Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 18 de setembro de 2003 - Nº 869 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Palestra do Sebrae-SP sobre Informatização


Caraguatatuba:
Blecaute afeta centro de Caraguá
Caraguá cria 20 cargos na Fundação Cultural
Mulher de Alckmin abre Jogos do Idoso
Locais das competições do Jori em Caraguá.
Oposição questiona fechamento de rua
Dia Mundial de Limpeza de Praia já tem 800 voluntários
Termina hoje, dia 18, o prazo para a entrega das chapas
Fundacc cadastra professores para educação profissional
Caraguá participa do Revelando São Paulo
Gobetti participa de palestra da Caixa Econômica Federal
Avesp lança Cartilha sobre Mulher na Política


Ilhabela:
Ilhabela atrai navios na temporada

São Sebastião:
Encontro do Comitê Regional de Catadores de Materiais Recicláveis
Prefeitura realiza tarde de lazer no Centro Comunitário do Jaraguá
Alunos das escolinhas de futebol vencem Festival Esportivo na Costa Sul
Alunos do curso de jardinagem visitam viveiro municipal do Ibirapuera


Ubatuba:
Seminário sobre Apell será realizado no próximo mês
Setur doa computar para Associação de Ambulantes de Ubatuba
Canoa Maria Comprida percorreu os caminhos de Anchieta
Canoa Maria comprida, tradição e cultura

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Palestra do Sebrae-SP sobre Informatização

Litoral Norte - O Sebrae-SP Escritório Regional do Litoral Norte promoverá palestra Informatização Empresarial - Como Chegar ao Sucesso nesta quinta e sexta feira.A palestra tem como objetivo mostrar aos participantes a importância da informatização de um pequeno negócio e como tem que ser adequada ao seu perfil e às suas necessidades, para que permita ao empreendedor obter a melhor relação custo-benefício. A palestra acontecerá em Ubatuba no dia 18 em dois horários: as 14 h e as 19 hs.E em Caraguatatuba no dia 19 as 10 hs.
Serão abordadas as necessidades básicas para a informatização e sua importância, casos de insucessos e sucessos, suporte para a escolha do aplicativo e equipamento adequado, análise do retorno do investimento.
As vagas são limitadas.

Data: 18/9, (quinta-feira) as 14hs
Local:Timoneiro Sport Porto Marina
Estrada da Ribeira, 64 - Saco da Ribeira
Tel: (12) 3842-1122

Data: 18/9 (quinta-feira) as 19 hs
Local:Associação Comercial de Ubatuba
Rua Dona Maria Alves, 587 - Centro - Ubatuba
Tel : (12) 3832-1449

Data: 19/9 (Sexta-feira) as 10 hs
Local:Sebrae-SP E.R.Litoral Norte
Rua Av Dr Arthur Costa Filho, 979.Centro
Tel : (12) 3832-1449 (Fonte: SEBRAE-SP)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Blecaute afeta centro de Caraguá

Caraguatatuba - Uma queda no fornecimento de energia deixou metade de Caraguatatuba às escuras na noite de ontem por 15 minutos. O blecaute ocorreu por volta das 19h30 e afetou principalmente o centro. Moradores disseram ter ouvido um forte estrondo antes do blecaute. A iluminação foi retomada gradativamente nos bairros. A PM e o Corpo de Bombeiros não atenderam ocorrências relacionadas à queda no fornecimento de energia. O serviço de atendimento da Bandeirante Energia não informou as causas do blecaute. As equipes de manutenção fizeram os reparos na rede. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá cria 20 cargos na Fundação Cultural

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou anteontem o projeto de lei que cria 20 novos cargos efetivos para a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). O número de cargos comissionados reduziu de 60 para 24. A proposta do Executivo foi aceita por unanimidade. A prefeitura planeja fazer um concurso público para o preenchimento das vagas. Segundo o diretor administrativo e financeiro da Fundacc, Luiz José Alves de Campos, a fundação não conta com um quadro de funcionários efetivos, apenas 13 pessoas ocupam cargos comissionados. (Fonte: ValeParaibano)

Mulher de Alckmin abre Jogos do Idoso

Caraguatatuba - A 7º edição dos Jogos Regionais do Idoso reúne amanhã mais de 1.800 atletas de 45 cidades, em Caraguatatuba. A abertura, que será realizada no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, vai contar com a presença da primeira-dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin e do secretário Estadual de Esportes, Lars Grael, a partir das 16h.
Os atletas têm mais de 60 anos e vão disputar 10 modalidades como vôlei, truco, buraco, dama, dominó, atletismo, natação, malha, bocha e dança de salão.
Segundo o secretário de Esportes de Caraguá, Nivaldo Alves, o evento incentiva a prática esportiva entre os idosos.
"Todos os atletas vão receber medalhas. Os três primeiros colocados serão classificados para os Jogos Aberto de Brotas (SP), que acontecem em outubro", disse.
As modalidades serão disputadas nos ginásios dos bairros Poiares, Tinga e Barranco Alto, no Centro Esportivo Municipal e no Centro de Convivência Estrela do Mar, até domingo.
O ajudante geral Waldomiro Francisco, 63 anos, vai representar Caraguá no atletismo e na natação. Ele treina diariamente para conquistar a vitória.
"Espero vencer nas duas modalidades. Na natação serão 25 metros e no atletismo 2.500 metros de caminhada", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Locais das competições do Jori em Caraguá

Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves"
Av. José Herculano, nº 50 - Jardim Britânia
Telefone: (12) 3887-1165 / 3887-5922
Modalidade: Coreografia, Natação, Atletismo, Malha, Voleibol Feminino

Centro de Convivência da 3ª Idade "Estrela do Mar"
Alameda dos Ciprestes, nº 145 - Cidade Jardim
Telefone: (12) 3883-3668
Modalidade: Jogos de Salão (Damas, Dominó e Buraco), Bocha

Princes Club
Avenida Rio Branco, 623– Indaiá
Telefone: (12) 3882-4039
Modalidade: Dança de Salão

EMEF "João Batista Gardelin" - Poiares
- Ginásio de Esportes Poiares
Rua Joaquim José da Silva Xavier, nº 180 - Poiares
Telefone: (12) 3887-3101 / 3887-5907
Modalidade: Jogos de Salão (Truco)

CEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes - Morro do Algodão
- Ginásio de Esportes Morro do Algodão
Travessa Cinco, nº 75 - Morro do Algodão
Telefone: (12) 3888-3223
Modalidade: Voleibol Feminino

EMEF "João Benedito Marcondes"–Barranco Alto
- Ginásio de Esportes Barranco Alto
Rua José Domingos Cardoso, nº 248 - Barranco Alto
Telefone: (12) 3887-4291 / 3887-0365 (orelhão)
Modalidade: Voleibol Masculino

CEI Profª Aparecida Maria Pires de Meneses - Olaria
- Ginásio de Esportes Olaria
Avenida Marginal Ipiranga, nº 17 - Olaria
Telefone: (12) 3883-8988
Modalidade: Voleibol Masculino

Colônia de Féria "Ministro João Cleófas"
Avenida José Herculano, nº 5035 - Porto Novo
Telefone: (12) 3887-2856
Modalidade: Bocha (Fonte: PMC)

Oposição questiona fechamento de rua

Caraguatatuba - A vereadora Madalena Fachini (PSB), de Caraguatatuba, protocolou representação no Ministério Público contra o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) por fechamento da avenida da Praia durante realização do Caraguá Bike Week na semana passada. Ela também questiona a contratação por R$ 150 mil do ator norte-americano Lorenzo Lamas. "O fechamento da avenida atrapalhou o trânsito e o dinheiro gasto com o ator poderia ser investido em saúde". A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a administração obteve autorização judicial para fechamento da avenida. (Fonte: ValeParaibano)

Dia Mundial de Limpeza de Praia já tem 800 voluntários

Caraguatatuba - O mutirão irá atingir as 17 praias numa extensão de 40 quilômetros de orla em Caraguá. Os pontos de encontro dos voluntários estão sendo marcados nos quiosques. Cerca de 800 pessoas já confirmaram participação.
Representantes da prefeitura e de Ong´s de Caraguatatuba já se reuniram para definir como vai acontecer o Dia Mundial de Limpeza de Praia no município. Além das secretarias municipais, outras cinco entidades participarão do mutirão que vai limpar todas as praias do município, no sábado, dia 20 de setembro, das 9 às 12 horas. Além da Ong Acajú, responsável oficial pelo evento, já fazem parte deste movimento cerca de 500 pessoas, entre integrantes da Prefeitura, e Ong´s Baleia Azul, Onda Verde, Caraguatá, além do Grupo de Escoteiros Caraguatá, alunos da educação municipal e secretarias municipais como as de Turismo, Serviços Públicos, Educação, Esporte, entre outras.
Até agora, ficou definido que a Ong Acajú vai limpar o trecho da Boca da Barra até a Praia das Palmeiras e o ponto de encontro é no quiosque do Alemão; só a Acajú participa com 150 integrantes, sendo 45 crianças. Os escoteiros Caraguatá cuidarão da limpeza no trecho da Praia Palmeiras ao Rio Lagoa, o ponto de encontro é no quiosque 40;
Um grupo de 100 alunos da EMEF Indaiá limpará o trecho do Rio Lagoa até o Rio Santo Antonio, o ponto de encontro é no quiosque do João (36); a Setur e a Ong Onda Verde ficarão responsáveis pelo trecho do Rio Santo Antonio à Pedra da Freira, com ponto de encontro no quiosque do Flávio (26); A Ong Baleia Azul ficará com a Prainha, a Martim de Sá e a Praia Brava, ponto de encontro é o quiosque do Ari (Canto Bravo). A Amapec junto com alunos da EMEF Massaguaçú ficarão responsáveis pelas Praias Capricórnio e Massaguaçu, com ponto de encontro no quiosque da Neide, próximo ao rancho de pesca. A Praia da Cocanha ficou sob a responsabilidade da Amapec e da Associação de Canoagem. Tabatinga e a Mococa ficarão sob os cuidados das Ongs Baleia Azul e Onda Verde.
O mutirão irá atingir as 17 praias da cidade, com a extensão de 40 quilômetros de orla em Caraguá, e para o seu total sucesso é preciso que haja mais voluntários atuando no dia da limpeza, de acordo com a Bióloga Daniela Kuntz, da Secretaria de Meio Ambiente, órgão responsável pela campanha.
Durante a reunião também foi divulgado que no dia do mutirão, a Secretaria de Meio Ambiente irá instalar 30 lixeiras Praia Indaiá. A secretaria também promoveu o plantio de 100 mudas de árvores nativas entre pitanga, Aroeira, tipuana, imbiriçá, suinã, entre outras serão plantadas por estudantes de a 8 anos.
Os voluntários que quiserem participar do Dia Mundial de Limpeza de Praia devem ir até a praia neste dia e encontrar-se com o grupo responsável por cada praia, nos quiosques, às 9 horas.
O mutirão teve o apoio de empresas como a coletora Pioneira, que vai fazer a coleta e doação de 150 luvas e 50 sacos de lixo; a Sabesp que doou 300 luvas, bonés e sacos de lixo; A Petrobrás, a Associação dos Quiosqueiros, a Arte de Viver que irá coletar o lixo reciclável, o Supermercado Silva Indaiá com lanches e secretarias municipais.
Ano passado, no mutirão de limpeza de praia que envolveu cerca de 15 municípios do Litoral, foram coletadas 12 toneladas de lixo, incluindo todo tipo de lixo, desde um bote inflável a pedaços de colchão, grade de churrasqueira, máscara cirúrgica, escovas-de-dente, latas de soda cáustica, restos de um fogão, cadeiras de praia, chuveiro, óculos, cadeiras de praia, a carcaça de um forno microondas e até um vestido de noiva.
Campeões na quantidade foram, novamente calçados, entulho de obra, embalagens plásticas e fezes de cachorro, tudo isto comprovado que são as atitudes erradas do bicho homem as grandes responsáveis pelo lixo que existe nas praias e chega ao mar, afetando os seres vivos deste ambiente.
O Dia Mundial de Limpeza de Praias é o maior esforço voluntário de limpeza do ambiente em todo o mundo e acontece desde 1986 no Texas. A data se expandiu e passou a ser realizada em lagos continentais, rios, cachoeiras e locais subaquáticos. O mutirão de limpeza é algo mais do que coletar lixo, uma vez que o lixo em muitos casos é reciclado. O maior desafio é determinar de onde ele veio e o que isto significa. Os voluntários usam fichas de coleta de dados padronizadas, desenvolvidas pela The Ocean Conservancy, para registrar mais de 80 tipos específicos de lixo. (Fonte: PMC)

Termina hoje, dia 18, o prazo para a entrega das chapas

Caraguatatuba - Vai até hoje, dia 18 de setembro, a entrega do registro das chapas que irão concorrer à nova presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Caraguatatuba. As chapas devem ser entregues na sede do sindicato, à Rua Rua União das Américas, nº 380, Jardim Aruã. No dia 19 de setembro será realizada uma Assembléia Geral para a retirada e eleição da Comissão Eleitoral, às 18 horas em primeira chamada e às 18h30 em 2ª chamada n sede da entidade sindical. A eleição será realizada no dia 3 de outubro. Os locais de de funcionamento das mesas coletoras fixas serão: sede do Sindiserv, Paço Municipal, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Regional Sul. A apuração será no mesmo dia da eleição, às 17h30, na sede do sindicato. (Fonte: PMC)

Fundacc cadastra professores para educação profissional

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba está cadastrando professores interessados em ministrar aulas nas áreas de educação profissional para cursos de qualificação, habilitação ou especialização no Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte para 2004/2005.
O período de cadastramento deve ser feito até dia 23 de dezembro de 2003, das 9 ás 17 horas, no Ceprolin, localizado na Av. Rio Grande do Norte, nº 450, no Indaiá, em Caraguá.
Os profissionais deverão possuir atributos que os qualifiquem a atuar nas seguintes áreas de educação profissional: agropecuária, artes, comércio, comunicação, construção civil, design, geomática, gestão, imagem pessoal, indústria, informática, lazer e desenvolvimento social, meio ambiente, mineração, química, recursos pesqueiros, saúde, telecomunicações, transportes, turismo e hospitalidade, e outras áreas não constantes na Resolução CNE 04/99.
Os documentos necessários são cópias autenticadas da cédula de identidade - Registro Geral e CPF; prova de inscrição no Instituto Nacional da Previdência Social na categoria de profissional autônomo, expedido pelo órgão competente; prova de endereço; cópia autenticada de graduação em nível superior ou tecnológico e de especializações; cópia autenticada de especialização lato sensu ou equivalente quando realizado.
O cadastramento não implica em contratação, mas objetiva agilizar a informação nos processos seletivos de contratação para atender as necessidades do Ceprolin, que se dará por edital específico. (Fonte: Fundacc)

Caraguá participa do Revelando São Paulo

Caraguatatuba - Caraguá está presente mais uma vez no maior evento de arte e cultura do Estado de São Paulo. O encontro vai até dia 21 de setembro acontece no Parque da Água Branca.
A Fundacc leva para o evento, o melhor artesanato local, a culinária com seus pratos típicos caiçaras, os bonecões, e grupos de Folia de Reis e Moçambique, ambos de Caraguá. A entrada é franca.
A sétima edição do evento, conta com grupos artísticos de 180 municípios apresentando a cultura de raiz paulista. A organização espera mais de 300 mil visitantes.
A maior mostra da arte popular produzida nas diferentes regiões do Estado tem como destaques o artesanato, vindos de todas as regiões de São Paulo.
Durante os nove dias do evento, o festival de cultura tradicional paulista tem ainda apresentações de palco reunindo violeiros, sanfoneiros, catiras, congados, danças populares de raiz negro-paulista, folias de reis e festas tradicionais. (Fonte: Fundacc)

Gobetti participa de palestra da Caixa Econômica Federal
Presidente do Parlamento assiste palestra e CEF pede parceria para divulgação

Caraguatatuba - A Caixa Econômica Federal (CEF), convocou empresários, comerciantes e prestadores de serviço para um café da manhã empresarial, onde a estatal explanou sobre os novos tipos de financiamento, direcionado a casa própria e a previdência privada, bem como os seguros. O Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) assistiu a palestra para ficar ciente sobre o assunto.
O café da manhã aconteceu na nova sede da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), situada no centro da cidade. Estiveram presentes pela CEF os gerentes da agência Caraguatatuba, Maria Dulce Alves Dias Martins e Flavio Roberto Batelli, bem como o gerente de mercado eventual, Cláudio Dalla Mariga e a especialista em seguros, Fernanda Costa.
Cerca de 30 empresários de diversos ramos, como imobiliárias, construtoras e lojas de materiais de construção estiveram presentes e ouviram a explanação dos gerentes Cláudio Dalla e Fernanda Costa com respeito a assuntos como Crédito Imobiliário, Previdência Privada e Consórcio Imobiliário.
Na ocasião a gerente Maria Dulce pediu ao Vereador Presidente Wilson Gobetti que fosse marcada uma Audiência Pública, onde servidores municipais e a população em geral pudessem ter acesso aos novos tipos de financiamento. Gobetti colocou a Câmara a disposição da CEF, que ficou encarregada de enviar ofício com data prevista para análise e decisão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Avesp lança Cartilha sobre Mulher na Política
Vereadoras de Caraguá e Ilhabela encabeçam evento

Caraguatatuba - A Avesp (Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo), através das Câmaras de Caraguatatuba e Ilhabela, lançam nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, às 18 horas, em âmbito regional a cartilha “Lugar de Mulher é na Política”. A mesma cartilha foi lançada em São José dos Campos.
A cartilha foi feita pelo Governo Estadual, com o apoio do Conselho Estadual da Condição Feminina e a participação do Conselho da Comunidade Negra, com o apoio das Câmaras Municipais locais e da Avesp.
O lançamento em âmbito Litoral Norte está sendo feito graças as Vereadoras Dalva Santana (PPS), Leonor Diniz (PDT), Madalena Fachini (PSB) e Vera Peixoto (PSDB), que encontra-se licenciada, por Caraguatatuba. Pelo município de Ilhabela participam da ação as Vereadoras Nanci Perez de Araújo Zanato, Gracinha e Drª. Rita.
A cartilha fala sobre o Voto Feminino, as cotas de participação das mulheres nas eleições, segundo a Lei Eleitoral, as funções da mulher na Câmara Municipal e as perguntas básicas para a mulher que deseja se candidatar. Ao mesmo tempo a cartilha prega que a mulher tem um jeito diferenciado de fazer política e as bandeiras levantadas pelo sexo feminino quando entra para a política.
A Sociedade Civil organizada, bem como autoridades civis, militares e políticas, sejam masculinas como femininas, foram convidadas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Ilhabela atrai navios na temporada

Ilhabela - Na próxima temporada de verão, Ilhabela vai receber 29 navios de grande porte que vão incluir a cidade no roteiro dos cruzeiros entre dezembro deste ano e março de 2004. A expectativa é atrair mais de 37 mil turistas.
O número é superior ao registrado no verão passado, quando 21 embarcações fizeram paradas na cidade. Este ano, o primeiro navio será o Melody, da empresa MSC, que chega na cidade no dia 15 de dezembro trazendo 1.250 passageiros. Os navios Island Scape, Costa Tropicale, Costa Alegra e Blue Dream também já confirmaram as paradas até 16 de março.
Segundo o secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, a visita dos navios vai movimentar US$ 1 milhão durante a temporada.
"A parada de navios gera empregos e agita o comércio. O aumento do número de embarcações se deve à excelência no atendimento e à variedade de lazer como praias e centro histórico. A idéia é incluir as paradas de navios com roteiros internacionais, como aconteceu nos anos anteriores", disse.
Fazzini afirmou que cada embarcação permanece na cidade por um período de 10 a 15 horas, dependendo do roteiro turístico das agências. A maioria dos navios parte de Santos (SP) e de Búzios (RJ).
A prefeitura vai montar uma equipe especial para receber os turistas que contará com quiosques de informações, tendas com salas de espera e agências de passeios. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

Encontro do Comitê Regional de Catadores de Materiais Recicláveis

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião, através da Assessoria de Relações Comunitárias, realiza, no próximo dia 20, sábado, das 8h às 17h, o “I Encontro do Comitê Regional de Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Paulista”, no Tebar Praia Clube. O município foi escolhido para sediar o encontro nos encontros regionais de catadores de materiais recicláveis realizados em Aparecida do Norte (regional do Vale do Paraíba) e em Santos (Regional do Litoral Paulista), para a formação de um comitê regional, constituído por dois catadores e um apoiador técnico de cada cooperativa, associação e informais.
A COOPERSUSS (Cooperativa de Triagem de Sucata de São Sebastião), que atualmente vem atendendo o sustento de 40 famílias do município, participou dos encontros realizados, nos quais foi parabenizada, devido à conquista de projetos que se concretizaram com apoio principalmente da Prefeitura Municipal de São Sebastião, oferecendo oportunidade de trabalho, renda e melhor qualidade de vida para as pessoas de baixa renda.
Os integrantes da COOPERSUSS escolhidos para fazer parte do comitê regional de São Sebastião são os catadores Nivaldo José Duarte de Lima e Edileuza Santos de Oliveira, além do apoiador Dirceu Gardelin. Segundo Gardelin, a formação do comitê regional tem uma importância fundamental para a unificação das cooperativas, associações e informais dos estados, que futuramente será em nível nacional. “Alguns papéis importantes do comitê regional são tomar ciência da verba destinada para beneficiar os catadores, organizar os catadores e apoiadores em nível local e regional, articular as trocas de experiências, ajudar na melhoria e qualidade de vida dos catadores, promover a auto-gestão, conscientizar sobre a segurança do trabalho, buscar inovações tecnológicas, promover a cidadania através da inclusão social, entre outros”, explicou.
Segundo a assessora de Relações Comunitárias, Rose Costa, o objetivo do encontro é unir os catadores (categoria já reconhecida pela CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, que engloba: catador, balanceiro, separador, triador, beneficiador, enfardador e comercializador) e incentivá-los a organizar-se em associações, cooperativas e informais, seguindo sempre os princípios solidários, trabalhando de forma coletiva, assumindo responsabilidades e partilhando os resultados obtidos.
No encontro - que contará com a presença de diversas cidades do litoral paulista, como Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Cubatão, Itanhaém, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, serão discutidas também questões sobre a importância do catador para a sociedade, saúde pública, limpeza das cidades, maior vida útil para os aterros sanitários, educação ambiental, geração de matéria-prima e geração de trabalho e renda. “O comitê regional terá encontros periódicos para a discussão destes assuntos”, informou Gardelin.
Além da Prefeitura de São Sebastião, estão apoiando o encontro o Tebar Praia Clube, a Petrobrás, a Caixa Econômica Federal, a Dersa e a empresa Enob. (Fonte: PMSS)

Prefeitura realiza tarde de lazer no Centro Comunitário do Jaraguá

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião, com o apoio da secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, e do diretor da regional costa norte, capitão Erwin Mota, realiza, no próximo domingo, dia 21, a partir das 15 horas, uma tarde de lazer da primavera para crianças entre 5 e 10 anos, no Centro Comunitário do Jaraguá. No mesmo local, às 18 horas, será realizado o Torneio “Jovens da Paz”. “Será um torneio de futebol entre um grupo de adolescentes conhecido como Jovens da Paz da costa norte”, explicou Mota. (Fonte: PMSS)

Alunos das escolinhas de futebol vencem Festival Esportivo na Costa Sul

São Sebastião - Os alunos das escolinhas municipais de futebol de Barra do Una, Costa Sul de São Sebastião, se destacaram no último final de semana durante o Torneio Esportivo de Barra do Una. O time competiu contra a equipe S.E. Palmeira, do Guarujá e, apesar do jogo difícil, venceu por 1 a 0.
Jogaram pelo time das escolinhas, os atletas: João, Biza, João Deverson, Davi, Ricardo, Valter, Luiz, Romário, Jean, Gabriel, Jonas, Alienaldo, Joabson, Magno e Marquinho.
O monitor responsável pela equipe é Edgar Maia de Souza, que disse estar satisfeito com o resultado obtido pelos jogadores. (Fonte: PMSS)

Alunos do curso de jardinagem visitam viveiro municipal do Ibirapuera

São Sebastião - Cerca de 32 alunos do curso de jardinagem de Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, estiveram em São Paulo na última semana, visitando o Viveiro Municipal do Ibirapuera. Os aprendizes conheceram as dependências do viveiro e assistiram a palestras sobre diversos assuntos relacionados ao tema.
Essa é a primeira turma de jardinagem em Boiçucanga, realizada pelo Ceprom (Centro de Ensino Profissionalizante Municipal).
De acordo com o professor Leandro Hadad, a visita durou cerca de quatro horas e foi utilizada como parte do programa de aula prática do curso. “Foi muito positivo para os alunos. Eles aprenderam sobre a história do viveiro e sua implantação. Além disso, eles tiveram aula sobre poda, reprodução, combate de pragas e doenças nas plantas e administração de viveiro”. Quem ministrou as palestras foi a bióloga coordenadora do programa, Ana Maria, que é Secretária de Verdes e Parques da cidade de São Paulo. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Seminário sobre Apell será realizado no próximo mês

Ubatuba - Será realizado no próximo dia 10 de outubro no Teatro Municipal de São Sebastião o Seminário sobre Apell, que é uma iniciativa da subsidiária da Petrobras, Transpetro, reivindicada pelas Secretarias do Meio Ambiente e Defesas Civil do Litoral Norte Paulista. A data e o local foram decididas em reunião que aconteceu nessa quarta-feira, 10, na Defesa Civil de São Sebastião e teve a participação do Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, Virgílio Barroso. A reunião contou com as presenças do representante da Transpetro, Ícaro Cunha, da coordenadora Estadual de Defesa Civil do Litoral Norte, Regina Elsa, Nivaldo Simões representando a Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião, do diretor do Pier do Saco da Ribeira e representante da Fundação Florestal, Paulo Xiri Pires, e representantes das Defesas Civil de Caraguatatuba, Ilha Bela e São Sebastião. (Fonte: ACS-PMU)

Setur doa computar para Associação de Ambulantes de Ubatuba

Ubatuba - O secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, Sérgio Carvalho, recebeu na sede da Setur representantes da Associação de Ambulantes Autônomos de Ubatuba (AAAU) que receberam um computador para a entidade. A doação foi feita pelo cidadão Sérgio Carvalho que havia prometido colaborar para o fortalecimento da AAAU. O computador Compaq P50, Pentium 133, era de uso pessoal e doméstico de Carvalho, que disponibilzou de sua residência para a entidade. Foi feito um termo de doação para o uso exclusivo da AAAU e o equipamento foi entregue para o presidente Maurício Domingues Costa, que esteve acompanhado por quatro representantes da entidade.
O presidente Maurício Costa adiantou que este equipamento vai proporcionar mais agilidade e velocidade às atividades da Associação e o aumento do patrimônio. “Em nome de todos os membros desta Associação, agradecemos a força que Carvalho tem nos dado. Este equipamento será muito importante para o crescimento da entidade. Agora, vamos trabalhar para o crescimento, buscando os 720 ambulantes cadastrados pela Prefeitura para que façam parte desta Associação e para o fortalecimento da nossa categoria”, disse Costa. Carvalho disse que esta foi uma contribuição do cidadão. “São ações concretas como esta que atuam socialmente para a comunidade. Com certeza isso vale mais do que mil palavras”, finalizou Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)

Canoa Maria Comprida percorreu os caminhos de Anchieta

Ubatuba - Nesta semana a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) iniciou às atividades comemorativas ao primeiro Movimento Indígena de Resistência na América, denominado Paz de Iperoig, que aconteceu em 1563 nas areias da praia do Cruzeiro. No último dia 6, a Associação Pró-Canonização de Anchieta Canan trouxe para o município as relíqueas de Anchieta, que ficarão até o dia 21 deste mês. Até o dia 21 na Fundart pode ser vista a exposição de gravuras, fotos, textos, objetos e livros. Nesta sexta-feira, às 20 horas, a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) realizará no auditório da Fundação uma palestra sobre esse período histórico. Às 16h do próximo domingo, data da Paz de Iperoig, haverá procissão marítima com as relíquias de Anchieta.
A procissão marítima saiu da Capela da praia do Itaguá à praia do Cruzeiro. As relíquias foram transportadas na canoa Maria Comprida e trazidas pelo cacique Altino, da Aldeia Boa Vista. A exposição apresenta o índio pré-histórico brasileiro da região até os índios Guaranis que hoje habitam em Ubatuba. A exposição conta com diversos materiais arqueológicos encontrados nas praias do Tenório e do Itaguá e a projeção do filme Hans Staden, rodado no município. (Fonte: ACS-PMU)

Canoa Maria comprida, tradição e cultura

Ubatuba - A canoa Maria Comprida tem 9,80 metros de comprimento com 0,80 centímetros de boca. O seu peso é de cerca de 200 quilos. Foi construída artesanalmente em 1972 para participar da primeira prova de canoagem em São Sebastião. Durante anos, a canoa Maria Comprida venceu todos os concursos de canoagem que participou. Foi a embarcação que conduziu remadores de Ubatuba à Santos e de Ubatuba à Paraty, fatos memoráveis da vida da cidade. Após 28 anos de inatividade foi restaurada pela Fundart e agora volta ao mar conduzindo as relíqueas de Anchieta. Segundo o presidente da Fundart, Cícero Assunção, a restauração desta canoa significa o esforço da fundação para manter viva as tradições de nossa cidade. “Uma cidade se mantém e se fortalece quando consegue manter viva as suas raízes. A passagem de Anchieta por Ubatuba é marco significativo da nossa história e fato que deve ser conhecido por todos”, finalizou Assunção. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Lei do Uso do Solo - Aqui no Litoral Virtual o advogado Thomas De Carle escreve: “casualmente soube que a Câmara de Vereadores estará reunida, dia 17/09/2003, às 18h00, com os arquitetos Renato Nunes, Gilmar Rocha, Flávio Malta e, ainda, Luís Carlos Gottfriz, autores do Projeto de Lei nº 106/02, a Nova Lei do Uso do Solo de Ubatuba, para, segundo informes, discussão aberta e informal acerca do projeto em si e das emendas sugeridas por diversos interessados...” A Câmara Municipal está obrigada a prestar toda a atenção a este assunto que norteará o futuro do município e como se dará o seu inevitável crescimento. Já me dirigi ao vereador- presidente Rogério Frediani no sentido de obter maiores informações sobre o projeto de lei em questão, propondo que seja disponibilizado no site da Câmara Municipal (www.camaraubatuba.sp.gov.br) facilitando o acesso aos interessados.
Outra sugestão é que se faça um convite especial ao arquiteto Léo Lerro, aos engenheiros Ricardo Yazigi, Luiz Roberto de Moura e outras boas cabeças-pensantes-ubatubenses nos vários segmentos, além dos representantes das associações de bairro como é o caso da jornalista Regina Teixeira, de Itamambuca, Carlos Alberto Barreto, do Saco da Ribeira. Sem esquecer o pessoal da náutica como o José Magalhães, do Tamoios Iate Clube, o Armando Arnoni, do Timoneiros, o Edmilson, da Porto Marina Saco da Ribeira, um representante do Ubatuba Iate Clube e outros das marinas e garagens instaladas nos cem quilômetros de nossa costa. O uso do solo vai influir na vida de todos e nada mais justo que a Câmara Municipal promova uma discussão ampla com participação obrigatória da OAB, Associação de Engenheiros e Arquitetos, Associação de Hotéis, Associação Comercial, Sindicatos de Hotéis, outras entidades patronais, de empregados e do povo em geral.
O uso do solo em Ubatuba, por sua bela vocação turística, é extremamente preocupante e ninguém pode negar que a qualidade de vida no município piorou bastante de alguns anos para cá. Sem sombra de dúvida, devemos estar atentos a tudo que ocorra na administração da cidade (Prefeitura e Câmara), jamais esquecendo o passado e os responsáveis pelos desmandos, levando-os, sempre que possível, às barras dos tribunais. E, de maneira alguma, repetir daqui a alguns anos:”agora é tarde, Inês é morta.”

Ricardo Faria
São José dos Campos, SP


Projeto de Lei do Uso e Ocupação do Solo - Mesmo sendo fruto de tantas casualidades, a reunião para tratar do Projeto de Lei nº 106/02, que versa acerca do uso e ocupação do solo em Ubatuba, acabou ocorrendo. Contou com a presença dos autores, de diversos representantes da sociedade civil organizada, de munícipes em geral, representantes de órgãos da imprensa e dos vereadores Charles Medeiros e Domingos dos Santos. Foi bastante proveitosa, tendo em vista que foram traçadas datas e metas, visando atingir a conclusão dos trabalhos, para viabilizar a posterior aprovação do PL pela Câmara.

Thomas De Carle
Ubatuba, SP


Obras na Rio-Santos - Será possível que ninguém com competência suficiente irá se manifestar em relação ao absurdo que estão fazendo na
rodovia Rio-Santos, no trecho entre a Enseada e o Porto Novo?
As obras estão paradas, mas mesmo assim há pessoas trabalhando na colocação de guias, que irão eliminar os acostamentos da pista. Será que essa obra é tão importante, que se deixa de colocar o asfalto onde necessário, mas se continua a colocar as guias como tem sido feito?
Quando será que alguém vai se pronunciar a esse respeito? Quando houver um acidente grave, por falta de local de escape do veículo (afinal essa é uma das funções do acostamento)?
Outra pergunta: e a tão falada, comentada e divulgada duplicação da pista no trecho Caraguá/São Sebastião? Foi só para conseguir o dinheiro do BID ???
atenciosamente,

Dimas Rocha
Caraguatatuba, SP


Documentos Perdidos - Eu, Jose Walter Camargo, perdi todos os meus doc's pessoais, em Caraguatatuba-SP, em 13/09/2003, por favor ajude me a encontralos.

Jose Walter Camargo
jwalter@contcam.com.br

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Maranduba - Ubatuba

Maranduba
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor