Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 06 de outubro de 2003 - Nº 881 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Litoral Norte discute decreto de zoneamento ecológico
Fórum Regional de Turismo propõe parceria das cidades do Vale e litoral
Hotéis do litoral investem em obras


Caraguatatuba:
Venda de camarão vivo cresce em Caraguá
Caraguá recebe filiais de bares de São José
Investigação leva polícia a acusar vigilantes de agir como justiceiros
Condomínio em praia é liberado
Prefeitura promove eventos na semana do aleitamento materno
Diretores participarão de curso de “Gestão para o sucesso escolar”
Marcos Mendonça visita escolas de Caraguá com prefeito Antonio Carlos
Vereador Bolha apóia Associação de Skate em Caraguá
CAR da Saúde festeja verba para Santa Casa
PPS se torna a mais forte bancada em Caraguá


Ilhabela:
Construção de casa popular é liberada
Estagiários da prefeitura participam de palestra


São Sebastião:
Mutirão tira 300 kg de lixo em São Sebastião
“Projeto Atitude” levará ação social a regiões periféricas
Comissões de emprego do litoral reúnem-se em Boiçucanga
São Sebastião já está pronta para disputar os Jogos Abertos de Santos
Novidade nos Abertos, Vela terá representantes de São Sebastião
Quadra da Vila Amélia será entregue no Dia das Crianças
Cooperativa de Sucata de São Sebastião
Sabaja e Prefeitura apresentam Projeto Aprenda Brincando


Ubatuba:
Ex-prefeito Ciccilo Matarazzo dá novo nome ao prédio da Educação
Ubatuba distribui cartilha ecológica
Convite Audiência Pública

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte discute decreto de zoneamento ecológico

Litoral Norte - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual do Meio Ambiente realizam audiências públicas nos dias 10 e 11 deste mês para discutir a minuta do Decreto do Zoneamento Ecológico e Econômico do Litoral Norte. A Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental elaborou o documento. A audiência pública das cidades de Ilhabela e São Sebastião será realizada no dia 10, a partir das 16h. O evento será realizado no Teatro Municipal de São Sebastião, que fica na rua Altino Arantes, 2, no centro da cidade. A audiência pública do dia 11 é para os municípios de Ubatuba e Caraguatatuba. O evento acontece às 9h, no Salão de Convenções do Clube Ilha Morena, no município de Caraguá. O material para consulta inclui a íntegra da minuta do decreto. Os mapas e o texto explicativo estão à disposição da população do litoral e para os interessados desde o último dia 15. Em Caraguá, o material está disponível na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, na rua Luís Passos Júnior, 55, e na Biblioteca Municipal. Em Ilhabela, o material está disponível na Biblioteca Municipal Doutor Renato Lopes Corrêa, e no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua Ameixeiro, 65, bairro do Perequê. Em São Sebastião o material está na Biblioteca Municipal, localizada na rua avenida Altino Arantes, e na sede da Secretaria de Obras e Meio Ambiente. No município de Ubatuba pode-se consultar o material na prefeitura, na rua Dona Maria Alves, 865, e na Câmara. Os documentos e mapas podem ser consultados tambéma através do site www.ambiente.sp.gov.br . (Fonte: ValeParaibano)

Fórum Regional de Turismo propõe parceria das cidades do Vale e Litoral

Litoral Norte - Estabelecer parcerias entre os municípios da região para fomentar um turismo associado é a principal idéia do I Fórum Regional de Turismo do Vale do Paraíba e Litoral : “Destino Integrado da Região como Produto de Prateleira”.
Durante todo o dia de ontem, representantes de diversas cidades estiveram em Ubatuba para mais uma parte do Fórum, onde grupos de discussões, palestras e apresentações mostraram aos presentes a importância da união para que o turismo se torne mais eficiente na região.
O evento foi realizado na Universidade de Taubaté, campus Ubatuba. Autoridades municipais e estaduais estiveram presentes, como a Coordenadora de Turismo da SET (Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo), Sônia Maria Belardinucci; o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos; o vice-reitor da Unitau, Luciano Ricardo Marcondes da Silva; entre representantes de peso de prefeituras, entidades e empresas de todo o litoral e Vale do Paraíba.
Para o vice-reitor da Unitau, “a importância do evento é discutir o turismo de resultados, que abrange recursos humanos, qualificação profissional e estrutura para o turista vir, permanecer e voltar à nossa região.”
A região em pauta engloba 41 municípios, que possuem características próprias e diversificadas, que atraem o turismo devido a suas atrações. Campos do Jordão, por exemplo, com seu inverno tão famoso e procurado; Aparecida do Norte, que leva milhares de religiosos a visitá-la todos os anos, São Luiz do Paraitinga, com seu acervo histórico e, é claro, o litoral norte paulista, com suas incontáveis belezas naturais.
“A ligação das cidades do litoral, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba é um sonho muito antigo. O Fórum Regional é o envolvimento não só dos políticos, mas dos moradores para o fortalecimento desse espírito de união. Nós temos todo potencial para o turista permanecer na região: serras, história, praias e indústrias. As pessoas devem enxergar o fortalecimento destas cidades como pólo turístico”, diz o prefeito Paulo Ramos.
Aproveitando a oportunidade da ocasião em que tantas pessoas interessadas e atuantes no setor turístico estavam juntas, ocorreu no mesmo dia a reinauguração do Centro de Visitantes do Núcleo Picingüaba – Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), que fica entre os km 0 e 14 da Rodovia Rio-Santos.
Uma breve apresentação das novas instalações foi seguida de um almoço de confraternização para todos os presentes, com o prato típico de Ubatuba, o azul-marinho, no qual o peixe ensopado é servido com banana verde e pirão.
Picingüaba é a única área do PESM que abrange a orla marítima. Ali vivem 250 famílias que obtêm renda através da pesca, da cultura da mandioca e do artesanato.
Para Eliane Simões, diretora do Núcleo Picingüaba “a parceria da Prefeitura Municipal é um grande passo para o desenvolvimento de uma série de atividades. Como tivemos a presença de outras prefeituras da região, ficou mais forte a possibilidade do uso de toda nossa estrutura e potencial por visitantes não só do litoral, mas também das cidades do Vale e Serra da Mantiqueira”.
Representando o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Maria Cecília, do Instituto Florestal também marcou presença: “A Picingüaba mudou muito, e para melhor. Temos que saber aproveitar o diferencial de outros lugares: a fauna e flora daqui são únicas e o Núcleo é para o uso público, para que a visita faça as pes-soas entenderem por quê é tão importante a conservação”.
O Fórum Regional de Turismo ainda teve duas palestras: “Regionalização das Políticas Públicas: Parceria para o Turismo Sustentável” e “Qualidade no Serviço: Fator Fundamental para o Turismo”, ministradas respectivamente pelo Dr. Ícaro A. Cunha, da Unisantos e Dr. Alexander Castanho, da Fortree Consultoria.
A cidade escolhida para ser sede da próxima fase do Fórum, que já teve sede em São José dos Campos e Ubatuba, foi a cidade de Lorena, no Vale do Paraíba. (Fonte: Imprensa Livre)

Hotéis do litoral investem em obras

Litoral Norte - Os empresários do setor hoteleiro de Caraguatatuba estão aproveitando a baixa temporada para reformar, ampliar e modernizar os hotéis. Segundo o presidente da Associação de Hoteleiros, Wilson de Oliveira, em média os hotéis investem de 5% a 10% do faturamento nas obras.
Ele disse que o investimento na modernização dos estabelecimentos é importante para manter a fidelidade dos hóspedes.
A associação tem boas perspectivas para o setor em relação à próxima temporada de verão. "Além da recessão econômica, no passado tivemos muita chuva na segunda quinzena de janeiro", disse Oliveira,
A associação reúne cerca de 50 hotéis, que somam 7.000 leitos em Caraguá.
CURSOS - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté, está oferecendo cursos de capacitação profissional aos moradores que desejam trabalhar durante a temporada de verão, que começa em dezembro.
As aulas são gratuitas e ministradas no campus da Unitau em Ubatuba. São oferecidos cursos para garçons, copeiros, recepcionistas, camareiras e atendentes.
"Com os cursos podemos oferecer empregos aos moradores e um atendimento adequado aos visitantes", disse o secretário de Turismo de Ubatuba, Sérgio Carvalho. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Venda de camarão vivo cresce em Caraguá
Fazenda de camarões do Tinga fornece o crustáceo vivo para restaurantes, colecionadores e consumidores

Caraguatatuba - A venda de camarões vivos em Caraguatatuba está atraindo os proprietários de restaurantes, colecionadores e moradores da região. Conhecido como camarão da Malásia, o crustáceo é produzido em cativeiros de água doce instalados no bairro do Tinga, desde janeiro.
O criador Hiroji Morioka aprendeu a técnica da venda de camarões vivos e a produção em cativeiros no Japão.
"Em Caraguá o clima quente é ideal para a criação dos crustáceos. Para ter uma produção satisfatória é necessário uma temperatura de até 30ªC", disse. O camarão de água doce tem garras compridas, sabor suave e não tem cheiro. Morioka afirmou que compra os alevinos (filhotes) de um produtor em Piedade (SP). O camarão de água doce desova somente em água salgada. Após 15 dias da desova, os alevinos são colocados na água doce para o crescimento.
A criação dos camarões é feita em 12 tanques espalhados em uma área de 20 mil metros quadrados. "Os crustáceos ficam na água doce que vem direto de uma cachoeira. Nos tanques foram instalados sistemas de captação de água com 800 metros de tubulação", disse.
Diariamente é realizado um controle em reservatórios de plástico para controlar a qualidade dos camarões.
A pesca do camarão é feita duas vezes no ano pois os alevinos levam até seis meses para crescer. Eles chegam a pesar até 25 gramas. A previsão do empresário, é recolher 2,5 toneladas do crustáceo em cada pesca.
Segundo Morioka, o camarão é vendido por R$ 25 o quilo no atacado e no varejo. O cliente leva os crustáceos vivos em uma caixa de isopor com água, mas se preferir pode comprar o camarão morto.
"Em alguns restaurantes o cliente pode escolher o camarão vivo que deseja comer. Os colecionadores levam para expor em aquários", disse.
Morioka afirmou que o camarão sobrevive por tempo indeterminado em aquários. O cuidado especial deve ser com a alimentação a base de ração e a água deve ser trocada semanalmente. O aquário precisa ter bomba de oxigenação.
O empresário afirmou que planeja montar um laboratório para a desova dos alevinos. Ele compra por mês 20 mil filhotes e cada 1.000 alevinos custam em média R$ 45. O investimento do empresário foi de R$ 95 mil.
"Durante a criação perdemos até 30% dos alevinos. O retorno financeiro demora dois anos", disse.
SABOR - Para o aposentado Paulo Araki, 69 anos, o sabor do camarão é mais suave é dá um tempero especial na comida. Ele compra os crustáceos para a alimentação da família. "Prefiro comprar camarão vivo, para ser abatido apenas na hora do preparo", disse.
O aposentado Henrique Kumeda, 68 anos, disse que optou pelo camarão por causa da qualidade do produto. "Além da diferença do sabor, o camarão de água doce é mais saudável", disse.
O camarão de água doce pode ser encontrado na loja Nobreza dos Camarões, na avenida Rio Branco, 225, Bairro Indaiá. Telefone (12) 3882-4810. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá recebe filiais de bares de São José
No litoral, empresários querem atrair público oferecendo a mesma qualidade de serviços oferecidos em São José

Caraguatatuba - Empresários das grandes cidades da região estão instalando bares e restaurantes em Caraguatatuba para atrair público diferenciado. A proposta é oferecer a mesma qualidade dos serviços das matrizes aos moradores do Litoral Norte.
O empresário Hélio Gomes, 55 anos, de São José dos Campos, inaugurou uma filial do Bar do Hélio em Caraguá há quatro meses. Ele atua no ramo há 25 anos no Vale do Paraíba.
"Gosto de desafios e resolvi abrir um bar com a mesma qualidade de São José. A idéia é atrair os moradores do litoral e também o turista que já conhece o serviço", disse.
Segundo o empresário, 70% dos clientes são moradores da região. O público tem faixa etária acima de 23 anos.
Para Gomes a instalação de novos investimentos ajuda no desenvolvimento da cidade. Hoje, 80% dos funcionários do bar foram contratados na região.
Diferente da matriz, o bar em Caraguá tem as características litorâneas e um preço mais acessível. A decoração lembra os anos 40 e as especialidades da casa são o chope e a cozinha alemã.
O empresário de São Paulo, Jorge Guitti, 56 anos, inaugurou há 20 dias uma filial da cachaçaria Água Doce. A rede tem vários restaurantes pelo país.
Para Guitti, a região estava carente de um estabelecimento para atender os moradores.
Guitti afirmou que os funcionários são de Caraguá e foram treinados pela matriz para oferecer o mesmo padrão de atendimento das grandes cidades.
"O morador terá um serviço de qualidade e o turista vai manter o seu padrão de atendimento", disse.
A cidade conta também com a churrascaria Boi na Brasa, que tem a matriz em São José.
CLIENTES - O corretor de imóveis, Jeferson Oliveira, 25 anos, afirmou que as filiais oferecem a mesma qualidade de serviço das grandes cidades. Ele que é de São Paulo mudou para Caraguá há quatro meses.
"Na capital há opções de lazer todos os dias da semana. Hoje, posso encontrar o mesmo produto em um lugar diferente", disse.
O gerente da Associação Comercial e Empresarial, Idésio Kashiura, afirmou que a instalação de filiais de bares e restaurantes tem aumentado nos últimos anos, gerando emprego e renda.
Para o prefeito de Caraguá, Antônio Carlos da Silva (PSDB), a infra-estrutura da cidade está atraindo os empresários de outras regiões. (Fonte: ValeParaibano)

Investigação leva polícia a acusar vigilantes de agir como justiceiros

Caraguatatuba - Justiceiro é o nome que é dado para pessoas que usam rigor na aplicação da lei, são imparciais, inflexíveis e severos, segundo consta no dicionário. Também é como se classificam matadores que agem à margem da lei, geralmente a serviço de terceiros, fazendo “justiça” pelas próprias mãos.
E é deste modo que três pessoas, que são vigilantes, estão sendo acusadas de agir na morte do adolescente Luiz Fernando Ferraz Xavier, 17 anos, ocorrida na semana passada.
O menor teria roubado a moto de um dos vigilantes da Falcon, uma firma de segurança que, segundo o setor de homicídios, faz serviço nos bairros Travessão, Porto Novo, Golfinhos e Praia das Palmeiras. Três seguranças desta empresa teriam atraído Luiz à Estrada do Rio Claro, onde o executaram.
O caso foi desvendado pelo setor de homicídios, que prendeu na última semana A.G.S., 32 anos, que seria um dos vigilantes da firma. Conforme a polícia, mais dois, também vigilantes, são acusados do crime. São eles: o chefe da quadrilha J.M.A., 26 anos (dono da moto), e o suposto proprietário da empresa E.C.C., 23 anos.
Dos três, J. e E. têm antecedentes criminais. O primeiro por receptação e tráfico de drogas e o parceiro por porte ilegal de armas. O adolescente foi assassinado com armas do tipo pistola e revólver. O trio confirmou que atua como vigilante. A. faz segurança no Porto Novo.
Como foi o crime - No dia do crime, os três juntos, em um Palio, pegaram o adolescente e mais um amigo, que estava com ele, próximo a uma padaria do bairro.
O veículo era conduzido por E., o suposto dono da firma. Eles ficaram rodando com os dois no carro por cinco quilômetros na estrada, querendo saber onde estava a moto. O adolescente acabou confessando o crime e os “vigilantes” teriam decidido matá-lo.
O acusado mandou Luiz colocar as mãos em cima do capô. Aproximando a arma de sua cabeça, ele deu o primeiro disparo. O menor caiu e levou mais dois tiros. O amigo que estava com ele, F.G.R., 26 anos, correu pelo mato. A intenção do trio era matá-lo também, “porque andava com quem não presta”, relatou o acusado em depoimento, se referindo a Luiz.
F. e o menor tinham se conhecido na cadeia de Caraguatatuba, onde ambos ficaram presos. Luiz, que seria viciado em crack, ficou um período internado na Febem.
Vigilantes e empresa não têm cadastro junto à Polícia Civil - A Falcon estaria atuando nos bairros da região sul de Caraguatatuba há pelo menos um ano. Conforme o setor de homicídios, os vigilantes, acusados de homicídio, não têm cadastro junto à Polícia Civil e a empresa não seria registrada. Ela estaria funcionando ilegalmente, fazendo inclusive contratos com os moradores e comerciantes dos bairros.
A irregularidade da empresa ainda será apurada pela polícia, que chegou até a Falcon investigando o homicídio, já esclarecido.
A reportagem fez contato com quatro comerciantes do Travessão. Deles, apenas um já teria usado os serviços de vigilância, mas teria cancelado o contrato há cerca de oito meses.
Insegurança teria sido o motivo da dispensa, pois um estabelecimento ao seu lado tinha sido roubado. “Preferi ter a minha própria segurança”, acrescentou o comerciante. Na ocasião em que atuou com a Falcon pagava R$ 25 por mês. “Não sabia que eles tinham problema com a polícia. Ainda ontem, eles estavam trafegando de moto nas ruas”, declarou.
A reportagem tentou contato com a firma, por meio dos telefones que constam no contrato da empresa. Um número é de uma residência, cuja dona desconhece a firma. “Já atendi outros telefonemas de pessoas que procuravam esta empresa”, revelou.
Já o segundo número, de um celular, foi atendido por um homem que disse ser da empresa, mas sugeriu que se falasse com uma outra pessoa, passando outro número.
Desta vez, um homem atendeu e disse trabalhar para outra empresa de vigilância, mas que conhece a Falcon. Ele ficou de colocar a reportagem em contato com donos ou representantes da firma, mas até o fechamento da edição o retorno não foi feito. (Fonte: Imprensa Livre)

Condomínio em praia é liberado

Caraguatatuba - O Tribunal de Justiça de São Paulo liberou a construção de um condomínio de luxo na praia da Mococa, em Caraguatatuba. A obra estava embargada desde abril.
A Promotoria do Meio Ambiente de Caraguá encaminhou uma ação civil pública questionando a aprovação do empreendimento. Na época, a prefeitura também embargou a obra devido à construção de um muro em área de restinga (perto da areia da praia).
Segundo o engenheiro Eduardo Bevilacqua, responsável pelo projeto, a construção do condomínio foi autorizada pela prefeitura em 2001. O projeto prevê a instalação de 38 casas avaliadas entre R$ 300 mil e R$ 550 mil. A área do empreendimento é de 36 mil metros quadrados. "O embargo prejudicou empreendimento e tivemos vários prejuízos. As obras recomeçam na segunda-feira e o muro será retirado", disse. Bevilacqua foi secretário de Meio Ambiente de Caraguá em 2000.
O ValeParaibano entrou em contato com a promotoria do Meio Ambiente por telefone várias vezes na tarde de ontem, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto. O secretário de Urbanismo e Habitação de Caraguá, Leandro Borella, também não foi encontrado. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura promove eventos na semana do aleitamento materno

Caraguatatuba - Caraguá promove eventos na Semana do Aleitamento Materno para comemorar o Dia do Aleitamento Materno, através da Secretaria de Saúde, que estará realizando diversas atividades entre os dias 6 e 10 de outubro em diversas Unidades de Saúde. As equipes do PSF estão preparando palestras e até teatros com agentes comunitários para atingir as mamães. O objetivo é orientar as pessoas que têm bebês recém-nascidos, gestantes e familiares sobre a amamentação. As equipes do PSF de Caraguá tem um trabalho efetivo com grupos de gestantes e puérperas (mulheres no período pós-parto), que costuma acontecer de 15 em 15 dias, nas Unidades de Saúde da Família, nos quais as mamães são orientadas sobre a importância da amamentação e de como amamentar. Durante a semana , as atividades das Unidades de Sáude da Família pretendem reforçar o estímulo à amamentação.
Programação:
De 01 a 10 de outubro - Todas as Unidades de Saúde da Família oferecem palestras e orientações, com a participação de toda a equipe do PSF-Programa Saúde da Família, médicos, agentes, enfermeiros e assistentes.
7/10 - USF do Casa Branca fará palestra com um psicólogo sobre amamentação, às 9 horas.
7/10 - USF do Tinga terá grupo de orientação sobre aleitamento, às 15 horas.
8/10 - Praça Princesa Isabel, no Tinga,terá atendimento ao grupo com palestra, às 15 horas.
8/10 - USF do Jaraguazinho terá palestra de abordagem para o grupo de gestante, às 13 horas.
8/10 - USF do Getuba atenderá o grupo de gestantes e puérperas à partir das 13 horas. (Fonte: PMC)

Diretores participarão de curso de “Gestão para o sucesso escolar”

Caraguatatuba - O Instituto de Protagonismo Jovem e Educação – Protagonistés, lança nesta terça-feira 7, o curso online “Gestão para o sucesso escolar”. O trabalho, que será desenvolvido basicamente pela internet e terá duração de 13 meses, é destinado a Diretores de Escola que inscreveram suas unidades, e desse modo, participarão dessa capacitação que será iniciada nesta terça-feira 7. O processo de inscrição foi aberto a diretores de escolas municipais do Estado de São Paulo e Escolas Estaduais de Santa Catarina.
Da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, segundo informações da SME, inscreveram-se 10 diretores, dos quais 5 foram selecionados para a participação no curso. Os gestores das unidades escolhidas contarão com a equipe escolar para o desenvolvimento das ações que forem propostas no decorrer da capacitação, que terminará apenas em 2004.
Ao diretor, será concedido, se cumprido o conjunto de atividades propostas, um certificado de extensão universitária. Haverá também uma premiação para as escolas que obtiverem os melhores resultados.
Foram selecionadas da rede municipal de Caraguatatuba a EMEF Benedito Inácio Soares, Massaguaçu – diretora: Maria Nice Fernandes P. Maciel, a EMEF Profª Maria Thereza Souza Castro, Getuba – diretora: Ana Paula Campelo de Souza, EMEF Prof Oswaldo Ferreira, Casa Branca – Ana Paula Martines de Azevedo, EMEF Luiz Ribeiro Muniz, Martim de Sá - diretora: Maristela Ap. Fernandes de Souza e EMEF Prof Geraldo de Lima, Perequê-Mirim, diretora: Márcia Silvério Ribeiro.
O Protagonistés e o IGE – Instituto de Gestão Educacional lançam o curso sob o patrocínio da Fundação Lemann e orientação da profª Rose Neubauer.
Na próxima quarta-feira, 8 de outubro, haverá a assinatura do protocolo de intenções com Prefeitos e Secretários Municipais no Hotel Ca’ d’Oro, na Capital paulista. (Fonte: SME/PMC)

Marcos Mendonça visita escolas de Caraguá com prefeito Antonio Carlos
O Secretário de Estado da Cultura se mostrou bastante impressionado com a infra-estrutura das escola pública do município após visitar as unidades do Rio do Ouro: “é educação de Primeiro Mundo”

Caraguatatuba - O Secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, esteve em Caraguatatuba nesta quinta-feira 2, acompanhado pela jornalista, assessora de comunicação e sócia-proprietária da editora Delarte, Adélia Lombardi e do amigo Osmar Silveira França.
Mendonça, que veio à cidade para discutir questões referentes à Cultura e Ensino Técnico do Ceprolin com o prefeito Antonio Carlos da Silva, a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Eloiza A. A. Antunes de Oliveira e o Secretário de Comunicação André Procópio, aproveitou para visitar a sede da Secretaria Municipal de Educação, onde todos foram recepcionados pela Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, que aproveitou para mostrar a estrutura da SME á jornalista Adélia e ao colega de Mendonça, Osmar França.
Em seguida, os visitantes, juntamente com o prefeito Antonio Carlos e a Secretária Roseli Morilla, foram conhecer o CEI “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, que possui convênio com a Fundação Orsa, e também a EMEF “Aída Castro Grazioli”, unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental do bairro Rio do Ouro.
A jornalista Adélia Lombardi se mostrou bastante impressionada com a estrutura da escola pública de Caraguatatuba e a mesma impressão teve o Secretário da Cultura, sr. Marcos Mendonça. “Caraguatatuba mudou muito nos últimos anos. Até mesmo com relação à Cultura, já que antes não existia o Museu, e nem mesmo o livro sobre a história da cidade. Isso mostra o resultado em administrar com vontade política, visando a qualidade de vida da população”, explicou Mendonça, que durante conversa pelos corredores do CEI ficou bastante surpreso com a estrutura da creche, que no município tem a mesma qualidade de uma instituição privada, ou qualidade superior, já que países como México e Paraguay aprovaram as propostas pedagógicas aqui aplicadas.
Após conhecer as unidades escolares, Mendonça e os visitantes foram ao MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, onde a jornalista Adélia e o sr. Osmar puderam conhecer a estrutura da cultura caiçara e ver de perto um antigo rancho caiçara, a histórica da cidade contada através das peças expostas no museu e a atual exposição de cerâmica que encontra-se aberta à visitação. (Fonte: SME/PMC)

Vereador Bolha apóia Associação de Skate em Caraguá
Praticantes do esporte querem apoio do Vereador para organizar torneios

Caraguatatuba - O Vereador Laércio Aparecido de Andrade – Bolha (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, está implementando todos os esforços para a criação e instalação da Associação de Skate de Caraguatatuba. A futura entidade vem de encontro às bases eleitorais de Bolha, que são as práticas esportivas.
Estiveram no gabinete do Vereador Bolha, na tarde da última quinta-feira, os skatistas Nelson Ricardo, de 19 anos; Wellyngton Marcelo, de 16 anos e Nilson Rodrigo, de 17 anos, que vieram pedir apoio ao Parlamentar para uma melhor organização da pista de skate e respectiva categoria na cidade.
Segundo os skatistas, que praticam o esporte entre 2 e 5 anos, são aproximadamente 100 usuários na cidade, entre Patinadores, Skatistas e usuários de Longboard, com idades que variam de 7 aos 40 anos. A maioria dos praticantes é masculina, na faixa dos 14 aos 18 anos. Neste contexto apenas 7 mulheres praticam regularmente o skate.
O trio veio até o Vereador pedir apoio para a criação da associação. “Precisamos nos organizar e uma associação é melhor alternativa”, disse Ricardo. “Com uma associação poderemos realizar torneios e divulgar Caraguá nas revistas especializadas”, relata Marcelo. “Quando você lê uma revista de Skate, na relação de pistas não aparece Caraguá e olha que temos uma pista de boa qualidade”, enfatiza Rodrigo.
O trio de Skatistas tem ainda outras idéias sobre o assunto, como a confecção de carteirinhas e as aulas para aqueles que gostam do esporte mas não sabem praticá-lo.
Para o Vereador Laércio Aparecido de Andrade – o Bolha, a iniciativa é salutar e vem de encontro às suas bases eleitorais. “Fui eleito com base no esporte e uma de nossas promessas de campanha foi cumprida e trata da pista de Skate”, diz. Para o Parlamentar o esporte ainda é a melhor opção para o futuro da criança. “Não há nada melhor para incentivar a criança em sociedade e dar-lhes noções de cidadania do que o esporte, que tira a criança da rua e o afasta da violência, das drogas e do crime”, frisou.
O Vereador prometeu todo o apoio possível para que a associação seja criada o quanto antes na cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

CAR da Saúde festeja verba para Santa Casa
Comissão de Vereadores requisitou prioridade na remessa de verba para as obras da Maternidade

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba tem formada há 2 anos, uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Saúde, onde o objetivo é de analisar e reivindicar melhorias para o setor. A última conquista da CAR foi a remessa de uma verba para a construção da Maternidade na Casa de Saúde Stella Maris.
A Comissão de Saúde da Câmara tem vistoriado todas as dependências ligadas a Saúde Pública Municipal nos últimos 2 anos, fazendo reivindicações e esboçando críticas quanto aos erros e falhas cometidas em detrimento dos usuários.
Dentre as conquistas está a construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Morro do Algodão e de um novo local para a unidade de Saúde Mental, além de outras conquistas.
A mais recente conquista foi a remessa de uma verba de R$ 500 mil, oriunda do Governo Estadual, promessa do Governador Geraldo Alckmin feita em março deste ano, durante evento político para a construção da Maternidade de alto risco da Casa de Saúde Stella Maris.
A obra tem 3 pavimentos, com área de 2.385 metros² e custo de R$ 2.1 milhões. Deste total a Prefeitura irá contribuir com R$ 300 mil e o estado com R$ 1.2 milhões, com o restante ficando a cargo da instituição. A reivindicação da comissão diz respeito a uma parcela de R$ 500 mil, prometida pelo Governador.
O pedido foi feito conforme o Requerimento 57/2003 e a resposta, da Secretaria Estadual da Saúde, através do ofício 3230/2003. Para o Vereador esta é a vitória da sintonia. “Tomamos conhecimento do problema da Santa Casa e fizemos a reivindicação, que foi endossada pelas religiosas e cumprida pelo Governo. Esta é uma vitória do povo que recebeu o apoio das instituições”, finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

PPS se torna a mais forte bancada em Caraguá
Legenda conta com 3 cargos na Mesa Diretora e apoio de 2 partidos

Caraguatatuba - A bancada do PPS (Partido Progressista Social) tornou-se a mais forte na Câmara Municipal de Caraguatatuba após findado o prazo para a troca de partidos que antecede as eleições municipais de 2004. Atualmente o PPS tem 4 Vereadores, um acordo político com o PFL e o PTN e 3 dos 4 cargos da Mesa Diretora.
Os Vereadores do PPS na Câmara de Caraguatatuba são: Wilson Agnaldo Gobetti, Presidente da Câmara; Laércio Aparecido de Andrade – Bolha, 1º Secretário e Nilson Lopes da Silva – Nézão. A legenda perdeu a Vereadora Dalva Ricardo Santana – profª Dalva, que foi para o PMDB, mas ganhou o tucano Juarez Pereira Pardim, atual Vice-Presidente no Parlamento Municipal.
Aliado ao número de Vereadores e aos cargos na Mesa Diretora, o partido mantêm-se forte graças a uma aliança feita recentemente com o PFL e o PTN e as diretrizes da legenda, que pretende lançar candidato próprio a cargo majoritário (Prefeito e Vice) e no proporcional (Vereador).
Para o mais novo pepessista de Caraguá, o Vereador Juarez Pereira Pardim, a força do partido está na qualidade de seus integrantes. “Estamos formando uma chapa forte e com candidatos preparados. Temos o apoio de 2 ótimos partidos na cidade e estrutura para lançar nosso candidato próprio com chances de vitória nas próximas eleições. Sem sombra de dúvida somos a bancada mais forte na Câmara de Caraguatatuba”, enfatizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

CEI mantém impasse sobre área

Ilhabela - Os depoimentos prestados ontem à CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Câmara de Ilhabela mantiveram o impasse sobre a área do Encantado, investigada pelos vereadores. A comissão apura suposto cadastramento de áreas públicas em nome de particulares.
Ontem foram ouvidos o procurador-chefe da prefeitura, Odair Barbosa, o diretor de cadastro da administração, Júlio César Rodrigues, e ex-prefeita Nilce Signorini (PV). O atual prefeito, Manoel Marcos (PTB), deve ser ouvido na próxima semana.
Nos depoimentos, Barbosa e Rodrigues disseram que a área não é pública, enquanto a ex-prefeita afirmou não ter certeza sobre o caso, mas admitiu que negou o cadastramento a particulares em seu mandato.
"O impasse permanece e vamos ter que ouvir outros depoimentos", disse o presidente da CEI, Rogério Ribeiro de Sá, o 'Catolé'. Manoel Marcos não foi localizado ontem para comentar o assunto, mas em entrevistas anteriores, ele sustentou que a área não é pública. (Fonte: ValeParaibano)

Ex-prefeita depõe à CEI e pede recadastramento de terras

Ilhabela - A ex-prefeita Nilce Signorini depôs ontem na CEI do Cadastro de Terras, depois de serem ouvidos o chefe de Cadastro, Júlio César Rodrigues dos Santos e o procurador jurídico da Prefeitura, Odair Barbosa.
Ela afirmou ter sido procurada por interessados em registrar sua posse no terreno do Encantado, ponto central das discussões da CEI, tendo pedido aos funcionários do setor de Cadastro que avaliassem se a área poderia ser cadastrada. “Ela (Maria de Lourdes) não tinha protocolo da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Eu chamei Júlio e Messias, (dois dos depoentes da CEI o primeiro, responsável pelo Setor de Cadastro da prefeitura, o segundo, da Lançadoria) em meu Gabinete e eles confirmaram que a propriedade se encontrava em área pública, pertencente ao Loteamento Balneário Barra Velha Gleba I”, disse. Por isso, diz a prefeita da época, indeferiu o cadastro.
A decisão, segundo ela, foi baseada num levantamento aéro-fotográfico, que na época vinha sendo feito pela empresa CTA, uma especialista neste tipo de peritagem.
Nilce mostrou cópias de mapas para mostrar a situação do terreno, que foi cadastrado em nome de Márcio de Jordão Faccioli em 2003, e mostrou aos vereadores um documento de registro da área com os mesmos confrontantes (vizinhos) que os do terreno vendido por Valdomiro Cacefo a Faccioli, mas com outro dono, que seria o iugoslavo, Salvino Zudwig, que o vendeu a Caio João.
Nilce disse que em sua gestão(1997-2000), começou um recadastramento de terras de Ilhabela, “para evitar situações como esta”:
“Cabe a vocês continuá-lo e aprimorá-lo”, aconselhou aos vereadores.
A realização do depoimento da ex-prefeita foi objeto de uma votação entre os membros da CEI, em função de pedido da relatora, vereadora Nanci Peres de Araújo Zanato, subscrito pelos vereadores José Garcia de Souza e José Pereira Brandão, que não queriam sua realização.
A vereadora alegava que o depoimento da ex-prefeita e o possível depoimento do prefeito Manoel Marcos serviriam de palanque político, e que essa não seria a função da CEI. Apesar de ter assinado a petição, o vereador José Pereira Brandão voltou atrás na hora da votação do pedido, que com os votos dos vereadores Rogério Catolé e Lino Sílvio “Maguila”, foi derrotado, mantendo a convocação da ex-prefeita e do prefeito.
Outros depoimentos - O primeiro depoente a ser ouvido foi o procurador chefe da prefeitura, Dr. Odair Barbosa, seguido do chefe do cadastro, Júlio César Rodrigues Santos e a ex-prefeita Nilce Signorini.
O presidente da CEI Catolé iniciou os trabalhos fazendo a leitura de um ofício no qual a vereadora Gracinha pedia o desligamento da CEI, devido a problemas particulares. O chefe da procuradoria jurídica da prefeitura, Dr. Odair Barbosa, sustentou que a área em questão não é uma área livre e sim faixa de marinha e cuja ocupação pode ser legalizada pelo órgão federal (SPU) e que numa área livre a titularidade termina na faixa da marinha.
Considerou a denúncia de Marcelo Gurgel leviana e irresponsável e assegurou que quando ingressou na prefeitura o pedido anterior de registro havia sido arquivado pela ex-prefeita, razão pela qual não tomou mais conhecimento do caso. E garantiu: caro a requerente tivesse pedido novamente o cadastro e apresentasse os documentos pertinentes o seu parecer provavelmente iria ser favorável a ela.
“Cadastraria a área desde que apresentasse os documentos: instrumento particular de cessão de direitos, de posse ou protocolo do SPU”.
Ao final, referiu-se ao depoimento do delegado Tibiriçá, dizendo que ele tinha se enganado sobre uma área de 170 metros quadrados “desaparecida” da planta no Jabaquara. “Esta área encontra-se em Furnas”, esclareceu.
Depois de um pequeno recesso, foi ouvido o chefe do cadastro da prefeitura, Júlio César Rodrigues dos Santos, que afirmou trabalhar na prefeitura há 21 anos e explicou o procedimento do processo de cadastramento: pedido o cadastro é encaminhado ao setor de fiscalização, volta para o setor de cadastro e vai para o departamento jurídico para receber o parecer.
O vereador Catolé questionou se 23 dias para se retirar o cadastro era um procedimento normal, e Júlio garantiu que sim. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Mutirão tira 300 kg de lixo em São Sebastião

São Sebastião - Um grupo de 15 pessoas recolheu 300 kg de lixo em um mutirão de limpeza na quarta-feira, na Ilha Montão de Trigo, em São Sebastião. Segundo os organizadores, foram recolhidas várias embalagens plásticas, sucatas e lixo produzido pelos moradores. A ilha tem 47 pessoas que vivem em uma comunidade isolada. No local não há energia elétrica e saneamento básico. A ilha fica a 15 quilômetros do bairro Barra do Una, na costa sul do município, e o único acesso é pelo mar. Os organizadores vão realizar um novo mutirão, mas a data não está definida. (Fonte: ValeParaibano)

“Projeto Atitude” levará ação social a regiões periféricas

São Sebastião - O Conselho de Segurança de Maresias quer criar uma nova filosofia quanto à questão da segurança pública: agir na prevenção das questões ligadas à violência. Na última reunião o primeiro passo foi dado: trazer para o bairro o “Projeto Atitude”, da Polícia Militar, que pretende orientar e encaminhar pessoas para serviços básicos de ação social, como forma de prevenir atos de violência. O projeto está em fase piloto, e será testado no bairro.
O“Atitude” levará a Maresias a Base Móvel de Segurança Comunitária em uma missão diferente das patrulhas de rotina. No próximo dia 15 profissionais de diversas áreas acompanham os policiais nas ruas periféricas do bairro.
O conselho informou que os profissionais escolhidos residem no município. Entre eles, advogados, engenheiros, arquitetos e psicólogos. “Faremos uma preparação com eles antes”, frisa o conselho.
A ação está prevista para começar a partir das 10h, na rua do Forno, no sertão. Lá, a princípio, a base ficará próxima à escola nova que está sendo construída no local. Para participar, basta apenas ir ao encontro da viatura. Conforme o Conseg, houve pré-divulgação da iniciativa com os líderes de comunidade e também estão sendo preparadas faixas, que serão afixadas, em conjunto com a propaganda boca a boca.
O sargento Alex Ferreira, da Polícia Militar, explica que a iniciativa é pioneira e intimamente ligada aos direitos humanos. “Informação e orientação podem ajudar muito.
Às vezes, o usuário de droga consome maconha, por exemplo, sem saber o mal que faz ao próprio corpo”, diz o sargento. Ferreira completa que o projeto será passado aos outros conselhos de segurança para que possa ser executado nas demais regiões do município.
Ainda conforme o sargento, a viabilização do projeto pode desafogar o telefone de emergência da polícia. Ele diz que o objetivo maior não é fazer repressão e sim prestar um serviço social. “Será feita uma triagem de pessoas para serem encaminhadas aos especialistas”. O projeto tem parceria com os Conseg’s, com o Instituto Nacional do Serviço Social e com a Ordem dos Advogados do Brasil.
Outros Projetos - O presidente do Conselho de Maresias, Aldo Amadei, disse que, além do Projeto Atitude, o bairro terá o lançamento, três dias antes, de outro projeto, o “Buscapé”, também em parceria com a PM. Este consiste na criação de uma escolinha de ciclismo, onde as crianças aprenderão ainda noções de civismo, primeiros socorros e prevenção ao consumo de drogas. O projeto existe há dois anos em Ribeirão Preto, no interior do Estado.
Amadei afirma que os participantes do curso terão aulas com os policiais que atuam em bicicletas, mas a polícia não cederá as bikes. “Serão escolhidos alunos de escolas do bairro que tenham bicicletas”.
Além deste, informa o presidente do conselho, será criado outro projeto, o “Consigo”, que deve incentivar a prática de esportes como o surfe, basquete, futvolei e futebol de salão.
De acordo com o presidente do Conseg, uma das reclamações da comunidade – principalmente dos jovens -, seria a falta de atividades esportivas, opção que poderia, acrescenta, mantê-los, ocupados quando fora da escola.
Amadei disse ainda que à medida faz parte da nova filosofia do conselho que tem, como maior objetivo, integrar polícia e comunidade da maneira que for possível. “Cuidar da violência que vai ser gerada no futuro para impedi-la”. (Fonte: Imprensa Livre)

Comissões de emprego do litoral reúnem-se em Boiçucanga

São Sebastião - Cerca de 35 pessoas que integram as comissões municipais de emprego do litoral, realizaram sua reunião ordinária na praça Pôr do Sol, em Boiçucanga. Eram representantes de seis cidades, Caraguatatuba, Praia Grande, São Sebastião, Santos, Bertioga e Cubatão.
Da comissão organizadora participou a assessora de Relações Comunitárias, Rose Costa e Ká Farias, diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador.
Entre os temas abordados, a organização do 2º Seminário das Com-Emprego do Litoral Paulista, que deve acontecer ainda este ano. Ficou definido que o seminário será realizado no dia 27 de novembro, na sede doCentro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.
O objetivo dos organiza-dores é conhecer melhor a política pública de geração de emprego e renda nos âmbitos federal e estadual, e ver como os municípios terão acesso a essa nova política.
Também está entre as metas do grupo, a criação dos consórcios municipais de emprego.Entre os palestrantes que a comissão pretende trazer para o Seminário, estão representantes do ministério do Trabalho, da secretaria de Políticas Públicas de Emprego, da secretaria de Emprego e de Relações do Trabalho.
Além disso, entrou em discussão a Resolução 333 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, mas devido a extensão do documento, ficou definida uma nova data para que ele possa entrar em pauta.
Durante o encontro foi lido um documento elaborado pelo grupo que será entregue ao Ministério do Trabalho, assinado por todas as comissões do litoral paulista. Ele foi aprovado e modificado de acordo com os votos da maioria, para ser encaminhado.
Nele, alguns questionamentos sobre mudanças ocorridas a partir de projetos lançados recentemente para o trabalhador, assim como os incentivos do primeiro emprego a jovens. Agora, os membros do conselho devem se reunir novamente no dia 22 de outubro, mas desta vez em Santos. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião já está pronta para disputar os Jogos Abertos de Santos
Cidade levará delegação com 156 atletas e disputará 23 modalidades

São Sebastião - A cidade de São Sebastião já está pronta para disputar os 67º Jogos Abertos do Interior, que neste ano serão disputados em Santos, na Baixada Santista, entre os dias 10 e 18 de outubro. No ano passado, quando a competição foi realizada em Franca, os atletas sebastianenses conquistaram 35 pontos, deixando a cidade em 21º lugar entre os mais de 120 municípios participantes. Em 2001, São Sebastião ficou em 26º lugar, quando os Jogos foram disputados em São José do Rio Preto.
Agora o desafio será maior diante das outras 175 cidades participantes. No ano passado, a equipe de damas masculina faturou medalha de ouro, ficando à frente das fortes equipes de São José dos Campos, Marília, Bauru e Santos. A malha faturou medalha de bronze, sagrando-se a terceira melhor equipe do Estado.
Segundo o diretor de Esportes da Prefeitura de São Sebastião, Francisco de Oliveira Neto, para este ano a cidade estará levando uma delegação composta por 156 atletas, que disputarão as modalidades Atletismo, Basquete, Biribol, Bocha, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Olímpica, Handebol, Judô, Karatê, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol, Xadrez, Tae Kwon Do e Vôlei de Praia.
Embora a malha não tenha obtido bons resultados nos Jogos Regionais de Pindamonhangaba neste ano (não ficou entre os oito primeiros), a participação nos Jogos Abertos deste ano está garantida pois obteve o índice automaticamente, devido ao bom resultado obtido no ano passado em Franca.
Pela primeira vez haverá disputa de Vela, que será premiada com medalhas e valerá um ponto. A cidade de São Sebastião possui a única equipe do Litoral Norte a disputar esta modalidade (ver texto abaixo).
De acordo com o diretor de Esportes, a delegação tem chances de conquistar medalhas nas modalidades Basquete Masculino (campeão dos Jogos Regionais deste ano de Pindamonhangaba), Vôlei Feminino (vice-campeã dos Jogos Regionais de Pindamonhangaba), Dama (campeã dos Jogos Abertos de Franca) e ciclismo feminino.
A cidade ainda está embalada com a conquista do quinto lugar na classificação geral dos Jogos Regionais realizados em Pindamonhangaba, em julho deste ano, quando conquistou oito medalhas de ouro, 14 de prata e 10 de bronze, ficando atrás apenas da cidade anfitirã, Mogi das Cruzes, Suzano e São José dos Campos. (Fonte: PMSS)

Novidade nos Abertos, Vela terá representantes de São Sebastião
Os campeões olímpicos Robert Scheid, Torben e Lars Grael, secretário de Juventude, Esportes, poderão competir em diversas modalidades

São Sebastião - Com a realização dos Jogos Abertos em uma cidade litorânea, o secretário estadual de Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael, anunciou no último dia 28 de julho a inclusão da vela nos Jogos Abertos, que estréia como esporte de exibição, mas que valerá um ponto para os municípios participantes, em Santos. Deverão ser disputadas as categorias Day Sailer, Dingue, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Hobie 3.9, Holder, Laser, Lightning, Prancha a Vela ,Snipe ,Super Cat 17, Tornado e Star. Oceânicos - Bico de Proa, IMS, ORC, RGS.
A cidade de São Sebastião entrará na disputa nas categorias Holder e Laser. O atual campeão brasileiro de Holder, Johny Youssef, e o terceiro colocado também no brasileiro desta mesma categoria, Josef Atalah, terão a tarefa de conquistar medalhas e o ponto para a cidade. Ao menos seis competidores deverão ser competir para o município.
Segundo o técnico Rafael Mendes, os dois velejadores, que são irmãos, têm a vantagem de conhecerem bem o local onde as provas serão disputadas, pois participaram de diversos campeonatos. “Por estes motivos, eles sabem onde estão as rajadas, as sombras de vento da raia e dos prédios e têm grandes chances de conquistarem medalhas”, avaliou.
Paralelamente à realização dos Jogos Abertos, as provas serão válidas também para o Campeonato Paulista das classes Holder e Laser, ocasião em que os irmãos mostrarão suas habilidades e talento. Todas as categorias válidas para os Jogos Abertos serão disputadas no sábado, dia 11. Mas as válidas para o Paulista serão realizadas no sábado e no domingo, dia 12.
O secretário Lars Grael, que foi medalha de bronze nas Olimpíadas de Seul (1988) e Atlanta (1996), anunciou que ele mesmo poderá participar como atleta e que pretende levar os campeões olímpicos Robert Scheidt e seu irmão Torben Grael para a competição.
Rafael Mendes explica que as provas que serão disputadas pelos Jogos Abertos terão raia de percurso, diferentemente das tradicionais provas barla-sota do Campeonato Paulista. A equipe sebastianense será coordenada por Mário de Souza Oliveira e orientada, no mar, por Rafael Mendes. (Fonte: PMSS)

Quadra da Vila Amélia será entregue no Dia das Crianças

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião entrega no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, a quadra do bairro Vila Amélia, região central, totalmente reformada para a comunidade. Segundo a diretora de Obras Públicas, Zeldjca Djordjevic, a reforma foi realizada em duas partes. A quadra poliesportiva recebeu uma reforma geral, as laterais foram fechadas, o piso foi refeito, foi construída uma bancada numa das laterais, uma estrutura metálica como cobertura, e foi feito um novo alambrado.
A Sociedade Amigos do Bairro da Vila Amélia também solicitou e encaminhou um pedido ao prefeito Paulo Julião para que, do outro lado da área, fosse construído um salão para reuniões e festas. “O prefeito autorizou prontamente e o salão está pronto para a utilização da sociedade”, disse Djordjevic.
No mesmo local, também foram feitos uma ala de banheiros feminino e masculino, um playground, uma guarita e uma área de lazer, que conta com mesinhas, todas com jogos de damas.
A diretora de Obras Públicas contou ainda que toda a área reformada foi adaptada para deficientes físicos. “Com esta reforma, foi criado um novo padrão de arquitetura. Isso significa que todas as futuras reformas e construções de quadras no município seguirão o mesmo padrão”, informou.
“Esperamos que a comunidade - com relação não só a essa quadra como a todos os bens públicos que a prefeitura está reformando, construindo, ou já construiu -, tenha a consciência de nos ajudar a manter esses empreendimentos, que são realizados com o imposto de cada um, como diz a atual campanha da prefeitura: Você é o dono da rua, cuide do que é seu”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Ueneri Reich.
Está em andamento, também, a obra do Ginásio Esportivo de Boiçucanga, e terá início, ainda no mês de outubro, a reforma do Ginásio de Barequeçaba, ambas na costa sul de São Sebastião. (Fonte: PMSS)

Cooperativa de Sucata de São Sebastião

São Sebastião - Uma comitiva de Santa Isabel, composta pela secretária de Educação e presidente do Partido Verde (PV), juntamente com o pré-candidato do PV, Sílvio Satoshi Shimisu, e a orientadora pedagógica da Educação Infantil, Ana Cristina do Prado, visitaram ontem, dia 2, a cidade de São Sebastião com o objetivo de aprender sobre a coleta seletiva realizada no município, procedimento que pretendem implantar no município. Primeiramente, eles estiveram na Secretaria de Meio Ambiente, conversando com o secretário José Teixeira Filho e a educadora ambiental, Christiane Cruz Silva de Morais, além do presidente da Cooperativa de Sucata de São Sebastião (Coopersuss), José Raimundo dos Santos, e o coordenador Dirceu Gardelin, que, depois da reunião, os acompanharam até a sede da cooperativa. (Fonte: PMSS)

Sabaja e Prefeitura apresentam Projeto Aprenda Brincando

São Sebastião - A Sabaja – Sociedade Amigos do Jaraguá – e a Prefeitura de São Sebastião apresentarão amanhã, sábado, dia 4, no Centro Comunitário do bairro, às 10 horas, os integrantes da escolinha de futebol Aprenda Brincando.
O projeto, que é realizado voluntariamente pelos estudantes de Educação Física José Carlos dos Santos, Jonathan Ramos de Andrade, Rinaldo Alexandre Cardoso e Erica dos Santos, está sendo desenvolvido há dois meses e atende 80 crianças, com idades entre sete e 14 anos, que todos os sábados aprendem como jogar futebol de campo brincando.
Neste projeto o futebol não é visado como negócio, mas sim como uma atividade que desenvolve o aprendizado das crianças enfocando, principalmente, a cidadania, a importância do estudo e a responsabilidade através de brincadeiras, num ensino fragmentado e mecânico.
“O sucesso do projeto está, principalmente na participação dos monitores que se dispõem a desenvolver esta atividade. A nossa proposta é, futuramente, incluir neste contexto palestras e outras atividades, como vôlei, basquete e handebol”, explicou a presidente da Sabaja, Flávia Oliveira Silva.
O projeto conta com apoio do Fundo Social de Solidariedade, do vereador Ronaldo Lourenço e da empresa de ônibus Autoviass. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Ex-prefeito Ciccilo Matarazzo dá novo nome ao prédio da Educação

Ubatuba - A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a mensagem do Executivo dando o nome de Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccilo Matarazzo) ao prédio da Secretaria da Educação que será reinaugurado totalmente reformado no dia 24 de outubro, sexta-feira, às 10 h, como parte das comemorações do aniversário da cidade.
Ciccilo, como era mais conhecido, foi prefeito de Ubatuba de 1964 a 1969, lançou e concretizou a Bienal Internacional que , no ano passado, completou 50 anos; participou da fundação do Museu de Arte Moderna e presidiu a Comissão do IV Centenário da Fundação de São Paulo, sendo considerado o criador do Parque do Ibirapuera, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Instituiu as Bienais Internacionais do Livro e, com elas o Seminário de Literatura das Américas e o Prêmio Interamericano de Literatura. Contribuiu para a fundação do Teatro Brasileiro de Comédia e apoiou a Companhia Cinematográfica Vera Cruz.
A Prefeitura de Ubatuba foi sua primeira experiência política. Seu pioneirismo deixou marcas do então desconhecido planejamento municipal. Para isso, contou com a colaboração de ilustres colaboradores, que mesclaram seus conhecimentos aos valores locais. “Dificilmente poderíamos encontrar um nome mais adequado para no-mear o prédio da Secretaria da Educação.
Como prefeito, sinto-me orgulhoso de resgatar a memória de um homem, de projeção internacional, que contribuiu para o engrandecimento de nossa cidade”, afirma o prefeito Paulo Ramos. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba distribui cartilha ecológica

Ubatuba - A Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba lançou uma cartilha de educação ecológica para os moradores e turistas da região. Com o nome "100% Ambiente", a cartilha aborda temas como a preservação no Parque Estadual da Serra do Mar, coleta seletiva de lixo, saneamento básico, ocupação irregular, conservação dos rios, lixo no mar, entre outros. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Virgílio Barroso, as cartilhas serão distribuídas nas escolas e na secretaria. A tiragem é de cinco mil exemplares. (Fonte: ValeParaibano)

Convite Audiência Pública

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando no dia 10 de outubro de 2003 (Sexta – feira), Audiência Pública, para apresentação da Prestação de Contas referente ao 2º Trimestre do ano de 2003.
Local: Escola Maria Josefina Giglio
Av. Vasco da Gama, nº 430 – Estufa II
Horário: 18:30 horas - Contamos com sua presença. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Visita - O Prefeito Antonio Carlos parece que está disposto a fazer visitas. Que tal o Vereador Celso Pereira levá-lo para uma visita ao Bairro Jetuba e adjacências, diga-se de passagem reduto eleitoral do nobre vereador, onde o esgoto continua a correr a céu aberto, o mato e/ou os buracos nas ruas dificultam e colocam em riscos a população munícipe, numa demonstração do tamanho descaso.

Dirceu Astorga Emmã
Caraguatatuba, SP


Ameaça a liberdade de Imprensa - Semana passada foi agitada com as falsas denúncias feitas pelo falso leitor do jornal contra a Rádio Gaivota FM, ao radialista Tony Luiz e a Câmara Municipal. Denúncias infundadas pois como bem disse o leitor Dimas da vizinha Caraguá, se algo houvesse a fiscalização que já nos visitou teria detectado ou algum incomodado com a verdade e a transparência do trabalho comunitário por nós realizado já teria tomado atitudes a respeito.
Quanto a Câmara existe uma assessoria que é paga para defender seus interesses e somente a eles cabe esta função; mas a população que é fiscal do que é público já demonstrou sua total aprovação quanto as transmissões. Se em algum momento se descontentam é com atitudes de seus vereadores quanto a legislar contrariando o interesse da maioria. E pra finalizar quanto a este radialista, só posso reiterar meus agradecimentos a todos que se manifestaram por escrito ou ao vivo nos microfones da rádio demonstrando solidariedade e respeito, inclusive de alguns que ainda não conheço pessoalmente.
Em meu nome e em nome da Associação Cultural Gaivota, responsável pela Rádio Gaivota FM, agradeço as várias mensagens; as quais nos mostram que realmente estamos no rumo certo de uma comunicação séria, pautada pela transparência e pela "Liberdade de Imprensa". Como dizia Luther King: "A ameaça a liberdade em algum lugar é a ameaça a liberdade em todo lugar!!!". E isto nossa sociedade já mostrou que tem discernimento suficiente pra perceber o que é uma denúncia falsa,meramente especulativa e com interesses espúrios alojados em seu bojo; para quem não sabe ainda, o acusador deu nome falso, endereço falso (comprovado pelo prefeito de Angra dos Reis), não há comprovação de residência sua no belíssimo Félix e além de tudo passou ao Emílio Campi um RG também falso!!!!. Enquanto estivermos a mercê de crápulas como estes defendendo interesses próprios a base de mentiras e falsas acusações, corremos o risco de vermos reeditada em menor ou maior escala a fatídica época da ditadura; pois seres como estes só sabem se proliferar a base de falsas verdades, calando seus adversários a marra ou manchando o nome daqueles que lutam por uma sociedade melhor para todos.
Que isto sirva de exemplo para todos nós; que enquanto houver alguém disposto a mentir para alcançar seus objetivos; todos nós corremos o risco de continuarmos sendo enganados por maus funcionários, maus sócios, maus amigos e maus governantes.

Tony Luiz - Radialista
Ubatuba, SP


Denúncia - Em resposta à “denúncia” feita pelo leitor que se apresenta como morador de Angra dos Reis e com casa no Félix, a ASSOCIAÇÃO CULTURAL COMUNITÁRIA GAIVOTA, mantenedora da Rádio Comunitária GAIVOTA FM 104,9, tem a esclarecer:
- Registro de funcionários é obrigação decorrente de relação de emprego, prevista na legislação trabalhista. Não existe relação de emprego entre a Associação mantenedora da Rádio e a equipe que voluntariamente colabora.
- As rádios comunitárias não tem fins lucrativos, sendo por lei proibida a veiculação de propaganda comercial, falando de preços de produtos, somente sendo aceito o apoio cultural. Alias, a Rádio GAIVOTA FM divulga, diariamente, esclarecimento sobre sua natureza como rádio comunitária e a questão do apoio cultural.
- A transmissão de sessões da Câmara Municipal - local onde são discutidas e elaboradas as leis às quais se submeterão os cidadãos de Ubatuba - constitui serviço eminentemente comunitário, de evidente utilidade pública, tal como vem sendo feito, imparcialmente e de forma apartidária.
- O Sr Tony Luiz é radialista profissional e a rádio GAIVOTA FM conta, também, com jornalista responsável.
- A Rádio GAIVOTA FM vem operando na estrita conformidade da legislação aplicável, o que foi constatado por recente(s) fiscalização(ões) do(s) órgão(s) federal(is) competente(s).
- Por último, solicita-se da direção deste conceituado jornal virtual, que seja pedido ao denunciante que forneça seu CPF e endereço completo, para verificação de sua identidade, para os devidos fins.

Mauro Liberalli- Diretor Presidente
Associação Cultural Comunitária Gaivota
Ubatuba, SP


Saturação - A imprensa bem dirigida, e este Jornal sem sobra de dúvida é, ao perceber que debates estão saturando o leitor, dão um basta no assunto. O caso Tony Luiz é um exemplo de saturação. O tal do Angrense, pelo que tudo indica, fantasma ou paraquedista, já cansou todos os leitores com suas acusações infundadas e os defensores do Tony, dos quais sou um deles, também não ficam para traz.
Não tenham dúvidas que a matéria deveria ter seu foro de discussão no Código Penal, onde a calúnia e difamação estão evidentes. Para nós leitores, já basta.

Herbert Marques
Ubatuba, SP

Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Corcovado - Ubatuba

Corcovado
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor