fazer o transporte de barco, também fizeram o difícil transporte da praia para escola (cerca de 200 degraus). A escola conta com 90m² de terreno, que abrigam uma sala de aula, dois banheiros, uma cozinha, um refeitório e um alojamento para o professor.
Segundo o secretário da educação, professor Antonio Cornélio, depois de 21 anos parada, a escola foi reativada o ano passado, contando com o trabalho de funcionários da educação para a reforma. Agora abriu as portas novamente, contando com um espaço totalmente novo graças ao empenho de várias pessoas, principalmente do prefeito Manoel Marcos, que tem como propósito dar a todos de Ilhabela o direito da educação.
“A obra é para mim como um ponto de honra que guardarei na lembrança como mais uma conquista”, disse Cornélio.
A cerimônia de inauguração deverá contar com a presença do prefeito Manoel Marcos, do secretário da educação profº Antonio Cornélio, o diretor de comunidade tradicionais Dito Dória entre outras autoridades municipais. (Fonte: PMI)

Polícia Ambiental constata danos em área de preservação permanente

Ilhabela - A Polícia Ambiental registrou dois casos de infração em Ilhabela, no último sábado. Em área de preservação permanente (app), a polícia constatou corte de capoeira num total de 900 metros quadrados. Em outro terreno, fora de app, mais 1.265 metros quadrados foram desmatados.
Ambos casos dependem de licença ambiental, o que não ocorreu. A constatação de dano em app também foi registrada pela Polícia Civil de Ilhabela, para apuração de crime ambiental. Os terrenos em questão ficam no bairro Tesouro da Colina. A Polícia Ambiental aplicou total de R$ 454,14 em multas contra o infrator.
Ele pretendia instalar residências nas áreas, segundo informação do tenente Jamir David Júnior, comandante da Polícia Ambiental de São Sebastião/Ilhabela.
Em São Sebastião, a Polícia Ambiental também registrou infração, contra W.R.C. O fato ocorreu no dia 29 de agosto, por degradação em área na Rodovia SP-55, altura do km 119. No local, fora de app, foram desmatados 230 metros quadrados, sem licença ambiental obrigatória.
Conforme o tenente, a limpeza do terreno foi efetuada com objetivo de instalação de residência. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

São Sebastião recolhe mais de 100 kg de caramujos

São Sebastião - Em apenas um dia, a operação “Caça aos Caramujos”, que aconteceu hoje, dia 4, das 8 às 14 horas, nas ruas dos bairros da costa norte, que abrange Enseada, Jaraguá e Canto do Mar, recolheu mais de cem toneladas de caramujos africanos gigantes.
A operação contou com a participação de 130 funcionários da Prefeitura, sendo 60 agentes de combate à dengue. Além disso, contou com o reforço de cerca de dez máquinas e caminhões.
Como para capturar todos os caramujos será necessário um trabalho intenso porque em cada ovulação são colocados de 180 a 600 ovos e, além disso, esses animais podem ficar de 3 a 4 meses sob a terra, a equipe já planeja uma nova “caça aos caramujos” para ocorrer daqui a dois meses, quando começa a época das chuvas, tempo ideal para a proliferação desses bichos que incomodam demais a comunidade.
“Estou muito satisfeito com a operação porque movimentou um número considerável de pessoas e ocorreu sem incidentes, com todos devidamente precavidos e equipados. Para capturar todos os caramujos será necessária uma ação contínua, mas tenho certeza que, com o trabalho de equipe, vamos conseguir”, disse o diretor da Regional Costa Norte, Erwin Edson Aparecido da Mota, o Capitão Mota.
Os caramujos estão causando transtornos aos moradores porque destroem tinta de parede, papel, entre outros. Além disso, podem provocar a doença conhecida por “Angiostrogiliasis”, que provoca perfuração intestinal e pode levar ao óbito.
É importante informar que nunca foi comprovado nenhum caso dessa doença no Brasil. A contaminação do caramujo ocorre por meio de ratos. “Esta operação é uma resposta as reivindicações da população que tem receio de ser contagiada com alguma doença”, explicou Mota.
Quem é? - O caramujo africano gigante, “Achatina fulica”, vive em locais úmidos como terrenos, jardins e debaixo de entulhos. Esses animais se alimentam de vegetais e restos de alimentos e reproduzem-se rapidamente, cerca de 600 ovos a cada cinco meses.
A espécie, que também alimenta-se de tinta de parede e cascas de mandioca, é hermafrodita e prefere sair para procurar alimento nos horários mais frescos como de manhã e no final da tarde.
Cuidados - Quem encontrar os caramujos jamais deve vendê-los ou se alimentar deles. Antes de removê-los deve usar luvas. Para maiores informações deve ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou na Regional Costa Norte pelo telefone (12) 3861-1234. (Fonte: PMSS)

Desfile Cívico acontece no próximo domingo

São Sebastião - Como parte das comemorações da Semana da Pátria, a Prefeitura de São Sebastião, através da secretaria de Educação, realiza, no próximo domingo, dia 7 de setembro, na Rua da Praia, o Desfile Cívico. O hasteamento das bandeiras acontece às 8 horas, com a participação das autoridades e das escolas municipais Prof. José Machado Rosa e Verena de Oliveira Dória, do Colégio Positivus, do Grupo de Escoteiros do Mar “Tenente Antonio Januário do Nascimento”, do 145o. Grupo de Escoteiros “Guaravita” e dos Guarda-Vidas Mirins.
Às 9 horas, tem início o Desfile Cívico, que contará com a presença da Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, da delegacia da Capitania dos Portos – Marinha do Brasil, do 20o. Batalhão da Polícia Militar do Interior e mais de 40 crianças do Pelotão Mirim, do 3o. Batalhão de Polícia Ambiental – Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Posto de Bombeiros de São Sebastião, da Defesa Civil, da AVDEC – Bombeiros Voluntários / Guarda-Vidas Mirins, da Guarda Patrimonial, do Grupo de Escoteiros do Mar “Tenente Antonio Januário do Nascimento”, do 145o. Grupo de Escoteiros “Guaravita”.
As creches participantes são Maria Leonarda, da Enseada, Diva Bernardino, do Canto do Mar, Meire Vasques, do Itatinga, Dona Laurinda, do Morro do Abrigo, São Sebastião, do Centro, e Adriana Vasquez, da Topolândia. As EMEIs que participam são Algodão Doce / Iraydes Lobo Vianna do Rego, do Pontal da Cruz, Peteleco / Emília Pinder, do Centro, Reino da Alegria / Teresa Mota Santos, da Topolândia, Chapeuzinho Vermelho / Luciana da Silveira Gonçalves, do Bairro São Francisco, Pingo de Gente, do Morro do Abrigo, e Mundo Encantado, do Canto do Mar.
Também participam a fanfarra de 90 alunos da E.M. Dulce César Tavares, de Maresias, Procon Mirim, APAE, Centro de Convivência da 3a. Idade “Polvo” de São Sebastião, a fanfarra de 80 alunos do Projeto Garoçá, da Enseada, Projeto Viração – SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania – Escola Náutica/Balneário dos Trabalhadores, Projeto Cidadão Criança, do Bairro São Francisco e 15 alunos do Projeto Caeté Porã, da Reserva do Moulin.
Do Ensino Fundamental, participam também a EM Barequeçaba junto com a EMEI Elefante Colorido, a fanfarra da Luíza Helena de Barros, de Barequeçaba, a EM João Gabriel de Santana junto com a EMEI Bolinha de Sabão, de Toque-Toque Pequeno, a fanfarra de 90 alunos da EM Enseada e a EMEI Pônei Azul, da Enseada, a EM Maria Alice Rangel junto à EMEI Elefante Colorido, do Jaraguá, a EM Canto do Mar, a fanfarra da EM Maria José Penha Frúgoli, da Enseada, a EM Profa. Verena de Oliveira Dória, da Topolândia, a EM Iraydes Lobo Viana do Rego, do Itatinga, a fanfarra da EM Prof Dr. José Machado Rosa, do Centro, A EM Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, a fanfarra da EM Henrique Botelho, do Centro, a EM Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, a fanfarra do Colégio Poli Positivus, a fanfarra do Colégio Porto Grande – Sistema Didático Etapa, o Colégio Progresso e a fanfarra do Colégio Mestre.
Além das escolas, desfilam também a secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, o Ceprom (Centro de Ensino Profissionalizante Municipal), as cooperativas municipais, o Laboratório Móvel de Informática Educacional, o Pelotão da Dengue, da secretaria da Saúde e a Nova Associação de Jovens e Amigos (NAJA), do Itatinga, a fanfarra da FANESE e a secretaria de Educação.
A Fanfarra Municipal de São Sebastião (FAMUSS) encerra o evento, que conta com o apoio das secretarias municipais, do Departamento de Tráfego (Detraf), da Guarda Patrimonial, da Autoviass e da Defesa Civil.
Desfile em Boiçucanga - Cerca de 500 pessoas participaram também do início das comemorações da semana da Pátria, que aconteceu no dia 1º de setembro, com o desfile cívico de Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião. Além de escolas municipais e estaduais, participaram do evento a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, o 3o. Pelotão da Primeira CIA. do 2o. Batalhão da Polícia Militar do Interior, o 2o. Posto de Bombeiros de São Sebastião, a AVDEC – Bombeiros Voluntários, o Procon Mirim, as Cooperativas da Costa Sul e o Centro Cultural e Esportivo da Costa Sul.
O evento aconteceu também em parceria com a Sub-Prefeitura da Costa Sul, Detraf, Guarda Patrimonial, Defesa Civil e Autoviass. (Fonte: PMSS)

São Sebastião quer atrair turistas para o Centro Histórico

São Sebastião - Qualificação de mão-de-obra, modificações estruturais para atendimento durante a temporada, cursos, higiene, adequação às exigências da clientela, entre outros assuntos, foram discutidos na tarde de hoje, 4, na Videoteca Municipal, entre comerciantes da Rua da Praia e Centro Histórico e a Assessoria de Relações Comunitárias da Prefeitura de São Sebastião.
O objetivo foi divulgar aos comerciantes a existência de uma gama de serviços oferecidos pela Prefeitura de São Sebastião, em alguns casos em parceria com a Sert (Secretaria Estadual de Relações do Trabalho), como é o caso da Comissão Municipal de Empregos, e Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas). Embora esses serviços existam há muito tempo, a maior parte dos cerca de 30 comerciantes daquela área central presente à reunião não tinha conhecimento.
A assessora de Relações Comunitárias, Rose Costa, explica que, por meio destas parcerias, a Prefeitura de São Sebastião vem promovendo cursos de capacitação, facilitando o acesso ao crédito pelo Banco do Povo, estimulando a cooperação entre as empresas, organizando reuniões periódicas e incentivando o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda, por meio de cooperativas.
Os comerciantes da Rua da Praia e do Centro Histórico foram convidados após a Assessoria receber deles uma série de queixas sobre a diminuição do fluxo de turistas. “Para que o problema seja revertido, há a necessidade dos comerciantes se adequarem às exigências dos turistas e moradores, que querem melhor atendimento e qualidade nos serviços prestados”, afirma Rose Costa.
Parte dos micro-empresários presentes à reunião havia recebido notificações da Vigilância Sanitária para se ajustarem às normas técnicas de higiene. “Em contrapartida, há também reclamações dos consumidores que vão a restaurantes e encontram copos, pratos e talheres sujos”, declara ela. “Por isso”, continua, “há a necessidade dos comerciantes desta região oferecerem qualidade para atrair os turistas, como aconteceu na Costa Sul, onde os empresários se adequaram, investiram em mão de obra qualificada, o que acabou gerando a criação da Costa dos Alcatrazes”, exemplificou.
A assessora sugeriu aos comerciantes a criação de uma pauta de reivindicações para que possam apresentar os problemas à prefeitura. “Vamos nos reunir com os secretários municipais da pasta específica e até mesmo com o prefeito para que possamos buscar soluções”, afirmou. Ela sugeriu ainda a realização de palestras e reuniões com o Sebrae para que os comerciantes possam conhecer os projetos oferecidos pela entidade.
Banco do Brasil oferece empréstimos a 5% ao ano para comerciante investir em melhorias - Ainda durante a reunião, os comerciantes também tiveram acesso a informações sobre empréstimos oferecidos pelo Banco do Brasil a um taxa diferenciada de juros de 5% ao ano, de acordo com Luiz Carlos, que representou a instituição financeira. “Se o empréstimo for abaixo de R$ 60 mil, a liberação é rápida e simplificada. A taxa de juros é semelhante à aplicada nos Eua e Europa”. Apesar disso, a maior parte dos comerciantes se queixou da burocracia para a obtenção de empréstimos.
Ele apresentou uma outra alternativa, que seria o empréstimo chamado “giro rápido”, quando ele é realizado durante a abertura de uma conta corrente. “Durante a abertura, o parceiro terá à disposição um limite, que depois poderá ser parcelado entre dois a 12 meses, com uma taxa de aproximadamente 2,5% ao mês. Segundo Luiz Carlos, a tendência é deste percentual baixar ainda mais. “Nos últimos 40 dias, houve três reduções de juros”, frisou. (Fonte: PMSS)

Projeto Rio Vivo será realizado em Maresias

São Sebastião - Depois de ter sido adiado devido o período de chuvas que ocorreu na região, o projeto Rio Vivo será realizado hoje em Maresias. Ele deveria ter sido executado na última semana, mas a equipe envolvida na organização resolveu esperar a melhora do tempo para limpar o rio Ipiranga.
Além dos funcionários da prefeitura de São Sebastião, Enob e voluntários de toda a comunidade, haverá o apoio da Somar (Sociedade Amigos de Maresias) na ação integrada, que visa melhorar as condições dos rios da cidade, em especial da Costa Sul.
O mesmo projeto já retirou cerca de 40 toneladas de lixo no rio Boiçucanga e agora espera fazer o mesmo em Maresias, onde os funcionários e voluntários vão atuar a partir das 7h30.
O subprefeito da Costa Sul, Wagner Teixeira, pretende levar a ação para todos os rios da região. Ele conta que isso deve acontecer porque o mutirão inicial teve grande êxito em Boiçucanga e por isso deve ser levado adiante.
O lançamento do projeto aconteceu após uma reunião entre os pescadores e o subprefeito. Na ocasião, se discutia as dificuldades de navegabilidade no rio Boiçucanga devido ao acúmulo de lixo e podas de árvores. Após dois dias de mutirão os resultados começaram a ser vistos.
Depois de Maresias, Paúba também deverá receber a melhoria. De acordo com o Diretor da Regional de Maresias, Miguel Delgado, que atua nos dois bairros que receberão o projeto, ele vai acontecer em atendimento às solicitações da comunidade local.
Ele conta que devido as dificuldades geográficas, não é possível realizar limpezas constantes nos rios. O rio Ipiranga, por exemplo, foi limpo pela última vez há um ano. Esse rio corta o bairro de Maresias até a praia e além de lixo, tem um acúmulo de galhos e troncos de árvores. Com a limpeza, espera-se que haja um melhor escoamento de água e, conseqüentemente, da drenagem do bairro, principalmente em períodos chuvosos.
Wagner acredita que a idéia da revitalização está sendo bastante positiva e obtendo bons resultados. Ele diz que a Prefeitura participa do projeto com funcionários da subprefeitura para a realização dos trabalhos, além do maquinário necessário para a ação. A Defesa Civil, também deve colaborar com o projeto. No local, também serão plantadas 500 mudas de árvores nativas ao longo do rio, num projeto que envolve o Ceprom – Centro de Ensino Profissionalizante Municipal - e o Viveiro Municipal. (Fonte: PMSS)

Polícia Ambiental promove plantio de pau-brasil nas escolas

São Sebastião - A Polícia Ambiental de São Sebastião, em comemoração à Semana da Pátria, tem percorrido as escolas para promover com os alunos o plantio de mudas de pau-brasil. O tenente Jamir David Júnior, comandante da corporação, afirma que a medida visa o processo de conscientização sobre a preservação ambiental.
O pau-brasil foi muito usado na Europa, no século 16, para tingir tecidos. Durante 300 anos, foi levado das terras brasileiras para várias partes do mundo, via contrabando, provocando o esgotamento. A partir de 1810, Portugal adotou uma série de medidas restritivas a fim de preservar o que ainda restava. Em 1826, foi criada a anilina artificial, quando o pau-brasil deixou de ser usado para esta finalidade. "Porém, como o crescimento desta árvore é lento, nunca mais se recuperou", o tenente Jamir afirma. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil árvore símbolo nacional.
A Polícia Ambiental pretende percorrer o maior número de escolas para realizar a campanha. As mudas de pau-brasil foram cedidas pelo Instituto Ar, Terra, Mar, por meio da Prefeitura de São Sebastião. Conforme o diretor municipal de Meio Ambiente, as mudas têm cerca de dois palmos de altura. A prefeitura e o instituto irão instalar projeto para o plantio de pau-brasil ao longo das praias da cidade. Trata-se do Projeto Plantar, do instituto. As sementes são orginárias da Paraíba. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Pesquisadores estudam sítios arqueológicos de Ubatuba

Ubatuba - Um grupo de pesquisadores vai fazer um levantamento dos sítios arqueológicos de Ubatuba. O estudo começa na segunda-feira e faz parte de uma parceria entre a Fundação de Arte e Cultura do município e o núcleo de Arqueologia da Fundação Cultural de Jacareí.
Segundo a historiadora da Fundação Cultural de Ubatuba, Denise Aparecida Lemes da Silva, o levantamento será feito na praia da Lagoa, na região sul, e no bairro da Casanga, na região norte. Nos locais existem ruínas de antigas fazendas de cana-de-açúcar e café. O trabalho será feito por dois arqueólogos de Jacareí, que farão um estudo histórico e arqueológico das áreas.
"Vamos obter várias informações, como o século que foram construídas as fazendas e o tipo de pessoas que moravam nos locais", disse.
A historiadora afirmou que o levantamento ajudará a preservar os sítios que também poderão ser cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Hoje, apenas o sítio arqueológico da ilha do Mar Virado está cadastrado no instituto. (Fonte: ValeParaibano)

Setur retira projeto de criação da Adentur da Câmara

Ubatuba - Na última sessão de Câmara, realizada na terça-feira, 2, foi lida a solicitação da Prefeitura de Ubatuba para a retirada do Projeto de Lei que autorizava e criava a Adentur (Agência de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo do Município de Ubatuba). Segundo informações da Secretaria da Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto já foi retirado e será devolvido à Prefeitura nos próximos dias. O Secretário de Turismo Sérgio Carvalho, autor do Projeto, solicitou esta medida ao prefeito Paulo Ramos (PFL). Ramos entendeu a inviabilidade cincunstancial do Projeto e atendeu ao pedido.
Sérgio Carvalho é um profissional com 28 anos de mercado turístico e tem em seu portfólio trabalhos realizados em várias cidades e estados do país e até no exterior, como Porto Seguro, Búzios, Ceará, Brasília e África do Sul, entre outros. É um técnico credenciado pela Embratur. Sua última passagem foi em Parintins, onde foi Secretário de Turismo e Cultura. Lá, desenvolveu importantes trabalhos para o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo, entre eles o fortalecimento do Festival de Parintins e a atração de cruzeiros marítimos internacionais durante o ano inteiro.
Carvalho assumiu a pasta do Turismo em abril deste ano, com a proposta de criar a Adentur. Segundo Carvalho, esta Agência tem um perfil despolitizado, um quadro profissionalizado de técnicos em turismo e sem a burocracia do Poder Público. A Adentur é uma autarquia com autonomia financeira e jurídica. No seu organograma não existe a figura do Secretário e sim de um Superintendente, Câmaras Setoriais e Conselhos que determinam e fiscalizam as políticas voltadas para o fomento do turismo. Resumidamente, o Projeto Adentur contém um programa de seis anos, com ações de curto, médio e longo prazos.
Antes de assumir a pasta, em março Carvalho apresentou o Projeto Adentur ao presidente da Câmara e aos demais vereadores, com o objetivo de buscar um parecer do Legislativo. Na época percebeu apoio. No dia 9 de junho entrou com o Projeto de Lei de criação da Adentur na Câmara, para apreciação. Quatro meses se passaram e sequer houve alguma solicitação por parte do Legislativo para esclarecimentos de dúvidas do Projeto. Nesses meses o Projeto de Lei para a criação da Adentur não foi levado à mesa nem para uma simples apreciação.
Diante desses fatos, Carvalho tomou a decisão de solicitar a retirada do Projeto, por entender que poderia oferecer riscos e prejudicar toda a comunidade do município. Carvalho disse que estará aguardando uma nova oportunidade de diálogo entre o Executivo e Legislativo para que novamente possa encaminhar o Projeto à Câmara de Vereadores de Ubatuba. Carvalho avalia que mesmo com todas as dificuldades políticas e operacionais enfrentadas diariamente, não tem deixado de executar aquilo que Ubatuba mais precisa, que é a geração de emprego, renda e turismo fomentado e administrado de forma transparente. (Fonte: SETUR Ubatuba)

6 meses sem Adentur, mas o trabalho continua

Ubatuba - Mesmo com todas as dificuldades burocráticas, operacionais e orçamentárias da Secretaria de Turismo, Carvalho é otimista e diz que a questão do turismo em Ubatuba está avançando e a base está bem preparada para o crescimento necessário e o conseqüente desenvolvimento econômico da comunidade de Ubatuba. Abaixo algumas das realizações, mesmo sem Adentur:
01 – Estruturação profissional da Secretária Municipal de Turismo;
02 – Realização do 1º Salão Profissional de Turismo, com as participações de 320 alunos técnico e universitário de turismo, 180 líderes comunitários e 30 empresários;
03 – Instalação e conclusão das 1º e 2º fases do PNMT (Programa Nacional de Municipalização do Turismo), formando 138 Monitores Municipais de Turismo;
04 – Foi instituida por Decreto a Câmara Setorial de Ecoturismo e Turismo de Aventura e está em início a criação da Câmara Setorial de Marketing Turístico;
05 – Está em andamento a geração de 850 empregos, por meio dos cursos de capacitação e qualificação de mão-de-obra de garçon, camareira, recepcionista e atendente de lanchonete. Estes cursos tiveram início neste mês de setembro e serão concluídos em novembro;
06 – Está sendo desenvolvido o projeto de sinalização turística e urbana nos padrões nacional e internacional;
07 – Desenvolveu-se reuniões de adequações e projetos em 18 bairros;
08 – Foi desenvolvido o projeto Natal, Reveillon, Carnaval e Alta Temporada;
09 – Concluído o projeto arquitetônico do Centro de Convenções e Eventos de Ubatuba e lançada a respectiva Pedra Fundamental, com a presença do presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, autoridades estaduais e municipais;
10 – Conseguiu a assinatura do termo de cessão da área estadual de 22 mil metros quadrados para o município, onde será construído do Centro de Convenções e Eventos;
11 – Desenvolvimento de pesquisa e cadastramento dos meios de hospedagem para a organização comercial do setor;
12 – Equação e solução dos problemas editoriais do município com a emissora de televisão TV Vanguarda;
13 – Parceria com a TV Vanguarda para a realização de evento na alta temporada e captação de negócios;
14 – Em outubro, haverá a realização do 1º Fórum Regional de Turismo em Ubatuba com as participações das cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte;
15 – Desenvolvimento de planejamento para a organização e a adequação do comércio de ambulantes em Ubatuba;
16 – Organização do setor produtivo de artesanato para capacitação e comercialização;
17 – Desenvolvimento do projeto, para realização em setembro de 2004, Seminário Nacional de Turismo Sustentável, em Ubatuba;
18 – Captação do Evento “Congresso Estadual de Botânica”, para ser realizado em Ubatuba em agosto de 2004;
19 – Realizou cursos de qualificação turística para a Guarda Municipal de Ubatuba;
20 – Confecção de folheteria em quatro idiomas e material de marketing para os mercados nacional e internacional. (Fonte: SETUR Ubatuba)

Começa hoje o 20º Festival do Camarão no Hotel Cassino Sol e Vida

Ubatuba - O Hotel Cassino Sol e Vida realizará entre os dias 5 e 7 de setembro seu 20º Festival do Camarão. Este tradicional evento será iniciado hoje com um magnífico jantar a luz de velas, das 19 ás 23 horas. Já no amanhã será servido o almoço das 12 ás 16 horas, e o jantar das 19 às 23 horas. No domingo o almoço das 12 às 16 horas encerrará o evento, que promete ser uma sensação nas atrações gastronômicas da região.
O valor da participação por pessoa é de R$ 30,00 e deve ser feito através de reservas pelo fone (12) 3842.0188.
O Hotel Cassino sol e Vida também oferece um pacote incluíndo a hospedagem, pensão completa, buffet, Festival do Camarão, equipe de recreação e musica ao vivo em apartamentos a partir de R$ 590,00 + 10%.
Mais informações pelo fone (12) 3842.0188 ou no site www.solevida.com.br

Carta do Leitor Topo

Cultura Regional - Nos enche de satisfação fato como o abaixo transcrito, mostrando que existem brasileiros valorizando a cultura nacional e regional, tão esquecida e suscetível a estrangeirismos, que mais e mais se infiltram no dia a dia dos cidadãos desta nação. Acredito que a matéria merece destaque no Litoral Virtual, esse espaço que, a cada dia, torna-se mais nosso. Parabéns.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP.


Sacis declaram guerra

São Luís do Paraitinga - Até domingo, a cidade de São Luís do Paraitinga será invadida por sacis, caiporas e outros personagens míticos da cultura brasileira. É que a Sosaci (Sociedade dos Observadores de Saci) acaba de decretar guerra aos gnomos, duendes e outros elementos da cultura estrangeira que invadiram o Brasil.
Para tanto, os auto-intitulados "cidadãos preocupados com a atual descaracterização da cultura brasileira" promovem a partir de hoje o 'Grito do Saci'. O evento inclui roda de histórias, apresentações musicais, brincadeiras de rua e teatro. O ponto alto do grito deve ser garantido pela saciata, no sábado, a partir das 15h na praça principal da cidade.
"Isso mesmo. Faremos um tipo de passeata usando camisetas, piléos (gorros) vermelhos e cachimbos. Será uma maneira divertida de atrair a atenção das pessoas para a necessidade de se resgatar os elementos da nossa cultura", disse o jornalista Jô Amado, um dos idealizadores do projeto.
À ocasião do evento os organizadores lançarão o manifesto do saci e recolherão assinaturas dos presentes. "O objetivo é enviar um projeto de lei ao ministro da cultura, Gilberto Gil, que estabeleça o Dia do Saci no país." A data escolhida não poderia ser outra, segundo os organizadores, senão o dia 31 de outubro.
Para a historiadora Marcia Camargos o saci-pererê é uma espécie seriamente ameaçada de extinção no mundo globalizado. "Defensor da natureza, dos nossos costumes e tradições, o saci dá o primeiro grito de alerta e convida todos os simpatizantes da Iara, do curupira, da cuca e do boitatá a abraçar sua causa."
As comemorações começam hoje, às 19h30, com roda de histórias com contadores locais (Casa Oswaldo Cruz) e apresentação musical (Restaurante Sol Nascente).
Amanhã, as atividades começam às 10h, com oficina de artesanato com Benito Campos (Chafariz). Às 14h, tem roda de histórias na Praça do Jongo e, às 15h, haverá apresentação do grupo 'Girassonhos'(Coreto) e a saciata. Em seguida a Praça do Jongo recebe o 'Boizinho', de Boiçucanga. Às 17h, na 'Hora do Saci', a Casa Oswaldo Cruz terá projeção do filme 'O Saci', com palestras sobre cultura popular tradicional e indústria cultural.
Às 20h30, Ivan Vilela se apresenta com a Orquestra de Violeiros de Campinas e, às 22h, tem 'Os Estrambelhados' (Coreto).
No domingo, uma gincana, às 11h, marca o último dia do evento. Às 14h, tem Regina Machado e Grupo Pé-de-Palavra e, às 15h, Teatro de Mamulengos, de Waldeck de Garanhus (Coreto).
O evento é aberto ao público. Mais informações: (0xx12) 3671-2669. (Fonte: ValeParaibano)

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Anchieta © Natto

Anchieta
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor