Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 01 de outubro de 2003 - Nº 878 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Morte de garoto coloca litoral em alerta contra a meningite
Postos de saúde não têm vacinas
Representantes da região eleitos para Conferência das Cidades

Caraguatatuba:
Marinha apreende escuna por transporte irregular no Massaguaçu
Exposição de Orquídeas abre primavera em Caraguá
Caraguá realiza ações de Saúde Preventiva no Olaria e Casa Branca
Equipe de canoagem de Caraguá é campeã brasileira
Lar Cinzel é inaugurado em clima de festa
Hip Hop Fome Zero arrecada alimentos em Caraguá
Caraguá realiza Campeonato Regional de Bicicross
Padres poloneses escolhem Caraguatatuba para reunião anual
FET: espetáculos teatrais vão invadir Caraguá
PSDC realiza convenção municipal
PPS acerta coligação com PFL e PTN


Ilhabela:
PF investiga prefeito por crime eleitoral


São Sebastião:
São Sebastião resgata festa de São Francisco
I Encontro pelo Idoso reúne cerca de 300 pessoas no Municipal


Ubatuba:
Picinguaba ganha obras para turistas
Exposição de humor retrata fatos e rostos importantes da cidade
Surfistas plantam palmito e jundu em Itamambuca
Pirão das Flores
André Rafael lidera o Municipal
Feira livre ganha cobertura de 3 mil m²
Beneficiamento da banana na geração de renda

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Morte de garoto coloca litoral em alerta contra a meningite
Doença mata menino de 3 anos em S. Sebastião; este ano região teve 26 casos da doença

Litoral Norte - As secretarias de saúde das cidades do Litoral Norte estão em alerta contra a meningite meningocócica (contagiosa). Um garoto de 3 anos morreu vítima da doença na última sexta-feira no bairro Maresias, costa sul de São Sebastião.
Esse é a segunda morte provocada pela doença na cidade nos últimos dois meses. Este ano, o Litoral Norte já registrou 26 casos de meningite, sendo que quatro pessoas morreram.
A Vigilância Epidemiológica montou um esquema especial para medicar todas as pessoas que tiveram contato com o garoto G.A.T.L., que morreu horas após ser internado no pronto-socorro de Boiçucanga na sexta-feira. O "bloqueio" inclui também alunos e funcionários da creche que freqüentava.
"Todas pessoas que tiveram contato com o garoto receberam um medicamento para evitar uma possível contaminação", disse o diretor da Vigilância Epidemiológica de São Sebastião, Eduardo Eiras.
Os pais do garoto não foram localizados ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto.
Segundo Eiras, essa época do ano é a mais propícia para o surgimento de casos de meningite. São Sebastião registrou desde janeiro cinco casos da doença. Em 2002, não houve registro de meningite.
Em julho, uma garota de dois anos morreu em Boiçucanga vítima da doença. Ela morava em Guarulhos (SP) e estava passando alguns dias na cidade com a família.
A cidade de Ubatuba registrou o maior número de casos de meningite do Litoral Norte. Desde janeiro, foram nove confirmações e um óbito --um bebê de seis meses que morreu em agosto.
Em Caraguá, foram sete doentes e uma morte e em Ilhabela, sete casos confirmados. (Fonte: ValeParaibano)

Postos de saúde não têm vacinas

Litoral Norte - A vacina contra meningite não é fornecida nos postos de saúde pelo SUS (Sistema Único de Saúde), segundo informou as prefeituras do Litoral Norte.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, os municípios recebem vacinas para meningite do tipo C somente em casos de surto. A assessoria informou também que a secretaria não teria sido notificada sobre os registros de meningites no litoral.
A vacina contra meningite pode ser encontrada em clínicas particulares. A dose custa em média R$ 55.
O secretário de Saúde de Caraguá, Pedro Norberto, afirmou que para imunizar crianças com menos de 12 meses são necessárias três doses em intervalos de um mês cada. A dose única é indicada para crianças acima de um ano, adolescentes e adultos. (Fonte: ValeParaibano)

Meningite

O que é:
A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que recobrem a medula espinhal e o cérebro). É considerada uma doença grave que pode ser fatal se não tratada de imediato

Sintomas:
Manchas vermelha na pele, febre alta, dor de cabeça, rigidez na nuca, vômitos e desconforto à luz e claridade

Prevenção:
Evitar locais com aglomeração de pessoas, ambientes fechados e pouco ventilado
Fonte: Vigilância Epidemiológica (Fonte: ValeParaibano)

Representantes da região eleitos para Conferência das Cidades

Litoral Norte - Dalva Ricardo Santana, vereadora de Caraguatatuba e Pedro Tuzino, sindicalista de Ubatuba, foram eleitos os dois representantes do Litoral Norte e Vale do Paraíba na fase estadual da Conferência das Cidades que ocorreu em São Paulo nestes últimos dias 26 e 27. De 222 delegados do Estado de São Paulo, somente Dalva representando o poder legislativo e Pedro representando os Sindicatos, defenderão o Litoral Norte na fase nacional da Conferência que ocorrerá entre os dias 23 a 26 de outubro, em Brasília
Segundo Dalva Santana, mais de 400 municípios participaram da fase estadual da Conferência. “É um orgulho muito grande ter sido eleita para representar a região em Brasília. Vou defender todas prioridades que foram levantadas na fase regional da Conferência que ocorreu no dia 29 de agosto, em Caraguá”, explica.
Na fase estadual da Conferência, além do debate sobre o relatório de cada município participante, foram feitas emendas que serão incluídas no relatório estadual que sairá ainda esta semana. “As maiores discussões dessa fase estadual foram sobre falta de habitação, saneamento ambiental e transporte urbano”, enfatiza a coordenadora da Conferência no Litoral Norte, Mirian Gonçalves que participará da fase nacional como convidada facilitadora.
Com o lema ‘Cidade para Todos’ e o tema ‘Construindo uma política democrática e integrada para as cidades’, o Ministério das Cidades propõe construir uma nova etapa ao movimento social pela Reforma Urbana. A Conferência está dividida em seis sub grupos: Saneamento Ambiental; Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana; Habitação e Programas Urbanos.
Os 22 delegados eleitos no Litoral Norte que participaram da fase estadual da Conferência foram: de Ubatuba Gilmar Rocha-Poder Executivo, Charles Medeiros- Poder Legislativo, Thomaz Gottheiner- OAB, Pedro Tuzino- Sindicato dos Engenheiros do Estado de SP, Ronaldo Lopes- Sociedade Amigos de Itamambuca e Gustavo Bahia- SABESP. De Caraguatatuba foram: Leandro Borella Barbosa- Poder Executivo, Dalva Ricardo Santana- Poder Legislativo, Jorge Washington de Camargo- Associação Comercial e Industrial, Carlos de Oliveira- SABESP, Paulo Ribeiro- ‘Zambo’ Movimento Negro e Obedias de Oliveira- Sintaema. De São Sebastião foram: Flavio Malta- Poder Executivo, Fábio Pereira- Poder Legislativo, Lucelmo de Brito- Cursinho Popular Paulo Freire, Daniel Pascalicchio- Ambiental Litoral Norte ‘ALNORTE’, Andelmo Zarzur- Sindicato dos Petroleiros ‘SINDIPETRO’ e Josival de Souza- SABESP. Por fim, Ilhabela teve como delegado, Ruben Bianchi- Espaço Cultural Pés no Chão, Flavio Balista- Movimento Contra a Verticalização de Ilhabela e Maria Inês Fazzini Biondi- Poder Executivo.

Notícias de Caraguatatuba Topo

Marinha apreende escuna por transporte irregular no Massaguaçu

Caraguatatuba - A Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião – Marinha do Brasil, apreendeu, no último final de semana, próximo à praia de Massaguaçu, a escuna “Anabella” por “transporte irregular de passageiros”. Segundo o delegado Paulo Rogério de Souza Almeida, o condutor da embarcação também não possuía habilitação.
Ele informou que a escuna está classificada como esporte e recreio e não para turismo. “É uma embarcação de uso privado. Para fazer transporte e serviço, o condutor tem de se profissionalizar e a empresa ou proprietário deve solicitar a reclassificação”, explicou o delegado.
De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos, pelo menos 20 pessoas estavam a bordo da escuna para um passeio de pesca esportiva.
Mesmo tendo capacidade para até 40 passageiros, a escuna precisará ser “reclassificada” para que o serviço possa ser exercido regularmente. “Se o Litoral Norte quer turismo de qualidade, não podemos aceitar situações como esta.
Fico preocupado para que não aconteçam casos como o de Cabo Frio, onde muitos morreram em um naufrágio de um barco irregular. Não podemos aceitar que pessoas inescrupulosas saiam transportando gente”, declarou o comandante Paulo Rogério.
As multas pela falta de habilitação do condutor e por transporte irregular de passageiros devem chegar a R$ 4,4 mil. Até ontem, a escuna continuava apreendida no cais do Porto de São Sebastião.
Facilidade - Segundo o delegado Paulo Rogério de Souza Almeida, o processo para obtenção de documentação pessoal ou de embarcações é simples. “Basta comparecer na Marinha, pagar as taxas necessárias, e fazer as provas ou passar pelas vistorias.
Não é necessária a intermediação de despachantes ou agências, que não estão autorizados a vincular o nome da Marinha em seus serviços, nem mesmo oficiais da reserva. Não temos vínculo ou parceria com estas empresas”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Exposição de Orquídeas abre primavera em Caraguá
A Associação de Orquidófilos do Litoral Norte em parceria com a Secretaria de Turismo vão realizar mais uma Exposição de Orquídeas em Caraguá

Caraguatatuba - Para comemorar a chegada da primavera, Caraguatatuba irá sediar mais uma Exposição de Orquídeas. De 10 a 12 de outubro, das 10h às 22h, apenas no domingo, a exposição será fechada às 17 horas. O local da exposição será definido nos próximos dias.
Segundo os organizadores do evento, Keiiti Nakamura e Vera Lúcia Pereira Gonzales, da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte, as associações das cidades de Belo Horizonte, São Vicente, Guarujá, São José dos Campos, Assis, Pindamonhangaba e São Bernardo do Campo já confirmaram presença. No ano passado, foram expostas cerca de 500 plantas, sendo 40 do Litoral Norte. Para este ano, o número deve ser mantido.
Durante os dias da exposição, também haverá a venda de vasos pelos próprios produtores. "Sendo direto do produtor, o preço torna-se mais acessível", disse Vera. Ela acrescentou que a cada exposição que participa, encontra uma espécie nova. "São 35 mil espécies nativas, 1500 gêneros e mais de 50 mil íbridos de Orquídea no mundo, então, sempre encontramos novidades".
A associação do Litoral Norte existe desde 1977 e foi fundada pelo médico Keiiti Nakamura. Hoje, o número de sócios é 20. A Exposição de Orquídeas acontecerá no prédio da antiga Setur na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza ações de Saúde Preventiva no Olaria e Casa Branca

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba em parceria com as secretarias municipais, a Sucem e o Núcleo de Saúde do Estado na cidade vão realizar no próximo sábado, dia 4 de outubro, uma reunião com as lideranças dos bairros Olaria e Casa Branca (região Centro-Sul) para definir ações mais efetivas de combate à esquistossomose na região. Esse ano, foram registrados 30 casos no local.
A proposta da Secretaria de Saúde consiste em fazer um trabalho de conscientização da população com relação à Saúde Preventiva. O foco da reunião será a esquistossomose, mas deverão ser tratadas também outras doenças como a Dengue, pois o período de verão está se aproximando trazendo as chuvas.
A reunião acontecerá no sábado, dia 4, a partir das 14 horas, na EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, que fica à Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 190, Casa Branca. (Fonte: PMC)

Equipe de canoagem de Caraguá é campeã brasileira

Caraguatatuba - A equipe de Canoagem Oceânica de Caraguá da Licaf foi campeã no campeonato brasileiro no último dia 28, na prova realizada na cidade de São Vincente-SP. A equipe que representou Caraguá no campeonato brasileiro é composta por 15 canoístas, que tiveram de enfrentar um percurso de 22 quilômetros na classe 1, e 11 quilômetros na classe 3.
Na classificação por equipes a equipe da Licaf-Caraguatatuba, ficou em primeiro lugar; da Acasa-São Vicente, em 2º lugar; da Acare-Cubatão, em 3º; da Acoar-Angra dos Reis, em 4º lugar. Além do título de campeã brasileira, a equipe teve apoio da Prefeitura Municipal e conquistou boas colocações nas diversas categorias do campeonato.
O atleta Ary Antonio foi o campeão na categoria Super Master, classe 3; Fernando de Lima foi o vencedor da categoria Open, classe 2; Elen Fernandes foi campeão na Open Feminino da classe 3. Além dos campeões, vários outros atletas trouxeram títulos de vice-campeões: Pedro Paulo, na categoria junior, classe 1; Thiers da Silva, na categoria senior da classe 1; Rodrigo Vieira, na categoria Open, classe 2; Marcos Alexandre, na categoria Junior da classe 3; e Edneder Soares, na categoria senior da classe 3. E em terceiro lugar Caraguá também marcou presença com os atletas Tafarel da Costa, na categoria junior da classe 1; Edvaldo Soares, na categoria open, da classe 2; e Humberto Nepomuceno Santana, na categoria sênior, classe 3.
Segundo o canoísta Humberto Nepomuceno Santana, a equipe de canoagem oceânica de Caraguá sempre esteve entre as melhores do país. Hoje tem cerca de 20 atletas. A equipe ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica 2002. (Fonte: PMC)

Lar Cinzel é inaugurado em clima de festa

Caraguatatuba - A Casa Transitória para a População Adulta de Rua "Lar Cinzel" teve clima de festa em sua inauguração na última segunda-feira, dia 29, às 17 horas, e contou com a presença de Laelso Rodrigues, a autoridade máxima da entidade Fraternidade Feminina "Maria Meira", que veio de Brasília, especialmente, para o evento. Além de participar da inauguração, ele pode conhecer o espaço onde a população de rua de Caraguá será recebida. Rodrigues foi recepcionado pelo prefeito Antonio Carlos da Silva, secretariado municipal, vereadores e autoridades militares.
Laelso Rodrigues é o presidente do Grande Oriente do Brasil, cargo que ocupa desde 2001 devido ao falecimento de Francisco Murilo Pinto. A Fraternidade Feminina é um setor do Grande Oriente do Brasil, que tem um trabalho de desenvolver atividades sociais, culturais, cívicas e filantrópicas próprias e estimular a prática da plena fraternidade entre as famílias envolvidas nos projetos.
Conheça o Lar Cinzel
O espaço, implantado pela prefeitura através de um convênio com a entidade social Fraternidade Feminina Maria Meira irá atender até 30 pessoas entre homens e mulheres de rua, por mês. A casa transitória se diferencia por atender mulheres também. Em Caraguá, serão atendidos 30 homens e 10 mulheres por mês.
Toda a população de rua, encontrada em Caraguá, será levada para este abrigo transitório, onde a situação da pessoa será analisada através de uma triagem, uma avaliação social e o encaminhamento devido, inclusive retorno ao local de origem, em alguns casos. Na casa, cada pessoa receberá acolhimento, higienização, alimentação e abrigo por um mês. Durante este tempo, profissionais como assistentes sociais e psicólogos abordarão cada andarilho sobre a necessidade de tratamento da dependência química, problema vivido pela maioria desta população.
Os usuários também participarão de oficinas laborais e ludo-esportivas, podendo jogar bola, dominó e participar de atividades em horta, granja e floricultura. De acordo com a assistente social, Clarice Maria de Campos Larcher, da Assistência Social de Caraguá, os usuários participarão de oficinas temáticas, nas quais serão discutidos temas como ação e reação, auto-estima, entre outros. "Através destas discussões, queremos levar as pessoas a pensar sobre qual ação os levou a ficar nesta situação e o que podem fazer para mudar. Para isso, eles participarão de várias oficinas visando a integração, a auto-estima e a conscientização de seus problemas", comentou a assistente social. "Após um mês recebendo atendimento e orientações, a pessoa será encaminhada para tratamentos, voltar para a casa de seus familiares ou voltar para a rua, no caso de ser esta a escolha da pessoa, mas a intenção é fazer de tudo para evitar que esta pessoa volte a viver na rua". O endereço do Lar Cinzel é Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1.109, no bairro Tinga. (Fonte: PMC)

Hip Hop Fome Zero arrecada alimentos em Caraguá

Caraguatatuba - Várias bandas de Hip Hop da região promovem oito horas de música, além de outros atrativos como Bit Box, Graffit, Free Stily, dança de rua e várias bandas musicais para comemorar o aniversário do grupo W.E. e o lançamento do disco da banda, no Ginásio de Esportes, dia 4, às 20 horas.
Em comemoração ao aniversário do grupo W.E., o Hip Hop Fome Zero acontece em Caraguá, com apoio da Secretaria de Turismo, no próximo dia 4 de outubro. A programação inclui muito rap, break, graffit, bit box, dj´s, free stily com bandas de toda a região tocando oito horas de Hip Hop. Vários grupos musicais irão animar a festa, entre eles Zumbi Hop, Espírito de Rua, Riva Decibeis, Apartheid, SKN, Visão Negra, Zona Sul M.C.S., Filosofia Morro, Vozes da Rua, Trans da Paz, Atitude Pacifica, entre outros. O evento também comemora o lançamento do CD da banda W.E. "Entre a Cruz e a Espada" que terá a participação da bateria da X-9 tocando com a banda e da banda Detentos do Rap no encerramento da festa. A festa irá arrecadar alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba. O evento acontece no Ginásio Esportivo Ubaldo Gonçalves, às 20 horas. Os ingressos antecipados custam R$ 5,00 + um kg de alimento. Pontos de Venda: Panificadora Maná, Dinei Tatoo, na Galeria Santa Cruz (3883-2563) e Cultura Hip Hop em Ação (São Sebastião 3893-2097. Realização Edson Leandro, fone (011) 9823-3713, 3888-3268. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza Campeonato Regional de Bicicross

Caraguatatuba - Acontece em Caraguá neste fim de semana, a 3ª Etapa do Campeonato Regional de Bicicross de Caraguatatuba, que reunirá na Pista de Skate Ton Ferreira, na Praia do Indaiá, cerca de 150 pilotos de Vale do Paraíba, Litoral Campos do Jordão e cidade como Campinas, Atibaia, Jarinu, Bragança Paulista, entre outros. Cerca de 40 pilotos são de Caraguá e disputam várias categorias. O próximo evento que terá a presença dos pilotos de Caraguatatuba é o Campeonato Paulista de Bicicross que acontece dia 26 de outubro em Várzea Paulista. Mais informações com José Batista César, presidente da Associação de Bicicross, pelos fone 3883-7886/9767/9944. (Fonte: PMC)

Padres poloneses escolhem Caraguatatuba para reunião anual

Caraguatatuba - Quatro sacerdotes poloneses que trabalham em outras cidades do Brasil estão reunidos em Caraguatatuba, onde vieram encontrar-se com mais dois padres naturais da mesma região e que a cerca de um ano trabalham na Diocese. Os Padres Dislau Nurcyz e Jacinto Kryszk atuam nas paróquias Nossa Senhora da Fátima, Ubatuba, e Paróquia Santo Antonio/Núcleo Santa Terezinha, Caraguatatuba.
O objetivo deste encontro é a integração entre os sacerdotes que há alguns anos deixaram seu país de origem para assumir um projeto missionário no Brasil: “É bom poder estar juntos, matar a saudade até mesmo do nosso idioma, que deixamos de lado para assumir este trabalho. Mais felizes ainda de poder nos encontrar no mês em que a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões.
Os padre Marcos, Dário, Pedro e Marcos estão encantados com as belezas naturais da cidade e a alegria da comunidade do bairro Martim de Sá que vive um período de festa da padroeira.
Eles vieram dos Estados do Paraná, Distrito Federal e Bahia. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

FET: espetáculos teatrais vão invadir Caraguá
Durante o mês de outubro, Caraguatatuba vai assistir a 20 espetáculos teatrais, com produções infantis, adultas e esquetes. Teatro feito por jovens, estudantes, que traduzem através da arte cênica, suas mensagens, anseios e modos de ver e sentir o mundo. Prepare-se: O FET vem aí!

Caraguatatuba - Tem início no dia 7 de outubro de 2003, o II FET - Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba, organizado pela Comissão de Teatro da Fundacc, FETACA - Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba e realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.O festival segue até dia 25 de outubro, no Auditório Maria Stella de Oliveira, sede da Fundacc.
Visando oferecer espaço a novos grupos e artistas amadores, e desenvolvendo o teatro na região, a Fundacc vai incentivar com R$ 5 mil reais em dinheiro, mais troféus e certificados, as produções mais cuidadosas e mensagens bem elaboradas.
Com três categorias, adulto, infantil e esquetes, o FET vai apresentar um espetáculo por dia, iniciando a Mostra Competitiva pelos espetáculos infantis, de 8 a 14 de outubro, seguidos dos espetáculos adultos, de 15 a 24. Os ingressos tem o preço simbólico de R$1 real.
As apresentações de esquetes acontecem no dia 25, a partir das 15 horas, na Praça Dr. Cândido Motta. Serão apresentados espetáculos neste dia.
Muitas foram as inscrições recebidas, 36 no total, vindas do Litoral Norte, Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo e Minas Gerais, e a comissão organizadora selecionou os melhores trabalhos para o festival, que vai transformar a cidade até o final do mês de outubro. Foram selecionados 10 espetáculos para a categoria adulto, sete infantis e sete esquetes.
No primeiro FET, realizado em 2002, os resultados foram: Em 1º lugar, “Interpretando Camões”, de Maria Felix Corrêa da Silva, Grupo Oficina de Teatro do Colégio Objetivo, Caraguatatuba; em 2º lugar,“Tremembé Jones contra Kong Kong”, Chico Assis, Grupo Oficina Artefíccio, Escola Politécnica de Ensino Paraisopolense - Paraísópolis, MG; e em 3º lugar “Pré - Conceito”, de Juliana de Moraes Vieira, Grupo Ação e Reação, da E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, de Caraguatatuba.
Os troféus serão novamente confeccionados pelo artesão Juliano Junqueira, de Caraguatatuba, com uma proposta de escultura em ferro, cobre e madeira.
Os resultados serão conhecidos pelo público no dia 25 de outubro, na cerimônia de premiação, que acontece às 20 horas, no Auditório do Centro Cultural Maria Stella de Oliveira. A entrada nesse dia, é franca. (Fonte: Fundacc)

PSDC realiza convenção municipal
Legenda se reuniu para escolher sua Diretoria Executiva

Caraguatatuba - O PSDC – Partido Social Democrata Cristão, realizou no último dia 27 - sábado, nas dependências da Câmara Municipal a sua Convenção Municipal para escolha da Diretoria Executiva.
Segundo o Presidente do Diretório Municipal em Caraguatatuba, Marcelo Germano, esta convenção foi realizada para definir os membros titulares do Diretório, já que em Caraguatatuba o partido contava apenas com a Diretoria Provisória.
Com isso, o Diretório cumpre com uma determinação da Diretoria Nacional do Partido. O diretório acredita que desta maneira, estará proporcionando a todos os filiados a segurança maior para concorrerem às próximas eleições.
Um fato que vem causando polêmica no meio político local é a negativa do partido em não aceitar a presença dos atuais Vereadores na legenda e de até mesmo outros pré-candidatos. Marcelo Germano explicou que essa não foi uma decisão do Diretório Nacional e sim da Executiva Municipal, que desde o início resolveu lançar apenas novos candidatos.
Finalizando Germano salientou que o PSDC tem seus fundamentos voltados para o social, o fortalecimento da democracia e principalmente o respeito à família. “Baseado nesses conceitos e de outros que o partido exige, é que concorreremos às próximas eleições com uma chapa completa de Vereadores”, relatou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

PPS acerta coligação com PFL e PTN
Almoço reuniu lideranças e o Deputado Federal João Hermann que teceu críticas a FHC

Caraguatatuba - Um almoço de confraternização selou o acordo político entre o PPS (Partido Progressista Social), o PFL (Partido da Frente Liberal) e o PTN (Partido Trabalhista Nacional), visando as eleições municipais de 2004 em Caraguatatuba. O evento aconteceu no Restaurante Mamalu, no centro da cidade, no último sábado – dia 26, às 13 horas. A reunião contou com a presença do Deputado Federal João Hermann (PPS/SP), que fez críticas ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Os diretórios dos três partidos reservaram o Restaurante Mamalu, no centro de Caraguatatuba, para um almoço de confraternização, que teve o seguinte cardápio: Salada Mista, Lasanha a Júlio César, Strogonoff de Carne e de Frango, Arroz Branco e Batata Palha. Estiveram presentes autoridades políticas, amigos e correligionários das três legendas , como Carlos Cogo e Rodrigo de Morais, respectivamente presidentes do PPS e PTN em Caraguatatuba; Jorge Washington, representando o diretório municipal do PFL, os Vereadores Juarez Pereira Pardim e Wilson Agnaldo Gobetti, este Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba e ambos do PPS, assessores de Vereadores, membros da imprensa, profissionais liberais e o Deputado Federal João Hermann (PPS/SP).
Durante o encontro ficou sacramentada a entrada de Juarez Pereira Pardim, que oriundo do PSDB integra agora as fileiras do PPS.
Através de Rodrigo de Morais o PTN avisou aos presentes que encara com firmeza uma nova era jovem no partido, com os principais cargos do diretório nas mãos de pessoas com menos de 21 anos. Ao mesmo tempo que fala em juventude, esboça sua doutrina de liberdade, equilíbrio e voz ativa nas decisões sobre o destino do futuro de Caraguatatuba.
O PFL acredita piamente na decisão tomada em se coligar e unir ao PPS e PTN, mas informa que entre os partidos ainda faltam decisões quanto a quem será o candidato a prefeito e vice, bem como se irão apoiar uma terceira legenda.
O PPS se manifestou nas palavras de Pardim, de Gobetti e do Deputado João Hermann, alegando que a disputa para prefeito ainda não está fechada e que nenhum partido, muito menos a situação, fechou para com os nomes dos candidatos a majoritário, faltando definir o nome do vice e o candidato em convenção.
Ao mesmo tempo Carlos Cogo frisou que a bancada votará em conjunto nos projetos e decisões em nível municipal. Já o Deputado João Hermann frisou que as eleições em Caraguatatuba não são de cartas marcadas e que nenhum candidato pode se sagrar vitorioso antes da hora. O Deputado não afastou a idéia de uma coligação, mas ressalta que ela será feita mediante acordo político e com opinião própria do PPS.
O Parlamentar criticou a intromissão de Alckmin na filiação de Aguilar e lembrou o desastre que foi a gestão de Fernando Henrique Cardoso e que na administração Antonio Carlos da Silva, o que ainda falta para ser feito o será em conjunto com o PPS. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

PF investiga prefeito por crime eleitoral
Manoel Marcos, de Ilhabela, é acusado de retirar faixas com propaganda de adversários; petebista nega ter ordenado medida

Ilhabela - A Polícia Federal de São Sebastião está investigando uma denúncia de crime eleitoral contra o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos Ferreira (PTB).
Em 2002, o prefeito teria retirado antes da eleição várias faixas de candidatos que foram instaladas nos postes da cidade. O Diretório Municipal do PT encaminhou a denúncia à Justiça.
A polícia havia marcado o depoimento de Manoel Marcos para última sexta-feira, mas o próprio prefeito solicitou o adiamento. A nova data foi agendada.
O tesoureiro do PT, Anselmo Tambellini, disse que o partido teria sido prejudicado com a retirada das propagandas dos candidatos a deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente.
"Tivemos um prejuízo eleitoral e financeiro pois o prefeito retirou o material e não devolveu para o partido", disse.
Tambellini afirmou que as faixas foram retiradas dos locais de maior movimento, como a região central e a entrada da cidade. Ele já prestou depoimento na polícia.
Segundo a prefeitura, o material foi retirado a pedido a companhia de energia, que não autorizou a colocação de propaganda eleitoral nos postes.
OUTRO LADO- Manoel Marcos informou por meio da assessoria de imprensa, que somente vai se pronunciar sobre o caso após prestar depoimento na Polícia Federal.
Em entrevista anterior concedida ao ValeParaibano, ele negou irregularidades no caso.
"Quando soube que um funcionário havia tirado as faixas, mandei imediatamente recolocá-las. Nunca faria isso (tirar propaganda de adversários)." (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

São Sebastião resgata festa de São Francisco

São Sebastião - A população e a Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, realizarão uma grande festa para São Francisco esta semana. E, no sábado, 4/10, dia de sua canonização, a programação será ainda mais especial. Todos os festejos estarão concentrados no bairro de São Francisco da Praia, em frente ao Convento e Igreja de Nossa Senhora do Amparo, um dos marcos da fundação da cidade.
Uma ampla programação foi organizada pela Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Turismo e Cultura. Entre os dias 1 e 5 de outubro serão realizadas missas com tríduo de São Francisco, benção de aves e animais, folia no Morro do Abrigo, capoeira, folia no Pontal da Cruz, maculelê, quebra chiquinha, atividades esportivas, shows musicais com Joy e Daniel, Pedro Henrique e Rafael, grupo Papo de Samba, entre outros. Uma praça de alimentação com comidas típicas será montada e show de prêmios também acontecerão. Ambos com caráter beneficente. As ruas do bairro estarão enfeitadas e por elas passará a fanfarra estudantil sebastianense.
MILAGRE CONTINUA - Até hoje muitas histórias dos milagres de São Francisco são contadas e várias lendas passadas de pais para filhos. A mais famosa é contada pelo Secretário de Turismo e Cultura, José Cardim de Souza, nascido no bairro.
Diz a lenda que quando a maré está baixa, vários filetes de água doce brotam da areia junto às pedras que ficam em frente ao convento. Qualquer pessoa que beber dessa água ou passá-la no corpo, alcançará a graça pedida e ficará curado de todas as doenças. Contam os caiçaras que são as lágrimas de São Francisco que ficou triste quando, em 1600, o município foi elevado a categoria de vila.
Nesse momento teria que se definir onde seria o centro da vila. O donatário das terras do centro, com mais influência junto ao governo português do que o donatário das terras de Itararé (primeiro nome dado ao Bairro de São Francisco da Praia), venceu a batalha política e, o centro escolhido, foi o lugar onde hoje ele está instalado.
O resgate da festa de São Francisco este ano vem ao encontro dos desejos da população que lembra dessas histórias contadas pelos mais antigos moradores do bairro. Relembram os mais velhos que, no início do século, no dia 4 de outubro, a comunidade juntava-se à igreja para comemorar com muita reverência e alegria, o santo protetor dos pobres e dos animais.
UM POUCO DE HISTÓRIA - No Brasil é expressivo o número de devotos de São Francisco. Contudo, não são muitos os que conhecem com maior profundidade sua vida e sua obra.
Francisco, filho da rica família Bernardone, da cidade de Assis, na Itália, optou por unir-se àquela que chamava de irmã: a pobreza. Ninguém como ele se identificou tanto com o Universo dizendo-se também irmão do sol, da lua, da água, das estrelas, das aves e dos animais.
Sua vocação religiosa surgiu depois de uma série de revelações divinas, indicativas do caminho que deveria seguir. Criou a Ordem dos Frades Menores que, mais tarde, transformou-se numa das maiores do Cristianismo, fundando ainda, com Clara de Assis, o ramo feminino da Ordem Franciscana. Sua devoção a Deus permitiu que, próximo ao fim de seus dias, fosse alcançado pelo fenômeno denominado "estigmatização" surgindo em seu corpo as cinco chagas de Cristo. O “Cântico do Sol”, no qual proclama seu amor a tudo o que existe é uma das mais lindas páginas da poesia cristã.
CULTURA CAIÇARA - Uma das grandes preocupações, mas também motivo de orgulho do Prefeito Paulo Julião é o constante resgate da cultura caiçara, das raízes indígenas e negras, do folclore e das festas religiosas.
O município oferece não só aos seus moradores, mas também a todos os turistas uma agenda cultural invejável. Na sede da secretaria de Turismo e Cultura, um prédio histórico e restaurado no centro da cidade, às quintas-feiras, pode-se ouvir serestas.As sextas-feiras saraus e sempre nos finais de semana podemos encontrar algum tipo de manifestação cultural nas praças e ruas dos diversos bairros. São festas típicas, bandas, grupos de teatro, revelando uma São Sebastião que respira cultura e tradição. (Fonte: PMSS)

Programação - Festa de São Francisco

Dias 1,2 e 3/10
19h00 - Missa com tríduo de São Francisco no Convento e Igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Dia 4/10
Das 9h00 às 18h00 - Atividades recreativas
A partir da 9h00 - Praça de Alimentação
Das 11h00 - Benção de aves e animais
11h30 - Folia de Reis do Morro do Abrigo
13h00 - Capoeira
15h00 - Folia de Reis do Pontal da Cruz
15h30 - Maculelê
16h00 - Benção de aves e animais
16h30 - Folia de Reis Benedito Furtado
17h00 - Grupo Folclórico Raízes de Ilhabela
17h30 - Polvo - Quebra Chiquinha
18h00 - FANESE - Fanfarra Estudantil Sebastianense
19h00 - Missa em Ação de Graça a São Francisco
20h00 - Show de Prêmios na Praça da Alimentação
20h30 - Show Musical - Joy e Daniel
22h30 - Show Musical - Papo de Samba

Dia 5/10
A partir das 9h00 - Praça de Alimentação
Das 9h00 às 18h00 - Atividades recreativas (cama elástica, futebol de sabão) Local: Praça de Alimentação
19h00 - Missa Dominical
20h00 - Show de Prêmios
20h30 - Show Musical - Pedro Henrique e Rafael
22h30 - Show Musical - Banda Classe A (Fonte: PMSS)

I Encontro pelo Idoso reúne cerca de 300 pessoas no Municipal

São Sebastião - A Diocese de Caraguatatuba, em parceria com as prefeituras de São Sebastião e Ilhabela, realizou, ontem, dia 30, das 8h30 às 16h, no Teatro Municipal de São Sebastião, o I Encontro pelo Idoso.
O tema escolhido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) é “Fraternidade e Pessoas Idosas” e o lema “Vida, Dignidade e Esperança”.
Durante o encontro, que faz parte da Campanha da Fraternidade 2003, foram apresentados vídeos dos programas e projetos com a Terceira Idade em São Sebastião, “Trabalhos da Diocese” e “Saúde na Terceira Idade em Ilhabela”. Também foram realizadas as palestras “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, com a Dra. Regina Quintanilha, e “Fraternidade e Pessoas Idosas”, com o prof. Luiz Antônio Souza do Amaral.
A Faculti também apresentou o jogral da “Escola Aberta da Terceira Idade” e o Centro de Convivência da Terceira Idade “Polvo” apresentou a “Coreografia da Melhor Idade”.
Segundo a coordenadora da campanha da fraternidade da diocese de Caraguatatuba, Eva Falcão, a idéia da CNBB, da Igreja do Brasil, é que a campanha não seja discutida apenas na Igreja. “A questão do idoso é de responsabilidade da sociedade, do município, do Estado, do país. O idoso, de qualquer denominação religiosa, é importante como ser humano, e deve ter uma vida digna, feliz e plena de esperanças”, disse.
Ainda segundo Eva, o censo de 2000 revelou que a população idosa no Brasil é de 8,6 %, ou seja, 15 milhões de pessoas são idosas no país. Dentro de 10 ou 15 anos, esse número passará para 30 milhões. “O Brasil ainda não está preparado para atender a essa demanda, nas questões relativas à saúde, previdência social, entre muitas outras”, disse. “Então, a idéia do encontro é levantar propostas para que possamos nos preparar para essa realidade, que está muito perto de nós, e melhorar a vida do idoso, oferecendo-lhe uma vida mais digna, mais humana e mais fraterna”. Eva contou, ainda, que, através da CNBB, o Estatuto do Idoso foi aprovado pelo Senado esta semana. “Foi também um pedido da CNBB que a novela Mulheres Apaixonadas trabalhasse a questão do Idoso”, contou.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, as informações obtidas no encontro acrescentaram conhecimento para que essa fase importante da vida da melhor idade dentro da sociedade seja melhor compreendida. “A população acima de 60 anos está crescendo vertiginosamente e merece melhor qualidade de vida. É preciso que haja a conscientização do papel do idoso na sociedade”, disse o prefeito. “Em São Sebastião, a sociedade realiza um bom trabalho voltado aos idosos, seja na Faculti, no Lar Vicentino, ou nos outros programas mantidos pela prefeitura. Mas eu acredito que é preciso mais políticas públicas nesse sentido”, continuou Julião.
A presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, Waldira Frei Muller Rizzo, disse que foi ao encontro para se interar do que está acontecendo em outros municípios em prol do idoso, na questão de cuidados, assistência e prevenção de doenças. “O idoso precisa se conscientizar que está vivo e que deve ter uma qualidade de vida digna daquilo que ele já realizou e do que ainda pode realizar na sociedade. Espero que, daqui pra frente, as discussões não fiquem somente no papel e que sejam realizadas as melhorias em prol de todos que necessitam”, disse.
Teresinha de Jesus Ferreira, mãe do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, disse que o encontro foi maravilhoso. “Temos aqui pessoas que têm vontade de fazer alguma coisa, o que é um sinal de que teremos mais força ainda pra viver. Gosto de dançar, de ter amigos e vou ficar aqui nesse mundo enquanto Deus quiser. A vida, mesmo com todos os problemas, é bela, para quem sabe aproveitar”.
“Parabéns à diocese de Caraguatatuba e às prefeituras de São Sebastião e Ilhabela por tudo que está sendo feito em favor dos idosos. A importância que o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, e o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, deram ao evento é muito importante para que a população sinta que algo está sendo feito por ela”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Vera Alonso.
O encontro também contou com o apoio do Banco do Brasil, que cedeu pastas para todos os participantes utilizarem.
No próximo dia 07, das 19 às 22h, a diocese de Caraguatatuba realizará o I Fórum pelo Idoso “Jovem Hoje, Idoso Amanhã”, no auditório das Faculdades Módulo, em Caraguatatuba. O Fórum será aberto ao público e consistirá numa mesa redonda, onde os 6 debatedores discutirão assuntos como “O Papel da Igreja na Campanha da Fraternidade”, “Saúde Preventiva”, “Educação Continuada”, “Estatuto do Idoso”, e o projeto “Ativa a idade”. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Picinguaba ganha obras para turistas

Ubatuba - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente inaugura na próxima sexta-feira a nova estrutura da base de visitação pública do Núcleo Picinguaba, do Parque da Serra do Mar, em Ubatuba.
A base ganhou estacionamento, churrasqueira e nova guarita. Também foram realizadas reformas na hospedaria e no centro de visitantes.
A obra foi realizada com recursos do projeto de preservação da mata atlântica criado por meio de parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha.
A estrutura para visitação pública do núcleo, que fica na praia da Fazenda, começou a ser implantada em 1983.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o núcleo Picinguaba recebe atualmente cerca de 60 mil visitantes por ano.
Com as novas instalações, o Instituto Florestal planeja reestruturar o programa de uso público, direcionando as atividades para a comunidade próxima ao parque e moradores do Litoral Norte e Vale do Paraíba. (Fonte: ValeParaibano)

Exposição de humor retrata fatos e rostos importantes da cidade

Ubatuba - Teve início na sexta-feira e vai até o dia 9 de outubro a exposição “Ubatuba em Humor”, na Fundação de Arte e Cultura (Fundart). A entrada é gratuita. O desenhista Franklin Espíndola de Oliveira, formado na Escola Panamericana de Artes, é o autor das obras, que retratam com bom humor acontecimentos da política e da vida cotidiana dos ubatubenses.
Caricaturas do prefeito Paulo Ramos, do vice-prefeito Moralino Coelho, do presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Frediani, de políticos em geral e de cidadãos de algum destaque estão entre os desenhos expostos.
O artista elaborou suas caricaturas baseando-se em fatos que marcaram o ano 2003, e cada mês tem um desenho dedicado a algum acontecimento que deu margem às charges, como é o caso da estátua do pescador no Trevo de Taubaté; as armas roubadas do fórum, em março; a posse do secretário de turismo, Sérgio Carvalho, em abril, e até a epidemia de conjuntivite do começo do ano.
Para Franklin, “realizar este trabalho exigiu paciência para separar no meio de tantas notícias as aproveitáveis para uma charge. Mostrar desenhos certos com linhas tortas é um trabalho gratificante, que nenhum computador pode realizar, só a ponta de um lápis”.
Seus trabalhos em caricaturas estão à venda e custam de R$40 a R$ 130. (Fonte: Imprensa Livre)

Surfistas plantam palmito e jundu em Itamambuca
Clínica de surf feminino incentiva atitudes responsáveis

Ubatuba - Realizado na praia de Itamambuca, no último final de semana, o 3o surf camp Girls Go Surf! deixou uma valiosa contribuição à praia. As 30 surfistas que participaram do evento, incluindo as alunas da Escolinha de Surf do Zecão, plantaram 30 mudas de palmito juçara, no sábado, e 50 mudas de jundu e de uma outra espécie de vegetação de restinga, no domingo. Produzidas pela Ambiental Saíra, parceira da SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca) em diversos projetos ambientais, as mudas de juçara foram doadas por colaboradores da campanha de reflorestamento das áreas verdes e as de jundu, pelo Supersurf. O campeonato foi realizado em julho e causou polêmica na época, devido ao palanque ter sido montado sobre uma área em que se tentava a recuperação do jundu.
Idealizada pela carioca Andréa Lopes, tricampeã brasileira profissional, a clínica de surf reuniu mulheres de 10 a 50 anos, com o objetivo de transmitir o espírito do esporte. Além de aulas com as melhores do Brasil, as participantes vivenciaram um estilo de vida saudável e responsável. “Falamos sobre camisinha, nutrição e cuidados com a pele”, contou a atleta, cuja primeira competição foi em Itamambuca. “Eu adoro esta praia. Tem altas ondas, é um lugar verde, gostoso de ficar. Acho muito importante esse trabalho que vocês estão fazendo, de tentar preservar a natureza”, disse. “Quando me lembro do que fizeram com a Barra (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)...”, lamentou.
Segundo a produtora do evento, Laila Werneck, da UIDÚ Produções, a ação ambiental é uma forma de retribuir o que o local oferece. Itamambuca, por sua vez, agradece.
Jundu - Espécie nativa de áreas litorâneas, que cresce em solo arenoso, suporta fatores como a salinidade, ventos e insolação forte, o jundu tem o importantíssimo papel de fixar areia e dunas, impedindo a erosão das nossas praias, pela ação dos ventos e das ondas. Uma vez que a restinga é retirada, uma vegetação bem mais pobre toma o seu lugar: o capim, que é incapaz de fixar a areia. Já viram como o mar entra na praia e pára onde começa o jundu? E como ele avança e lambe a areia, derrubando tudo o que encontra pela frente - cercas, muros, etc. - quando essa vegetação é retirada?
Apesar de ser protegida por várias leis estaduais e federais, a restinga no nosso litoral sofre contínuos ataques do homem e padece com a falta de fiscalização dos órgãos competentes. Não é à toa que o jundu está ameaçado de extinção.
Juçara - As mudas de palmeira juçara, outra espécie nativa da Mata Atlântica, que também sofre ameaça de extinção, foram plantadas no trecho inaugural de uma trilha interpretativa, que já conta com 100 mudas de árvores nativas frutíferas e ornamentais, doadas pela EAB Imóveis. A parceria com empresas, aliás, é o que tem viabilizado os projetos ambientais e sociais da SAI. Quem quiser colaborar com a campanha de reflorestamento, pode comprar as mudas para doação, no viveiro localizado em frente à sede da sociedade. Elas foram produzidas pelos índios da Aldeia Boa Vista. O valor é simbólico: R$ 1,50 cada.

Pirão das Flores

Ubatuba - Ah! Estão voltando as flores. Ah! Como é bonita a vida. Ah! A Esperança ainda!... Como de praxe de um tudo aconteceu no Pirão de abertura da primavera. Neste domingo faltaram muitas pessoas, e sobraram também! O gugudádá, aquele do PCC não veio. Nem o fausto e exausto das dormingueiras entediantes, também não apareceu! Tem um que todo mundo imita de tão irritante, nem foi lembrado. Mas em compensação vieram os meninos da Academia de Capoeira Ginga Caiçara que deram show de comunicação. O Sérgio Ceará desta vez trouxe convidado especial, o Isaque, itaguense da gema. Ceará e Itaguá não dá só rima. Mistura fina: Se um violão já é bom, imaginem dois. MPB, Bossa Nova, velha e de meia idade!
Na praça Nóbrega com o museu fechado: - Será que chove? - Não sei não, o tempo tá meio estranho!... O povo tricotava, bordava, artesanava, mas contudo a previsão era de tempos bons. No seu sotaque uraguaiês o Miguel, entre um visitante e outro, dizia: - Que passa! E um cantor antigo respondia: Tudo passa, tudo passará! E eu confundia tudo, piadas, motoristas, cobradores e passageiros, estes últimos passam, agora nós! Cá fiquemos. Palavras sábias do Seo Ferrinho, condutor das rédeas de um dos cavalinhos de bumba da folia do Boi de Conchas. Entre uma filosofia e outra o Bando Pirão Geral, pintava rostos, rodava fitas e performatizava Drummont, Lennon e Adriano. Notícias passadas: O Zincão montou num boi bravo e caiu. Infelizmente fraturou o ombro na apresentação na festa da cultura no Ipiranguinha. Mas muito em breve ele volta! A propósito devemos nos conter nas referências à cultura, pois cerveja é cultura sim, mas no botequim. Além daí as manifestações e os diálogos sobre a arte e a cultura devem ser sérias, efetivas e coerentes. Rezo para que esta mania de festas patrocinadas sem critérios e modeladas a partir de idéias estritamente comerciais e políticas sejam repensadas!
Voltando ao Pirão primavera, o Beto Avaloha devia replease e pagou, aliás muito bem pago, repetiu a dose de animação da outra participação com repertório selecionado de ícones da MPB, além de belas composições próprias. O Miltinho da percussão subiu no palco-boléia com o Beto e só saiu na segunda-feira. Brincadeirinha! Mas que ele trabalhou bastante, isto é verdade. A Dona Ofélia e Seo Paulo, para nosso deleite, voltaram e trouxeram convidados. Acho que não vou conseguir nomeá-los, mas de qualquer forma os cantores da nostalgia deram um tom particular à penumbra da noite. E o Miltinho lá! Mãos na timba e o Julinho no pandeiro. Aí, no adiantado da hora, o Tantã e o Papi estavam loucos para dar um recadinho. Se a seresta conduziu os ânimos a um sossego bom. O som dos manos desasossegaram os resistentes, pois já era festa demais pra um só domingo. A voz Joe Coker do Tantã era veemente. O som moderno, lenineano, forrosyberpernambucomacumbado prometia recomeço. A banda, improvisada, tirando um ou outro encerramento impreciso, parecia se conhecer de outros palcos. Tantã, Jorge, Neto, Julinho, Waldemar, Papi e o incansável Miltinho não puderam saltar do palco sem saideira. O André que aluga-nos o seu caminhão para palco já estava sentado no meio-fio há duas horas, esperando. Mas ainda tinha o boi! o boi do nosso folião Nei-palhaço. Que tem sido junto com a sua família, Marcinha e Yolanda o coração da nossa brincadeira do Boi de Conchas. E assim transcorreu mais um agradável domingo. Com tudo e mais um pouquinho. Até com parabéns à primavera da nossa grande e querida amiga Louise. Bado Todão
PIRÃO GERAL - MERCADO LIVRE CULTURAL
Teatro, Poesia, Música, muita arte e deliciosos comes e bebes..
O caldo tá engrossando: Venha meter a sua colher! Agora no domingo, dia 05 de outubro. Na praça Nóbrega, das 10:00 às 18:00 horas. (Fonte: Revista Local)

André Rafael lidera o Municipal

Ubatuba - Após a realização de 4 rodadas do mais importante campeonato de futebol de mesa de Ubatuba, André Rafael, o maior favorito ao título, é o líder isolado com 100% de aproveitamento. André está 2 pontos à frente do segundo colocado, Ednelson Prado, e 3 à frente do terceiro colocado, Edu Macedo Jr (que só não divide a liderança com André porque Sílvio Fonseca o venceu na maior zebra do campeonato até o momento). André, mesmo liderando o ranking com folga, nunca foi campeão municipal, e seus maiores adversários este ano, Ednelson Prado, Edu Macedo Jr e principalmente Fernando Macedo, parecem sempre um passo atrás, o que lhe pode favorecer muito na luta pelo título e até pela consagração de ser o melhor do ano. A grande surpresa do campeonato, até agora, é Tom Pires, que disputando seu primeiro Municipal, está na 7ª posição, à frente de botonistas muito mais experientes e mais cotados para estarem entre os 10 primeiros. O campeonato, com 20 participantes, está sendo considerado o melhor dos últimos tempos, até mesmo pelo sistema de disputa (pontos corridos), mas não escapou de um mal que lembrou o Campeonato Brasileiro de Futebol: o "tapetão". Dois associados entraram com recurso pedindo os pontos de uma partida onde ambos se julgam vencedores por WO, mas a Comissão Organizadora julgou o caso e estabeleceu uma nova data para a partida. Outro caso inédito é a possibilidade de desclassificação sumária de dois participantes, o que poderá acontecer se ambos não comparecerem à sede da AUFM na próxima rodada, infligindo o 3º WO consecutivo de ambos, o que acarreta automaticamente em eliminação. O Campeonato Municipal de Futebol de Mesa continua neste Sábado, 4 de Outubro, à partir das 16 horas, na Av. Thomaz Galhardo S/N, Ginásio de Esportes "Tubão". Mais detalhes sobre o evento no site da AUFM: www.futmesaubatuba.hpg.com.br , com direito a classificação atualizada, regras, ranking e notícias. (Fonte: AUFM)

Feira livre ganha cobertura de 3 mil m²

Ubatuba - Uma área coberta com 3.170 m2 de estrutura metálica em arcos foi inaugurada neste sábado, 27, permitindo aos feirantes e aos consumidores melhores condições para a comercialização. A feira livre funciona na Praça Benedito Inácio Pereira todos os sábados com a venda de produtos do município ( banana, gengibre, mandioca e farinha) além de hortifrutigranjeiros e derivados de leite de São Luiz do Paraitinga e Redenção da Serra. Atualmente são 67 feirantes cadastrados e 40 com processos em andamento. Para o prefeito Paulo Ramos trata-se de um grande avanço para o município pois a cidade conta agora com um espaço nobre tanto para os feirantes como para a população. “Além disso, disse o prefeito, o uso desse espaço será regulamentado por uma comissão onde os moradores terão oportunidade de opinar sobre a organização do funcionamento da nova área coberta”.
Durante o ato de entrega foi homenageada Iracema Duarte Pereira, esposa do patrono da praça. Djalma Sabóia, morador da região, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e falou das inúmeras perspectivas de aproveitamento de um espaço que representa a maior área coberta da cidade. A feira terá área demarcada para os comerciantes cadastrados, 4 sanitários, uma sede administrativa e uma lanchonete. Além disso, a intenção da Prefeitura é demarcar 4 quadras poli-esportivas. A obra contou com R$ 454 mil do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias - DADE, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. (Fonte: ACS-PMU)

Beneficiamento da banana na geração de renda

Ubatuba - A conversão de 20 kg de banana “in natura”, equivalente a uma caixa, após a desidratação transforma-se em um quilo de banana passa. O valor de uma caixa oscila em R$ 8 enquanto , após a transformação, chega a ser comercializada a R$ 30. As embalagens de 100 gramas chegam a custar R$ 3,00. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - SAAB, destacou uma equipe para uma visita técnica à agroindústria de banana passa na Fazenda Hare Krishna, em Paraty (RJ). Participaram 12 pessoas entre agricultores e familiares do Sertão do Ubatumirim além da nutricionista Tatiana do Nascimento França, do técnico agrícola José Carlos dos Santos e da agrônoma Patrícia Farah. “A visita teve como objetivo a apresentação da microbacia do Ubatumirim e o beneficiamento da banana visando agregar maior valor ao produto e aumento da renda familiar”, diz o Secretário Antonio Marchiori. A atividade faz parte do Programa de Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo do qual a Prefeitura de Ubatuba, por meio da SAAB , mantém convênio. São parceiros também o Projeto Cidadão, da Secretaria de Assistência Social e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Perseguição - O ataque sorrateiro do angrense Marcos Roberto Alcantara, no Litoral Virtual, dirigido ao Tony Luiz da Rádio Gaivota, confirma: está em curso uma perseguição sistemática ao radialista, orquestrada, ao que tudo indica, pela mesma meia dúzia de pés de chinelo de sempre, teimando em desconhecer que Ubatuba mudou. Na verdade, transformou-se de tal maneira, que já temos um ex-prefeito condenado pelo
contribuinte, Dr. Roberto Mamede, também por infração eleitoral e com outros processos rolando. Provavelmente o ataque covarde, safado e mesquinho origina-se na inveja e interesses políticos, já que a audiência do Tony Luiz, através da Rádio Gaivota FM, cresceu muito, tornou-se formadora de opinião, permitindo ao ubatubense consciente expressar-se pelos microfones da rádio. Isto é democracia, liberdade, cidadania, mas, verdadeiro e fatal veneno aos pilantras que pretendem se perpetuar no comando político da cidade, que, no momento, utilizam um desconhecido, sequer eleitor no município.
Lamento profundamente o covarde ataque ao radialista Tony Luiz que tantos serviços prestou e presta à Ubatuba através da Rádio e TV Bandeirantes, da Costa Azul e agora pela Gaivota FM. Em todo o país os ataques aos jornalistas e radialistas se repetem inclusive com danos
físicos e até morte. Os filhotes da ditadura não podem esquecer, de maneira alguma, que a liberdade de expressão é bem maior, garantia de cidadania devendo ser exercida com responsabilidade e não com ataques mentirosos.
Este ato atinge não só ao Tony, mas a toda a comunidade ubatubense que precisa estar atenta, descobrir e punir estes lacaios, filhos de pais desconhecidos, que teimam em denegrir a imagem alheia. Vários já foram atingidos, o Tony é mais um, quem será o próximo?
O arquiteto Léo Lerro sugeriu a restauração da cadeia antiga, na praça Nóbrega, envidraçando-a, para lá colocar os sabujos, sem dignidade, os verdadeiros inimigos de Ubatuba, para que a população os possa conhecer e até neles atirar pedras. Ao trabuqueiro da honra alheia, que assinou a ofensa, um conselho: antes de atirar lama no cidadão honesto, verifique a realidade, pode estar cometendo um crime de difamação,
sujeito à condenação por danos morais e materiais. Lembro-lhe ainda, difamador, que o Tony Luiz é pai de família com esposa e filhos também atingidos pelas suas infâmias.
Não ligue amigo Tony, os comunicadores, arautos da opinião pública, estão acostumados a este tipo de barbárie condenável. Aos ouvintes da Gaivota FM e os leitores do Litoral Virtual: continuem a prestigiar o radialista mais ouvido da cidade de Ubatuba e repudiem os ataques sofridos. Tudo não passa de mais uma truculência cometida pelos ratos de sempre. Que Mefistófeles lhes reserve um lugar especial no inferno.

Ricardo Faria
São José dos Campos, SP


Pau Mandado - Sirvo-me destas linhas para apresentar nossa total solidariedade, aos nossos amigos da Radio Gaivota FM e em especial ao nosso companheiro e amigo Tony Luiz. Tenho a certeza que o trabalho sério, competente, alicerçado na paixão pela comunicação, promovidos por esta radio que tanto tem engrandecido e valorizado as coisas de interesse da comunidade, deverá provocar a fúria daqueles nefastos e insolentes incapazes de promover o bem comum, e que usam da Calúnia e da tentativa de difamação, como instrumento de trabalho e modo de vida.
Mais uma vez, vem o famoso “Pau Mandado” ser utilizado por aqueles que frente a sua incapacidade, incompetência e covardia se escondem por traz de outrem, recuso-me a citar seu pseudônimo.
Mas fique certo Tony, a sua capacidade de trabalho, discernimento e espírito crítico, esta provocando e provocará por algum tempo a ira destes ineptos e covardes, mas com certeza fará com que eles comecem aos poucos a se tornarem “gente”, paciência e perseverança deverão ser sempre a sua arma!

Helio Camargo - Engº Civil
Ubatuba, SP


Parabéns pelo site - Sou um apaixonado pelo Litoral Norte, ultimamente tenho me radicado em Ubatuba - Praia de Maranduba. Gostaria imensamente de parabeniza-los pela estrutura do site, pelas fotos, em fim por tudo que ele nos oferece no seu conteúdo.
parabéns...
[]s

Luiz Antonio Feltrin
Americana, SP


Cadê o Plano Diretor de Ubatuba????? - Lendo as palavras escritas por Renato Nunes sobre meus comentários acerca da discussão da Lei de Uso e Ocupação do Solo de Ubatuba, me senti também como ele, não podendo pois, deixar de esclarecer melhor meus pontos de vista, sob pena de pecar por omissão, pois "quem cala consente".
Em momento algum questionei a legitimidade e a competência dos profissionais envolvidos na elaboração da nova Lei, substituta da 711/84, nem muito menos a nova lei, ora em discussão, apesar de estar atento e acompanhando as manifestações contrárias (muitas) e as favoráveis à mesma, vide recente discussão ocorrida na mesma câmara municipal, baseada em artigo publicado neste mesmo elogiado veículo que é o Litoral Virtual.
O que discuto e aí as palavras do sr. Renato Nunes inclusive concordam com as minhas, embora não diretamente, é que o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) é muito mais importante. Conforme suas palavras, o mesmo é de 1992, sendo encaminhado à câmara em 1993, ficando engavetado até 1996 e sendo novamente engavetado.
Quais forças (ocultas?) impediram e impedem que o mesmo seja aplicado?
Mesmo sendo obrigatório a revisão a cada sete anos, não foi esse o motivo da elaboração da lei substituta da 711/84, não é mesmo?
Como pode uma nova lei ser baseada em um Plano (PDDI) que nunca foi aplicado e que já precisa ser revisto?
Já li a proposta para a nova lei, e apesar aparecer em alguns pontos menção ao Estatuto da Cidade, a mim fica claro que a Lei por si só em nada vai contribuir para a melhoria dos aspectos urbanos importantes.
Uma revisão do PDDI, séria e honesta, baseada nos princípios obrigatórios estabelecidos pelo Estatuto das Cidades, tais como direito de preempção, IPTU progressivo, etc é que proporcionaria condições para a conclusão da discussão da Lei de Uso e Ocupação do Solo de Ubatuba.
Se aprovada a nova Lei, invertendo o caminho lógico, podemos, todos nós cidadãos ubatubanos, esquecer da revisão do Plano Diretor, pois as forças(construtoras e especuladores imobiliários) que hoje se movimentam para que ocorram as "mudanças" certamente já se sentirão contempladas e tudo farão para que nada mais mude. Ou alguém acredita que não será assim?
Por isso, nada contra a nova Lei, nem contra quem a elaborou, apenas que sua discussão seja feita no momento correto, e baseada realmente nas necessidades, vontades, direitos e deveres de todos ubatubanos (todos).
Finalizando, prezado Renato Nunes, por que não um movimento convocado pela sociedade civil, que coloque como prioridade um novo Plano Diretor, esclarecendo à população sobre sua importância e necessidade? Vejo sua pessoa como uma das indicadas para encabeçar tal movimento, por seu conhecimento e por sua história em Ubatuba. Há condições favoráveis a isso no momento. Que tal?

Maurício Moromizato - C. Dentista
Ubatuba, SP

Nota do Editor

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Ilha Anchieta - Ubatuba

Ilha Achieta
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor