Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 07 de outubro de 2003 - Nº 882 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Começa a corrida dos candidatos a vice-prefeito no Litoral Norte


Caraguatatuba:
Vigilantes são suspeitos de execução
Caraguá usa teatro para prevenção de acidentes
Exposição de Orquídeas é atração no próximo fim de semana
Prefeito de Caraguá inspeciona obras da Sabesp
Caraguá realiza Semana de Aleitamento Materno
Projetos voltam à pauta em Caraguá
Diocese realiza Fórum do Idoso
Campeonato Regional de Bicicross


Ilhabela:
Escolas Municipais comemoram semana da criança


São Sebastião:
São Sebastião ganha sua 1º faculdade
Briga por churrasco acaba em morte
Comemorações do Ciama lotam Teatro de São Sebastião
Milhares de pessoas prestigiam São Francisco


Ubatuba:
Troca de siglas favorece Paulo Ramos
Municipal de futebol de mesa segue firme
Faltam poucas vagas para o 7 º Uluwatu ZN de Surf
Comunicado da Vigilância Sanitária

Seções:
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Começa a corrida dos candidatos a vice-prefeito no Litoral Norte

Litoral Norte - É do jogo político a articulação que junta ou separa partidos, agrega ou aparta candidatos, promove parcerias ou fomenta oposições. Faz parte dessa mesma articulação a especulação em torno dos possíveis candidatos, e é exatamente nesse momento que passes são valorizados ou descartados e pessoas se vêem assediadas ou repudiadas.
Além disso, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba apresentam uma situação especial para o vice a ser eleito. Ele teria a possibilidade de vir a assumir o Executivo, caso os titulares atuais, reeleitos, renunciem ao cargo para se candidatar a deputado, no segundo ano do segundo mandato.
Esse é o contexto intrigante em que um cargo especial atrai a atenção dos políticos: o de vice-prefeito, pronto para ser entregue a alguém capaz de acrescentar valor eleitoral à chapa que concorre ao Executivo dos municípios.
Daí o esforço dos pré-candidatos à vaga em exibir força e currículo que atraiam o cabeça da chapa, estes sabedores de que um vice ruim ou mal escolhido pode significar pouca empatia com o eleitorado, resultando em menos votos. Votos de menos, eleição perdida.
Em geral, as decisões políticas são tardias, no entanto, a mobilização começa muito cedo. Conhecidos os supostos postulantes a prefeito, mesmo antes do prazo de encerramento das filiações partidárias, a discussão se volta agora para os prováveis candidatos a vice. É a técnica de como armar o time, ou melhor, o partido.
Pode-se dizer que todos os partidos farão uma grande jogada de marketing na escolha de seus parceiros, pelo motivo óbvio: atrair o voto do eleitorado, seja ele feminino, empresarial, sindical ou evangélico.

São Sebastião - Hoje, em São Sebastião, a cadeira de vice mais cobiçada é o do prefeito Paulo Julião (PSDB), que tentará reeleger-se.
Cláudia Batocchio (PV), vice-prefeita, Marcos Leopoldino (PTB), atual presidente da Câmara, e Wagner Teixeira (PV), vereador licenciado e subprefeito da Costa Sul, são nomes citados para compor uma dobradinha com PJ .“Independente do cargo, temos a possibilidade de estar em um governo que retomou a criatividade dentro do poder público”, disse Cláudia.
“Vou lutar pelas causas da cidade, através da militância do PV, que briga muito pelas questões ambientais”.
Já Marcos Leopoldino (PTB) disse que a decisão depende do partido. “É lógico que um convite vindo de PJ faz a pessoa pensar muito. Todos temos de decidir juntos, mas preciso avaliar uma coisa: tenho a possibilidade de disputar novamente uma vaga no Legislativo e, conseqüentemente, a presidência pela 2ª vez”, analisa. “Escolhido ou não, daremos total apoio à reeleição de PJ”.
Mais cauteloso, Wagner Teixeira (PV) acredita que o vice precisa ser do agrado da população, do partido e dos eleitores. “Tá longe ainda para definição do vice. Fazemos parte do grupo que apóia PJ”, declara Teixeira.
“Hoje, a minha vontade é a reeleição como vereador, mas se for convidado, vou pensar com carinho”.
Já o principal adversário de Paulo Julião nas eleições 2004, Juan Pons Garcia (PPS), faz mistério sobre quem será o seu braço direito. “Não temos nomes ainda, vai depender das coligações”.
O certo é que, em reuniões e na cidade, um dos mais cotados para o vice de Juan é o empresário Artur Ramirez Balut (PFL), seguido pelo presidente municipal da mesma sigla, Luiz Antonio Santana Barros, o Coringa. Este último afirma que a prioridade é apoiar Juan, incondicionalmente, enquanto se dedica à sua pré-candidatura a vereador.
Procurado pela reportagem do Correio do Litoral, Balut disse que tem conhecimento que seu nome é ventilado para vice-prefeito, mas não quis se manifestar sobre o assunto no momento, até porque “não seria ético com a classe empresarial”, da qual faz parte.

Ilhabela - No arquipélago, dois nomes são cogitados para assumir a vice-prefeitura, ao lado de Manoel Marcos (PTB) e José Donizetti da Silva (PPS). Ambos são os mais fortes para as eleições 2004 na cidade.
Antônio Cajado Simões (PL) sai na frente nas searas políticas como o mais forte indicado a compor a chapa de Manoel Marcos.
Atual diretor de obras da prefeitura, Simões já exerceu o cargo de vereador. “Hoje sou um pré-candidato do PL. Ouvi falar na cidade e todo mundo sabe que sou apoiador do trabalho e da proposta de governo de Manoel Marcos, ou seja, fazer mais, com maior rapidez”, orgulha-se.“Acho que se o convite for feito, o partido não vai se opor, estou aqui para servir”.
Um dos nomes fortes para ser o vice de Donizetti é do atual vereador e amigo pessoal do presidente da Câmara, Jadiel Vieira (sem partido), o Keko.
“Fico lisonjeado com a especulação, mas ainda há muito tempo até as eleições. Estou na política há três anos e já receber um convite desse seria muito gratificante”.

Caraguatatuba - Mesmo negando, parece que o vice mais indicado na região é Wilson Gobetti (PSDB), atual presidente da Câmara, que formará possível dupla com o candidato José Aguilar (PPS), hoje vice-prefeito.
“Não tem nada definido, somente ano que vem citaremos nomes. A equipe contará muito”, disse Aguilar.
Gobetti falou que a decisão depende do partido. “Se passar um cavalo sem cela, eu monto em cima. O partido quer dar continuidade na dobradinha que deu certo, como o Antonio Carlos (PSDB) e o próprio Aguilar”.
A notícia da semana ficou por conta da filiação de Álvaro Alencar ao PMDB, deixando o PDT.
Com isso, ele e o ex-secretário de Obras da prefeitura, Gilson Mendes, serão os nomes fortes do partido e, provavelmente, os maiores adversários de Aguilar.
“Estivemos negociando a semana inteira a vinda de Alencar. Lançaremos um candidato: ou eu, ou ele. Conseqüentemente, um dos dois será o vice”, declarou.
“Isso mostra a força do PMDB na cidade, que hoje tem mais de 2 mil filiados”.

Ubatuba - Em Ubatuba, o mistério e a indefinição permeiam o cenário político.
Sabe-se que os candidatos mais fortes a prefeito são Paulo Ramos (PFL), atual prefeito, e Rogério Frediani (PTB), atual presidente do Legislativo.
Parece que Moralino Valim, atual vice, será mais uma vez parceiro de Paulo Ramos.
Por sua vez, o assessor de Moralino, Paulo Valdares, informou que cada um tem o seu trabalho político na cidade.
“Se o PMDB lançasse um candidato a prefeito, Valim seria um nome forte, mas ainda é cedo para dizer”. Moralino não atendeu à reportagem do Correio do Litoral, pois estava viajando.
Pelos lados de Rogério Frediani, nenhum nome desponta até o momento como o vice ideal para compor sua chapa. (Fonte: Correio do Litoral)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Vigilantes são suspeitos de execução

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba está investigando a participação de três vigilantes de uma empresa clandestina na morte do adolescente Luiz Fernando Ferraz Xavier, 17 anos, no último dia 29, no bairro Travessão. O adolescente teria furtado uma motocicleta de um vigilante. Ele foi executado com seis tiros.
Segundo a polícia, a empresa Falcon não teria registro para atuar. O proprietário e outros funcionários estão sendo investigados.
O vigilante A.G.S., 32 anos, foi preso e um outro funcionário se apresentou à polícia mas foi liberado. Um terceiro suspeito está sendo procurado. Os representantes da empresa não foram localizados pelo ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá usa teatro para prevenção de acidentes

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou no último dia 4, uma "Tarde Educativa", no CIEFI do Perequê Mirim (EMEF Prof. Geraldo de Lima e EMEI Yatsuda Nasu), para a comunidade dos bairros Perequê Mirim e Pegorelli, levando orientações sobre acidentes domésticos, drogas e dengue. Tudo aconteceu num clima leve descontraído, através de teatro e brincadeiras para as crianças e seus pais. Representantes da Eletropaulo e da Ford Company, de São Paulo, apresentaram peças teatrais com temas sobre acidentes domésticos com eletricidade, drogas, dengue e cuidados domésticos em geral. No local do evento, profissionais da Saúde fizeram um trabalho de orientação sobre esquistossomose. O secretário de Saúde, Pedro Norberto e sua equipe estiveram presentes ao evento. (Fonte: PMC)

Exposição de Orquídeas é atração no próximo fim de semana

Caraguatatuba - Caraguatatuba está realizando mais uma vez a tradicional Exposição de Orquídeas, que acontece de 10 a 12 de outubro, das 10h às 22h, apenas no domingo, a exposição será fechada às 17 horas. O local da exposição volta a ser a Praça Diógenes Ribeiro de Lima, antigo prédio da Setur-Secretaria de Turismo.
Segundo os organizadores do evento, Keiiti Nakamura e Vera Lúcia Pereira Gonzales, da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte, as associações das cidades de Belo Horizonte, São Vicente, Guarujá, São José dos Campos, Assis, Pindamonhangaba e São Bernardo do Campo já confirmaram presença. No ano passado, foram expostas cerca de 500 plantas, sendo 40 do Litoral Norte. Para este ano, o número deve ser mantido.
Durante os dias da exposição, também haverá a venda de vasos pelos próprios produtores. "Sendo direto do produtor, o preço torna-se mais acessível", disse Vera. Ela acrescentou que a cada exposição que participa, encontra uma espécie nova. "São 35 mil espécies nativas, 1500 gêneros e mais de 50 mil íbridos de Orquídea no mundo, então, sempre encontramos novidades".
A associação do Litoral Norte existe desde 1977 e foi fundada pelo médico Keiiti Nakamura, e hoje é composta por 20 sócios. O público poderá apreciar e comprar exemplares de várias espécies, entre elas as cattléyas, laelias, dendróbiuns, paphilo-pedinus. A cattléya intermediária é típica da Mata Atlântica e é o símbolo da Associação.
Você sabia que a baunilha é um extrato retirado de uma espécie de orquídea? E que uma orquídea leva de seis a oito anos para florescer pela primeira vez? É, as orquídeas são cheias de curiosidades, por isso vale a pena visitar mais esta exposição.
Algumas dicas para a sua orquídea florescer o ano todo:
Luz: evite a exposição direta ao sol. Isso prejudica as folhas. Elas precisam de 50% a 70% de sombra. Coloque as plantas voltadas ao sol da manhã. Folhas amareladas no crescimento mais novo indicam excesso de luz e folhas verde escuro indicam luz insuficiente.
Temperatura: lembre-se: onde você se sente bem, as orquídeas também se sentirão, aproximadamente a 25% como temperatura média de cultivo. Importante: perimita que recebam calor na face norte, leste ou oeste da sua casa. Evite o lado sul por ser muito frio. Proteja o local das orquídeas com barreiras, para impedir ventos frios especialmente nos estados do sul do Brasil.
Umidade: As orquídeas possuem um tecido nas suas raízes que absorve a umidade do ar, portanto elas não precisam de muita água. Mantenha , se possível úmido o local onde elas estão. Bandejas com pedregulhos cheios de água produzem boa umidade.
Vento: o local da orquídea deve ventilação permanente. Ela evita que outras pragas se instalem . Não há necessidade de vento quando for expor a sua orquídea florida.
Replantio: as orquídeas necessitam Ter seus meiros de crescimento trocados a cada 2 anos. Para isso basta dar batidas no vaso até soltar as raízes. Às vezes é preciso quebrar o vaso porque as raízes estão grudadas. Isso é um bom sinal. Retire todo o meio velho, as raízes marrom-escuras e murchas. Coloque a planta em um vaso novo um número maior.
Fertilizantes: Use a metade da dose indicada pelo fabricante porque as orquídeas assimilam muito. Alterne entre as regas a colocação de fertilizantes. DE três em três meses pode aplicar o adubo orgânico.
Pragas: Para pulgões e outros insetos use inseticida aerosol doméstico, mas pulverize de longe. As cochonilhas (parecem moedinhas brancas presas nas folhas) podem ser retiradas com cotonete embebido em 1/2 de água e alcool. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá inspeciona obras da Sabesp
O prefeito Antonio Carlos da Silva inspecionou, pessoalmente, diversos locais, onde as empreiteiras da Sabesp vêm abrindo buracos e não providenciando os reparos ao local. Ele se mostrou muito irritado com o problema e exigiu soluções urgentes.

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, realizou, pessoalmente, uma inspeção nas obras das empreiteiras contratadas pela Sabesp, que vêm gerando muitas reclamações dos munícipes. Essa inspeção aconteceu na última terça-feira, dia 30 de setembro. Os moradores reclamam dos buracos que as empreiteiras abrem nas vias públicas para a realização de serviços na rede de esgoto e nas ligações de água e que em seguida não o fecham como deveriam.
Antonio Carlos mostrou-se irritado com o descaso com que as empreiteiras vem realizando seus serviços, sem qualquer preocupação em repor as condições dos locais. Deparando as duas marginais da Avenida Castelo Branco com valas abertas pela Sabesp, destruindo o asfalto, recentemente feito pelo DER, como também as cabeceiras das pontes sobre o Rio Guaxinduba, onde existiam bocas de lobo. O prefeito acionou o secretário de Assuntos Jurídicos, Sidnei de Oliveira Andrade, determinando que ele providenciasse o ajuizamento de uma ação indenizatória contra a Sabesp.
Segundo Sidnei Andrade, Antonio Carlos compreende a importância das obras de saneamento básico, mas não pode admitir que elas destruam as vias públicas recentemente pavimentadas deixando-as sem os reparos necessários, causando danos financeiros ao município e prejudicando os munícipes.
De acordo com o secretário, o prefeito vem tentando solucionar essa questão inclusive propondo um convênio pelo qual a própria prefeitura faria os reparos compensando os custos com as contas do fornecimento de água dos prédios da prefeitura (escolas, UBS, repartições públicas), mas a Sabesp não tem viabilizado o acordo.
Durante a inspeção de Terça-feira, o prefeito mostrou os locais danificados ao engenheiro da Sabesp, João Carlos Simões, exigindo solução imediata e também fiscalização em cima das empreiteiras.
Andrade informou que para atender a determinação do prefeito de ajuizamento de uma ação indenizatória contra a Sabesp, se não houver uma imediata reparação dos danos, será feito um levantamento de todos os locais danificados com apuração dos custos para fixar o valor da indenização que será pedida.
A prefeitura pede a colaboração dos munícipes para que informem na Secretaria de Obras Públicas os danos causados pela Sabesp em vias públicas. O telefone é o 3807-8140. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza Semana de Aleitamento Materno

Caraguatatuba - Caraguá promove eventos na Semana do Aleitamento Materno para comemorar o Dia do Aleitamento Materno, através da Secretaria de Saúde, que estará realizando diversas atividades entre os dias 6 e 10 de outubro em diversas Unidades de Saúde. As equipes do PSF estão preparando palestras e até teatros com agentes comunitários para atingir as mamães. O objetivo é orientar as pessoas que têm bebês recém-nascidos, gestantes e familiares sobre a amamentação. As equipes do PSF de Caraguá tem um trabalho efetivo com grupos de gestantes e puérperas (mulheres no período pós-parto), que costuma acontecer de 15 em 15 dias, nas Unidades de Saúde da Família, nos quais as mamães são orientadas sobre a importância da amamentação e de como amamentar. Durante a semana , as atividades das Unidades de Sáude da Família pretendem reforçar o estímulo à amamentação.
Programação:
De 01 a 10 de outubro - Todas as Unidades de Saúde da Família oferecem palestras e orientações, com a participação de toda a equipe do PSF-Programa Saúde da Família, médicos, agentes, enfermeiros e assistentes.
7/10 - USF do Casa Branca fará palestra com um psicólogo sobre amamentação, às 9 horas.
7/10 - USF do Tinga terá grupo de orientação sobre aleitamento, às 15 horas.
8/10 - Praça Princesa Isabel, no Tinga,terá atendimento ao grupo com palestra, às 15 horas.
8/10 - USF do Jaraguazinho terá palestra de abordagem para o grupo de gestante, às 13 horas.
8/10 - USF do Getuba atenderá o grupo de gestantes e puérperas à partir das 13 horas. (Fonte: PMC)

Projetos voltam à pauta em Caraguá
Proposituras que não foram votadas na semana anterior retornam

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute na 31ª Sessão Ordinária semanal, em 7 de outubro de 2003, a partir das 19h30, os projetos que não foram votados na sessão anterior em decorrência do adiantado do horário.
O destaque continua sendo a Emenda à Lei Orgânica, que disciplina o uso do Brasão de Armas da cidade.
Deixaram de ser votados e retornam nesta sessão os projetos, que devido ao adiantado do horário, não foram discutidos na sessão anterior. A sessão terá início às 19h30, com entrada gratuita. Os projetos começam a ser discutidos a partir das 22h15.
Será discutido projeto do Vereador Celso Pereira (PSDB), que denomina “Travessa Joana Xavier Pereira Soares” a atual travessa dos Tourinhos, no bairro do Massaguaçu, base eleitoral do Parlamentar autor.
Outro projeto tem a autoria do Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), que concede Título de Cidadão para o empresário e ex-prefeito José Sidney Trombini (PMDB).
Finalizando, com a autoria do Vereador Anderson Bertoncini – Pastor Anderson (PL), Projeto de Emenda à Lei Orgânica que disciplina o uso do Brasão de Armas do município. Segundo a propositura do Vereador, o Brasão fica com uso obrigatório em todas as escolas e repartições públicas municipais. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Diocese realiza Fórum do Idoso

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba realiza no próximo dia 7 de outubro, seu 1º Fórum pelo Idoso, na cidade de Caraguatatuba. Em 30 de setembro, a Diocese realizou o mesmo evento na cidade de São Sebastião, em parceria com as prefeituras de São Sebastião e Ilhabela e reuniu cerca de 300 pessoas.
Em Caraguatatuba, o tema do fórum é JOVEM HOJE. IDOSO AMANHÃ e terá como debatedores o secretário municipal de Saúde Pedro Norberto; a psicóloca e gerontóloga Cristina Daniel; Pe. Vicente Morlini, membro do Conselho Nacional do Idoso; Dra. Regina Quintanilha - geriatra e Flávia Maria Lopes – terapeuta ocupacional.O presidente dos trabalhos será Dom Fernando Mason, bispo da Diocese de Caraguatatuba.
O evento faz parte da Campanha da Fraternidade 2003 que tem o lema Vida, Dignidade e Esperança - Fraternidade e os Idosos, que vem sendo coordenado em nível de Litoral Norte pelo casal Eva e Falcão.
O fórum do dia 7 de outubro terá como convidado especial o prefeito municipal de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva e a secretaria municipal da Educação Roseli Morila que em parceria com a Diocese de Caraguatatuba lança a campanha educacional "Eu respeito o idoso" junto às crianças com idade pré-escolar.
O evento é aberto e pretende atingir participantes dos diversos grupos da 3º idade e profissionais que lidam diretamente com idosos.
Local: Auditório das Faculdades Integradas Módulo
Horário: 19h às 22h
Informações: Cúria Diocesana 3883.6668 e 3883.4888 ou 3861.1177 (Eva Falcão). (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Campeonato Regional de Bicicross
Pilotos de Caraguá mostram que têm garra e se destacam em quase todas as modalidades

Caraguatatuba - A 3ª Etapa do Campeonato Regional de Bicicross de Caraguatatuba, reuniu cerca de 150 pilotos na Pista de Bicicross Ton Ferreira, na Praia do Indaiá. Atletas vindos de todo o Vale do Paraíba e Litoral, além de cidades como Campos do Jordão, Paulínia, Salto, Campinas, Atibaia, Jarinu, Bragança Paulista, entre outros.
Os resultados foram positivos para Caraguá que teve vários de seus pilotos em destaque na competição, como o piloto Paulo José (o Fi), que foi campeão na categoria elite mam; Willian de Paula, também campeão na expert 15-16 anos; Thiago da Silva que foi o grande destaque e primeiro colocado na categoria até 6 anos; Allan Marques, também foi o primeiro na expert 11-12 anos; Pérsio Luis, campeão na categ. 30-39 anos cruiser; Alexandre Ajimi, primeiro na categ. Cruiser 15-16 anos; mesma que teve os pilotos David César, em segundo e Ronei Camargo, em terceiro. Os pilotos de Caraguá também foram destaque em posições de segundo e terceiro lugares em diversas categorias, como Francisco Maximiliano, Flávio Roveran, Michele Nascimento. Ilhabela foi outro município que se destacou através das feras Júlia Cruz, campeã na categ. Feminino 7-8 anos; e Bruna Cruz, vice na mesma categoria. Outro destaque de Ilhabela foi Edilaine Cruz, campeã na feminino 15+.
No final do campeonato, os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus, e as crianças de 6 a 10 anos que ficaram até o oitavo lugar receberam medalhas. Os vencedores da elite mam ganharam troféus mais R$300,00.
Os pilotos de Caraguá já começaram a treinar para o Campeonato Paulista de Bicicross que acontece dia 26 de outubro em Várzea Paulista. Mais informações com José Batista César, presidente da Associação de Bicicross, pelos fone 3883-7886/9767-9944. (Fonte: PMC)

Notícias de Ilhabela Topo

Escolas Municipais comemoram semana da criança

Ilhabela - As escolas da Rede Municipal de ensino de Ilhabela estarão comemorando durante toda esta semana, a Semana da Criança, com gincanas, lanches especiais entre outras atividades. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, estará entregando mais de 80 bolos para as comemorações além de kits de doces para presentear os alunos na festa de encerramento.
A Escola Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, além da extensa programação de brincadeiras, realizará nos dias 7 e 9 uma excursão para Ubatuba, promovida pela Secretaria da Educação em parceira com a APM da escola, com os alunos das 2ª, 3ª e 4ª séries para visitar o aquário e o Projeto Tamar. “O objetivo é unir a parte educativa com a parte recreativa”, disse a dirigente Regina Helena Leite Simões.
Entre as atividades da Escola Prefeito Leonardo Reale, na Armação, está um piquenique na Praia da Armação na quinta-feira e um tipo de lanche diferentes para cada dia. A Cirandinha Perequê também terá piquenique na Praia do Perequê e diversas brincadeiras e lanches.
A Escola Professor José Benedito de Morais, no Reino, a Escola Sebastião Leite da Silva, no Bexiga, a Escola Professora Maria Thereza de Freitas Vidal, no São Pedro e Escola Professora Dercy de Andrade de Castro, no Portinho, também realizarão gincanas durante toda semana com festa de encerramento na sexta-feira.
A escola do Portinho receberá no sábado, dia 10, a família da professora Dercy, que virá especialmente para promover uma festa com os alunos da escola em comemoração ao dia da criança. A Cirandinha e a Escola do Itaquanduba farão atividades durante toda sexta-feira e também receberão presentes da APM da escola.
Os alunos do Projeto Navegar de Ilhabela também farão uma comemoração na quinta-feira com gincanas e brincadeiras, lanches, bolo e uma regata entre os alunos. A Escola Professora Mércia do Nascimento Dias realizará a comemoração da semana da criança na semana de 13 a 17 de outubro.
O secretário de educação, professor Antônio Cornélio, parabeniza todas crianças pelo seu dia e que aproveitem bastante as brincadeiras oferecidas pelas escolas. (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

São Sebastião ganha sua 1º faculdade
Instituição começa a funcionar em 2004 e vai oferecer 500 vagas em cinco cursos

São Sebastião - São Sebastião vai ganhar a partir de 2004 a primeira faculdade da cidade com 500 vagas em cinco cursos --administração, hotelaria, turismo, gestão ambiental e sistemas de informação. As mensalidades vão variar entre R$ 390 e R$ 500, segundo a direção da Faculdade São Sebastião, como será chamada a instituição.
A faculdade funcionará em um prédio na rua Agripino José do Nascimento, no centro da cidade. O primeiro vestibular deve ocorrer até dezembro. Serão duas turmas para cada curso, todos ministrados no período noturno.
O proprietário da Faculdade São Sebastião, Fábio Merlin, afirmou que o objetivo do empreendimento é atender estudantes do município e das cidades vizinhas como Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
"Os alunos que querem fazer um curso superior em São Sebastião têm que se deslocar para outras cidades. Agora eles terão condições de estudar aqui mesmo", disse Merlin.
APROVAÇÃO - O funcionamento da Faculdade São Sebastião foi aprovado na semana passada após visita de uma comissão técnica do MEC (Ministério da Educação) às instalações do prédio onde funcionarão os cinco cursos.
Para o proprietário da instituição, o desafio agora será oferecer ensino de qualidade para fornecer mão-de-obra especializada para o mercado regional, atendendo a demanda exigida pelo desenvolvimento econômico de São Sebastião e demais cidades da região.
"A nova faculdade vai preparar profissionais que irão melhorar o perfil do atendimento turístico em São Sebastião e no litoral", disse Merlin, que também é proprietário do Colégio Positivo, que funciona há três anos na cidade.
VANTAGEM - A estudante do quarto ano de turismo Mariana Galvão, 21 anos, disse que a instalação de uma faculdade de turismo em São Sebastião é um progresso para o Litoral Norte. Ela mora em Caraguatatuba e se desloca todos os dias de sua cidade de origem para estudar em São José dos Campos.
"Existe curso de turismo em Caraguá, mas optei em estudar em São José. A inauguração de novos cursos em São Sebastião estimula a concorrência, melhorando a qualidade do ensino superior no Litoral Norte. Os alunos só têm a ganhar com isso", disse Mariana. (Fonte: ValeParaibano)

Briga por churrasco acaba em morte

São Sebastião - Uma discussão por causa de um pedaço de carne teria sido o motivo da morte do desempregado Erick dos Santos Silva Fonseca, 22 anos, durante um churrasco no bairro Topolândia, em São Sebastião, às 21h30 do último sábado.
Fonseca foi morto com três tiros na frente de sua família e dezenas de pessoas que estavam no local. A festa aconteceu na casa da vítima, na rua Marília.
Segundo a polícia, os disparos teriam sido efetuados por um adolescente de 17 anos que possui antecedentes criminais e está foragido.
O delegado José Lamartine Fagundes afirmou que a família de Fonseca estava muito abalada e não prestou depoimentos. Segundo ele, homicídios com motivações fúteis são comuns na região.
ENTERRADO - O carpinteiro Robson Ramos Costa, 25 anos, foi brutalmente assassinado a pauladas e pedradas e enterrado na praia de Maresias no final de semana. O corpo foi descoberto pelo Corpo de Bombeiros no último sábado.
O delegado Odair Bruzos disse que a polícia recebeu informações de que Costa havia se envolvido em uma discussão há uma semana. (Fonte: ValeParaibano)

Comemorações do Ciama lotam Teatro de São Sebastião

São Sebastião - O Ciama – Centro de Aleitamento Materno de São Sebastião comemorou hoje, segunda-feira, dia 6, no Teatro Municipal, a 7ª Semana Municipal e 12ª Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno.
Este evento lotou a capacidade do Teatro e faz parte de uma extensa programação que o Ciama vem realizando desde o último dia 1º e que continua até o próximo dia 11. Hoje foram homenageadas com os diplomas as 35 mães que realizaram o curso, a 1ª mãe doadora de leite, além dos bombeiros e dos carteiros, que desenvolvem um trabalho de parceria com a equipe do Centro.
As muitas mães presentes também prestigiaram a apresentação do coral da escola Porto Grande e a palestra sobre a Rede Ibfan, com a pediatra Flávia Martinele.
A coordenadora do Ciama, Carla Bruço, disse que o Centro de Aleitamento não faz apenas doação de leite, segundo ela, a equipe está sempre disposta a amparar e incentivar as mães que fazem parte dos programas que são desenvolvidos no local. “Lá, nós escutamos o que os pais têm a dizer. Todos são extremamente envolvidos com o trabalho e, quando falamos de amamentação, estamos falando de amor. O ato de amamentar promove o vínculo entre a mãe e o filho, fortalece a auto estima da criança, que se sente abrigada, tornando-se mais tranqüila.”, explicou.
O prefeito Paulo Julião mencionou ser esta uma ocasião especial. “Este programa é importante tanto pelo aleitamento como pela equipe, que desenvolve esta proposta com carinho. O mais importante na hora de realizar um bom trabalho, é gostar do que se faz e estas pessoas trabalham com amor, por isso é uma equipe que vem se aperfeiçoando e é uma referência regional e estadual”, enfatizou o prefeito.
O objetivo da campanha é divulgar amplamente as vantagens e a importância da amamentação na saúde da mãe e da criança, e despertar a consciência pública. “Para fortalecer a cultura da amamentação é preciso proteger este ato”, justifica Carla. O CIAMA atende na rua Cristóvão Soares, número 379, ou pelo telefone (12) 38925381. (Fonte: PMSS)

Milhares de pessoas prestigiam São Francisco

São Sebastião - Mais de cinco mil pessoas participaram das festividades religiosas e culturais realizadas, neste final de semana em São Sebastião, para saudar São Francisco.
Durante três dias, o bairro de São Francisco, na região central da cidade, foi palco de apresentações típicas da cultura local, como: folia no Morro do Abrigo, capoeira, folia do Pontal da Cruz, maculelê, quebra Chiquinha, atividades esportivas e shows musicais.
Para saudar o santo protetor dos animais, também foi realizada a benção de aves e animais.
O resgate da festa de São Francisco este ano vem ao encontro dos desejos da população que lembra dessas histórias contadas pelos mais antigos moradores do bairro. Relembram os mais velhos que, no início do século, no dia 4 de outubro, a comunidade juntava-se à igreja para comemorar com muita reverência e alegria, o santo protetor dos pobres e dos animais. (Fonte: PMSS)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Troca de siglas favorece Paulo Ramos

Ubatuba - Pré-candidato à reeleição em 2004, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), saiu fortalecido depois da troca de partidos na Câmara antes do prazo final para as filiações concluídas na semana passada.
Seis dos 13 vereadores trocaram de legenda. A base governista é formada por nove parlamentares.
Com as mudanças, O PFL, partido de Paulo Ramos, passa a deter o maior número de vereadores no Legislativo, com três representantes. Aportaram na legenda o pastor Samuel dos Santos, que estava no PP, e Osmar Dias de Souza, que militava no PTB.
O vereador Ricardo Barbosa já havia se filiado ao PFL no início do ano.
Em compensação, o vereador Andrade Henrique dos Santos deixou o PFL e ingressou no PAN para tentar disputar a prefeitura no ano que vem.
O PTB, liderado na cidade pelo presidente da Câmara e também pré-candidato a prefeito, Rogério Frediani, também perdeu o vereador Marcos Francisco, que foi para o PSC.
Na avaliação de Frediani, as mudanças partidárias, no entanto, não devem ter reflexos na correlação de forças no Legislativo. "Acredito que mesmo indo para o PFL os vereadores vão se manter neutros" afirmou.
Na prática, a investida de Paulo Ramos é um dos primeiros lances políticos do prefeito para tentar manter o poder em 2004.
Além dos vereadores Andrade Henrique e Rogério Frediani, o engenheiro Pedro Vicente Tuzino, segundo colocado na eleição em 2000, também é pré-candidato ao Executivo.
O vereador Domingos dos Santos (PT) afirmou que o partido ainda não decidiu se lançará candidato na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Municipal de futebol de mesa segue firme

Ubatuba - A disputa pelo mais importante título do futmesa ubatubense segue com tudo. Foram realizadas no último Sábado, 4 de Outubro, a 5ª e 6ª rodadas, de um total de 19, do Campeonato Municipal 2003, que conta com 20 participantes. André Rafael segue na liderança isolada, mas pelo menos outros 10 jogadores estão na briga pelo título, apesar dos favoritismos do próprio André, de Ednelson Prado e dos irmãos Edu e Fernando Macedo. Quem mais ameaça André até o momento é Rodrigo Lobo, que pulou da 5ª posição para a vice-liderança e já sonha em disputar o título ou, pelo menos, garantir uma vaga na Copa dos Campeões no final do ano. Fernando Macedo, melhor jogador do 2º semestre, subiu da 11ª para a 4ª posição e mostrou que pode ser o grande rival de André até o final do campeonato, se compromissos profissionais não o afastarem das mesas. Outros destaques da rodada foram Flávio Bellard e Tom Pires, que se mantiveram entre os 10 melhores na classificação, e Sérgio Godoy, que subiu mais um pouco e já está em 12º, à frente de gente como Ralph Solera, Anderson Gomes, Eduardo Ilário e Daniel Gusmão. A nota negativa ficou por conta da terceira falta consecutiva de um dos participantes, que, com isso, foi eliminado do campeonato. A associação explica que os participantes podem pedir, por escrito e com 24 horas de antecedência, o adiamento de suas partidas, caso não possam comparecer à sede da AUFM nas datas assinaladas na tabela, o que proporciona a todos os participantes uma certa flexibilidade de datas para que não ocorram WOs e, por isso, o associado que falta 3 vezes seguidas ou 5 alternadas é excluído da competição. O Campeonato Municipal de Futebol de Mesa continua neste Sábado, 11 de Outubro, à partir das 16 horas, na Av. Thomaz Galhardo S/N, Ginásio de Esportes "Tubão", com a realização da 7ª e 8ª rodadas. Mais detalhes no site da AUFM www.futmesaubatuba.hpg.com.br

Faltam poucas vagas para o 7 º Uluwatu ZN de Surf
Quem não correr, pode ficar de fora do 7o. Uluwatu ZN de Surf

Ubatuba - Já é tradição. Quando as inscrições do campeonato Uluwatu ZN de Surf, exclusivo para moradores da zona norte da Capital paulista, são abertas, a disputa para garantir uma vaga é acirrada. Segundo Denílson Garcia, um dos proprietários, ao lado do irmão Fábio, da Uluwatu Surf Shop, restam poucas vagas. "Estamos com as duas categorias, open e longboard, quase que completas", avisa.
Sendo um dos grandes marcos do surf na região, o 7o. Campeonato Uluwatu ZN de Surf vai acontecer entre os dias 18 e 19 de outubro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de SP. Durante o período de sete anos, o comportamento dos atletas da região foi se adaptando à realidade de terem um campeonato exclusivo para eles. É o que afirma Denílson. "Os moradores da zona norte começaram a encarar o Uluwatu ZN de uma forma mais séria. Hoje o nível das disputas é muito bom, pois eles treinam com mais regularidade para o evento", diz.
E quem vai estar defendendo os títulos de 2002 são: Denis Rodrigues, que levou a melhor na categoria open ZN e Marcelo Guerreiro, que controlou com perfeição o pranchão para ser o campeão da longboard ZN. Porém, o evento não proporciona grandes emoções somente entre os moradores da zona Norte. Surfistas de todo o Brasil participam do evento nas categorias open e longboard aberto.
Entre outras atrações no evento está a Goofy Cabo de Guerra, que é um espetáculo à parte. Reunindo várias equipes devidamente uniformizadas, os duelos são travados na areia, onda a força e o trabalho de equipe são decisivos para arrastar literalmente a equipe adversária. Já a Rusty Best Wave premiará o competidor que fizer a melhor nota durante o evento com uma prancha Rusty novinha em folha.
As inscrições já estão abertas e os interessados devem entrar em contato nas lojas Uluwatu pelos telefones (0xx11) 6203-8015 / 3862-4861 / 3873-9350. As categorias Open e Longboard ZN são exclusivas para quem mora na região, sendo obrigatório à comprovação da sua residência. As categorias abertas são válidas para atletas de todo o Brasil. O valor da inscrição é de R$ 40,00, com direito a uma camiseta e um boné.
Os primeiros colocados das quatro categorias irão receber um cheque no valor de R$ 1.500,00 para ser trocado em mercadorias a sua escolha nas lojas Uluwatu. O segundo lugar leva uma prancha de surf ou um longboard, conforme a categoria. Na terceira colocação, os atletas faturam uma roupa de borracha Mormaii e o quarto melhor leva kits contendo: tênis Reef, bermuda, camiseta e um leash. Todos os finalistas recebem troféu.
Vale lembrar que o Uluwatu ZN de Surf serve de seletiva para a disputa no confronto final do Circuito Maresia SP Contest 2003. A equipe da Zona Norte será formada pelos oito melhores da categoria open, mais quatro da longboard. Àqueles que estiverem participando da categoria open e que tenham idade máxima de 18 anos poderão correr também na categoria junior no dia do confronto final.
TARDE ESPECIAL NA ÁGUA FRIA - A loja Uluwatu localizada no bairro da Água Fria vai oferecer uma tarde especial para os seus clientes no dia 10 de outubro, sexta-feira. A partir das 14 h até às 20 h, os atletas Bernardo Pigmeu, da Hang Loose e Renan Rocha, da Goofy estarão distribuindo autógrafos.
Além dos dois atletas, os consagrados shapers da fábrica de pranchas Wet Works estarão atendendo àqueles que quiserem encomendar uma prancha diretamente com Joca Secco, Ricardo Martins e Cláudio Henneck. É uma excelente oportunidade para tirar dúvidas, conhecer as novidades do mercado e fazer o pedido do seu foguete.
O 7º. Campeonato Uluwatu ZN de Surf tem os patrocínios da Hang Loose; Reef; MCD; Mormaii; Local Motion; Goofy Cabo de Guerra; Onbongo; Wagon; Rusty Best Wave; Billabong. Apoio: Glasser; Storm Rider; Pro-Lite; Bxel; Claptons. Divulgação: Waves. Colaboração: Associação de Surf Cidade de São Paulo; Federação Paulista de Surf; Prefeitura de Ubatuba; Associação Ubatuba de Surf; Sociedade Amigos de Itamambuca; Circuito Maresia SP Contest 2003.
Fonte: Marcos André Araújo - FAMA ASSESSORIA
Tels.: 55 13 3469-2527 / 9104-1819 - E-mail: fama.assessoria@terra.com.br

Comunicado da Vigilância Sanitária

Ubatuba - Alertamos todo o comércio de Ubatuba (principalmente Supermercados e Restaurantes) que segundo o Comunicado da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, CVS nº309/03 e 319/03, os seguintes produtos deverão se INTERDITDOS CAUTELARMENTE pela VISA local :
1 - Palmito em Conserva marca SUPREME, lote não consta, fabricado em 10/05/03, com validade 10/05/2005
2 - Hambúrguer de Carne marca SEARA, lote 01 fabricado em 09/07/03, com validade 05/11/2003
Qualquer dúvida entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone ( 12 ) 3832-6810.
Vigilância Sanitária de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor Topo

Vila Picinguaba - A Sociedade Amigos Picinguaba (SABP) informa a Programacao da Festa do Dia das Criancas:
5ª.feira dia 9/out as 19:00hs:
serah passado um video na frente da POA(Pinciguaba OficinaArtesanal)
6ª.feira dia 10/out as 19:00s
Será realizado um jogo de queimada para os adultos,
visando assim maior participação de todos no evento.
Sabado dia 11/10
Manha : jogo de futebol para as criancas.
Tarde: jogo de queimada para as criancas menores.
Domingo dia 12/10
Durante o dia: será organizado um campeonato de surf.
Tarde: serao as premiacoes com entrega de medalhas.
será entregue tambem, saquinhos-surpresa c/doces p/as criancas e um enorme bolo !!!
Aguardamos a sua visita !!
Gratos,

Equipe SABP
Sociedade Amigos de Picinguaba
Ubatuba, SP


Cadê a polícia? Cadê a vontade política? - Quatro furtos foram registrados no último final de semana em Itamambuca. Os ladrões entraram em duas casas (numa delas havia gente dormindo) e arrombaram dois carros. Essa tem sido a média. A falta de segurança é tamanha que, na entrada do loteamento, vem sendo distribuído um "Comunicado Urgente", sobre a ação das "quadrilhas". A orientação é para verificar portas e janelas ao sair de casa e não deixar objetos de valor à vista. Cabe a pergunta: cadê a polícia?
Ok, vão dizer que faltam policiais, que as viaturas foram sucateadas e por aí vai. Para mim, o que falta é vontade política. Não foram atrás de recursos para construir um Centro de Convenções de 17 milhões? Pois bem, cadê a competência para ir atrás de equipamentos, treinamento e mais efetivos para a polícia?

Regina Teixeira
Itamambuca
Ubatuba, SP


Torneio de Pesca - O torneio de pesca ADC Embraer/ADC Avibrás na praia de Massaguaçú foi reagendado para os dias 11 e 12 de outubro.
Continuem prestigiando e divulgando !!
Obrigado.

Sergio Mitsuo Nagasaki
São José dos Campos, SP

 

Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Cáis do Itaguá - Ubatuba

Cáis
©Natto


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor