Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 03 de outubro de 2003 - Nº 880 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Litoral Norte tem redução de mortes
Litoral tem campeão brasileiro de natação

Caraguatatuba:
Prefeito de Caraguá inspeciona obras da Sabesp
Caraguá aciona Sabesp por buracos na rua
Boni visita Caraguá e se emociona com o investimento na qualidade de vida
Caraguá promove exercícios e recreação ao ar livre
Fórum do Idoso, agora, em Caraguatatuba
Dois estabelecimentos comerciais sofrem assaltos na terça à noite
“Escola Inclusiva” foi tema de curso para educadores de Caraguá


Ilhabela:
Construção de casa popular é liberada
Estagiários da prefeitura participam de palestra


São Sebastião:
Sacy apresenta projeto de urbanização de Cambury
Falta de Serviço de Inspeção dificulta comercialização de pescado
Escolinhas de Futebol da Prefeitura se enfrentam no próximo sábado
Exposição “Batman: a trajetória” chega amanhã em Boiçucanga
Prefeito Paulo Julião recebe representante da OEB


Ubatuba:
Confirmada programação de aniversário de Ubatuba
Feira livre ganha cobertura de 3 mil m2
Beneficiamento da banana na geração de renda
Asfalto em parceria
Jogos da Amizade no Altimira
Ex-prefeito Matarazzo é nome do prédio da Educação
50 casas para índios da Aldeia Boa Vista
Litoral discute programação conjunta
Circuito Ubatuba de Águas Abertas
Brincando na Comunidade
Frediani recebe ofícios de liberação de verbas para a saúde
Presidente da Câmara entrega moção a Aduba

Seções:
Conto
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte tem redução de mortes

Litoral Norte - A Polícia Civil divulgou ontem o balanço de ocorrências dos meses de julho e agosto deste ano, que apontam queda de 36% em homicídios no Litoral Norte. Segundo a polícia, foram 16 mortes no bimestre contra 25 no mesmo período em 2002. Já os índices de furto e roubo tiveram crescimento de 26% e 40%. O diretor do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, disse que os números de furtos e roubos tiveram aumento devido ao maior número de registros nas delegacias. São Sebastião é a segunda cidade mais violenta no Litoral Paulista, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral tem campeão brasileiro de natação

Litoral Norte - O litoral tem mais um campeão para a o "ranking" de atletas brilhantes. O atleta Celso Ogata foi campeão brasileiro no Campeonato Brasileiro de Natação, realizado em Ribeirão Preto no último final de semana. O atleta é de São Sebastião e treina na Academia Linha D´Água em Caraguatatuba. Ele venceu na categoria master 40+, nadando 200 metros peito, com 2"46"00; e ficou em segundo lugar nos 50 metros peito com 34"01. No revezamento Celso Ogata também deu um show conquistando o primeiro lugar na modalidade livre, com 1"56"00, juntamente com outros três nadadores, que juntos somaram 160 anos de idade,. Seu treinador, o professor Ricardo comentou que Ogata venceu pela sua dedicação e disciplina. "Ele não falta nos treinos, se alimenta bem , treina todo dia, essa a recieta dos campeões", comentou o professor. (Fonte: PMC)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Prefeito de Caraguá inspeciona obras da Sabesp

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva inspecionou, pessoalmente, diversos locais, onde as empreiteiras da Sabesp vêm abrindo buracos e não providenciando os reparos ao local. Ele se mostrou muito irritado com o problema e exigiu soluções urgentes.
O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, realizou, pessoalmente, uma inspeção nas obras das empreiteiras contratadas pela Sabesp, que vêm gerando muitas reclamações dos munícipes. Essa inspeção aconteceu na última terça-feira, dia 30 de setembro. Os moradores reclamam dos buracos que as empreiteiras abrem nas vias públicas para a realização de serviços na rede de esgoto e nas ligações de água e que em seguida não o fecham como deveriam.
Antonio Carlos mostrou-se irritado com o descaso com que as empreiteiras vem realizando seus serviços, sem qualquer preocupação em repor as condições dos locais. Deparando as duas marginais da Avenida Castelo Branco com valas abertas pela Sabesp, destruindo o asfalto, recentemente feito pelo DER, como também as cabeceiras das pontes sobre o Rio Guaxinduba, onde existiam bocas de lobo. O prefeito acionou o secretário de Assuntos Jurídicos, Sidnei de Oliveira Andrade, determinando que ele providenciasse o ajuizamento de uma ação indenizatória contra a Sabesp.
Segundo Sidnei Andrade, Antonio Carlos compreende a importância das obras de saneamento básico, mas não pode admitir que elas destruam as vias públicas recentemente pavimentadas deixando-as sem os reparos necessários, causando danos financeiros ao município e prejudicando os munícipes.
De acordo com o secretário, o prefeito vem tentando solucionar essa questão inclusive propondo um convênio pelo qual a própria prefeitura faria os reparos compensando os custos com as contas do fornecimento de água dos prédios da prefeitura (escolas, UBS, repartições públicas), mas a Sabesp não tem viabilizado o acordo.
Durante a inspeção de Terça-feira, o prefeito mostrou os locais danificados ao engenheiro da Sabesp, João Carlos Simões, exigindo solução imediata e também fiscalização em cima das empreiteiras.
Andrade informou que para atender a determinação do prefeito de ajuizamento de uma ação indenizatória contra a Sabesp, se não houver uma imediata reparação dos danos, será feito um levantamento de todos os locais danificados com apuração dos custos para fixar o valor da indenização que será pedida.
A prefeitura pede a colaboração dos munícipes para que informem na Secretaria de Obras Públicas os danos causados pela Sabesp em vias públicas. O telefone é o 3807-8140. (Fonte: PMC)

Caraguá aciona Sabesp por buracos na rua
Prefeitura planeja recorrer à Justiça para cobrar conservação de vias após reparos

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba planeja entrar com uma ação indenizatória contra a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em razão dos buracos abertos pela companhia nas vias públicas durante reparos no sistema de água e esgoto.
A pavimentação seria de responsabilidade da Sabesp, segundo a prefeitura. Um mapeamento dos locais danificados deve ser concluído em 10 dias pelo Executivo.
O estado de conservação das vias públicas é uma das principais reclamações da oposição e dos moradores.
O procurador do município, Sidney de Oliveira, disse que a prefeitura tem prejuízos com a destruição das vias.
"Várias ruas já estavam pavimentadas e ficaram com buracos depois dos serviços da Sabesp. Com o levantamento vamos ter o valor do prejuízo para pedir a indenização", disse.
O procurador afirmou que a prefeitura já propôs fazer os reparos das vias em troca de descontos nas contas de água dos prédios públicos.
"Após o mapeamento das vias a companhia será notificada e terá 30 dias para fazer os reparos. Caso contrário vamos entrar com a ação", disse.
OUTRO LADO- A assessoria de imprensa da Superintendência da Sabesp no Litoral Norte informou que os serviços do sistema de água e esgoto são realizados por empresas tercerizadas, que seriam responsáveis pelos reparos nas vias públicas.
Segundo a Sabesp a proposta do Executivo de trocar a pavimentação por descontos na conta de água é viável mas ainda está sendo analisada. (Fonte: ValeParaibano)

Boni visita Caraguá e se emociona com o investimento na qualidade de vida
Durante a visita, na qual a direção da Vanguarda conheceu a SME, Boni se emocionou com vídeo institucional e disse que um Brasil novo está nascendo aqui

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira, 1º de outubro, a visita da Diretoria da Rede Vanguarda, que veio ao município para uma reunião entre prefeitos, secretários de Turismo, Comunicação e presidentes das Associações Comerciais das quatro cidades do Litoral Norte.
Na ocasião, o prefeito aproveitou para mostrar ao Boni, Boninho, Rogério Caldana e o consultor de Tecnologia, engenheiro Adilson Malta a sede da SME, onde foram recepcionados pela Secretária de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos, que presenteou Boni com um peixe de cerâmica feito pelo núcleo TerrAmar.
A diretoria da Rede Vanguarda foi convidada a assistir ao vídeo institucional de Caraguatatuba, que mostra as obras, escolas e toda a transformação pela qual o município passou nos últimos anos. Após o encerramento da transmissão, Boni aproveitou para falar sobre sua juventude, ocasião em que visitou muitas vezes Caraguá.
Bastante emocionado com o que viu, Boni declarou que é muito gratificante visitar lugares e descobrir nas pequenas cidades as grandes coisas que o Brasil ainda não viu. “Em cada lugar que vou, me emociona muito encontrar pessoas como o prefeito Antonio Carlos, que administram além da questão política. Nas pequenas coisas, nas grandes obras é que se pode perceber quando fazemos as coisas por amor e só quem tem amor tem vontade”, explicou Boni, completando que”, “não foram as obras mostradas no vídeo que me emocionaram e, sim, o enfoque delas para o lado social. Essa minha peregrinação pelas pequenas cidades está me dando a oportunidade de ver que enquanto o enfoque da grande mídia se volta para as megalópoles, o novo Brasil está nascendo aqui, com qualidade de vida, saúde, educação. O que mais me emociona é perceber o quanto perdemos tempo divulgando as grandes coisas, grandes eventos e evidenciando os grandes centros, e ainda sim, esses pequenos municípios vinham caminhando rumo ao desenvolvimento, respeitando o ser humano, procurando por meio das pequenas e grandes obras tornar este, um lugar melhor para se viver. Me emociona sim, e muito, estar participando deste renascimento do Brasil, que acontecerá, não nos grandes centros, mas em lugares como Caraguá, que precisam ser descobertos pelo Brasil”.
O prefeito Antonio Carlos agradeceu as palavras do Boni e aproveitou para dizer que o trabalho feito pela Administração Municipal é para uma melhor qualidade de vida para a população. “Eu acredito em nosso potencial, na vontade política, e nossa luta é pela valorização da cidade e da região. Para todos nós seria uma grande conquista se a Tv Vanguarda adotasse esse pedaço do Brasil, porque à medida que crescermos tudo crescerá junto e eu acredito que essa regionalização da TV veio a calhar sendo para todos nós um momento ímpar, porque você é parte da história da comunicação em todo o país”, disse Antonio Carlos.
Em seguida, a Secretária de Educação Roseli Morilla entregou ao empresário um peixe de cerâmica feito pelo núcleo TerrAmar e explicou-lhe que “tudo o que ele assistiu é parte do que podemos nos orgulhar, e o orgulho pela nossa terra é um dos sentimentos que permeiam o amor. Nós ficamos muito felizes quando as pessoas de fora valorizam esse trabalho, isso é o que nos motiva a continuar lutando por um futuro melhor, e a imprensa é fundamental nesse processo, porque tem nos dado a oportunidade de mostrar o investimento e a vontade política da Administração.
Os diretores da Vanguarda, Boninho, Rogério Caldana e o consultor de Tecnologia Adilson Malta também ganharam peças de cerâmica, entregues pelo prefeito Antonio Carlos e pelo Secretário de Comunicação de Caraguá, André Procópio.
Presentes preciosos: Cercado pela imprensa regional e local e Secretários Municipais de Caraguá, além do prefeito Antonio Carlos e do prefeito de Ilha Bela, Manoel Marcos, Boni recebeu alguns presentes durante sua permanência na Secretaria de Educação, entre eles uma obra literária, os dois últimos números do informativo EducAção, um exemplar do Jornal da Cidade e uma cópia do trabalho de graduação da jornalista Rosana de Castro, que atua na Educação Municipal, formada em Taubaté, em 1999, com o tema “Caraguatatuba: por trás da modernidade o passado esquecido” - uma grande reportagem orientada pelo jornalista Galvão Jr. e avaliada pelo jornalista Irani Gomes de Lima, a qual em 99 mostrava a necessidade do resgate cultural do caiçara e as tradições dos antepassados. A obra, concluída há 4 anos, prova que neste período a Cultura do município se fortaleceu e o resgate das tradições caiçaras foi uma conquista, por meio do investimento da Administração na busca pelo passado do município destruído por epidemias, a Catástrofe de 67 e outros acontecimentos.
Planos para o futuro: Inclusão digital - Uma possível parceria com a Educação Municipal poderá surgir futuramente. Ao caminhar pelos corredores da SME junto com o prefeito Antonio Carlos e a Secretária de Educação Roseli Morilla, Boni conheceu os projetos e ao saber que as escolas possuem laboratórios de informática mostrou a possibilidade de fazer uma parceria para recepção via satélite através de antenas parabólicas, o que possibilitará a inclusão digital, ligando a comunidade ao mundo através da informação. (Fonte: PMC)

Caraguá promove exercícios e recreação ao ar livre

Caraguatatuba - O programa “Agita Caraguá” está atraindo cada vez mais pessoas para a Praça de Eventos aos finais de semana com as atividades esportivas e recreativas que a Prefeitura está promovendo. O programa inclui atividades para adultos e crianças e é realizado pela Secretaria de Turismo em parceria com os profissionais de Educação Física Marílio Rois e Hector Fornitani. O evento vai até novembro aos finais de semana e é dirigido para adultos e crianças que podem participar de aulas de dança e ginástica, aeróbica, lambaeróbica, alongamento e recreação. As crianças poderão participar de diversos tipos de brincadeiras, como queimada, torneio de taco, cama elástica, pintura de rosto, entre outras. Segundo o professor Marílio Rois o torneio de taco foi a inovação no último final de semana e teve muito sucesso. “Estamos ensinando técnicas de taco e as crianças estão adorando. No próximo final de semana, a novidades será uma cama elástica que deverá fazer muito sucesso”, comentou o professor. Ele conta que as pessoas estão levando cadeiras e lanches para a praça, e assim curtem todo oevento nem que seja apenas assistindo. O evento é gratuito e acontece ao ar livre na Praça de Eventos, das 14 às 18 horas, sábado, e das 10 às 12 horas, no Domingo. Na Praça Tom Ferreira, outro local do evento, as atividades acontecem das 21 às 23 horas, no Sábado. O programa Agita Caraguá vai até novembro. (Fonte: PMC)

Fórum do Idoso, agora, em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba rea-liza, na próxima terça-feira, seu 1º Fórum pelo Idoso. A Diocese realizou o mesmo fórum em São Sebastião, em parceria com as prefeituras de São Sebastião e Ilhabela.
Em Caraguatatuba, o tema do Fórum será Jovem Hoje, Idoso Amanhã, e terá como debatedores o secretário municipal de Saúde, Pedro Norberto; a psicóloca e gerontóloga Cristina Daniel; Pe. Vicente Morlini, membro do Conselho Nacional do Idoso; Dra. Regina Quintanilha, geriatra e Flavia Maria Lopes, terapeuta ocupa-cional.
O presidente dos trabalhos será o bispo Dom Fernando Mason.
O Fórum terá conta com a presença do prefeito Antonio Carlos da Silva e da secretaria da Educação, Roseli Morila, que, em parceria com a Diocese, lançará a campanha “Eu respeito o idoso” junto às crianças com idade pré-escolar.
Local: Auditório das Faculdades Integradas Módulo
Horário: 19h às 22h
Informações: Cúria Dio-cesana 3883.6668 e 3883.4888 ou 3861.1177 (Eva Falcão).
(Fonte: Imprensa Livre)

Dois estabelecimentos comerciais sofrem assaltos na terça à noite

Caraguatatuba - Dois estabelecimentos comerciais sofreram roubos na tarde e noite de terça-feira, nos bairros Pegorelli e Morro do Algodão. Em ações rápidas, os assaltantes entraram, pegaram dinheiro e fugiram. A Polícia Militar foi chamada, fez patrulhamento pelas imediações, mas não localizou os suspeitos.
Por volta das 14 h, o gerente de um mercado A.L.R., 24 anos, estava próximo do caixa, atendendo um cliente, quando foi rendido pelo assaltante, que com ameaça de revólver, levou R$ 70 e maços de cigarros. Em seguida ele fugiu em uma bicicleta.
O segundo crime foi por volta das 23 h em um bar do Morro do Algodão. O comerciante J.M.S., 74 anos, estava no balcão junto com mais fregueses, quando dois desconhecidos entraram.
A dupla trancou todos em um cômodo do estabelecimento, fugindo com R$ 300, telefone celular, entre outros objetos pessoais. (Fonte: Imprensa Livre)

“Escola Inclusiva” foi tema de curso para educadores de Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba realizou de 29 de setembro a 1º de outubro o curso “Escola Inclusiva”, para profissionais da rede, incluindo supervisores, diretores de escolas, professores-coordenadores, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
O encontro, realizado no auditório do Ceprolin durante três dias levantou discussões sobre a Inclusão, sob a coordenação da palestrante, dra. Maria Salete Fábio Aranha.
Salete, que já esteve em Caraguatatuba se reunindo com educadores em outras ocasiões no 1º semestre, foi consultora do MEC até o ano de 2002, atua na área de Educação e Inclusão na Unesp, na região de Bauru-SP, e trabalha atualmente com o Projeto Sorrir.
O objetivo do curso, que envolveu profissionais de diferentes áreas discutindo o mesmo tema foi justamente estudar a implementação dos projetos de Educação Inclusiva da rede municipal.
Segundo a Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, os educadores puderam junto com a palestrante fazer uma avaliação do que vem sendo feito na rede municipal e aproveitaram para estudar uma variedade de documentos do MEC, trabalhando juntos na elaboração de relatórios que serão avaliados num próximo momento. “Esse encontro foi de muita validade para a Educação Municipal e por isso já estamos agendando um segundo encontro, que possivelmente irá acontecer ainda no mês de outubro”, explicou Roseli.
Esse novo encontro possibilitará a continuidade na realização de trabalhos referentes a planos individuais para alunos com dificuldade de aprendizagem.
Para a equipe da SME, Salete fez considerações bastante positivas em relação à Educação do município em termos de busca da escola inclusiva e foi embora bastante entusiasmada com a continuidade dos trabalhos, que será possível num próximo encontro. (Fonte: SME/PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Construção de casa popular é liberada

Ilhabela - A Justiça de Ilhabela suspendeu a liminar que proibia a construção de casas pela prefeitura no conjunto habitacional no bairro do Reino.
No local, a prefeitura planejava fazer 100 casas populares sendo 20 com três andares.
Segundo o procurador do município, Odair Barbosa dos Santos, a prefeitura retirou do projeto os imóveis de três pavimentos e pediu que a instalação das outras 80 residências fosse liberada pela Justiça. A construção das casas estava proibida desde o dia 11 de setembro por causa de uma ação popular.
"A prefeitura entrou com recurso pedindo a suspensão dos efeitos da liminar. O prefeito Manoel Marcos Ferreira (PTB) desistiu da construção dos imóveis de três andares", disse.
O recurso foi assinado pela juíza da Vara Distrital de Ilhabela, Cristina Alves Biagi. (Fonte: ValeParaibano)

Estagiários da prefeitura participam de palestra

Ilhabela - Os 76 estagiários da Prefeitura Municipal de Ilhabela participaram nesta quinta, dia 2, na sala de eventos do Hotel Pelicano, de uma palestra promovida pelo CIEE – Centro de Integração Empresa Escola. Os estagiários foram divididos em duas turmas nos períodos da manhã e tarde.
Com o tema “O profissional e seus desafios” a analista de Recursos Humanos do CIEE, Márcia Lima, abordou todo cenário atual do Brasil, como economia e desemprego e o desafio de se manter no mercado de trabalho. Através de filmes foram apresentadas dicas de posturas, comportamentos e as mudanças necessárias para alcançar um promissor futuro profissional.
A abertura contou com a presença do secretário de planejamento, Norberto Batista, que fez a abertura falando da importância do primeiro emprego na vida dos estudantes. Em seu pequeno discurso, o secretário disse que o rumo que direcionará o futuro deles depende do comportamento que tem agora e que os sacrifícios que os pais fizeram para que eles estivessem neste estágio deve ser muito valorizado. “Não tem nenhuma batalha vencida, apenas está se iniciando”, disse. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Sacy apresenta projeto de urbanização de Cambury

São Sebastião - A Sociedade Amigos de Cambury apresentará no sábado, às 16 horas, na Pousada das Praias, um projeto de urbanização para o bairro que inclui pavimentação da rua principal, troca da ponte e drenagem das ruas do bairro.
O presidente, Marcelo Miranda, explicou que o projeto, realizado em parceria com a ABCP prevê a colocação de bloquetes intertravados no leito carroçável, calçadas e ciclovia.
A urbanização aconteçará em parceria com a prefeitura através do PCM. Marcelo Miranda disse que o prefeito Paulo Julião viu o pré-projeto em junho e apoiou a iniciativa.
O prefeito elogiou a proposta apresentada e disse que as mudanças realmente são necessárias. Na época, depois da análise do projeto, a equipe organizadora deverá apresentar um orçamento onde fique estabelecido o valor para cada uma das partes.
Segundo Miranda os bloquetes de cimento portland serão confeccionados em cores específicas, para diminuir o impacto visual da pavimentação. “Conseguimos chegar a uma cor quase idêntica à cor da terra de Cambury”, explicou.
Ele disse que, de acordo com o projeto, a Estrada do Cambury, principal via do bairro, será totalmente pavimentada com o bloquete da cor terra. Já a ciclovia, que deverá ser implantada no lado da praia ao longo da estrada, será pavimentada com bloquetes de cor diferenciada (azul ou vermelho), e as calçadas dos dois lados da rua serão feitas com bloquetes na cor areia.
No lado da praia, a calçada deve ser maior, com cerca de três metros de largura, e no outro lado a largura deverá ser de um metro e meio. Na calçada larga haverá ainda um mosaico no formato de uma estrela do mar, que deverá ser um símbolo do bairro.
Os carros só poderiam estacionar no lado oposto à praia, para evitar complicações no trânsito no bairro. “Isso deve causar uma diminuição de 25% nas vagas para estacionamento na rua”, disse Miranda. Em todas as intersecções de ruas haverá lombadas para evitar que os veículos trafeguem em alta velocidade.
Outra mudança importante, é a troca da ponte que fica na Estrada do Cambury. A ponte atual, de mão única, em madeira, deverá ser substituída por uma ponte em aço e concreto e vigas de eucalipto autoclavado, em duas mãos. O projeto prevê cuidado constante com os acessos à praia.
O presidente da Sacy explicou que está sendo elaborado um projeto de drenagem das águas pluviais, para evitar as enchentes que costumam acontecer no bairro.
Contra - Miranda explicou que o projeto foi feito por arquitetos contratados pela Sacy, com base em reuniões feitas com os proprietários de imóveis da Estrada do Cambury. “Precisamos de pelo menos 51% de aprovação das pessoas envolvidas”. A maior parte dos condomínios que se situam no local já se manifestaram a favor do projeto.
Entretanto, há moradores que são contra a pavimentação da Estrada do Cambury. O ex-presidente da Sacy, Marcos Capobianco, disse que sua posição é contrária à pavimentação. “Sou contra. Acho que a rua de terra é o diferencial do bairro, deixa o local mais agreste, o que acaba sendo um ganho no apelo ao turismo”.
Capobianco disse que a pavimentação traria “efeitos colaterais” ao bairro, como a diminuição da permeabilidade do solo e o aumento do tráfego de veículos. Ele teme a formação de vossorocas nas entradas da praia, causadas pelas chuvas.
Capobianco acredita que o patrolamento das ruas e a colocação de bica corrida garantem boa manutenção. “Para quem anda a pé e não quer pisar no barro, nós temos que ter calçadas. Depois da pavimentação, vem o shopping, o McDonalds e aí perdemos tudo”, disse. Ele diz ainda que o assunto não foi discutido por todos no bairro.
Georgeta Gonçalves, diretora da Sacy, disse que a situação para quem vive no bairro é muito complicada. “Não dá para suportar tanto barro, tanto buraco. Além disso essas melhorias vão incentivar o turismo, que é geração de empregos e renda para o município”, falou.
Marcelo Miranda disse que o comércio está morrendo, e as melhorias propostas irão aumentar a qualidade de vida da população e impulsionar o turismo. “As pessoas que são contra a pavimentação querem preservar a cara que o bairro tinha dez anos atrás.
Naquela época ninguém conhecia Cambury. Hoje é diferente, nós temos um fluxo muito grande de pessoas que circulam nos finais de semana. É uma mudança radical, mas necessária, que vai mudar o horizonte do bairro”, define. (Fonte: Imprensa Livre)

Falta de Serviço de Inspeção dificulta comercialização de pescado

São Sebastião - A falta do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) dificulta a comercialização do pescado em grandes empresas e também fora da cidade. Esta afirmação é do vereador Pedro do Rosário, pescador de Barra do Una, que apresentou uma indicação sugerindo a criação do órgão, na última terça-feira, em sessão da Câmara Municipal.
Rosário lembra que o município se destaca na “indústria da pesca” do Litoral Norte, porém precisa do selo de qualidade para melhorar a comercialização. “A atividade traria benefício à categoria e ao pescado, que poderia ser vendido nos supermercados, elevando a auto-estima dos pescadores”, avaliou.
Para o vereador Milton Costa, morador de Boracéia, o serviço municipal significa valorização. “É uma sábia reivindicação, porque a falta da inspeção desvaloriza a mercadoria”, disse Costa.
Ontem à tarde, o presidente da Colônia de Pescadores Almirante Tamandaré Z-14, Guilmer Puertas Tavares, falou sobre a necessidade da instalação do SIM. “Só para ter uma idéia, o Pão de Açúcar só compra pescado com o selo de qualidade.
Nós somos os maiores produtores de camarão da região, que sai daqui e vai direto para São Paulo. O serviço de inspeção é uma garantia para o consumidor”, declarou Tavares.
O engenheiro agrônomo Maurício Rúbio Pinto Alves, da Casa de Agricultura, órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura, ressalta que qualquer produto de origem animal precisa desta vistoria. “Hoje, o pescado sai clandestino e não pode ser vendido para grandes empresas, pois estas pedem o selo de qualidade. O pescador não tem que ter medo da inspeção, pelo contrário”.
Alves cita que para a instalação do órgão fiscalizador é preciso um local para lavagem, acondicionamento e depósito de gelo. Em síntese, amostras do pescado passarão pela vistoria para verificação da qualidade do lote. Entre os itens avaliados no peixe, por exemplo, estão guelra, olho e cheiro. O trabalho é feito por médico veterinário.
Prefeitura - O diretor do Departamento de Pesca da Prefeitura de São Sebastião, Paulo Colinetti, informou porque o SIM não foi instalado no município. “O que ocorre é que temos projeto para trazer o SIF (Serviço de Inspeção Federal). Assim, o pescado poderá ser vendido para outras cidades e estados.
Em conversas com pessoas da área da pesca, muitas disseram que o SIM não resolveria a questão, pois os restaurantes locais não exigem o selo”, explicou Colinetti.
De acordo com o diretor, o projeto encontra-se em fase de desenvolvimento. “Já houve a desapropriação de uma área no Bairro de São Francisco, onde funcionará o SIF”. Ainda não há data para a instalação do órgão federal. (Fonte: Imprensa Livre)

Escolinhas de Futebol da Prefeitura se enfrentam no próximo sábado

São Sebastião - Os alunos das escolinhas de futebol da Prefeitura, situadas na Costa Sul de São Sebastião, se enfrentam no próximo sábado num torneio realizado pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. Com o apoio da Divisão de Esportes da Costa Sul, os atletas estarão jogando no Campo do Boiçucanga Futebol Clube, a partir das 9h.
De acordo com o chefe de divisão de esportes da Costa Sul, Luiz Antonio Sant’Anna, o Borracha, esse torneio é uma confraternização entre as escolinhas. Ele conta que a Subprefeitura e a Enob ajudaram para a realização do evento, fazendo a limpeza do campo onde ocorrerão as competições. Além disso, a Prefeitura liberou um ônibus para fazer o transporte dos atletas até o local dos jogos.
Está confirmada a presença dos jogadores de Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Cambury, Boiçucanga, Maresias e Paúba, para as rodadas que devem acontecer durante todo o dia.
Judocas competem em Cruzeiro no domingo - No próximo domingo, é a vez dos atletas do judô mostrarem o que sabem durante uma competição. Os atletas que participam da categoria nas escolinhas da Prefeitura estarão participando de um torneio na cidade de Cruzeiro que vai reunir pessoas de várias cidades.
Os representantes de São Sebastião são alunos do professor Rivaldo, que dá aulas no Centro e na Costa Sul. Em Boiçucanga, onde ele atua, há a participação de jovens de outros bairros da região, que recebem vale transporte da Prefeitura para participarem das aulas.
Desta vez, oito atletas da Costa Sul estarão participando da prova. Para auxiliar os judocas, a Subprefeitura liberou o transporte que os levará até o local da competição. (Fonte: PMSS)

Exposição “Batman: a trajetória” chega amanhã em Boiçucanga

São Sebastião - A partir de amanhã, dia 3, as pessoas que passarem pela Costa Sul de São Sebastião terão mais uma opção de lazer e entretenimento. Trata-se do início da exposição “Batman: a trajetória”, que será realizada até o dia 16 de outubro, na praça Pôr do Sol, em Boiçucanga.
Organizada pela Soab (Sociedade Amigos de Boiçucanga) e Via das Artes, o evento tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião e está sendo realizada em decorrência ao mês das crianças. Por esse motivo, além da exposição, haverá uma série de atividades nesse período, incluindo uma festa voltada para as crianças que acontece no dia 11.
Durante o período da exposição, que conta a história dos 60 anos do homem morcego, será exibido filmes sobre o personagem. Ao todo, 12 filmes estarão à disposição para exibição aos moradores do município, as escolas da região podem fazer o agendamento para levar os alunos no período da manhã, tarde e noite.
Na mostra de painéis, estão inseridos 32 pôsteres, que além das imagens, trazem informações sobre a trajetória de Batman. Há por exemplo, painéis que mostram como era o primeiro desenho do personagem e sua evolução até os dias de hoje. Além disso, ficará disponível para consulta, uma gibiteca, com inúmeras edições das histórias em quadrinhos de Batman. Brinquedos e miniaturas dos personagens estarão em exposição no pavilhão.
Os personagens Coringa, Mulher Gato, Robin, entre outros, também estarão em exposição. De acordo com Ana Cristina Rocha Soares, vice-presidente da Soab, essa exposição é organizada pela Via das Artes e Fabrica dos Quadrinhos e, já passou por diversos lugares do Brasil, entre Norte, Nordeste e Sudeste. “Batman: a trajetória” já esteve em algumas cidades fora do país. Ela tem o apoio da Editora Abril e foi liberada pela Warner Bross para acontecer. “Essa exposição é realizada devido o mês das crianças e pretende oferecer mais essa opção para os jovens da região e abordar diferentes assuntos. Entre eles, queremos ressaltar a questão da violência”, comenta.
Na praça Pôr do Sol, a visitação poderá ser realizada diariamente, das 9 às 20h, e a entrada é gratuita. Após o encerramento da exposição em Boiçucanga, ela será realizada no Centro da cidade, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura. Depois dessa exposição, está prevista para novembro, uma mostra de obras de Sebastião Salgado, também em Boiçucanga. (Fonte: PMSS)

Prefeito Paulo Julião recebe representante da OEB

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, recebeu hoje, quinta-feira, dia 2, em seu gabinete o representante da OEB – Organização de Eventos Beneficentes, Anderson Fogaça.
Fogaça entregou ao prefeito um abaixo assinado realizado pelos moradores de Juquehy, bairro onde funciona a organização, solicitando melhorias no posto de saúde e a reforma da quadra esportiva.
Segundo o prefeito, a administração tem ciência das necessidades deste locais que estão inseridos num cronograma de estudos de melhorias.
A OEB arrecada alimentos não perecíveis promovendo eventos. No último, um desfile de modas e palestras, realizado no dia 13 de setembro, foi arrecadada uma tonelada de alimentos.
Segundo Carlos Augusto Senatore, da Sanju – Sociedade Amigos de Juquehy, a entidade doou duas salas que serão utilizadas pelo posto de saúde. Ele ainda informou que, em parceria com a Prefeitura, será realizada a pintura da quadra e da arquibancada e a manutenção do piso.
Também fazem parte da Organização Raquel Santos Canuto, Ana Paulo Silva Santos e Walace Romão dos Santos. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Confirmada programação de aniversário de Ubatuba

Ubatuba - As comemorações do 336º aniversário da emancipação político-administrativa de Ubatuba contarão com atrações diversificadas com destaques para inauguração de escola e ginásio de esportes no Taquaral, prédios das Secretarias da Educação , Assistência Social e anexo da Secretaria da Saúde ,além da estátua em homenagem ao caiçara e do asfaltamento da estrada municipal UBT - 355, ligando o bairro do Rio Escuro ao Monte Valério.
O tradicional desfile será realizado dia 28 de outubro na Av. Iperoig estando confirmada a participação de 80 entidades. Este ano, a Secretaria de Esportes e Lazer - SEL inclui uma série de competições na modalidades de pedestrianismo , natação e partida de futebol com artistas da TV Globo e a final do campeonato municipal no dia do aniversário. (Fonte: ACS-PMU)

A programação completa, cuja início será no próximo dia 10 de outubro

10 de outubro (sexta-feira)
11h00 - Inauguração da Escola Municipal “ Prof. José de Sousa Simeão” - Taquaral
11h30 - Inauguração do Ginásio Educacional e Esportivo “Prof. José de Sousa Simeão”
Local: Estrada do Taquaral, s/n, Vila Suré, Taquaral

12 de outubro (domingo)
9h00 às 13h00 - “Brincando com a Comunidade” - Local: Praia do Perequê-Mirim
17 de outubro (sexta-feira)
17h00 - Inauguração Estátua do Caiçara - Local: Trevo Ubatuba/Taubaté
19h00 - Inauguração do Edifício-sede da Secretaria de Assistência Social
Local: Rua Paraná, 375, Centro
22h00 - Concurso “Miss Ubatuba “- “ Hotel Água Doce”
Local: Rua Prestes Maia, 700 - Praia Dura

19 de outubro (domingo)
10h00 - 35a Prova Pedestre “Cidade de Ubatuba” - Local: Avenida Iperoig

22 de outubro (quarta-feira)
17h00 - Inauguração do Almoxarifado Central e Centro de Especialidades
Local: Avenida Rio Grande do Sul, 710 - Centro

24 de outubro (sexta-feira)
10h00 - Inauguração do Edifício-Sede da Secretaria Municipal de Educação
Francisco Matarazzo Sobrinho” - Ciccilo Matarazzo
Local: Rua Gastão Madeira, 101 - Centro
19h00 - Abertura da XVI Feira das Nações
Local: Avenida Iperoig

25 de outubro (sábado)
10h00 - Inauguração da Estrada Municipal UBT-355 - Rio Escuro-Monte Valério - Passeio Ciclístico
20h30 - Madrigal Música na Catedral - Camerata Zaydenbaum - Local: Igreja Matriz
21h00 - Apresentação da Banda Musical da Faculdade São Luis (Jaboticabal)
Local: Avenida Iperoig

26 de outubro (domingo)
10h00 - 7o Circuito Ubatuba de Águas Abertas - 3a etapa - Local: Praia do Cruzeiro
15h00 - Futebol com artistas da Rede Globo
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu

27 de outubro ( segunda-feira)
20h00 - Culto Evangélico promovido pelo Conselho de Pastores - Local: Av. Iperoig
27 a 31/10 - Projeto “SEBRAE na rua” - Palestras e oficinas

28 de outubro (terça-feira) - ANIVERSÁRIO DA CIDADE
8h00 - Cerimônia de Hasteamento da Bandeira
8h30 - Desfile Oficial. Tema: Pluralidade Cultural - Local: Av. Iperoig
15h00 - Final do Campeonato Municipal de Futebol
Local: Estádio Municipal “Francisco Matarazzo Sobrinho” - Bairro do Perequê-Açu
19h30 - Missa na Igreja Matriz
20h00 -Sessão solene na Câmara Municipal - Entrega de títulos de “Cidadão Ubatubense”

31 de outubro (sexta-feira)
20h00 - I Salão de Artes Plásticas de Ubatuba
Local: Salão Igreja São Francisco (Fonte: ACS-PMU)

Feira livre ganha cobertura de 3 mil m2

Ubatuba - Uma área coberta com 3.170 m2 de estrutura metálica em arcos foi inaugurada neste sábado, 27, permitindo aos feirantes e aos consumidores melhores condições para a comercialização. A feira livre funciona na Praça Benedito Inácio Pereira todos os sábados com a venda de produtos do município ( banana, gengibre, mandioca e farinha) além de hortifrutigranjeiros e derivados de leite de São Luiz do Paraitinga e Redenção da Serra. Atualmente são 67 feirantes cadastrados e 40 com processos em andamento. Para o prefeito Paulo Ramos trata-se de um grande avanço para o município pois a cidade conta agora com um espaço nobre tanto para os feirantes como para a população. “Além disso, disse o prefeito, o uso desse espaço será regulamentado por uma comissão onde os moradores terão oportunidade de opinar sobre a organização do funcionamento da nova área coberta”.
Durante o ato de entrega foi homenageada Iracema Duarte Pereira, esposa do patrono da praça. Djalma Sabóia, morador da região, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e falou das inúmeras perspectivas de aproveitamento de um espaço que representa a maior área coberta da cidade. A feira terá área demarcada para os comerciantes cadastrados, 4 sanitários, uma sede administrativa e uma lanchonete. Além disso, a intenção da Prefeitura é demarcar 4 quadras poli-esportivas. A obra contou com R$ 454 mil do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias - DADE, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. (Fonte: ACS-PMU)

Beneficiamento da banana na geração de renda

Ubatuba - A conversão de 20 kg de banana “in natura”, equivalente a uma caixa, após a desidratação transforma-se em um quilo de banana passa. O valor de uma caixa oscila em R$ 8 enquanto , após a transformação, chega a ser comercializada a R$ 30. As embalagens de 100 gramas chegam a custar R$ 3,00. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - SAAB, destacou uma equipe para uma visita técnica à agroindústria de banana passa na Fazenda Hare Krishna, em Paraty (RJ). Participaram 12 pessoas entre agricultores e familiares do Sertão do Ubatumirim além da nutricionista Tatiana do Nascimento França, do técnico agrícola José Carlos dos Santos e da agrônoma Patrícia Farah. “A visita teve como objetivo a apresentação da microbacia do Ubatumirim e o beneficiamento da banana visando agregar maior valor ao produto e aumento da renda familiar”, diz o Secretário Antonio Marchiori. A atividade faz parte do Programa de Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo do qual a Prefeitura de Ubatuba, por meio da SAAB , mantém convênio. São parceiros também o Projeto Cidadão, da Secretaria de Assistência Social e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. (Fonte: ACS-PMU)

Asfalto em parceria

Ubatuba - Um trecho da avenida Marginal, no Perequê-Mirim, paralelo à rodovia, recebeu revestimento em asfalto na última semana. A obra foi realizada em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e o o proprietário do Supermercado Smidi, sr. Ahmad Ali Smidi. Foram 1.800 m2 de asfalto sendo que o proprietário financiou o material e a Prefeitura participou com equipamentos e mão de obra. O prefeito Paulo Ramos esteve no local para inspecionar os serviços e cumprimentar a iniciativa do empresário uma vez que o pavimento facilita o acesso dos consumidores e melhora o padrão de urbanização do bairro. Este tipo de parceria também foi implantado no acesso ao Hotel Caravelas e ruínas da Lagoinha e no Morro das Moças, em conjunto com os moradores.
A Secretaria de Obras também finalizou o asfaltamento da Avenida Liberdade, ligando a Av. Iperoig até a Av. Rio Grande do Sul. Um novo sistema de drenagem foi redimensionado para evitar os constantes alagamentos no trecho. A nova pista tem sido a mais utilizada por motoristas e ciclistas para entrada e saída da cidade, evitando a área central. (Fonte: ACS-PMU)

Jogos da Amizade no Altimira

Ubatuba - Será neste sábado, 4, a partir das 9 horas, na Escola Municipal “Altimira Silva Abirached”, a realização dos “ II Jogos da Amizade Altimira 2003” com coreografia do fogo simbólico e apresentação da ginástica ritmica da “Jê Academia”. O evento contará com a participação dos 350 alunos de primeira a quarta-séries incluindo 30 alunos portadores de necessidades de educação especiais. Para a diretora Lourdes Moreira , trata-se da repetição de um projeto que conta com apoio de 10 empresários da comunidade e que propicia a integração da escola com pais e o pessoal do bairro. “ A apresentação dos alunos portadores de necessidades de educação especiais é uma atração a parte e mostra o carinho que dedicamos a eles”, afirma a diretora. (Fonte: ACS-PMU)

Ex-prefeito Matarazzo é nome do prédio da Educação

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou, por unanimidade, a mensagem do Executivo dando o nome de Francisco Matarazzo Sobrinho ( Ciccilo Matarazzo) ao prédio da Secretaria da Educação que será reinaugurado totalmente reformado no dia 24 de outubro, sexta-feira, às 10 h, como parte das comemorações do aniversário da cidade.
Ciccilo, como era mais conhecido, foi prefeito de Ubatuba de 1964 a 1969, lançou e concretizou a Bienal Internacional que , no ano passado, completou 50 anos; participou da fundação do Museu de Arte Moderna e presidiu a Comissão do IV Centenário da Fundação de São Paulo, sendo considerado o criador do Parque do Ibirapuera, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Instituiu as Bienais Internacionais do Livro e, com elas o Seminário de Literatura das Américas e o Prêmio Interamericano de Literatura. Contribuiu para a fundação do Teatro Brasileiro de Comédia e apoiou a Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A Prefeitura de Ubatuba foi sua primeira experiência política. Seu pioneirismo deixou marcas do então desconhecido planejamento municipal. Para isso, contou com a colaboração de ilustres colaboradores que mesclaram seus conhecimentos aos valores locais. “Dificilmente poderíamos encontrar um nome mais adequado para nomear o prédio da Secretaria da Educação. Como prefeito, sinto-me orgulhoso de resgatar a memória de um homem, de projeção internacional, que contribuiu para o engrandecimento de nossa cidade”, afirma o prefeito Paulo Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

50 casas para índios da Aldeia Boa Vista

Ubatuba - Um protocolo de intenções foi firmado entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU, Funai e a Prefeitura de Ubatuba para a construção de 50 casas na Aldeia Boa Vista. Os recursos serão repassados pela CDHU , dentro do Programa de Moradia Indígena - PMI com a contrapartida da Prefeitura após autorização da Câmara Municipal. As casas, com 66,60 m2, terão varanda, 2 dormitórios e banheiro em alvenaria. “ A Prefeitura mantém escola e merenda, forno para fabricação de pão artesanal, posto de saúde e está em construção um pequeno açude financiado pela Igreja. Com a construção das 50 casas estamos ampliamos o atendimento a aldeia e resgatamos uma parcela da dívida que temos com os nossos índios”, afirma o prefeito Paulo Ramos que firmou o protocolo junto com o Secretário da Habitação, Barjas Negri.
A cerimônia realizada na sede da CDHU, na Capital, contou com a presença de prefeitos das cidades de Itanhaém, Itariri, Mongaguá, Peruíbe, São Paulo e Ubatuba, além dos caciques Altino dos Santos e Marcos Tupã ( representando a comunidade indígena do Estado), Amauri Vieira, da Funai e Paulo Sergio da Silva, da Funasa. No total são 354 casas para 9 aldeias no valor de R$ 8,6 milhões. (Fonte: ACS-PMU)

Litoral discute programação conjunta

Ubatuba - Durante reunião com o consultor da Vanguarda, José Bonifácio Sobrinho ( Boni) os prefeitos das 4 cidades do Litoral Norte conversaram sobre as possibilidades de ações e investimentos em publicidade de comum acordo com a realidade de cada município. Alguns projetos já estão em andamento e a reunião serviu para organizar o calendário das divulgações. O prefeito Paulo Ramos enfatizou a necessidade de priorizar a divulgação do aniversário da cidade no próximo dia 28 de outubro bem como os eventos previstos para final de ano e temporada de verão.
A reunião contou ainda com a presença de Rogerio Caldana, secretário-executivo da Vanguarda que informou das providências em andamento para melhoria da recepção da imagem da emissora em Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Circuito Ubatuba de Águas Abertas

Ubatuba - Foi realizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a Sociedade Amigos de Praia da Almada, Associação de Mães de Atletas da Natação (AMAN) e as empresas locais de Ubatuba: Distribuidora de Águas Assai, EMI Embalagens, UBADESKLIMP, Auto Posto Utiyama, Ubatuba Automóveis, Ideal Contábil, Djalma Auto Peças, Zeus Informática, Casa Fernandes, Hotel São Charbel, Djalma Auto Center, Móveis Teixeira Leite, Otto Motos, Ismael Comida Caseira e Art Screen a 2º Etapa do 7º Circuito Ubatuba de Águas Abertas, na Praia da Almada, dia 28 de setembro de 2003.
Com a presença de aproximadamente 240 atletas, que disputaram com muito empenho a Prova Natatória, tivemos como grandes vencedores do percurso de 3000 metros, os atletas André Reaes da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Maira Pelogio Cursino da M/A Natação de São José dos Campos. No percurso de 1000 metros, os vencedores foram, Régis Solio do Esporte Clube Elvira e Larissa S. Pereira da Associação Esportiva de São José dos Campos. No percurso de 500 metros foram vencedores, Rômulo Cabral Santos e Nathalia Lages Nascimento, ambos da Prefeitura de Ubatuba. No percurso de 250 metros foram vencedores, Fábio Monteiro Reis e Ana Rosa Silva ambos do Clube Itaguará/ Colégio Albert Einstein de Guaratinguetá.
Por equipes a classificação foi a seguinte:
Campeã: Prefeitura Municipal de Ubatuba
Vice campeã: M A / Natação - São José dos Campos
3ª Colocada: Esporte Clube Elvira - Jacareí
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a todos os envolvidos direta ou indiretamente na 2ª Etapa do 7º Circuito Ubatuba de Águas Abertas. (Fonte: ACS-PMU)

Brincando na Comunidade

Ubatuba - Será realizada no domingo, dia 12 de outubro, uma Manhã de Lazer, na Praia do Perequê Mirim organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Ubatuba, em conjunto com a Sociedade Amigos da Praia do Perequê Mirim, evento este que faz parte do Projeto “Brincando na Comunidade”.
Este Projeto consiste na realização de manhãs de lazer onde as crianças e seus familiares possam divertir-se com muita alegria.
A Secretaria de Esportes e Lazer, agradece a parceria com a Faculdade de Educação Física Módulo e da confecção 100% BRASIL, que uniformiza todos os monitores do Projeto “Brincando na Comunidade”. (Fonte: ACS-PMU)

Frediani recebe ofícios de liberação de verbas para a saúde

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal, Rogério Frediani (PTB), na última semana, recebeu ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde ao município de Ubatuba, em cumprimento ao artigo 2º da Lei 9.452 de 20 de março de 1997. Para o Piso de Atenção Básica, R$ 70.956,00; Saúde da Família; R$ 56.592,00; Saúde Bucal, R$ 2.600,00; Agentes Comunitários de Saúde, R$ 19.680,00; Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de HIV (Aids) e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), R$ 4.166,67; Incentivo ao Custeio dos Centros de Atendimento Psicosocial, R$ 20.000,00 e Ações Básicas de Vigilância Social, R$ 1.478,25. Segundo Reginaldo Muniz Barreto, diretor executivo do Fundo, a importância social do trabalho de fiscalização realizado pelos Conselhos de Saúde é fundamental e a participação da sociedade propicia uma melhora na qualidade do serviço prestado pelo SUS, levando o bem estar social a todos os cidadãos. Para Frediani essa divulgação é primordial. “Como legisladores e fiscalizadores temos que estar atentos a essa divulgação. A população tem que saber como estão sendo investidas essas verbas e o Fundo Nacional de Saúde têm a preocupação de divulgar de forma transparente à liberação desses recursos”, disse Rogério. Mais informações sobre os recursos podem ser obtidas através do endereço eletrônico: www.fns.saude.gov.br 

Presidente da Câmara entrega moção a Aduba

Ubatuba - O presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Rogério Frediani (PTB) dia 30 entregou uma moção de congratulações a Associação dos Deficientes Físicos de Ubatuba (Aduba). A Aduba é uma entidade civil de caráter filantrópico e sem fins lucrativos com 10 anos de existência. Nos dias 19, 20 e 21 de setembro a associação realizou o “Show da Primavera” que atraiu centenas de pessoas que participaram de bingos, acompanharam as atrações e o principal: colaboraram com a entidade. Vários voluntários e patrocinadores contribuíram ativamente para que o evento fosse realizado com o intuito de melhorar as condições de atendimento, inclusão, desenvolvimento, aperfeiçoamento e capacitação das pessoas portadoras de deficiências na sociedade. “Eu só tenho a agradecer o carinho de Ubatuba e de todos que ajudaram a salvar a entidade. Agradeço também ao presidente desta Casa Rogério Frediani pela força e consideração a nossa luta. Essa moção é a conseqüência de um bom trabalho”, disse. Frediani enfatizou o crescimento no número de atendimentos. “A Aduba cresceu e atende aproximadamente 600 deficientes, tudo o que vocês conquistaram até agora foi com muito esforço e sacrifício. Parabéns pelo excelente trabalho”, concluiu.

Conto Topo

CHE

Che Guevara esteve no Brasil em 1966 a caminho da Bolívia onde morreria no ano seguinte. Antes de embarcar para Curitiba, cuja viagem foi contada por Valêncio Xavier no melhor conto deste ano, ficou algumas horas em São Paulo, esperando a partida do Cometa leito. Eu estava entrando na Casa Aerobrás quando vi aquele jovem senhor de terno, com os cabelos brancos precoces, olhando atentamente para a vitrine. Percebí que era argentino pelos sapatos. Apesar de velhos eram autênticos mocassins do Guido, impecavelmente engraxados. Brasileiros andam com os sapatos sujos, argentinos nunca e também dificilmente andam despenteados. O senhor argentino olhava com atenção para um modelo de motocicleta. Era uma Java dos anos trinta. Eu também olhei e ele percebendo meu interesse perguntou em portunhol:
- Te gustan las motos?
Eu disse que sim, mas que preferia os aviões. Ele continuou:
- Si, son bárbaros, mira este Mig 15 que precioso que é!
Eu concordei, gosto muito do Mig 15 e do Sabre também. Ele falou então:
- Si es verdad, pero los Mig son mejores, custám menos, son menores e más maleables.
Eu gostei do papo, ele parecia entender bem de aviões. Lamentei ter de ir embora. Nos despedimos, saí da loja e fui até a Mobral, outra loja de aeromodelos ver as novidades. Fiquei apreciando um motor italiano de cinco cilindros em estrela. Era muito caro para o meu bolso adolescente. Estava sonhado de olhos abertos quando ouvi uma voz familiar:
- Que precioso que es este motor, me gusta mucho, tengo dos. Es mui silencioso, non te das conta que está trabajando!
Era o meu amigo argentino sorrindo! Saímos da loja juntos e paramos na praça da República para tomar mate gelado. Depois caminhei ao lado dele escutando histórias e mais histórias de motocicletas, aviões e carros, ele falava muito, sabia de muitas coisas e eu que lia Mecânica Popular em espanhol entendia quase tudo! Cantamos em dueto músicas de Benvenido Granda, rimos dos filmes de Carlitos e engraxamos os sapatos na rodoviária. Nos despedimos com um forte abraço. Em pouco mais de duas horas tínhamos ficado amigos para sempre. Quando o ônibus chegou falávamos de relógios, ele então me disse que havia relógios e relógios, mas nenhum como um rolex. E me mostrou orgulhoso o rolex de aço que trazia no pulso. O mesmo que os Rangers exibiram como troféu ao lado do corpo dele, assassinado na Bolívia um ano depois.

Sidney Borges
Ubatuba, SP

 

Carta do Leitor Topo

Gerenciamento Costeiro - Prezados parceiros do Litoral Norte, no próximo sábado, 04 às 10:00hs, na praça Pôr do Sol em Boiçucanga, os representantes da sociedade civil Sebastianense apresentarão os trabalhos desenvolvidos pelo grupo setorial do Litoral Norte para a regulamentação do zoneamento ecológico-econômico (macrozoneamento) do Litoral Norte. O objetivo é esclarecer questões relativas a proposta e preparar os encaminhamentos para a audiência pública. Apesar da proposta ser regional, a reunião tratará dos aspectos relativos a São Sebastião. As audiências públicas serão: - 10 de outubro em São Sebastião, às 16:00hs no teatro municipal; - 11 de outubro em Caraguatatuba, às 9:00hs no Clube Ilha Morena Participe, contribua para o desenvolvimento sustentável do Litoral.
Forte abraço,

Eduardo Hipólito do Rego (Instituto Educa Brasil)
André Vianna (ALNorte)
Teo Baliero (Federação Pró - Costa Atlântica)
Luiz Tadeu de Oliveira Prado (OAB)
Representantes de São Sebastião no Grupo Setorial do Gerenciamento Costeiro


Tony Luiz
- É interessante como em épocas de Eleições começam a pipocar paus mandados que procuram denegrir a imagem de pessoas que não devem nada a sociedade e pelo contrário, são pessoas de índole comprovada.
No caso específico do Radialista Tony Luiz chega a ser uma afronta a um profissional de caráter ilibado que há mais de uma década luta diariamente pela comunidade de Ubatuba.
Na região Metropolitana da Baixada Santista, que envolve nove municípios, Tony é frequentemente citado pelo excelente trabalho que tem desenvolvido em Ubatuba e gera estimúlos e reflexos no comportamento das pessoas que acreditam num mundo melhor. Para quem não sabe, Tony é conhecido como o Paladino Caiçara, um verdadeiro defensor da cultura caiçara, da preservação do meio ambiente e como se não bastasse, conhecido como um incansável lutador contra as mazelas da política local.
Esse filme nós já vimos. Atentar contra o caráter de um homem probo, como é o caso de Tony Luiz, dá IBOPE. Porém, é inconsistente, é leviano, chega a ser irresponsável.
Desejo que os microfones da Gaivota FM, ao comando de Tony Luiz, possam ultrapassar as fronteiras de Ubatuba e chegar ao Rio de Janeiro, em especial ao povo de Angra dos Reis, para que possam conhecer mais de perto esse profissional e homem que é regido pela coerência e dignidade.

Joaquim Diniz
Jornalista e Professor Universitário
Santos, SP

Tony Luiz II - Sou leitor diário de sua publicação, e gostaria, já que me parece bem informado, que o Sr de Angra dos Reis colocasse os fatos que tem conhecimento, pois como cidadão, sou obrigado a admitir que o Sr Tony Luis até o momento não faz nada que o desabone. Como profissional da área, apesar de nunca ter trabalhado com ele, acho até que age com muita seriedade.
Desde já obrigado.

Marcos Almeida
publicitário
Ubatuba, SP


Tony Luiz III - Parece que o cidadão angrense, se é que realmente existe não desiste!!! Ele quer ser o salvador da pátria??!
O que mais me causa espanto é que ele agora nas suas sandices alega que transmissão de sessão de câmara é propaganda de vereadores; então ele prova mais uma vez ser um total leigo em assuntos de comunicação ou está sendo mal orientado como já demonstrou antes;explico: A TV Senado e a TV Câmara recebem aportes enormes e não são taxadas de jogadas de marketing para políticos se promoverem;o mesmo acontecendo com a Rede Sesc/Senac; mas a Rádio Gaivota FM incomoda tanto a este Sr que ele agride e ataca sem nenhuma base,somente tentando denegrir um trabalho árduo realizado há mais de um ano. Porque se sabe tanto de falhas não denunciou a emissora a Anatel (Já fomos fiscalizados e recebemos ok) e o apresentador ao Sindicato (que nos vista mensalmente no mínimo)???Porque não fez pelo menos um B.O. sobre tudo que sabe???Porque será que ele ao acusar aos outros nunca cita a prefeitura de Ubatuba??? Exemplos não faltam: Asfalto incompleto e de má qualidade!!!Licitações irregulares e canceladas pelo TCE!!! Bloquetes de péssima qualidade!!! Caos na saúde pública com surtos de leishmaniose no lado norte do município denunciado por moradores desesperados!! Museu Caiçara interditado e ninguém relacionado a cultura da cidade se lixando!!!É..., parece que a esta pessoa só interessa a rádio e o radialista para atingir seu real objetivo "a Câmara de Ubatuba"; ou seja,tudo isso por causa de política ou quem sabe a perda de benefícios políticos!!!! Porque ele sempre preserva a prefeitura de seus ataques??? não há nada de errado lá??? Parece que pra ele não!!! Quanta criatividade!!! Quanto ao meu DRT e quaisquer dados a mais que queira meu Sr, busque seus direitos, já que é tão confiante de tudo que me acusa!!! Ao acusador cabe o ônus da prova....!!!! Antes de encerrar esta, quando o expert alega que sou "só locutor"prova mesmo sua ignorância em assuntos de radio-difusão; na minha carteira profissional tenho vários registros de emissoras com as quais trabalhei com o seguinte registro: "locutor/apresentador/animador/operador!!!!", categoria que pertenço e represento com muito orgulho...mas que não foi inventada por mim ou por mim estabelecida!!!Lembrando que estas respostas são só em respeito aos leitores deste jornal que muito me orgulham, principalmente saíndo em minha defesa; fato que me deixou realmente agradecido; porque acusadores nas sombras não merecem nem um minuto perdido de meu sono!!!!

Tony Luiz
radialista sim senhor!!!
Ubatuba, SP


Justiça - As denúncias do Marcos Roberto Alcantara deixam algumas dúvidas. Alguns amigos de Angra não conseguiram achar esta pessoa em Angra. E no Felix a informação é que não existe casa em nome do cidadão.
No meu entender, não resta alternativa ao Tony Luiz da Gaivota FM a não ser recorrer à Justiça em face das denúncias no Litoral Virtual
efetuadas por Marcos Roberto Alcântara que se diz morador de Angra dos Reis, com casa também na praia do Felix: “ele não é jornalista, é um
locutor só pode dizer que é radialista se tiver DRT, peço a gentileza do mesmo informar aos leitores deste conceituado jornal o numero de seu DRT. E mais, não sou pau mandado de ninguém, pois forneci todos meus dados pra quem quiser saber.”
Quando da primeira publicação todos acharam que fosse uma picuinha qualquer. Já a segunda faz as coisas tomarem outro rumo. É a confirmação de um ataque à dignidade e a condição profissional do Tony Luiz, inclusive citando o faturamento da Gaivota FM pela transmissão das sessões da Câmara Municipal. No meu entender, o único caminho do Tony é recorrer a Justiça.

Ricardo Faria
São José dos Campos, SP


Rádio Gaivota - Sou morador de Caraguatatuba. Não conheço os srs. Marcos Roberto e Tony Luiz. Mas vou me permitir dar algumas opiniões, baseado exclusivamente no que foi escrito até o momento sobre o assunto "Rádio Gaivota":
1. A rádio Gaivota é uma rádio comunitária autorizada a funcionar, conforme Ato nº 25.116, de 25.04.02, da ANATEL.
2. Se é uma rádio autorizada, devemos crer que seus integrantes e dirigentes obedeceram e obedecem à legislação pertinente.
3. No DECRETO No 2.615, DE 3 DE JUNHO DE 1998, que aprovou o Regulamento do Serviço de Radiodifusão Comunitária, em seu capítulo VIII (PROGRAMAÇÃO), está escrito:
"Art. 31. As emissoras do RadCom assegurarão, em sua programação, espaço para divulgação de planos e realizações de entidades ligadas, por suas finalidades, ao desenvolvimento da comunidade.
Art. 32. As prestadoras do RadCom poderão admitir patrocínio, sob a forma de apoio cultural, para os programas a serem transmitidos, desde que restritos aos estabelecimentos situados na área da comunidade atendida".
4. Transmitir as sessões da câmara municipal, por mais chatas que sejam, não deixa de ser uma "divulgação" de interesse da comunidade.
5. Vivemos, apesar de muitos não gostarem, em um mundo capitalista. Alegar que uma empresa deve receber apenas o suficiente para bancar os custos de determinado evento é ser no mínimo simplório ou demagógico. Se a câmara paga o valor afirmado e esse valor é exagerado, não cabe à rádio Gaivota recusar esse valor e sim à Câmara rever esses valores. Nesse caso a "denúncia" do sr. Marcos está mal dirigida.
Uma sugestão ao sr. Marcos: se realmente a rádio Gaivota não está obedecendo a lei, por que não encaminhar a denúncia à ANATEL. Ela tem poder e obrigação de fiscalizar e tomar as medidas cabíveis.
Finalizando: por que essa preocupação com a rádio Gaivota, quando sabemos que existem inúmeras rádios ditas "comunitárias" (a maioria de programação religiosa) que não estão autorizadas a funcionar pela ANATEL e não são incomodadas por ninguém ???
atenciosamente,

Dimas Rocha
Caraguatatuba, SP


Manifesto de desagravo - O PRTB é um partido político que defende a liberdade de imprensa como um dos fundamentos de uma sociedade justa e democrática. Por isso não pode calar ante aos ataques de caráter intimidatório, dirigidos ao radialista Tony Luiz.
A ação acobertada pelo anonimato sugere ter origem naqueles que se sentem atingidos pelo trabalho digno do radialista. Ele não faz mais do que defender o povo contra os desmandos que há. Aceite pois, radialista Tony Luiz, a nossa solidariedade. Quem o alvejou pelas costas é covarde e merece o repúdio da sociedade.
Sem transparência no trato do que é público, continuaremos assistindo ao enriquecimento dos que ocupam cargos eletivos, em prejuízo da coletividade. Basta!

Luiz Bischof
Presidente do PRTB - Ubatuba


Prioridades - Existem tantas coisas mais importantes para os nobres vereadores estarem se preocupando na cidade, como por exemplo a melhoria das calçadas ou passeios do centro da cidade, onde vc tropessa, podendo acontecer uma fratura, etc... São irregulares, cheias de calombos, etc... sem rebaixamentos para que os deficientes, cadeiras de rodas ,possam transitar sem transtornos...
Seria melhor, do que, ficarem tirando fotos para serem publicadas nos jornais, entregando premios para pessoas...
Deveriam se preocupar mais com o SISTEMA DE SAÚDE DA CIDADE, lixos, concentração dos grandes passaros, URUBUS, plantio de flores, etc...
Me perdoem, mas precisou mesmo vir alguem de MUITO LONGE para fazê-los enxergar, eu espero... e acredito que Sr. Sergio Carvalho é tudo que Ubatuba precisa... conscientizar os nobres vereadores, e os demais, que isto aqui poderá ser um paraíso, depois que todos tiverem a certeza que assim o é, e que Deus colocou uma pitada maior de belezas para este litoral tão maravilhoso, mas tão abandonado...
Seria interessante também que as pessoas pudessem saber o que acontece e acontecerá em curto espaço de tempo, ou até que se saiba, na cidade, e ou nos bairros, para que a população se liguasse um pouco mais em saber o que acontece, o que há de novo, o que mudou ou vai mudar, o que a secretaria de turismo tem feito, está fazendo e vai fazer, a nivel de eventos públicos, ou abertos, como exemplo, sugiro algo assim.
Força, vamos apoiar a SETUR, pois esta é a chance de UBATUBA.

Carmen Silvia Leite
Maranduba
Ubatuba, SP

Lei de Uso do Solo - O Projeto de Lei do Uso do Solo, ora em fase de análise final, a qual corrige, atualiza e moderniza a antiga lei que foi totalmente deformada pelo retalhamento a que foi submetida desde sua entrada em vigor, a serviço de interesses subalternos e expedientes excusos conhecidos de todos no município. Esse retalhamento é a principal causa da deformação urbana que se verifica em todo o território deste município, afrontando direitos, consignando privilégios indevidos e deformando a urbanização da cidade.
Sua substituição por instrumento atualizado e tecnicamente bem elaborado, como o atual projeto, presta-se ao serviço dos reais e mais altos interesses do município e é algo que já muito tarda em vir. Sua consecução em nada colide com a esperada atualização do Plano Diretor que a despeito de aprovado continua ignorado pelas atual Administração Municipail, ou seja, continua engavetado como já o fora pela Câmara por vários anos antes de ser aprovado. É bom, pois, lembrar que sem a atualização da Lei de Uso do Solo, o PD, hoje PDDI, quando vier a ser revisto, terá sua própria atualização consideravelmente acelerada, pois, a Lei do Uso do Solo é componente dos mais importantes e trabalhosos do referido PDDI e em nada irá colidir com sua atualização, ao contrário, irá direcioná-la e viabilizá-la. Por isto creio ser fruto de incompreensão ou desconhecimento a discussão sobre a sua oportunidade. O que precisamos fazer agora é pressionar a Câmara dos Vereadores e posteriormente o Executivo para que seja posta em vigor o mais rapidamente possível e vigilância constante para que não venha a ser novamente retalhada e desfigurada.
Parabéns aos seleto grupo de profissionais, políticos e membros da sociedade que se dedicaram a essa ingente tarefa.

Ernesto F. Cardoso Jr.
Ubatuba, SP

Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Picinguaba - Ubatuba

Picinguaba
©Thais Lorenzi Bentivegna


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor