Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 23 de setembro de 2003 - Nº 872 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
-


Caraguatatuba:
Abertura do JORI reúne mais de 2 mil pessoas
Lu Alckmim fala sobre os serviços para idosos no Estado
Aguilar assina filiação ao PSDB nesta terça-feira
Caraguá sedia III Fórum de Educação para apresentação do Plano Municipal
Palestra Ky-Zen acontece na ACE Caraguatatuba


Ilhabela:
Justiça embarga obra em Ilhabela
CEI colhe depoimento de delegado
1º Campeonato de Surf Aberto Praia do Bonete
Projeto Navegar no Dia Mundial de Limpeza de Praia
Regatas do Ranking da classe Optimist acontecerão em Ilhabela


São Sebastião:
Moradores vendem água e luz para vila
Venda de luz é ação ilegal
Ação Cidadania reúne mais de duas mil pessoas no Morro do Abrigo
São Sebastião lança campanha contra depredação
Projeto Maré MPB traz Renato Braz, vencedor do prêmio Visa


Ubatuba:
Polícia divulga retrato falado de assaltantes que agem na cidade (IMPRIMA)
Ladrões assaltam lojas em Ubatuba
Começou o Campeonato Municipal

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

-

Notícias de Caraguatatuba Topo

Abertura do JORI reúne mais de 2 mil pessoas
A abertura oficial da segunda etapa do 7º Jogos Regionais do Idoso, que aconteceram no último fim de semana em Caraguá, reuniu autoridades, atletas e imprensa numa festa cheia de garra e alegria.

Caraguatatuba - A abertura da segunda etapa do 7º JORI (Jogos Regionais do Idoso) reuniu no Centro Esportivo Municipal "Ubaldo Gonçalves", em Caraguatatuba, mais de duas mil pessoas que participaram da solenidade e assistiram à apresentação das delegações e também à modalidade coreografia, a partir das 16 horas, da última sexta-feira, dia 19.
O evento contou presenças ilustres para compor a mesa da solenidade. Estavam ao lado do prefeito Antonio Carlos da Silva, além da 1ª Dama Myrlene Veneziane da Silva, do Vice-prefeito José Pereira de Aguilar e do Secretário de Esportes Nivaldo Alves, a 1ª Dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin, a esposa do Secretário da Juventude e Esportes do Estado Lars Grael, Renata Grael, a esposa do Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania Alexandre Moraes, Viviane de Moraes, a representante da Nossa Caixa Nosso Banco (patrocinadora oficial do evento) Kátia Bombonatti, o Bispo da Diocese de Caraguatatuba Dom Fernando Mason e o presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba Wilson Gobetti. As primeiras damas dos municípios participantes também estavam presentes em sua maioria, salvo algumas que enviaram representantes.
A abertura teve seu início com a apresentação das 45 delegações dos municípios competidores, em seguida, foram proclamados o Hino Nacional e o Hino de Caraguatatuba com o acompanhamento da Banda Municipal "Carlos Gomes". Após os hinos, a atleta do Clube de Pesca de Caraguá, Vilma de Souza Domiciano, campeão paulista 8 vezes, brasileira 4 vezes, sul-americana 3 vezes e mundial 4 vezes carregou o fogo olímpico e acendeu a tocha. Em seguida, o atleta e funcionário da prefeitura, Eugênio Ferri Guimarães, fez o Juramento do Atleta Idoso, que fala de espírito de solidariedade.
Seguiram-se então os pronunciamentos da 1ª Dama do Município, Myrlene Veneziane da Silva, que falou sobre o contagiante entusiasmo dos atletas idosos e entregou uma lembrança à 1ª Dama do Estado, Lu Alckmin. Renata Grael também recebeu uma lembrança entregue pelos alunos de Biathlon e Natação de Caraguá.
O prefeito Antonio Carlos da Silva agradeceu a presença de todos e desejou aos atletas uma boa estada em Caraguá. "Espero que tenham uma disputa sadia e que deixem um exemplo de cidadania, juventude e experiência de vida para todos nós. Aproveitem a cidade e voltem, quando quiserem, porque teremos sempre o máximo respeito, carinho e alegria em recebê-los".
Em seu pronunciamento, a 1ª Dama Maria Lúcia Alckmin agradeceu o carinho da recepção e enfatizou que "sem o trabalho das primeiras damas, esse evento não seria possível. Queria dizer a cada um dos atletas que vocês já são vencedores por mostrarem essa garra e essa energia toda. A vocês, o meu carinho e o meu orgulho. Declaro, então, aberto o 7º JORI".
Terminados os pronunciamentos, os competidores da categoria coreografia fizeram suas apresentações. (Fonte: PMC)

Lu Alckmim fala sobre os serviços para idosos no Estado
Em Caraguá, nova estrutura proporciona melhor atendimento

Caraguatatuba - "Integrando-se à sociedade, o idoso ganha qualidade de vida, saúde, realização pessoal. Tratando melhor do idoso, a sociedade ganha a integração com estas pessoas tão importantes, que já deram a sua colaboração para o desenvolvimento do país, e agora podem colaborar com a sua sabedoria"
Caraguá recebeu cerca de 45 presidentes de Fundo Social no último dia 19, na abertura do Jori -Jogos Regionais do Idoso. As primeiras-damas, vindas de quase todos os município do Estado de São Paulo, reuniram-se com a primeira dama do Estado, Lu Alckmim, a presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Myrlene Veneziane o prefeito Antonio Carlos da Silva, entre outras autoridades do Litoral Norte. Durante a entrevista coletiva com a imprensa, Lu Alckmim falou da importância dos Jogos Regionais do Idoso como um grande incentivador da prática dos esportes, na terceira idade. De acordo com Lu Alckmim, o evento que visa mais a integração social do que a competição, vem movimentando esta camada social desde 1997, quando Lila Covas introduziu o evento em todo o Estado de São Paulo para a inserção social do idoso. "Além de um evento muito bonito, o Jori é importante por que incentiva o idoso a praticar esportes, dançar, passear, se integrando com a sociedade, ganhando maior qualidade de vida, e ainda trazendo para todos nós a sua experiência de vida".
A primeira dama falou dos programas que o Fundo Social do Estado têm desenvolvido para melhorar a qualidade de vida da terceira idade, como aulas de ginástica e esportes em geral, geração de renda como, por exemplo a padaria artesanal que tem aumentado a renda de muitas famílias; além de cursos de línguas, informática e alfabetização, apoio aos asilos, tudo visando aumentar a auto-estima e a realização pessoal do idoso. Falou também sobre o lançamento da Cartilha do Idoso e do Manual do Idoso lançado na grande São Paulo, visando incentivar o respeito, a solidariedade e o bom trato com idosos. O manual é distribuído em metrôs, pedágios, associações, mostrando todos os serviços que o governo traz ao idoso e ainda ensinado como ele deve ser tratado. "Achamos que educando a sociedade para esta nova postura, conseguiremos mudar o conceito de tratamento ao idoso. Nós só iremos mudar o mundo através da educação", ressaltou a primeira dama. Ela lembrou que o idoso se ressente por não poder participar da sociedade e que nós devemos incentivá-lo a participar. "Estas pessoas já deram a sua colaboração para a construção do país e agora podem colaborar com a sua sabedoria."
Myrlene Veneziani disse que o evento é de suma importância pelo incentivo que ele proporciona à terceira idade, e que contribui para mostrar o resultado de uma ação que, hoje, existe no município. "Além de estrutura para incentivar os idosos à prática de esportes, temos, em Caraguá, um trabalho voltado à população carente que vem proporcionando maior qualidade de vida a muitos idosos. Esta é mais uma conquista para Caraguá" comentou.
O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, durante a coletiva agradeceu a presença de todas as primeiras damas presentes e parabenizou aos envolvidos na organização do evento. "Esta foi mais uma oportunidade de proporcionar uma maior integração dos nossos idosos, através do esporte. Nossa cidade se orgulha por sediar o Jori e por poder demonstrar o nosso carinho e respeito a todos os participantes. Nós, que temos pais, sabemos da sua importância. Sou sócio benemérito Centro de Convivência da Terceira Idade -Estrela do Mar, que ajudamos a construir e garantir toda a estrutura para atendê-los. Caraguá está cada vez mais preparada para atender adequadamente a terceira idade, com técnicos e infra-estrutura. É uma satisfação saber que com o nosso trabalho podemos beneficiar tanta gente".
O secretário de Esportes, Nivaldo Alves, comentou que Caraguá além de sua estrutura natural para receber o público da terceira idade, hoje, pode oferecer muitas atividades ao idoso, como aulas de hidroginástica na praia, aulas de vôlei adaptado, atletismo, natação, malha, bocha, dança de salão e participação em competições. "Graças aos investimentos em infra-estrutura, Caraguá pode receber um público tão importante para o turismo", disse. Ele lembrou ainda que a prefeitura providenciou mais um pista de bocha e uma de malha e também instalou aquecedores na piscina olímpica do ginásio de esportes.
A secretária de Educação, Roseli Baptista Morila, destacou que Caraguá vem possibilitando a alfabetização a muitos idosos graças ao EJA - Educação para Jovens e Adultos que tem, hoje, 800 alunos. "Toda vez que é solicitada mais uma sala, a prefeitura não mede esforços para realizar", comentou. No setor cultural, a terceira idade de Caraguá também vem sendo favorecida. De acordo com Eloísa Aparecida A. A. Oliveira, presidente da Fundacc, as oficinas do Centro Cultural do Travessão, num projeto em parceria com o Fundo Social, oferecem oficinas de artesanato e aulas de ginástica e dança. (Fonte: PMC)

Aguilar assina filiação ao PSDB nesta terça-feira

Caraguatatuba - O Vice-prefeito e Secretário de Serviços Públicos de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, assinará sua ficha de filiação ao PSDB nesta terça-feira, dia 23 de setembro, às 9h30, na Câmara Municipal de Caraguá. Na ocasião, estarão presentes, além do Prefeito Antonio Carlos da Silva, o Presidente Nacional do PSDB, José Aníbal Peres Pontes, e o Presidente do Diretório Estadual de São Paulo e Deputado Estadual Edson Aparecido dos Santos. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia III Fórum de Educação para apresentação do Plano Municipal

Caraguatatuba - O Conselho Municipal de Educação e a SME realizam no dia 24 de setembro, o III Fórum Municipal de Educação, com o objetivo de apresentar aos participantes o Plano Municipal de Educação, o qual vem sendo elaborado desde a realização do II Fórum, que aconteceu em 29 de abril.No II Fórum, o objetivo era sensibilizar a sociedade para a importância da participação na elaboração e acompanhamento do Plano Municipal de Educação, e ainda, eleger seis membros titulares e seis membros suplentes representantes da sociedade civil para compor a nova gestão do Conselho Municipal de Educação. Essa nova equipe, que tem como presidente a supervisora da Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado, Mareci Gazi, além de integrantes da Educação Municipal e sociedade civil, estudou durante esses meses e acompanhou a elaboração do Plano, que tem data prevista para ser encaminhado à Câmara Municipal.
O III Fórum de Educação, terá a participação da Secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista dos Santos, autoridades convidadas, e reunirá profissionais da Educação, Conselhos de Escola, APM's, entidades, SAB's e participantes das cidades do Litoral Norte, com a finalidade de apresentar a versão final desse plano. O Plano Municipal de Educação será discutido e, posteriormente, aprovado pelo Legislativo, decidindo assim o futuro da Educação Municipal nos próximos 10 anos. O Forum acontece no Ceprolin, na avenida Rio Grande do Norte, 450, no Indaiá, a partir das 18h30. Mais informações podem ser obtidas da SME pelo telefone (12) 3897-7000. (Fonte: SME/PMC)

O que é o Plano Municipal de Educação?
É um instrumento fundamental para que o Município defina com clareza suas responsabilidades na área da educação.

Por que elaborar o Plano Municipal de Educação?
A elaboração deste Plano tem o objetivo de atender à determinação da Lei Federal nº 10.172 de 09/01/2001 - Aprova o Plano Nacional de Educação; Lei 10.172 - "Art. 2º - A partir da vigência desta Lei, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, com base no Plano Nacional de Educação, elaborar planos decenais correspondentes". (grifo nosso). Portanto, o Plano Municipal de Educação decorre do Plano Nacional de Educação, que por sua vez, tem fundamento na L.D.B. e na Constituição da República.

Quem elabora o Plano Municipal de Educação?
Sendo o Plano um instrumento de desenvolvimento de política pública, sua elaboração, aprovação e execução são de competência do Poder Executivo Municipal, após proposta da Secretaria Municipal de Educação e com o respaldo do Poder Legislativo e a coordenação geral do Plano é de competência da precitada Secretaria; Entretanto, a participação de todos os envolvidos no processo educacional é desejável.

Quem participa da elaboração do Plano?
Toda a sociedade civil que se fará representar através da eleição dos membros do Conselho Municipal de Educação.

Como o Conselho Municipal de Educação participa da elaboração e acompanhamento do Plano Municipal de Educação?
Lei Municipal nº 853 de 30/6/2000 "Dispõe sobre a regulamentação do artigo 224, inciso I, da Lei Orgânica Municipal, que criou o Conselho Municipal de Educação e dá outras providências".
"Art. 3º - Compete ao Conselho Municipal de Educação:
II - elaborar e manter atualizado o Plano Municipal, com aprovação do Prefeito, o qual conterá estudos sobre as características sociais econômicas, culturais e educacionais do Município, acompanhamento e identificação, bem como às eventuais soluções a curto, médio ou longos
prazos;
III - fiscalizar sobre o cumprimento do Plano Municipal de Educação."

O que o Plano deve conter?
Diagnóstico da situação atual da Educação no Município; Levantamento dos problemas existentes; Estabelecimento de objetivos, ações e metas em consonância com as Diretrizes do Plano Nacional de Educação, Lei nº 10.172/2001, que deverão ser contemplados durante a vigência deste Plano decenal.

Como e quando o Plano será aprovado?
Após a elaboração, o Plano Municipal de Educação deve ser submetido a Câmara Municipal, através de Projeto de Lei para apreciação e votação de acordo com as normas relativas ao processo legislativo constante da Lei Orgânica e Regimento Interno da Câmara; O Plano poderá ser emendado pelos vereadores, que poderão inclusive, voltar a discuti-lo com a comunidade através de audiências públicas e reuniões de
comissões temáticas; Uma vez aprovado, seguirá para sanção do Prefeito, que decidirá entre sanciona-lo sem vetos, ou vetar no todo ou em parte; Não havendo vetos, o Plano volta para a Câmara que o apreciará, após sanção do Prefeito, deve ser publicado, quando então entrará em vigor. (Fonte: SME/PMC)

Palestra Ky-Zen acontece na ACE Caraguatatuba

Caraguatatuba - A ACE Caraguatatuba promoverá no próximo dia 7 de outubro, as 19 horas em seu auditório na Av. Frei Pacífico Wagner, 295 Centro – Caraguatatuba/SP – palestra Ky-Zen. A inscrição será 1Kg de alimento não perecível para assistir a palestra.
KY-ZEN A Criatividade do Dia-a-dia - A verdade às vezes custa a aparecer...
Somos todos criativos, desde nossa mais tenra idade. Mas, ao mesmo tempo que aprendemos novas habilidades, como andar e falar, também adquirimos bloqueios, “não seja metido garoto!”, “quem é você para dar opinião” e etc.
Já é hora de resgatarmos nossa criatividade!
O Ky-Zen japonês é um hábito do dia-a-dia, algo que está naturalmente arraigado no comportamento das pessoas. Ninguém faz muito alarde por ter pequenas idéias mas, ...já viram o resultado do trabalho das formigas?
Assim é com o Ky-Zen, um pouco por vez, devagar e sempre, Melhoria Contínua.
Nesta palestra vamos mostrar as vantagens e benefícios de manter os olhos abertos às oportunidades de melhoria, utilizando os recursos disponíveis na empresa, isto é o Ky-Zen = RESULTADOS
Como?
- Melhor Produtividade
- Redução de Desperdícios
- Integração do pessoal (um ambiente feliz)
- Melhor comunicação
- O Diferencial da Criatividade
Celso Estrella – Solução Consultoria
20 anos de experiência: clientes internos e externos (Multibrás / Firestone / Tecalon-FIAT)
Facilitador do Grupo de Assistência Técnica – ABINEE
Professor universitário durante 22 anos na FATEC-SP
Atuou com Gerente Nacional da Rede Brastemp/ Consul
Representante brasileiro em comitês internacionais (USA, Europa e Ásia)
Introdutor do ensino interativo à distancia através de canal executivo de TV
Criador do Fórum de Treinamento, do Conselho da Qualidade e do Grupo de Referência
Alguns Clientes: NATURA, NTA-Pioneer, SINGER, SENAI, SEBRAE, Rede Brastemp
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!
Visite nosso novo site www.acecaragua.com.br

Notícias de Ilhabela Topo

Justiça embarga obra em Ilhabela

Ilhabela - A Justiça de Ilhabela concedeu liminar ontem suspendendo a realização de obras de construção pela prefeitura de residências de três pavimentos em conjunto habitacional no bairro do Reino.
A liminar, assinada pela juíza titular da Vara Distrital de Ilhabela, Vanessa Christie Enandes, atende ação popular impetrada no mês passado pelo presidente do PV da cidade, Danilo Giamondo Francisco,
A construção das casas com três pavimentos no bairro do Reino foi autorizada em julho pela Câmara, após aprovação de projeto de lei do Executivo. A votação foi polêmica e durou mais de 10 horas.
No local, a administração planejava construir 100 casas poopulares em parceria com o Estado.
Pela Lei Orgânica do município não é permitida a construção de imóveis com mais de dois pavimentos.
"Entramos com a ação na Justiça já que essa obra abriria um precedente, que resultaria na verticalização de Ilhabela", disse o advogado de Francisco, Paulo Lima Delgado.
Francisco não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto.
OUTRO LADO - O prefeito Manoel Marcos Ferreira (PTB) também não foi localizado para comentar o assunto. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a administração desistiu de construir as residências com três pavimentos já que a oposição "estava ameaçando embargar as obras".
Segundo a assessoria, dos 100 apartamentos previstos inicialmente serão construídos apenas 80, o que eliminaria o terceiro pavimento. A prefeitura não comentou a liminar. (Fonte: ValeParaibano)

CEI colhe depoimento de delegado

Ilhabela - A CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Câmara de Ilhabela que apura suposto cadastramento de áreas públicas em nome de particulares ouve hoje às 15h o depoimento do delegado-titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião, José Luiz Tibiriçá.
Segundo a Câmara, no ano passado Tibiriçá tentou fazer junto à prefeitura o cadastro de terreno no Encantado, no bairro do Piúva, no sul de Ilhabela. Na ocasião, ele teria sido informado pela administração de que o terreno seria público.
Como poucos meses depois a área foi cadastrada em nome do empresário do ramo imobiliário Márcio Jordão Faccioli, o delegado teria entrado com representação no Ministério Público contra o prefeito Manoel Marcos de Jesus (PTB).
Faccioli foi ouvido pela Câmara na última sexta-feira e afirmou ter vendido parte da área ao prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB).
Procurado ontem pelo ValeParaibano, Tibiriçá preferiu não comentar o assunto.
"Se o doutor Tibiriçá confirmar as denúncias, teremos mais um depoimento importante no sentido de provar que o terreno é público e portanto não poderia ser cadastrado em nome de particulares", disse o presidente da CEI, Rogério Ribeiro de Sá (PT), o 'Catolé'.
O prefeito não foi localizado pelo ValeParaibano para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

1º Campeonato de Surf Aberto Praia do Bonete

Ilhabela - A A.S.I - Associação de Surf de Ilhabela - realizou dia 6 de setembro o 1º Campeonato de Surf aberto da Praia do Bonete. Por falta de onda, o campeonato acabou acontecendo na praia do Areado. Segundo o presidente da A.S.I, Liege Azier,o Bó, o evento estava marcado para os dias 12 e 13 de julho, mas devido a entrada de uma forte frente fria, o mar ficou muito agitado e sem condições de surfar.
Apesar de três atletas terem se machucado e a árdua caminhada de volta ter cansado a todos, nada impediu que o dia fosse encerrado com chave de ouro, com a inesquecível noite de reggae abrilhantada pelos regueiros do Litoral Norte, a Banda Jambra, que levou a galera ao delírio.
Nem a longa caminhada e os riscos para a entrada no mar, com fundo e costeira de pedras não conseguiu desanimar a galera que marchou junto pelo surf de Ilhabela. Durante o campeonato foi realizado um multirão de limpeza com mais de 50 voluntários com apoio da Keep da ocean clean e Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela.
A final das categorias Mirim, Junior e Open aconteceu no último sábado, dia 20, na praia do Bonete. 22 atletas de nível impecável de surf participaram da decisão. O mar estava com cerca 1,30 metros de ondas perfeitas com direito a tubos.
Vale a pena lembrar que a melhor onda, que obteve a maior nota na categoria Júnior foi o profundo tubo de Alexandre (Chapolin). Os três primeiros colocados em suas categorias receberam kits de equipamentos de surf e troféus. Os três primeiros lugares da Junior e Open foram premiados com pranchas cedidas por César da Pena, Praia Surf Shopping de Maresias e Roberto Timbada.
O evento não teria sido possível caso a A.S.I. não contasse com todo o apoio do apoio do comércio local e apoio especial da mídia, do prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira e do capitão dos portos Paulo Rogério de Souza Almeida.
A A.S.I. cumprimenta a todos os atletas e agradece a todos os colaboradores, almejando que eventos como este possam ser realizados para que possamos incentivar e darmos exemplo de vidas e mentes saudáveis.
O evento contou com o apoio dos comércios: Bar do Inglês, Restaurante Porto Escondido, Stand By, Bar Lounge São Benedito, Porto Pousada Saco da Capela, Ilhabela Trilhamar, JB Imóveis, Lavanderia Lav-Sec, Lanchonete Perequê, Supermercado Colina, Teahupoo Surf Shop, Guapuruvu surf camping, Roberto Timbada, Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela, Pousada Katmandu, Pura Praia Surf Shop de Maresias, Fama shopping e Lima Magazine de São Sebastião, Bully's e Keep da Ocean Clean, fazendo valer o lema "Juntos pelo surf de Ilhabela". (Fonte: PMI)

Resultado:

Mirim
1º Thiago R. Santos "Beterraba"
2º Marcos
3º Lucas "Tcholdo"
4ª Miquéias

Junior
1º Alexandre "Chapolin"
2º Alexandre "Oncinha"
3º Eliel de Souza
4º Rondinele "Fofão"

Open
1º Alexandre "Oncinha"
2º Joanir dos Santos
3º Gilmar "Carne"
4º Rodney "Occy" (Fonte: PMI)

Projeto Navegar no Dia Mundial de Limpeza de Praia

Ilhabela - 10 alunos do Projeto Navegar participaram neste sábado, 20, do Dia Mundial de Limpeza de Praia. A convite do biólogo Giba, as crianças, que já fazem um trabalho semelhante dentro do Projeto Navegar, o projetinho "Navegar com cara limpa", se engajaram na causa ambiental e fizeram a coleta seletiva do lixo reciclável da Praia do Pequeá. Mais de 10 quilos foram recolhidos. (Fonte: PMI)

Regatas do Ranking da classe Optimist acontecerão em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Diretoria Náutica, realizou no último final de semana, dias 20 e 21 de setembro, no Clube Municipal de Iatismo, a Regata Sailway, a primeira de uma série de regatas válidas pelo Ranking Paulista da classe Optimist, que acontecerá até o final do ano.
O evento contou com 38 velejadores da classe, sendo 18 de Ilhabela. Mais uma vez, nossos garotos conseguiram ótimas colocações em todas as categorias com destaque para a categoria principiante que teve os primeiros lugares ocupados por alunos do Projeto Navegar.
Devido ao baixo nível da água na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, como também aconteceu nos anos anteriores, os clubes ficam impossibilitados de realizarem campeonatos no segundo semestre. Por esta razão, este ano, Ilhabela se torna sede destas regatas, movimentando o comércio, além de integrar e melhorar o nível técnico das crianças do Clube Municipal e do Projeto Navegar. (Fonte: PMI)

Classificação:

Categoria Principiante
1 - Ronyon Silva de Oliveira - Projeto Navegar
2 - Carlos Felipe S. Santos - Projeto Navegar
3 - Nicolas Souza de Jesus - Projeto Navegar

Categoria Feminino
1 - Mariana Rafael Matheus - Grêmio de Vela de Ilhabela
2 - Bianca S. de M. da Silva - Projeto Navegar
3 - Maria Gabriela de O. Nafalski - Projeto Navegar

Categoria Mirim
1 - Felipe Caldcira - Clube Castelo
2 - Gustavo N.Carvalho - Grêmio de Vela de IIhabela
3 - Jorge João Zarif - FLOVOR

Categoria Infantil
1 - Fabio Melchert Galvanese - Yatch Club Santo Amaro
2 - Pedro C.da Luz - Grêmio de Vela de IIhabela
3 - Martin Pineda - Yatch Club Santo Amaro

Categoria Juvenil
1 - Baepi Lacativa Pinna - Grêmio de Vela de IIhabela
2 - Gabriel Melchert - Yatch Club Santo Amaro
3 - Rafael G.Bastos - Clube Castelo (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

Moradores vendem água e luz para vila
Sem infra-estrutura, Vila Tropicanga, na costa sul de São Sebastião, compra os serviços de Boiçucanga

São Sebastião - Moradores do bairro de Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião, estão vendendo serviços de luz e água para as casas da Vila Tropicanga. A ligação clandestina de energia é feita na própria residência dos moradores e a captação de água direto de uma cachoeira. Uma taxa é cobrada para o fornecimento dos serviços. Na vila moram mais de mil pessoas em uma área de preservação permanente, que não pode ser ocupada. A maioria dos moradores é de baixa renda.
A energia elétrica é fornecida por meio da compra de um "bico de luz" (ligação precária de energia elétrica), que custa R$ 100. "É feito uma ligação a partir da rede de energia do morador até a nossa casa. Como não temos luz pagamos R$ 100 pela instalação", disse a dona-de-casa Andréia Santos, 22 anos.
Andréia afirmou que a energia pode ser usada apenas para televisão, aparelho de som, lâmpadas e geladeira. Não é permitido o uso de chuveiro elétrico.
"Tenho que pagar por mês R$ 50 pois a conta é dividida entre o dono da luz e o morador", disse.
A dona-de-casa Alexandra Santos de Jesus, 30 anos, que também comprou a energia, afirmou que chega a pagar mensalmente R$ 150 de conta para usar geladeira e televisão.
"Tenho quatro filhos e meu marido recebe apenas R$ 300 por mês. Como a vila não tem energia elétrica tive que comprar de outros moradores", disse.
Segundo a empresa Bandeirante Energia, a prática é ilegal e o morador corre o risco de ter o fornecimento de energia desligado (leia texto ao lado).
ÁGUA - No caso do sistema de água é cobrada uma taxa para a captação direta da cachoeira, que fica próxima da vila. No local foi instalado um tambor com as mangueiras de abastecimento.
"Como não tinha as mangueiras comprei a água de um vizinho. Pago por mês R$ 15 para usar o serviço", disse Alexandra.
A gari V.B., 35 anos, afirmou que o seu marido cobra mensalmente R$ 10 de um vizinho para o fornecimento e manutenção da água.
"O valor é para garantir a qualidade do abastecimento da água e compra das mangueiras", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Venda de luz é ação ilegal

São Sebastião - O gerente comercial da Bandeirante Energia no Vale do Paraíba, Edson Neves, disse que a venda de luz é ilegal. Caso seja comprovado o comércio pelo proprietário do imóvel, o fornecimento poderá ser interrompido pela empresa. Ele afirmou que não tinha conhecimento da venda de energia.
"O fornecimento é somente para o cliente e não pode ser repassado para terceiros", disse. No Litoral Norte existem 2 mil ligações clandestinas.
Ele afirmou que a empresa precisa de uma autorização da Justiça para fornecer energia na Vila Tropicanga pois a área é de preservação.
A Prefeitura de São Sebastião informou que também não pode oferecer melhorias aos moradores devido a região ser de preservação permanente. (Fonte: ValeParaibano)

Ação Cidadania reúne mais de duas mil pessoas no Morro do Abrigo

São Sebastião - O projeto Prefeitura em Ação - Cidadania, realizado no sábado, dia 20 de setembro, das 10h às 16h, na escola Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo, costa norte de São Sebastião, registrou cerca de 2,6 mil atendimentos, sem contar o número de pessoas que esteve no local apenas em busca de informações.
O objetivo do evento, que abrangeu os bairros Morro do Abrigo e São Francisco, foi disponibilizar à comunidade diversos serviços de órgãos públicos, a maioria existente apenas na região central.
Os órgãos que mais registraram atendimento foram: secretaria de turismo e cultura sendo 550 pessoas; a Sabesp com 460 atendimentos, Ceprom (Centro de Ensino Profissionalizante) 350, a delegacia seccional fez 120 atendimentos; secretaria da Educação 215, a secretaria da Saúde 221, e secretaria de Esporte 116.
Esta é a terceira edição do evento ¨Prefeitura em Ação - Cidadania¨ que ainda será realizado em outros bairros, definidos de acordo com as características demográficas e perfil sócio-econômico dos moradores.
O projeto reúne 27 órgãos municipais, estaduais e federais. Neste dia, os moradores podem obter informações sobre parcelamento de IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano), recolhimento de INSS para autônomos, alvarás, consultar processos e ações judiciais que tramitam na prefeitura, tirar o RG e o registro civil e obter informações de advogados.
Além disso, são feitas as certidões de recém-nascidos, carteiras de trabalho, consultas sobre ações trabalhistas, cadastros para seguro desemprego e inscrições para as oficinas culturais. A comunidade também terá disponível uma série de informações sobre fundo de garantia, sinalização de trânsito, cooperativas, ligação de água e esgoto, obras de pavimentação e demais melhorias.
Os agentes da saúde, que integram os PSF (Programas de Saúde da Família) agendam consultas. Por meio do Ceprom - Centro de Ensino Profissionalizante Municipal - o ¨Prefeitura em Ação - Cidadania¨ disponibiliza corte de cabelo, manicure e pedicure gratuitamente aos moradores, que também tem a oportunidade de participar de aula de informática no laboratório móvel.
Enquanto os pais esclarecem dúvidas e utilizam os serviços disponíveis, as crianças participam de atividades como exposições de fotos e artesanatos, danças recreativas, gincanas esportivas, rapell, oficinas de arte, entre outros.
Participantes: Secretarias de administração, Assuntos Jurídicos, Educação, Fazenda, Governo, Meio Ambiente, Obras e Infra-estrutura, Promoção Social, Saúde, Turismo e Cultura, Fundo Social de Solidariedade, Assessorias de Relações Comunitárias e Defesa Civil, Bandeirante Energia, Sabesp, Correio, INSS, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil -, PAT/Banco do Povo, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho, Cartório de Registro Civil, Cartório Eleitoral, Delegacia Seccional, Receita Federal, Conselho Tutelar, Procon e Junta Militar. (Fonte: PMSS)

São Sebastião lança campanha contra depredação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião lança hoje, terça-feira, 23, uma campanha que visa conscientizar a população sobre os problemas e os recursos que são disponibilizados para recuperação dos bens públicos depredados.
“Você é o dono da rua, cuide do que é seu”, será veiculado na mídia e, em princípio, abordará somente a questão da depredação, mas a proposta é estar inserindo também nesta campanha outros assuntos referentes ao município, todos visando a conscientização.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, já foram investidos cerca de R$ 200 mil em consertos de bens públicos, como pontos de ônibus, praças, prédios, pontos de luz (a administração paga por cada ponto quebrado), bueiros, quadras de esportes, além de roubos de cabo de iluminação, entre outros.
“Nós pretendemos despertar na comunidade o interesse pela preservação destes ambientes que são destinados para uso público. Nós consertamos e, mesmo assim, eles são depredados. Neste caso é a própria população que irá utilizar um serviço danificado”, explicou.
Segundo ele, o objetivo maior é trazer a comunidade como aliada neste trabalho de preservação do patrimônio e, por isto, em segundo plano será disponibilizado o telefone 08007725307, onde as pessoas poderão passar informações sobre depredações. (Fonte: PMSS)

Projeto Maré MPB traz Renato Braz, vencedor do prêmio Visa
Cantor faz show junto com regional de choro

São Sebastião - O cantor revelação Renato Braz e o grupo regional Choro Rasgado se apresentam dia 27 de setembro, sábado, às 21h, no Teatro Municipal de São Sebastião, na seqüência do projeto Maré MPB - com ingressos a R$ 5,00.
Formado pelos músicos Zé Barbeiro (violão de 7 cordas), Milton de Mori (bandolim), Stanley (clarinete), Fabrício Rosil (cavaquinho) e Roberta Valente (pandeiro), o Choro Rasgado abre a noite, interpretando clássicos de todos os tempos do choro brasileiro, como Lamento, Rosa e Carinhoso (Pixinguinha), Assanhado e Noites Cariocas (Jacob do Bandolim), Odeon, Apanhei-te Cavaquinho e Brejeiro (Ernesto Nazareth), Brasileirinho e Delicado (Waldyr Azevedo), entre outras. O grupo é considerado um dos mais importantes e atuantes da capital paulistana, tendo entre seus componentes verdadeiros virtuoses em seu instrumento.
Na voz e violão, acompanhado dos músicos Sizão Machado (contrabaixo) e Bré (percussão), Renato Braz interpreta também alguns choros e serestas clássicos e mostra um pouco do repertório de seus elogiados discos, através de composições de Dori Caymmi, Ivan Lins, Gilberto Gil e Paulo César Pinheiro. Renato foi o último vencedor do Prêmio Visa-Edição Vocal, o maior prêmio brasileiro dado a intérpretes, e hoje é considerado artista de ponta no cenário musical brasileiro.
Está previsto ainda um número juntando todos os artistas e músicos no palco, certamente o ponto alto do show. Bela oportunidade para o público sebastianense ter contato com dois dos maiores intérpretes e instrumentistas paulistanos, artistas de repertório sofisticado e consagrado, porém fora da grande mídia.
O projeto - Proporcionado pela Prefeitura Municipal, o projeto Maré MPB já trouxe para São Sebastião nomes como Simone Guimarães, Zé Luiz Mazziotti, Trio Madeira Brasil, Guilherme de Brito, Filó Machado e Tito Madi - em shows que vêm superlotando o teatro, com mais de 400 pessoas aplaudindo de pé.
Para os próximos meses estão programados o compositor carioca Moacyr Luz e o grupo paulistano Quinteto em Branco e Preto (dia 25/10) e a renomada cantora Alaíde Costa junto com o quinteto instrumental O Bonde Errado (dia 29/11). (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Polícia divulga retrato falado de dois assaltantes que agem na cidade

Ubatuba - A Polícia Civil divulgou os retratos falados de dois assaltantes, que aterrorizam as vítimas durante roubos registrados nos últimos meses na cidade. A dupla, que age de maneira violenta, seria autor de vários assaltos.

    

Segundo o delegado Luiz Henrique Miranda, que comanda as investigações, os roubos cometidos pela dupla ocorreram no Lázaro, Saco da Ribeira e Sununga. “Eles agem com violência”, alertou. De acordo com o delegado, os assaltantes não usam capuzes, entrando nas casas “de cara limpa”.
O delegado acredita que eles sejam do Litoral Norte e espera que a divulgação dos retratos possam auxiliar na identificação e prisão.
Conforme Miranda, eles também podem ser os autores do roubo ocorrido na chácara do secretário de agricultura municipal, Antônio Carlos Caetano Marchiori, 42 anos, na última quarta-feira, no Monte Valério. (veja texto)
Embora eles não tenham atirado em nenhuma das vítimas, em um dos crimes, uma pessoa morreu, de enfarte, em decorrência do susto e medo por que passou no crime.
Este roubo aconteceu no mês passado na casa do empresário Roque Gerbes Peres Júnior, 50 anos. Morador em São Paulo, a dupla invadiu a residência de veraneio da família, localizada no Lázaro.
Segundo a polícia, o empresário estava na sala, quando foi rendido por um assaltante armado com um revólver. A esposa também foi rendida. Posteriormente, um outro assaltante entrou na residência, rendendo ainda o caseiro e a filha do empresário e o namorado.
Os assaltantes prenderam a família em um quarto, amarrando e amordaçando. A dupla pegou jóias, celulares, roupas e R$ 360, fugindo em seguida. As vítimas conseguiram se desamarrar e desmontaram a porta para sair do quarto.
Conforme a polícia, cerca de 10 minutos depois, quando eles verificavam o que foi levado e chamavam a polícia, o empresário começou a passar mal. Ele chegou a ser levado ao pronto-socorro da Santa Casa de Ubatuba, onde chegou morto. Segundo o atestado de óbito, o empresário teve “morte natural súbita e síndrome aguda do stress”.
Quem souber do paradeiro da dupla pode entrar em contato com a Delegacia de Polícia de Ubatuba pelos telefones 3832-1333 ou 3832-1297, da Polícia Civil 147 e ainda no 190 da PM. (Fonte: Imprensa Livre)

Atenção:
Atendendo a vários pedidos de leitores que gostariam de auxiliar na captura e prisão dos elementos, disponibilizamos a notícia com as fotos dos procurados em uma única página tamanho A4, que poderá ser impressa e fixada em locais públicos.
Clique Aqui para acessar e imprimir a página.

Ladrões assaltam lojas em Ubatuba

Ubatuba - Dois comerciantes foram assaltados no final de semana em Ubatuba. No bairro Sumidouro, um homem armado levou R$ 1.500 do supermercado Aquários. O comerciante B.C.C., 35 anos, foi rendido pelo bandido quando fechava o supermercado, na noite de sábado. Candinho foi obrigado a entregar o dinheiro para o assaltante, que fugiu. Na Marafunda, o comerciante José Francisco Reis, 59 anos, foi rendido por um homem armado. Após ameaça, o bandido levou R$ 200 em dinheiro do caixa. Os assaltantes não foram localizados pela polícia. (Fonte: ValeParaibano)

Começou o Campeonato Municipal

Ubatuba - Os 20 melhores botonistas de Ubatuba já começaram a lutar pelo título mais importante do ano, o do Campeonato Municipal de Futebol de Mesa. Na rodada de abertura, jogada no último Sábado, 20/09, os destaques foram as boas estréias de André Rafael (líder do ranking) e Edu Macedo Jr (campeão municipal em 2002). Os dois lideram o campeonato com 100% de aproveitamento dos pontos disputados, mas alguns jogadores ainda nem estrearam, devido ao alto número de participantes. A grande revelação, até o momento, é Marquinhos Tio Sam, que ocupa a 4ª colocação e volta às mesas após mais de um ano de afastamento. O único estreante na modalidade que participa do Municipal, Gabriel Coelho, pegou duas pedreiras logo na estréia (André Rafael e Ednelson Prado) e passou por um verdadeiro batismo de fogo, mas mesmo perdendo ambas as partidas, mostrou um bom jogo e promete dar muito trabalho num futuro próximo. Como o campeonato é por pontos corridos, muita coisa ainda vai rolar e só teremos uma definição no final de Novembro. A AUFM (Associação Ubatubense de Futebol de Mesa) programa para 22 de Novembro o final do campeonato. O campeão, além de ficar com o título mais importante de Ubatuba, garante vaga na Copa dos Campeões, em Dezembro, quando os 8 melhores do ano disputarão o torneio que encerrará a temporada 2003. Os jogos são disputados na sede da AUFM, que fica na Secretaria de Esportes e Lazer (atrás do ginásio de esportes Tubão), aos Sábados, das 16:00 às 18:00h. Mais detalhes sobre o campeonato, com a classificação atualizada e o regulamento, no site da associação www.futmesaubatuba.hpg.com.br 

Carta do Leitor Topo

Thomaz Galhardo x Bicicletas - Uma única pergunta à administração municipal: O que será feito a respeito de bicicletas trafegando na contra-mão na principal via de acesso à cidade?
Somente lembrando, o tráfego na contra-mão representa perigo não só para o ciclista, mas também para pedestres, que são obrigados a cruzar 4 linhas de tráfego de bicicletas e uma de veículos.

Roberto Russo
Ubatuba, SP


Mutirão na Vila Picinguaba - Sociedade Amigos do Bairro de Picinguaba informa que foi organizado na Vila de Picinguaba um mutirão para a coleta de lixo e limpeza dos rios. A iniciativa partiu das mulheres que trabalham na POA (Picinguaba Oficina Artesanal). A equipe organizadora convidou outros moradores e vizinhos para formar o mutirão, que contou com cerca de 60 participantes.
O grupo iniciou a limpeza primeiro nos rios, depois nas ruas A,B,C,D,E,F,G e na praia. O mutirao durou 2 dias e, um almoço foi servido à todos no estabelecimento Rancho's Bar (atraves de doações). Ficou decidido que, o mutirao será repetido uma vez por mês, mantendo assim, a vila/comunidade sempre limpa.
Sem mais,

Manoel da Cruz Santos - Presidente
SABP - Sociedade Amigos do Bairro Picinguaba
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Maranduba - Ubatuba

Maranduba
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor