Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 02 de outubro de 2003 - Nº 879 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
I Encontro pelo Idoso reúne cerca de 300 pessoas no Municipal

Caraguatatuba:
TV Vanguarda visita Caraguá
1ª Copa das Crianças de Caraguatatuba/Jacareí - 2003
Tudo pronto para o FET em Caraguá
ACE prepara empresas para instrução normativa do INSS
Caraguá realiza Campeonato Regional de Bicicross dia 4
Educação promove curso “Escola Inclusiva” para profissionais da rede municipal
Tarde Educativa leva orientação à população
Aprovada alteração na Lei de Zoneamento
Aurimar quer campanha Desemprego Zero


Ilhabela:
Prefeito entra com ação contra calúnias veiculadas em jornal local
Prefeitura encaminha orçamento de 41,5 milhões para 2004
O Melhor da Dança em Ilhabela
Ilhabela comemora semana mundial de aleitamento materno
Vigilante atira na mulher e se mata


São Sebastião:
Gasto de gabinete gera investigação
Morte de menino com meningite preocupa mães em Maresias
1º Evento “Mãos que Ajudam” será realizado no Teatro no próximo sábado


Ubatuba:
MP divulga laudo das fitas contra policiais
Surf Camp Girls go Surf! em ubatuba
Setur diploma os primeiros 165 profissionais para o setor turístico
Ubatuba tem exames de mamografia
50 casas para índios da Aldeia Boa Vista

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

I Encontro pelo Idoso reúne cerca de 300 pessoas no Municipal

Litoral Norte - A Diocese de Caraguatatuba, em parceria com as prefeituras de São Sebastião e Ilhabela, realizou, ontem, no Teatro Municipal de São Sebastião, o I Encontro pelo Idoso.
Durante o encontro, que faz parte da Campanha da Fraternidade 2003, foram apresentados vídeos dos programas e projetos com a Terceira Idade em São Sebastião, “Trabalhos da Diocese” e “Saúde na Terceira Idade em Ilhabela”. Também foram realizadas as palestras “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, com a Dra. Regina Quintanilha, e “Fraternidade e Pessoas Idosas”, com o prof. Luiz Antônio Souza do Amaral.
A Faculti apresentou o jogral da “Escola Aberta da Terceira Idade” e o Centro de Convivência da Terceira Idade “Polvo” a “Coreografia da Melhor Idade”.
Segundo a coordenadora Eva Falcão, a idéia da CNBB, é que a campanha não seja discutida apenas na Igreja. “A questão do idoso é de responsabilidade da sociedade, do município, do Estado, do país.
O idoso, de qualquer denominação religiosa, é importante como ser humano, e deve ter uma vida digna, feliz e plena de esperanças”, disse.
Ainda segundo Eva, o censo de 2000 revelou que a população idosa no Brasil é de 8,6 %, ou seja, 15 milhões de pessoas. Dentro de 10 ou 15 anos, esse número passará para 30 milhões.
“O Brasil ainda não está preparado para atender a essa demanda, nas questões relativas à saúde, previdência social, entre muitas outras”, disse. Segundo o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, as informações obtidas no encontro acrescentaram conhecimento para que essa fase importante da vida da melhor idade dentro da sociedade seja melhor compreendida.
“A população acima de 60 anos está crescendo vertiginosamente e merece melhor qualidade de vida. É preciso que haja a conscientização do papel do idoso na sociedade”, disse o prefeito. “Em São Sebastião, a sociedade realiza um bom trabalho voltado aos idosos, seja na Faculti, no Lar Vicentino, ou nos outros programas mantidos pela prefeitura. Mas eu acredito que é preciso mais políticas públicas nesse sentido”, continuou Julião.
A presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, Waldira Frei Muller Rizzo, disse que foi ao encontro para se inteirar do que está acontecendo em outros municípios em prol do idoso, na questão de cuidados, assistência e prevenção de doenças.
Teresinha de Jesus Ferreira, mãe do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, disse que o encontro foi maravilhoso.
“Temos aqui pessoas que têm vontade de fazer alguma coisa, o que é um sinal de que teremos mais força ainda pra viver. Gosto de dançar, de ter amigos e vou ficar aqui nesse mundo enquanto Deus quiser. A vida, mesmo com todos os problemas, é bela, para quem sabe aproveitar”.
“Parabéns à diocese de Caraguatatuba e às prefeituras de São Sebastião e Ilhabela por tudo que está sendo feito em favor dos idosos.
A importância que o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, e o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, deram ao evento é muito importante para que a população sinta que algo está sendo feito por ela”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Vera Alonso. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

TV Vanguarda visita Caraguá

Caraguatatuba - Caragua recebeu na última quarta-feira, dia 1º de outubro, uma visita de cortesia da diretoria da TV Vanguarda Paulista. Estiveram presentes Boni, Boninho, Rogério Caldana e o consultor de tecnologia eng. Adilson Malta.
A direção da TV foi recepcionada pelos prefeitos, com seus respectivos assessores de comunicação e secretários de Turismo, e pelos presidentes das Associações Comerciais das quatro cidades do Litoral Norte.
Após um almoço de confraternização no restaurante Guaruçá, todos seguiram para a Secretaria Municipal de Educação, onde puderam visitar as instalações da sede e assistir a um vídeo institucional sobre os trabalhos desenvolvidos no ensino municipal em Caraguá. Boni se emocionou ao conhecer as ações da educação infantil na cidade através do vídeo. (Fonte: PMC)

1ª Copa das Crianças de Caraguatatuba/Jacareí - 2003

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá está realizando junto com o Clube Atlético Fortaleza de Caraguá, a Associação Comunitária Esportiva Infanto Juvenil de Jacareí estão promovendo a 1ª Copa das Crianças de Caraguatatuba / Jacareí - 2003, de futebol de campo. A Copa vai acontecer entre os dias 11 e 12 de outubro no Ginásio Municipal de Esportes com a participação de atletas das categorias mirim, infantil e infanto-juvenil. A abertura está marcada para as 8 horas do dia 11.
Os organizadores da Copa esperam que cerca de 450 crianças participem das competições. Já está confirmada a participação de atletas do Clube XV de Novembro, Projeto Futuro do Ilha Morena, Clube Atlético Fortaleza, Corintinhas do Tinga, de Caraguá; além de equipes de São Sebastião, como o Esporte Clube Guarani, entre outros de Ubatuba, Ilhabela e Jacareí.
A 1ª Copa das Crianças será composta por oito equipes em cada categoria que se enfrentarão conforme o sorteio que acontece no Congresso Técnico, sendo duas equipes por categoria da cidade de Jacareí e seis equipes por categoria do Litoral Norte. As cidades participantes poderão fazer eliminatórias, definindo seus representantes em até sete dias antes da competição.
Serão premiados com troféus as equipes campeãs por categorias, com medalhas o goleiro menos vazado e artilheiro por categoria, e também medalhas para todos os atletas e dirigentes participantes. (Fonte: PMC)

Tudo pronto para o FET em Caraguá
O FET, Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba, em sua segunda edição em 2003, promete movimentar novamente a cidade com os espetáculos teatrais. É o FET. Preparem-se!

Caraguatatuba - Tudo pronto para o 2º FET - Festival Estudantil de Teatro, realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a FETACA - Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba entre os dias 7 a 25 de outubro de 2003, no Centro Cultural Maria Stella de Oliveira.
A mostra competitiva tem início no dia 8, com as apresentações infantis, sete no total. As apresentações acontecem de 8 a 14, às 17 horas. Os 10 espetáculos da categoria adulto, acontecem de 15 a 25, sempre às 20 horas. O preço do ingresso será simbólico, R$1 real. As apresentações de esquetes acontecem, às 15 horas, na Praça Dr. Cândido Motta, no dia 25 de outubro. Serão apresentados sete espetáculos neste dia.
São R$5 mil reais em dinheiro, divididos entre os dois melhores trabalhos das categorias infantis e adulto. Na categoria esquetes, será premiado somente o primeiro lugar. Haverá também troféus confeccionados pelo artesão Juliano Junqueira, que criou novamente, peças exclusivas para o FET e certificados para os participantes.
Além de premiar melhores espetáculos, o FET vai premiar também melhor ator, atriz, ator e atriz coadjuvante, diretor, cenografia, iluminação, figurino, maquiagem e sonoplastia. (Fonte: PMC)

ACE prepara empresas para instrução normativa do INSS

Caraguatatuba - A ACE-Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba ofereceu o curso de Medicina no Trabalho no último final de semana para 40 contadores da cidade que estão sob a responsabilidade de informar e orientar as empresas da cidade sobre instrução normativa 84 do INSS, que fala sobre segurança do trabalho.
De acordo com a norma, toda empresa deverá estar adequada as normas administrativas, atendendo a instrução do INSS. E para isso deverão ter o PPRA-Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCMSO-Programa de Controle Médico, LTCAT-Laudo Téncico das Condições de Ambientes no Trabalho. Através desses documentos será providenciado o PPP-Perfil Pefil Profissiográfico Previdenciário. De acordo com o técnico de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, Angelo Malerba Filho, o PPP é um resumo das condições de trabalho do segurado ao longo de todo seu período laboral com a conclusão sobre as atividades ou ambiente de trabalho, se poderiam ou não ser considerados nocivos para efeito da definição da aposentadoria especial do funcionário. O laudo só pode ser feito por profissionais de Segurança e Medicina, como Técnico de Segurança no Trabalho, Engenheiro de Segurança, Médico do Trabalho e Fonoaudiólogo.
A empresa que não estiver em dia com todos esses laudos e o PPP estarão sujeitas a penalidade no valor de nove a noventa mil reais. "Essa mudança vai trazer maior informação de dados ao INSS, identifiação clara da situação fiscal da empresa, identificação dos riscos existentes a que o funiconário está sujeito por coamparação, verificação de agravamentos de saúde.
O curso foi ministrado para 40 contadores, que terão de informar aos seus clientes para que eles não sofram nenhuma penalidade e sobretudo a existência de co-responsabilidade por parte dos contadores. As empresas que não tiverem o PPP estarão passíveis de multa. O curso foi ministrado pelo técnico de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente e tecnólogo em Meio Ambiente Angelo Malerba Filho e promovido pela O curso foi promovido pela ACE que garantiu um preço acessível a todos os participantes. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza Campeonato Regional de Bicicross dia 4

Caraguatatuba - Acontece em Caraguá no próximo domingo, dia 5, a 3ª Etapa do Campeonato Regional de Bicicross de Caraguatatuba, que reunirá na Pista de Bicicross Ton Ferreira, na Praia do Indaiá, cerca de 150 pilotos de Vale do Paraíba, Litoral Campos do Jordão e cidade como Campinas, Atibaia, Jarinu, Bragança Paulista, entre outros. Cerca de 40 pilotos são de Caraguá e disputam várias categorias. O próximo evento que terá a presença dos pilotos de Caraguatatuba é o Campeonato Paulista de Bicicross que acontece dia 26 de outubro em Várzea Paulista. Mais informações com José Batista César, presidente da Associação de Bicicross, pelos fone 3883-7886/9767-9944. (Fonte: PMC)

Educação promove curso “Escola Inclusiva” para profissionais da rede municipal

Caraguatatuba - Nesta segunda-feira 29, teve início o curso “Escola Inclusiva”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, para profissionais da rede, incluindo supervisores, diretores de escolas, professores-coordenadores, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
O encontro, que acontece no auditório do Ceprolin, será finalizado na quarta-feira, dia 1º de outubro, e nesses três dias de reuniões, os profissionais participam de discussões sobre a Inclusão, das 8h às 17h, com a palestrante, dra. Maria Salete Fábio Aranha.
A palestrante, que já esteve em Caraguatatuba se reunindo com educadores em outras ocasiões no 1º semestre, foi consultora do MEC até o ano de 2002, atua na área de Educação e Inclusão na Unesp, na região de Bauru-SP, e trabalha atualmente com o Projeto Sorrir.
O objetivo do curso, que envolve profissionais de diferentes áreas discutindo o mesmo tema é justamente estudar a implementação dos projetos de Educação Inclusiva da rede municipal. (Fonte: SME/PMC)

Tarde Educativa leva orientação à população

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizará no sábado, dia 4 de outubro, a partir das 14 horas, no CIEFI do Perequê Mirim (EMEF Prof. Geraldo de Lima e EMEI Yatsuda Nasu), um "Tarde Educativa" para a comunidade dos bairros Perequê Mirim e Pegorelli. O objetivo do evento é levar orientação para a população dessa região.
De acordo com informações da secretaria, haverá teatro e brincadeiras para as crianças e seus pais. Representantes da Eletropaulo e da Ford Company, de São Paulo, irão apresentar peças teatrais com temas como acidentes domésticos com eletricidade, drogas, dengue e cuidados domésticos em geral. No local do evento, haverá também uma tenda montada, onde profissionais da Saúde farão um trabalho de orientação sobre esquistossomose.
Todas as pessoas que residirem no Perequê Mirim e no Pegorelli estão convidadas a participar. (Fonte: PMC)

Aprovada alteração na Lei de Zoneamento
Vereadores deixaram de votar alguns projetos da Ordem do Dia

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba votou apenas 3 (três) dos 6 projetos constantes na Ordem do Dia da 30ª Sessão Ordinária semanal, realizada na terça-feira, dia 30 de setembro. Os projetos restantes serão votados na Sessão Ordinária semanal do dia 7 de outubro.
Foram aprovados os projetos dos Vereadores Aurimar Mansano (PTB), Omar Kazon (PL) e João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL).
De autoria do Vereador Mansano, foi aprovada alteração na Lei de Zoneamento – 200/92, acrescentando artigo que permite atividades do tipo S1.3 no Jardim Primavera, nos arredores do centro da cidade. Para aprovar esta propositura foi necessária a realização de Audiências Públicas.
Já o Vereador Omar Kazon aprovou a criação da “Semana de Incentivo e Orientação de Aleitamento Materno”, que tem por objetivo dar todo o preparo para a gestante e mãe quanto aos benefícios do leite materno.
O Vereador João Rodrigues de Godoy Filho – Baduca (PL) alterou a denominação da avenida Cuiabá, no bairro do Indaiá, que agora passa a se chamar “avenida Luiz Cláudio do Prado”, jovem conhecido e de família tradicional na cidade, morto em São José dos Campos há 3 anos, devido a uma briga de trânsito.
Deixaram de ser votados os projetos dos Vereadores Celso Pereira (PSDB), que denomina Travessa Joana Xavier Pereira Soares a travessa dos Tourinhos no bairro do Massaguaçu; do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) – Presidente da Câmara, que concede título de cidadão ao empresário e ex-prefeito José Sidney Trombini e do Pastor Anderson Bertoncini (PL), que disciplina o uso do Brasão de Armas do município, propositura esta com votação em 2 turnos e aprovação de 2/3 dos Vereadores.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 6 projetos, além da discussão e votação de 5 Moções e 2 Requerimentos. No intervalo foram lidas 20 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar quer campanha Desemprego Zero
Vereador faz requerimento como alternativa ao Fome Zero

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, elaborou Requerimento que foi aprovado por unanimidade, solicitando ao Presidente da República uma campanha denominada “Desemprego Zero”. O Parlamentar vê no emprego a melhor saída para conter a fome dos mais carentes.
Para o Parlamentar melhor do que resolver o problema da fome no país, é resolver o problema do desemprego na nação. De acordo com Mansano as Frentes de Trabalho são a melhor opção para gerar, no mínimo, empregos temporários e renda de subsistência para estes trabalhadores, numa situação melhor do que boa parte da classe trabalhadora do Brasil passa atualmente.
Aurimar cita alguns itens que comprovam a necessidade de um programa do tipo “Desemprego Zero”, como o índice de 20,6% de desempregados na Grande São Paulo em abril deste ano, bem como o fato de que a faixa etária mais atingida é a de mulheres e chefes de família com idade entre 25 e 39 anos.
O Parlamentar cita o crescimento de Caraguatatuba e as grandes taxas de desempregados que existem na cidade, frisando que a situação não é local, mas sim nacional. “Melhor do que matar a fome da população é dar-lhes emprego, o que garantirá uma renda, por mais ínfima que seja, para o seu sustento e de sua família”, disse.
Este Requerimento será enviado ao Presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, ao Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e para o Ministro do Planejamento, Guido Mantega. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Prefeito entra com ação contra calúnias veiculadas em jornal local

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira entrou com uma queixa crime de calúnia e difamação contra o cirurgião dentista Danilo Giamondo Francisco por um artigo veiculado na edição de julho do Jornal da Ilha. O juiz de direito de Ilhabela Dr. Josué Vilela Pimentel, aceitou na última segunda, dia 29, a ação.
Em seu artigo que levava o titulo de “Tudo culpa nossa” Danilo colocou frases como “O prefeito Manoel Marcos falta com o bem público, mas o corretor de imóveis Manoel Marcos não deixa faltar homens e muito menos bloquetes, material de sobra para aplicar no seu mega empreendimento na Siriúba levado a toque de caixa”.
E escreveu ainda “evidenciando construções prontas de três andares, estas proibidas por lei que o prefeito ‘precisa’ legalizar, condomínio este disfarçado de loteamento que custará muito caro para morar e que pode ser comprado em sua imobiliária”. Com isso o Danilo incorreu em crime de calúnia e difamação previstos na Lei de imprensa.
O juiz de Ilhabela Dr. Josué Vilela Pimentel entendeu que o prefeito Manoel Marcos, como funcionário público, tem o direito de buscar no judiciário a punição para aquele que ofendeu a sua honra e acrescenta que a Constituição Federal, em seu artigo 5º inciso X prevê ser a honra um bem inviolável e assim, de acordo com o princípio de que todos são iguais perante a lei, o prefeito é parte legítima para defender sua honra e reputação. (Fonte: PMI)

Prefeitura encaminha orçamento de 41,5 milhões para 2004

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela encaminhou ontem o projeto de lei com a proposta orçamentária municipal para o exercício de 2004 à Câmara Municipal, para análise e votação do legislativo.
No projeto de lei o orçamento líquido ficou em R$ 35.583.310,00, R$ 2.528.320,00 para o Instituto e Previdência do Município e R$ 3.444.000,00 para a rubrica de Investimentos Vinculados, totalizando a proposta final orçamentária em R$ 41.555.630,00.
Segundo a Diretora de Planejamento da Prefeitura, Raquel Julião Barbarulo, o valor referente ao Instituto Previdência do município é uma indicação do Tribunal de Contas do Estado e será atribuído às aposentadorias dos funcionários públicos de carreira, que antes não estava oficialmente criado e hoje deve ser previsto em orçamento.
“O Instituto de Previdência foi criado por projeto de lei, formalizando o procedimento sugerido pelo Tribunal de Contas do Estado, para adequação da legislação vigente”, explica Raquel.
A respeito dos investimentos vinculados, Raquel explicou que são projetos pleiteados em diversos órgãos, como Sebrae, Petrobrás e Dade, para alocação de recursos para o município.
“O valor só será gasto se houver o repasse por parte das entidades”, disse. A diretora ainda salientou que nos projetos está prevista a construção do Teatro Municipal, readequação do Aterro Municipal, Projeto Navegar e Projeto Expoilha, entre outros.
As pastas da Educação e Saúde recebem o maior fatia do orçamento municipal, cada uma delas recebendo em 2004 um valor aproximado de nove milhões e meio de reais.
De acordo com o prefeito Manoel Marcos, desde o início da sua administração a população pede que haja maior investimento nas áreas de educação e saúde, justificando-se a manutenção da prioridade de investimento nessas áreas para 2004.
“A construção do hospital municipal e novas unidades de saúde trouxe melhoria na qualidade da saúde. Hoje somos referência na área da saúde, sendo elogiados pelo governador e prefeitos vizinhos”, disse Manoel Marcos.
“O cidadão ilhabelense resgatou o direito de nascer na cidade”, completou. Os investimentos na área da saúde continuarão através da manutenção e serviços do hospital, investimento em pessoal e também nas unidades de saúde.
Manoel Marcos ainda ressaltou que na área da educação a prioridade foi na capacitação dos professores, melhoria na estrutura física, volta do transporte escolar, levando as crianças de volta às salas de aulas, e concessão de bolsas de estudo para o ensino universitário.
Além da nova sede para a APAE e o incentivo a programas sociais. Para o ano que vem está prevista a construção de mais uma escola municipal e creche no bairro da Barra Velha, que atenderá a 250 crianças.
A Secretaria de Turismo receberá quase quatro milhões de reais, que serão direcionados a eventos náuticos, feiras e projetos de incentivo ao turismo, construção da hidrovia, além de projetos na área de esportes.
As Secretarias de Obras e Planejamento e Gestão estão em terceiro lugar, com orçamento previsto em torno de três milhões e meio de reais. Obras continuarão a privilegiar a pavimentação e manutenção das ruas e avenidas da cidade, principalmente nos bairros da Água Branca, Jardim Éden e Barra Velha.
De acordo com Raquel, a prefeitura não está prevendo um aumento mais expressivo nos recursos orçamentários devido à situação econômica do país, que permite prever ainda para 2004 um ano instável.
Fazendo um comparativo entre os orçamentos de 2002 (34 milhões) e 2003 (35 milhões) com o enviado hoje, Raquel explicou que houve um aumento da arrecadação em relação aos anos anteriores, devido aos impostos pagos, através da regularização das empresas, parcelas dos royalties do petróleo, parada de navios, da regularização do cadastro.
Manoel Marcos finalizou dizendo que a proposta orçamentária de 2004 continuará privilegiando as áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social, cumprindo os compromissos de campanha e atendendo os pedidos da população. (Fonte: Imprensa Livre)

O Melhor da Dança em Ilhabela

Ilhabela - O "Dança e Movimento" é um encontro de profissionais do universo da dança e das artes cênicas que acontece todos os anos no mês de outubro em Ilhabela. Este evento está vinculado cada ano a um tema ambiental, que representa uma espécie de mote referencial de apelo e sensibilização. Nesta sétima edição, o encontro denomina-se "O Tempo na Dança e Movimento do Cosmo", e a intenção é sublinhar a experiência do tempo, seu aspecto subjetivo e sua ação profunda no desenvolvimento das civilizações.
O evento é realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão, uma ONG que atende gratuitamente a cerca de 300 crianças e jovens de Ilhabela, oferecendo-lhes diversos cursos de formação artística. O objetivo do Dança e Movimento é apresentar aos alunos da entidade uma referência profissional de alto nível, motivando-os e estimulando-os. Isto é feito tanto através dos espetáculos, quanto das oficinas que os artistas ministram durante o dia. Além disso, o Pés no Chão cumpre sua missão de oferecer à comunidade de Ilhabela um produto cultural de grande expressão, com artistas que representam o que há de melhor na dança em nosso país.
O 7° Dança e Movimento se estenderá entre os dias 17 e 26 de outubro e trará para Ilhabela os seguintes grupos: Repentistas do Corpo, PULTS Teatro Coreográfico, Terra Rasgada, Lara Dau, Estelamare, Cia São José dos Campos, de Gabriela Dellias, que apresentará o espetáculo Ziriguidum Dundê, integrando dança e música ao vivo, os Meninos do Barão, de Beto Regina, Humatriz Teatro, ND Advanced Plus, um grupo que realiza um trabalho integrado de Dança e Clown, Cristina Salmistraro, Sara Chirimini, Grupo Ardentia, Especial Grupo de Danças Clássicas de Aracy de Almeida, Escola de Dança Marian Guimarães e Grupo de Dança do Tebar. Além destes grupos, o evento contará com a participação especial da Companhia 2 do Balé da Cidade de São Paulo.
No ano passado, o Balé Cidade realizou uma oficina com 30 alunos do Pés no Chão, fazendo um trabalho que integrava um projeto coordenado pela bailarina e coreógrafa Mara Borba.
A apresentação do Balé Cidade está programada para o dia 24 de outubro. O Dança e Movimento é um acontecimento aguardado todos os anos pela comunidade, e já integra o calendário da dança e da programação da arte e cultura do Litoral Norte do Estado de São Paulo.
Estes encontros têm sido sistematicamente marcados por um clima de afeto e integração profunda. Os grupos convidados compreendem as restrições financeiras que a entidade enfrenta, mas sentem-se recompensados e estimulados em seu papel social ao estar plantando sementes num terreno fértil e receptivo. Almoços comunitários e um clima descontraído e alegre aproximam os artistas, a equipe da entidade e os alunos, tornando o Dança e Movimento uma verdadeira celebração à arte e à criatividade. No total, 125 artistas, entre bailarinos, atores, músicos e técnicos participarão do evento.
Este projeto continua buscando patrocínio para complementar as cotas de apoio já firmadas com a Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Ilhabela, North Sails, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação dos Bares, Restaurantes e Hotéis de Ilhabela, Estação Arte e Aquário de Ilhabela.
O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua da Cocaia, 720, Ilhabela, telefone 12 3896 6727. Visite o site: www.pesnochao.org.br

Dia 17, sexta-feira
Sara Chirimini
Escola de Dança Marian Guimarães
Humatriz Teatro

Dia 18, sábado
Meninos do Barão
Pés no Chão
Nuriah

Dia 19, domingo
de tarde:
ND Advanced Plus - Dança e Clown
de noite:
Terra Rasgada
Estelamare
Grupo Ardentia
Lara Dau

Dia 23, quinta-feira
Pés no Chão
"Água que pela vida aflora"

Dia 24, sexta-feira
Companhia 2 Balé Cidade de São Paulo

Dia 25, sábado
Especial Grupo de Danças Clássicas
Pults Teatro Coreográfico
Cristina Salmistraro

Dia 26, domingo
Grupo de Dança do Tebar
Cia São José dos Campos - Gabriela Dellias
Repentistas do Corpo

Ilhabela comemora semana mundial de aleitamento materno

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura esta comemorando desde ontem, dia 1, a “Semana Mundial de Aleitamento Materno”, que seguirá até dia 7 de outubro cujo tema é Amamentação: semeando amor e paz em todo o mundo.
Em parceria com a Secretaria da Educação as escolas de Ensino Fundamental estarão desenvolvendo o tema da Semana junto aos alunos estimulando a expressão do tema através de pinturas e textos que ficarão expostos à apreciação pública de 3 a 5 de Outubro no prédio da Secretaria da Cultura. No mesmo espaço estarão expostos fotos e textos sobre as ações das Equipes do Programa de Saúde da Família e da Maternidade do Hospital Municipal Governador Mário Covas Jr.
Na próxima sexta, dia 3, às 13h a UBS Água Branca estará promovendo o 2º encontro Amigas do Peito e Bebê Clínica que incentivam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê.
Segundo o secretário de saúde Antonio Luiz Colucci é importante que toda a sociedade participe dos trabalhos que são a demonstração da melhor ação preventiva em saúde e elencam as etapas do título “Hospital Amigo da Criança”, que pretendemos que seja alcançado pelo Hospital Mário Covas.
“Estas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno melhoram o vínculo afetivo familiar essencial na formação de bons cidadãos”, lembrou o secretário.
Contamos com a participação de todos. (Fonte: PMI)

Vigilante atira na mulher e se mata

Ilhabela - O vigilante Osvaldo Pereira de Oliveira, 21 anos, cometeu suicídio na noite de anteontem depois de atirar na ex-mulher, no bairro Engenho D'Agua, em Ilhabela. Segundo a polícia, o crime foi presenciado pela filha do casal de 2 anos e por um tio da vítima.
Esse é o segundo caso de crime passional em um mês no Litoral Norte. Em São Sebastião, um homem se matou após atirar na mulher e na enteada de 15 anos, que morreu.
Segundo o delegado Eliel Rizziolli, de Ilhabela, Oliveira teria chegado na casa da ajudante de cozinha, Edna Araújo Pinto, 21 anos, por volta das 21h. "Ela (Edna) teria ficado de joelhos implorando para não morrer. Após atirar na mulher, Oliveira se matou com um tiro na cabeça", disse.
O tiro atingiu o couro cabeludo de Edna, que foi levada à Santa Casa e liberada após ser medicada. O ValeParaibano não localizou a vítima para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Gasto de gabinete gera investigação

São Sebastião - A Justiça de São Sebastião intimou 12 dos 13 vereadores para prestar esclarecimentos sobre as supostas irregularidades no uso de verbas de gabinete e no acerto de despesas com viagens realizadas em 2002.
Os vereadores prestaram conta de R$ 119 mil, mas os gastos entre janeiro e outubro teriam chegado a R$ 262 mil, segundo o Ministério Público.
O único vereador excluído da investigação é Zezinho da Piscina (PSB), que já teve sentença emitida pela Justiça.
O advogado Luiz Tadeu de Oliveira Prado, que representa os parlamentares, disse que após a citação haverá um prazo de cinco dias para a apresentação da defesa dos vereadores. "A Justiça vai analisar a defesa junto com as denúncias feitas pela Promotoria", disse o advogado.
A denúncia partiu da promotora Ana Cristina Chami. A verba teria sido usada indevidamente na compra da fralda descartável, hotéis, restaurantes, pedágios, padarias, postos de combustível e lanchonetes. (Fonte: ValeParaibano)

Morte de menino com meningite preocupa mães em Maresias

São Sebastião - A morte do menino de três anos, com suspeita de meningococemia aguda, ocorrida no último final de semana, preocupou mães que moram próximo à casa da família da criança. “Não sei até que ponto existe o contágio. Queria uma orientação, até por que talvez esteja preocupada à toa”, ressaltou uma moradora.
Segundo uma mãe, que pediu para não ser identificada, outros moradores também estão inseguros e preocupados. “As crianças não estão indo para a escola. Não consigo dormir direito”, desabafou a moradora, que tem duas filhas de nove e três anos de idades.
Esta preocupação acabou gerando boatos no bairro. Ainda ontem, explicou a mãe, o comentário era que uma outra criança havia morrido com a doença. Este boato não procede.
Antes do menino, a cidade havia registrado um óbito, em Boiçucanga, também com suspeita de meningite. Foi de uma menina de dois anos, vinda de Guarulhos, que passava alguns dias com a família em Boiçucanga.
As mortes, embora tenham sido provocadas pela mesma doença, não teriam relação, uma vez que aconteceram separadas por um período de quase dois meses uma da outra. A bactéria, o meningococo, não sobrevive no ar ou nos objetos, portanto é necessário um contato direto para o contágio.
Essa transmissão ocorre mediante contato íntimo entre indivíduos susceptíveis com doentes. Isso significa morar na mesma casa do doente ou ter tido contato direto com as secreções do mesmo, através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de um para outro.
Prevenção - Na manhã seguinte da morte do menino, uma equipe da vigilância epidemiológica fez um trabalho de prevenção entre familiares e pessoas que tiveram este contato direto com a criança, chamado de quimioprofilaxia.
A medida consiste na prescrição de antibiótico específico para as pessoas que tiveram contatos íntimos. A investigação epidemiológica, realizada de forma ágil e eficiente é essencial para a identificação dos contatos, evitando-se, dessa forma, pânico desnecessário e a utilização inadequada de antibióticos na população.
Segundo o diretor da vigilância epidemiológica de São Sebastião, Eduardo Eiras, as medidas indicadas foram realizadas. Não se chegou a colher material do menino para análise, uma vez que ele chegou morto no pronto-socorro. “Mas a doença foi diagnosticada por meio dos sintomas, fechando o quadro de meningite”, explicou.
Segundo especialistas, quando ocorre um caso entre alunos, não há necessidade de fechar escolas ou creches, pois o meningococo não sobrevive no ar ou objetos.
A meningococemia, causada por uma bactéria, é mais rara e grave. As vias aéreas constituem a porta de entrada no organismo, antes que cheguem ao sangue e às meninges.
A meningococemia causa infecção generalizada, atinge todos os órgãos e pode causar a morte em menos de 12 horas. Foi o que aconteceu com o menino, que teria começado a ficar mal na tarde anterior, com febre e vômito, e morreu na madrugada. (Fonte: Imprensa Livre)

1º Evento “Mãos que Ajudam” será realizado no Teatro no próximo sábado

São Sebastião - O Teatro Municipal de São Sebastião vai sediar no próximo sábado, dia 4, o 1º Evento Sócio Cultural Mãos que Ajudam. Realizado por “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, o evento tem como objetivo proporcionar momentos de lazer e cultura, além da arrecadação de alimentos, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade.
O encontro acontece a partir das 14h30, quando será realizada a cerimônia de abertura e deve contar com autoridades locais. Na seqüência, haverá exposições de fotografias e exibição de filmes sobre o projeto “Mãos que Ajudam”, que é realizado em todo o Brasil. Quem comparecer ao Teatro, poderá conferir os estandes que estarão montados no saguão e que apresentarão três temas diferentes: confecção de enxovais, culinária alternativa e armazenamento de alimentos.
No estande de enxovais, serão apresentados kits de utensílios para os recém nascidos que foram arrecadados e confeccionados pelos voluntários do programa. Na ocasião, haverá pessoas ensinando aos interessados, como confeccionar mantas, sapatinhos e toquinhas para os bebês, a partir da utilização de um tear.
Já na culinária alternativa, além das receitas e o ensino do modo de preparar, uma equipe vai apresentar para degustação diversas receitas preparadas por meio da utilização de cascas de frutas, verduras, enfim, de partes dos alimentos que normalmente não são utilizados e acabam no lixo.
O outro expositor vai mostrar um pouco sobre o armazenamento de alimentos. Com as técnicas ensinadas, é possível armazenar alimentos por anos, sem que eles percam a qualidade. Essa técnica foi apresentada ao asilo São Vicente de Paula em Caraguatatuba, e teve um resultado bastante positivo. Isso porque eles até recebiam doações de alimentos não perecíveis, mas não conseguiam guarda-los por muito tempo, perdendo muita coisa. A partir do armazenamento, foi possível ter um melhor aproveitamento dos alimentos.
Quem vai finalizar o dia de atividades no Teatro, é um grupo de 25 mulheres da cidade de São José dos Campos, que apresentam o musical “Mulheres na Fonte”. Com aproximadamente 1h10 de espetáculo, elas narram por meio da música os milagres da vida de Jesus Cristo. Ao todo, as integrantes do grupo, que têm entre 17 e 51 anos, cantam e interpretam 14 musicas que refletem os acontecimentos da vida de Cristo, que acompanham simultaneamente com cenas num telão. Esse musical foi elaborado nos Estados Unidos e, adaptado e traduzido pelo grupo.
Os ensaios da peça começaram em março deste ano e a primeira apresentação aconteceu em junho. Com pouco mais de dois meses de ensaios eles mostraram um musical que emocionou o publico que pode conferir. No domingo passado, centenas de pessoas acompanharam o musical no Teatro da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), em São José dos Campos.
O convite para o “Mulheres na Fonte” deverá ser trocado por um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade. Para as demais atividades do programa, a entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9767-7144.
Projeto Mãos que Ajudam - O “Mãos que Ajudam” é um programa permanente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, de ajuda humanitária e serviço comunitário. Constantemente ele mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, estendendo a mão àqueles que precisam.
Além dos membros da igreja, ele atua em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais, levando auxilio aos menos favorecidos. Asilos, orfanatos, creches, ruas são alguns dos locais onde o os voluntários do projeto costumam atuar.
O objetivo central é realizado por meio do serviço altruísta, no qual se doa parte do tempo para levar esperança onde existe aflição, alívio onde há dor e amor onde há desprezo. É estar sempre pronto para ajudar a limpar, reformar e fazer a manutenção de escolas e outros lugares públicos, preservar o meio ambiente, apoiar campanhas comunitárias e participar de projetos que visem a conservar o bem coletivo.
O programa Mãos que Ajuda, recentemente foi apresentado ao Frei Betto, assessor especial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para projetos na área social. O encontro, ocorrido no dia 12 de junho, possibilitou passar um relato do avanço do programa em seus dois anos de existência.
Durante o encontro, Frei Betto sugeriu uma parceria com a Igreja, visando à incorporação das ações de ajuda humanitária e de serviço comunitário aos esforços do governo em projetos como o Fome Zero.
O Projeto no Litoral Norte - Assim como em todo o Brasil, no Litoral Norte já foram realizadas ações bem significativas por meio do Projeto Mãos que Ajudam. Em dois anos de atuação, duas escolas foram totalmente reformadas, mães receberam enxovais completos para seus bebês e instituições receberam doações de alimentos.
Em 2001, quando o projeto foi lançado em ocasião do ano internacional do voluntário, quatro hospitais do litoral receberam os cerca de 80 enxovais confeccionados pelos membros da Igreja. Em parceria com várias empresas foi possível entregar kits com todos os itens necessários para um recém nascido. Entre as doações das empresas, estavam as bolsas e os produtos de higiene pessoal para mãe e o bebê, enquanto os voluntários fizeram os sapatinhos, casaquinhos, toquinhas e mantas.
A Escola Estadual Ângelo Barros de Araújo, localizada no bairro do Travessão em Caraguatatuba foi reformada pelos voluntários. Ao todo, mais de 400 pessoas trabalharam em prol da melhoria do prédio que abriga a unidade escolar. Engenheiros, pintores e muitas pessoas de boa vontade deixaram a escola renovada. A parte elétrica e hidráulica foi reparada, as salas pintadas, as carteiras limpas e tudo em um único dia.
No ano 2002, outra escola recebeu as melhorias. Desta vez os coordenadores do projeto foram mais ousados: decidiram reformar também em um dia, uma escola de três andares. A Escola Estadual Antonio Alves Bernardino estava precisando de reparos urgentes e foi escolhida pelo Projeto.
O resultado foi bastante positivo e a meta foi atingida. Com mais de doze horas de trabalho, os membros da igreja, funcionários, alunos e pessoas da comunidade deixaram a escola de cara nova.
Uma visita da equipe do projeto ao Asilo de Caraguatatuba também fez diferença aos idosos que lá residem. Além de receberem a doação de alimentos, eles receberam instruções que os ajudaram a resolver um problema antigo: a perca de alimentos. Isso porque uma queixa dos administradores da instituição apontava que eles recebiam muitas doações, mas perdiam muito também, por falta de conservação. Por esse motivo, os voluntários entregaram alimentos já armazenados em garrafas plásticas e ensinaram a técnica que leva os alimentos a durarem por muito mais tempo. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

MP divulga laudo das fitas contra policiais

Ubatuba - O Ministério Público de Ubatuba divulgou ontem o resultado do laudo das fitas que foram gravadas durante suposta tentativa de extorsão praticada por cinco policiais civis contra dois empresários da cidade, em junho. Os policiais trabalhavam em São Sebastião e teriam pedido R$ 6.000 às vítimas em troca de um suposto flagrante de tráfico de drogas. "O laudo comprovou que as vozes gravadas com as ameaças eram dos policiais", disse o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira. Os policiais estão presos em Ilhabela e São Paulo. (Fonte: ValeParaibano)

Surf Camp Girls go Surf! em Ubatuba

Ubatuba - Terminou domingo em Ubatuba, o surf camp Girls Go Surf!, último deste ano. Apesar das previsões de chuva, São Pedro e Netuno mais uma vez colaboraram com o movimento e mandaram boas ondas e até o sol apareceu nas areias de Itamambuca.
As participantes ganharam kits Girls Go Surf! com biquines Bumbum, lycras, camisetas e bonés para pegar onda das lojas Central Surf, cordões Roxi da linha Andrea Lopes, adesivos Secrets, protetor solar, creme hidratante e linha Frutis/Garnier garantindo a saúde da pele e dos cabelos. Não faltou nem vouchers do salão de beleza Fast Hair para todas as participantes cuidarem dos pés e mãos após um fim de semana de intensa caminhada.
Durante todo o fim de semana,25 meninas paulistas e cariocas entre 09 e 53 anos, se divertiram em ondas de 1m e meio nas praias de Ubatuba. Heliana, de 53 anos, se jogou nas ondas de Itamambuca arrancando aplausos de quem passava e mostrando que tamanho não é documento! Com o apoio de Zecão, varou a arrebentação várias vezes e dropou todas! A escolinha de surfe do Zecão apoiou o evento liberando seus instrutores e garantindo profissionalismo e segurança. Zecão também deu uma super aula demonstrando todo o processo de shapeamento. A ioga foi dada por Andréa Gianinni ás 06:30 da manhã de domingo com participação de todas as meninas, na pousada Todas as Luas que também foi o QG do surfe feminino durante todo o tempo.
As meninas abraçaram a luta da SAI pela proteção do meio ambiente e, comandadas por seus biólogos, plantaram Palmito Jussara (em extinção) e Jundú, ajudando na reconstituição da vegetação nativa do local. O " rango" foi elaborado pela nutricionista Adriana Frota com o objetivo de balancear a dieta das meninas.
O surfe foi comandado por Andrea Lopes que , como sempre, deu atenção individualizada a cada uma das participantes. Brigitte Mayer, Chris Stockler e Juliana Guimarães davam toques para melhorar as manobras das meninas mais adiantadas enquanto os instrutores comandavam os educativos para as iniciantes.
A integração foi perfeita: Cariocas e paulistas, entre estas, cinco meninas convidadas da escolinha do Zecão, pareciam ter o mesmo endereço dentro d´água. No sábado á noite, entre um Nachos e outro no restaurante Taco Surf, assistiram ao vídeo filmado durante o surfe do dia com imagens dentro e fora d´agua.
Não faltou emoção e prazer a este movimento que cada vez mais, junta meninas de todas as idades e classes sociais com o mesmo objetivo: Vivenciar o prazer de surfar!
Esperamos todas na última clínica do ano, com duração de quatro dias, no Rio de Janeiro, de 18 Á 21 de dezembro, para mais dias de diversão e muito surfe. Até lá! (Fonte: Laila Werneck - UIDÚ Produções)

Setur diploma os primeiros 165 profissionais para o setor turístico
Secretário Sérgio Carvalho já tem a solicitação de mais de 600 profissionais para o próximo verão

Ubatuba - Foram 165 alunos que participaram dos cursos de capacitação profissional durante o mês de setembro e que foram diplomados nessa terça-feira, 30, no auditório da Unitau (Universidade de Taubaté – Campus Ubatuba). Foram formados recepcionistas, camareiras, atendentes de lanchonete, copeiros e garçons. Os cursos tiveram duração de uma semana com carga de 30 horas/aula. Esses profissionais já estão no banco de dados da Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba para a inserção no mercado de trabalho. O secretário Sérgio Carvalho anunciou que 620 profissionais já foram solicitados por quiosques, lanchonetes, restaurantes e meios de hospedagens para a próxima temporada de verão. Esses cursos serão ministrados até o mês de novembro. A estimativa é formar 850 profissionais. A iniciativa é da Setur em parceria com a Unitau.
Os cursos foram divididos em dois módulos. O primeiro módulo teórico, com conscientização sobre o papel social do munícipe com noções básicas sobre legislação trabalhista, postura pessoal, conceitos de turismo sustentável e atratividade turística do município. O segundo módulo com conteúdos específicos de capacitação nas atividades. Os alunos avaliaram os cursos como bom e ótimo. Segundo relatório dos coordenadores da Setur e da Unitau, os alunos constataram que obtiveram novos conhecimentos, que mudaram o modo de encarar a prática profissional, que aumentaram a auto-estima e que se sentiram mais preparados e seguros para a procura do emprego. Pela Setur Patrícia Ortiz é a supervisora e José Palhares o coordenador dos cursos. As professoras Maria Lúcia Paiva e Juliana Bussolotti são as coordenadoras dos cursos pela Unitau.
A solenidade que teve a duração de mais de duas horas. Contou com as presenças do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), do vice-Prefeito Moralino Valim (PMDB), do secretário de Turismo, Sérgio Carvalho, do Pró Reitor de Administração da Unitau, Dorivaldo Francisco da Silva, do superintendente Estadual da Caixa Econômica Federal (CEF), Miguel Sampaio, da diretora do Parque Estadual da Serra do Mar, Eliane Simões, e de Ana Beatriz Pelogia, assessora da Pró Reitoria de Extensão da Unitau. João Roman Neto, diretor de Marketing do Hotel Fazenda Mazaroppi, foi convidado para proferir uma palestra sobre o seu empreendimento, casos de sucesso do setor turístico, qualidade de serviço e capacitação profissional. A gerente Geral da agência da CEF de Ubatuba, Maria Augusta Carvalho, também prestigiou o evento.
Durante os discursos, o prefeito Ramos falou da importância da qualificação para a comunidade, elogiou Carvalho e ressaltou que mesmo com pouco recurso consegue promover uma grande mobilização. O Pró Reitor comparou o evento ao início de uma caminhada rumo a uma melhor qualidade de vida. Sampaio da CEF propôs parceria para as próximas iniciativas. Simões aproveitou o evento para apresentar o projeto que está sendo finalizado de ecoturismo e desenvolvimento sustentável para o Camburi e também entregou carteiras para 15 monitores do bairro, em parceria com a Setur e o Instituto Souza Cruz. Carvalho adiantou que no próximo ano quer capacitar e gerar quatro mil novos empregos no município. Roman falou da total cumplicidade dos funcionários da Fazenda Mazaroppi como fator de diferencial, fidelização e conquista de mercado. (Fonte: SETUR Ubatuba)

Ubatuba tem exames de mamografia

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio de convênio firmado com a Santa Casa, deu início ao exames de mamografia como forma de prevenção do câncer de mama. São cerca de 1.500 pacientes que estão na fila de espera há anos e que agora, com a média de 15 atendimentos diários totalizando 300 no mês, vão recuperar, a curto prazo, o atraso de diagóstico. O Secretário da Saúde, Carlos Fragnan, diz que pelo SUS eram atendidas apenas 25 pacientes por mês e a Prefeitura, com o repasse de R$ 50 mil a cada 6 meses, possibilita a realização de 300 no mesmo período . Os pacientes estão sendo avisados pela Secretaria de Saúde com prioridade para aqueles que já apresentam algum sintoma de patologia da doença. Os exames são recomendados para todas as mulheres com sintomas e, os periódicos, para aquelas com idade acima de 40 anos. (Fonte: ACS-PMU)

50 casas para índios da Aldeia Boa Vista

Ubatuba - Um protocolo de intenções foi firmado entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU, Funai e a Prefeitura de Ubatuba para a construção de 50 casas na Aldeia Boa Vista. Os recursos serão repassados pela CDHU , dentro do Programa de Moradia Indígena - PMI com a contrapartida da Prefeitura após autorização da Câmara Municipal. As casas, com 66,60 m2, terão varanda, 2 dormitórios e banheiro em alvenaria. “ A Prefeitura mantém escola e merenda, forno para fabricação de pão artesanal, posto de saúde e está em construção um pequeno açude financiado pela Igreja. Com a construção das 50 casas estamos ampliamos o atendimento a aldeia e resgatamos uma parcela da dívida que temos com os nossos índios”, afirma o prefeito Paulo Ramos que firmou o protocolo junto com o Secretário da Habitação, Barjas Negri.
A cerimônia realizada na sede da CDHU, na Capital, contou com a presença de prefeitos das cidades de Itanhaém, Itariri, Mongaguá, Peruíbe, São Paulo e Ubatuba, além dos caciques Altino dos Santos e Marcos Tupã ( representando a comunidade indígena do Estado), Amauri Vieira, da Funai e Paulo Sergio da Silva, da Funasa. No total são 354 casas para 9 aldeias no valor de R$ 8,6 milhões. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Agradecimento - Valho-me do presente veiculo de informação, para em nome da Sra. Sueli Loureiro, deixar registrado nossos sinceros agradecimentos ao Sr. Rogério Frediani, que movido pelo sentimento humanitário demonstrado ao longo de sua vida pessoal, política e profissional, possibilitou a estada da Sra. Sueli Loureiro, em Jacareí, para submeter-se a tratamento médico de urgência.
Não fosse a intervenção do Sr. Rogério, com certeza, essa oportunidade lhe teria faltado. Aproveito ainda, para externar toda a nossa solidariedade ao radialista Tony Luiz, vítima como tantos outros, da insanidade de alguns indíviduos, que não passam de imbecís fantasiados de intelectuais. Tony, amigo, você tem a população com você, conheço da sua índole e da sua força interior, por isso sei que besteira dessa natureza não o atingirá.

Carlos Sabatine
Maranduba
Ubatuba, SP


Parabéns - Olá caros amigos do Litoral Virtual. Quero dar meus parabens pela atitude do site em colocar minha carta no ar. E como disse o sr Tony Luiz, ele não é jornalista, é um locutor só pode dizer que é radialista se tiver DRT, peço a gentileza do mesmo informar aos leitores deste conceituado jornal o numero de seu DRT. E mais, não sou pau mandado de ninguem, pois forneci todos meus dados pra quem quiser saber. Sobre a lei da radio comunitaria nao poder transmitir a sessao da camara municipal, informo que na regulamentação da lei sobre
radio comunitaria informa... e proibido fazer links colocar horarios falando de religioes e politicas.
Porque a Rádio Gaivota nao dá espaco para igrejas? A Rádio ganha R$ 4000,00 quatro mil reais mensais da camara municipal pra fazer a transmissão da sessao, sendo a Gaivota FM uma rádio comunitaria ela só poderia cobrar as despesas, e sendo assim será que ela gasta R$ 4000,00 pra transmitir a sessao? Espero que a Camara Municipal reavalie este valor, pois o dinheiro é do povo e deveria ser investido para o povo, e não para fazer propaganda politica de vereadores.
Sem mais.

Marcos Roberto Alcantara
Angra dos Reis, RJ


Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Picinguaba - Ubatuba

Picinguaba
©Thais Lorenzi Bentivegna


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor