Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 08 de outubro de 2003 - Nº 883 Edições Anteriores

Barra da Lagoa Porto das Artes Hansamarc

Região
Racionamento de água no litoral ainda é realidade distante
Entidades apresentam minuta de zoneamento ecológico em Boiçucanga


Caraguatatuba
Vigilantes são suspeitos de execução
Caraguá usa teatro para prevenção de acidentes
Exposição de Orquídeas é atração no próximo fim de semana
Prefeito de Caraguá inspeciona obras da Sabesp
Caraguá realiza Semana de Aleitamento Materno
Projetos voltam à pauta em Caraguá
Diocese realiza Fórum do Idoso
Campeonato Regional de Bicicross


Ilhabela
Equipe de Ilhabela participa da 3ª etapa da Copa Caiçara de BMX
Comunidades tradicionais se reúnem para torneio de futebol
Teste da bicicleta acontece esta semana em Ilhabela


São Sebastião
Julião contrata empresa para clipping oficial
Corpo é encontrado enterrado na areia da praia de Maresias
Comemorações do Ciama lotam Teatro Municipal
Volcom Qualifying Series celebra o surfe com festa em Cambury
Paneleiras do “Bairro” herdam arte de Dona Adélia


Ubatuba
Vigilância Sanitária realiza fiscalização rigorosa
Filiações partidárias mudam panorama para eleições de 2004
Guarda-vidas para temporada de verão
Curso de Doces e Compotas Caseiras

Seções
Artigo
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Racionamento de água no litoral ainda é realidade distante

Litoral Norte - As declarações do presidente da Agência Nacional de Águas, Jérson Kelman, dadas ao jornal Folha de São Paulo na última sexta-feira sobre a escassez de chuva intensa e que, caso não chova em 45 dias a situação na bacia do rio Paraíba do Sul pode agravar-se ainda mais não surpreenderam a Sabesp na região.
Isso porque, segundo a empresa o Litoral Norte não faz uso do rio para o abastecimento dos cerca de 248 mil habitantes fixos das cidades. A estimativa de habitantes é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A empresa diz que o nível dos 18 pontos de abastecimento não depende de apenas um rio “por isso os problemas passam a ser pontuais e reforçados pelo comportamento das pessoas”, diz a assessoria de imprensa da Sabesp. O maior distribuidor de água para a região é o Rio Claro-que abastece 90% de São Sebastião e 50% das residências em Caraguatatuba.
Conforme a Sabesp, com a proximidade do verão é necessário que todos façam uso racional da água economizando em ações simples como lavar calçadas e reduzir o tempo do banho. A estatal informou ainda que 30 minutos em baixo do chuveiro elétrico pode consumir 180 litros d’água. “Fora isso, se possível, regar jardins e flores após o sol se pôr. Nessa época, o melhor uso de água seria apenas para higiene e limpeza”, completa a Sabesp.
Segundo a companhia, piscinas também são “vilãs” no desperdício chegando a perder cerca de quatro mil litros, em tamanho médio, por mês.
A empresa acrescenta que os reservatórios da região que comportam juntos, mais de 35 milhões de litros d’ água ainda estão em condições satisfatórias. Além disso, explica a Sabesp , a distribuição de água não atinge estado crítico em nenhuma das cidades do litoral.
Água para todos - A consciência de economia quanto à questão da falta de água começa a mudar em algumas pessoas que refizeram os hábitos para contribuir e evitar o racionamento no próximo verão.
É o caso da dona de casa Yara Fernandes. Ela conta que ao invés de utilizar a mangueira para fazer a limpeza da área de serviço e calçada de sua residência optou por balde e vassoura. “Justamente para poupar. E também não faço mais com certa freqüência, apenas limpo com vassoura, pois se todos fizessem melhoraria muito”.
Já Glória Medeiros, que também é dona de casa, diz que não costuma utilizar mangueira para limpar a frente de sua casa. Ontem, no momento da reportagem, ela diz ter sido um dia atípico, por estar lavando a calçada.
O Tebar Praia Clube, em São Sebastião, também dá exemplo em suas piscinas. O encarregado de manutenção Milton de Oliveira explica que a água é tratada diariamente com produtos específicos de limpeza.
Segundo ele, além do tratamento a circulação é realizada 24h através de bombeamento. “Nosso gasto com água é praticamente zero. O desperdício maior ocorre na evaporação dela (água)”. No clube, a piscina de competição mede 25x12 e utiliza 450 mil metros cúbicos de água. (Fonte: Imprensa Livre)

Entidades apresentam minuta de zoneamento ecológico em Boiçucanga

Litoral Norte - As entidades Federação Pró Costa Atlântica, A.L.Norte, Instituto Educa Brasil e OAB São Sebastião/Ilhabela, apresentaram no sábado, em Boiçucanga a minuta do Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte. A minuta será discutida em audiência pública no próximo dia 10, às 16 horas, no Teatro Municipal de São Sebastião e no dia 11, às 9h, no salão de convenções do Clube Ilha Morena, em Caraguatatuba.
O presidente da A.L.Norte, André Vianna, apresentou a minuta aos presentes, explicando cada uma das zonas, com suas características e as atividades permitidas.
Após a apresentação da minuta os presentes, em sua maioria representantes de sociedades amigos de bairro e ONG’s, entregaram sugestões de modificações no texto.
Segundo Vianna essas sugestões serão apresentadas nas audiências públicas para possível alteração do decreto.
Para o presidente da Federação Pró Costa Atlântica, Teo Balieiro, a participação da comunidade nas audiências públicas será importante. “Eu espero que a sociedade civil tenha ampla participação, que contribua para esse processo, que pela sua essência é participativo”, disse.Ele ressaltou que a participação da comunidade pode gerar alterações importantes, para adequar o decreto à realidade de cada município e de cada bairro.
André Vianna também considera a participação da sociedade civil importante. “Espero que participem com mais sugestões e que apóiem esse instrumento, que é de planejamento regional e visa o desenvolvimento sustentável”, falou.
O texto da minuta pode ser encontrado nos sites da Federação Pró Costa Atlântica (www.procostaatlantica.org.br) e da A.L.Norte (www.alnorte. org.br). O material completo, incluindo mapas, pode ser consultados pela população nas bibliotecas municipais de cada cidade do Litoral Norte. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Caraguatatuba Topo

Caraguá sedia provas de Kart
6ª Etapa da Copa Litoral Norte de Kart e Campeonato Paulista do Interior de Kart devem atrair 50 pilotos para Caraguá no fim de semana

Caraguatatuba - Pilotos de diversas cidades do litoral, vale do Paraíba e municípios da grande São Paulo reunirão em Caraguatatuba neste fim de semana, dias 11 e 12 no Kartódromo da cidade para disputarem a 6ª Etapa da Copa Litoral Norte de Kart e Campeonato Paulista do Interior de Kart. Mais de 50 pilotos participaram da 5ª etapa da Copa Litoral Norte de Kart, marcando o evento realizado em Caraguá em setembro passado, e a expectativa para este fim de semana também é de 50 pilotos. Kartistas de Caraguá, São Sebastião, Campinas, Piracicaba, entre outros municípios do interior de São Paulo irão disputar diversas categorias como cadete, V 4, Parila 145 KG, Parila 160 KG, RD Carburação, entre outras. As inscrições podem ser feitas no sábado, no local da corrida. Os vencedores do primeiro ao quinto lugar de todas as categorias serão premiados com troféus. Haverá ainda distribuição de vários prêmios, além de brindes e Guará Power para os pilotos. (Fonte: PMC)

67º Jogos Abertos do Interior
Caraguá será representada por 34 atletas

Caraguatatuba - A Secretaria de Esportes de Caraguatatuba está pronta para representar Caraguá nos Jogos Abertos que acontecem em Santos, entre os dias 10 e 18 de outubro. A equipe que levará o nome da cidade para santos, é composta por atletas de várias categorias e modalidades esportivas, além da equipe de apoio como os técnicos, médico, enfermeiros, fisioterapeuta, assessor de imprens, fotógrafo, cozinheiro, entre outros profissionais responsáveis pela delegação de Caraguá. Nossos atletas vão disputar as categorias Dama Feminino e Masculino, com 8 jogadores; xadrez, com 14 atletas da categoria masculino; e basquetebol, com 12 atletas. (Fonte: PMC)

De última hora, pré-candidato deixa o PDT e filia-se ao PMDB

Caraguatatuba - Como já era previsto, mudanças partidárias de última hora ocorreram na cidade, a principal delas a filiação ao PMDB do pré-candidato a prefeito Álvaro Alencar Trindade, que deixou o PDT, na última sexta-feira, prazo máximo a filiação dos pré-candidatos a qualquer cargo eletivo nas eleições municipais do ano que vem.
Com o intuito de aumentar a visibilidade eleitoral, o advogado Álvaro Alencar garante que se filiou ao PMDB por que o partido é forte no contexto político do país. Ele foi convidado a se filiar ao ‘partido de centro’, através do convite do deputado estadual Jorge Caruso, que está reorganizando a bancada peemedebista no interior do Estado. “Continuarei tendo apoio do PDT. Mas, no PMDB terei mais visibilidade, já que o partido hoje conta com 77 deputados na bancada da Câmara”, explica.
No cenário nacional, a Câmara de Deputados hoje tem a maior bancada formada pelo PT, com 93 deputados, o PFL com 65 deputados, o PMDB com 77, o PSDB com 52, o PTB com 55, e o PDT com 12 deputados. A diferença está no horário eleitoral gratuito, no rádio e tevê, para a campanha.
O PMDB também ganhou a filiação da vereadora Dalva Ricardo Santana, que mesmo entrando no partido do pré-candidato de oposição à atual administração, garante que apoiará o prefeito Antonio Carlos da Silva até o final de seu mandato. “Me comprometi de apoiar o prefeito até o final do ano que vem”, esclarece. As outras filiações do partido, ficaram por conta do empresário Jorge Appes, do ex-secretário de Obras Gilson Mendes e do ex-prefeito Jair Nunes.
Na Câmara dos vereadores, a maior bancada é a do PPS, que tem quatro vereadores: Wilson Agnaldo Gobetti- Presidente da Câmara; Laércio Aparecido de Andrade, Nilson Lopes da Silva e Juarez Pereira Pardim. O partido se coligou com o PFL e o PTN, e conta também com a filiação do ex-prefeito José Bourabeby e do construtor Eduardo Bevilacqua.
Assumiu como tucano, deixando o PPS, o atual vice-prefeito, José Pereira de Aguilar, virtual candidato a prefeito. O PSDB recebeu a filiação do assessor legislativo Lúcio Fernandes e do vereador Valmir Gonçalves, como líder da bancada na Câmara.
Dentro do PL (Partido Liberal), ficou certa a filiação do médico Marcelo Ugatti, possível candidato a vice-prefeito, e de três vereadores: Omar Kazon, Anderson Bertoncini e João Rodrigues de Gogoy Filho (Baduca). A secretária de Assistência Social, Vera Peixoto filiou-se ao partido e o secretário de Esportes, Nivaldo Alves, renovou sua filiação.
Deixaram o PDT a vereadora Leonor Diniz, que se filiou ao PP, e o diretor da Câmara, José Benedito Gonçalves Pinto (Zezinho Prequeté) que se filiou ao PHS (Partido Humanista da Solidariedade). “Este é um partido novo, mas que coligado a mais um partido pode eleger um ou dois vereadores”, explica Zezinho.
O proprietário das Faculdades Integradas Módulo, Ângelo Nogueira renovou sua filiação ao PDT.
Por fim, se mantiveram no PT os seus pré-candidatos, Maurice Mansour e Paulo Afonso. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguatatuba foi sede da 10ª Convenção Regional Rosacruz

Caraguatatuba - Foi realizada no último final de semana, em Caraguatatuba, a 10ª Convenção Regional Rosacruz. Organizado pela ordem Rosacruz, o encontro ocorreu de sexta a domingo no Centro de Convenções do Clube Ilha Morena e contou com a participação de centenas de pessoas de diversas cidades. Ao todo, participaram cerca de 270 associados, além dos demais convidados.
De acordo com Maria Diva Ogeda, uma das organizadoras do evento, essa convenção é realizada bienalmente, sempre em anos ímpares. A cada edição os convidados e asso-ciados da ordem se deslocam para uma das cidades pertencentes à região SP2 e SP7, que compõem a divisão regional da entidade. Nessa organização, estão incluídas todas cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Grande São Paulo, Bragança Paulista e Atibaia.
No ano de 2001, por exemplo, a convenção ocorreu na cidade de Campos do Jordão. No Litoral Norte, além de Caraguatatuba, existe uma sede da ordem em Ilhabela.
O encontro que teve como tema “O importante é a rosa”, começou às 16h de sexta-feira, com o asteamento das bandeiras. Durante a cerimônia de abertura aconteceram diversas apresentações, realizadas por crianças e jovens participantes da Rosacruz. Houve nesse mesmo dia, um jantar de confraternização para os participantes.
Na seqüência, aconteceu a abertura oficial das festividades, que contou com a presença do Coral Água Viva, de Caraguatatuba. Esse coral existe a quase dez anos na cidade, e preparou um repertório especial para o encontro, com diversas músicas.
A Ordem Rosacruz, AMORC, é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da tradição e da cultura Rosacruz.
Na abertura solene, foi explicado sobre o símbolo da entidade, que é uma cruz dourada que tem ao centro uma rosa vermelha. Segundo explicou Maria Diva, esse símbolo expressa o corpo do homem (a cruz) e a alma (a rosa). “O tema da convenção deste ano procurou destacar o valor real da rosa, que é a alma. Procuramos mostrar que ela realmente é o mais importante”.
Para a organização da convenção, foram criados grupos liderados por alguns associados. Representando esses grupos estavam Neusa Aparecida Correa, Ana Alice Marcondes Pereira, Waldemiro Guzzi, José Gaeta e Wilson Aguiar. (Fonte: Imprensa Livre)

PAT tem vagas disponíveis em Caraguá

Caraguatatuba - O PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador em Caraguatatuba tem vagas disponíveis para diversas áreas. As vagas são as seguintes: acompanhante para portador de deficiência (com experiência, ter de 20 a 40 anos de idade, carteira de habilitação); babá (sexo feminino); cabeleireira; cozinheira/o; empregada doméstica para morar no emprego; garçom ou garconete; manicure; mecânico de automóveis com experiência de três anos comprovada); monitor de ensino (com curso superior completo em administração ou psicologia); motociclista (ter moto, habilitação e documentação da moto em dia); motorista de ônibus (ter habilitação D ou E, ter de 1 a 2 anos de experiência em carteira e ter curso de motorista coletivo; padeiro-confeiteiro (com experiência); pestiqueiro (com experiência); serralheiro de ferro (com experiência comprovada); vendedor externo para as áreas de cosméticos, fretes para transportadora, purificadores de água, produtos alimentícios; e vendedora interna (com experiência de 2 anos e 2º grau completo).
Os interessados devem procurar o PAT que fica na Rua Taubaté, nº 520, Sumaré. É importante levar a carteira de trabalho e o RG para ser atendido. (Fonte: PMC)

Divulgada a lista de projetos para o Professor Destaque 2003

Caraguatatuba - Os membros da Comissão Julgadora dos pré-selecionados para o prêmio do Concurso Professor Destaque 2003 se reuniram na manhã desta terça-feira, 7 de outubro, para finalizar a classificação dos projetos concorrentes da modalidade Ensino Fundamental. Esse resultado, que estava previsto para sair juntamente com a classificação de Educação Infantil, divulgada ontem, teve de se estender durante esta manhã em razão do volume de projetos inscritos.
Os critérios para a seleção dos classificados foram:
Alcance do objetivo, Atendimento às normas preliminares, Qualidade dos Registros, Originalidade, Criatividade, Fidelidade ao objeto de conhecimento destacado, Contribuição para melhoria da qualidade de ensino, Vinculação com os Parâmetros Curriculares e Produto Final.
Foram selecionados 3 projetos que na próxima etapa serão julgados por uma nova comissão formada por outros integrantes, os quais serão divulgados posteriormente. O vencedor, além do prêmio, ganhará o troféu Professor Destaque 2003, que será entregue durante a Festa dos Professores, que acontecerá no dia 17 de outubro.
Nesta primeira edição do prêmio foram inscritos os seguintes trabalhos:

Projeto: "Bichos do Mar"
Professora: Telma Guadagnini
EMEI/EMF "Benedito Inácio Soares" - Massaguaçu

Projeto: "Releitura"
Professora: Paula de Campos Bueno
EMEF "Benedito Miguel Carlota" - Massaguaçu

Projeto: "Mãos de Fada"
Professora: Luiza de Fátima Massensini
EMEF "Benedita Pinto Ferreira" - Casa Branca

Projeto: "Fala Galera"
Professor: Emanuel Antônio de Rezende Araújo
EMEF "Benedita Pinto Ferreira" - Casa Branca

Projeto: "Esquadrinhamento de Textos"
Professora: Érika Miskolci de Alcântara
EMEI/EMEF "Santina Nardi Marques" - Estrela D'Alva

Projeto: "Projeto de Artes"
Professor: Renato Sebastião dos Santos
EMEI/EMEF "Luiz Jacinto dos Santos" - Tinga

Projeto: "Um pequeno olhar arquitetônico"
Professora: Sueli Macedo do Prado
EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues - Indaiá

Projeto: "Mundo Infantil"
Professora: Bárbara José Pereira
EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues - Indaiá

Projeto: "Poetas do Futuro"
Professora: Elisabeth da Silva Lettra Lopes
EMEI/EMEF "Maria Aparecida Ujio - Porto Novo

Projeto: "Anjos de Prata"
Professora: Marilene Mendonça Abel
EMEI/EMEF "Maria Aparecida Ujio - Porto Novo

Projeto: "Sarau: as Faces de Cecília Meireles"
Professor: Luiz Henrique Lúcio Goulart
EMEI/EMEF "Alaor Xavier Junqueira - Travessão

Projeto: "A Arca de Noé"
Professora: Janaína dos Santos Oliveira Saturnino
EMEI/EMEF "Alaor Xavier Junqueira" - Travessão

Projeto: "O computador como aliado na superação de dificuldades de
aprendizagem"

Professora: Beatriz Donizetti Marinho dos Santos
EMEF Geraldo de Lima/EMEI Yasutada Nasu - Perequê-Mirim

Projeto: "Alfabetizando com o fundo do mar"
Professor: Tiago Augusto Brandão
EMEF Geraldo de Lima/EMEI Yasutada Nasu - Perequê-Mirim

Projeto: "Fundo do Mar - Vida Marinha"
Professora: Débora Cristina dos Santos Rosário
EMEF Geraldo de Lima/EMEI Yasutada Nasu - Perequê-Mirim

Classificados para a próxima etapa:

Projeto: "Releitura"
Professora: Paula de Campos Bueno
EMEF "Benedito Miguel Carlota" - Massaguaçu

Projeto: "Anjos de Prata"
Professora: Marilene Mendonça Abel
EMEI/EMEF "Maria Aparecida Ujio - Porto Novo

Projeto: "Fala Galera"
Professor: Emanuel Antônio de Rezende Araújo
EMEF "Benedita Pinto Ferreira" - Casa Branca

Os interessados em saber mais a respeito do concurso e os critérios de
avaliação, podem consultar o site http://www.caraguanet.com.br/pdestaque2003.php

Fet tem início e apresenta espetáculo “Ai, Meu Paraitinga”

Caraguatatuba - Começou o FET - Festival Estudantil de Teatro em Caraguatatuba, uma realização da Fundacc. No dia 7 de outubro, terça-feira às 20 horas, o espetáculo teatral “Ai, Meu Paraitinga”, um monólogo, faz a abertura do Festival, tendo no público, autoridades, atores, diretores, artistas e público em geral. A mostra competitiva acontece a partir do dia 8, com os espetáculos infantis, sempre às 17 horas, seguindo até dia 14. O local das apresentações é o Auditório do Centro Cultural Maria Stella de Oliveira. O ingresso custa R$1 real.
A escolha de um monólogo para a abertura foi uma maneira de apresentar ao público estudantil, propostas diferenciadas da arte teatral, considerando que para a montagem de um espetáculo, se faz necessário somente a presença do ator e da platéia.
“Ai, Meu Paraitinga” é encenado por Juliano Farias, tem iluminação e som de Fábio Prudhente, fotografia de Cláudio Calbo, concepção cenográfica de Diógenes Feliciano, que também assina a direção.
Na forma de monólogo, a peça retrata o êxodo rural num dos redutos mais ricos da cultura nacional - o Vale do Paraíba e as duras conseqüências para o homem do campo, arrancado de seu meio,pela força do progresso.
O personagem agoniza lentamente ante a predação cultural do industrialismo pragmático e inconseqüente.
“AI, MEU PARAITINGA”, focaliza o homem do campo que, pressionado pelo progresso que lhe é imposto pela cidade grande, sai de seu pequeno imenso mundo e parte para o enorme e diminuto universo da cidade grande.
Um teatro otimista (apesar de tudo) direto, violento, sátiro e revoltado como precisa ser o povo brasileiro.
A trama se passa na feira da barganha de Taubaté. Neste dia,véspera da visita do papa à Aparecida do Norte, Freitas precisa vender o que lhe restou de seu sítio para “ter felicidade novamente”, ou seja, ver o papa.
Transitando entre a comédia e o drama, Freitas se desnuda diante do público, narrando sua própria trajetória e se transportando para situações inusitadas, que viveu no sítio.
Em “Ai, Meu Paraitinga”, não temos a pretensão de descrever a feira da barganha, nem tampouco um barganhista. Assim, Freitas aparece tentando vender alguns “badulaques” na feira, não de maneira tradicional, com a constante paciência dos barganhistas , que jamais chamam ou abordam aos gritos os seus fregueses, mas de uma maneira distorcida, da forma que seu íntimo desejaria naquele dia especial.
Freitas foge a regra, como foge a qualquer regra um monólogo numa feira, pois seria um absurdo pensar-se em conversar consigo mesmo no "burburinho” de uma feira, a não ser que a solidão tome conta da pessoa, essa solidão que aumenta de forma diretamente proporcional à grande massa de concentração humana e faz que o homem se encontre, dia a dia, cada vez mais só.
Como tudo, porém, depende de uma motivação, a presença de João Paulo II em Aparecida torna-se motivo de vida e esperança para qualquer caboclo. E Freitas representa esse caboclo, tragado pela cidade, tão inseguro que já não vive, apenas representa nesse novo meio. Já deixou de ser o caboclo puro da região do Paraitinga e ainda não chega a ser considerado o feirante simples, que ainda hoje existe e residem nas feiras de Taubaté, trazendo seus poucos produtos caipiras, cultivados na região.
Freitas é a voz, e o grito do homem sufocado pelo progresso.
Assim como o povo brasileiro, que persiste na sobrevivência, Freitas, persiste até o final, vender suas mercadorias para realizar seu sonho - visitar o papa, mas não consegue e, por ironia do destino, acaba tendo que assistir pela televisão, “como se assistisse a vida, como se a gente nem existisse,vivesse fora dela”. (Fonte: PMC)

A Câmara e os números de Setembro
Assessoria de Imprensa divulga produção do Parlamento em Caraguá

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, através de sua Assessoria de Imprensa, divulga o Relatório de Setembro, contendo a produção do Parlamento Municipal. Conforme análise os números tendem a diminuir até o final do ano.
A produção de documentos da Câmara de Caraguá resumiu-se a 132 proposituras, assim distribuídas: 22 Requerimentos, 5 Moções, 3 Projetos de Decreto Legislativo, 84 Indicações, 13 Projetos de Lei, 2 Projetos de Resolução e 3 documentos diversos.
O número de proposituras apresentadas não significa que as mesmas foram discutidas e votadas em Setembro, bem como se foram aprovadas ou não. Nesta contagem estão incluídos os projetos de autoria do Executivo.
Em Setembro o número de presenças anotadas no Parlamento Municipal foi de 140 pessoas. Esta contagem significa quantas pessoas estiveram presentes nas Sessões Solenes, Extraordinárias, Ordinárias, Prestações de Contas e Audiências Públicas. Com base neste número a média foi de 15,5 pessoas/sessão, sendo que no mês passado aconteceram 5 Sessões Ordinárias, 1 Sessão Solene e 3 Audiências Públicas.
Quanto as visitas o número registrado foi de 997 pessoas em Setembro, com uma média de 45,31 pessoas/dia, computando 22 dias úteis no mês passado. As visitas correspondem as pessoas que diariamente vem a Câmara para terem uma audiência com os Vereadores.
Segundo análises e funcionários mais antigos, os números de Setembro mostram uma queda normal até o final do ano e uma linha que não tende a subir no próximo ano, quando teremos eleições municipais. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Equipe de Ilhabela participa da 3ª etapa da Copa Caiçara de BMX

Ilhabela - Aconteceu no último domingo, dia 5, na pista Tom Ferreira na cidade de Caraguatatuba a 3ª Etapa da Copa Caiçara de Bicicross. Estiveram presentes 190 pilotos das cidades de Campos do Jordão, Sorocaba, Jarinú, São José dos Campos e Jacareí.
O Ilhabela Bicicross Clube participou com 18 atletas em seis categorias. Na categoria de zero a 6 anos, o piloto Lucas ficou em 7º lugar em sua primeira prova oficial. Renye Oliveira, categoria 7 anos, competiu com pilotos na categoria 9 a 10 anos conquistando o 1º lugar. Na categoria 10 anos, Maylon Oliveira ficou com o 1º lugar, Jéferson ficou em 2º lugar e Felipe Ariel ficou em 3º lugar. Na categoria 13 a 14 anos José Donizette ficou com o 6º lugar. Na categoria 15 a 16 anos Everton Henrique ficou com o 6º lugar. Na categoria 15 anos feminino Edilaine Cruz ficou com o 1º lugar. Na categoria 07 a 08 anos feminino Bruna Cruz ficou em 1º e Júlia Cruz ficou em 2º lugares.
O Ilhabela Bicicross Clube promove no próximo dia 12, a partir das 9h na pista da Barra Velha (Campo da Creche), a 2º etapa da Copa Ilhabela de BMX 2003.
O Ilhabela Bicicross Clube agradece a Prefeitura Municipal de Ilhabela através das Diretorias de Esporte e Transportes e a Secretaria Municipal de Educação pelo apoio para a participação do evento, agradece ainda o comércio local a Check up Car, Juninho Bike Shop, site www.bikezone.com.br e Barra Bike que continuam acreditando no potencial dos pilotos local.
Renye Oliveira é patrocinado por Check Up Car / site www.Bikezone.com.br / Juninho Bike Shop, Bruna e Júlia Cruz são patrocinadas por Juninho Bike Shop. (Fonte: PMI)

Comunidades tradicionais se reúnem para torneio de futebol

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria de Esportes, realizará no próximo sábado, dia 11, na praia de Castelhanos, o 1º Torneio de Futebol das Comunidades Tradicionais de Ilhabela, com o objetivo de promover uma confraternização entre as comunidades tradicionais através do esporte. O evento deverá se repetir todos os anos, cada edição em uma comunidade diferente.
Participarão do torneio as equipes das comunidades do Saco do Sombrio, Castelhanos, Búzios, Guanxumas, Praia Mansa, Serraria, Indaiauba, duas do Bonete e a equipe convidada da Capitania dos Portos.
Os jogos estão marcados para iniciar às 9h com cinco jogos de cerca de uma hora cada. Para a segunda fase, haverá o sorteio entre os vencedores para a decisão final do torneio.
Para as mulheres a prefeitura preparou uma Prova de Canoas, que deverá iniciar por volta das 10h. A prova é individual e as canoas são a remo. O percurso será de 500 metros.
Estará presente na torcida o prefeito Manoel Marcos, o diretor de esportes Luiz Carlos do Nascimento, o diretor de comunidades tradicionais Dito Dória, o Capitão dos Portos Paulo Rogério de Souza Almeida, o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, a equipe da diretoria de esportes, moradores de todas as comunidades e um grande público. (Fonte: PMI)

Teste da bicicleta acontece esta semana em Ilhabela

Ilhabela - O Centro de Estudo do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – Celafiscs – em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizam nos próximos dias 9, 10 e 11 de outubro no pátio da escola Eva Esperança, na Água Branca, a segunda fase do Teste da Bicicleta no município. A primeira aconteceu no mês de abril.
Há 25 anos o chamado Projeto Ilhabela é realizado no município atendendo cerca de 420 crianças por semestre. O teste visa estudar e acompanhar o crescimento, desenvolvimento e a aptidão física de alunos e ex-alunos da Rede municipal e estadual de Ilhabela.
Segundo um dos pesquisadores do centro, a maior preocupação com as crianças, atualmente, é o aumento de peso em conseqüência da alimentação pobre em qualidade e rica em quantidade.
O prefeito Manoel Marcos e o secretário da educação, professor Antonio Cornélio acompanham desde o início o trabalho do presidente do Celafiscs, Dr. Vitor Matsudo, no município, que prestigia a cidade sempre que possível com sua presença.
“É uma honra para nós termos um expoente da medicina esportiva como Dr. Vitor Matsudo em Ilhabela. Somos gratos por todo trabalho que ele e sua equipe vem realizando aqui, com o teste da bicicleta e o Agita Galera e Agita São Paulo”, disse Cornélio. (Fonte: PMI)

O que é Projeto Ilhabela ou Teste da Bicicleta

Ilhabela - É um estudo criado em 1978 por um grupo de pesquisadores do Centro de Estudo do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - CELAFISCS, ligados à área de saúde, preocupados e interessados em estudar e acompanhar o crescimento, desenvolvimento e a aptidão física de crianças de baixo nível sócio-econômico do litoral norte da Capital Paulista. Hoje com 29 anos de existência (1974-2003), completa 25 anos de PROJETO ILHABELA com um total de 50 avaliações.
Em termos de projeto longitudinal, este é o único realizado em países em desenvolvimento, cuja principal característica reside no uso de materiais não sofisticados, técnicas não complexas e a facilidade e simplicidade do método que permite a aplicação em grandes grupos.
As avaliações ocorrem duas vezes por ano (abril e outubro), em três dias consecutivos (quinta, sexta e sábado) e objetiva avaliarem as variáveis antropométricas, metabólicas e neuromotoras e estado nutricional (este a partir de 1999) de crianças a partir dos sete anos de idade mediante uma bateria de testes e medidas padronizadas pelo laboratório do Celafiscs.
A longevidade do estudo se deve pela participação e colaboração de profissionais e estudantes de várias áreas (medicina, educação física, nutrição, fisioterapia e psicologia) que acreditaram e se propuseram a tornar-se estagiários do curso de formação e se "aventurar" no caminho da pesquisa, contando ainda com alunos do curso especial, do curso de complementação bem como de colaboradores e de convidados especiais.
Contamos também com a colaboração de amigos e de profissionais de Ilhabela (diretores e funcionários das escolas, as quais pertencem, as crianças que participam da avaliação) que acreditaram no trabalho do Celafiscs e auxiliam na manutenção e divulgação da avaliação.
Mas tudo isto seria quase impossível se não fosse pela participação e presença das crianças, adolescentes e adultos que nos acompanham em todos estes anos, hoje o nosso estudo abrange uma faixa etária de 7 a 37 anos, devido a sua longevidade.
O projeto conta atualmente com mais 2736 registros e que após tantos anos de convivência e contato, passou a ser conhecido e chamado como o "TESTE DA BICICLETA" em alusão a um dos testes que as crianças mais gostam de realizar.
Dos dados coletados após todos esses anos de acompanhamento, resultaram vários trabalhos científicos, entre resumos e artigos originais, publicados em renomadas revistas da área científica e apresentados nos mais diversos (e de igual importância) congressos nacionais e internacionais, além de dar origem a duas teses de doutorado e duas de mestrado.
Destes dados também se originou o 1º Prêmio em Medicina Esportiva ganho no Congresso Científico da Olimpíada Cultural dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. (Fonte: PMI)

Escolas que colaboram com a avaliação:
EE Eva Esperança Silva - Água Branca - onde atualmente são realizados os testes
EE Waldemar Belisário
EE Maria Gema
EE Gabriel Ribeiro dos Santos

Bateria de Testes
A bateria de testes e medidas (antropométricas, metabólicas e neuromotoras) realizadas no projeto são padronizadas pelo CELAFISCS e constam de:

MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS
Peso
Altura
Comprimento Tronco-cefálico
Diâmetros - Bi Epicôndilo Umeral e Bi Côndilo Femural
Circunferências - braço e perna
Dobras Cutâneas - bíceps, tríceps, subescapular, supra ilíaca, axilar média abdominal e panturrilha média

MEDIDAS METABÓLICAS
Medida de Potência Aeróbica
Teste de Bicicleta Ergométrica

MEDIDAS NEUROMOTORAS
Medidas da Força Muscular
Teste Abdominal
Teste de Impulsão Vertical com e sem auxílio dos Membros Superiores
Teste de Impulsão Horizontal
Teste de Preensão Manual
Medidas da Velocidade
Teste de Corrida de 50 metros
Medidas da Agilidade
Teste de "Shuttle Run"
Medidas da Flexibilidade
Teste de Sentar e Alcançar (Banco de Wells)

MEDIDAS PSICOLÓGICAS NO ESPORTE
Percepção Subjetiva de Esforço: Escala de Borg e Cavasini (durante o teste cicloergométrico)
 
MEDIDAS DA MATURAÇÃO BIOLÓGICA
Avaliação de Maturação Sexual
Pelos Axilares
Idade de Menarca
Pranchas de Tanner

Questionários
Anamnese Sócio-econômica
IPAQ curto
Nível de Atividade Física
Nutricional (Fonte: PMI)

Notícias de São Sebastião Topo

Nautica Superchic

Julião contrata empresa para clipping oficial

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), contratou por R$ 3.900 uma empresa para fazer o 'clipping' oficial do governo (recorte das matérias sobre a cidade que são publicadas nos veículos de comunicação de todo o país). A empresa Leitor Recortes foi contratada por um ano, sem licitação, e atua desde o dia 22 de julho. O vereador oposicionista Edvaldo Reimberg (PPS) contesta o contrato. "O trabalho deveria ser feito pelo Departamento de Comunicação", disse. O setor tem dez funcionários. Segundo a prefeitura, o departamento não teria um funcionário específico para realizar o serviço. (Fonte: ValeParaibano)

Corpo é encontrado enterrado na areia da praia de Maresias

São Sebastião - O ajudante Renato Ramos Costa, 25 anos, apareceu morto na manhã de sábado, com parte do corpo enterrado na areia da praia de Maresias.
Ele teria sido atingido com uma pancada na cabeça e enterrado, na noite anterior. Costa trabalhava há 19 dias em uma obra de um shopping e morava no alojamento da construção.
Banhistas passeavam pela praia, nas pedras próximas do córrego, quando viram o ajudante, que estava apenas com o rosto e pés fora da areia. Os bombeiros da Salvamar Paulista foram avisados, passando o caso para Polícia Militar.
A vítima teve traumatismo craniano e fratura na cabeça, que foi esmagada com um pau ou pedra. É possível que esta pancada o tenha matado. Para esconder o crime, o assassino cobriu o corpo com areia.
O corpo do ajudante foi enterrado no Cemitério Municipal de São Sebastião, com a presença de familiares (mãe e irmãos), que vieram de São Paulo. Costa estava há menos de um mês na cidade e já se encontrava de partida.
Dinheiro desapareceu - Ele teria pedido demissão e recebido R$ 100,00 com o encarregado da obra, A.J.. A sua intenção, segundo amigos, era ir embora para Campinas, onde estavam a mulher e filha de seis meses. Conforme o depoimento de A.J. na polícia, desde então ele não teve mais contato com o ajudante, sabendo depois que estava morto. O dinheiro não foi localizado.
Boatos nas imediações, não confirmados pela polícia, informavam que o ajudante teria discutido há cerca de oito dias com um outro trabalhador da obra. Vingança ou latrocínio (roubo seguido de morte) podem ter motivado o crime.
O irmão do ajudante, Jair Ramos Costa, morador em São Paulo, explicou que não sabia do trabalho dele em Maresias. A última vez que Renato tinha visto os irmãos e mãe foi há quatro meses. Antes de vir para Maresias, ele morava em Campinas com a mulher e filha.
Conforme Jair, a informação que teve na obra era que ele tinha pedido para ir embora. “Acho que ficou com saudade da família”, disse. O crime foi registrado no 2° Distrito Policial como morte a esclarecer. O boletim de ocorrência será encaminhado para investigação no 1° Distrito Policial, que é área de Maresias.
Crime pode ter sido vingança - A morte de Renato Ramos Costa pode ter sido motivada por vingança. Essa é a opinião um funcionário da obra em que a vítima trabalhava.
Um dos colegas de trabalho de Renato, que comentou o caso sem se identificar, disse que o funcionário estava há poucos dias no local, e pouco se sabia sobre ele.
O funcionário explicou que a morte dele pode ter sido vingança, já que ele teria agredido um senhor idoso, morador de Maresias.
Outros funcionários da obra, abordados pela reportagem, disseram não conhecer a vítima nem de vista. Eles disseram que a obra ocupa muitos funcionários, cerca de 350, e que é difícil conhecer a todos.
A obra em que Renato trabalhava compreende um condomínio e um shopping. No momento em que a reportagem esteve na obra um fun-cionário registrava os trabalhadores.
Alguns funcionários disseram que Renato trabalhava para a construtora DB Engenharia. A empresa, entretanto negou a informação, e disse que várias construtoras trabalham na obra. (Fonte: Imprensa Livre)

Comemorações do Ciama lotam Teatro Municipal

São Sebastião - Centro de Aleitamento Materno de São Sebastião comemorou ontem,no Teatro Municipal, a 7ª Semana Municipal e 12ª Semana Mun-dial de Incentivo ao Aleitamento Materno.
O evento lotou o Teatro e faz parte de uma extensa programação que o Ciama vem realizando desde o último dia 1º e que continua até o próximo dia 11. Hoje foram homenageadas com os diplomas as 35 mães que realizaram o curso, a 1ª mãe doadora de leite, além dos bombeiros e dos carteiros, que desenvolvem um trabalho de parceria com a equipe do Centro.
As muitas mães presentes também prestigiaram a apresentação do coral da escola Porto Grande e a palestra sobre a Rede Ibfan, com a pediatra Flávia Martinele.
A coordenadora do Ciama, Carla Bruço, disse que o Centro de Aleitamento não faz apenas doação de leite, segundo ela, a equipe está sempre disposta a amparar e incentivar as mães que fazem parte dos programas que são desenvolvidos no local.
“Lá, nós escutamos o que os pais têm a dizer. Todos são extremamente envolvidos com o trabalho e, quando falamos de amamentação, estamos falando de amor. O ato de amamentar promove o vínculo entre a mãe e o filho, fortalece a auto estima da criança, que se sente abrigada, tornando-se mais tranqüila.”, explicou.
O prefeito Paulo Julião mencionou ser esta uma ocasião especial. “Este programa é importante tanto pelo aleitamento como pela equipe, que desenvolve esta proposta com carinho. O mais importante na hora de realizar um bom trabalho, é gostar do que se faz e estas pessoas trabalham com amor, por isso é uma equipe que vem se aperfeiçoando e é uma referência regional e estadual”, enfatizou o prefeito.
O objetivo da campanha é divulgar amplamente as vantagens e a importância da amamentação na saúde da mãe e da criança, e despertar a consciência pública. “Para fortalecer a cultura da amamentação é preciso proteger este ato”, justifica Carla. O CIAMA atende na rua Cristóvão Soares, número 379, ou pelo telefone (12) 3892-5381. (Fonte: Imprensa Livre)

Volcom Qualifying Series celebra o surfe com festa em Cambury

São Sebastião - Com ondas de meio metro a um metro e muita festa, rolou na praia de Cambury no sábado o Volcom Qualifying Series um campeonato destinado à nova geração do surfe brasileiro.
O campeonato inovou na estrutura simples, com uma única tenda de praia, inscrições gratuitas, distribuição de doces e salgadinhos para a garotada e boa premiação para os finalistas, atraindo mais de 90 competidores de todo Estado.
O campeão da categoria até 17 anos foi Alexandre Moraes, irmão do internacional Danilo Grilo. Na bateria final, Xande Moraes disputou onda a onda o título com Vitor Juns e seu colega da Escolinha da Baleia/Oxbow, Tide Tavares que terminaram em 2º e 3º lugar respectivamente.
Já na categoria até 14 anos os destaques foram os surfistas com menos de doze anos. Sidney Guimarães (Hang Loose), 10 anos, de Peruíbe, sagrou-se campeão, seguido por Alexandre Ribeiro, de 14 anos. Os dois atletas do litoral Sul superaram os locais Miguel Pupo (Oakley), 11 anos, 3º colocado e Pedro Aguiar (Wagon/Cetham/Ripwave), 12 anos, 4º lugar. Completaram a bateria final Caio Faria do Guarujá, 5º lugar e Igor Ferreira de Boiçucanga, na 6ª posição.
A categoria Air Show teve como campeão o experiente Mauricio Pelé, que veio da Ilha Comprida (SP).
O VQS Corruptos Fish teve a organização da ASCAM (Associação de Surfe de Camburi), Volcom e apoio da Prefeitura de São Sebastião e da ASSS (Associação de Surfe de São Sebastião).
Categorias:
Até 17 anos
1º Alexandre Moraes (Barra do Sahy)
2º Vitor Juns (São Vicente)
3º Tide Tavares (Barra do Sahy)
4º Tiago Camarão (Juquehy)
5º Diego Ângelo (Bertioga)
6º Lucas (Baleia)
Até 14 anos
1º Sidney Guimarães (Peruíbe)
2º Alexandre Ribeiro (Praia Grande)
3º Miguel Pupo (Boiçucanga)
4º Pedro Aguiar (Cambury)
5º Caio Faria (Guarujá)
6º Igor Ferreira (Boiçucanga)

Paneleiras do “Bairro” herdam arte de Dona Adélia

São Sebastião - O falecimento da mais tradicional paneleira do bairro de São Francisco deixará saudades de sua pessoa, mas não de sua obra. As 15 paneleiras da Cooperartess levam a sério a manutenção da tradição ensinada por Adélia Barsotti, o que lhes valeu um convite para participar da exposição “Do Barro ao Barro”, no Sesc Pompéia, em São Paulo e mais recentemente a levar o curso de panelas de barro para o Sesc de Santos.
O curso, de 16 horas, ensina a “ levantar” uma panela com a técnica de acordelamento, polir e queimar a peça, que fica pronta para uso normal na cozinha.
Em Santos, o aprendizado da técnica reuniu 18 alunos, segundo Vivien Bradfield, uma das paneleiras que ministrou o curso, que terminou no domingo, dia 5, com a queima das peças.
No bairro São Francisco, o curso de panelas tradicionais continua sendo organizado e ministrado na Coperartess. Tel: 3862-2141. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Litoral Virtual Pousada Maranduba

Vigilância Sanitária realiza fiscalização rigorosa

Ubatuba - O Serviço de Saúde Coletiva do município, por meio da Vigilância Sanitária está realizando um trabalho de fiscalização de controle da qualidade de alimentos, que se iniciou há cerca de quinze dias.
Supermercados, padarias e açougues estão sendo verificados diariamente, o que faz parte da rotina dos trabalhos da Vigilância. O trabalho começou com estabelecimentos que poderiam apresentar maiores riscos epidemiológicos, por possuírem maior diversidade de alimentos e grande número de consumidores, podendo criar um raio de dispersão de doenças.
Os supermercados foram os primeiros a serem fiscalizados e um dos maiores da cidade, o Supermercado Rosado, foi interditado por 24 horas, por apresentar inadequações devido a conseqüências das obras que estão sendo realizadas.
Segundo a responsável pelo Serviço de Saúde Pública, Dra Josiani Andreatta, “este supermercado foi um bom exemplo, pois depois de apontado o problema, 60 pessoas passaram a noite trabalhando na higienização de todas as embalagens com acompanhamento de fiscais. Por causa da eficiência, o comércio pôde ser reaberto.”
Além do supermercado, uma padaria e outro mercado foram interditados. “As medidas da Vigilância estão sendo muito bem respondidas, as pessoas são orientadas quanto aos procedimentos que devem ser tomados e assim, solicitam uma nova vistoria que deve avaliar a possibilidade de reabertura do comércio”, diz Josiani.
Mau acondicionamento, falta de higiene, produtos com prazos de validade vencidos, estrutura física com riscos e temperatura inadequada são apenas alguns fatores que podem levar um estabelecimento a ser interditado. Se houver boa vontade em resolver os problemas e apresentar rapidez em cumprir as normas, a interdição é a única punição.
Mas se os proprietários e funcionários impõem dificuldades, aplicam-se multas que variam de R$1500 a R$ 5 mil. “Usamos o bom senso acima de tudo”, completa Josiani. (Fonte: Imprensa Livre)

Filiações partidárias mudam panorama para eleições de 2004

Ubatuba - A última sexta-feira, dia 3, foi o dia em que expirou o prazo para quem pretende disputar cargo para prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais do ano que vem. De acordo com a legislação eleitoral em vigor – lei 9.504/97, as filiações nos partidos pelos quais os pré-candidatos pretendem disputar vagas para cargo eletivo podem ser feitas até um ano antes do pleito.
Ubatuba tem nove pretendentes à cadeira do Poder Executivo, e entre eles, seis estão em mandato eletivo: Paulo Ramos (PFL-prefeito); Eduardo César (PL- vereador); Andrade Henrique (PAN-vereador); Rogério Frediani (PTB-vereador); Charles Medeiros (PSDB-vereador) e Domingos Santos (PT-vereador). Os outros três pré-candidatos são: Luis Bischof (PRTB); Pedro Tuzino (PSDB) e Fabrício Gomes (PSB).
Ou seja, a atual Câmara Municipal tem cinco vereadores almejando a vaga de prefeito, entre eles o Presidente da Casa, Rogério Frediani.
O engenheiro Pedro Tuzino foi candidato em 2000, e obteve 8.423 votos, ficando assim em segundo lugar, já que Paulo Ramos foi eleito com 13.826 votos. O também engenheiro Fabrício Gomes se candidatou a vereador em 2000 pelo PMDB e alcançou 213 votos.
Ao que tudo indica os candidatos com mais votos nas últimas eleições (Paulo Ramos e Pedro Tuzino) continuarão em disputa ferrenha no próximo ano. Paulo Ramos já tem quatro partidos a seu lado e enquanto antes havia dois vereadores no mesmo partido que o seu, hoje há três.
Apenas o PFL e o PAN divulgaram o nome do vice em suas respectivas chapas. O PFL mantém o atual vice-prefeito Moralino Valim Coelho e o PAN tem Danilo Miranda de Figueiredo, que era do PV.
As mudanças de siglas - Oito dos treze vereadores do município eleitos em 2000 trocaram de legenda. Três deles o fizeram na pretensão de disputar uma vaga ao Paço Municipal: Rogério Frediani saiu do PFL para o PTB; Andrade Henrique também saiu do PFL e foi para o PAN e Eduardo César migrou do PPS para o PL.
Os outros cinco pretendem garantir a reeleição para vereador: Ricardo Cortes mudou do PPS para o PFL; Ricardo Barbosa do PP para o PFL; Samuel dos Santos saiu do PTB e foi para o PP; Marcos Francisco Demo foi do PTB para o PSC e Osmar de Souza que foi do PSC para o PFL.
Conclusão: o PFL perdeu dois vereadores e ganhou três. O candidato a vereador em 2000, Jorge de Paula Oliveira, com 207 votos, foi o mais votado pelo PAN na última eleição; o partido agora vai lançar candidatura majoritária, do vereador que obteve 744 votos no PFL, Andrade Henrique.
O PL também lança candidatura majoritária, depois de passar mais de uma década como apoio eleitoral para outras legendas, com o vereador Eduardo César, que obteve 659 votos em 2000.
Dos 27 partidos registrados no Superior Tribunal Eleitoral, 18 participarão das eleições em Ubatuba, com candidaturas majoritárias, coligados ou apoiando determinada coalizão.
O TSE deve divulgar até o dia 05 de março de 2004, as novas instruções e o calendário eleitoral que vão regulamentar as próximas eleições. (Fonte: Imprensa Livre)

Guarda-vidas para temporada de verão

Ubatuba - O 17º Grupamento de Bombeiros, responsável pela prevenção e salvamento marítimo em todo o litoral paulista, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e iniciativa privada, estará selecionando jovens para o curso de guarda-vidas temporários. A seleção dos candidatos será efetuado de 27 a 30 de outubro com a divulgação de resultados e convocação para o curso em 3 de novembro de 2003. O curso será levado a efeito de 4 a 21 de novembro. Posteriormente ao curso, os aprovados estarão aptos a trabalharem como guarda-vidas como reforço ao efetivo do Corpo de Bombeiros existente nos municípios mediante convênio com as prefeituras, iniciativa privada ou de economia mista. As exigências para inscrição são: ser brasileiro , de ambos os sexos; ter idade mínima de 18 anos completos, na data de inscrição; estar em dia com o serviço militar mediante comprovação; estar em dia com as obrigações eleitorais e no pleno exercício dos direitos políticos; não registrar antecedentes criminais de natureza dolosa; ter concluído o ensino fundamental ( antigo 1o grau); estar apto para realizar esforço físico; não apresentar, quando do levantamento do DVC, a ser realizado pela Unidade, qualquer registro de ato incompatível com a atividade de guarda-vidas.
A fase seletiva constará de prova de natação de 400 m, corrida de 12 km e travessia natatória Praia Matarazzo- Perequê-Açu. As inscrições estarão abertas no período de 6 a 23 de outubro, das 08h15 às 18h00 no Posto de Bombeiros de Ubatuba, na rua Gunabara, 18, Perequê-Açu sendo cobrada uma taxa de R$ 3,00 por candidato. (Fonte: ACS-PMU)

Curso de Doces e Compotas Caseiras

Ubatuba - Foi realizado no dia 28/09/03, o “Curso de Doces e Compotas Caseiras” na Cantina Municipal, das 9:00 às 17:00. Onde participaram 22 pessoas, dentre elas mulheres do Ubatumirim e do Centro. No dia 05/10/03 acontecerá a 2ª etapa deste curso, no mesmo local e horário. Esse curso foi realizado pela SAAB/PMU e SAI/SEBRAE (Sistema Agroindustrial Integrado), com parceria do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubatuba) e da SASU (Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim). Esse evento teve como objetivo capacitar mulheres para melhorar a renda de suas famílias. O curso foi ministrado pelo professor Arnaldo de Morais do Centro de Ensino Profissionalizante de São Sebastião. (Fonte: ACS-PMU)

Artigo Topo

Cidadania e Civilidade

Cidadania é a qualidade, ou o estado de cidadão. Cidadão, por seu turno, não significa como originalmente, ser, apenas, habitante de uma cidade, contrastando com a aldeia ou o sertão, mas, ser alguém no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado e no desempenho de seus deveres para com esse mesmo Estado. O gozo desses direitos e o desempenho desses deveres são estabelecidos e delimitados por um conjunto de formalidades que devem ser observadas entre si pelos cidadãos, em sinal de respeito mútuo e consideração, conduzindo-os a um alto grau de civilidade, condição necessária para uma sociedade prosperar em meio à paz e à concórdia.
Em um Estado de direito o cidadão é salvaguardado tanto em seus direitos legais, como em seus direitos naturais. Nas repúblicas modernas ele é provido de meios jurídicos para retificar supostas injustiças, pois, no âmbito da autêntica cidadania o direito à rebelião é o último e não o único recurso para a correção de injustiças, ou atentados aos seus direitos.
O Estado, portanto, conforme Platão o entendia, deveria preocupar-se em educar o cidadão para a mais plena cidadania o que implicaria em “constranger e direcionar o jovem para a correta razão, que é afirmada pela lei”. Em conseqüência, dizia ele, em assim sendo, a educação não só afetará as leis, mas, as leis terão, em si mesmas, uma tarefa educacional a ser realizada.
O conceito de cidadania evolve historicamente do conceito de liberdade e democracia.
Para John Stuart Mill, filósofo inglês e economista político, um dos primeiros economistas da escola clássica, apóstolo do governo democrático, abordando a questão do desenvolvimento da cidadania numa democracia, dizia: “a questão de maior excelência... é promover a virtude e a inteligência do próprio povo”. Desta forma, o processo educacional não pode se limitar apenas à escola. A superioridade de uma democracia, dizia ele, está no fato de que ela exige do cidadão “avaliar interesses não de si próprio; ser guiado, quando em demandas conflitantes, por regra outra que não a de sua particular parcialidade; aplicar a cada instância princípios e máximas que tem como razão de sua existência o bem comum...”. Nesta escola de “espírito público”, um homem “torna-se cidadão ao realizar a obra de um cidadão e assim aprender a agir como tal”. E, conclui afirmando:“uma educação vocacional serve apenas para tornar o homem um artesão; somente uma educação liberal é adequada à tarefa de criar uma inteligência livre e crítica exigida pela cidadania”. Entende-se por educação liberal aquela que visa o aprimoramento do espírito, o aperfeiçoamento do caráter, e o desenvolvimento de personalidade sadia.
Por isto que numa sociedade fundada sobre o sufrágio universal, isto é, no direito de voto a todos os cidadãos, assume importância fundamental a dimensão educacional - a sua abrangência intelectual, moral e cívica.
Diante deste vislumbre, é falsa a concepção de que havendo o mundo se tornado uma gigantesca máquina científica e tecnológica, seria suficiente e mais producente educar o homem para a operação dessa máquina, ou para o trabalho, em termos mais simples. Esquece-se, nessa postulação, de que a educação, em ambiente de liberdade e para o aperfeiçoamento desse direito fundamental do homem e da cidadania, deve visar, muito antes do preparo para o desempenho de funções produtivas ou econômicas, o seu preparo para o exercício das formalidades de suas funções sociais, que podem ser sintetizadas no adestramento para o exercício da cidadania em seu mais amplo significado.
Vamos pensar sobre isto e, em outro artigo, veremos o que resulta, na vida prática, do exercício de uma consistente cidadania, ou seja, o que vem a ser, especificamente, ter civilidade.

Ernesto F. Cardoso Jr.
efcardosojr@uol.com.br

 

Carta do Leitor Topo

Campanha - Sempre leio o vosso ótimo site. Parabéns. Como morador de fim de semana de Caragua, pois tenho embarcação numa marina do rio Juqueriquerê, venho pedir que se lance uma campanha para a dragagem do rio, que está cada vez mais assoreado na sua boca.
Vamos fazer ver ao Prefeito que um rio com entrada navegável traria muita gente, dinheiro, emprego e desenvolvimento para Caraguá, firmas de reparação de navios, pescadores, marinas, etc.
Parece que há entrave do IBAMA, que trava esse projeto de dragagem da boca do rio. Será que temos de fazer como em Itanhaém, onde todos se juntaram e fizeram o desassoreamento na marra, deixando o IBAMA com os seus sonhos?...

Cassiano


Furtos em Itamambuca - Com relação aos furtos ocorridos em Itamambuca, não deveriam ser tomadas providências pela Sociedade Amigos de Itamambuca? Não são recolhidos valores mensais dos associados com destinação à segurança? Se tal fato não ocorre, por favor, desculpem a minha ignorância em relação ao destino das verbas arrecadadas.

Alexandre Chaia Neto
São Paulo, SP

 

Lei de Uso do Solo de Ubatuba

Aproveitando a discussão sobre o Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba, estamos disponibilizando na íntegra o material para que nossos leitores possam conhecer, discutir, sugerir e opinar sobre este assunto que norteará o futuro de Ubatuba.

Projeto de Lei de Uso do Solo de Ubatuba
Clique Aqui para acessar

 

Foto do Dia Topo

Ubatuba

Maranduba - Ubatuba

Maranduba
©2003 Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia
 

Gaivota FM
Participe você também com seu comentário, crítica ou sugestão no programa
Estação Ubatuba c/ Tony Luiz
De segunda a sexta das 12 as 14 hs na Gaivota FM 104.9
Sempre com entrevistados diários e variados, falando sobre todos os temas
Ligue 3833.5550


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


Marcos Borges da Silva - artista plástico Free Wallpaper

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.


GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:

Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor