Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 17 de setembro de 2003 - Nº 868 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Mutirão vai limpar 67 praias do litoral
OAB sugere disque denúncia da violência contra criança


Caraguatatuba:
Caraguá veta água em postos
Caraguá inaugura nova brinquedoteca
Caraguá será o primeiro município a ter veículo 3 em 1 dos Bombeiros
Secretária fala sobre Educação Infantil na UNISA em São Paulo
Programa Vip recebe Moção de Congratulação
Whisky Marítimo faz reggae para TV Vanguarda
Vítimas de ônibus continuam internadas
Celso e Prefeito anunciam obras na zona norte


Ilhabela:
Empresário acusa vereadores de tráfico de influência
Políticos negam erro e pedem provas
Líder do Paulista de Natação vence etapa em Ilhabela
Parque Estadual retoma a implantação do conselho consultivo
Equipe de Jiu-Jitsu participa de mais uma competição
Abertas às inscrições para o Salão de Artes Plásticas Infanto Juvenil


São Sebastião:
Comerciante vive momentos de terror com assalto à luz do dia
Acidente deixa três feridos na SP-55
Câmara retira Fecha-bar de votação
São Sebastião realiza jornada de cerimonial
Operação integrada demole duas casas em Maresias


Ubatuba:
Curso ensina como reabilitar animais marinhos atingidos por óleo
Polícia desmonta “boca” e prende quadrilha no Núcleo Botafogo
Assaltantes invadem mercado em região central
Identidade para mil alunos da rede municipal
Conferência define diretrizes para a Saúde de Ubatuba
Asfalto no Alto Ipiranguinha
Lançamento de livro sobre animais peçonhentos no Brasil

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Mutirão vai limpar 67 praias do Litoral Norte
No sábado, Litoral Norte espera mobilizar 1.500 voluntários para retirar lixo em Caraguá, Ilhabela, S. Sebastião e Ubatuba

Litoral Norte - Um grupo de 1.500 pessoas participa no sábado da limpeza de 67 praias no Litoral Norte. O mutirão faz parte do Dia Mundial de Limpeza de Praias e será realizado em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Segundo a diretora de parcerias do Instituto Terra & Mar de São Sebastião, Shirley Pacheco de Souza, que organiza o mutirão no litoral, a idéia é atrair voluntários para ajudar no recolhimento do lixo. O evento é uma iniciativa da ONS Ocean Conservancy, dos Estados Unidos, que divulga a limpeza nas praias há 17 anos.
"Além de contaminar a água e a areia das praias, o lixo causa várias doenças aos banhistas. A fauna também é prejudicada pois tartarugas, golfinhos e aves marinhas correm o risco de ingerir materiais como plásticos e papel", disse.
Em São Sebastião está prevista a limpeza de 35 praias da costa Sul e Norte como Enseada, Maresias, Arrastão, Grande, Barequeçaba, Boiçucanga e Boracéia. Em Caraguá serão 17 áreas, incluindo Martim de Sá, Indaiá, Massaguaçu, Capricórnio, Camaroeiro, Freira, Tabatinga, Cocanha, Mococa, Palmeiras e Prainha. Em Ubatuba serão 8 praias, entre elas, Itaguá, Praia Vermelha do Norte e Perequê. Em Ilhabela estão previstas sete praias como Curral, Veloso, Grande, Itaquanduba, Perequê, Vila e Prainha.
Na Ilha Anchieta, em Ubatuba, o mutirão será feito no dia 29 por causa da falta de embarcação para levar os voluntários no sábado.
Durante a limpeza, a secretaria do Meio Ambiente de Caraguá vai plantar 100 mudas de árvores nativas e instalar 30 lixeiras na praia do Indaiá, na região central. Para o mutirão são esperados 500 voluntários e 300 alunos de escolas municipais.
META - Shirley afirmou que no ano passado durante a limpeza foram recolhidos mais de seis toneladas de lixo. "Esperamos recolher a mesma quantidade de material. Nas cidades onde há coleta seletiva ou cooperativas o lixo será reciclado. O número de voluntários deve aumentar de 1.200 ( no evento de 2002) para 1.500 pessoas esse ano", disse.
Para participar do evento, o voluntário deve comparecer nos pontos de encontros instalados nas praias. As pessoas inscritas vão receber luvas, bonés, sacos de lixo, lanche e água. A limpeza será feita no período das 9h às 12h. Para os demais voluntários o instituto vai oferecer sacos de lixo e água, mas é necessário levar luvas de plástico.
Principais locais da limpeza: São Sebastião: Enseada, Arrastão, Grande e Boracéia; Caraguá praias Indaiá, Massaguaçu, Tabatinga e Mococa; Ubatuba praias Itaguá e Praia Vermelha do Norte; Ilhabela Curral, Veloso, Grande e Itaquanduba. Para fazer inscrição basta acessar o site: www.terraemar.org  (Fonte: ValeParaibano)

OAB sugere disque denúncia da violência contra criança

Litoral Norte - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) enviou ofícios à Secretaria de Segurança Pública do Estado e à Delegacia Seccional do Litoral Norte, sugerindo a implantação de um disque denúncia da violência contra crianças e adolescentes. Para o presidente da entidade, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, são muitas as vítimas que passam por esta situação e não denunciam.
Segundo Luiz Tadeu, a sugestão é que exista um número de telefone regionalizado que atenda estas denúncias, que podem ser anônimas. “Há notícias de que na Costa Sul haja neste momento duas adolescentes grávidas dos padrastos”, denunciou.
Além destes casos, relata o presidente, o recente crime em Boiçucanga, onde o padrasto matou a enteada e feriu a mãe, também demonstra que acontecia algo errado na relação da adolescente com o padrasto, o que não foi denunciado por pessoas próximas. “Às vezes, um vizinho sabe e não quer se envolver, mas com um disque denúncia anônimo, é mais fácil alertar”, destacou Luiz Tadeu.
A idéia, explicou o presidente, é que estas denúncias possam ser atendidas pela Polícia Civil ou Conselho Tutelar.
Denúncias - Segundo o delegado Seccional, João Barbosa Filho, a polícia já atende qualquer denúncia pelos telefones 147 ou nos telefones dos distritos, inclusive de maus tratos ou abuso sexual contra crianças.
O delegado lembra que as cidades da região têm delegacias especializadas para o caso, que são as DDMs (Delegacia de Defesa da Mulher). João Barbosa considera válido um disque denúncia específico, mas até que ele possa ser implantado, ele sugere a utilização dos telefones da Polícia Civil, incluindo o 0800-7704463 da Dise, que também atende qualquer denúncia anônima.
Além da Polícia Civil, o Conselho Tutelar também atende denúncias que caracterizem ameaça ou violação dos direitos da criança e adolescente. Segundo o setor, ao tomar conhecimento do fato, o conselho adota procedimentos legais e, se for o caso, aplica medidas de proteção previstas na legislação.
O Conselho Tutelar de São Sebastião atende diariamente na rua Capitão Luiz Soares, no Centro e pelos telefone 3892-4857 e em plantões inin-terruptos de 24 horas pelo celular 9729-0856. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguá veta água em postos

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatá proibiu a venda de garrafas de água mineral em postos de combustíveis.
A medida foi tomada após determinação da Vigilância Sanitária do Estado, que proíbe o comércio de água nos estabelecimentos. Ontem, 25 postos foram notificados pela prefeitura.
Segundo o chefe da Vigilância Sanitária de Caraguá, Renato Luiz Ferreira, a venda de água será permitida apenas em lojas de conveniência.
"Os proprietários de postos estão sendo comunicados. Hoje é comum que as garrafas de água sejam colocadas próximas das bombas de combustíveis. A proibição vai garantir a qualidade do produto", disse.
Ferreira afirmou que haverá fiscalização e em caso de venda o posto será multado. O valor da multa será calculado de acordo com a gravidade da infração. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá inaugura nova brinquedoteca

Caraguatatuba - A Secretaria de Educação de Caraguatatuba inaugura sexta-feira uma brinquedoteca nas dependências da Biblioteca Municipal Cecília Meireles, no Travessão, construída junto ao CEI "Leonor Mendes de Barros". A brinquedoteca atenderá as crianças com atividades lúdicas, incentivando a leitura. Esse novo espaço atenderá a comunidade do Travessão e imediações, nesta nova biblioteca, que foi aberta por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguá e Fundação Orsa. O projeto Brinquedoteca conta também com outras parcerias, entre elas a do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Assistência Social. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá será o primeiro município a ter veículo 3 em 1 dos Bombeiros

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, firmou na tarde desta terça-feira, 16, um acordo com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para a montagem de uma URBS-Unidade de Resgate, Salvamento e Atendimento. O município foi escolhido por ter disponibilizado um chasse adequado para a montagem. O prefeito aprovou a idéia para a construção do veículo e irá apoiar com o chasse do veículo, os materiais permanentes, como bomba de incêndio, tomada de força, e os equipamentos necessários para atividades de resgate, incêndio e salvamento pelos Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros por sua vez, se responsabilizou pela construção da estrutura do veículo. O principal atributo do veículo será a economia e a otimização de recursos humanos e materiais, de acordo com o Cel. Jair Paca de Lima, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. O modelo do veículo foi inspirado em um modelo Francês e será dotado de todos os equipamentos para salvamento; equipamentos para resgate como maca e oxigênio, e também equipamentos para combater incêndios, como bomba, tanque com reservatório para mil litros, mangueira e esguichos.
Também participaram da reunião o Ten. Cel Chester, comandante do 11º Gb (incêndio); Ten. Cel. Paulo, comandante do 17º GB (salvamar); Tem. Danilo do 11º GB, Major Onias, do 17º GB Guarujá, além de representantes do Bombeiros do Litoral, Capitão Stanelis, 11º GB, Ten. Alexandre 17º GB de Ubatuba, além do Capitão Smicelato, do 17º Gb, que passou a comandar o 3º S/GB recentemente em Caraguá.
Também foi firmado durante a reunião do prefeito com os Bombeiros, uma parceria para montar um CAMUS-Caminhonete Multi-Uso, um veículo adaptado para ser usado em incêndios causados por fogo na mata, e que também será de grande utilidade no verão, bastando retirar o tanque e a bomba. Para a montagem desse veículo, a prefeitura vai disponibilizar uma caminhonete com tanque para água e uma bomba de incêndio pequena. Este tipo de veículo é vantajoso pela relação custo/benefício, de acordo com o comandante Cel. Jair Paca de Lima.
O prefeito Antonio Carlos da Silva divulgou outra boa notícia durante a reunião: a reforma do segundo andar do quartel do Bombeiros de Caraguá, possibilitando atender um número maior de crianças pelo projeto SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania. O projeto atende hoje 60 crianças de 10 a 15 anos, de escolas municipais. As crianças, vindas de famílias de baixa renda, recebem orientação técnica dos Bombeiros, acompanhamento escolar, aulas de informática, esporte, teatro, lanches e refeições. Coordenadas pela professora Lucia Cavichi, as crianças que corriam risco social passam a ter mais estabilidade na escola, a apontar menor evasão escolar, indisciplina e baixa frequância. O projeto é realizado em parceria entre Prefeitura, Bombeiros, Creche Santo Antonio, com verba do Governo do Estado. Cerca de 300 crianças estão na fila de espera para participar no SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania. (Fonte: PMC)

Secretária fala sobre Educação Infantil na UNISA em São Paulo

Caraguatatuba - A Secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista dos Santos ministrou uma palestra sobre Educação Infantil para alunos de pós-graduação da UNISA e da escola Ponto de Equilíbrio, na Capital Paulista.
O encontro, que reuniu cerca de 50 participantes, aconteceu neste sábado, 13 de setembro, teve como temática o desenvolvimento do cérebro da criança, na faixa etária de zero a 6 anos - fase em que o cérebro é mais rico em informações. Essa perda do desenvolvimento começa a se acentuar a partir dos 10 anos. Durante a reunião, Roseli Morilla falou também da Educação em Caraguatatuba, os projetos, a municipalização, os investimentos e a participação da comunidade tornando a escola um espaço democrático.
Há duas semanas, a Secretária esteve no município de Santos, ministrando outra palestra sobre gestão de empresa pública, para alunos de pós-graduação em Legislação da Unimonte. (Fonte: SME/PMC)

Programa Vip recebe Moção de Congratulação

Caraguatatuba - O Programa Vip da TV Band Vale está completando um ano tem bons motivos para comemorar. É que neste mês recebeu uma Moção de Congratulação, indicada pelo vereador Juarez Pardim e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Caraguatatuba. Outra novidade é o lançamento do site do programa www.programavip.com, onde o telespectador além de assistir o programas na madrugada da Band, vai poder conferir na internet. Por isso está promovendo a festa "2ª Party my friend´s vip" que acontece neste final de semana. A primeira, no dia 19, na danceteria Daft em Ubatuba, com animação da banda "Ond Jack Tall Back", com ingressos a R$ 10,00 com direito a acompanhante. No dia 20, a festa acontece também com a banda "Ond Jack Tall Back", no Espaço Bijus. Durante a festa será feita a entrega da Moção, com a presença de autoridades. Os ingresso custam R$10,00. Para receber os ingressos é só ligar para a produção – 3882-1230. A promoção é da Sthill e Farma Conde & Cia. O patrocínio é da Kaiser, Nipakh Honda, Kaiser Sumer. Oferecimento: Madeireira Getuba, Digimax Stúdios, Energia on Line. Mais informações pelo telefone 9721-2723. (Fonte: PMC)

Whisky Marítimo faz reggae para TV Vanguarda

Caraguatatuba - Vai ao ar na TV Vanguarda no domingo, dia 21, após o Fantástico, um programa que nenhum de nós pode perder: tivemos a sorte de produzir aqui em Caraguá o jingle e o clip com a nova música da TV Vanguarda, que para o Litoral Norte, ganhou versão reggae feita pela Banda Whisky Marítimo.
O clip teve como cenário natural, as praias de Massaguaçu e Cocanha, com imagens de surf, canoagem, pescadores artesanais, e a gente bonita e de bem com a vida que habita essas areias, e para mostrar a festa que é viver no Litoral, fizemos cenas de um luau na Cocanha.
Os integrantes do Whisky Marítimo, Rubinho, (Rubens de Castro) os irmãos Sky (Alexandre Marques) e Mi (Almir Marques) e Jorge Urashima foram escolhidos pela TV Vanguarda através dos arquivos gravados para o programa Espaço Litoral. Como figurantes do clip, participaram modelos da Focus Produções, de Rogério e Edvaldo, e vestindo os músicos, nada melhor do que a Água do Mar Surf Shop. E a gravação do CD ficou por conta do Estúdio Z, do Rogério e Rogê. Não percam: domingo, dia 21, após o Fantástico! (Fonte: Fundacc)

Vítimas de ônibus continuam internadas

Caraguatatuba - Seis passageiros do ônibus que caiu anteontem em uma ribanceira na estrada municipal do Pouso Alto, em Natividade da Serra, continuam internados na Casa de Saúde Estela Maris, em Caraguatatuba. Entre os pacientes estão uma criança de 7 anos, uma gestante e dois idosos de 70 e 77 anos. As vítimas tiveram várias escoriações e fraturas. O ônibus da empresa Litorânea caiu em um ribanceira de 15 metros deixando 25 pessoas feridas. Segundo o assistente-social do hospital, José Reinaldo Arado, os pacientes não estão em estado grave e devem ser liberados nos próximos dias. A polícia está investigando as causas do acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Celso e Prefeito anunciam obras na zona norte
Em reunião com a comunidade Executivo e Legislativo anunciam melhorias à região

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira (PSDB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, esteve reunido, juntamente com o prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva (PSDB) e o Vice-Prefeito, José Pereira de Aguilar (PPS) e as comunidades dos bairros do Massaguaçu e Alto Getuba, na manhã de ontem, terça-feira, para o anúncio de obras de interesse daquelas comunidades. As obras significam pedidos antigos daqueles moradores.
Cerca de 100 pessoas estiveram reunidas num ponto comercial do bairro do Massaguaçu, por intermédio do Vereador Celso Pereira, que levou para lá o prefeito Antonio Carlos e o vice, José Pereira de Aguilar. O motivo da reunião foi o anúncio de obras importantes para as comunidades do Alto Getuba e Massaguaçu, na zona norte da cidade.
As obras anunciadas dizem respeito ao recapeamento das vias públicas públicas daquelas localidades, bem como a construção do Centro Comunitário do Alto Getuba. No mesmo encontro o prefeito brindou a comunidade com as maquetes da escola e da UBS, ambas no bairro do Massaguçu e que estão em fase de acabamento.
Ainda durante o encontro a comunidade reivindicou o alambrado para o campo de futebol do Massaguaçu e a sua iluminação, para jogos e eventos noturnos. O prefeito deu sinal verde para o alambrado, propondo discutir o assunto iluminação posteriormente.
Os alunos da escola Benedito Miguel Carlota, do Massaguaçu, pediram ao Chefe do Executivo a continuidade das aulas do Ensino Médio na antiga escola, em 2004, visto que o prédio em construção abrigará o ensino municipalizado de 1ª a 8ª série, evitando assim a redução do espaço físico para o aprendizado diário. Aproveitando a oportunidade, o prefeito anunciou também o início da reforma e ampliação da escola do bairro Getuba.
Para o Vereador, encontros como este simbolizam a união dos poderes, a harmonia de dirigentes em pró do progresso da cidade. “É bom estar com a população anunciando obras, assim como é bom ouvir suas reivindicações e trazer suas soluções”, disse. Na ocasião o prefeito defendeu e fortaleceu o trabalho do Parlamentar. “Este é um Vereador brigador, que luta por vocês. Se para alguns é pior com ele, imaginem sem ele lutando por vocês”, falou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Empresário acusa vereadores de tráfico de influência

Ilhabela - O empresário Marcelo Gurgel, de São Paulo, acusou ontem os vereadores de Ilhabela Romeu Persh (PTB) e Carlos Alberto Pinto (PMDB) de suposto tráfico de influência junto à prefeitura para cadastramento de uma área localizada no Encantado, no bairro do Piúva, no sul de Ilhabela.
A denúncia foi apresentada durante depoimento à CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Câmara que apura suposto cadastramento de áreas públicas em nome de particulares.
O terreno no Encantado foi cadastrado em fevereiro em nome de Márcio Faccioli, que prestará depoimento à comissão nesta sexta-feira.
No depoimento de ontem, Gurgel disse que "o vereador Romeu usou de influência política, ameaçando somente votar favorável a projeto de lei do Executivo que autorizou a venda de um terreno no bairro Engenho D'Agua se a área do Encantado fosse cadastrada em nome de Faccioli".
Gurgel também acusou Pinto de supostamente pegar o carnê na prefeitura e fazer a entrega do documento a Faccioli, após este receber o cadastro da terra.
O empresário afirmou, durante o depoimento, ter sido informado da participação dos vereadores 'há alguns meses' em São Paulo.
Os vereadores negaram participação no episódio e prometeram processar o empresário (leia texto abaixo).
Gurgel não foi localizado ontem pelo ValeParaibano após as 19h para comentar o assunto.
Segundo o presidente da CEI, Rogério Sá (PT), o 'Catolé', Prudêncio e os dois vereadores acusados por Gurgel serão ouvidos pela comissão nos próximos dias.
"Pelas informações que temos, a área no Encantado é uma faixa marinha pública e não poderia ser cadastrada em nome de particulares." (Fonte: ValeParaibano)

Políticos negam erro e pedem provas

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela Romeu Persh (PTB) e Carlos Alberto Pinto (PMDB) negaram ter intercedido para o cadastramento da área no Encantado e prometeram processar o empresário Marcelo Gurgel, autor das denúncias durante depoimento ontem na Câmara.
"É uma acusação absurda e ele (Gurgel) terá que provar minha participação neste episódio. Nunca usei de influência política para cadastrar nenhuma área. Vou processar o Gurgel por difamação e danos morais", disse Persh.
Pinto também rebateu as acusações, dizendo ser vítima de perseguição política. "É só se aproximarem as eleições para começarem com denúncias infundadas. Mas quem acusa tem que provar. Não tenho nada a temer."
O prefeito Manoel Marcos de Jesus (PTB) negou que a área do Encantado seja pública. "Tenho amparo legal para cadastrar o terreno e cobrar IPTU. Fizemos isso em fevereiro porque o Márcio Faccioli apresentou documentação de posse do terreno".
O prefeito também prometeu processar Gurgel pelas denúncias de influência política para cadastramento da área no Encantado. (Fonte: ValeParaibano)

Líder do Paulista de Natação vence etapa em Ilhabela

Ilhabela - O líder do campeonato paulista de natação, Glauco Rangel, venceu no último fim de semana a 7ª. etapa do Circuito Municipal de Maratonas pela prova “Joãozinho Barbosa”. Com o mar agitado, ventos fortes e água gelada cerca de 60 nadadores completaram o percurso de 1.800 metros após a largada na praia de Barreiros. O tiro da largada foi dado por Hilda da Silva Barbosa, viúva de Joãozinho Barbosa.
Rangel, que é de Santo André, completou a prova em 25m10 seg na classificação geral. A prova contou com a presença da família do homenageado e de um pequeno público, que prestigiou o esforço dos esportistas. Ao final, a família de Joãozinho Barbosa ofereceu churrasco para comemorar a etapa.
O organizador do evento, Mário Belo, ficou satisfeito com o sucesso da etapa e pela participação integral da família de Barbosa, que é considerado “um símbolo de altruísmo, solidariedade e espírito esportivo na cidade”, diz.
Oitava Etapa - No último domingo aconteceu a 8ª etapa do campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas. As largadas foram divididas em três: das praias do Pequeá, na prova de mil metros, do Píer do Perequê, na de três mil metros e da Balsa, na de cinco mil metros. O evento contou com a participação de mais de 1.700 atletas, entre eles 21 da equipe de Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Parque Estadual retoma a implantação do conselho consultivo

Ilhabela - Ocorreu no último dia 08 de setembro uma reunião entre o Parque Estadual de Ilhabela e a Sociedade Civil Organizada de Ilhabela, através de seu Fórum permanente, a SOCIO, para a qual todas as entidades do município foram convidadas. O tema discutido foi a reativação do Conselho Consultivo do Parque Estadual que na opinião da diretora Kátia Regina Biagini Arean é uma iniciativa importante e positiva pois tem o poder de fortalecer e ajudar a viabilizar as ações do Parque, promovendo sua melhor integração com a comunidade.
O Conselho é um órgão colegiado, ou seja, composto por representantes do Poder Público Municipal (Executivo e Legislativo) e sociedade civil, de caráter consultivo, com o objetivo de auxiliar na gestão do Parque. “O Parque com o apoio da sociedade pode ir além. Teremos a cidade pensando o Parque e ajudando a propor soluções para seus problemas. Com a Prefeitura, Câmara Municipal e sociedade civil teremos um maior poder de ação e reivindicação junto ao Estado. É uma união para trabalharmos pela conservação de um patrimônio que é de todos” enfatiza a diretora.
Após a elaboração do Plano de Gestão em 1998, havia sido formado o Comitê à Gestão do Parque Estadual de Ilhabela, instância também participativa que trabalhou ao lado do Parque por um curto período de tempo. Desde então, o processo sofreu uma interrupção, havendo sido retomado somente recentemente com a perspectiva de elaboração do Plano de Manejo e por exigência da nova legislação sobre o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) que preconiza a implantação dos Conselhos Consultivos (reformulação do antigo Comitê) para todas as Unidades de Conservação.
Uma nova reunião foi marcada para às 19hs do dia 23.09.03 no Espaço Ecológico (End: Av. Princesa Isabel, 605 – Perequê) para definição dos representantes da sociedade civil no Conselho. Todas as entidades estão convidadas. Aquelas interessadas em pleitear um assento no Conselho deverão comparecer apresentando uma carta declarando seu interesse em participar em papel timbrado, assinada pelo presidente da entidade. São pré-requisitos para candidatura a comprovação da situação de regularidade perante sua documentação (CNPJ, Estatuto Social e Ata da última eleição de diretoria). (Fonte: PMI)

Equipe de Jiu-Jitsu participa de mais uma competição

Ilhabela - A equipe Prev de Jiu-Jitsu de Ilhabela se prepara para mais uma importante competição da modalidade. Neste final, dias 19 e 20, acontecerá na cidade de São Lourenço, MG, a 3ª etapa do Campeonato da Federação Mineira de Jiu-Jitsu.
A equipe da Ilha, comandada por Mestre Rezende, deverá comparecer com 10 atletas, sendo seis do ranking e quatro de ponta. A equipe embarca na sexta e já corre atrás de mais patrocínio da comunidade e comércio local.
A equipe Prev de Jiu-Jitsu de Ilhabela conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela e dos comércios: Supermercado Frade, Supermercado Ilha da Princesa, Açougue do Maurinho, Zoofarma e Braguinha.
As aulas de Jiu-Jitsu continuam nos bairros da Barra Velha, Água Branca, Reino, Vila e para os alunos do Sul, agora em um novo espaço, localizado na escola Anna Leite aos sábados e domingos das 15h às 17h. (Fonte: PMI)

Abertas às inscrições para o Salão de Artes Plásticas Infanto Juvenil

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura e FUNDACI – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, abriu as inscrições para o Salão de Artes Plásticas Infanto Juvenil de Ilhabela. As inscrições vão de 10 de setembro a 05 de outubro e podem ser feitas na Secretaria da Cultura, Rua Dr. Carvalho, 80 – Centro. A abertura do Salão será no dia 11 de outubro, às 17 horas e a exposição vai de 11 a 30 de outubro, também na Secretaria da Cultura.
Dirigido exclusivamente para crianças e jovens de Ilhabela, o Salão Infanto Juvenil pretende revelar novos talentos das artes plásticas do município nas modalidades Pintura, Desenho, Colagem e Escultura, divididas em três categorias: de 05 a 08 anos; de 09 a 13 anos e de 14 a 17 anos. Serão premiados os três melhores trabalhos de cada modalidade, nas três categorias.
O Regulamento já está à disposição de todas as escolas estaduais, municipais e particulares da cidade na sede da secretaria.
A Coleção de Cartilhas da Cultura, que tem editado um número por mês, dedicará o número de outubro às brincadeiras de criança. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

Comerciante vive momentos de terror com assalto à luz do dia

São Sebastião - A comerciante M.L.R.L., 30 anos, viveu momentos de terror durante um assalto ocorrido no final da tarde de segunda-feira, em sua loja, na avenida Oceanidas, bairro Canto do Mar, na Costa Norte. “Nunca pensei que fosse passar por uma cena destas”, lamentou a vítima.
Segundo a comerciante, que prefere não ser identificada, os assaltantes eram violentos e fizeram ameaças, apontando a arma para uma criança de três anos. A dona estava no estabelecimento junto com uma funcionária e uma amiga.
Três assaltantes entraram, olharam algumas peças de roupa e anunciaram o roubo. Eles pegaram 24 bermudas, 20 camisetas, seis pares de sapato, cartão de crédito, celular e R$ 40 do caixa. Antes de fugir, eles trancaram as vítimas no banheiro.
A Polícia Militar foi avisada, fazendo patrulhamento pelo bairro, mas sem encontrar os suspeitos. A comerciante ficou inconformada com a violência sofrida pela primeira vez. “Tenho loja há cinco anos e nunca havia passado por esta situação”, declara.
Ela disse que as vítimas conseguiram sair do banheiro, pois os assaltantes não chegaram a trancar a porta. “Depois que ficou tudo em silêncio saímos e percebemos que eles já tinham ido embora”, lembrou.
Conforme a vítima, o prejuízo foi de mais de R$ 2 mil. Embora no momento do crime, houvesse movimento de pessoas na rua, uma das principais do bairro, ninguém chegou a perceber o roubo na loja, que tem porta de vidro e durou cerca de 20 minutos. Os assaltantes não usaram máscaras.
Além do susto, a comerciante lembra do trauma deixado na criança e também em outro de oito anos, filho da comerciante, que chegava da escola e foi impedido de entrar. “Foi horrível”, disse M.L.R.L.. O assalto foi registrado no plantão da Seccional e será investigado pelo 3° Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Acidente deixa três feridos na SP-55

São Sebastião - Um acidente de trânsito ocorrido na manhã de ontem na SP-55, entre os bairros Toque-toque Pequeno e Grande, na Costa Sul, deixou três pessoas feridas, incluindo um menino de um ano de idade. Dois veículos bateram de frente em uma curva.
Segundo a Polícia Rodoviária, um Celta, de Guarujá, era conduzido pelo aposentado Orlando Ignácio dos Santos, 63 anos, sentido São Sebastião/Bertioga, quando ele teria perdido o controle em uma curva, após o carro derrapar na pista.
O veículo acabou invadindo a mão contrária e bateu frontalmente com um Opala, conduzido pelo técnico de refrigeração Alexandre Lellis Pinheiro, 32 anos. Ficaram feridos o condutor do Celta e ainda os passageiros do Opala, Michela Maria Gonçalves Monteiro, 26 anos, e seu filho P.H.M.P., de um ano.
As vítimas foram resgatadas por equipes dos bombeiros e da ambulância até o pronto-socorro Central, onde foram medicadas e liberadas. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara retira Fecha-bar de votação

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião retirou ontem da pauta de votação o projeto do Fecha-bar, considerado inconstitucional pela Procuradoria Jurídica do Legislativo. A procuradoria se baseou na lei municipal que delega ao Poder Executivo a fiscalização de estabelecimentos comerciais. O autor do projeto de lei, o vereador Marquinho de Souza (PSDB), afirmou que a decisão da Procuradoria o deixou surpreso. O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), disse que vai estudar o assunto com os vereadores. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião realiza jornada de cerimonial

São Sebastião - A cidade é sede até amanhã da 2º Jornada Paulista de Cerimonial, que acontece no Teatro Municipal. O evento é uma realização da prefeitura em parceria com o CNCP (Comitê Nacional de Cerimonial Público). O evento visa proporcionar aos participantes a visão do papel do cerimonialista e o reconhecimento da importância de sua atividade para a preservação da boa imagem da instituição. A primeira Jornada aconteceu em maio de 2002, reunindo 42 prefeituras e mais de 200 pessoas. Este ano, há mais de 180 pessoas inscritas. Além das prefeituras, participam o Sebrae/AM e o Conselho dos Direitos Humanos do RJ. (Fonte: ValeParaibano)

Operação integrada demole duas casas em Maresias

São Sebastião - Uma operação integrada entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da fiscalização de obras e meio ambiente, a Polícia Ambiental e a direção do núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar, resultou na demolição de duas casas em Maresias, na costa sul.
A ação ocorreu por volta das 10h30 de hoje e durou cerca de duas horas. A equipe envolvida na operação demoliu uma casa de aproximadamente 40 metros quadrados e um barraco de madeira um pouco menor do que essa medida. As duas construções estavam quase concluídas e se localizavam na rua Colombo.
De acordo com o diretor do Núcleo de São Sebastião do Parque Estadual, Edson Lobato, as casas foram identificadas e notificadas com autos de demolição na semana passada. Ele conta que a área é localizada ao redor do Parque Estadual e por isso coube a Prefeitura realizar as notificações, assim como a demolição das obras.
Lobato ainda comentou que uma das casas estava desocupada há alguns meses, enquanto o proprietário da outra casa estava morando num barraco ao lado da obra. Natural de Minas Gerais, ele está no litoral sem a família, que planejava trazer em breve para a ocupação da área. “Segundo informações, o proprietário estaria trabalhando na região e construindo para trazer a família toda para cá. Com a ação, é possível que ele retorne ao estado de origem”, disse.
Apesar de não estarem no Parque, as áreas ocupadas são protegidas e tombadas pelo Condephat e por isso não poderiam ser utilizadas para qualquer tipo de construção. Mas, neste caso, as obras estavam em ritmo acelerado e por esse motivo foi necessário essa ação integrada.
A ação contou com a participação de três funcionários do Parque Estadual, três policiais ambientais, três fiscais ambientais, quatro braçais e um maquinista da Prefeitura Municipal. Para auxiliar na operação, foram utilizadas duas viaturas do Parque, uma da Policia Ambiental, uma da Prefeitura, que também emprestou um trator para o ato demolitório.
Além das casas demolidas, a Prefeitura encontrou outras construções irregulares. Somente hoje foram emitidas quatro novas notificações de auto demolitório. Duas dessas casas já estão quase em fase de acabamento e outras duas, construídas até a metade. Uma nova ação na próxima semana poderá demolir essas áreas.
“Com o trabalho de três instituições juntas, é possível amenizar um pouco esse problema. Isso porque somamos legislações e ações para inibir as construções irregulares”, concluiu Edson. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Curso ensina como reabilitar animais marinhos atingidos por óleo

Ubatuba - Quando ocorre um grande vazamento de óleo, seja no mar ou em rios, a atenção se volta para os animais que, de repente, aparecem cobertos por uma densa camada preta, sem a menor condição de continuar a viver, voar e se alimentar em seu habitat.
Para recuperar a saúde dos animais marinhos afetados por derramamentos de óleo, deve-se saber técnicas específicas de tratamento, sem jamais tentar resolver o problema à grosso modo.
Pensando nisso, o Aquário de Ubatuba, em parceria com o Instituto Argonauta, promoveu o “Curso de Reabilitação de aves e mamíferos marinhos”, que levou cerca de 50 pessoas, desde sábado até ontem, a assistirem aulas teóricas e práticas sobre o assunto. A maioria dos alunos era estudante de biologia e veterinária, vindos de diversas regiões do país, desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul.
O Instituto Argonauta, ONG voltada à preservação dos oceanos e do meio am-biente, participou na organização do curso e forneceu bolsa integral a duas pessoas da cidade para colaborarem em caso de acidente com óleo na região.
As aulas foram ministradas pelo médico veterinário e coordenador do CRAM (Centro de Recuperação de Animais Marinhos), no Rio Grande do Sul, Rodolfo Pinho da Silva e pela também veterinária, Valéria Ruoppolo, com a colaboração da oceanógrafa Andréa Celi Adornes.
Segundo Valéria Ruoppolo, “toda e qualquer substância oleosa modifica a estrutura das penas das aves e é justamente esta estrutura que torna o animal impermeável. Quando isto acontece, a água passa a penetrar pelo corpo do bicho, causando hipotermia, e o deixando com muito frio”. Isso significa que a primeira reação da maioria das pessoas, que seria a de lavar o animal, poderia ser fatal, pois primeiro é necessário que este se estabilize, explicam os veterinários.
Os médicos veterinários Rodolfo Pinho da Silva e Valéria Ruoppolo estiveram coordenando todos os derramamentos de óleo que aconteceram no Brasil e desde 1995, fazem parte de um grupo internacional que monitora acidentes deste tipo em todo o mundo.
Durante os dias de curso, Rodolfo e Valéria explicaram que quando um animal atingido por óleo é encontrado na costa, o procedimento é o seguinte: leva-se o animal ao local específico, onde são realizados exames de sangue, verificação de temperatura e procedimentos que farão com que seja tomada a decisão de tentar recuperar o animal ou, se já não tiver mais possibilidade de reabilitação, sacrificá-lo. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia desmonta “boca” e prende quadrilha no Núcleo Botafogo

Ubatuba - O encarregado, o “olheiro” e dois “aviões” foram presos na madrugada de segunda-feira, após uma operação da Polícia Civil, com apoio da Guarda Municipal, que resultou no desmonte de um ponto de drogas, na favela Núcleo Botafogo, região central, em um bar conhecido por “Bar da Biroska”.
Os policiais civis Wagner, Dalmiana, Fabiano, Luiz e Paulo faziam diligências na área, junto com os guardas municipais Osieo e Santana. No bar, os policiais encontraram no quintal de uma casa, escondida em entulhos, uma sacola contendo 52 pedras de crack, além de material para embalar os entorpecentes.
Pelas investigações da equipe, o chefe da “boca” era A.F.S., 29 anos, conhecido por “Cabelo”. Já C.E.J.F., 22 anos, o “Dudu”, seria o “olheiro” e ficava em uma guarita improvisada vigiando.
Para levar a “encomenda” aos “clientes” era usado F.P.S., que estava sem identidade, e J.J.L.F., 40 anos. Os dois seriam viciados e trabalhavam no tráfico em troca de droga.
No local, a polícia ainda apreendeu diversos materiais que seriam produto de furto e podem ter sido trocados por droga, como prancha de surf, CDs, porta CDs, entre outros objetos
Os quatro foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Ubatuba e autuados por tráfico de drogas e formação de quadrilha. Depois da elaboração do flagrante, eles foram removidos para a cadeia masculina de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes invadem mercado em região central

Ubatuba - Dois assaltantes invadiram no final da tarde de segunda-feira, um mercado, localizado na avenida Rio Grande do Sul, no Centro. Eles renderam o dono, levando dinheiro do caixa.
Ainda estava claro o dia, quando o comerciante A.J.S., 32 anos, foi abordado por um desconhecido que, primeiramente, distraiu sua atenção perguntando sobre uma mercadoria.
Enquanto se explicava com o “cliente”, um parceiro entrou, simulando estar armado, se aproximou do caixa e pegou o dinheiro. Em seguida a dupla fugiu em bicicletas. A Polícia Militar atendeu o roubo, mas não localizou os suspeitos.
Sequestro-relâmpago - A cidade registrou também um “sequestro-relâmpago” ocorrido na casa de veraneio de V.M., 56 anos, morador em Campinas. Ele estava na residência, quando percebeu que o filho conversava com um desconhecido no portão.
V.M. saiu para verificar, momento em que foi rendido junto com o filho, por dois assaltantes, que entraram na casa, enquanto outros dois esperavam do lado de fora. Com o cartão de crédito da vítima e a senha, dois dos assaltantes saíram com o filho do turista.
Após sacar dinheiro, cujo valor não foi divulgado, esta dupla ligou para outros dois que permaneceram na casa, mandando eles saírem. O filho foi abandonado nas proximidades. (Fonte: Imprensa Livre)

Identidade para mil alunos da rede municipal

Ubatuba - Cerca de mil alunos da rede municipal de ensino da Região Sul confirmaram neste sábado, 13, na Escola Municipal “ Sebastiana Luiza de Oliveira Prado”, no Araribá, o protocolo de suas carteiras de identidade. A Secretaria de Educação e 30 membros da equipe do “Poupatempo”, da Regional de São José dos Campos reuniram os alunos das escolas da região ( Corcovado, Fortaleza, Sertão da Quina, Maranduba, Lagoinha e Araribá) para o preenchimento da ficha de identificação civil, que inclui foto e impressão das digitais. A equipe do Poupatempo contou inclusive com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública. As carteiras de identidade serão entregues nos próximos 15 dias.
O prefeito Paulo Ramos esteve presente e destacou a iniciativa como uma forma de valorizar a auto estima dos alunos que ganham uma referência como cidadão. “É uma forma de estabelecer uma ligação entre o aluno, a escola, família e a comunidade”, diz o prefeito.
Durante o período do levantamento para cadastro dos alunos foram providenciadas também documentação dos pais . “ O trabalho beneficia a família pois o documento é válido para todas as situações da criança”, diz Geraldo Salles Oliveira, diretor da escola do Araribá. O Poupatempo é um projeto do Governo Estadual sob coordenação da Secretaria do Governo e Gestão Estratégica e administrado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - PRODESP.
A coordenadora do projeto em nosso município, Silvia Issa, informa que o trabalho foi iniciado com a conscientização dos professores e dos pais com empenho total da Secretaria da Educação. Foram preenchidas as fichas com os dados da família e dos alunos, batidas 4 fotos de cada um e marcada a reunião para a impressão dos digitais neste sábado. “ A Secretaria da Educação pretende cobrir toda a rede municipal de ensino. A próxima etapa será concentrada no Perequê-Mirim envolvendo as escolas mais próximas como Saco da Ribeira e Rio Escuro”, diz a coordenadora. (Fonte: ACS-PMU)

Conferência define diretrizes para a Saúde de Ubatuba

Ubatuba - Cerca de 300 pessoas, além de 60 usuários do sistema de saúde e funcionários da Secretaria marcaram presença no encerramento da III Conferência Municipal de Saúde no salão da Igreja São Francisco na última sexta-feira, 12. O relatório contendo as resoluções foram entregues ao prefeito Paulo Ramos que elogiou o trabalho, principalmente no que diz respeito a participação da comunidade, e insistiu nos objetivos que visem a prevenção em toda as ações da saúde. O prefeito informou aos presentes que o remanejamento de verbas do orçamento, fixado em 5% e a vigorar no próximo ano , é insuficiente para o cumprimento das metas da administração. “ Precisamos de um margem de 30% para que a Prefeitura possa cumprir seus compromissos com a população” ,afirmou Paulo Ramos ao encerrar a reunião.
Para Waldileia Brito Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Saúde - COMUS, a conferência contou com um diálogo franco e aberto, totalmente democrática, municiando o setor das informações necessárias para os próximos 4 anos com o aval do cidadão. Entre as principais aspectos detectados na III Conferência , válidos como diretrizes, estão: impacto na mortalidade infantil e materno; impacto nos casos de diabete, hipertensão, tuberculose, hanseniáse, etc.; regionalização em termos de Litoral Norte; melhoria da capacidade de gestão da Secretaria da Saúde; mudança do modelo assistencial curativo para prevencionista e melhora do contrato social, ou seja, maior integração entre a estrutura da Secretaria e a comunidade.
Para o Secretário da Saúde, Carlos Fragnan, a peça orçamentária para o próximo ano e exercicios seguintes terão como base as indicações contidas no relatório, sem dúvida, fundamental para organizar e valorizar ao máximo o investimento no setor. (Fonte: ACS-PMU)

Asfalto no Alto Ipiranguinha

Ubatuba - A rua Maria Amaro de Oliveira, no alto do Ipiranguinha foi pavimentada pela Secretaria de Obras na última semana. Numa próxima etapa, com previsão ainda para este mês de setembro, serão asfaltadas as paralelas Joaquim Amaro e Benedito Felix. A decisão de executar estas obras foi tomada durante reunião do Prefeito Paulo Ramos e do Secretário de Obras, Jeriel da Silva Rocha com moradores do bairro e diretoria da Associação dos Moradores do Alto Ipiranguinha - AMAI. A rua Rio Doce será pavimentada numa etapa posterior.
A rua Sergipe, no Parque Guarani, atrás do aeroporto, também recebeu asfalto e vem recebendo os retoques finais para conclusão. Junto com a eliminação das valas poluídas da rua Acre o bairro ganha em urbanização e saneamento básico. (Fonte: ACS-PMU)

Lançamento de livro sobre animais peçonhentos no Brasil

Ubatuba - O livro ANIMAIS PEÇONHENTOS NO BRASIL – Biologia, Clínica e Terapêutica dos Acidentes, depois do seu lançamento oficial no Instituto Butantan em São Paulo, estará sendo apresentado em Ubatuba na sexta-feira próxima por alguns de seus autores. Um deles o médico João Luiz Costa Cardoso, achou relevante o lançamento da obra em Ubatuba em função dos altos índices de acidentes na região tendo por causadores animais venenosos; além da coincidência de as Relíquias de Anchieta estarem em Ubatuba:
“ No livro há trechos das cartas de Anchieta que escreveu detalhados relatos sobre a fauna nacional. Das cobras, por exemplo relata o aspecto, seu hábitat natural e até os efeitos de seu venenos. Lendo com os olhos de hoje, é possível ver que ele acertou muita coisa que só viria a ser sistematizada séculos depois. As cartas do jesuíta são os primeiros documentos sobre o assunto no Brasil”, explica João Luiz.
O Livro será apresentado na Livraria Bambu de Vez em Ubatuba à Rua Dr. Esteves da Silva, 246 na próxima Sexta-feira, dia 19 de setembro a partir das 19 horas. Na ocasião haverá um diálogo dos autores presentes, João Luiz, Francisco Oscar de Siqueira França e Vidal Haddad Jr. com o público presente. Será também aberta uma pequena exposição de cobras comuns da região litorânea. Informações pelo tel. (12) 3836 1758. (Fonte: Revista Local)

Carta do Leitor Topo

Lei de Uso e Ocupação do Solo - Casualmente, pelo Litoral Virtual, fiquei sabendo que a Câmara de Vereadores estará reunida hoje dia 17, com os membros da Comissão que elaborou o projeto da nova lei de Uso do Solo.
Casualmente estarei passando em frente à Câmara por volta das 18 horas e, se assim ocorrer, casualmente entrarei no recinto para ver se casualmente os demais membros da Comissão ficaram sabendo desse casual compromisso.
Parece que as coisas nesta cidade continuam a acontecer casualmente, como sempre, (até quando?).

Renato Nunes
Ubatuba, SP


Perdidos no Espaço - No jornal "A Cidade" de 30/08/2.003, consta uma reportagem intitulada Placas de Maranduba onde estão relacionados os bairros que já foram beneficiados com placas de identificação das principais ruas do bairro, e os próximos que serão. Tanto o DMT (Departamento Municipal de Transito) como o prefeito Paulo Ramos, "estão cientes de que tal benefício facilita a vida de moradores e visitantes que sempre tiveram dificuldades par a localização das ruas" (conforme cita a reportagem).
Por alguma razão, mais uma vez, o bairro da Praia Grande não foi, e pelo jeito, não será contemplado tão já. Novamente, estamos esquecidos aqui, perdidos no tempo e no espaço.Pelo jeito, os principais órgãos administrativos tratam o bairro da Praia Grande, como se fosse a Serra Pelada.
Na temporada, tal qual formigas, "ambulantes, sentantes e cantantes", correm para cá numa profusão de gritos, ruídos e sons; valendo tudo para garimparem o máximo que puderem, com o objetivo de sobreviverem o restante do ano.
Acreditamos que a culpa, por existir tal situação, também é nossa (moradores, proprietários e comerciantes).
Particularmente, meu marido e eu assim que viemos morar (isto à 06 anos atrás)solicitamos a placa de identificação para a rua que residimos. Na época o vereador que nos atendeu foi o cabo Pedrinho que nos orientou qual seria o procedimento; e conseguimos sim a identidade de nossa rua (Rua Thomaz Câncer), sem precisar comprar, gastar ou pagar hora extra a ninguém. Estamos nos colocando como exemplo, para mostrar aos demais proprietários e comerciantes do bairro, que é possível conseguir um pouco de melhoramento quando se quer e se vai atrás.
Não devemos aceitar desmando, projetos ou qualquer tipo d ação que venham a beneficiar a poucos em detrimento dos demais.Os senhores não devem silenciar desta maneira. Não é possível morarmos, ou termos residência, em um local onde a urbanização é precária, não existe tratamento de esgoto para todos e várias ruas não placa, ruas sem identidade.Gostaríamos que os senhores refletissem um pouco, após ler um trecho de um texto que vimos um personagem de televisão falar e que achamos bem apropriado:

"Um dia alguém rouba as nossa flores,
e não dizemos nada.
No outro dia, pisa e mata nossas
flores e nosso cão.
E continuamos não dizendo nada.
Então, o mais frágil dos meliantes,
entra em nossa casa
rouba os nossos bens
e tira nossa voz.
Aí... não podemos dizer mais nada..."

Zeev Frajnovits
Iranita F. de Castro Frajnovits
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

São Sebastião

Barequeçaba - São Sebastião

Barequeçaba
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor