Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 25 de setembro de 2003 - Nº 874 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Falta de vacinas dificulta o controle da catapora no Vale
Estado diz que aguarda notificações
Polícia do Litoral Norte defende CDP e discute criminalidade


Caraguatatuba:
Escola realiza Fórum sobre Ética na Comunicação
Prefeitos do Codivap reúnem-se em Caraguá na sexta-feira
Lar Cinzel será inaugurado dia 29
Cerâmica é tema de exposição e encontro
Professores participam de palestra sobre o ensino da matemática
Nadadores de Caraguá se destacam em maratonas aquáticas na Ilhabela
ACE e Sebrae promovem palestras
Caraguá participa do Revelando São Paulo
Ceprolin realiza vestibular para Gestão Empresarial


Ilhabela:
CEI ouve servidor em Ilhabela
Comunidades tradicionais se reúnem para torneio de futebol
Alunos do Projeto Navegar tem orientação de saúde bucal
Programa Saúde na Praia promove qualidade de vida


São Sebastião:
Praias voltam a ter iluminação
Casa é demolida em São Sebastião
Paulo Julião recebe título de Cidadão Ubatubense


Ubatuba:
Saúde interdita mercado em Ubatuba
1ª Turma do Ideal Ubatuba
Dançarino é homenageado

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Falta de vacinas dificulta o controle da catapora no Vale
Região tem 433 casos confirmados e prefeituras esperam envio de doses pelo Estado

Litoral Norte - A falta de vacinas contra catapora tem dificultado o controle da doença no Vale do Paraíba e Litoral Norte. A região tem pelo menos 433 casos confirmados. As vacinas deveriam ser distribuídas gratuitamente pelo Estado, segundo as prefeituras da região.
A vacina não é fornecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em hospitais e postos de saúde. Cada dose custa R$ 70 na rede particular.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, as vacinas são distribuídas somente em casos de surto da doença mas é necessária a notificação por parte da prefeitura. Até ontem, somente São José dos Campos teria informado sobre os casos de catapora (leia texto nesta página).
A chefe da Vigilância Epidemiológica de Caraguá, Heliene Maria Lima Santos, disse que a prefeitura já encaminhou dois pedidos de vacinas na última semana para a Secretaria Estadual de Saúde. O município registrou o maior número de casos da região, 251 desde junho. Somente no início do mês foram 164 notificações da doença.
"Estamos aguardando a resposta da secretaria. Precisamos da vacina pois a maioria dos casos acontece em creches e escolas de educação infantil", disse Heliene.
Em Ilhabela e Ubatuba, a Vigilância também teria pedido as vacinas há várias semanas, mas até ontem os lotes não foram entregues. Os municípios tem 10 e 12 casos, respectivamente.
"Como não recebemos as vacinas, as creches e as escolas estão sendo informadas sobre a doença para evitar uma proliferação", disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Ilhabela, Lara Passos.
Em São Sebastião, não houve registro de catapora, segundo a prefeitura.
Em São José, 60 casos da doença haviam sido registrados até anteontem.
A Prefeitura de Jacareí informou que está fazendo um levantamento da contaminação nas creches e escolas, para solicitar as vacinas ao Estado. Mais de 100 confirmações de catapora foram registradas até ontem.
CRECHES - A proliferação da catapora está atingido principalmente as creches e escolas de educação infantil da região.
A coordenadora da creche Onorina Pacheco Corrêa, de Caraguá, Marta Guimarães, disse que somente esta semana três crianças estavam com catapora. A creche atende 220 crianças.
"A segurança seria maior com a vacina por causa do risco de transmissão da doença", disse.
A publicitária Elizabeth Dalcin Macedo, 35 anos, afirmou que sua filha de 5 anos deve ter contraído a catapora na escola.
"A minha filha apresentou os primeiros sintomas no sábado. Ela está com febre e várias manchas vermelha no corpo", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Estado diz que aguarda notificações

Litoral Norte - A Secretaria Estadual de Saúde informou que as vacinas contra a catapora são distribuídas somente em casos de surto --quando é registrado mais de um caso da doença na cidade.
As prefeituras devem informar o número de casos confirmados para que as vacinas possam ser encaminhadas para as Vigilâncias Epidemiológicas. Até ontem, somente a Prefeitura de São José teria comunicado sobre as notificações de catapora.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, 50 doses da vacina foram enviadas ontem para São José. Outras doses devem ser entregues até o final da semana. A prefeitura teria confirmado ao Estado apenas 47 casos da doença.
A secretaria informou que não recebeu as notificações de outras cidades do Vale e Litoral Norte. Ontem, as prefeituras da região afirmaram que foram realizados os pedidos há várias semanas.
No Estado, 21 mil crianças já foram vacinadas contra a catapora esse ano. A secretaria teria comprado mais 21 mil doses de vacinas para a distribuição. VALE
Saiba Mais sobre a Doença: A catapora, conhecida também por varicela, é transmitida pelo contato com a pessoa contaminada. O caso mais perigoso é a catapora hemorrágica, que pode ser fatal. Na região não há casos
Principais sintomas: Manchas vermelha na pele e febre alta
Tratamentos: Repouso por até 7 dias, banho, passar cremes para diminuir a irritação da pele (somente com indicação médica). A casca da ferida não deve ser retirada
Vacina: A vacina garante 95% de imunização e deve ser aplicada na pessoa que nunca contraiu a doença. Após o contato com o doente, a pessoa deve tomar a vacina até 72 horas. Fonte: Vigilância Epidemiológica. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia do Litoral Norte defende CDP e discute criminalidade

Litoral Norte - O comando das Polícias Militar e Civil do Litoral Norte se reuniu na manhã de ontem, na Videoteca Municipal, onde discutiu a necessidade de se instalar um CDP (Centro de Detenção Provisória) na região e analisou medidas para se conter a criminalidade em determinadas áreas atingidas pelo crescimento desordenado.
O encontro, que acontece a cada dois meses, contou com a presença dos delegados titulares dos distritos das quatro cidades da região e também com os comandantes dos pelotões e companhias. A reunião foi presidida pelo delegado Seccional, João Barbosa Filho e o comandante interino do Batalhão da PM, capitão Eduardo Rosmaninho.
A construção de um CDP na região foi um dos temas no encontro do comando. Um consenso de todos os oficiais e delegados mostrou ser necessário instalar um centro no Litoral Norte.
Para os comandos, é grande o desgaste policial com a guarda de presos, competência que poderia ser exercida pela Secretaria de Administração Penitenciária e não com a Segurança Pública. Vários policiais que poderiam estar atuando na rua ficam ocupados em escoltas de detentos.
Mesmo quando os presos são removidos para outros CDPs, há necessidade de designar policiais para busca-los, que devem ser ouvidos nas audiências que acontecem na cidade de origem do crime.
Além disso, ressalta a polícia, o preso em um CDP tem uma estrutura diferente das cadeias de delegacias, que na verdade não deixa de ser um “cadeião”, em razão do grande número de presos, só que instalado no centro da cidade, ao invés de ficar em áreas longe de centros urbanos, como se encontram os CDPs.
Um detento de uma destas unidades é contemplado com assistência médica no próprio local, com custos arcados pelo Estado. Já nas cadeias, caso o detento precise de cuidados médicos, ele usa o setor da rede pública municipal.
E a lotação carcerária não deverá acabar já que a cada ano cresce o número de prisões efetuadas pelas Polícias Civil e Militar. Este também foi outro assunto mostrado na reunião, onde se discutiram as estatísticas, que registraram um aumento nos períodos de julho e agosto dos dois últimos anos.
A chegada da temporada irá contribuir para crescimento do problema, já que é a época de maior prisões. Ontem, haviam 367 presos nas três cadeias da região, que foram construídas para atender 132 pessoas.
Crescimento - Segundo o delegado Seccional, João Barbosa Filho, os bairros que abrangem a divisa entre os municípios de São Sebastião e Caraguatatuba, e que registram índices de criminalidade, estão sendo afetados pelo crescimento desordenado, assim como a Costa Sul de São Sebastião.
Este crescimento atinge a segurança, uma vez as pessoas vêm para região em busca de emprego e acabam encontrando o inverso, já que a procura é maior que a oferta.
O fato contribui para criminalidade - De acordo com João Barbosa, serão encaminhados ofícios às prefeituras das cidades e Polícia Ambiental para que intensifiquem as fiscalizações das invasões nestas áreas.
“Faremos também mais bloqueios, blitz e batidas policiais nos locais”, assegurou o delegado.
Para o capitão Rosmaninho, estas reuniões são importantes pois há integrações nos encontros com trocas de informações e discussões de problemas comuns de segurança.
Flagrantes aumentam em 200% na região - O número de flagrantes (quando a pessoa é presa no momento do crime) de roubos registrados pelas Polícias Civil e Militar nos meses de julho e agosto aumentaram em 200% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Enquanto em 2002, foram quatro flagrantes este ano subiu para 12 casos. Já em relação a furto, tiveram seis flagrantes no ano passado e este ano, foram 15 crimes. Também no tráfico de drogas teve um crescimento de 20 para 27 nos dois períodos.
O total de flagrantes, que inclui todos os tipos de delitos, foi 172 em 2002, subindo para 186 casos este ano. Se levarmos em conta que em cada flagrante há prisão e que às vezes um caso tem mais de um envolvido, quando o crime é praticado por dupla ou até quadrilha, em dois meses entraram nas cadeias do Litoral Norte, no mínimo, 186 pessoas. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Escola realiza Fórum sobre Ética na Comunicação

Caraguatatuba - Os alunos da Escola Estadual Professor Antonio de Freitas Avelar, do bairro Estrela Dalva estarão realizando nesta quinta-feira, 25 de setembro, às 19 horas, o 2º Fórum Desafios do Século XXI, que irá discutir o tema "Ética na Comunicação". O Fórum está sendo realizado por alunos do 2º ano do ensino médio (2º grau) e irá envolver veículos da cidade, entre rádios, jornais e TV.
Um grupo de 40 alunos está envolvido no trabalho que pretender fazer uma análise crítica das mídias regionais. Haverá um cerimonial com formação de mesa como se fosse uma entrevista coletiva. Até agora, oito grupos de jornalismo confirmaram presença.
De acordo com a professora de língua portuguesa e coordenadora do Fórum, Eliane de Lucas, o objetivo é melhorar o nível de leitura, interpretação e análise crítica dos diversos estilos de textos e notícias. Ela informou que o Governo do estado realiza vários eventos neste sentido, mas este foi criado pelo grupo, que começou a fazer a fazer um trabalho no início do ano, e que começou a despertar tão grande interesse por parte dos alunos que acabou ganhando a dimensão de um Fórum. "A imprensa será discutida pelo ponto de vista do 4º poder. Serão discutidos por exemplo, quais são os contextos que existem por trás de um texto, o que é e que o não é ético, qual a opinião dos jornalistas sobre diversos tipos de reportagem, entre outros", adiantou a professora. (Fonte: PMC)

Prefeitos do Codivap reúnem-se em Caraguá na sexta-feira

Caraguatatuba - Os prefeitos do Codivap-Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, estarão reunidos em Caraguatatuuba, na próxima sexta-feira, dia 26, às 14 horas. O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, e o presidente do Codivap, José Luis Rodrigo, prefeito de Aparecida, já confirmaram presença. Um dos assuntos a serem discutidos entre os prefeitos é a reforma tributária e a crise econômica dos pequenos municípios. A reunião acontece no Ceprolin, que fica na Avenida Rio Grande do Norte, nº 450, Indaiá. (Fonte: PMC)

Lar Cinzel será inaugurado dia 29

Caraguatatuba - A Casa Transitória para a População Adulta de Rua "Lar Cinzel" teve sua inauguração adiada para a próxima segunda-feira, dia 29, às 17 horas. A Casa seria inaugurada nesta sexta-feira, dia 26. O motivo do adiamento foi a impossibilidade de se ter a presença de Laelso Rodrigues, a autoridade máxima da entidade Fraternidade Feminina Maria Meira, que virá de Brasília para o evento. Na segunda-feira ele estará presente não somente para inaugurar a Casa, mas para conhecer o espaço, onde a população de rua de Caraguá será recebida.
Laelso Rodrigues é o presidente do Grande Oriente do Brasil, cargo que ocupa desde 2001 devido ao falecimento de Francisco Murilo Pinto. A Fraternidade Feminina é um setor do Grande Oriente do Brasil, que tem um trabalho de desenvolver atividades sociais, culturais, cívicas e filantrópicas próprias e estimular a prática da plena fraternidade entre as famílias envolvidas nos projetos.
Conheça o Lar Cinzel - O espaço, implantado pela prefeitura através de um convênio com a entidade social Fraternidade Feminina Maria Meira irá atender até 30 pessoas entre homens e mulheres de rua, por mês. A casa transitória se diferencia por atender mulheres também. Em Caraguá, serão atendidos 30 homens e 10 mulheres por mês.
Toda a população de rua, encontrada em Caraguá, será levada para este abrigo transitório, onde a situação da pessoa será analisada através de uma triagem, uma avaliação social e o encaminhamento devido, inclusive retorno ao local de origem, em alguns casos. Na casa, cada pessoa receberá acolhimento, higienização, alimentação e abrigo por um mês. Durante este tempo, profissionais como assistentes sociais e psicólogos abordarão cada andarilho sobre a necessidade de tratamento da dependência química, problema vivido pela maioria desta população.
Os usuários também participarão de oficinas laborais e ludo-esportivas, podendo jogar bola, dominó e participar de atividades em horta, granja e floricultura. De acordo com a assistente social, Clarice Maria de Campos Larcher, da Assistência Social de Caraguá, os usuários participarão de oficinas temáticas, nas quais serão discutidos temas como ação e reação, auto-estima, entre outros. "Através destas discussões, queremos levar as pessoas a pensar sobre qual ação os levou a ficar nesta situação e o que podem fazer para mudar. Para isso, eles participarão de várias oficinas visando a integração, a auto-estima e a conscientização de seus problemas", comentou a assistente social. "Após um mês recebendo atendimento e orientações, a pessoa será encaminhada para tratamentos, voltar para a casa de seus familiares ou voltar para a rua, no caso de ser esta a escolha da pessoa, mas a intenção é fazer de tudo para evitar que esta pessoa volte a viver na rua".
O endereço do Lar Cinzel é Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1.109, no bairro Tinga. (Fonte: PMC)

Cerâmica é tema de exposição e encontro

Caraguatatuba - A 4ª Mostra de Cerâmica de Caraguatatuba, realizada pela Fundacc, teve seu início no dia 20, reunindo no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, obras de ceramistas da região. São peças decorativas, luminárias, em várias técnicas diferenciadas, com os estilos de cada ceramistas impressos em cada obra. A abertura da exposição contou com a presença dos artistas, convidados, e público em geral.
Também no dia 20, durante à tarde, aconteceu o encontro dos ceramistas no Ceprolin, com o ceramista Gilberto Jardineiro e Caio Gorgullho, da Arte Brasil. Vários temas foram abordados pelos palestrantes.
Gilberto Jardineiro, de Cunha, fez um depoimento sobre sua experiência como ceramista, um artista que vive a cerâmica em todos os seus aspectos - “Barro é a carne da terra, a alma do ceramista” cita Jardineiro.
Desde o início de sua jornada, iniciada no Japão, conheceu e veio a se casar com Kimiko, e juntamente a essa ceramista veio para Cunha na década de 70, onde aos poucos foi tendo início o movimento cerâmico na cidade, com a vinda de outros artistas, que trabalhavam juntos, em núcleos.
O movimento foi expandindo-se até os dias de hoje, com muitos segmentos envolvidos, como o de hotelaria, que foi se adequando para atender aos turistas em busca de obras dos artistas. Segundo Jardineiro, atualmente, os ceramistas têm seus próprios fornos e vendem suas obras em seus próprios ateliês.
Caio Gorgulho da Arte Brasil, São Paulo, fez palestra sobre novos materiais e técnicas para cerâmica artesanal. Já é a terceira vez que Gorgulho participa dos encontros realizados pela Fundacc e tem trazido a cada ano, novidades para os ceramistas participantes.
A 4ª Mostra de Cerâmica de Caraguatatuba pode ser visitada até o dia 2 de novembro, de terça a domingo, das 10 ás 18 horas. A entrada é franca. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no centro da cidade. (Fonte: Fundacc)

Professores participam de palestra sobre o ensino da matemática

Caraguatatuba - Os professores de 1ª a 4ª séries da rede municipal de ensino de São Sebastião participaram hoje, quarta-feira, dia 24, no Teatro Municipal, de uma palestra com o professor de física José Roberto Bonjorno, sobre o ensino da matemática.
Para a secretária da Educação, Irma Sanches, a palestra faz parte do processo de delimitação das diretrizes para a escolha dos livros didáticos do próximo ano. No início do mês, os professores participaram da palestra sobre produção de textos. “Estas informações servirão na elaboração do planejamento do próximo ano e nas salas de aula”, disse.
Segundo o professor, a palestra será uma troca de experiência. “Nós reconhecemos as dificuldades dos professores, por isso, nós passamos as experiências que estão sendo realizadas nas salas de aula e que estão dando certo, pois todos sabemos que o melhor local para aprender é na própria escola,”, explicou.
A palestra contou também com educadores de escolas particulares e de outros municípios como Ilhabela e Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Nadadores de Caraguá se destacam em maratonas aquáticas na Ilhabela

Caraguatatuba - A equipe de natação da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba vem conquistando boas colocações no Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas de Ilhabela. No dia 13 de setembro, a equipe participou da 8ª etapa em Ilhabela, que da Praia de Barreiros até a Praia do Sino, em 2 mil metros de percurso. A equipe contou com a presença da professora Juliana Ap. de Oliveira, Cyntia faria de Oliveira e Camillo César F. de Mello, e de 21 atletas de Caraguá. O resultado foi de várias classificações com 12 medalhas em todas as categorias participantes.
A competição contou com a participação de diversas cidades e equipes da região, e ainda de grandes nomes da natação em águas abertas, como Serc-São Caetano, Iara/American Wizard, entre outras. Na categ. A, se destacaram: Thamirez Porazza, 1º; Daniel Godoi, 1º; Caroline Rodrigues, 2º; Nirlene Rocha, 3º; Gustavo Mendes, 2º; Rafael Godoi, 3º;. Na categoria B, citamos Alexandre Freitas, 1º; e Camilla Miguez, 2º. Na categoria C, Tarissa Barbosa, 1º; e Arthur Marinho (Módulo). Na categoria D, Edneder Fernandes, 1º; e na categoria F, Vanderléia Cristina, 1º. Participaram também os nadadores da Academia Linha D´Água, Marcos Antonio, que conquistou o 2º lugar na categ. 40-45 anos e, 15º na classificação geral.
Outra prova com a marcante participação de Caraguatatuba foi a penúltima etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, que também aconteceu em Ilhabela, dia 14. Os dois atletas da Academia Linha D´Água, também conquistaram ótimos resultados, Kátia, 1º lugar na categ. 40-45 anos, e Gustavo, 2º lugar na categ. 13-14 anos.
Nossos atletas também participaram de mais uma etapa do Paulista B-Federados e Não Federados em São José dos Campos, representando muito bem a cidade. Prova 50m nado borboleta: Alexandre Freiras, 1º; Arthur Marinho (Atleta Módulo), 3º; Michel William (atleta Módulo), 4º. Na Prova 50m Nado Peito se destacou Arthur Marinho (atleta Módulo), que ficou em 2º lugar. Na prova 50m Nado Livre, Alexandre Freitas, 1º; Myke Ambrizzi, 2º; e Michel William (atleta Módulo), 5º. Na 100m Nado Livre, Alexandre Freitas foi o 1º colocado. Na prova 100m Nado Peito, Myke Ambbrizzi foi o 2º colocado. Nas duas provas de revezamento nado livre e nado medley, Arthur, Michel, Myke e Alexandre conquistaram juntos o 1º lugar.
Os próximos desafios para nossos atletas são o Circuito Ubatubano, na Praia da Almada, no próximo domingo; e o Circuito Ilhabelense no dia 11 de outubro. (Fonte: PMC)

ACE e Sebrae promovem palestras

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Empresarial de Caraguá está oferecendo um ciclo de palestras, cursos e seminários para empresários, comerciantes, vendedores, estudantes, entre outros segmentos da cidade. A parceria com o Sebrae está possibilitando a promocão de eventos gratuitos ou a custos reduzidos. A ACE também está promovendo eventos, como a Noite Romântica. Confira a agenda:
25/09 - Palestra "Entendendo os custos da sua empresa".
30/09 - Palestra "Atendendo a clientes".
27/09 - Noite Romântica com a banda "Casal 10", no espaço Bijus, às 23 horas. Ingressos: mesa para 4 pessoas R$ 50,00.
30/09 - Seminário da Auto-Estima e Sensualidade. Só para mulheres. Com a psicoterapêuta Carmem Jansen. No espaço Bijus com coquetel no intervalo. Ingresso: R$ 30,00.
01/10 - Palestra "O que te impede de ser mais - oratória. (R$10,00)
01, 02, 07, 08, 09/10 - Curso tele-sala de capacitação administrativa para todos os do empreender da ACE. (gratuito)
20, 21, 22, 23/10 - Palestra Excelência em Atendimento, somente para os núcleos do empreender. (R$ 20,00)
de 20 a 28/10 - das 8h às 21h - Seminário Empretec (R$ 5 x de R$100,00).
Projeto Empreendedor - formação de núcleos de diversos profissionais. (informações na ACE)
Vagas abertas para o Núcleo dos Jovens Empreendedores. (Fonte: PMC)

Caraguá participa do Revelando São Paulo

Caraguatatuba - Caraguá está presente mais uma vez no maior evento de arte e cultura do Estado de São Paulo. O encontro vai até dia 21 de setembro acontece no Parque da Água Branca.
A Fundacc leva para o evento, o melhor artesanato local, a culinária com seus pratos típicos caiçaras, os bonecões, e grupos de Folia de Reis e Moçambique, ambos de Caraguá. A entrada é franca.
A sétima edição do evento, conta com grupos artísticos de 180 municípios apresentando a cultura de raiz paulista. A organização espera mais de 300 mil visitantes.
A maior mostra da arte popular produzida nas diferentes regiões do Estado tem como destaques o artesanato, vindos de todas as regiões de São Paulo.
Durante os nove dias do evento, o festival de cultura tradicional paulista tem ainda apresentações de palco reunindo violeiros, sanfoneiros, catiras, congados, danças populares de raiz negro-paulista, folias de reis e festas tradicionais. (Fonte: PMC)

Ceprolin realiza vestibular para Gestão Empresarial

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promove o vestibular para ingresso no curso Técnico de Gestão Empresarial no Ceprolin - Centro de Educação Profissional do Litoral Norte, em parceria com o CEFET/SP - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. A prova acontece no dia 7 de dezembro de 2003. As aulas estão previstas para início de 2004.
As inscrições acontecem de 13 de outubro a 14 de novembro de 2003 no Ceprolin, e os manuais podem ser adquiridos a partir do dia 30 de setembro, nas agências do Banco Nossa Caixa S/A de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, e também na sede da Fundacc, no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e no Ceprolin.O manual com todas as informações necessárias, custará R$ 5 reais e a inscrição, R$15 reais.
Para ingressar, os interessados devem ter concluído o ensino médio. O curso terá a duração de um ano, dividido em dois módulos de um semestre cada um. Ao final do primeiro, o aluno obterá certificado de auxiliar de escritório, e ao concluir o segundo, receberá certificado de assistente administrativo. Com os dois módulos concluídos, será técnico em gestão empresarial, certificado junto ao CEFET/SP. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

CEI ouve servidor em Ilhabela

Ilhabela - A CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Câmara de Ilhabela que apura suposto cadastramento de áreas públicas em nome de particulares ouve hoje a partir das 15h depoimento do funcionário do setor de cadastro da prefeitura, José Messias dos Santos.
Hoje também será colhido o depoimento do advogado Pedro Prudêncio, que teria denunciado ao empresário Marcelo Gurgel suposto 'tráfico de influência' dos vereadores Romeu Persh (PTB) e Carlos Alberto Pinto (PMDB) junto à prefeitura para cadastramento de terreno no Encantado, no bairro do Piúva.
Os dois políticos negam irregularidades e ameaçam processar o empresário pelas acusações feitas à CEI.
A área, de 3.283 metros quadrados, foi cadastrada em nome do empresário do ramo imobiliário Márcio Faccioli e está sob investigação da Câmara.
O Legislativo suspeita que a área seria uma faixa de marinha e, portanto, um terreno público.
"Serão dois depoimentos importantes, principalmente o do José Messias. Como ele é do setor de cadastro da prefeitura poderá esclarecer alguns pontos obscuros em relação ao cadastramento do terreno no Encantado", disse o presidente da CEI, Rogério Ribeiro de Sá (PT), o 'Catolé'. (Fonte: ValeParaibano)

Comunidades tradicionais se reúnem para torneio de futebol
O torneio deverá reunir centenas de pessoas na praia de Castelhanos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria de Esportes, realizar no próximo sábado, dia 27, na praia de Castelhanos, o 1º Torneio de Futebol das Comunidades Tradicionais de Ilhabela, com o objetivo de promover uma confraternização entre as comunidades tradicionais através do esporte. O evento deverá se repetir todos os anos, cada edição em uma comunidade diferente.
Participarão do torneio as equipes das comunidades do Saco do Sombrio, Castelhanos, Búzios, Guanxumas, Praia Mansa, Serraria, Indaiauba, duas do Bonete e a equipe convidada da Capitania dos Portos.
Os jogos estão marcados para iniciar às 9h com cinco jogos de cerca de uma hora cada. Para a segunda fase, haverá o sorteio entre os vencedores para a decisão final do torneio.
Estará presente na torcida o prefeito Manoel Marcos, o diretor de esportes Luiz Carlos do Nascimento, o diretor de comunidades tradicionais Dito Dória, o Capitão dos Portos Paulo Rogério de Souza Almeida, o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, a equipe da diretoria de esportes, moradores de todas as comunidades e um grande público. (Fonte: PMI)

Alunos do Projeto Navegar tem orientação de saúde bucal

Ilhabela - As quatro classes do Projeto Navegar estão tendo nesta semana palestras sobre saúde bucal e prevenção de cáries com a coordenadora do Programa de Saúde da Família Drª Sônia Monteiro e coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde Drª Lucia Heidorn Reale Colucci, ambas cirurgiãs dentistas.
Na palestra explicam, utilizando também imagens e vídeos, a importância da boa alimentação para a saúde bucal e a importância da higiene como principal forma de prevenção de cáries. Também se realizou uma avaliação com cada aluno e ao fim das palestras serão feitos os encaminhamentos para os postos de saúde de seus bairros. (Fonte: PMI)

Programa Saúde na Praia promove qualidade de vida

Ilhabela - O programa Saúde na Praia tem conseguido, em mais de dois anos de existência em Ilhabela, cada vez mais resultados positivos na reabilitação de pessoas que sofreram algum tipo de trauma físico ou psicológico. Utilizando a talassoterapia (cura pelo mar), pessoas que nasceram totalmente atrofiadas, em dois meses de treino já se mostram soltas e principalmente com uma expressão de alegria no rosto.
A talassoterapia consiste no treinamento que visa a melhoria na qualidade de vida através do resgate da auto-estima e na busca da auto-imagem utilizando o mar e seus componentes como propriedades curativas como sódio, iodo, potássio, enxofre, cálcio e magnésio, além dos benefícios do sol, do ar e da areia.
Atualmente com seis alunos fixos de Ilhabela além de mais cinco de Santos e um de São Sebastião que deverão iniciar o treinamento em breve, o programa conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, que fornece o transporte dos alunos e com o trabalho voluntário do coordenador do programa profº Mário Bello, da Dr. Sibele Sacarlatti, da Farmácia Helicônia, através da doação de medicamentos homeopáticos para os praticantes inscritos, dos panathletas do Panathlon de Ilhabela e da supervisão médica da Secretaria da Saúde
O secretário da saúde Antonio Luiz Colucci disse que é uma obrigação do poder público dar apoio a esse tipo de iniciativa, que claramente tem como principal meta à promoção da saúde.
Exemplos como Paulo dos Santos, 21, que treina há dois anos, Suzana da Silva, 14, que treina há 10 anos e Mauro, 26 anos, que treina há mais de 10 anos tiveram suas vidas transformadas com a talassaterapia, que já era utilizada pelo profº Mario Bello antes da criação do programa Saúde na Praia. Bello possui documentos e vídeos que mostram a evolução das crianças que nasceram com paralisia cerebral e que, com o treinamento, andam, bóiam e fazem movimentos que pareciam impossíveis, principalmente para a família, que também sai beneficiada com o treinamento.
O exemplo mais recente é de Priciel Silva Costa, 13 anos, que é portador de paralisia cerebral e há dois meses faz aulas. Teve seu treinamento acompanhado desde o início pela Dra. Sibele e equipe e também por algumas pessoas da comunidade, que não escondem a surpresa ao ver o garoto atualmente. Antes Priciel ficava em posição fetal, todo travado, agora está com maior amplitude nos seus movimentos e ri muito interagindo com as aulas de maneira feliz e demonstrando melhora a cada dia.
Outro caso é o professor Ivanildo, que, depois perder uma das pernas em decorrência de um acidente, pensou que não fosse mais nadar. Após a primeira aula ele saiu nadando e está muito satisfeito e com mais segurança para nadar. O grupo do programa Saúde na Praia também é sempre convidado a prestigiar as competições de natação organizadas pelo profº Mário Bello contribuindo para o contato, tanto deles com os atletas de várias cidades de São Paulo que participam do circuito e dos atletas, que conhecem e aprendem com a terapia e acabam divulgando seus benefícios em suas cidades.
O novo desafio será os quatro alunos santistas portadores da Síndrome de Cri du Chat, também conhecida como síndrome do gato. Descoberta pelo geneticista francês, Jerome Lejeune, em 1963, a síndrome é uma anormalidade cromossomal que resulta em dificuldades no aprendizado e leva este nome devido ao característico choro dos recém-nascidos que parece com o miado de um gatinho. Relativamente rara tem incidência de um a cada 50 mil nascimentos. Segundo médicos santistas, por serem atraídos pela água, acreditam que as pessoas que sofrem desta síndrome poderão ser beneficiadas com a talassoterapia.
Mas talassoterapia é recomendada para todos, independente de haver algum problema, por trazer benefícios efetivos a saúde como a idosos que passaram por cirurgias, graves operações, perda da auto-estima, depressão e até indivíduos com estresse “A técnica é muito simples. Quem dita as regras é o movimento do mar”, disse Bello. Algumas práticas estão ao alcance de qualquer pessoa como caminhar na praia, mergulhar ou simplesmente molhar os pés desde de que se torne um hábito.
O treinamento é realizado as quartas-feiras na praias Pedras Miúdas (Ilha das Cabras) no sul e nas sextas-feiras na praia Barreiros, no norte, das 10h ao 12h com o acompanhamento do profº Mário Bello. Também está sendo oferecido estágio para voluntários para acompanhar as aulas e participar da equipe de acompanhamento coordenada pela Dra. Cibele e José Francisco na Farmácia Helicônia. Telefone para informações 3896-5849. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica

Praias voltam a ter iluminação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai voltar a iluminar até o final deste mês quatro praias da região central do município --São Francisco, Porto Grande, Pontal da Cruz e Arrastão. A administração vai investir R$ 30 mil para a iluminação das praias.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich, as praias tinham iluminação até 2001, mas devido ao período de apagão, a iluminação foi desativada por medida de economia.
Ueneri disse que o retorno da iluminação nas praias da região central da cidade também estava sendo reivindicada por pescadores e moradores, que por várias vezes foram vítimas de furtos e assaltos.
Na praia São Francisco, onde está localizada a maior concentração de pescadores da cidade, foram registrados pela polícia nos últimos 10 meses, mais de 17 furtos aos barcos de pesca e também no rancho onde os pescadores guardam redes e outros materiais utilizados na pesca.
De acordo com a prefeitura, a primeira praia a receber a iluminação será a de São Francisco, para atender as reivindicações dos moradores.
"Com a iluminação das praias haverá mais segurança na cidade, tanto para os moradores quanto para os turistas que caminham à noite", disse Reich.
O pescador José Antônio de Souza, 47 anos, disse que teve duas redes roubadas durante a noite na praia São Francisco e o barco de um de seus amigos foi arrombado também à noite.
"É muito importante a iluminação na praia para impedir a presença de ladrões e vândalos, que se aproveitam do escuro para cometer os delitos", disse o pescador.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Artur Ramirez Balut, disse que a iluminação das praias vai beneficiar os comerciantes situados próximos a estes locais, bem como os moradores e turistas.
"A iluminação destas praias vai garantir a segurança no local, e beneficiar a todos que freqüentam a região central, principalmente os comerciantes que estão próximos destas praias, porque com a iluminação a tendência é aumentar a permanência das pessoas nestes lugares", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Casa é demolida em São Sebastião

São Sebastião - Uma casa de alto padrão foi demolida na tarde de ontem durante uma fiscalização no bairro Barra do Una, costa Sul de São Sebastião. A demolição foi realizada pela prefeitura em parceria com a Polícia Ambiental e o Instituto Florestal. A casa de 300 metros quadrados estaria localizada em uma área de preservação ambiental permanente, que não pode ser ocupada. O material de construção da residência também foi apreendido. Segundo a prefeitura, o proprietário da casa mora em Santos (SP). (Fonte: ValeParaibano)

Paulo Julião recebe título de Cidadão Ubatubense

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, receberá no próximo dia 28 de outubro o título de Cidadão Ubatubense, na sede do Legislativo local, em função das melhorias que ele proporcionou ao município quando exercia o mandato de deputado estadual. A propositura, de autoria do vereador petebista Samuel dos Santos, foi aprovada há cerca de 20 dias.
Para comemorar a homenagem, o prefeito se reuniu com vereadores de Ubatuba na noite da última terça-feira em um jantar. Representantes do Legislativo sebastianense também compareceram. A entrega será feita durante sessão solene que será realizada na Câmara Municipal, por ocasião do aniversário de Ubatuba.
“O Litoral Norte ganhou e, conseqüentemente, Ubatuba também, pois foi por intermédio do então deputado Paulo Julião que a cidade recebeu mais verbas em diversas áreas, entre elas, Saúde e Segurança”, destacou o vereador, que está em seu primeiro mandato. Ainda de acordo com o parlamentar, “o município teve mais acesso aos órgãos estaduais e secretarias devido à representatividade e liderança de Julião junto ao Governo do Estado”.
O prefeito Paulo Julião disse que recebe a homenagem com humildade. “É o resultado do trabalho feito durante os seis anos de mandato como deputado estadual e o reconhecimento veio mesmo na condição de prefeito de São Sebastião”. Ele destacou que o fato da concessão do título acontecer mesmo após não exercer o mandato de deputado “é mais significativo, pois não é um momento político”.
O ex-deputado disse aos vereadores presentes ao jantar que, mesmo sem exercer o cargo de parlamentar na Assembléia Legislativa, poderá auxiliar a cidade de Ubatuba na captação de verbas a serem aplicadas na área do turismo, uma vez que é o atual presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo), onde exerce seu segundo mandato.
Por intermédio da associação, que reúne 67 prefeitos de cidades estância, Paulo Julião vem lutando pelos interesses desses municípios, obtendo verbas por meio do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). Só para este ano, o governo Geraldo Alcmin liberou R$ 86,7 milhões. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Saúde interdita mercado em Ubatuba

Ubatuba - A Vigilância Sanitária de Ubatuba interditou na manhã de ontem o supermercado Rosado devido a condições inadequadas de armazenamento de produtos.
Durante uma vistoria, a vigilância encontrou várias fezes e urina de ratos dentro do estabelecimento, que fica na praça Treze de Maio, na região central.
Segundo a assessoria de imprensa da Vigilância Sanitária, a urina e as fezes foram localizadas no depósito de alimentos e em várias prateleiras.
O laudo de interdição foi emitido devido ao risco de transmissão de doenças como a leptospirose, causada pela urina do rato.
A vigilância informou que o supermercado terá que cumprir várias exigências de higienização. Após as modificações, a vigilância terá que ser comunicada para que seja realizado uma nova vistoria, antes da reabertura do supermercado.
OUTRO LADO - O ValeParaibano entrou em contato várias vezes pelo telefone com o supermercado Rosado mas nenhum responsável foi localizado para comentar o assunto até as 19h30 de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

1ª Turma do Ideal Ubatuba

Ubatuba - Termina neste Sábado dia 27/09/03 no Maré Hotel de Ubatuba a 1ª Turma do IDEAL- Mario Covas, o curso foi uma conquista por parte de Ubatuba, que foi premiada pelo Prêmio Mario Covas para o Prefeito Empreendedor com o Projeto Cidadão.Realizado pelo Sebrae-SP Escritório Regional do Litoral Norte o Ideal é um Programa de sucesso em todo o Brasil e tem como objetivo estimular as lideranças locais, para que estas atuem em suas comunidades de forma mais assertiva e eficaz colaborando com o desenvolvimento do municipio.
O curso foi um sucesso e contou com a participação de 24 líderes da comunidade de Ubatuba, entre eles secretários, vereadores, presidentes de Cooperativas e cooperados. (Fonte: SEBRAE-SP)

Dançarino é homenageado

Ubatuba - O sapateador e professor de dança de salão Reinaldo dos Anjos, na última sessão de Câmara realizada dia 22 de setembro recebeu uma moção de congratulações do vereador Rogério Frediani (PTB). Reinaldo conquistou vários títulos nos últimos meses. Em agosto ficou em primeiro lugar no New Fest Dance de Campos do Jordão e no 10º Festival de Dança de Nova Iguaçu também obteve a mesmo resultado. No Champion Dance Festival, realizado este mês, competição que reuniu os melhores do país, ganhou em primeiro lugar e trouxe para Ubatuba mais dois troféus destaques: melhor dançarino e nota máxima. O presidente da Casa de Leis, Rogério Frediani homenageou Reinaldo. “Essa moção representa o agradecimento de todos nós e do nosso povo porque é muito bom saber que temos muitos talentos em nossa cidade, que precisam de reconhecimento e todo o apoio necessário, como empresário e político, é o mínimo que podemos fazer”, afirmou. Reinaldo agradeceu. “Essa moção representa a valorização do meu trabalho, muito obrigado Frediani e obrigado a todos que acreditam no meu potencial”, finalizou.

Carta do Leitor Topo

Reportagem Moradores de Rua - Olá irmãos do Jornal! Aprendemos com a Toca de Assis, Pe. Roberto, que não devemos mais tratar pelo nome de mendigos e sim "irmãos de rua". A Toca de Assis tem 50 casa espalhadas pelo Brasil para estes nossos irmãos, é o carisma da comunidade. É só acessar o Site. Como sugestão ao coordenador da casa: os supermercados tem por ordem retirar os produtos da prateleira com 6 dias do vencimento. Fazer pedido de doação aos supermercados e donos de restaurantes.
Nos aqui no Bairro de Santana, com a Igreja Nossa Sra. Aparecida e N.Sra. da Salette, atendemos por dois anos e meio 120 irmãs de rua. Não era preciso usar o dinheiro da prefeitura. Pode ser empregado para outras obras. Irmão de rua é problema social, a sociedade tem que estar envolvida.
O governo se tomar cuidado do que lhe cabe: escola, saúde e segurança já estaria ótimo.
Conto com a colaboração de todos dos moradores proprietários ou não em Caraguá. Aqui fico minha solidariedade como turista da cidade e como também responsável socialmente pela cidade.
Com carinho!
"A Paz de Jesus e o Amor de Maria"

Joana Mara Azevedo de S. Pomarole
Santuário Nossa Senhora da Salette
www.nsrasalette.org.br


Foto do Dia - Parabens pelas lindas fotos, mas eu ainda prefiro a ONDA GIGANTE da Praia da Sununga, como papel de parede...
brilhante...
um abraço,

Carmen Leite


25 de setembro Dia do Trânsito - Este dia é um dia para refletirmos e valorizarmos o que temos de mais precioso: viver. Parabéns a todos que colaboram para que o nosso trânsito não continue sendo um dos mais violentos do mundo. Educar e conscientizar, sem dúvida são as melhores formas de prevenir acidentes.

Rogério Frediani
Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Praia da Caçandoca - Ubatuba

Praia da Caçandoca
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor