Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 16 de setembro de 2003 - Nº 867 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Acidente com ônibus fere 25 no Vale
Vítimas dizem que pista estava escorregadia


Caraguatatuba:
Caraguá Bike Week recebe 50 mil pessoas
Lorenzo Lamas em Caraguá
Festival Maré-Seca começa hoje em Caraguá
Jogos Regionais do Idoso acontecem neste fim de semana
Caraguá participa do Dia Mundial de Limpeza de Praia
Curso para camareiros de hotéis no CEPROLIN encerrado com sucesso
Câmara vota reestruturação da Fundacc


Ilhabela:
Líder do Campeonato Paulista vence 7ª Etapa do Circuito Municipal
8ª Etapa do campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas


São Sebastião:
OAB pede serviço de denúncia no litoral
III Prova Pedestre da Independência reúne centenas de pessoas
Prefeitura em Ação – Cidadania chega ao Morro do Abrigo


Ubatuba:
Palestra sobre Empretec acontece hoje na ACIU
Programa Empretec
Campeonato Municipal começa neste Sábado

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Acidente com ônibus fere 25 no Vale
Veículo com 30 passageiros capota em estrada rural de Natividade da Serra e cai em ribanceira de 15 metros

Natividade da Serra - Um acidente envolvendo um ônibus urbano deixou 25 pessoas feridas na estrada municipal do Pouso Alto, em Natividade da Serra, na manhã de ontem.
O veículo que faz a linha entre Caraguatatuba e o bairro Pouso Alto, teria capotado quatro vezes antes de cair em uma ribanceira de 15 metros, por volta das 8h.
Vários passageiros foram lançados para fora do veículo pela janela. Entre os feridos estavam quatro crianças --duas entre 3 e 7 anos--, três idosos com mais de 70 anos e uma gestante.
O ônibus da empresa Litorânea transportava cerca de 30 passageiros --a maioria seguia para Caraguá.
A linha passa pelos bairros Pouso Alto, Pouso Altinho e Alto, somente duas vezes ao dia nos horários das 7h e 17h.
Segundo a Polícia Militar, o motorista Alexandre Marcos da Cruz, 32 anos, teria perdido o controle do veículo próximo de uma curva, batido em um poste de madeira --que foi arrancado-- e caído na ribanceira.
Testemunhas do acidente e passageiros alegaram que o veículo estaria em alta velocidade.
O motorista teria perdido o controle do ônibus na curva por causa das condições precárias da estrada, que tem buracos, pedras, lama e escorregadia (leia texto nesta página).
Na estrada, que fica a 25 quilômetros da rodovia dos Tamoios (São José-Caraguá), não há pavimentação e placas de sinalização. Às margens da estrada, onde há várias ribanceiras, não existem paredes de proteção.
O resgate mobilizou os moradores da região e passageiros que ajudaram retirar os feridos do ônibus. As vítimas foram levadas para o pronto-socorro de Caraguá.
A primeira ambulância de Natividade da Serra teria chegado uma hora depois do acidente, segundo as testemunhas. Vários feridos foram levados ao hospital em carros dos próprios moradores do bairro.
FERIDOS - Segundo o assistente-social da Casa de Saúde Stela Maris, de Caraguá, José Reinaldo Arado, os acidentados tiveram vários hematomas e fraturas. Nenhum passageiro corre risco de morte.
O hospital mobilizou toda a equipe médica para atender os feridos no pronto-socorro. Arado disse que o motorista teve várias escoriações e estava muito abalado.
"A maioria dos pacientes apresenta escoriações e fraturas, mas estão todos fora de perigo. Alguns devem permanecer internados em observação médica", disse o assistente.
Segundo o hospital, nove pessoas haviam sido liberadas até as 20h30 de ontem.
INVESTIGAÇÃO- A delegada de Natividade da Serra, Vânia Idalina de Oliveira, disse que vai instaurar inquérito para apurar as causas do acidente. Ela afirmou que esse é o primeiro acidente com gravidade registrado em dois anos.
"Tenho a informação que o ônibus capotou e caiu em uma ribanceira. Somente após o depoimento do motorista, passageiros e testemunhas é que vamos esclarecer as causas", disse.
A Polícia Militar informou que a fiscalização dos ônibus e a manutenção da estrada são de responsabilidade da prefeitura.
OUTRO LADO - O ValeParaibano entrou em contato durante todo o dia de ontem pelo telefone com a empresa Litorânea mas nenhum diretor foi localizado até as 22h.
Segundo funcionários, os diretores estariam no local do acidente e ninguém estava autorizado para comentar o caso.
O prefeito de Natividade da Serra, Luiz Walter Fernandes da Silva (PTB), também não foi encontrado ontem. Ele foi procurado pelo ValeParaibano na prefeitura e em sua residência durante toda a tarde. (Fonte: ValeParaibano)

Vítimas dizem que pista estava escorregadia

Natividade da Serra - Vítimas e testemunhas do acidente disseram que a pista estava escorregadia e em condições precárias quando o ônibus da empresa Litorânea caiu na ribanceira na estrada do Pouso Alto, em Natividade da Serra.
O vendedor José Reinaldo da Silva, 30 anos, passageiro do ônibus, disse ainda que o motorista estaria em alta velocidade. Ele desceu do veículo um ponto antes do acidente.
"O motorista estava correndo muito na estrada. No trecho de serra (em Caraguá) fiquei assustado e quase pedi para ele reduzir a velocidade. Só por Deus escapei do acidente", disse.
O lavrador Anderson Ferreira da Silva, 21 anos, afirmou ter presenciado o momento em que o ônibus caiu na ribanceira. Ele disse que estava na porteira de sua casa, próxima da estrada, quando percebeu que o veículo estava desgovernado.
"Vi quando o ônibus se perdeu na curva. Pelo que vi, o motorista deve ter perdido o controle e capotado", disse.
O pedreiro José Romilson Matias Gomes, 34 anos, afirmou ter sido lançado para fora do ônibus pela janela. Ele teve várias escoriações pelo corpo e ferimentos na mão.
"A estrada estava escorregadia, com pedras e lama. Quando o veículo começou a cair fui lançado junto com outras pessoas para fora do ônibus", disse o pedreiro.
O motorista do ônibus também sofreu ferimentos e não foi localizado ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguá Bike Week recebe 50 mil pessoas

Caraguatatuba - A primeira edição do Caraguá Bike Week recebeu cerca 50 mil pessoas entre os dias 10 e 14 de setembro. As chuvas e o frio impediram a vinda de muitos motoclubes de cidades mais distantes
Para dar continuidade à tradição do motociclismo em Caraguatatuba, a cidade trouxe em 2003, o Caraguá Bike Week. Um evento com o objetivo de mudar o conceito sobre segurança em encontros motociclísticos. A idéia central é a de trazer para Caraguá motoclubes de diversas regiões do País para uma grande e verdadeira confraternização.
Segundo o Secretário de Turismo, Paulo Noronha, "o tempo atrapalhou um pouco, mas conseguimos atingir o objetivo maior que era criar um clima mais tranqüilo que nos outros anos. Esse foi apenas uma amostra. Vamos aperfeiçoar para os próximos anos", disse.
A empresária Miriam Patitucci, da Associação de Hotéis e Pousadas disse que todos os estabelecimentos localizados no centro da cidade estavam lotados. "Para o setor hoteleiro o evento foi muito positivo. Tenho certeza que para o comércio, em geral, também houve um retorno significativo. O importante mesmo é a qualidade de um evento e isso nós não podemos reclamar, pois a organização está de parabéns no setor segurança", disse.
Ela acrescentou que o mau tempo tenha prejudicado um pouco a vinda de pessoas de cidades mais distantes. "Estamos na praia e é natural que as pessoas desistam de vir quando sabem que há previsão de chuva e frio".
Para o organizador José Lopes, da Top Brasil, o mais importante foi a mudança de conceito da festa. "Tenho certeza que todas as pessoas que estiveram presentes perceberam nossa preocupação em dar total segurança aos motociclistas. Estou muito satisfeito porque os motoclubes participaram e os admiradores do motociclismo também e isso é o mais importante. O espírito motociclístico está vivo em Caraguá".
O show do RPM foi a atração que mais chamou a atenção do público. Segundo o vocalista Paulo Ricardo, é muito bom tocar para um público diferenciado. "Nós estivemos em Campo Grande no Moto Road e foi fantástico. Apesar da chuva, Caraguatatuba está presentes e os motociclistas também".
O desfile com Lorenzo Lamas, que estava marcado para acontecer às 10h no sábado, foi adiado para as 16h por causa da chuva. Ele passeou pelo centro da cidade em uma moto de alta cilindrada.
Segundo a Polícia Militar, foi registrado apenas um roubo de motocicleta na noite de sábado. Nos outros anos, o índice era maior. A infra-estrutura de segurança contou com uma área de 19 mil metros quadrados de arena fechada com estacionamento, policiamento e pronto-atendimento médico. (Fonte: PMC)

Lorenzo Lamas em Caraguá
Pela primeira vez no Brasil e "muito feliz por isso" Lorenzo Lamas foi a atração no último fim de semana em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Uma das principais atrações do Caraguá Bike Week, que aconteceu de 10 a 14 de setembro, chegou, na sexta-feira, a Caraguá.
Lorenzo Lamas, ator de Hollywood, com 35 filmes em sua carreira e motociclista inveterado, falou aos jornalistas sobre estar em Caraguatatuba participando do evento.
A paixão de Lorenzo pelas motos começou quando ainda era adolescente e não tinha outro meio mais barato de se locomover. Hoje, o "Renegado", da série de televisão, afirma que tudo o que faz sobre duas rodas é muito mais gostoso.
"Vindo de São Paulo para cá, encontrei uma beleza natural nunca vista, pretendo entre hoje e amanhã conhecer um pouco mais da cidade e das pessoas", afirma Lorenzo, que acredita que qualquer evento que envolva moto é muito importante, não só para Caraguá, mas para o Brasil e para o mundo, já que eles ajudam a conscientizar sobre o que realmente é um motociclista. "Somos minoria, por isso nos organizamos em grupos (motoclubes)", diz Lorenzo. "Unidos podemos fazer muito mais".
Sobre novos projetos, Lorenzo afirmou ter participado de uma reunião de duas horas sobre um novo programa de televisão, que terá como assunto principal, claro, o motociclismo.
Como não podia faltar, Lorenzo falou sobre a beleza da mulher brasileira, mas afirmou que para ele "não importa o que está por cima da pele, e sim por baixo dela".
Fã de carteirinha - Ivani Bilanch veio de Osasco, na Grande São Paulo, especialmente para ver o astro de Hollywwod. Fã de carteirinha do ator desde que viu o primeiro episódio de "O Renegado", Ivani tem cerca de 70 fitas de vídeo com imagens e filmes de Lorenzo e coleciona incontáveis objetos relacionados a ele. Ficou sabendo da presença de Lorenzo Lamas, em Caraguá, através de um out-door e correu para a cidade. "Não sei como estou de pé até agora", confessa emocionada. "Estou muito feliz, não é para qualquer um."
Outra presença internacional, na tarde de Sexta-feira, foi a do apresentador de televisão americano e motociclista há 30 anos, Clifton Danes, que diz já se considerar carioca, por suas tantas visitas ao Brasil e por se identificar com a música do país. Clifton citou como exemplo Tom Jobim e outros nomes da nossa MPB. (Fonte: PMC)

Festival Maré-Seca começa hoje em Caraguá

Caraguatatuba - Terminou o período de espera para os surfistas da região. O Festival Maré-Seca de Surf Caraguatatuba terá início hoje, dia 16, na Praia de Massaguaçu
Os organizadores do Festival Maré-Seca de Surf de Caraguatatuba, Daniel Almeida e Rodrigo Alves, estão correndo com os preparativos da abertura do campeonato que começa amanhã, dia 16, a partir das 7h30, na Praia de Massaguaçu, região norte da cidade. No dia 17, quarta-feira, as baterias continuam no mesmo horário.
Ontem à noite, foram sorteadas as baterias que serão disputadas pela manhã e à tarde por cerca de 30 competidores. Segundo o surfista Rodrigo Alves (veja foto), essa ressaca do mar irá provocar a ondulação ideal para a realização do evento. "Enfim, terminou o período de espera. Tenho certeza que teremos altas ondas nesta terça-feira. Mesmo sendo durante a semana, nossa expectativa de público é grande", disse.
As categorias disputadas no campeonato serão Open Local, Open, Longboard e Feminino. As premiações serão prancha, bloco, troféu e kits.
Mais informações podem ser encontradas no site do Festival no endereço www.massaguassbeach.hpg.ig.com.br  . (Fonte: PMC)

Jogos Regionais do Idoso acontecem neste fim de semana

Caraguatatuba - O município receberá nos próximos dias 19, 20 e 21, quase dois mil idosos de todo o estado de São Paulo e para isso preparou uma infra-estrutura digna de uma cidade turística, com guias para orientar os visitantes, plantão médico e odontológico, bailes e um city tour no domingo. Autoridades como o secretário de Esportes do Estado Lars Grael, a primeira dama do estado, Lu Alckmim e as presidentes do Fundo Social dos municípios participantes estarão presentes na abertura.
Infra-estrutura - Caraguatatuba não mediu esforços para sediar a segunda fase do 7º Jori-Jogos Regionais do Idoso. Além de infra-estrutura física, a Prefeitura Municipal através de suas secretarias, se preocupou com todos os detalhes para receber o público do Jori. São participantes com idade acima de 60 anos e que merecem um atendimento especial. O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves está recebendo durante os últimos dias, diversos serviços de limpeza geral e pintura. É uma das maneiras que a cidade adotou para receber bem os visitantes que estarão na cidade nos próximos dias 19, 20 e 21, para disputar os jogos. Além disso, o prefeito Antonio Carlos da Silva, que não mediu esforços para incentivar o esporte no município, autorizou a construção de mais uma quadra de malha e uma de bocha para atender às necessidades do evento.
A recepção - Caraguá receberá os 45 municípios participantes na sexta-feira, dia 19, a partir das 11 horas. Os visitantes serão recepcionados em dois pontos de encontro: para os que vem do sentido São Paulo, a recepção vai acontecer Espigão, no alto da serra (Espigão); e para os ônibus que chegarem sentido Rio-Santos, o encontro acontece no Centro Esportivo Municipal. Cada ônibus receberá as boas vindas e um guia para orientar os passageiros durante todo o período dos jogos. Os guias são integrantes do GAC(grupo de Apoio a Comunidade), Escoteiros Caraguatá e alunos de Turismo das Faculdades Módulo. Durante a viagem os visitantes conhecerão um pouco da história de Caraguatatuba com os guias.. Em seguida os delegados e os guias, deverão passar pela recepção do Ceprolin(Centro de Profissionalização do Litoral Norte, onde receberão um Kit com camiseta, placas de identificação para a abertura, crachás, mapa, folders e outras informações da cidade. Em seguida os grupos serão levados aos seus respectivos alojamentos para o almoço.
O evento - A abertura do evento acontece ás 16h30 no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, com apresentação de todas as 45 delegações e das coreografias, valendo para uma das modalidades disputadas nos jogos. Caraguá será a primeira cidade a se apresentar. As outras modalidades ocorrerão no sábado, com disputa de voleibol masculino e feminino, truco, malha, dominó, damas, buraco, bocha e dança de salão. No sábado às 20 horas, haverá um baile no Princes Club para os participantes.
Também na sexta-feira, estarão em Caraguá, presidentes do Fundo Social de cada município participante. As primeiras damas serão recebidas no Cemug às 14h30 horas com recepção exclusiva. A imprensa poderá participar de uma entrevista coletiva concedia pela primeira dama do estado Lu Alckmim, 15h30. Outra autoridade que estará presente na abertura dos jogos é o secretário de Esporte do Estado Lars Grael.
Plantões de saúde - A Secretaria de Saúde vai disponibilizar um profissional da área da saúde em cada local dos jogos; alguns locais contarão com ambulância disponível. Haverá ainda um plantão odontológico para atender emergências durante os três dias de evento. Na Praça de Eventos, onde serão realizados, shows musicais, bailes e as premiações, a infra-estrutura deverá contar com palco, arquibancadas, banheiros, cadeiras, tudo para que os participantes possam assistir às apresentações com conforto e tranqüilidade.
As competições - Os organizadores estimam um público de duas mil pessoas vindas de municípios diversos do Estado de São Paulo. Durante os jogos A abertura está marcada para o dia 19, às 16 horas, na Praça de Eventos. Os Jogos irão acontecer nas quadras e ginásios do Poaires, Tinga, Barranco Alto, Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, Centro de Convivência Estrela do Mar.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguá, com apoio do Governo do Estado - Fundo Social de Solidariedade e Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Ficam responsáveis pelas inscrições os Fundos Sociais Municipais e Regionais do Estado de São Paulo.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.jori.caraguanet.com.br  ou pelos telefones (12) 3897-7072/3897-7062. (Fonte: PMC)

Caraguá participa do Dia Mundial de Limpeza de Praia

Caraguatatuba - O mutirão irá atingir as 17 praias numa extensão de 40 quilômetros de orla em Caraguá, e para o seu total sucesso é preciso que haja mais voluntários atuando no dia da limpeza.
Representantes da prefeitura e de Ong´s de Caraguatatuba já se reuniram para definir como vai acontecer o Dia Mundial de Limpeza de Praia no município. Além das secretarias municipais, outras cinco entidades participarão do mutirão que vai limpar todas as praias do município, no dia 20 de setembro. Além da Ong Acajú, responsável oficial pelo evento, já fazem parte deste movimento cerca de 500 pessoas, entre integrantes da Prefeitura, e Ong´s Baleia Azul, Onda Verde, Caraguatá, além do Grupo de Escoteiros Caraguatá, alunos da educação municipal e secretarias municipais como as de Turismo, Serviços Públicos, Educação, Esporte, entre outras.
Até agora, ficou definido que a Ong Acajú vai limpar o trecho da boca da Barra do Rio Juqueriquerê, até a Praia das Palmeiras; só a Acajú participa com 150 integrantes, sendo 45 crianças. Um grupo de estudantes limpará o trecho do Rio Lagoa até o Rio Santo Antonio. A Setur e a Ong Onda Verde ficarão responsáveis pelo trecho do Rio Santo Antonio ao Camaroeiro. A Ong Baleia Azul ficará com a Prainha, a Martim de Sá e a Praia Brava. Já a Associação de Canoagem e a Mapec cuidarão das praias Cocanha, Capricórnio e Massaguaçu. Ficou faltando definir quem limpará as Praias Mococa e Tabatinga.
O mutirão irá atingir as 17 praias numa extensão de 40 quilômetros de orla em Caraguá, e para o seu total sucesso é preciso que haja mais voluntários atuando no dia da limpeza, de acordo com a com a Bióloga Daniela Kuntz, da Secretaria de Meio Ambiente, órgão responsável pela campanha.
Durante a reunião também foi divulgado que no dia do mutirão, a Secretaria de Meio Ambiente vai plantar 100 mudas de árvores nativas na Praia Indaiá.
Os voluntários que quiserem participar do Dia Mundial de Limpeza de Praia devem ir até a praia neste dia e encontrar-se com o grupo responsável por cada praia, às 9 horas. O local de encontro será divulgado a partir do dia 12 deste mês.
Ano passado, no mutirão de limpeza de praia que envolveu cerca de 15 municípios do Litoral, foram coletadas 12 toneladas de lixo, incluindo todo tipo de lixo, desde um bote inflável a pedaços de colchão, grade de churrasqueira, máscara cirúrgica, escovas-de-dente, latas de soda cáustica, restos de um fogão, cadeiras de praia, chuveiro, óculos, cadeiras de praia, a carcaça de um forno microondas e até um vestido de noiva.
Campeões na quantidade foram, novamente calçados, entulho de obra, embalagens plásticas e fezes de cachorro, tudo isto comprovado que são as atitudes erradas do bicho homem as grandes responsáveis pelo lixo que existe nas praias e chega ao mar, afetando os seres vivos deste ambiente.
O Dia Mundial de Limpeza de Praias é o maior esforço voluntário de limpeza do ambiente em todo o mundo e acontece desde 1986 no Texas. A data se expandiu e passou a ser realizada em lagos continentais, rios, cachoeiras e locais subaquáticos. O mutirão de limpeza é algo mais do que coletar lixo, uma vez que o lixo em muitos casos é reciclado. O maior desafio é determinar de onde ele veio e o que isto significa. Os voluntários usam fichas de coleta de dados padronizadas, desenvolvidas pela The Ocean Conservancy, para registrar mais de 80 tipos específicos de lixo. (Fonte: PMC)

Curso para camareiros de hotéis no CEPROLIN encerrado com sucesso

Caraguatatuba - Terminou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, o primeiro "Curso para camareiro de hotéis" oferecido pelo CEPROLIN - Centro Profissionalizante do Litoral Norte com um café da manhã oferecido para os hoteleiros que apoiaram a iniciativa. Os formandos também organizaram um festa de congraçamento, com muito entusiasmo e esperançosos de dentro em breve participarem de novos cursos.
O café da manhã foi servido pela Li-Pão & Cia, uma empresa especializada em atender hotéis e eventos, resultado de uma parceria com cursos de profissionalização de cozinheiras oferecido pela Prefeitura de Caraguá. Neste encontro da manhã com os proprietários de hotéis, foi feito uma palestra informando todos os passos do curso e demonstrando na prática, nas instalações hoteleiras dentro do CEPROLIN, como os aprendizes fizeram o treinamento e quais os equipamentos que utilizaram. Desta mostra, já resultou o interesse dos hoteleiros associados à AHP - Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba de desenvolver um carrinho de serviços, totalmente adaptado às necessidades de cada hotel. O hoteleiro Wilson de Oliveira, presidente da AHP sugeriu também que o CEPROLIN desenvolva um curso voltado para a administração hoteleira, e que seja oferecido aos proprietários e gerentes dos hotéis da região. A idéia foi muito bem recebida pela diretoria e professores do CEPROLIN, Wilson Cardoso, gerente de integração escola-empresa, Luiz José, diretor financeiro da Fundacc, Cristina Daniel repsonsável pelos recursos humanos e a professora Rosangela, que se propuseram a viabilizá-la. Está sendo estudado, a pedido dos formandos do primeiro "Curso para camareiro de hotéis" do CEPROLIN, um curso para atendimento e outro com noções básicas da língua inglesa e castelhana para recepção hoteleira. (Fonte: AHPSC)

Câmara vota reestruturação da Fundacc
Executivo envia projeto ampliando fundação cultural

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba vota na Ordem do Dia da sua 28ª Sessão Ordinária semanal, que se realiza nesta terça-feira, 16 de setembro, a partir das 19h30, dentre outros projetos, propositura do Executivo que reestrutura a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). O projeto recebeu emendas do próprio Executivo.
A Fundacc foi criada em 1992, na gestão do ex-prefeito José Dias Paez Lima e teve como presidente o médico pediatra Pedro Norberto dos Santos, atual Secretário Municipal de Saúde. Na segunda gestão do prefeito Antonio Carlos da Silva, necessitou alterar a sua razão social, para abrigar e gerenciar o Ceprolin (Centro Profissionalizante do Litoral Norte), que teve verba federal.
Com o Ceprolin, a Fundacc passou a se chamar Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), no caso o Educacional foi incluído. Esta entidade ministra cursos de teatro, dança, música, balé, surf, dentre outros a preços populares, tendo como objetivo atingir a população mais carente.
De acordo com a mensagem do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), a fundação cresceu muito e não suporta o atual quadro de funcionários, devido ao grande número de projetos e ações que desenvolve em todo o município. O Tribunal de Contas do Estado já não admite tantos cargos em comissão na área de coordenação e chefia, preferindo que os mesmos fossem ocupados por candidatos através de Concurso Público.
Ainda nesta sessão, a Mesa Diretora da Câmara vota Projeto de Decreto Legislativo que doa material em desuso para a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). São equipamentos de escritório e acessórios de informática.
Finalizando a sessão, 2 projetos de denominação de rua. Com a autoria do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Gobetti (PPS), a área pública no bairro do Perequê-Mirim recebe o nome de "Praça Anízia Francisca de Jesus" e por intermédio do Vereador Celso Pereira (PSDB), a rua dos Tourinhos, no bairro do Massaguaçu, passa a se chamar "rua Irmã Lucília". (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Líder do Campeonato Paulista vence 7ª Etapa do Circuito Municipal

Ilhabela - Aconteceu neste sábado, dia 13, a 7ª Etapa do Circuito Municipal de Maratonas “Prova Joãozinho Barbosa” e a prova de incentivo Menor e Melhor idade. Dona Hilda da Silva Barbosa, viúva de Joãozinho Barbosa, deu o tiro de largada da prova principal. Com mar agitado, fortes ventos e água fria cerca de 60 corajosos nadadores completaram o percurso de 1.800 metros, com largada na praia do Barreiros e chegada na praia Pedras do Sino, no norte. Na prova de incentivo, Dona Cleusa Santana dos Santos, 70 anos, deu mais um exemplo de garra nadando sozinha na prova.
Nesta etapa, o circuito municipal contou com uma participação muito especial. O atual líder do Campeonato Paulista e três vezes campeão da maratona internacional do México, Glauco Rangel (TYR/Aquaplay/Santo André), 30, foi o campeão geral da prova com o tempo de 25 min10 seg. O atleta confirmou o favoritismo também na 8ª etapa do Campeonato Paulista, que aconteceu no domingo, dia 14, chegando em primeiro lugar na geral e na categoria Elite. O nadador Harry Finger (Ilhabela Imóveis/Panathlon de Ilhabela) foi o primeiro atleta de Ilhabela a passar pelo funil ficando com o primeiro lugar na categoria H.
A prova contou com a presença do diretor administrativo da saúde, Márcio Tenório, da família do homenageado da prova e de um pequeno público que acompanhavam familiares e amigos. Além de ajudarem na entrega de medalhas e troféus, a família de Joãozinho Barbosa ofereceu espaço no Camping Pedras do Sino para os atletas tomarem banho, para realização da cerimônia de premiação, além de uma farta churrascada para comemorar a etapa.
O organizador do evento, profº Mário Bello, ficou muito satisfeito com o sucesso da etapa e pela participação tão especial da família de Joãozinho Barbosa considerado por todos um símbolo de altruísmo, solidariedade e espírito esportivo em Ilhabela.
A etapa teve um brilho especial devido à participação de parceiros do esporte como Restaurante Viana, Madeireira Porto Seguro, Camping Pedras do Sino, Ilhabela Imóveis e do professor Rodrigo dos Santos, responsável pela segurança aquática. A prova também contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria da Saúde com a ambulância e Departamento de Trânsito.
A 8ª etapa do Circuito Municipal de Maratonas Aquática “Prova Albino Zerbetto” acontece dia 11 de outubro, a partir das 11h. O local e percurso ainda não foram definidos. As inscrições poderão ser feitas através do site www.ativo.com ou do link do ativo através do site da prefeitura www.ilhabela.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de cinco quilos de alimentos não perecíveis entregues no dia da prova. (Fonte: PMI)

8ª Etapa do campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas

Ilhabela - No domingo, dia 14, aconteceu em Ilhabela a 8ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. A etapa aconteceu na sede da Secretaria de Turismo e as largadas foram das praias do Pequeá, na prova de mil metros, do Píer do Perequê, na de três mil metros e da Balsa, na de cinco mil metros. O evento contou com a participação de mais de 1.700 atletas entre eles 21 da equipe de Ilhabela. Ilhabela não ficou de fora da premiação conseguindo seis pódios.
Na prova de mil metros o atleta campeão do 1º Circuito Municipal de Ilhabela, Marcos Fuschini (categoria Master D), ficou com o 1º lugar; Cátia Silva (Master C), ficou com o 1º lugar; Jorge Nauslauski (Master F) ficou com o 2º lugar e Sohan Bello e Silva (Petiz I) ficou com o 3º lugar. Na prova dos três mil metros, Silvio Nauslauski (Master F) ficou com o 2º lugar e na prova dos cinco mil, Antonio Gomes (Master C), ficou com o 3º lugar.
Os outros atletas, muitos deles disputando em um campeonato deste nível pela primeira vez, mesmo não pegando pódio, conseguiram excelentes colocações. Prova de mil metros: Mônica Gomes (Master B) - 10º lugar; Camila dos Santos Miguez (Junior II) – 11º lugar; João Paulo Silva (Junior I) – 8º lugar; Juliano Santos de Carvalho (Sênior) – 15º lugar; Beatriz Bello (Master C) – 9º lugar; Suryah S. R. Silva (Petiz II) – 10º lugar; Waldemir Jesus Oliveira (Juvenil I) – 10º lugar; Ismael Humberto (Juvenil I) – 11º lugar.
Prova de três mil metros: Harry Finger (Master E) – 6º lugar; Marcos Antonio Nascimento (Master E) – 7º lugar; Manoel Carvalho (Master E) – 12º lugar. Prova de cinco mil metros: Maíra de Souza Moraes (Junior II) – 5º lugar; Acássio Borges (Master B) – 17º lugar; José Ricardo dos Reis Silva (Master C) – 15º lugar; Eros Santiago Pinna (Junior II) – 7º lugar.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo, que disponibilizou toda sua estrutura e funcionários para a realização do evento. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

OAB pede serviço de denúncia no litoral

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião quer a criação de um serviço de disque-denúncia anônimo para casos de abuso sexual no Litoral Norte. O requerimento foi encaminhado à Polícia Civil e à Secretaria de Segurança Pública, que estão analisando o pedido. Segundo o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, o número de crianças e adolescentes envolvidos em crimes sexuais vêm aumentando na região. Ele disse que a maioria dos casos não é registrado. As denúncias seriam encaminhadas ao Conselho Tutelar e à DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). VALE

III Prova Pedestre da Independência reúne centenas de pessoas

São Sebastião - A manhã do último domingo foi diferente para muitas pessoas que participaram do III Prova Pedestre da Independência, que ocorreu na região central de São Sebastião. A chuva fina e o frio não foram suficientes para desanimar centenas de atletas amadores e profissionais que participaram da prova com bastante entusiasmo. Ao todo, 630 atletas competiram na prova principal, 200 participaram da prova infantil e 480 fizeram a caminhada, envolvendo 1310 pessoas.
Os percursos aconteceram tranqüilamente e contou com a participação de atletas de elite na cidade, que acabaram nas primeiras colocações. Também por esse motivo, houve a premiação dos melhores atletas da cidade, como incentivo para os corredores locais. A Maratona foi divida por categorias e os resultados foram facilitados a partir de um dispositivo (um chip) que foi anexado ao tênis de cada corredor, para cronometrar o tempo exato da realização da prova.
Os cinco atletas melhores colocados na classificação geral conquistaram os prêmios da prova, o valor de R$ 1,2 mil. Ainda aconteceram outras premiações, além da entrega de medalhas a todos as pessoas que concluíram o percurso. A disputa estava acirrada e a diferença entre os primeiros colocados foi de poucos segundos.
Quem levou o prêmio na categoria masculina, chegando em primeiro lugar foi Franck Caldeira de Almeida, que conseguiu realizar a prova de 10 quilômetros em 29 minutos e 16 segundos. Franck conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos 2002, ocorridos em Belém.
Cinco segundos depois dele, chegou Israel dos Anjos, que fez a prova em 29 minutos e 21 segundos e ficou em segundo lugar.
Em terceiro lugar ficou Elenilson da Silva, que realizou a prova em 29 minutos e 37 segundos e em quarto, Willian Salgado Gomes, que completou o percurso em 29 minutos e 51 segundos. Willian foi o 1º classificado na maratona da Corpore. Já o quinto melhor classificado foi Alex Januário de Mendonça, que chegou na final aos 30 minutos. Mendonça conquistou a maratona do Rio de janeiro neste ano e foi o vice-campeão na maratona São Paulo em 2000.
Na categoria feminina, a primeira colocada foi Marlene Moreira da Silva, que completou a prova em 34 minutos e dois segundos. Seguida dela chegou Maria Zeferina Baldaya, que fez o percurso em 34 minutos e 15 segundos. Maria foi a grande campeã da Prova São Silvestre de 2001 e a recordista da Maratona Internacional de São Paulo.
A terceira colocada foi Maria do Carmo A. Guimarães, que foi a campeã da Maratona Internacional de São Paulo e 5ª colocada no Pan-americano da República Dominicana. A atleta fez a Prova Pedestre em 34 minutos e 28 segundos. Leone Justino da Silva foi a quarta colocada, com o tempo de 34 minutos e 32 segundos e Adriana Aparecida da Silva, também conhecida no meio esportivo por suas participações em maratonas, ficou com a quinta colocação. Adriana conquistou um tempo de 34 minutos e 50 segundos.
Os atletas vencedores da categoria de São Sebastião não ficaram muito distantes dos primeiros colocados. Nessa categoria, o grande vencedor foi Gilmar da Silva, que fez a prova num tempo de 32 minutos e 59 segundos. Seguido dele, veio Marco Roberto de A. Gonçalves, com 35 minutos e sete segundos. O terceiro colocado da cidade foi Rafael Gomes da Silva Teixeira, que completou a prova em 36 minutos e 32 segundos. Antonio Domingos Ramos foi o quarto colocado, com 36 minutos e 47 segundos, enquanto José Reinaldo Santos Santana ficou com a quinta colocação, com um tempo de prova de 36 minutos e 57 segundos.
A largada da prova aconteceu na Rua da Praia, em frente ao Teatro Municipal e a chegada foi no Convento do bairro São Francisco.
A prova teve o apoio da TV Vanguarda, da Rádio Morada do Sol FM, Sabesp, Associação Sabesp, Galeria Lima Magazine, Drogaria Nossa Senhora Aparecida I e II e Quitanda da Adélia. Ela foi válida para a segunda etapa do circuito de corridas de rua do Cone Leste Paulista e contou pontos para o ranking de premiação. A Atlanta Esportes foi a responsável pela organização. (Fonte: PMSS)

Prefeitura em Ação – Cidadania chega ao Morro do Abrigo

São Sebastião - O projeto Prefeitura em Ação – Cidadania será realizado neste sábado, dia 20 de setembro , das 10h às 16h, na escola municipal Walfrido Maciel Monteiro, no bairro Morro do Abrigo, região central.
O objetivo do evento é disponibilizar à comunidade diversos serviços de órgãos públicos.
Esta é a terceira edição do evento “Prefeitura em Ação – Cidadania” que ainda será realizado em outros bairros, definidos de acordo com as características demográficas e perfil sócio-econômico dos moradores.
O projeto, que reunirá 27 órgãos municipais, estaduais e federais, já aconteceu nos bairros Canto do Mar, na costa norte, e em Maresias, na costa sul. Neste dia, os moradores poderão obter informações sobre parcelamento de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano), recolhimento de INSS para autônomos, alvarás, consultar processos e ações judiciais que tramitam na prefeitura, tirar o RG e o registro civil e obter informações de advogados.
Além disso, serão feitas as certidões de recém-nascidos, carteiras de trabalho, consultas sobre ações trabalhistas, cadastros para seguro desemprego e inscrições para as oficinas culturais. A comunidade também terá disponível uma série de informações sobre fundo de garantia, sinalização de trânsito, cooperativas, ligação de água e esgoto, obras de pavimentação e demais melhorias.
Os agentes da saúde, que integram os PSF (Programas de Saúde da Família) agendam consultas. Por meio do Ceprom – Centro de Ensino Profissionalizante Municipal – o “Prefeitura em Ação-Cidadania” disponibiliza corte de cabelo, manicure e pedicure gratuitamente aos moradores, que também tem a oportunidade de participar de aula de informática no laboratório móvel.
Enquanto os pais esclarecem dúvidas e utilizam os serviços disponíveis, as crianças participam de atividades como exposições de fotos e artesanatos, danças recreativas, gincanas esportivas, rapell, oficinas de arte, entre outros.
Participantes: Secretarias de administração, Assuntos Jurídicos, Educação, Fazenda, Governo, Meio Ambiente, Obras e Infra-estrutura, Promoção Social, Saúde, Turismo e Cultura, Juventude, Esportes e Lazer, Fundo Social de Solidariedade, Assessorias de Relações Comunitárias e Defesa Civil, Bandeirante Energia, Sabesp, Correio, INSS, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, PAT/ Banco do Povo, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho, Cartório de Registro Civil, Cartório Eleitoral, Delegacia Seccional, Receita Federal, Conselho Tutelar, Procon e Junta Militar.
Programação das apresentações:
10h30 - Capoeira Regional
11h – Cavaquinho
13h – Dança Recreativa
13h30 – Violão
14h – Capoeira Angola
15h – Street Dance (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Palestra sobre Empretec acontece hoje na ACIU

Ubatuba - Será realizado hoje, as 19:00 horas, na Associação Comercial e Indústrial de Ubatuba uma palestra de apresentação do seminário Empretec, agendado pelo SEBRAE agência Litoral Norte.
A palestra é gratuíta e aberta a todos os interessados, principalmente a pessoas com espírito empreendedor que queiram saber como desenvolver suas características de comportamento empreendedor, CCE´s, tema central do seminário Empretec.
O Empretec baseia-se no fato de o sucesso empresarial não depender apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Segundo o programa, existem comportamentos e características pessoais, como iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem-sucedidos.
Objetivos - Os objetivos do Empretec são: proporcionar uma avaliação franca e completa do potencial empreendedor; reforçar as tendências e habilidades para detectar oportunidades de negócios, estabelecer metas desafiadoras, melhorar a eficiência, aumentar lucros em situações complexas, satisfazer clientes, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, utilizar múltiplas fontes de informação, desenvolver planos de negócios, tomar e sustentar decisões frente a adversidades, calcular e correr riscos, aumentar seu poder pessoal, adaptar-se a mudanças rápidas e às incertezas do mercado; reforçar a autoconfiança; e , finalmente, dar apoio e assessoramento na implantação dos planos de negócios.
Para a realização dos seminários Empretec o SEBRAE uniu-se à Agência Brasileira de Cooperação (ABC - vinculada ao Ministério das Relações Exteriores) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no apoio à criação de empresas inovadoras.
No Litoral Norte o Programa Empretec foi implantado em junho de 2000. (Fonte: SEBRAE-SP)

Programa Empretec

Ubatuba - Muitos empresários deixam de lado o sonho de incrementar seus negócios ou nem começam um negócio próprio, pois não acreditam ter talento ou habilidade suficientes para o sucesso. O que essas pessoas não sabem é que as características de um empreendedor já estão dentro de nós. Só precisa ser reconhecida e desenvolvida. Essa é a tarefa do Empretec, uma parceria Sebrae com as Nações Unidas para o desenvolvimento do petencial empreendedor.
Por meio de entrevistas, oficinas e vivências, o Empretec estimula as mudanças no comportamento pessoal que refletirão no campo empresarial.
As 10 características do EMPREENDEDOR:
Busca de Oportunidades e Iniciativa
Capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidade de negócios com novos produtos e serviços.
Persistência - Enfrentar obstáculos e buscar o sucesso.
Correr riscos calculados - Disposição de assumir desafios e responder por eles.
Exigencia de Qualidade e Eficiência - Fazer sempre mais e melhor. Satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade
Comprometimento - Sacrificio pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.
Busca de Informações - Busca constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio
Estabelecimento de Metas - Estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa
Planejamento e monitoramento sistemáticos - Organizar tarefas de forma objetiva, com prazos definidos, para que os resultados possam ser medidos e avaliados
Persuasão e rede de Contatos - Usar estratégias para persuadir e influenciar outras pessoas.
Independência e Auto-confiança - Ter autonomia para agir e manter sempre a confiança no Sucesso
O EMPRETEC mostra resultados práticos segundo dados do IBGE, GEM 2001 e IBQP o Empretec afasta o perigo de quebra do negócio além de aumentar o faturamento da empresa após o curso. Segundo os dados o crescimento médio de faturamento após o curso é de 64%, em 71% das empresas participantes. (Fonte: SEBRAE-SP)

Campeonato Municipal começa neste Sábado

Ubatuba - Começa neste Sábado, 20/09, a partir das 16:00 na sede da AUFM (Secretaria de Esportes e Laser de Ubatuba, atrás do Ginásio de Esportes "Tubão") o mais importante torneio de futmesa do ano, o Campeonato Municipal, com os 20 melhores botonistas da cidade, que lutarão durante mais de 2 meses pelo tão cobiçado título, que no ano passado ficou com Edu Macedo Jr. Neste ano, os grandes favoritos são: André Rafael (líder disparado do ranking e campeão metropolitano), Fernando Macedo (melhor jogador do 2º semestre e campeão da Taça Cidade de Ubatuba), Daniel Gusmão (vice líder do ranking) e Edu Macedo Jr (campeão municipal em 2002). Podem surpreender e disputar o título Ednelson Prado, Alexandre Augusto e o crescente Dr. Adauto Júlio. Outros destaques da competição serão o estreante Gabriel Coelho, recém filiado à associação, e Marcos Bento, que mesmo sendo associado a 3 anos, disputará seu 1º Municipal, e promete ser a grande surpresa do evento. Os 20 participantes se enfrentarão em turno único, no sistema de pontos corridos e no final de Novembro será conhecido o grande campeão (o Municipal está previsto para terminar no dia 22/11). Acompanhe semanalmente no site da AUFM (www.futmesaubatuba.hpg.com.br) a classificação do Campeonato Municipal e as estatísticas dos participantes. (Fonte: AUFM)

Carta do Leitor Topo

Nova Lei de Uso do Solo - Casualmente soube que a Câmara de Vereadores estará reuninda amanhã, dia 17/09/2003, às 18h00, os arquitetos Renato Nunes, Gilmar Rocha, Flávio Malta e, ainda, Luís Carlos Gottfriz, autores do Projeto de Lei nº 106/02, a Nova Lei do Uso do Solo de Ubatuba, para, segundo informes, discussão aberta e informal acerca do projeto em si e das emendas sugeridas por diversos interessados. Trata-se de matéria da maior importância, que tem gerado ponderações polêmicas e, por isso mesmo, deverá contar com a presença de todos, para o esclarecimento de dúvidas, sugestões de mudança, etc.......
Um abraço.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP
PS: o telefone da Câmara é (12) 3834.1500

 

Foto do Dia Topo

Caraguatatuba

Vista parcial - Caraguatatuba

Vista parcial
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor