Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 16 de setembro de 2003 - Nº 867 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Litoral Norte
Litoral Norte não adere à greve dos Correios
Zoneamento é discutido no litoral
Religiosos querem lançar roteiro de Anchieta
Padre português chegou ao Brasil em 1553
Igrejas do litoral expõem relíquia
Litoral Norte ganha o 1º site de moda


Caraguatatuba:
Show em 3 dimensões com RPM no Caraguá Bike Week
Finalistas do concurso fotográfico “Veja Caraguá”
Fotógrafos expõem “Caiçaras” no Caraguá Praia Shopping
Madalena quer gás natural em São Sebastião


Ilhabela:
2ª Edição do Festival Jambalaya! de Jazz e Blues aporta em Ilhabela
Ilhabela realiza exposição itinerante em 18 cidades de São Paulo
Assaltantes roubam restaurante e atiram a esmo antes de fugir


São Sebastião:
Mulher é presa por promover prostituição em São Sebastião
260 jovens foram dispensados da corporação militar
Tarifa da balsa terá reajuste hoje
Capitania dos Portos alerta contra pirataria em naufrágios
Fundo Social recebe doação de agasalhos


Ubatuba:
Criança ganha "identidade" em Ubatuba
Polícia prende mulher com quase um quilo de maconha prensada
Mais de 3 mil eleitores para Conselheiros tutelares
Verbas são destinadas para programas de saúde
Dia Mundial de Limpeza de Praias - subaquático
Alteração na data do 7 º Uluwatu ZN de Surf

Seções:
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias do Litoral Norte Topo

Litoral Norte não adere à greve dos Correios

Litoral Norte - Os funcionários dos correios decidiram ontem, em assembléia, manter a greve deflagrada na quarta-feira. Este é o resultado de assembléias das regiões de Capinas e do Vale do Paraíba, conforme informou o secretário de imprensa do Sindicato dos Funcionários dos Correios, das regiões, Heraldo Eder Góes, que também envolve o Litoral Norte. Mas no Litoral Norte, os funcionários estão trabalhando normalmente.
Góes, no final da tarde de ontem, disse que ainda não havia recebido o resultado de assembléias de outras cidades, mas disse que a tendência seria a mesma, de manter a greve. Nova assembléia está prevista para a próxima segunda-feira.
Os trabalhadores querem reajuste do piso salarial de R$ 335 para R$ 1.500, com base nas perdas entre 1994 a 2002, o que representa 69% de reposição. Segundo Góes, a empresa ofereceu 6% de reajuste e aumento progressivo, conforme cada referência salarial, que pode chegar a 20% para a menor referência, o que não foi aceito. Goes declara que cerca de 10 mil funcionários dos Correios no Estado de São Paulo estão parados.
O fato de os funcionários dos Correios do Litoral Norte não estarem em greve não significa que o atendimento pleno ao público está garantido. Conforme assessoria de imprensa dos Correios, as correspondências não estão paradas, mas ocorre atraso. A maior dificuldade ocorre na cidade de São Paulo, onde o volume de correspondências é muito grande. (Fonte: Imprensa Livre)

Zoneamento é discutido no litoral

Litoral Norte - As audiências públicas para apresentação e discussão da minuta de decreto de zoneamento ecológico-econômico do Litoral Norte foram marcadas para os dias 10 e 11 de outubro, em São Sebastião e Caraguatatuba, respectivamente.
O zoneamento faz parte do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, que será elaborado pela CPLEA (Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental), subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
A partir de segunda-feira os interessados em participar das audiências podem ter acesso às informações do decreto e ao mapa da região nas quatro cidades da região (veja quadro abaixo).
O secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auracy Mansano, disse que a vantagem do zoneamento é o maior controle da ocupação habitacional da região, que cresce até 5% por ano. (Fonte: ValeParaibano)

Religiosos querem lançar roteiro de Anchieta
Roteiro vai possibilitar que pessoas conheçam obra do padre mesmo não sendo católicas

Litoral Norte - Para comemorar os 450 anos da chegada do padre José de Anchieta ao Brasil, a Associação Pró-Canonização de Anchieta, de São Paulo, estuda criar um roteiro turístico-religioso pelo Litoral Norte.
A idéia é destacar os locais onde o padre passou durante a sua trajetória de evangelização. O projeto conhecido por "Nos Caminhos de Anchieta" vai incluir as cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, e as regiões do Litoral Sul como Santos, Cananéia, Peruíbe, Itanhaém, Praia Grande, Mongaguá, São Vicente, Guarujá e Bertioga.
Segundo o presidente da associação, padre César Augusto dos Santos, a proposta é fazer uma peregrinação pelos locais onde o padre Anchieta percorreu.
A Universidade Católica de Santos está fazendo uma pesquisa desses pontos na região. O estudo deve ser concluído em outubro. "O roteiro vai possibilitar que as pessoas conheçam o religioso mesmo não sendo católicas", disse.
O padre afirmou que, uma equipe estará acolhendo nas respectivas cidades peregrinos que vão receber informações sobre a passagem de Anchieta no local. Será instalada uma estrutura com banheiros, água e lanche.
O roteiro pelos litorais Sul e Norte deve ter a duração de até três dias, caso seja feito a pé. A associação ainda não definiu a cidade que vai iniciar o roteiro.
"O resgate da presença evangelizadora de Anchieta é fundamental para a divulgação do processo de canonização do padre, que deixou sua história em várias cidades do litoral", disse.
Em Ubatuba, padre Anchieta ficou refém de índios Tamoios. Na praia Iperoig, ele escreveu o Poema da Virgem, que teve suas primeiras palavras feitas na areia da praia (leia texto nesta página).
Durante a peregrinação, os fiéis estariam recebendo um "passaporte" que seria carimbado nos pontos do roteiro. Ao completar todo o trajeto a pessoa seria contemplada com um prêmio.
No Espírito Santo já existe uma rota até Anchieta, cidade onde o religioso morreu. A caminhada tem duração de três dias e atrai mais de 3 mil fiéis.
Para o secretário de Turismo de Caraguá, Paulo Noronha, o roteiro será importante pois a cidade pouco explora o turismo religioso.
O projeto está sendo apresentado para as dioceses e prefeituras e deve ser colocado em prática em janeiro de 2004, após o aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25. O investimento ainda não foi divulgado. (Fonte: ValeParaibano)

Padre português chegou ao Brasil em 1553

Litoral Norte - O padre José de Anchieta nasceu em 1534 na cidade de La Laguna de Tenerife, nas Ilhas Canárias. Chegou ao Brasil em 1553 para ser o auxiliar do Padre Manoel da Nóbrega, que era superior da Companhia de Jesus, em São Paulo.
Padre Anchieta era um dos grandes estudiosos de latim, filosofia e dialética. Ele percorria várias regiões ensinando aos índios e aos filhos de colonos. O religioso foi o fundador de São Paulo.
Durante suas peregrinações, padre José de Anchieta teria passado pelo Litoral Norte nas cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
Em 1563, o religioso estava em Ubatuba cumprindo sua missão quando foi rendido pelos índios Tamoios.
Entre os meses de abril e setembro o padre Anchieta ficou refém dos índios, em Iperoig. No período, ele teria feito o Poema da Virgem, que contém 5787 versos. As primeiras palavras do poema foram escritas na areia da praia e depois passadas para os livros.
Hoje, há uma estátua de Anchieta na avenida Iperoig, em homenagem ao religioso.
O religioso, que foi beatificado pelo Papa João Paulo II, no Vaticano em 1980, é considerado o primeiro professor brasileiro.
O padre morreu em 9 de junho de 1597, com 63 anos, no Espírito Santo. Ele passou o resto de sua vida na antiga cidade de Reritiba, que após sua morte passou a se chamar Anchieta. (Fonte: ValeParaibano)

Igrejas do litoral expõem relíquia

Litoral Norte - As igrejas do Litoral Norte estão recebendo desde agosto uma imagem e a relíquia do padre José de Anchieta. A relíquia que é composta por um pedaço do osso da perna (fêmur) do padre, já percorreu 13 paróquias e comunidades de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
A maratona é um dos projetos da Associação Pró-Canonização de Anchieta, que busca divulgar o processo de santificação do beato.
"A nossa idéia é propagar as obras que o padre realizou durante sua vida. A visita da relíquia aproxima as pessoas da história do religioso", disse o padre César Augusto dos Santos, presidente da associação.
Hoje, a relíquia será levada da paróquia Exaltação da Santa Cruz, na região central de Ubatuba, para a igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Ipiranguinha. No dia 18, a visita será na Capela São Benedito, no Estufa. No dia 22, a relíquia segue para a Diocese de Santos (SP), encerrando a peregrinação no litoral. (Fonte: ValeParaibano)

* Poema da Virgem
Padre José de Anchieta

"E, como és Mãe dos justos, assim o és também dos pecadores, Mãe única de todos, de todos salvação! Abre, pois, aos filhinhos teu seio maternal e sinta minh'alma que, de fato, és minha Mãe. Ouça, por tua bondosa intercessão, meus rogos aquele que sofreu ser, por nosso amor, teu Filho!"
Trecho página 195, Canto III - Letras, Editora Paulus
* O poema foi escrito em 1563 entre abril e setembro durante o período que o padre José de Anchieta esteve refém dos Tamoios em Iperoig, Ubatuba. O poema tem 5787 versos. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte ganha o 1º site de moda
Há menos de um mês no ar, o site superchic.com.br chegou para mudar o conceito de moda na região.

Litoral Norte- Projeto, de autoria do jornalista e produtor de moda, Karlos Ferreira, é realmente Superchic. No portal de moda www.superchic.com.br  o internauta poderá encontrar dicas para mulheres e homens ficarem ainda mais elegantes, além de seções bem completas, para quem quer ficar antenado com as últimas tendências do mundo fashion.
Outra novidade são matérias e coberturas dos principais eventos de moda do mundo, como o São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Paraná Fashion, New York Fashion Week, Recife Fashion,entre outros.
Para ter esta cobertura, o site conta com correspondentes e colaboradores em 12 Estados brasileiros e em pólos da moda, como Londres, Nova York, Paris ,Los Angeles, Argentina, Portugal e Milão.
No Superchic, as últimas notícias, novidades, tendências e fofocas se juntam a galerias completas com as coleções do mais badalados estilistas nacionais e estrangeiros.
“Visual bem descolado e, mais legal: é em português. Iniciamos nosso trabalho tendo como meta principal informar as pessoas da região sobre tudo o que acontece no universo da moda, tanto a nível regional, nacional e, através de nossos correspondentes, a nível nacional e internacional. Queremos unir arte e moda, transpondo as diferenças entre as duas manifestações, para mostrar que, de supérfluo, a moda não tem nada." informa Acácio Gomes, editor chefe do site.
O objetivo do portal, segundo o coordenador geral Karlos Ferreira, é, através da web,hoje um dos meios de informação mais rápidos, atuais e democráticos, discutir,informar, formar e divulgar a moda.
"A criação do primeiro site de moda do litoral brasileiro tem a intenção de aproximar empresas, instituições, leitores e profissionais proporcionando maior comunicação entre eles, gerando maior qualidade dos serviços, maior quantidade de informação, e para divulgar a moda produzida em cada Estado brasileiro", conta. (Fonte: Superchic)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Show em 3 dimensões com RPM no Caraguá Bike Week

Caraguatatuba - Além da esperada concentração com o desfile oficial liderado pelo ator Lorenzo Lamas com todos os Motoclubes presentes no Caraguá Bike Week, o evento também apresenta às 23 horas, o show com RPM, no qual o vocalista Paulo Ricardo canta os maiores sucessos da sua carreira.
No domingo, último dia do evento, às 14 horas tem início o grande show de encerramento com as melhores bandas de rock´n´Roll. Todos os dias haverá gincanas, brincadeiras, concursos, farta distribuição de prêmios para motoclubes e algumas surpresas a todos.
Central Reggae - Outro atrativo durante o Caraguá Bike Week, é o Central Reggae In Concert, que reúne sete bandas de reggae, no Campo do Clube XV de Novembro, neste domingo, a partir das 14 horas. Além de shows de reggae com Tribo de Jah, Jambra, Bichos da Costeira, Besouro Mangangá, Mystical Roots, Dagô & Radical Roots, Reggae Style, o evento vai contar com o DJ de Reggae, Samuel, filho do vocalista Fauzi. Também está na programação do evento um desfile da Garota Reggae. O Central Reggae in Concert é realizado pela Central Matatlântica e Lokoepoko Produções. Os ingressos custam R$ 7,00
Surpresas durante o Show - R.P.M faz um show em 3D no Caraguá Bike Week 2003. A novidade do espetáculo é a tecnologia em três dimensões, que provoca novo visual ao público, através da utilização de um óculos especial. Serão distribuídos 3 mil óculos ao público. A iluminação é de Dany Nolan (ex Sting, Tina Turner e Peter Gabriel).
A turnê ‘RPM 2002 - A volta do espetáculo’ é uma superprodução que conta com orquestra, belíssimas projeções artísticas, computação gráfica e pela primeira vez, efeito em terceira dimensão em um show. “Vamos distribuir óculos em terceira dimensão para as primeiras três mil pessoas que comprarem o ingresso para o show em Caraguatatuba”, explica o empresário José Lopes de Alencar, diretor da TOP Brasil.
A iluminação do show é assinada pelo inglês Dany Nolan, que já trabalhou para Sting, Tina Turner, Peter Gabriel, Rita Lee e Marisa Monte. O cenário é de Cássio Aramantes.
Em 1986, laser, gelo seco, dois ônibus, duas carretas, e uma colossal aparelhagem de som contribuíram para a venda de 2,5 milhões de cópias do então LP, ao vivo - resultado de 270 espetáculos ao longo de um ano e três meses excursionando pelo Brasil.
As novidades tecnológicas sempre foram um destaques da banda e deverão ser dos pontos fortes do show completo que será apresentado em Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Finalistas do concurso fotográfico “Veja Caraguá”

Caraguatatuba - A noite de 11 de setembro teve um sabor diferente para os fotógrafos em Caraguá. Estiveram reunidos no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, para a premiação dos vencedores, os 10 fotógrafos finalistas do concurso fotográfico “Veja Caraguá”, Eloiza Antunes de Oliveira, presidente da Fundacc, Maria do Carmo, diretora de cultura da entidade, e membros da Comissão Municipal Setorial de Cinema Vídeo e Fotografia da Fundacc, responsável pela organização do concurso e público em geral.
O julgamento aconteceu no dia 30 de agosto pelos repórteres fotográficos da ARFOC - Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo, Juvenal Pereira, Michela Brígida e Vidal Cavalcante, e os trabalhos ficaram expostos no MACC para o voto popular, que indicou mais um trabalho vencedor.
Os cinco fotógrafos selecionados da categoria profissional foram Sérgio Kazumi Minato, Edvaldo Nascimento, Gianni D´Angelo, Felipe Vernizzi e Benedito Pedro N. de Jesus Neto. Na categoria amador, foram: Benedita Vieira dos Santos, Antonio Valério dos Santos, Daniel Forjaz, Cynthia Faria Oliveira e Marcos Augusto da Silva Fonseca.
O vencedor na categoria profissional foi Gianni D’Angelo, com o conjunto “Antes da Pescaria”, recebendo R$1.200 reais; na categoria amador foi Antonio Valério dos Santos, com “Pescador Artesanal” que levou o prêmio de R$800 reais. O fotógrafo eleito pelo voto popular foi Felipe Vernizzi, com o trabalho “Foz do Rio Juqueriquerê”que ganhou um kit com produtos fotográficos.
O concurso tem o objetivo de criar um documento fotográfico da população de Caraguatatuba, mostrando seu modo de vida e costumes, a cultura do caiçara nativo e daquele que adotou a cidade com seus costumes adaptados para o litoral. As fotografias inscritas farão parte do acervo da Fundacc para pesquisas do público em geral e publicações institucionais. (Fonte: Fundacc)

Fotógrafos expõem “Caiçaras” no Caraguá Praia Shopping

Caraguatatuba - Os fotógrafos da Comissão Municipal Setorial de Cinema, Vídeo e Fotografia da Fundacc realizam de 10 a 28 de setembro, a exposição coletiva “Caiçaras”. As fotos estão no piso superior do Caraguá Praia Shopping. O trabalho é uma coletânea de cenas produzidas pelos fotógrafos retratando o cotidiano dos pescadores artesanais de Caraguatatuba.
São cerca de 40 fotografias dos fotógrafos; César Amorim, Cynthia Faria Oliveira, Felipe Vernizzi, Gustavo Grunewald , Jules Verne Maurílio Alves, Regina Dias, Thales Stadler. (Fonte: Fundacc)

Madalena quer gás natural em São Sebastião
Parlamentar defende que jazida encontrada pertence ao Litoral Norte

Caraguatatuba - A Vereadora Madalena Maria Fachini – Madalena Fachini (PSB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, protocolou Requerimento solicitando o apoio e o empenho do Parlamento Municipal e sua presidência, quanto a recente descoberta das jazidas de petróleo e gás natural no litoral de São Paulo. A legisladora defende a descoberta para São Sebastião e não em Santos.
A Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.), informou recentemente que foi descoberta uma jazida de grandes proporções de petróleo e gás natural. Segundo a estatal a jazida foi encontrada no Litoral Sul, na Bacia de Santos, mas de acordo com a localização da jazida, a mesma está apenas a 137 quilometros, em linha reta, de São Sebastião.
Para Madalena Fachini a jazida foi encontrada no Litoral Norte e não no Litoral Sul. “Com estas medidas e distâncias a jazida pertence ao Litoral Norte, mais precisamente ao nosso vizinho São Sebastião”, disse.
Ao mesmo tempo, defende também a idéia de que o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, seja o receptor de tudo que for extraído na nova jazida, usando o local para transbordo e distribuição às refinarias mais próximas. “Estando tão próximo e com o aparato existente na região e contando com a categoria e experiência da Petrobrás, observo que seria gasto desnecessário a condução deste óleo e gás para outro lugar”, objeta.
A Vereadora não pára por aí. Ao mesmo tempo que defende a “posse” da jazida para o Litoral Norte e o Tebar como o melhor e mais próximo aparato da Petrobrás para isso, quer que o Presidente da Câmara de Caraguá, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), convoque a estatal, as Câmaras restantes, os prefeitos, associações e ong’s do Litoral Norte e a população em geral, para um debate amplo sobre o assunto.
No Requerimento a Parlamentar considera os efeitos econômicos que isto trará para a região, bem como que o Litoral Norte precisa ter uma visão geral dos fatos e ficar a par dos benefícios e malefícios que esta jazida irá trazer ao povo, suas belezas naturais e praias. “Não é a toa que o Petróleo é chamado de ‘Ouro Negro’. Se bem cuidado e administrado é uma fonte quase inesgotável de recursos financeiros e prosperidade, mas se não houver segurança e cuidado com o Meio Ambiente, pode levar o Litoral Norte a sua completa ruína econômica”, frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

2ª Edição do Festival Jambalaya! de Jazz e Blues aporta em Ilhabela

Ilhabela - O festival Jambalaya! de jazz e blues, que teve sua primeira edição no Rio de Janeiro o ano passado, trará este ano atrações não só para o Rio, mas para São Paulo e Ilhabela. A Prefeitura de Ilhabela, Associação Comercial e Associação de Hotéis em parceria com a produtora do festival realizarão dois shows internacionais na segunda edição do evento dias 17 e 18 de outubro em Ilhabela. O Jambalaya! vai de 5 a 12 de outubro no Rio, com shows dias 7, 9 e 14, no Bourbon Street, em São Paulo.
As atrações que prometem ferver Ilhabela em outubro são a cantora Ângela Hagenbach, dia 17 e a Banda The Wild Magnólia, dia 18. Os shows serão gratuitos e deverão acontecer em um palco montado no passeio público, na Vila, a partir das 21h. De acordo com o secretário de turismo, Ricardo Fazzini, a intenção do prefeito Manoel Marcos em trazer estas primeiras apresentações para Ilhabela é fazer com que o festival entre para o calendário fixo da cidade. “A prefeitura irá investir em shows de primeira linha e dará toda estrutura para ser um sucesso”, afirmou Fazzini.
Além dos shows a prefeitura também programou um workshop, ainda sem local definido, para músicos da região interagirem com os músicos americanos e o grupo The Wild Magnólias, que tem como característica a descendência de índios americanos, fará uma palestra em uma escola pública do município, ainda não escolhida.
Jambalaya! - O Jambalaya! é um festival que reúne artistas brasileiros e internacionais, com muito jazz, blues, bossa nova, samba e pratos típicos, fazendo uma ponte entre as culturas que mais entendem de música e gastronomia no mundo.
Porque este nome? Jambalaya é um prato típico da culinária negra de New Orleans, combinação arroz com lingüiça e camarão. Esta excitante mistura de ingredientes, onde o picante não pode faltar, reflete o sabor musical do Jambalaya! Sem nunca perder o ponto, mesclando na conta certa música e ritmos nacionais e internacionais, o festival vem repleto de experiências saborosas, puro deleite para os sentidos de fino paladar.
As atrações - Ângela Hagenbach, que largou uma bem sucedida carreira de modelo para se dedicar à música, já lançou quatro cds, onde confortavelmente domina as delicadas diferenças e nuances entre os estilos de jazz, com voz impressionante, ritmo e um profundo e afiado sentido de timing, aquilo a que Ella Fitzgerald vivia se referindo como fundamental. Não era do seu tempo, nem Ângela procurou imitar, até porque inovar é com ela mesmo, mas dá para ouvir e perceber como carrega a mesma alma, espírito, emoção e sentimento das grandes cantores de jazz dos anos 40 e 50. De quebra, adora música brasileira, ama Tom Jobim e fará, no Jamabalaya!, seu primeiro show no Brasil.
O The Wild Magnólias é a grande novidade deste Jambalaya!. Não se deixe levar apenas pelo visual dos índios americanos, nem pense que as ricas fantasias são um inconseqüente recurso de palco. Trata-se de uma homenagem às tribos indígenas da Lousiana que acolhiam e defendiam os escravos fugidos. Uma das 20 tribos que desfilam no carnaval da cidade – o Mardi Gras – o som da banda é puro New Orleans: uma mistura de jazz local, cânticos indígenas, o funk, ritmos latinos e afro-caribenhos com forte percussão, mesclados com muita alma, mais a alegria e saudável anarquia do Mardi Gras. Nos últimos anos passou a excursionar pelo resto do país, sendo que sua apresentação no Kennedy Center, em Washington D.C., deu ao grupo o merecido aval da crítica. (Fonte: PMI)

Ilhabela realiza exposição itinerante em 18 cidades de São Paulo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela em parceria com o Sebrae e o apoio da Associação Comercial e Associação de Hotéis de Ilhabela iniciará em outubro uma exposição itinerante por 18 cidades do estado de São Paulo. O Expo Ilha consiste em workshops realizados pela equipe da secretaria municipal de turismo com agentes de viagens, órgãos de imprensa, clubes e empresas das cidades visitadas expondo de uma maneira personalizada as belezas e atrativos de Ilhabela.
O calendário de viagens iniciará dia 20 de outubro com o primeiro workshop na cidade de São Paulo passando, até o dia 20 de novembro, pelas cidades de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Santo André, São José dos Campos, Guarulhos, Jundiaí, Campinas, Piracicaba, Botucatu, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.
O investimento do projeto é de aproximadamente R$110 mil sendo 25% custeado pelo município e 75% pelo Sebrae, que também firmará acordo de parceria para divulgação no município. O prefeito Manoel Marcos aprovou o projeto, que considerou mais produtivo e endossou o investimento no município.
Segundo o secretário de turismo, Ricardo Fazzini, em reunião com o prefeito Manoel Marcos, Associações Comercial e de Hotéis ficou decidido que ao invés de participar da Aviestur 2003 – feira dos agentes de viagem do interior de São Paulo – optaram por fazer o Expo Ilha. “Acredito que desta forma vamos diminuir o gasto com material de divulgação desperdiçado e apresentaremos Ilhabela diretamente aos pólos emissores”, conclui Fazzini.
Os trabalhos enfocarão, principalmente, as atividades que podem ser realizadas o ano inteiro como o ecoturismo e o turismo de aventura, atraindo turistas em meses de baixa temporada, quando a Ilha é tão atraente quanto no verão, só que por com preços mais acessíveis. (Fonte: PMI)

Assaltantes roubam restaurante e atiram a esmo antes de fugir

Ilhabela - Dois assaltantes invadiram na noite de quinta-feira o restaurante Deck, localizado no bairro Itaguassu.
Por volta das 23 horas a dupla entrou, escondendo os rostos com camisas. Ele foram até o caixa, de onde pegaram R$ 350. Antes de fugir, eles deram dois tiros dentro do estabelecimento, fugindo em uma moto escura.
A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento pelo bairro, mas sem encontrar os suspeitos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

Mulher é presa por promover prostituição em São Sebastião

São Sebastião - A comerciante L.K.F., 60 anos, foi presa na madrugada de ontem suspeita de contratar mulheres para trabalhar em uma casa de prostituição localizada no centro de São Sebastião.
Em blitz no local, a polícia encontrou uma menor de 17 anos e outras nove mulheres com idades entre 20 e 30 anos. A boate fica na rua Amazonas, próxima ao porto.
Segundo a delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de São Sebastião, Elyana Camargo, no momento da prisão, havia vários clientes, a maioria estrangeiros.
"Várias mulheres são de outros municípios, como Curitiba (PR). Elas possivelmente são atraídas por causa do movimento de clientes do exterior, que pagariam os programas em dólares", disse.
Segundo a polícia, as mulheres disseram que L. lhes dava um quarto para morar, comida e remédios, em troca dos programas.
L. disse no depoimento que não havia prostituição na boate e que as mulheres faziam shows artísticos, de acordo com a polícia.
"A mãe da menor confirmou que sua filha fazia programas e, como tem dois filhos, sustentava as crianças com o dinheiro", disse a delegada.
A menor foi liberada e ficará com a mãe. A boate funcionaria há cerca de 20 anos e não foi fechada. O Conselho Tutelar informou que vai apurar o caso.
"Vamos ouvir as funcionárias. A polícia poderá identificar o local de origem das mulheres por meio de impressões digitais, pois elas não portavam documentos", disse a delegada.
O ValeParaibano não conseguiu falar com nenhum responsável pela casa noturna. L. foi encaminhada para a Cadeia Pública de Ubatuba. Ela vai responder por favorecimento da prostituição. A pena varia de dois a cinco anos de prisão. (Fonte: ValeParaibano)

260 jovens foram dispensados da corporação militar

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, esteve ontem, dia 12, no ginásio José de Souza Gringo, o “Gringão”, juntamente com o assessor para Assuntos da Defesa Civil e Proteção ao Cidadão, Cel. Rui Nogueira de Lima, e o presidente da Câmara, Marcos Leopoldino, para a entrega de certificados de reservistas a 260 jovens de 18 anos, que foram dispensados da corporação militar por excesso de contingente. Segundo o Cel. Rui, a demanda foi maior do que a procura.
Na cerimônia, os jovens fizeram o juramento à bandeira e cantaram o hino nacional, ao som da Banda Municipal. “É muito importante para o município e para estes jovens, principalmente, que tenham contato com a cidadania, com a civilidade. Eles estão agora aptos, pois juraram que, ao serem chamados para a proteção da pátria, cumprirão suas obrigações como bons brasileiros, prestando este serviço imediatamente, com o sacrifício da própria vida, se necessário”, disse o coronel.
Ao todo, 778 jovens foram alistados entre o mês de janeiro e abril. (Fonte: PMSS)

Tarifa da balsa terá reajuste hoje

São Sebastião - As tarifas das travessias litorâneas serão reajustadas a partir de hoje, segundo resolução da Secretaria de Estado dos Transportes, publicada ontem no "Diário Oficial" do Estado.
De acordo com a resolução o reajuste concedido, de 31,52%, foi baseado no índice do IGPM da Fundação Getúlio Vargas, acumulado no período de junho de 2002 a maio deste ano.
Os reajustes, no entanto, serão aplicados em duas parcelas -a primeira será de cerca de 23% e, a segunda, válida a partir de 1ª de janeiro de 2004, de 7%.
Com o aumento, o preço para a travessia entre os municípios de São Sebastião e Ilhabela, no Litoral Norte do Estado, passará de R$ 3,80 para R$ 4,70 para pedestres, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, o valor que hoje é de R$ 5,70 passará para R$ 7,10.
Já para os carros de passeio, o preço da tarifa vai subir de R$ 7,60 para R$ 9,40, durante a semana, e de R$ 11,40 para R$ 14,10, no finais de semana e feriados. As tarifas são válidas para ida e volta. Quatro balsas operam entre São Sebastião e Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Capitania dos Portos alerta contra pirataria em naufrágios
Esta semana, a Marinha recebeu denúncia da ação de mergulhadores na área do navio “Velasques”, próximo à Ponta da Sela. Região abriga uma série de embarcações no fundo do mar

São Sebastião - O delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião – Marinha do Brasil, comandante Paulo Rogério de Souza Almeida, está fazendo um alerta contra a “pirataria” em navios naufragados na região.
Esta semana, ele recebeu denúncia da ação de mergulhadores na área onde estão localizados os destroços do “Velasques”, um navio a vapor que afundou em 1908, próximo à Ponta da Sela, em Ilhabela.
“A informação que recebemos era de que um barco chamado Coroné 5 estaria no local do naufrágio. Localizamos a embarcação em uma marina de Ilhabela. Interroguei o proprietário e ele me disse que estava limpando o hélice do navio naufragado para fazer uma foto e vendê-la para o canal Discovery”, relatou o delegado. Ele informou que a embarcação acabou sendo autuada por atraso na transferência de documento, já que não havia nenhum tipo de material do “Velasques”.
O ex-proprietário do barco, que preferiu não se identificar, informou que a embarcação foi vendida e também negou a retirada de qualquer tipo de material do local. Mesmo assim, a Marinha proibiu a navegação do Coroné 5 na área do naufrágio.
Conforme o comandante Paulo Rogério, o caso serve de alerta. “A Capitania sabe que existem ações de piratas, que roubam materiais de naufrágio. As pessoas devem denunciar, pois trata-se de um patrimônio do Litoral Norte. Toda vez que alguém retira uma peça do fundo do mar, está tirando o sustento de famílias que trabalham com o mergulho. O naufrágio aqui é renda, emprego e lazer”.
De acordo com o delegado, a Lei 7.542/86 aborda pesquisa, exploração, remoção ou demolição de bens e coisas submersas. “Não podemos aceitar a retirada destes materiais, enquanto que as autoridades lutam pelo turismo”.
Segundo Ricardo Prata, da Colonial Diver, empresa do ramo de mergulho esportivo, em Ilhabela, na área do “Velasques” existem pedaços do leme, caldeiras e pás de hélice. “Nós recebemos a informação de uma recente dragagem, o que não é permitido. Antigamente, na década de 40, o pessoal saqueava e hoje restam poucas peças. Não podemos deixar que se acabe”, concluiu.
Navio Velasques - O Velasques, navio inglês a vapor, era um transatlântico de médio porte, construído em 1905 pela empresa Lamport e Holt, da Inglaterra. Num dia em que fazia a rota Buenos Aires/Nova Iorque colidiu com uma costeira de pedras.
Antes do acidente, ainda fez uma viagem Liverpool/Buenos Aires, em março de 1906. Já na nova rota tinha escala regular em Santos, onde no dia 15 de outubro de 1908 recebeu passageiros e pouco mais de 2 mil sacas de café. Na manhã seguinte, após algumas horas de navegação, foi envolvido por um vasto nevoeiro.
Por volta das 22h, por causas indeterminadas, mas segundo especialistas, provavelmente por erro de navegação, o “Velasques” estava prestes a afundar. O navio bateu sua lateral direita e a popa contra as pedras, abrindo rachaduras no casco. Tripulantes e passageiros utilizaram botes para abandonar a embarcação.
Atualmente, o local exato do naufrágio é assinalado por uma pedra a um metro fora d’água, ao sul da Ponta da Sela. A profundidade varia entre 12 e 14 metros perto da costeira e 25 metros na parte mais funda.
Para os mergulhadores, a área é de grande atração, contudo dificilmente se tem uma boa visão do conjunto, devido ao processo de desmantelamento gradual. A história dos naufrágios ocorridos na região pode ser conhecida no museu da Fundamar (Fundação Mar), no Balneário dos Trabalhadores, em São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Fundo Social recebe doação de agasalhos

São Sebastião - A presidente do Fundo Social de São Sebastião, Elsa Julião, recebeu hoje, sexta-feira, dia 12, uma doação de agasalhos da empresa de ônibus Autoviass.
A arrecadação foi realizada com os funcionários da própria empresa, durante os meses de junho e agosto deste ano. Esta é a segunda vez que a empresa realiza a doação ao Fundo Social. “O mais importante é que estas pessoas dividem o pouco que têm”, disse Valéria Soares, uma das diretoras da empresa.
Segundo Elsa Julião, os agasalhos serão destinados de acordo com o trabalho que já é realizado pelas assistentes sociais. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Criança ganha "identidade" em Ubatuba

Ubatuba - Cerca de 1.000 estudantes, com idades entre 7 e 15 anos, que participaram do "Projeto Identidade Ubatuba", ganharam nesse final-de-semana a Carteira de Identidade.
Uma equipe do Poupatempo de São José dos Campos esteve na rua Benedito Gil de Oliveira, 106, no bairro Araribá, confeccionando os documentos para alunos do ensino fundamental da rede pública de Ubatuba.
O atendimento foi realizado das 9h às 17h30 e foi restrito aos alunos que participaram do "Projeto Identidade", que durou quatro meses em Ubatuba. O trabalho teve como objetivo reforçar aos alunos a importância do nome e de possuir documentos pessoais. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia prende mulher com quase um quilo de maconha prensada

Ubatuba - A Polícia Civil prendeu na tarde de ontem, a dona de casa C.B.S., 20 anos, com quase um quilo de maconha. Os policiais investigavam um furto de jóias, quando chegaram na suspeita de tráfico, no bairro Estufa II.
Conforme a polícia, há uma semana, a equipe composta pelos policiais civis Wagner Martines, Luiz Monteiro, Paulo Maurício, Dalmiana e Rildo Norberto, sob o comando do delegado Luiz Henrique dos Santos Miranda, investigava um furto.
Os policiais chegaram a um suspeito, que os encaminhou para a casa da irmã. Na residência, procurando as jóias, a equipe acabou encontrando a droga em tabletes e material próprio para embalagem e balança.
O entorpecente estava na prateleira da sala e armário. Na casa também foram localizados dois cachimbos usados para fumar crack. C.B.S. foi encaminhada à delegacia, onde ficou presa na cadeia feminina local. (Fonte: ValeParaibano)

Mais de 3 mil eleitores para Conselheiros tutelares

Ubatuba - A eleição de quarta-feira para conselheiros tutelares levou 3.071 cidadãos ao ginásio municipal de esportes para darem seu voto.
Foram cinco conselheiros eleitos, que tomam posse no dia 17 de outubro.
Yara Regina Camargos foi a candidata eleita com o maior número de votos, 746 ao todo: “Agradeço a Deus e a todos que me apoiaram e reconheceram meu trabalho. É importante que as pessoas saibam que um conselheiro tutelar tem que ir às ruas, procurar crianças e adolescentes que precisem de ajuda, enfim, atuar 24 horas por dia e não ficar apenas na sede”.
As outras candidatas que conseguiram o cargo foram: Juracina Maria de Jesus Bento, com 428 votos; Elisabete Matos Guimarães, com 265 votos; Rute Ribeiro de Campos, com 247 votos e Selma Hecher, com 246 votos. (Fonte: Imprensa Livre)

Verbas são destinadas para programas de saúde

Ubatuba - O Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde encaminhou nove ofícios ao Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB) informando a liberação de verbas para a secretária de saúde do município. Para o acompanhamento de pacientes da saúde mental foram destinados R$ 7.967,70. Já o programa de pagamento de gestão plena de sistema municipal - média complexidade recebeu R$ 170.746,97, assistência pré - natal, R$ 1.110,00, registro civil e nascimento, R$ 60.00, tratamento de câncer de colo uterino, R$ 107.00 e cirurgias de varizes, R$ 1.222,17. Tuberculose, R$403,20 e fisioterapia, R$ 632,48.

Dia Mundial de Limpeza de Praias - subaquático

Ubatuba - A Associação das Empresas de Mergulho de Ubatuba, entidade recém formada em Ubatuba - SP, estará realizando na cidade o “ Clean up Day Subaquático – 2003” que ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro próximo .
Este evento já ocorre em Ubatuba desde 1997, promovido pela Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta em parceria com as operadoras locais. Desde o ano retrasado a parceria vem aumentando e neste ano todas as operadoras locais, reunidas em associação, estarão promovendo o evento e a limpeza ocorrerá em todas as ilhas próximas (Anchieta, Palmas, Couves e Vitória).
O evento subaquático é um desdobramento do Dia Mundial de Limpeza de Praias, um dos maiores eventos mundiais de educação ambiental há 17 anos vem sendo promovida em vários países por iniciativa da The Ocean Conservancy e Centre for Marine Conservation.
A Fundação Projeto A.W.A.R.E., ligada a PADI, uma certificadora de mergulho apóia o evento, fornecendo materiais e brindes para os participantes, além de empresas fabricantes de equipamentos.
No sábado a noite, dia 20 será realizada uma confraternização na SUNSET Pub no bairro das Toninhas em Ubatuba com inicio as 20 h, onde haverá sorteio de brindes entre os participantes do evento. Adesões podem ser adquiridas nas sedes das operadoras locais, será fornecido gratuitamente um kit com camiseta, adesivo e convite para o evento na noite de sábado aos participantes.
Pensar Globalmente e Agir Localmente é o propósito desta ação de conscientização para o problema de poluição submarina, as operadoras de mergulho locais comprometidas com as questões ambientais globais.
Participe, divulgue!

Alteração na data do 7 º Uluwatu ZN de Surf
O campeonato foi transferido para os dias 18 e 19 de outubro

Ubatuba - O 7º. Campeonato Uluwatu ZN de Surf mudou de data. Agendado desde o começo do ano para os dias 4 e 5 de outubro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de SP, o evento teve que ser transferido para os dias 18 e 19 do mesmo mês. O motivo foi a antecipação da etapa do brasileiro amador, que acontece em Itacaré, prejudicando na distribuição do staff da organização da Federação Paulista de Surf.
Sendo um dos grandes marcos do surf na região, o campeonato sempre atrai uma legião de surfistas dispostos a faturarem as excelentes premiações. No ano passado Denis Rodrigues levou a melhor na categoria open e Marcelo Guerreiro controlou com perfeição o pranchão para ser o campeão da longboard.
Porém, o evento não proporciona grandes emoções somente entre os moradores da zona Norte. Surfistas de todo o Brasil podem participar das mesmas categorias exclusivas para “os de fora”. Na categoria longboard aberto o espetáculo sempre é garantido, já que os melhores longboards do país marcam presença.
Amaro Matos, segundo colocado do ano passado só foi elogio. “Acho demais a iniciativa da Uluwatu em fazer um campeonato desse nível, se tornando um dos melhores eventos amadores no país. Devido à excelente premiação, muitos atletas de alto nível vêm competir, elevando ainda mais a qualidade da competição. O evento serve de exemplo para outras empresas que querem investir no esporte”, declarou Amaro que foi superado pelo Luis Juquinha.
Na categoria open aberto, o local de Camburi, Maer Marques era só alegria ao conquistar pela segunda vez o título. Todos os vencedores ganharam passagens aéreas para Costa Rica, além de pranchas, longboards, roupas de borrachas e kits recheadíssimos distribuídos entre os finalistas.
As inscrições já estão abertas e os interessados devem entrar em contato nas lojas Uluwatu pelos telefones (0xx11) 6203-8015 / 3862-4861 / 3873-9350. As categorias Open e Longboard ZN são exclusivas para quem mora na região, sendo obrigatório a apresentação de comprovante de residência. As categorias abertas são válidas para todos os atletas. O valor da inscrição é de R$ 40,00, com direito a uma camiseta e um boné.
Mas o show não fica somente dentro do mar. A Goofy Cabo de Guerra é uma atração à parte. Reunindo várias equipes devidamente uniformizadas, os duelos são travados na areia, onda a força e o trabalho de equipe são decisivos para arrastar literalmente a equipe adversária. Todos os participantes recebem um par de tênis Goofy.
A Rusty Best Wave premiará o competidor que fizer a melhor nota durante o evento com uma prancha Rusty novinha em folha. Portanto, todas as quatro categorias têm chances de faturar a premiação.
As demais categorias recebem para o primeiro colocado um cheque de R$ 1.500,00 em mercadorias a sua escolha nas lojas Uluwatu. O segundo lugar leva uma prancha de surf ou um longboard, conforme a categoria. A terceira colocação fatura uma roupa de borracha Mormaii e o quarto melhor leva kits contendo: tênis Reef, bermuda, camiseta e um leash. Todos os finalistas recebem troféu.
Vale lembrar que o Uluwatu ZN de Surf serve de seletiva para a disputa no confronto final do Circuito Maresia SP Contest 2003. A equipe da Zona Norte será formada pelos oito melhores da categoria open, mais quatro da longboard. Àqueles que estiverem participando da categoria open e que tenham a idade de 18 anos poderão correr também na categoria junior no dia do confronto final.
O 7º. Campeonato Uluwatu ZN de Surf conta com os patrocínios da Hang Loose; Reef; MCD; Mormaii; Local Motion; Goofy Cabo de Guerra; Onbongo; Wagon; Rusty Best Wave; Billabong. Apoio: Glasser; Storm Rider; Pro-Lite; Bxel; Claptons. Divulgação: Waves. Colaboração: Associação de Surf Cidade de São Paulo; Federação Paulista de Surf; Prefeitura de Ubatuba; Associação Ubatuba de Surf; Sociedade Amigos de Itamambuca; Circuito Maresia SP Contest 2003. (Fonte: Fama Assessoria)

Artigo Topo

O chôro dos prefeitos
Irineu Nalin

A choradeira dos prefeitos esconde na verdade o lado perverso de nosso sistema governamental.
Muitos deles administram cidades que foram emancipadas sem preencherem os pré-requisitos mínimos e sobrevivem através do mecanismo de transferências efetuados pelas esferas superiores, responsáveis pela arrecadação, principalmente dos impostos indiretos que contemplam essas transferências (Quota parte no ICMS, FPM, etc.).
De um lado, temos o fato mais recente de que a redução do nível de atividades provocou uma certa redução na arrecadação desses impostos o que consiste em uma situação conjuntural um pouco prolongada, apesar da elevada carga imposta, 36% do PIB.
Mas de outro lado, sem grandes exceções, os municípios ostentam uma estrutura administrativa ultrapassada, pesada, cara e ineficiente. A lição de casa precisa ser feita urgentemente, mas quando ocorre uma reforma administrativa, geralmente, ao contrário de simplificarem os métodos de gestão, procuram copiar modelos administrativos de municípios de grande porte. Quantos municípios já contrataram, por exemplo, um Gerente de Cidade ? Uma forma de iniciar a modernização e racionalização da gestão pública.
Há também a choradeira de alguns privilegiados, que por conta disso esbanjam recursos e sentem que as discussões da Reforma Tributária, pode acabar com isso. Essa injustiça que vigora há muitos anos e que ninguém fazia nada. Falo do critério de rateio da quota parte do ICMS, que por força Constitucional (Artº 158, § Único. Inciso I), condiciona em 75% pelo critério do Valor Adicionado, sendo o restante definido por Lei Estadual, tendo cada Estado adotado o seu.
E o que é Valor Adicionado ? Na cadeia produtiva, consiste no que foi agregado ao processo; ou seja, o preço final do produto, descontado os insumos (matéria prima) utilizados; no comércio: a diferença entre o preço da mercadoria no atacado e no varejo. O mecanismo de apuração é um pouco mais complexo, por envolver ainda, estoques de inicio e final de exercício.
Mas, o que interessa entender é que o peso atribuído a essa variável é demasiado elevado, por privilegiar localidades que contam com plantas industriais, cujos processos geram alto valor agregado e podem não ter uma demanda compatível e prejudicar outras localidades mais populosas e com grande demanda, um clássico exemplo são os municípios dormitórios da Grande São Paulo..
O que deveria ser priorizada é a variável população, que na verdade é a que determina a demanda de bens e serviços públicos. Essa seria a alteração Constitucional mais justa, deixando os demais critérios a cargo de Lei Estadual.
Tomemos , por exemplo, no caso do Estado de São Paulo, como se comporta o índice de participação vigente para este exercício de alguns municípios.
Um município do porte de Campinas (índice:2,63) com 900 mil habitantes, apresenta uma demanda, por educação, saúde, etc. muitas vezes maior, que por exemplo sua vizinha Paulínea (índice:3,51) com 50 mil habitantes, no entanto recebe como transferências de ICMS, muito menos. E assim temos inúmeros outros exemplos comparativos: Bauru (índice: 0,515) um centro regional com 300 mil habitantes recebe menos que São Sebastião (índice: 0,701) com 50 mil habitantes, que conta principalmente com um Terminal Marítimo, que recebe e envia para as refinarias, não processando nenhum produto; ou ainda Barueri (índice: 2,18) que conta principalmente com um Terminal de Derivados e uma população de 200 mil habitantes e recebe mais transferências de que, por exemplo, São André (índice: 1,49) com 650 mil habitantes. E assim temos muitos outros exemplos gritantes.
Isso tudo sob a ótica da cobrança do ICMS pela origem, que na verdade, se traduz em maior eficiência fiscal, mas se de fato, prevalecer a cobrança no destino, tudo terá que ser revisto amplamente.
De qualquer forma, se queremos um sistema mais justo, isso terá que ser corrigido ainda que na transição, apesar de deixar muitos prefeitos chorando, outros comemorarão.

Irineu Nalin é economista.
Ir./12/09/03

Carta do Leitor Topo

Manifesto sobre Lei de Uso e Ocupação do Solo - A carta publicada dia 12/09 neste espaço é assinada pelo presidente da SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca), Aldhemar de Freitas Filho, e não por mim, Regina Teixeira, que sou diretora de meio ambiente. Aproveito a oportunidade para recomendar a leitura da mesma, que chama a atenção para os equívocos e absurdos da tal lei.
Grata,

Regina Teixeira
Ubatuba, SP


Lei do Uso do Solo - A matéria de Regina Teixeira, da Sociedade Amigos de Itamambuca, no Litoral Virtual é mais um grito de alerta. O projeto de lei nº 106/02 sobre o uso e ocupação do solo do município que tramita pela Câmara Municipal deve ser amplamente discutido pela sociedade local, até por exigência federal. Está em jogo o futuro de Ubatuba já tão maltratada nos últimos 30 anos quando os políticos deitaram e rolaram e os que estiveram na prefeitura fizeram o que bem entenderam.
E o que é pior: a grande maioria da população não se uniu em defesa da cidade, preferindo calar-se por ignorância ou má fé. A consciência foi trocada pela camiseta, pela garrafa de pinga, pelo empreguinho público ou algum favorecimento. Os espertalhões, os vigaristas ai estão transmitindo aos filhos e netos esta herança maldita, mentir, enganar, roubar... Se o objetivo era dinheiro porque os safados não venderam suas próprias mães, esposas ou filhas.
É preciso dar um basta. Não podemos continuar sujeitos à quadrilha da especulação imobiliária que a tudo apodrece. A praia do Lázaro de trinta anos atrás não veremos mais. A Praia Grande, a Enseada... Faltou planejamento, administração pública, destruíram tanto em tão pouco tempo e depende de nós impedir que a calamidade se alastre para o norte a começar de Itamambuca.
Afirma Regina Teixeira: “para piorar este quadro catastrófico é só olharmos na definição de sertão, parágrafo 3o da nova lei de zoneamento, que diz:“As áreas de sertão hoje são procuradas para assentamento de migrantes que constituem a população de apoio e prestação de serviços nas áreas de orla”. São pedreiros, caseiros, jardineiros, empregadas domésticas etc... O sertão cresceria na mesma proporção dos bairros de orla... Para constatarmos tal realidade, bastaria uma pequena viagem ao município vizinho de São Sebastião onde a orla das praias está quase totalmente ocupada com enormes favelas nos sertões e nas margens da rodovia Rio-Santos. Será este o destino das praias do norte de Ubatuba? Será que nunca aprenderemos com os erros do passado? Será que não enxergamos que tal ocupação proposta pela nova lei será uma tragédia para as praias do norte? Atualmente já existem favelas no coração de Ubatuba (aeroporto por ex.) e o poder público nada faz. Imaginem as favelas nas praias do norte, elas seriam inevitáveis. É totalmente injustificado este tipo de zoneamento para as praias do norte de Ubatuba, pois como sabemos o poder público foi incapaz (até este momento) de solucionar os problemas gerados pelo adensamento ocupacional da Praia Grande e de outros bairros (esgoto, água, luz, trânsito etc...).”
Quem passar pela avenida Iperoig, onde está a Câmara Municipal, pode constatar o abandono, o ar de cidade fantasma: pontos comerciais fechados com placas de aluga-se ou vende-se, a maioria pichada. O asfaltamento do centro da cidade vai impermeabilizar o solo, atirar diretamente no rio e no mar as águas poluídas sem a filtragem natural.
Será que alguém já não explicou isto aos orelhudos da secretaria de obras municipal.
Em resumo, não podemos permitir a ocupação do solo em Ubatuba da maneira irresponsável como está sendo proposta, sem infra-estrutura de saúde, educação, habitação e principalmente de saneamento básico. Esta tal Sabesp tem que ser chamada, obrigada a cumprir os compromissos contratuais assumidos, oferecer saneamento, tratamento de esgotos e água potável à população. São muitos anos de mau cheiro dos esgotos a céu aberto no Itaguá e outros pontos da cidade, um atentado à saúde pública. Deixando a desejar deve ser dispensada que vá cantar em outra freguesia, não dá mais para suportar. Na própria Câmara Municipal: “Aprovado, por unanimidade, o Nº 129/03, do Ver. MAURÍCIO LEITE – PMDB, sobre as escolas da rede municipal que não recebem água tratada da Sabesp.” (www.camaraubatuba.sp.gov.br).
Os nossos vereadores? Muitas vezes desconhecemos qual a função desempenhada pelo legislativo municipal e os trabalhos que ali são realizados. Se não sabemos o que de fato deve fazer um vereador fica difícil cobrar e sugerir atividades para o político por nós eleito.
Aqui algumas pérolas: Adiado por 1 (uma) sessão, o PROJETO DE LEI Nº 125/03, do Ver. MARCOS FRANCISCO - PTB, que autoriza a Administração Municipal considerar o ponto facultativo para o servidor, no dia de seu aniversário. Rejeitado, com 6 (seis) votos contra 5 (cinco), o PROJETO DE LEI Nº 137/03, do Ver. DOMINGOS DOS SANTOS – PT, que institui o “Dia Ubatubense Sem Carros”, a comemorar – se no dia 22 de setembro de cada ano. Aprovado, o PROJETO DE LEI Nº 87/03, do Ver. EDUARDO CÉSAR – PL, que institui o “Dia Municipal do Pico do Corcovado”, a comemorar – se a cada ano, no 1º domingo do mês de julho.
Os vereadores são legisladores da esfera municipal responsáveis pela proposição de projetos que podem virar leis para a organização da cidade, além de fiscalizarem os atos do prefeito e dos seus secretários. Não podem se dar ao luxo da desatenção, da irresponsabilidade.
Enfim, é preciso combater, com determinação, a malversação do dinheiro público, os que se sentem intocáveis e poderosos diante do povo pobre, lembrando que uma forma eficaz é através de ações na Justiça, condenados os pilantras acabarão na cadeia. A outra é pelo voto livre, consciente e democrático. As eleições de 2004 estão vindo por ai, uma grande e imperdível oportunidade. Não podemos continuar sendo vítimas da esperteza, da enganação, cultura condenável do nosso passado que em nada nos orgulha e cujos malefícios toda a sociedade sofre na pele, um atentado ao desenvolvimento racional da cidade, sua credibilidade nacional e internacional. O turista de maior poder aquisitivo já fugiu.
De repente, seremos obrigados a escutar: Ubatuba já era! Será?

Ricardo Faria
São José dos Campos, SP


Tamoios - Sr. Wilson, continuo ciente de que pressa não é sinônimo de desrespeito e nada justifica a desobediência. Quanto às placas que apelam para facilitar à ultrapassagem, ela se referem ao motorista obediente aos limites da rodovia, logo se eu estiver trafegando em velocidade máxima ou superior à estabelecida e facilitar a ultrapassagem utilizando a pista alternativa que tem o limite máximo de 60Km/h eu estarei cometendo uma erro muito maior e sobretudo, colocando a minha vida e de outras pessoas em risco de morte.
Prezado amigo, respeite quem quer andar direito ou de-se ao trabalho de aprimorar e reciclar seus conhecimentos em um curso de direção defensiva e você verá que o automóvel não foi desenvolvido com o propósito de matar pessoas, se isto acontece é por falhas humanas principalmente o excesso de velocidade, a qual você defende.

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Sugestão - Amigos do LITORAL VIRTUAL, visito diariamente este site m muita satisfação, pois é através deste veiculo que busco informações sobre esta encantadora região do nosso país que é o nosso Litoral Norte Paulista. Parabéns pela forma construtiva como trabalham.
Gostaria de registra aqui também uma sugestão. Tendo eu participado freqüentemente do espaço "Carta do Leitor" com alguma criticas e até com discussões polêmicas como o caso do excesso de velocidade na rodovia dos Tamoios, seria de grande valia que este site tivesse um espaço como um "Fórum" e/ou um "Chat" para que os leitores pudessem discutir mais reservadamente sobre certos assunto que às vezes dependendo do seu contexto, passa a ser de menor interesse à grande maioria dos leitores.
É certo que um debate aberto como este que evolve excesso de velocidade da Rodovia dos Tamoios, vem contribuir de forma construtiva para que todos os leitores e também autoridades possam refletir sobre a questão e sobretudo acrescenta dados positivos aos menos informados.

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Dia da Imprensa: 10 de setembro - Informar um povo não é tarefa fácil, mais saber que de alguma forma, em qualquer lugar do mundo, alguém soube o que estava acontecendo, é fabuloso. Parabéns a todos os profissionais da Imprensa que a cada dia, com o avanço tecnológico na área de telecomunicações, precisam literalmente correr atrás da notícia, afinal ela não tem hora para acontecer mais tem o momento certo para ser divulgada.

Rogério Frediani
Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba


Canoas caiçaras e Anchieta - Oi, Yamandu (vale também para o Carlos Estevez, de Bombinhas SC, que já botou aqui na net o quanto aprecia a tradição das canoas de tronco de árvore). Você colocou, em seu bom (olha a propaganda, haha) livro que narra sua velejada do Prata até o Amazonas, que José de Anchieta, o ilhéu das Canárias que veio jovenzinho para o Brasil e aqui ficou até morrer, fazendo sua catequese entre os índios, era pessoa controvertida. Creio que você falava que, como sacerdote e prestes a ser santificado pela sua igreja, um fato ou outro de sua vida talvez impeça mesmo essa santificação. Mas para nós de Ubatuba, onde escreveu seus mais belos poemas, ele é santo, sempre foi santo. Até pra mim, meio agnóstico que sou.
Levando seus alunos hoje para conhecer no Triana as delícias do velejar em mar grosso, você perdeu uma bela corrida de canoas, dessas que são realizadas anualmente, com saída ao lado do clubinho, para comemorar o episódio da Confederação dos Tamoios.
Você conhece os fatos, foi quando em 1563 Anchieta e Nóbrega vieram a Ubatuba a pedido dos portugueses atemorizados com a rebelião dos chefes índios de nossa costa, reunidos em Ubatuba para combinar um ataque geral aos invasores de sua terra, ataque que destruiria os primeiros estabelecimentos portugueses de São Vicente e Rio de Janeiro.
Os dois padres conseguiram a duras penas acalmar os indios indignados e celebrar um armistício, feito que ficou conhecido como a Paz de Iperoig.
Pois então, a tradicional --- e hoje novamente muito concorrida, apesar do mau tempo --- prova de canoagem teve este ano um desenrolar diferente. Depois da competição e de um farto almoço de peixe com banana que ajudou os canoeiros a esperar a tarde, houve um bonito desdobramanto da festa.
Lembra a "Maria Comprida", aquela famosa canoa vencedora por muitos e muitos anos de todas as provas de 5 remos na região Rio-Santos e que ao final, sem rivais que ameaçassem seu reinado, foi abandonada e nós a compramos para que não se perdesse na mão de algum turista, para que se preservasse a memória marítima de Ubatuba, e a doamos ao órgão de cultura da prefeitura local, a Fundart?
Pois bem, hoje à tarde a "Maria Comprida", depois de 28 anos em seco no museu da cidade e depois sendo levada de cá pra lá, foi novamente para a água salgada. Saíu de nosso canto no Itaguá e foi até a praia de Iperoig, onde foi celebrado o armistício e está a estátua de Anchieta na areia junto ao mar. Foi levada orgulhosamente por três sobreviventes da antiga tripulação, velhos caiçaras que remaram nela nos seus dias de glória, inclusive nos raides até Santos e até Paraty.
Acompanhada por todas as canoas que participaram da competição, conduziu uma bela e pesada cruz de ouro em cujo interior, numa janela de vidro, havia uma relíquia de Anchieta, um pedaço de osso de sua perna, vinda especialmente de Portugal para culminar a festa da Paz de Iperoig. Venceram na ressaca os dois quilômetros até a praia da cidade, e apesar das ondas conseguiram achar jazigo para levar as canoas e a relíquia até a areia.
Então todos os remadores, com seus remos levantados na vertical, fizeram cortejo até a Matriz, onde dignatários da igreja católica os esperavam paramentados, com o povo lotando tudo. Entraram na igreja molhados dos respingos do mar, de calções mesmo, empunhando seus remos, e levaram a cruz com a relíquia até o altar. Foi tudo muito bonito, e até emocionante mesmo para este pagão.
Coloco isso tudo aqui como uma lembrança de como é importante a preservação das tradições do mar, que vão sendo esquecidas à medida que os descendentes de nossos índios compram lanchinhas de alumínio e motores de popa. Uma pena.
Abraços,

Maga
Tamoios Iate Clube
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Caraguatatuba

Centro - Caraguatatuba

Vista do Centro
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor