Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 19 de setembro de 2003 - Nº 870 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Clean Up mobiliza litoral em benefício do Meio Ambiente
CPTEC garante que frente fria perdeu força e tempo melhora
Debate no seminário da OAB sobre zoneamento ecológico e econômico
Litoral tem três mortos em 24 horas


Caraguatatuba:
Cerimônia de abertura do Jori acontece hoje
Programação do Dia Mundial de Limpeza
4ª Mostra de Cerâmica reúne os melhores no MACC
Aguilar assina filiação ao PSDB na terça-feira
Prefeitura reaproveita asfalto
Seminário Empretec em Caraguá
Motociclista dá carona e acaba assaltado


Ilhabela:
CEI ouve 'peça-chave' em Ilhabela
PM encontra maconha, crack e cocaína com estudante na balsa


São Sebastião:
Justiça manda desocupar área no litoral
São Sebastião disputa com Goiânia a sede do Congresso de Cerimonial
Projeto Rio Vivo chega a Barra do Una no dia 20
Abertas as inscrições para o curso “Aprender a Empreender”
Descoberta de buraco na parede provoca tumulto na cadeia
Mãe é presa tentando levar maconha para o filho na cadeia


Ubatuba:
Bairro isolado de Ubatuba pede infra-estrutura básica
Secretário de Ubatuba é assaltado
Vencedora do Concurso de Redação recebe moção
Dançarino conquista mais uma vitória
Prova Natatória na Almada
Surfistas de Ubatuba lideram ranking do Abrasp Super Trials
Banhistas encontram corpo de turista desaparecido

Seções:
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Clean Up mobiliza litoral em benefício do Meio Ambiente

Litoral Norte - O Dia Mundial de Limpeza de Praias, que acontece no próximo sábado, em toda a região deve reunir mais de 1.500 voluntá-rios atuando em 67 praias das quatro cidades. O Clean Up The World é divulgado há 17 anos pela ONG Ocean Conservancy, dos Estados Unidos. A versão brasileira será realizada em todas re-giões litorâneas do país.
A coordenadora estadual do evento, Shirley Pacheco, do Instituto Terra e Mar, disse que o mutirão começará às 9h e deve se estender até o início da tarde. Conforme Shirley, os voluntários foram mobilizados por equipes de diversas ong’s, em trabalho realizado em escolas, universidades e associações de bairro. “A consciência mudou e, com a proximidade do dia, os interessados é que nos procuram”.
Ainda segundo a coordenadora, o mutirão é o “clímax” da conscientização das pes-soas sobre o prejuízo causado pelo lixo nas praias. “Além de contaminar a água e areia das praias, o lixo pode causar diversas doenças aos banhistas. Os animais também podem ingerir plásticos e papel”, diz.
Na Costa Sul de São Sebastião, a limpeza terá o apoio da Sociedade Amigos de Maresias e do Grupo de Apoio à Natureza, entre outros.
Caraguatatuba e Ilhabela - Em Caraguatatuba, a Associação Caiçara do Juqueriquerê recebe nesta edição o apoio da prefeitura. Cerca de 800 pessoas, de acordo com o presidente da entidade, Pedro Sobrinho, vão recolher todo tipo de material que estiver nas praias. A operação ocorrerá em toda cidade, “desde a divisa de Ubatuba até a de São Sebastião”, destaca Sobrinho.
O mutirão ainda conta com o apoio dos escoteiros, escolas municipais e das secretarias de Serviços Públicos, Educação, Turismo e Esportes. Durante o encontro, 100 mudas de árvores nativas e 30 lixeiras serão instaladas na praia do Indaiá - região central.
Já Ilhabela atuará com 170 pessoas em praias específicas da orla. Entre elas, Curral, Veloso, Saco da Capela e Prainha.
O diretor social do Instituto Terra e Mar no município, Gilberto Mourão, afirma que os “pelotões” serão orientados por monitores. Segundo ele, os voluntários usarão kits compostos por camisetas, sacos de lixo, luvas, bonés e água.
Mourão explica que, após ser recolhido, o material será enviado à Ocean Conservancy para análise. A entidade americana divulga os resultados mundiais da operação, em publicações científicas.
Projeto Tamar ajuda na limpeza das praias - O projeto Tamar, núcleo de Ubatuba, auxiliará no recolhimento do lixo. 50 voluntários do projeto realizam o mutirão nas praias Itaguá e Iperoig. “As outras ONG’S devem a-tuar no restante da orla. O material recolhido será discriminado em fichas padrão antes de ser encaminhado aos Estados Unidos”, diz o biólogo do projeto José Henrique Becker.
Dia 29, a limpeza ocorre na Ilha Anchieta. Lá, a operação foi adiada em razão da falta de embarcações para o transporte dos usuários neste sábado. (Fonte: Imprensa Livre)

CPTEC garante que frente fria perdeu força e tempo melhora

Litoral Norte - O final de semana deverá ter abertura de sol, em períodos esparsos, a partir de hoje. Amanhã a melhora gradativa continua.
Isso porque, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a última frente fria que atingiu o Litoral Norte ruma ao Espírito Santo, pelo oceano. No domingo o clima ainda será estável, mas a previsão informa que não há possibilidade de queda na temperatura.
O meteorologista Luís Souza afirma que o sol deve predominar no período da tarde do domingo até terça-feira. Segundo ele, os ventos de leste -que vem do mar-, são os principais motivadores para a instabilidade do tempo. “Até o início do mês que vem ainda pode ocorrer alguma onda de frio. Mas, as possibilidades, com a chegada da primavera, se tornam cada vez menores”.
Souza disse ainda que a temperatura máxima, neste final de semana, deve ficar em torno de 26 graus.
“Menino adormecido” - O meteorologista Christopher Cunningherm informou que o fenômeno El Niño não deve estar ativo no verão 2004. “Não há previsão de se criar, tanto ele quanto La Niña”.
Christopher, que atua no setor de clima do órgão, disse que a estação será caracterizada por chuvas convecctivas. Ou seja, o excesso de calor faz com que a água existente na superfície terrestre passe ao estado gasoso e evapore para o céu. “Com isso, formam-se aquelas nuvens escuras típicas do verão”, explica.
Comércio liquida - Comerciantes do centro também esperam por dias de calor e já liquidam peças de vestuário da estação mais fria do ano. Pelas ruas, vitrines oferecem roupas, acessórios, telefones celulares, peças de computador e até corte de cabelo com descontos que podem chegar a 50%, em caso de pagamento a vista.
A vendedora de uma loja de roupas, Liliane da Silva, conta que a tática agrada aos consumidores e que, até o final do inverno, espera ter vendido todo estoque. “Estamos liquidando já faz um mês.
Qualquer peça tem 25% de desconto à vista, mas também é divide-se em duas vezes e pagamento no cartão de crédito”, comenta. (Fonte: Imprensa Livre)

Debate no seminário da OAB sobre zoneamento ecológico e econômico

Litoral Norte - O “Seminário Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte e seu reflexo no planejamento ambiental e urbanístico”, promovido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião e Ilhabela, na última terça-feira, foi marcado pelo debate sobre o Gerenciamento Costeiro. Palestrantes e convidados discutiram os principais temas inseridos no plano estadual. “Na platéia tivemos de pessoas simples até as de conhecimento intelectual mais amplo. Por isso, a discussão foi muito positiva”, avaliou o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado.
Entre os temas defendidos pela entidade está limitação de metragem para construção de píeres. “Temos um posicio-namento de não permitir indistintamente, pois a pessoa que constrói, na maioria das vezes, não permite nem que se passe pela costeira”, citou Luiz Tadeu.
Ele informou que o Gerenciamento Costeiro será debatido em audiência pública no dia 10 de outubro, em São Sebastião. No dia seguinte haverá reunião em Caraguá. Posteriormente, os relatórios do Litoral Norte serão encaminhados ao governador para a elaboração do decreto estadual. “A OAB é a primeira entidade a promover um evento para debater a questão”, enfatizou o presidente.
Entre os assuntos tratados no seminário: panorama sobre legislações federal, estadual e municipal, estatuto da cidade, zoneamento costeiro e estruturas náuticas, desenvolvimento do trabalho participativo no gerenciamento costeiro e ainda aplicação do plano diretor. Os palestrantes foram os seguintes: Ana Paula Caribe, presidente da comissão de meio ambiente da OAB; Carlos Felipe de Andrade Abirached, especialista em Direito Ambiental pela USP e coordenador do Grupo Zona Costeira da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP; Marcos Couto, membro do CBH/Litoral Norte e professor das Faculdades Integradas Módulo; Marta Emerich, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e Téo Balieiro, representante da sociedade civil de São Sebastião; e Karina Uzzo, membro do Consema e sócia-fundadora da Al-Norte (Ambiental Litoral Norte). (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral tem três mortos em 24 horas

Litoral Norte - Três pessoas foram encontradas mortas ontem no Litoral Norte. Em São Sebastião, M.A.S., 31 anos, foi localizado de madrugada caído na rua José Veríssimo dos Santos, no bairro Itatinga, região central, com vários tiros na cabeça. A vítima tinha antecedente criminal por porte ilegal de armas.
No bairro do Tinga, em Caraguatatuba, o desempregado Odair dos Santos, 26 anos, foi executado com sete tiros, durante a tarde. Santos tinha seis ferimentos pelo corpo de revólver calibre 38 e um na cabeça de calibre 12. Até as 19h de ontem, a polícia desconhecia os motivos dos crimes e os autores dos disparos.
Em Ubatuba, o corpo de um homem foi encontrado na praia da Enseada. A polícia suspeita que a vítima seja um pescador, que desapareceu no mar há quase um mês. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de São José para possível reconhecimento. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Cerimônia de abertura do Jori acontece hoje
Coreografia é a primeira modalidade a ser disputada e acontece na sexta, durante a apresentação das delegações na abertura do Jori, com presença de autoridades como o secretário de Estado, Lars Grael e a primeira-dama, Lu Alckmin

Caraguatatuba - O Jori - Jogos Regionais do Idoso, começa em Caraguá a partir de amanhã, dia 19, às 16 horas, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, com a presença de 45 municípios e 1.790 participantes, entre cidades do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Paraíba, Interior e grande São Paulo. São pessoas com idade acima 60 anos que disputarão diversas modalidades esportivas, não só com o objetivo de competição, mas também de integração social.
A chegada das delegações está marcada para amanhã, por volta das 11 horas. Cada município será acompanhado, até o final dos jogos, por três guias turísticos: um integrante do Grupo de Escoteiros Caraguatatá; um, do GAC - Grupo de Apoio Civil e um aluno de Turismo das Faculdades Módulo. Durante a solenidade de abertura, estarão presentes as primeiras damas dos 45 municípios participantes. Entre as autoridades também estarão presentes o secretário de Esportes, Lars Grael e a primeira dama do Estado, Lu Alckmim.
As competições terão início na sexta, 19, às 16 horas, com a apresentação das delegações e disputa na modalidade coreografia, por 33 municípios. Os jogos terão continuidade no sábado, com competições em outras modalidades. Os jogos de malha acontecem no ginásio municipal, onde foram construídas uma nova quadra de malha e uma de bocha para atender às necessidades do evento. Caraguá disputa malha contra Praia Grande, às 8h30 no campo 2.
A modalidade bocha será disputada em dois locais: na Colônia de Férias Ministro João Cleófas e no Centro de Convivência da 3ª Idade Estrela do Mar, onde Caraguá joga contra Bertioga. Um forte candidato caraguatatubense, na bocha, é Baltazar Nascimento, o primeiro colocado nos Jogos de Praia, em Bertioga, no mês de setembro.
O time de voleibol feminino de Caraguatatuba joga contra Taubaté, no sábado, às 9h15, no Centro Esportivo Municipal. À tarde, o vencedor joga contra o São Sebastião ou Itaquecetuba, às 14h45. Parte dos jogos de voleibol feminino estarão acontecendo no CEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes / Ginásio de Esportes Morro do Algodão.
Já o time de voleibol masculino de Caraguá joga às 14 horas, contra o vencedor do jogo entre Itapecerica da Serra e Eldorado (8h15), na EMEF João Benedito Marcondes / Ginásio de Esportes Barranco Alto. O voleibol também será disputado no Ginásio do bairro Olaria.
Os jogos de Truco acontecerão no Ginásio de Esportes Poiares, onde Caraguatuba disputa, às 9 horas, contra o vencedor do jogo entre Caçapava e Caieiras (8h). A Dama será disputada no Centro de Convivência Estrela do Mar. Caraguá joga contra Miracatu, a partir das 8 horas. A modalidade Buraco será disputada por Caraguá contra Itapevi, às 8 horas, no mesmo local.
No sábado, às 20 horas acontece o baile no Princes Clube, com as apresentações e disputa da modalidade Dança de Salão. Caraguá tem vários atletas favoritos, um deles é o casal de dançarinos Maria Luíza Cestari e José Alberto Guimarães, que disputarão na categoria Dança de Salão.
O atletismo será disputado no Centro Esportivo, às 8h. A natação também vai acontecer no ginásio, agora com piscina aquecida. Mais uma medida da prefeitura para oferecer melhor estrutura aos jogos.
Outro serviço que a prefeitura vai oferecer durante o Jori é o atendimento à saúde, com plantão médico e odontológico no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves e duas ambulâncias. No local de cada competição, uma equipe médica vai prestar primeiros socorros e atendimento imediato, com apoio do Corpo de Bombeiros que vai disponibilizar uma viatura de resgate. (Fonte: PMC)

Programação do Dia Mundial de Limpeza
O mutirão irá atingir as 17 praias numa extensão de 40 quilômetros de orla em Caraguá. Os pontos de encontro dos voluntários estão sendo marcados nos quiosques. Cerca de 800 pessoas já confirmaram participação.

Caraguatatuba - Representantes da prefeitura e de Ong´s de Caraguatatuba já se reuniram para definir como vai acontecer o Dia Mundial de Limpeza de Praia no município. Além das secretarias municipais, outras cinco entidades participarão do mutirão que vai limpar todas as praias do município, no sábado, dia 20 de setembro, das 9 às 12 horas. Além da Ong Acajú, responsável oficial pelo evento, já fazem parte deste movimento cerca de 500 pessoas, entre integrantes da Prefeitura, e Ong´s Baleia Azul, Onda Verde, Caraguatá, além do Grupo de Escoteiros Caraguatá, alunos da educação municipal e secretarias municipais como as de Turismo, Serviços Públicos, Educação, Esporte, entre outras.
Até agora, ficou definido que a Ong Acajú vai limpar o trecho da Boca da Barra até a Praia das Palmeiras e o ponto de encontro é no quiosque do Alemão; só a Acajú participa com 150 integrantes, sendo 45 crianças. Os escoteiros Caraguatá cuidarão da limpeza no trecho da Praia Palmeiras ao Rio Lagoa, o ponto de encontro é no quiosque 40;
Um grupo de 100 alunos da EMEF Indaiá limpará o trecho do Rio Lagoa até o Rio Santo Antonio, o ponto de encontro é no quiosque do João (36); a Setur e a Ong Onda Verde ficarão responsáveis pelo trecho do Rio Santo Antonio à Pedra da Freira, com ponto de encontro no quiosque do Flávio (26); A Ong Baleia Azul ficará com a Prainha, a Martim de Sá e a Praia Brava, ponto de encontro é o quiosque do Ari (Canto Bravo). A Amapec junto com alunos da EMEF Massaguaçú ficarão responsáveis pelas Praias Capricórnio e Massaguaçu, com ponto de encontro no quiosque da Neide, próximo ao rancho de pesca. A Praia da Cocanha ficou sob a responsabilidade da Amapec e da Associação de Canoagem. Tabatinga e a Mococa ficarão sob os cuidados das Ongs Baleia Azul e Onda Verde.
O mutirão irá atingir as 17 praias da cidade, com a extensão de 40 quilômetros de orla em Caraguá, e para o seu total sucesso é preciso que haja mais voluntários atuando no dia da limpeza, de acordo com a Bióloga Daniela Kuntz, da Secretaria de Meio Ambiente, órgão responsável pela campanha.
Durante a reunião também foi divulgado que no dia do mutirão, a Secretaria de Meio Ambiente irá instalar 30 lixeiras Praia Indaiá. A secretaria também promoveu o plantio de 100 mudas de árvores nativas entre pitanga, Aroeira, tipuana, imbiriçá, suinã, entre outras serão plantadas por estudantes de a 8 anos.
Os voluntários que quiserem participar do Dia Mundial de Limpeza de Praia devem ir até a praia neste dia e encontrar-se com o grupo responsável por cada praia, nos quiosques, às 9 horas.
O mutirão teve o apoio de empresas como a coletora Pioneira, que vai fazer a coleta e doação de 150 luvas e 50 sacos de lixo; a Sabesp que doou 300 luvas, bonés e sacos de lixo; A Petrobrás, a Associação dos Quiosqueiros, a Arte de Viver que irá coletar o lixo reciclável, o Supermercado Silva Indaiá com lanches e secretarias municipais.
Ano passado, no mutirão de limpeza de praia que envolveu cerca de 15 municípios do Litoral, foram coletadas 12 toneladas de lixo, incluindo todo tipo de lixo, desde um bote inflável a pedaços de colchão, grade de churrasqueira, máscara cirúrgica, escovas-de-dente, latas de soda cáustica, restos de um fogão, cadeiras de praia, chuveiro, óculos, cadeiras de praia, a carcaça de um forno microondas e até um vestido de noiva.
Campeões na quantidade foram, novamente calçados, entulho de obra, embalagens plásticas e fezes de cachorro, tudo isto comprovado que são as atitudes erradas do bicho homem as grandes responsáveis pelo lixo que existe nas praias e chega ao mar, afetando os seres vivos deste ambiente.
O Dia Mundial de Limpeza de Praias é o maior esforço voluntário de limpeza do ambiente em todo o mundo e acontece desde 1986 no Texas. A data se expandiu e passou a ser realizada em lagos continentais, rios, cachoeiras e locais subaquáticos. O mutirão de limpeza é algo mais do que coletar lixo, uma vez que o lixo em muitos casos é reciclado. O maior desafio é determinar de onde ele veio e o que isto significa. Os voluntários usam fichas de coleta de dados padronizadas, desenvolvidas pela The Ocean Conservancy, para registrar mais de 80 tipos específicos de lixo. (Fonte: PMC)

4ª Mostra de Cerâmica reúne os melhores no MACC

Caraguatatuba - A Fundacc promove a partir do dia 20 de setembro no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba a 4ª Mostra de Cerâmica, reunindo em Caraguatatuba os melhores profissionais da região, com a participação de ceramistas do Litoral Norte. Cada um com seu estilo e técnica, vai mostrar suas obras nessa mostra coletiva de cerâmica. A exposição, que terá cerca de 50 obras, vai até 2 de novembro de 2003.
O evento conta também com um encontro dos ceramistas no Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, no dia 20, com a presença de Gilberto Jardineiro, o responsável pela divulgação de Cunha como pólo de cerâmica na região, e Caio Gorgulho da Arte Brasil, São Paulo, que fará palestra sobre novos materiais e técnicas para cerâmica artesanal. O encontro acontece no a partir das 14 horas.
A exposição contará com a participação de 15 ceramistas, de São Sebastião, Ubatuba e São Sebastião, e também da Coperartess - Cooperativa de artesãos de São Sebastião e do Núcleo de Cerâmica Artesanal TerrAmar, de Caraguá.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada franca. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguá. (Fonte: Fundacc)

Aguilar assina filiação ao PSDB na terça-feira

Caraguatatuba - O Vice-prefeito e Secretário de Serviços Públicos de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, assinará sua ficha de filiação ao PSDB na próxima terça-feira, dia 23 de setembro, às 9h30, na Câmara Municipal de Caraguá. Na ocasião, estarão presentes, além do Prefeito Antonio Carlos da Silva, o Presidente Nacional do PSDB, José Aníbal Peres Pontes, e o Presidente do Diretório Estadual de São Paulo e Deputado Estadual Edson Aparecido dos Santos.
José Aníbal Peres de Pontes - Ingressou na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1967, onde se destacou como líder estudantil. Sua militância política custou-lhe a jubilação, após a edição do AI-5, em dezembro de 1968. Depois de viver cinco anos na clandestinidade, no Rio, resolveu deixar o Brasil em 1973. Exilou-se no Chile, Panamá e, finalmente, na França, onde obteve o diploma de economista, no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Econômico e Social (IEDES), ligado à Universidade de Paris I - Sorbonne. De volta ao Brasil, em 1979, José Aníbal fixou residência em São Paulo. Em 1980, ajudou a fundar o PT, mas deixou-o já em 1981, ingressando no PMDB. Permaneceu oito anos na legenda, tendo participado da Comissão Executiva do partido.
Por indicação do senador Mário Covas, filiou-se ao PSDB em 1990. Candidato a deputado federal, recebeu 21.952 votos naquele ano, alcançando a segunda suplência do partido. Assumiu o mandato em janeiro de 1993 e reelegeu-se, em 1994, com 37.884 votos. Em janeiro do ano seguinte, foi conduzido à liderança do PSDB, que ocupou até março de 1997. Como líder, lutou pela consolidação do Plano Real, a aprovação das reformas constitucionais e o fortalecimento das noções de cidadania na sociedade, caso específico do projeto que instituiu a temática dos Direitos Humanos no Ensino Fundamental.
Nas eleições de 1998, José Aníbal recebeu 86.230 votos, conquistando novo mandato. Também reeleito, o governador Mário Covas nomeou-o secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Sua gestão, de fevereiro de 1999 a junho de 2001, foi marcada por iniciativas como a criação do Pólo Aeronáutico de Gavião Peixoto, o Projeto Genoma e o processo de abertura de quatro unidades da Faculdade de Tecnologia (Fatec), com destaque para a Fatec da Zona Leste - a primeira instituição gratuita de ensino superior naquela região da Capital, que soma cerca de 4,2 milhões de habitantes.
Em maio do ano passado, pouco antes de retornar à Câmara, José Aníbal assumiu a presidência da Executiva Nacional do PSDB. Em 13 junho de 2002 foi indicado para candidato ao Senado. Com 4.957.173 votos ficou em 4º lugar na disputa no Estado e em 3º lugar na Capital. Na Presidência Nacional do PSDB , é hoje o porta-voz do partido na oposição ao governo de Lula ao lado dos governadores tucanos, dos líderes na Câmara dos Deputados e no Senado, dos deputados federais e dos deputados estaduais, prefeitos, vereadores e filiados à legenda. (Fonte: PMC)

Prefeitura reaproveita asfalto

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba começou a aplicar o asfalto retirado da Rodovia dos Tamoios em bairros da cidade. Trata-se de uma medida provisória que está acontecendo apenas em bairros onde ainda serão realizados serviços da Sabesp. "Estamos utilizando este asfalto para melhorar provisoriamente a situação de bairros da cidade que precisam de pavimentação, mas ainda terão obras da Sabesp portanto, o asfalto terá que ser substituído no futuro" explicou o secretário de Serviços Públicos, José Pereira de Aguilar.
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguá (SESEP) vem realizando desde junho, a coleta do material asfáltico que vem sendo retirado da Rodovia dos Tamoios, pela Delta (empreiteira responsável pelas obras de revitalização da rodovia no trecho de Caraguá), através de uma frezagem. Esse procedimento é realizado sempre antes de um recapiamento de pistas asfaltadas. Segundo informações da empreiteira, do trecho, que se inicia no Km 64 e termina no Km 83 próximo ao trevo de Caraguá, serão retirados cerca de 6 mil metros cúbicos de resíduo.
O secretário de Serviços Públicos, José Pereira de Aguilar, disse que todo o resíduo asfáltico recolhido será reutilizado para a melhoria de ruas da cidade, que ainda não têm pavimentação. “Normalmente, nós utilizamos a bica corrida nessas ruas, e com a reutilização desse material asfáltico, faremos uma economia de R$ 114 mil (centro e quatorze mil reais), já que cada metro cúbico de bica corrida custa R$ 19 (dezenove reais)”, disse o secretário de Serviços Públicos e vice-prefeito José Pereira de Aguilar. Ele acrescentou que o material obtido da frezagem é excelente para compactação.
Impacto Positivo - Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano, a ação de reutilizar esse material asfáltico entra na regra ambiental dos três Rs, que significam Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos sólidos. “Ambientalmente falando, reutilizar é mais importante do que reciclar, pois não é necessário nenhum procedimento industrial para que esse resíduo seja reaproveitado”, disse. (Fonte: PMC)

Seminário Empretec em Caraguá

Caraguatatuba - O Sebrae ER – Litoral Norte juntamente com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba realizarão o “SEMINÁRIO EMPRETEC” nos dias 18 a 26/outubro de 2003 e convidam todos a participarem.
A 1ª Palestra de apresentação do Seminário será no dia 1/10/03 e a 2ª será no dia 08/10/03 sempre às 19:00hs no auditório da ACE Caraguatatuba.
O Seminário para Empreendedores é um seminário intensivo, destinado a aumentar seu potencial para melhor gerir o seu empreedimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido. O propósito deste treinamento é aumentar a lucratividade da empresa, estimular novos negócios, gerando novas oportunidades de empregos.
Neste programa você aprenderá a:
Identificar o seu potencial empreendedor
Estimular e desenvolver habilidades empreendedoras
Desenvolver suas características de comportamento empreendedor
Identificar oportunidades e recursos.
Conteúdo programático/Características empreendedoras:
Busca de oportunidades;
Persistência;
Comprometimento;
Qualidade e eficiência;
Riscos calculados;
Estabelecimento de metas;
Busca de informações;
Planejamento e monitoramento sistemáticos;
Persuasão e rede de contatos;
Independência e autoconfiança.
Público-alvo:  Empreendedores já estabelecidos e futuros empreendedores que já definiram o plano de criação da empresa. Participe você também, não perca essa oportunidade!
Maiores informações pelo telefones: ACE Caraguatatuba: (12) 3883-1303 com Budu ou Ana Teresa. ACE-NOVO ENDEREÇO:Av. Frei Pacífico Wagner 295 – Centro Caraguatatuba/SP. (Fonte: ACE-Caraguá)

Motociclista dá carona e acaba assaltado

Caraguatatuba - O motociclista Itamar Tavares Rodrigues, de Caraguatatuba, foi assaltado na madrugada de ontem depois de oferecer carona para um desconhecido na rua 4, no bairro Jardim Santa Rosa. Segundo a Polícia Militar, Rodrigues que estava em sua motocicleta modelo CG 125 e ofereceu carona para o desempregado Gervásio Gonçalves dos Santos. Após subir na moto, Santos que estaria armado com uma faca, teria ameaçado Rodrigues, que foi obrigado entregar a motocicleta. A polícia foi acionada e minutos depois encontrou o desempregado com a moto. O suspeito foi preso em flagrante por roubo e encaminhado para a Cadeia Pública. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

CEI ouve 'peça-chave' em Ilhabela

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela ouve hoje às 15h o depoimento do corretor de imóveis Márcio Jordão Faccioli, considerado pelos vereadores que integram a CEI (Comissão Especial de Inquérito) que apura o suposto cadastramento de áreas públicas em nome de particulares como 'peça-chave' para esclarecer o assunto.
Faccioli teve cadastrada em seu nome pela prefeitura em dezembro do ano passado área localizada no Encantado, no bairro do Piúva, no sul de Ilhabela.
A Câmara acredita que o terreno, que estaria na faixa de marinha, seria área pública e, portanto, não poderia ser cadastrada em nome de particulares.
Na última terça-feira, o empresário Marcelo Gurgel, de São Paulo, acusou em depoimento à CEI os vereadores Romeu Persh (PTB) e Carlos Alberto Pinto (PMDB) de suposto 'tráfico de influência' junto à prefeitura para cadastramento do terreno no Encantado.
Os dois parlamentares negam as acusações e ameaçam processar o empresário.
"Esperamos que o depoimento do Márcio esclareça muitos pontos obscuros, como a suposta participação dos vereadores e como ele conseguiu o cadastramento", disse o presidente da CEI, Rogério Sá (PT), o 'Catolé'.
VENDA - Faccioli disse ao ValeParaibano que só adquiriu o terreno após constatar na prefeitura que o local não era área pública.
"Tenho todos os documentos que comprovam que não cometi nenhuma irregularidade e o depoimento na Câmara será uma boa oportunidade para esclarecer esse assunto de uma vez por todas".
Faccioli afirmou que já vendeu a área, mas não quis informar detalhes sobre a transação. "Vendi porque trabalho com isso, sou corretor de imóveis", disse. (Fonte: ValeParaibano)

PM encontra maconha, crack e cocaína com estudante na balsa

Ilhabela - A estudante L.B.S., 20 anos, tinha acabado de desembarcar da balsa, no final da tarde de quarta-feira, quando passou pela base da PM aparentando nervosismo. Ela andava olhando para dentro do setor. Isso foi o suficiente para os policiais desconfiarem e decidirem revistá-la. Dentro de sua bolsa havia três tipos de droga.
Moradora em Barra Velha, L. carregava na mochila, embrulhado em uma blusa, 50 gramas de maconha, três de cocaína e 40 de crack. Questionada sobre os entorpecentes, ela alegou que a blusa era de uma colega que tinha pedido para guardar.
A amiga já teria dado a blusa enrolada e ela não sabia da droga.
A estudante foi conduzida à Delegacia de Polícia e autuada por porte de entorpecentes, sendo liberada após o pagamento da fiança arbitrada em R$ 50. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

Justiça manda desocupar área no litoral
São Sebastião tem 45 famílias instaladas irregularmente em área de preservação

São Sebastião - A Justiça de São Sebastião determinou a retirada de 45 famílias que moram em uma área de preservação permanente dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, na Vila Tropicanga, no bairro de Boiçucanga, na costa sul do município. Mais de 180 pessoas vivem nos imóveis que deverão ser desocupados em um prazo de 60 dias, após intimação da Justiça.
O advogado de defesa das famílias tem até a próxima terça-feira para encaminhar o recurso. Várias pessoas tomaram posse da área há mais de 15 anos. A maioria é de baixa renda.
Segundo o juiz da 2ª Vara de São Sebastião, Luiz Antônio Carrer, que proferiu a sentença, o processo foi movido pelo Ministério Público pois as pessoas estão em uma área de preservação que não pode ser ocupada. A ação existe desde 1996 e a área já estava embargada. Hoje, a região tem mais de mil moradores.
"A área foi embargada na época para evitar novas invasões. Nos últimos anos várias pessoas se instalaram no local", disse o juiz.
Os moradores devem receber a intimação nos próximos dias e terão um prazo de até 60 dias para deixar a área.
O advogado de defesa dos moradores, Alcino Cardoso, disse que vai encaminhar o recurso para evitar a saída das pessoas.
"As famílias estão em uma área de preservação, mas não têm outro lugar para morar. Vamos encaminhar o recurso para tentar reverter essa situação", disse.
O garçon Marques Dias de Souza, 37 anos, que mora há dez anos no bairro, disse que comprou o terreno de terceiros.
"Ficamos sabendo da decisão da Justiça hoje (ontem). A maioria dos moradores não tem condições de deixar suas casas, que foram construídas com sacrifício", disse.
Souza afirmou que será realizada nos próximos dias uma reunião com a comunidade para evitar a desocupação da área.
"Estamos na região há vários anos e sempre tínhamos promessas de melhorias no bairro por parte da prefeitura. Não é justo a retirada das famílias que lutaram para construir suas casas", disse Souza.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o município poderá intervir no caso somente após a notificação da Justiça. A cidade não teria um lugar para abrigar as famílias em caso de desocupação da área. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião disputa com Goiânia a sede do Congresso de Cerimonial

São Sebastião - O município de São Sebastião está disputando com a cidade de Goiânia (GO) a oportunidade de sediar o Congresso Nacional de Cerimonial, que será realizado no próximo ano. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Paulo Julião, durante o término da 2ª Jornada Paulista de Cerimonial, realizada pela Prefeitura no Teatro Municipal, em parceria com o CNCP (Comitê Nacional de Cerimonial Público). O anúncio da cidade sede será feito em outubro, durante o Congresso que estará sendo realizado em São Luiz (MA), segundo o coordenador do Cerimonial da Prefeitura de São Sebastião, Ragmar Corga.
A 2ª Jornada Paulista de Cerimonial, que visa proporcionar aos participantes a visão do papel do cerimonialista e o reconhecimento da importância de sua atividade para a preservação da boa imagem de uma instituição, reuniu durante todo o dia palestrantes que abordaram diversos temas, como a atuação de um Mestre de Cerimônias, Cerimonial Social – Cortejo de Casamento, Cerimonial Universitário e de Conclusão de Cursos, além de Recepção para Autoridades no Município.
O evento contou com 250 pessoas inscritas, mas participaram efetivamente da jornada 189 pessoas, pois o restante, proveniente de outros estados, não conseguiu chegar a tempo. Participantes dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Espírito Santo prestigiaram a jornada. A primeira edição aconteceu em maio de 2002, reunindo 42 prefeituras e mais de 200 pessoas.
“A realização da jornada é de suma importância, pois é uma oportunidade para que os interessados se aperfeiçoem e estejam permanentemente informados sobre a área”, disse Paulo Julião. Ele destacou que São Sebastião é um dos poucos municípios a ter uma estrutura para a realização de um evento deste porte.
O presidente do CNCP (Comitê Nacional de Cerimonial Público), Marcílio Reinaux, declarou que São Sebastião é um exemplo na realização de um evento deste porte. “Além dos interessados conhecerem as novidades, tiveram oportunidade de melhorar o aprendizado, se atualizarem e se reciclarem”.
Participaram da 2ª Jornada Paulista de Cerimonial os palestrantes Nelson Speers, décano do cerimonial público no Brasil; o capitão-de-fragata Paulo Rogério de Souza Almeida, delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião; Djair de Souza, cerimonialista e produtor de eventos; Leslie Khoury, cerimonialista da Prefeitura de São Sebastião, Silvia Martinez, cerimonialista e palestrante; Flávio Viana, cerimonialista; e Eliane Ubillús, coordenadora do CNCP da região Sudeste. Intermediaram os trabalhos os cerimonialistas Carlos Puríssimo e Leslie Khoury, coordenador por Ragmar Corga. (Fonte: PMSS)

Projeto Rio Vivo chega a Barra do Una no dia 20

São Sebastião - O Projeto Rio Vivo, ação integrada que vem realizando um mutirão de limpeza nos rios da região, chega a Barra do Una no sábado, dia 20. O ponto de encontra para a realização das atividades do projeto é o Barra do Una Hotel, localizado na Avenida Bom Jesus, nº 570, em Barra do Una.
Com o apoio da Enob, Sabu (Sociedade Amigos de Barra do Una), Barra do Una Hotel e pessoas da comunidade, a Prefeitura Municipal pretende deixar o rio com um novo aspecto.
Para obter resultados mais rápidos e deixar o rio em melhores condições, desta vez, o projeto vai durar uma semana inteira, diferente das outras edições. Em Boiçucanga e Maresias, por exemplo, a equipe envolvida na ação atuou por dois dias em cada um dos rios.
Outro diferencial desta ação, é que o projeto Rio Vivo estará inserido na programação da 1ª Semana da Primavera, que vai contar com diversas atividades. Entre as principais ações, além da limpeza do rio, está a plantação de mudas de árvores nativas na região da ribeirinha e nas ruas do loteamento Barra do Una. Todas as mudas serão doadas pelo viveiro municipal de São Sebastião e plantadas pelos voluntários do projeto a partir das 11h.
No mesmo dia, a vice-prefeita da cidade, Cláudia Batocchio irá realizar uma palestra sobre meio ambiente, com previsão de início às 14h. Já a consultora Georgeta Gonçalves fará uma palestra também sobre o meio ambiente, mas voltada para os pais e as crianças. Além dessas palestras, haverá outras apresentações sobre o tema. Exemplos disso são as palestras sobre fauna e floras locais, a importância e valorização da fauna e projetos de construção de imóveis sem estragos ao meio ambiente.
De acordo com o subprefeito Wagner Teixeira, essas ações têm grande importância para a região, principalmente porque desenvolvem a consciência ecológica e fazem com que as pessoas passem a respeitar o meio ambiente.
Ele conta que o Rio Vivo tem obtido excelentes resultados por onde passou e não deverá ser diferente em Barra do Una. Wagner afirma que o projeto deve continuar em todos os bairros da região.
Para otimizar a limpeza, foi montado um esquema para atender todo o bairro. Ela será iniciada na Ilha Montão de Trigo e seguirá depois ao longo do Rio Una. Um dos dias da ação vai ser reservado para a limpeza das ribeirinhas. A Prefeitura também vai fazer o recolhimento de entulho nos dias 25 e 26. Assim, todos os moradores que tiverem tais materiais, deverão removê-los para a calçada, afim de que os integrantes do mutirão façam a retirada. (Fonte: PMSS)

Abertas as inscrições para o curso “Aprender a Empreender”

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião, através da Assessoria de Relações Comunitárias, trouxe para o município, o curso “Aprender a Empreender” – Telessala Sebrae. Totalmente gratuito, o curso vai abordar os temas Empreendedorismo, Mercado e Finanças e é voltado para funcionários, atuais e futuros proprietários de empresas, ou para as pessoas que pretendem, simplesmente, aprender mais sobre o mundo dos negócios.
O curso tem carga horária de 24 horas e começa a ser realizado na próxima segunda-feira, dia 22. Em princípio, os cursos serão realizados no Jaraguá, Canto do Mar, Bairro São Francisco e no Centro da cidade. A partir do mês de outubro, e até novembro, o curso também será direcionado para os bairros de Boiçucanga, Maresias, Juquey e Barra do Una, na costa sul.
No curso, os alunos aprendem sobre custo fixo e variável, capital de giro e fluxo de caixa, margem de contribuição, como elaborar um plano de negócios, conhecer os resultados da empresa e calcular lucro e prejuízo. Além disso, o curso também dá noções de consumidores, fornecedores, concorrentes, marketing, entre muitos outros assuntos.
Os pré-requisitos para fazer o curso são: ter a partir de 18 anos de idade e da 4a. série fundamental em diante. Os interessados podem se inscrever ou obter maiores informações através dos telefones: 3892-3669, 3892-3595 e 3892-1600.  (Fonte: PMSS)

Programação (datas, locais e horários):

22 a 26 e 29/09
Jaraguá – Oficina de Criação: Rua Afonso Celso, 250 (esquina com a Guilherme de Almeida) - 18h30 às 22h30
Canto do Mar – Salão Paroquial – 13h30 às 17h30
Bairro São Francisco – Ceprom – Rua Maria Cristiano, 17 - 18h30 às 22h30
Centro – PAT – Av. Guarda Mor Lobo Viana, 219 - 13h30 às 17h30

22 a 24/09 e 29/09 a 01/10
Centro – PAT – Av. Guarda Mor Lobo Viana, 219 - 18h30 às 22h30

29/09 e 01, 03, 06, 08 e 10/10
Centro – PAT – Av. Guarda Mor Lobo Viana, 219 - 08h às 12h

01 a 03/10 e 06 a 08/10
Boiçucanga – Sede do Sindserv – Av. Walquir Vergani, 105 a 11 (sala 06) - 13h30 às 17h30 e 18h30 às 22h30

06 a 08/10 e 13 a 15/10
Centro – PAT – Av. Guarda Mor Lobo Viana, 219 - 18h30 às 22h30

20 a 22/10 e 27 a 29/10
Centro – PAT – Av. Guarda Mor Lobo Viana, 219 - 18h30 às 22h30

20 a 24/10 e 27/10
Maresias - 13h30 às 17h30 e 18h30 às 22h30
Centro – PAT - Av. Guarda Mor Lobo Viana, 219 - 13h30 às 17h30
Centro – Topolândia – Colégio Josepha - 18h30 às 22h30

03 a 07/11 e 10/11
Juquey - 13h30 às 17h30 e 18h30 às 22h30
Barra do Una - 18h30 às 22h30

03 a 05/11 e 10 a 12/11
Bairro São Francisco - Ceprom – Rua Maria Cristiano, 17 - 18h30 às 22h30 (Fonte: PMSS)

Descoberta de buraco na parede provoca tumulto na cadeia

São Sebastião - A descoberta de um buraco na parede da cela quatro da cadeia de São Sebastião provocou um tumulto nos 220 presos, que começaram a se exaltar para uma rebelião, no início da tarde de ontem. É que o diretor da unidade, delegado Paulo Sérgio Barbosa, ameaçou cancelar a visita, caso não aparecesse a broca utilizada na escavação.
“Os detentos ficaram chateados e queriam conversar comigo próximo da grade”, disse o diretor. Eles chegaram a entregar a broca, mas recusaram a comida e começaram com a movimentação. Para evitar uma rebelião, o delegado decidiu colocá-los para dentro das celas, meia hora antes do habitual.
Até para manter a ordem e segurança, o diretor pediu apoio da Polícia Militar, que enviou viaturas, cercando o prédio. O fato gerou medo de moradores ao redor do prédio. Os presos acabaram voltando para suas celas, mas o delegado irá manter a suspensão da visita na cela quatro, onde foi descoberto o buraco.
Neste xadrez ficam 19 presos, com capacidade para seis pessoas. Aliás, a cadeia toda está com lotação esgotada. São 60 vagas para 220 presos amontoados nas celas.
Barril de pólvora - A situação crítica da cadeia, em razão da superlotação, já foi informada pelo diretor da cadeia. O local chegou a abrigar quase 250 presos. Vários pedidos, de entidades e até da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), já foram encaminhados à Secretaria de Segurança Pública, alertando do perigo constante no centro da cidade.
A OAB inclusive chegou a entregar, nas mãos do governador Geraldo Alckmin, um pedido de providências, na ocasião de sua visita este mês na cidade.
Na ocasião o governador declarou que a lotação seria resolvida com remoções dos detentos para CDP’s (Centros de Detenção Provisória) de outros municípios, uma vez que não faz parte dos planos construir um centro no Litoral Norte.
E é o que está acontecendo. Na última semana, 15 presos foram transferidos para o CDP de Taubaté. Segundo o diretor da cadeia, novas remoções devem acontecer este mês. (Fonte: Imprensa Livre)

Mãe é presa tentando levar maconha para o filho na cadeia

São Sebastião - A funcionária pública H.M.P.O., 52 anos, foi presa na tarde de ontem, acusada de tráfico de drogas. Ela teria tentado entrar na cadeia com 20 gramas de maconha, enrolada em um plástico escondido na vagina. A mulher iria visitar o filho J.P.O., preso por tráfico de drogas.
A Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) do Litoral Norte recebeu uma denúncia anônima da presença da droga com a mãe do detento. Quando entrou para ser revistada antes de entrar nas celas, a funcionária foi abordada pela equipe da Dise e, a princípio, negou o fato.
A carcereira Cynthia Maria Isper foi conversar com a mulher, explicando que seria chamado um médico para examiná-la, caso ela não colaborasse. A policial conseguiu convencer a funcionária pública, que retirou o material, entregando à polícia.
Ao pesquisar os antecedentes criminais da mulher, a polícia teve uma surpresa. Com aparência frágil e delicada, H.M.P.O. é procurada da Justiça. Ela teria uma condenação por estelionato, crime ocorrido em 1985, em São Sebastião. H. foi conduzida à cadeia feminina de Ubatuba.
Na semana passada, a desempregada L.S.M., 20 anos, tentou entrar na cadeia de Ubatuba com 43 gramas de maconha escondida no corpo. Na ocasião, foi preciso uma médica para retirar o entorpecente, embalado em uma camisinha. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Bairro isolado de Ubatuba pede infra-estrutura básica
Moradores do Cambury vivem sem luz, saneamento e segurança pública suficiente

Ubatuba - Moradores do bairro Cambury, costa norte de Ubatuba, na divisa com Paraty, vivem em condições précarias por falta de infra-estrutura básica. O local não possui energia elétrica, pavimentação, iluminação pública, saneamento básico e serviço satisfatório de segurança pública. A violência é o maior problema do bairro, com população de 320 pessoas.
Uma trilha de quatro quilômetros liga a comunidade à rodovia Rio-Santos. Carro não entra no bairro quando chove.
O presidente da Ambaca (Associação de Moradores do Bairro Cambury), Moisés Soares, convocou uma reunião com representantes da Câmara de Ubatuba para resolver os problemas de falta de infra-estrutura e de violência. A reunião será na próxima segunda-feira, às 14h30, na escola municipal Professor Iberê Ananias Pimentel, na Vila Picinguaba.
A moradora Cati Maria Caromano, disse as pessoas tem perdido muito tempo ficando apenas na tentativa de melhorar o bairro. "Somos privilegiados pela natureza, mas falta infra-estrutura para sobrevivermos. São anos de luta e a situação está cada vez pior", afirmou a moradora. Segundo Cati, o bairro tem apenas uma escola de ensino fundamental e um posto de saúde. A distância até o centro da cidade é de 54 km. A falta de uma estrada impede transporte rápido até a cidade em uma situação de emergência. "Quando temos um caso mais sério temos que andar 4 km com a pessoa doente e pegar um ônibus na rodovia", disse Cati.
OUTRO LADO - A Polícia Militar informou que atende todas as ocorrências no Cambury quando os moradores solicitam e que faz rondas no bairro um dia sim e um dia não, apesar do acesso difícil.
A Prefeitura de Ubatuba informou que já fez um levantamento das necessidades e que existe um projeto em processo de elaboração para realizar obras no bairro. O enfoque principal da prefeitura é asfaltar o acesso ao bairro.
A prefeitura informou também que além do posto de saúde e da escola existem outros serviços de atendimento, como o transporte de estudantes de 5ª a 8ª até escolas na cidade.
Neste mês, durante uma reunião com a Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo), a prefeitura de Ubatuba salientou a importância de melhorar a condição de acesso ao Cambury, mas levando-se em conta a preservação do meio ambiente.
O projeto de recuperação da estrada contará com a contribuição da Codasp para definir qual a técnica a ser empregada, orçamento e as condições de parceria. (Fonte: ValeParaibano)

Secretário de Ubatuba é assaltado

Ubatuba - O secretário de Agricultura e Abastecimento de Ubatuba, Antônio Carlos Caetano Marchiori, 42 anos, e sua família foram mantidos reféns dentro de sua chácara por duas horas na noite de anteontem, no bairro Monte Valério. Marchiori, a mulher e os quatro filhos com idades entre 7 e 11 anos foram ameaçados por três homens armados que invadiram a residência.
Segundo a Polícia Militar, o secretário foi rendido pelos assaltantes quando assistia televisão. Os bandidos trancaram as vítimas em um banheiro. Eles levaram televisão, vídeo-cassete, aparelho de som, computador, microondas e a caminhonete do secretário. Os homens usavam capuzes.
Após a fuga, o secretário conseguiu arrombar a porta do banheiro e acionar a polícia.
O secretário disse que os bandidos pularam a cerca e invadiram a chácara. Ele pensa em reforçar a segurança.
"A sensação de ficar na mira dos bandidos é horrível. A polícia está empenhada no caso e espero ter de volta o carro e os produtos roubados."
A Polícia Civil informou que está investigando o caso mas, até o final da tarde de ontem, nenhum suspeito havia sido localizado. (Fonte: ValeParaibano)

Vencedora do Concurso de Redação recebe moção

Ubatuba - A aluna Maria das Neves, moradora do bairro Rio da Prata, na última sessão da Câmara Municipal de Ubatuba, realizada dia 16 de setembro, terça-feira recebeu uma moção de congratulações do vereador Andrade Henrique (PAN) e que também foi assinada pelos vereadores Osmar de Souza (PTB) e Rogério Frediani (PTB) pelo 1º lugar conquistado no concurso de redação do programa de Alfabetização Solidária. A professora de Maria, Sabrina Carmo dos Santos também recebeu uma moção. Entre dois mil participantes sua redação foi a vencedora. Emocionada, a aluna usou a tribuna e contou a maratona de programas de televisão que participou (Fantástico, Mais Você, e outros). “Fiquei surpresa quando a atriz Regina Duarte leu minha redação e se emocionou, recebi o prêmio das mãos dela e recebi os parabéns da Sra. Ruth Cardoso e outras pessoas importantes, estou muito feliz. Quero agradecer a todos e aos vereadores Osmar e Rogério que ajudaram na criação da sala de aula no meu bairro, através do professor Corsino. “Agradeço ao vereador Andrade pela homenagem”, concluiu. Alguns vereadores fizeram uso da palavra e à parabenizaram. O presidente da Câmara Municipal, Rogério Frediani foi um deles. “Na sua simplicidade ela conseguiu o que nós políticos muitas vezes não conseguimos: colocar nossa cidade positivamente na mídia nacional. Parabéns a Maria e a todos que de alguma forma contribuíram para a realização desse programa”, finalizou.

Dançarino conquista mais uma vitória

Ubatuba - O sapateador e professor de dança de salão Reinaldo dos Anjos mais uma vez trouxe títulos para Ubatuba. No último dia 14 de setembro, em São Paulo conquistou o 1º lugar no Champion Dance Festival, competição que reúne os melhores do país. Além disso ganhou dois troféus destaques, melhor dançarino e nota máxima. “Continuo ganhando os festivais e tudo isso graças ao apoio de Rogério Frediani que reconhece a qualidade do meu trabalho. Já provei a minha capacidade e quero o nome de Ubatuba com muito mais destaque no circuito nacional de dança” afirmou confiante.

Prova Natatória na Almada

Ubatuba - Será realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a Sociedade Amigos de Praia da Almada, Associação de Mães de Atletas da Natação (AMAN) e as empresas locais de Ubatuba: Distribuidora de Águas Assai, EMI Embalagens, UBADESKLIMP, Auto Posto Utiyama, Ubatuba Automóveis, Ideal Contábil, Djalma Auto Peças, Zeus Informática, Casa Fernandes, Hotel São Charbel, Djalma Auto Center, Móveis Teixeira Leite, Otto Motos, Ismael Comida Caseira e Art Screen a 2º Etapa do 7º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, no dia 28 de setembro (domingo ), a partir das 10:00 horas, na Praia da Almada.
Segundo a organização do evento, é esperada média de aproximadamente 400 atletas, distribuídos por clubes do Litora Norte, Vale do Paraíba e São Paulo.
As provas do Circuito, atendem atletas de 07 anos até atletas com mais de 50 anos, de ambos os sexos, com percursos que são distribuídos em: 250, 500, 1000 e 3000 metros.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece antecipadamente a todos os envolvidos direta ou indiretamente no 7º Circuito Ubatuba de Águas Abertas. (Fonte: ACS-PMU)

Surfistas de Ubatuba lideram ranking do Abrasp Super Trials

Ubatuba - Só dá Ubatuba no ranking da Abrasp Super Trials. Após seis etapas, Renato Galvão é o líder absoluto do circuito, seguido pelo também ubatubense Tadeu Pereira.
O FreeSurf Protrials começa hoje na praia do Tombo, com a participação de 176 surfistas de 13 Estados.
“Estou treinando bastante. O importante é que essa competição também é válida pelo ranking paulista”, disse Galvão, 3º colocado no paulista, patrocinado pela HD, Sharp Eye e Infinit óculos. Para Alberto Jacob, técnico do líder, Renato Galvão tem um “surfe de linha”.
Sobre as chances do atual campeão paulista profissional no super Trials Jacob é enfático. “Com toda certeza ele tem chances”. Jacob também é o técnico de Suelen Naraísa, 3ª colocada no Super Surf (elite do surfe nacional).
A disputa, que segue até domingo, é valida pela 2ª etapa do Campeonato Paulista e também pela 7ª fase do Abrasp Super Trials, que indica 28 competidores para completar a elite nacional do Super Surf.
Na terceira colocação do Super Trials está o catarinense Raphael Becker. Odirlei Coutinho, outro talento de Ubatuba, está na 9ª colocação.
A etapa terá premiação de R$ 15 mil, sendo R$ 4 mil para o vencedor. As disputas começam às 8h, seguindo até às 17h. A grande final está prevista para domingo, às 14h30.
Todas as baterias da etapa estarão no site da Federação Paulista de Surfe: www.fpsurf.com.br.
A etapa decisiva do campeonato será entre os dias 14 a 16 de novembro, na praia de Maresias, em São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Banhistas encontram corpo de turista desaparecido

Ubatuba - Banhistas encontraram na manhã de ontem, na areia da praia da Enseada, o corpo do turista Yosio Paulo Muraoka, 55 anos, que estava desaparecido desde o final do mês passado, quando caiu no mar durante pescaria na costeira da praia de Caçandoca, distante cerca de 20 quilômetros da Enseada.
O cadáver, já em adiantado estado de decomposição, estava sem cabeça. O reconhecimento foi feito pelo pé de um sapato, que ainda continuava no corpo, que era usado por Muraoka no dia do desaparecimento.
Ele era morador em São José dos Campos e estava pescando com alguns amigos, quando caiu no mar, que estava revolto no dia. Logo após o desaparecimento, os bombeiros fizeram buscas, mas não encontraram o turista, cujo corpo ficou 25 dias à deriva no mar. (Fonte: Imprensa Livre)

Artigo Topo

Reformas!
Irineu Nalin

"Em todo governo na terra, há um vestígio de fraqueza humana, um germe de corrupção e degeneração, que a astúcia vai descobrir e a maldade vai insensivelmente desenvolver, cultivar e aperfeiçoar. Todo governo degenera, se confiado tão-somente aos governantes do povo. Assim, o próprio povo é o seu único depositário seguro. E, para torná-lo ainda mais seguro, a mente do povo deve ser aperfeiçoada [...].
Thomas Jefferson "Notes on Virginia"


Pesquisa recente da Confederação Nacional dos Funcionários da Educação, revela que em São Paulo, a maior cidade do país, o perfil dos professores mostra uma crise nessa profissão. Os dados revelam que 53,1% deles estão na faixa entre 40 a 49 anos, próximos da aposentadoria; 38,4% entre 25 a 39 anos e apenas 2,9% na faixa entre 18 a 24 anos, ou seja no inicio de carreira. Essa falta de renovação do quadro decorre, principalmente dos baixos salários, em uma das carreiras mais importantes na formação de uma nação.
A base para o desenvolvimento de um país ocorre através do investimento em educação e como estamos negligenciando isso, temos que corrigir as crescentes distorções sociais com: aumento do efetivo policial, do número de vagas em abrigos para menores infratores, penitenciárias, etc. Uma péssima relação custo/benefício, pois acaba não recuperando esse contingente de pessoas que poderiam estar sendo úteis e que marginalizadas acabam provocando a necessidade do desvio de recursos escassos e impondo ainda mais ônus à população economicamente ativa.
Para reverter esse processo é necessário uma ampla reforma política, que proporcione condições favoráveis ao surgimento de novas lideranças de gestores públicos, que assumam o compromisso de mudarem o perfil do gasto público visando formar uma população mais preparada e consciente de sua cidadania.
Péssimos exemplos de conduta e abusos de poder que afloram em quantidade acima dos padrões são responsabilidade direta dos partidos que escolhem mal seus candidatos, pois no sistema vigente o que interessa é o quociente eleitoral e não o valor individual e assim são lançados "puxadores de voto" e outros candidatos despreparados para o exercício da atividade pública, que acima de tudo requer pessoas integras, preparadas e com muita vocação.
Ultimamente, como sabemos, o cargo de vereador, que há muitos anos atrás era um exercício de cidadania, sem remuneração, passou a ser disputado como um emprego, com direito a muitas vantagens extras, distorcendo já no inicio todo o processo de formação do quadro político.
Ocorre, que a reforma mais importante que tramita no Congresso não está merecendo prioridade e o destaque que deveria ter. A da Previdência e Tributária são de fato importantíssimas, mas além de estarem sendo direcionadas com grandes deficiências estão se sobrepondo a da Reforma Política. Esta deveria merecer destaque, principalmente para poder entrar em vigor nas próximas eleições municipais.
Esse é o mais importante passo para sairmos dessa crise, pois as raízes que nos levaram a esse impasse estão consubstanciadas no quadro político dirigente e suas relações de responsabilidade com o eleitor, com o partido, com a nação e a falta de vocação à causa pública da grande maioria dos políticos.
O voto distrital (com opção misto) se bem estruturado seria uma forma de baratear e moralizar a campanha e estabelecer maior vinculo com o eleitor e com o exercício da democracia. A fidelidade partidária acabaria com o festival de interesses pessoais e imporia mais responsabilidade ao partido. Um novo modelo de financiamento das campanhas tornaria partidos e candidatos mais transparentes e menos dependentes a grupos de interesses, etc.
Mas cabe desde já aos partidos pensarem em selecionar melhor seus candidatos nessas próximas eleições municipais. Como pleiteiam uma função pública, que antes de submeterem seus candidatos a consulta popular, façam previamente uma rigorosa análise das condições mínimas necessárias: vocação pública, integridade, qualificação, etc.
Que tal, começar aplicando nos pretendentes um simples teste: interpretar um texto de Lei ou redigir uma justificativa a um Projeto de Lei de determinado assunto! Afinal, não é isso que se faz nos Concursos Públicos com candidatos a uma vaga?

Irineu Nalin é economista
Ir.17/09/03

Carta do Leitor Topo

Lei de Uso e Ocupação do Solo - A comissão responsável pelo projeto de lei voltou a se reunir ontem, na Câmara Municipal, e prometeu rever os pontos mais polêmicos do texto, com base nas reivindicações apresentadas por algumas associações de bairro. O trabalho revisado será apresentado no dia 1o de outubro, quarta-feira, às 18h00, na própria Câmara Municipal. A comunidade terá, então, um prazo para apreciar as emendas e se pronunciar a respeito. Divulguem, compareçam, participem, pois o assunto é do interesse de todos nós.
Aproveito para sugerir à comissão, que vê com bons olhos a vinda de grandes condomínios, marinas e atracadouros – pois, como foi dito, “os ricos trazem desenvolvimento!” – que não se esqueça do exemplo de Angra dos Reis, cujos barcos luxuosos são emoldurados por um cenário absolutamente degradado.

Regina Teixeira
Itamambuca
Ubatuba, SP


Mensagem do prefeito em homenagem ao Dia do Funcionário Público Municipal - É impossível falar sobre o funcionário público municipal sem citar sua dedicação e perseverança. Como prefeito de Caraguatatuba, cumprindo o meu segundo mandato, posso afirmar com segurança, a importância desses profissionais dentro da administração de um município.
Sem sua dedicação, não haveria uma forma de promover realizações na cidade. Sem sua perseverança, seria impossível dar andamento e continuidade a um plano ou projeto, pois todos nós, administradores públicos, conhecemos as reais dificuldades existentes para se conquistar melhorias para o município, para o estado e para o país.
O funcionário público municipal tem o papel de construtor da cidade. Uma equipe competente é a verdadeira responsável pelo desenvolvimento de todos os setores da administração, pois nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.
Então, gostaria aqui de prestar uma homenagem aos funcionários públicos municipais, em especial, àqueles que trabalham por nossa Caraguá cada vez melhor. Parabéns pelo seu dia!

Antonio Carlos da Silva
Prefeito de Caraguatatuba

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Sanmta Rita - Ubatuba

Santa Rita
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor